Desculpem-me começar assim de rompante, mas … somos um clube de invejosos, um clube falhado. Invejamos tudo.
Durante algum tempo, sob a direcção de Bruno de Carvalho, fomos um clube singular, único, combatente do sistema instalado. Lutamos, berramos, enchemos o estádio vezes sem conta, criamos a onda verde, inventamos “O mundo sabe que….” de cachecol bem levantado, habituamo-nos a criticar as entradas e saídas (como sempre o fazemos) mas com a pequeníssima nuance (um pormenor de somenos) de o fazermos com os dados todos na mão publicados no nosso jornal (outra pequena jóia do clube).
Somamos vitórias atrás de vitórias, todas pequenas, muito pequenas, a reestruturação financeira, as vendas de jogadores por dezenas de milhões de euros sem grandes percentagens aos donos disto tudo; fizemos um contrato de milhões ao nível dos clubes rivais; fizemos um pequeno pavilhão, minúsculo e desmerecedor do nome que ostenta; fomos campeões em todas as modalidades de pavilhão (coisa pouca mais uma vez). Andamos ao barulho por causa do vídeo-árbitro, fizemos congressos de futebol, demos entrevistas (boas e más) a quem nos deu palco e tivemos sempre, fruto da nossa pequenez a má imprensa associada a quem não está com o sistema, o mesmo sistema que nos viu cometer o crime de lesa majestade de denunciar a corrupção e compadrio.
Mas, a Inveja essa nunca nos largou. Inveja das vitórias, inveja dos sucessos, inveja dos estádios cheios, inveja da audácia de construir um pavilhão, inveja da arrogância de querer ser o melhor nas modalidades, inveja da ideia peregrina de sermos o clube com melhor participação olímpica, inveja de termos uma selecção feita com os jogadores formados na academia, inveja dos nossos estádios cheios, inveja da onda verde, inveja da camisola 12, inveja de quem conseguiu juntar toda esta gente, inveja de quem soube transformar um clube sempre em perda financeira num clube viável financeiramente, inveja, inveja, inveja …. Inveja de um berra botas qualquer que se arrogou no direito de exigir um Sporting forte, único e singular. O Sporting Clube de Portugal, o do Esforço, Dedicação, Devoção e Glória. O tal criado em 1906.
E o pior de tudo é que esta inveja não veio de fora. Não, está cá dentro!
Invejosos alimentados e suportados em surdina por uma cambada de corruptos e por uma rede de compadrio que não desistiu enquanto não trouxe o Sporting Clube de Portugal para a posição “forte” que lhe destinam. Pior ainda, são invejosos do sistema. Não querem estar fora dele, querem fazer parte do sistema. Invejam a corrupção e compadrio, Invejam os negócios de milhões e os comissionistas que sugam as receitas que são dos clubes; Invejam as vitórias de outros que cheiram mal e tresandam a porcaria; Invejam a chico espertice dos corruptos de norte a sul; Invejam as capas cor-de-rosa que lhes alimenta o ego; Invejam os meninos de ouro; Invejam o carrossel do mendes; Invejam o Pinto da Costa; Invejam o L. Filipe Vieira; Invejam o Porto, Invejam o Benfica. Querem ser como eles são, querem ser do sistema, não querem ser diferentes, querem ser iguais. Tão iguais que um dia destes nem reparamos na diferença.
E finalmente, após muito sangue, muita podridão e sobretudo muita, mas muita inveja, cá temos um Sporting Clube de Portugal que afinal já não é invejado.
Agora já não há inveja. As capas já são cor-de-rosa. O presidente já não precisa de ver discutido na praça pública o seu ordenado (isso é coisa para gordos anafados e drogados). Os negócios já não são escrutinados à lupa à procura da migalha escondida, pois o miolo agora vai direitinho para os comissionistas.
Os relatórios confidenciais são expostos na praça pública com uma leveza angustiante (o que em qualquer empresa de topo seria mais do que motivo para demissão imediata, despedimento com justa causa e sobretudo um pedido de indemnização brutal ao autor, autores de tal acto … e ver um dos melhores advogados da nossa praça deixar escapar o célebre “já está, já está” diz tudo sobre o empenho desta gente em defender o clube) O sporting (assim pequenininho) deixou de se interessar pelo combate à corrupção. Assistente de processos …. Pfff isso é para os outros, que a justiça em Portugal (também em pequenininho) não funciona. Nada. Somos absolutamente irrelevantes. Somos do sistema.
