Não consigo precisar, mas creio que já não postava na Tasca desde poucos dias que precederam a AG de destituíção.
Preferi calar a minha tristeza, colocar a mordaça no circo eleitoral, e nem sequer me atrever a opinar nestas duas últimas AG’s. Nunca fui de largar. Mas a pancada foi demasiada.
Mantive a Tasca como reduto de boa informação, só possivel devido à grande militância que aqui se vive. Mas para quem viveu o Cacifo e passou pelas grandes reformas que o Cherba lhe imprimiu (lembro-me, entre outras, do que lhe fodi a cabeça quando apareceu com a ideia peregrina do “Comando C”) não deixo de ficar algo admirado com o tom da discussão e os contornos que ela assume. Demasiado hiperbólicos.
Há gentes novas, por aqui. Como tal novas opiniões. Pezzonovantes, sempre os houve. Mas outros há, de sempre (Max excluído – sempre pronto a dar a outra face que até irrita, hehehe) que parece que esqueceram esta fantástica Casa, e as respectivas marcas de água com que nos brindavam diáriamente. Ai que saudades do Superleão… Mas também eu evitei a escrita para não me perder. A cabeça, ainda que ausente, fervilha de emoções que desaconselham a demanda. Sempre acreditei que o tempo seria o companheiro ideal para me ajudar a esta travessia de descrença. Mas não foi. Continua mais forte do que eu. É pele. Não consigo.
Fui apoiante de BdC desde o primeiro debate quando Godinho (que viria a ganhar…?) se socorria de um IPad e o Baltazar possuía notas antecipadas de notícias do CM. Nessas bolandas andava o Bruno a caminho da Rússia porque era importante atestar a sua credibilidade, para depois ir receber o Van Basten. Os resultados, apurados às tantas, derrotaram sondagens, estudos de opinião e qualquer vaticínio mais avisado. Curiosamente, Eduardo Barroso, é eleito para PMAG com uma larga maioria sobre Rogério Alves. Este mesmo, o que nunca se engana, e que por volta da 1 da manhã endereçou as mais calorosas felicitações a BdC por uma vitória inequívoca. Mas afinal não. Falou-se muito de churrasco.
6 anos volvidos e as dúvidas nunca nos abandonam. Será que o paradigma psicológico do sócio do Sporting é tão fiável que um colectivo deliberativo não varie… 3 ou 4 pontos percentuais?
BdC o que me deu, tirou. Implacavelmente. Colocou toda a sua força baseada numa mole imensa de associados do SCP, à disposição de uma loucura que só alguma alteração do seu estado emocional poderia justificar. Os tiques sempre lá estiveram. Ecografias no Estádio, elegia à sua própria família na Inauguração do Pavilhão, alteração da data da Gala em função do seu casamento, evento esse cedido em exclusivo à CM. Depois a intervenção em directo via telefone para um programa no mesmo canal. Escuso referir a inépcia que sempre demonstrou em estratégia comunicacional como é bem própria, o inenarrável desempenho na Sporting TV por via do Arouca Gate.
Depois veio o Jogo de Madrid e o post, que quanto a mim, nem sequer foi parecido com o empolamento que mereceu. Já estava em marcha, a fundo, todo o manancial que o viria a derrubar. Do País político, aos Spin Doctors da desinformação, à falta de palcos onde pudesse existir contraditório, passou a valer tudo. Aí estava o Golpe no seu máximo esplendor. E este foi como nunca se viu igual. Um assassinato de carácter, um plantar de fake news que depois de o serem não há desmentidos que valham, um ataque que nem Murphy conheceria quando elaborou a sua lei. E aqui entramos nós.
Como referi na minha já distante intervenção de Junho de 2018, tudo o que não passasse pelos sócios, era Golpe. E o facto é que por mais que se escudem em qualquer percentagem, não passou. J. Marta Soares à sua boa maneira assumiu-se como o pantomineiro no qual toda a sua vida assentou. Dos bombeiros à chanfana, tudo tem contornos herécticos para o bem estar da sua própria coluna. A palavra deste energúmeno vale zero. Aos poucos, por sua via, o sporting começou a tomar conta do Sporting. Ainda que houvesse nos contestários gente que nunca perdoaria as diatribes de BdC, por motivos que julgaram razoáveis e assentes nos meandros da consciência, outros houve que sentiram a presa rapidamente a transformar-se em carcaça.
Opera-se a demanda maniqueísta, com sedes várias, algumas nas redações de pasquins e outras nas próprias Instituições da Republica. De tal maneira que para cada situação putativamente incriminatória do bom nome do SCP apenas baseadas em “bocas”, haveria pelo menos 6 do benfica alicerçadas em processos com comunicações dos seus responsáveis que se relativizavam por força das primeiras. Como? Pelo assunto do momento. BdC. Suas vida Institucional e pessoal. Sem limites. As nomeações para servir o banquete não carecem de qualquer anuimento por parte dos associados que passam a ser meros voyers de uma estória para a qual nem convidados foram.
Portugal inteiro, une-se no pedido da cabeça de BdC. Será? Errado. Pediu-se a cabeça do Presidente do Sporting, que tantas e tantas vezes foi factor de destabilização do establishment do desporto e de anos a repartir a dois. E, como não podia deixar de ser, reaparece a alma mansa do Sportinguista, a estender a passadeira em busca do primado de uma pretensa essência que se deseja trôpega mas distinta. Nobless Oblige. Mate-se o Demo.
O resto, e aqui chegados, já todos conhecemos. As extraordinárias conquistas do CD de BdC não mereciam ter sido sufragadas deste modo.
Para mim, que vivi este fantástico período de perto em contraponto a outro que nos deixou anos em subserviência é impossível voltar. Não voltarei atrás. Já não tenho idade nem força para isso. Não sinto uma centelha de entusiasmo. Dou por mim a não tolerar qualquer tomada de posição por parte desta gente, não lhes aturo um sorriso. Não há empatia. E estes são o sporting. Nunca serei um deles. Ainda creio que mais dia menos dia, cairão de maduros. Os atropelos à democracia sempre acabaram mal. Mas como estará então o Sporting?
