Quarenta anos de sportinguismo dá para viver muita coisa, entre um punhado de alegrias pontuais e muitos, demasiados desgostos e frustrações, alguns com contornos de tragédia.
Vivi cair aos pés do Inter de Zenga e companhia o sonho de trazer a Taça Uefa para Alvalade. Vi os 3-6 em Alvalade, o voo, ou carga, do Luisão sobre o Ricardo no estádio da Luz e dias depois o choque frontal numa parede chamada CSKA. Mais recentemente, vi um maldito tufo de relva arrancar do coração de uma nação faminta de glória um campeonato que nos foge há demasiado tempo. E vi a debandada a conta gotas dos tais ídolos que não são ídolos nenhuns mas desgraçadamente são a alma de um clube, talvez a principal razão de existir de um clube, mesmo que de um clube eclético como o Sporting. Murros daqueles de encostar o estômago lá bem atrás, à coluna vertebral. Dolorosos, pungentes, persistentes. Uma pessoa ia à cama e acordava de rastos no dia seguinte. Dois dias depois já doía um bocadinho menos. Até ver novamente a verde e branca em campo, retomar o ânimo e começar de novo.
Até mesmo naquele que foi o acontecimento mais traumático da vida do Sporting, foi possível reagir ao choque com alento: quem de nós não esboçou um pequeno sorriso de alma perante a ideia meio louca de um plantel 2018/19 100% made in Sporting?
Isto, meus amigos, é diferente. E a questão que não me sai da cabeça nos últimos tempos é esta. O que é o Sporting, o Sporting é o quê afinal? É o museu, o palmarés, o legado? É as suas equipas, os seus atletas, os seus ativos? É o Estádio e a SAD? O pavilhão e as modalidades? É os sócios, os adeptos em geral? Sim, eu sei que é tudo isto, ok. Mas se o pudéssemos definir numa única ideia, qual teria mais peso? De tudo isto, para mim, o Sporting é sobretudo os seus adeptos, e por mais voltas que dê, aí reside a minha angústia.
Eu vi o Sporting antes de Bruno de Carvalho, e vi o Sporting do durante Bruno de Carvalho. Não sou melhor nem pior do que os outros, fiz a minha opção de ideia para o clube, e os outros fizeram a deles. E durante os últimos 5 anos, pelo que vi, ouvi, li, apercebi-me que não sou sportinguista do mesmo clube que muitos outros. É claro que os adeptos de um clube têm diferenças. Mas as “nossas” diferenças são demasiado grandes. A tal ponto que atualmente não me sinto mais distante de um adepto do Benfica ou do Porto do que sinto de uma grande parte dos “meus”. Não me imagino a voltar a abraçar o sportinguista ao meu lado nas bancadas se souber que esse sportinguista votou a favor da expulsão do meu presidente. Não me interpretem mal: eu não sou melhor do que ele, simplesmente o meu Sporting não é o dele, e o dele não é o meu.
Termino com outra questão. É melhor viver numa caverna e poder tocar as suas paredes, sem saber o que existe fora dela, ou ser levado pela mão de alguém para fora dela, que me mostre que existe um universo, e passar a viver na angústia de saber que não posso tocar nas paredes desse universo? Aí está uma razão válida para expulsar Bruno de Carvalho. Rachou o Sporting de alto abaixo, e desse ponto de vista, foi justo. O problema é que com ele, também eu me sinto expulso. O clube, ou que resta dele pode chamar por mim, mas eu sou aquele gajo que está na bancada e não consegue saltar o fosso até ao relvado. Com o cartão de sócio na mão como sempre, mas mais órfão do que nunca.
