Não consigo precisar, mas creio que já não postava na Tasca desde poucos dias que precederam a AG de destituíção.
Preferi calar a minha tristeza, colocar a mordaça no circo eleitoral, e nem sequer me atrever a opinar nestas duas últimas AG’s. Nunca fui de largar. Mas a pancada foi demasiada.
Mantive a Tasca como reduto de boa informação, só possivel devido à grande militância que aqui se vive. Mas para quem viveu o Cacifo e passou pelas grandes reformas que o Cherba lhe imprimiu (lembro-me, entre outras, do que lhe fodi a cabeça quando apareceu com a ideia peregrina do “Comando C”) não deixo de ficar algo admirado com o tom da discussão e os contornos que ela assume. Demasiado hiperbólicos.
Há gentes novas, por aqui. Como tal novas opiniões. Pezzonovantes, sempre os houve. Mas outros há, de sempre (Max excluído – sempre pronto a dar a outra face que até irrita, hehehe) que parece que esqueceram esta fantástica Casa, e as respectivas marcas de água com que nos brindavam diáriamente. Ai que saudades do Superleão… Mas também eu evitei a escrita para não me perder. A cabeça, ainda que ausente, fervilha de emoções que desaconselham a demanda. Sempre acreditei que o tempo seria o companheiro ideal para me ajudar a esta travessia de descrença. Mas não foi. Continua mais forte do que eu. É pele. Não consigo.
Fui apoiante de BdC desde o primeiro debate quando Godinho (que viria a ganhar…?) se socorria de um IPad e o Baltazar possuía notas antecipadas de notícias do CM. Nessas bolandas andava o Bruno a caminho da Rússia porque era importante atestar a sua credibilidade, para depois ir receber o Van Basten. Os resultados, apurados às tantas, derrotaram sondagens, estudos de opinião e qualquer vaticínio mais avisado. Curiosamente, Eduardo Barroso, é eleito para PMAG com uma larga maioria sobre Rogério Alves. Este mesmo, o que nunca se engana, e que por volta da 1 da manhã endereçou as mais calorosas felicitações a BdC por uma vitória inequívoca. Mas afinal não. Falou-se muito de churrasco.
6 anos volvidos e as dúvidas nunca nos abandonam. Será que o paradigma psicológico do sócio do Sporting é tão fiável que um colectivo deliberativo não varie… 3 ou 4 pontos percentuais?
BdC o que me deu, tirou. Implacavelmente. Colocou toda a sua força baseada numa mole imensa de associados do SCP, à disposição de uma loucura que só alguma alteração do seu estado emocional poderia justificar. Os tiques sempre lá estiveram. Ecografias no Estádio, elegia à sua própria família na Inauguração do Pavilhão, alteração da data da Gala em função do seu casamento, evento esse cedido em exclusivo à CM. Depois a intervenção em directo via telefone para um programa no mesmo canal. Escuso referir a inépcia que sempre demonstrou em estratégia comunicacional como é bem própria, o inenarrável desempenho na Sporting TV por via do Arouca Gate.
Depois veio o Jogo de Madrid e o post, que quanto a mim, nem sequer foi parecido com o empolamento que mereceu. Já estava em marcha, a fundo, todo o manancial que o viria a derrubar. Do País político, aos Spin Doctors da desinformação, à falta de palcos onde pudesse existir contraditório, passou a valer tudo. Aí estava o Golpe no seu máximo esplendor. E este foi como nunca se viu igual. Um assassinato de carácter, um plantar de fake news que depois de o serem não há desmentidos que valham, um ataque que nem Murphy conheceria quando elaborou a sua lei. E aqui entramos nós.
Como referi na minha já distante intervenção de Junho de 2018, tudo o que não passasse pelos sócios, era Golpe. E o facto é que por mais que se escudem em qualquer percentagem, não passou. J. Marta Soares à sua boa maneira assumiu-se como o pantomineiro no qual toda a sua vida assentou. Dos bombeiros à chanfana, tudo tem contornos herécticos para o bem estar da sua própria coluna. A palavra deste energúmeno vale zero. Aos poucos, por sua via, o sporting começou a tomar conta do Sporting. Ainda que houvesse nos contestários gente que nunca perdoaria as diatribes de BdC, por motivos que julgaram razoáveis e assentes nos meandros da consciência, outros houve que sentiram a presa rapidamente a transformar-se em carcaça.
Opera-se a demanda maniqueísta, com sedes várias, algumas nas redações de pasquins e outras nas próprias Instituições da Republica. De tal maneira que para cada situação putativamente incriminatória do bom nome do SCP apenas baseadas em “bocas”, haveria pelo menos 6 do benfica alicerçadas em processos com comunicações dos seus responsáveis que se relativizavam por força das primeiras. Como? Pelo assunto do momento. BdC. Suas vida Institucional e pessoal. Sem limites. As nomeações para servir o banquete não carecem de qualquer anuimento por parte dos associados que passam a ser meros voyers de uma estória para a qual nem convidados foram.
