Não consigo precisar, mas creio que já não postava na Tasca desde poucos dias que precederam a AG de destituíção.
Preferi calar a minha tristeza, colocar a mordaça no circo eleitoral, e nem sequer me atrever a opinar nestas duas últimas AG’s. Nunca fui de largar. Mas a pancada foi demasiada.
Mantive a Tasca como reduto de boa informação, só possivel devido à grande militância que aqui se vive. Mas para quem viveu o Cacifo e passou pelas grandes reformas que o Cherba lhe imprimiu (lembro-me, entre outras, do que lhe fodi a cabeça quando apareceu com a ideia peregrina do “Comando C”) não deixo de ficar algo admirado com o tom da discussão e os contornos que ela assume. Demasiado hiperbólicos.
Há gentes novas, por aqui. Como tal novas opiniões. Pezzonovantes, sempre os houve. Mas outros há, de sempre (Max excluído – sempre pronto a dar a outra face que até irrita, hehehe) que parece que esqueceram esta fantástica Casa, e as respectivas marcas de água com que nos brindavam diáriamente. Ai que saudades do Superleão… Mas também eu evitei a escrita para não me perder. A cabeça, ainda que ausente, fervilha de emoções que desaconselham a demanda. Sempre acreditei que o tempo seria o companheiro ideal para me ajudar a esta travessia de descrença. Mas não foi. Continua mais forte do que eu. É pele. Não consigo.
Fui apoiante de BdC desde o primeiro debate quando Godinho (que viria a ganhar…?) se socorria de um IPad e o Baltazar possuía notas antecipadas de notícias do CM. Nessas bolandas andava o Bruno a caminho da Rússia porque era importante atestar a sua credibilidade, para depois ir receber o Van Basten. Os resultados, apurados às tantas, derrotaram sondagens, estudos de opinião e qualquer vaticínio mais avisado. Curiosamente, Eduardo Barroso, é eleito para PMAG com uma larga maioria sobre Rogério Alves. Este mesmo, o que nunca se engana, e que por volta da 1 da manhã endereçou as mais calorosas felicitações a BdC por uma vitória inequívoca. Mas afinal não. Falou-se muito de churrasco.
6 anos volvidos e as dúvidas nunca nos abandonam. Será que o paradigma psicológico do sócio do Sporting é tão fiável que um colectivo deliberativo não varie… 3 ou 4 pontos percentuais?
BdC o que me deu, tirou. Implacavelmente. Colocou toda a sua força baseada numa mole imensa de associados do SCP, à disposição de uma loucura que só alguma alteração do seu estado emocional poderia justificar. Os tiques sempre lá estiveram. Ecografias no Estádio, elegia à sua própria família na Inauguração do Pavilhão, alteração da data da Gala em função do seu casamento, evento esse cedido em exclusivo à CM. Depois a intervenção em directo via telefone para um programa no mesmo canal. Escuso referir a inépcia que sempre demonstrou em estratégia comunicacional como é bem própria, o inenarrável desempenho na Sporting TV por via do Arouca Gate.
Depois veio o Jogo de Madrid e o post, que quanto a mim, nem sequer foi parecido com o empolamento que mereceu. Já estava em marcha, a fundo, todo o manancial que o viria a derrubar. Do País político, aos Spin Doctors da desinformação, à falta de palcos onde pudesse existir contraditório, passou a valer tudo. Aí estava o Golpe no seu máximo esplendor. E este foi como nunca se viu igual. Um assassinato de carácter, um plantar de fake news que depois de o serem não há desmentidos que valham, um ataque que nem Murphy conheceria quando elaborou a sua lei. E aqui entramos nós.
Como referi na minha já distante intervenção de Junho de 2018, tudo o que não passasse pelos sócios, era Golpe. E o facto é que por mais que se escudem em qualquer percentagem, não passou. J. Marta Soares à sua boa maneira assumiu-se como o pantomineiro no qual toda a sua vida assentou. Dos bombeiros à chanfana, tudo tem contornos herécticos para o bem estar da sua própria coluna. A palavra deste energúmeno vale zero. Aos poucos, por sua via, o sporting começou a tomar conta do Sporting. Ainda que houvesse nos contestários gente que nunca perdoaria as diatribes de BdC, por motivos que julgaram razoáveis e assentes nos meandros da consciência, outros houve que sentiram a presa rapidamente a transformar-se em carcaça.
Opera-se a demanda maniqueísta, com sedes várias, algumas nas redações de pasquins e outras nas próprias Instituições da Republica. De tal maneira que para cada situação putativamente incriminatória do bom nome do SCP apenas baseadas em “bocas”, haveria pelo menos 6 do benfica alicerçadas em processos com comunicações dos seus responsáveis que se relativizavam por força das primeiras. Como? Pelo assunto do momento. BdC. Suas vida Institucional e pessoal. Sem limites. As nomeações para servir o banquete não carecem de qualquer anuimento por parte dos associados que passam a ser meros voyers de uma estória para a qual nem convidados foram.
Portugal inteiro, une-se no pedido da cabeça de BdC. Será? Errado. Pediu-se a cabeça do Presidente do Sporting, que tantas e tantas vezes foi factor de destabilização do establishment do desporto e de anos a repartir a dois. E, como não podia deixar de ser, reaparece a alma mansa do Sportinguista, a estender a passadeira em busca do primado de uma pretensa essência que se deseja trôpega mas distinta. Nobless Oblige. Mate-se o Demo.
O resto, e aqui chegados, já todos conhecemos. As extraordinárias conquistas do CD de BdC não mereciam ter sido sufragadas deste modo.
Para mim, que vivi este fantástico período de perto em contraponto a outro que nos deixou anos em subserviência é impossível voltar. Não voltarei atrás. Já não tenho idade nem força para isso. Não sinto uma centelha de entusiasmo. Dou por mim a não tolerar qualquer tomada de posição por parte desta gente, não lhes aturo um sorriso. Não há empatia. E estes são o sporting. Nunca serei um deles. Ainda creio que mais dia menos dia, cairão de maduros. Os atropelos à democracia sempre acabaram mal. Mas como estará então o Sporting?
Interrompo hoje 44 anos de associado do Sporting Clube de Portugal. Às 13 horas em ponto, seguiu o meu cartão em direcção aos serviços do sporting. Serei cliente da Tasca. Bebo sempre do mesmo. Escusam de perguntar. Não haverá respostas. É mesmo para rever amigos digitais que nunca conheci, mas que me fazem falta.
Um grande abraço na pessoa do Cherba.
Lusatenas
*«eu ouvi o teu comentário» é servido sempre que o homem do balcão consiga distinguir uma boa posta por entre o barulho dos pratos
8 Julho, 2019 at 18:28
Camarada, espero, um destes dias, ler-te escrever que não voltaste atrás, mas que o cartão de sócio está novamente contigo. A tua bebida continuará a ser servida. Sem perguntas. Na esperança de que, entre amigos digitais, assistas à caminhada que levará a esse momento e que o celebremos pessoalmente. Um abraço!
8 Julho, 2019 at 18:36
Como compreendo este post….
Não é este o Sporting que aprendi a gostar e como tal também eu suspendo as minhas quotas pois não me revejo nas politicas praticadas por este CD
8 Julho, 2019 at 18:41
Um sincero abraço leonino.
Compreendo a decisão e infelizmente aceito-a.
Nunca perdoarei aquilo que fizeram ao Sporting nestes últimos 14/15 meses.
Bruno não tinha, nos últimos meses, e se calhar não tem condições psicológicas para ser presidente do Sporting, mas se a dicotomia for entre Ele e eles eu escolherei sempre a primeira opção!
9 Julho, 2019 at 7:06
Fdx, tal e qual como eu!
8 Julho, 2019 at 18:41
Fantástico Lusatenas. Exprimir sem medos o que se sente, sem ofender ninguém. Estou com cada vírgula do que escreveste. O meu cartão ainda está comigo. Já pouco me diz, mas sinceramente não sei se entregá-lo será a melhor solução.
8 Julho, 2019 at 18:42
Li e reli o texto há espera q a segunda leitura me conseguisse abreviar a tristeza q a primeira reflectiu em mim … 44 anos de associado terminados desta forma e com o patrocínio de quem deveria patrocinar exactamente o oposto. Grande abraço.
8 Julho, 2019 at 18:45
também me custou comamerda ler isso… e custou-me por vir de alguém que o faz por um sentimento e não por uma qualquer guerrilha política
8 Julho, 2019 at 18:48
O tal sentimento que muitos teimam em rotular.
Isso é que é triste haver pessoas que não podem manifestar o seu amor ao clube.
Amor sem interesses a não ser ver o Clube forte.
Fossem todos assim e não estávamos nesta situação….
9 Julho, 2019 at 0:04
Isso é o que dói mais! Porque, contra isso, não há qualquer argumento, nem qualquer apelo válidos. Nem o apelo para que o sportinguismo se sobreponha à sua mágoa pela ignomínia alheia.
A única razão que me distancia das suas palavras é a de não querer ficar à espera que os ignóbeis caiam de maduros. E de tentar contribuir com algo, por pouco que possa ser, para acelerar a sua queda.
Um abraço solidário e saudações leoninas
9 Julho, 2019 at 12:27
Ainda não contei isto a ninguém, aqui vai…
Sempre admirei o BdC, desde que concorreu com o Godinho Lopes, via-se que era o líder perfeito. Fui seguidor no facebook, mandei-lhe dezenas de mensagens, quase sempre respondidas. Comentava tudo o que postava, sempre com uma carácter motivacional, mesmo até quando ele escrevia parvoíces. Até o defendi naquela entrevista gravada ilegalmente. Resumindo, eu era grande fã, tinha feedback, e isso enchia-me a alma. Após o post de Madrid escrevi ipsis verbis: “Presidente, terá certamente a noção de que essas palavras, interpretadas maliciosamente, poderão virar-se contra si. O melhor é apaziguar as coisas antes que os abutres ataquem. Um abraço e força” e obtive resposta: “Não gostas, muda de clube” e bloqueou-me no FB. Fiquei de rastos, acreditem. Tentei entrar em contacto com ele, sempre sem sucesso. Criei até outra conta no FB, pedi amizade, fui aceite, e assim que lhe escrevi uma mensagem a dizer quem era e a querer explicar o que tinha sucedido, fui bloqueado novamente.
Depois foi todo um rol de disparates, onde se verificou que o ego era (é) maior que o próprio SCP, que o Eu estará sempre à frente do Nós, e que a situação é patologicamente irreversível.
