A primeira vez que me fiz sócio foi em 1996. Há vinte e três anos.
Ia pela primeira vez praticar desporto no Sporting (Jiu-Jitsu, no velhinho Alvalade) e achei que tinha de ser. Era o orgulho.
Com o passar do tempo já achei que essa associação efectiva fez sentido… Já achei que não. A decisão flutua porque conheço demasiado bem a parte totalmente podre deste clube. E quando ela emerge, para mim, é insuportável. Como disse num post anterior há, ocasionalmente, uns fogachos que me animam. Mas sempre tive dificuldade em ‘seguir’. Sou individualista, pragmático e gosto de factos. Um feitio de merda.
Daí ter ficado agradavelmente surpreso nos últimos 5 anos. Sim, gostei muito da experiência social que foi BdC. Não era perfeita mas era, sinceramente, suficiente para mim. Decidi apoiar e não fazer parte do grupinho habitual que tentava destruir tudo — apontando e reduzindo, fosse o que fosse, aos mínimos detalhes. Gente que discutia pessoas e não ideias. Fartei-me de discutir com eles durante este período.
Mas era óbvio que quem está lá no fundo, nas bases, nas profundezas, mais cedo ou mais tarde, iria puxar para baixo quem tentou o corte epistemológico. É a natureza deles. Gostam de privilégios (10, 15, 20 votos! 🙂 ) Gostam de mordomias e odeiam a aproximação popular. Democracia? Antes a morte! Conheço muitos. Pessoalmente. São elitistas e não valem um chavelho enquanto pessoas.
É a génese do Sporting. A quinta. A coutada. O Country Club. Tirando uma ou outra pessoa excepcional e um ideal absolutamente magnífico (Esforço, Dedicação, Devoção e Glória) é isto que temos e é isto que o Sporting é. Já não tenho ilusões. E é este o meu problema. Eu sei o que ‘é’ o Sporting. Mas criei outro para mim mesmo. Para uso pessoal. Ao longo dos anos fui esculpindo a minha versão e fui ignorando todas as provas que tinha em primeira mão.
E depois fui pai há 8 anos… E o que é que eu fiz? Protegi o meu filho desta irracionalidade total que é ‘amar’ o Sporting (nem que seja o meu)? Não. Vesti-lhe uma verde e branca e siga para o franchise da academia no Saint Julian’s. Resultado desta bela merda de decisão? O miúdo é Sportinguista (ele ainda merece a maiúscula).
E agora? Deixo de ser sócio? Rasgo o cartão? E depois o que é que digo ao meu filho? “Olha, filho, o teu pai é um idiota que pensou (como aquele outro que foi presidente e agora foi expulso) que conseguia mudar a essência fundamental de um bando de inbreeders que tem a mania que são melhores do que os outros. Que são diferentes. Desculpas-me ter-te arrastado para esta porcaria e agora estares cheio de ilusões?”
Não sei o que fazer. Continuar parece-me utópico. Desistir? Bem, eu tenho defeito horrível… Odeio desistir. Odeio tanto que sou capaz de incorrer num erro durante anos só para não me dar por vencido. Mesmo que esteja. Não sei o que fazer. Desculpa, Afonso…
ESTE POST É DA AUTORIA DE… psfilipe
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
10 Julho, 2019 at 7:36
Livra-te de matar as ilusões ao Afonso! É demasiado novo para ter que preocupar-se com política e tem tempo suficiente para ser ele a perceber o que gosta e o que não gosta no Sporting! Neste momento e em todos os momentos mais duros, todos os Afonsos devem ser protegidos, pois o futuro do clube são eles!
Isto é só mais uma tempestade. E é mais fácil atravessá-la com a verde e branca vestida!
10 Julho, 2019 at 8:42
Totalmente de acordo Cherba!
O que temos (todos!) de meter na cabeça é que presidentes passam, façam bom ou mau trabalho, mas o Sporting fica.
O que nos faz vibrar são as conquistas do nosso Sporting. É por isso que nunca digo “o Presidente X,Y,Z conquistou o campeonato…taça, etc.”
O Presidente deve trabalhar para o clube. Quem conquista os resultados desportivos são quem pratica o desporto: Os nossos atletas!
Nós, adeptos e sócios somos os que damos sentido a tudo isto.
Um abraço a todos!
10 Julho, 2019 at 9:09
totalmente de acordo
SL
10 Julho, 2019 at 10:18
Sim, o Sporting é mais do que presidentes,socios ou adeptos. Mas como posso ser de um clube (ou fazer o meu filho ser) que mostra uma ingratidao tao grande para uma pessoa que salvou o clube. Porque Bruno de Carvalho pode ser uma merda de pessoa e ter cometido muitos erros, mas ele e quem estava com ele salvaram o Sporting.
Nao chegou aos socios tira-lo de presidente. Tiveram que impedi-lo de ser do Sporting. Se me fizessem isso a mim seria dos maiores desgostos que eu poderia ter. Imaginem cada um de voces que vos faziam isso. E so porque sim. Porque nao gostam do estilo.
Ja percebi que os melhores adeptos do mundo sao uma merda igual aos outros todos. Ja nao acredito nessa historia. Mas sempre me disseram “diz-me com que andas e dir-te-ei quem és” e nao posso aceitar ser confundido com esta merda. E muito menos irei ser o responsavel de tornar o meu filho parte disse. Adoro o Sporting e nao imaginam o que me custa esta decisao. Nao imaginam o que custa ouvir a pessoa mais sportinguista que conheco (e que me fez a mim ser sportinguista) dizer que nao quer fazer parte de um grupo com esta gente. Sou do Sporting, mas com a decisao de expulsar BdC impediram me a mim de ser socio do Sporing porque nao me quero confundir com os “melhores adeptos do mundo”
10 Julho, 2019 at 9:21
O Sporting atravessa uma tempestade? Epa, poupem-me.
10 Julho, 2019 at 9:35
Realmente, a tempestade já passou. Entretanto naufragou e está agarrado a uma bóia salva vidas no meio do nada à espera que alguém o salve.
10 Julho, 2019 at 9:43
Boa pergunta
10 Julho, 2019 at 11:12
Um dos traços mais identitarios de um bananinha é a sua incapacidade de distinguir uma pergunta de uma resposta.
10 Julho, 2019 at 11:20
Tou a ver que o teu caminho de auto conhecimento está a correr bem. Continua aí a descobrir os teus traços.
10 Julho, 2019 at 11:59
Quando um gajo vê um ponto de interrogação e nao percebe que é uma pergunta mesmo que retórica… não percas tempo.
10 Julho, 2019 at 12:58
Epa, poupem-me.
Era esta a questão portanto.
10 Julho, 2019 at 15:24
Pimba!
10 Julho, 2019 at 15:47
Ate porque acaba com um “?”
Fortes a nivel gramatical. Alias essa era tanto a pergunta que a resposta do Tasqueiro Mor foi mesmo a essa pergunta.
Os taus e os pimbas parece que precisam voltar à escola
10 Julho, 2019 at 11:54
Tau!
10 Julho, 2019 at 10:22
Pior cego é aquele que não quer ver…
Ou tudo acabou agora com a expulsão do outro?já está tudo resolvido do ataque à academia?eu ia jurar que não…Mas o outro saiu,a tempestade acabou.
10 Julho, 2019 at 10:35
Para mim esse assunto já estava enterrado mas com o início de uma época nova tem mesmo que se virar a página. Aliás digo já: não há desculpas para ninguém. Quero ser campeão! Nao há cá anos zero nem 1 nem porra nenhuma. São 18 anos sem ser campeão.
E digo mais: se o trabalho do “outro” a que te referes foi tão bom então qual é a tempestade? Porque foi expulso. Eu ja percebi que a destituição foi um trauma para muita gente e mesmo discordando, respeito mas isso é uma crise pessoal. Nao venham agora dizer que há uma “tempestade”.
Para finalizar só digo que os mesmos que gozam que a direcção está a preparar um ano zero são os mesmos que depois falam em instabilidade no clube. Decidam-se!! Há instabilidade e vamos fazer um ano zero ou o clube está sereno e vamos exigir o que sempre exigimos? Nao fodem nem saiem de cima.
