João Fernandes é o mais recente reforço da equipa principal de basquetebol do Sporting Clube de Portugal. O atleta, que jogou na AD Ovarense na temporada passada, revelou estar “ansioso por jogar no SCP. É um ano importante, é o regresso do Sporting CP à modalidade. O objectivo passa por levar o SCP aos grandes palcos do basquetebol, vencer jogos e troféus e conquistar as competições em que participarmos. Como jogador, o objectivo é dar o meu melhor e trazer os títulos para casa”, afirmou ao Jornal Sporting.
O atleta, que joga a poste, define-se como um “jogador esforçado, que faz o seu trabalho e luta pela camisola e pelo símbolo”, dando “tudo dentro de campo”. Em relação aos seus colegas, João Fernandes acredita que também vão acrescentar algo à equipa: “Cada um traz sempre um pouco de experiência na bagagem, e se conseguirmos juntar o que trazemos, conseguimos ser uma equipa completa e compacta para trazer bons resultados.”
Diogo Ventura é um base de 24 anos, proveniente do Galitos, e começou por agradecer ao “Clube pela confiança depositada”: “É um enorme orgulho e só me resta dar o máximo. Quero ser mais um a ajudar para que o basquetebol do Sporting Clube de Portugal regresse aos títulos”. O atleta Leonino define-se como um “jogador que respeita muito os treinadores e que coloca sempre a equipa à frente dos valores individuais”. À equipa, promete trazer “muita energia e vontade de ganhar”.
Francisco Amiel tem 23 anos e também joga como base. Ao Jornal Sporting, Amiel afirmou sentir muito orgulho” por ingressar no grupo liderado por Luís Magalhães: “Como Sportinguista, sempre foi um sonho representar o Sporting CP. Felizmente agora tenho essa oportunidade, já que o Clube voltou ao escalão máximo do basquetebol. Para mim é um orgulho imenso e espero poder retribuir dentro de campo.” O atleta, que representou o Basket Almada Clube de 2003 a 2013, jogou também no Sport Algés e Dafundo e na temporada passada representou os Colgate Raiders, equipa de basquetebol universitário dos EUA.
Cândido Sá tem 26 anos e passou pelos Rutgers Scarlet Knights, equipa de basquetebol universitário dos Estados Unidos da América antes de ingressar no Clube Leonino. “Assinar e representar o Sporting Clube de Portugal é um sonho tornado realidade. O SCP é o meu Clube do coração desde que nasci e a minha família é toda Sportinguista. Não foi preciso ponderar muito quando fui contactado”, começou por afirmar o basquetebolista.
Como principais características, Cândido Sá frisou a “capacidade atlética, a versatilidade ofensiva e defensiva.” O jogador, que joga na posição de extremo-poste, está “muito ansioso por jogar” na Casa das Modalidades: “O Pavilhão [João Rocha] é lindo e estou muito ansioso por começar a jogar frente aos melhores adeptos do mundo. Deve ser uma sensação fantástica. Espero festejar muitas vitórias com eles.” Aos Sportinguistas, Cândido Sá deixa uma mensagem: “Vamos entrar em todos os jogos para vencer e mostrar a nossa raça de Leão.”
Pedro Catarino, ex-jogador do SC Lusitânia, afirmou que a chegada ao emblema de Alvalade traz “sentido de responsabilidade”. “Basta dar a volta ao Museu para perceber a quantidade de campeonatos e taças que o SCP já ganhou nas mais variadas modalidades, para além do futebol, que é a modalidade rainha em Portugal”. Em relação à responsabilidade de envergar a camisola do Leão Rampante, o extremo afirmou que “é um ‘peso’ que qualquer jogador quer sentir às costas e usar toda a força que tem para levantá-lo, para chegar ao fim e acrescentar mais taças ao Museu Sporting”.
O objectivo para a próxima temporada é ganhar: “Sabemos que vai ser muito complicado. A Oliveirense conquistou o segundo campeonato consecutivo, o FC Porto e o SL Benfica são equipas fortes e até as equipas do meio da tabela costumam causar muitos problemas às três primeiras. O SCP vai ter de lutar, mas vamos estar prontos para conquistar em todas as frentes”.
