Na época de 2016/2017, Bruno de Carvalho decidiu e bem aumentar o investimento na secção de andebol. Isto conduziu à chegada de jogadores de qualidade inequívoca para o nosso clube.
Zupo fracassou e a meio da época veio Canela… um homem da casa que uniu pontas, cerrou fileiras, conquistou o bicampeonato e fez história na Liga dos Campeões ao chegarmos aos oitavas-de-final! O meu maior e sincero agradecimento a ele e a toda a sua equipa técnica… Mas, sejamos francos meus amigos, nesta época foi bem notória a diferença de qualidade no treinador entre nós e a equipa que viria a conquistar o campeonato. Enquanto que uns viviam maioritariamente de rasgos e inspiração dos seus melhores jogadores… outros sobressaíam pelo coletivo e pela qualidade tática!
Apesar do processo não ter sido conduzido da melhor forma (vejamos o caso de Carlos Carneiro que renova contrato e mais tarde é dispensado) a reformulação da equipa era necessária. Jogadores como Carlos Carneiro, Cláudio Pedroso, Pedro Solha e Bosko, merecem toda a minha admiração por todo o esforço e dedicação ao Sporting, mas já não chegam para um sporting que quer lutar por determinados objetivos.
Garantimos até agora 2 reforços:
Gonçalo Vieira: 21 anos. Proveniente do Águas Santas, é um jovem valor que joga sobretudo a lateral esquerdo. Um jogador para o imediato, e que pode ser um caso sério no futuro.
Mladenovic: 25 anos. Segundo palavras de Thierry Anti no seu Twitter, este jogador chega sobretudo para ajudar na defesa. O sérvio atuou na temporada transata no Dobrogea Sud Constanta, onde jogou frente ao Porto na fase de grupos da EHF.
Neste momento ainda residem algumas dúvidas na constituição do plantel. Fábio Chiuffa ao que se diz estará de saída e o seu substituto poderá ser Francisco Tavares, jogador da formação do Sporting que na época transata esteve emprestado ao Boa-Hora. Na mesma posição, o próprio Valentin Ghionea que foi quase sempre a primeira opção, ainda não é totalmente certo que continue de Leão Rampante.
Para a posição de lateral-direito vai ter que chegar um novo jogador. Na minha opinião, o acerto na contração do mesmo será preponderante para o nosso sucesso. Os entendidos dizem que neste desporto, os grandes jogadores acertam os seus contratos no máximo dos máximos até maio. Isto leva-me a concluir que: ou o Sporting tem um trunfo na manga e esse jogador já estará assegurado ou então iremos ter mais uma época com inúmeros problemas nesta posição.
Acrescentar ainda algo que considero importante. O Sporting para a posição de lateral esquerdo tem 4 jogadores de grande qualidade: Frankis Carol, Edimilson Araújo, Pedro Valdés, Gonçalo Vieira e ainda um jovem da formação a quem eu auguro um enormíssimo futuro, o Salvador Salvador. Por outro lado, a lateral direito o Sporting não tem sequer um jogador de raiz. É provável que um dos acima referidos vá derivar para a lateral direita, mas mesmo assim continuo sem entender esta assimetria.
Caros tasqueiros, a prosa já vai longa, mas deixei o melhor para o fim. Thierry Anti é, até ao momento, A CONTRATAÇÃO. Proveniente do Nantes, é reconhecido por todos como um dos grandes técnicos do andebol mundial e tal como o próprio referiu “É para dar espetáculo!”. E que assim seja Monsieur!
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Ventus109
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
24 Julho, 2019 at 9:54
Tem sido um prazer acompanhar os últimos anos de andebol do Sporting. Esta época já teve algumas peripécias, nomeadamente a renovação de contrato ao Carneiro, seguido da sua dispensa. Penso que o caminho do Carneiro no Sporting já havia chegado ao fim, mas não se compreendeu a trapalhada do processo. Certamente que o Carneiro não ficou muito satisfeito e, para o clube, deixa uma imagem de incompetência.
Existe, também, muita indefinição em torno de quem fica, mas não acredito que haja mais saídas (para além do Chiuffa).
LD precisa-se. Um, no mínimo.
Vamos recuperar o que é nosso e, como diz o nosso treinador, com espectáculo.
