Marco Brito: “Comparar o plantel poderoso e milionário do Benfica ao do scp é no mínimo absurdo. Fizeram o que puderam. Gostei de ver as palmas dos adeptos do Benfica à equipa do sporting. Não houve confusões entre adeptos. Deveria ser sempre assim”
Núcleo do Sporting Clube de Portugal – LuandaNúcleo do Sporting Clube de Portugal – Luanda
Nota de Encerramento de Portas
Publicado em 7 Agosto, 2019 por Núcleo SCP Luanda
Como é do conhecimento de todos os sócios, desde a sua abertura que o Núcleo de Luanda luta com a fraca adesão dos sportinguistas nos dias de jogo e a elevada taxa de quotas em atraso.
Como isto é um ciclo vicioso, quanto menos dinheiro o Núcleo faz, menos condições consegue proporcionar e mais os sócios e adeptos se afastam. Temos ainda a situação atípica que o clube vive (que não tem ajudado a convivência sã entre sócios), bem como os horários tardios em que os jogos da Liga Portuguesa ocorrem, tudo factores que tornam este projecto impossível de se manter.
Esta Direcção sabia que avançar para uma Sede seria um passo arriscado, mas tínhamos fé que com as portas abertas os Sportinguistas se iriam unir e ajudar o Núcleo a crescer, mas infelizmente tal não aconteceu.
Tendo em conta o nível de gastos que manutenção que o Núcleo tem hoje e os rendimentos que consegue fazer, não há outra solução se não o encerramento de Portas do Núcleo do Sporting Clube de Portugal de Luanda.
É nossa pretensão continuarmos com o Núcleo e organizar eventos pontuais até as coisas melhorarem, mas não se sabe ainda se será possível, estando pendente o aval do clube.
Assim sendo, face ao aqui exposto, servimos destes para informar que o Núcleo de Luanda encerra portas da sua Sede no dia 31 de Agosto de 2019.
Até lá, estará aberto para visualização de jogos nos dias:
11 de Agosto (Vs. Marítimo)
18 de Agosto (Vs. Braga)
25 de Agosto (Vs. Portimonense)
31 de Agosto (Vs. Rio Ave)
Queremos desde já agradecer a todos os sócios e sportinguistas que nos ajudaram e que permitiram que este projecto chegasse até ao dia de hoje.
Caso alguém ainda não tenha percebido, a cada dia mais que temos um Varandas, é um dia que estamos bem mais pequenos em adeptos, militância e fervor clubistico.
O JHC já partilhou, mas fica aqui o texto completo.
Análise certeira do Mister do café.
Pior cego é o que não quer ver:
11 notas sobre a humilhação do Algarve
Depois da pior pré-temporada dos últimos 50 anos e da pior final de sempre da história do Sporting é altura de tecer algumas considerações sobre o momento da equipa.
1) Vamos a jogo sem ter usado a táctica dos 3 centrais um único minuto na pré-época.
Para a final da Supertaça frente ao Benfica, Marcel Keizer montou a equipa com três defesas centrais. E aqui é logo importante salientar que 3 defesas centrais é algo distinto de 3 defesas. O Sporting jogou com três centrais e numa linha composta por 5 jogadores. Deixo-vos com um print do primeiro golo do Benfica para perceberem como funcionou esta linha defensiva a cinco.
Lance do 1º golo do Benfica
Nesta imagem é possível vermos a linha defensiva do Sporting com os 5 jogadores e o posicionamento anedótico dos mesmos. Reparem como a defesa do Sporting não teve a capacidade de dar largura a essa linha. É aqui que está o erro defensivo básico. Os 5 atletas do Sporting estão praticamente todos em meia área. Pior do que isso só ver que Thierry Correia e Neto estão a marcar 3 jogadores do Benfica. Portanto, mesmo com uma linha de 5 defesas, o Sporting consegue estar em inferioridade numérica no local para onde Pizzi dirige a bola. Se isto não é anedótico, não sei o que será. Como é possível?
2) Um desastre a montar uma defesa
Nesta pré-época o Sporting foi a única equipa da 1ª Liga a não conseguir ganhar um único jogo. Foi a única equipa a sofrer golos em todos os jogos (só num jogo é que sofreu menos de 2 golos). Pior, foi a equipa da 1ª Liga que mais golos sofreu na pré-época (11 golos em 6 jogos). Tudo isto numa pré-época em que dos 6 adversários escolhidos, só dois eram verdadeiramente desafiantes: Liverpool e Valência. Tudo o resto seria para ganhar, ou pelo menos, para apresentar qualidade. Nem uma coisa, nem outra. Pelo meio até fomos humilhados ao perder jogos contra equipas de divisões secundárias. Primeiro contra uma equipa de amadores da 3ª divisão da Suiça e depois frente a uma equipa 2ª Liga de Portugal. Tudo tranquilo, ninguém ficou preocupado.
Mas estes números defensivos só podem surpreender quem não está atento ao percurso deste técnico no Sporting. Esta pré-época não tem sido mais do que a continuidade do triste trabalho defensivo que Marcel Keizer fez na época passada, senão vejamos:
Nos 37 jogos realizados pelos Sporting na época passada, Marcel Keizer sofreu 36 golos . É praticamente um golo sofrido a cada jogo. Estes números provam que não há aqui nada de circunstancial nesta análise. É um facto. O Sporting de Keizer não sabe defender. Com os 5 golos sofridos na Supertaça, Marcel Keizer passou a ter 38 jogos pelo Sporting e 41 golos sofridos.
Mas melhor do que os números, há um exemplo particular particular que é bastante elucidativo das ideias do treinador. Falo, obviamente, da forma como Tiago Ilori foi sistematicamente sendo aposta para jogar a lateral direito tendo Thierry Correia ficado de fora. Só no último jogo de pré-época foi efectivamente aposta e no jogo deste domingo fez uma bela exibição, tendo sido dos melhores elementos do Sporting.
