Antes de falar na data mencionada no título deste post, peço aos leitores da Tasca que recuem até 6 de Agosto de 2006. Que crl é que aconteceu nesta data? Bom, neste lindo dia de Verão, Co Adriaanse, treinador campeão nacional pelo porto na eṕoca 2005/2006 foi posto a andar. Porquê? Porque a direcção do Porto e os jogadores perceberam que com ele a treinador a época ia acabar em desgraça. Já estão a perceber onde eu quero chegar não é?
No Sporting Clube de Portugal, depois de jogada a pré-época (0 vitórias), de jogada a Supertaça (derrota por 0-5 e podiam ter sido mais) e de jogada a primeira jornada (empate sofrido a 1-1) já mais ou menos toda a gente percebeu que com Marcel Keizer não vamos a lado nenhum. Pelo menos a lado nenhum condizente com os nossos objectivos.
Keizer teve um impacto extraordinário na equipa, começámos a jogar para frente, a apostar em jovens, a marcar muitos golos e a entusiasmar os adeptos. Deste 2016 que ninguém se divertia a ver o Sporting jogar e isso teve um impacto muito forte. Impacto esse que acabou por ofuscar o ocaso gradual desse futebol entusiasmante, que se iniciou com a derrota em Guimarães. Na altura argumentou-se que com o avolumar do número de jogos a equipa foi perdendo rotinas. O problema foi que quando voltámos a ter tempo para treinar a qualidade exibicional pouco melhorou. Ganhámos a Taça da Liga e Taça de Portugal e naturalmente toda a gente encarou como normal a continuidade de Keizer.
Com tempo para preparar a época, seria de esperar que o futebol do Sporting se aproximasse daquele futebol atacante que vimos quando Keizer chegou. O problema foi que voltámos iguais ou piores, não integrámos verdadeiramente nenhum reforço, nem nenhum miúdo da formação. O Thierry Correia acabou a titular literalmente por exclusão de partes e por isso não o incluo nesta categoria. Se lermos as avaliações dos “analistas de futebol” que escrevem em jornais e no Twitter, não vemos nenhuma avaliação positiva do trabalho de Keizer. Vejam o Twitter do Tomás da Cunha, do Tiago Teixeira (ex Domínio Táctico) e do Sporting Táctico, a página do Lateral Esquerdo, ou as análises do Rui Malheiro na imprensa escrita. Não sabemos defender em condições, atacamos mal e de forma previsível. Não se observa nenhuma evolução futebolística em nenhum jogador do Sporting.
Ao nível do futebol profissional foram implementadas uma série de medidas que considero muito positivas. Como por exemplo, a integração do Alirezza Rabbani, especialista em fisiologia do desporto, na equipa técnica. E a criação de uma unidade de performance dirigida pelo Francisco Tavares. Aliás, desconfio que as melhorias de rapidez e de potência que se observam no Wendel, Luiz Phyllype e no Idrissa Doumbia se devem ao trabalho destes senhores. Em termos de camadas jovens, vários miúdos foram transferidos dos juniores e juvenis directamente para os sub-23, onde poderão encontrar os estímulos competitivos adequados, em vez de se andarem a arrastar em escalões inferiores (tipo Diogo Brás). Ontem um amigo meu que viu o jogo dos sub23 contra o Braga mandou-me uma mensagem a dizer “fdx, até os sub23 defendem melhor que os A”. Liguei a TV e pude constatar o mesmo que ele viu. E também que não se percebe porque é que o Plata não joga nos A…quando a concorrência é o Raphinha.
O que de bom foi feito no futebol profissional está a ser desaproveitado por Marcel Keizer, que é obviamente um erro de casting. Pese a falta de qualidade que temos no plantel, há coisas que deveriamos saber fazer como deve ser e que não fazemos. Como por exemplo, defender a merda de um canto, encurtar espaços, pressionar de forma coordenada e jogar de uma forma que potencie os melhores jogadores. E isto não é culpa do Presidente, dos adeptos ou dos jogadores. É do treinador.
Portanto, Marcel Keizer tem de sair do Sporting já. Estaremos a perder tempo e pontos até isso acontecer. Não sei quanto a vocês, mas eu estou farto como crl de me sentar a ver um jogo do Sporting e ficar mal disposto ao fim de 5 minutos.
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Shark
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
15 Agosto, 2019 at 14:25
nao eram 3 centrais, era mesmo com apenas 3 defesas, o porto do adriaanse jogava em 343, com um dos medio centros em momento defensivo a fazer de 4º defesa
15 Agosto, 2019 at 14:35
Diz que o fivelas já está à procura de treinador…
https://twitter.com/AFisgas/status/1161757250714820610?s=19
15 Agosto, 2019 at 14:40
“Vagandas a tchilar na Egiceiga, enquanto o Spogting enfgaquece”
Ahahahahah, epá muito bom!!!