Podia ter sido, de longe, o melhor presidente do Sporting. Assim, com as decisões do último ano, arrastou-nos para o extremo oposto. Jamais lhe perdoarei isso! As decisões do último ano (ainda nem todas vieram a lume) foram demasiado nocivas. E o pior é que esta falange de 30% de seguidores a todo o custo, jamais permitirão a estabilidade, pelo que mesmo fora (fisica e legalmente) ele continua a prejudicar o SCP todos os dias! Nas próximas eleições enviará um “ponta de lança” para concorrer por ele que provocará ainda mais divisionismo. Desculpem o texto longo. SL
9 Julho, 2019 at 13:00
Portanto, tiveste um arrufo nas redes sociais e com isso toca a odiar o presidente do clube e a fazer propaganda para o expulsar. Faz sentido. Faz todo o sentido. Se ele por acaso não te cumprimentasse na rua, então era fuzilamento sem direito a venda, creio. Falaste em “ego”?
9 Julho, 2019 at 15:21
É essa a conclusão que tiram.
Brilhante.
9 Julho, 2019 at 14:56
Foste expulso do grupo de amigos de Bruno de Carvalho no Facebook. E ficaste chateado.
Ele foi expulso de sócio do clube a que presidiu.
É era só isto que queria dizer.
9 Julho, 2019 at 15:17
Sacaio
“E o pior é que esta falange de 30% de seguidores a todo o custo, jamais permitirão a estabilidade, pelo que mesmo fora (física e legalmente) ele continua a prejudicar o SCP todos os dias!”
Este é que é o ponto central. O Sporting já teve 90% já teve 50% já teve 30% e sempre andou para a frente.
O problema atual é terem deixado esses 30% sem representação e sem direito de voto.
Por tudo o que explicaste até podia não querer mais votar no Bruno de Carvalho, mas o que não podiam fazer era retirar-me esse poder de voto.
Acresce que “À mulher de César não basta ser honesta, deve parecer honesta” e por muito que se diga que todo este processo foi honesto ninguém pode negar que nunca o pareceu. E ao ter essa aparência irá ter SEMPRE resistência.
Quem está na direção sabe disso mas colocou ódios pessoais à frente do interesse do Sporting.
Não é o Bruno de Carvalho que prejudica o Sporting, muitos já prejudicaram verdadeiramente o Sporting e foram corridos. O que prejudica o Sporting é terem fomentado a divisão com estes processos ridículos e muito pouco transparentes.
Acresce que tudo o que foi dito há 1 ano está paulatinamente a acontecer como os “tais 30%” previram. Ver o Sporting a transvertir-se numa p#t@ dos Mendilhões é apenas gota que transborda do copo de água.
9 Julho, 2019 at 16:08
Pois, mas não fui eu que tentei fazer refém as contas bancárias do Sporting, não fui eu que me agarrei ao poder, não fui eu que disse que era chato o que aconteceu na academia, não fui eu que mudei a “puta da gala” para me casar com se fosse o SCP que estava a casar, não fui eu que anunciei o nascimento de uma filha nos ecrãs de Alvalade, não fui eu que expulsei presidentes anteriores, não fui eu que contratei o Carlos Dolbeth que a todos nos envergonhava diariamente a destilar ódio, não fui eu, não fui eu…
9 Julho, 2019 at 16:42
Sacaio
Continuas sem perceber o ponto.
A cada demérito que apontas a BdC eu era capaz de te apontar um mérito bem maior mas há muito que me deixei dessa discussão.
Digo-te mais, algumas dessas situações são descontextualizações à pasquim mas como disse… já nem vale a pena bater mais na mesma tecla.
Quanto a isso digo-te apenas que não precisavas de gostar do Miguel Ângelo para admirar o teto da Capela Sistina.
Uma coisa é o artista, outra coisa é a obra.
Mesmo após algumas das situações que apontas aí, mais de 90% continuou do lado de BdC. Isso significa o quê? Que apesar de não gostarem dele, gostavam da obra feita.
O que não consegues perceber é que ao marginalizar BdC não estão a marginalizar apenas um homem. Estão a marginalizar 30% dos votos que representam mais de 30% do número de sócios.
Uma coisa é haver eleições, cada um fazer a sua campanha, ouvires os prós e os contras e no fim ganhares ou perderes nas urnas.
O problema é que a imagem que passou é que os “novos donos” do Sporting não querem correr riscos de perder nas urnas o que faz de BdC um mártir e o que faz com que os tais 30% se sintam revoltados e não representados. Sinto que perdi o direito de votar em quem bem entender e de perder nas urnas como todos os outros.
Para além disso, não foi só BdC que foi afastado, foi um rumo que era apoiado por 90% dos Sportinguistas apesar da personalidade BdC.
10 Julho, 2019 at 11:26
E o que fez ele com os anteriores presidentes? E aí poucos se revoltaram… Não era estar a condicionar os votos futuros? Ele caiu na panela que pôs ao lume. Agora, azar.
9 Julho, 2019 at 11:48
É triste.
Incomparavelmente mais triste do que a saída do estádio na final da taça UEFA de 2005.
Eu ainda sou sócio. Confesso que não consigo explicar porquê.
Deixei no ano passado a Gamebox que tinha desde 2003 porque não consigo ir ao estádio.
O Sporting sempre teve nas suas direções os mais diversos rotulados, uns que me envergonhavam outros não.
O que mudou? Deixei de me identificar com a massa associativa. Ou pelo menos com a sua dita maioria.
Não pela escolha da direção. Asneira já fizemos tantas vezes.
Deixei de me identificar pela ingratidão e a cima de tudo por não me deixarem votar em quem eu bem entender.
Eu ainda sou sócio. Mas se não me entusiamo com o clube (nem na silly season) nem me identifico com a massa associativa, não consigo explicar o porquê da insistência.
9 Julho, 2019 at 14:58
Pois é. Também estou assim. Sem saber por que razão mas quando olho para o cartão não o consigo deixar cair.
8 Julho, 2019 at 18:42
* na esperança
8 Julho, 2019 at 18:43
Cherba quer que o sócio continue. Sócio magoado, mas que continue… Cherba, um franco defensor do Sporting C.P.
Bem haja.
8 Julho, 2019 at 18:45
se eu quero que ele continue a ser sócio?!? porra, isso nem se pergunta
8 Julho, 2019 at 18:50
Acho que o que o caríssimo quis dizer é que não faz sentido querer as pessoas no clube magoadas…..faz sentido lutar por elas para que mudem o seu estado de espírito.
Não andarmos aqui feitos zombies.
8 Julho, 2019 at 18:46
É uma tristeza este abandono de sócios merecer comentários de merda no antro das redes sociais.
Coisas do género…vai pela sombra, ou não fazes falta nenhuma ou outra merda dita por um qualquer monte de merda.
Lusatenas nunca nos cruzamos aqui ou noutro lado.
Pela sua mentalidade de combate e vontade de ver um Sporting forte, seguramente faz falta ao clube.
Espero que repense assim como eu que por mais que queira mandar aquela gente com o caralho, tenho fé e esperança que outro maluco como eu ou como outro de nós queira combater este mal que está instalado no clube e no país.
Abraço
8 Julho, 2019 at 18:47
volto a deixar uma palavra solidária ao caro Lusatenas , os tempos não são fáceis , é tempo de o pessoal começar a falar/discutir com honestidade intelectual o que car”##!! estão a fazer/fizeram ao SCP .
8 Julho, 2019 at 18:54
Todos aqueles que dizem que não percebem quem pensa deixar de ser sócio pelo que se tem passado e dizem que esses não fazem falta, deviam ler este texto e depois de o ler, voltar a reler.
E não se esqueçam de uma coisa, só esse mesmo Sportinguista sabe o quanto lhe custa e a dor que certamente lhe causa.
8 Julho, 2019 at 18:55
“Interrompo hoje 44 anos de associado do Sporting Clube de Portugal.”
44 anos. Repito. 44 anos.
Uma vida, uma vida dedicada a uma causa, a um amor irracional do qual não explicar. São precisos 44 anos e uma canalhice de todo o tamanho para que alguém com este tempo de associado entregue o seu cartão. É triste ler isto, mas amigo, o que você lutou durante estes 44 anos, deixará concerteza o legado aos mais novos. Nós mais novos não desistimos, não vergamos, por si e por todos aqueles que lutaram por este clube.
Um bem haja. Sporting sempre!
SL
8 Julho, 2019 at 18:56
Viva @UniroSporting!!!
Mais uma vitima do fantástico trabalho desta direcção!
Ahhhh….
Não compreendem que estão a trabalhar para o bem do Sporting (cada vez mais bem… Sei lá!)!
As maiores felicidades companheiro!
Como o compreendo, amigo (digital)…
De desgraça em desgraça até à derrocada final!
8 Julho, 2019 at 18:56
Enorme posta que reflete por completo o meu estado de alma.
Apenas vou diferir num ponto do caro Lusatenas, o meu cartão de sócio mantém-se comigo a aguardar por melhores dias…
SL
8 Julho, 2019 at 18:58
Tenho amigos que após a destituição não renovaram box e foram ao estádio 3 ou 4 vezes beneficiando de uma oferta ou empréstimo.
Apoiantes ferrenhos do Bruno, mas a razão que os levou a tal decisão foi a vitória do Rogério Alves (Varandas para eles não conta, dizem que não tem arcaboiço).
Uns votaram JB, outros DF…
Isto para dizer que não deixaram de pagar quotas e afirmam que qd houver eleições lá estarão para exercer o seu direito.
8 Julho, 2019 at 19:16
E deixa-me adivinhar?
Foram votar a favor de não se poderem escolher OS de listas diferentes?
8 Julho, 2019 at 19:25
Olha… estes 3 que falo não foram a nenhuma AG.
E acho que nunca foram ao JR.
Apenas os foquei pq são um caso real.
8 Julho, 2019 at 19:30
🙂
É que há casos reais bem engraçados. E lembrei-me disso porque o Lusatenas no desabafo menciona o Eduardo Barroso – só por acaso nem sequer era da lista que ganhou o CD.
Uma coisa impossível hoje em dia.
Porque 90% foram lá dizer que assim é que era bom.
9 Julho, 2019 at 0:50
Há casos reais que tu nem imaginas!…
9 Julho, 2019 at 8:20
Tens toda a razão Maria. Toda a razão.
8 Julho, 2019 at 19:58
Secalhar dizem que Varandas não conta porque desconfiam que é um testa de ferro de alguém e não comem disso….
8 Julho, 2019 at 23:48
Por isso mesmo.
9 Julho, 2019 at 7:37
Mas há alguem que ache que o fivelas é alguem? Ele não passa de uma marioneta.
De cada vez que tem de falar ele treme por todos os lados. O perfeito exemplo de uma pessoa sem um pingo de lideranca.