3) Uma equipa sem identidade
Eu imagino a cara dos jogadores quando o treinador os informou que iriam jogar contra o Benfica num sistema de 5 defesas, quando na pré-época nem um único minuto testaram esse esquema. Devem ter ficado radiantes.
Obviamente, a mensagem que passou aos atletas foi a de uma completa inferioridade face ao rival. Marcel Keizer não teve capacidade para resolver a questão defensiva com os 4 defesas que testou ao longo de toda a pré-época, mas de um momento para o outro, qual miúdo a jogar um FM ou Fifa, decidiu resolver o problema da forma mais simples possível: “Ai sofremos muitos golos!? Então meto mais um defesa central lá pró meio que deve resolver”.
Keizer nunca quis assumir o jogo. Nunca quis impor a sua identidade ao adversário. A única coisa que quis do jogo foi não sofrer golos. No fundo foi uma…
4) Estratégia de equipa pequena
Todos percebemos a estratégia de Keizer para este jogo. Já a vimos noutras ocasiões e até resultaram na conquista de duas Taças. A ideia foi a habitual. Tentar controlar o jogo em termos defensivos e ferir o adversário em contra-ataque. Precisamente como as equipas pequenas fazem. O importante era tentar não sofrer golos tendo depois as probabilidades do nosso lado nas grandes penalidades. Foi isto que Keizer quis do jogo.
E não me interpretem mal. Não me importo de ter no Sporting um treinador absolutamente pragmático na abordagem e nem sequer me importo de não dar espectáculo. Desde que no final do jogo o resultado seja a nosso favor, por mim está tudo bem. O que me choca aqui é o facto de se ter contratado um treinador com a aura (mentirosa) de formador e do futebol espectáculo e depois o que vemos é um Keizer a tentar imitar um José Mota desta vida. Será que eu estou confundido e não era este holandês que dizia à boca cheia que queria jogar futebol ofensivo, espectacular e com muitos golos? Não era este treinador que até gostava era de ganhar jogos por 4-3?
5) Bas Dost na frente?
A jogar claramente para o contra-ataque, que sentido teve colocar Bas Dost como homem mais adiantado da equipa? Mas isto faz algum sentido na cabeça das pessoas? Um ponta de lança fixo, de último toque, lento, sem grande capacidade técnica e táctica a jogar neste esquema táctico? Absolutamente patético. E mais patético se torna quando o Sporting investiu 7,5M por 50% do passe de um jogador apelidado de “sonho” pelo Presidente Varandas e cuja principal característica é ser um jogador para jogar em ataques rápidos e contra-ataques. Basta ver precisamente que as suas melhores épocas foram em equipas com este perfil. Absolutamente fantástico.
Ainda em relação a Bas Dost é preciso dizer com todas as letras que as caracteristicas do jogador não têm sido aproveitadas. Se olharmos para a pré-época dá para contarmos pelos dedos de uma mão o número de cruzamentos feitos para a área. Tirando uma oportunidade falhada (não chegou a tempo da emenda) frente aos marretas da 3ª divisão suiça, Bas Dost não teve uma única oportunidade de golo. Quando teve meia oportunidade mandou um bilhete lá para dentro (jogo com o Valência). Portanto, temos um matador na equipa e não jogamos para ele. Queremos que ele faça coisa que não tem a mínima capacidade de fazer. De facto, temos de estar tranquilos…
6 ) Sem plano B
Esta estratégia de equipa pequena foi até desmontada pelo treinador quando no final do jogo diz: “Depois surgiu o 2-0, demasiado cedo na segunda parte, e mudámos de sistema, para 4-3-3, para tentar marcar.”. Portanto, o sistema para “tentar marcar” é o 4-3-3 e não o 5-4-1. Isto é assunção da estratégia de tentar marcar um golo primeiro do que o adversário ou pelo menos não sofrer golos para levar o jogo para as grandes penalidades. Era este o plano de Keizer.
Incrivelmente, o Sporting não estava preparado para a eventualidade de estar a perder na partida. Não existiu qualquer plano B dentro da estratégia montada. O melhor que se conseguiu fazer foi alterar para o 4-3-3 treinado durante toda a pré-época. A tal táctica para “tentar marcar”. O resultado dessa alteração foi o conhecido. Desnorte completo e mais 3 golos encaixados sem sequer conseguirmos chegar à baliza adversária.
7) Joga como treinas
Do outro lado da barricada, o que se viu foi uma equipa a aplicar no terreno de jogo tudo aquilo que tem andado a treinar ao longo da pré-época. Pressão constante ao adversário, linhas subidas, exploração dos ataques rápidos e muito jogo interior. Lage não quis surpreender ninguém e apresentou em campo aquilo que tem trabalhado com os seus jogadores.
8) Não ganhamos um jogo desde 5 de Maio
O Sporting está numa série incrível de 10 jogos consecutivos sem conseguir vencer. São 4 jogos oficiais e 6 jogos amigáveis.
Mas lá está, há quem ache isto normal. Tudo tranquilo.
9) Reforços? Onde?
Dos 14 atletas que entraram em campo, apenas 4 chegaram ao Sporting nos tempos do Presidente Varandas e de Marcel Keizer: Neto, Doumbia, Borja e Luiz Phellype sendo que os dois últimos entraram na segunda parte. Neto que só jogou devido à invenção dos 3 defesas centrais e no caso da posição de médio mais defensivo teria sempre de ser ocupada por um reforço, uma vez que o titular da época passada abandonou o clube neste defeso. Se olharmos apenas para os reforços contratados neste defeso verificamos que só jogou Luís Neto.
