Desculpem-me começar assim de rompante, mas … somos um clube de invejosos, um clube falhado. Invejamos tudo.
Durante algum tempo, sob a direcção de Bruno de Carvalho, fomos um clube singular, único, combatente do sistema instalado. Lutamos, berramos, enchemos o estádio vezes sem conta, criamos a onda verde, inventamos “O mundo sabe que….” de cachecol bem levantado, habituamo-nos a criticar as entradas e saídas (como sempre o fazemos) mas com a pequeníssima nuance (um pormenor de somenos) de o fazermos com os dados todos na mão publicados no nosso jornal (outra pequena jóia do clube).
Somamos vitórias atrás de vitórias, todas pequenas, muito pequenas, a reestruturação financeira, as vendas de jogadores por dezenas de milhões de euros sem grandes percentagens aos donos disto tudo; fizemos um contrato de milhões ao nível dos clubes rivais; fizemos um pequeno pavilhão, minúsculo e desmerecedor do nome que ostenta; fomos campeões em todas as modalidades de pavilhão (coisa pouca mais uma vez). Andamos ao barulho por causa do vídeo-árbitro, fizemos congressos de futebol, demos entrevistas (boas e más) a quem nos deu palco e tivemos sempre, fruto da nossa pequenez a má imprensa associada a quem não está com o sistema, o mesmo sistema que nos viu cometer o crime de lesa majestade de denunciar a corrupção e compadrio.
Mas, a Inveja essa nunca nos largou. Inveja das vitórias, inveja dos sucessos, inveja dos estádios cheios, inveja da audácia de construir um pavilhão, inveja da arrogância de querer ser o melhor nas modalidades, inveja da ideia peregrina de sermos o clube com melhor participação olímpica, inveja de termos uma selecção feita com os jogadores formados na academia, inveja dos nossos estádios cheios, inveja da onda verde, inveja da camisola 12, inveja de quem conseguiu juntar toda esta gente, inveja de quem soube transformar um clube sempre em perda financeira num clube viável financeiramente, inveja, inveja, inveja …. Inveja de um berra botas qualquer que se arrogou no direito de exigir um Sporting forte, único e singular. O Sporting Clube de Portugal, o do Esforço, Dedicação, Devoção e Glória. O tal criado em 1906.
E o pior de tudo é que esta inveja não veio de fora. Não, está cá dentro!
Invejosos alimentados e suportados em surdina por uma cambada de corruptos e por uma rede de compadrio que não desistiu enquanto não trouxe o Sporting Clube de Portugal para a posição “forte” que lhe destinam. Pior ainda, são invejosos do sistema. Não querem estar fora dele, querem fazer parte do sistema. Invejam a corrupção e compadrio, Invejam os negócios de milhões e os comissionistas que sugam as receitas que são dos clubes; Invejam as vitórias de outros que cheiram mal e tresandam a porcaria; Invejam a chico espertice dos corruptos de norte a sul; Invejam as capas cor-de-rosa que lhes alimenta o ego; Invejam os meninos de ouro; Invejam o carrossel do mendes; Invejam o Pinto da Costa; Invejam o L. Filipe Vieira; Invejam o Porto, Invejam o Benfica. Querem ser como eles são, querem ser do sistema, não querem ser diferentes, querem ser iguais. Tão iguais que um dia destes nem reparamos na diferença.
E finalmente, após muito sangue, muita podridão e sobretudo muita, mas muita inveja, cá temos um Sporting Clube de Portugal que afinal já não é invejado.
Agora já não há inveja. As capas já são cor-de-rosa. O presidente já não precisa de ver discutido na praça pública o seu ordenado (isso é coisa para gordos anafados e drogados). Os negócios já não são escrutinados à lupa à procura da migalha escondida, pois o miolo agora vai direitinho para os comissionistas.
Os relatórios confidenciais são expostos na praça pública com uma leveza angustiante (o que em qualquer empresa de topo seria mais do que motivo para demissão imediata, despedimento com justa causa e sobretudo um pedido de indemnização brutal ao autor, autores de tal acto … e ver um dos melhores advogados da nossa praça deixar escapar o célebre “já está, já está” diz tudo sobre o empenho desta gente em defender o clube) O sporting (assim pequenininho) deixou de se interessar pelo combate à corrupção. Assistente de processos …. Pfff isso é para os outros, que a justiça em Portugal (também em pequenininho) não funciona. Nada. Somos absolutamente irrelevantes. Somos do sistema.
Os invejosos ganharam. Os invejosos vão querer no dia 6 de Julho, espezinhar o berra botas que nos enganou a todos com a ideia peregrina de que o clube pode ser diferente. Andamos todos enganados, todos aldrabados com esta ideia de Sporting único, a trilhar uma via honesta e partilhada por todos. Ainda bem que a inveja nos coloca a todos no nosso lugar.
Estes Invejosos que lideram agora o meu clube, não querem saber de mim para nada. Não precisam das minhas cotas, não precisam que vá às Assembleias. Lideram o clube de costas voltadas. Querem encher os camarotes, não querem encher as bancadas. Estes invejosos não descansarão enquanto não puserem uma pedra enorme sobre este período maravilhoso da vida do Sporting (tenho 55 anos e vivi muitas alegrias com o clube antes de BdC e sei bem do que falo, e não, não falo de campeonatos de futebol) … afinal o que Bruno de Carvalho demonstrou é que o Sporting Clube de Portugal é único, não tem igual, e tem potencial para ser a maior potência desportiva nacional. Estes invejosos, agora, como aqui na tasca, berram todos os dias contra as criticas e o apontar de dedo à falta de transparência e desrespeito pelos sócios e adeptos, numa total contradição com o nível de exigência que o berra botas tinha todos os dias a toda a hora.
Por isso, vos digo a todos os invejosos. Àqueles que por aqui andam (e são muitos), àqueles que lideram o meu clube, àqueles que os ajudaram a subir ao poder, àqueles que têm inveja das vitórias suportadas pela corrupção, àqueles que votarem na expulsão de sócio de Bruno de Carvalho (sem verem provas da sua participação no caso de Alcochete) … Bardamerda que não são do Sporting!
