Antes de mais nada e, desde já, peço desculpa por esta introdução abrupta mas quero primeiro esclarecer que não escrevo isto com o intuito de enxovalhar quem quer que seja (jogadores, staff, direcção, adeptos,…) nem sou pelo Varandas, Bruno de Carvalho, Godinho Lopes,… EU SOU PELO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL. Este texto consiste apenas numa mensagem que eu quero passar a todos os sportinguistas e, talvez quem sabe, ao próprio Sporting Clube de Portugal.
Com 25 anos posso considerar-me afortunado por ter visto o Sporting Clube de Portugal ser campeão. Desde muito cedo que me interessei por futebol, chegando a jogar num clube aqui da terra e, no entanto, sempre soube que nunca atingiria outros patamares devido à minha falta de habilidade técnica. Mas isso nunca me impediu de jogar, sempre dei o meu máximo e, por saber das minhas debilidades técnicas, sempre procurei compensar isso com dedicação, rigor, garra e força, dando o litro durante a semana de treinos para que, ao fim de semana, pudesse jogar nem que fossem os últimos 5 minutos. Atualmente e, para matar o bichinho do futebol, dedico-me ao Football Manager, jogando desde a edição de 2006. Mas vamos lá ao que interessa!
Tenho perfeita consciência de que o Football Manager é apenas um simulador e que na vida real o futebol é muito mais complexo, mas permitam-me um pequeno exercício.
Após uma pré-época que não convenceu e aqueles 2 primeiros jogos oficiais, o alarme já soa e este ano vem mais cedo. Desde já, posso tirar as seguintes ilações:
1) Equipa completamente dependente de Bruno Fernandes (a defender, a atacar, a passar, a rematar,…) sem qualquer tipo de fio de jogo. Claro está que, pondo 2 jogadores a marcar o nosso melhor jogador, o Sporting perde tudo.
Porque não voltar ao 4-4-2 e fazer uso da máquina goleadora que é o pinheiro holandês que temos lá na frente? Ou, para surpreender, o habitual 4-3-3 que Marcel Keizer gosta tanto mas com Acuña a defesa, fazendo a ala toda, e Vietto na esquerda a fugir para o meio para fazer companhia ao Dost ficando a equipa a atacar numa espécie de 3-2-3-1 e a defender no habitual 4-3-3?
2) Equipa completamente desequilibrada na hora de defender, vendo várias vezes 1 jogador nosso a marcar 2 (às vezes apenas com os olhos).
3) A falta de opções em algumas posições leva a que a competitividade seja zero vendo jogadores demasiado confortáveis. EU apenas vos peço que suem a verde e branca que trazem no corpo e que se lembrem de todas as crianças e adultos que gostavam de estar no vosso lugar a representar a grande instituição que é o Sporting Clube de Portugal.
4) Falta de sangue novo na equipa e aqui refiro-me aos miúdos que temos. Lancem-nos às feras e que eles provem o que valem! Sei bem que aliado a estes miúdos vem a inexperiência mas vem uma outra coisa que falta nesta equipa: atrevimento. Sem nos esquecermos que, se não fosse um tal de Boloni, talvez o mundo, hoje, não conhecesse Cristiano Ronaldo por aquilo que é.
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Um simples adepto
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
15 Agosto, 2019 at 20:39
Peço desculpa pelo off-topic, mas isto não pode passar em claro.
Os varandettes andam a chorar que o Sousa Cintra deixou presentes envenenados ao Varandas e que tudo se irá saber. Isto dito por gente que há uns meses queria que fosse feita uma homenagem ao Cintra…
Não, meus caros, a seu tempo, o que se irá saber é que o Cintra e o Varandas são presentes envenenados no Sporting! O Cintra até tudo fez para o que o Varandas fosse eleito. Ambos são incompetentes e fanfarrões, representando o pior que existe neste clube, e é isso que o tempo irá revelar. Até me ria à gargalhada deste passa-culpas, se não estivesse farto destes calhaus até à raiz dos cabelos e por não saber quanto tempo irá passar até ver esta corja pelos costas!
15 Agosto, 2019 at 23:17
Qual a origem disso?
16 Agosto, 2019 at 0:44
Camarote Leonino. Sim, de vez em quando vejo o que se diz naquele antro de entulho “leonino”.
16 Agosto, 2019 at 0:57
Ainda existe o Camarote ? Pensei que desistiam com a destituição !