Interrompo hoje 44 anos de associado do Sporting Clube de Portugal. Às 13 horas em ponto, seguiu o meu cartão em direcção aos serviços do sporting. Serei cliente da Tasca. Bebo sempre do mesmo. Escusam de perguntar. Não haverá respostas. É mesmo para rever amigos digitais que nunca conheci, mas que me fazem falta.
Um grande abraço na pessoa do Cherba.
Lusatenas
*«eu ouvi o teu comentário» é servido sempre que o homem do balcão consiga distinguir uma boa posta por entre o barulho dos pratos
8 Julho, 2019 at 19:58
Desde sábado que olho para o cartão de sócio e me questiono o que fazer… estive junto de uma caixa ATM para cancelar o débito directo…não fui capaz (ainda). Não tenho 44 anos de sócio, longe disso, mas tenho mais como adepto!
Vi o comportamento de quem nos dirige nesta ultima AG e a única conclusão a que chego é que este CD não está minimamente preocupado com uma eventual debandada por parte de sócios, creio que até “agradeçam” se tal acontecer (tal como alguns aqui), quanto menos força o clube tiver mais facilmente conseguirão os seus intentos…
Já aqui foi referido por um tasqueiro, que o silêncio do presidente na AG foi elucidativo, mas foi mais do que o silêncio, foi a indiferença, o desdém, o desprezo até, com alguns momentos de escárnio (ele e zenha), quando um ou dois sócios tomaram a palavra.
Estou à espera de saber o que irá acontecer à Reestruturação Financeira…provavelmente para receber a estocada final…para mim é apenas uma questão de tempo…
“Nunca serei um deles”!
Bem haja.
8 Julho, 2019 at 19:59
Por mais que possa concordar com grande parte do que foi escrito (para não dizer quase tudo) não posso aceitar quem deixa de sócio ou deixa de pagar quotas porque não gosta de A ou B ou da direção X. O meu cartão e o meu associativismo pertencem ao Sporting Clube de Portugal, aliás como o meu coração, para sempre e independentemente dos montes de merda que por lá possam passar
8 Julho, 2019 at 20:05
Isso mesmo Rotunda
Abraço
8 Julho, 2019 at 20:26
E agora votas … e sai sempre 70/30 😉
“Vai que é tua”!
Z
8 Julho, 2019 at 23:21
É a famosa “Lei de Paretto” … Fica sempre bem na fotografia … Ou na ‘parede’ …
8 Julho, 2019 at 22:13
E o teu coração, assim como o meu, continuará a ser do Sporting, quer paguemos quotas ou não.
A diferença é que este dinheiro pode ser utilizado para fazer feliz alguém que retribui o nosso amor e respeito.
8 Julho, 2019 at 20:04
Já tinha lido este grande Post, apesar de me rever no sentimento não posso concordar com a conclusão. Nem do Lusatenas nem de nenhum Tasqueiro que diz que vai desistir, nunca mas nunca em nenhum momento da humanidade alguma coisa foi transformada porque caiu ou ruiu de podre, mas sim através de gente descontente ,inovadora, com projecto e acima de tudo organizada. Cada um com as suas experiências de vida pode contribuir para um movimento colectivo que pode ajudar a transformar novamente o Sporting num Clube no qual a maioria de Nós se revia nos últimos anos e esse mérito pertence sem dúvida ao projecto de Bruno de Carvalho, foi derrotado mas deixou sementes carregadas de futuro. Não desistam, não se resignem, organizemo-nos e nesse capítulo tem a palavra o @Cherba contem comigo.
SPORTINGGGGGGG ATÉ MORRER
9 Julho, 2019 at 0:58
Completamente de acordo com as palavras do Leão do Ribatejo.
Agora, tal como há 7 anos, é tempo de FIGHT AND RESIST!
E de nos começarmos a organizar e a juntar acções à palavras!
Um abraço e SL
9 Julho, 2019 at 1:50
Com tanto dinheiro daquele lado, não é possível. Estarei aqui quando for para levantar. Seja em que estado estiver!…
8 Julho, 2019 at 20:08
Compreendo a desilusão de muitos porque também a sinto. Os Sócios do Sporting foram duma ingratidão imperdoável para aquele, que em minha opinião, e sou
veteraníssimo, foi o melhor de todos os que conheci.
JR foi um bom Presidente num contêxto mais favorável mas quando as máfias se instalaram, começou a perder o pé e saiu sem glória. BC encontrou-as, instaladas e mais refinadas, enfrentou-as de peito aberto e…caiu através dum golpe que teve conivências espúrias.
Não me revejo nesta Direcção, embora reconheço que tem feito algumas coisas bem, nomeadamente a recomposição da estrutura do futebol e as contratações
Que fazer então, eu que nem vejo jogos em Alvalade porque teria que fazer cerca de 800 Km ?
Na disputa entre o coração e a razão venceu o coração.
– Não deixarei de ser Sócio A porque sei que o
Sporting precisa de todos, não lhe negarei esse apoio
e tenho a esperança de que a situação há-de ser
revertida um dia.
– Foi esse sentimento forte que me levou a subscrever
obrigações no EO, pela 1ª vez, para ajudar a minorar o
vergonhoso insucesso que se percepcionava para o
clube, enquanto para os meus botões debitava alguns
impropérios para os golpistas que o colocaram nesta
situação.
8 Julho, 2019 at 20:08
Sou militante ferranho do PSD, sinto que o governo foi roubado ao PSD pelos partidos de esquerda, estou muito magoado com tudo isto, já pedi a renúncia à nacionalidade portuguesa e vou viver para São Tomé.
Ou então vou cá ficar a lutar com ainda mais força pelo Portugal em que acredito.
Há 2 tipos de pessoas.
SL.