10 Julho, 2019 at 12:01
À saída, tem cuidado para não pisares o unicórnio côr de rosa que está a dormir na entrada. E não te esqueças de ter o telemóvel à mão para registares o arco íris que passa por cima de Alvalade desde há um ano.
10 Julho, 2019 at 12:15
Nao te preocupes. Levo galochas também
10 Julho, 2019 at 14:40
Cuidado que com as galochas estás sujeito a esmagar os duendes com potes de ouro que andam a saltitar à volta do Pavilhão.
10 Julho, 2019 at 15:26
Que put@ de comentário bem afinfado!
Mesmo nos queixos (bananinha tem queixos!?)
😀
10 Julho, 2019 at 10:31
A questão é antes: O Sporting está a atravessar a tempestade ou é a tempestade?
10 Julho, 2019 at 11:06
Nah, está porreiro, unido a uma só voz para enfrentar as máfias deste país (e as internas).
10 Julho, 2019 at 11:28
Estamos a atravessar uma tempestade dentro de um copo de água…
10 Julho, 2019 at 12:28
Caso da invasão à Academia por resolver e envolto em desconfianças. Sócios divididos. Intolerância. Uma direcção a utilizar um discurso fracturante, embora mais polido do que a anterior. Total incapacidade comunicacional para perceber que não basta dizer que vem de dentro; é preciso alimentar essa paixão que vem de dentro. Política de preços patética ao nível das gamebox e estratégia desgraçada para justificar os mesmos. Reestruturação financeira num valente ponto de interrogação.
Dou de barato que, internamente, as coisas estejam minimamente estáveis e a estratégia de contenção de custos vs contratações mais baratas e certeiras esteja a ser seguida. É esperar para ver no que resulta. Agora, achar que navegamos em águas calmas e sob um céu azul…
10 Julho, 2019 at 12:37
Começas pela invasão á academia? Entao como é que isso se enquadra no texto que publicas do psfilipe? Ja temos tempestade há um ano é isso?
Depois enumeras uma serie de coisas que uns são temas que nos assolam há anos outros são mera opinião tua.
E dás de barato o essencial mas é uma tempestade. Uma tempestade foi o Natal estragado com guerrinhas com o MS. Lembraste?
Eu até classificava o actual momento que se vive entre adeptos mas prefiro contribuir para a união e estabilidade que sempre deste como bastião do que aqui defendes.
Essa da tempestade não cola Cherba.
10 Julho, 2019 at 13:05
onde é que eu escrevi que a tempestade começou agora?
10 Julho, 2019 at 13:19
“Neste momento e em todos os momentos mais duros”
10 Julho, 2019 at 13:56
creio que todos sabemos há quanto tempo andamos às cabeçadas uns ao outros até chegar a este momento
10 Julho, 2019 at 14:06
Não acho que haja “um momento”.
10 Julho, 2019 at 13:18
Marco Silva, com Bruno Gimenez a fazer a sua defesa em plena tasca, sem direito a contraditório. Contratação de Jorge Jesus, sem resultados para apresentar, durante três longuíssimos anos, onde se gastou tudo o que havia para gastar. Atropelo aos estatutos para fins, vá, ditatoriais. A perseguição a adeptos e sócios que pensavam de forma diferente. A ideia de que tudo era (e continua a ser) merda para além da entidade divina, incluindo os membros da equipa eleita. Nepotismos para criação de novos departamentos de marketing. Invasão a Alcochete e o momento “é chato”. Etc, etc. Mas esta é que parece ser a tempestade perfeita.
O Cherba tem vivido com insinuações constantes à sua pessoa, particularmente de uma pessoa que vive de e para a desinformação, de seu nome Milady. Nota-se uma espécie de subserviência perante o gritar mais alto nesta tasca. Nunca foi tão clara a ideia de que quem grita mais, incomoda mais, e, portanto, mais poder parece ter, mesmo que 99% das vezes o conteúdo que resulte desse grito seja para semear a discórdia, a intriga infundada para além do twitter, e o gozo.
Desta forma, passámos a ver o tasco inclinar e uma política de completa partidarização aplaudida por aqueles que, caso fosse possível, acabariam a promover a chacina daqueles que apelidam recorrentemente de putas, paneleiros, lésbicas, bananas, e afins. Até já lá para os lados de Coruche, Golegã, ou o caralho de onde saíram personagens como o Túlio, se apelou há semanas à morte, a tiro, de todos aqueles que apoiaram a pretensa cabala. Aqueles que (também) decidem pela sua própria cabeça, ao irem de encontro à gritaria reinante da tasca, são apelidados de bananas com a complacência de uma gestão que promove a post do dia coisas como “a merda de decisão” de ser do Sporting. E, nisto tudo, e ironicamente, com a Saint Julian´s como pano de fundo. Foda-se, e os croquetes são os outros. Lacoste? Caralho, vai tudo de Ralph Lauren, mas é. Como não amar?
Se te fosses mas era foder, oh Cherba! Tens tido uma semana incrível. Do inenarrável post sobre o Benedito, que neste momento nem candidato é a nada, ao post a pedido do boby. Cum caralho. Fosse eu essa personagem e já te inventava uma merda qualquer.
10 Julho, 2019 at 14:10
Hehehehehe!
Epah…
Não fosse um termo tão ligado ao lampiãonismo, eu diria que o Cherba vê-se fdd para ser padre desta freguesia…
Cada freguês com a sua queixa…
Pobre homem não pode ter opinião, qualquer que ela seja, que é vê-los saltar…seja de um lado, seja de outro lado…
10 Julho, 2019 at 15:21
eu até percebo este comentario do Diogo Carvalho:
tiveste uma entrevista do treinador…………passou ao lado
tiveste uma entrevista do presidente……………..passou ao lado
qualquer espirro minimo que possa ser contra a direcçao……..é elevado a post, entao se vierem das fontes mais crediveis que aqui andam
10 Julho, 2019 at 15:36
Claro que percebes…mal seria…
10 Julho, 2019 at 14:11
A vida na suiça é foda, leva-se de todos os lados.
10 Julho, 2019 at 15:27
Parece que o Estado-Maior está a entrar em parafuso porque a propaganda não passa. É uma chatice.
Vai daí enviaram o Diogo Carvalho ou será Diogo Orvalho?
Entre meias verdades, revisionismo, mentiras descaradas ou poeira para os olhos há de haver ali qualquer coisa que se aproveite!
Estimado páraquedista:
Marco Silva conseguiu a proeza de ficar atrás do Lopopegui. A seguir foi corrido de 3 clubes diferentes saindo sempre a mal. Provavelmente era o BdC o presidente desses clubes todos.
Contratação de Jorge Jesus deu 2 troféus e um campeonato roubado pelas Toupeiras, mas isso não interessa nada, porque desde que a casta pura tenha o seu tacho, o Sporting que se foda. E se se estourou muito dinheiro foi porque alguém o arranjou ou está esquecido que em 2013 nem dinheiro para papel higiénico havia? Esqueceu? Memória selectiva. Esse queijo Camembert servido nos camarotes dá cabo de um gajo.
Atropelo aos estatutos para fins, vá, ditatoriais diz sua excelência. Como o Rogério fez? Deu-se ao luxo de dizer em directo que se estava cagando para eles. Não nesta linguagem claro, é gente de bem, não é povo pobre. Foi mais um “Estou-me imensamente defecando para aos estatutos.”
A perseguição a adeptos e sócios que não estão com esta direcção é real. Ou não viu na AG do mata-leao? E nesta última AG cá fora, os Barbinis desta vida a exorcizar a desunião à cabeçada?
A ideia de que tudo era (e continua a ser) merda para além dos croquetes também é real. São 30 anos disto. Só eles têm direito a comandar o clube. Veja as palavras de João Rocha e tenha vergonha na cara.
Nepotismos para pagar 3 milhões a uma empresa ultrapassada e retrógrada para fazer cagada todos os dias. Antes pagava-se 1 milhão e o serviço era melhor. Lá está, escolheu-se a competência e inovação em vez do tacho prometido.
Invasão a Alcochete e o momento “é chato”. Realmente é chato, no dia em que lhe salta a tampa, descobrimos que foi Miguel Cardoso quem comunicou a hora do treino. Se calhar é melhor falar com o seu adorado Rogério e perguntar porque ele trabalha no clube e porque não é arguido.