O Pedrinho bem tenta, mas é mais um fantoche, pior que o fantoche actual.
16 Agosto, 2019 at 7:06
Então as varandettes poderão ficar descansadas. Porque consta que tudo o que o cintra fez foi com o aval do fantoche…. eles estavam em contacto telefónico TODOS os dias.
A pergunta para um milhão é: como sabia o cintra que seria o fantoche a ganhar as eleicões?
Pergunta bonus: como sabia o fantoche, quando se despediu, que iria haver uma destituicão, caso contrário não poderia lancar a sua candidatura pois as eleicões seriam apenas dai a 3 anos.
15 Agosto, 2019 at 20:48
Se eu fosse treinador e se me dessem estes jogadores o sistema era claramente um 442 com o BF jogar no meio campo com o Doumbia, Vietto ou Dala atrás do Dost. Raphinha e Plata nas alas.
Não vou voltar aos que cá não estão…
Sim…o melhor do BF é mais à frente. Mas o melhor para a equipa, neste momento, é ele pegar no jogo de trás para a frente e haver um cérebro naquela zona.
Sim… Havia um puto óptimo para isto. Sim, havia um puto óptimo para a ala. Sim, havia um puto óptimo para 2 avançado…Não vou voltar ao mesmo…
15 Agosto, 2019 at 21:01
Salvo erro, Championship manager 96/97 Maradona como jogador livre 🙂
15 Agosto, 2019 at 21:06
“no entanto, sempre soube que nunca atingiria outros patamares devido à minha falta de habilidade técnica. ”
Felizmente o Zeegelar e o Diaby souberam ultrapassar essa falta de fé.
15 Agosto, 2019 at 22:17
Felizmente para eles… Infelizmente para nós…
15 Agosto, 2019 at 23:53
😀
Se fossem só esses estávamos nós muito bem…
15 Agosto, 2019 at 21:07
A defender assim e com a pressão nula que BD faz na frente era suicídio jogar em 4-4-2 puro com 2 Avançados, 2 alas/extremos e 2 médios centro.
Para mim, a melhor táctica para este plantel é 3-5-2 mas isso seria o abandono da cultura de extremos que, ao contrário do que fazem passar, ainda continuamos a produzir/ter em qualidade e quantidade. Plata, Jovane, Camacho (se confirmar), Elves (que ainda estou para perceber porque nem sequer à pré-época foi), Brás, Joelson…
Mas visto que poucos ou nenhuns deles parecem contar, era mesmo 3-5-2. Neto, Mathieu, Coates. Acuña, Thierry, Doumbia, Wendel e BF. Vietto e BD.
15 Agosto, 2019 at 21:47
+1
Tlz apenas mudasse o Coates pelo Borja… se bem q por exemplo o Ivanildo teria sido a minha escolha em vez do Borja.
15 Agosto, 2019 at 22:09
A jogar assim, seja a defender seja a atacar, entrar em campo é um suicídio…
Eu acho que dava para o 442 sem pressão alta. Mas claro… Era preciso um treinador…
Eu sou um fã do Conte e como tal do 343, 3421 ou 352, mas é tão raro, mas tão raro ver um treinador jogar assim como deve ser…que nunca penso que seja solução…
15 Agosto, 2019 at 22:12
Não sei se meteste por ordem mas nos centrais metia Neto, Coates no meio e Mathieu à esquerda. Ganhas amplitude com o Mathieu a alargar o teu ataque.
15 Agosto, 2019 at 21:12
O Dost precisa de alguem como tinha jardel. No entanto vemos porem-lhe bolas em velocidade e o que esperam. O sporting tem plantel para repetir a tripla jardel (dost), joao pinto (vietto) e Niculae (luis philipe), com BF a fazer de Paulo Bento e Doumbia a 6. Ate temos um plata para fazer de quoresma. Neste momento, este treinador faz-me ter saudades de Boloni!
15 Agosto, 2019 at 21:13
E ate acuña pode fazer de P. Barbosa… o
15 Agosto, 2019 at 21:21
Há que renovar com keizer não vá zidane demitir-se.
15 Agosto, 2019 at 21:48
Xeque-mate da gestao de topo vagabands!
15 Agosto, 2019 at 22:29
O Dost, a ganhar 6M€, tem de sair do clube.
Tudo o resto morre aí!
