A primeira vez que me fiz sócio foi em 1996. Há vinte e três anos.
Ia pela primeira vez praticar desporto no Sporting (Jiu-Jitsu, no velhinho Alvalade) e achei que tinha de ser. Era o orgulho.
Com o passar do tempo já achei que essa associação efectiva fez sentido… Já achei que não. A decisão flutua porque conheço demasiado bem a parte totalmente podre deste clube. E quando ela emerge, para mim, é insuportável. Como disse num post anterior há, ocasionalmente, uns fogachos que me animam. Mas sempre tive dificuldade em ‘seguir’. Sou individualista, pragmático e gosto de factos. Um feitio de merda.
Daí ter ficado agradavelmente surpreso nos últimos 5 anos. Sim, gostei muito da experiência social que foi BdC. Não era perfeita mas era, sinceramente, suficiente para mim. Decidi apoiar e não fazer parte do grupinho habitual que tentava destruir tudo — apontando e reduzindo, fosse o que fosse, aos mínimos detalhes. Gente que discutia pessoas e não ideias. Fartei-me de discutir com eles durante este período.
Mas era óbvio que quem está lá no fundo, nas bases, nas profundezas, mais cedo ou mais tarde, iria puxar para baixo quem tentou o corte epistemológico. É a natureza deles. Gostam de privilégios (10, 15, 20 votos! 🙂 ) Gostam de mordomias e odeiam a aproximação popular. Democracia? Antes a morte! Conheço muitos. Pessoalmente. São elitistas e não valem um chavelho enquanto pessoas.
É a génese do Sporting. A quinta. A coutada. O Country Club. Tirando uma ou outra pessoa excepcional e um ideal absolutamente magnífico (Esforço, Dedicação, Devoção e Glória) é isto que temos e é isto que o Sporting é. Já não tenho ilusões. E é este o meu problema. Eu sei o que ‘é’ o Sporting. Mas criei outro para mim mesmo. Para uso pessoal. Ao longo dos anos fui esculpindo a minha versão e fui ignorando todas as provas que tinha em primeira mão.
E depois fui pai há 8 anos… E o que é que eu fiz? Protegi o meu filho desta irracionalidade total que é ‘amar’ o Sporting (nem que seja o meu)? Não. Vesti-lhe uma verde e branca e siga para o franchise da academia no Saint Julian’s. Resultado desta bela merda de decisão? O miúdo é Sportinguista (ele ainda merece a maiúscula).
E agora? Deixo de ser sócio? Rasgo o cartão? E depois o que é que digo ao meu filho? “Olha, filho, o teu pai é um idiota que pensou (como aquele outro que foi presidente e agora foi expulso) que conseguia mudar a essência fundamental de um bando de inbreeders que tem a mania que são melhores do que os outros. Que são diferentes. Desculpas-me ter-te arrastado para esta porcaria e agora estares cheio de ilusões?”
Não sei o que fazer. Continuar parece-me utópico. Desistir? Bem, eu tenho defeito horrível… Odeio desistir. Odeio tanto que sou capaz de incorrer num erro durante anos só para não me dar por vencido. Mesmo que esteja. Não sei o que fazer. Desculpa, Afonso…
ESTE POST É DA AUTORIA DE… psfilipe
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
10 Julho, 2019 at 10:15
O que falha verdadeiramente nesta actual direcção é a comunicação. É a transparência. O contacto com os sócios. O esclarecer, falar com todos pelos diversos canais do clube, e acarinhar cada um como se fosse o mais importante. Não apenas os sócios, mas os adeptos.
O que a anterior direcção fez foi fazer bater o espirito Sportinguista de cada um dos adeptos e sócios do Sporting da mesma forma, sem diferenciações. Lutou na praça publica pelo numero de titulos do Sporting. Lutou pelo respeito da história do clube e das suas figuras, como Peyroteo. Havia genuinamente um trabalho de paixão pelo cultivo do sentimento Sportinguista.
Quando das primeiras conferências de imprensa se falou dos problemas dos televisores quadrados nos rooms corporate, e quando a comunicação deixou de existir nos meios de comunicação do Sporting, quando se começou a tratar tudo novamente nos bastidores, diferenciando Sportinguistas, sócios, adeptos, etc, a imagem que se passou foi, de facto, de um grupo dirigente desligado da massa adepta e dos sócios.
A comunicação do Sporting tornou-se bem pior que anteriormente. O espirito de “familia” Sportinguista esvaneceu, mais ainda com tudo o que foi feito para expulsar o antigo presidente.
É evidente que os sócios se sintam enganados. “Unir o Sporting”? O que a actual direcção fez foi praticamente o contrário. E não encontro nenhuma razão que não interesses pessoais, ou que nada tenham a haver com o bem do Sporting e o seu crescimento como clube.