O Cherba tem vivido como sempre viveu, a defender o Sporting.
Nota-se uma espécie de propaganda para mascarar a realidade.
Concordo que passámos a ver o tasco inclinar e uma política de completa partidarização aplaudida por aqueles que, caso fosse possível, acabariam a promover a chacina daqueles que apelidam recorrentemente de viuvas, brunnetes, pobres, alucinados, maluquinhos e afins. Até já se identificam com códigos de barras para saber quem são. Pergunte à sra Garcia Pereira lá na sua tertúlia que ela explica melhor.
Se te fosses mas era foder, oh Diogo! Tens tido uma semana incrível. Desde as revelações Alcochete, sermos o clube satélite do City, o Miguel Cardoso, as Gameboxes a ganhar pó, etc.
Percebe-se o problema.
10 Julho, 2019 at 15:31
Sublinho isto e acrescento um agradecimento pelo esforço para manter a pluralidade e independência do espaço, não deve estar a ser fácil, vendo as pressões como esta.
“O Cherba tem vivido como sempre viveu, a defender o Sporting.”
10 Julho, 2019 at 16:07
Diogo Orvalho: “Sempre me revelei e nunca escondi nada. Grande abraço e Saudações Leoninas”
10 Julho, 2019 at 15:29
Meh… Cartilha mal amanhada
10 Julho, 2019 at 17:09
Estais a ser injusto para com o Concierge.
Mal ou bem a Tasca é um palco de pluralidade. Duvido que qualquer ode à Direcção fosse silenciada e não publicada enquanto post. O mesmo nos comentários.
Que há meia dúzia que parecem muitos, sim. Que ofendem (e depois ficam histéricos com “racismos” e “homofobias”) os que eles acham de bananas, meretrizes ou homossexuais, sim. Que há uns quantos que vêm com mensagem pré-formatada, e ainda acusam os outros de cartilheiros ou avençados, sim. Que há quem use o seu tempo para vasculhar o passado em busca de “incoerências” alheias que elevem ainda mais a sua irrepreensível superioridade moral, sim.
Poderia o Cherba acabar com este estado de coisas? Sim.
Deveria? Certamente que não.
10 Julho, 2019 at 14:44
É preciso estar num nível de negação bastante avançado para não se ver a casa toda a arder. As melhoras.
10 Julho, 2019 at 7:41
“Bem, eu tenho defeito horrível… Odeio desistir.”
E quantas vezes não tenho de fazer de conta para mim mesmo que isso é que é o Sporting….
10 Julho, 2019 at 7:46
Bom … cheguei a temer o pior. Valha o Afonso para te travar a espiral que ai anda.
O meu conselho é mesmo contrariar esta tendência de cortar cartões. Faz mais um filho, mais um sócio.
10 Julho, 2019 at 7:50
Os Afonsos desta vida não devem perceber a merda de gente que rodeia este clube, que se serve e deita fora como se de lixo se tratasse. Os Afonsos desta vida vivem as vitórias, sejam elas em que modalidade e onde for. São as modalidades o verdadeiro alimento daqueles que nunca virão o tão desejado título. Os Afonsos desta vida são felizes com o leão rampante ao peito, com o levantar do cachecol entoando o mundo sabe que. Os Afonsos desta vida são felizes com a essência do Sporting, o Sporting que rodeia as nossas vidas e que contamos os dias para o ver jogar. Enquanto puderem viver a verdadeira história de amor deste clube, vivam porque é isso que alimenta esta paixão.
Termino com uma frase que uso para o meu irmão.
Pelo Sporting tudo, pelo Sporting sempre!
Saudações Leoninas
10 Julho, 2019 at 14:33
Para o caro Diogo Carvalho: as opiniões não passam disso, opiniões: Não se julgue no direito de achar que a opinião alheia é de “merda de gente” ou é “subserviência” ou é “gritar mais alto”. O que está a fazer o Diogo nestes seus 2 últimos comentários? a gritar mais baixo? a afirmar a única e intransmissível independência (a SUA)?
E os outros é que são sectários?
SL
10 Julho, 2019 at 15:30
Quais dois?
10 Julho, 2019 at 15:32
O Álvaro está todo queimadinho. É desde AG’s que só existem na cabeça dele até ver a dobrar, dá para tudo.
10 Julho, 2019 at 15:48
A memória ja tá cheia
10 Julho, 2019 at 17:11
O de hoje e o de 27 de Fevereiro de 2018, às 16:38.
10 Julho, 2019 at 7:59
Não percebo…ha 26 anos nasceu mais um sportinguista como eu e o avo ..o Pedro.hoje e o meu companheiro ,emigrou como eu vamos juntos aos jogos da europa,vimos os jogos juntos mesmo distantes no espaço comentando pelo whatsapp jogada a jogada,discutimos o nosso Sporting diariamente…temos gamebox que utilizamos quando a vida permite…e nem por um segundo alguma vez pensamos em desistir….viva o Sporting…sempre…como diria alguém…se fosse fácil não era para nós
10 Julho, 2019 at 8:09
Muita saúde para ambos
10 Julho, 2019 at 8:14
Não sabes o que fazer? Estranho. Um gajo tão confiante das merdas que escreve. Não leves totalmente à letra, estou no grupo que diz às pazadas.
O que vais fazer é continuar sócio e na altura certa dares o teu bacalhau.
Tens um de 8, eu tenho de 7 e 10. Não lhes retiro nem por um minuto a oportunidade de viver o Sporting que vivi durante muitos anos, com ou sem vitórias, onde a internet era o Mirc e o que interessava era a nave e o velhinho Alvalade.
Eles estão-se a cagar para o Bruno e para o Varandas, para o Barbini e Rogério Alves. Sabem lá quem são.
Eles querem é ver o Guitta, o Bruno, o Ruesga e o Maia.
Hoje, a mensagem foi clara: “Pai, onde vemos o jogo logo? Quero ver o Vietto.”
Como não sabes o que fazer?
10 Julho, 2019 at 8:23
Mais nada.
10 Julho, 2019 at 8:44
É isso mesmo! Sem espinhas!
10 Julho, 2019 at 9:07
Bom post!
SL
10 Julho, 2019 at 9:17
É deixá-los ser ingénuos enquanto podem, também já fomos assim.
10 Julho, 2019 at 9:30
E o Ferran Font talvez antes dele dar o salto para o barça!
10 Julho, 2019 at 8:17
psfilipe, o texto que aqui partilhou é quase como a canção do Marco Paulo, tirando a referência aos do “costume” tb vc tem dois amores, o muito intensos por sinal! Eu tb já me arrependi um par de vezes por ter levado a minha filha ao estádio a primeira vez… porque depois disso nunca mais consegui ir à bola sozinho e ainda hoje com 21 anos me culpa por não ter 21 anos de sócia. SL e grande abraço para ambos.
10 Julho, 2019 at 8:18
Nem mais….
VIVA O SPORTING
10 Julho, 2019 at 8:32
Secalhar é problema meu…
Mas desistir porquê? O que se passa para se falar em “tempestade”?
Não! Não quero crer que seja pelo facto de a decisão dos sócios ter sido a de expulsar BDC.
Assério! Não percebo.
10 Julho, 2019 at 9:26
Tens de pedir essas explicacões à cartilha…. se não percebes é porque quem te a escreve anda a falhar sériamente.
10 Julho, 2019 at 9:36
Tau!
10 Julho, 2019 at 11:18
Eheheh
10 Julho, 2019 at 9:51
Quando foram renovadas metade das gamebox comparitivamente com as renovaçoes feitas ha dois anos , quando se esta a assistir com a purga de socios, quando muita gente se esta a afastar do clube, quando os putos hoje em dia dificilmente sao do SCP, quando uma boa parte dos socios considera que a corja que fode o desporto e o pais e a mesma que se encontra instalada em Alvalade , como e que tem a ousadia de dizer que esta tudo bem ? Ja nem tanto haver com a BC mas jamais prestarei vassalagem a elites corruptas e este principio transmitirei ao meu puto pois sera uma luta consntante na vida dele enquanto decidir estar aqui.