ESTE POST É DA AUTORIA DE… paulo
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
4 Julho, 2019 at 10:57
Não é de inveja mas sim de egos…
E foi pelo ego que BdC caiu…
4 Julho, 2019 at 11:15
Ou seja… BdC caiu ao fim de 5 anos… por causa do ego.
A malta aguentou 5 anos a suportar o seu ego.
5 anos depois decidiram: não dá mais, chega! Rua com este maluco ditador!
A sério, Tiago? Achas que ele caiu APENAS por causa do ego?
Ninguém sabia como ele era… durante 5 anos. De repente, em meia dúzia de meses, revelou-se! A sério?
Fdx…
4 Julho, 2019 at 11:18
Pelo ego dele e pelo ego de outros. Sejam os “outros” adeptos, dirigentes, quem queria ser dirigente, jogadores, treinadores…
E pelo dinheiro claro…
Sim…eu acho que o BdC caiu pelo ego…
4 Julho, 2019 at 12:06
Jaime Grilo,
Não acha uma clara questão de ego o presidente utilizar as instalações e equipamentos do clube para anunciar que vai ser pai? Não tive que aturar assim tantas vezes o ego dele, até porque nalguns casos era a demonstração do orgulho em ser sportinguista e querer ganhar de forma limpa, mas essa, sendo que o único objectivo é vaidade pessoal, foi uma delas.
Se foi pelo ego que caiu? Acho que não. Mas a astúcia que ele diz sempre ter tido faltou-lhe em dois momentos chave para não cair.
Já o assassinato de carácter, aí nem com a maior astúcia do mundo se safava. Não depende do seu controlo e nem é totalmente pessoal, o que lhe estão a fazer, na minha opinião, serve apenas para deixar um aviso à navegação.
4 Julho, 2019 at 15:58
Concordo plenamente, Kevin. 🙂
4 Julho, 2019 at 15:25
NO SPORTING, A MEMÓRIA E O RESPEITO PELA HISTÓRIA DEVERIAM SER AS ÚLTIMAS COISAS A PERDER-SE!
Se servir para alguma coisa ….
Um abraço e saudações leoninas
4 Julho, 2019 at 11:00
Caro Paulo,Que grande golo.SL
4 Julho, 2019 at 11:01
Foda-se!!! (desculpem a expressão), que texto espectacular!
Se tivesse 15 minutos para falar na AG e permissão do autor, era este texto que faria chegar aos sócios. Sem tirar um vírgula!
Resume na perfeição todo este processo. Obrigado, Paulo.
SL
4 Julho, 2019 at 11:16
Gostava de ver utilizar os 15 mnts e chegar ao final continuar a falar argumentando que não se calava porque a regra de distribuição do tempo é ilegal, ilógica e estúpida.
4 Julho, 2019 at 11:48
ahahahaha… bem visto Malcolm…
4 Julho, 2019 at 11:04
Pelo que sei Bruno de Carvalho e Alexandre Godinho darão uma Conferência de Imprensa amanhã. Ainda não há confirmação da hora.
4 Julho, 2019 at 11:05
Lamento muito o texto supra do paulo.
Mas, como bom democrata, tenho que o respeitar.
Discordo da postura do “choradinho” sobre o leite derramado.
Inveja é uma palavra que se aplica a TODOS os que, querendo, não estão no poder.
Alguns diabolizam a “democracia”, em que a maioria vence e governa e a minoria “recua” para a posição de “inveja”.
Os minoritários criticam os “do poder”, e os “do poder” fazem tudo para evitar críticas.
É a vida.
Os sportinguistas têm a vida dificultada porque não vencemos campeonatos de futebol à muitos anos, isto apesar da maioria achar que o Sporting nunca se resumiu a uma equipa de futebol ou à volatilidade dos resultados.
Aconselho o paulo a ir depositar o seu voto na urna no sábado e a RESPEITAR (mesmo discordando e podendo criticar) a decisão da maioria….é o que eu vou fazer…
E sim, vou colocar BdC ao lado de Godinho Lopes.
4 Julho, 2019 at 11:17
Excelente texto!
Z
4 Julho, 2019 at 13:16
O do Paulo… não o teu… claro!
Z
4 Julho, 2019 at 11:51
… qual democracia????… aquela em que se aldrabam os resultados??… essa é muito digna… tão digna como aqueles que a apoiam…
4 Julho, 2019 at 11:10
A inveja que tenho é de não ter adeptos que metem o clube em primeiro lugar, e rebaixam o clube para endeusar outras figuras de segunda!
Continua-se com o mesmo espírito de há um ano atrás, acho incrível! As lenga-lengas são repetidas da mesma forma com ligeiras operações de cosmética quer por uns quer por outros.
Não basta ser Sporting, temos que ser pró ou contra qualquer coisa!
Bardamerda para quem não mete o Sporting acima de tudo!
4 Julho, 2019 at 11:26
+1
4 Julho, 2019 at 11:56
Estás a falar em penetrações?
4 Julho, 2019 at 12:04
Essa do Sporting acima de tudo… Eu pus o Sporting acima de tudo. Não olhei a tons/estilos de discursos vendo o clube pujante como estava. Hoje em dia… nem discurso nem pujança.
4 Julho, 2019 at 12:17
+1
4 Julho, 2019 at 12:24
+1
4 Julho, 2019 at 12:43
Por acaso a diferença é abismal de facto! Ganhamos como crl nos ultimos anos… Estávamos tão pujantes que precisávamos que os adversários nos dessem luta… Lembram-se?
Eu já desisti destas discussões estúpidas… simplesmente foi um desabafo…
Eu estou-me bem a cagar para o BdC e para o Varandas.
Quem se interessa pelo Sporting devia fazer como eu e nem participar nessa AG da treta… Se nem quem a convocou vai aparecer que merda ia lá eu fazer?
