Rebentou a “bomba” no Futsal nacional após a divulgação dos resultados do processo de certificação de Entidades Formadoras.

De acordo com os resultados do processo de certificação da época 2018/2019, apenas 12 clubes foram considerados como Entidades Formadoras e seguramente este é um cenário que não faria parte das melhores previsões da Federação Portuguesa de Futebol que, recorde-se, já decidiu que a partir de 2020/2021 a Liga Placard deverá ter apenas clubes certificados como Entidades Formadoras e a mesma obrigatoriedade poderá entrar em vigor na 2.ª Divisão Nacional a partir de 2021/2022.

De acordo com a página N Futsal, destes 12 clubes apenas 3 competem atualmente na Liga Placard: o Leões de Porto Salvo é o único clube com 5 estrelas, enquanto Sporting e Viseu 2001 foram considerados como Entidades Formadoras de 4 estrelas.

Quer isto dizer que os outros 11 clubes do principal campeonato português não foram reconhecidos pela FPF como Entidades Formadoras e nem sequer foram considerados como Escolas de Futsal de 1 ou 2 Estrelas, ou Centros Básicos de Formação de Futsal.

Assim, e considerando as exigências da FPF, Benfica, Modicus, Sporting Braga/AAUM, Fundão, Quinta dos Lombos, Eléctrico Grupo A MatosCar, Futsal Azeméis by Noxae, Belenenses, Burinhosa, Candoso Natcal e Portimonense caso não consigam regularizar as suas situações durante 2019/2020 podem não preencher todos os requisitos necessários para participarem na Liga Placard 2020/2021 e assim terem de competir numa divisão inferior.

Resta saber se dadas as dificuldades deste processo ser concretizado com sucesso pelos clubes de Futsal, se a FPF não será forçada a voltar atrás e permitir a participação de clubes não-certificados no seu principal campeonato, ou se irá manter as suas ideias e correr o risco de reformular profundamente os seus quadros competitivos.

12 ENTIDADES FORMADORAS, 10 ESCOLAS DE FUTSAL E 17 CENTROS BÁSICOS DE FORMAÇÃO DE FUTSAL
De acordo com a listagem divulgada pela FPF, ontem, no seu site (parcialmente já revelada anteriormente pelo N Futsal a 11 Julho), num total de 216 clubes apenas 12 foram considerados Entidades Formadoras. A estes juntam-se 10 Escolas de Futsal e 17 Centros Básicos de Formação de Futsal.

Entre as Entidades Formadoras destacam-se Caxinas, Leões de Porto Salvo e Sassoeiros. Os 3 clubes conseguiram a certificação mais desejada (5 estrelas), seguindo-se depois as certificações de 4 estrelas para Mata/AAUBI, Sporting, Viseu 2001 e Vitória de Santarém. Ainda na categoria de Entidades Formadoras, mas com apenas 3 estrelas, foram reconhecidos Saavedra Guedes, CD Aves, CCR Telheiro, Dínamo Sanjoanense e Maia Futsal Clube.

Existem, ainda, 10 Escolas de Futsal e os 17 Centros Básicos de Formação de Futsal reconhecidos pela FPF:

ESCOLAS DE FUTSAL DE 2 ESTRELAS
ARCD Mendiga
Associação Recreativa Alfandeguense
Atlético Clube do Luso
CD Escola Francisco Franco
Centro Social Paroquial S. Bartolomeu de Vila Flor
Clube Desportivo Colégio Minerva
Clube Desportivo da Pateira
Condestável Atlético Clube
Laranja Mecânica Futsal Clube – Torres Novas

ESCOLAS DE FUTSAL DE 1 ESTRELA
Associação de Moradores do Bairro da Torregela

CENTROS BÁSICOS DE FORMAÇÃO DE FUTSAL
Academia de Futsal ACR Vale de Cambra
Armamar Futsal Clube
Associação de Moradores da Granja
Associação Unidos da Estação
Centro Cultural e Recreativo de Maceda
Clube Académico de Desportos
Clube Desportivo Arrifanense
Clube Desportivo Nacional
Clube Sport Marítimo
Cube Desportivo CC Posto Santo
DinoClube – Desporto e Cultura Santiago de Litém
Escolinha de Futsal Johnson Januário
GRCP Casal do Rato
Grupo Desportivo da APEL
Lusitânia FC
São Pedro Futsal Clube de Faro
Sporting Clube de Torres