Com o teste mais complicado, veio o melhor jogo da época. Em terras de Tio Sam, frente a um Liverpool quase sempre superior e com um ritmo bem mais forte tendo em conta que ambas as equipas entram em competição sensivelmente ao mesmo tempo, o Sporting fez pela vida.
Keizer mexeu no 4-3-3, transformando-o num 4-4-2 onde Vietto teve oportunidade de surgir mais junto ao ponta de lança, Luiz Phellype e Bruno Fernandes desenhou quase todos os seus movimentos a partir da esquerda. E foi daí, numa diagonal, que logo aos 5 minutos saiu uma bomba para frango de Mignolet.
O Liverpool não tardou a reagir e acabaria por chegar ao intervalo a vencer por 1-2, com o segundo golo a nascer de mais um erro de Ilori, cada vez mais um caso de estudo no porquê de fazer parte do plantel. Pelo meio, o mesmo Ilori podia ter marcado, Wendel atirou uma bola ao poste e Vietto, jogando na posição que é a sua, mostrou diversos pormenores de classe, embora falhando o empate mesmo à beira do intervalo.
No segundo tempo a toada manteve-se, com o Sporting a parecer confortável no seu papel expectante, de linhas mais juntas e compactas, no fundo a receita que lhe valeu conquistar duas taças na época passada. E chegou ao empate quando passavam dez minutos do recomeço, numa bela jogada que terminou em assistência de Bruno Fernandes para Wendel.
Van Dijk acertou na trave, Raphinha permitiu que Mignolet se redimisse com bela defesa e numa partida com ritmo acelerado e correrias de um lado e de outro, os Sportinguistas viram Wendel agarrar o jogo pelo fundilhos, Doumbia serenar e encontrar o seu espaço na posição seis, Thierry Correia gritar “presente!” à esquerda e à direita da defesa, Jovane voltar a entrar e a agitar, Plata chegar sem vergonha e pregar uma cueca ao trauliteiro Milner e Eduardo Quaresma ocupar o lugar ao lado de Coates e deixar sinais muito prometedores.
O Sporting 2019/20 continua sem vencer, mas fez claramente a sua melhor partida. Resta um teste, frente ao Valência, antes de defrontar o benfica, na Supertaça, mas, mesmo com mais um empate, existiram sinais que permitem ver o céu com menos nuvens.
25 Julho, 2019 at 14:45
Visconde da Pica a acompanhar a bola…
Há 14 horas
“Porque crl nao pára de dar reportagens do Paços de Ferreira? Vai á Champions?”
“Os jogos da Champions este ano começam tarde pra crl. Mais valia termos ido á Liga Europa #SportingLiverpool”
“O hino dos USA calha mesmo bem antes deste jogo #SportingLiverpool”
“Espero ouvir Maria José Valério a seguir #SportingLiverpool”
“Este guarda redes é muita bom #SportingLiverpool”
“O Liverpool está a acusar a falta do Rafael Camacho #SportingLiverpool”
“Era meter o Matheus Pereira na 2a parte #LFCSCP”
“Mama Baldé no banco e este gajo mete o Ilori a lateral direito #LFCSCP”
https://twitter.com/ViscondeP/status/1154196418036424710
25 Julho, 2019 at 14:47
Quando jogas o talão do euromilhões borda fora! ♂️
https://twitter.com/FCS01975/status/1154132584521261056
25 Julho, 2019 at 16:03
É pedir os 40M€ ao marreta do Cintra…
Só por isto se vê que estrutura no Sporting era zero!
25 Julho, 2019 at 17:16
Auditoria forense, processar por gestão danosa ?
25 Julho, 2019 at 17:25
agora a “estrutura” é que tem culpa que o vigarista do cintra, torres pereira e restantes indígenas tenham andado a meter guito ao bolso… ganha juízo!
Dizer que “despacharam” o jogador daquela forma porque desconheciam o seu potencial é passar um atestado de estupidez a quem quiser engolir esse “filhote da golpada”… mais um.
25 Julho, 2019 at 20:47
Há tua volta é só gente desonesta e incompetente!
És a 2ª pessoa que “conheço” assim…
25 Julho, 2019 at 15:11
Na segunda parte gostei dos putos defesas. Thierry esteve bem à direita e à esquerda, o Mendes entrou bem e o Quaresma também. Gostava mesmo de despachar o Ilori e ficar com o Quaresma na equipa principal (e a jogar nos sub23 quando os centrais estiverem todos disponíveis). O Thierry disse “presente” numa altura que não temos mais ninguém…a mim pelo menos deixou a duvida se não vale a pena ser aposta. Ainda por cima com os 2 defesas direitos que parecem mais para ocupar os médicos do que para jogar.