8 Julho, 2019 at 20:12
Então há pelo menos 3 tipos de pessoas…tens que incluir aí aqueles que ROUBARAM o governo ao PSD.
SL
8 Julho, 2019 at 20:15
Podemos discutir este teu comentário de uma forma séria… ou é apenas um exemplo idota?
Digo isto porque para mim confundir um partido com um clube… e conheço tanta gente que o faz… não tem sentido.
Z
8 Julho, 2019 at 22:02
Um dos problemas do Sporting está mesmo nessa confusão.
8 Julho, 2019 at 20:20
As eleições legislativas não elegem Governos nem muito menos Primeiros Ministros, elegem Deputados em cada Distrito, os eleitores do Distrito de Santarém elegem os Deputados representativos desse Distrito e assim sucessivamente, não votam no Passos ou em outro Passos qualquer.
8 Julho, 2019 at 20:29
E quem é que elegeu os deputados que vão concorrer? Esta de que agora Portugal é uma democracia parlamentar perfeita ou plena, só está ao nível de um país de Estado Lampiânico, onde tudo é feito à lá carte consoante o interesse predominante.
8 Julho, 2019 at 20:32
“Até” o Canotilho, na sua bíblia constitucional, afirma que com a forma de eleições que fomos tendo, se criou uma espécie de tradição constitucional de as eleições servirem para eleger o primeiro ministro. Os lampiões um dia também se lembraram que podiam ter mais campeonatos…
8 Julho, 2019 at 20:54
Muda a lei eleitoral ao teu belo prazer tipo Roger Rabolho
8 Julho, 2019 at 21:03
Eu não mudo nada, nem muitos menos a bel-prazer. Agora, vires aqui afirmar que Portugal é uma democracia parlamentar plena e que nunca se votou em primeiros ministros…simplesmente não é verdade, posição que a maior sumidade constitucional do país também tem e que concordo. Por outro lado, as leis não são tudo na vida jurídica de um país. Se assim fosse, ainda hoje Inglaterra não teria um sistema político. Mas ainda não me respondeste à pergunta: quem é que elege os deputados da tua região para que possas votar neles?
8 Julho, 2019 at 21:31
Portugal é uma Democracia Parlamentar Representativa. Quem elege os Deputados Representativos são os partidos, coligações ou outros que se possam propor a eleições legislativas de acordo com as suas normas, regras, estatutos, princípios orgânicos porque se regem. No meu Partido sei quem propõe sei quem aprova e sei quem me representa através do voto.
8 Julho, 2019 at 21:37
Resumindo, não é um sistema de parlamentarismo puro.
8 Julho, 2019 at 21:44
Na verdade, sistemas puros praticamente não há, mas Portugal, na sua concepção semi-presidencialista está ligeiramente afastado da lógica parlamentar, porque a montante não há representatividade nenhuma. Daí que toda a lógica subjacente às eleições seja na prática a de uma votação em primeiros ministros, ao ponto de várias especialistas constitucionais lhe chamarem uma “tradição constitucional”, ou seja, uma norma não escrita que pela sua prática reiterada adquire positivismo jurídico. Não é coisa sequer exclusiva do nosso ordenamento jurídico. A partir do momento em que dizes que confias no teu partido para arranjar um caralho qualquer, toda a lógica parlamentarista morre aí.
8 Julho, 2019 at 23:33
No “Meu” Partido discute-se da base até à direção e da direção até à base. Não existem estados de alma muito menos tecnocracias.
8 Julho, 2019 at 23:35
E dentro daquilo que considero democracias parlamentares por esse mundo fora é das melhores.
9 Julho, 2019 at 1:12
A pergunta “quem é que elege os Deputados da tua Região” fere por inconsistência e inverdade. O que o Barata quereria perguntar seria “quem elege os candidatos a deputados”. Mas a pergunta é de uma estultícia completa: candidatos não se elegem, escolhem-se nomeiam-se ou oferecem-se.
E já agora, aprenda a ler e interpretar o que Canotilho (que não sei por que raio será a “maior sumidade constitucional do país”) afirma. Ele em nenhum momento afirmou que as eleições legislativas servem para escolher um primeiro ministro. Desafio-o a citar essa afirmação.
E, facto decorrente da Constituição, as eleições Legislativas, servem para eleger representantes dos Partidos na Assembleia Legislativa, que tem por uma das incumbências aprovar ou rejeitar “governos” através quer da aprovação ou rejeição dos seus Programas Governativos e/ou Orçamentos, quer da aprovação ou rejeição de moções de censura ou de confiança.
Passe bem e não invente
9 Julho, 2019 at 1:23
Tanto que não escolhem o PM que nas últimas nem foi o líder do Partido mais votado o eleito.
Os eleitores elegem deputados (que depois fazem o favor de ir rodando, ou bazam quando aprovam a “sua” lei, em demonstração do que pensam da representatividade), mas na prática votam num Partido e/ou num PM. Aliás, esse foi um argumento usado para descredibilizar o Santana quando entrou para a cadeira do Barroso, não tinha legitimidade porque não fora eleito. Porém, o Parlamento mantivera-se imutável.
9 Julho, 2019 at 15:18
Álvaro, tenho formação mais que suficiente na área para saber interpretar o que uma pelo menos uma das maiores sumidades constitucionais escreveu, mas não vou perder tempo com isso, muito menos a procurar a página. Agradeço que não me confunda com um lampião, porque coisa que não sou é analfabeto e/ou aldrabão. Eu percebo perfeitamente o nosso sistema eleitoral e político e não me desvio do que disse: é óbvio que votamos em deputados candidatos, mas querer transformar a nosso regime num sistema unicamente parlamentar, fazendo as leituras que são as que dão mais jeito em cada época, é para mim uma afronta ao próprio sistema.