Recordar que só em reforços já foi investido um montante muito próximo dos 40 milhões de euros em pouco mais de 6 meses. E o mais curioso de tudo isto é que nenhum dos reforços é melhor do que os jogadores que tínhamos. Não há nenhum que consiga sequer ser titular, tirando o Doumbia (por saída do Gudelj). Mas também não é motivo para preocupações. Está tudo bem…
10) A melhor “Unidade de Performance” do mundo e arredores…
Foi desta forma que o Presidente Varandas vendeu aos Sportinguistas todo o investimento feito nesta área de performance. Uma área que seria a última coca-cola no deserto e que nesta pré-época o que está a mostrar não é nada bonito. Temos um atleta que foi contratado lesionado e que ainda não treinou (Rosier). Depois temos uma série de jogadores que têm tido problemas na pré-época. Jovane Cabral, que já vai na segunda lesão nesta pré-época e que hoje foi noticiado que só regressa à competição em Setembro. Ristovski que também se lesionou na pré-época sem que tenha feito um único jogo. Ivanildo Fernandes chegou a participar na primeira partida de pré-época mas depois lesionou-se. Rafael Camacho foi contratado e também se lesionou pouco tempo depois. É também curioso o caso de Rodrigo Battaglia, cuja paragem anunciada foi de 6 meses e já vamos em 9 meses, sendo que nas últimas semanas até esteve na Argentina.
Mas pior do que isto foi mesmo a condição física demonstrada pelos atletas do Sporting na segunda metade do jogo da Supertaça. Se a tão famosa unidade de performance o melhor que consegue produzir é isto, estamos mal. Mas lá está, tudo está a correr muito bem e devemos estar todos absolutamente tranquilos.
11) “Vamos ter uma semana difícil”
No final do jogo, Marcel Keizer disse “vamos ter uma semana difícil”. E qual é a melhor forma de enfrentar uma humilhação? Obviamente, dar dois dias de folga aos jogadores. Já não bastou os jogadores e o treinador terem estado de “folga” durante a partida de domingo, ainda se achou por bem dar mais dois dias de folga. A tal “semana difícil” perspectivada por Marcel Keizer começa a uma… quinta-feira, data do primeiro treino de preparação para o importantíssimo jogo na Madeira com o Marítimo. Portanto, treino na quinta e na sexta, viagem para a Madeira no sábado e jogo no domingo. Gestão brilhante. De facto, não há motivo algum para preocupação. De facto, está tudo bem. Tudo tranquilo…
Ahahahahahahhahahahahahaha Rigor Croquete é outra coisa! É como a Academia nunca ter estado em obras. Ainda há gente que defende esta escória da sociedade.
Ricardo Gomes: “Epa não estava nada a espera…mas olha depois dos acontecimentos em alcochete não foi nada mau…se o ano zero começa com levar 5 do carnide isto promete…obrigado a todos os que contribuíram para isto…a paródia acabou diziam eles…só mais um nas bancadas…mas esta tudo bem”
Os porcosmarcaram ao cair do pano. Estive a ver o jogo e os russos não jogam um caralho. O Serginho porcalhão já tem um novo pelotão de cães raivosos sarrafeiros. Semana negra . Depois dos 5-0 ainda vejo os porcos com a LC à vista.
Nota-se ali trabalho. O pelotão de cães raivosos sarrafeiros está a evoluir.
Fosse “bom” a Juventus não o deixava sair. Ou eles andam a perder os melhores de propósito?
Foi um frete pelo CR, o Mendes comeu o dele, ponto. Segue caminho.
No fim do ano conversamos.
Já despachamos o menino mal comportado para o West qq coisa Albion… Muito bem estrutura, apoiadissimo. Matheus Pereira emprestado.
Se fossem gozar com a vossa mãe faziam melhor figura.
Eu estou preocupado é com os clubes que estavam dispostos a pagar 100 milhões pelo traidor Fernandes na época passada. Onde andam? Cheguem se à frente porra. A ver se nos orientamos…
Mesmo que o nosso capitão continue, o meio campo precisa urgentemente de reforços. Basta ver que o fcp deixou hoje o Nakajima na bancada e que ainda vem o Uribe.
Em relaçao ao matheus… ainda nao esqueci a rábula do ano passado. Se no fim o west albion pagar 9,5 milhoes por um jogador que aos 23 anos, notabilizou-se uma época no desportivo de chaves e foi no mes de abril de 2019 o jogador jovem da bundesliga… talvez nao seja assim tao mau…
Se ficaseeno clube… seria titular? Sendo suplente… nao seria mais um ano de estagnação?
Há toda uma geraçao que devia ter sido potenciada plo mister da táctica.. mas que ficou em banho maria… geraldes, iuri, matheus… enfim. Com 23/24 anos… tenta-se ganhar uns cibres com esta malta… ou arrisca-se mais um ano entre banco e bancada..?
Porque sejamos claros!
Nenhum destes jovens seria titular de caras na equipa…
Na tua opinião. Matheus Pereira só não teria lugar na equipa se diaby estivesse num excelente momento de forma. Mas mesmo assim, quem perderia o lugar era o ratandes porque não joga bem na ala.
Dost
Matheus Wendel diaby raphinha
Hugo Viana de limo a 6!
Equipaça! Quem precisa de ratandes quando tem diaby?
Esse paneleiro de merda é melhor jogador da equipa de quem falas, causou um prejuízo incalculável ao Sporting, ao rescindir por causa de uma altercação com adeptos, a maior parte deles conhecidos por jogadores é técnicos.
Nunca me esquecerei que se pôs no caralho sem sequer ter levado na tromba.
Não preciso de traidores no Sporting. Prefiro jogadores honestos, mesmo que sejam piores. E o diaby faz prefeitamente o lugar do ratandes.
Com 5 milhas no bolso, eu também era capaz de me aguentar até Janeiro.
O que não estou a ver é como é que em Janeiro quererão pagar o que hoje não querem.
Nunca vai ser vendido por um valor superior ao que está a ser oferecido agora. No entanto nunca poderíamos aceitar o que estão a oferecer porque neste momento ele faz a equipa toda
As minhas quotas estão pagas até ao final do ano, será que vão ter a utilidade para mandar o Varandas dar uma curva para bem longe? sinceramente não acredito pois 71 é muito por cento.
Cansei, estou farto, a saída de Matheus foi o transbordar do copo.
Vou ao Banco barrar a autorização para pagamento das quotas e fico na expectativa. Cada um luta com as armas que tem e eu não tenho outra.