Ele foi posto lá, pelas mesmas pessoas que decidiram que era preciso Alcochete acontecer. Sim, porque se uma coisa sabemos sobre Alcochete é que foi um trabalho pago, e isso já foi referido inumeras vezes. Não foi um acto de momento, nem uma vinganca, nem nada disso, foi um servico.
8 Julho, 2019 at 19:06
A frase “os Sportinguistas são diferentes” são um açaime colocado por uma facção, para manter-nos controlados e enjaulados no próprio paradigma.
E, verdade seja dita, continua a resultar na perfeição.
8 Julho, 2019 at 19:06
Amigo “Lusatenas”…
Eu “não tenho 2 caras”
Tenho apenas uma…e sempre foi…é e será “verde da cor da Esperança”…
O meu apoio vai sempre para o Sporting em quaisquer circunstâncias…
Consubstanciado no apoio à Direcção que esteja em vigência (até que por razões externas…ou por “puro suicídio”)…a mesma deixe de me oferecer garantias de que os “seus interesses últimos”…são os do próprio Clube…
Não me agradam minimamente muitas das coisas que nestes últimos meses…vêm atormentando o normal “caminhar” do Sporting…
Mas pode ter a certeza que quando concluir que quem está “não serve” (e que há uma alternativa credível…já agora onde está ela…?) …
Estarei disponível para estar presente numa AG e com os meus votos “ajudar a dar” o melhor rumo ao Clube…
Mas não contem comigo para…”o bota abaixo…”…
E acredite que nada tenho a ver com o “feijão frade” (não me conhece minimamente… ou não “me julgaria” com tanta superficialidade…)
Sporting Sempre…!
Abr e SL
8 Julho, 2019 at 19:12
Voltei a ler o que escreveu…
E só posso mesmo pedir-lhe desculpa…
passou-me aquele…: “Max excluído..”
Sabe amigo estou “tão farto de guerras” (e num momento em que a saúde não é a melhor…)…que até “parece que já vejo fantasmas” por todo o lado…
Mais uma vez as minhas desculpas…
Abraço e SL
8 Julho, 2019 at 19:37
Um abraço Max… as melhoras!
Z
8 Julho, 2019 at 19:41
Obrigado amigo “a coisa está negra”
Abraço e SL
8 Julho, 2019 at 20:08
Amigo Max, não tenho o prazer de o conhecer.
É verdade que do alto da sapiência da sua idade um pouquito mais avançada do que a minha (55), já me fez uma ou outra vez exasperar com tanta “condescendência”. Mas depois penso que antes assim do que o insulto gratuito de que não sou adepto.
O Max é aquele automobilista que vai na faixa da direita enquanto os outros andam a pular de faixa para faixa. No fim chegam todos ao destino na mesma altura.
A saúde vai certamente melhorar, até porque a Tasca necessita de ter sempre sentado ao canto do balcão aquele que vai dando uns calduços aos putos mal comportados.
Votos de melhoras e um grande abraço.
8 Julho, 2019 at 21:18
MaxMartins
Grande abraço e desejo de rápidas melhoras.
Saudações leoninas
8 Julho, 2019 at 23:09
As melhoras, Max!
8 Julho, 2019 at 19:56
Que grande post Max!
Até me fez sorrir!
Abraço e SL
8 Julho, 2019 at 19:10
Incrível como chegamos a este ponto.
Tb eu me sinto cada vez mais afastado do clube…e nem sei responder muito bem porquê…
Enfim…mais do mesmo, de um clube que só sabe viver em guerriilha
8 Julho, 2019 at 21:06
O Jonny eheheheh
Tu queixares -te de guerrilha eheheheh
Oh pah não leves a mal, nas tu dizes mal de tudo! Há anos!
😀
8 Julho, 2019 at 19:15
Revejo-me integralmente neste texto. Já não pago quotas desde janeiro e vou igualmente devolver o meu cartão de sócio.
A Direcção soube bem o que fez, sendo o silêncio do presidente na AG completamente elucidativo.
O que a maioria dos sócios não compreendeu, é que não estava a expulsar apenas dois sócios.
Continuarei a seguir o Sporting, creio que cada vez com menos interesse. Sim..irei pela sombra…à espera que exista um outro projeto em que valha a pena acreditar.
Z
9 Julho, 2019 at 0:25
Expulsaram mais que 2 sócios. Expulsaram o Sportinguismo genuíno.
9 Julho, 2019 at 1:23
Não vale a pena ser sócio pois eles próprios estão a manipular as eleições. São churrascos, são sacos do hiper, são votos numerados. Gostaria de saber quem gere estas eleições? São como as eleições nacionais em que existe um representante ou delegado de cada representante ou é uma empresa que gere este serviço?
9 Julho, 2019 at 7:42
Na AG de destituicão vários sócios pediram isso mesmo ao PMAG, para cada lado poder nomear uma pessoa para garantir a veracidade das votacões e ambos concordarem numa entidade independente para supervisionar todo o proceso.
Na altura poucos ligaram a isso, mas o lider desse baixo assinado (eram mais de 1.500 assinaturas, eu incluido) teve de ir à televisão fazer uma CI para pedir explicacões ao bombeiro por não dar uma resposta ao pedido. Nessa altura ele responde com o seguinte “não tenho tempo para estes pedidos dos sócios”.
9 Julho, 2019 at 1:36
Eu. Talvez farei um texto do que é ser um Sportinguista menor, como eu…
8 Julho, 2019 at 19:15
Bons olhos te leiam…Como fazem falta pessoal antigo que deixou de aqui escrever,de aqui beber o seu copo.
Eu entendo perfeitamente,eu falo por mim,fico triste,revoltado com tudo isto que aconteceu ao nosso Sporting,sinceramente mete uma pessoa abaixo,ando sem vontade de falar de política que é o que mais há no nosso clube,andamos nisto aos anos,tudo isto já enjoa,clube de egos,de vaidades,tristeza.
E sim à beira de muita coisa que leio por aqui,que saudades do super leão e de os jogadores desvalorizarem na seleção…
Abraço SL
8 Julho, 2019 at 19:17
Li duas vezes o texto do lusatenas enquanto espero por um tasqueiro para jantarmos juntos e só consigo não dizer nada.
Muito obrigado lusatenas, muito obrigado mesmo, é tão isto que eu sinto que não consigo reproduzir na escrita.
Hoje salvaste-me o dia.
Um abraço sincero de um admirador virtual.
8 Julho, 2019 at 19:23
Cala-te e despacha-te.
8 Julho, 2019 at 19:17
Caros Sportinguistas
Mais um verdadeiro Leão que nos vai abandonar.
Não se trata de um arrivista qualquer.
44 de associado, quer dizer muito .
Eu não tenho tanto tempo, mas se Deus quiser , lá chegarei.
Embora , não o conheça, lamento que as circunstâncias que rodearam o Nosso Clube, o tenham levado a esse extremo.
Embora, eu também tenha perdido todo o entusiamo que ao longo da vigência do anterior CD, fui ganhando, tanto nas idas ao estádio como ao pavilhão , vou manter- me como sócio.
Comprei hoje a gamebox para o futebol.
Uma coisa , lhe garanto.
Retribuirei em dobro , ao actual CD, as faltas de respeito e impropérios de que foi alvo o anterior CD, na pessoa do seu Presidente.
Não lhes darei descanso, seja no estádio, no pavilhão ou em qualquer AG ( possívelmente, agora já não haverá mais. O objectivo foi alcançado).
Que volte depressa. Será um bom sinal.
Viva o SCP
8 Julho, 2019 at 19:18
Com todo o respeito pelo Lusatenas e pela sua partilha de opinião, faço uma pergunta honesta a quem aplaude fortemente o comentário:
Já deixaram ou vão deixar de ser sócios?
8 Julho, 2019 at 19:26
Estás a armar-te em esperto? Ou queres mesmo saber?
Z
8 Julho, 2019 at 19:28
Espertos são os cães.
8 Julho, 2019 at 20:02
Há cães muito mais inteligentes que muito boa gente…
8 Julho, 2019 at 23:49
A quem o dizes…
8 Julho, 2019 at 19:29
Se queres mesmo saber… no meu caso deixei de pagar as quotas no fim de dezembro pois já tinha o ano pago.
Vou pagar as da minha filha que também estão em atraso. E continuar até ela as poder pagar se quiser.
E vou devolver o meu cartão assim que chegar a Portugal.
Z
8 Julho, 2019 at 23:50
Perguntei porque há muito no comentário do post onde tanta gente se revê, naõ tenho qualquer dúvida, mas jamais posso aplaudi-lo ou concordar com ele na totalidade qd há um desistir de sócio.
No fundo, é desistir.
9 Julho, 2019 at 0:16
“(…) A única razão que me distancia das suas palavras é a de não querer ficar à espera que os ignóbeis caiam de maduros. E de tentar contribuir com algo, por pouco que possa ser, para acelerar a sua queda. (…)”
Foi isso que escrevi atrás. É essa única diferença! Não apaga, nem diminui TODA A CONCORDÂNCIA!!!
SL
8 Julho, 2019 at 19:27
Já,eu já porque tudo isto me irrita,a algum tempo que deixei de ser e tão cedo não conto voltar.
Eu que sou do norte apenas era sócio para poder ajudar as nossas modalidades porque nós aqui pouco usufruímos da condição e quando chega a altura de ter voz no nosso clube,sejam em eleições ou ag,é uma merda porque isto de fazer 600km para ir votar é de país de 3 mundo mas também o era porque era um motivo de orgulho para mim,porque me revia da maneira como estavamos,ver a esperança verde de volta,ver aquela força que nós tínhamos,que gosto me dava,agora este estado onde estamos?!sinceramente jogos no norte todos que puder,irei e estarei sempre presente em modalidades aqui perto se der,mas agora política para mim acabou,não quero saber.
8 Julho, 2019 at 23:52
Koki, atenção que não estou a julgar ninguém, cada um faz o que quer.
Fiquei foi curioso pois o deixar de ser sócio (sem ser por questões financeiras) não faz para mim sentido numa altura em as modalidades muito precisam de nós e uma próxima eleição tb.
Depois a malta queixa-se…
Agora, estar cansado disto, não ir ao estádio, não renovar box ou nem sequer ver em casa… isso é outra conversa.
9 Julho, 2019 at 0:02
Eu sei Brave,por isso mesmo que respondi sem problema,já o tinha deixado de ser por culpa minha e ainda pensei em voltar mas não deu,um dia mais tarde quem sabe 😉
agora em relação a tudo o resto estamos de acordo,tou cansado de isto tudo,mesmo.farto de política e de discussões acerca de tudo,menos futebol.
SL
9 Julho, 2019 at 1:34
Estamos todos… isto é desgastante.