PS: Só facto de ler repetidamente que este é o melhor post dos últimos meses diz bem do que metem em primeiro lugar… Nos últimos meses tivemos posts fantásticos sobre conquistas europeias só por exemplo, que dizem muito mais que este debitar de matéria inorgânica já mais que reciclada!
4 Julho, 2019 at 12:57
A sério que não ganhámos nada? Olhe que sim, olhe que sim… Desportiva, patrimonial e financeiramente. Quanto à discussão estúpida, está no direito de assim a considerar. É que nem discuto.
4 Julho, 2019 at 12:12
Veremos no sábado quantos sportinguistas vão meter o Sporting acima do ego, do ódio…acima de tudo como bem dizes!
4 Julho, 2019 at 14:19
Este tipo de argumentação … “o endeusamento de figuras de segunda” é o tipo de argumentação mais sem nexo que vejo por aqui.
Eu não endeuso BdC (já o escrevi em outro texto meu, que se se provar que tem alguma coisa a ver com Alcohete … não é só a expulsão que merece) , mas não vivo de olhos fechados em relação ao que outros fazem.
E é precisamente este tipo de hipocrisia que detesto. BdC (o dos bons anos, para alinhar com a maioria) nunca teve do seu lado este tipo de discurso. Aliás o que teve mais foram “notáveis” e “figuras de primeira” que nunca quiseram saber do Sporting, quiseram tão só, saber de correr com ele dali para fora.
Essa parte conseguiram-no. Resta saber que Sporting ficará depois disto tudo.
4 Julho, 2019 at 20:07
+ 1
4 Julho, 2019 at 11:10
É mais ou menos isto.
No entanto desde quando o Rogério Alves é dos melhores Advogados da nossa praça?
Acreditem, não é.
Posso afirmar que foi um dos piores Bastonários que tive, agora que tem boa imprensa lá isso tem…
4 Julho, 2019 at 13:28
É um idiota, debaixo da capa de um bem falante e respeitado advogado da praça… Já tive o desprazer de o apanhar em tribunal, há uns anos, e já nessa altura era o de hoje, um artista deslumbrado que trata todos à sua volta como merda… Neste caso, a merda são os sportinguistas, que têm sido gozados por este CD e presidente de mag… Diariamente, sem dó nem piedade, literalmente gozados… E antes que me venham com tretas, não quero o regresso de Bruno de Carvalho, porque não há condições para isso e as desvantagens seriam bem superiores a qualquer vantagem, mas tenho memória e não quero que seja expulso… Espero que os Sportinguistas, sócios, pensem pela própria cabeça… Ainda assim, acho que vai ser expulso, com uma votação esmagadora… Espero estar enganado!
4 Julho, 2019 at 11:24
Querem ver que só agora abriram os olhos?
4 Julho, 2019 at 11:37
Já vai 16 meses tarde.
4 Julho, 2019 at 11:33
Um dos posts mais extraordinários que já li desde sempre . Parabéns , Paulo .
4 Julho, 2019 at 11:36
O Sporting está acima de tudo e de todos. Mas de todos mesmos. E ninguém é maior que clube. Ninguem!
Há muito gente que ainda n percebeu isto…chamem se Godinhos, Bruno de Carvalho, Varandas ou outro qualquer.
O problema dos egos…como o Tiago fala em cima. Enfim, havia muito para dizer.
Serei sempre Sporting!
4 Julho, 2019 at 15:51
Isto.
4 Julho, 2019 at 19:29
Não menosprezar nessa problemática o ego imenso de alguns (muitos) adeptos que se julgam diferentes e superiores aos demais. Depois é o que se vê…
4 Julho, 2019 at 20:12
+ 1
4 Julho, 2019 at 11:36
“Estes invejosos, agora, como aqui na tasca, berram todos os dias contra as criticas e o apontar de dedo à falta de transparência e desrespeito pelos sócios e adeptos, numa total contradição com o nível de exigência que o berra botas tinha todos os dias a toda a hora.
Por isso, vos digo a todos os invejosos. Àqueles que por aqui andam (e são muitos), àqueles que lideram o meu clube, àqueles que os ajudaram a subir ao poder, àqueles que têm inveja das vitórias suportadas pela corrupção, àqueles que votarem na expulsão de sócio de Bruno de Carvalho (sem verem provas da sua participação no caso de Alcochete) … Bardamerda que não são do Sporting!”
O Paulo, com este texto, não soltou a “franga”, mas sim o fiscal que tem dentro sim.
#soltaofiscal
4 Julho, 2019 at 11:39
olha que o fiscal oficial hoje ainda nao pegou ao serviço
4 Julho, 2019 at 11:41
ps: O Sim no fim é proposital, em homenagem ao fiscais.
O bom fiscal, é o tal “yesman”, que agora tão revoltados com o Sporting.
Como escreviam?
“Faz uma lista”
“Respeita a maioria”
Foda-se.
4 Julho, 2019 at 14:28
E sim claro … respeito a maioria.
Mas isso não impede de dizer o que penso. Ou respeitar uma maioria é comer e calar?
Tem piada que nunca houve maioria tão explícita no Sporting, como há dois ou três anos, e isso nunca foi impeditivo de vermos as maiores barbaridades publicamente expressas por muitos que agora adornam os nossos camarotes.
5 Julho, 2019 at 8:10
Paulo, nestes novos tempos, criticar a direcção, de acordo com o que se disse por alguém muito educado e superior na última AG é ser “escumalha” e não interessar para o clube, não ouviste?
Ainda lhes escrutinam as contas e vão ver o miolo em vez das migalhas e não querem cá nada disso…
É mesmo como dizes, os novos tempos são de inveja da corrupção… 🙁
4 Julho, 2019 at 17:26
Que mete nojo saíste tu
4 Julho, 2019 at 19:31
Foi formado no “visão de mercado” e agora anda a espalhar magia na tasca.
Crack!