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Bala78
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
10 Julho, 2019 at 16:46
Mais choro e drama…
10 Julho, 2019 at 17:39
Comece a escrever para o ” hoje escreves tu…” sem choro nem drama ou …
10 Julho, 2019 at 16:55
Eu nem tenho comentado grande coisa do sumo destas declarações…
Mas esta deixou-me curioso…
Vocês ficaram orfãos (sendo que por vocês estou a dizer os que se sentem orfãos) de um presidente ou de um ideal de clube? Percebo que passam a vida a dizer que a questão não é BdC, foi ele como podia ser outro. Mas depois…procuram outro? Procuram unir-se para procurar um Sporting melhor? Não. Ficam agarrados à pessoa e não ao ideal…
Estou apenas a tentar perceber…não julgar.
10 Julho, 2019 at 17:01
É o que BdC personifica. Ele devolveu o orgulho a muitos sportinguistas que até ao seu aparecimento, andavam adormecidos. Não se trata de ser brunista, trata-se de fazer jus ao lema do clube.
10 Julho, 2019 at 17:04
Mas não foi o ideal que foi expulso, foi 1 pessoa.
Se eu tenho um ideal pelo qual lutar, não é por uma pessoa desaparecer que eu desisto dele.
Ele pode personificar mas não é ele o ideal.
10 Julho, 2019 at 17:09
Mas através dele, mataram a esperança de alguma vez podermos alcançar esse ideal. BdC está muito longe de ser um ser perfeito. Mas não deve haver muitos como ele, capaz de dever o clube aos sportinguistas como ele fez em 90% do tempo em que foi presidente.
10 Julho, 2019 at 17:16
Eu acredito que há. Conheço tantos capazes disso…não posso crer que acham que só o BdC é capaz disso…
Há muito mais vida para lá dos croquetes…
10 Julho, 2019 at 17:20
Por enquanto, está algures na “twilight” vamos ver se aparece, nos últimos meses não se tem manifestado.
10 Julho, 2019 at 17:26
Se aparece…e os únicos sócios são os croquetes…não tem hipótese…
Se aparece e ficou tudo agarrado a uma pessoa…nunca vai servir! Porque não é a pessoa. Ou porque não tem X, ou porque não tem Y, ou porque tem o apoio de Z…
As pessoas têm de estar disponíveis para o ver aparecer…
10 Julho, 2019 at 17:44
Só posso falar por mim e pelo que vou lendo penso que é extensivo a muitos, não estou agarrado a uma pessoa, estou a agarrado a uma ideia.
O problema é nos tempos que correm defender essa ideia é sinonimo de brunismo ou anti-sporting, julgo que tens sofrido com essa catalogação pois és dos poucos que defendestes a destituição e que mantens uma visão critica de muita coisa que vai acontecendo. Assim e para não gastar muitas palavras, essa é a ideia.
Depois há a questão da gratidão, mas enfim a obra ficou e de certeza que vai falar mais alto do que tudo o que está ou possa ser feito.
10 Julho, 2019 at 23:01
Gostaria de saber saber quem são essas pessoas.
Poderia dizer três nomes, sff?
10 Julho, 2019 at 17:24
Houve um “sábio” que disse uma vez “a expulsão de sócio é como uma pena de morte”.
“Mataram” o MEU presidente, um dos presidentes que fez um dos melhores mandatos da história do Sporting. Queres que fique a assobiar para o lado e ache normal?
Além de o matarem quiseram sobretudo matar a sua filosofia.
Por que será que tantas vezes se houve falar em brunismo?
Por que será que tanto croquete acéfalo fala da importância de erradicar tudo o que tenha sido feito por BdC?
Não consegues ver isto?!?
10 Julho, 2019 at 17:32
Claro que percebo.
A questão é…não foi com a expulsão do BdC que eles mataram a filosofia…é com a vossa resignação!
Com a expulsão do BdC só expulsaram 1 pessoa. É a vossa depressão e resignação que mata a hipótese que a filosofia e muita das coisas que ele defendeu se efectivem no Sporting…
10 Julho, 2019 at 18:26
Falar é um bocado fácil…
Quando a maioria acha que isto é o clube certo o que nos resta?