10 Julho, 2019 at 10:19
Percebo-te, mas deixa lá a criança desfrutar do Sporting. Tu, enquanto pai, e todos os outros pais devem lutar por melhorar o clube. Ainda não, que é cedo, mas, mais tarde, mesmo que a situação já tenha melhorado, incute-lhe o espírito crítico para continuar ele a zelar para que as situações que tanto desagradam atualmente não se repitam. Não podes desistir tu, nem deves permitir que o teu filho nem tente.
10 Julho, 2019 at 10:22
Conclusão, não podemos desistir, jamais abandonar o Leão e lutar pelo Sporting em que acreditamos. Eu tenho o Meu António 7 anos que não desiste, que vibra com o Futsal, mas nunca vou esquecer o dia da rescisão do ponhetas e das lágrimas de sofrimento que causou ao Meu Filho NUNCA. Tenho uma Filha com 8 meses e tenho ponderado muito se associo ou não…
psfilipe Grande Abraço
Sporting até Morrer
10 Julho, 2019 at 12:28
Leão do Ribatejo, tornei sócio um filho em pleno “Verão Quente”, logo após o evento de Alcochete e tudo o que sucedeu. Na altura não sabia o que pensar sobre o que estava a acontecer (continuo sem perceber muita coisa) mas uma coisa eu tinha como certa: o(s) meu(s) filho(s) teria(m) o direito de crescer dentro desta família, da mesma forma que eu, um pouco por acaso e com mais idade, passei a minha infância e adolescência e vivi intensamente cada acontecimento do Clube.
Ele(s) que viva(m) o Sporting à sua maneira e que mais tarde tome(m) a(s) sua(s) própria(s) decisões, da mesma forma que nos foi dada essa oportunidade.
10 Julho, 2019 at 10:26
O engraçado disto tudo é que os estatutos aprovados em fevereiro reforçavam os poderes do presidente, mas varandas manda tanto como uma p*ta numa boate.
RA é que é um excelente intérprete de estatutos e do que ser sportinguista.
Sinceramente, não sei o que é melhor, se deixar o Afonso viver na ingenuidade ou se observar a revolta dele daqui a uma década!
10 Julho, 2019 at 10:31
Desistir nunca.
Não temos culpa da merda de dirigentes que temos.
Pois por mais zangado que esteja, não é com o Sporting. Mesmo «odiando» esta direcção e quase tudo o que estão a fazer nunca deixarei de ser sócio e ir ao estádio e pavilhão.
Ter à frente do clube um conjunto de pessoas que acham que dirigir é enganar (ou tentar enganar no meu caso) os sócios mostrando uns gráficos e números facilmente manipuláveis conforme quiserem apresentar a «bela» história é simplesmente vergonhoso, mas são eles que lá estão, temos é de ser rigorosos a filtrar o que nos dizem.
Melhores dias virão para uma nova direcção.
Até lá , temos de aguentar e
Sporting Sempre
10 Julho, 2019 at 10:37
Todos os dias o mesmo melodrama… choram, choram…
O Clube está aí, vivo! Com imensos troféus ganhos, dentro e fora!
Uma estória: Fiz um trabalho na era BdC de planeamento de espaço para a loja Verde do PJR e “esqueceram-se” de me pagar.
Acham que vim chorar publicamente esse facto? Era o meu Sporting, dei de barato!
E mando ideias para melhorar o estádio e para os núcleos, etc tudo por carolice. Seja qual for o presidente. Porque é o meu Sporting!
E é gerido por pessoas, e as pessoas têm sempre falhas e tentações.
Sporting Sempre!
10 Julho, 2019 at 10:47
Olha, vai lá agora pedir o dinheiro. Basta dizeres que foi o outro que não pagou, pagam-te com juros, e arranja-se mais um tema para uma próxima CI de Varandas.
10 Julho, 2019 at 11:11
Não tenho feitio para isso, foi para o Sporting, não foi para o Bruno ou para o Varandas.
10 Julho, 2019 at 11:27
Muito bem! A sério, não estou a ser irónica. Não invalida que foi mau não te pagarem.
10 Julho, 2019 at 11:24
😀
10 Julho, 2019 at 11:03
Salve! Que bem que faz ler coisas destas.
10 Julho, 2019 at 11:05
Hehehe
10 Julho, 2019 at 11:06
Sporting Sempre
10 Julho, 2019 at 13:40
Top. Obrigado e Saudações Leoninas.
Lamento que não tenham pago.
10 Julho, 2019 at 10:40
Excelente texto psfilipe.
Mais importante do que afastar o Afonso das politiquices, como alguns aqui sugerem (com motivações diferentes…), é que quando se tornar adolescente tenha a seu lado um pai que lhe conte a história do Sporting tal como ela é! Sem desvios. O Afonso tem!
O Afonso e todos os Afonsos desta vida merecem isso! O SPORTING merece isso!!
SL
10 Julho, 2019 at 10:40
O filho é teu faz o que quiseres.