10 Julho, 2019 at 10:17
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sporting/detalhe/77-dos-lugares-gamebox-ja-foram-renovados
10 Julho, 2019 at 10:33
Imaginando que tivessem sido vendidas 30000 gameboxes em 2017/2018, seriam 67% dessas 30000 em 2018/2019, ou seja, 20100.
Este ano, supostamente, foram renovados 77% ou seja 15477 lugares.
Quer isto dizer que foram vendidas 51% das gameboxes tendo em conta o ano de 2017/2018 (há 2 anos). Não é metade mas está pertinho
10 Julho, 2019 at 11:37
Purga de sócios?!
10 Julho, 2019 at 15:24
olha ainda esta semana no autocarro para a costa, no caminho entrou 1 grupo de 10, 12 miudos
vi 1 com um saco do Sporting, 1 com uma mochila e 2 ou 3 com camisolas do Sporting
10 Julho, 2019 at 15:34
E a tua lancheira era de que clube?
10 Julho, 2019 at 10:14
fiquei com um terçolho só por ler “assério”
10 Julho, 2019 at 8:39
Tudo dito.
Esse parasita que não se faz num minuto e venera a exclusividade e o monopólio é o que vai acabar por matar este clube.
Não sei em que ponto da história do clube o infectou, mas já não há dúvida que temos “bicho”, e que enquanto houver chicha, eles não vão largar o hóspede.
Para mim representam toda o mosto, o depósito dos restos da ideologia bafienta duma aristocracía semi-estadonovista autocrática agarrada ao amor por privilégios, ao desprezo mesclado de nojo a
tudo o que cheira a “povo”, vaidades de meia tigela com mocassims, cabelinho à toureiro e um poio de merda debaixo do escalpe.
10 Julho, 2019 at 8:43
“É a natureza deles. Gostam de privilégios (10, 15, 20 votos! ) Gostam de mordomias e odeiam a aproximação popular. Democracia? Antes a morte! Conheço muitos. Pessoalmente. São elitistas e não valem um chavelho enquanto pessoas.
É a génese do Sporting. A quinta. A coutada. O Country Club.”
Tudo dito, em poucas linhas.
O Sporting é uma feira de vaidades, um poiso para diversos parasitas das nossa sociedade se fazerem parecer bem mais do que aquilo que são!
O Sporting sempre foi um clube mais “elitista”. É verdade. Mas tambem é verdade que a qualidade dos antepassados “elitistas” que estiveram na genese da fundação do nosso clube, e a sua preocupação e amor pelo clube, era muito maior, e tinha muito mais qualidade, do que a dos seus descendentes que agora poluem o Sporting.
É por esta razão que até determinado ponto da historia, ganhamos regularmente, e depois foi sempre a descer, até ao que conhecemos hoje…. Infelizmente os “filhos” viscondes não saíram aos “pais” viscondes…
Um clube de aparências! Uma feira de vaidades. Uma merda pegada.
Bruno de Carvalho tentou romper com isto. Á falta de “viscondes” de qualidade, vamos la aproximar o clube do povo! Era a unica forma…E fodeu-se…
O povo é tão burro, que preferiu abdicar do poder que foi ganhando nos ultimos 5 anos, por causa das noticias do CMTV, e restantes. Abdicou do poder, e hoje é “representado” por um homem que, a descarada, vai para a tv dizer perante o mundo todo que não faz cumprir as regras do clube, por não “concorda com elas”. Pensar que andei 5 anos a ouvir chamar outro de Ditador…isto até dava para rir se não fosse tão triste!
Elegeu um Presidente…peço desculpa…um boneco….sim! Porque é um boneco! Um boneco que vai para as AG’s “dormir” em frente aos socios que deveria tentar cativar, respeitar, e trazer para junto a ele! Um boneco que não tem coragem de falar aos socios, e que delega essas funções, e esse direito, no PMAG, que no fundo é claramente quem “manda” naquilo! O boneco que na campanha eleitoral andou a dizer na tv que com ele não havia expulsões, e que agora nem teve coragem para pelo menos dizer perante os sócios o porque de ter mudado de opinião!
Um cobardolas de merda no fundo. Um imbecil que se ri enquanto os jogadores do seu clube são agredidos. Não me representa. Não acredito nele. E ele não faz rigorosamente nada para me fazer mudar de opinião, pura e simplesmente porque se esta cagando para mim enquanto socio! Não precisa de mim para nada. Não precisa de nós socios para nada!
Tudo isto é uma merda pegada! Um cinismo autentico. Uma merda que nos doi, e que nos afasta do clube! Esta gente tem esta capacidade! É repelente!
Fodeu o clube uma vez! E como me queria enganar…provavelmente vai fode-lo novamente! Com uma diferença! Quando o fizer, e após a decisão do ultimo fim de semana, duvido que apareça outro “doido” como o Bruno para por aquilo na linha….
10 Julho, 2019 at 9:12
Acho fantástica, essa ilusão de democracia emanada por BdC…
A direcção de BDC, na revisão estatutaria que levou a cabo, com todos os episódios sobejamente conhecidos, foi o maior golpe à democracia no clube.
Relembro que, ficou decidido que ao eleger uma lista vencedora, esta fica com os 3 órgãos de poder do clube: Mesa da AG, Direção e CFD.
Decisão que vai contra todos os princípios de separação de poderes e contraditório.
Por exemplo, Eduardo Barroso foi o Presidente da Mesa de Godinho Lopes, eleito nas listas de BdC. Actualmente, é impossível acontecer algo semelhante.
10 Julho, 2019 at 9:16
Totalmente de acordo
10 Julho, 2019 at 9:22
É um perfeito exemplo das tais dinâmicas colectivas, onde uma maioria toma uma decisão que é evidente ser-lhe prejudicial porque existe uma percepção contingente de uma narrativa que indica o contrário. No entanto como nada é linear ou simples, existe prós e contras nesse particular aspecto.
10 Julho, 2019 at 9:34
Que ridiculo. Quem não sabe de democracia baralha esses conceitos todos.
Quando se elege um partido elege-se para tudo, não se vai votar no PS para o primeiro-ministro e no PSD para o ministério da Seg. Social e no bloco para a Administracão interna.
Com isso acabaram-se com as listas e listinhas que estavam a candidatar-se a um cargo e não a outro. Criou-se um sistema onde uma lista tem de apresentar um projecto completo, e não andar aqui a escolher um tacho aqui e um tachinho ali.
E curiosamente todas essas revisões estavam no programa eleitoral (procura a definicão porque não pareces saber o que isso é), logo quando foi eleito já se sabia que isso iria ser proposto a votacão. E mais uma vez, foram os sócios que aprovaram, não foi imposto por ninguem. Deve ser o primeiro ditador que sufraga toda e qualquer decisão…. deve ser uma moda nova.
10 Julho, 2019 at 9:45
A ignorância é muito atrevida…
https://pt.wikipedia.org/wiki/Separação_de_poderes
10 Julho, 2019 at 10:37
Exacto, porque comparar alhos com cebolas dá nisso…. é tudo a mesma merda, é branco e tal.
10 Julho, 2019 at 10:45
Não é suposto no clube existirem diversos facções ou interesses e muitas das vezes antagónicos. O CD é eleito para gerir o clube, o CFD para aplicar os regulamentos e a MAG para ouvir os sócios.
O problema e nada tem a ver com separação de poder é teres um clube com croquettes, varandenttes, brunettes, stromps, conselheiros leoninos, cinquentenários, claques e tanta mais porcaria que se acha tão ou mais importante do que o próprio clube.
E já nem falo nos votos, falar em separação de poderes e depois ter nas votações uma das situações mais anti-democráticas que pode existir …
10 Julho, 2019 at 10:59
“E mais uma vez, foram os sócios que aprovaram, não foi imposto por ninguem.”
Mas quando os sócios decidem demitir o presidente já é uma golpada, certo? É “imposto por alguém”…
Até se esquecem que se não tivesse sido um presidente da mesa da AG eleito na lista do então candidato a presidente BdC nunca o Godinho teria saído como saiu…
E o papel do CFD é controlar a legalidade dos actos da direcção, não bater palmas a todas as suas decisões…se asim fosse, não valia apena have um…
10 Julho, 2019 at 11:12
Estas a dizer que se o Rogério Alves receber um pedido subscrito por mil votos, devidamente validados, a solicitar a destituição, só marca a AG se lhe apetecer, se estás a dizer isso até concordo.