Tantos anos (sem ganhar um caralho) a viver esta merda de outra maneira, hoje em dia damos por nós à tareia e a discutir 70% de política e 30% de bola.
8 Julho, 2019 at 19:46
Se a recontarem acontecer com este CD de ladr… de coisos, e considerando que deixei de pagar quotas em setembro de 2018, sim.
Subscrevo cada vírgula do que está lá em cima. A excepção é que não devolvi o cartão. Mas só regularizo quotas se aparecer alguém em eleições para mandar borda fora estes gatunos e achar que os boletins numerados não foram previamente colocados em proporção 7 para 3, que é o que eu acho que serve o caríssimo conjunto de algarismos.
E como raio gostava de conseguir deixar de ser adepto 🙁
8 Julho, 2019 at 20:07
Eu e o meu filho. Enviei hoje os cartões. Parece que não fazemos falta nenhuma ,por isso……..
8 Julho, 2019 at 20:20
Eu fui dos primeiros a comentar o post dele e disse apenas “Um forte aplauso”.
Concordo com tudo que ele disse, até com o deixar de ser sócio embora não vá seguir o exemplo dele. Não tenho 44 anos de sócio mas tenho 35, percebo perfeitamente as razões que o levaram a fazer isso. Não se deitam fora 44 anos de ligação só por capricho. Eu só não o faço por uma questão sentimental, se fosse por razões racionais teria feito o mesmo.
Continuarei sócio mas tenho a perfeita noção que não mandamos nada, estamos entregue aos bichos e a conversa do “agora é que temos que nos unir ainda mais e fazer sentir a nossa voz bla bla bla”, isso é conversa para burro ver, só voltamos a ter voz quando já só restar ossos outra vez.
8 Julho, 2019 at 21:41
A partir deste mês, vou deixar de pagar quotas e não renovei a minha box e a do meu pai. Por enquanto, o cartão fica comigo.
8 Julho, 2019 at 19:21
Como se percebe este texto…. É tão isto… Quem não percebe que, quer na destituição, quer na última AG não se votou, quem o fez, a favor de BdC mas sim contra TUDO ISTO que não queremos NÃO PERCEBEU NADA…
Eu também já disse que deixaria de pagar as quotas… Para já não o farei pois continua a ser a única forma de ter o meu poder para mudar alguma coisa… O que eles querem também é isso…, que os deixemos em paz…, porquanto não o farei… NÃO OS DEIXAREI EM PAZ e manterei o ‘meu poder’…
Deixarei de frequentar as bancadas (cá em casa são 4 a menos) NUNCA DEIXAREI DE ‘os’ CONFRONTAR…
Hão-de cair de maduros… Só espero que não seja tarde demais… FIGHT & RESIST (continua a ser, hoje mais que nunca, o melhor toldo para a Tasca)
SAUDAÇÕES LEONINAS
9 Julho, 2019 at 0:23
Z. concordando com a maior parte do que disse e defendeu, permita-me discordara com a expressão “Hão-de cair de maduros… “; e não concordo, porque nem os quer deixar amadurecer; para que “não seja tarde demais”. Só não digo que hão-de cair ainda verdes, porque tenho sérias dúvidas que o sejam.
Um abraço e saudações leoninas
9 Julho, 2019 at 1:28
Não vale a pena, pois eles controlam as assembleias e as votações nas assembleias. Não acredito em nada destas eleições das assembleias. Esta gente só sai agora quando o dinheiro acabar. Anos e anos tiveram no poder e só sairam pq acabou o dinheiro. Nestas ultimas eleições tiveram quantos candidatos? Nas eleições que o Bruno ganhou só havia ele e o Godinho.
9 Julho, 2019 at 1:47
Bdc e Couceiro, não Godinho. SL
8 Julho, 2019 at 19:26
Devastadora leitura dum post tão bem redigido e que transborda Sportinguismo.
Este meu comentário não conterá qualquer opinião, nem muito menos juízo de valor sobre o magnífico e assustador texto que li. Acima de tudo, fica a minha humilde nota de profundo respeito por tão avassalador desabafo e, sobretudo, pela demonstração da possibilidade de expressar o que vai na alma sem recurso a ofensas. Por esse motivo deixo aqui a minha vénia ao Autor!
Sábado, uma vez mais, senti “na pele” o valor dos meus 8 votos (= zero).
Os notáveis falam dum virar de página ou do encerrar de negro capítulo da história do Sporting. Eu, da minha parte, sinto o renascimento daquilo que mais nocivo aconteceu ao nosso Clube! Cada um saberá de si e o tempo, como sempre, tratará de revelar quem afinal tinha razão.
Da minha parte, abriu-se nova página e entrou-se em novo capítulo negro na história do Sporting e, com muita tristeza, cá estarei pronto para aderir a qualquer iniciativa necessária ao desmantelamento deste conhecido ‘establishment’ que manda, novamente, no Clube. Bem sei que será provavelmente utópico pensar na queda deste conhecido ‘status quo”. Contudo, ao mesmo tempo acredito que as comadres se zanguem e, consequentemente, se descubram as verdades. Pode ser que a nova queda seja definitiva. Assim o espero!
Quanto ao Belzebu expulso e linchado na praça pública, agradeço-lhe por tudo o que fez pelo nosso Enorme Sporting e desejo que o revisionismo não o apague da memória de todos os Sportinguistas. Desejo também um dia ver o publico reconhecimento da injustiça cometida e a reversão do crime cometido sobre o “louco” e todos os que estiveram ao seu lado!
A espera será longa, mas como Sportinguista que sou, paciência e resistência são coisas que não me faltam!
Termino com verdadeiras saudações Leoninas ao grande Sportinguista responsável por tão sentido post, extensível naturalmente a todos aqueles que a ele não ficaram indiferentes!
SL
8 Julho, 2019 at 19:40
Cada um fará o que em consciência entender ser o melhor…
Mas permitam-me uma pergunta…:
Sabendo-se que apenas os sócios com quotas em dia terão direito a voto…
Não vos “atormenta” o não puderem ter parte nessa hipótese de mudança ..?
Peço -vos que pensem um pouco mais e sobretudo
“Que pensem Sporting…”
Eu já uma vez “fiz essa asneira” ( penso-o agora…) e disso me arrependerei para sempre…
Amigos “dêem mais uma hipótese…ao amor das vossas vidas…”
Abraço e SL
8 Julho, 2019 at 19:51
Mas Max… o que fazemos quando não sentimos que nos querem em casa? Quando o Presidente se remete ao silêncio? Acha isto normal?
Z
8 Julho, 2019 at 19:57
Não é normal …mas o Sporting “é mais muito mais…que qualquer Presidente…”
Peço amigo que pense nisso…
Abraço e SL
8 Julho, 2019 at 20:18
É tão isso Max…
8 Julho, 2019 at 20:57
Max.. Acha normal uma AG permitir votações enquanto se discute o assunto em votação?
Z
8 Julho, 2019 at 21:33
Não …é claro que não…
Isso é uma aberração…
Mas o Sporting é e continuará a ser..,
Maior que todas “essas falhas “ inadmissíveis em homens ainda por cima com experiência jurídica…
Mas sempre “houve atropelos”…
O que não se pode “é abandonar “o Sporting…
Se os que o amam o abandonam quem restará para o defender quando for necessário…?
Abraço e SL
8 Julho, 2019 at 21:34
O que fazem os que o dizem defender contra estes “atropelos”?
Z
8 Julho, 2019 at 23:01
Caro Max,
Ja ha muito que o leio e ja ha muito que gostaria de lhe ter dedicado umas palavras: Bem haja.
O Max e’ o exemplo acabado do que deve ser o Sporting: nao um partido politico, nao uma religiao, mas um amor incondicional.
Tal como muitos outros tambem eu estou desiludido com o rumo do nosso Clube, mas nao lhe consigo virar as costas. No fundo encaro-o como um filho.
Quanto ao resto, por favor nao mude. Precisamos de mais, muitos mais como o Max.
Quanto aos seus problemas de saude: rapidas melhoras ou recuperacao se for caso disso.
Saudacoes Leoninas para um Grande, Enorme Leao
8 Julho, 2019 at 22:27
Z a solução é aguentar e aguardar.
Não vejo outra solução.
8 Julho, 2019 at 22:29
Faz sentido engordar vampiros?
Z
9 Julho, 2019 at 0:34
Z, não deixei de pagar quotas durante a vergonha Godinhista. E constituiu-se um movimento DE SÓCIOS que alterou esse calamitoso desgoverno do Clube. (Por sinal um dos 2 primeiros signatários até era um sócio açoriano).
Por que raio haveria de ser diferente agora?
Um abraço e saudações leoninas
9 Julho, 2019 at 0:30
Gibreelfarishta, a solução é resistir e lutar para mudar! Com as “armas” que tivermos, da opinião, ao voto, à constituição formal de oposição verdadeiramente alternativa a esta borrasca ideológica que assaltou o clube.
Bem vistas as coisas, o único não “brunista” que, até à data, assumiu com frontalidade oposição a estes Órgãos Sociais foi o Ricciardi. O que me deixa ainda mais desgostoso.
Um abraço e saudações leoninas
8 Julho, 2019 at 23:55
Tb não faz qq sentido em ter boletins numerados, a explicação do RA é para encher chouriços.
8 Julho, 2019 at 19:42
Céus…
Resta-me dar um abraço percebendo a enorme depressão expressa neste comentário e desejar que em breve apareça quem lhe volte a acender toda a alma do sportinguismo.
É um de vários exemplos de sportinguistas militantes e de um amor enorme ao Sporting cuja alma sportinguista quase se extinguiu neste processo. Também eles dizem que se extinguiu de vez mas eu acredito que ela lá está e que um dia esta quase extinção volte em grande força!
É que não tenho dúvidas nenhumas que o desencanto deles torna o Sporting muito mais fraco! Muito mais amorfo!