Mas na minha opinião o Sporting tem que estar acima das politiquices.
Não é só o Sporting que lhe vai dar desilusões no futuro com certeza, a vida vai lhe dar mais, é presico é dar a educação ao rapaz, para lutar contra isso e saber lidar com as dificuldades.
O Sporting no futuro será a menor delas, te garanto, porque o amor ao clube é maior que qualquer luta politica em qual não nos revemos.
Abraço.
ps: não tenho filhos, portanto é bitaite meu.
10 Julho, 2019 at 10:45
Bom post !
Passo pelo mesmo sentimento e também fico com as minhas dúvidas mas depois tal como o Brave disse:
“Eles estão-se a cagar para o Bruno e para o Varandas, para o Barbini e Rogério Alves. Sabem lá quem são.
Eles querem é ver o Guitta, o Bruno, o Ruesga e o Maia.”
10 Julho, 2019 at 10:46
Se os nossos pais não nos tivessem protegido provavelmente não estaríamos aqui a amar o Sporting!!!
10 Julho, 2019 at 10:52
Esta merda de frase escrita aqui por muitos “Os presidentes não interessam, só interessa o Sporting” tem tanto de estúpido como de engraçado.
Principalmente se verificarmos que para muitos dos que recorrem a ela deveria ser-lhe acrescentada uma parte final que tivesse em conta as opiniões passadas dos mesmos.
Ficaria melhor “Os presidentes não interessam, só interessa o Sporting, desde que o presidente não seja o Bruno de Carvalho”.
A hipocrisia contínua de quererem fazer passar a ideia de que é normal expulsar-se do clube um presidente que fez um dos melhores mandatos da história e que era o primeira a celebrar as vitórias nas bancadas, é normal ter eleito para o lugar dele um mentiroso que não cumpre as promessas eleitorais e das poucas vezes que fala tem dificuldade em formar uma frase, é normal olhar para porcaria que rodeia o clube e perguntar “mas qual tempestade? Eu não vejo tempestade nenhuma”.
Este filme só vai ser novo para alguns.
Aqueles que continuam a espetar os gelados na testa, como o outro que em dezembro de 2011 aqui dizia que deviam criar o prémio de dirigente do ano para o atribuírem ao Godinho Lopes.
Mas a hipocrisia não fica por aqui. Alguns dos que supostamente até apoiaram BdC entretanto já lhe chamaram de tudo… “gordo”, “badocha”, “cabrão”, “ditador”, “coreano”, “hitler”, “acéfalo”, “maluco”, “doente”, “demente”, “psicopata”,… Onde ficam os valores que dizem defender e que ele não defendia?
Fazem lembrar os “croquetes insossos” que ainda ontem foram aqui falados por terem expulso João Rocha do Conselho Leonino, porque supostamente queria tudo à maneira dele (ditador?), mas no dia da sua morte foram a correr elogia-lo.
Para terminar, volto à frase do início “Os presidentes não interessam, só interessa o Sporting” e pergunto para aqueles que aqui comentam e dizem esta frase mas sem terem agenda nem passado que os possa condenar (não são muitos, mas havendo um já é alguém) e a defendem sempre:
Se o presidente do Sporting fosse um animal com um chapéu na cabeça (não me perguntem como ele lá teria chegado, é só um cenário hipotético), ele teria que ser apoiado apenas pelo facto de ser ele o presidente?
Iriam bater palmas para um animal sem se darem ao trabalho de pensar no que estariam a fazer?
10 Julho, 2019 at 12:11
+1
10 Julho, 2019 at 12:50
Muito bem.
Aliás, já o Camões dizia que “um fraco rei torna fraca a forte gente”… pois, o rei não importa.
O resultado está à vista, os fortes andam todos a abandonar o barco, e a ralé, os ratos até fazem fila para rapar o tacho.
10 Julho, 2019 at 15:38
+1906
10 Julho, 2019 at 10:56
Excelente post e em geral, excelentes comentários a acompanhar.
Percebo perfeitamente o sentir do psfilipe (tenho uma filha de 4 anos que fiz sócia desde cedo), mas pelo seu texto e posteriores comentários, também percebo que há gente com valor nesta família sportinguista, com diferentes estados de espirito ou iguais, mas com soluções próprias, mais ou menos esperançosas, para poder ultrapassar obstáculos e manter-se fiel a um ideal.
Tenho a certeza que este desabafo do psfilipe é sentido, mas também uma forma de ele próprio ultrapassar este obstáculo. Há uma retórica consciente de se questionar se deve ou não continuar e “arrastar” o filho para esta paixão de uma vida, mas ao mesmo tempo, há no próprio texto o indicio da inevitabilidade deste destino comum. Partilho, como disse, o mesmo sentimento de desilusão, mas tenho, certamente, a mesma solução: Quero que a minha filha partilhe a ilusão de um Sporting eticamente acima de todos os outros e que por via disso mesmo, conquiste desportivamente mais do que todos os outros. Se eu não vislumbrar tal coisa no meu tempo, quem sabe ela tenha a oportunidade de ver com os seus próprios (maravilhosos) olhos.