O Barroso limitou-se a cumprir os estatutos, recebeu o pedido e informou o Godinho, o Godinho preferiu demitir a enfrentar a AG. É o que se espera de um PMAG independentemente da forma ou das listas pelas quais foi eleito.
Já no alzhemico marta, marcou a destituição, dizendo que tinha as assinaturas necessárias e validadas por um notário PAGO para o efeito.
10 Julho, 2019 at 12:48
Hoje já elegemos um partido? Há uns dias elegíamos deputados.
Que funcionam independentemente do Governo.
Isso do programa eleitoal sufragado, tem muito que se lhe diga. Eu ao votar numa lista, para o que for, aceito por omissão 100% do que está no programa? E se entretanto implementarem algo que não estava no programa, é uma quebra de confiança e motivo para destituir?
10 Julho, 2019 at 9:51
Posso estar enganado mas isso era apenas referente ao CFD que era composto pelo método de Hondt, ou seja tinha potencialmente membros de todas as listas, para passar a ser composto apenas pela lista vencedora.
Quanto às mesas “às avessas” com o CD, todos sabemos como aconteceu esse fenómeno estranhíssimo nessas eleições, e deixo a desafio: alguma vez houve um caso semelhante na História do clube?
10 Julho, 2019 at 10:02
Talvez, também já não sei.
10 Julho, 2019 at 10:32
Houve varias coisas que mudaram e que se não estou em erro estavam até previstas no programa eleitoral.
Desde logo o fim do Cleonino e talvez seja esta a melhor explicação para tanta merda.
Depois as listas concorrentes a eleições tinham de ser completas, ou seja incluir todos os órgãos (para mim talvez a pior alteração)
Fim do método de Hondt na eleição do CFD, percebo as razões para a mudança, mas com o ponto anterior esta tornava-se mais ou menos óbvias.
Dizer que estas mudanças foram um atentado à democracia, deve ser para rir, o problema nunca serão regras estas ou outras, o problema será sempre as pessoas e no nosso clube as pessoas movem-se por interesses e esses interesses por regra não são os mesmos do clube.
Não tirando o barro desde que me recordo nunca uma lista que tivesse ganho o CD perdeu para a MAG, no Sporting e na sociedade em geral, nos poucos casos em que acontece eleições separadas, os exemplos são raríssimos e que na pratica quando acontecem rapidamente as coisas ficam quentes.
10 Julho, 2019 at 9:56
Fui contra algumas partes da revisão dos estatutos por entender que ninguém pode deter todo o poder do Clube como agora acontece. Ironicamente Bruno de Carvalho acaba sendo destruído internamente por JJ e JMS, escolhidos por si!
Não sei que solução poderia ser desenhada para evitar aquilo por que passou por exemplo João Rocha, e que Bruno de Carvalho tentava evitar.
Ter um CFeD controlado por uma direcção é um atentado ao estado de direito como podemos agora constatar. Essa invenção dos boletins de voto numerados , para evitar falcatruas, foi uma ofensa a integridade e honestidade dos sócios do Sporting. Trafulha e desonesto é a tua tia, RA!
No entanto será algo para repensar daqui a alguns anos quando o Clube estiver todo sugado e desportivamente reduzido ao estado em que estava em 2012/2013.
Já agora, a próxima antecipação de receitas não tarda nada. Basta não venderem Bruno Fernandes nesta janela de mercado.
10 Julho, 2019 at 10:22
“Ter um CFeD controlado por uma direcção é um atentado ao estado de direito”
Não concordo, o clube não é nem pode ser um centro de interesses próprios, os eleitos de obrigação de ser independentes sempre, independentemente da forma como foram eleitos, e existem normas e regulamentos para respeitar.
E depois há os sócios que tem o dever de fiscalizar o funcionamento e independência dos órgãos.
Podes questionar que era preferível eleições separadas, até concordo, mas pensar que isso resolvia problemas …
10 Julho, 2019 at 10:28
Resolvia, resolveu e resolve muitos problemas.
É um contra poder. Um farol, um filtro.
10 Julho, 2019 at 10:55
Num clube, numa associação, os interesses tem de ser único, precisas de contra poder para quê. Estes cargos nem sequer são remunerados.
Quantas vezes assistisses à existência do contrapoder. O que aconteceu com barrosos foi uma anormalidade, e mesmo nesse caso o que fez a diferença não foi o barroso, foram os sócios encabeçados por Paim e Patrão.
Já o Marta Soares que até foi eleito com normalidade na lista afecta ao CD, ou seja não seria um contra poder, não seria o farol, não seria o filtro e acabou por foder tudo à cabeçada, dito por outras palavras foi o contra poder, o filtro, o farol que que mencionas.
10 Julho, 2019 at 12:19
O que me leva a discordar da opinião do Malcolm tem a ver com o modelo Clube/SAD e não com o modelo de clube enquanto associação desportiva. São muitos milhões de euros a circular e já sabemos que rapidamente a democracia dos interesses ganha forma.
Quem nos garante que se neste momento tivéssemos outro CFeD, os atropelos de RA quanto aos estatutos, boletins de voto numerados e outros actos menos claros não teriam sido condicionados e sancionados?
10 Julho, 2019 at 12:40
O que garante, seja qual for a forma de eleição, que o posicionamento do CFeD é isento?
Mas concordo contigo e até dás um bom exemplo, o método de hondt na eleição do CFeD e mesmo na MAG, seria melhor, mas não seria garantia de resolução dos problemas. E o exemplo que dás é algo nunca visto e parece-me ter mais a ver com a MAG do que com o CFeD.
O problema no clube são os interesses (os grupinhos) que gravitam no clube, isso é que um verdadeiro problema pois os eleitos acabam de uma forma ou de outra por se deixar influenciar.
Ainda recordo as pressões externas, politicas e económicas que os membros dos OS sofreram para se demitirem.
Apôs eleitos, as listas deveriam desaparecer e só o interesse do clube prevalecer, é isso que acontece em todos os clubes/associações e quando há interesses cruzados, depressa acontece instabilidade directiva e novas eleições até os diversos órgãos se alinharem.
10 Julho, 2019 at 12:44
Num clube, numa associação, num país, os interesses têm de ser únicos. Depende de quem opina.
Quem está no poder defende o poder absoluto, quem está na oposição defende o oposto. Até há quem diga que isto só avançava suspendendo a democracia uns meses.
Cheques e balanços. Cheques e balanços.
10 Julho, 2019 at 12:59
Alguém deveria lembrar o Benedito disso. Vale mais pessoas embora menos votos.
Mas a questão principal, não é existência de oposição mas sim a mesma poder estar dentro dos OS e com possibilidades de minar o trabalho que esteja a ser feito.
Não estou a defender a eliminação do método de hondt e das listas separadas, estou a dizer que fosse qual fosse o processo (com interesses envolvidos), não resolvia os problemas e até os poderia agravar.
10 Julho, 2019 at 10:15
Chama-se a isto o reescrever da historia.
“maior golpe à democracia no clube.”!??
Agora até podes dizer que dava jeito ter lista diferentes nos órgãos. Sabes quantas vezes isso aconteceu na historia do clube?
Sabes em quantas associações isso acontece?
Sabes que o normal são as listas ganharem todos os órgãos.
Sabes o que aconteceu no ano passado com órgãos da mesma lista e ainda te lembras que quando foram eleitas a eleição ainda era separada?
Se as cenas do ano passado aconteceram entre órgãos da mesma lista, já imaginastes se fossem de listas diferentes.
Se isto foi o maior golpe, imagino o que não pensas de um pmag que apenas se rege com as normas que concorda e quando concorda e das eleições com boletins de vota marcadas.
Arranja melhor, e nem falo do resto “Ilusão de democracia”, tanto que tinha para dizer.
10 Julho, 2019 at 10:25
Os Estatutos são a base de tudo. Como a constituição.
Não tenhas dúvidas. Foi um atentado.
Reescrever? Foi aprovado por 90% dos sócios.
Para isso é que servem estatutos sólidos, para que PMAG incompetentes ou habilidosos, não decidam em função do seu estado de espírito.
10 Julho, 2019 at 10:46
Concordo. E foram 90% baseados numa chantagem
10 Julho, 2019 at 12:49
Chantagem? Oportunidade.
