As nossas equipas de juniores e de sub-23 começaram os respectivos campeonatos com vitórias.
Na Liga Revelação 2019/2020, o Sporting recebeu e bateu o SC Braga por 1-0 no Estádio Aurélio Pereira. Os Leões, que contaram com alguns elementos da equipa principal na bancada a assistir à partida (Bruno Fernandes, Neto, Thierry Correia e Luís Maximiano), bem como com a presença de Aurélio Pereira, entraram melhor no jogo, numa primeira parte onde os extremos Gonzalo Plata e Joelson Fernandes estiveram em destaque e tornaram a vida dos adversários complicada. E foi na sequência de um cruzamento de Joelson que Samuel faria um autogolo e daria a vantagem aos verde e brancos.
Numa partida em que Eduardo Quaresma e Nuno Mendes também foram titulares, a segunda parte foi bastante mais repartida, com oportunidades de lado a lado, mas o resultado não se alterou. No final, Leonel Pontes, técnico dos sub-23 leoninos, afirmou que “Acabámos por vencer com algum mérito defensivo, mas com algum demérito ofensivo em alguns momentos do jogo. O resultado acaba por ser um resultado normal na primeira parte, que evidencia a nossa qualidade. Na segunda parte, contra o vento, tivemos algumas dificuldades. Soubemos segurar o resultado e acabámos por ter uma oportunidade de golo. Acabámos por justificar bem a vantagem e ganhar bem o jogo”, afirmou.
Houve alguns momentos de jogo que foram muito positivos, na opinião de Leonel Pontes: “Houve duas ou três saídas na construção do jogo em que conseguimos chegar desde o guarda-redes até a zonas de finalização com qualidade. Gostei do processo defensivo, onde a equipa teve paciência, ocupou espaços defensivos e fez a aproximação ao portador da bola. Também gostei da responsabilidade da equipa na seriedade com que enfrentou o jogo e essa questão é fundamental para o crescimento dos jogadores.”
O regresso ao banco dos Leões foi algo que também orgulhou o treinador verde e branco: “Foi com orgulho que acompanhei a equipa do banco. Foi também um regresso após muitos anos que me satisfaz.” Leonel Pontes dedicou ainda a vitória a Aurélio Pereira, que esteve presente na bancada: “Esta vitória é um pouco para aquilo que ele tem deixado nesta instituição e no futebol de formação. Hoje tivemos o prazer da sua presença e esta vitória vai para ele, porque toda a gente reconhece aquilo que tem dado ao SCP.”
Para memória futura, o Sporting CP alinhou com Diogo Sousa, Pedro Mendes (Diogo Brás, 88’), Joelson Fernandes (Bruno Tavares, 75’), Gonzalo Plata (Tiago Tomás, 88’), Nuno Mendes (Echedey Verde, 45’), João Silva, João Oliveira, Eduardo Quaresma, Matheus Nunes, Nuno Moreira (Bernardo Sousa, 45’) e Tomás Silva (cap.)
Suplentes não utilizados: Anthony Walker, João Goulart, João Ricciulli, Tiago Rodrigues, Dimitar Mitrovski e Heverton Santos
À noite, também no Aurélio Pereira, a equipa sub-19 do Sporting Clube de Portugal estreou-se no Campeonato Nacional de juniores A, impondo uma goleada por 4-0 à UD Vilafranquense.
Os Leões, que se mostraram superiores durante todo o primeiro tempo, chegaram com naturalidade aos três golos de vantagem, todos através de bolas paradas. O primeiro chegou pelos pés de Geny Catamo: o atleta do emblema de Alvalade marcou um canto curto para André Gonçalves, que passou novamente ao número 11 Leonino, que, num remate de belo efeito e fora da área, inaugurou o marcador. O segundo tento começou novamente através de canto, também este batido por Geny Catamo, que colocou a bola no centro da área, onde apareceu o central Rafael Fernandes para, de cabeça, fez o 2-0.
Já nos minutos finais do primeiro tempo, André Gonçalves sofreu uma falta dentro da área e o árbitro prontamente assinalou pontapé de penálti. Gonçalo Batalha foi chamado a bater e, apesar de ter falhado a marcação (rematou para o centro da baliza e o guarda-redes da equipa ribatejana defendeu com os pés), não perdoou na recarga, fazendo assim o terceiro tento.
Já no segundo tempo, os Leões limitaram-se a gerir a vantagem, aproveitando para a aumentar mais uma vez por Gonçalo Batalha, aos 51 minutos, que, de frente para a baliza, rematou colocado para o fundo das redes. A formação de Pedro Coelho ainda desperdiçou algumas oportunidades, mas a vitória não fugiu aos seus jogadores, deixando assim os primeiros três pontos em casa.
13 Agosto, 2019 at 9:11
Vi os Sub-23 e gostei!
Tal como o Manuel Fernandes, fiquei surpreendido com a quantidade de júniores de primeiro ano em campo e um ou outro Juvenil.