9 Julho, 2019 at 15:25
O Álvaro não pode é partir do pressuposto que do outro lado está alguém que não percebe o sistema, e não é o uso de retórica que lhe vai servir de muito. Dizer que eu disse que o Canotilho teria dito que votamos em Primeiros Ministros, é dizer algo que você não leu em lado nenhum. Deturpou o que eu disse porque lhe deu jeito ou leu mal, vindo depois acusar-me de não saber ler ou interpretar. Aliás, esta discussão que não é assim tão pacífica como faz crer e em muitos sistema problemas destes e semelhantes vão-se colocando. Mas enfim, isto é o Sporting e não uma discussão de ciência política e legislativa.
Saudações Leoninas
9 Julho, 2019 at 10:48
“As eleições legislativas não elegem Governos nem muito menos Primeiros Ministros, elegem Deputados em cada Distrito”
Tudo dito! 🙂
8 Julho, 2019 at 22:16
Nunca amei um partido político. Tenho de experimentar…
Talvez o PAN…
8 Julho, 2019 at 20:11
Com todo o respeito não posso compreender estas decisoes…
O Sporting é muito maior que o Presidente A, B ou C que o treinador X, Y ou Z. Hoje estão lá estes, amanhã estão outros.
Deixando de ser sócios deixam de poder votar nos caminhos que defendem. Não percebo isso, sinceramente.
Não me canso de realçar o trabalho fantastico que o Cherba aqui faz diarimente. Criticando o que há para criticar, elogiando o que merece. Concordo muito com o que defendes e com a tua visão do Sporting, Cherba!
8 Julho, 2019 at 20:31
A malta vota… mas sai sempre 70/30 🙂
Z
8 Julho, 2019 at 20:55
A Democracia não se esgota nas eleições Z
8 Julho, 2019 at 21:07
LdR…. Isso tenho eu dito aqui vezes sem conta! Referi-me a este epifonómeno por curiosidade..
Mas há muito quem pense assim… “Não gostas? daqui a 4 anos votas noutro”… Nada mais errado!!! É precisamente a cultura de exigência (democrática) que eu advogava. E acredita que tinha sido tão, mas tão simples não expulsar BdC… Para que isto se lesse como um sinal de exigência para com esta direcção… Mas não, ficou tudo mais fácil para eles.
Z
8 Julho, 2019 at 21:35
BC afrontou o sistema como ninguém e tinha de ser queimado para servir de exemplo. Mas por vezes o feitiço vira-se contra o feiticeiro.
8 Julho, 2019 at 21:43
oi?
Z
8 Julho, 2019 at 23:31
Aquilo que quis dizer foi que o BC foi o “Cordeiro” que teve de ser sacrificado para servir de exemplo não vá alguém ousar a repetir a graça de voltar a confrontar o sistema interno e externo.
9 Julho, 2019 at 10:53
“A malta vota… mas sai sempre 70/30”
Será por causa disto?
https://threadreaderapp.com/thread/1148372921624211459.html
9 Julho, 2019 at 1:20
Matias, há uma coisa que se chama desencanto que está na base de muitas atitudes, entre elas o divórcio. Deixar de ser sócio por desencanto, por achar que se estão a ferir os Valores e Princípios que sempre foram sustentáculo do Clube, por entender que estão a desbaratar o dinheiro das quotas que se pagam, ou por sei lá o quê mais, não significa deixar de ser sportinguista. Se há 3 milhões e meio de sportinguistas e menos de 100.000 sócios essa assunção cai por terra. Ou quem nunca foi sócio na vida pode ser um bom sportinguista mas quem foi sócio durante 44 anos e deixa de o ser passa a também deixar de ser sportinguista? Estranho pensamento esse.
SL
8 Julho, 2019 at 20:19
Compreendo perfeitamente este texto e revejo-me muito nele.
No pequeníssimo grupo de amigos em que discuto o Sporting, sempre foi unânime que Bdc não tinha uma estratégia de comunicação – e mais que isso, “militar” – consentânea com aquela que considerávamos ser a mais adequado ao sucesso. Por outro lado, o seu jeito de Rei-Sol também não lhe era, considerávamos, favorável. Contudo, ao invés, o seu jeito de exaltação do Sportinguismo e defesa contra as forças obscuras, era um enorme plus num clube há muito órfão de orgulho. De títulos, mas também de orgulho. Bem sei que todos queremos é ganhar, mas eu ainda gosto de ver o futebol com um certo romantismo dos old terraces: se não podemos ganhar, ao menos que tenhamos orgulho nas nossas cores e que haja união em todos os soldados do clube.
Depois veio o assassínio de carácter que é inenarrável mas que não me surpreendeu de todo: Portugal não é a pior coisa do mundo, mas é uma valente merda, cheio de gente de merda que vive na era medieval.
Hoje, nesse mesmo pequeníssimo grupo, em que cada vez se tem menos vontade de discutir o Sporting, vejo uma coisa: ninguém quer ver o Bdc à frente, mas muito menos alguém nutre qualquer simpatia e esperança nas pessoas que por ora administram o Sporting. Já ninguém coloca os lampiões (sempre em maioria) no devido lugar, já ninguém parece querer saber.
Porquê?
E portanto, ou os títulos aparecem, ou esta letargia poderá empurrar o Sporting para um período ainda de maior decadência do que passamos nos últimos 30 anos. Ao contrário destas 3 décadas, acho que agora só os títulos vão salvar o Sporting.
Saudações Leoninas
8 Julho, 2019 at 20:28
Boas Tardes, Caros Tasqueiros.
Antes de mais, respeito o post do Caro Lusatenas, obviamente.
Mas, por mim:
– 46 anos;
– Sportinguista desde que me conheço;
– Tive como Presidentes João Rocha, Amado de Freitas, Jorge Gonçalves, Sousa Cintra, Santana Lopes, Roquette, Dias da Cunha, Soares Franco, Bettencourt, Godinho Lopes, Bruno de Carvalho e, agora, Frederico Varandas.
– Este é o SEGUNDO período de 18 anos sem ganhar um campeonato que atravesso. Depois de 2000, nunca pensei voltar a ver-me nesta situação.
– Continuo e continuarei Sportinguista com o mesmo fervor de sempre.