24 Julho, 2019 at 10:26
Malta, o Carneiro AINDA não foi embora. Cuidado
24 Julho, 2019 at 10:16
Gonçalo Vieira é central, e tem feito a posição no Mundial. Acredito que seja a alternativa ao Ruesga.
Ghionea disse, quando Portugal foi à Roménia jogar, que ficaria mais um ano.
Concordo na análise ao Canela.
Uma curiosidade: há 2 anos kopko e bozovic foram encostados, o ano passado idem para Boško.
Curioso para ver o papel do Frankis. LD, LE, ou defesa.
24 Julho, 2019 at 10:17
Belo post. Espero que continues a escrever sobre o assunto de forma mais regular
24 Julho, 2019 at 10:26
Faço minhas estas palavras.
24 Julho, 2019 at 10:42
Concordo !
Tá visto que temos tasqueiros que transbordam conhecimento nas várias modalidades !
é aproveitar Cherba 🙂
24 Julho, 2019 at 10:19
Boa análise, tem sido um privilégio ver os talentos que têm passado pela nossa equipa de andebol, e estou com grande curiosidade de ver esta equipa conduzida por um treinador top.
No entanto a meu ver com o plantel actual, estamos atrás do Porto, e mesmo o Benfica que era claramente inferior reforçou-se muito.
A meu ver para termos boas chances de sermos campeões precisamos de 1 LD que faça a diferença, e apesar do ingresso do sérvio essencialmente para defender é necessário outro homem no centro com envergadura para defender, temos dois bons pivots ofensivos mas defensivamente precisamos de jogadores mais fortes do género do Kopko.
De resto para as pontas se Ghionea continuar estamos bem.
Já li também algures que Carneiro afinal continua, e também ainda não vi a confirmação oficial que Chiuffa sai, esta é a modalidade que está mais atrasada no planeamento, mas espero que a equipa ainda se consiga reforçar de modo a ficar equilibrada.
SL
24 Julho, 2019 at 10:41
Concordo com a analise quanto à necessidade de um pivot defensivo. Tirando Valdés faltam muitos cms, kg e agressividade a defender pelo centro a esta equipa.
Kopko teria dado muito jeito.
24 Julho, 2019 at 10:29
Estamos falidos…….nao há dinheiro….. As modalidades já vão começar a sentir o tão prometido desinvestimento….. Já tivemos a nossa época de glória….. Agora vamos voltar ao atletismo femenino e Futsal…… Rezar para que os lampiões não se lembrem de investir uns euritos nestas duas modalidades……. Caso contrário só nos resta gritar FIVELASSSSS
24 Julho, 2019 at 10:46
Com as quotas que pagas seremos novamente campeões.
24 Julho, 2019 at 10:48
Independentemente de concordar (ou não) com o seu comentário, que tal falar alguma coisa que seja do post em causa? Alguma opinião contrária à do autor? Dúvidas em relação a entradas e saídas? Inputs sobre o que quer que seja que tenha sido escrito?
O Ventus perdeu tempo para escrever (e bem) o que escreveu e ao menos, antes de começar a debitar desconversa (que, volto a dizer, até posso concordar ou não), é de fazer no mínimo um comentário ao post em si. No mínimo.
O meu comentário? Muito bem escrito, elucidativo (apesar de ser uma opinião, mas parece ser equilibrada e independente) e abre boas perspectivas para o futuro, mesmo com o plantel muito por definir, por a melhor contratação ser a do treinador. Fico sempre mais descansado (bons treinadores desenvolvem quem já está cá, por isso…).
De resto, concordo com o seu comentário, Marta. É ridículo o desenvestimento.
24 Julho, 2019 at 12:17
Um post de grande qualidade, e os mesmos de sempre com os dramas também de sempre.
Não há remédio !!!
24 Julho, 2019 at 10:53
Bom post espero que seja para continuar.
24 Julho, 2019 at 10:57
2 pequenos apontamentos:
– Carneiro e Ghionea estiveram presentes nos exames médicos
– Gonçalo Vieira tem jogado a central no Campeonato Mundial de Juniores e juntamente com Diogo Silva e Luís Frade (que tem jogado condicionado) têm sido os melhores da nossa seleção.
SL
24 Julho, 2019 at 11:38
O post é muito bom…..mas para quem acompanha andebol …..sabe perfeitamente que nao nos reforçamos ate a data……..quem entrou nao vem acrescentar muito mais dos que la estao e estavam plo mens no imediato.