15 Agosto, 2019 at 14:53
Eu sou obrigado a admitir que estou frustrado… Mas qd me lembro de um departamento de futebol profissional liderado por varandas, beto, e hugo viana, fico logo muito mais descansado…
Pelo menos 1 deles nunca teve a sensaçao do que é ficar em 7o lugar…
Podem discutir treinadores, nomes e metodos. Se nao houver liderança qualquer um se queima, e nenhum tem sucesso.
15 Agosto, 2019 at 15:31
Falando com muitos Sportinguistas que eram a favor da destituição de BdC e que depois da destituição andavam de peito feito pois agora iríamos ter na frente dos destinos do clube alguém que percebe de futebol. Chego à conclusão que houve fraude eleitoral, então não é que agora passados 10 meses ninguém votou neste CD e quanto mais rápido sair melhor. Agora sem brincadeiras, gostava de saber, quem votou lista D porque o fez? Quais foram os motivos para esta opção de voto entre 6 candidatos?
15 Agosto, 2019 at 16:04
Eishhhhhhhhh, nem perguntes!
15 Agosto, 2019 at 16:17
Há por aqui na tasci muitos responsáveis pela eleiçao do Varandas. Nomeadamente os que nao foram votar porque o Benedito era mais um croquette…
Agora é lidar…
15 Agosto, 2019 at 16:18
LOL tudo serve para sacudir a água do capote.
15 Agosto, 2019 at 16:33
Eheheheheh ouve-se daqui o estalar…
15 Agosto, 2019 at 18:16
Ahahahahahahah! As avestruzes começam a enfiar a cabeça na areia! Delicia 😀
15 Agosto, 2019 at 19:08
Caiu do cavalo e partiu a espinha!
16 Agosto, 2019 at 7:23
ruta, acordaste agora?
Fivelas anuncia a candidatura em maio…. para umas eleicões que não existiam. Aliás, nem sequer existia uma AG para destituir, quanto mais.
Cintra e fivelas estiveram em contacto permanente por telefone, durante o mandato do xéxé.
Barbie anuncia que fivelas será eleito e que ele é quem manda no fivelas.
Ainda acreditas que o fivelas foi eleito?
– Fivelas sabia que haveriam eleicões.
– Cintra sabia que fivelas seria eleito.
– Barbie sabia que fivelas seria eleito.
Apenas os sócios não sabiam quem seria eleito e por isso foram votar.
15 Agosto, 2019 at 16:37
Cada um tem o k merece… agora aguenta e não chora… também não vale a pena dizer k a culpa é do wanna be treinador… ou do wanna be presidente… enquanto existir dinheiro para torrar não vão largar o poleiro. Aos Sócios e adeptos resta sofrer, tem o que escolheram com ajuda/ influência do circo da comunicação social em Portugal
15 Agosto, 2019 at 16:43
Vitor Oliveira, já vem tarde. Neste momento é o melhor treinador em Portugal. Campeão na 2 liga por algumas vezes e tendo alcançado a promoção das suas equipas por 11 vezes naquela que é a liga mais competitiva em portugal. além que detesta o mestre da táctica que por agora ainda não levou umas pêras dos brazucas, pois a coisa ainda corre mais ou menos para ele.
Os grandes problemas de Vitor oliveira são: não ter um bom agente para o promover, ser português e já ser cota; ter barriga; ter bigodinho farfalhudo, mas acima de tudo e mais importante….pensar pela cabeça dele e não ser um lambe botas de merda como muitos professores necas e josés motas desta tugolândia.
Dava um banho de tactica ao lages e muitas lições de humildade e civismo ao porco do conceição.
Mas infelizmente os croquetes só querem saber se comem caviar nos finais do jogos, mesmo que estes acabem às 23:00, e se a cmtv ainda anda à procura do microfone no fundo do lago….são estes tristes que beijam a carequinha do holandês em jeito de submissão, com a esperança de que também eles um dia serão uma espécie de varandas ….o mansinho coninhas que infelizmente é o presidente do grande Sporting….
SL
PS: o horário do jogo de Domingo é verdadeiramente vergonhoso e a única vantagem é que a lampionagem do carnide de braga, não venha em grande número para no final do jogo se ficar a rir, que é o que acontecerá por certo.
15 Agosto, 2019 at 17:21
Ainda vou ver sportinguistas a pedir o Luis Campos..ao menos sejam exigentes na escolha do treinador!
16 Agosto, 2019 at 2:05
Vitor Oliveira já veio dizer que se o Sporting descer, aceita o desafio.
Mais a sério, se o Varandas tivesse tomates ia buscá-lo. O homem cortava o bigode e nos jogos ia de Armani.
Nas conferências recusava o boné.
16 Agosto, 2019 at 2:06
Vitor Oliveira já veio dizer que se o Sporting descer, aceita o desafio.