– Enquanto existirem atletas a envergar a Verde-e-Branca no relvado, no pavilhão, na pista ou na praia, continuarei.
– Um de nós há-de quebrar primeiro: o meu Clube ou eu. Mas até esse momento chegar serei SEMPRE Sportinguista e hei-de SEMPRE apoiar o meu Clube.
– Tudo o resto é acessório. O que me interessa é o AMOR.
SL
8 Julho, 2019 at 23:28
Achei piada a esta tirada …
“– Continuo e continuarei Sportinguista com o mesmo fervor de sempre.”
AHAHAAAHHAHA
MAs que “fervor” é esse?!? O dos MANSOS?!? Isso não é ‘fervor’ nenhum … Isso é mais é “parecer bem” …
É por causa destes “fervores” que não ‘aquentam nem arrefentam’ que o SCP caiu de novo nas mão dos que operam na sombra, dos que se servem do clube e não o servem …
8 Julho, 2019 at 20:28
Nao me revejo em grande parte do post mas mais do que isso gostava que reconsiderasses. Nao me arrojo a pedi-lo porque é uma decisão pessoal e estás no teu direito.
Fica a nota que mesmo não estando de acordo com a leitura que fazes, te estendo a mão para que continues do lado do Sporting.
8 Julho, 2019 at 20:38
Nem imaginas o bom que foi ler este post.
Por isso, mereces um grande abraço pois eu queria ter escrito isto mas não consigo.
Obrigado.
8 Julho, 2019 at 20:40
Grande posta, se vir este leão na rua bato continência! Bravo!
8 Julho, 2019 at 20:44
é mais certo o Lusatenas regressar a associado que o vi–etto marcar um golo que se veja.
8 Julho, 2019 at 23:30
O cornetto ou bietto ou vietto … vai marcar mais do que um golo … nos treinos …
8 Julho, 2019 at 20:45
A partir daquela Assembleia de Fevereiro 2018, Bruno de Carvalho, que tinha recebido o apoio de todos nós (90%), em que lhe deram plenos poderes para tudo, que ele começou a ter um comportamento indigno de um presidente de uma grande instituição. A partir do momento que vai contra tudo é todos tracou o seu destino, só um grande ditador quereria aqueles poderes todos que lhe demos na Assembleia. A sua actuação começou a ultrapassar todas as marcas que um grande líder de um clube como o Sporting deve ter, aí aparece Madrid e a sua actuação foi péssima, lógicamente que a maioria dos sócios se virou contra ele é claro que o presidente da MAG o poderia segurar mas Bruno de Carvalho continuou a ofender tudo e todos e não o segurou, mas o fim dele com aquele estilo de actuação estava no fim. Os sócios que se revêm naquele estilo são os adeptos do que se chama Brunismo. Gostei do primeiro mandato de BC, fez obra no clube, deu-nos coisas muito importantes, agora depois daquela Assembleia deixei de o apoiar, não votei na sua destituição nem na sua expulsão por respeito ao que ele nos deu, mas nunca também iria dar o meu apoio a um homem que teve depois daquela Assembleia bases comportamentais ditatoriais que geraram tanta indignação e divisão no clube, que é de todos independentemente das ideias de cada um. Era incapaz de deixar de ser sócio por causa de um homem que fez aquilo que Bruno de Carvalho fez após a dita Assembleia geral.
8 Julho, 2019 at 20:55
Se até este não votou nem na destituição nem na destituição nem na expulsão… “a trama adensa-se”… É que o Miguel também não… A esmagadora maioria dos tasqueiros também não… e depois existe aquela “maioria silenciosa”… A sério eu “vi o churrasquinho”… Se cheira a merda, parece merda é porque é merda!!!
#TENHAMUMBOMSPORTING
Z
8 Julho, 2019 at 21:11
E por isso deixaste de apoiar alguém que amava o clube para apoiares um mentiroso compulsivo.
https:/www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/sporting/noticias/interior/amp/varandas-lagrimas-em-201516-e-garante-vou-contar-tudo-o-que-vi-em-11-anos-de-futebol-9619828.html
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sporting/amp/varandas-que-bruno-de-carvalho-volte-atras-e-se-recandidate
https://www.desporto.sapo.pt/amp/futebol/primeira-liga/artigos/frederico-varandas-keiser-e-um-treinador-ambicioso-que-nao-tem-medo-em-apostar-em-jogadores-novos
Por fim uma que ainda não é totalmente mentira…
https://www.noticiasaominuto.com/desporto/1191388/se-nao-dissesse-que-vou-ser-campeao-estava-a-mentir
8 Julho, 2019 at 21:34
Mas quem te disse que eu apoiei este presidente? No dia das eleições não pude votar estava fora nos anos do meu genro, mas disse aqui e há de estar escrito que o meu candidato era Dias Ferreira.. Agora o que eu quero essencialmente é o nosso sucesso desportivo, seja qual for o presidente. O clube vive de glórias e isso só acontece quando se Ganha.
8 Julho, 2019 at 21:47
Parto então do principio que aches que este mentiroso compulsivo que não cumpre as promessas que fez antes das eleições é digno de ser presidente.
8 Julho, 2019 at 22:01
Tem a palavra Chico “Ferreira” Faria…
😛
Z
8 Julho, 2019 at 22:15
Se os sócios lhe deram essa prorroga tiva e em todos os pblescitos são a favor do que é esse sentido. Agora faço-vos esta pergunta têm dúvidas que se fizessem um referendo para ver se ele devia continuar, que ele não ficava?
8 Julho, 2019 at 22:18
com ou sem códigos de barras e números de série…!??
https://www.youtube.com/watch?v=ufiE8ARCXO0&list=RDufiE8ARCXO0&index=1
8 Julho, 2019 at 22:19
A “caixa de Pandora das destituições” está aberta! Dias Ferreira ao Poder!!!!!!
Z
9 Julho, 2019 at 8:02
Se tu, Chico, acreditas mesmo no disparate que escreveste então é apenas prova daquilo que eu dizia ontem.
