Em primeiro lugar, porquê agora? Esta é fácil, porque, mesmo ganhando as Taças a realidade diz que estamos há mais de 10 jogos sem ganhar um jogo. E isso até podia ser circunstancial, pois apanhámos um final de época fechado em objectivos possíveis, tivemos uma final que é um jogo que pode sempre ir a prolongamento e penaltys e uma pré-época onde até se poderia perder os jogos mas vendo um caminho claro para onde vamos. Mas não é nada disso que estamos a falar. O que estamos a ver são sintomas de algo mais abrangente, para mim. Estrutural.
O futebol do Sporting é uma amálgama de equívocos e confusões a começar na estrutura e a acabar no treinador. E o problema, na minha opinião, não está (só) no treinador. Keizer é o treinador adequado para ganhar títulos, leia-se, campeonatos na realidade portuguesa? Não. Mas poderia ser um treinador que implementasse um certo estilo de futebol, atractivo, e que nos aproximasse desse objectivo? Se calhar….se tivesse tido a mínima hipótese.
Antes de choverem os calhaus, ponham-se no lugar de um treinador com o currículo de Marcel Keizer, acabado de chegar a um país novo, sem falar a língua, com um plantel que não conhece e com o objectivo de colocar uma equipa rapidamente a jogar bem e a ganhar jogos. Já é suficientemente difícil? Agora, imaginem que todas as decisões de recrutamento não passam por ele. Atenção, abro aqui um parêntisis para ressalvar que muito que vão ler de seguida é completamente hipotético. Continuando, abre a janela de Janeiro e vem um médio de um clube russo que nem sei dizer o nome, um central a jogar no Championship, um lateral a jogar nas Américas e um ponta de lança da segunda liga portuguesa. Que, naturalmente, não conheço. Portanto, ainda estou eu a perceber com o que posso contar dos que já cá estão e acabei de conhecer e contratam mais 4. Quando a minha realidade há uns meses era o Al-Jazeera ou, no limite, o campeonato holandês. A somar a isso, nada do que peço (se é que pedi ou tenho sequer liberdade para pedir) é satisfeito. O que pensaria qualquer treinador? Que está aqui o enredo perfeito para o próximo filme da saga Missão Impossível. Mas como até sou um tipo razoável, vou esperar e ver o que a próxima época me traz. Até ganhei 2 taças, que diabo! Ok. Vamos ver se na próxima janela, com pré-época, isto muda. E não muda, piora. Contrata-se mais uns quantos e um suposto “grande reforço” que não é nem 10 nem PL mas que, por já ter alguma reputação tem de jogar, apesar de ser claro que não pode jogar em 4-3-3, o meu sistema favorito e em vigor desde a época anterior. A somar a isto, não despacham quem não tem qualidade e poderia diminuir o plantel e abrir espaço para mais e melhor competitividade e, para rematar, um ou outro que até nem é nada de se deitar fora e até podia ter planos para ele é dispensado. E agora, vai treinar!
Agora, é a parte em que me dizem que ele assinou um contrato e se o fez, agora não se pode queixar. A questão é mesmo essa. Será que ele assinou sabendo que teria input zero nas contratações? Que existe um departamento de scouting que poderá ter um perfil de jogador (e Raul José tem-no de certeza) que aponta jogadores para as suas necessidadese e o treinador apenas recebe-os e faz magia? Será que o perfil de jogador, por exemplo, de 6 de Raul José e o de Marcel Keizer é o mesmo? Priveligiam ambos as mesmas características? Será que falam um com o outro, sequer? E será que ambos têm o mesmo poder de influência na decisão final da estrutura? O melhor é parar de fazer perguntas difíceis. Quando eu digo que Keizer é um boneco, nem sequer é em tom ofensivo ou depreciativo, é porque ele veio mesmo para este papel. Só não sei é se ele sabia que ia ser boneco ou se foi-lhe dada alguma expectativa de que iria ter o mínimo de poder e autoridade para influenciar algumas decisões que impactem directamente no objectivo de jogar bem e ganhar. Agora dizem-me: “Ah! Então que se demita!” Para quê? Faço o que gosto, não me pagam mal e vou sempre tentar por as minhas equipas a jogar bom futebol, seja com o que me dão ou o que peço. Se não tenho condições/liberdade/autoridade para mais e se é a minha cabeça que vai rolar primeiro…e faz muito bem pois não é ele que tem de pagar por erros estruturais. Para ele, claro.
Há uma coisa que eu já tenho a certeza. Da mesma forma que BdC deixou de ter projecto para o 2 mandato e passou a viver ao sabor dos acontecimentos, Varandas nunca o teve e agora está/vai fazer exactamente o mesmo. A diferença é só uma: no ano passado ganhou, e isso segurou as pontas, este ano está à vista e ainda estamos a começar. Esta estrutura quis fazer exactamente o oposto do que existia. E o que é o oposto de JJ? É o tal boneco. E isto até nem seria completamente mau…se as “instruções” que teria de seguir estivessem em linha com uma política de aposta na formação e aquisições cirúrgicas de qualidade tão repetida em campanha. Seria “escrever direito por linhas tortas” e, pessoalmente, até duvido que Keizer boicotasse esse caminho. Mas não. Entre despejarem mais jogadores, não se livrarem de outros e livrarem-se daqueles que iam ao encontro dessa ideia e que o treinador até gostava (visível em Matheus) foi a estrutura que minou qualquer hipótese de, pelo menos, colocar a equipa a jogar o futebol que o treinador quer jogar e segundo as suas ideias. Porque, ao contrário de JJ, desta vez MK só treina e a responsabilidade dele começa e acaba aí. E até porque não há uma contratação que se diga de caras que tem o dedo do treinador.