8 Julho, 2019 at 19:43
Isto para mim é desistir, é para mim isso não faz parte do ADN leonino, por mais que queiram impingir essa ideia. Desistir de ser associado é exactamente aquilo que muitos dos que compõem o universo de FV querem, são aqueles que gravitam a volta da SAD que assim o desejam, não se admirem que o “regresso num minuto” venha a ser cancelado. A diminuição do poder dos sócios já está em curso, a queda de BdC é irónicamente um paradoxo nesse aspecto. O que deviam fazer é absolutamente o contrário, neste momento era necessário sacudir o capote, respirar fundo, olhar em volta, refletir, mas essencialmente angariar mais sócios ou regressar como sócio pois a mais importante batalha não era a expulsão de BdC pois essa até pode ser revertida, a principal batalha são as próximas eleições, é aí que se vai determinar o Sporting da próxima década. Faltou muito pragmatismo e sentido estratégico e fundamentalmente inteligência emocional aos apoiantes de BdC, no fundo o mesmo que faltou a ele próprio, o texto acima descrito reflete perfeitamente isso, nesse sentido é um excelente artigo de opinião. A verdade é que nunca quiseram perceber o sentimento da nação leonina, a motivação daqueles que pensam diferente de nós, é que nesta coisa das emoções, acção gera reacção, ódio gera ódio, então quanto mais se revoltavam com a situação de BdC, quanto mais usavam do escárnio e mal dizer, das teorias de conspiração mais o outro lado reagia da mesma forma alargando o fosso que manteria as duas facções bem coladas ao seu reduto, conforme demonstra os números da AG destitutiva e a AG de expulsão, números no fundo se mantém inalterados. Não existe sequer uma questão geracional que muitos teimam em propalar ofendendo os sócios mais velhos, nem sequer existe a tal divisão social pois as espingardas dividiram-se transversalmente em relação às suas percentagens. O que sempre existiu foi um jogo de percepções na qual BdC estava em desvantagem e para o qual a sua personalidade contribui exponencialmente para se enterrar. É como diz o povo: a mulher de César não basta ser séria, também tem de parecer. O texto apesar muito bom assenta porém num ideal messiânico muito assente num culto da personalidade que BdC muito cultivou, existe vantagens e desvantagens em ter um sistema destes mas estão sempre dependentes do líder, e se o líder falha…
Este movimento atroz de queima de cartões de sócio, cachecóis e símbolos do clube, até suásticas vejo conspurcar o nosso maior símbolo, o leão rampante, em avatares por essa Internet fora, revela indubitavelmente que existe uma espécie de fenómeno onde o valor de pertença a este clube está invertido para muitas almas deste clube, parece evidente que só são fiéis ao Sporting se o clube representar exactamente aquilo que pensam, quando na verdade um clube grande tem na sua diversidade e na capacidade assimilar o melhor de cada filosofia a génese do seu sucesso. Os sócios mesmo sabendo que BdC tinha tudo para ser o líder que o clube precisava, avaliaram o descontrole e a espiral de loucura do ex-presidente e decidiram em consciência mesmo que confrontados com os sinais negativos de regresso ao passado vindos primeiro da CG e depois de FV. A vontade da maioria vingou é o próprio BdC nunca se ajudou a si próprio, nunca demonstrou respeito pela vontade da maioria pelo contrário ostracizou-a deixando sempre o ar de desafio a aqueles por quem sempre lutou e que no final foi incapaz de humildemente reconhecer onde falhou, porque falhou e quando falhou. Lamento profundamente pois ainda que eu não seja apoiante de BdC (e como já devem saber nem de FV) estou grato pelo que fez no primeiro mandato, pelo PJR mas essencialmente por nós ter feito sonhar e ter demonstrado o caminho a seguir ainda que não tenha sido o timoneiro certo para o fazer.
Eu sou do Sporting por amor, esse amor é incondicional, por vezes exige sacrifícios pessoais, profissionais e até familiares, o Sporting não sabe da minha existência para além do facto de ser associado assim como meus filhos, mas este não é um clube para ser usado como catalisador do nosso ego, não podemos usá-lo como extensão das nossas personalidades, dos nossos ideais, este clube existe para ser venerado através da devoção, é um clube onde o esforço é acompanhado de grande sofrimento, onde servi-lo deve ser sempre a nossa dedicação e para qual a glória não é o objectivo mas sim apenas o passo seguinte.
Por isso façam o seguinte, sigam este conselho, aceitem aquilo que não conseguem mudar no Sporting mas lutem para transformá-lo na promessa da sua génese, ser tão grande como os maiores.
Saudações Leoninas
8 Julho, 2019 at 19:50
Funchaleiro, mais uma vez um GRANDE comentário. Em forma e conteúdo. 😀
SL.
8 Julho, 2019 at 19:56
Eh pá, enorme comentário.
8 Julho, 2019 at 20:00
Estamos “todos” gratos a BdC mas depois expulsamo-lo(!) De sócio… fantástico. Quantos mais artistas deviam ser expulsos? Jms à cabeça… os “terroristas ” de Alcochete… os jogadores-sócios que RESCINDIRAM com o clube?
Marcas tu a AG?
Z
8 Julho, 2019 at 21:06
Caro irmão leonino. espero que um dia possa haver a expiação que o clube necessita e que em AG possamos reintegrar não só BdC como tambem GL e todos os outros com a excepção de PPC. Um clube que honre a sua história nunca se pode virar contra os seus desde esses tenham actuado pensando estar a fazer o melhor pelo clube. aqui a questão é que ao nos focarmos neste momento apenas na expulsão deixamos escapar algo mais importante, o Sporting Clube de Portugal, pois é mais do que notório que a actua direcção é a face antagónica desta moeda. Foco em primeiro lugar no clube com olhos postos no próximo ciclo eleitoral. Até lá apoio inequívoco a todas as equipas leoninas e total e diligente escrutínio do trabalho de FV e seus parsas. Resposta para ser dada em tempo oportuno enquanto agarramos o clube pela mão e fazemos aquilo que já fomos até à bem pouco tempo, incondicionais, indefectiveis.
Saudações Leoninas
8 Julho, 2019 at 21:24
As minhas perguntas não eram retóricas… Gostava mesmo de saber a sua opinião.
Registo com naturalidade, a sua compaixão para com o ex-sócio godinho lopes responsável pela maior derrapagem em custos dos novos estádios em Portugal (enquanto vice-presidente)… Estádio que, é a merda que todos sabemos… e pelo maior prejuízo financeiro numa época desportiva do Sporting (enquanto presidente). Coitado… Não teve culpa, foi azar.
O “meu irmão” é o perfeito exemplo de quem confunde a estrada da beira com a beira da estrada, porque comparar BdC com gl, é mesmo só isso.
#TENHAMUMBOMSPORTING
Z
8 Julho, 2019 at 22:46
Não estou a comparar ninguém. Mil vezes BdC que GL. Mas se formos expulsar todos os incompetentes, quantos não estariam nessa lista. Já os jogadores que rescindiram aí já é outra história…
Para mim todos os adeptos do Sporting são meus irmãos de luta, sejam eles desavindos ou não. Aprenda a perdoar que é uma capacidade humana extraordináriamente subvalorizada. Saudações Leoninas
8 Julho, 2019 at 22:39
Comparar a expulsão de GL a BdC….
Confesso que fiquei curioso para saber se todos os outros que prestaram “odes” ao seu comentário anterior se reveem também com essa opinião. (E até vejo o primeiro comentário de grande valor independentemente de não concordar com muito do que diz)
8 Julho, 2019 at 22:12
Com amigos destes…
8 Julho, 2019 at 20:01
O que dizes é óbvio…quem tem forças para lutar não desiste porque é por dentro que se muda.
Eu sei disso, tu sabes disso, todos sabem disso.
É por isso que este comentário do post é tão dilacerante…Como outros. É de alguém cuja desilusão com o clube e com a merda de rumo que está a levar e que levou é tal que mesmo sabendo disso… Não tem mais forças nem cabeça para nova luta contra esta gente que voltou como uma praga…
8 Julho, 2019 at 20:05
Tau.. Tau.. Tau!!
Tudo dito.
Se todos optassem por desistir quando não gostam do caminho ESCOLHIDO PELA MAIORIA…este clube não tinha chegado aos 100 anos.
P.s. E depois ainda querem que todos os Sócios representem 1 voto…
9 Julho, 2019 at 0:44
Oh meu grandessíssimo … É esse tipo de comentários de merda que ferem qualquer possibilidade de debate sério. Cresce cr!!!
O que tem o caminho escolhido pela maioria que ver com a razão? As minorias nunca têm razão?
Oh enorme ignorante, chegado aos 100 anos teria, mas MUITO PROVÁVELMENTE este Clube só ainda existe porque houve quem não se conformasse com os caminhos percorridos por uma “maioria” … e souberam correr com ela!!!
VAI-TE CATAR!!
8 Julho, 2019 at 20:15
Concordo com tudo o que dizes, mas falta um factor importantíssimo e determinante. O poder da Comunicação Social na construção/formatação do pensamento individual e colectivo da Nação Sportinguista.
8 Julho, 2019 at 21:23
certo caro amigo, isso exige uma estratégia em background, suportada por um líder carismático que saiba manipula-la quando esta na sua presença. e quando digo manipula-la não é fazer o que BdC fez, é jogar o mesmo jogo, o jogo das percepções. depois é necessário vincar que o clube fala a uma só voz, activamente e sempre pelos mesmos canais.
8 Julho, 2019 at 23:38
Isso parece-me uma falácia. BdC foi reeleito com 90% dos votos com a mesma comunicação social com que foi destituído com 70% dos votos. Sim, é um factor muito importante no alimentar e condicionar da opinião pública, mas não foi isso que levou ao cenário a que chegamos. É hora de assumir erros próprios.
8 Julho, 2019 at 20:20
Ler este texto foi tempo ganho. Concordando e discordando aqui e acolá, nao retiro uma virgula á conclusão
8 Julho, 2019 at 20:30
Grande comentário. Eu também sou sócio do Sporting por amor ao clube e esse amor é incondicional e não depende de quem está à frente no momento. Ainda que não goste de quem manda, para mim só há Sporting.
Deixarei de pagar quotas ou de comprar gamebox só no dia em que não tiver capacidade para isso.
8 Julho, 2019 at 20:31
Soberbo este comentário do funchaleiro
8 Julho, 2019 at 20:40
Eu gostava de saber como é que certa parte de putedo que gosta deste comentário e ao mesmo tempo goza com a discussão sobre representatividade eleitoral dorme de noite, tendo em conta que assassinaram um presidente que era competente e praticamente duplicou o número de sócios
8 Julho, 2019 at 21:22
😀
“…como é que certa parte de putedo que gosta deste comentário e ao mesmo tempo goza com a discussão sobre representatividade eleitoral dorme de noite…”
De noite não dorme, trabalha 😉
8 Julho, 2019 at 22:13
cínicos profissionais
9 Julho, 2019 at 14:37
Putedo
🙂
O algoritmo não está 100% afinado.
Já a argumentação, top como sempre.
8 Julho, 2019 at 20:54
Excelente comentário, o chamado desentupidor, a merda entalada escorreu toda em escadinha.
Até consigo identificar o que comi nos últimos três dias.