Portugal inteiro, une-se no pedido da cabeça de BdC. Será? Errado. Pediu-se a cabeça do Presidente do Sporting, que tantas e tantas vezes foi factor de destabilização do establishment do desporto e de anos a repartir a dois. E, como não podia deixar de ser, reaparece a alma mansa do Sportinguista, a estender a passadeira em busca do primado de uma pretensa essência que se deseja trôpega mas distinta. Nobless Oblige. Mate-se o Demo.
O resto, e aqui chegados, já todos conhecemos. As extraordinárias conquistas do CD de BdC não mereciam ter sido sufragadas deste modo.
Para mim, que vivi este fantástico período de perto em contraponto a outro que nos deixou anos em subserviência é impossível voltar. Não voltarei atrás. Já não tenho idade nem força para isso. Não sinto uma centelha de entusiasmo. Dou por mim a não tolerar qualquer tomada de posição por parte desta gente, não lhes aturo um sorriso. Não há empatia. E estes são o sporting. Nunca serei um deles. Ainda creio que mais dia menos dia, cairão de maduros. Os atropelos à democracia sempre acabaram mal. Mas como estará então o Sporting?
Interrompo hoje 44 anos de associado do Sporting Clube de Portugal. Às 13 horas em ponto, seguiu o meu cartão em direcção aos serviços do sporting. Serei cliente da Tasca. Bebo sempre do mesmo. Escusam de perguntar. Não haverá respostas. É mesmo para rever amigos digitais que nunca conheci, mas que me fazem falta.
Um grande abraço na pessoa do Cherba.
Lusatenas
*«eu ouvi o teu comentário» é servido sempre que o homem do balcão consiga distinguir uma boa posta por entre o barulho dos pratos
9 Julho, 2019 at 0:12
O SCP liderado por estes golpistas entusiasma tanto … como ‘um bloco de gelo no pólo norte’ …
9 Julho, 2019 at 0:14
Coitados dos esquimós. Não merecem!
SL
9 Julho, 2019 at 0:23
What happens in North Pole … Stays in North Pole!!!
SL
9 Julho, 2019 at 0:15
Este é só um Clube (o maior, é certo, e é nosso). Mas é so um Clube. Não o tratem como se fosse a vossa Mãe, Pai, Mulher ou Marido, ou Filhos, ou namorada ou o melhor amigo. E não o tratem como se fosse a vossa própria Dignidade.
A todos estes devemos ser capazes de matar ou morrer para os protegermos.
Mas ao Sporting só temos o dever de o Amar. Mas não incondicionalmente.
Se os que aqui escrevem tivessem apenas mais um dia na vossa vida e preferissem gasta-lo com o Sporting em vez de família ou amigos então meus caros o Sporting não é para vocês.
O Sporting é a coisa mais importante das coisas menos importantes, apenas isso. E, acreditem, essa é mesmo a única maneira de o Amar. Não o apodreçam com a vossa Veneracao, não o sufoquem com a dedicação cega. Não o matem com o vosso Amor.
Apenas disfrutem. E deixe-se de merdas, paguem as quotas, se puderem. Porque Varandas e Brunos há muitos mas SPORTING HÁ SÓ UM!!
9 Julho, 2019 at 0:19
Bom post.
SL
9 Julho, 2019 at 0:20
Resumo: se preferirem a família ao Sportin, paguem as cotas
9 Julho, 2019 at 0:27
Com certeza, caralho! Uma obrigação nunca vem só.
9 Julho, 2019 at 0:30
Luís,
O que mudou desde este dia?
Converge
11 Junho, 2018 at 17:42
Ok, aconteceu o que temia, mas ainda bem. Hoje, oficialmente, deixei de ligar ao (futebol do) Sporting e ao nacional também. Puta que os pariu a todos.
Boa tarde e um queijo.
(o ultimo a sair que feche a porta desta latrina em que se transformou o futebol português).
9 Julho, 2019 at 0:36
Por acaso, falava dos lampiões se bem te lembras.de resto infelizmente não mudou nada. Aliás, passei a dar mais vida à minha vida;)
9 Julho, 2019 at 1:22
Parole, parole, parole …
9 Julho, 2019 at 0:34
+1 de acordo Converge. SL
Abraco.
9 Julho, 2019 at 7:41
Todos os sportinguistas são masoquistas. Uns mais do que outros.
9 Julho, 2019 at 7:43
Elevar isto a post.
Muito bom, muito lúcido.
9 Julho, 2019 at 7:46
Bom comentário.
Não concordo no entanto com a conclusão.
Amor incondicional!?
De qqr modo. ninguém diz que vai deixar de sentir o amor.
Há muitas maneiras de amar.
Pode atenuar, pode ser um amor que traz dor e não alegria . ..
Isso é muito bonito o que escreveste mas se o que estão a fazer ao teu amor, outra vez, não te incomoda, força, ama aí à bruta,.consome. Sê um bom cliente.