SL.
Mandamos os nossos extremos embora de graça, contratámos outros mais novos e ainda procuramos outro?
Parece que se tentou o Galeno por 4 milhões mas o negócio com o Braga já estava fechado…
Fdx, enxovalho sobre enxovalho. Somos nós que estamos a ser corridos by proxy.
Sentir a camisola?
Max
Correia-Duarte-Demiral-Lumor
Palhinha-Gauld-Geraldes
Pereira-Slimani-Nani
Gauld por Dala e 442
Dala por Baldé
Pereira por Medeiros
Etc.
Era uma compra, o regresso de Slimani. Um Sporting feito de Sporting.
Uma folha salarial completamente revista e justa para os nossos. Jogando futebol tudo se tornaria mais fácil e valioso. A identidade só se consolida em devir.
E treinador para o recital?
Pois, era Sinisa, Inácio na estrutura. Tudo passado.
Agora são Varandas recauchutadas que abrem para o vazio, Keizerbola e mau verbo de encher. Em campo, o efeito rescindente é quem mais ordena. Tudo ao contrário.
7 Agosto, 2019 at 17:34
Sanatório Leonino
Marco Brito: “Comparar o plantel poderoso e milionário do Benfica ao do scp é no mínimo absurdo. Fizeram o que puderam. Gostei de ver as palmas dos adeptos do Benfica à equipa do sporting. Não houve confusões entre adeptos. Deveria ser sempre assim”
7 Agosto, 2019 at 17:42
Gregoriei
7 Agosto, 2019 at 18:07
Deveria ser sempre assim…
7 Agosto, 2019 at 19:34
Juntos fazermos a bandeira nacional….
8 Agosto, 2019 at 2:52
O que é um “Marco Brito”?
7 Agosto, 2019 at 17:44
Está difícil ser-se do SCP.
Carrega Varandas.
Núcleo do Sporting Clube de Portugal – LuandaNúcleo do Sporting Clube de Portugal – Luanda
Nota de Encerramento de Portas
Publicado em 7 Agosto, 2019 por Núcleo SCP Luanda
Como é do conhecimento de todos os sócios, desde a sua abertura que o Núcleo de Luanda luta com a fraca adesão dos sportinguistas nos dias de jogo e a elevada taxa de quotas em atraso.
Como isto é um ciclo vicioso, quanto menos dinheiro o Núcleo faz, menos condições consegue proporcionar e mais os sócios e adeptos se afastam. Temos ainda a situação atípica que o clube vive (que não tem ajudado a convivência sã entre sócios), bem como os horários tardios em que os jogos da Liga Portuguesa ocorrem, tudo factores que tornam este projecto impossível de se manter.
Esta Direcção sabia que avançar para uma Sede seria um passo arriscado, mas tínhamos fé que com as portas abertas os Sportinguistas se iriam unir e ajudar o Núcleo a crescer, mas infelizmente tal não aconteceu.
Tendo em conta o nível de gastos que manutenção que o Núcleo tem hoje e os rendimentos que consegue fazer, não há outra solução se não o encerramento de Portas do Núcleo do Sporting Clube de Portugal de Luanda.
É nossa pretensão continuarmos com o Núcleo e organizar eventos pontuais até as coisas melhorarem, mas não se sabe ainda se será possível, estando pendente o aval do clube.
Assim sendo, face ao aqui exposto, servimos destes para informar que o Núcleo de Luanda encerra portas da sua Sede no dia 31 de Agosto de 2019.
Até lá, estará aberto para visualização de jogos nos dias:
11 de Agosto (Vs. Marítimo)
18 de Agosto (Vs. Braga)
25 de Agosto (Vs. Portimonense)
31 de Agosto (Vs. Rio Ave)
Queremos desde já agradecer a todos os sócios e sportinguistas que nos ajudaram e que permitiram que este projecto chegasse até ao dia de hoje.
7 Agosto, 2019 at 20:05
Era tudo tão fácil na campanha. Era uma alegria, e os patetas a votar no pateta-mor.
8 Agosto, 2019 at 1:10
Caso alguém ainda não tenha percebido, a cada dia mais que temos um Varandas, é um dia que estamos bem mais pequenos em adeptos, militância e fervor clubistico.
Muita gente ainda não se apercebeu disto…
8 Agosto, 2019 at 1:15
Um dia a menos de Sporting.
7 Agosto, 2019 at 17:51
O JHC já partilhou, mas fica aqui o texto completo.
Análise certeira do Mister do café.
Pior cego é o que não quer ver:
11 notas sobre a humilhação do Algarve
Depois da pior pré-temporada dos últimos 50 anos e da pior final de sempre da história do Sporting é altura de tecer algumas considerações sobre o momento da equipa.
1) Vamos a jogo sem ter usado a táctica dos 3 centrais um único minuto na pré-época.
Para a final da Supertaça frente ao Benfica, Marcel Keizer montou a equipa com três defesas centrais. E aqui é logo importante salientar que 3 defesas centrais é algo distinto de 3 defesas. O Sporting jogou com três centrais e numa linha composta por 5 jogadores. Deixo-vos com um print do primeiro golo do Benfica para perceberem como funcionou esta linha defensiva a cinco.
Lance do 1º golo do Benfica
Nesta imagem é possível vermos a linha defensiva do Sporting com os 5 jogadores e o posicionamento anedótico dos mesmos. Reparem como a defesa do Sporting não teve a capacidade de dar largura a essa linha. É aqui que está o erro defensivo básico. Os 5 atletas do Sporting estão praticamente todos em meia área. Pior do que isso só ver que Thierry Correia e Neto estão a marcar 3 jogadores do Benfica. Portanto, mesmo com uma linha de 5 defesas, o Sporting consegue estar em inferioridade numérica no local para onde Pizzi dirige a bola. Se isto não é anedótico, não sei o que será. Como é possível?