Isto tudo já é mau? Calma. Olhemos mais à frente. Já todos percebemos que, neste cenário, MK está a prazo e é só uma questão de saber quando é que sairá. Quem virá? Falhando neste treinador, que se fará? Mesmo perfil com outro nome? Muda-se o perfil? E esse perfil adequa-se ao paradigma “estrutura gere e o treinador treina”? Muda-se o paradigma? Quantos treinadores com algum currículo e que galvanizem os adeptos aceitam trabalhar nestas condições? Só um tuga cá do burgo. Portanto, ou alteram profundamente um dos pilares do projecto ou as brechas ficam à vista. Isto significa que esta estrutura com ou sem este treinador não pode ter sucesso? Não sei, se calhar a sobrevivência até os vai levar para um caminho melhor aceite pelos adeptos e que lhes garanta continuidade. Até poderão trazer uma ou duas trutas agora ou em Dezembro e a coisa ficar composta o suficiente para lutarmos pelo título e até ganhar alguma coisa. Mas para lutar pelo título de forma sistemática e ser campeão de forma minimamente regular é curto pois a falha é estrutural e vai-se manifestar sempre, seja com este ou outro treinador dentro do mesmo perfil mesmo sendo mais mediático. O problema está mesmo no perfil e depois, claro, na gestão de expectativas porque quem contratou vai começar a cobrar mas quem trabalha com os jogadores não os escolheu. E por isso, acho que Keizer recebeu um presente envenenado.
Quanto a Keizer, desejo-lhe o melhor pois vai ser mais uma vítima dos nossos problemas. Apesar das limitações estarem à vista, não duvido da sua intenção e até ideia de jogar bom futebol. Nem sequer duvido da aparente ideia de gostar de apostar na formação, afinal fê-lo no Ajax e é bem mais provável que tenha sido o Sporting, com os seus problemas de indefinições e de incompetência crónica a alterarem, de forma mais ou menos forçada, essa filosofia do treinador. Filosofia essa que, para acontecer, é preciso haver sintonia total entre estrutura e treinador. E cheira-me que não vamos ficar por aqui, até dia 31 é mato e estamos em crise ou pré-crise. Do the math. E MK vai ter de os avaliar com uns vídeos de ocasião e de repente tem que os integrar na equipa. Dir-me-ão: Mas esse é que é o trabalho de um treinador! É. Se não quisermos ser campeões. É isso que todos os clubes pequenos fazem. Quem quer lutar por títulos de forma duradoura tem de compartir a respnsabilidade das decisões com o treinador pois se é o treinador que trabalha o modelo e os jogadores que fazem o modelo, ele é a pessoa mais qualificada para decidir o recrutamento…para o seu modelo! Isto é dos livros! O que é preciso, e a história demonstra que não o sabemos fazer, é encontrar um meio-termo entre o treinador que até a cor dos azulejos do balneário decide e o tal boneco que nem uma contratação pode escolher. O que estamos a pedir ao treinador é para construir um futebol que compita com os rivais com jogadores cujo conhecimento que ele tem deles é limitado ou inexistente. Seria exequível se a qualidade do recrutamento fosse indiscutível e com jogadores de valor (futebolístico e de mercado) inatacável. Não é, definitivamente, o caso.
É o problema das estruturas sem treinador. Não existem. Tal como treinadores sem estrutura. E, para nossa infelicidade, parece-me que sofremos de ambos.
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Sá
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
14 Agosto, 2019 at 12:11
Discussao muito interessante que pode ajudar a diagnosticar os nossos problemas. Possivelmente nunca vamos saber se foi a estrutura, o treinador, os jogadores ou o presidente. Possivelmente todos tem alguma culpa na situacao actual.
Mas gostaria de perguntar uma coisa:
O Presidente Varandas assumiu-se como o responsavel pelo futebol profissional do Sporting quando ganhou as eleicoes. (Ja nem vou falar mais do facil-facil etc.). Posicionou-se como alguem que conhecia o mundo do futebol profissional. Ele proprio assumiu que tem “11 anos de experiencia no futebol”.
Alguem me pode encontrar outro clube de dimensao semelhante ao sporting onde o responsavel maximo pelo futebol tenha apenas 11 anos de experiencia em futebol profissional? Para ja nao dizer que essa experiencia de 11 anos foi somada enquanto medico (que ao que sei nao inclui pontapear uma bola, discutir questoes tecnico-tacticas, discutir visoes de formacao, participar em missoes de prospecao de atletas etc.