4 Julho, 2019 at 11:37
Perfect post clap clap clap
4 Julho, 2019 at 11:44
Paulo é tudo isso
Saudações Leoninas
4 Julho, 2019 at 12:03
Para quem não quiser/puder ler o texto, aqui vai o resumo:
Quem não é maluquinho dos ovnis nem seguidor de BdC, é invejoso.
4 Julho, 2019 at 12:06
Isso é um resumo à cm. Já mandaste currículo?
5 Julho, 2019 at 8:12
+1
É um resumo do tipo “não leiam que se não ainda vos faz pensar e os novos donos não querem isso…”
4 Julho, 2019 at 14:30
eheh …. argumentos ZERO
Partes de dois principios errados … mas isso é tpico de quem não tem argumentos. Lança-se uma piada à la CM e fica a opinião expressa.
4 Julho, 2019 at 16:53
É difícil argumentar contra processos de intenções, não contra factos.
Para o Paulo é tudo igual: a oposição inicial a BdC (dos folhetos e outdoors, Barreiros e Reboques), a oposição que foi surgindo durante o seu mandato (com ou sem razão mas que faz parte de um Clube democrático), assim como os novos órgãos sociais. Tudo uma cambada de invejosos!
“Invejam a corrupção e o compadrio”, invejam o Orelhas e o PdC.
Ainda por cima quando o meu forte não é a telepatia, admito que se torna difícil argumentar…
4 Julho, 2019 at 18:36
🙂
4 Julho, 2019 at 16:06
Ainda bem que não o Panta-Leão não é totalmente invejoso. Saudaões, maluquinho dos ovnis.
4 Julho, 2019 at 12:07
Welcome back Sporting Bananinha, manso e (in) feliz!
4 Julho, 2019 at 12:07
Grande posta!
4 Julho, 2019 at 12:09
#VemDeDentro
4 Julho, 2019 at 12:11
Primeiro que tudo “o Sporting não está acima de tudo” para a maioria das pessoas.
Primeiro está a familia, o bem-estar, a saude, enfim… tanta coisa.
Quem será expulso no Sábado é que pode dizer que colocou o Sporting acma de tudo, prejudicou a sua saude, a sua familia, as suas relacões, a sua vida em geral….
Mas descansem que o fivelas não terá esses problemas…. pelo menos sabemos que ele não dispensa 8 horitas…. e com um avião daqueles ao lado, eu se calhar tb não me levantava da cama todas as manhãs.
Ele que fique muito tempo no novo-sporting e que compre muitas mais casitas de 600mil euros e que seja feliz…. Mas quando ficarem sem SAD (lamento mas não irei esconder o Sol com a peneira como tanto gostariam) não se venham queixar.
5 Julho, 2019 at 8:13
+1
Para memória futura quando se queixarem.
4 Julho, 2019 at 12:23
Um bom discurso populista a marcar a diferença entre sportinguistas e até a afirmar que os invejosos não o são… tudo igual, portanto!! És o maior Paulo! Um iluminado…
4 Julho, 2019 at 12:26
Excelente texto, Paulo. Reflecte bem o que muitos sportinguistas pensam. Quantos? Tenho sempre a sensação que são muitos, mas os números das votações teimam em cair nuns mágicos 70/30. Ou nos andam a comer, não é impossível, conhecendo esta gentalha, ou a tasca e outros fora online valem zero na aferição do que pensam os sportinguistas. Receio que a tasca seja apenas mais um deserto para pregadores que não conhecem o clube de que gostam.
É também um clube sem qualquer interesse em nós. Já o demonstraram amplamente. Se depender deles, os 30% do costume são para despachar o mais rapidamente possível. O Sporting não nos quer.
5 Julho, 2019 at 8:15
Bem, na última assembleia (a tal que só tinha 30 tipos q iam votar contra que pelos vistos tinham 40% dos votos…), chamaram-nos escumalha.
No meu livro isso nem sequer é não nos é “unir”…
4 Julho, 2019 at 12:30
Compreendo o texto do Paulo, mas o que se passou com o Sporting é o grande falhanço de Bruno de Carvalho não foi a sua grande dinâmica como presidente e o seu trabalho, foi uma coisa tão simples como o Amor e o Ódio. Bruno de Carvalho durante o tempo que foi presidente do clube espalhou amor e admiração por quem gosta dele é daquela maneira de actuar mas espalhou muito ódio internamente e aí discordo totalmente do Paulo, não foi tanto a inveja foi o Ódio. Se praticamente os sportinguistas gostavam a quase todos da sua maneira combativa na parte externa, sendo que em algumas situações, necessitava de ter mais cabeça e ser mais serena, na parte interna foi uma desgraça. Ele até podia ter todas as razões, mas a maneira destemperada como tratou sócios, metendo no mesmo saco, uns que até podia arrebentar com eles, como outros só por o criticarem num bloog ou Facebook, fazendo listas e tornando-as públicas, batia em tudo o que mexia fosse por uma coisa grave ou por um espirro, tornava público através da imprensa ou do Facebook que não gostava do coronel X, ou do Cláudio Ramos, ou da Pimpinha. Com os ex presidentes independentemente de todas as razões que as há, tinha que ter mais cabeça ao lidar com a situação e se Godinho Lopes era para arrebentar com ele, com os outros era mantê-los à distância, sem carregar muito. Conclusão fez do clube como se fosse unicamente seu e não é. Toda esta gente que ele entrou em litígio, tem familiares, filhos, netos, tios, sobrinhos, primos e amigos. É claro que arranjou muitos inimigos e ódios. Fez o que quis do clube até à célebre Assembleia de Janeiro 2018, mas era latente que perante a maneira como ele conduziu mal as relações internas do clube, que as coisas quando não lhe corressem bem iria cair em desgraça, mais quando independentemente de a imprensa sempre ter perseguido e não é de agora, lembrem-se dá pala de Alvalade, ele decidiu ainda confronta-Los directamente, para o que lhe dava geito se fosse preciso entrava directamente no programa ou vendia o seu casamento ao inimigo. No fundo foi esta falta de cabeça que lhe trouxeram ódio, e com uma má imprensa enterrou-se todo até à cabeça. Foi sempre muito voluntarioso, mas faltou-lhe sempre muita cabeça nas respostas que tanto deu a muitos sócios como a atletas.