Ninguém tem culpa de tu e mais 98,999999% dos votantes serem burros e tapados.
10 Julho, 2019 at 10:49
Um atentado, umas alterações, questionáveis sem duvidas, mas na pratica praticamente irrelevantes e aprovados por 90% dos sócios e que até estavam no programa da direcção eleita, vais desculpar mas temos ideias muito diferentes sobre aquilo que consideramos ser um atentado.
Atentado é o pmag dizer que não respeita os estatutos porque não concorda, atentado é os votos estarem marcados… por enquanto ….
10 Julho, 2019 at 12:31
“Atentado é o pmag dizer que não respeita os estatutos porque não concorda, atentado é os votos estarem marcados… por enquanto ….”
Então isso nem se fala, uma vergonha.
10 Julho, 2019 at 15:36
Aqueles estatutos que o Rogério não segue? Esses estatutos?
Gostava muito de saber porque nunca se fala nisso.
Depois não querem que se fale em honestidade.
10 Julho, 2019 at 13:07
“Acho fantástica, essa ilusão de democracia emanada por BdC…
A direcção de BDC, na revisão estatutaria que levou a cabo, com todos os episódios sobejamente conhecidos, foi o maior golpe à democracia no clube.
Relembro que, ficou decidido que ao eleger uma lista vencedora, esta fica com os 3 órgãos de poder do clube: Mesa da AG, Direção e CFD.
Decisão que vai contra todos os princípios de separação de poderes e contraditório.
Por exemplo, Eduardo Barroso foi o Presidente da Mesa de Godinho Lopes, eleito nas listas de BdC. Actualmente, é impossível acontecer algo semelhante”
Nunca houve, e duvido que venha a haver, uma associação desportiva que tenha sido tao transparente em relação ao seu funcionamento, e que ao mesmo tempo tenha sido tao escrutinada por toda a gente, interna e externa, como o Sporting nos mandatos de BC.
Por isso não sofro de ilusão nenhuma. Os numero estao lá! Não se apagam! São factos! E se os estatutos foram mudados, foi porque os socios assim o escolheram! Como escolheram agora expulsar BC e AG de sócios.
E podiam se bem me recordo, ter escolhido não aprovar essa alteração, e com isso BC so tinha a hipotese de se afastar, como disse que faria!
“Decisão que vai contra todos os princípios de separação de poderes e contraditório.”
Discordo! Na minha opinião, e principalmente no Sporting, é essencial evitar os “sacos de gatos”. Se uma pessoa se candidata ao lugar, leva a sua equipa com ele, responsabiliza-se por ela, e no final se não correr bem, não pode dizer que não foi ele que os escolheu! Sera avaliada por isso, porque deveria e deve de sempre importa mais! Pelo principal legislador, assim o queira. O socio do Sporting.
Por isso não entendo como pode-se pensar o contrario. Eu nunca tive uma arma apontada a minha cabeça para escolher nada! E nem vi nunca nesses anos, “capangas” a ameaçar socios discordantes, como agora se voltou a ver nas AG’s!
10 Julho, 2019 at 13:08
“…por quem deveria e deve de sempre importar mais!”
10 Julho, 2019 at 15:37
Nem mais caro Pedro, nem mais!
10 Julho, 2019 at 9:22
Espero não ser “referenciado” por elogiar um comentario.
É isso tudo, PedroC!
Fazem o que querem e cagam para as explicações aos sócios. Vaidade e hipocrisia.
10 Julho, 2019 at 9:50
Algo como isto que BdC disse aos sócios?
“Deixem-me! Não preciso dos vossos conselhos para nada! Não me elegeram? Então agora deixem-me governar! Felizmente tenho pai e mãe vivos se precisar dos conselhos de alguém!”
10 Julho, 2019 at 9:54
Triplo salto mortal!
O JHC fala em explicações aos sócios e tua transformas isso em pedidos de conselho.
E já agora, explica o contexto dessa frase, dava-lhe um pouco mais de credibilidade.
Sois muito fraquinhos a argumentar.
10 Julho, 2019 at 9:55
Já para não falar da linda maneira como há bem pouco tempo se referiu aos sócios:
“Tenho vergonha dos sócios do Sporting!”.
O Converge ontem resumiu tudo nesta frase que é a mais pura das verdades:
“O que matou Bruno de Carvalho foi não ter percebido que, aconteça o que acontecer, nunca nos viramos contra o nosso próprio exército. Isso está escarrapachado na lendária Arte da Guerra que ele tantas vezes se orgulhava de ter lido.”
Pelos vistos BdC não percebeu ainda. O problema é que se não percebeu até agora, nunca irá perceber.
10 Julho, 2019 at 10:01
Por acaso também sinto bastante vergonha de muitos sportinguitas (com minúscula voluntária), expulsas-me?
10 Julho, 2019 at 9:59
Ó Vasco, já sei que gostas mais da “transparência” de agora, mas conta lá ao pessoal o que querias ver explicado e que Bruno de Carvalho recusou a explicar.
10 Julho, 2019 at 10:24
Pode é contar quando é que o varandas tenciona olhos nos olhos dar explicações às duvidas sócios.
O CD anterior explicava tudo e mais alguma coisa, até explicava de demais.
10 Julho, 2019 at 10:31
Principalmente BdC.
10 Julho, 2019 at 13:07
Agora temos de estar preparados para tudo temos…
10 Julho, 2019 at 8:46
psfilipe,
Como eu te entendo… E como me faltam as forças.
Olha tenho o meu sportinguismo bastante doente, está nos cuidados intensivos.
Sou pai de um casal: uma menina de 6 anos e um menino com 2 meses. Têm tanto tempo de vida como de sócios. Cuidados intensivos é cuidar intensamente…
Espero ter ajudado.
SL
10 Julho, 2019 at 8:53
Penso nisso muitas vezes ao olhar para os meus filhos e digo para mim mesmo “nunca deixaremos de ser Sporting mesmo que não sejamos sócios”. Ou “o Sporting é muito mais do um cartão de plástico”.
Pela idade, eles não terão de engolir os próximos “sapos”, como eu. Não terão de engolir as próximas saídas de jovens ao preço da uva mijona ou a zero, não terão de engolir a limpeza da inscrição do ex-presidente da estátua do leão, não terão de engolir a asneira do “rasganço” da RF do anterior CD, não terão de engolir a extinção de modalidades, não terão de engolir a falácia dos recordes, títulos de vitórias em casa e melhores épocas de sempre sem campeonatos nacionais. Para já não.
Já vivi a situação de ser adepto, ser sócio, voltar a ser só adepto, voltar a ser sócio. Mas nunca tive de voltar a ser Sportinguista. É uma condição irreversível, ao contrário do resto.
Não gosto de dizer o que cada um deve fazer porque também não sei o que farei. No entanto sei que quando decidir “vai tudo ao ar” sem mais ponderações. E já esteve mais longe…
10 Julho, 2019 at 8:56
psfilipe, se queres um conselho afasta o Afonso das politiquices, isso não interessa para nada. Continua a ver os jogos com ele e grita e abraça-o a cada golo. É o que eu tento fazer com o meu. O resto é paisagem. O Sporting está sempre acima de tudo. Mas não há ninguém que esteja acima do Sporting, mesmo que pense que está.
10 Julho, 2019 at 8:57
Venho mas e o Ruesga , o Girao e mais o Joa Matos com o Maia a servir. Venham os golos do Bruno F. e as fintas do Plaza ou sei la do qual . Os golos o roer as unhas o gritar de felicidade a festejar os golos e os pontos.
Deixem-se de merdas e apoiem o meu GRANDE AMOR . Eu continuarei sempre com o meu filho , sobrinhos e toda a gente que genuinamente e Sporting….
Politica?????? Vao as AG.No Campo , nos pavilhoes , nas piscinas , na estrada , apoiem quem veste a verde e branca.
Passem bem e um abraco leonino desde a Verde Irlanda (sim , emigrar mas escolher a cor :))
10 Julho, 2019 at 9:06
E psfilipe, excelente texto de desabafo.
Reflete muito do que sinto.