Se nao se conseguirem lembrar outro clube (de dimensao semelhante ao sporting) onde o responsavel pelo futebol tenha tao pouca experiencia no futebol profissional, talvez possamos comecar a compreender a serie de equivocos com treinadores, jogadores, estruturas e o crl a sete.
14 Agosto, 2019 at 12:22
Isso do Presidente mandar no futebol… enfim. Há directores para tudo quanto é modalidade, mas o futebol não.
14 Agosto, 2019 at 13:49
Tudo depende da tal “estrutura”. Se me perguntas a mim, eu garanto-te que se eu fosse o responsável máximo pela estrutura do futebol do Sporting estávamos a jogar muito melhor, e com menos dinheiro gasto. E falo a sério, apesar de ter Zero anos de experiência no futebol. A “estrutura” do futebol do Sporting está cheia de gajos que conhecem os meandros, movimentam-se nos meios necessários e têm os números de telefone para que as coisas aconteçam, de certeza que não foi o Varandas que encontrou, contactou e negociou o rosier, o camacho ou o borja. Ou mesmo o Keizer.
O problema é que o responsável máximo tem de saber o que quer para que a estrutura lhe possa dar o que é preciso.
Se eu mandasse na estrutura o Ilori não tinha vindo, nem o camacho, nem o eduardo, nem o neto (de quem até estou a gostar), nem o rosier, que tenho fé que seja grande jogador. ão vou jurar sobre o Vietto porque lá está, não estive por dentro da negociação do Gelson.
O Dala não tinha ido, nem o Matheus, nem o Geraldes, nem o Bragança, nem o Mama Baldé, nem o Domingos Duarte e provavelmente nem o Iuri, nem o Ivanildo.
Estaria a preparar um plantel deste género:
GR – Max, Salin, Sub 23 (vender/emprestar Viviano e Renan)
DD – Ristovsky, Thierry (Mama Baldé no plantel, faz a ala toda e as duas posiçoes da frente, tem explosão, tem golo, os restantes emprestar/vender)
DE – Acuña, Borja (caso não fosse possível vender um deles e ter o Nuno Mendes ou o Abdú como opção)
DC – Coates, Mathieu, DD, Ivanildo (+ Eduardo Quaresma dos sub 23)
MDF – Doumbia, Bragança
M – Wendell, Miguel Luís
MO – BF, Geraldes, (Iuri e Matheus seriam opções, mas com base na ala)
Ext – Raphinha, Plata, Matheus (Iuri, Jovane, Mama e Acuña poderiam fazer o lugar)
PdL – Bas Dost, LPh, Dala (polivalente tb), Mané (tem golo, polivalente) (Mama opção, Pedro Mendes opção, outros como raphinha ou Mathus poderiam ser opção como 2.º avançado em 4-4-2)
Mantinha os directores e a equipa técnica residente do Sporting – Nélson, Beto, Hugo Viana, etc, salvo se descobriss eque por algum motivo algum deles é mau elemento)
Preferências para equipa técnica, várias opções, sempre sujeitas a avaliação da estrutura (por exemplo, imaginem que na estrutura há informação sobre personalidade ou falhas, mau feitio, deslealdade, foder a cabeça aos jogadores, embirrar, jogadas com empresários, critério do respeito/amor ao Sporting, etc); Objectivos – saber montar uma equipa com comportamentos colectivos bem identificados; aposta em jovens; futebol ofensivo; preferência por boa leitura de banco; avaliação das opções pelos resultados face ao exigido e não pelo curriculum puro e duro):
1. Opção 1 – preferências minhas dentro das opções mais óbvias disponíveis e de acordo com o princípio do melhor treinador disponível ( e estiveram disponíveis) – apostas minhas, sujeitas a avaliação pela estrutura, por ordem – 1.º Luís Castro, pelo trabalho e futebol apresentados em vários clubes; 2.º (a avaliar) Miguel Cardoso, pelo trabalho que fez no Rio Ave, futebol ofensivo, jogadores lançados;
2. Opção 2 – Apostas minhas com maior risco, mas assentes nos critérios definidos: 3.º Silas (bons princípios de jogo no Belenenses, evolução de jogadores); 4.º De Zerbi – futebol de autor, treinador com aura de quem vai um dia e quase de certeza treinar colossos mundiais.
3 – Opção 3 – Serviços mínimos garantidos, com aposta máxima na experiência, mas com base em opções fora da caixa com probabilidade de sucesso e facilidade de inverter a trajectória em caso de insucesso: 5.º Vitor Oliveira; 6.º Raúl José (foi adjunto do mestre da táctica, conhece o trabalho de campo e de treino puro e duro como poucos).
Discurso – Discurso de construção da equipa. Os sócios teriam de ser informados e ficar cientes de que o plantel está em reformulação e está a ser construída uma nova equipa. Correndo bem, fazemos um brilharete, correndo mal ficamos mal. Neste ano é assim, no final do ano sabemos com quem podemos contar. Os jogadores mais caros e com mercado serão vendidos quando houver uma boa proposta e a solução será encontrada preferencialmente dentro de casa.