4 Julho, 2019 at 16:15
De certa forma concordo consigo nas razões do seu descalabro. Mas com certeza concordará comigo que estas e outras razões semelhantes não deveriam ser suficientes para expulsar de sócio quem tanto deu ao clube, quer profissional, quer pessoalmente. Ao contrário de muitos outros que só lá andaram e andam com o propósito de se aproveitar do clube…
4 Julho, 2019 at 17:08
Hades concordo absolutamente que BC não deveria ser expulso. Eu não fui votar na Assembleia da sua destituição. Agora eja uma Coisa pelo seu comportamento e não pela sua capacidade de trabalho, ele perdeu condicoes de voltar a ser presidente do Sporting e as pessoas muitos sócios não querem aquela política do ódio que se gerou em vários Qua durantes do clube. Os simpatizantes de Bruno de Carvalho e eu entre aspas acho que já tenho alguns neste blog, também não ajudam nada, pois estão bastas vezes com uma violência verbal que gera o tal ódio e isto não ajuda nada pondo a outra parte ainda mais contra BC. Isto Já não tem remédio e havendo culpas de todas as partes BC tem muitas responsabilidades no que se passou.
4 Julho, 2019 at 17:36
Concordo que tem algumas culpas no cartório, mais pela forma e menos pelo conteúdo.
Agora, o que lhe estão a fazer, parece mais aquelas situações da zaragata e pancadaria entre dois indivíduos e que, quando um vai ao chão, aparecem os amigos do que ficou de pé e começam a distribuir pontapés por onde o apanham! É a tentativa de, por qualquer meio, lhe “acabar com a raça”, ao bom estilo do cobarde!!
SL
4 Julho, 2019 at 18:23
Hades e quando ele tinha o poder, fez assembleias para aprovar novos códigos de disciplina para correr com sócios ? Nem no facebook se podia falar do presidente do sporting. Quando se semeia ventos colhe-se tempestades. Os homens é que são culpados disto tudo, por isso é que já houve guerras mundiais, se pensassem e tivessem juízo , não se chegava a tal ponto. É pelo novo código disciplinar que lhe pegam. Um abraço
4 Julho, 2019 at 12:40
Subscrevo. Sábado vou fazer 400 quilómetros para votar contra a destituição do Bruno e do Godinho. Estes tipos que estão neste momento a (des)governar o SCP, merecem o meu total repúdio. É gente sem vergonha. Os comentadores pagos pelas TVI, CMTVs, etc, que dizem serem nossos associados, deveriam ter vergonha na cara. São uns autênticos yes men do regime toupeiral. Tenho vergonha desta gente.
4 Julho, 2019 at 13:34
A proposito de noticias implantadas pelos actuiais dirigentes do SCP no CM
Carlos Vieira:
A capa é falsa! O Mal está feito!
Não há muito a dizer. Basta verificar alguns dos excertos do que eu disse ontem em sede de audição em tribunal (por exemplo no excelente acompanhamento da Sónia Simões e do Bruno Roseiro no Observador, em https://observador.pt/2019/07/03/alcochete-instrucao-recomeca-com-reforco-de-seguranca/) para se perceber que nada do que está na capa de hoje do Correio da Manhã é verdade. Aliás, nem poderia. Eu fui como testemunha reiterar que em nenhum momento, nenhum membro da Administração da SAD ou da Direção do Clube foi alertado para qualquer consequência posterior da fricção surgida após o fim do jogo da Madeira, de dia 13. O Sporting tinha (e mantém certamente) uma ligação permanente às forças de segurança que, estando presentes em peso nos diversos eventos, em nenhum momento nos informaram de potenciais riscos concomitantes. Posso inclusive acrescentar (não me tendo sido possível dizê-lo ontem), que o Diretor de Segurança do Clube me comunicou posteriormente que estava, por outras razões, reunido com altas esferas, operacionais, das forças de segurança do Estado Português, à hora do evento na Academia, de dia 15 e que para todos se verificou uma autêntica surpresa.
Em nenhum momento, eu e os meus colegas, dirigentes do Sporting, incumprimos no nosso dever de zelo, por um ato que, no limite traria responsabilidade criminal e/ou civil ao próprio Sporting. Esta deveria ser uma preocupação de todos os dirigentes do Sporting. Os do passado e os do presente. São ridículas as insinuações, as acusações veladas ou as alegações intimidatórias. Com isso, quem perde é, em primeiro lugar, o Sporting Clube de Portugal.
Reitero: Nunca assisti a nenhum ato que eu ou os meus colegas de Direção e Administração reputássemos de criminoso que não fosse imediatamente alvo da correspondente queixa crime.
Assumo. A decisão da AG do próximo sábado (onde infelizmente não posso participar pela minha prolongada suspensão de sócio, até Março de 2020) poderá fazer pesar o prato da balança para um “auto-de-fé” que ninguém, e muito especialmente os Sportinguistas não deveriam desejar. E que irá, infelizmente, prejudicar não só os envolvidos, como o Sporting Clube de Portugal.
A capa é falsa! Como afirmava o atual Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting aquando da intempestiva e criminosa divulgação da auditoria de gestão do SCP e da Sporting SAD, “agora, já está, já está”. O Mal está feito. Para quem só vê as capas, o culpado está encontrado. Não posso é aceitar que me utilizem como veículo de mentiras. A capa é falsa! Tento com este meu texto público, num esforço talvez pífio, corrigir aquilo que de mal alguns pretendem.