2) Um desastre a montar uma defesa
Nesta pré-época o Sporting foi a única equipa da 1ª Liga a não conseguir ganhar um único jogo. Foi a única equipa a sofrer golos em todos os jogos (só num jogo é que sofreu menos de 2 golos). Pior, foi a equipa da 1ª Liga que mais golos sofreu na pré-época (11 golos em 6 jogos). Tudo isto numa pré-época em que dos 6 adversários escolhidos, só dois eram verdadeiramente desafiantes: Liverpool e Valência. Tudo o resto seria para ganhar, ou pelo menos, para apresentar qualidade. Nem uma coisa, nem outra. Pelo meio até fomos humilhados ao perder jogos contra equipas de divisões secundárias. Primeiro contra uma equipa de amadores da 3ª divisão da Suiça e depois frente a uma equipa 2ª Liga de Portugal. Tudo tranquilo, ninguém ficou preocupado.
Mas estes números defensivos só podem surpreender quem não está atento ao percurso deste técnico no Sporting. Esta pré-época não tem sido mais do que a continuidade do triste trabalho defensivo que Marcel Keizer fez na época passada, senão vejamos:
Nos 37 jogos realizados pelos Sporting na época passada, Marcel Keizer sofreu 36 golos . É praticamente um golo sofrido a cada jogo. Estes números provam que não há aqui nada de circunstancial nesta análise. É um facto. O Sporting de Keizer não sabe defender. Com os 5 golos sofridos na Supertaça, Marcel Keizer passou a ter 38 jogos pelo Sporting e 41 golos sofridos.
Mas melhor do que os números, há um exemplo particular particular que é bastante elucidativo das ideias do treinador. Falo, obviamente, da forma como Tiago Ilori foi sistematicamente sendo aposta para jogar a lateral direito tendo Thierry Correia ficado de fora. Só no último jogo de pré-época foi efectivamente aposta e no jogo deste domingo fez uma bela exibição, tendo sido dos melhores elementos do Sporting.
3) Uma equipa sem identidade
Eu imagino a cara dos jogadores quando o treinador os informou que iriam jogar contra o Benfica num sistema de 5 defesas, quando na pré-época nem um único minuto testaram esse esquema. Devem ter ficado radiantes.
Obviamente, a mensagem que passou aos atletas foi a de uma completa inferioridade face ao rival. Marcel Keizer não teve capacidade para resolver a questão defensiva com os 4 defesas que testou ao longo de toda a pré-época, mas de um momento para o outro, qual miúdo a jogar um FM ou Fifa, decidiu resolver o problema da forma mais simples possível: “Ai sofremos muitos golos!? Então meto mais um defesa central lá pró meio que deve resolver”.
Keizer nunca quis assumir o jogo. Nunca quis impor a sua identidade ao adversário. A única coisa que quis do jogo foi não sofrer golos. No fundo foi uma…
4) Estratégia de equipa pequena
Todos percebemos a estratégia de Keizer para este jogo. Já a vimos noutras ocasiões e até resultaram na conquista de duas Taças. A ideia foi a habitual. Tentar controlar o jogo em termos defensivos e ferir o adversário em contra-ataque. Precisamente como as equipas pequenas fazem. O importante era tentar não sofrer golos tendo depois as probabilidades do nosso lado nas grandes penalidades. Foi isto que Keizer quis do jogo.
E não me interpretem mal. Não me importo de ter no Sporting um treinador absolutamente pragmático na abordagem e nem sequer me importo de não dar espectáculo. Desde que no final do jogo o resultado seja a nosso favor, por mim está tudo bem. O que me choca aqui é o facto de se ter contratado um treinador com a aura (mentirosa) de formador e do futebol espectáculo e depois o que vemos é um Keizer a tentar imitar um José Mota desta vida. Será que eu estou confundido e não era este holandês que dizia à boca cheia que queria jogar futebol ofensivo, espectacular e com muitos golos? Não era este treinador que até gostava era de ganhar jogos por 4-3?
5) Bas Dost na frente?
A jogar claramente para o contra-ataque, que sentido teve colocar Bas Dost como homem mais adiantado da equipa? Mas isto faz algum sentido na cabeça das pessoas? Um ponta de lança fixo, de último toque, lento, sem grande capacidade técnica e táctica a jogar neste esquema táctico? Absolutamente patético. E mais patético se torna quando o Sporting investiu 7,5M por 50% do passe de um jogador apelidado de “sonho” pelo Presidente Varandas e cuja principal característica é ser um jogador para jogar em ataques rápidos e contra-ataques. Basta ver precisamente que as suas melhores épocas foram em equipas com este perfil. Absolutamente fantástico.
Ainda em relação a Bas Dost é preciso dizer com todas as letras que as caracteristicas do jogador não têm sido aproveitadas. Se olharmos para a pré-época dá para contarmos pelos dedos de uma mão o número de cruzamentos feitos para a área. Tirando uma oportunidade falhada (não chegou a tempo da emenda) frente aos marretas da 3ª divisão suiça, Bas Dost não teve uma única oportunidade de golo. Quando teve meia oportunidade mandou um bilhete lá para dentro (jogo com o Valência). Portanto, temos um matador na equipa e não jogamos para ele. Queremos que ele faça coisa que não tem a mínima capacidade de fazer. De facto, temos de estar tranquilos…
6 ) Sem plano B
Esta estratégia de equipa pequena foi até desmontada pelo treinador quando no final do jogo diz: “Depois surgiu o 2-0, demasiado cedo na segunda parte, e mudámos de sistema, para 4-3-3, para tentar marcar.”. Portanto, o sistema para “tentar marcar” é o 4-3-3 e não o 5-4-1. Isto é assunção da estratégia de tentar marcar um golo primeiro do que o adversário ou pelo menos não sofrer golos para levar o jogo para as grandes penalidades. Era este o plano de Keizer.
Incrivelmente, o Sporting não estava preparado para a eventualidade de estar a perder na partida. Não existiu qualquer plano B dentro da estratégia montada. O melhor que se conseguiu fazer foi alterar para o 4-3-3 treinado durante toda a pré-época. A tal táctica para “tentar marcar”. O resultado dessa alteração foi o conhecido. Desnorte completo e mais 3 golos encaixados sem sequer conseguirmos chegar à baliza adversária.