15 Agosto, 2019 at 23:02
talvez se o treinador nao tivesse mao apenas para um fiat 600 em vez de um alfa romeo, talvez nao fosse assim tao caro…
16 Agosto, 2019 at 8:24
O treinador nem para um Fiat Uno tem mãos…
15 Agosto, 2019 at 23:33
Vai-te catar ó amarelo ranhoso…
Se a tua primeira escolha não tivesse escolhido o KeiZero, é bem possível e de todo provável que Bas Dost continuasse a ser o temível atacante que foi…. agora é apenas o Das Bosta… completamente perdido no campo…
O mal deste momento tenebroso só tem um culpado… Varandas por ter trazido este Meco Mono… da mesma razão que BdC não continua presidente porque trouxe o Lampião Mestre da Tática, sócio ou não do Sporting, não deixa de ser um Lampião esse Mestre da táctica…. fizeram merda d grossa estes dois estarolas….
16 Agosto, 2019 at 0:15
É verdade. Mas com o mestre da táctica Bas Dost era Bola de Prara e valeu mais de 80 golos…
16 Agosto, 2019 at 9:12
Ele era um super jogador…. até ficar com suores frios.
Depois ficou com a carteira quente e deixou de precisar de ter “pé quente”.
Lá diz o povo “patrão fora, dia santo na loja” e dantes o patrão ia a todas, andava sempre em cima dos meninos…. agora é o que se vê.
16 Agosto, 2019 at 17:38
Podia continuar a marcar 20 golos por época que não merecia os 6M€, nem podia ficar a receber isso…
Quanto ao ranhoso, não me confundas com o teu pai! Siga…
15 Agosto, 2019 at 23:39
6M !!! tanto amor tanto carinho pelo clube
15 Agosto, 2019 at 22:43
Suposto interesse em jmario?
Mais FM.
Keizer ainda é treinador??
15 Agosto, 2019 at 23:04
Entao mas nao temos dinheiro e o Dost é caro e querem o JM? Esta direcao nao tem nocao e anda á deriva. Vai mandando estas larachas e outras que tais para enganar os tolinhos. Eles que digam quanto gastaram no rosier, por exemplo….
15 Agosto, 2019 at 23:13
Eles sabem lá o que fazem…
15 Agosto, 2019 at 22:52
Para domingo jogava com os 4 LD assim tipo todos em filinha!! Talvez por ali não sofressemos golos, talvez!
Fdx, se isto não é recorde mundial….santa incompetência.
15 Agosto, 2019 at 23:00
O sporting é campeao mundial de muita coisa mas infelizmente mais para a estupidez…
15 Agosto, 2019 at 23:25
Continuem a bater no Mister Calvo e vão desviando as atenções do que realmente importa.
1- Não foi uma, nem duas, vezes que o Mister Calvo mandou recados à direcção;
2- Não vi ainda uma contratação com o cunho do Mister Calvo;
3- Só eu é que vejo que 80/90% do plantel não tem qualidade para um candidato ao título?
O plantel do Sporting tem uma falta de qualidade gritante e só critico o Mister Calvo por uma coisa: Ainda não ter colocado o lugar à disposição ou mesmo bater com a porta.
Mas alguém no seu perfeito juízo fica privado de Matheus Pereira para levar com Diaby’s?
O Keizerball pode voltar, mas com jogadores de qualidade.
Do actual plantel aproveitava :
Maximiano;Neto Coates;Mathieu; Thierry;Eduardo;BF, Miguel Luís, Wendel;Vietto;Acuña;Plata;Raphinha
Para quem nunca treinou, ou só no FM, é fácil…chateias-te, desligas e começas de novo…
15 Agosto, 2019 at 23:32
Podem vir com os treinadores e jogadores que quiserem. Ao Sporting falta ambição, carácter e organização.