E lá está como não é só teu, tens, de certo modo, aceitar que não o podes resgatar para ti mas não me obrigas a engolir tudo ,pela merda do amor que os outros têm.
9 Julho, 2019 at 8:13
Amo a dEUS, tenho de gramar os discos todos mesmo sendo alguns uma merda só pelo amor…
Não, não é nada disto.
Por Amor a Deus, tem de ir todo o domingo à missa mesmo enojado pelo corporativismo que uma entidade (representante da Entidade) podre corrupta que levou anos a esconder a pedofilia lá dentro?
Tem de dar cobertura a isto.
Ou pode amar Deus sem ir à missa dos homens corruptos.
Ou pode amar-se a ideia mas não conseguir viver com os homens!?
(Nota isto é um exercício, não é statment de ou da minha religiosidade)
9 Julho, 2019 at 8:25
Nem mais.
Ainda há dias falei disso. Dizem “o Sporting acima de tudo” mas isso é conversa.
A nossa familia, a nossa saude, etc tudo isso é mais importante.
Mais do que um clube, o Sporting é um ideal, a nossa forma de ver o mundo, mas não temos de colocar o clube acima de tudo, apenas de honrar os seus ideias, sermos honestos e integros.
9 Julho, 2019 at 0:22
SL
9 Julho, 2019 at 0:27
#ESTEANOÉQUEVAISER
9 Julho, 2019 at 0:30
Com todo o respeito, a decisão do Lusatenas é privada, e só ele sabe os seus motivos. Dizer que faz bem ou mal, ou que no seu lugar faria isto ou aquilo vale zero.
Uma coisa é certa, tão certo o clube não terá união. Falo de união, não de unanimidade. Essa nunca houve ou haverá, e duvido que seja uma virtude.
Há três factores que contribuem:
– a figura do ex-Presidente, que neste momento é uma espécie de Santana Lopes do Sporting. Afastado da ribalta, mas anda por aí. Mesmo acossado pelos infelizes problemas jurídicos com que se depara, e em busca de emprego, não vai desistir de aparecer e na medida do possível exercer influência.
– uma facção que defende o ex-Presidente instransigentemente. É uma facção minoritária que vai atacar a actual Direcção de todas as maneiras e feitios, em todas as frentes possíveis. Nada de novo, a anterior Direcção também teve uma oposição, minoritária como esta, baseada na ideologia ou interesses, o que seja.
– finalmente, a Direcção. Esta Direcção teima em repetir erros passados, refinando alguns, e juntar novos. Quando o cenário ideal era apagar o passado recente e virar a página, teimam em puxar o passado. Quando era preciso preparar o futuro, preferem remexer no passado. As conferências de imprensa, as queixas sobre o estado da Academia, as lamúrias, as auditorias expostas, as expulsões, o constante confronto com um passado que a maioria mostrou nas urnas querer ver esqeucido, tudo isto impede os sócios e os adeptos, e até a própria Direcção, de se focar naquilo que é importante. Como querem que o adepto se foque no futebol e modalidades quando é o próprio Varandas a fazer alusões a colhões velho e colchões de aço? É a própria Direcção que parece querer o pessoal entretido com estas guerras da treta, alimentadas pelas redes sociais. O grande erro estratégico de BdC foi ter alienado a maioria silenciosa e sustentar-se na minoria ruidosa. Nos que passam o dia a repassar tweets e vão para as AG assobiar e intimidar. Desprezou os sinais dados na famosa AG dos 90%, em que muita gente votou a contragosto e se limitou a dar um último voto de confiança. Varandas está a fazer exactamente o mesmo, exactamente. Tal como BdC, será apeado pelos tais que entram mudos e saem calados mas expressam a sua vontade pelo voto. Ainda por cima, Varandas e a sua Direcção têm tomado um conjunto de decisões altamente discutíveis, que minam um capital de confiança à partida reduzido. A sua única salvação será mesmo o regresso à glória no futebol. As fichas estão todas aí. All-in, como dizem.
9 Julho, 2019 at 0:44
Agora fico com medo que também o Bruno chegue a primeiro ministro. O Santana aqueceu o rabo lá durante uns tempos
9 Julho, 2019 at 1:09
Muito bem dr.
Não merece ser elevado a post, porque a avença não dá para tudo.
Boa noite.
9 Julho, 2019 at 1:25
Não precisa. Incomoda. Sempre certeiro.
9 Julho, 2019 at 2:04
Diagnóstico perfeito, Nuno.
9 Julho, 2019 at 2:04
Diagnóstico perfeito, Nuno.
9 Julho, 2019 at 2:04
Diagnóstico perfeito, Nuno.
9 Julho, 2019 at 2:22
Quem considera que ideologia ou interesses sejam a mesma coisa é razoavelhente capaz de considerar que Varandas ou Bruno de Carvalho sejam a mesma merda.
9 Julho, 2019 at 10:13
Quem considera?