7) Joga como treinas
Do outro lado da barricada, o que se viu foi uma equipa a aplicar no terreno de jogo tudo aquilo que tem andado a treinar ao longo da pré-época. Pressão constante ao adversário, linhas subidas, exploração dos ataques rápidos e muito jogo interior. Lage não quis surpreender ninguém e apresentou em campo aquilo que tem trabalhado com os seus jogadores.
8) Não ganhamos um jogo desde 5 de Maio
O Sporting está numa série incrível de 10 jogos consecutivos sem conseguir vencer. São 4 jogos oficiais e 6 jogos amigáveis.
Mas lá está, há quem ache isto normal. Tudo tranquilo.
9) Reforços? Onde?
Dos 14 atletas que entraram em campo, apenas 4 chegaram ao Sporting nos tempos do Presidente Varandas e de Marcel Keizer: Neto, Doumbia, Borja e Luiz Phellype sendo que os dois últimos entraram na segunda parte. Neto que só jogou devido à invenção dos 3 defesas centrais e no caso da posição de médio mais defensivo teria sempre de ser ocupada por um reforço, uma vez que o titular da época passada abandonou o clube neste defeso. Se olharmos apenas para os reforços contratados neste defeso verificamos que só jogou Luís Neto.
Recordar que só em reforços já foi investido um montante muito próximo dos 40 milhões de euros em pouco mais de 6 meses. E o mais curioso de tudo isto é que nenhum dos reforços é melhor do que os jogadores que tínhamos. Não há nenhum que consiga sequer ser titular, tirando o Doumbia (por saída do Gudelj). Mas também não é motivo para preocupações. Está tudo bem…
10) A melhor “Unidade de Performance” do mundo e arredores…
Foi desta forma que o Presidente Varandas vendeu aos Sportinguistas todo o investimento feito nesta área de performance. Uma área que seria a última coca-cola no deserto e que nesta pré-época o que está a mostrar não é nada bonito. Temos um atleta que foi contratado lesionado e que ainda não treinou (Rosier). Depois temos uma série de jogadores que têm tido problemas na pré-época. Jovane Cabral, que já vai na segunda lesão nesta pré-época e que hoje foi noticiado que só regressa à competição em Setembro. Ristovski que também se lesionou na pré-época sem que tenha feito um único jogo. Ivanildo Fernandes chegou a participar na primeira partida de pré-época mas depois lesionou-se. Rafael Camacho foi contratado e também se lesionou pouco tempo depois. É também curioso o caso de Rodrigo Battaglia, cuja paragem anunciada foi de 6 meses e já vamos em 9 meses, sendo que nas últimas semanas até esteve na Argentina.
Mas pior do que isto foi mesmo a condição física demonstrada pelos atletas do Sporting na segunda metade do jogo da Supertaça. Se a tão famosa unidade de performance o melhor que consegue produzir é isto, estamos mal. Mas lá está, tudo está a correr muito bem e devemos estar todos absolutamente tranquilos.
11) “Vamos ter uma semana difícil”
No final do jogo, Marcel Keizer disse “vamos ter uma semana difícil”. E qual é a melhor forma de enfrentar uma humilhação? Obviamente, dar dois dias de folga aos jogadores. Já não bastou os jogadores e o treinador terem estado de “folga” durante a partida de domingo, ainda se achou por bem dar mais dois dias de folga. A tal “semana difícil” perspectivada por Marcel Keizer começa a uma… quinta-feira, data do primeiro treino de preparação para o importantíssimo jogo na Madeira com o Marítimo. Portanto, treino na quinta e na sexta, viagem para a Madeira no sábado e jogo no domingo. Gestão brilhante. De facto, não há motivo algum para preocupação. De facto, está tudo bem. Tudo tranquilo…
7 Agosto, 2019 at 21:03
41 golos em 38 jogos… E há quem tenha reservas…
Um treinador ao nível do presidente. Rasteirinho.
7 Agosto, 2019 at 18:29
Sanatório Leonino
Alberto Rosário: “F. Varandas, 9 meses, 2 troféus
B de Carvalho, 5 anos, 1 troféu
Só por uma questão de rigor”
7 Agosto, 2019 at 18:30
Eheheheheheheh
Rigor à Varandas!
7 Agosto, 2019 at 20:06
Ahahahahahahhahahahahahaha Rigor Croquete é outra coisa! É como a Academia nunca ter estado em obras. Ainda há gente que defende esta escória da sociedade.
7 Agosto, 2019 at 19:21
Cassação da carteira profissional da jornalista Tânia Laranjo
Para: Comissão De Carteira Profissional De Jornalista
https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT93948
7 Agosto, 2019 at 19:44
Sanatório Leonino
Ricardo Gomes: “Epa não estava nada a espera…mas olha depois dos acontecimentos em alcochete não foi nada mau…se o ano zero começa com levar 5 do carnide isto promete…obrigado a todos os que contribuíram para isto…a paródia acabou diziam eles…só mais um nas bancadas…mas esta tudo bem”
7 Agosto, 2019 at 20:07
Os porcosmarcaram ao cair do pano. Estive a ver o jogo e os russos não jogam um caralho. O Serginho porcalhão já tem um novo pelotão de cães raivosos sarrafeiros. Semana negra . Depois dos 5-0 ainda vejo os porcos com a LC à vista.
Nota-se ali trabalho. O pelotão de cães raivosos sarrafeiros está a evoluir.
7 Agosto, 2019 at 20:17
A verdade é que entram sempre com “estatuto” nestas provas.
7 Agosto, 2019 at 21:18
O porto não joga nada, só matuloes e correr para frente.
Eles vão quebrar.
7 Agosto, 2019 at 20:34
Daqui nada, só vai o 1º lugar á Champs e na pré, como na Holanda…
Temos que pensar a longo prazo, é bom eles fazerem uma boa figura.