Cláudio Fonseca, atleta de 30 anos, deixou o SL Benfica e rumou ao Clube do seu coração para integrar a recém-regressada equipa de basquetebol do Sporting Clube de Portugal e não escondeu o orgulho e a felicidade que sente. “É um prazer estar aqui, é uma felicidade… Sou Sportinguista, é o Clube do meu coração e não tenho palavras para descrever a oportunidade que me foi dada”. O jogador verde e branco acredita que o basquetebol Leonino terá um regresso bastante vitorioso: “vamos entrar com muita força, o projecto é muito bom e o objectivo é sempre vencer, e não é por a modalidade regressar agora ao Sporting CP e por ser o ‘ano zero’ que isso [vencer] não vai acontecer”. Cláudio mostrou estar bastante ansioso pelo dia em que se vai estrear no Pavilhão João Rocha com a listada verde e branca: “Quando entrei aqui [pavilhão] fiquei arrepiado e já sonho com a minha estreia… espero que os Sportinguistas venham logo no primeiro jogo, queremos ter a casa cheia e de certeza que vai ser muito divertido”, concluiu.
O extremo Jorge Embaló, de 19 anos, acredita que “Esta é uma grande oportunidade para mim enquanto jogador e vai ajudar-me a tomar boas decisões. Sinto-me abençoado por fazer parte deste grande Clube que é o Sporting Clube de Portugal”, começou por referir o internacional sub-20. Como jogador, define-se como “um jogador rápido, bom a driblar e a defender”. O facto de jogar com nomes importantes do basquetebol é algo que deixa Jorge Embaló muito feliz e aproveitou para também explicar o que pode acrescentar à equipa: “Vou jogar com jogadores muito talentosos e aprender muito. Acho que trago uma atitude vencedora, dedicação, trabalho, alegria e muita vontade de vencer.”
O norte-americano James Ellisor foi o MVP da final do campeonato da temporada passada e chega a Alvalade proveniente da UD Oliveirense, onde jogou durante algumas temporadas e já proferiu as primeiras palavras de Leão ao peito. “Estou empolgado pela oportunidade de jogar num grande Clube como o Sporting CP. Vai ser uma época entusiasmante e estou ansioso por começar a jogar pelo Sporting CP “, disse o basquetebolista de 29 anos Jornal Sporting. “Espero que os adeptos apoiem a equipa, que tem um excelente grupo, durante toda a época. O Sporting CP é um Clube com muita história em todas as modalidades. Respeito muito a tradição do SCP, sei que os adeptos têm muito orgulho nas equipas e gosto disso”, frisou.
Brandon Nazione, extremo norte-americano de 25 anos, que na época passada actuou pelo Olímpia Montevideo, está bastante “entusiasmado por começar a jogar” no Clube de Alvalade. Esta é a segunda vez que Brandon Nazione compete na Europa, onde se estreou ao serviço do Bayer Leversuken. A seu lado, na equipa verde e branca, estará um velho conhecido, Ty Toney, com quem jogou no Eastern Michigan Eagles (EUA): “Estive a falar com o Ty [Toney] e queríamos muito voltar a estar na mesma equipa e jogar juntos. Estou muito entusiasmado por regressar aos campos europeus ao lado do Ty e com a restante equipa.”
O atleta norte-americano caracteriza-se como um “jogador versátil, que trabalha bastante e que quer ganhar”. Sobre o Sporting CP, o atleta começou por afirmar que “é um Clube com bastante prestígio”. “Vai ser o ano em que a modalidade regressa ao Clube e será de certeza uma grande temporada. É bastante estimulante fazer parte do Sporting CP até porque é um grande Clube e é muito popular. Estou bastante entusiasmado por fazer parte desta equipa”, continuou Brandon Nazione.
Também o basquetebolista Ty Toney irá envergar a camisola do Sporting Clube de Portugal na próxima temporada. O americano de 24 anos afirmou mesmo que este “vai ser um ano fantástico”, assumindo que a equipa Leonina é “muito boa” e que quer “ganhar tudo”. O atleta, que na época passada jogou no CP Esgueira, afirma-se como um “competidor destemido e um líder”: “Acho que consigo unir a equipa. Tenho mentalidade de Leão.” Ty Toney está também bastante ansioso por actuar na casa das modalidades com a listada verde e branca: “Mal posso esperar por jogar no Pavilhão João Rocha. Adoro um pavilhão com boa atmosfera até porque o apoio dos adeptos ajuda-me a jogar melhor.” Por fim, Ty Toney afirma-se como um Leão: “Sempre fui um Leão. Tenho inclusivamente uma tatuagem de um Leão no braço. Mal posso esperar para demonstrar o Leão que sou.”