9 Julho, 2019 at 7:48
Falta um ponto, caro
Que é a maioria dos desiludidos
A maioria dos 29 ou 40 ou lá o que é…
9 Julho, 2019 at 7:50
Portanto, não é um bom comentário, apesar de não estar nada errado.
Mas falta o principal elemento.
9 Julho, 2019 at 8:36
Nuno, dizer que o ex-Presidente anda por ai, quando é o actual presidente (não é presidente coisa nenhuma mas para o exemplo vamos assumir que sim) que a duas frases que profere chama por ele?
Sei que gostarias que ele desaparecesse, mas ele não tem de se esconder porque não deve nada a ninguem, logo não teme. Escreveu um livro, deu entrevistas sobre isso, vai a eventos quando o convidam…. Lamento mas se as pessoas gostam de o ouvir ele não tem de se esconder. Se o atacam tem o direito de se defender. Se quer sair à rua tem o direito. Ele pode estar acusado, mas não foi condenado de nada (nem sequer existem provas reais contra ele até ao momento).
9 Julho, 2019 at 9:32
Tudo dito…
9 Julho, 2019 at 16:00
Bom comentário, Nuno.
9 Julho, 2019 at 0:34
Eu vou já comemorar a recompra de todas as VMOC que vai atirar o Alvaro Sobrinho para um poço sem fundo! Vamos ficar com 90% da SAD como estava acordado na anterior RF!
9 Julho, 2019 at 8:42
Mas atencão, eu não sei os detalhes da operacão, mas do que eu percebi, o clube ia fazer uma operacão, em que o capital iria ser diluido (quem viu o filme sobre o Facebook “The Social Network” irá recordar que foi isso que aconteceu a um dos membros fundadores). Com isso poderia recomprar uma grande parte das VMOC a um preco mais baixo, e ao mesmo tempo remover o sobrinho dos seus 30% para passar a menos de 10%.
Mas não era simplesmente a recompra. Era algo para o futuro, que nos traria vantagens…. mas não creio que agora seja mais possivel.
9 Julho, 2019 at 0:47
Henrique dos aventais a demonstrar timing perfeito
https://tribunaexpresso.pt/atualidade/2019-07-06-Caso-de-Alcochete.-Funcionario-do-Sporting-revelou-hora-do-treino
9 Julho, 2019 at 1:26
Agora tudo vai começar a saltar cá para fora… coincidências.
9 Julho, 2019 at 2:27
Surpreendido ?
9 Julho, 2019 at 8:13
Meu deus, não estava nada espera.
Mas já está já está.
O estágio começou, falta pouco para haver jogos.
Yeahhhhh
9 Julho, 2019 at 9:21
Nem por isso.
9 Julho, 2019 at 8:43
Dá para partilhar tudo? É que apenas deixa ler uma parte….
9 Julho, 2019 at 0:55
É realmente triste quando perdemos a identificação com o Clube que tanto amamos.
Este também não é o meu Sporting. Não me revejo neste Sporting.
Já não me apetece saber o que está a acontecer na Suíça, se Bruno Fernandes fica ou sai, quem são as caras novas das modalidades.
A única alegria que sinto actualmente são as conquistas dos nossos atletas que continuam a honrar o Leão Rampante que trazem ao peito.
Este Sporting não quer saber dos Lusatenas e dos sócios que questionam. Eles, que rasgaram as vestes quando dos “spportingados”, hoje chamam todos de “brunistas” e “fanáticos” e convidam-nos a fundar outro clube.
Sinto que o Sporting trata com mais respeito Jorge Mendes e os abutres, que tanto mal fizeram ao Clube, do que a mim e aos restantes sócios.
9 Julho, 2019 at 0:58
Estava a tentar colocar este comentário a já muito tempo e ficava sempre em “moderação”.
Cherba, se possível elimine por favor os meus comentários em moderação pois estão repetidos pela caixa de comentários. Obrigado.
9 Julho, 2019 at 0:57
Sporting é aquela coisa. 44 anos são várias vidas, e isso não se larga por apetite. Há uma vontade de fundo e é notório na escrita.
Para quem acha que não é a solução eu discordo. Será engraçado quando as assistências caírem a pique e a massa associativa também. Um ano, 0 tentativa de agregar, 0 tentativas de encher o Estádio, 0 mea culpa, mil e uma desculpas. A expulsão do BdC foi uma coisa absurda e evitável que fará mais mal ao clube do que bem. Um extremar de posições com a assinatura do CD, e sem qualquer esforço por parte de quem deveria de ser o primeiro a caminhar para a união. Foi mais que notório o assassinato público ao cidadão Bruno de Carvalho que atingiu o auge quando foi retirado de casa a um Domingo e preso durante 4 dias só porque lhes apeteceu. E eu acho sinceramente que mais de metade dos Sportinguistas e cidadãos portugueses não se inteiraram sequer da gravidade da coisa.
Para o caro Lusatenas espero que isto seja mais um até já do que outra coisa, e espero que o regresso num minuto ainda esteja activo para tornar esses 44 em 50 no mínimo.