16 Agosto, 2019 at 0:20
O Sporting sempre primeiro. Tudo isto que está a acontecer, não é novidade, mas afirmo, estou do lado da direcção, porquê ? Simples. Gerir com dificuldades financeiras, não é fácil, nada fácil. Botar postas de pescada sem lá estar, é facilímo. A herança de muitos anos em défice, é pesadissíma. Temos o exemplo, do rival porto, que no final da época fez alguns quase 150 milhões e por ser eliminado da champions diz que tem que vender jogadores, eu pergunto, fará nós. Meus amigos, não é fácil, eu não queria lá estar. Para finalizar as dificuldades, digo mais, com estado em como está o futebol português, em que ninguêm acredita em nada e muito menos na forma em como o benfica ganha os campeonatos, nas estruturas que ignoram pura e simplesmente o que se passa com esse clube que me faz lembrar o tempo do Geaugescu na Roménia, com suspeitas e com jogadores ( R. Ave) a afirmar que foram subornados que seria preciso mais, com julgamentos de lances em jogos muito duvidosos, com tantas manhas, e tantas e tantas polémicas e questões que este futebol nos põe, como diz a Ana Gomes. Pergunto, como será possível o nosso Sporting ganhar um campeonato ? Eu penso e afirmo, que o nosso grande campeonato, é sem sombra de dúvida a diminuição do nosso passivo, o garante da existência do nosso clube e o conseguir andar nos primeiros lugares. Dizer mal, não ajuda, ajuda sim os nossos adversários e quem nos quer mal (que há muitos, em muitos campos). O Nani, sabe bem o que diz, não precisamos de inimigos quando os temos cá dentro. Puxar para o mesmo lado, mesmo quando não se ganha seria o ideal, mas para muitos é difícil, dizer e falar mal nas alturas difíceis é o pratinho do meio para muitos. Todos juntos somos poucos, é altura de dar-mos as mãos, porque não iremos ganhar um campeonato tão depressa, enquanto o protagonista do filme ” O Padrinho ” não deixar de ser presidente daquele clube que todos nòs sabemos. O melhor reforço Paciência e UNIÃO. Viva o Sporting.
16 Agosto, 2019 at 0:43
Olha a LPM.
16 Agosto, 2019 at 0:30
Se me perguntarem, Wendel e Vietto têm qualidade ? é evidente que não têm. Wendel nunca fez nada que desse nas vistas, nunca desiquilibra, anda por ali. Vietto, tem um curriculum, que mostra bem a qualidade que não tem, tal como tínhamos o Alan Ruiz ( aqui não matamos ninguêm) têm ou não têm qualidade. Podem-me perguntar, porque o fomos buscar ? eu pergunto, como resolvíamos o problema do G. Martins ? Ideal sería vendermos os dois. o mais rápido para não desvalorizarem tanto. O resto ? não temos dinheiro para mais.
16 Agosto, 2019 at 0:39
Já agora uma dicazinha, pró meu onze ideal. Outro G.R. Ritovsky, Coates, Mathieu e Borja. Meio campo, Doumbia, Bataglia e B. Fernandes. No ataque, Raphinha, Luiz Phillipe ou B. Dost e Acuna. Fora disto, é inventar. Se houver dinheiro, a urgência sería um G.R. e um médio ( tinha sido tão bom o Malinovsky ).
16 Agosto, 2019 at 1:00
O Ristovski lesionou-se nas férias ?!
16 Agosto, 2019 at 1:57
Foi expulso 3 vezes em peladinhas na praia.
16 Agosto, 2019 at 13:56
Acho que se lesionou no primeiro jogo de pré época.
16 Agosto, 2019 at 1:49
Faz sentido discutir a entrada e saída de jogadores com este treinador? Qual é o treinador que acha, rescisões e regressos à parte, um gajo, com cerca de 80 golos em 3 épocas, constitui um problema?
Quem viesse ou vier a seguir, não se queixaria por a equipa estar a produzir um futebol ofensivo, com bons processos e a falhar na finalização?
Por outras palavras, faz sentido colocar jogadores em causa pelo que este treinador mostrou até agora?
O mesmo é válido para o treinador. Faz sentido equacionar um grande treinador, com um salário condizente com o seu currículo, com uma direcção que dispensa e quer dispensar jogadores para poupar salários mas que sonha com o regresso de João Mário que está em idade de ambicionar fazer melhores contratos do que aquele que tem?
Penso que esta direcção não “merece” ter um grande treinador, pois pelo que se tem visto, pelo que tem comunicado (e pela forma como o tem comunicado) corre-se o risco de se colocar um grande treinador em causa, de o queimar no nosso clube de se implantar, na cabeça de muitos adeptos, que apostar num grande nome (e, consequentemente, caro) para treinar o nosso clube não é o caminho.
Declaração de interesses: Jorge Jesus e Mihajlovic não são o tipo de treinadores a que me refiro.