A lista vai longa e chegamos à primeira contratação anunciada: Travante António Williams, antigo jogador da UD Oliveirense (onde foi considerado como o melhor jogador da equipa e conquistou dois campeonatos nas duas últimas épocas), nascido no Alasca há 25 anos. “Estou muito feliz por estar aqui, mal posso esperar por aquilo que o futuro nos reserva, estou entusiasmado e pronto para começar”. Travante mostrou as suas garras de Leão e afirmou que “na próxima época queremos entrar em campo e vencer todos os jogos e todas as competições onde estivermos inseridos, é esse o nosso único pensamento e queremos manter a tradição do Clube [luta pelos títulos]”.
O jogador Leonino considera-se um atleta “com muita energia, quero trazer entusiasmo aos adeptos e a toda a gente que se encontra envolvida com o Sporting CP, quero trazer vitórias!”, referiu. Apesar do Sporting CP não contar com a modalidade no escalão sénior desde 1995, o Clube Leonino continua a ter um currículo invejável no basquetebol, com oito campeonatos nacionais conquistados, e Travante encara a sua chegada como “uma grande responsabilidade, devido à tradição do Clube e os seus oito campeonatos conquistados, vamos tentar conquistar o nono… e o décimo!”.
São estes homens, sob a batuta do experiente Luís Magalhães, que terão a responsabilidade de transformar em Esforço, Dedicação, Devoção e Glória o regresso do Sporting à modalidade. Um regresso que começa com uma visita aos Açores, conforme ditou o sorteio do calendário da Liga Placard 2019/2020
(1.ª volta)
1.ª jornada (5/10/2019)
Terceira Basket vs Sporting CP
2.ª jornada (12/10/2019)
Sporting CP vs Galitos FC
3.ª jornada (19/10/2019)
AD Ovarense vs Sporting CP
4.ª jornada (26/10/2019)
Sporting CP vs Maia BC
5.ª jornada (2/11/2019)
SL Benfica vs Sporting CP
6.ª jornada (9/11/2019)
Sporting CP vs SC Lusitânia
7.ª jornada (16/11/2019)
CP Esgueira vs Sporting CP
8.ª jornada (23/11/2019)
Sporting CP vs Vitória SC
9.ª jornada (30/11/2019)
FC Barreirense vs Sporting CP
10.ª jornada (7/12/2019)
Sporting CP vs UD Oliveirense
11.ª jornada (14/12/2019)
FC Porto vs Sporting CP
12.ª jornada (21/12/2019)
Sporting CP vs CAB Madeira)
13.ª jornada (28/12/2019)
Sporting CP vs Illiabum
19 Julho, 2019 at 14:10
E as camisolas?
19 Julho, 2019 at 14:12
Finalmente!
Penso que a equipa está a ser bem montada. Temos um 5 forte e boas alternativas em todas as posições, resta perceber se esses jogadores vão render o mesmo que rendiam em clubes de menor dimensão e se estão preparados para lutar pelo título.
Fomos buscar vários jogadores que, apesar de serem bons, jogavam em equipas de 2ª linha do campeonato, esperemos que se adaptem a outras ambições.
Vai ser um campeonato interessante, numa luta a 4.
19 Julho, 2019 at 16:39
Jogavam em equipas de 2ª linha?
Dos 11 já anunciados temos que:
* 2 são campeões nacionais 2019 pela Oliveirense;
* 1 é vice-campeão nacional 2019 pelo Benfica;
* 1 é semi-finalista da final-eight da Liga nacional 2018/19;
* 1 vem dos Colgate Raiders (Equipa Universitária de New York e Campeão da Patriot League 2018/19);
* 1 vem dos Rutgers Scarlet Knights (Equipa Universitária de New Brunswick 6 dos últimos 10 anos no Big Tem Tourament da NCAA1st Division);
* 2 vêm de 2 equipas eliminadas nos quartos de final da final eight da 1ª Liga Portuguesa;
* 1 vem da Liga uruguaia de basket, após ter estado nas ligas grega e alemã e de ter representado os Eastern Michigan Eagles).
Não creio que sejam propriamente jogadores de clubes de 2ª linha. Mas, mesmo em clubes de 2ª linha, existem vários jogadores que caberiam nos 4 1ºs clubes.