Os invejosos ganharam. Os invejosos vão querer no dia 6 de Julho, espezinhar o berra botas que nos enganou a todos com a ideia peregrina de que o clube pode ser diferente. Andamos todos enganados, todos aldrabados com esta ideia de Sporting único, a trilhar uma via honesta e partilhada por todos. Ainda bem que a inveja nos coloca a todos no nosso lugar.
Estes Invejosos que lideram agora o meu clube, não querem saber de mim para nada. Não precisam das minhas cotas, não precisam que vá às Assembleias. Lideram o clube de costas voltadas. Querem encher os camarotes, não querem encher as bancadas. Estes invejosos não descansarão enquanto não puserem uma pedra enorme sobre este período maravilhoso da vida do Sporting (tenho 55 anos e vivi muitas alegrias com o clube antes de BdC e sei bem do que falo, e não, não falo de campeonatos de futebol) … afinal o que Bruno de Carvalho demonstrou é que o Sporting Clube de Portugal é único, não tem igual, e tem potencial para ser a maior potência desportiva nacional. Estes invejosos, agora, como aqui na tasca, berram todos os dias contra as criticas e o apontar de dedo à falta de transparência e desrespeito pelos sócios e adeptos, numa total contradição com o nível de exigência que o berra botas tinha todos os dias a toda a hora.
Por isso, vos digo a todos os invejosos. Àqueles que por aqui andam (e são muitos), àqueles que lideram o meu clube, àqueles que os ajudaram a subir ao poder, àqueles que têm inveja das vitórias suportadas pela corrupção, àqueles que votarem na expulsão de sócio de Bruno de Carvalho (sem verem provas da sua participação no caso de Alcochete) … Bardamerda que não são do Sporting!
ESTE POST É DA AUTORIA DE… paulo
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
4 Julho, 2019 at 14:40
Raramente comento aqui mas sou um assíduo voyeur mas tenho de perguntar. Que é feito do leoníssimo e as suas opiniões sobre estatutos e regulamentos (vide posts de janeiro/fevereiro 2018)?
4 Julho, 2019 at 14:50
A gratidão é algo que para mim é natural e um dos sentimentos mais nobre que um homem pode ter. Por isso,, estarei sempre grato a tudo o que de bom foi feito por BdC, e foi muita coisa. Terá ele também responsabilidades no ponto a que isto chegou? Obviamente que sim. O maior problema neste momento no Sporting é a divisão e a guerrilha interna provocada pelo radicalismo e o fundamentalismo existente entre duas frentes radicais: Os que se intitulam leais ao Sporting (mas que serão mais leais ao BdC) e os anti BdC que destilam ódio pelo mesmo. No sábado irei exercer o meu direito de voto, aceitarei que os sócios decidirem, mas estarei de consciência tranquila com o meu voto, porque não faço parte de nenhuma das frentes radicais e o ao longo da história da humanidade é fácil percebermos que o radicalismo e o fundamentalismo só conseguem transformar as pessoas numa coisa: Totalmente surdas e cegas!!!! Infelizmente qualquer que seja a decisão dos sócios no próximo sábado, nada vai mudar e acabar com esta guerrilha existente. Eu lutarei sempre pelo Sporting e nunca serei refém do presidente A ou B, defenderei sempre quem colocar o Sporting acima de tudo.
4 Julho, 2019 at 14:53
Excelente comentário.
4 Julho, 2019 at 14:50
Infelizmente, o tempo que perdi a ler este texto já não o recupero. Basicamente, quem apoia o Bruno é um herói e quem não apoia é invejoso. Analisar coisas, acções, reacções, declarações, mandatos, nada disso conta. Pelo que li, está tudo catalogado à priori. Até parece que nada aconteceu para chegarmos ao ponto da destituição. Completo atestado de estupidez aos Sportinguistas como se eles não pensassem, não sentissem e não reagissem.
É isto que fode o clube. Dois lados, absolutamente convictos da sua razão que nunca, mas mesmo nunca, são capazes nem querem ceder em nada nem minimamente compreender e aceitar as razões do outro. E não escrevo à toa, conheço pessoas em ambos os lados das barricadas e inclusive já me afastei de alguns. Uns criticam tudo o que mexe no mandato de Varandas e cantam loas a BdC. Outros, branqueiam tudo o que de mau acontece neste mandato e estão constantemente a trazer BdC à conversa. É triste sentir que tens de escolher um lado porque senão quem está a mais és tu. E hoje, cada vez tenho mais exemplos que todos os dias somos “pressionados” directa ou indirectamente a escolher um lado. Felizmente, isto apenas se vê nas redes sociais. Porque nos eventos do clube em que participamos nota-se claramente que somos todos Sporting. Diferentes uns dos outros mas com algo muito forte em comum.