As pessoas pensam que BdC era um ditador porque essa idéia lhes foi martelada na cabeça
8 Julho, 2019 at 20:45
Mas que grande, grande texto.
Está aqui muito do que muitos outros tasqueiros também sentem.
8 Julho, 2019 at 20:51
Este texto, sim, deixou-me em lágrimas, pois define bem o fim do Sporting.
Acredito que estes que lá estão cairão, desejo com todas as forças que caiam com a “violência” que ofereceram ao expulso (aliás se há personagem a quem desejo ainda pior que ao orelhas, é Jaime Marta Soares.
Lamento, partilho o sentimento do Lusatenas.
Um abraço forte, sentido e triste!
8 Julho, 2019 at 20:53
Sou sócio há 35 anos…ainda não entreguei o cartão por consideração ao meu pai que iria ficar muito magoado com isso. De resto o único sentimento que tenho é o de não querer pertencer ao mesmo clube do Frederico, do Rogério, da Maria, do Jonas, da Rute e de mais umas largas dezenas de milhares de ignorantes que se deixam manipular tão facilmente.
8 Julho, 2019 at 20:59
Estou seguro de que se pensas assim o teu pai também não iria querer pertencer a esse clube.
Z
8 Julho, 2019 at 20:55
Como percebo… o meu sentimento é exatamente igual… mas não vou deixar de ser sócio mesmo tendo já pensado nisso, não me vou calar e deixar de defender os meus ideais mesmo que a pressão social seja tão grande que chega a ser ridícula, fazendo com que pensasse duas vezes antes de defender esses mesmos ideais pois ou ia ser gozado ou ia ser rebaixado por os associarem apenas e só aos que BdC defendeu durante 95% do seu mandato – tudo o que vem de BdC tem que ser considerado algo mau, é isso que a nossa sociedade defende.
Não vou deixar de ser sócio porque tenho esperança que ao não deixar de o ser possa, nem que seja um bocadinho, ajudar o sporting a voltar a ser de novo o Sporting…
Ser Sportinguista é ser mesmo casmurro.
8 Julho, 2019 at 20:58
Grande GRANDE Lusatenas. Aquele avatar que remete diretamente para os tempos do cacifo. São demasiadamente poucos hoje em dia. Um abraço leão !
Ps. Saudades do Superleao! Fuck seleções!
8 Julho, 2019 at 21:01
Sporting acima de tudo como escrevi no texto dos votos.
Percebo a opinião, mas deixar de ser sócio não é o caminho, nem nunca será.
Sendo cliente da Tasca, podes e deves usar a mesma, para desabafar, elogiar, debater o Sporting.(dou o exemplo do Malcom)
Estão alguns projectos nas redes sociais, em andamento que no futuro, poderam ser utilizados em prol do Sporting.
É presico não desesperar.
São 44 anos perdidos?
Não faz sentido.
Abraço.
8 Julho, 2019 at 21:10
Mas quem falou em 44 anos perdidos?!
Z
8 Julho, 2019 at 23:37
Falei eu.
44 anos, não podem ou não devem ser perdidos.
Como escrevi o caminho não é deixar de ser sócio.
8 Julho, 2019 at 21:02
Revejo-me no sentimento. Tive gamebox desde a inauguração do estádio e só falhei jogos em não podia mesmo ir.
Este foi a primeira época em que não tive gamebox. Não fui a nenhum jogo e disser que não vi nenhum jogo completo na TV sou capaz de não estar a mentir. Perdi o interesse por uma coisa que nunca pensei vir a perder. Passei de doente pelo Sporting para “olha… vamos jogar agr… já nem me lembrava”.
Sinto falta daquele sentimento mas sei que não é com este presidente que vou voltar a ter. Não me revejo minimamente nele, na sua postura e nos seus projectos para o clube.
No entanto, as quotas vão continuar a ser pagas. Vão continuar a ser pagas porque pode aparecer outra pessoa capaz de fazer o que de bom o BdC fez. Pode aparecer outra pessoa capaz de ressuscitar o clube. Também pode não aparecer mas enquanto houver essa possibilidade eu vou estar preparado para votar nele.
8 Julho, 2019 at 21:02
Ele há merdas.
Vou lendo aqui e ali e são mais os que deram o voto a não expulsão do que o contrário.
Fica dificil.
8 Julho, 2019 at 21:02
Muitos partilhamos dessa posição.. isto é o Sporting a morrer aos bocadinhos!!
8 Julho, 2019 at 21:03
Parabens plo post.
Apos ter conhecimento dos resultados tmb enviei um email a informar que a partir daquele momento deixaria de ser socia.
voltarei qnd esta canalha sair do meu clube.
8 Julho, 2019 at 21:04
Já tive oportunidade de agradecer ao Lusatenas aquando do seu comentário.
Quero agradecer ao cherba ter dado destaque ao mesmo. 🙂
8 Julho, 2019 at 21:06
Caro Max e Lusatenas,
Aprecio a vossa forma de ser SPORTING.
Parece que confluímos, igualmente, no que diz respeito à idade e igualmente no resto (40 anos de sócio) com interrupção, que só o Pavilhão JR me fez voltar ….
Percebo igualmente a posição de ambos, mas deixe-me caro Max levantar só duas questões (porque existem muitas outras) que espelham o comportamento deste CD e que terão estado na origem da posição assumida pelo consócio Lusatenas. Vejamos:
(i) O presidente do CD disse em campanha eleitoral que jamais aceitaria (votaria) a expulsão de um sócio (fosse ele quem fosse). É certo que o fez em campanha e numa atitude retórica, mas estou seguro de que os amigos Max e o Lusatenas fossem o autor de tal principio, só teriam um atitude de honra e dignidade `apalavra dada, qual fosse a de: no passado sábado tomariam a palavra e diriam isto: Eu estou Presidente do CD, não sou Presidente do CD. E como tal a pessoa que vai votar é o cidadão Frederico Varandas, sócio nº tal. E cumprindo a minha palavra VOTO CONTRA A EXPULSÃO. Não tenho dúvidas que era isto que fariam, porque tenho de vós, pela postura que aqui apresentam, que são homens de honra, de palavra, de verticalidade, e, fundamentalmente livres.