10 Julho, 2019 at 11:05
Desculpem mas não consigo perceber esta conversa. A sério não consigo. Percebo todos os pontos de vista e mais alguns e até que se tenham ódios pessoais agendas e tudo o mais, posso até perceber pela natureza humana os insultos e tudo o resto.
Mas não percebo o que é que isso tem a ver com ser do Sporting ou ser Sócio! Ser adepto de um clube é viver a sua vida desportiva, é torcer com todos os outros pela vitória, ficar com todos os outros triste na derrota. E um clube desportivo só atinge a dimensão que tem na vida de alguns pelas emoções que provoca, no jogo, durante o jogo, na antecipação do jogo, no final do jogo. Emoções boas ou más é isso que move as multidões e é isso que torna o desporto tão importante. A superação o sacrifício em prol da equipa a responsabilidade perante os colegas estes valores que sempre acabam por estar presentes, mesmo nos dias de hoje, dentro dos campos pavilhões e pistas aliados às emoções que provocam em quem está de fora é a essência disto e isto não depende de direções nem de políticas nem de personalidades nem de classes.
Eu sou do Sporting esteja quem estiver lá e esteja satisfeito com o trabalho ou completamente fodido com as decisões e rumo tomado. Em 41 anos de vida e 36 de sócio ambas as situações já ocorreram várias vezes. Mas aquelas camisolas verdes seja em que desporto for aparecem e lá estou eu a vibrar com elas. Vejo definições do Sporting em função da personalidade ou valores de quem está na direção ou mesmo dos sócios e não percebo. O Sporting é definido pela sua história pelo seu ecletismo pelos milhares de Jovens que praticam desporto com as suas cores. Nas AGs e eleições lá vamos votar de acordo com o que achamos ser o melhor caminho, ficar contentes e confiantes de que os resultados serão bons, ou apreensivos com que a maioria escolheu e à espera da próxima oportunidade de influenciar outra vez para o rumo que achamos o melhor. O Sporting é o “teu” Sporting e também o Sporting desses outros de que não gostas. Um clube que se quer grande como os maiores da Europa terá sempre várias versões para cada um dos seus milhares de sócios e milhões de adeptos. Há que vivê-lo como ele é para nós!
10 Julho, 2019 at 11:22
É isto
10 Julho, 2019 at 11:41
Foi isto que eu quis dizer com o meu comentário lá atrás (a quem interessar…). Se calhar não me expressei bem, mas “sinto falta” de ver isto mais vezes exposto e sentido pelas pessoas. Volto a sublinhar algo que disse: não adormeçam, mas não deixem de ter amor pelo clube. Obrigado por seres mais um no mesmo comprimento de onda.
10 Julho, 2019 at 11:43
Eu explico, os que se queixam (eu incluído) ainda tem boa memória e sabem de como era o clube antes de BdC. Eu até ter vindo o BdC não conhecia o Sporting com poder, que fosse receado pelos outros clubes, que lutasse pelo 1º lugar (é verdade, vi o Sporting campeão 2x em toda a minha vida) apesar de não o ter ganho, não conhecia o Sporting como um clube que movimentasse tanto a massa adepta para todos os jogos e não apenas para os jogos mais importantes, etc. Basicamente, enquando BdC foi presidente eu comecei a perceber ” fds… afinal o Sporting pode ser muito mais do que aquilo que é, como é possível isto só acontecer agora?”.
Vão dizer que eu era um ignorante em relação ao Sporting? Se calhar era, não tinha ido a Alvalade até Vir trabalhar para Lisboa. Era do Sporting porque o meu pai me incutiu esses valores e não por ter visto um Sporting grande, que para grande desgosto meu não vi um jogo no estádio com ele e infelizmente não poderei ter essa experiência.
Agora, o que nós percebemos e o que vamos vendo é um Sporting a caminhar para aquilo que era antigamente e estupidamente sem preocupação nenhuma de uma grande parte de adeptos e sócios. Mas digo-vos, podem bem ir para o caralho que para esse Sporting não voltamos, não sei como o evitar mas não voltamos…
10 Julho, 2019 at 11:50
Top. Merece post!
SL
10 Julho, 2019 at 12:55
Isto merecia destaque!
Quem realmente acordou o “leão adormecido” (palavras do fdp do jj na apresentacão) foi o BdC. Acordou e de que maneira, que agora muitos não querem voltar a dormir. Por isso existe tanta instabilidade, é que uns querem voltar a dormir e outros querem continuar acordados.
Cada vez mais me convenco que iremos ter dois clubes a médio prazo, as varandettes ficarão adormecidas com o futebol e já sem a SAD e os restantes ficarão com as modalidades e tentarão voltar ao futebol comecando por baixo.