7 Agosto, 2019 at 20:53
Mas só não vê quem não quer…
“O poder” continua na mão dos “da cor”…e por isso fazem o que lhes apetece…
https://sicnoticias.pt/opiniao/2019-08-07-O-Partido-Socialista-borrou-se-de-medo-do-Benfica?utm_source=onesignal&utm_medium=notification&utm_campaign=opiniao&utm_content=%22O+Partido+Socialista+borrou-se+de+medo+do+Benfica%22
SL
7 Agosto, 2019 at 21:11
Os meninos já vieram das mini férias?
Curtiram? Deu para fazer o reboot?
7 Agosto, 2019 at 21:25
Cancelo no City, foda-se que burrice da Juve, que puta negócio do City.
Balotelli livre, no Sporting, era o reforço “bomba”.
…Ou outro Alan R.-Pongolle.
8 Agosto, 2019 at 0:00
Cancelo? Fdx
Para o ano está a sair. Por 75.
O capital tem de rodar.
8 Agosto, 2019 at 0:03
Foda-se o que?
É mau?
Porra vais ver esta época…
8 Agosto, 2019 at 0:08
Fosse “bom” a Juventus não o deixava sair. Ou eles andam a perder os melhores de propósito?
Foi um frete pelo CR, o Mendes comeu o dele, ponto. Segue caminho.
No fim do ano conversamos.
7 Agosto, 2019 at 21:46
Já despachamos o menino mal comportado para o West qq coisa Albion… Muito bem estrutura, apoiadissimo. Matheus Pereira emprestado.
Se fossem gozar com a vossa mãe faziam melhor figura.
7 Agosto, 2019 at 22:00
Tens que ver estas noticias na perspectiva positiva.
Malta, malta, vamos poupar mais 300 mil euros/ano em salários.
7 Agosto, 2019 at 22:01
Sempre dá para mais umas festarolas.
7 Agosto, 2019 at 22:03
300 mil euros é muito croquette
7 Agosto, 2019 at 22:07
Para umas festarolas e ainda sobra para pagar quase metade do salário do Raul José.
7 Agosto, 2019 at 22:08
Se sobrar depois das festas , oferecem-se uns relógios ao pessoal.
7 Agosto, 2019 at 22:30
E dar umas voltas de limo…
7 Agosto, 2019 at 22:23
E o mais engracado é o valor da opção de compra….tcharammmm 9,5 milhões de euros…. Eh pá peçam para cagar e bazem do meu clube
7 Agosto, 2019 at 23:03
Quanto?!?? Foda-se!
7 Agosto, 2019 at 23:21
Foda-se e refoda-se. Ja estou como o JHC para mim acabou
7 Agosto, 2019 at 23:14
Confesso que com a notícia da saída de Matheus Pereira para o segundo escalão inglês acabou para mim esta época
7 Agosto, 2019 at 22:08
Do compêndio: “Acabou-se o circo”
https://www.forumscp.com/index.php?action=dlattach;topic=70130.0;attach=59214;image
7 Agosto, 2019 at 22:22
Dá para tudo. Que vergonha
7 Agosto, 2019 at 23:04
Mas ninguém avisa esses gajos que o Fivelas disse que acabou a chacota? Falta de elegância pá!
A Vergonha #VemDeDentro
8 Agosto, 2019 at 1:27
Da saga do Serpa “Não compreendo porque dizem que a Bola é mais próxima dos lampiões”…
7 Agosto, 2019 at 22:12
E quando não ganharmos ao Marítimo?
7 Agosto, 2019 at 22:19
Não te preocupes…
7 Agosto, 2019 at 22:23
Porque o fv nao está preocupado de certeza absoluta
7 Agosto, 2019 at 22:29
Eu estou preocupado é com os clubes que estavam dispostos a pagar 100 milhões pelo traidor Fernandes na época passada. Onde andam? Cheguem se à frente porra. A ver se nos orientamos…
7 Agosto, 2019 at 22:28
A ideia que dá é que estamos desesperados por trocos, enquanto não vendemos o BF. Parece uma venda de garagem.
7 Agosto, 2019 at 22:28
O Matheus Pereira podia ser um excelente suplente do diaby, mas desoacharam-no para Inglaterra. É o que temos…
7 Agosto, 2019 at 22:32
entretanto antes dos medios ofensivos, o Man United acabou de ficar “descalço” na frente de ataque:
Lukaku no Inter por 75 milhoes, a pedras do domino vao começar a rolar, mas aparentemente não num caminho que afecte BF.
7 Agosto, 2019 at 22:43
Lamento informar mas as peças de dominó não rolam.
7 Agosto, 2019 at 22:49
ahaha
7 Agosto, 2019 at 23:03
Ele queria dizer, rebolam.
7 Agosto, 2019 at 23:05
Ahahahahhahahahah!!
7 Agosto, 2019 at 23:15
Ó diabo!
7 Agosto, 2019 at 23:27
Ele viu num blog e acha que peças de jogo com pintas são dominós.
7 Agosto, 2019 at 22:41
Mesmo que o nosso capitão continue, o meio campo precisa urgentemente de reforços. Basta ver que o fcp deixou hoje o Nakajima na bancada e que ainda vem o Uribe.
7 Agosto, 2019 at 23:17
Vamos comprar mais 4 reforços para substituir os que compramos neste mercado…
7 Agosto, 2019 at 23:28
O diaby pode prefeitamente jogar a 8 ou substituir o ratandes como disse o Keizer.
7 Agosto, 2019 at 23:41
Precisamos de um 6. E que o batta regresse.
Em relaçao ao matheus… ainda nao esqueci a rábula do ano passado. Se no fim o west albion pagar 9,5 milhoes por um jogador que aos 23 anos, notabilizou-se uma época no desportivo de chaves e foi no mes de abril de 2019 o jogador jovem da bundesliga… talvez nao seja assim tao mau…
Se ficaseeno clube… seria titular? Sendo suplente… nao seria mais um ano de estagnação?