(ii) Eu admito que muitos consócios não subscrevam a totalidade do nosso quadro legal (Estatutos e Regulamentos) e que possam dele divergir e dar disso público conhecimento.
Mas aceita que o senhor PMAG, ainda por cima jurista, não cumpra o que se mostra aprovado pelos sócios do SCP, e que justifique tal NÃO CUMPRIMENTO com a sua interpretação pessoal de tal quadro normativo.
Então a interpretação do quadro normativo daquele senhor (que até pode ser respeitável) sobrepõe-se á vontade expressa pela órgão máximo do Sporting de todos os Sportinguistas que é a sua AG.
Pergunto:
Isto não incomoda os Sportinguistas?
Isto é o Sporting, que é uma Instituição de Utilidade Pública que tem os seus Estatutos e regulamentos verificados pelo MP (n.º 2 do artigo 168º do CC.)?
É por isso que compreendo a tomada de posição do consócio Lusatenas. Eu irei esperar até 31-12-2019, porque tenho as quotas pagas até tal data. Mas se nada mudar e se estes senhores não se retratarem eu não posso aceitar que ocupem o lugar que ocupam, ferindo os mais elementares princípios de educação, seriedade, respeito e verticalidade que os meus pais me transmitiram e que transmiti aos meus filhos.
Se o não fizer estou a pactuar com princípios que jamais toleram que sejam ultrapassados. São linhas verdes que não perito que sejam ultrapassadas ….
Um abraço a ambos
8 Julho, 2019 at 21:43
Já disse acima num outro comentário que para mim é inconcebível o que RA permitiu…
Mas em relação ao que disse o Varandas… ( ninguém sabe o voto dele)… mas ela nada mais podia fazer que votar…
Abraço SL
8 Julho, 2019 at 22:09
Caro Max
Desculpe só podia votar … mas quem votou foi o cidadão Varandas e esse só tinha que honrar a palavra dada ….
E o voto dele neste cenário não era “secreto” … a não ser que ele próprio não honre a sua palavra.
Estou em crer que se isto se passasse consigo o faria o que entendo devia ter sido feito e tinha melhorado alguma coisa estre triste cenário que nem em dez anos será totalmente recuperado. Só o será com a chegada de novas gerações …
Abraço
8 Julho, 2019 at 21:44
João Gaspar tem toda a razão, mas como já disse aqui, independentemente das razões, nunca se devia ter expulso Godinhoo Lopes, não me venham com a cantilena que eu sou da cor dele que é pessoa que não gosto, só que por princípio não devia ter acontecido, dava-se lhe uma medida de coacção o mais grave possível e não se expulsava, para mim expulso era só PPC. Uma pessoa nasce Sporting e morre Sporting.
8 Julho, 2019 at 22:12
Totalmente de acordo…sendo que eu teria outras razões para tal … mas que não devo nem posso confundir ..
8 Julho, 2019 at 21:18
Copio aqui o meu comentário que fiz aquando do post no off-topic.
“Também faço uma pausa no meu retiro, que já dura há 3 meses, para o saudar pelo texto. Sinto exactamente a mesma coisa e só não devolvi o meu cartão de sócio porque tenho esperança que apareça outro maluco qualquer que volte a fazer-me sentir de novo aquela magia e aquele nervoso que sentia antes dos jogos, o orgulho de não fazermos parte do carrossel… O problema é que não vejo de momento ninguém assim, nem o próprio Benedito (que me parece ser uma versão 2.0 do Varandas).
Quando os adeptos de outros clubes e as cmtvs desta vida ficam contentes com o que se passa, penso que algo de muito errado se está a passar no nosso clube.
Grande abraço.”
8 Julho, 2019 at 21:18
Vou citar dois grandes filósofos portugueses.
Pedro Abrunhosa e Herman José.
– É preciso ter calma…
– A vida é como os interruptores… Umas vezes para cima, outras vezes para baixo.
E como a vida é feita de ciclos, a não ser que este ainda não tenha acabado no sábado.
Quem serão os próximos sócios a ser expulsos?
8 Julho, 2019 at 21:29
Sócios? Aposto que o Nuno Dias e outra malta competente não dura muito mais tempo neste clube.
8 Julho, 2019 at 21:32
No final da próxima época o Nuno Dias vai para Espanha.
Z
9 Julho, 2019 at 0:52
Vai expulso?
9 Julho, 2019 at 0:57
Por ser competente e defender o Sporting, coisa sem sentido
9 Julho, 2019 at 1:36
As coisas que a malta sabe…
Agora percebo, Z é Zandinga.
8 Julho, 2019 at 21:31
A) JMS
B) Rui Patrício
C) Wiliam Carvalho
D) Gelson Martins
E) Podence (não deve ser sócio)
F) Rafael Leão (não deve ser sócio)
G) Ruben Ribeiro
Claramente opção G) !!!!
Z
8 Julho, 2019 at 23:48
Por acaso, creio que o palerma do fantoche que se diz ‘presidente do SCP’, referiu que “iria até às últimas consequências colocando esses jogadores em tribunal…” …
O que é que se tem passado?!?!?!