10 Julho, 2019 at 20:13
Falar é um bocado fácil, por isso vocês não se calam…
Chega-te à frente e faz frente a tudo o que criticas! Só aqui na Tasca tens gente para completar 2 listas…
Assumam-se e levantem a peidola do sofá. É que falar é fácil mas fazer…
10 Julho, 2019 at 20:11
Muito bom comentário, Tiago!
É isso mesmo!
10 Julho, 2019 at 17:04
Acho que esta forma de expressar a insatisfação, assim como outras tão diferentes quanto a quantidade de pessoas que as emitem, são uma, se não “a”, forma de procurar um líder que faça emergir, de novo, o Sporting que o BdC tinha ressuscitado… que há-de chegar desde que a vontade dele aparecer se mantenha e intensifique. Digo eu…
SL
10 Julho, 2019 at 17:32
Exacto !!! Ha quem não tenha a tua inteligência para o perceber ! Mas é simples de perceber julgo eu…
Chamam-lhe Choradinho… enfim é so Alices no Pais das Maravilhas
10 Julho, 2019 at 17:47
Para quê? Para ser vítima de golpada palaciana?
10 Julho, 2019 at 17:18
Epá, acho que o Hadji em tempos resumiu de uma forma perfeita a situação.
Ver o leão que apôs décadas de cativeiro, se livrou da jaula para agora regressar de forma voluntária à mesma, é algo muito difícil de suportar. Foi mais ou menos isto que ele disse.
Para mim é também muito difícil, mas no fundo ainda existe uma réstia de esperança que as coisas não sejam tão más quanto me parecem e ou apareça uma solução antes de tudo estar fodido.
10 Julho, 2019 at 17:39
Tiago, como é óbvio, é a ideia, foi sempre a ideia, não a pessoa. E quem foi morto foi a ideia, e por arrasto a pessoa. São indissociáveis. BdC caiu, assim como cairá outro qualquer que ouse o que ele ousou. O desalento vem daí.
10 Julho, 2019 at 16:56
Bala78, eu sou de 1974 e como de compreendo. Se servir de consolo, não estás sozinho. Mas como diz o ditado, atrás de mim virá quem de mim bom fará. Infelizmente é a nossa sina.
10 Julho, 2019 at 17:15
“Não me imagino a voltar a abraçar o sportinguista ao meu lado nas bancadas se souber que esse sportinguista votou a favor da expulsão do meu presidente. Não me interpretem mal: eu não sou melhor do que ele, simplesmente o meu Sporting não é o dele, e o dele não é o meu.”
100% isto
10 Julho, 2019 at 17:19
E a conversa é sempre a mesma… Sem querer ofender as Sportinguistas que frequentam o tasco, mas isto já parece as gajas que vão rebuscar uma merda que aconteceu há não sei quanto tempo para dizer que estão amuadas.
Os adeptos do anterior presidente do Sporting que fiquem no sofá a torcer para que o Sporting perca para depois apontar dedos, e os adeptos do Sporting independentemente do presidente que apoiem a equipa. Eu sou adepto e sócio do Sporting. Quero que o Sporting ganhe sempre.
Festejei tanto os campeonatos e taças dos “croquetes” como as taças do “coreano” e agora as taças do “fivelas”. É-me indiferente quem é o presidente, vai levar crítica ou aplauso de acordo com o que faça.
Mas acabem com o choro e a conversa do antes e depois.
10 Julho, 2019 at 17:35
Era bom que fosse amuo. Porque um amuo passa.
10 Julho, 2019 at 17:38
Nas mulheres? Ui…
Pior que a mula do Papa. É para a vida.
10 Julho, 2019 at 17:45
Não compactuo com golpadas lampionicas.
10 Julho, 2019 at 19:50
Isso!
11 Julho, 2019 at 11:20
É isto!
10 Julho, 2019 at 17:21
Links para o jogo?
10 Julho, 2019 at 17:32
O Homem Providencial, e tal.