10 Julho, 2019 at 13:18
” fds… afinal o Sporting pode ser muito mais do que aquilo que é, como é possível isto só acontecer agora?”.
10 Julho, 2019 at 17:54
Grande comentário. Revejo-me em tudo.
10 Julho, 2019 at 11:13
Enquanto por aqui vai esta choradeira, o meu herdeiro recebeu o convite para ir receber o emblema de 25 anos de sócio.
25 anos de vida, 25 anos de sócio.
10 Julho, 2019 at 11:16
Parabéns!!
10 Julho, 2019 at 11:20
Quando …?
Já fiz 27 anos e nada…
SL
10 Julho, 2019 at 11:23
Recebi ontem. Bem, se calhar recebi há mais tempo mas só ontem fui ver a caixa de correio. É dia 20.
10 Julho, 2019 at 11:25
Obrigado abraço ainda não recebi vou esperar
Beijinho e SL
10 Julho, 2019 at 12:15
Max, deveria ter recebido há 2 anos. É melhor contactar os serviços do Sporting que deve ter o emblema lá esquecido numa gaveta.
Entretanto soube que estava adoentado. As melhoras. Um leão não verga.
SL.
10 Julho, 2019 at 12:29
Não recebi nada
Vou saber ( quando tiver disposição) o que se passa…
Sim estou hospitalizado… se Deus quiser há-de compor-se…
Beijinho e SL
10 Julho, 2019 at 12:53
Afinal não se esqueceram de mim…
Dia 20 de Julho 14,30
Pavilhão João Rocha…
Vamos lá ver como isto evolui…
Sporting Sempre…!
SL
10 Julho, 2019 at 12:55
😀
Já é um bom incentivo para se põr fino mais depressa. 🙂
10 Julho, 2019 at 11:21
Muito bom
10 Julho, 2019 at 11:29
herdeiro? és banqueira? temos de tomar um cafezinho 🙂
Agora a sério:
Parabéns pelo teu leão!
1/4 de século a apoiar o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL. Tão e tão só isto, que é a única coisa que interessa e que deverá estar sempre acima de tudo.
10 Julho, 2019 at 12:16
😀
Aquele desgraçado só herda dívidas. 🙁
Obrigada.
SL.
10 Julho, 2019 at 11:17
Olá Afonso tu não me conheces mas “eu sou da Família”…
Sim sou o Max ( há quem me ache chato… me acuse de não saber o que quero…
E até quem me tenha em “pouca conta” porque sou um velhote “desactualizado …vê tu que nem digo palavrões… nem mando “a família para a outra banda”…enfim sou aqui às vezes…um “deslocado”)
Mas olha… sou uma pessoa que ama o Sporting… uma pessoa “que reage positivamente “ quando mesmo eventualmente prepassa por mim ou pela minha mente algo que me soa a Sporting…
Ah espera lá… tu queres é ir brincar e o chato do Max ( estás a ver eu não te disse lá atrás que há quem me ache chato…?) nunca mais se cala…
Então cá vai.., o que te quero dizer é que não “ deves deixar o teu pai esmorecer” ( ele anda um bocado desolado – andam muitos assim- )…
Pergunta -lhe…: pai quando é que o nosso amor começa a jogar… a marcar golos… e nós a gritar…:Spoooortiiing…?
Vais ver… o pai vai sorrir ( lá interiormente vai dizer… ahhh meu malandro já me deste…) e vai dizer-te …: pois é Afonso…é hoje… é hoje que voltamos à alegria das vitórias…oi e o pai já tem saudades de também gritar…:Spoooortiiing
Ah pois é …é hoje e o Max no hospital só vai poder seguir pela Tasca…
Ora bolas …
Spoooortiiing…!!
Abraço e SL
10 Julho, 2019 at 11:50
As melhoras Max, precisamos de estar sempre em forma, pelo menos o coração que precisa de ser de aço, ás vezes também tem de ser de manteiga como o amigo Max é
10 Julho, 2019 at 12:32
Abraço amigo tenho esperança que isto vá sem ter de ir à faca…
Quero estar em forma para os primeiros desafios…
Obrigado…
SL
10 Julho, 2019 at 11:20
O Jean-Paul Sartre usava a história de um rapaz indeciso que ia pedir conselho (a um padre?) sobre se devia ou não entrar na resistência francesa contra o ocupante nazi… ele achava que sim, mas tinha a mãe a seu cargo…hesitava, hesitava…
O conselheiro (o padre?) respondeu-lhe: “ao colocar-me a questão, você já sabe a resposta!”
Acredito que o psfilipe também já sabe. E só pode ser uma…sportinguista um dia, sportinguista a vida inteira!
10 Julho, 2019 at 13:02
Ele ao perguntar apenas queria ouvir a confirmacão, o eco, da sua própria decisão.
Ir e arriscar ou não ir e garantir a seguranca da mãe. Apenas ele podia decidir isso.