Um abraço SL
9 Julho, 2019 at 1:11
Cherba, candidata-te lá a presidente que é para unir a malta!
9 Julho, 2019 at 1:37
Olhe que não, olhe que não!
Repara nas conotações de que o Tasqueiro Mor já foi alvo neste mesmo post. Já está marcado.
9 Julho, 2019 at 1:48
Isso são os marretas da Tasca. É tipo aquelas melgas filhas da puta que não deixam um gajo dormir e que um tipo não consegue matar.
9 Julho, 2019 at 1:49
Esta resposta era para o COYS acima
9 Julho, 2019 at 2:10
Custa me perceber como esmorece a paixão ao clube, a titulo pessoal por muito que tente não consigo desligar, todo o ano de 2018 foi traumatizante para qualquer um que sinta o Sporting como seu, foi um desgosto, um grande murro no estomago mas o amor ao que o Sporting significa para mim mantem-se , independentemente de quem os sócios escolham (ou não) para presidente. SL
9 Julho, 2019 at 2:14
Aquilo que nunca vou conseguir entender são os sócios que consideram que o Sporting ser campeão é mais importante do que sentirem orgulho nos seus valores.
Desde pequenino que fui levado a gostar do Sporting e como simples adepto, adorei as grandes equipas e os grandes jogadores que me faziam vibrar.
Apenas me filiei como sócio com Jorge Gonçalves.
Deixei de o ser com Roquette quando comecei a perceber que o clube estava a saque de uma linhagem que se sentia herdeira legítima do seu património.
Voltei com Bruno de Carvalho, após o primeiro ano, porque me surpreendeu ao ponto de considerar que nunca achei possível alguém defender os superiores interesses deste clube como ele se revelava capaz.
Sai com Varandas, precisamente o oposto, uma oportunista sem escrúpulos, cheio de chavões sem substância, capaz das mais hipocritas promessas e revelador de uma falta de carácter e de carisma e que cada vez mais vem dando provas de se estar a cagar para os sócios.
Neste momento o Sporting para mim é uma vergonha e como tal não me revejo nele.
O Sporting ser campeão nunca servirá para me iludir. Receio mesmo que seja pior para o seu futuro.
Resta-me a circunstancia de não ser possível expulsar um adepto.
Por isso serei sempre do Sporting, até que lhe comam os ossos.
Já esteve mais longe …
9 Julho, 2019 at 7:51
Clap clap clap clap clap clap clap clap clap clap
9 Julho, 2019 at 8:09
Exacto, o Sporting existirá sempre no nosso coracão, nos nossos valores e ideiais.
Mesmo que o matem, seremos sempre Sporting! Isso nunca nos poderão tirar.
9 Julho, 2019 at 8:25
+1, Marokas
9 Julho, 2019 at 8:31
É sem dúvida, um Sporting muito Teu.
Militante se te agrada, amor distante se te desagrada.
10 Julho, 2019 at 4:22
+1
SL
9 Julho, 2019 at 2:19
Eu decidi continuar como sócio porque quero este nojo liderado por Rogério língua de prata Alves fora do Sporting e o dia há-de chegar.
O Bruno já não pode por justiça para uns ou injustiças para outros mas novos nomes surgirão e estaremos com eles para correr com esta fraude que se apoderou por enquanto do clube.
Por enquanto, porque cheira a verão quente, é só mais um, nada de anormal para nós.
O fantoche está lá a desempenhar um
papel para o qual foi escolhido por outros intresses, é o mal menor.
9 Julho, 2019 at 2:44
Como conciliar o amor ao Sporting com aquilo que 70% dos sócios decidiram no passado Sábado? É esta a moral, são estes os valores dos Sportinguistas? É esta a sua forma de “ser diferente”?
Lamentavelmente, neste momento, não me revejo em nada do que significa ser Sportinguista ou, pelo menos, naquilo que eu pensava significar e que me foi transmitido, de forma romântica, digo eu agora, pelo meu avô e pela minha mãe.
A ilusão acabou e não mais voltará a ser a mesma coisa…
9 Julho, 2019 at 2:55
Li o teu texto, Lusatenas, e escrevi outro.
Percebo-te e respeito-te.
É tudo demasiado mau neste Sporting.
Mesmo para um pessimista crónico, como eu.
Grande abraço, Leão.
9 Julho, 2019 at 6:03
Não me lembro de alguma vez ter escrito Sporting com inicial pequena.
9 Julho, 2019 at 6:28
Emoção partilhada com este excelente comentário/post.
O pior disto tido, é o slogan “unir o Sporting”. Ao longo destes meses desta direcção, a comunicação foi pobre. As assembleias gerais, 2, foram para aprovar um orçamento, e para expulsar sócios. Esclarecimentos? Transparência? Rumo, projectos? Nada. Tudo escondido, nos bastidores.
