Fala-se nos all inns, na necessidade reduzir a massa salarial, mas esquecem que em cada exercício entram nas contas a amortização do passe do jogador, isto é, quanto custa a utilização do atleta no período. Se por um lado estamos a reduzir a massa salarial, por outro estamos a aumentar o valor das amortizações devido à compra de passes. É certo que o jogador pode valorizar e gerar mais valias, mas isso é no futuro e o futuro…
Num trabalho rápido fiz um apanhado dos ReC do SCP, das toupeiras e dos bimbos que permite ver uma radiografia do investimento nos últimos anos e tirar varias conclusões.
O 1º valor é “salários” e o segundo é “amortizações”
SCP
2012 – 42 + 21 = 63
2013 – 41 + 19 = 60
2014 – 25 + 8 = 33
2015 – 25 + 10 = 35
2016 – 49 + 9 = 58
2017 – 64 + 18 = 82
2018 – 73 + 27 = 100
Total “investido” no plantel em 7 anos = 431M
bimbos
2012 – 46 + 36 = 82
2013 – 51 + 26 = 77
2014 – 44 + 27 = 71
2015 – 65 + 31 = 96
2016 – 70 + 31 = 101
2017 – 67 + 36 = 103
2018 – 72 + 35 = 107
Total “investido” no plantel em 7 anos 637M
toupeiras
2012 – 48 + 31 = 79
2013 – 50 + 30 = 80
2014 – 63 + 29 = 92
2015 – 59 + 30 = 89
2016 – 61 + 36 = 97
2017 – 74 + 43 = 117
2018 – 67 + 36 = 103
Total “investido” no plantel em 7 anos 657M
Estes números conduzem-nos a algumas conclusões:
– A UCL é essencial para manter estes orçamentos
– As não amortizações estão a subir em flecha
– A diferença de “investimento” para os rivais é enorme, então se se considerar apenas os últimos 5 anos é abismal.
– No período de GL é quando há um maior equilíbrio e causou-nos um prejuízo de 100M
Uma conclusão importante e curiosa: com muito menos recursos e apostando na prata da casa, em 2014 conseguimos ficar à frente dos bimbos, exceção que apesar de tudo confirma a regra de que mais e melhores recursos permitem melhores performances. Mas não há impossíveis.
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Malcolm
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
24 Julho, 2019 at 13:45
Bela resenha Malcolm… é tudo isto “limpinho… limpinho” para não dizer “fácil… fácil”.
Continuamos a ser geridos por AMADORES… “valores” quais conquistas e títulos…
24 Julho, 2019 at 13:47
Veremos quantos jovens formados no SCP estarão no próximo plantel… aceitam-se apostas… Kareca pra que te quero…
24 Julho, 2019 at 15:22
Espero que poucos!
Mas gostava que um fosse o Matheus, mesmo que comece contrariado e amuado…
24 Julho, 2019 at 19:43
É contrariado que voltar a comentar um escrito seu, mas há atitudes que não se podem deixar passar em claro, sob pena de aceitarmos sermos levados por beldroegas.
Vc sempre foi o MAIOR crítico do Matheus aqui neste espaço. Para além disso, há poucos dias atirou-lhe um “balde ácido” à figura “e com largos salpicos à sua família”.
Pergunto-me com que lata, sim com que lata vc assina a frase que se lê aí acima?!
Comparada consigo, a grande contorcionista Julia “Zlata” é um ZERO
24 Julho, 2019 at 19:44
*que volto
24 Julho, 2019 at 19:45
*balde de ácido
24 Julho, 2019 at 13:54
Obrigado Malcolm a análise ao investimento tem de facto de ser vista por este prisma…
Mais embora as contas tenham de estar mais ou menos equilibradas, têm de ter um factor de risco, de “contar com o ovo no cu da galinha” não se pode investir á maluca ao ponto de desequilibrar completamente o clube como o JEB e o GL fizeram, mas isto é um clube, não é um banco e andar um bocadinho na “corda bamba”faz parte é quem acha que não aconselho a que se torne sócio do Santander ou do Barcklays porque não vê um boi de clubes de futebol….
SL
24 Julho, 2019 at 15:25
Eu tenho dificuldade em perceber cenas destas…
No ultimo ano do JJ, o orçamento do futebol bateu nos 75M€ e contrataram jogadores no valor de 65M€… Portanto, nesse ano assume-se uma despesa de 140M€ num clube que factura ligeiramente acima de 50% desse valor.
E só o Bettencourt e o Godinho é que levam paulada!
Está certo…
Não há aqui o passar o pano em alguém nem nada…
24 Julho, 2019 at 15:30
Por isso mais que falar em amortizações interessa o saldo entre compras e vendas…
E isto não esquecendo o défice estrutural que implica fazer mais valias de X para o resultado ser nulo
24 Julho, 2019 at 15:41
E eu, como já disse aqui, até compreendo e valorizo o que a Direcção fez esse ano. Deu tudo ao cretino para ele ser campeão.
O gajo é que não teve mãos!
E, para que fique claro, dou mais valor e desculpo melhor o excesso desse ano, do que a merda de dinheiro gasto em pinos dos 2 anos anteriores.
O nosso problema actual não se deve a teres gasto 65M€ em bons jogadores que, se fosse preciso, venderias com um lucro assinalável, mas sim nos cerca de 50M€ que gastaste no somatório das 2 épocas anteriores e dos quais tinhas pouquissimos jogadores para fazer boas mais valias e uma quantidade impressionante de pinos que ninguém quer!
24 Julho, 2019 at 15:49
Ver resposta ao Miguel que está acima ou abaixo quanto ao resultado do investimento ser nulo é um risco com todos os investimentos, (a não ser que seja no carnide cá em Portugal) mas o Presidente de um Clube TEM A OBRIGAÇÃO de ir ao limite para dotar a equipa dos melhores jogadores e treinadores possiveis, mais uma vez isto não é um banco!!!
24 Julho, 2019 at 16:18
Tu confundem amortizações com cash.
Amortizações é “contabilidade de excel”
As amortizações têm vindo a subir porque o nível de investimento em custo de aquisição de jogadores subiu consideravelmente durante o reinado JJ e andas a diluir em amortizações esse custo aquisição pelos anos de contrato desses jogadores contratados.
Agora isso pode ser um sinal de risco ou não. Tudo depende das tuas receitas gerar as em venda de jogadores e/ou receitas da champions.
Por isso digo e repito que está analise do Malcolm diz-me pouco e corre o risco se estar a passar uma imagem que não é verdadeira…
24 Julho, 2019 at 23:50
Eu não confundo nada, todos os meses tenho de pagar a renda ao banco, isso é que é real, é com isso que tenho de viver e fazer contas, não é com o total da divida…
Os clubes também, fique registado o que ficar nos processos contabilisticos e financeiros o CD, este ou outro qualquer só tem de ter cash para pagar a “divida” desse ano e não a divida total, tal como eu ou tu no emprestimo da casa, isto serve também para o Miguel que continua a fazer uma confusão louca com preços de compra e despesas anuais com passes e ordenados…
E todos são diluidos ao longo dos anos e duração do contracto e atravessam grande parte deles vários CD se for caso disso..do JEB para o GL, do GL para o BdC e deste para o FV, sempre foi assim, é “business as usual” mas só de há 6 meses para cá é que isso passou a “crime” e sinal de péssima gestão…
24 Julho, 2019 at 17:03
Também é verdade mas isso é o que estava a ser feito!!!
A narrativa do all in é injusta
24 Julho, 2019 at 15:45
2018 – 73 + 27 = 100 isto foram os custos desse ano, se na tua aritmética isso dá 140M não leves a mal mas tens de ter uma conversa séria com o professor que te ensinou a tabuada…
Quando vendes ou compras um jogador o valor não é todo imputado nesse ano, visto que os pagamentos, salvo raras excepções, são também faseados seja a vender ou a comprar…
Quanto ao clube de pantanas isso não tem a ver com o valor do orçamento seja ele 25, 50 ou 100M tem a ver com a diferença entre o que se gasta e o que se factura, no caso do GL em 2 anos deu 98M de prejuizo, no JEB um bocadinho menos isso é deixar o clube de pantanas mesmo que o orçamento fosse (que não era) de 10M…
Chateia-me um bocado estar a explicar o básico, como se fosse para crianças, a adultos inteligentes, como é o teu caso…mas se é por aí que queres ir…
24 Julho, 2019 at 18:47
Ó TenhamOrgulho, não quero saber dessas contas do 73+27 darem 100 porque isso, como diz o Ricardo e bem, são contas de excel…
É um facto que, números redondos, o orçamento desse ano foi de 75M€ – portanto efectivamente gastos – e contrataste jogadores no valor de 65M€, portante, nesse ano assumiste 140M€ de gastos. Foi isso que eu disse.