Não seremos nós a dizer o que ele deve fazer, porque ele saberá isso melhor que nós.
Cada caso é um caso.
Mas ninguem irá deixar de ser do Sporting, apenas deixar de ser sócio. Será que é assim tão importante manter os sócios se os andam a expulsar? Pensa nisso.
Alguns criticam quem deixou de ser sócio, mas não sabem nada sobre a vida dessa pessoa. Quem decidir continuar como sócio e quem decidir deixar de o ser, merece o mesmo respeito.
10 Julho, 2019 at 11:27
Generalizar é sinal de pouca inteligência ou desiquilibrio emotivo.
10 Julho, 2019 at 11:52
A piada faz-se outra vez sozinha.
O dizer já é antigo: “Chama-lhe nomes, antes que ele te chame a ti.”
10 Julho, 2019 at 12:06
Parece-me que estás a generalizar.
10 Julho, 2019 at 12:07
Era para o romano…
10 Julho, 2019 at 12:12
Generalizar é um atalho… injusto, claro, porque poderão haver muitas excepções e a base com que se fundamenta pode não ser a mais correcta.. a percepção da realidade, ou mesmo a própria realidade, depende sempre da experiência e da análise de cada indivíduo, mas a própria generalização já tem isso em conta, que existem excepções.
A generalização, ao contrário do que dizes, é uma criação bastante inteligente e acaba por facilitar a comunicação.
10 Julho, 2019 at 12:08
Somos nós que desistimos do Sporting, ou é o Sporting que desiste de nós?
A mensagem deste CD eleito não podia ser mais clara: Unir o Sporting. A prática não podia ser mais deslocada, e próxima de desunir o Sporting. Perante isto, não se pode ficar indiferente e os sentimentos de frustração emergem que nem balsa em vinho a fermentar.
Isto não é capricho, basta olhar para o Programa Eleitoral e fazer o devido confronto. O mais preocupante mesmo é a questão da Restruturação Financeira (Pilar V desse Programam), ou da falta da mesma. A estratégia de comunicação também é fraturante e descuidada, e a maneira como se gerem questões internas é provocatória.
A questão Bdc para mim, até é um pequeno paragrafo no meio disto tudo, mas também serve para demonstrar que existem indícios de desonestidade, ou então de estupidez completa. Varandas nunca poderia prometer que com ele BdC não seria expulso, porque não está nos seus poderes e seria ingerência anti- estatutária.
O Sporting é um clube de massas, logo tem de tudo o que existe socialmente e tem de se viver com isso. Chateia existir este predomínio de poder de um setor que está organizado há décadas? Chateia. Mas chateia mais não existir uma mentalidade que perceba que as mudanças também tem de vir de organização, tempo e persistência e não de reatividade. E o que se passa é apenas reatividade esparsa e inconsequente.
10 Julho, 2019 at 12:23
Concordo com muita coisa. BdC faz parte do passado, apesar de ser importante clarificar algumas situações desse mesmo passado, porque não há futuro sem vivermos bem com o nosso passado, a nossa história. As decisões que foram tomadas nas AG´s têm de ser aceites. O CD tem de fazer o seu trabalho. O nosso dever é apoiar o Sporting. E temos de apoiar o CD porque todos queremos o bem do Sporting. A grande diferença que penso que exista actualmente, é que há um número de sócios que tenta estar informado sem ser apenas pelos OCS convencionais. Isso é importante e é uma grande mudança em relação ao paradigma que existia antes de 2011. Isso podemos estar agradecidos a BdC, fez-nos sentir que o Sporting era dos sócios e faz-nos falar em assuntos que, antes de 2011, nem sequer pensava neles e deixava-mos tudo nas mão de “quem sabe”. Marco Aurélio peço desculpa mas vou utilizar aqui uma generalização: os técnicos, os maiores e mais respeitados nas suas áreas, que tinham as rédeas do clube fizeram um trabalho de merda, prejudicando o Sporting Clube de Portugal. Atenção que é uma generalização. É capaz de ter havido um ou dois competentes, mas que, infelizmente, não teriam assim tanto poder.
SL
10 Julho, 2019 at 12:17
“crises existenciais”, encruzilhadas, duvidas sobre opções de vida, (como diz o C.C. Vilhena) “quem nunca?”
ganhar desportivamente menos do que desejamos, vermo-nos e identificarmo-nos como muito maiores do que o sucesso das nossas cores, gerará sempre conflito interior e a busca incessante de culpados, conspiradores e responsaveis… Faz parte da natureza humana e haverá sempre quem complexadamente, se tente descolar do sentimento de frustração colectiva, apontando a uma pseudo-responsabilidade, a teorias conspirativas, conjuras e tramas, congeminadas por terceiros que se transvestem com as nossas cores e vestes, apenas e só para nos fazerem mal, porque na realidade essa gente acorda e adormece apenas e só com o sentimento de nos fazer mal…
a História está cheia de “razões”, “patologias sociais” e “frustrações” que toldam e condicionam a escolha, o comportamento, a decisão…
Talvez não seja mau saber-se que para o mesmo Clube, com a mesma História, com o mesmo sucesso e insucesso, com os mesmos lideres e ex-lideres, haverá pais que juntamente com os filhos irão pela primeira vez adquirir gamebox, porque se sentem hoje mais identificados com o Clube do que num passado recente.