Resumindo, acho que se conseguiram óptimas contratações para todos os lugares e qualquer deles com boas alternativas. Daí até ter uma óptima equipa falta a aquisição de rotinas de grupo (o entrosamento técnico, táctico, humano e social) e de espírito de Clube ( o encarnar dos Valores, Desígnios, Objectivos e da História do Clube e da Secção). O facto de TODOS os jogadores terem ido visitar o Museu com o Vice- Presidente para as Modalidadesé um bom princípio.
Um abraço e saudações leoninas
19 Julho, 2019 at 16:42
Sempre bem informado.
19 Julho, 2019 at 16:51
Alavaro, quando referia 2ªs linhas, queria dizer que vinham de clubes que não lutam para serem campeões (a exceção é o Fonseca e os da Oliveirense).
O Amiel e o Nazione não posso opinar porque não acompanhei o seu trajeto nos USA. O Amiel apenas observei de perto em Portugal, onde não esteve num nivel de exigência alto.
Os restantes estavam num nivel de exigência mais baixo, apesar de serem os melhores jogadores das suas equipas. O próprio Diogo Ventura, que estava no Galitos, tem uma vida extra campo que não se coaduna com a exigência que se quer no SCP. E é apenas isso que me preocupa, os jogadores aqui têm de estar 100% focados no jogo e no SCP.
19 Julho, 2019 at 19:59
A Patriot League é muito forte?
Qual o índice de competitividade dentro do basquete universitário?
20 Julho, 2019 at 14:19
Creio que é a Liga Universitária principal de New York.
Mas algum tasqueiro de região de NY poderá fornecer informação mais segura.
Um abraço e Saudações leoninas
20 Julho, 2019 at 0:24
Não esquecer que o treinador Luís Magalhães ganhou uma série de campeonatos com a Ovarense, a lutar contra Porto e Benfica. E, ao que me dizem é mesmo Sportinguista.
19 Julho, 2019 at 14:13
Faz como toda a gente e compra uma dos Celtics…
19 Julho, 2019 at 14:15
Entretanto, fica a nota de que a Tasca está à procura de cozinheir@ para confeccionar os petiscos do basquetebol!
19 Julho, 2019 at 14:32
Cozinheiro não…
Mas aqui está um à espera bons pitéus…
SL
20 Julho, 2019 at 14:30
Mais outro! Gosto muito de basket e cheguei a praticar no CDUL (iniciados) e no Benfica (3 semanas do 1º ano dos juvenis; fui levado pelo meu treinador no CDU; abandonei no início da semana em que teria de jogar contra o Sporting; disse ao professor: “desculpe, mas já me custa equipar de vermelho … ter de jogar contra o Sporting é superior a qualquer capacidade de sacrifício; enfim, gostava muito de basket … mas não tanto … e diga-se … também não teria grande futuro na modalidade).
Mas era suficientemente fanático para de 15 em 15 dias, ir ao sábado e ao domingo, dos Olivais Norte até à Tapada da Ajuda para assis tir aos jogos em cas do Sporting (numa equipa que tinha o Baganha e os primeiros americanos a representar o Clube: os irmãos Kit e Jim Jones).
Um abraço Max e continuação de melhoras. Ah e boa “Feira Medieval” aí em Óbidos.
19 Julho, 2019 at 14:30
Percebo que nos estejamos a reforçar bem.
Mas e o entrosamento? Não será um problema?
19 Julho, 2019 at 14:33
Então… e para que servem os treinos…?
SL
19 Julho, 2019 at 15:49
À partida o entrosamento será o principal problema, mas vamos ver. Temos dos melhores treinadores que podíamos arranjar. Acredito que se consiga montar uma boa equipa.
19 Julho, 2019 at 16:46
Em equipa que está no primeiro ano de construção, a partir do zero, o entrosamento não é um problema é uma necessidade inevitável. Com a qual a equipa técnica já contava ainda antes de contratar o primeiro jogador.
SL
19 Julho, 2019 at 14:37
Confesso que só liguei ao Basket (NBA) nos tempos de Jordan Vs Magic.
Percebo 0 da modalidade nosso contexto nacional daí que gostava que algum entendido (mesmo não sendo cozinheiro) pudesse aferir das reais capacidades deste plantel para lutar pelo titulo.
19 Julho, 2019 at 15:40
Por acaso era bem miudo mas ainda me lembro duma grande equipa da basket que tivemos. Julgo que foi em 81/82 e fomos campeões.