A conclusão é simples. Não é inveja que temos. É soberba. É acharmos que nós é que sabemos tudo, que temos os dados todos, que fizemos a análise mais correcta da situação e que todas as nossas opções foram as únicas correctas. Sendo curto e grosso, falta-nos humildade. E quem não tem humildade também não tem tolerância com ninguém.
4 Julho, 2019 at 14:52
Na mouche.
4 Julho, 2019 at 14:54
+1
4 Julho, 2019 at 14:56
Granda Sá.
Disseste tudo.
A diferença é que eu li o texto e não me apeteceu escrever aquilo que tu referiste aqui. Ainda bem que o fizeste e desta maneira soberba que é exatamente aquilo que eu também sinto. Sinceramente da minha parte já não tenho forças, disposição, paciência para esta conversa. Quero é que a pré-época comece e a bola comece a rolar.
4 Julho, 2019 at 14:57
certo, essa também é a minha opinião.
4 Julho, 2019 at 15:13
Sorry, no fundo já tinhas escrito o que eu escrevi com outras palavras.
4 Julho, 2019 at 14:59
Estas a partir do princípio que quem critica o Fivelas e o Rogério está em todas Alves é obrigatoriamente pró-BdC, o que não é verdade, e basta ler alguns comentários para se saber isso.
4 Julho, 2019 at 16:20
O Rogério é um cancro e não é de agora. Já o era muito antes do Bruno aparecer.
Conheço quem não o possa ver e apoie Bruno…
Conheço quem não o possa ver e não apoie Bruno…
E conheço quem não o possa ver mas faz de conta que não se passa nada porque anda a lamber os colhões ao Varandas…
4 Julho, 2019 at 15:00
“Felizmente, isto apenas se vê nas redes sociais. Porque nos eventos do clube em que participamos nota-se claramente que somos todos Sporting. Diferentes uns dos outros mas com algo muito forte em comum.”
O que ainda me dá esperança!
Grande comentário!
4 Julho, 2019 at 15:00
Eu votava em ti…Se não fosse essa mania das apostas parvas. 🙂
4 Julho, 2019 at 15:05
Cheira-me que o 2º vai com o Vietto…É oficial, não posso ver eventos do clube . Bastou ver o rapaz a defilar á frente com o alternativo… 🙂
4 Julho, 2019 at 15:11
Olha que isso não nasce de volta
4 Julho, 2019 at 15:11
Ja te tas a fazer ao tacho
4 Julho, 2019 at 15:31
Isto.
4 Julho, 2019 at 16:02
Perdeste menos tempo a ler o texto do que a escrever isso. LOL
4 Julho, 2019 at 16:11
Boa dissertação, apenas uma ressalva
Não é exclusivo deste caso
Tudo é um prós e contras
Tudo tem um muro e tens de escolher um lado
4 Julho, 2019 at 16:16
Excelente comentário, pá.
Aliás, é defeito e feitio, mas qd leio os fundamentalistas a atacar o Bruno, só me apetece defendê-lo.
Depois aparecem os outros fundamentalistas a lamber-lhe os colhões e só de ouvir falar nele fico em brasa.
O problema não é inveja, o problema no Sporting são os extremos e a bipolaridade seletiva.
4 Julho, 2019 at 16:48
Por isso é que se vir o nome dele num texto ou comentário tenho muita dificuldade em ler, hoje em dia. Até posso começar a ler mas rapidamente perco interesse…A não ser que seja um escriba que eu gosto mesmo de ler…
4 Julho, 2019 at 16:24
Grandes comentário hoje.
É bom ver esta qualidade na Tasca.
4 Julho, 2019 at 17:29
+1
4 Julho, 2019 at 16:51
Bom comentário.
Mas a humildade é para se ter com quem merece, não para quem é trapaceiro, vigarista, hipócrita, ganancioso, ingrato… Acho que já percebeste a minha ideia.
4 Julho, 2019 at 17:04
Tirando o paragrafo inicial, pois acho que o post vale a pena ler e tem uma perspectiva que no mínimo deveria ser interessante, para todos.
No restante basicamente subscrevo e faço a “mea culpa” pois tento manter uma posição equilibrada mas por vezes, demasiadas até, resvalo para um dos extremos.
Mas, não deixa de ser curioso, ver comentários de apoio, de alguns que praticamente estão sempre no extremo. Podem dizer o mesmo de mim, evidentemente.