E pretendo também fazer um alerta. Dirigido principalmente ao Presidente da Mesa da AG do Sporting que é, ele próprio, um órgão social do Clube (e não, como alega, um elemento de um órgão colegial, numa sucessão de referências incorretas aos Estatutos do Clube). Se pretende um dia ser Presidente do Sporting Clube de Portugal, são estes momentos que contam. Em primeiro lugar o Clube! E para mim, é fundamental que todos os seus membros dos órgãos sociais tenham a coragem para defender todos os seus anteriores membros. Até porque, até agora, nenhum membro do Conselho Diretivo do SCP ou do Conselho de Administração da SAD foi condenado por algum ato relacionado com a sua atividade de dirigente. E eu pretendo e faço votos, sinceros, para que assim tudo se mantenha.
#acapaéfalsaomalestáfeito
4 Julho, 2019 at 14:16
É uma pena este homem não ter obrigado o Bruno de Carvalho a demitir-se no momento certo e é uma pena que, por isso, tenha sido impedido de concorrer às eleições!
Estou absolutamente convencido que é uma pessoa séria e competente!
4 Julho, 2019 at 14:26
+1
4 Julho, 2019 at 14:28
Miguel ele podia ter se demitido ao não fazer foi conivente com Bdc.
Bastava ter se demitido e candidatar se.
4 Julho, 2019 at 14:33
assim ao jeito de … deixa ver …. o Varandas!
5 Julho, 2019 at 8:17
+1
4 Julho, 2019 at 14:40
Teria sido o meu candidato.
Prejudicou-se a ele próprio com toda a sua lealdade.
4 Julho, 2019 at 19:18
Quando a lealdade deixar de existir na vida
5 Julho, 2019 at 8:19
Sabes que para algumas pessoas isso de lealdade é uma palavra feia… (seriedade possivelmente também, considerando umas coisas por aí… estou a tentar lembrar-me do nome.. qq coisa começada por Mi… mas não sei, isto do Alzheimer…) :/
4 Julho, 2019 at 15:54
Acredito que terá tentado. Talvez tarde.
Tb acredito que o Bruno o mandou passear.
Não conheço as razões que o levaram a não se demitir, parece que era para tentar deixar a área fianceira encaminhada, diz-se por aí…
4 Julho, 2019 at 16:01
Se acreditas nele, deves acreditar naquilo que ele diz, e a explicação já a deu diversas vezes. Já me fartei de colar excertos daquilo que ele disse, antes, depois e agora. Ainda hoje fez mais umas declarações interessantes.
E sobre, por exemplo, a transferência do Felix, à dias disse aquilo que todos fingem não ver, infelizmente agora já não tem a exposição e a notoriedade do cargo na direcção da sad do SCP.
4 Julho, 2019 at 17:19
Eu via nele uma excelente opção no que diz respeito à ideia que Bruno trouxe.
4 Julho, 2019 at 17:39
E muita gente daquela a quem acusam de “brunistas” disse que votaria nele, caso se pudesse candidatar. E isso porque seria uma quase garantia de que o rumo que o Sporting tinha tomado se manteria. Eu votaria nele sem qualquer tipo de hesitação. Mas nem isso permitiram. O risco seria muito grande.
4 Julho, 2019 at 17:44
olhe a pomadinha Sra…
5 Julho, 2019 at 8:21
Sem hesitação jamais. Teria de ver muito bem o programa.
Mas era uma opção a ter muito em conta…
4 Julho, 2019 at 19:21
Não se deixou intimidar, não teve medo da sua reputação social.
Era o meu candidato
4 Julho, 2019 at 19:42
Confesso que não prestei grande atenção ao programa mas acredito que fosse de continuidade e bastava isso para ter o meu apoio.
Não prestei atenção porque desde 23/06 estava convencido que seria impedido de se candidatar, alias até estou surpreendido por ele na sexta feira não estar a enfrentar o pelotão de fuzilamento.
Julgo que com a suspensão, se os estatutos forem para levar a serio, ele nos próximos (muitos) anos está impedido de se candidatar, mas pode ser um nome, ou melhor é um enorme valor, para ter em conta na gestão da sad.
4 Julho, 2019 at 16:16
+1
4 Julho, 2019 at 17:31
“Estou absolutamente convencido que é uma pessoa séria e competente!”
Partilho a mesma opinião, até porque era uma pessoa bem conceituada no seu meio, não precisava do clube para ganhar nome ou estatuto.
Foi pena não puder concorrer a eleições, era o meu candidato.
4 Julho, 2019 at 18:52
Fodas-se… depois de tudo o que aconteceu ainda ha quem acredite que se o homem tivesse-se demitido o bombeiro iria deixá-lo recandidatar-se?
hahahahahahahaha
4 Julho, 2019 at 19:40
Obviamente que não Lyonne
4 Julho, 2019 at 20:19
Eu votaria Carlos Vieira.
4 Julho, 2019 at 13:17
Caro Paulo,
Tenho INVEJA de não ter sido eu o autor deste magnífico texto, que tão bem espelha a realidade Sportinguista.
Revejo-me em cada uma das suas palavras. Que nunca lhe doa a voz!
Grande abraço e SL!
4 Julho, 2019 at 16:17
Essa é uma inveja boa. 🙂
4 Julho, 2019 at 16:42
Caro Jaime Grilo,
Sou suspeito ao afirmar isto, mas concordo com o facto da minha inveja ser boa.
Já agora aproveito para lhe dizer que diariamente acompanho os seus comentários e revejo-me em tudo o que escreve. Por esse motivo fica aqui o meu agradecimento.
SL
4 Julho, 2019 at 13:21
Um bom texto de opinião.
Uma opinião com a qual pouco concordo e pouco tenho a dizer que já estou farto destas guerras.
Valeu, nem que seja pelo empenho em partilhar a opinião.
SL
4 Julho, 2019 at 13:40
Não é uma guerra. É uma opinião
partilhada por muita gente.
A guerra está a ser alimentado pela direcção do clube.
O Paulo pôs por escrito o que vai na alma de muitos Sportinguistas. Sobretudo os que têm mais de 40 anos e têm memórias de outros tempos e recuo suficiente para avaliar a actual realidade do clube.
Isto não é só uma opinião, Miguel, o Paulo escreveu aquilo que muitos sportinguista sentem e querem que se saiba que o sentem.