Há toda uma geraçao que devia ter sido potenciada plo mister da táctica.. mas que ficou em banho maria… geraldes, iuri, matheus… enfim. Com 23/24 anos… tenta-se ganhar uns cibres com esta malta… ou arrisca-se mais um ano entre banco e bancada..?
Porque sejamos claros!
Nenhum destes jovens seria titular de caras na equipa…
8 Agosto, 2019 at 1:26
Na tua opinião. Matheus Pereira só não teria lugar na equipa se diaby estivesse num excelente momento de forma. Mas mesmo assim, quem perderia o lugar era o ratandes porque não joga bem na ala.
Dost
Matheus Wendel diaby raphinha
Hugo Viana de limo a 6!
Equipaça! Quem precisa de ratandes quando tem diaby?
7 Agosto, 2019 at 23:44
Se o nosso capitão continuar vamos ter mais um problema.
7 Agosto, 2019 at 23:35
Ratandes é o caralho que ta foda, rabolho de merda
8 Agosto, 2019 at 1:13
Eu não digo que um gajo atira o sabonete pro chão e tu ou outros vêm logo apanhar! É pra chutar, caralho! É futebol!
Ratata tatandes!
7 Agosto, 2019 at 23:41
Depois de uma grande vitória ontem frente à Alemanha, hoje foi uma remontada brutal contra a Sérvia. A perder 8-1… vencemos 22-21.
Dia 9, Islândia.
#mundialsub19
#andebol
7 Agosto, 2019 at 23:43
… sempre a enxovalhar o melhor jogador da equipa… paneleiro de merda.
Compra um dildo, larga o teclado e diverte-te
8 Agosto, 2019 at 1:19
Esse paneleiro de merda é melhor jogador da equipa de quem falas, causou um prejuízo incalculável ao Sporting, ao rescindir por causa de uma altercação com adeptos, a maior parte deles conhecidos por jogadores é técnicos.
Nunca me esquecerei que se pôs no caralho sem sequer ter levado na tromba.
Não preciso de traidores no Sporting. Prefiro jogadores honestos, mesmo que sejam piores. E o diaby faz prefeitamente o lugar do ratandes.
Ratata tatandes!
7 Agosto, 2019 at 23:48
e entretanto o Tottenham foi buscar o Lo celso por 50 milhoes + 5
7 Agosto, 2019 at 23:59
O Bruno até Janeiro pelo menos fica
8 Agosto, 2019 at 1:32
Com 5 milhas no bolso, eu também era capaz de me aguentar até Janeiro.
O que não estou a ver é como é que em Janeiro quererão pagar o que hoje não querem.
8 Agosto, 2019 at 15:27
Nunca vai ser vendido por um valor superior ao que está a ser oferecido agora. No entanto nunca poderíamos aceitar o que estão a oferecer porque neste momento ele faz a equipa toda
7 Agosto, 2019 at 23:53
Eu sugiro que mudem o cântico ao vagandas…
Em vez do: vagandas cabrão, pede a demissão.
Será mais apropriado: vagandas ladrão, pede a demissão
#varandasout é underrated #varandasprocaralho mais apropriado.
7 Agosto, 2019 at 23:56
As minhas quotas estão pagas até ao final do ano, será que vão ter a utilidade para mandar o Varandas dar uma curva para bem longe? sinceramente não acredito pois 71 é muito por cento.
Cansei, estou farto, a saída de Matheus foi o transbordar do copo.
Vou ao Banco barrar a autorização para pagamento das quotas e fico na expectativa. Cada um luta com as armas que tem e eu não tenho outra.
SL.
8 Agosto, 2019 at 0:07
Infelizmente, também penso assim. Principalmente quando também já começaram a destruir as modalidades.
8 Agosto, 2019 at 1:21
Quem os lá pôs, que de lá os tire.
8 Agosto, 2019 at 0:15
Matheus P, boa sorte.
8 Agosto, 2019 at 0:32
Mandamos os nossos extremos embora de graça, contratámos outros mais novos e ainda procuramos outro?
Parece que se tentou o Galeno por 4 milhões mas o negócio com o Braga já estava fechado…
8 Agosto, 2019 at 1:00
Incrível! Despachamos Dala que apontou 8 golos esta época e tentamos contratar por 4 milhões Galeno que fez 9…
8 Agosto, 2019 at 1:10
Incrivel que antes era tudo “carvão”….agora é tudo “verdade”….
8 Agosto, 2019 at 1:26
Antes eram falsas promessas eleitorais.
Agora são verdadeiras aldrabices.
8 Agosto, 2019 at 1:46
Antes era tudo carvão? Eu acho é que antes se assumiu com toda a facilidade do mundo que tudo era verdade e por isso, aconteceu o que sabemos…
8 Agosto, 2019 at 1:32
Bom acordo de compra para o Dala! 2 milhões. Qual foi o último jogador dos palops que teve sucesso em Portugal? O Helton? (ou o Kwakwa?)
8 Agosto, 2019 at 3:46
Fdx, enxovalho sobre enxovalho. Somos nós que estamos a ser corridos by proxy.
Sentir a camisola?
Max
Correia-Duarte-Demiral-Lumor
Palhinha-Gauld-Geraldes
Pereira-Slimani-Nani
Gauld por Dala e 442
Dala por Baldé
Pereira por Medeiros
Etc.
Era uma compra, o regresso de Slimani. Um Sporting feito de Sporting.
Uma folha salarial completamente revista e justa para os nossos. Jogando futebol tudo se tornaria mais fácil e valioso. A identidade só se consolida em devir.
E treinador para o recital?
Pois, era Sinisa, Inácio na estrutura. Tudo passado.
Agora são Varandas recauchutadas que abrem para o vazio, Keizerbola e mau verbo de encher. Em campo, o efeito rescindente é quem mais ordena. Tudo ao contrário.
8 Agosto, 2019 at 8:59
Concordo. Mas também acho que há lugar para algumas compras.
Treinador é que teria de ser de topo com créditos firmados em equipas jovens.