Técnicos da casa – estabelecer o Sporting como clube formador (também) de técnicos. Equipas técnicas fixas do Sporting na academia, escolinhas, etc a fazer estágios em grandes equipas com grandes treinadores e em grandes academias, gernado opções com know-how para, a prazo, alimentarem a equipa técnica principal.
Objectivo – sanear as finanças, reabilitar a imagem do Sporting como clube formador e montar uma equipa para fazer consistentemente 80 pontos ou mais a partir de 2021 e ser campeã pelo menos 3 vezes – preferencialmente 4 – entre 2020 e 2030, diminuindo o gap para os rivais.
Fácil, fácil? Pelo menos, acho que éramos menos infelizes do que somos hoje.
14 Agosto, 2019 at 21:15
Pondero votar em ti
14 Agosto, 2019 at 12:28
De facto, depois de Daniel Bragança ter dado boas indicações de que seria um valor acrescentado, não se compreende a sua dispensa.
Mas isso sou eu a dizer, que não percebo nada de futebol nem de casa das máquinas…
14 Agosto, 2019 at 12:44
Tentar compreender alguma coisa neste clube??
Boa sorte!
14 Agosto, 2019 at 13:03
Bom dia tasqueiros.
Sou habitual leitor do vosso blog e aproveito para manifestar algo que não consigo perceber:
Acabo de ler no record que o Fabio Coentrão está sem clube, porque raio do SCP não contrata? Alguém sabe responder?
14 Agosto, 2019 at 13:41
Era uma excelente contratação. E o Beto Pimparel também
14 Agosto, 2019 at 13:50
É do Sporting. Não interessa.
14 Agosto, 2019 at 14:46
Sim, o fivelas já deixou claro que quem entrou com o BdC deixou de ser bem-vindo no clube.
Apenas restam uns quantos porque não dá para despachar todos de uma só vez, mas não tarda nada tens um plantel 100% desbrunizado.
14 Agosto, 2019 at 13:13
Qual estrutura?
A que permite que se compre um LD (lesionado) quando ainda tem 2 no plantel para despachar?
A que permite que se compre 2 jogadores que não são 6…e passado um jogo se jogue com jogador adaptado?
A que permite a presença de 6 extremos numa pré época?
A que permite continuarmos a jogar sem gr?
14 Agosto, 2019 at 13:25
Bom texto.
Vem é com um ano de atraso.
14 Agosto, 2019 at 14:30
Há 1 ano, não tinhamos estrutura. Nem presidente. Nem treinador.
14 Agosto, 2019 at 22:22
Um ano depois, continuamos igual.
15 Agosto, 2019 at 11:42
Parabéns. Perdemos 3 comentários para chegar à mesma conclusão e para voltar ao mesmo ponto.
14 Agosto, 2019 at 13:42
Não é a estrutura que mete 2 extremos a centrar e depois deixa o Dost no banco. Não é por causa da estrutura que nenhum jogador evoluiu com o Keizer. Não é a estrutura que o manda montar todo um sistema de jogo exclusivamente dependente de um jogador que poderá sair. Kaizer podia ter boas ideias quando chegou, mas depois do banho de bola que levou em Guimarães borrou-se todo. E para mim Kaizer é isso mesmo: um acagaçado. Borra-se nos jogos a sério e monta uma equipa como o José Mota, borra-se com o balneário e escolhe a equipa pelo estatuto ou mantém os dias de férias como se tivesse sido ele a dar 5-0, possivelmente borra-se perante a estrutura e acaba a abanar a cabeça como os cães nos vidros de trás dos carros porque ser audaz é-lhe contra-natura.
Acredito que a direção esteja num dilema para o despedir, até porque, o contrário seria admitir que aceitam com naturalidade estar sem ganhar há mais de 10 jogos. Mas não o despedem ainda porque estão presos pela propaganda que fizeram com os melhores resultados dos últimos não sei quantos anos e porque justificaram a contratação de um treinador desconhecido, sem curriculum nem conhecimento do futebol português por se encaixar que nem uma luva no ‘projecto’. Despedi-lo seria admitir um erro e toda a gente sabe que as estruturas competentes, e às quais há que dar carta branca para fazerem tudo o que querem sem as questionar, não erram.
14 Agosto, 2019 at 13:55
Ya é tudo isso
14 Agosto, 2019 at 13:44
Sem conseguir ler o post todo mas vou ler até achei as ideias lúcidas e coerente estão lá treinador sem currículo, sem saber onde veio acho que disse na conferência de imprensa sobre o pessoal madou umas cadeiras depois de embuchar 5 , mas ganhámos a taça.
Voltamos ao caganisso o outro ficou maluco , mulhers ssex and Sporting.
Este Sporting é menos trabalhoso para quem lá está o nosso furest gump até reza a todos os santinhos que Sporting ganhe e o keizer se fassa treinador já que a sua mãe vendia cafés na Coffee Shop na Holanda.
14 Agosto, 2019 at 14:00
Havia muitos putos para apostar na academia ainda este ano foi uma oportunidade de ouro que passou no entanto , refusiarmos sempre nos erros no passado , não querer encarar o presente .