Ideologias… enfim, são boas nos livros, conta é quem as interpreta. O “Brunismo” era do melhor, o Bruno, longe disso.
Frederico Varandas, até agora tem mostrado pouco. Não gostando de me repetir, assenta a sua plataforma nos resultados desportivos, ou então disfarça bem.
10 Julho, 2019 at 17:40
E bola não vai nada?
10 Julho, 2019 at 17:46
Fui contra a expulsão e acho que está muita coisa mal explicada, mas daí a ter ficado órfão… o clube é o mais importante e está acima de qualquer pessoa. Não há ninguém que me faça deixar de ser Sporting. Cada um tem a sua perspectiva e acaba por construir a sua realidade à conta da sua experiência, mas o Sporting é o Sporting. Quem tem de fazer luto, que faça, mas o Sporting precisa de todos nós. Ou então continuamos a ver os adversários a rirem
10 Julho, 2019 at 17:49
E o Sporting precisa de adversários!?
10 Julho, 2019 at 17:48
Tasca do Choro. Algum link?
10 Julho, 2019 at 17:48
Peço desculpa pela observação, mas ultimamente para entrar na Tasca só de galochas tal a quantidade de lágrimas vertidas!!!
Pois eu acho que a maioria diz que não queria saber de BdC, mas lá no íntimo tal não era verdade.
Havia uma ligeira esperança que não fosse expulso e apartir de aí logo se começariam a contar espingardas, a preparar a oposição a Varandas, e a tratar de fazer cair este CD.
Como tal não aconteceu, vamos assistindo a esta espécie de desencantamento, para ser meigo!!
10 Julho, 2019 at 18:00
Alguém tem Id para o ace stream?
10 Julho, 2019 at 18:14
Estes últimos post são o reflexo do pior que bdc trouxe para o clube de entre tudo o que fez de bom… Um culto de personalidade em que se pretendia confundir com o proprio clube, com anúncios no estadio, entrevistas imensas e utilização de uma linguagem demasiado agressiva do “nos e eles”…um extremo que o leva a comparar-se ao genocídio na Birmânia!?!..
O clube já existia muito antes da todos nós por cá andarmos ( e ao contrário do que o bdc acredita, mesmo antes dele próprio existir) e por cá haverá de andar sendo o clube eclético e formador que sempre foi sendo ( não estou a falar só do futebol)…só gostava que se desse agora alguma paz a quem lá está para mostrar trabalho e se não gostarem, o poderem demonstrar nas próximas eleições…
10 Julho, 2019 at 19:51
Isso!
10 Julho, 2019 at 20:08
Exacto!
Já não há pachorra para o choro das “viúvas”… Vamos levar outro ano disto? 🙁
10 Julho, 2019 at 18:25
Outra vez arroz…
Respeito a opinião e sentimento da pessoa em causa, e o dono do tasco tem a liberdade de servir os petiscos que bem entender. Mas custa-me muito ver a constante bajulação da personalidade em posts e posts de um só sentido, onde não é feita uma análise crítica à quantidade de tiros nos pés dados pelo próprio. Vamos continuar a chorar branqueando todas as asneiras até quando?
10 Julho, 2019 at 18:26
BdC personificou o ideal…, a ilusão…, aquilo que esteve demasiado tempo adormecido… A orfandade é sobre esse ideal… não sobre o homem… (o/este homem só tem mais visibilidade porque foi quem mais perto teve de lá chegar – se calhar por isso é que aconteceu o que aconteceu).
A resignação (tão igual à que tantos anos dominou o clube antes de BdC) é um procedimento natural num período de nojo perante uma morte que, apesar de anunciada, só se efectivou no sábado… E só quando a morte se nos apresenta é que se pode fazer o luto… (já todos, nas nossas vidas, teremos passado por isso…) Não é pelo Sporting…, muito menos por um dos que construiram o Sporting… é por cada um daqueles que entendem fazê-lo… É individual… Não existe tal coisa como luto colectivo… Simplesmente não existe… cada qual tem o seu tempo, as suas angústias…, os seus traumas…
No meu caso essa resignação passará por não comprar gameboxes… É até onde vai o meu desalento – não porque queira – já tantas vezes o quis e não o fiz – mas porque acho que agora tenho de o fazer… se calhar por nunca o ter feito… É a minha forma de dizer NÂO…!!! BASTA…!!!