4 Julho, 2019 at 17:15
Malcolm,
A ti, tiro-te o chapéu por procurares sempre fundamentar a tua opinião. Nem sempre concordamos mas já estive contigo e sei que as diferenças não são assim tão grandes. Quem me dera que fossem todos assim, mesmo aqueles defensores mais acérrimos. Porque a forma como tu escreves permite o contraditório e até origina boas discussões. Posso-te dizer que já mudei de opinião sobre um ou outro assunto depois de ler um comentário teu. O extremismo não é intrínseco, é manifestado nos comentários. Se és, pelo menos disfarças bem a escrever 🙂
4 Julho, 2019 at 17:27
Subscrevo
4 Julho, 2019 at 19:36
O respeito é mutuo (precisas de tomar mais vezes conta da cozinha), contigo com o Brunovl e extensível a todos que entrem neste espaço com vontade de discutir com respeito, sei que também por vezes me excedo, para não falar que também me engano e muito e quando isso acontece, sempre que possível, procuro reconhecer e apresentar as minhas desculpas. Olha, aproveito e faço-o mais uma vez.
No que respeita ao Varandas, por mais que me esforce, não consigo ser totalmente isento, há coisas que não esqueço e sei que por vezes até posso ser injusto ao pegar por pintelhices mas podes acreditar, adorava que ele nunca me desse motivos para escrever/criticar.
Acabo de ver mais outro motivo, o presidente do CFD, Baltazar de seu nomes, diz relativamente à próxima AG, “…os APOIANTES DELE inscreviam-se todos para falar”, estava convencido que nas AGs só entravam sócios do Sporting e com as quotas em dia. Assim vai ser difícil …
5 Julho, 2019 at 9:31
Arranjem um quarto.
4 Julho, 2019 at 17:10
Melhor comentário do ano.
4 Julho, 2019 at 17:11
Tudo dito Sá!
4 Julho, 2019 at 17:42
“A conclusão é simples. Não é inveja que temos. É soberba. É acharmos que nós é que sabemos tudo, que temos os dados todos, que fizemos a análise mais correcta da situação e que todas as nossas opções foram as únicas correctas. Sendo curto e grosso, falta-nos humildade. E quem não tem humildade também não tem tolerância com ninguém.”
Ora bem.
Aqui também assumo a minha culpa.
Mas a tolerância tem limites, não há qualquer possibilidade de união, nem tenho paciência para discutir isso, passou o ano e ainda andamos no “ai jesus”.
E vamos continuar, mas pode ser que os resultados “abafe”…é o meu desejo.
Que a bola e não só, comece a rolar.
4 Julho, 2019 at 18:00
“Pelo que li, está tudo catalogado à priori. Até parece que nada aconteceu para chegarmos ao ponto da destituição.” – Claro que aconteceu, um dos maiores assassinatos públicos que vi em toda a minha vida. Uma cabala muito bem montada que serve determinados interesses.
É com isso que não compactuo. E não há soberba nenhuma, basta olhar para os factos. Estou farto de ladrões no Sporting e no país e não, o Sporting não está acima de tudo. Há coisas bem mais importantes. Coluna vertebral, honestidade e humildade, por exemplo, são bem mais importantes (e uma quantidade de outras coisas como a família, etc).
E basta ver as deploráveis declarações do rogerinho sobre estatutos ilegais (nem vou tão longe com o gajo que dizia que com ele os traidores voltavam todos) para ver quem usa e abusa da soberba.
Parece-me que o erro de BdC foi mais a vaidade e nisso, se calhar, até tinha razão. fez um excelente trabalho!
4 Julho, 2019 at 18:55
Vou-me embora, carrega aí Cherba
Sá
eu muitas vezes dou por mim a tomar decisões extremas principalmente quando vejo estes ataques cerrados a bdc e às vezes não me consigo controlar perante certas injustiças.
Sabes que já não defendo bdc para o Sporting, quero unicamente que não seja expulso e siga a sua vida e discordo completamente que a ideia morreu com o homem.
A ideia é o que importa., outros seguirão com outro estilo se existir vontade
4 Julho, 2019 at 19:35
Nem tens de te controlar. A tasca tb serve para isso, nmo. E é por isso que existe o “resto”, leia-se oportunidades para conversar, alinhar ideias ou até vincar a diferença pq há coisas inegociáveis. Isso não tem é de ser razão para faltar ao respeito, marginalizar quem discorda de nós ou até cortar relações. E contigo sei que não é. É como eu digo, 2 dedos de conversa resolvem mta coisa. Ou não. Mas pelos menos aproveitou-se a oportunidade.