14 Agosto, 2019 at 14:23
Sporting caminha sem rumo. A direcção apostou forte numa estrutura profissional e os resultados são claramente negativos. Uma unidade de alta performance… a nível físico os jogadores estão de rastos. No final dos jogos apenas se arrastam.
Contrataram o Renan, dispensaram o Matheus Pereira. Dispensaram DD e Ivanildo e contrataram o Ilori.
Aposta completamente falhada no treinador. O homem é incompetente, ponto.
Direcção e treinador fora.
Isto não é o Sporting.
14 Agosto, 2019 at 14:25
O erros foi ter 1 treinador que foi um cancro desculpem a palavra , que ganhava mais do que sertos jogadores mesmo dos que voltaram este pelo amor ao Sporting.
E atualmente é o contrário do keyser que é u m treinador fraco governado pelo uma etrutura de no worrys, e o jj cancro recebeu o dele nos todos na ilusão de íamos ser campeões contra o treinador de educação física, e começou a loucura nossa mas pricipalmente do nosso presidente e do cancro e do país dos lamps época 15-16 roubo.
All in aproveitamento do sr dono do Sporting jj vem balada vem marcovic , vem o melli, nem falo de alan ruiy talvez para futsal é bom. Para depois andarmos a trazer yuri meia época, xico para jantar com família no natal e trazer livros do Saramago
Atenção que o Porto foi caralho das ligas dos campeos e esta farto de investir e muitas vezes pior que o nosso entulho mas isso não se fala.
Antítese do que era a estrutura e o futebol do Sporting nos 2 últimos anos .
Dantes madava o treinador e o presidente ficava fodido mas só quando perdiamos e ganhavos com volta olímpica.
Agora o treinador não manda nada diz que os jogadores da formação não são maus mas que tem que perguntar à estrutura e vai fazendo o seu trabalho mal e quem manda é lampionagem que lá meteram mais croquetagem do costume.
Vou lá no domingo gostava de encontrar pessoalpara trocar ideias e ver a bola meu sector A16
SS
14 Agosto, 2019 at 14:30
Sei que não é uma opinião muito popular, mas não vejo assim tantos problemas em um treinador receber mais que os jogadores. Ter um bom treinador é meio caminho andado para o sucesso. Faz bem mais diferença a qualidade no treinador do que no jogador.
14 Agosto, 2019 at 14:50
Meu caro, a inveja é fodida.
Em Portugal quem tem sucesso é um merdas e um cancro e o mais que for preciso.
Ninguem pode ganhar mais que o ordenado minimo, senão é logo ladrão.
Ele ganhava muito dinheiro, mas o primeiro campeonato demonstrou que ali havia qualidade. Os problemas comecaram quando o acordo entre orelhas e jj foi “assinado”… aí desmoronou o projecto.
14 Agosto, 2019 at 18:23
Ora nem mais. A partir do acordo o futebol do Sporting foi piorando até atingir o climax na Madeira em que até jogadores lesionados (alô departamento médico) jogaram.
15 Agosto, 2019 at 15:40
Não é inveja o jj sempre foi um mal educado e podes colocar ai o mourinho
15 Agosto, 2019 at 15:51
Desculpa esse acordo em termos de carácter é o que?
Respondi em baixo que não é inveja do jj mas sim pura falta de educação e humildade e grande oportunistas, podes aí incluir o mourinho que não quisemos .
E pela tua escrita deves ser moço para ganhar muito bem € para falares do ordenado mínimo.
14 Agosto, 2019 at 17:27
“Atenção que o Porto foi caralho das ligas dos campeos e esta farto de investir e muitas vezes pior que o nosso entulho mas isso não se fala.”
Ainda bem. Continuem.
14 Agosto, 2019 at 14:27
Cada coisa no seu lugar. A culpa do Matheus não estar no plantel atribuo à “estrutura”, a culpa da equipa não jogar uma pevide desde.. bom, desde sempre, é do treinador.
A “estrutura” é uma merda? Sim! Mas o treinador também o é e já deu para ver que não é solução.
Acreditem que vai demorar ainda um bocadinho até mandarem o Keizer embora. Varandas, a estrutura, o atual CD ou quem raio dirige o clube é demasiado orgulhoso para admitir o fracasso. Basta ganhar um joguito que o balão de oxigénio volta a crescer naquelas mentes iluminadas. Mesmo que perca o próximo jogo, duvido que o mandem embora.
14 Agosto, 2019 at 14:35
Sabem o que me chateia mesmo? É que agora vira-se tudo para cima da direção “apenas” porque levamos 5 batatas dos vermelhos e porque as coisas não estão a correr bem. Até agora andou tudo a fechar os olhos a todas as filhas da putisse e faltas de dignidade e respeitos das aventesmas que estão a frente do nosso clube.
Portugal, país dos pontapés na bola…
14 Agosto, 2019 at 14:35
(obviamente que este comentário é apenas um desabafo e não uma boca para o autor do post)
14 Agosto, 2019 at 14:51
O Varandas confia tanto no seu scouting XPTO que continua agarradinho aos jogadores titulares do outro. Não arrisca vender nem um. Não percebo, se o futebol é fácil fácil,
era pegar no dinheiro das vendas e comprar melhor e mais barato.