Não passará por deixar o clube, pelo menos enquanto essa ilusão não desaparecer de vez do meu léxico… E como é o sonho que comanda a vida (e comandou TODA a minha vida de leão encartado – já lá vão 30 anos), sonho em cada momento no resurgimento do ideal… No aparecimento de um BdC 2.0, em bom, sem traumas nem recalcamentos…, de um ‘Cherba’ por ex. (em sentido figurado…, ou não…!!!) em suma DE UM DOS NOSSOS……!!! De alguém que desmonte a falta de carisma, o caracter desviante e a aparente subserviência que os atuais corpos sociais apresentam… Se calhar estou a participar nessa impossibilidade mas faço-o consciente de que é a minha vontade, o meu grito de revolta destes trinta anos de verdadeiro sofrimento…
Faço-o livre e angustiado por o fazer… desejando nunca o ter feito… Esta ambiguidade ‘mata-nos’ a crença, e quiçá o discernimento mas é assim… desta vez… é assim…!!!
E até penso que (quiçá já este ano) neste meio tão podre que é o desporto em Portugal nos podem dar um campeonatozito nos próximos tempos… não para nos ajudarem mas para que possam dizer que “afinal tinham razão”… O problema virá a seguir…, outra vez…, nos 20 anos subsequentes… em que o ideal, o sonho vão andar outra vez por aí… a alimentar os leoninos corações desesperados e famintos até que apareça outro ‘ilusionista’ para abater… ao mais pequeno sinal de ressurgimento…!!!
SAUDAÇÕES LEONINAS
11 Julho, 2019 at 10:27
Ora bem. Saudações leoninas.
10 Julho, 2019 at 19:16
no meu ponto de vista BdC representava uma injecção de Orgulho sportinguista, ele podia ser demagogo, popularucho, e muitas vezes bronco na forma de comunicar, mas a paixão que ele tinha pelo clube, e a intransigencia com que ele defendia os seus pontos de vista fizeram acordar muitos sportinguistas que estavam adormecidos.
Nos primeiros anos do mandato de BdC era frequente haver comentários de membros da tasca que tinham decidido dar o salto e tornarem-se Sócios.
Com o passar do tempo a sua acertividade veio entrar em choque com aquilo que era o Sporting “do costume”… aquele sporting brando e bem educado que barafustava que as coisas estavam mal, mas não via grandes motivos para fazer alguma coisa para mudar. BdC tinha uma coisa que os sócios mais antigos não tinham… tinha uma urgencia de vitórias! uma cultura de intransigencia que não lhe deixava fechar os olhos a pequenas coisas e escolher os seus inimigos ( Algo em que pdC sempre foi magistral!). Tenho 37 anos e vi o meu clube ganhar 2 campeonatos… o primeiro dos quais já tinha 18 anos…
BdC fez tantos inimigos e lutou em tantas frentes que foi completamente atropelado por uma maquina de propaganda bem Oleada que majorou as suas falhas e ocultou as suas façanhas.
Na minha maneira de ver esta divisão entre adeptos vem daqueles sonhadores que se juntaram ao clube por se reverem no murro da mesa que bdc tentou dar, e aqueles que cínicos que à muito acompanham de perto o lodo que o futebol se tornou.
Vamos ser honestos: após a invasão de Alcochete BdC não tinha condições para continuar a ser presidente, pelo menos sem ir a eleições.