Não é uma opinião, é um manifesto.
E eu subscrevo na íntegra.
SL
4 Julho, 2019 at 14:24
O que os sócios fazem, ofendendo-se por terem opiniões diferentes, não é uma guerra.
O que a Direcção faz é uma guerra.
Portanto, provavelmente o que fez o Bruno de Carvalho foi paz…
Meu caro, infelizmente, já dei para esse peditório. Aceito todas as opiniões de boa fé – e algumas, é óbvio, não o são.
Achar que quem pensa como eu é sportinguista e quem não pensa é lampião, banana e o caralho a sete, é algo que, para mim, nem tem discussão de tão óbvio que é! E eu levo com essa merda do “lampião” desde que opinei contra o JJ e, Janeiro de 2016! Nem se quer é um argumento mas se fosse, estava gasto há muito tempo!
4 Julho, 2019 at 14:25
… em Janeiro de 2016…
4 Julho, 2019 at 13:25
O que é realmente lamentável nesta fase é constatar que um processo que devia ter sido conduzido com a máxima lisura e cautelas para se tornar inatacável (se não juridicamente, pelo menos em termos políticos e da opinião pública sportinguista)tenha sido tratado com os pés e a mal disfarçada falta de isenção da MAG e do seu presidente.
Tal torna-se tão mais vergonhoso quando o PMAG é um reputado advogado que jamais aceitaria para si ou para um seu constituinte aquilo a que quer sujeitar os visados na AG de Sábado próximo.
Digo isto apesar de ter votado (sem arrependimentos, acresceento) a favor da destituição e com sérias reservas de que BdC aparecesse em Alvalade no Sábado mesmo que Rogério Alves aceitasse as condições impostas, pois sempre me pareceu que BdC tem um tipo muito particular de coragem de internet (que o levou a evitar a tribuna nos jogos grandes fora quando estava castigado e não podia ir para o banco, que o levou a mandar repetidas vezes o Mascarenhas às reuniões da Liga e FPF quando o Orelhas e o Pintinho lá estavam, ou que o levou a não ir ao posto da GNR no pós-Alcochete) que o levaria a arranjar um outro motivo qualquer para não comparecer.
Dito isto, era imprescindível que lhe fossem dadas todas as garantias para que não se escudasse em desculpas formais e os sportinguistas pudessem ouvir de viva voz o que tinha a dizer antes da votação.
Por fim, só uma nota sobre o texto do Paulo: Continua-me a parecer estranha a visão romântica que passado este tempo todo ainda se tem da gestão de BdC, como se o seu contributo para o estado em q o clube se encontra fosse nulo.
A reverência e admiração dos sócios para com BdC ficou bem espelhada nos 90 e tal % de votos com que foi reeleito, mas, infelizmente, BdC acabou por não se mostrar digno do novo voto de confiança que os sportinguistas lhe deram e apenas em alguns meses colocou-se numa posição que o levou a deitar tudo a perder.
Sábado não irei votar, mas votaria pela sua não expulsão como forma de manifestar o meu desencanto com esta guerra fratricida que teimamos em travar no seio do clube. O Sporting precisa de concórdia e nós, adeptos e sócios comuns, ambicionamos essa Pax Leonina que teima em chegar. E sabem porque teima? Porque os extremos tocam-se e duvido muito que quer os apoiantes da actual direcção, quer os apoiantes de BdC verdadeiramente a pretendam, pois acham que ela só chegará quando “matarem” o inimigo.
SL
4 Julho, 2019 at 13:38
Bom comentário, apenas acrescento um “pormenor” que para mim é importante, os apoiantes, na sua maioria (julgo eu) não são de BdC, mas sim de uma ideia, e as ideias não podem ser “mortas” nem afastadas.
A ideia, de uma forma genérica, é que é perfeitamente possível gerir o clube e a sad com resultados satisfatórios sem abandonar o combate ao sistema corrupto.
4 Julho, 2019 at 14:41
Ora nem mais …
mas é importante para o establishment continuar a dizer que querer as coisas bem feitas, com transparência e respeito pelos sócios é uma coisa de brunista, acéfalo e por aí fora 😉
4 Julho, 2019 at 16:09
Essa ideia é a minha, e vou continuar a defendê-la como sempre. E se Varandas pensa que é a saída de BdC de cena q vai mudar isso está enganado pois se critico BdC por ter deixado um legado bastante negativo em termos de conflitualidade interna completamente desnecessária em muitos casos, é inegável que deixou a fasquia muito alta em termos de exigência dos sócios, pelo que é melhor que quem vier se habitue a essa ideia de que o cheques em branco acabaram para muitos sócios e isso é bom desde que não se confunda exigência com maledicência e intrigas permanentes só para criar ruído e dificuldades.
4 Julho, 2019 at 19:45
Concordo Engracia
5 Julho, 2019 at 9:28
Simples.
4 Julho, 2019 at 17:42
Ora
4 Julho, 2019 at 17:50
Isto.
4 Julho, 2019 at 14:43
Faltou um pormenor, tirares a banana do rabo.
A sério, nunca o BdC foi reeleito com 90 e tal % dos votos. Só por isso demonstram ao que vens.
Depois é tanta a merda que dizes, como o não ter ido à GNR (a tipica desculpa dos cartilheiros, como se fosse normal uma pessoa qql ir para o posto da guarda sem haver um motivo para lá estar)…..
Fazes bem em continuares com a bananinha no cu, se te sabe bem não tens de a tirar.
4 Julho, 2019 at 16:12
És isto. Não dás para mais.
4 Julho, 2019 at 16:20
O Sta.Engracia por vezes me surpreende…
5 Julho, 2019 at 9:28
A mim não.
4 Julho, 2019 at 13:33
Parabéns, Paulo!
Revejo-me em todas as palavras.
SL
4 Julho, 2019 at 13:35
Ok, eu nao estava a pensar ir, ao ler este texto sinto forçado a ir !