O M. Luis está mesmo a precisar de jogar. Emprestem o homem…
O Bragança é que devia estar a jogar ali mais tempo. É o que tem lá tudo para jogar ali…
O Eduardo…sinceramente…não me está a convencer. Mas é cedo…veremos.
Dost…isso está difícil. Não é modelo de jogo para ele e sem oportunidade de marcar…
Os alas também disseram “presente”. Plata e Jovane a mostrarem dinâmica que levou a equipa para a frente…
25 Julho, 2019 at 15:25
Então? Pelo vistos já se pode dizer que infelizmente Miguel Luís não joga um caralhinho?
Não tem corpo, não tem rotação, só joga para os lados e para trás… E deve ter é uma granda cunha para ir a seleção e para estar onde está. Só na cabeça de peseiro e do corrupto peixe é que aquilo pode dar jogador.
No clube temos muito melhor na formação. Ver Gauld sem uma única oportunidade e ver Miguel Luís a ter em catadupa… Enfim… Espero que Bragança, esse sim jogador, não saia.
Vocês demoraram um ano para ver… Mas finalmente vêem a luz!
25 Julho, 2019 at 15:44
Ahhh Plata… 3° melhor jogador do Mundial de sub 20 com apenas 18 anos.
Muito mais talento que Jovane, Diaby, Acuna… Não se esqueçam que o mercado da muito mais facilmente 70 ou 80 milhões por alguém com 18 ou 19 anos do que por alguém com 22.
Não o ponham a jogar não!
25 Julho, 2019 at 15:48
Ilori é para despachar e quem o contratou tem que pedir desculpas ao adeptos. Está no top 5 das piores coisas que alguma vez vi a vestir o manto sagrado, e já vi mta coisa…
O Cornetto é só das coisas mais absurdas que já vi. Ontem mais do mesmo, e não estava na esquerda…ou seja o rapaz é mesmo fraco.
M.Luis que já elogiei aqui, parece que estagnou completamente e tem um defeito que para mim define logo um jogador, recebe a bola não interessa onde e como….e vira-se imediatamente para trás. Fraco.
Os miudos que entraram fizeram um bom trabalho, Thierry esteve mto bem. Se o Nenuco contra o Valência voltar a colocar o Ilori temos um caso de demência e podemos dispensa-lo com justa causa, poupa-se uns trocos.
Raphinha mto mal no ataque, melhor a fechar.
Wendel fez um jogão e BFernandes apesar de rato é um jogador de outra galáxia.
25 Julho, 2019 at 15:49
Ah e o Plata…parece-me que aquilo bem orientado e temos craque.
25 Julho, 2019 at 15:54
Faltou destacar o Neto.
De resto é mais ou menos isto.
Espero mudar de opinião quanto ao Vietto.
25 Julho, 2019 at 16:00
Sim, o Neto esteve igualmente bem.
25 Julho, 2019 at 15:52
Muitos se admiram, acham estranho e até aproveitam para criticar o treinador por ter colocado o Thierry como lateral esquerdo. Deve ser por ignorância , desconhecimento ou apenas para dizer mal, pois o Thierry fez a maior parte da sua formação , nos sub 15. sub 17 e sub 19 nessa posição, jogando normalmente o João Oliveira como lateral direito. Via todos os jogos na Academia e até cheguei a pensar que era lateral esquerdo de raiz, por isso não vale a pena dizer que o treinador gosta de inventar só porque sim.
25 Julho, 2019 at 16:04
Thierry tem capacidade para se afirmar ao mais alto nível?
25 Julho, 2019 at 16:10
E jogou bastante bem ontem / hoje nessa posição.
25 Julho, 2019 at 15:57
Jogo contra uma excelente equipa, num campo pouco largo que dificultou o futebol praticado por ambos.
Poder físico impressionante dos jogadores do Liverpool. Mesmo assim, os nossos bateram-se bem.
Temos feito a pré-época sempre em crescendo com os jogadores a darem sinais de evolução, com algumas, poucas, excepções.
Falta o jogo com o Valência e depois começa oficialmente a competição da época 2019/20.
Não saindo o Bruno, teremos um melhor plantel que na época passado, mais equilibrado e com melhores soluções do banco. Temos também alguns jovens com presente mas que poderão ser muito mais interessantes no futuro.