O facto, porque é realmente um facto, de teres chutado o pagamento de grande parte dos 65M€ para as épocas posteriores, é irrelevante para o que eu disso mas não é irrelevante para o problema que passámos em 2018/19, nem para o problema que alguns falam que vamos ter nesta época de 2019/20.
Quanto tu assumes, numa época, 140M€ de custo, tendo uma receita de 75M€, estás a assumir um problema para resolver, ou nessa própria época, se tiveres de pagar tudo nesse ano, ou noutras épocas, se empurrares o pagamento para fazeres numa época ou duas!
E isso será sempre um problema porque a tua base de partida é um custo – 75M€ – igual à tua receita – 75M€ – portanto não tens folga para pagares a despesa desse ano, nem a despesa que empurraste para a frente.
E se tu não vês isto, então quem tem de procurar a professora de aritmética és tu porque isto é básico!
Agarrando num exemplo simples para perceberes mais facilmente, é o mesmo que tu ganhares 100 mil euros por ano e teres uma despesa, com filhos, escola dos filhos, a bela casa onde vives, e o nível de vida que levas, de 100 mil euros anuais também. Mas compras um carro de 80 mil euros a pagar em 4 anos, sem juros porque eu falei com o banco e ele facilitou-me isso para facilitar as contas!
Diz-me, colega, onde vais tu arranjar os 20 mil euros todos os anos para pagar o carro?
Depois, meu caro, eu só disse que devias ter metido nesse saco que criaste o Bruno pois também gerou um problema que só não é maior porque agora se pode recorrer a receitas futuras. Se não pudesse, estavas tão mal como na altura do Bettencourt e do Godinho!
É só isto!
Mas eu entendo a necessidade que vocês têm de continuar a branquear o que o Bruno fez de errado… E, para que percebas 100% a minha opinião sobre esse ano, 2017/18, e sobre os 2 anos anteriores, portanto os 3 anos do JJ, peço-te que leias o meu comentário das 15h41 a um comentário do Ricardo!
SL
24 Julho, 2019 at 23:37
“Agarrando num exemplo simples para perceberes mais facilmente, é o mesmo que tu ganhares 100 mil euros por ano e teres uma despesa, com filhos, escola dos filhos, a bela casa onde vives, e o nível de vida que levas, de 100 mil euros anuais também. Mas compras um carro de 80 mil euros a pagar em 4 anos, sem juros porque eu falei com o banco e ele facilitou-me isso para facilitar as contas!
Diz-me, colega, onde vais tu arranjar os 20 mil euros todos os anos para pagar o carro?”
Eu comprei o carro, porque o meu filho sai de casa no ano seguinte e a minha filha casou-se e foi viver com o marido…só não percebes se não quiseres…até com o exemplo que deste!!!
SL
25 Julho, 2019 at 0:03
“Depois, meu caro, eu só disse que devias ter metido nesse saco que criaste o Bruno pois também gerou um problema que só não é maior porque agora se pode recorrer a receitas futuras. Se não pudesse, estavas tão mal como na altura do Bettencourt e do Godinho!”
De volta á realidade, o facto é que não ficamos tão mal como no tempo do GL, porque de facto havia receitas que podiam ser adiantadas, mas quem “criou” ou negociou essas receitas não foi nem o GL, nem o JEB porque eles não tinham estaleca para isso…Foi o CD do BdC provavelmente o CV…
Mais, mesmo com as vendas de merda da CG o total do exercicio da SAD, desse ano, não dá prejuizo, porque ao contrário da passagem do GL-BdC havia, rescindindo ou não, jogadores com mercado no SCP que podiam ser vendidos, mesmo mal vendido o piccini (um lateral competente. apenas isso) facturou mais do que um tal Dier (que foi capitão da seleção Inglesa, doisa pouca portanto) que saiu por 5M devido a uma claúsula do “gestor de topo”
24 Julho, 2019 at 14:03
Sim, para termos sucesso teremos de investir tanto como os nossos inimigos.
É triste? Sim, até um certo ponto.
Mas é a situação actual e não acredito que vá mudar tão cedo.
Sobre a formação não escrevo mais. Já o fiz no passado e sei que estou em minoria.
24 Julho, 2019 at 14:12
hoje nao almoço, nao estava a contar com esta publicação, vou tentar a noite responder a duvidas que possam ser suscitadas
no fundo os salarios e amortizacoes sao injecçoes de valor que anualmente se faz nos planteis, regra geral quem gasta mais esta mais perto de ganhar, mas ha excepcoes
houve um esforço nos ultimos anos de nos aproximar dis rivais segurando perolas e investido em reforços infelizmente nem todos resultaram
com os falhanços no apuramento para ucl as receitas do scp nao permitem manter estes gastos, nos 2 ultimos anos vendemos os aneis quase todos, ontem ja era tarde para um regresso ao pasado e colocar os olhos no que sefez em 2014 e 2015
todas as analises e avaliaçoes que faço nao parece ser o caminho que estamos a seguir e amanha pode ser tarde
24 Julho, 2019 at 15:21
Essas férias… 🙂
24 Julho, 2019 at 14:26
Não comento patetices de brunettes.
O Malcom ja anda a apanhar demasiado sol.
O real deal é comprar pernas, bracos e tornezelos de refugo da lavandaria.
Pagar o salario por inteiro e valorizar percentagens minoritarias de jogadores de terceiros.
O business model de clubes de paises perifericos assenta em fazer mais valias para compensar deficits de exploracao.
O modelo varandino é comprar partes de jogadores que ganham mais do que os da nossa formacao e fazer mais valias suficientes com menor parte dos passes dos jogadores.
É o paradigma varandino. Fazer mais (compensar maior deficit de exploracao) com menos (mais valias de uma perna em vez dos membros todos).
Tem uma vantagem… inflacionar ativo. Jogadores são contabilizados pelo custo de aquisição. Formação tem valor nulo, com a vantagem de quando forem vendidos permitirem maiores mais valias (diferenca do valor de venda e seu valor contabilistico).
Godinho mostrou a eficacia do paradigma.
Vamos a eles.
Padrecos!
24 Julho, 2019 at 23:10
Rezemos todos juntos!
24 Julho, 2019 at 14:30
As amortizacões não nos dizem nada.
É apenas o valor que se pagou pelo jogador, dividido pelo numero de anos do contrato.
Se assinas alguem por 5 anos por 10M consideras 2M por ano, mas se o contrato for por 3 anos já são 3.3M…. Não ficas a saber quanto estás realmente a investir no total.
O valor de aquisicão dos jogadores é mais importante para a análise, do que o que amortizas. E as comissões entram igualmente ao barulho.
Só assim podes comparar.
Eu sei que existe o mito que na contabilidade não contas logo o valor de aquisicão quando compras e se pode dividir por x anos, mas isso não funciona assim. O valor de compra é o que entra nos livros no acto da compra e a 100%, mesmo que seja pago a prestacões (ai cresce em passivo devido às dividas A terceiros, mas o activo cresce na mesma proporcão). E quando vendes é a mesma coisa, o dinheiro entra logo no activo, mesmo que seja uma parte em cash e uma parte em dividas DE terceiros.
24 Julho, 2019 at 14:36
Se querem perceber o all in que está a ser feito olhem para os problemas do porco nos ultimos 3 anos…
Agora imaginem como é que tinha sido se o porco não tem sido campeão e não tem ganho uma fortuna constantemente na champions…imaginem onde andaria o porco.
É isso que podemos estar a construir….só sermos capazes de sobreviver ganhando campeonatos e fazendo dinheiro a sério da champions…estão mesmo dispostos a isso?
Sem dinheiro para adiantar da NOS, sem jogadores para vender por serem emprestados e por termos criado a ideia que é fácil e barato vir buscar jogadores ao Sporting, os que podemos vender por qq coisa que se veja (20 ou 30M) recebermos 10 ou 15 se tanto, uma massa salarial alta (sim…não é o que foi mas é alta) e a ausência de putos de qualidade porque entretanto todos os bons saíram porque é claro que não terão espaço no Sporting (ou MUITO dificilmente terão). Imaginem o que será o Sporting nessa altura com uma conjugação destes factores. Lembro dos gritos com o All In do BdC havendo apenas 1 destes factores (massa salarial alta). E estou a ignorar olimpicamente o factor Mendes…e ainda estou a ignorar a vontade crescente dos jogadores de esgotar os seus contratos e sair a custo zero.
Eu não estou…nunca estive…e é por isso que sou contra esta politica desportiva. Sempre estive, não tem a ver com o Varandas. Fui contra na altura do Godinho, sou contra hoje.