Concordo plenamente ctg. O que interessa é a ideia. E a ideia não vai ser morta pois há muita gente que se revê nela. Não foi à toa que Benedito teve mais votantes, foi a única candidatura que não marginalizou nem a ideia nem a pessoa. Não chegou para ganhar mas serviu para mostrar aos sportinguistas que há ideias e formas diferentes de liderar e comunicar do que a actual. E mais importante do que isso, representativas.
4 Julho, 2019 at 19:51
Eu a ti Sá só tenho a dizer que ganhei um amigo para a vida.
Com o brave já não sei, diz que aparece e depois arranja sempre uma desculpa hahahaha
5 Julho, 2019 at 9:33
Queres ver que na segunda ainda sou eu a ir a vila das aves em vez de ires ao porto?
Opção em cima da mesa, para o Malcolm não ter muito trabalho a carregar o Samuelson.
4 Julho, 2019 at 20:46
Agora a sério, não tenho problema nenhum em debater quem pense diferente de mim aliás já mudei algumas vezes de opinião perante argumentos apresentados pelo emissor porque nem sempre estamos certos ( há quem pense que está ) e sabemos de tudo.
Tenho problemas com um emissor que se apresente com uma arrogância extrema e que nem se dá ao trabalho que também pode ser receptor.
Eu aprendo todos os dias seja a nível profissional ou de hobby ou da vida em si mas detesto a arrogância de quem acha que não tem nada para aprender.
Não temos de ser demasiados humildes quando estamos convictos de algo mas ter a virtude de ser receptor é importantíssimo para evoluirmos ou pelo menos tentar perceber / entender e por isso meu caro amigo gosto muito de ler e ouvir porque és uma voz sensata.
Mas tira o cavalinho da chuva porque eu acabo por ter sempre razão, mama mas sem Baldé
5 Julho, 2019 at 0:58
Alguns será inveja, outros soberba.
Mas muitos mais ainda será confusão, confundindo-se “apoiar o BdC”, com “ter sido apoiante declarado do BdC”, e com “ter-se admirado a maior parte do trabalho de BdC”, e com “achar-se que BdC não devia ser impedido de continuar a ser sócio”. Ou pelo outro lado, confundindo-se “ser traidor croque-varandette” com “não concordar com tudo o que BdC fez”, e com “achar-se que a dada altura BdC não tinha condições para continuar”, e com “pode haver futuro sem BdC”.
Entre os polos radicais há uma esmagadora maioria moderada, fartinha disto tudo.
BdC é uma carta definitivamente fora do baralho. Mesmo o sócio BdC.
Cabia à Direcção, pela sua posição única e privilegiada, pôr um termo a esta patetice, e capitalizar de uma vez por todas a simpatia e apoio dos sócios (da tal esmagadora maioria).
E não o tem feito, por sua única e exclusiva incapacidade e inépcia.
4 Julho, 2019 at 14:59
Excelente texto, Paulo. SL
4 Julho, 2019 at 15:02
Sócio residente na cidade do Porto e estarei na AG para votar contra a expulsão
SL
4 Julho, 2019 at 15:27
Os 71% que se prenunciem, afinal o clube está como eles querem!!
4 Julho, 2019 at 17:12
Este tipo de crítica é a mesma que fazem aos que criticam a direcção e são apelidados de brunistas.
Confundes os 71% com os Varandistas quando no acto eleitoral pós-destituição ele nem foi o candidato com o maior número de sócios votantes, mas tão só de votos expressos. Só por aí cai logo pela base a tua (se é que se pode chamar isso) argumentação.
4 Julho, 2019 at 15:36
Bom mesmo era o gajo que nos envergonhava todos os dias e de quem a culpa é de TODOS menos dele!
Ter gajos decentes e tecnicamente preparados parece ser um grande problema!
Sou contra a expulsão mas calma… o homem há-de ser sempre um calimero de um mimado!
4 Julho, 2019 at 15:46
Muito bom!
Pelos sócios/adeptos do Sporting/Lisboa, BdC vai ser expulso.
Levando isto ao nome do clube – Portugal – acreditem que aqueles que “gastam” um dia para ir ver a bola – se reviram nas ideias do ex-presidente. E votariam NÃO!
Falando por mim, nunca fui tantas vezes a Alvalade, quanto desde 2013. Porra, depois de um sétimo lugar, a casa estava bem composta num primeiro jogo da nova época, se bem me lembro contra um Arouca.
Nesta última época, nem um jogo ao vivo. Não me revejo na ingratidão de um actual presidente, que se esqueceu de quem o manteve por lá.
