A Federação Portuguesa de Andebol (FPA) anunciou a decisão de arquivar o processo relativo ao “caso Cashball”. A investigação prossegue pela via criminal, a cargo do Ministério Público.
Em comunicado, a FPA informou que “foi realizado um vasto conjunto de diligências probatórias, tendo sido designadamente ouvidas mais de duas dezenas de testemunhas, (…) referenciadas como tendo intervindo mais diretamente nos factos participados”. Concluiu-se que não existem “indícios suficientes para determinar o prosseguimento do processo como disciplinar contra qualquer clube ou agente desportivo, com base na prova recolhida”.
A FPA acrescenta que não considerou “viável e útil a realização de diligências adicionais de prova, designadamente tendo em conta que não foi possível aceder a elementos protegidos pela garantia constitucional da inviolabilidade das comunicações e pelo segredo de justiça”.
No fundo, a FPA, que se constituiu como assistente no processo judicial pendente no Ministério Público, não tem indícios suficientes para dar seguimento ao processo, nem tem acesso a mais elementos. Assim, mais vale arquivar o processo de inquérito disciplinar, sem, todavia, prejuízo de reabertura, “caso surjam ou se possa vir a aceder a novos meios de prova”.
NOTA DA TASCA: continuo a afirmar que esta merda do Cashball foi muito bem cozinhada pelo Octávio Ribeiro e a trupe do Correio da Manhã. Todas as pessoas que conheço ligadas ao andebol, nomeadamente árbitros, garantem não ter tido conhecimento de nada do que está na base nas suspeitas que recaem sobre o Sporting. E o mais certo é isto morrer de-va-ga-ri-nho…
30 Julho, 2019 at 23:19
Oh
Não posso
Surpreendente
30 Julho, 2019 at 23:22
O principal objetivo foi conseguido. Evitar que BdC fosse a Alcochete “naquele” dia. Ponto.
30 Julho, 2019 at 23:35
Sempre pensei isso.
Pergunto, tal não pode ser a ponta da meada da invasão de Alcochete?
SL
31 Julho, 2019 at 0:41
Muito improvável, porque seria muito difícil de executar um plano desses seja por quem fosse, congeminando uma noticia falsa do correio da manhã e um ataque grupo organizado de adeptos, ainda por cima a ocorrerem simultaneamente.
Se fosse verdade estaríamos a falar de um super cérebro e de um plano que poderia correr muito mal para o executante. Basta lembrarmo-nos do plano do Paulo Pereira Cristovão para incriminar o Cardial, que era mais simples de executar, envolvia menos pessoas e foi desmascarado em poucos dias.
Infelizmente penso que se tratou de uma infeliz coincidência (nem nisso temos sorte). Se o BdC estivesse na academia é quase certo que tudo seria diferente, porque das duas uma, ou BdC também era agredido, ou teria impedido as agressões.
31 Julho, 2019 at 1:04
Nao foi uma coincidência. De facto parece pouco provavel a articulaçăo perfeita com o que se passou em alcochete para evitar que BdC fosse lá. Agora que sabiam que se ia passar algo, parece-me claro. E sobretudo a intenção, no pós madrid, foi carregar em bdc, de maneira a não ter para onde se virar, para rebentar com ele na opinião publica. Isto quando o tal empresario ja tiva avisado uns dias antes que ia haver bomba para o Sporting. Ele sabia quando dar isso à CMTV. Cashball de manhã, alcochete à tarde… Deve ser uma coincidência deve..
31 Julho, 2019 at 7:32
Vamos ser sinceros, o que iria o BdC fazer a Alcochete?
Sério, o Presidente tinha alguma razão para lá ir sequer?
O plano era simplesmente atacar de todas as formas e Alcochete foi executado como parte do plano para atacar o Presidente via balneário, enquanto o cashball foi apenas o pretexto para irem a Alcochete filmar nesse dia (ou porque iria uma equipa da cmtv estar lá se nem sequer existia treino marcado – como se fartam de dizer).
Oficialmente seria dia de folga e a haver treino seria da parte da manhâ. O treino foi marcado à ultima da hora porque o BdC queria que a equipa se preparasse para a TP, enquanto o jj queria dar folga…. A hora do treino foi determinada pela equipa de fut-fem ter de usar os campos da parte da manhâ.