8 Julho, 2019 at 22:05
Ahahahahah
8 Julho, 2019 at 22:03
Aquilo que está a dizer é que devemos ser do Sporting por que sim. Mesmo que os valores que sempre fizeram parte da sua cultura, da sua história sejam subvertidos. Mesmo que comecemos a adoptar práticas ilícitas e sistemas para controlo do futebol português como fazem os nossos rivais. Mesmo que comecemos a fazer negócios com empresários investigados por lavagem de dinheiro. Se a bola entrar e ganharmos títulos é porque tudo isto compensa e somos tão grandes como os maiores da Europa.
Que vos saiba bem os sapos e força nessas colunas.
8 Julho, 2019 at 22:20
Caro Funchaleiro
O seu comentário é, na sua extensão, lógico e coerente com a sua posição.
Tal como o comentário do Lusatenas e outros que já li pelos vários sítios da internet.
Cada um com uma explicação perfeitamente lógica e coerente, mesmo que com fundo antagónico entre eles (entre os comentários).
Nada de novo nisso. Nos tribunais é a mesma coisa. Na política é a mesma coisa.
Voltemos ao seu comentário. Por sinal, excelente, apesar da parcialidade de orientação.
Obviamente que o ênfase foi sempre colocar Bruno de Carvalho na posição central de origem dos conflitos (no olho do furacão), ignorando completamente todos os que, pacientemente, na surdina, contribuíram para que essa imagem fosse padronizada.
Não estou a dizer que Bruno de Carvalho não tenham um feitio irascível, ou desculpá-lo da sua quota parte da culpa. Mas não posso centrar-me numa personagem da história e ignorar todos os outros.
Chamou indirectamente cobarde ao Lusatenas. Um desistente. Como esse não é o ADN do Sporting, insinuou que o Lusatenas nem sportinguista deve ser. Fiquei com essa ideia.
O que o Lusatenas quis transmitir não foi um sinal de desistência. Foi um sinal de que não se revê neste clube, a que chama “sporting” (com letra pequena).
A desilusão de muitos sportinguistas nada te a ver com o homem Bruno de Carvalho, mas sim com o ataque sem quartel que fizeram a um Presidente do Sporting que, com a sua “loucura”, teve a ousadia de denunciar tudo o que era podridão.
Como vivemos num país onde muito se vive de esquemas e na podridão, Bruno tornou-se, há muito, um alvo a abater. E o seu feitio foi o seu calcanhar de Aquiles.
Por isso, os sportinguistas (tirando as brunettes) sabe que Bruno de Carvalho, queimado por si mesmo e pela CS (e pelos inimigos), não tem condições para voltar à Presidência do clube.
Daí que a destituição foi comummente aceite.
Mas expulsar o homem de sócio?
Não está em causa a violação de Estatutos (que violou). Não está em causa o pelotão de fuzilamento não eleito pelos sócios que JMS arranjou para lhe “fazer a folha”.
O que está em causa, tão simplesmente, é a INGRATIDÃO dos sócios do Sporting com alguém que tanto trouxe e tanto deu ao clube.
Como pode alguém com 2 dedos de inteligência fazer uma maldade destas?
Eu não sei como as pessoas foram educadas e que valores lhes foram passados.
Num país de vigaristas, querer que as pessoas tenham princípios morais será, porventura, querer demais.
Mas penso que o Funchaleiro concordará comigo quanto à INJUSTIÇA e INGRATIDÃO que significa esta expulsão. E do Alexandre Godinho.
O Funchaleiro fez ainda outra referência:
“conforme demonstra os números da AG destitutiva e a AG de expulsão, números no fundo se mantém inalterados. ”
Só por aqui podia ser motivo de desconfiança.
Mas vamos supor que os votos foram mesmo estes.
Na destituição estiveram 15.000, 9000 votaram pela destituição.
Na expulsão estiveram 5.000, 3.000 votaram pela continuação da expulsão.
Num universo de 50.000 sócios com poder de voto, estiveram na destituição 30% dos sócios votantes, 18% votaram na destituição; estiveram na expulsão 10% dos sócios votantes, 6% votaram na manutenção da expulsão.
Tentar fazer disto a representação do universo de sócios pagantes (90.000), sócios (150.000) ou adeptos (cerca de 3,5 milhões)… Nem tenho palavras.
Então se considerarmos os que votaram sempre contra BdC em relação ao universo leonino, falamos de 0,3% e 0,1%.
8 Julho, 2019 at 22:25
ali nao se tratava de gratidao, mas sim de analisar factos.
e o problema é esse: constantemente colocarem a gratidao acima dos factos na altura de analisar as coisas e votar em consciencia
já na altura dos estatutos foi a mesma historia: com a ameaça de demissao , muita gente fechou os olhos aos factos e votaram com base na gratidao e no medo da demissao.
8 Julho, 2019 at 23:18
Tu nem sabes o que é um “facto” ou será antes um “fato”?!?!
Quando o estádio estiver novamente “às moscas”, e não vai faltar muito para isso, depois aí é que vais falar de “factos” …
9 Julho, 2019 at 0:50
No caso dele é um feto!
SL
8 Julho, 2019 at 22:28
Grande Jaime!!
8 Julho, 2019 at 23:16
OLÉ!!!
SL
8 Julho, 2019 at 23:19
Este sim, um bom comentário. Mas eles nem com desenhos, quanto mais com palavras…
8 Julho, 2019 at 23:36
Tudo dito, Jaime!
8 Julho, 2019 at 23:38
Obrigado amigo pela forma como refuta parte do meu comentário. Na verdade uso mais o aspecto abstracto da representatividade do texto do que a pessoa em si, portanto quem sou eu para chamar cobarde a quem quer que seja. Aliás quando nos sentamos por detrás de um teclado é muito fácil assumir uma personna que tanto pode resvalar para o insulto fácil como apenas ser uma representação daquilo que não somos na realidade. Se removermos a nossa relação com o nosso próprio ego deixamos de dar importância ao supérfluo acto de ofender quem de nós discorda. No entanto percebo o estado de alma do autor do texto, respeito-o ainda que discorde da mesma. Mas parte do meu texto é também com o intuito de agregar, esse será sempre o fio condutor das minhas opiniões. Pessoalmente já falhei em tantas coisas na vida que nem permito que seja eu falhar com o meu apoio e devoção a este clube. Todos fraquejamos, quando recebi inúmeras mensagens de amigos que me conhecem como ferrenho sportinguista mostrando imagens do ataque de Alcochete que conjuntamente com as notícias do Cashball e adicionando o malfadado jogo com o marítimo que vi in loco, transformou a minha vida e derrubou-me emocionalmente, confesso que enquanto caminho para os meu 50 anos de idade, essa semana e meses que seguiram foram dos mais difíceis da minha vida enquanto ser humano e como sportinguista. Todos fraquejamos, todos falhamos. Mas é o Sporting, ainda que esteja esquartejado pelos seus, longe dos ideais leoninos que tanto veneramos. Chega uma altura e pergunto: para que tanto sofrimento? A saúde que se ressente? Pelos meus filhos o melhor é me ausentar, deixar que os decidam por mim o destino do clube que eu amo. É tentador demitir-me dessa responsabilidade. Mas como já disse antes, já falhei, já desisti de tanto, do Sporting não o faço, nem que eu seja o último adepto leonino, faço de mim um exército de um. Pelo Sporting.
Desculpem a emoção destas palavras.
Quanto aos números, em relação à representatividade tens toda a razão no entanto a ligeireza da minha abordagem tem em conta não só o número recorde de sócios que compareceram a AG destitutiva como também a comparência em massa nas últimas eleições. A interpretação dos números é naturalmente limitada pelo seu alcance.
Eu partilho da tua opinião quando referes injustiça e ingratidão, eu entendo perfeitamente o sentimento subjacente ao que aconteceu na última AG ou durante todo esse processo. Não desvalorizo esse sentimento de quem não consegue desassociar o acto do momento que se vive em si. O que acho é o clube sendo uma entidade colectiva reflecte por maioria a sua vontade, mas essa vontade não é estática, não é definitiva, está a mercê de número de variantes fora do nosso controlo. Ora tendo noção perfeita que a expulsão foi empolada ou por outra, guiada por parte deste CD para que se obtesse o resultado que se conhecemos (BdC também não se ajudou) a minha opinião é que a batalha que devíamos escolher seria outra. É relembrar Dunquerque na segunda guerra mundial quando Churchill sacrificou 4 mil para salvar os 400 mil britânicos em retirada na costa de França. Uma retirada estratégica que viria a ser fundamental na vitória final. É injusto? Sim. Mas a luta continua (metafóricamente falando)
Desculpem mais uma vez este texto que já vai longo.
Quanto a GL dizer o seguinte: fui BdC que abriu a caixa de Pandora com a sua expulsão e existe realmente uma espécie de karma trágico neste desfecho. Quando o afirmo faço-o de forma salomónica, acho que seria importante que todos pudéssemos nos perdoar não só a nós próprios como os outros também, seria uma forma de aprendermos colectivamente como tribo leonina e tornaria-mos o clube mais forte. Isso não significa que não ache GL incompetente ou sabujo. Tal como tenho zero confiança em FV ainda que respeite a decisão da maioria dos sportinguistas.
Com este longo texto me despeço das lides da tasca.
Saudações Leoninas
9 Julho, 2019 at 8:07
Amigo Funchaleiro
Agradeço a tua resposta, com a qual me identifico.
Reli novamente o teu primeiro comentário e compreendo-o.
Pessoalmente, também acho que a entrega do cartão seja o mais correcto, tal como muitos que já responderam ao Lusatenas. Mas é simbólico da revolta que grassa nas nossas almas.
Bruno de Carvalho pode ser o maior FDP à face da Terra, mas foi o FDP que nos fez sonhar.
Fazermos o que lhe temos feito, ajudando os inimigos externos do nosso Sporting (já nem falo nos internos) é simplesmente inimaginável. Não tenho palavras para descrever.
“enquanto caminho para os meu 50 anos de idade”
Somos praticamente da mesma idade. Provavelmente, começámos a viver o Sporting com a mesma idade.
Não me vou alongar… Apenas dizer que me tornei sportinguista quando com 3 ou 4 anos o meu irmão me deu uma pequena bandeira verde com o símbolo do Sporting, cujo rampante era dourado, e nunca mais deixei de o ser.
“Com este longo texto me despeço das lides da tasca.”
Solicito que não o faças, senão sou eu que te chamo “cobarde”.
Relembro-te as tuas palavras… “Isto para mim é desistir, é para mim isso não faz parte do ADN leonino, por mais que queiram impingir essa ideia.”
Com um enorme abraço
Saudações leoninas
9 Julho, 2019 at 8:08
Errata:
*Pessoalmente, também acho que a entrega do cartão NÃO seja o mais correcto,
9 Julho, 2019 at 8:13
Devia ter escrito despeço-me por hoje. Erro de quem escreve em telemóvel e à pressa.