Mas nessa altura de fragilidade, aqueles que vimos chegar a frente não são as pessoas com pelo na venta, e com vontade de puxar o Sporting para o futuro. Aqueles que se chegaram a frente foram os históricos, os notáveis, os influencers originais… todos aqueles com q bdC tinha cortado denunciado e incompatibilizado.
tenho dificuldades em me identificar com este Scp,não me consigo entusiasmar com esta direcção… não consigo criar empatia com os sócios que deixaram que o SCP caisse de novo na estagnação… compreendo e partilho a angustia dos meus amigos que rasgaram o cartão de Sócio, pq não acredito nos valores que este SCP transmite… somos uma cambada de manços! O nosso comportamento é igual aquele tipo que chega a casa apanha a mulher com o vizinho, e fecha a porta e vai dar um passeio para não ter q se chatear..
Tenho dificuldades em passar os valores de Sportinguismo para o meu filho, quando os vejo a serem atropelados assim…
Acredito piamente que foram os sócios mais velhos, aqueles que são mais susceptiveis ao envenenamento pela maquina de propaganda que operaram este mudança para este SCPP – Sporting Clube de Portugal Soft… acredito que se a votação fosse um sócio um voto, se calhar as coisas não estavam como estão… custa-me a acreditar que pessoas informadas e com acesso a tudo o q se está a passar tenham decidido tapar os olhos, e os ouvidos e decidido voltar so SCPP…
é por acreditar que tudo isto não passa de um engano que ainda não entreguei o cartão… porque empatida com estes valores do clube… já tenho muito pouca…
Aceito que não vale tude… mas…
Eu tenho urgencia de vitórias!
10 Julho, 2019 at 19:23
Peço desculpa pelos imensos erros ortográficos!
…foi direito do coração para “o papel”
10 Julho, 2019 at 19:53
Um socio 1 voto tinham eleito Bdc 2 vezes, tinham-no dextituído, mantido suspenso e expulso.
Um sócio 1 voto tinham qpenas mudado o varansas plo benedito. Para os brunistas seriaapenas outra msrioneta do rogério alves ala alvaro sobrinho…
10 Julho, 2019 at 20:05
Orfão?
Epá, “viúva”! Chama as coisas pelos nomes certos…
Sim, expulsar o Bruno e o outro Godinho foi estúpido mas é o que temos.
Estúpido também foi o Bruno porque se não o tem sido hoje não era o Varandas o presidente mas sim ele. Ainda!
É o que temos.
É criticar o que há que criticar – “as opiniões são como as vaginas e quem quiser dá-la, dá-la!” – e apoiar porque seja qual for o presidente, seja qual for o treinador, sejam quais forem os jogadores, é o Sporting que ali está!
E quando chamarem os sócios a votar, votem em consciência.
É assim em todo o lado.
Ou então, cheguem-se à frente e façam melhor… Saiam do sofá porque aí é fácil mas não vale um caralho!
Farto deste choro!
SL
10 Julho, 2019 at 20:21
Dificilmente o Bruno estava lá hoje, na Presidência.
Com excepção do pai, da mãe, da irmã e dos Leais Brunettes, ninguém quer Bruno de Carvalho no Sporting.
O “choro” tem mais a ver com a desilusão de vermos que o rumo seguido até aí estar a deslocar-se para um rumo, para já, duvidoso.
10 Julho, 2019 at 22:00
Não tivesse sido estúpido, hoje, dia 10 de Julho de 2019, era o presidente do Sporting!
Mas a vida é o que é!
Virem a página. Chega de choro, chega de lamurias…
O Varandas não é a ultima Coca Cola do deserto mas o Bruno também não era.
O Varandas falta-lhe o que o Bruno tinha até em exagero.
Provavelmente ao Bruno também faltava o que o Varandas tem em exagero.
É óbvio que são pessoas absolutamente diferentes e isso faz com que as diferenças do Sporting sejam grandes. Mas nem tudo estava bem, como nem tudo está mal agora.
Portanto, é seguir em frente!
Quem quer, apoia.
Quem quer critica.
Mas parem com a choradeira que isso já é insuportável!