Tem tudo a ver com a forma como definimos o conceito de grandeza da Instituição que escolhemos para viver e sofrer e chorar e celebrar…
10 Julho, 2019 at 12:44
Revejo-me muito no texto do psfilipe e de outros tasqueiros que tenho lido.
Passei a infancia e juventude a querer ser sócio do Sporting.
Dificuldades financeiras e uma família quase exclusivamente lampiã ditaram que só concretizasse esse sonho com 20 anos. Foi há 26. Recebi esta semana carta e email com convite para ir receber o emblema de 25 anos de sócio.
Pelo caminho fiz dois sobrinhos sportinguistas, contra todas as probabilidades, já que a família pressionou muito em sentido contrário. Hoje um deles, sócio com as cotas pagas por mim, está na Austria a representar o clube num evento de ginástica.
Feito sócio na época do Sousa Cintra, acolhi com o entusiasmo da juventude, as promessas do projecto Roquette. Engoli o orgulho com o fecho de modalidades, era necessário…Percebi o apequenamento que estava a ser feito ao clube com o projecto de um estádio miseravelmente pequeno, que foi aumentado para 50000 sacrificando o pavilhão.
Os títulos ganhos no início do século, bem saborosos, deram carta branca para muita coisa. Os prejuízos acumulavam-se…Os grandes senhores da finança, todos sportinguistas, abstiveram-se na compra de acções da SAD. Os prejuízos acumulavam-se. Soares Franco é cooptado. Vende património ao amigo do amigo…
Desde a cooptação que me empenhei, na minha pequena escala, na denuncia e combate à gestão pequeninha e meserabilista do clube. Foi uma luta que julguei ter valido a pena ao ver o clube erguer-se literalmente das cinzas com a gestão de BdC.
Hoje percebo que BdC foi uma espécie de Neo, uma irregularidade desenhada para manter a integridade da matrix. Mr. Smith ganhou e eu não estarei cá a alimentar a matriz até que surja um novo Neo.
10 Julho, 2019 at 13:01
Pois é…
Enquanto são pequenos o Sporting é só maravilhas. Só existe o ganhar e o perder.
O problema é quando crescem e começam a ter opinião, mas as politiquices ficam de lado.
A minha filha fez 18 em Maio.
É adepta de futebol e futsal, não liga a outras modalidades.
Sempre foi muito interventiva. Ainda pequenina, na primeira vez que a levei ao estádio, “pegou-se” com um adepto porque ele estava a dizer mal do Liedson.
O seu crescimento intelectual e a sua maior percepção do jogo, a sua maior devoção ao Sporting coincidem com a entrada do anterior CD.
Poder debater com os amigos de igual para igual, sem o estigma da coitadinha da Sportinguista, encheram o ego.
Não liga a emails, toupeiras, o que sabe (sabia) é que apesar dessas merdas estamos (estávamos) na guerra. Via que o comandante era o primeiro a ir para a frente de batalha dar o peito às balas e atacar o inimigo.
Andava em pulgas para fazer 18 anos e ir votar pela primeira vez (no Sporting, que as eleições da politica não lhe dizem nada).
Foi à sua primeira AG, votou, aguentou até ao fim da noite e no fim, quando eu lhe disse que estava indeciso em renovar a Gamebox, disse-me decidida que se eu decidisse não renovar não havia problema.
Ela é o sócio puro, para quem o que conta é ganharmos, é termos voz.
Aí se calhar os Presidentes também contam…
É, se necessário, mandar os lampiões pastar.
Nunca será passar uma AG inteira de mão no queixo “ó pai, só me dá vontade é de ir lá e dar-lhe duas lambadas”.
Venha o futebol para ela voltar a gritar golo, cantar o Mundo sabe Que, porque neste ultimo ano a sua leo-estima veio por aí abaixo.
10 Julho, 2019 at 13:15
Para uma crianca o mundo é a preto e branco.
Roubar é sempre mau, é feio. E comer chocolate é sempre bom, sabe bem.
Mas e quem rouba para comer? E quem come chocolate e é alérgico?
Pois, a vida da crianca é a preto e branco, mas ao crescer irá aprender novas cores, como o cinzento.
O Sporting ganha um jogo porque é melhor. E perde porque não conseguiu ser melhor que o adversário. Preto e branco. É simples.
Mas e se o adversário pagar ao arbitro? E se a outra equipa tiver inventado um penalti e ganhou o jogo?