Como alguém disse anteriormente, em vez de se olhar para o futuro, o que se viu foi uma autêntica caça às bruxas revanchista . Tudo menos “unir o Sporting” .
E tudo feito de forma feia, atropelando regulamentos, pela porta do cavalo, “leaks” e outras atitudes que são o contrario do que este clube deveria defender na sua essência. Se isto é o que torna o Sporting diferente, é uma diferença lastimável.
9 Julho, 2019 at 8:06
Uma coisa eles conseguiram unir, os sócios que mais amam o clube estão a sair.
Aqueles que realmente sentem estão em debandada.
Sei que eles não publicam dados, mas já sairam seguramente mais de 10 ou 20 mil sócios desde a golpada.
E de uma forma geral, tirando cartilheiros e acéfalos, todos concordam que esta direccão não é capaz de gerir o clube em condicões. Uns dizem “deixem-os trabalhar”, mas cada dia que passa o clube está mais pobre, mais fragil, mais mediocre.
9 Julho, 2019 at 8:32
Eu amo tanto o clube como qualquer outro e não vou a lado nenhum. Cuidado com as generalizações.
9 Julho, 2019 at 8:46
Claro, não estou a dizer que todos os que ficam não amam o clube.
Apenas estou a dizer que aqueles que mais amam, que mais sofrem, que estão mais fartos disto tudo estão a sair.
Ainda bem que alguns ficam, porque senão o clube ficaria entregue à bicharada. Mas temos de perceber ambas as posicões e respeitar.
9 Julho, 2019 at 9:23
Os que ficam não amam?
Ahahahha
Fdx. Parece uma cena tipo seita.
9 Julho, 2019 at 7:09
Respeitando a opinião individual e o livre arbítrio, acho este fatalismo uma estupidez e uma anormalidade.
Esta postura do agarrem-me que eu vou-me embora é uma aberração e tem sido recorrente, nestes dias. Não perdendo oportunidade, no entanto, de voltar sempre a este bastião de Sportinguismo, que é a tasca, para relembrar a sua decisão.
É a racionalização da frustração. Estão frustrados, porque em 40 anos , ganhámos 3 campeonatos e a esperança que BdC vendeu foi carbonizada. Fica o vazio. Fica a perspectiva de atravessar o deserto. Não estão para isso. Desistem e a culpa é dos últimos 7 ou 8 anos… De Varandas, Rogério ou Godinho.
Nesses mesmos 44 anos, mamei com Cintra, Gonçalves e Santana Lopes… E estive lá. E não desisti. Levei com a SaD… E com todos os outros. E não desisti.
Vão-se embora, porque vêm benfica e porto a fugir, não têm estômago para lidar com a bazófia de quem ganha, quando vêm o próprio clube sem soluções.
Sou do Sporting, porque sou. Não sei. Amo.
Estarei cá, sempre a acreditar que é desta.
Vão-se foder e façam-se homens, pá!
Viva o Sporting Clube de Portugal.
9 Julho, 2019 at 8:02
Tomáš vai para o real caralhinho…. ninguem aqui deixou de ser do Sporting, mas apenas deixaram de ser sócios.
Ninguem se vai embora, apenas estão fartos desta merda, porque quando pela primeira vez se conseguiu colocar o clube no rumo certo, veio um grupo de fdp e voltaram o clube à mediocridade.
Não tem nada a ver com ter estômago ou ter tomates, mas sim em ser realista.
Estávamos a ganhar, estávamos no caminho certo, e agora voltámos à merda do antigamente. Vais ficar mais 40 anos à espera? O Don Sebastião vem ai?
Ou vais abrir os olhos e perceber que não há salvacão possivel. O Sebastião veio e foi expulso. Mesmo que apareca outro será corrido ao pontapé da mesma forma.
9 Julho, 2019 at 8:06
Vai tu para o caralhete, estavas a ganhar o quê? Estavas no caminho certo para quê?
9 Julho, 2019 at 8:49
Nâo estavamos a ganhar?
Fomos campeões em futebol ou não? Fomos roubados mas sabemos que o titulo era nosso.
Mas já foi referido aqui tudo o que foi conquistado, sendo que o ponto alto foram as 4 modalidades ganharem no mesmo ano, mas igualmente a conquista da CERS no ano em que voltámos a jogar na europa, o voltar a ganhar no andebol, ainda para mais da maneira que foi, o ter o plantel mais valioso da liga, o numero de socios, o recuperar dos passes dos jogadores.
fdx, tens de ser cego para não veres que o clube estava a ganhar em todas as frentes.
9 Julho, 2019 at 8:52
9 Julho, 2019 at 12:34
Fomos campeões em futebol ou não?
Não.
Ou melhor, tanto quanto fomos com os Croquettes Peseiro e Bento.
10 Julho, 2019 at 4:26
Fonixxxxx
Ganhamos titulos em todas as modalidades de pavilhão numa só época …
Sob a égide deste ‘nouvelle scp’ … Nem um título nacional nas mesmas modalidades … E por aí fora …
9 Julho, 2019 at 9:24
Apenas.