Gostei bastante dos 2 centrais e do Nuno Mendes. Plata teve 2 ou 3 lances dignos de best off no YouTube.
Bons sinais.
13 Agosto, 2019 at 12:26
O Manel ficar surpreendido, quando supostamente trabalha na estrutura do clube é elucidativo do seu trabalho.
13 Agosto, 2019 at 15:47
O Manel devia ser proibido de comentar futebol 🙂
Quero recordar,sempre, o grande jogador e goleador que foi.
O Manel, o nosso MANEL, é um dos melhores da centenária história do SCP.
Por isso, recuso-me a ver o Play-off, comentarios a jogos, etc..
É penoso!
Viva o Manel (o jogador!)!!!
13 Agosto, 2019 at 9:21
É o “futuro…que está a caminho..,”
Sporting Sempre…!
SL
13 Agosto, 2019 at 9:39
A ver se por aqui existe projecto…
13 Agosto, 2019 at 9:51
https://youtu.be/9SwQ9iavJeI
13 Agosto, 2019 at 10:02
Primeiro passo para um bom projecto: Arranjar um bom projectista…
13 Agosto, 2019 at 10:05
Vi a 1a parte dos sub-23 e tb gostei. Nuno Mendes sobretudo. Mas tb Diogo Sousa, Pedro Mendes, Joelson e Gonzalo Plata a mostrarem qualidade.
13 Agosto, 2019 at 10:24
Joelson, Nuno Mendes e Quaresma são diamantes em bruto. Claramente com potencial tremendo. Primeiro ano de juniores e a jogar nos S23 já e com muita qualidade.
Plata é jogador de A.
13 Agosto, 2019 at 10:29
Muito potencial para aproveitar.
Plata e Matheus Nunes já deviam estar no plantel principal.
Mitrovski é um talento que não percebo como não joga muito mais.
13 Agosto, 2019 at 11:00
Com um bocado de cintura sai mais um negócio como o Demiral.
13 Agosto, 2019 at 17:28
Pois…medo disso!
13 Agosto, 2019 at 15:57
Aponta aí Rodrigo Rego. Centralão… e grande Sportinguista.
A margem sul não brinca.
13 Agosto, 2019 at 17:28
Apontado! Vou estar atento! 😉
13 Agosto, 2019 at 17:39
Lenda do FM19.
15 Agosto, 2019 at 0:21
Parece-me muito baixo para vingar como Central
13 Agosto, 2019 at 10:54
Sei que é tarde e tal, mas Estadio Aurelio Pereira soa-me tão bem…
13 Agosto, 2019 at 11:21
Gostei mais dos juniores que dos sub-23. Se não houvesse algum egoísmo na conclusão dos lances a goleada teria sido maior. O Vilafranquense fez o seu primeiro jogo neste escalão e como equipa demonstrou muitas fragilidades.
Nos sub-23 construiu-se um plantel com os melhores juniores da época passada e subiram os juvenis, o que era expectável. Aconteceu o mesmo com este Braga e com várias outras equipas do campeonato. A estes somam-se alguns seniores contratados agora (Mateus Nunes e Plata) e outro que já deveria estar a rodar numa equipa da primeira ou segunda liga (Pedro Mendes).
Veremos como evoluem os nossos jovens.
13 Agosto, 2019 at 11:43
Que sejam bem aproveitados. Talento não falta.
13 Agosto, 2019 at 11:56
Sera que vamor levar com o keizer muito mais tempo?
13 Agosto, 2019 at 12:22
Espero estar enganado, mas prevejo o “estagnar” de alguns elementos que já estavam na equipa da época passada.
Continuou a não ver qualquer beneficio deste escalão.
13 Agosto, 2019 at 12:28
Ou seja estão a ficar no ponto para serem despachados para poupar salários e dar lugar a Viennetos.
Bem Vagangas, o projecto com cabeça membros e pernas não descarrila.
13 Agosto, 2019 at 12:48
Ja nao aguento este gajo! (desculpem o meu desabafo sei que o tema nao é este)
1º O ar de parvo com que esta no banco ( sempre numa de ” esta tudo bem”)
2º O ir a conferencia de imprensa e não dizer uma palavra em portugues quando já aqui esta quase a 2 anos!!
3º Andarmos a 7 meses mais coisa menos coisa a andar a ouvir mos “Temos que jogar mais”
4º Mas alguem acha normal ir buscar um jogador como o vietto ( sei que alguns de vos n gostam, mas ele tem muita qualidade e o tempo o dirá) e andar me a por o homem a extremo ou ouvir a barbaridade que ele e o BF n podem jogar juntos!!
5º A insistência num modelo que jogo que n anda em volta do BAS que tem só uma media de 30 golos por ano! O treinar e jogar uma pre epoca inteira num sistema e chega a um derby e joga com 5 defesas!