Saudações Leoninas
9 Julho, 2019 at 8:23
É sempre um estímulo ler comentários lúcidos.
🙂
9 Julho, 2019 at 14:27
Clap clap clap
8 Julho, 2019 at 19:49
Já comentei no off, mas este pedaço de Sportinguismo merece mais umas palavras.
Grande texto! Do fundo desse coração de Leão.
Quando é de coração, nenhuma forma de reagir é 100% correcta ou 100% errada. É a que sai de dentro de cada um.
E não é porque uns, na hora de tomar uma decisão deste calibre, decidem de uma forma e outros decidem de outra que uns são mais Sportinguistas que outros.
Companheiro, que um dia destes possamos ouvi-lo dizer que a próxima rodada é por sua conta porque o Sporting é maior que qualquer FDP que tente dar cabo dele.
E digo-lhe, ao Amigo e a todos os que seguiram o seu caminho, que eu, e penso que todos os que, apesar da revolta, decidiram continuar a ser Sócios do Sporting Clube de Portugal e decidiram continuar a ir ver os jogos das nossas equipas, vamos levar connosco um bocadinho de cada um de vocês. Por muito que alguns digam que acabou e vão-se desligar e outras “tretas”, esqueçam, vai ser duro. Afinal é o nosso grande amor… está dentro de nós.
Saudações Leoninas.
8 Julho, 2019 at 19:50
Partilho de toda esta tristeza. O meu cartão encontra-se suspenso até uma nova crença. Enorme abraço.
8 Julho, 2019 at 19:57
Caríssimo espere que reconsideres. 44 anos não são 44 dias caralho! Sei o que sentes, mas assim estás a entregar a única arma que tens para tentar mudar as coisas.
Vamos acabar com a merda do fundamentalismo. A razão absoluta não está do lado de nenhuma das barricadas. Votei 2 vezes em BdC, mas nos últimos meses demonstrou não ter capacidade para continuar o excelente trabalho inicial. O meu candidato teria sido Carlos Vieira , um homem com as ideias de BdC mas com muito mais controlo emocional e bastante inteligente . Infelizmente prejudicou-se por lealdade .
Como sócio pagante estarei atento para na altura certa cobrar esta direção. Muita coisa foi feita que não concordo , outras coisas fizeram bem a meu entender . Não votei neste CD mas a vontade dos sócios tem de ser respeitada.
Enterre-se BdC mas não se perca nunca o melhor que ele deixou neste clube – exigência !
8 Julho, 2019 at 20:10
Exi que? Qual? A de não por o sporting a frente do Benfica porque se não não dura lá muito tempo, como diz o Vieira? E o Barbini… que diz o que disse e em vez de expulso de sócio recebe um tacho? Ok, está bem…
8 Julho, 2019 at 20:30
Exigência?! Mantên-se? hahahaah
Se eu ainda pagasse quotas teria EXIGIDO palavras do presidente na AG!!!
Z
8 Julho, 2019 at 19:58
Desde sábado que olho para o cartão de sócio e me questiono o que fazer… estive junto de uma caixa ATM para cancelar o débito directo…não fui capaz (ainda). Não tenho 44 anos de sócio, longe disso, mas tenho mais como adepto!
Vi o comportamento de quem nos dirige nesta ultima AG e a única conclusão a que chego é que este CD não está minimamente preocupado com uma eventual debandada por parte de sócios, creio que até “agradeçam” se tal acontecer (tal como alguns aqui), quanto menos força o clube tiver mais facilmente conseguirão os seus intentos…
Já aqui foi referido por um tasqueiro, que o silêncio do presidente na AG foi elucidativo, mas foi mais do que o silêncio, foi a indiferença, o desdém, o desprezo até, com alguns momentos de escárnio (ele e zenha), quando um ou dois sócios tomaram a palavra.
Estou à espera de saber o que irá acontecer à Reestruturação Financeira…provavelmente para receber a estocada final…para mim é apenas uma questão de tempo…
“Nunca serei um deles”!
Bem haja.
8 Julho, 2019 at 19:59
Por mais que possa concordar com grande parte do que foi escrito (para não dizer quase tudo) não posso aceitar quem deixa de sócio ou deixa de pagar quotas porque não gosta de A ou B ou da direção X. O meu cartão e o meu associativismo pertencem ao Sporting Clube de Portugal, aliás como o meu coração, para sempre e independentemente dos montes de merda que por lá possam passar
8 Julho, 2019 at 20:05
Isso mesmo Rotunda
Abraço
8 Julho, 2019 at 20:26
E agora votas … e sai sempre 70/30 😉
“Vai que é tua”!
Z
8 Julho, 2019 at 23:21
É a famosa “Lei de Paretto” … Fica sempre bem na fotografia … Ou na ‘parede’ …
8 Julho, 2019 at 22:13
E o teu coração, assim como o meu, continuará a ser do Sporting, quer paguemos quotas ou não.
A diferença é que este dinheiro pode ser utilizado para fazer feliz alguém que retribui o nosso amor e respeito.
8 Julho, 2019 at 20:04
Já tinha lido este grande Post, apesar de me rever no sentimento não posso concordar com a conclusão. Nem do Lusatenas nem de nenhum Tasqueiro que diz que vai desistir, nunca mas nunca em nenhum momento da humanidade alguma coisa foi transformada porque caiu ou ruiu de podre, mas sim através de gente descontente ,inovadora, com projecto e acima de tudo organizada. Cada um com as suas experiências de vida pode contribuir para um movimento colectivo que pode ajudar a transformar novamente o Sporting num Clube no qual a maioria de Nós se revia nos últimos anos e esse mérito pertence sem dúvida ao projecto de Bruno de Carvalho, foi derrotado mas deixou sementes carregadas de futuro. Não desistam, não se resignem, organizemo-nos e nesse capítulo tem a palavra o @Cherba contem comigo.
SPORTINGGGGGGG ATÉ MORRER
9 Julho, 2019 at 0:58
Completamente de acordo com as palavras do Leão do Ribatejo.
Agora, tal como há 7 anos, é tempo de FIGHT AND RESIST!
E de nos começarmos a organizar e a juntar acções à palavras!
Um abraço e SL
9 Julho, 2019 at 1:50
Com tanto dinheiro daquele lado, não é possível. Estarei aqui quando for para levantar. Seja em que estado estiver!…
8 Julho, 2019 at 20:08
Compreendo a desilusão de muitos porque também a sinto. Os Sócios do Sporting foram duma ingratidão imperdoável para aquele, que em minha opinião, e sou
veteraníssimo, foi o melhor de todos os que conheci.
JR foi um bom Presidente num contêxto mais favorável mas quando as máfias se instalaram, começou a perder o pé e saiu sem glória. BC encontrou-as, instaladas e mais refinadas, enfrentou-as de peito aberto e…caiu através dum golpe que teve conivências espúrias.
Não me revejo nesta Direcção, embora reconheço que tem feito algumas coisas bem, nomeadamente a recomposição da estrutura do futebol e as contratações
Que fazer então, eu que nem vejo jogos em Alvalade porque teria que fazer cerca de 800 Km ?
Na disputa entre o coração e a razão venceu o coração.
– Não deixarei de ser Sócio A porque sei que o
Sporting precisa de todos, não lhe negarei esse apoio
e tenho a esperança de que a situação há-de ser
revertida um dia.
– Foi esse sentimento forte que me levou a subscrever
obrigações no EO, pela 1ª vez, para ajudar a minorar o
vergonhoso insucesso que se percepcionava para o
clube, enquanto para os meus botões debitava alguns
impropérios para os golpistas que o colocaram nesta
situação.
8 Julho, 2019 at 20:08
Sou militante ferranho do PSD, sinto que o governo foi roubado ao PSD pelos partidos de esquerda, estou muito magoado com tudo isto, já pedi a renúncia à nacionalidade portuguesa e vou viver para São Tomé.
Ou então vou cá ficar a lutar com ainda mais força pelo Portugal em que acredito.
Há 2 tipos de pessoas.
SL.
8 Julho, 2019 at 20:12
Então há pelo menos 3 tipos de pessoas…tens que incluir aí aqueles que ROUBARAM o governo ao PSD.
SL
8 Julho, 2019 at 20:15
Podemos discutir este teu comentário de uma forma séria… ou é apenas um exemplo idota?
Digo isto porque para mim confundir um partido com um clube… e conheço tanta gente que o faz… não tem sentido.
Z
8 Julho, 2019 at 22:02
Um dos problemas do Sporting está mesmo nessa confusão.
8 Julho, 2019 at 20:20
As eleições legislativas não elegem Governos nem muito menos Primeiros Ministros, elegem Deputados em cada Distrito, os eleitores do Distrito de Santarém elegem os Deputados representativos desse Distrito e assim sucessivamente, não votam no Passos ou em outro Passos qualquer.
8 Julho, 2019 at 20:29
E quem é que elegeu os deputados que vão concorrer? Esta de que agora Portugal é uma democracia parlamentar perfeita ou plena, só está ao nível de um país de Estado Lampiânico, onde tudo é feito à lá carte consoante o interesse predominante.
8 Julho, 2019 at 20:32
“Até” o Canotilho, na sua bíblia constitucional, afirma que com a forma de eleições que fomos tendo, se criou uma espécie de tradição constitucional de as eleições servirem para eleger o primeiro ministro. Os lampiões um dia também se lembraram que podiam ter mais campeonatos…
8 Julho, 2019 at 20:54
Muda a lei eleitoral ao teu belo prazer tipo Roger Rabolho
8 Julho, 2019 at 21:03
Eu não mudo nada, nem muitos menos a bel-prazer. Agora, vires aqui afirmar que Portugal é uma democracia parlamentar plena e que nunca se votou em primeiros ministros…simplesmente não é verdade, posição que a maior sumidade constitucional do país também tem e que concordo. Por outro lado, as leis não são tudo na vida jurídica de um país. Se assim fosse, ainda hoje Inglaterra não teria um sistema político. Mas ainda não me respondeste à pergunta: quem é que elege os deputados da tua região para que possas votar neles?
8 Julho, 2019 at 21:31
Portugal é uma Democracia Parlamentar Representativa. Quem elege os Deputados Representativos são os partidos, coligações ou outros que se possam propor a eleições legislativas de acordo com as suas normas, regras, estatutos, princípios orgânicos porque se regem. No meu Partido sei quem propõe sei quem aprova e sei quem me representa através do voto.
8 Julho, 2019 at 21:37
Resumindo, não é um sistema de parlamentarismo puro.