14 Agosto, 2019 at 14:58
Ponto 1- apesar de tudo… Não tenho dúvidas que o Keizer é uma merda.
Ponto 2 – estou completamente de acordo que não só não é o único problema como nem sequer é o maior (nem de perto).
Já disse isto antes. Sempre achei a conversa do Varandas dizer que percebe muito de bola porque andou no balneário um monte de esterco. Claramente não é por se estar no balneário que se percebe de futebol. Se não era o Paulinho o homem perfeito.
Mas isto cada vez me parece o menos grave (terem vendido isto a quem quis comer). O mais grave é que acho mesmo que ele (ou eles) estão convencidos disso. Que percebem da poda. E estão a ser completamente dizimados pela realidade…e pior. Achava que percebia da coisa só por estar no balneário e nem sequer pensou nas coisas como deve ser e de forma minimamente estruturada. E por isso…Nada faz sentido porque nada obedece a uma estrutura pensada e maturada.
E para mim o mais impressionante é ver pessoas a dizer que o problema é o treinador porque o projeto é bom. Foda-se…quem consegue ver algum projecto com cabeça, tronco e membros neste amontoado de coisas…
Esta direção é incompetente. Isso é óbvio nas vendas, isso é óbvio nos empréstimos (emprestar o Bragança para a 2 divisão quando até no Sporting tinha lugar é inenarrável), é óbvio nas compras… Nem a merda da unidade de performance parece funcionar! Só lesões é tudo lesões que levam sempre uma eternidade a recuperar! Fisicamente a equipa parece completamente rota!
Se diziam que o forte da direção era o futebol e eles perceberem de futebol… E é isto que apresentam… Estamos conversados.
Sinceramente cada vez mais me convenço que o Varandas está lá porque uns quantos o convenceram que o conseguiam eleger e que ele nunca sonhou que isso poderia acontecer. E às tantas ele lá pensou “porque não”?! E no dia seguinte era candidato.
14 Agosto, 2019 at 15:01
É por isso que o gajo das relações internacionais se tornou rapidamente no homem forte do futebol. Navegação à vista…
14 Agosto, 2019 at 18:31
O segurança de Alcochete… o CSO cá do burgo… 😉
Z
14 Agosto, 2019 at 15:21
“Sinceramente cada vez mais me convenço que o Varandas está lá porque uns quantos o convenceram que o conseguiam eleger e que ele nunca sonhou que isso poderia acontecer. E às tantas ele lá pensou “porque não”?! E no dia seguinte era candidato.”
Jura…
14 Agosto, 2019 at 15:29
Juro
14 Agosto, 2019 at 16:26
Foi por isso que fomentou as rescisões e organizou a preparação da final da taça fora de Alcochete, queres ver?
Não me lixem. Varandas é um calculista e um falso sonso. Viu bem a oportunidade e ajudou a puxar o tapete a BdC.
14 Agosto, 2019 at 16:36
Se o varandas, enquanto médico da equipa conseguisse isso tudo…hoje não tínhamos o problema que temos porque era um líder nato e um grande estratega…
Lamento desiludir-vos mas o Varandas não é nada disso…
Quem fomentou isso tudo foi o JM e os empresários dos jogadores…nao foi o Varandas. Qualquer gajo que olhe percebe que ele não tem capacidade de influenciar nada…
14 Agosto, 2019 at 16:47
Tiago o Varandas sabia de tudo, entregou as instalações do seu consultorio para os jogadores recuperarem para o jogo da taça (fez questão que isso fosse noticia em todo o lado), e aquele sorriso das gravações da academia não me sai da cabeça.
Se tudo saiu da cabeça dele, tb acho improvavel mas que ele esta por dentro do que se passou, sem duvida nenhuma.
14 Agosto, 2019 at 18:40
É evidente que o gago-mental é um peão. Não orquestrou coisa nenhuma mas foi e é usado.
É este o presidente do clube. E é por isso que deixei de pagar quotas.
Estou-me literalmente a cagar para os discursos dos coitadinhos das modalidades… Lamento mas não aceito essa chantagem. Também não a aceitei quando o gordo teve a ideia peregrina da AG de alterações aos estatutos. Quero é que os idotas que o elegeram este paspalho se fodam e que o levem com eles.
É por não pensarmos que estamos aqui. Melhor dito “pensarem “. Eu não. Vocês!
Z
14 Agosto, 2019 at 19:28
Ainda bem que falas nisso, a quotização continua a ser destinada às modalidades, ou isso é assunto tabu?
14 Agosto, 2019 at 21:02
Se por um lado já não tenho duvidas que as cotizações e restantes rendimentos do clube vão ser insuficientes para a despesa orçamentada, ainda por cima foi reduzida este ano. No máximo lá para a primavera vamos ouvir com insistência falar em atraso nos salários. Podem marcar este comentário.
Por outro lado, tenho duvidas se o clube não vai pagar à SAD o patrocínio da bancada pela SportingTV (será uma forma de canalizar para a SAD parte da quotização).