Baganha, Zé Luis, Carlos Lisboa, Rui Pinheiro e um americano Mike qualquer coisa.
No fim foi a locura na velhinha nave com o americas a cortar as rede do cesto do uma tesoura ou faca (parece que era costume na época lá em terras do Tio Sam).
Que esta equipa nos dê grandes alegrias e conquiste mais troféus para o museu.
19 Julho, 2019 at 15:47
Dentro da realidade do basquetebol português, construiu-se uma boa equipa. O top-3 passou a ser obrigação. Com uma boa ponta final podemos perfeitamente ser campeões.
19 Julho, 2019 at 15:48
Acho que se fez um bom trabalho na construção do plantel.
O treinador é conceituado, apesar de ter estado ausente uns anos.
Penso que não seremos os candidatos principais ao titulo mas que teremos algumas hipóteses disso. Parece-me que o Benfic@ e o Porto partem à frente e a Oliveirense vai ter um problema similar ao nosso que é (quase) construir uma equipa de base!
Espero que a Tasca consiga um cozinheiro ou cozinheira do calibre do Adrien ou do Álvaro – só para criar uma pressãozinha positiva porque aqui na Tasca a exigência é máxima!
SL
19 Julho, 2019 at 15:50
Esqueces o Mário Albuquerque, o Nelson Serra e o Quim Neves, muitos se transferiram para o CAQueluz quando acabamos com o basket e fizeram do clube da minha terra campeão nacional.
19 Julho, 2019 at 16:44
Nem mais!
Lembro-me de ir lá ver uns jogos.
Grande Clube Atlético de Queluz! 🙂
19 Julho, 2019 at 16:15
Uma coisa é certa o último ano que fomos campeões em Basquetebol, também o fomos em Futebol, uma época sensacional de Malcolm Allison em 1981/1982. A fase final desse campeonato foi no pavilhão de Alvalade com 6000 pessoas á cunha. Há coisas….
19 Julho, 2019 at 16:31
Depois disso fomos 2 vezes campeões no futebol…
19 Julho, 2019 at 16:36
JHC – De 20 em 20 anos a quase. Até parece que foi uma maldição acabar com o Basquetebol, que foi uma das coisas que deram mais contestação a João Rocha, naquele tempo, acabar com uam equipa campeã.
19 Julho, 2019 at 16:41
Vamos lá começar a encestar nelas.
SPORTINGGGGGGG
19 Julho, 2019 at 17:39
o basket foi a melhor noticia que deram ao meu puto
19 Julho, 2019 at 17:58
O melhor jogador dos lamps, sai do clube
https://desporto.sapo.pt/modalidades/basquetebol/artigos/benfica-sem-acordo-para-a-continuidade-do-basquetebolista-micah-downs
19 Julho, 2019 at 18:31
Podiamos oferecer mais um sumo que eles.
19 Julho, 2019 at 20:01
A par do Travante e Ellisor, top 3. Boa notícia.
20 Julho, 2019 at 14:33
E o melhor português do Carnide veio para o Sporting (o internacional Cláudio Fonseca, por sinal, leão de coração).
Saudações leoninas
19 Julho, 2019 at 18:08
Cool!
19 Julho, 2019 at 18:26
Eu gostava de ser o teu cozinheiro para o basquetebol Cherba!
Sou treinador de basquetebol e venho-me diariamente por saber que voltámos a ter basket. tenho 25 anos e ainda não tinha visto o meu desporto favorito no meu clube do coração, era triste. agora sou feliz. estou-me a cagar para as direções do sporting. se quiseres estou aqui para esses petiscos 😉
19 Julho, 2019 at 22:06
Força nisso Diogo !
Que te parece o nosso plantel ? Podemos ter uma boa surpresa ?
20 Julho, 2019 at 14:35
Eu sugiro ao Cherba que o Diogo comente o Basket às segundas (se o Diogo estiver de acordo, claro) e eu passaria a rubrica das meninas para a Terça.
Um abraço e SL
19 Julho, 2019 at 18:50
Bem… Lá tenho que contar com mais umas corridas a Olv. Azeméis, Ovar e Aveiro para ver o Basquetebol.
20 Julho, 2019 at 14:36
E ainda te queixas?
Já viste o que eu tenho de NADAR desde a Ilha de Santa Maria?
Um abraço e Saudações Leoninas