Mais a sério, se o Varandas tivesse tomates ia buscá-lo. O homem cortava o bigode e nos jogos ia de Armani.
Nas conferências recusava o boné.
16 Agosto, 2019 at 2:06
Vitor Oliveira já veio dizer que se o Sporting descer, aceita o desafio.
Mais a sério, se o Varandas tivesse tomates ia buscá-lo. O homem cortava o bigode e nos jogos ia de Armani.
Nas conferências recusava o boné.
16 Agosto, 2019 at 2:07
O que vale é que recebo ao comentário.
16 Agosto, 2019 at 5:24
Sinceramente ao segundo comentário perde a piada 😀 engraçado que a mim o Cherba não permite comentários duplicados…
15 Agosto, 2019 at 17:03
Profecias Leoninas
segunda-feira, 12 de agosto de 2019
6 minutos e meio
Dizem que ir aos Barreiros não é um mero passeio,
é uma viagem difícil e um jogo traiçoeiro,
assim foi com Thierry quando lhe fugiu o parceiro,
perseguiu-o como pôde mas não impediu o primeiro,
falta o treinador dizer-lhe para cortar para o meio,
e não correr atrás pela linha desesperado e lampeiro.
Mas se as flores daquele jardim valem sempre a passagem,
então ir lá ganhar um ponto e trazê-lo na bagagem!,
mais vale um pontinho na mão que três de miragem,
mesmo que a muito custo tenha passado na triagem,
só falta fazer uma ponte para aquela outra margem,
a linha Margem Sul – Funchal vai ter muita aterragem,
vai passar naquela pista inúmera freguesia,
era de se mandar fazer mais uma mista travessia,
vai bater mais cá dentro que a selvagem orquídea,
há quem se aguente nove semanas e meia quente,
Keizer é seis minutos e meio só para ser diferente,
trezentos e noventa segundos de pura acção escaldante,
mas é holandês e pensa muito mais à frente,
após o canto da sereia fica refulgente
– e estou a falar de erotismo e não pornografia,
que aquilo não é uma glande, é uma careca alva e luzidia,
como a do Krilin ou do Tien Shinhan num normal dia.
E para que se perceba melhor a ideia,
naquela ilha chamada com propriedade Madeira,
aquela verdadeira pérola paradisíaca,
nada como uma ingestão afrodisíaca,
um geladinho Vietto servido em cone para ajudar a festa,
que com etiqueta e glamour é para comer com a testa,
servido pelo Eduardo que era bom mas pouco presta,
e já que estamos em ambiente marítimo,
navegar no Holandês Voador com o marujo Diaby a bordo, sem ritmo.
http://profeciasleoninas.blogspot.com/2019/08/6-minutos-e-meio.html
16 Agosto, 2019 at 7:17
LOL
15 Agosto, 2019 at 18:03
Quando jogava futsal nas camadas de jovens, fomos jogar os Nacionais a Coimbra e ao intervalo estávamos a levar 5 ou 6… o delegado todo f***** connosco, chega ao balneário, manda o treinador embora para a bancada e diz-nos para fazermos o que nos apetecesse, que estar lá o treinador ou não era igual, pois nós não o ouvíamos. Entrámos em campo na segunda parte, e apesar de infelizmente não termos conseguido virar o resultado, jogámos muito mas muito melhor… sem tácticas trabalhadas, saídas de pressão com bola, e etc.
Em alturas complicadas, as coisas só mudam com atitudes extremas.
Deixem-nos jogar como querem, pois lá estar o careca ou não é igual. Por mim e a partir de agora, era free for all. Façam o que vos bem apetecer.
15 Agosto, 2019 at 18:31
Eu acho que eles já estão a jogar assim…
15 Agosto, 2019 at 18:47
Depois de uma pré merdosa, depois de levar 5 de um rival, depois de entrar na liga com um adversário fraquíssimo e empatar…
Esperar mais é adiar o inevitável e quem se fode é o do costume:
O leão.
15 Agosto, 2019 at 22:24
“… jogada a Supertaça (derrota por 0-5 e podiam ter sido mais) e de jogada a primeira jornada (empate sofrido a 1-1)…”
“O Sporting perdeu agora com o Benfica, mas na minha opinião foi melhor durante 60 minutos.”
Vitor Oliveira!
Na Madeira só uma equipa procurou ganhar o jogo. É verdade que o Keizer fodeu a equipa com as substituições e o Marítimo apareceu nos 10/15 minutos finais depois de 1 hora sem fazer um remate!
Dizer a este foi um empate sofrido é preparar os leitores para uma realidade que se quer fazer passar e que não existiu: que o Marítimo foi melhor e podia ter ganho!
Enfim, continuo sem entender o porquê de, havendo tanto para se criticar com razão, se inventam cenas…