O raio do ditador gordo que secou tudo o que era patrocínios, coitadinha da gestão de topo que agora não tem para onde se virar.
14 Agosto, 2019 at 16:58
Sem duvida. Mas foi uma das armas principais de quem montou a estratégia. Era a carinha laroca que estava mesmo a jeito para cativar a malta das voltas olímpicas. A cara perfeitavpara o cartaz da propaganda. O problema é que o gajo é um vazio.
14 Agosto, 2019 at 15:36
Mais depressa acredito que acreditava ser um cargo para ganhar muito e trabalhar pouco e nem hesitou.
O pessoal esquece que ele é o primeiro a demitir-se e de imediato anuncia que quer eleições e é candidato.
Das duas uma, ou tinha tudo planeado e é um golpista ou é burro como um penedo, pois uma coisa destas não se decide de um momento para o outro.
Há candidatos (mais do que uma vez) que sempre que aparecem eleições não decidem de imediato, quanto tempo mesmo demorou o Benedito a decidir?
14 Agosto, 2019 at 16:33
Não é burro… É demasiado convencido e cheio de si para o seu ego não lhe ter dito que era o homem certo.
Tudo o que vi até agora, nada me indica que tenha inteligência ou capacidade para algo da magnitude do que ajudou a tirar o BdC da presidência. Ele foi o gajo que estava à mão do irmão dele e do RA…
14 Agosto, 2019 at 18:22
“Ele foi o gajo que estava à mão do irmão dele e do RA…”
Já está melhor assim.
14 Agosto, 2019 at 19:07
Ora nem mais.
Abraço de Leão.
14 Agosto, 2019 at 18:45
Concordo
… ou como é chique dizer…
“Bom comentário “!
Z
14 Agosto, 2019 at 15:09
Quem é o Sá para se por a debitar estas coisas?
De futebol percebe o varandas… para ele isto é fácil, fácil…
14 Agosto, 2019 at 15:12
Apesar de todas as falhas na “estrutura”, não podemos ilibar o treinador da falta de qualidade de jogo e de sofrermos golos em praticamente todos os jogos… Keizer=Peseiro 2.0
14 Agosto, 2019 at 21:09
Eu detesto o peseiro.
Mas o Keizer é pior…
14 Agosto, 2019 at 15:14
boas , ainda gostava de perceber um dia por que é que ano após ano grassa a incompetência no futebol profissional do SCP , é que é ano após ano merda sobre merda , no caso atual , mas que car”#”# fizeram Beto e o HViana para estarem á frente do futebol ? o ex-adjunto de jj afinal o que lá está a fazer ?? estará a aprender uma nova atividade? , não entendo como numa sd que movimenta tantos milhões há tanto amadorismo
14 Agosto, 2019 at 15:46
Mai nada.
Nunca reconheci capacidade ao Beto para fazer fosse o que fosse no Sporting.
Apesar de ser um grande Sportinguista.
Hugo Viana… Tem um bom cv no braguilha.
14 Agosto, 2019 at 16:24
Qual é o cv do Hugo Viana no Braga? (presumo que não estejas a falar enquanto jogador)
14 Agosto, 2019 at 16:39
Sim, fez mais de 150 jogos. No Sporting só fez 90. E tem um ano de DD num histórico… , a BSad,que na altura ainda era Belenenses, mas só de nome.
14 Agosto, 2019 at 16:16
No Sporting, qualquer candidato que apresente uns ex jogadores de futebol na estrutura, é um provável vencedor. As pessoas continuam a votar em nomes e aparências, não em competências. Enquanto assim for estamos lixados, nós, o Sporting, o país…
14 Agosto, 2019 at 16:19
Este é o Sporting que a maioria dos sportinguistas escolheu. Isso inclui a estrutura dirigente com as suas opções e aparente estratégias. Há que mostrar alguma maturidade e coerência. Domingo lá espero 40 e muitos mil a aplaudir, apoio a Keizer e Varandas e, com alguma sorte, volta olímpica.
Viva o Sporting, que não tem culpa dos adeptos que tem.
14 Agosto, 2019 at 18:16
Que a maioria escolheu por omissão. Tiveste uma abstenção de mais de 50%. E finalmente descobri de onde vem os cerca de 71%da destituição. É a taxa de abstenção nesse dia. Por isto tudo quem decide o Sporting é quem fica em casa.
14 Agosto, 2019 at 16:23
Amo o Benfica. Admito.
14 Agosto, 2019 at 16:26
Já aprendias a bloquear o pc… 🙂
14 Agosto, 2019 at 16:45
Foda-se! Mesmo…
14 Agosto, 2019 at 16:54
LOL! Haja sentido de amor!
14 Agosto, 2019 at 16:30
Com very lights e tudo?
14 Agosto, 2019 at 17:04
Já não há respeito.