Para a realidade Tuga…
Na baliza temos e Renan e o Max como suplente competente. Não será por aqui que se deixará de ganhar os 26/27 jogos que temos a obrigatoriedade de ganhar. Nos jogos com Benfic@ e Porto, principalmente, com o Braga, fora em Guimarães e em Vila do Conde também não vejo que seja aqui o problema.
Na defesa, Coates, Mathieu e Neto dão qualidade ao eixo central. Dado o pouco jogo que o Ivanildo tem tido, o empréstimo deve ser o caminho… Para 4º central, até porque jogará pouco, apostaria no Quaresma. Illori é para vender. No mínimo emprestar.
Thierry ontem fez uma excelente 2ª parte mas parte atrás de Rosier, que foi contratado para ser titular, e de Ristovski, que é mais que suficiente para ganhar os tais 26/27 jogos. Ou vendemos o Ristovski (4/5M€) ou emprestamos o Thierry a uma equipa da 1ª Liga – e eu tentaria sempre um Braga, um Guimarães ou um Rio Ave, de preferência, para fazer crescer os nossos jogadores.
No lado esquerdo Borja e Nuno Mendes, com o Acuña como solução por vezes. Borja na maior parte das vezes, Nuno Mendes em alguns jogos, e Acuña quando a coisa for mais complicada.
Doumbia não é um William mas acho que se safa bem a 6. Temos ainda o Battaglia que não sei como virá da lesão. Não saindo o Battaglia, estes são os 2 que vão lutar pelo lugar 6, podendo o Eduarto também ser solução por vezes.
Wendel é o box-to-box titular. Fez grande jogo ontem e tem potencial e pulmão para ser sempre um jogador intenso e de qualidade. Ainda é jovem e vai melhorar. Para este lugar podem concorrer o Eduardo – boa condução de bola mas menos intenso que o Wendel – e, por vezes, o Bruno Fernandes se a ideia for colocar o Vietto a jogar atrás do 9.
O Miguel Luís pode ficar no plantel para fazer número para as posições 6 e 8. Mas não acredito que já ser um jogador muito melhor do que o que mostra hoje. E há ainda a hipótese de ser emprestado, para ver se jogando com regularidade cresce mais e nos surpreende.
No lugar atrás do 9 está fixo o Bruno Fernandes. Matheus parecia aposta para ser o seu substituto mas parece que não lhe chega, ou não gosta, ou outra coisa qualquer… Vietto também pode jogar aqui.
Os extremos são o Raphinha, ainda fora de forma, o Plata, o Jovane e o Camacho. Do Camacho não vi nada de relevante ainda. Jovane é trapalhão e precipitado, mas tem algum talento. Tem de acalmar um pouco. Plata a meio da temporada já será um dos titulares. Raphinha em forma é ele, o Bruno Fernandes e mais 9. Matheus também podia jogar aqui…
Consigo perceber a ideia de vir mais um extremo, especialmente se for mesmo talentoso e rápido, com algum golo.
Os extremos são dos jogadores que mais se desgastam – os laterais também – quer ao longo do jogo, quer ao longo da época. Convém ter uns 4 ou 5 equilibrados para que se possa ir fazendo alguma gestão, especialmente quando são as fases onde se joga consecutivamente a meio da semana.
Finalmente o 9… Eu, neste momento, não consigo ver como o Dost vai contar para alguma coisa. parece um extra-terrestre que caiu no meio da equipa, um corpo estranho… Também não se esforça para dar à equipa o que a equipa precisa que dê. E é esta parte que me lixa mais.
Penso que o Vietto poderá fazer de nove, em alguns jogos onde a maior preocupação seja defender e sair rápido para o contra-ataque mas não o estou a ver como um 9 tradicional, à Phellype.
Phellype acaba por ser a única solução credível e isso parece-me curto.
Há que vender o Dost e ir buscar outro 9 bom.
E é isto…
Não andará longe disto a força com que vamos atacar esta época. Para fazer melhor que na época passada – ficarmos em 2º, pelo menos, e irmos às duas finais das Taças novamente. E vamos ver se fazemos um brilharete na Liga Europa. Precisamos disso para nos afirmarmos e para valorizar os jogadores.
25 Julho, 2019 at 16:05
Bom comentário.
ps: não li, mas vi que está bem estruturado, dai o meu elogio.
Mais logo tento ler.
Um abraço dr.
25 Julho, 2019 at 16:13
E é um bom cometário, independentemente da concordância.
25 Julho, 2019 at 16:25
Dost é top, discordo por completo.