Um abraço e SL
10 Julho, 2019 at 9:11
Deixem-se de políticas, deixem-se de nomes. Tenho 4 filhos rapazes, dos 8 para baixo e para eles e para mim só interessa a camisola e o simbolo! Pouco importa se é o Bruno, o Frederico ou o Manel, importa que joga o Sporting e importa apoiar!
Que na altura de eles decidirem, que o Sporting esteja unico no simbolo e não no A, no B ou no C, se assim for voltaremos a ganhar!
Que dos Afonsos da vida, retirem esta mensagem, o que interessa é o Sporting, somos um clube desportivo e não um partido político!!
Como ensinei aos meus filhos:
Melhor do que ganhar é ser do Sporting, porque o que se vive no Sporting (estádio, pavilhão, convívios) nem os outros sabem o que é nas alturas das vitórias!
Viva o Sporting!
10 Julho, 2019 at 9:18
Os putos tao se a cagar para a politica do clube, querem é ver os jogos. Tu, ou todos aqui, com a idade do Afonso alguma vez ligavam a quem era o presidente do Sporting? Eu sei que não o fazia. E era bem mais feliz com o Clube do que sou agora
10 Julho, 2019 at 10:04
Os putos devem ser protegidos para a política do clube, mas esta, no nosso e noutros é que ‘decide’ os vencedores… Obviamente os miúdos não têm de saber isso… Mas eu não consigo ficar indiferente… Com as modalidades ainda vibro… Com o futebol em quero saber… Obviamente serei sempre Sportinguista, apesar de sentir que quem dirige o clube nada fará para o defender perante os poderes instalados. SL
10 Julho, 2019 at 9:25
“Aquilo que damos por Amor, nunca o deveremos exigir de volta”
Pela mão de nosso(s) Pai(s), de Avó(s), Tio(s), outros que connosco estabelecem laços de familiaridade ou de amizade, por um Acaso ou Algo que comumente gostamos de chamar Destino vamos “cruzar vidas”, vamos responder a um chamamento.
Quando no momento em que percecionamos que em nós nasce um Sentimento de querer estabelecer uma identidade, que se revê num apoderado de circunstâncias e momentos trazidos pela enormidade de algo que nos transcende e cativa estamos prontos para iniciar um caminho que iremos identificar como agregador de uma peculiar “simbologia” de Valores.
Vamos nesse caminho e não voltamos, pretendemos ser “aventureiros”, pretendemos Conquistas, pretendemos a Glória. Difícil na Obtenção, imensa na Celebração, efémera na sua Duração, mas eterna na sua Alma. Firmamos assim uma Paixão, como que num estágio em que o saldo dar e receber, sofre um desequilíbrio. Saltamos o muro que nos retrai a paixão e vamos também conhecer a Alegria, a Tristeza, o Prazer, o Sofrimento. Juntamo-nos, sentimos o Todo de um Universo, passamos a fazer parte dele de Corpo e Alma. A Nobreza de Espirito, um Espirito Nobre e Guerreiro, deverão guiar-nos nessa entrega.
A Entrega leva-nos pela vida em anos e mais anos, em uma Dedicação que celebramos e renovamos, numa assunção da responsabilidade que não devemos recear, desprezar, minimizar, na defesa e engrandecimento do Algo que nos transmitiu enormidade que nos transcendeu e cativou, no perpetuar da transmissão da peculiar “simbologia” de Valores, que a condição de Pai(s), de Avó(s), Tio(s), e outros laços de familiaridade ou de amizade que assumamos, nos percecionem o Destino de quem depois de Nós virá.
Porque nasce em nós por uma Sentimento, assim firmamos por uma Paixão e o celebramos por uma Dedicação, é assim o nosso Amor é assim Ser Sporting.
TAB01 02-03-2019
10 Julho, 2019 at 9:30
Eu percebo a mágoa, partilho-a, mas discordo. O Sporting é o clube mais democrático de Portugal, o único em que um dirigente que faz asneira da grossa é corrido, como numa democracia. Perguntem aos benfiquistas que se envergonham com as vigarices do Vieira e restantes toupeiras, ou a um portista que ache que o Pinto da Costa devia ter sido condenado pelo apito dourado, perguntem-lhes que tal funciona a democracia no clube deles.
Há uma pretensão de elitismo latente na alma sportinguista que muitas vezes é snobismo mas que tem um fundo de verdade. Em geral os sportinguistas tendem a achar-se melhores desportistas do que os outros, mais educados do que os outros, mais honestos e com padrões mais elevados. Mas querem saber uma coisa? Isso também (não só,mas também) acontece… Porque é, em grande medida, verdade!
Assim sendo, não deixem que um momento mau afecte o essencial, que é isto: aconteça o que acontecer, somos leões até morrer!
S.L.
10 Julho, 2019 at 9:32
Uma das grandes obras de BdC, foi garantir que as verbas das quotizações ficavam afectas ao clube/modalidades.
Rasgar/queimar/devolver/deixar de pagar quotas, é o mesmo que ir com picaretas, destruir o Pavilhão João Rocha.
10 Julho, 2019 at 9:41
A minha luta neste momento é e vai continuar a ser diferente…
Eu quero é viver as coisas como eles vivem e têm de viver! Não é preocupar-me com acrescentar negrume ao amor e paixão dos miúdos!
Neste momento o Sporting para mim divide-se em 2 partes que são totalmente distintas.
A desportiva. Pela qual sou um louco apaixonado, que me faz gastar uma fortuna com o Sporting e que eu quero que tenha um enorme sucesso!
A directiva. Que leva o Sporting por caminhos com os quais eu não me identifico minimamente e que eu vou combater com tudo o que tenho! E o objectivo aqui é encontrar alternativa. Uma alternativa com que me identifique e que queira para o Sporting o mesmo que eu, quer em politica, seja em valores, seja em princípios.
Não vai ser certamente um Varandas, dois Varandas ou um RA a afastar-me do Sporting.
10 Julho, 2019 at 9:47
como te compreendo psfilipe, estou na mesma situação como tu mas decidi continuar como socio até ser expulso hehehe, embora a vontade por estar revoltado era mandar tudo para o caralho.
estes elitistas não merecem nada, zero e não se trata de bruno mas sim deles mesmo.
quando olho para um rogerio lingua de prata , para um city lion, para um tio desta vida, para um henrique monteiro, para os garcias, para um lpm fico com nojo, eu sei que eles também não gostam de gente como eu e por isso existe essa divisão mas ao contrario deles eu sei que tenho de conviver com eles e aceitar o seu Sportinguismo, eles é que não aceitam o meu.
não meto todos elitistas no mesmo saco, existe gente boa e crédivel no meio de tanta merda e estou crente ( desculpa nuno , tens o direito de autor ) que mais cedo ou mais tarde que virá novamente alguém que saiba o que é representar o Sporting e não falo de um novo bruno mas de alguém que saiba o que é o Sporting, que saiba lidar com os 2 lados porque enganam-se aqueles que possam achar que com a expulsão de bdc esse lado vai acabar por desaparecer, esse lado veio para ficar como o lado elitista vai continuar existir.
também eu tenho um feitio de merda ( é o que dizem ) e sei que tenho, uns deculpa-me por ser de signo escorpião , gostava mais de ser Leão mas ai já não tinha desculpa hehehe.
por ter esse feitio de merda, não vou desistir, estou cansado e muito, mas é para continuar.
os afonsos são para proteger, mas os afonsos ao contrario da minha geração já são bombardeados com informações via tv ( aqui cada vez menos ) – youtube e pelos varios bloques por onde já se mexem ou vão começar andar ( nem tem de ser bloques de bola ou do Sporting ), já sabem que um varandas troca-se todo, já sabem que um bruno é um bocado louco, já sabem que existe um mal estar no Sporting, não conseguem é ainda felizmente perceber a sua dimensão.
Ser Sportinguista não é nada facil, é uma luta diaria, quando devia ser somente prazer.
10 Julho, 2019 at 9:49
Sem tempo para mais… Então era este o texto que falavas há dias num comentário… Sim senhor, o meu aplauso!
Sinto o mesmo que tu, e também conheço bem as entranhas da vida croquette e é como dizes. É uma nojeirada tremenda, eles arrogam-se mesmo no direito de fazer o que entenderem. Como se fosse um poder divino, e nós, sócios de base, que cheiramos a suor, somos um impecilho.