14 Agosto, 2019 at 16:43
Ouvi dizer que temos um gajo na equipa técnica (mais um ex do JJ) só para trabalhar a parte defensiva da equipa…
Não pode ser verdade… Embora, de facto, pareça que a equipa está trabalhada para apenas atacar ou defender. Fazer as 2 coisas num jogo parece uma miragem. Às vezes nem fazer 1 delas. E transições então nem se fala…
14 Agosto, 2019 at 16:50
Dasse mas são precisos quantos especialistas para por uma equipa a jogar? Um para a parte defensiva, outro para a parte ofensiva, outro para as transições, outro para outra merda qq….estou tão fartinha disto, quanto mais sei menos quero saber
14 Agosto, 2019 at 17:08
É verdade, Tiago.
Mas esse gajo esteve de baixa (ligeira constipação) e depois meteu férias. É assim… Estas merdas são fodidas, depois vêm os sindicatos, os contratos coletivos de trabalho, indemnizações… mais vale estarmos quietos.
O melhor é a malta no estádio começar a gritar “DEFENSE” qd os outros tiverem a bola.
14 Agosto, 2019 at 17:11
Havia de ser engraçado o estadio a gritar “Defense” com aquela musiquinha caracteristica dos jogos da NBA, já estou a imaginar ah ah ah ah
14 Agosto, 2019 at 17:16
O Renan é poste. O gajo não sai da baliza.
14 Agosto, 2019 at 17:21
Não sei se estás a brincar mas isto de ter dois treinadores acho que é vulgar, por exemplo, no futebol americano. Americanices, logo, muito á frente…
Acho muito boa ideia essa de gritarmos todos “Defense” no estádio, afinal de contas a equipa anda tão perdida em campo que assim podia ser que eles percebessem o que tinham que fazer.
Sportinguista, se és verdadeiro, grita “Defense”!
14 Agosto, 2019 at 17:23
No basquete idem. Um adjunto para o ataque, um adjunto para a defesa…
14 Agosto, 2019 at 17:27
Então depreendo que serão shits (como eles dizem) à americana, tudo à grande!
Mas como dizem em bom Português dois não fazem um…
Ou melhor, não são é grande merda!!!
😉
14 Agosto, 2019 at 17:29
Lá está, tudo bem, mas, de certeza, que coordenam o trabalho. Uma estrutura, portanto. Aqui, em Portugal, andavam á porrada e a apontar o dedo uns aos outros… Egos, Senhor, egos!
14 Agosto, 2019 at 18:17
Como no futebol o mais importante é o meio campo. Está tudo F…..
14 Agosto, 2019 at 17:31
O Thyerry com um equipamento de futebol americano não perdia aquela bola…
14 Agosto, 2019 at 17:36
Coitado do Thierry, foi comido, acontece… Onde estava o resto da equipa? “Defense, defense”, acho que pode resultar…
14 Agosto, 2019 at 17:41
Contem comigo….Gritar defense, vamos ser prioneiros no futebol
14 Agosto, 2019 at 18:18
E meter um gajo com um megafone na esplanada das “novas experiências”.
14 Agosto, 2019 at 19:24
É isso mesmo ah ah ah
14 Agosto, 2019 at 17:42
E isso já é um upgrade ao nosso processo defensivo. Olha que não era nada mal pensado….na bancada a malta gritava “DEFENSE!!!!” E os gajos defendiam…tipo NBA
14 Agosto, 2019 at 17:56
Deixem-se mas é estar quietos, que o Varandas ainda se assustava e metia-se debaixo da cadeira a pensar que estávamos a ser atacados.
14 Agosto, 2019 at 17:58
Processo defensivo
http://basketbawful.blogspot.com/2007/08/word-of-day-matador-defense.html
14 Agosto, 2019 at 18:01
Kyle Korver + gay elf defense
14 Agosto, 2019 at 21:17
Sei lá…
Eu pensei que estavam a gozar… Depois percebi que estavam a falar a sério mas pensei que era mito. Entretanto sei lá… Tudo é possível…
14 Agosto, 2019 at 18:28
Excelente análise! Mesmo não concordando com algumas ideias, é um comentário sensato e sem o facciosismo dos leais.
14 Agosto, 2019 at 19:39
Isto aqui é uma malta eu sou da opinião que o treinador deve terminar esta época e o Varandas o mandato.
Caso a época não corra bem é mandar embora o Kaiser e ir buscar o Vítor Oliveira no final do mandato se não correr bem é mandar embora o Varandas e eleger o Ricciardi, Dias Ferreira, Benedito ou outro qq.
Ao final de um ano fazemos tudo de novo mandamos o treinador embora e vamos a eleições.
Ainda acredito que vamos conseguir trocar de presidente mais depressa que trocamos de treinadores.
14 Agosto, 2019 at 20:37
É facto que o plantel está longe do ideal. Ainda assim, o Keizer tem obrigação de fazer melhor com a matéria prima disponível. E o que se vê em campo é uma anarquia…
14 Agosto, 2019 at 21:20
Anarquia é ser simpático.
14 Agosto, 2019 at 21:24
E pararmos com a ladainha de sempre e o pessoal começar a chegar-se à frente?
Estarei cá para apoiar um movimento alternativo!
SPORTING SEMPRE!
14 Agosto, 2019 at 22:22
Não sei porque… mas a mim cheira me cada vez mais qur o proximo treinador chama se Raul Jose…