Nao tenho questoes a colocar ao autor do post……
E sim deixei de pagar cotas e enquanto os croquetes la estiverem nao vao fazer jantaradas á minha custa.
Julgo que os 71 conseguem mto bem sustentar o clube…….
24 Julho, 2019 at 12:33
Posso concluir, então, que foste sócia de um clube porque era presidido por quem querias e que deixaste de ser sócia quando essa pessoa saíu?
Se a fidelidade a um clube se mede pela devoção que se tem à pessoa que o dirige, duvido que esse clube alguma vez consiga ser grande… (felizmente que não estava a falar do Sporting Clube de Portugal)
24 Julho, 2019 at 12:47
Liondamaia cada um conclui o que quiser do mesmo modo que cada um (ou uma) faz o que quiser. Os motivos para ser sócio ou deixar de ser são vários e pessoais. A Marta justificou os seus. Está no seu direito e, quer se concorde ou não, não é essa sua escolha que a torna menos sportinguista. Que eu saiba existem milhões de sportinguista e não chega a haver 100.000 sócios, Será que isso faz dos adeptos menos sportinguistas que os sócios?
Que eu saiba também, haverá, entre as diferentes motivações para se associar, algumas que não têm nada que ver com a paixão clubista. Luis Filipe Vieira não foi durante anos sócio do SCP, segundo ele para ter o filho na Ginástica?
Essa mania que se é mais sportinguista que os outros , por isto ou por aquilo, revela muito sobre a verdadeira paixão de cada um (e acho isto válido para qualquer “tendência”)
Saudações leoninas e mais tolerância
24 Julho, 2019 at 15:47
Meu caro, a questão que deixei à Marta -a que ela respondeu e eu ainda comentei- é muito específica, nada tem a ver com a abrangência que pretende e que nos arrastaria, argumento para aqui, argumento para ali, até para além da hora de jantar.
Contudo e porque fala no Vieira, acrescentarei que, disse-se por aqui, conseguiu ser sócio dos 3 grandes em simultâneo e com quotas em dia…
Mas também se diz (ou, talvez, apenas constou) que esse artista trazia na pasta um plano para aplicar no Sporting… se o deixassem.
Tendo sido recusado, veio até mais a Norte e… a que porta ele foi bater!
Daqui terá regressado “às origens”, entrado no negócio de escavação de túneis para toupeiras e afins e negócios correlativos e… o que mais vem constando, desde há anos.
Mas há muita má língua nestas coisas, pois a clubite deforma as mentes, dizem.
SL
25 Julho, 2019 at 0:11
Será que estaríamos tão mal assim?!?
Ele é mai porque está no carnide. Se estivesse no nosso clube a ganhar títulos todos os anos…
Espera, era preciso que o deixassem lá estar e se a máfia dele fosse diferente da da croquetada já não daria…
24 Julho, 2019 at 19:11
Caro Álvaro, aqui estão as razões (selon lui-même) pelas quais o nosso Chapo nacinal foi sócio dos 3 grandes:
https://www.youtube.com/watch?v=IGF_wCeoJRw
SL
24 Julho, 2019 at 13:27
Podes concluir o que bem te apetecer.
Já expliquei mais do q uma vez o pk de ter deixado de ser sócia!!!!
24 Julho, 2019 at 15:17
Eu sei, já li mais que uma vez, Marta.
Só que não consigo compreender esses motivos (deixar de ser presidente quem eu quero ou o presidente não ser quem eu quero) para cortar a filiação a um Clube (o Sporting, no caso) de quem diz que gosta muito.
Diz que gosta muito… e eu acredito que goste, daí a minha perplexidade.
SL
24 Julho, 2019 at 12:47
Os extremos tocam-se. Os anti-Bruno eram como tu mas de sinal contrário.
24 Julho, 2019 at 14:18
Mladenovic parece-me reforço. Mas precisamos de mais.
24 Julho, 2019 at 11:01
É a minha maior curiosidade em relação ás modalidades para o próximo ano. Qual vai ser o crescimento da equipa de Andebol com o novo treinador e com a reforma de vários jogadores.
Alguém sabe se o Carneiro sempre vai ou fica?! Renovou, disse-se que foi dispensado, entretanto já li que afinal ficava…Já há alguma coisa certa?