Tanto que foi escorraçado durante 5 anos por quem não era do Sporting, que agora o vai ser pelos próprios.
Obrigado BdC por estes 5 anos de fervor leonino.
4 Julho, 2019 at 15:53
No Expresso:
A história de Bruno de Carvalho não é de hoje ou de ontem, nem sequer do ano passado, quando o que parecia inquebrável se desfez em fumo de tochas, gritos de sirene e balaclavas. Pelo contrário, o arco da narrativa de BdC tem séculos e segue os caminhos clássicos da tragédia do homem que quis tudo e, logo que o teve, quis um bocadinho mais — e despenhou-se.
Digamos, Ícaro, com as asas e as carnes queimadas pelo sol. E digamos MacBeth, que Shakespeare é bem capaz de ter escrito as personagens definitivas sobre homens e mulheres apaixonados, indecisos, ansiosos, invejosos e — para o caso — ambiciosos para lá do recomendável. MacBeth viu o poder em três bruxas, tomou-o e provou-o, matou, enlouqueceu e acabou por morrer por ele.
BdC passou pelos variados estágios (estamos nas parábolas), mas recusa deixar-se matar “socialmente e profissionalmente” (estamos nas palavras dele) depois de ter perdido o poder. Algo que sucedeu com a parede que o próprio foi tijolando entre ele e os que estavam com ele a partir daquela AG faraónica, em que pediu uma aclamação soviética, precedida por uma dramatização política do género “agarrem-me, senão eu vou-me”.
Em fevereiro de 2018, 90% dos sócios estiveram, então, do lado dele, até ao exato momento do discurso de pequeno ditador: exigiu aos comentadores sportinguistas que abandonassem programas de rádio e tv e colunas de jornais; e exigiu aos sportinguistas anónimos que deixassem de comprar todos os jornais, exceto o jornal do clube. Não foi um excesso de linguagem, porque na manhã seguinte a comunicação leonina voltou a repetir o mantra: quem estava contra BdC, estava contra o Sporting.
Bruno entrou, pois, em roda livre.
Seguiram-se: o post no Facebook, a chamada telefónica para a CMTV, a resposta dos jogadores, a rábula do não-despedimento de Jorge Jesus, o telefonema para a SIC Notícias, os assobios no estádio, as dores nas costas na marquesa, a entrevista ao Expresso, a invasão a Alcochete, a guerra civil de Alvalade, a AG e a queda. 72% dos votantes puseram-no literalmente na rua. E sem emprego.
E foi assim que Bruno de Carvalho se apresentou esta quarta-feira ao juiz Carlos Delca e à procuradora Cândida Vilar, na segunda sessão da fase de instrução do Caso de Alcochete: “Chamo-me Bruno de Carvalho, nasci em Moçambique, que na altura era Portugal, sou desempregado e era presidente do Sporting Clube de Portugal”.
Resumidamente, BdC culpou Jorge Jesus de mudar o horário do treino, culpou o segurança Ricardo Gonçalves de nada fazer na invasão, e deixou insinuações várias sobre o plantel. E garantiu que, afinal, aquele post do qual se veio a arrepender, não fez senão parte de uma estratégia altamente elaborada para subliminarmente levar os jogadores a jogar futebol.
[Reveja o direto da Tribuna Expresso, que acompanhou o dia ao minuto]
Bruno de Carvalho está indiciado por 98 crimes, um deles o de autoria moral do ataque que levou ao fim da sua presidência. Coisa que ele rejeita em todas as suas intervenções, afirmando-se vítima de um “sistema” de gente-bem endinheirada e bem relacionada, representante do status quo que ele insultou ao abrir as “portas do clube ao povo”.
Esse sistema, pelos vistos, chega até ao Ministério Público, porque lhe “disseram que Cândida VIlar é amiga de Godinho Lopes” e então está tudo explicado, evidentemente. O que não se explica é mais uma inconsistência no argumentário, pois este MP é o mesmo MP que estaria tomado por outros clubes que não o seu. E esse sistema irá decidir o seu futuro a dois tempos, entre o Campus de Justiça e o boletim de voto dos sócios leoninos, no sábado, na AG.
O presidente do Facebook, porque as “redes sociais são o futuro” manter-se-á possivelmente ativo até lá, a não ser que…
4 Julho, 2019 at 18:09
Houve uma altura que o Expresso fazia jornalismo.
Hoje em dia até se dá ao luxo de citar o CMerdas sem checkar as fontes: “Segundo o CM…”
Acho que a frase mais querida do jornalismo hoje em dia é mesmo essa: “segundo o CM…” dá cliques em barda, já que o paupérrimo jornalismo que praticam não faz.