É só isto…
10 Julho, 2019 at 22:13
Quando nao percebes que lhe fizeram a folha e lhe destruíram a imagem…
Ele podis ser muito esperto que acabaria sempre por cair….
Falar nisso como apenas culpa dele nao faz sentido apesar dos muitos erros que cometeu
10 Julho, 2019 at 22:42
Não é a minha opinião!
Em Fevereiro, praticamente dois meses antes do jogo em Madrid que deu origem à grande turbulência, o homem teve 90% de votação em propostas completamente idiotas – algumas!
As “viúvas” e os defensores da cabala com batata cozida fazem por esquecer isto…
Até posso admitir, sem dificuldade, que tenha havido gente a aproveitar-se dos erros dele. Mas isso é normal. Ele também se aproveitou dos erros do Godinho… Se o Godinho não tivesse feito os disparates que fez, o Bruno não tinha sido presidente. E se o tivesse Bruno não tivesse feito os disparates que fez, o Varandas não tinha sido presidente. É a vida a funcionar…
11 Julho, 2019 at 10:44
Estúpido é também não perceber o que está à frente dos olhos e não o entender. Gente com 30, 40, 50 anos que desistiu e se foi embora. Não lhes ouvi uma palavra sobre Bruno ou Frederico porque não é isso que está em causa. É a esses que estás a chamar viúvas.
10 Julho, 2019 at 20:14
Compreendo a tua revolta, Bala78.
A tua revolta é a minha revolta. E com certeza, não somos brunettes.
Mas acredito que, aos poucos, mesmo capturado por gente que conseguiu colocar outra gente contra nós, a alegria regresse ao nosso clube.
Muitos ficarão contentes com um campeonato, independentemente da continuidade (como estamos a conseguir com os outros 2 troféus – sim, eu sei que perdemos com o Aves há 1 ano atrás, mas sabemos porque perdemos esse jogo).
Outros quererão continuidade de vitórias.
Mas todos sabemos que as nossas armas não são as mesmas, ainda para mais com a restrição de entrada de clubes nacionais na Champions League, por um lado, e o aumento dos prémios monetários nessa competição, por outro.
Acredito que as nádegas nos queiram puxar, nem que seja para um segundo lugar, que implique que a outra nádega não vá ao pote. E aí poderemos aproveitar para, finalmente, almejar a vitória.
Mas só por mérito não vamos lá. Todos vimos o que aconteceu em 2015/2016.
Agora, com o desmascarar das tropelias do clube da Luz, em vez de haver um saneamento para a transparência e verdade desportiva no futebol , o que se vê é precisamente o contrário: uma radicalização da impunidade de uns em detrimento da perseguição a outros.
10 Julho, 2019 at 20:17
“Muitos ficarão contentes com um campeonato, independentemente da continuidade (como estamos a conseguir com os outros 2 troféus – sim, eu sei que perdemos com o Aves há 1 ano atrás, mas sabemos porque perdemos esse jogo).”
E, mesmo perdendo esse jogo, estivemos lá.
2 anos seguidos na final dos 2 troféus anuais. É este “hábito” que é importante ter. É isto que faz uma equipa ganhar confiança. Foi nos penalties? Não interessa. O que interessa é esta cultura de estar nas finais, de ganhar as finais. Continuamente.
11 Julho, 2019 at 10:33
Brunettes, viúvas, etc. Rotular é a conversa dos fracos. Alegro-me de ver que o pessoal de boa fé percebeu que o luto é pela ideia. Os outros são apenas os que só ouvem a própria voz.