Calma lá que temos aqui áreas altamente cinzentas. Agora o ganhar ou perder involve esquemas? E ser melhor não é suficiente para ganhar? É o mundo real, meu filho!!!
Ser crianca é ser inocente por isso mesmo. E o desporto é puro.
Mas todos acabamos por crescer e é impossivel esconder que o cinzento está lá.
O desporto afinal não é puro, é ilusão.
Temos 99% dos atletas da Russia a competir dopados, todos sabem isso, o Putin patrocina abertamente esse programa, mas temos de fingir que não sabemos de nada, porque senão como iriamos competir contra russos?
Durante a Alemanha de Leste tivemos competicões com mulheres que se tornaram homens… tal o desespero por ganhar. Quem quiser que veja o caso do/a Andreas Krieger.
Em Portugal temos dois clubes corruptos, mas temos de fingir que somos “criancas” e que não vemos o cinzento da coisa…. eles ganham porque são melhores.
Que inveja das criancas! Que inveja da inocência perdida.
10 Julho, 2019 at 14:57
Há uma coisa que eu admiro em muito de vocês e nada tem a ver com as politiquices internas. Acho admirável como muitos ainda conseguem vibrar com os jogos do Sporting como se fossem putos. Sou incapaz de o fazer sabendo que os nossos jogos fazem parte duma competição viciada à partida, mesmo que tenhamos muita vez culpas próprias mas entramos numa competição corrupta de alto a baixo, aliás, tal como o próprio país!
Percebo que se passe esse sentimento para os filhos, farei o mesmo com o meu, protegendo a sua inocência mas lá por dentro não tenho ilusões, há muito que deram cabo do futebol em Portugal. Ainda o consigo sentir nas modalidades que devido à sua menor visibilidade não sofrem tanto do mesmo mal.
Enfim, como disse, admiro quem ainda se consiga sentir assim
10 Julho, 2019 at 15:49
Eu falo por mim, quando assistimos aos nossos jogos achamos que pelo menos em parte ainda temos o controlo do mesmo.
Depois é o amor ao Clube.
Caro Leão Sheffield nunca lhe aconteceu haver um jogo em que antes do jogo pensou, por exemplo, que para lixar o carnide até era bom que o Sporting perdesse pois não aquecia nem arrefecia, mas assim que o árbitro apitou esse sentimento desapareceu e o que realmente interessava era o nosso Sporting ganhar?
No fundo, no meio de uma vida feita muitas vezes de problemas e stresses, os 90 minutos de jogo e mesmo as chatices que dele imergem são um “mal saudável”. Eu costumo dizer que tinha duas coisas que me faziam esquecer as porcarias do trabalho, as correrias durante os dias do Rali de Portugal e os jogos do Sporting. O Rali no século XXI não me atrai, resta-me o Sporting.
10 Julho, 2019 at 16:19
O entusiasmo é ver se a nossa equipa consegue ganhar contra tudo e contra todos. Entusiasmo que passa a loucura quando o conseguimos. Seja um jogo, seja um troféu, seja um título.
10 Julho, 2019 at 15:28
psfilipe e bruno araujo , excelentes .
10 Julho, 2019 at 15:33
bigfoot , muito bem . mas temos de pagar quotas para termos voz . Eles querem correr com a gente , daí aquela lei de correr com os sócios se não pagarem as quotas ao fim de 12 ou 18 meses , e se voltarmos só teremos 1 voto .
10 Julho, 2019 at 16:21
Eu concordo com isso.
Portanto, quero correr com sócios?
10 Julho, 2019 at 22:13
leonino, esses apelos andei eu a fazer durante 20 anos.
O meu tempo já passou. O adepto continua. O sócio tem eutanásia prevista para 31/12, o dia em que acabam as cotas.
10 Julho, 2019 at 16:20
Pouco concordo contigo – pelo menos no que aqui expões as tuas ideias – mas o texto está interessante.
É válido não só para o Sporting mas para o resto do nosso mundo. É transportar as ideias, aqui focadas no Sporting, para a vida… Como educar os nossos filhos? Com os valores correctos, sujeitando-os depois às desilusões “aos montes” pela vida fora? Ou preparando-os para este mundo cão dos chicos-espertos onde pisar um colega é simplesmente um detalhe da vida?
Eu continuo a achar que temos de seguir o caminho correcto. Não podemos desistir. Haverá sempre uma linha que separará o que está bem do que está mal! E nós devemos estar sempre do lado que, na nossa simplicidade e boa fé, achamos que é o lado bom! Tendo a consciência que nos podemos enganar…
Engraçado que também me fiz sócio mais ou menos por essa altura. Estou na casa dos 29 mil… E tu?
10 Julho, 2019 at 19:45
Grande prosa,. Como eu te compreendo …, também eu me debato com esses dilemas, à medida que todas estas merdas vão acontecendo ao nosso amor.
DESCULPA Gabriel. SL