R: Precisamente o oposto … Ou seja, tem enfraquecido o ‘poder negocial’ do SCP, renunciando à RAZÃO e vergando-se e vergando o clube SCP aos interesses de meia dúzia de CHULOS e parasitas que são os empresários de jogadores … Fora o resto …
8 Julho, 2019 at 21:20
A missiva está muito bem escrita mas excusava de usar a palavra “Pezzonovantes”, que pelo sei é pejorativa. Foi escrita, pelo que leio, por um homem ferido, reaccionário, que olha com desconfiança para o que é novo. Quiçá para ele, o mundo devia ser sempre igual, para se sentir dono do seu lugar de conforto, as mesmas ideias, os mesmos lugares, as mesmas pessoas. Felizmente ao longo da história houve homens bem diferentes, caso contrário ainda hoje estávamos no mesmo lugar, leia-se, a fazer fogo com dois pauzinhos numa caverna. Pois é meu amigo, a Tasca é um lugar público e são as diferenças de opinião, mesmo dos novatos, que enriquecem o lugar. Enquanto o Dono do Tasco, me permitir, continuarei a dar a minha opinião e mesmo sendo rookie, isso não me detém. Apareci num momento crucial do Sporting, contra a corrente dominante aqui do Espaço, porque há muitas pessoas que pensam como eu mas que perante os insultos (até de puta para baixo chamam a uma rapariga que comenta aqui regularmente. Serão os novos homens de coluna direita, mas que não aprenderam as regras mais básicas do que faz de nós homens, saber respeitar uma mulher e não passar certas fronteiras) preferem omitir-de de dar opinião, criando a ideia que os servos do Expulso, são a maioria. Depois abrem se as urnas e rasgam as vestes pq viviam numa realidade paralela, manipulada, e portanto não real. É lidar.
8 Julho, 2019 at 21:27
“Quiçá para ele, o mundo devia ser sempre igual, ”
Parei aqui. Não és deste planeta. Bem pelo contrário, o que desilude é que os outros é que querem o mundo sempre igual. A desilusão é que não nos deixam ser realmente diferentes. Do que fomos durante largas dezenos de anos, e que não descansaram enquanto não nos fizeram voltar a ser como éramos.
8 Julho, 2019 at 22:51
Já desisti de responder a estas criaturas.
Espera! Desistir? Eh, pá! Não devo ser sportinguista!…
8 Julho, 2019 at 23:50
ana, não ligues … Chama-se a isto ‘um mero exercicio de ‘reverse psychology’ …’
8 Julho, 2019 at 22:52
que vómito…
Z
8 Julho, 2019 at 23:16
Meu caro, quer ver um reaccionário, vá ao Lioninamente e leia o que aquele escroque escreve, só porque o outro um dia disse bardamerda!
Se acha que com está direção vamos evoluir…. Mas agora é que estamos bem! O outro era desequilibrado, mas vejo mais desequilibrados por aqui.
8 Julho, 2019 at 23:21
Rudolfo rudolfo, ainda não voltaste para o Luís?
Trabalho aqui está feito
9 Julho, 2019 at 0:03
Realmente essa malta que dizes precisa de uma liderança forte aqui na Tasca.
Varandas no Sporting, Marco Aurélio “falso” na Tubbielândia!
E não tenho dúvidas que Varandas não encontraria melhor representante dos seus valores aqui na Tasca. Está perfeito!
9 Julho, 2019 at 1:04
E juízo ?
Não te toca ?
9 Julho, 2019 at 8:05
Mas quem é esta criatura???
8 Julho, 2019 at 21:23
Esmagador, é a palavra que me ocorre.
Tudo, tudo isto, e quem não conseguir entender, é porque não consegue pensar além das simpatias ou recusa-se a acreditar que neste clube se descesse tão baixo. Também eu estou desencantada, cansada, desiludida. Os e-mails com as referências multibanco chegam, marco-os com uma estrelinha, e ficam aqui guardados, até recuperar da fúria que sinto quando os recebo, e acabo por proceder ao pagamento dias, semanas depois, porque me pesa na cosciência não o fazer. Penso nos atletas das modalidades, os que continuam a honrar o clube, os que dão assunto para tantos posts aqui na tasca, os que contribuem de facto para o contínuo engrandecimento do clube. Esses não merecem que os abandone. E o Sporting Clube de Portugal também não. Não consigo arranjar coragem para “abandonar a família”. Mas a família associativa, não a dirigente, porque dessa, neste momento, não consigo gostar, não a consigo suportar. Mudo de canal para não ter de encarar esta gente. Agarro-me à esperança de que de alguma maneira esta direção caia rapidamente. Assusta-me a ideia de cumprirem o mandato. Tenho receio pelo que possa acontecer ao meu Sporting nos três anos que faltam para que isso aconteça.
Percebo a decisão. Não sei dizer se tenho pena ou não de não conseguir fazer o mesmo.
8 Julho, 2019 at 21:26
Lusatenas,
Antes demais quero agradecer pelo seu post e pelo seu desabafo. Todos nós atravessamos períodos negros em diversas fases e áreas da vida, e é sempre bom poder deitar cá para fora o que nos atormenta.
Está livre de fazer o que quiser, obviamente, e por isso espero que entenda também o meu comentário, que será contrário ao seu.
Desistir quando as coisas estão difíceis ou contra o que queremos é sem dúvida uma solução, mas será a melhor? Se todos os que pensaram igual também deixaram de ser sócios estão somente a deixar a decisão nas mãos dos outros. Em que medida isso pode ajudar o clube que ama?
Se de facto existiu algo montado para derrubar BC e impedi-lo de se candidatar, e/ou de impedir os seus apoiadores de terem voz, o facto de deixar de ser sócio é uma admissão da derrota perante essas pessoas, seria o que elas sempre quiseram.
Enfim, não gosto da palavra desistir. Não gosto da palavra abandonar, ainda por cima abandonar um amor a quem temos o dever de ajudar e que precisa de nós (de todos nós). Se ler isto, espero que pelo menos balance e reconsidere, porque o Sporting somos todos nós, nos bons e maus momentos, quando ganha A, B ou C, quando ganhamos o tetra ou quando temos travessias no deserto de 20 anos – não ser sócio é não ter voz, não ter voto e dar a vitória aos nossos adversários (externos e internos). E finalmente lembro que quem mais sofre com a quebra de associados não é a SAD nem o Conselho Directivo, mas sim todas as modalidades do Sporting e o próprio Sporting Clube de Portugal.
SL,
André Cruz