Fdx.
9 Julho, 2019 at 8:34
Não fica o vazio. O vazio foi preenchido com trampa.
Há quem não se importe, mas também há quem não se reveja e não tenha mais paciência, ou saúde, ou esperança de ver um Sporting com que se identifique. E não, não tem a ver com títulos.
9 Julho, 2019 at 8:38
O Sporting tem 113 anos.
Tem sentido escolher 3% a 5% da vida do clube, para o definir?
10 Julho, 2019 at 4:27
Tem … Estamos a falar do nosso período de vida …
9 Julho, 2019 at 7:12
Que grande pedaço de escrita que fica para mais tarde recordar. Excelente descrição do que se passou neste clube, neste último ano.
Também eu irei fazendo o desmame aqui pela tasca. Também eu já não suporto olhar para aquelas trombas que estão à frente deste clube. Clube que até já nem consigo pronunciar como meu. Porque esse não passa de um sonho…
9 Julho, 2019 at 7:57
Infelizmente é mesmo isto que estes golpistas querem, que os sócios que mais amam o clube desaparecam para depois votarem a venda da SAD calmamente sem estes “empecilhos” a levantarem ondas.
Eu não concordo com o texto todo, mas na grande maioria é na mouche.
Comecei a ser sócio para ajudar as modalidades, e como o clube estava em guerra (quer se queira ou não, era essa a realidade) e sempre era uma ajuda extra na batalha.
Mas a partir do momento em que vi a golpada deixei de o ser. Não por questões politicas, mas porque não alinho em golpadas, não apoio corruptos. Não contem comigo para essas coisas.
Se o BdC tivesse saido e outro tivesse sido eleito, continuaria sócio, mas nunca com golpes destes. Sei que isso é polémico mas prefiro dar o dinheiro a instituicões que ajudem os animais, do que contribuir para esta palhacada. As modalidades sofrem, mas não por eu deixar de pagar, mas sim porque meteram lá um incompetente.
Decidi afastar-me do clube para deixar de sofrer com esta palhacada toda. Não por vinganca, mas porque há vida para além disto tudo. E prefiro fazer o luto e esquecer do que andar a chatear-me todos os dias com toda a merda que vem a publico.
Claro que sempre dá para vibrar com as modalidades, aqui e ali (futebol é para esquecer, até podiam fechar a modalidade incluindo seleccão, menos o feminino).
Continuo a vir à tasca porque é dos poucos sites que dá para passar um bocado durante o dia, quando estou no trabalho. Mesmo com o mau ambiente criado por cartilheiros e pessoas imbecis, mas sempre se pode discutir um pouco de forma séria (embora cada vez menos).
9 Julho, 2019 at 8:35
Gostava de ter um comparativo do número de novos sócios / retornos de antigos sócios… entre esta direcção e os anteriores 15 anos… só para ver o rumo, e já agora as saídas de sócios e o numero de sócios que não paga a 3 meses / 6 meses / 9 meses e 12 meses ou mais….
Eu continuar a pagar as minhas cotas, agora que a purga está consumada, agora que os anticorpos estão erradicados…. só podemos entrar no rumo de vitórias… o anticristo foi exorcizado e banido. vade retro satanás!
A partir da ultima AG, existem todas as condições para o sucesso inequívoco e magnânimo desta direcção…portanto FORÇA… mostrem o que valem….ou o que não valem….
No momento em que os troféus e as exibições não forem de qualidade… pára o baile e deixo de pagar cotas…. Acho que é justo, cheira-me banha da cobra, sabe a banha da cobra, parece banha da cobra… mas mesmo assim eu PAGO as cotas…. até…
9 Julho, 2019 at 8:52
Eles não referem números, mas no ultimo orcamento era possivel ver o decréscimo das contribuicões dos sócios.
É fazer a conta e perceber o número de pessoas a que isso corresponde.
Mas ironicamente, quando chegaram ao clube disseram logo que o número estava aldrabado, e nem sequer eram 100.000, para logo a seguir afirmarem que afinal o número estava correcto. E porque isso é importante? Porque 100mil é o CR7 e o 150mil é o Cantona.
9 Julho, 2019 at 8:53
Desculpe que o diga, mas na minha opinião é isto que está errado. Deixarmos de pagar quotas por causa de derrotas e exibições menos conseguidas, e não por causa de valores muito mais importantes como a ética, a transparência, a verdade, o respeito pelos sócios e uns pelos outros, é que deveria ser objecto de reflexão.
Antes de ser sócio já a muito era Sportinguista, e continuarei a sê-lo.
O Sporting é para mim muito mais que um Clube desportivo.
9 Julho, 2019 at 8:55
O Lusatenas era um classico do Cacifo, que, como tantos outros ao longo dos anos, decidiram dedicar-se a outras coisas mais importantes e com menos prejuizo proprio. Portanto tal como esses tantos outros (Ate o superleao), segue um grande abraço e o desejo de que volte a valer a pena lutar pelo nosso grande amor!