Eu estarei sempre do lado da segurança. Gastar o mínimo possivel, aproveitar o máximo possivel os recursos existentes, recursos o máximo possivel dos clube…
24 Julho, 2019 at 15:10
Falácias…
Se tiveres 1 ou 2 emprestados de qualidade, que te dão valor desportivo e competitivo, que problema tem isso?
Não é o mesmo de teres um Mathieu?
Ou esperavas fazer uma fortuna quando contrataste o Mathieu aos 33 anos?
E quem diz aos 33, diz aos 30. Um Teo! Um Barcos. Um Montero. Um Nani!
Porque razão o Valência terá libertado o Nani a custo zero aos 31 anos?
O que é preciso é algum equilíbrio.
Ter experiência – que não vais vender – e juventude – que poderás vender – mas tudo com qualidade! Porque é a qualidade que faz uma boa equipa e não a idade!
A merda da percentagem dos passes é outra falácia!
É realmente um problema se não tens os passes dos putos da formação, que foi o que a besta do Godinho fez! Não te custam nada e vais dando percentagem para pagar despesas correntes… Isso é que é um drama que levaria facilmente a um caos!
Agora, dos jogadores que compras não é assim.
Dás o que podes, tens o jogador e recebes depois conforme a percentagem que investiste. Normalíssimo.
podes pagar 10M€ por 50% do passe dum gajo de 20M€, ou pagar 10M€ por 100% dum gajo de 10M€. Sabes lá tu se daqui a 2 ou 3 anos vale mais os 100% do passe do gajo de 10M€ ou os 50% do gajo de 20M€? Não sabes! Por isso não inventes!
Pagaste 8M€ por 100% do passe do Alan, e hoje o gajo vale um pires de tremoços… Se tens pago 4M€ por 50% do passe, tinhas o problema na mesma mas tinhas poupado 4M€!
Portanto isso é só outro drama que não passa duma falácia. Só serve para passar a mensagem, que os idiotas comem sem mastigar, de que esta Direcção é uma merda e faz tudo mal!
Factor Mendes!
Mas qual factor Mendes?
Epá, expliquem lá, quem é que o Mendes vendeu ao Sporting?
O Illori? Era bom, não era… Se nem assim se calam, imagino se tem sido o Mendes…
O Borja?
O Phellype?
O Plata?
O Eduardo?
O Doumbia?
O Rosier?
O Neto?
Quem veio para o Sporting vendido pelo Mendes, caralho? Onde é que está esse factor? Mas é por vocês virem aqui debitar MENTIRAS que passa a ser verdade?
E as vendas?
Mas qual é a dificuldade em perceber que os pinos que nós temos só podem ir para clubes de merda e que nos clubes de merda ninguém paga ordenados de 2M€? E que eles não abdicam desses ordenados que têm assinados com o Sporting?
Vocês abdicavam?
Estavam a trabalhar numa empresa, a ganhar 3 mil euros por mês quando não valem mais de mil, e a empresa arranja-vos trabalho noutra empresa a ganhar esses mil e vocês vão? Vão é o caralho!
Pois os jogadores fazem o mesmo!
Indo à conversa de ontem sobre vender o peixe, peixe podre só um idiota compra. E nós comprámos muito peixe podre. Mas idiotas como nós, não há muitos. Gente a comprar cavala ao preço de camarão, devem-se contar pelo dedos duma mão e sobram dedos. Mas um deles somos nós, o Sporting!
“Eu estarei sempre do lado da segurança. Gastar o mínimo possivel, aproveitar o máximo possivel os recursos existentes, recursos o máximo possivel dos clube…”
Depois lançam frases feitas destas!
Encarnam no La Palice e… pimba!
Mas há alguém, alguma alminha, seja do Sporting, do Benfic@, do Porto ou do Carcavelinhos que não assine por baixo uma frase destas?
É que o difícil depois é definir:
a) o que é segurança?
b) o que é gastar o mínimo, quanto é isso?
c) aproveitar o máximo, isso quer dizer o quê? Aproveitar o Kiki? Aproveitar o Conté?
É que é nestes detalhes que o pessoal aqui se ofende uns aos outros! Ou não percebeste isso?
Porque essa merda dessa frase feita, uma verdade para quelquer adepto de qualquer clube, é uma palissada que na realidade não diz porra nenhuma! Só serve para passar um pano sobre as falácias que disseste antes!
24 Julho, 2019 at 15:12
Kama Sutra.
Primeiro capitulo. Felaccio.
24 Julho, 2019 at 15:20
Gajos como tu, que só vêm para aqui atacar pessoalmente outras pessoas, são o chão da Tasca…
Não me lembro dum comentário teu construtivo.
Um único.
Uma cena que tenha uma ideia por base. Zero…
Mas é o que há…
25 Julho, 2019 at 2:08
Priceless!
24 Julho, 2019 at 15:30
Clap clap clap, sem ironias, gostei deste comentário
24 Julho, 2019 at 15:35
Lá está. O teu comentário resume TUDO!
Tudo assente e se resume a que estes todos são craques, vão ser vendidos por uma fortuna (e só por isso vamos ver algum dinheiro), e vamos ser campeões e vamos à champions fazer figura e os emprestados vão ser cruciais para isso.
Tudo assenta nisto…em mais nada…
Eu não poderia arranjar melhor para confirmar tudo o que eu disse…
Para além disto, no país das maravilhas também só andamos a desaproveitar pinos e a comprar craques…Matheus, Domingos, Palhinha, Geralds, Jovane, Bragança: Pinos. Tudo o que veio: Craques de classe mundial.
E pronto. É nisto que se baseia o Sporting hoje. Profissão de fé…
Ainda por cima temos o treinador ideal para isso…
PS: Se eu digo que estou a ignorar olimpicamente o factor JM, estou a ignorar olimpicamente o factor JM…escusas de argumentar contra algo que eu estou a ignorar como se eu estivesse a considerar…
Só não sabes o que é que eu defendo como sendo segurança máxima se não queres…estou cansado de ter dizer. É fazer um plantel barato, maneirinho, com o aproveitamento de muitos putos e indo buscar jogadores cruciais. É ir buscar ou 100% do Plata ou 100% do Camacho (sem opção de recompra do Liverpool), zero % do Vietto e ficar com o Jovane e o Matheus. É ter um plantel curto e com muitos putos e gastar só nos essenciais.
Como é que um gajo pode defender no mesmo post que temos de nos preparar para não ganhar 2 ou 3 anos porque estamos em transformação e depois defender que estamos a ir buscar craques que nos vão fazer ganhar e ir à champions? E que os putos e tal são muito curtos para ganharmos?! Temos de nos preparar 2 ou 3 anos para não ganhar mas exatamente nesses anos andar a aquecer para os outros comerem? E daqui a 3 anos nem dinheiro a sério nem jogadores? Queres maior falácia que esta?
Eu sou coerente. Eu sei que um plantel como eu gostava e com segurança máximo (como digo) provavelmente não ganha títulos. Eu estou pronto para isso. Desde que com isso esteja a construir algo para o futuro. E não a aquecer para os outros aproveitarem (na melhor das hipóteses…).
24 Julho, 2019 at 15:47
Se tu dizes que estás a ignorar o “factor Mendes” isso significa que não vais comentar “mais esse problema” mas que “esse problema” existe.
Não dizes que não existe.
E o que eu rebato não é o tu ignorares mas o tu achares que existe o “factor Mendes” como já tens dito aqui em diversos comentários!
Quanto ao resto, meu caro, o que eu me ri de tu achares que, afinal, só te estou a dar razão…
Over and out!
24 Julho, 2019 at 15:49
Se estou a ignorar é porque neste momento não tenho a certeza se vamos adensar a relação com o Mendes ou se estamos a cortar depois dos acordos de rescisão…
Se te ris é porque percebeste…já não é mau…
24 Julho, 2019 at 15:59
Muito bem Miguel. Seriedade é coisa que começa a rarear por aqui.
Então hall inn este ano?
Com as amortizações a disparar, isso é fruto das aquisições de “imobilizado” de quando?
Por favor, defendam os seus pontos de vista, os seus ídolos, mas não mandem areia para os olhos dos outros.
24 Julho, 2019 at 16:00
Miguel, não tenho tempo para andar aqui na troca de galhardetes contigo, mas falando do Mendes, dá lá a tua opinião sobre o negocio do Vietto ou dos 2M chineses.
Quanto ao resto,o Tiago já te disse na resposta ao teu comentário. No teu modelo partes do princípio que tudo vai correr bem e como tu queres, ou seja, completamente o oposto daquilo que se entende por segurança.
Mais tarde venho ver a tua resposta.
24 Julho, 2019 at 18:52
Já falei sobre ambas as coisas!
Se vocês perdem tanto tempo comigo, ao menos tenham em atenção a minha opinião para não precisar de me andar aqui a repetir.