5 Julho, 2019 at 8:17
Que merda foi essa? Isso mesmo do Expresso?
Parece ser post de propaganda duma cartilha qql.
Com que então na U.Soviética era “segurem-me ou eu vou embora?” aparentemente todos aqueles que morreram por se oporem aos regimes bastaria não terem “votado” nos lideres, os tais faraós?
Parece que alguem não sabe NADA de história.
E onde é que o ex-Presidente disse que se arrependeu de qualquer post? Seria preciso provar isso, não apenas mandar para o ar.
Nem vou comentar mais, até me dá vómitos só de ler essa merda.
4 Julho, 2019 at 16:24
Como estamos numa de unir o Sporting, segue mais uma senda para a união!
https://peticaopublica.com/mobile/pview.aspx?pi=PT93611
4 Julho, 2019 at 16:27
A net outra vez. Esse lugar tão confortável.
4 Julho, 2019 at 16:36
Excelente texto, paulo, subscrevo por INTEIRO! E cito-o, porque, ao fazê-lo, expresso de forma literal e total o que me vai na alma: “”Por isso, vos digo a todos os invejosos. Àqueles que por aqui andam (e são muitos), àqueles que lideram o meu clube, àqueles que os ajudaram a subir ao poder, àqueles que têm inveja das vitórias suportadas pela corrupção, àqueles que votarem na expulsão de sócio de Bruno de Carvalho (sem verem provas da sua participação no caso de Alcochete) … Bardamerda que não são do Sporting!”” Ponto. Tudo dito. Saudações Leoninas!
4 Julho, 2019 at 17:08
Baltazar pinto e se fores para o caralho nojento da merda.
Este cabrao a apelar para a expulsão de bdc e ainda pedem união e estabilidade .
Expulsem bdc e vão ver a estabilidade, basta um pequeno desaire e vão ver o que é bonito.
Podem expulsar o homem mas não a ideia e isso meus caros é fodido.
4 Julho, 2019 at 17:13
Baltazar tem muito azar, já diziam os Ena Pá para aí em 93 ou 94.
4 Julho, 2019 at 18:43
Engancia é está merda que me enerva, deixem os sócios decidirem sem tentar manipulá-los.
Aí se bdc não for expulso nunca mais teremos estabilidade .
Foda-se para esta merda.
O exemplo do extremismo vem de cima e de seguida pedem união.
Assim não dá
4 Julho, 2019 at 18:48
Esse é o Professor Baltazar?
(olá camarada Vasco)
Ninguém consegue dizer “não comento”?
Cambada de anormais.
4 Julho, 2019 at 19:25
Não conseguem Nuno porque a vontade é imensamente grande.
4 Julho, 2019 at 19:27
e o desejo enorme
4 Julho, 2019 at 17:16
E se num golpe de teatro pela hora do almoço começam a chegar a Lisboa, dezenas de autocarros organizados em segredo cheios de sócios do Sporting Clube de Portugal que vinham combater os do Sporting de Lisboa. O Sporting de Lisboa já condenou BdC. A sua unica salvação seria o Sporting Clube de Portugal.
4 Julho, 2019 at 17:32
Ganda texto, homónimo Paulo!
Acho engraçado o pessoal que mede presidências e Presidentes de acordo com os títulos do futebol!
Acho engraçado a forma como defendem com unhas e dentes gajos que usam o Sporting para tirar dividendos!
Um Sportinguista que ama o Clube e que poderá ter ou não investido na SAD uns trocos, dos poucos que tem, por paixão, não deveria defender acérrimamente aqueles, que até poderão ter investido ou não umas boas maquias, dos saldos chorudos que têm, na SAD, mas porque querem tirar partido disso e que, ao verem que poderiam perder o poder, mostraram que o Clube para eles vale “bola”.
O Orelhas não presta? o Bimbo não presta? Não! Abatê-los? Então e as negociatas?
O anterior CD fez tremer muita coisa e colocou em alerta um País!
Desde os governantes e opositores aos altos dirigentes desportivos
(pensem no Rui Pinto – o medo que por aí grassa de que as verdades apareçam).
E os seus compadres sportinguistas (com “s” minúsculo).
Tiveram de sacar de todas as armas pois estavam a ficar de calças nas mãos.
Mesmo com as merdas que o CD fez (ou mais propriamente BdC), tínhamos de nos manter unidos até eles perderem as calças.
O que não é de um dia para o outro.
Essa oportunidade passou e não voltará a passar.