@Cherba, davas a entender que podia haver uma “3a via” á vista. Está aqui uma boa massa de socios que podiam beneficiar de uma mobilizacao para essa luz ao fundo do tunel. #justSaying
9 Julho, 2019 at 9:12
Caro amigo,
Ter vencido 2 taças no futebol, 2 taças de campeões europeus nas modalidades, não são motivo suficiente para continuar a amar este clube e a continuar com a filiação de 44 anos?
Lamento que pense de forma diferente, mas com respeito lhe digo que as portas estarão sempre abertas para o voltar a receber.
Podemos estar magoados com a pessoa que amamos, mas no fim se o amor é verdadeiro, voltamos sempre para junto de quem amamos!
Um abraço
9 Julho, 2019 at 10:24
O SPORTING em 1924 (o Meu SPORTING)
4.º Nunca digas mal do que não possas fazer melhor; a crítica é fácil, mas prejudica quando imerecida e perdes o direito moral de falar se não puderes realizar aquilo que amesquinhas.
5.º Lembra-te que Directores são sete e coisas a dirigir mais de mil; exige àqueles o cumprimento do dever, mas moral e praticamente presta o teu incondicional apoio a quem trabalha para o bem de uma coisa que é tanto tua como sua.
6.º Nunca em público amesquinhes os actos de quem represente o teu Clube; roupa suja lava-se em família e o teu dever é criar em toda a parte, pelas tuas palavras e pelos teus actos, um ambiente favorável ao Sporting, enaltecendo-o.
Isto era o SPORTING…
O tempo passa e esquecemos, quando paramos e olhamos em redor temos esta linda surpresa… os valores que deram origem a este GRANDE CLUBE perderam-se.
Isso custa-me a aceitar.
SL
9 Julho, 2019 at 10:50
“A malta vota… mas sai sempre 70/30”
Será por causa disto?
https://threadreaderapp.com/thread/1148372921624211459.html
9 Julho, 2019 at 10:51
Escadinha errada… Sorry.
9 Julho, 2019 at 11:32
Esta narrativa de que para ser Sportinguista tens de ser sócio nunca assentou tão bem, não é?
Vivi o Sporting muitos anos sem ser sócio e ir a Alvalade, se calhar até com mais fervor, ouvindo os relatos dos jogos na rádio. Se decidi voltar a ser sócio e ter gamebox, foi porque que me revi no Sporting que estavam a construir, livre de castas e assumidamente popular e eclético, como sempre devia ter sido.
Foi o Sporting que BdC me vendeu e eu comprei. Não foi Santana Lopes, não foi Soares Franco nem Godinho Lopes. E ele cumpriu, mesmo com muitos erros à mistura, mas cumpriu! Ousou fazer diferente e provou que era possível fazer diferente e melhor do que nos últimos 30 anos. Acabou expulso, naquela que foi a maior filha da putice da nossa história.
Com a expulsão, esta Direcção assumiu que não quer brunismo, nem brunistas no Sporting. Deixou bem claro que, quem não se revê neste Sporting não tem lugar.
“Brunistas, vão pela sombra” como ouvi na AG.
Mesmo não tendo votado em Varandas, dei-lhe uma oportunidade, ao renovar a box do ano passado. Um ano depois, sinto-me traído e até envergonhado. O meu compromisso com o Sporting é de paixão, não é de cartão. Quando achar que é o momento, voltarei a pagar quotas.
9 Julho, 2019 at 16:05
Clarinho como a água.
9 Julho, 2019 at 12:15
Tenho 39 anos. Só com o Bruno de Carvalho me fiz sócio…
Foi o único capaz de me transmitir algo mais para me fazer sócio. Isso quer dizer alguma coisa, não?
Hoje continuo a ser sócio e continuarei enquanto financeiramente me for possível.
SL
9 Julho, 2019 at 16:18
Estou na mesma situação, bola.
9 Julho, 2019 at 14:57
Somos mesmo um clube duma abragencia tal que custa a identificar pontos de convergencia entre muitos de nós, eu por exemplo, tive 5 anos a passar vergonhas, sem a minima afinidade com uma liderança mediocre e complexada, fiz um enorme esforço para me convencer a continuar a pagar as minhas quotas… Hoje pago-as com toda a convicção e com um enorme orgulho pela forma como fomos capazes de virar uma tristissima página da nossa história e continuo a guardar orgulhosamente a minha primeira quota de setembro de 1982. É isto o nosso Clube, dificil, muito dificil perbecer, como defendemos as mesmas cores perante estados de alma diametralmente opostos
9 Julho, 2019 at 21:33
Já cá vieram as hienas rejubilar por mais um Leão desgostoso que “não faz cá falta nenhuma”? Sim?
E quando forem 12 e a única modalidade fôr o bridge também ficam satisfeitos?
O novo lema devia ser “por cada Leão que vazar, outro se regozijará”