Ainda ontem falei sobre os 2M€… É procurares aí.
Sobre o Vietto também já falei esta semana. Recordo só que este foi o 3º ano onde se tentou trazer o Vietto…
24 Julho, 2019 at 20:11
Nunca disse que perdia tempo contigo, já por isso mesmo provavelmente os teus comentários devem-me ter passado ao lado. Eu não sou pago para andar aqui a ler e responder comentários a quem quer que seja, ando aqui por gosto e consoante o tempo me disponibiliza.
Mas não queres dizer, não digas. Se achas que os 2M ou a transferencia do Vietto (e aqui o ponto chave é o Gelson Martins) não tem mão do Mendes nem modos operandis a la carnide, por mim tudo bem.
24 Julho, 2019 at 20:29
Espectacular! São só 5873 comentários do Miguel nos últimos 3 dias, todos com mais de 2000 palavras cada! ” É procurares aí ” 🙂
24 Julho, 2019 at 15:13
O Porto salvou-se com a conquista do campeonato e a ida à LC.
Apostaram tudo aí e tiverem um Santo milagreiro a trabalhar para o golo do Herrera.
E foram muito competentes com Conceição e fizeram uma grande LC.
Mas a coisa poderia ter corrido muito mal.
Connosco aconteceu o mesmo. Bruno de Carvalho apostou tudo na ida a Liga dos Campeões. Sabia que não poderia repetir o investimento sem o dinheiro da Champions, e teria de dar passos atrás para não colapsar.
O problema é que neste momento estamos novamente em acrobacias mortais, mas agora “sem rede de protecção”, à Godinho Lopes. Se corre mal não teremos onde realizar receitas extraordinárias (venda de jogadores) que sustentem o nível de gastos que estamos a produzir. Não tenho dúvidas que dentro em breve iremos ao bolo da NOS, caso Bruno Fernandes não seja vendido.
Se isto não é gerir a contar com o ovo no cu da galinha…
24 Julho, 2019 at 17:10
O problema é que “investes” e depois é complicado dar passos atrás.
Despedir um JJ a mamar 6M/ano é um filme.
Despachar tipos que não jogam e ganham 1M/ano é quase impossível.
E mesmo transferir um Dost não é fácil.
Baixar 20M num orçamento (salarial) não é com passe de mágica.
Daí que puxar os salários para o máximo que se possa “investir” é sempre má política (e junta não deixar margem para aumentar substancialmente quem ganha pouco).
24 Julho, 2019 at 17:16
Cortar 20M ou perto disso no orçamento de um clube e continuar minimamente competitivo só é possivel de uma forma.
Putos da formação.
24 Julho, 2019 at 17:41
Mas como “cortas”?
(no imediato)
Despedes o JJ , pagas.
E Ruizes, Castanhos e cia? Vão-se, nem querem dinheiro nem nada.
Não é só tirá-los do plantel, é tirá-los dos livros.
24 Julho, 2019 at 19:02
Ele faz tudo, aqui na Tasca.
Quer lá saber da realidade. Essas perguntas difíceis ele nunca explica…
Dizer que corta, é fácil.
Dizer que mete putos da formação, é fácil.
Tal como 3 meses depois vir aqui dizer que a equipa é uma merda e os jogadores são pinos…
24 Julho, 2019 at 19:10
Tiveste praticamente 1 ano inteiro para limpar a casa. O ano passado…
Há 1 ano sempre de “limpeza”. Nesse ano não podes vender o William e ir buscar o Gudelj a ganhar praticamente o mesmo. Ou andar a trocar Nani por Vietto. Ou A. Pinto por Neto ou cenas assim.
24 Julho, 2019 at 18:03
Aquela merda estranha de com os 30M comprar 3 craques para onde mais precisamos e o resto… putos.
24 Julho, 2019 at 14:39
Para mim parece-me fácil perceber até onde se pode ir e como se deve gerir os dinheiros…
A receita ordinária – sem vendas, sem CL – anda nos 75M€. Penso que poderá subir ainda com alguma facilidade até aos 80M€. Daí para cima já não é fácil subir mas é possível, requerendo um excelente trabalho, muito profissional e competente.
Sendo assim é com este dinheiro – 75M€ – que se tem de gerir FM e FF, e isto implica:
a) orçamento do FM profissional – ordenados da equipa, dos técnicos, viagens, seguros…
b) orçamento da formação do FM
c) orçamento do FF profissional
d) orçamento da formação do FF
e) Academia
f) contratações
Parece-me razoável que com um orçamento de 50M€ se consegue um plantel equilibrado o suficiente para se poder aspirar a lutar pelos títulos portugueses e a ter boas prestações na Europa – sempre dependente do sorteio e com mais facilidade na EL do que na CL.
Creio que seria possível ter um orçamento de 2M€ para o FF.
Não tenho muito a noção de quanto gastará a formação do FM masculino mas é capaz de andar nos 3M€ – pelo que leio na CS.
A formação do FM nem deve chegar aos 200 mil euros – se tivermos em conta que diziam que o orçamento de TODO o FM eram 500 mil euros…
A Academia deve consumir uns 2M€ por ano, no máximo – partindo do pressuposto que numa fase de muito investimento se gastam 3M€, ou seja, os tais 12M€ em 4 anos.
Temos assim que isto dá… cerca de 57M€.
Sobram 17 M€.
Este dinheiro devia ser usado para contratações todos os anos. Os tais 2 jogadores para entrarem na equipa mais 2 “Platas” para serem trabalhados e usados a 2 anos, no máximo.
Com estes 4 jogadores, mais 2 provenientes da formação, seriam substituídos 6 jogadores no plantel – supostamente os 6 mais fracos, ou menos bons, conforme lhe quiserem chamar. Esses 6 jogadores teriam de render o necessário para suportar o custo da divida – que deve andar à volta dos 10M€, talvez!
Pegando nestes dados e nas amortizações, teria de se ter o cuidado de não ultrapassar o valor dos 17M€ a pagar em cada época desportiva pelas contratações, fosse logo um pagamento directo – a 1ª tranche que normalmente é paga à cabeça – ou fossem depois prestações.
Dinheiro da venda dos melhores jogadores – portanto, fora dos tais 6 que já referi – serviriam para contratar o seu substituto, ajudar numa compra melhor num dos 4 que referi, e pagar divida.
Dinheiro da CL serviria para ajudar numa compra melhor num dos 4 contratados que referi e o resto para pagar divida.
Isto seria sempre o meu plano, com números muito redondos, para manter as contas equilibradas, não se gastando mais do que se tem, nem estando obrigado a vender alguma das nossas pérolas.
A questão é que não é fácil chegarmos aqui porque nós partimos muito acima destes valores e temos uma massa adepta pouco realista e pouco compreensiva, como é fácil ver pelos comentários que aqui se fazem.
Implementar um plano destes implicaria desinvestir durante 2 ou 3 anos para estabilizar o plantel nos 50M€. Desinvestir 2 ou 3 anos, no ponto em que estamos perante os nossos rivais, em especial o Benfic@, era assumir que muito dificilmente lhes faríamos frente durante a época durante esse tempo e isto, quase de certeza, implicaria a não ida à CL, o que cavaria ainda mais o fosso que já existe.
Se numa situação como a que vivemos, se critica tudo e mais alguma coisa, imagino o que seria o drama com o assumir 2 ou 3 anos de desinvestimento, com as consequências que falei…
A coisa podia não ser tão grave se temos na formação jovens com talento suficiente para entrarem rapidamente no plantel e corresponderem. Nesse caso, provavelmente, um ano, vá, ano e meio, seria suficiente para equilibrar as contas sem perder muita competitividade. Mas eu acho que não temos. Eu sei que há quem discorde mas eu dou a minha opinião e não a vossa. Portanto, não vejo outra solução que não os 2 ou 3 anos de “travessia do deserto” até que o grosso dos miúdos da geração do Quaresma, do Nuno Mendes e do Joelson estejam prontos a dar o contributo à equipa principal.
Basta ver o que se tem dito sobre as contas do Clube, e o abaixamento do orçamento geral de 25M€ para 21M€… É o “acabar com as modalidades”! Alguém percebo que tem mesmo de ser assim? Que é preciso que sobre dinheiro para se ir pagando a divida com isso?
Não!
É só dizer mal, é só criticar…
E falamos das modalidades!
Agora imaginem que era isto no futebol…
24 Julho, 2019 at 15:06
Resumo Europa-America do Al-croquistao.
24 Julho, 2019 at 15:11
Bom comentário!
Não percebi qual foi a parte que desmontaste mas está bem!
24 Julho, 2019 at 15:25
Nas modalidades “só tem mesmo de ser assim” porque quisestes trazer o basquetebol para fazer figura, mesmo sem condições e sabendo que porias em risco outras modalidades.