4 Julho, 2019 at 17:39
Cada vez mais parvos: quem te deu procuração para decidir quem é ou não é do Sporting? Julgas que és algum Führer capaz de incarnar o espírito do povo sportinguista?
Os fanáticos do BdC são igualzinhos aos fanáticos anti-BDC. Julgam todos que o Sporting são eles, tu escreves exactamente a mesma coisa que o imbecil do Ricardo Leão escrevia no Camarote, com o sinal ao contrário.
O Sporting e nosso, dos sócios do Sporting. Não meu, nem teu, nem de nenhum dirigente, seja ele quem for. Não julgues que tens uma varinha mágica para decidir quem é ou não é sportinguista.
Bardamerda também para ti!
4 Julho, 2019 at 18:14
Grande texto, Paulo!
4 Julho, 2019 at 18:22
parabéns Paulo pelo texto , infelizmente parece ser isto o Sporting , pelo menos para isto serviu tudo o que nos aconteceu no ultimo ano e qualquer coisa , ficamos a perceber o que são os Sportinguistas , S.L.
4 Julho, 2019 at 19:00
Queria agradecer pelo esclarecimento. Eu pensava que era um tipo agudo de daltonismo, onde o pessoal só vê preto e branco, mas afinal é inveja. Menos mal.
Bruno representava o ideal certo, infelizmente não o conseguiu incorporar até ao fim. O pior de tudo é que o tempo anda para a frente e o do Bruno já passou, há pessoal que se tem de inteirar disso.
Varandas não é o ideal, não pauta pela transparência e carisma que caracterizava o seu antecessor (cheira-me que é tão mesquinho como o BdC), mas também não é uma bagalheta pendurada no pintelho do cu.
Mais do que a solução, o último parágrafo resume o problema.
Como tenho dito, a união é para enfiar onde o sol não brilha juntamente com as opiniões alheias
4 Julho, 2019 at 19:02
Eu já decidi. Vou votar mas não vou ouvir malucos, já me chegou a ultima AG.
4 Julho, 2019 at 19:04
Mas vou votar só pela minha consciência porque o resultado está mais do que visto. Nem sei porque perdem tempo nisto.
4 Julho, 2019 at 19:18
Só não acho que seja inveja.
Ingratidão?
Alguma.
Ódio?
Muito!
Nem sabem ?
OhOh, algunszinhos.
Não querem arriscar a perder outra vez teta?
Muitos mesmo, mesmo que a teta seja só um ticketzeco.
Porque são pagos ?
Aqui então… .
Mas principalmente e é o que eu acho é MEDO!
TEEM MEDO !
Medo de um ideal onde não cabem, onde são só mais um , onde não conseguem parte, nem que seja migalha, do bolo, medo que o ego não aceita, o snobismo não lida com o medo, medo que percam o estatuto de sportinguista de primeira.
Onde já se viu a elite do castelo estar misturada com o povo?
MEDO, MUITO MEDO !
4 Julho, 2019 at 19:20
Mas ainda há uma facção.
Uma que até trabalha com o inimigo, que é paga por ele e que não o quer afrontar seja de que maneira for.
E isto pode muito bem garantir-nos um título.
O inimigo é dono e senhor disto tudo e mais o será sem ondas .
4 Julho, 2019 at 21:07
Este post está no ponto.
Basta ver o desespero de gente como o Jubas76 que é tipo o Duende do Expresso, o Monteiro: começou este ano a ser sportinguista. O que não faz o dinheiro.
4 Julho, 2019 at 21:43
Concordo plenamente. SL
4 Julho, 2019 at 21:51
É por causa de posts como este que cá venho de vez em quando. Há um ano para trás, vinha todos os dias várias vezes. Mas isso eram outros tempos.
4 Julho, 2019 at 21:57
Bem dito.
4 Julho, 2019 at 23:23
Caro Paulo
Revejo- me totalmente no seu texto.
Obrigado por isso.
Irei votar contra a expulsão de BdC.
Este CD, ao fomentar a divisão, irá ter a paga que merece.
Quem espalha aos sete ventos, que quer dirigir os destinos do Clube sem populismos, não se absteve, durante a campanha eleitoral, e numa medida , 100% populista, para angariar votos dos apoiantes de BdC, de apregoar que não o expulsaria.
Só revela a sua falta de carácter.
4 Julho, 2019 at 23:47
Gostei.
5 Julho, 2019 at 8:08
Caro Paulo, parabéns.
Eu não teria conseguido um texto melhor, e é exactissimamente isso. Sem tirar nem pôr.
5 Julho, 2019 at 14:14
Propaganda, apenas e só!