6º A dependeria de BF ( acho normal visto o jogador que é) , mas ele como treinador tem q falar da equipa, equipa quando só fala dele ! Coitado do BF qq dia ate lançamentos faz!
7º Voltando ao vietto, quando se parte para uma compra destas tem q se saber onde joga como joga os jogadores que temos o sistema que temos! Nao consigo entender !
8º A construção do plantel , n consigo intender, se a clube em portugal que supostamente o talento n tem idade esse clube é o nosso! E isso nao se reflete! e ainda ontem se verificou isso nos Sub 23.
9º Acho que em tantos anos de vida , quer dizer , nao acho tenho a certeza!! nunca vi um plantel com tantos defesas direitos!!
10º Aplaudi a coragem que varandas teve ao dispensar Peseiro, será que terá a mesma para admitir que o tempo de keizer já acabou quando nem devia ter começado!
PS: Desde já desculpem este meu desabafo, mas será que já nao era altura para dar mos uma oportunidade a quem tao merece…falo de Vitor Oliveira , nao é doutor engenheiro arquitecto ou raio que o parta , mas se a pessoa que ja deu prova da sua competência é ele .
Cumprimentos
Viva o Sporting
13 Agosto, 2019 at 13:19
Hoje não é. Mas em 2014 seriao Catio o empresario do Romário para o termos perdido para o porto?
13 Agosto, 2019 at 15:51
Assim faz sentido ter uma equipa de sub 23.
Assim vale a pena ver (iria ver na mesma…) a liga revelação.
o jogador mais “velho” em campo deve ter sido o João Oliveira, o qual dificilmente contará para o futuro…
Espero que nao haja espaço para os Wangs desra vida..
13 Agosto, 2019 at 17:54
João Oliveira estagnou, a partir da sua passagem para os juniores.
João Goulart é um bom valor.
Peseiro e Keizer equivalem-se, mas mesmo assim, julgo que P é superior a K.
Há bons valores na formação, mas depois não “calçam”, porque dizem não ter valor para a equipa principal, ou andam de empréstimo em empréstimo, para finalmente serem opções para outros clubes, ao preço da “uva mijona” ou como doações.
Os treinadores, na sua generalidade, são uns merdosos e uns medrosos.
13 Agosto, 2019 at 18:06
Não acho que os sub23 tenham feito um grande jogo mas vê-se que há ali talento para ser aproveitado.
2 centrais interessantes dos quais o Quaresma sobressai.
Nuno Mendes tem talento e qualidade para poder jogar alguns jogos na equipa A, apesar dos seus 17 anitos. Espero que o Gonçalo Costa também atinja tudo o que o potencial dele indicava pois ficávamos servidos de laterais esquerdo para vários anos…
Plata nota-se que tem um talento acima da média e cabe ao treinador saber aproveitar isso. O JJ tem muitos defeito e é uma pessoa medíocre mas teria muito a ensinar ao Plata, coisa que duvido muito que o Keizer tenha!
Não acho mal que jogue de vez em quando nos sub23 mas, para mim, devia estar sempre nos 18 da 1ªequipa.
Joelson dividiu-se entre lances interessantes e más definições. Nota-se um enorme potencial e um enorme talento mas dá para perceber que tem ainda de melhorar a qualidade e a consistência do seu jogo. Já disse aqui mas repito, eu tinha feito o puto jogar contra o Tondela no ultimo jogo em casa da época passada. E tinha-lhe dado alguns minutos na pré época.
Vamos ver o que conseguem fazer evoluir este talento, entre os sub19 e os sub23.
Pedro Mendes ter ficado nos sub23 foi um marcar passo, acho eu. Duvido que seja jogador para o Sporting – mas acho que neste momento era capaz de ser mais útil que o Dost! – mas é um puto que se poderá afirmar numa boa equipa da 1ª Liga. Era aí que devia estar a competir esta época.
Do Matheus Nunes não vejo nada de especial que, por exemplo, não tivesse visto num Paulinho na época passada. Não vejo porque o foram buscar ao Estoril a não ser para fazer número. Não vejo aqui um potencial jogador para a equipa A.
Diogo Brás e Bernardo Sousa… Quem os viu há 3 ou 4 anos nos Juvenis e quem os vê agora… Tanto potencial desperdiçado por falta de cabeça! Era só terem mais atitude porque o talento está lá… Nesta altura já era para estarem em condições de lutar por um lugar no plantel da equipa A, e estão bem longe disso!
Nos sub19 o adversário foi um pouco fraco e não deu para ver grande coisa mas parece uma equipa superior à do ano passado. A acompanhar…
15 Agosto, 2019 at 0:59
Nos Sub 19 realce para a muita qualidade no Geny. Aquele pé esquerdo tem magia.
Nos Sub 23 destaque para Quaresma ( 17 ), N Mendes (20 ),
M Nunes ( 20 ), Joelson ( 16 ! ) e Gonçalo Plata ( 18 )
Talento a rodos assim haja cabeça e suporte do clube que lhes
permita uma boa evolução.