Isto não é de alguém que se diz Sportinguista e amante das modalidades, é de alguém que só está preocupado com a aparência e o seu umbigo.
E é também o admitir que o outro era melhor e fazia mais com menos. Isso sim era competência. Aliás os Títulos Nacionais e Internacionais e lucros sucessivos comprovam isso mesmo.
24 Julho, 2019 at 15:32
JHC, lê o que escreveste…
Por favor!
Eu já disse que não teria trazido o basquetebol este ano mas pelos vistos eles conseguiram fazer bem melhor do que eu estava à espera.
Baixaram o orçamento, como tinha de ser.
E cortaram algumas “gorduras” mas não só – sim, algumas modalidades vão sofrer alguma coisa.
E conseguem, como eu disse no final da época 2017/18, poupar para trazer o basquetebol mantendo o orçamento nesse valor dos 21M€. eu pensei que, sendo possível, era mais difícil. Pelos vistos não, até porque parece que o orçamento do basquetebol fica por metade do que diziam.
Mas, vamos ver! É que uma coisa é fazer orçamentos, e outra é eles baterem certo…
24 Julho, 2019 at 16:09
Eu sei. Até fostes o primeiro, se bem me lembro, a assumir o erro do regresso do basquetebol, nesta fase.
Mas isso eu também consigo fazer, comer lagosta durante toda a semana e passar o resto do mês a comer pão com banana(rico em potássio).
Não renovastes contrato com atletas de qualidade que garantiam a competitividade de uma modalidade para alavancar uma nova que não tinha necessariamente de arrancar já. Mas aparentemente não há problema de reduzir a capacidade de outras modalidades. O importante é competir e que o basquetebol do presidente esteja a bombar.
“Mas uma coisa é fazer orçamentos, e outra é eles baterem certo…” Nem mais!
24 Julho, 2019 at 19:03
“Não renovastes contrato com atletas de qualidade que garantiam a competitividade de uma modalidade para alavancar uma nova que não tinha necessariamente de arrancar já.”
Eu ainda não vi isto acontecer.
Tu, já?
24 Julho, 2019 at 19:26
Tenis de Mesa Feminino
24 Julho, 2019 at 17:53
“Não tenho muito a noção de quanto gastará a formação do FM masculino mas é capaz de andar nos 3M€ – pelo que leio na CS.”
“A formação do FM nem deve chegar aos 200 mil euros – se tivermos em conta que diziam que o orçamento de TODO o FM eram 500 mil euros…”
Na segunda frase não quererias escrever “FF” em vez de “FM”?
24 Julho, 2019 at 17:54
Não seria…
“Não tenho muito a noção de quanto gastará a formação do FM masculino mas é capaz de andar nos 3M€ – pelo que leio na CS.”
“A formação do FF nem deve chegar aos 200 mil euros – se tivermos em conta que diziam que o orçamento de TODO o FF eram 500 mil euros…”
24 Julho, 2019 at 19:04
Sim, tem erro. É isso!
24 Julho, 2019 at 19:33
“Para mim parece-me fácil perceber até onde se pode ir e como se deve gerir os dinheiros… “
Fácil.
É fácil gerir um clube de futebol.
Gestores de topo aqui na Tasca.
Santa presunção e água benta.
24 Julho, 2019 at 14:44
pegando nestas últimas frases… se não têm nada de bom pra dizer acerca do vosso clube (será mesmo o clube de alguns..?) para quê dizer… seja o que for… numa base diária, quase hora a hora…’!?
24 Julho, 2019 at 14:52
Ruth Liability, que não faz um comentario de jeito desde o pré-bosman, apela ao silencio.
Parece o bombeiro a apagar fogos na serra de arouca. Nao sabe para que lado se virar.
7 (a) 1!
7 (a) 1!
7 (a) 1!
Só lampioes a tasca.
24 Julho, 2019 at 14:58
tocado…? põe a mão na consciência. pode ser que tenhas uma…
24 Julho, 2019 at 15:00
Ruth Liability em burnout.
24 Julho, 2019 at 15:02
Varandismo animista.
24 Julho, 2019 at 15:02
O popularmente chamado croquette vegan.
24 Julho, 2019 at 20:25
Mais um esforço. Deve ter para chegar o pessoal da risada.
24 Julho, 2019 at 14:54
O melhor mesmo é estarmos todos caladinhos … como eles estiveram enquanto não arrumaram com o único Presidente do clube que inverteu esta merda.
24 Julho, 2019 at 14:59
fala. mas fala coisas com jeito, sabes…?!?
“ah e tal… no tempo do dr. bruno também fazima estas merdas”…
… portanto… tu usas os métodos dos croquettes que tanto criticas, é isso?
24 Julho, 2019 at 20:26
O Jorge Gonçalves?
24 Julho, 2019 at 23:16
O Mongo Quim que andou 5 anos com o carvalho na boca a falar mal de tudo, teve um epifania!
Mais vale tarde que nunca! Ou como diria o estimado Presidente Varandas, o Gago Mental: Tanto vale á tarde como nunca.
24 Julho, 2019 at 14:53
A diferença para os rivais só vai aumentar com o tempo, por isso é que é tão importante ir à Champions e fazer o maior número de pontos lá. Nas últimas vezes que lá fomos, ficámos sempre com 2 tubarões no grupo, as hipóteses de passar eram mínimas.
Quanto ao investimento, há o gastar muito e o gastar bem, com menos vamos ter de fazer mais. Na minha opinião, os mercados servem para ir buscar jogadores titulares, prefiro gastar 10 ou 15 milhões em 1ou 2 jogadores que façam a diferença do que num camião de jogadores em que 90% não prestam, e que para os voltar a vender é um problema.
Qualquer compra que não seja para ser titular é um erro, para suplentes temos que ir à formação.
24 Julho, 2019 at 14:57
e já agora… para o doutor Cherba…
DOUTOR CHERBA… EU NÃO ME ATREVO A PÔR EM CAUSA O SEU SPORTINGUISMO!
o simples facto de seres o dinamizador deste blog há não sei quantos anos dá-te uma legitimidade que poucos associados terão pela teu erforço, devoção e dedicação…
… AGORA… de há um ano a esta parte…?!?!?
Porque uma coisa são críticas construtivas. críticas assertivas. críticas com cabeça, tronco e membros…
OUTRA COISA É A A FANTOCHADA DEGRADANTE de permitires, há um ano a esta parte que…
1) no teu blog gozem diariamente com o clube e até com o nome do clube (spor71ing, dancin clube campo grande, etc.)
2) no teu blog insultem diariamente dirigentes, técnicos, atletas, sócios do clube (“rato fernandes”, por exemplo…)
3) no teu blog permitires que…
i) diariamente os mesmos “avatares” de sempre gozem , insultem e ponham em causa o funcionamento democrático do clube
HÁ PROVAS de churrasquinho..? Vão para tribunal com as provas!
ii) a boa reputação a que toda a gente tem direito
QUEREM INSULTAR GRATUITAMENTE…? tenham a coragem de fazê-lo em vosso próprio nome
iii) estejam sistematicamente a dinfundir boatos, fake news… no fundo a fazer o jogo do PEDRO BERRA.
DITO ISTO…
ESPERO QUE ESTEJAS “ORGULHOSO” do número diários de clicques… que… assim, como assim, que haja algum tipo de benefício com este (t)ASCO
24 Julho, 2019 at 15:04
hehehehheehehehehehe
24 Julho, 2019 at 15:05
Ruth Liability, o provedor da tasca.
Pelo amor da Santa, “o capitao do exercito a vergastar o padre da paróquia”?!
Não havia necessidade.
24 Julho, 2019 at 15:06
Quase li o provador….
Uffa….
24 Julho, 2019 at 15:08
Nao me arranjes sarilhos, pá!
24 Julho, 2019 at 15:09
Pois….temi! Estava a ver que…enfim…
Bom…já passou…
Provedor…Provedor…
24 Julho, 2019 at 15:14
Fds tens que ter uma lata do crl para seres tu a vir apontar o dedo.
Casa-te com o Marco Aurélio pah.
Ao menos só estragavam uma casa.
24 Julho, 2019 at 15:15
Poliamor.
Ruth Liability joga em varios tabuleiros. São varios os interessados.
24 Julho, 2019 at 20:28
Está quase.
24 Julho, 2019 at 23:20
Sporting Sempre, o Quim já está muito á frente disso:
https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/603636/afinal-o-que-e-a-pansexualidade
24 Julho, 2019 at 15:29
Ahahahahahahah
24 Julho, 2019 at 15:25
não há volley hoje ?