4 Julho, 2019 at 13:51
“Clube de falhados e invejosos”…
Asim de repente… stromp, peyroteu, travassos, ronaldo, livramento, joaquim agostinho, alfedo trindade, vitor damas, carlos lopes, irmaos castro, moniz pereira, malcom allison e tantos, tantos milhares de atletas, técnicos, seccionistas e dirigentes do clube que marcaram o desporto portugues…. riram-se.
4 Julho, 2019 at 14:02
Hã?
Vamos levar isto para o campo do sarcasmo e considerar que a Rute, no alto do seu esplendor, fez uma critica ao modo que a imprensa trata a informação, retirando uma frase de contexto e criando um artigo de lixo jornalístico.
Ou isso ou é burra que nem uma porta, coisa que não queremos acreditar!
4 Julho, 2019 at 14:10
Gostei globalmente do texto e, mais qualificativo duvidoso, menos qualificativo duvidoso, está bem escrito.
Mas o problema que resultou nisto não se deveu apenas a invejosos, Paulo, e julgo que o sabes (só que quiseste fazer um post, e não um tratado). Houve uma forte dose de apoptose, de implosão de um projecto e de uma ideia. BdC teve indubitavelmente culpa no estado a que deixou chegar a sua presidência e que permitiu os factos do final da época passada, infelizmente. Aliás, esse trágico final de época seria impossível se ele tivesse percebido minimamente, e preservado, a sua enorme falange de apoio, sem igual desde que me lembro. O Homem tinha um limite, e atingiu-o estrondosa e catastroficamente.
Eu não quero BdC, queria o projecto de BdC, a “ideia” que ele trouxe de Sporting (e que ele tão bem encorpou nos primeiro 4 anos), que como a ti e à maioria de nós tanto entusiasmou e tanto agregou.
O mal não foi BdC ter saído, ele é humano e, simplesmente, atingiu o seu limite. E, quando saiu, tinha mesmo que sair.
O mal foi essa enorme massa de sócios e adeptos, que somos todos nós que amámos esses electrizantes 5 anos, não ter conseguido (mais cabala, menos cabala) regenerar a ideia e o projecto noutra pessoa (ou lista de pessoas).
Ou seja, quando morreu a pessoa, morreu o projecto.
E é isso que é desgraçadamente triste….
4 Julho, 2019 at 14:28
Bom comentário, Placebo!
4 Julho, 2019 at 14:32
Muito isto
4 Julho, 2019 at 14:36
Excelente comentário Placebo.
4 Julho, 2019 at 14:44
+1
4 Julho, 2019 at 15:29
nem mais
4 Julho, 2019 at 16:13
Completamente de acordo
4 Julho, 2019 at 16:21
Aplauso.
4 Julho, 2019 at 16:39
+1
4 Julho, 2019 at 20:28
Concordo Placebo a tal ideia da mudanca de Paradigma de um Sporting glorioso e vitorioso para decadas.
SL.
4 Julho, 2019 at 23:18
Excelente. Revejo me no teu comentário, Placebo
4 Julho, 2019 at 14:15
Volto a dizer que o problema (para os croquettes e seus comparsas ) não é BdC, mas sim um estilo de governação para o Clube onde o mesmo está acima tudo e não sob os interesses dos “notaveis”. BdC é apenas a fase visível da ideia que eles abominam para o Clube. Seja quem for que venha com a ideia de o SCP acima de tudo é para abater.
4 Julho, 2019 at 14:16
*face visível.
4 Julho, 2019 at 14:25
Paulo, a expulsão de sócio de BDC seria de uma ingratidão extrema do mundo sportinguista para quem tanto fez pelo clube . Não é preciso repetidamente elencar o que fez pelo clube , pois a obra está à vista de todos . Tinha condições para ser presidente por muitos anos , mas na minha opinião foi ele que cavou o seu próprio buraco . Tinha de demitido depois de alcochete e voltava a candidatar e tenho a certeza que seria novamente presente . Agora acho que este texto também é de um grande extremismo . Não acho que sejamos um clube de falhados , existem invejas mas isso acontece e acontecerá sempre por parte de quem não está no poder e o quer . Eu destesto politiquices , gosto é de ver a bola a girar no relvado , ou no pavilhão . Para mim o sporting não é o varandas , o Godinho ou o Bdc . Estou me positivamente a cagar para eles todos. O que me dá verdadeiramente gozo e ir aos estádios aqui no norte ( porque vivo no Porto ) e estar junto dos milhares de adeptos que estão a apoiar o clube. Ou ver um jogo de qualquer modalidade aqui no Norte . E obviamente ganhar , seja qualquer que seja o presidente . Na final da taça , depois daquele sofrimento dos pênaltis , achas que pensei no varandas no bdc ou noutro qualquer ? Agarrei me foi como um louco aos outros adeptos aí meu lado a gritar intensamente e a vibrar com a vitória . Neste momento está a ser seguido um caminho diferente com esta direcção. Foi um caminho escolhido pelos sócios . Não é o fight resist . Não podemos mudar o passado , mas é importante aprender com os erros do passado e seguir o que aconteceu de bom nesse mesmo passado . O que neste momento mais me incomoda nesta direção e a falta de transparência nos negócios, nomeadamente no futebol . Gostava de saber quando custou um rosier , um Camacho , que influencia efectiva está a ter o Mendes ( gostava que explicassem o negócio vietto ) . Não faz sentido estar há espera de um relatório de contas para ter acesso a essa informação . E também me incomoda a falta de capacidade para unir os sportinguistas . A falta de carisma , tão importante é fundamental na liderança . E também me incomoda as críticas que são feitas ao passado da direccao de Bdc por parte da actual direccao . Mas para já é o que temos . E estamos sempre a tempo se se não concordarmos com este caminho provocar novas eleições . Nada é eterno . Mas não somos um clube de falhados e invejosos . Temos e uma histórica tendência para dar tiros nos pés e andarmos sempre em conflitos internos , quando verdadeiramente os nossos adversários são externos . E isto é uma tendência histórica , não é de agora . E de há quarenta anos para cá