8 Julho, 2019 at 21:44
Na verdade, sistemas puros praticamente não há, mas Portugal, na sua concepção semi-presidencialista está ligeiramente afastado da lógica parlamentar, porque a montante não há representatividade nenhuma. Daí que toda a lógica subjacente às eleições seja na prática a de uma votação em primeiros ministros, ao ponto de várias especialistas constitucionais lhe chamarem uma “tradição constitucional”, ou seja, uma norma não escrita que pela sua prática reiterada adquire positivismo jurídico. Não é coisa sequer exclusiva do nosso ordenamento jurídico. A partir do momento em que dizes que confias no teu partido para arranjar um caralho qualquer, toda a lógica parlamentarista morre aí.
8 Julho, 2019 at 23:33
No “Meu” Partido discute-se da base até à direção e da direção até à base. Não existem estados de alma muito menos tecnocracias.
8 Julho, 2019 at 23:35
E dentro daquilo que considero democracias parlamentares por esse mundo fora é das melhores.
9 Julho, 2019 at 1:12
A pergunta “quem é que elege os Deputados da tua Região” fere por inconsistência e inverdade. O que o Barata quereria perguntar seria “quem elege os candidatos a deputados”. Mas a pergunta é de uma estultícia completa: candidatos não se elegem, escolhem-se nomeiam-se ou oferecem-se.
E já agora, aprenda a ler e interpretar o que Canotilho (que não sei por que raio será a “maior sumidade constitucional do país”) afirma. Ele em nenhum momento afirmou que as eleições legislativas servem para escolher um primeiro ministro. Desafio-o a citar essa afirmação.
E, facto decorrente da Constituição, as eleições Legislativas, servem para eleger representantes dos Partidos na Assembleia Legislativa, que tem por uma das incumbências aprovar ou rejeitar “governos” através quer da aprovação ou rejeição dos seus Programas Governativos e/ou Orçamentos, quer da aprovação ou rejeição de moções de censura ou de confiança.
Passe bem e não invente
9 Julho, 2019 at 1:23
Tanto que não escolhem o PM que nas últimas nem foi o líder do Partido mais votado o eleito.
Os eleitores elegem deputados (que depois fazem o favor de ir rodando, ou bazam quando aprovam a “sua” lei, em demonstração do que pensam da representatividade), mas na prática votam num Partido e/ou num PM. Aliás, esse foi um argumento usado para descredibilizar o Santana quando entrou para a cadeira do Barroso, não tinha legitimidade porque não fora eleito. Porém, o Parlamento mantivera-se imutável.
9 Julho, 2019 at 15:18
Álvaro, tenho formação mais que suficiente na área para saber interpretar o que uma pelo menos uma das maiores sumidades constitucionais escreveu, mas não vou perder tempo com isso, muito menos a procurar a página. Agradeço que não me confunda com um lampião, porque coisa que não sou é analfabeto e/ou aldrabão. Eu percebo perfeitamente o nosso sistema eleitoral e político e não me desvio do que disse: é óbvio que votamos em deputados candidatos, mas querer transformar a nosso regime num sistema unicamente parlamentar, fazendo as leituras que são as que dão mais jeito em cada época, é para mim uma afronta ao próprio sistema.
9 Julho, 2019 at 15:25
O Álvaro não pode é partir do pressuposto que do outro lado está alguém que não percebe o sistema, e não é o uso de retórica que lhe vai servir de muito. Dizer que eu disse que o Canotilho teria dito que votamos em Primeiros Ministros, é dizer algo que você não leu em lado nenhum. Deturpou o que eu disse porque lhe deu jeito ou leu mal, vindo depois acusar-me de não saber ler ou interpretar. Aliás, esta discussão que não é assim tão pacífica como faz crer e em muitos sistema problemas destes e semelhantes vão-se colocando. Mas enfim, isto é o Sporting e não uma discussão de ciência política e legislativa.
Saudações Leoninas
9 Julho, 2019 at 10:48
“As eleições legislativas não elegem Governos nem muito menos Primeiros Ministros, elegem Deputados em cada Distrito”
Tudo dito! 🙂
8 Julho, 2019 at 22:16
Nunca amei um partido político. Tenho de experimentar…
Talvez o PAN…
8 Julho, 2019 at 20:11
Com todo o respeito não posso compreender estas decisoes…
O Sporting é muito maior que o Presidente A, B ou C que o treinador X, Y ou Z. Hoje estão lá estes, amanhã estão outros.
Deixando de ser sócios deixam de poder votar nos caminhos que defendem. Não percebo isso, sinceramente.
Não me canso de realçar o trabalho fantastico que o Cherba aqui faz diarimente. Criticando o que há para criticar, elogiando o que merece. Concordo muito com o que defendes e com a tua visão do Sporting, Cherba!
8 Julho, 2019 at 20:31
A malta vota… mas sai sempre 70/30 🙂
Z
8 Julho, 2019 at 20:55
A Democracia não se esgota nas eleições Z
8 Julho, 2019 at 21:07
LdR…. Isso tenho eu dito aqui vezes sem conta! Referi-me a este epifonómeno por curiosidade..
Mas há muito quem pense assim… “Não gostas? daqui a 4 anos votas noutro”… Nada mais errado!!! É precisamente a cultura de exigência (democrática) que eu advogava. E acredita que tinha sido tão, mas tão simples não expulsar BdC… Para que isto se lesse como um sinal de exigência para com esta direcção… Mas não, ficou tudo mais fácil para eles.
Z
8 Julho, 2019 at 21:35
BC afrontou o sistema como ninguém e tinha de ser queimado para servir de exemplo. Mas por vezes o feitiço vira-se contra o feiticeiro.
8 Julho, 2019 at 21:43
oi?
Z
8 Julho, 2019 at 23:31
Aquilo que quis dizer foi que o BC foi o “Cordeiro” que teve de ser sacrificado para servir de exemplo não vá alguém ousar a repetir a graça de voltar a confrontar o sistema interno e externo.
9 Julho, 2019 at 10:53
“A malta vota… mas sai sempre 70/30”
Será por causa disto?
https://threadreaderapp.com/thread/1148372921624211459.html
9 Julho, 2019 at 1:20
Matias, há uma coisa que se chama desencanto que está na base de muitas atitudes, entre elas o divórcio. Deixar de ser sócio por desencanto, por achar que se estão a ferir os Valores e Princípios que sempre foram sustentáculo do Clube, por entender que estão a desbaratar o dinheiro das quotas que se pagam, ou por sei lá o quê mais, não significa deixar de ser sportinguista. Se há 3 milhões e meio de sportinguistas e menos de 100.000 sócios essa assunção cai por terra. Ou quem nunca foi sócio na vida pode ser um bom sportinguista mas quem foi sócio durante 44 anos e deixa de o ser passa a também deixar de ser sportinguista? Estranho pensamento esse.
SL
8 Julho, 2019 at 20:19
Compreendo perfeitamente este texto e revejo-me muito nele.
No pequeníssimo grupo de amigos em que discuto o Sporting, sempre foi unânime que Bdc não tinha uma estratégia de comunicação – e mais que isso, “militar” – consentânea com aquela que considerávamos ser a mais adequado ao sucesso. Por outro lado, o seu jeito de Rei-Sol também não lhe era, considerávamos, favorável. Contudo, ao invés, o seu jeito de exaltação do Sportinguismo e defesa contra as forças obscuras, era um enorme plus num clube há muito órfão de orgulho. De títulos, mas também de orgulho. Bem sei que todos queremos é ganhar, mas eu ainda gosto de ver o futebol com um certo romantismo dos old terraces: se não podemos ganhar, ao menos que tenhamos orgulho nas nossas cores e que haja união em todos os soldados do clube.
Depois veio o assassínio de carácter que é inenarrável mas que não me surpreendeu de todo: Portugal não é a pior coisa do mundo, mas é uma valente merda, cheio de gente de merda que vive na era medieval.
Hoje, nesse mesmo pequeníssimo grupo, em que cada vez se tem menos vontade de discutir o Sporting, vejo uma coisa: ninguém quer ver o Bdc à frente, mas muito menos alguém nutre qualquer simpatia e esperança nas pessoas que por ora administram o Sporting. Já ninguém coloca os lampiões (sempre em maioria) no devido lugar, já ninguém parece querer saber.
Porquê?
E portanto, ou os títulos aparecem, ou esta letargia poderá empurrar o Sporting para um período ainda de maior decadência do que passamos nos últimos 30 anos. Ao contrário destas 3 décadas, acho que agora só os títulos vão salvar o Sporting.
Saudações Leoninas
8 Julho, 2019 at 20:28
Boas Tardes, Caros Tasqueiros.
Antes de mais, respeito o post do Caro Lusatenas, obviamente.
Mas, por mim:
– 46 anos;
– Sportinguista desde que me conheço;
– Tive como Presidentes João Rocha, Amado de Freitas, Jorge Gonçalves, Sousa Cintra, Santana Lopes, Roquette, Dias da Cunha, Soares Franco, Bettencourt, Godinho Lopes, Bruno de Carvalho e, agora, Frederico Varandas.
– Este é o SEGUNDO período de 18 anos sem ganhar um campeonato que atravesso. Depois de 2000, nunca pensei voltar a ver-me nesta situação.
– Continuo e continuarei Sportinguista com o mesmo fervor de sempre.
– Enquanto existirem atletas a envergar a Verde-e-Branca no relvado, no pavilhão, na pista ou na praia, continuarei.
– Um de nós há-de quebrar primeiro: o meu Clube ou eu. Mas até esse momento chegar serei SEMPRE Sportinguista e hei-de SEMPRE apoiar o meu Clube.
– Tudo o resto é acessório. O que me interessa é o AMOR.
SL
8 Julho, 2019 at 23:28
Achei piada a esta tirada …
“– Continuo e continuarei Sportinguista com o mesmo fervor de sempre.”
AHAHAAAHHAHA
MAs que “fervor” é esse?!? O dos MANSOS?!? Isso não é ‘fervor’ nenhum … Isso é mais é “parecer bem” …
É por causa destes “fervores” que não ‘aquentam nem arrefentam’ que o SCP caiu de novo nas mão dos que operam na sombra, dos que se servem do clube e não o servem …
8 Julho, 2019 at 20:28
Nao me revejo em grande parte do post mas mais do que isso gostava que reconsiderasses. Nao me arrojo a pedi-lo porque é uma decisão pessoal e estás no teu direito.
Fica a nota que mesmo não estando de acordo com a leitura que fazes, te estendo a mão para que continues do lado do Sporting.
8 Julho, 2019 at 20:38
Nem imaginas o bom que foi ler este post.
Por isso, mereces um grande abraço pois eu queria ter escrito isto mas não consigo.
Obrigado.