24 Julho, 2019 at 15:30
Gajas giras… 🙂
24 Julho, 2019 at 23:18
Ahahahahha
24 Julho, 2019 at 15:32
O paraquedista Quim passou-se…
24 Julho, 2019 at 16:19
Falando de assuntos sérios… Domingo vais a Alvalade ver o nosso Sporting?
24 Julho, 2019 at 18:09
Uau! Fantástico. Isto já não é dobrar a espinha, é contorcionismo chinês.
Todos os pontos de que te queixas foram praticados por ti e pela Confraria no tempo da outra senhora nos mesmíssimos termos ou piores.
Coerência Zero, Hipocrisía Absoluta.
Ou amnésia então.
Seja como fôr, o descaramento é de cair os queixos.
24 Julho, 2019 at 23:24
Andou a Maria 5 anos a seco e a subir paredes e o Joaquim mesmo aqui ao lado na mesma situação. Saltou-lhe a tampa hoje. O mundo é injusto.
24 Julho, 2019 at 23:21
Dancin clube campo grande é muito bom Joaquim. Vou roubar!
24 Julho, 2019 at 23:40
Para os mais atentos, ignorem que o Joaquim fez isto tudo que critica. Durante 5 anos. Ponto por ponto.
“DOUTOR CHERBA… EU NÃO ME ATREVO A PÔR EM CAUSA O SEU SPORTINGUISMO!” — Ó Sousa Martins, sejamos sérios!!
25 Julho, 2019 at 10:33
😉 LOOOOOOOOL 🙂
24 Julho, 2019 at 15:14
Amortizações por si só diz-me pouco, pois não é mais que diluir Contabilisticamente o custo de aquisição de um jogador pelo numero de anos do contrato.
Por isso do meu ponto de vista fazia mais sentido acrescentar à massa salarial o saldo entre compras e vendas de cada época.
Bem sei que os prazos de recebimento e pagamento não têm que ser necessariamente os mesmos, mas sempre diz muito mais que as amortizações.
Para perceber o risco do “investimento” preciso de saber qual o histórico do saldo entre compras e vendas.
Ou seja… Mais que contabilidade ao nível do resultado preciso de analisar o CASH
24 Julho, 2019 at 15:15
O ano do LJ e o primeiro do JJ foram das epocas que mais gostei de ver o nosso Clube (tirando as temporadas de 99/00 e 01/02)
24 Julho, 2019 at 15:26
As de campeão não contam para mim, és campeão logo um gajo adorou.
Mas lembro os 4 anos de Paulo Bento e 1 ano de Peseiro, com alguma saudade.
Com LJ idem.
JJ vi uma onde ver enorme no 1º ano…que passa por cima da 1º época de LJ.
24 Julho, 2019 at 15:23
É fazer como eu no FM, projecto a 6 anos.
Não tocava nesta merda á 3/4 anos.
Tive 3 épocas a tirar a ferrugem, não percebia um caralho disto já.
Fiz pior que Keizer no 1º ano.
Ao 2º e 3º ano fui á Champs.
Ao 4º fui campeão e ao 6º limpei tudo em Portugal e perdi nas meias da Champ’s.
Entretanto vendi o Bruno, Coates e Dost, no total fiz 114M, na 2º época.
Consegui neste tempo ter o Ligt no Sporting 1 ano por 15M (tava encostado no Real) e vendi por 50M ( 😀 )
Lançei o Brás, Rodrigo Rego na equipa principal (ambos vendidos por 30M, entretanto)
Isto tudo pode parecer gozo, mas vai ser o necessário no Sporting, num contexto real.
Uma projecto a longo prazo.
Não acredito que seja isso que a direcção esta a trabalhar.
Mas vejo esta continuidade dos putos no estágio como um bom sinal.
O problema aqui é depender se a bola entra ou não, tanto que o plantel que temos ao dia de hoje, não sendo tão bom como com JJ, chega para lutar pelo o campeonato ou atingir o 2º lugar.
Se sair Coates, Bruno, Acuña ou até Dost (mesmo atualmente não jogar puto), perdemos muito da estabilidade.
A ver vamos.
Também me parece correto dizer que porto e benf@ tão um passo á frente, como sempre tiveram nos últimos anos.
Mas o campeonato é jogado nos outros jogos e ai não pode haver desculpas.
24 Julho, 2019 at 15:56
O problema Stalley, é que é tudo feito na expectativa de sucesso imediato, mas não de forma segura e sustentada. Muito pelo contrário. Lembra-me muito as contas de merceeiro do Miguel em que tens 75M, gastas 45M aqui mais 15M acoli e ainda sobra…
Os nossos sub-18 estão a dar os primeiros passos como seniores e já estão a ser contabilizados como futuras vendas de 30M! Lol! Isto é que é jogar pelo seguro!
Não somos só nós a formar e o que não faltam são jovens promessas por este mundo fora. Ainda agora o Manchester City se prepara para pagar 20M por um puto que é um ano mais velho que Bruno Tavares e um ano mais novo que o Diogo Brás, e que ainda não mostrou nada. Isso sem falar na fábrica de pãezinhos quentes das toupeiras.
Qualquer um dos nossos sub-17 vai necessitar no mínimo de 3 anos para começarem a ser apostas. E depois ainda temos a “capacidade negocial presidencial” a emperrar a engrenagem.
Quando saírem Mathieu, Acunã, Coates, Dost, ficaremos com as futuras grandes promessas mundiais e sem qualquer hipótese de falhar sob o risco de acumularmos mais endividamento e passivo galopante. Isto se chegarmos lá…
24 Julho, 2019 at 16:34
Eu no PES também limpo tudo. E muitas goleadas (mesmo no nível Profissional).
24 Julho, 2019 at 16:05
Uma forma simplista, mas interessante de avaliar a competência de uma direcção será comparar o preço que de aquisição dos jogadores contratados com o preço de venda desses mesmos jogadores (mesmo que efectivadas por outras direcções), esquecendo vendas de jogadores da formação. Existem outros critérios (muitos deles difíceis de avaliar objectivamente), mas isoladamente este é o mais importante. Para além disso é fácil de quantificar.
Neste critério o Bruno de carvalho foi o melhor presidente no Pós João Rocha.Esta foi a principal razão para termos resultados financeiros positivos durante o mandato, termos construído um pavilhão, aumentado o nível competitivo da equipa e nas modalidades.
Ainda é cedo para avaliar o Varandas. Teremos de esperar para ver o valor de venda do Vietto, Doumbia, Plata, Eduardo, Llori, LP, Rosier, Camacho, Borja, Neto etc. O meu palpite é que irá andar ela por ela.
O Sintra foi um desastre, emprestimo de Gudjel custou 4 milhões saiu a zero, o Diaby custou 6 e dificilmente sairá por mais de zero por causa da idade. Só aqui foram -10 milhões em 6 meses e ainda levámos com o Peseiro e venda absurda do Demiral.
A análise da competência de uma direcção na formação é mais complexo, porque :
– o mérito de subir um jogador à equipa A pode ser de direcções anteriores
– o investimento de hoje na formação só dará frutos daqui a muitos anos.
– Não aguentamos um presidente mais de 5 anos
24 Julho, 2019 at 19:46
“Uma forma simplista, mas interessante de avaliar a competência de uma direcção será comparar o preço que de aquisição dos jogadores contratados com o preço de venda desses mesmos jogadores (mesmo que efectivadas por outras direcções), esquecendo vendas de jogadores da formação. Existem outros critérios (muitos deles difíceis de avaliar objectivamente), mas isoladamente este é o mais importante. Para além disso é fácil de quantificar.”
Ora aqui está alguém a dizer algo que eu digo há bastante tempo.
Tens sempre de avaliar o sucesso duma contratação pelo preço que compras e pelo preço que vendes, apesar de não ser só isso que é importante. Toda a gente percebe que o desempenho desportivo também é importante.
Uma boa contratação passa sempre por comprar por X, ter desempenho desportivo, e vender por X+Y. Depois, se é só boa, muito boa, excelente ou brutalmente fantástica, depende do grau do desempenho desportivo e do Y.
Eu não posso deixar de concordar que, no geral, o Bruno de Carvalho foi o melhor dos presidentes dos últimos 30 a 40 anos, neste aspecto. Mas, caramba, olhem que isso só por si não faz dele fantástico neste aspecto porque os outros nem medíocres foram. Foram maus! Ponto. E um medíocre já é melhor que um mau mas não faz dele nem suficiente, quanto mais bom.
Para mim o Bruno esteve ali no limite do 10, só contabilizando este aspecto. Um suficiente à rasquinha! É que contratou muita merda. No meu critério que tens de contratar 4 aceitáveis ou bons em 5 jogadores, não se safa, nem de perto. E não fossem os jogadores da formação a salvar as contas, não sei… João Mário (40M€), Semedo (14M€), Adrien (24M€), Cedric (5M€), Bruma (13M€), Illori (7M€), Dier (5M€), entre outros menores, é que salvaram o panorama porque dos 60 a 70 jogadores contratados são muito mais os que foram uma merda do que os que são mais valias desportivas e deram ou darão dinheiro.