Estavas a jogar contra uma das melhores equipas da Europa e em contra-ataque. Obviamente, que não é jogador para jogar assim.
Thierry, porque é que há-de sair? Se é o melhor lateral do plantel?
Na generalidade, concordo com o restante, mas ao contrário do que dizem, Doumbia é um 6 top, muito novo e inexperiente, claro.
A um 8 pede-se condução de bola.
Wendel, BF…
25 Julho, 2019 at 16:46
Neste momento não consigo ver o Dost como top em nada… Safava-se muito bem no sistema do JJ mas no sistema do Keizer é um desperdicio ter um jogador destes. Primeiro porque não funciona neste sistema onde é pouco mais que uma nulidade. Depois porque não podes ter um suplente a consumir 6M€ por ano… E mesmo um titular, só mesmo um gajo tipo o Bruno Fernandes que vale por meia equipa! Nem que fosse titular podias ter o Dost a ganhar 6M€… São estas coisas que se têm de pensar quando chega a altura de contratar um jogador. Por 3M€, sim, justifica; por 6M€, se não justificar, como te livras do jogador? Quem o vem cá buscar a ganhar 6M€?
25 Julho, 2019 at 17:25
Eu vou ser sincero. Se tivessemos dinheiro reforçarmos as posições de um LE, de um 6, de um extremo e de um PL.
Sim são as posições onde claramente existem mais dúvidas. Se fosse para apostar verdadeiramente em fazer uma excelente campanha europeia.
Um forte concorrente para Borja; um 6 de inequívoca qualidade com Doumbia na sombra; um extremo esquerdo de classe e um PL que desse ao jogo coisas diferentes de Bas e Phellype.
Tendo em conta a nossa carteira, temos de ser mais apertados.
A baliza não é discussao nem preocupação
A lateral direita veremos. Mas estou confiante. Na esquerda Borja e teremos de descer muitas vezes Acuna.
O centro da defesa temos 3 centrais do caralho como nao tinhamos há largos anos
O ideal era regressar já Batta. Formava coM BF e Wendel una dupla do caralho. Para ja ainda nao sabemos o que contar.
Doumbia é interessante e merece ser aposta muitas vezes. Eduardo parece perdido mas tem características interessantes. Miguel Luis é para mim um miudo muito interessante a par de Bragança. Aliás, puxem atras e vejam os jogos que gez na época passada como foi ganhando protagonismo. Destes 2 um deve ficar.
Nas alas há um Raphinha que tem potencial para fazer ainda melhor que o ano passado, Plata que é um diamante em bruto, Camacho que me parece que tera de lutar e muito pelo lugar… há Jovane e ainda há Matheus, espero… com Matheus não ia ao mercado
Na frente há Vietto… há Phellype que é jeitoso. E ha Dost.
Com Acuna em campo na ala faz todo o sentido ter Dost. A jogar com extremos de pe trocado, colocando cono ontem BF na esquerda, e Raphinha na direita… Dost é menos um.
E ainda há Dala… espero eu tambem
25 Julho, 2019 at 18:07
Miguel… tu es dos gajos que mais percebe de bola aqui no tasco! 😉
25 Julho, 2019 at 16:16
O Vietto entrou e saiu mal.
Claramente, um problema de confiança e integração.
Dizer que é cepo… Tem um toque de bola e elegância do caralhete.
É preciso dar tempo ao tempo.
25 Julho, 2019 at 16:28
Recepção dos adeptos ao Sporting no aeroporto de Beja.
https://maisfutebol.iol.pt/liga/aeroporto-beja/video-sporting-chegou-ao-aeroporto-de-beja-e-foi-recebido-em-euforia?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=ed-maisfutebol&fbclid=IwAR0vgLzeYGV3Jg3hxw9ML_ZH6dfEh13joVAmiL37dR0fYIzcq8PpzypMLEc
25 Julho, 2019 at 19:07
Mereceram. 1° troféu da época…
25 Julho, 2019 at 20:14
50%.
Já começam a ser um hábito as percentagens.
Ele é passes, ele é troféus.
25 Julho, 2019 at 23:04
Meio troféu.
25 Julho, 2019 at 20:34
Era pessoal a comemorar a vitória na Taça.
São alentejanos, demorou mais um ‘cadinho.
25 Julho, 2019 at 20:31
Grande demonstração de amor ao clube em Beja,, há aqui pessoal que prefere ironizar, a mim parece-me incompreensível, mas, enfim, é o que o (triste) grupelho brunista tem para dar ao Clube.
25 Julho, 2019 at 20:45
Também não consigo compreender.