Sempre disse que o cashball era treta, porque basta pensar nas arbitragens do nosso clube para perceber que se há coisa que os arbitros não fazem é ajudar o Sporting.
31 Julho, 2019 at 7:52
Depois de tudo o que se passou na Madeira, depois do que se passou nas garagens em Alvalade, se achas que o presidente não devia estar todos os dias seguintes em Alcochete…
Só tinha de estar. Não precisava de estar um tempo todo. Ambiente bem quentinho depois de perder o acesso à champs, ambiente escaldante entre jogadores e claques e… o Jamor a poucos dias.
Só devia.
31 Julho, 2019 at 10:02
O Presidente tem de estar a trabalhar e o seu trabalho é…. (grande novidade para ti) no estádio.
Sim, não sabias mas ficas a saber, que o gabinete do Presidente é em Alvalade, no estádio.
E lá ele faz reuniões e outras cenas.
Numa altura crucial da epoca ele estava a despachar uma data de dossiers, entre eles 1) novo treinador 2) compras e vendas para proxima epoca 3) novo EO 4 ) haircut com os bancos 5) lidar com os ataques da CS…. tenho de continuar? ou achas que o BdC andou a brincar no cargo (o fivelas nem é preciso responder, porque as 8 horitas falam por si).
Além de que o Presidente na altura não estava com boas relacões com o plantel, pelo que não iria fazer nada lá.
Tu pensas antes de escrever ou é apenas isso….. a atirar batatas ao ar?
31 Julho, 2019 at 10:36
O gabiente é no estádio? Epá, obg pela info. Não sabia.
Os presidentes que passam nos centros de estágios são mesmo uns otários. Seja em momentos de estabilidade, seja em momentos complicado.
Ia jurar que o Bruno tb ia ao centro de estágio de vez em quando. Se calhar ia passear, em vez de estar no seu gabinete a trabalhar.
Epá, poupa-me.
31 Julho, 2019 at 16:22
Obvio que o cashball era treta, foi enfiado ali no timing perfeito.. Foi um 3 em 1: foder bdc e para democratizar a ideia de corrupçao, ‘vocês também fazem’, sujar o Sporting.
30 Julho, 2019 at 23:27
“Todas as pessoas que conheço ligadas ao andebol, nomeadamente árbitros, garantem não ter tido conhecimento de nada do que está na base nas suspeitas que recaem sobre o Sporting.”
Foi precisamente um link para o tweet abaixo que me fez vir à Tasca… 🙂
https://twitter.com/TascaDoCherba/status/998998157445955587
30 Julho, 2019 at 23:52
Lembro-me disso, Jaime!
Na altura foi um alívio ler esse tweet!
Cheguei a cita-lo numa discussão com lampiões que pareciam estar a ser enrabados com força tal era o prazer com que falavam do Sporting.
31 Julho, 2019 at 0:14
Sem dúvida! 🙂
31 Julho, 2019 at 10:11
🙂 🙂
30 Julho, 2019 at 23:36
E o Sporting fez ou vai fazer alguma coisa para ser ressarcido e o seu nome limpo por causa deste cashball made in Correio da Merda?
Todos os dirigentes têm falado mal da merda que é este cancro pseudo jornalístico que dá pelo nome de CM mas ninguém ainda os colocou em tribunal.
Sonho com o dia que um dirigente leonino faça finalmente o seu trabalho e coloque em tribunal o Otávio visgolho e a Ténia…
30 Julho, 2019 at 23:43
Haverá algo mais esclarecedor sobre o buraco em que o Sporting está enfiado do que ler e ouvir “sportinguistas” desolados com esta decisão?
30 Julho, 2019 at 23:54
É vergonhoso
31 Julho, 2019 at 23:23
Podes crer é mesmo VERGONHOSO!!!
30 Julho, 2019 at 23:58
Já os ouvi a dizer que a FPF também arquivou o caso dos mails, por não ter razões para castigar.
Nunca ouvi falar nesse arquivo, alguém confirma ou é só ressabiamento e desolação por esta decisão?
31 Julho, 2019 at 0:24
Quem disse isso? Os lampiões?