24 Julho, 2019 at 23:37
Não é linear.
Tu podes comprar um jogador por 50M e jogar durante 3 anos em que lhe pagaste 3M por ano. Total: 50+3+3+3=59M + outras despesas, vamos supor… 1M = 60M.
Imagina que ele sai e não recebes nada por ele.
Isto foi um negócio que deu prejuízo?
DEPENDE!
Imagina que, por teres contratado este jogador, aumentaste o merchandising tens mais adeptos no estádio, mais sócios, mais receitas de publicidade.
Imagina que, por teres contratado este jogador, entraste na Champions mais vezes e foste mais longe, encaixando mais dinheiro.
E, consequência da entrada na Champions, valorizaste outros jogadores do plantel.
Por isso… Tudo depende da perspectiva. Não é simples e minimalista como por quanto compraste e por quanto vendeste.
24 Julho, 2019 at 16:11
Por falar em formação, vejam quem abraça Ronaldo após o golo…
https://www.record.pt/multimedia/videos/detalhe/ronaldo-volta-a-fazer-das-suas-o-livre-direto-que-fez-o-empate-no-juventus-inter?ref=HP_DestaquesPrincipais
24 Julho, 2019 at 17:01
As teorias da formação serão todas válidas e respeitaveis…, e/ou nao…, nem sequer as discuto…
Mas tenho uma certeza… A formação, em qualquer equipa do mundo…., particularmente em Portugal, onde a macro-estruturação do futebol, dos clubes de futebol, é muito insipiente… e ‘espertalhaça’ só se consegue, de facto, com… vitorias…
Ganhas e consegues… não ganhas e é tudo posto em causa porque os miúdos têm mais dificuldades, é-lhes exigido mais and so on… and so on…. Ganhas… e até um Felix qualquer vale 120M… That’s the fact….
24 Julho, 2019 at 17:15
Empréstimos na óptica do Markovic, campbell, gudelj (e veremos o Almada) são sempre mau negócio. Sempre.
Um Mathieu (zero retorno financeiro) já é discutível, mas no máximo só pode estar 1 ou 2 no plantel.
24 Julho, 2019 at 19:47
Para mim, contratar um Mathieu não é discutível. Se vier só com prémio de assinatura aceitável, menos ainda.
24 Julho, 2019 at 17:32
Não me importo de ter 1 ou 2 almadas no plantel se forem mesmo craques.
24 Julho, 2019 at 19:27
De volta a um PC vou tentar responder à maior parte das questões levantadas.
1 – Porra, esqueçam os presidentes, são números oficiais, que permitem retirar ilações, do caminho percorrido, onde estamos e onde andam os rivais.
2 – A demonstração de resultados de onde retirei os valores é só uma das peças mais importantes do ReC, permite uma avaliação do desempenho anual das organizações e é com base nele que são tomadas importantes decisões pela Cmvm, AT, Fifa, Acionistas, Bancos, Fornecedores, etc…
Além desta peça temos o Balanço que mostra a situação patrimonial no período e o mapa de Fluxos de Caixa que mostra a origem e a aplicação feita ao capital disponível no período.
3 – Continua haver muita confusão com amortizações, a compra do jogador é um gasto de investimento e não de funcionamento, quando compras, esperas que ele gere rendimento, no caso dos clubes, desportivo, durante a duração do contrato e por via disso é que o custo de aquisição é dividido pelos anos de contrato. Se a meio do percurso o decidires vender, vais determinar a mais ou menos valia, ou seja o valor de aquisição menos as amortizações = valor actual para ti do jogador, se o vendes por menos registas uma perda (menos valias) se o vendes por um valor superior, registas um ganho (mais valia), se o vendes no fim do contrato como está totalmente amortizado o preço da venda é todo uma mais valia.
No fundo, a amortização é o custo, o aluguer, de um jogador comprado por época.
Não há volta a dar, é assim que legalmente funciona e é analisado, podem ir ver as DR e não encontram a rubrica de aquisição de jogadores e por outro lado podem ver no Balanço a rubrica Activos Intangíveis – Valor do plantel.
3 – Especificamente para o Miguel, seria bom que as contas fossem tão simples.
Para está época, admitindo os 80M de rendimentos que falas, que já será um enorme crescimento, este ano o valor será inferior a 70M.
Tens os seguintes gastos, admitindo os 50M em salários, será uma enorme redução pois andamos nos 70M, só nos 10 jogadores mais bem pagos gastas mais de metade do valor e depois ainda tens mais 20 jogadores e todo o restante staff, por isso 50M é optimistas mas vamos fixar.
Nos FSE + Outros Gastos o valor gasto é de 35M vamos admitir que não há aumento pois duvido que haja diminuição significativa (aqui tens comunicação, custo do merchadising, subcontratos, materiais, consumíveis, gastos especializados, alugueres, viagens etc, etc…
Ainda tens as mencionadas amortizações que no ultimo exercício estão a caminhar para os 30M, e com as aquisições de Janeiro e de agora o valor deverá aumentar, vamos fixar nos 30M
E por fim os gastos de financiamento, a caminho dos 10M, não deverá diminuir até porque desde Março terás de considerar o custo da Apolus.
Resumo: +80-50-35-30-10 = -45
E esta é uma versão optimista do caminho espectável, e para cobrir este prejuízo como não tens capitais próprios resta as mais valias com vendas de activos, e o BFernandes já não deve chegar para tudo a alternativa é mais endividamento.
2 – Também levantaram a questão da analise ser feita pelos fluxos, isso só mostra o que se faz com o dinheiro que se recebe e no ultimo mapa disponivel 31Março mostra que nunca se recebeu tanto e que é impossivel existir problemas de tesouraria. São estes os valores:
Em Mar2019, recebeste de facturação 64M + 48M de venda de jogadores + 90 empréstimos, um total de 202M
Em Mar2019 pagaste a fornecedores 26M + salários 60M + compras de jogadores 45M + emprestimos 38M, um total de 169M
Um saldo em caixa de 33 e depois disso ainda se fez mais 22.5M do gelson
Em 2014, ano inteiro estava-se assim:
Em 2014, recebestes de facturação, digamos assim, 27M + 14M de venda de jogadores + 41 de empréstimos, um total de 82M.
Em 2014, pagaste a fornecedores 7M + Salarios 36M + compras de jogadores 17M + emprestimos 21M, um total de 81M
Apenas 1M em caixa.
Conclusão, a não ser que a gestão actual nos surpreenda será muito difícil manter o clube nesta situação, sobretudo quando começa a haver partilha de mais valias, e a criação de talentos que gerem mais valias demora o seu tempo. Um ou dois anos de desastrosa poderá ser impossível de recuperar.
Por vezes há que dar uns passos atrás, e precisamos de apostar em jogadores da formação, que tem salários mais baixos, não geram amortizações e na venda é todo mais valias. Empréstimos e aquisições terão de ser o mais certeiras possíveis (impossível acertar em todas) e com preço compra baixo.
Depois há muitas gorduras para cortar, reduzir o staff e conferir até as facturas de 80 euros é essencial.
Estou com a sensação, e como mostrei acima, o desafogo financeiro está a provocar o adiamento de uma estratégia que é essencial, não só no Sporting como em todos os clubes, ajustar os gastos aos rendimentos operacionais e não contarem com o ovo no cu da galinha, pois quando se aperceberem disso, pode ser tarde muito tarde, os bimbos tiveram uma sorte do caralho e os lampiões vão levando a deles graças ao branquemento do carrossel, até um dia ….
24 Julho, 2019 at 20:15
A tua profissão é ligada à contabilidade ou à gestão?
Só para tentar perceber a base do teu raciocínio.
24 Julho, 2019 at 20:48
O “boneco” quer saber se estás habilitado a falar do assunto, como o cal no marketing, o zenha nas finanças e o varandas… na presidência…oh wait…
Z
24 Julho, 2019 at 20:59
gestao, contabilidade e fiscalidade com muitos anos de experiencia
24 Julho, 2019 at 22:03
Diria que és toc.
Muita teoria e pouca prática
24 Julho, 2019 at 22:28
loooool
diria que és …. olha, estagiário
Já agora talvez consigas dizer que ilações tiras da tua referencia acima:
“Por isso do meu ponto de vista fazia mais sentido acrescentar à massa salarial o saldo entre compras e vendas de cada época.”
Mapa com saldo entre compras e vendas não é documento oficial nem exigido por nenhum entidade, mas como é óbvio é possível extrair do ReC, fiz esse trabalho por ti, agora presenteia-nos com as tuas ilações.