Espero voltar a ganhar o caneco! É muito importante voltar a ganhar.
24 Julho, 2019 at 12:22
O treinador não contava com ele.
Mas não devem ter chegado a a€ordo para rescindir.
24 Julho, 2019 at 12:24
Então por enquanto fica no plantel é isso?
24 Julho, 2019 at 12:30
Ao que parece, sim.
Tem contrato…
24 Julho, 2019 at 15:08
Ok.
Pensei que tinha mesmo saído…
24 Julho, 2019 at 15:08
Obrigado!
24 Julho, 2019 at 12:51
Nuno, o treinador já está a trabalhar há mais de 2 semanas, o Carlos Carneiro continua no Sporting e parece que até já renovou.
O que ainda torna mais errático o comportamento de quem dirige os destinos do Clube e da secção, mas também nos deve levar a comedir as nossas conclusões.
UM ABRAÇO E SAUDAÇÕES LEONINAS
24 Julho, 2019 at 12:53
Renovou ANTES do ANTI chegar
24 Julho, 2019 at 12:56
Renovou com Canela e Galambas.
O que não invalida o erro.
24 Julho, 2019 at 14:17
Pois, mas a comunicação de que iria ser dispensado terá sido feita antes da entrada em funções do Anti e após este já contratado, o que levou muita gente a deduzir que tinha sido uma vontade do treinador. Afinal este está em funções há duas semanas, o Carneiro continua e até fez já os testes médicos, o que parece contrariar a dispensa ou que esta teria sido indicada pelo novo treinador.
Um abraço e saudações leoninas
24 Julho, 2019 at 15:06
O treinador está em funções há 2 semanas mas contratado há mais tempo.
A dispensa é posterior à sua chegada.
24 Julho, 2019 at 11:27
Bom post, Ventus.
Espero lê-lo mais vezes por aqui.
Li algures que a saída de Carlos Carneiro foi revertida. Alguém sabe?
Bom ver o regresso de Francisco Tavares e a aposta em Salvador Salvador.
Curioso para ver o que Anti trará de novo à equipa.
24 Julho, 2019 at 11:41
Ok, já li o comentário acima, Carneiro fez exames médicos.
24 Julho, 2019 at 11:50
Só um pequeno update – carneiro irá continuar como leão. Num verdadeiro volte face, depois de ter renovado por 2 anos, para algum tempo depois ser dispensado, agora volta a ser chamado, porque ou continuava a jogar, ou acabava a carreira (o Madeira SAD nunca foi opção, ao contrário do que se disse).
Acho que Mladenovic irá também atacar, embora a defesa será o seu principal foco. Acho até que se calhar, neste momento já poderá não vir o lateral direito e um dos destro irá desempenhar a função, como em anos anteriores. A contratação ficaria assim adiada até haver oportunidade de contratar um jogador que faça diferença. Até porque não pode ser um qq. Como Ruega e os nossos pivots não defendem, o Lateral direito terá obrigatórimante que atacar e defender, sob pena de termos sempre que efectuar 3 substituições nas transições defesa-ataque e vice versa.
Acho até que era importante o reforço da defesa com um 3º pivot que só defendesse. Alguém forte fisicamente que fosse um bicho naquele bloco central, e que, em caso de lesão do Frade e do Tiago, pudesse fazer uma perninha no ataque.
24 Julho, 2019 at 14:21
Um bicho a defender sim. Tem sido o Valdés mas nao chega.
24 Julho, 2019 at 12:07
Bom post, gostei muito.
24 Julho, 2019 at 12:26
Epá, bela posta. Espero mesmo que partilhes a tua opinião regularmente.
Este ano é para ganhar. Quem contrata este treinador, não tem outro objetivo.
Lateral direito, precisa-se urgente!!!
24 Julho, 2019 at 12:30
O sérvio vem para defender.
Este ano haverá europeu, o fecepe irá levar 6 a 8 jogadores à selecção, pode pesar no factor desgaste.
24 Julho, 2019 at 12:50
Eles vão quebrar. Ahahah.
Mais a sério, a LC este ano fez-nos mossa.
24 Julho, 2019 at 13:02
Faz mossa… torneio curto.
Se bem que este ano a pausa não nos ajudou em nada.