Impecilho como era também o João Rocha, convém não esquecer, vejam o vídeo de uma AG deixado ontem aqui. Ontem como hoje, Rocha como Carvalho.
A minha filha é sócia desde que nasceu, graças ao avô, eu no momento/meses em que ela viu a luz do dia tive muito que me preocupar nas o meu velhote logo no momento colocou um marco na vida da princesa. Gostei óbvio, mas pensei (o que vale é que de certeza que vais ver mais jogos do Fulham do que do Sporting). Este é um estado de espírito que é resultado, não dá saída de BdC, mas dos ideais daquilo que eu penso que é o Sporting. Também eu construí um Sporting, enquanto atleta também, que só existe no meu coração, já nem vive na minha imaginação.
Ontem como hoje, Rocha como Carvalho.
PS: afasta o Afonso da politiquice Sportinguista, será uma, mais uma forma de demonstrares o teu amor por ele. Grande abraço para vocês. Daqueles leoninos.
10 Julho, 2019 at 9:52
Também não tenho dúvidas que aquilo que eu amo não é “o” Sporting. É “um” Sporting, um Sporting que é nosso, ou é de quem ama essa mesma ideia. Porque o Sporting real não é nosso, é “deles”, foi fundado por eles, sempre foi deles e eles aí estão para tomar conta daquilo que sempre foi deles. Durante anos foi possível manter ligadas debaixo do mesmo emblema estas duas concepções tão distintas, mas a ferida aberta agora poderá ser demasiado profunda. Também eu tenho pena de ter arrastado os meus afonsos para algo que aos 41 anos é a maior desilusão da minha vida. Não tenho resposta para isto. Por mais voltas que dê, não consigo sentir um Sporting diferente do Sporting do Bruno. Não tem de ser com o Bruno, aliás tenho a certeza que não pode ser com ele. Mas tem de ser com a ideia dele. Senão acabou, para mim. Limito-me a ir pagando quotas na modalidade mais economica porque a sensação de não as pagar é um corte que ainda não estou preparado para suportar.
10 Julho, 2019 at 9:58
Não desista, não faça isso.
As mentalidades mudam, evoluem, os mais velhos vão morrendo e nós estaremos cá para voltar a colocar o clube no rumo certo.
Hj tenho 6 votos daqui a uns meses 7 e tenho esperança que daqui a 11 anos não tenha 9 mas sim um ou dois era sinal que o clube tinha evoluido.
Estamos cá para mudar o que está errado. Se abandonarmos o barco estamos a fazer um favor a quem pensa no Sporting como uma coutada.
Pense que ao pagar quotas está a ajudar a financiar aqueles que tanto nos fazem vibrar e defendem a camisola com unhas e dentes, os atletas das modalidades.
SL
10 Julho, 2019 at 10:00
Parece-me evidente que nenhum de nós poderá, em qualquer circunstância, pensar pela cabeça do outro, embora na minha opinião o “rasgar o cartão” valha de muito pouco e chega mesmo a ser contraproducente (eu não diria melhor, Skuhravý).
O que eu considero – e sei que num momento envolto em grandes emoções por vezes é difícil ser-se racional – é que falta equilíbrio e compete-nos a nós sócios, com mais ou menos anos, mais ou menos desilusões, mais ou menos pelo na venta, tentar racionalizar a situação e contribuir para o equilíbrio.
Desgasta-me a guerra sem quartel entre facções que, aparentemente impera. Eu também apoiei e votei três vezes em Bruno de Carvalho e também tenho várias críticas a fazer-lhe (apesar de ser manifestamente contra a destituição e posterior expulsão). O meu apoio foi sincero e forte, mas nunca incondicional. E é nessa medida “condicional” que eu me mantenho perante as pessoas que presidem aos órgãos do clube, com o clube acima de tudo.
Posso aplaudir, criticar ou cobrar, mas não me sinto com legitimidade – quando falo de amor sincero – em praticar actos lesivos à dignidade do clube ou ao Sporting que idealizei para mim (tal como o autor do texto).
A falta de moderação que se vive hoje é um problema maior. O debate é positivo, as ideias diferentes são tão positivas como naturais, mas a fractura provocada por se preferir a pessoa A à pessoa B justificada com “amor ao clube” mete-se comigo. Assiste-se hoje, na minha opinião, a uma excessiva mobilização de falsos argumentos por parte de quem vê as coisas acontecer ao contrário do que queriam e por muito que me custe e me sinta do lado “perdedor” da barricada (se assim se pode descrever), não posso ignorar que existiu uma manifestação de vontade que o tempo se encarregará de consolidar e mostrar os seus resultados.
A conclusão essencial é que corre-se o risco de uma grande parte de massa crítica e importante na dinâmica do clube ficar agarrada ao passado, hipotecando, de certa forma, o futuro próximo. Não adormeçam, mas sejam fiéis à ideia que defendem: o clube acima de tudo.
Já agora, ver gente com menos de 40 anos de sócio/militância dizer que “este não é o Sporting que eu conheço” ou a dizer que ” já não quer saber do Sporting para nada” deve ter hibernado entre 1986 e 2013…
10 Julho, 2019 at 10:02
Não há qualquer duvida quanto à falta de confiança que existe nestes corpos sociais. Julgo que haverá também entre os próprios apoiantes de FV muitas dúvidas quanto às suas capacidades. Mas o texto, com o maior respeito pelo o autor qualifica o clube com a visão pessoal de alguém que olha para o Sporting sobre o prisma de quem hoje o dirige, mas o clube não tem apenas essa dimensão. É um mundo imenso com ramificações em toda sociedade sendo transversal a todo país. Este texto comete uma apreciação errónea de colocar todos no mesmo saco classificando-os todos da mesma maneira como se a vida fosse preto ou branco quando na verdade é tudo um mapa de vários tons de cinzento. Eu entendo a desilusão, a frustração pois também a sinto, mas não posso aceitar a resignação e o conformismo. As pessoas julgam que com a queda de BdC, a ideia que preconizou também caiu, mas se existe mérito no trabalho do ex-presidente é sem dúvida ter demonstrado cabalmente qual a verdadeira dimensão do Sporting e o desígnio a que se deve submeter. E se homens podem cair, descer ao inferno, as ideias sobrevivem, adaptam-se, colam-se como fungos na consciência colectiva da família leonina. O texto deixa a ideia em subconsciente de que os idiotas, os sabujos, os desonestos, os priveligiados são o ADN do clube, quando na verdade são mais o reflexo do país e transversal a todos clubes ou entidades. Só que neste caso pelo simples facto do Sporting ser um clube gigante onde a sua missão é vencer, a conquista de títulos que deveria funcionar como o amortecedor social para o descontentamento e a insatisfação está ausente a demasiado tempo provocando uma espiral depressiva nos corações e mentes Leoninas. O problema dessa generalização é colocar todos dentro do mesmo saco quando o que devíamos fazer é perguntar o que é que podemos fazer pelo nosso clube. Não estou a falar de uma espécie de seguidismo cego, ou de pura e simplesmente aceitar tudo o que está direcção nos dá para comer. Estou a falar de que o Sporting continua vivo, as equipas estão preparadas, os estádios e os pavilhões estão prestes a vibrar com os adeptos, um novo clico se inicia, em que a nossa missão continua, mas hoje com mais sabedoria, com conhecimento de causa e com a noção do que podemos fazer diferente. Estou absolutamente convicto que o Sporting sairá mais forte desta crise se fizermos de nós próprios a força motriz dessa transformação sem estar à espera que quem nos dirige corresponda à nossa vontade ou anseios.
Saudações Leoninas
10 Julho, 2019 at 10:09
Grande texto Ps. Muitas verdades que só “alguns” doutorados em demagogia não querem ou não podem admitir.
Sinceramente, nem sei o que é melhor.
Deixa-lo aproveitar a inocência para depois ter uma desilusão gigantesca em idade avançada ou deixar andar e ele que escolha.
No Sporting de hoje não me parece que valha a pena. Deixa-o ir, nós já não temos salvação, mas ele tem. Pode ser que fique fã de NBA e cague para o desporto em Portugal.
10 Julho, 2019 at 10:10
Bom dia.
Traz o rapaz para o nosso rugby 🙂