31 Julho, 2019 at 0:35
Se não se confirmar o arquivamento dos mails pela FPF, tenho de dizer, conversa de lampiões da Tasca e na Tasca.
31 Julho, 2019 at 0:50
Incrível ver agora alguns ditos Sportinguistas revelarem tristeza pelo processo ter sido arquivado inocentando desta forma o Sporting de uma acusação fabricada.
31 Julho, 2019 at 7:39
Os 71% foram manipulados pois sao uns burros mansos. E o adn croquete que nos teima em manter na mediocridade.
31 Julho, 2019 at 8:31
É fodido ter sido comido de cebolada pela propaganda dos lamps. É fodido ser comido de cebolada por uma Tânia laranjo.
Nunca vão dar o braço a torcer os burricalhos que andaram a alimentar isto. O ego é lixado e pelos vistos maior que o Sporting.
30 Julho, 2019 at 23:45
Dizem que falta o civil… espero que a culpa não morra solteira.
30 Julho, 2019 at 23:58
Lembro que o civil já deixou cair as medidas de coação, devem ter muito em mãos.
30 Julho, 2019 at 23:56
Investiguem tudo ao máximo para saber quem está por trás do fdp do cashball e do ataque à academia,mas investiguem até ao fim,doa a quem doer.em relação a isto,já se esperava…
30 Julho, 2019 at 23:57
E as lavadeiras do Capitão, vão pronunciar-se?
31 Julho, 2019 at 0:01
Foi arquivado.
Mas a novela já foi feita, o boato e fama já não nos tiram.
31 Julho, 2019 at 0:03
Alguém pode confirmar se o Pedro Almeida Cabral que escreveu isto é o mesmo que é secretario da AG?
https://twitter.com/PACabral/status/996664898489856001
31 Julho, 2019 at 0:10
Este também não acredita em teorias da conspiração.
E saber que é esta coisa que deve zelar pelos interesses de um grande clube que foi, para não ferir susceptibilidades, digamos, achincalhado na praça publica!
https://twitter.com/AEstrelaLeonina/status/1156316535625068546
31 Julho, 2019 at 0:11
O desporto em Portugal é um verdadeiro pântano mal cheiroso..,
Desde início que este caso “ cheirava mal “…
Foi uma maneira encontrada para atacar o Sporting é “desviar atenções” dos casos em que os lampa estão mergulhados …
Sporting Sempre…!
SL
31 Julho, 2019 at 23:25
Não MAX …
Este processo teve outros propósitos …
Serviu para lançar a LAMA sobre a anterior direcção … E ‘atiçar o lume’ sobre o anterior presidente para que a anterior direcção caisse …
E o pior foi … tantos sócios do SCP cairem que nem patinhos (BURROS QUE DÓI) …
31 Julho, 2019 at 0:16
O processo cashball saiu do gabinete de crise, que conta com vários jornais e tvs de mão, para abafar os múltiplos casos que estavam a cair sobre o Toupeira FC.
BdC foi um plus mas o principal objetivo foi criar ruído e dar azo a narrativa ‘mas todos fazem’.
31 Julho, 2019 at 0:17
Óbvio. É a única estratégia: mas todos fazem.
31 Julho, 2019 at 0:21
O Sporting e a Marca Sporting foram gravemente lesados patrimonialmente com os acontecimentos desencadeados pela invenção cashball e todas as mentiras e acusações difundidas principalmente pela Cofina, com programas televisivos a ocupar horas e horas em transmissões diárias de manipulação popular.
Não resta outra alternativa ao Sporting CP que não agir judicialmente contra todos os que mentiram, nas televisões e nos jornais, deturpando e manipulando informação pondo em causa o bom nome do Sporting. Deve também exigir uma avultada indenização pelos prejuízos causados por uma entrevista a um empresário falido, paga pela CMTV, e deixar de imediato qualquer parceria que tenha com este OCS.
Dos nojáveis, que se prestaram ao vergonhoso serviço de paineleragem, enlameando o nome do Sporting perante todo o país e sem respeito pela presunção de inocência dos anteriores dirigentes do Clube, espero que se retratem perante os sócios e adeptos.
31 Julho, 2019 at 0:23
Alerta brunette!
31 Julho, 2019 at 7:45
Alerta banana no cu….. a merda já comecou a atingir o cérebro….. recomenda-se a retirada imediata!