Vendas – compras = Saldo
2012 – 6 – 32 = -26
2013 – 17 – 16 = 1
2014 – 19 – 13= 6
2015 – 28 – 10 = 18
2016 – 8 – 25 = -17
2017 – 93 – 54 = 39
2018 – 34 – 53 = -19
Suponho que quando o valor é negativo, se gastou mais do que se vendeu, o somas aos salários e quando é positivo o deduzas!!!
Então temos:
Salários + ou – vendas =
2012 – 42 + 26 = 68
2013 – 41 – 1 = 40
2014 – 25 – 6 = 19
2015 – 28 – 18 = 10
2016 – 49 + 17 = 66
2017 – 64 – 39 = 25
2018 – 73 + 19 = 92
Se do teu ponto de visto isto é que faz sentido diz lá o que nos diz, que ilações tiras?
24 Julho, 2019 at 23:12
Não tenho a noite toda, vou dizer-te a conclusão que podes tirar.
A gestão anterior entre 2014 e 2018 realizou 182M em vendas e comprou 155M, um saldo positivo de 27M.
Para além disso, segurou activos que já proporcionaram ao sor varandas cerca de 80M (Piccini, WC, Patricio, Jonathan, Gelson, Demiral, etc…) em vendas e mais, até um fantoche consegue realizar mais de 100M distribuidos por BFernandes. Dost, Acuna, Raphinha, Coates e já nem falo no Leão e Podence.
Em resumo, a gestão do gordo maluco, produziu entre compras e vendas um saldo positivo de centenas de milhões, sim centenas de milhões é só somares para uso e beneficio de uma gestão de topo, que vamos ver onde nos vai levar.
Ainda bem que levantastes esta questão, este comentário vai ser muito útil.
25 Julho, 2019 at 1:01
Estas contas já me dizem algo.
Assim fica evidente que de 2013 a 2015 foi feito um caminho de reequilíbrio, até porque convém não esquecer que sem saldo positivo na venda e compra de jogadores estamos no vermelho.
2016 foi um risco assumido com JJ que passava por se em campeão. Foi claramente mudar a estratégia que vinha a ser seguida. Massa salarial a crescer… E saldo negativo mas compras e vendas. Ou seja gastou.se claramente mais do que era “racional”.
2017 foi naturalmente um ano de alguma correção, mas a pressão em termos de tesouraria começou novamente a voltar (2013… Já lá ia).
2018 foi loucura….pelo que é perfeitamente natural que existisse um problema grave de tesouraria para o qual a solução foi a Apolo. Podes discutir se foi a melhor ou pior solução, mas era evidente que a pressão em te os de tesouraria só se resolvia com entrada de cash. E ou se vendia Muito Bem… Ou era inevitável entrada de cash open outra via.
2019 e 2020 terão que ser forçosamente anos de ajustamento, sendo que 2019 não foi.
Quanto à parte da cartilha…abstenho.me de comentar.
25 Julho, 2019 at 10:19
puta de lata
a compra e venda de activos (jogadores) nos clubes será sempre uma questão de oportunidade, planeamento fiscal e de fair play e de paciência para fazer os melhores negocios.
justificação oca, sem fundamento, repleta de frases feitas para concluires aquilo que é evidente pela evolução dos gastos, qualquer deles, e justificares a bacorada de misturar salarios com compra/venda de jogadores, sabendo que fazer os negocios uma semana antes ou uma semana depois altera de imediato toda e qualquer conclusão.
quanto à cartilha estaremos por aqui para lembrar que além dos milhões da nós tambem existia um plantel de milhões para a gestão de topo gerir, e que até ao momento já produziu mais de 100M à gestão do varandas.
já perdi demasiado tempo contigo
passe bem
24 Julho, 2019 at 23:37
Diria que és parvo…
Z
24 Julho, 2019 at 19:42
A somar a isto o modelo de negócio que começa a ganhar forma é uma pá (para não dizer retroescavadora) para nos enterrar mais.
Uma sad como o Sporting, além de procurar o sucesso desportivo, deve formar/contratar para mais tarde gerar mais valias.
Jogadores emprestados ou que possuímos apenas parte do passe devem estar limitados ao mínimo. Na minha opinião, nunca.
Ora, com uma boa parte do plantel ou formação alienados a terceiros estamos a colocar a parte de leão das mais valias em entidades extra sporting. Isto quando as parcerias correm bem e só vêm craques que nos ajudam a ganhar.
Quando corre mal é que e pior… (Os defensores deste tipo de negócio parecem achar que magicamente só vêm craques, 200% de certeza…). Neste caso assumimos nós a parte de leão do prejuízo pois somos nós que pagamos os salários e deixamos de apostar num jogador 100% nosso.
Enfim, até já tivemos variados exemplos práticos no Sporting, mas a memória é tramada.
24 Julho, 2019 at 20:30
Modelo simplista
Cenário “é só craques com 100% de certeza”
1- jogador parceria 50/50
(a) custo de aquisição: 10M€
(b) salários 2M€/ano
(c) 2 anos de sucesso no clube
(d) venda: 30 M€
mais valias SCP= (d)*0.5-((b)*(c)+(a)*0.5)= 6M€
mais valias parceiro= (d)*0.5-(a)*0.5= 10M
2- jogador adquirido a 100%
(a) custo de aquisição: 10M€
(b) salários 2M€/ano
(c) 2 anos de sucesso no clube
(d) venda: 30 M€
mais valias = (d)-((b)*(c)+(a))= 16M€
3- jogador da formação
(a) custo de aquisição: 0M€
(b) salários 2M€/ano
(c) 2 anos de sucesso no clube
(d) venda: 30 M€
mais valias = (d)-((b)*(c)+(a))= 26M€
Cenário “só nos saem cepos”
1- jogador parceria 50/50
(a) custo de aquisição: 10M€
(b) salários 2M€/ano
(c) 2 anos penosos no clube
(d) dispensado
prejuízo SCP= (d)*0.5-((b)*(c)+(a)*0.5)= -9 M€
prejuízo parceiro= (d)*0.5-(a)*0.5= -5M€
2- jogador adquirido a 100%
(a) custo de aquisição: 10M€
(b) salário 2M€/ano
(c) 2 anos penosos no clube
(d) dispensado
prejuízo SCP= (d)*0.5-((b)*(c)+(a)*0.5)= -14 M€
3- jogador da formação
(a) custo de aquisição: 0M€
(b) salários 2M€/ano
(c) 2 anos penosos no clube
(d) dispensado
prejuízo SCP= (d)*0.5-((b)*(c)+(a)*0.5)= -4 M€
24 Julho, 2019 at 21:17
Pois simplista, partes do sporting que o clube é um entreposto, mas o objectivo dos clubes não é comprar e vender jogadores, mas sim competir para vencer.
quando compras um jogadores estas pensar no rendimento que ele te vai dar nos anos em que o contratastes e o valor do passe + o salario é o que pagas para usufruir do jogador.
O brahimi, por exemplo, o passe custou uma pipa de massa, foram pagos salarios e sai a custo zero, nessas contas dá um prejuizo monumental, quando efectivamente, o valor que ele acrentou ao porco durante o contrato custou os salarios + o passe, se foi dinheiro bem investido só os adeptos do porto poderão dizer
O cr7 a caminhar para o final de carreira, se ninguem pagar os 100m à juventus será um prejuizo enorme, o facto de contar com ele 2 ou 3 anos não vale nada?
24 Julho, 2019 at 21:51
Este estudo revela que os all in do Godinho e do Brunete não dão títulos. Se a estratégia mais arriscada não significa títulos, mas vale adotar outra mais sensata. Acho que esta Direção topou logo isso no primeiro dia e os 8 jogadores da casa nos convocados manifestam isso também, assim como a política do “ganhas demasiado para o que rendes, adeusinho Maria Ivone” e do despachar entulho, quer por poucos milhões, quer a custo zero. Estou moderadamente otimista pq finalmente alguém percebeu.
24 Julho, 2019 at 23:32
A aposta na formação tem sido uma *emoji poia*.
Largar miúdos em empréstimos aleatórios não promove um *emoji courgette*.
Os jogadores, a serem emprestados, têm de ser com critério, têm de evoluir, de ser acompanhados, e depois integrados na equipa principal.
Nem falo em ter 3 ou 4 centrais (exemplo) para desenvolver, e depois ir buscar mais 2 ou 3 a tudo quanto é canto para “apostar”.
PS: expliquem como em negócios tipo Markovic ou Gauld (ou gudelj, para distribuir pelas aldeias) o clube não se ressente. Há dinheiro para despejar. Mania tuga , desde que no fim do dia sobrem cinco tostões no bolso, as finanças foram bem geridas.