16 Agosto, 2019 at 6:37
Um grande treinador não vem para nenhum clube sem garantia de autonomia de gestão. Mas alguém de valor e com currículo mete o seu futuro nas mãos de alguém que sabe menos do que ele mas assume toda a gestão dos seus recursos? É um modelo ultrapassado e que só funciona com total sintonia entre treinador e estrutura.
16 Agosto, 2019 at 1:55
Sporting e FM não ligam.
No jogo… presidentes (ou chairmen) não são destituídos ou expulsos.
No jogo, não renovam com um treinador que faça chantagem ou não esteja na mesma linha de pensamento.
No jogo, se não apresentas resultados… You’re sacked!
Portanto, mais do que fingirmos o que fazer taticamente com este plantel cuja responsabilidade é da anterior direcção, CG e direção atual, seria importante um treinador a sério fazê-lo.
Apesar da aparente incompetência nas recentes abordagens ao mercado, um treinador podia causar uma enorme surpresa para muita gente.
Qt mais tarde, pior.
16 Agosto, 2019 at 7:13
Primeiro que tudo, estar com Bruno de Carvalho é estar com o Sporting Clube de Portugal. Posto isto podemos comentar o resto.
E o resto é muito simples: o FM é uma coisa e a vida real é outra.
No FM és tu o centro das atencões (não se despedem presidentes, não temos treinadores a trabalhar contra o clube, não temos CS a queimar presidentes e a fazer a cabeca dos adeptos), não existe corrupcão, não temos empresários e jogadores a fazerem golpadas, etc.
De um ponto de vista simples, sabendo nós que o carnide é corrupto, até podiamos jogar com 11 guarda-redes que eles arranjavam maneira de nos marcar golos. Andamos aqui a discutir tácticas, técnicas, contratacões, mas parece que é isso que ganha campeonatos. Não, não é, porque dentro do campo representa 20%, mas fora de campo são 80%. Até tens equipas a assumir que foram compradas para abrirem as pernas ao carnide…. é preciso dizer mais?
16 Agosto, 2019 at 8:20
“Andamos aqui a discutir tácticas, técnicas, contratacões, mas parece que é isso que ganha campeonatos. ” – De acordo que não é isso que ganha campeonatos e eu sou dos mais críticos da falta de estratégia do clube, MAS …
… jogar BOM futebol depende só de nós. E pelo menos isso deveria ser uma obrigação de jogadores, treinadores e dirigentes! Eu já nem exijo ser campeão pois não temos a tal estrutura e combatemos um exército apoiado por um Estado que assobia para o lado (para não dizer corrupto). Agora como adepto exijo bom futebol. E por isso (ainda) faz sentido discutir tácticas e outras “futebolísses”.
16 Agosto, 2019 at 9:09
Concordo que devemos jogar bem, mas pergunto-te, preferes ganhar a jogar mal ou perder jogando bem?
No final o que importa é ganhar os jogos e neste momento nem uma coisa nem outra. E isso é porque quem está à frente do clube não quer saber do clube para nada, ganhar ou perder todos irão receber o seu ordenado no final do mês.
Dantes é que os obrigavam a baixar os ordenados e ainda a darem tudo pelo clube…. agora é apenas peace-and-love, and croquetas!
Por isso, não só temos a corrupcão dos outros, mas temos corrupcão interna.
Podemos discutir essas coisas, mas será como discutir o sexo dos anjos, não irá levar a lado nenhum.
16 Agosto, 2019 at 10:09
Eu prefiro ganhar e de preferência a jogar bem!
Perder a jogar bem não é sustentável e nós sabemos disso de muitas épocas anteriores – os jogadores desmotivam-se, o público enerva-se, os dirigentes pecipitam-se, etc. e lá vai o jogar bem pelo ralo abaixo! Tem sido assim que os nossos rivais nos têm envenenado por dentro tantas vezes.
Mas a jogar mal, ou de forma puramente resultadista se preferires, tb acaba por não resultar. Vimos isso com Paulo Bento e estamos a ver agora com Keizer tb. Acho que todos (a come,ar pelos próprios jogadores) preferiam o Keizerball a este futebol amorfo em que o foco é não cair em contra-pé! O “jogar mal’ até pode resultar numa eliminatória ou outra em que é importante não sofrer golos, mas acaba por ser sempre uma estratégia perdedora a médio-prazo!
Temos de jogar feio fora dos relvados e bonito lá dentro! É a minha opinião!