31 Julho, 2019 at 16:26
Ele está a ser irónico leonidas 🙂
31 Julho, 2019 at 1:43
Precisavas de ter um gabinete de crise, tens um gabinete que ergue pontes de “estar bem”.
31 Julho, 2019 at 0:26
Conseguiram atingir os objetivos a que se propuseram. Só lamento é que muitos Sportinguistas informados se tenham deixado enrolar.
O poder da CS é de facto inacreditável e ao mesmo tempo assustador.
31 Julho, 2019 at 0:26
Vai varandas! Agarra que é tua!
31 Julho, 2019 at 0:32
“Não resta outra alternativa ao Sporting CP que não agir judicialmente contra todos os que mentiram, nas televisões e nos jornais, deturpando e manipulando informação pondo em causa o bom nome do Sporting.”
O capitão, que cavalgou o trashball, está interessado em repor a verdade? Nunca!!!
31 Julho, 2019 at 0:41
Agora é partir para a indemnização!! Limpinho!
31 Julho, 2019 at 1:08
Esta noticia ignóbil impediu o BdC de estar na academia, o que indirectamente deu “legitimidade” à narrativa que foi o mandante do ataque à academia e que serviu de base para as rescisões.
Se o BdC estivesse na academia, muito provavelmente teria impedido o ataque, ou teria sido também agredido. Em qualquer um dos casos daria pouca margem de manobra para as rescisões que custaram ao Sporting muitos muitos milhões.
Assim por alto o prejuízo causado pelas rescisões:
– Vendemos Patricio, Gelson e William por 60% do valor que obteríamos em condições normais.
– Estaríamos agora a receber 35 milhões pelo R. Leão.
– O Podence estava no plantel.
– Não tínhamos dobrado o salário do Battaglia e do Dost, mais não sei quantos milhões de prémio para os empresários.
– Não teríamos pago o prémio ao empresário do B. Fernandes, nem estávamos agora a lidar com a tal clausula de 5 milhões por recusar ofertas acima dos 35 milhões.
– Provavelmente Sousa Sintra nunca teria posto os pés em alvalade e não teríamos indemnizado o Peseiro, não teríamos contratado Gudjelis por 4 milhões, nem Diabys por 6 milhões e sobretudo TERIAMOS O DEMIRAL no plantel.
31 Julho, 2019 at 9:25
Eis o melhor comentário sobre o assunto
31 Julho, 2019 at 1:37
Isto é uma decisão da FPA, vale nada , os processos vão continuar…
31 Julho, 2019 at 8:07
quais processos?
desmentido por todos… há umas gravações em que aparece uma pessoa a falar sozinha a falar que pagou a toda a gente para ganhar e perder.
e isso é corrupção.
mas só se for o SPORTING.
31 Julho, 2019 at 1:38
Golpada.
31 Julho, 2019 at 1:42
Mas o que importa é que o Sporting agora está bem e recomenda-se
Já está, já está. Fácil, fácil.
O Leão amassou outra vez.
Pffff!!
31 Julho, 2019 at 3:39
Que se apure toda a verdade e que o Sporting tudo faça para para pôr essa gente onde merece que é o banco dos réus.
Mais uma vez e também aqui temos de deixar de pensar bipolarmente. Não são as brunetes e os croquetes que estão em causa , é o Sporting Clube de Portugal.
Nunca acreditei no envolvimento de BdC nisto tudo mas também não acredito que os actuais órgãos sociais sejam os responsáveis.
Acredito sinceramente numa tramóia idealizada e realizada pelo CM a mando dos donos da CS , o estado lampianico.
31 Julho, 2019 at 6:35
A notícia sobre o cashball sai no dia do ataque ou no dia seguinte?
31 Julho, 2019 at 7:34
Agora e tarde… O objetivo desta farsa era instaurar o caos, discordia entre sportinguistas, etc, tudo isto no mesmo dia do ataque a academia.
Qualquer pessoa minimamente inteligente desconfiava disto, colocava as devidas reservas e deixava as autoridades e a federacao apurar a veracidade.
Mas pronto, devido a esta golpada, agora somo um clube de gente de bem onde reina a paz.
31 Julho, 2019 at 7:36
Foi no próprio dia.