24 Julho, 2019 at 15:59
Os fruteiros começaram a trabalhar esta equipa há um ano atrás
-têm, pelo menos, essa (grande) vantagem sobre nós.
24 Julho, 2019 at 12:40
Vamos lá assistir ao espectáculo
24 Julho, 2019 at 12:46
O que desejo…?
Um Leão vencedor em todas as frentes…
Sporting Sempre…!
SL
24 Julho, 2019 at 13:34
Ontem dispensou-se o Joao Monteiro para não se ir à LC, hoje desinveste-se no andebol.
Rua Fivelas!!
24 Julho, 2019 at 13:43
Ahahahahaha
24 Julho, 2019 at 13:48
Obrigado Ventus é sempre um prazer discutir a minha modalidade preferida
Agora os comentários, embora o andebol esteja mais atrasado na planificação da época eu acho que é normal, porque investimos num novo treinador e ele vai trazer os “jogadores” dele, o Zuppo como disseste falhou, mas os jogadores que “vieram” com ele, a começar pelo Ruesga foram campeões, nesse ano e no seguinte não teria existido aquele Sporting avassalador sem o contributo do Zuppo (ele dava era um grande director da secção….)
O Prof Canela de quem eu gosto muito e que foi bi-campeao sem ter um LD que se visse, isto só para dizer que ele não é assim tão limitado tática e estrategicamente como dizem, mais fez uma carreira inacreditável na elite europeia sem ter uma posição de campo a de LD (imaginem o Nuno Dias a jogar sem um fixo de raiz, ou sem um dos alas) mas o Prof Canela dizia eu, o projecto de vida dele não passa por ser, neste momento, treinador principal numa equipa profissional, aliás ele quando renovou, ainda no tempo do BdC, já tinha mais ou menos decidido que ia voltar a dar aulas, tem a ver com a família, portanto neste caso específico não posso em boa fé atribuir culpa alguma a esta direção.
O miúdo do águas santas acho que joga preferencialmente a central, vai aprender muito com o Ruesga, o desequilíbrio entre a LD e a LE é um facto mas qualquer um que saísse era uma perda enorme, adaptar um ou dois para defender é um para jogar a LD (como já foi feito a época passada) parecem-me o ideal para os rentabilizar, mas precisamos desesperadamente de um LD de raiz que faça a diferença.
No resto estamos bem servidos de pivôs, pontas, a não ser que o ghuionea saia o que seria um descalabro, guarda redes e inclusive jovens esperanças, o Salvador, Salvador que mencionaste não é o único temos lá outro “Salvador” que joga a meia distância e/ou central que é um miúdo com um potencial brutal, brutal mesmo…
Estou moderadamente entusiasmado, temos um plantel com lacunas, mas com muita qualidade também é um treinador de topo, agora depende dos jogadores que o nosso treinador “trouxer” de conseguirmos resolver o problema do LD e da profundidade que conseguirmos dar ao plantel, não esquecer que embora não tendo sido campeões vamos jogar a liga dos campeões por escolha da federação europeia…
SL
24 Julho, 2019 at 14:47
Só FALTA mesmo um pivôt defensivo e um lateral direito de classe e estamos com o plantel fechado.
Para mim: Wilson Dayvies e aquele tunisino do Dinamo Bucareste, que era uma besta
24 Julho, 2019 at 18:44
Porquê o pivot defensivo?
Porquê o Wilson?
24 Julho, 2019 at 19:00
Grande post Ventus 109, espero ler muitos mais de Andebol cm esta qualidade.
24 Julho, 2019 at 21:02
Boa posta!
Na minha opinião o facto de ainda não termos um LD é o factor competitivo mais crítico.
Na baliza estamos bem, Scok estará de regresso em breve e os outros dois dão garantias. Na PE Ivan N. e Bingo são dois valores seguros, como Pivot Rocha e Frade são Top e na PD teremos Ghioneia e Tavares. Na primeira linha o posto de LE está muito forte com Frankis, Pipo e Valdez, havendo ainda outra de Mladenovic e Salvador na posição de LD para já temos Frankis e Pipo. Há a possibilidade de chegar um atleta internacional (indicação de Anti) mas ainda não houve acordo total. Como central temos Ruesga e G. Vieira com Carneiro como terceira opção. Uma nota final, Carneiro nunca foi dispensado e notícia que correu na CS nunca foi confirmada pelo Sporting.