10 Julho, 2019 at 21:15
Apoiei o JR, apoiei o JG, apoiei o SC, apoiei o BdC, todos eles foram “estralhaçados” por uma elite Sportinguista que ela sim acha que é dona do clube, todos menos o SC que se “vendeu” no fim, mas o objectivo dele na vida era mesmo entrar no “clube” deles, sem surpresa portanto…
Isto para dizer o quê, apoiei e apoiarei sempre os projectos que queiram um Sporting expansionista, ambicioso, de faca na liga e dominador, infelizmente, já vezes demais vi, estes projectos serem “postos na ordem” pelos “notaveis” do Clube, aqueles que têm relações na politica, na banca, nos media e que as usam para retirar do poder no SCP aqueles que não pertencem ao “grupinho”…na verdade se usassem esse poder e influencia para ajudar o clube e não apenas a facção tudo seria muito diferente
E é esse amargo de boca que sinto, eu quero que se foda o “brunismo” ou o “culto de personalidade” nem nunca tive grande empatia por ele, mas o que eles sim eles, o CD deposto, defendiam no principio ah isso sim era o meu Sporting de volta, durante dois anos senti que eu se estivesse lá faria exactamente o mesmo, talvez com uma comunicação melhor…
O que me doi é ver mais um projecto desses na lama, não é ser o francisco ou o joaquim, se acho que foi uma grande injustiça e ingratidão o que fizeram ao sócio BdC? Acho sim, mas não é isso que me desanima, ou me deixa triste, assim como assim confio no que penso, no que sinto e nos principios que me regem (e a um pequeno grupo de amigos e familiares) e não tenho grandes ilusões em relação ao “resto do mundo” não o que me deixa doente é voltar para a estaca zero outra vez no que diz respeito ao SCP que eu (e pelos vistos muitos mais) idealizo…
Se me sinto orfão, sinto, mas não de pessoas, ou de pessoa, sinto-me orfão de projecto, como me senti quando estes que agora “enterraram” o BdC fizeram o mesmo com o delfim e sucessor natural de JR (o Jaime Duarte) e colocaram na presidencia do clube o inenarravel Amado de Freitas, ou como quando percebi que o project finance do Roquete era uma forma para ele se “compensar” da herança do tio avô perdida em prol do SCP…
E sim sinto uma pena imensa pelo Leão que viveu livre durante uns tempos e decidiu em vez de caçar para comer, voltar pelo próprio pé para a jaula do “tratador”
Mas penso outra coisa também, mais tarde ou mais cedo vai existir outro projecto deste género e eu vou ser sócio com as quotas em dia para o poder apoiar, porque mais tarde ou mais cedo nós vamos acertar na mouche!!!
SL
10 Julho, 2019 at 21:20
Subscrevo.
Por um Sporting popular e ambicioso.
Metam o sporting corporate no cu.
10 Julho, 2019 at 22:19
É isto ! sem tirar nem pôr !
11 Julho, 2019 at 1:07
É isto, tirando o último parágrafo. Eu deixei de acreditar.
10 Julho, 2019 at 22:11
Acima de tudo a IDEIA que trouxe BdC de um Sporting ganhador, conquistador e a lutar por titulos epoca a epoca e que nunca se resignasse.
Um leao de alma, garra e que nunca se vergue.
BdC teve os seus erros mas a expulsao foi demais.
A tal IDEIA de Bruno e de milhares de leoes famintos pela GLORIA DESPORTIVA essa mantem-se mas precisa de alguem para a interpretar com a sua equipa directiva de forma perfeita.
Garra, Alma e Uniao e Estabilidade para combater o statuos e o modus operandi do Futebol nacional desde a decadas.
O Sporting e grande demais para se desistir da IDEIA de manter o clube no rumo dos titulos seja em que modalidade desportiva que seja.
SL para todos.
As pessoas passam a Instituicao tem de seguir o seu caminho de futuro de preferencia na matriz de Sermos tao Grandes entre os Maiores da Europa.
Viva o SCP.
11 Julho, 2019 at 10:18
FDX… deixem-se de merdas.
Dps admiram-se que sejam chamados de Calimeros…
SPORTING ATÈ MORRER
APOIAR, TORCER, AMAR, SOFRER, FESTEJAR, VIVER O SPORTING, SEMPRE…
SPORTING ATÉ MORRER
SL