O BdC estava em Alvalade em reuniões a discutir o caso quando os ataques ocorreram, por isso não acompanhou em tempo real o que aconteceu.
31 Julho, 2019 at 7:39
O mal está feito. Já ninguém nos limpa a face. E isso revolta-me. Se já me revoltava dizerem que éramos corruptos por depositar dinheiro na conta de um árbitro assistente (quando sabem que aquilo não foi para comprar, mas sim para incriminar), de há um ano para cá que levo com a conversa do Cashball. E pior do que ser atirado pelos adversários, é martelado por sportinguistas também. Os tais que dizem que o que interessa é o Sporting, mas que não se coíbem de o arrastar na lama se a narrativa lhes servir para atacar alguém de quem não gostam. O que me ameniza a dor é que mais tarde ou mais cedo se virá a saber o que aconteceu no Sporting. O que a “máquina em movimento” construiu. E nessa altura, espero que paguem todos pelo mal que fizeram ao nosso clube. Moralmente, porque financeiramente… não hão de haver pedidos de indemnização que cheguem para cobrir. Pior, quem lá está nunca levará ninguém a tribunal. A esperança é que caiam e que quem para lá vá o faça.
31 Julho, 2019 at 7:42
O cashball ainda não terminou. Comecou no andebol (onde realmente cheguei a temer que pudesse ser verdade, porque foi um verdadeiro milagre aquele primeiro titulo…. mas tinha sérias duvidas que pudesse ser) e depois alastrou ao futebol, onde soube logo que seria falso pois se há coisa que os arbitros não fazem é ajudar o Sporting.
De recordar que no andebol a historia era sobre subornar arbitros para ajudarem o carnide a ganhar ao porco… logo não seria o Sporting a ser beneficiado directamente.
No futebol seriam arbitros e outros jogadores a ajudar o Sporting, algo que NUNCA aconteceu.
Mas com esse caso o nome do clube ficará para sempre associado ao “todos fazem” da corrupcão em Portugal. E serviu igualmente para atacar o Presidente, como bem sabemos.
Não penso é que tenha sido para afastar o BdC de Alcochete, até porque o Presidente não tinha nada que ir lá. Sério, o homem tinha que trabalhar, não podia ir para a Academia ver jogos ou mandar bitaites. Na altura existiam alguns processos complicados para resolver (quem não se lembra da mudanca de treinador e da preparacão do EO e a venda do RP, etc…)
31 Julho, 2019 at 7:47
Toda a gente sabia da aberração que era este “caso”. Agora era altura de processar a cmtv pelas inúmeras horas a noticiar e a debater uma mentira com claros prejuízos de imagem para o Sporting. Mas isto era se tivessemos uma direcção com a mínima vontade de defender o clube e de combater estas merdas.
31 Julho, 2019 at 7:56
A cena do andebol foi estratégica, mas muito mal montada. Serviu um primeiro propósito, mas naturalmente esta questão ia morrer.
Guita em envelopes com logotipo, bacano pago pelo CM para falar, etc, etc.
Uma coisa que não percebi é a notícia recente de a PJ ter conseguido (em França?) depois de muito tempo e peritagem acesso às mensagens apagadas pelo André Geraldes que comprometiam o Bruno.
São mensagens como as do Varandas para o Rafael Leão? Só para me situar.
31 Julho, 2019 at 8:03
Ia dar uma de rocabilly e dizer-te que amanhã se saberá, uma vez que se pode sempre acrescentar provas, pelo que apanhei numa das reportagens. Uma de rocabilly dada, dou-te agora uma de ana: se houvesse alguma coisa de grave e de incriminatória nessas mensagens, há muito que a cofina teria noticiado, debatido e proferido sentença. Digo eu, não sei.
31 Julho, 2019 at 8:11
Tb acho.
31 Julho, 2019 at 9:16
Estamos a espera de quê para levar o otário ribeiro e a cofina a tribunal?
31 Julho, 2019 at 10:29
O Varandas não gosta de tribunais… (diretrizes mendianas)
31 Julho, 2019 at 10:38
É aproveitar os colchões e esperar deitado.
31 Julho, 2019 at 11:07
Então como é que está o preço do kilo das bananas aqui na tasca?