A propósito de poupanças, vamos falar de comissões.
Em 9 meses de 2017/18 as comissões registadas nos FSEs registavam 1,272M. Nos 9 meses de 2018/19 as comissões nesta rubrica registam 2,375m, portanto um aumento superior a 1M e quase que duplicou o valor, chamo a isto disparar.
Se for para a rubrica de Rendimentos e Gastos com Transacções de Jogadores as comissões nos 9 meses da época 2017/18 registavam 2,341M e na época 2018/19 registam 7,342M, aqui já não é disparar é mesmo metralhar.
Será que não se pode poupar aqui o suficiente para um avançado que garanta 30 golos por época?
Para mim nenhuma. Num lance decisivo, apesar de ter feito isso o jogo todo, decidiu atacar 4 contra 6 e naturalmente o edmilson perdeu a bola por não ter linhas de passe.
Isto é um treinador de topo?
Rui M. Gonçalves: “Conheço um indivíduo que vendeu o carro porque precisava de dinheiro.
Acabou desempregado porque trabalhava a 20km e precisava do carro para a deslocação.
É esta a minha alegoria sobre a venda de um jogador que marca quase 100 golos em 2 anos mas tem um ordenado alto”
“Visconde da Pica
Só para dizer que vendi o carro bem barato, mas nunca mais vou gastar dinheiro em gasóleo. Feitas as contas foi um negócio do crl.
A seguir troco a casa por uma tenda e nunca mais pago luz e água. Aprendam que eu não duro sempre seus burros.
#NegociosDoCrl ”
Hoje após o jogo do Braga, ganhando perdendo ou empatando, devemos fazer uma manifestação em peso e pedir novas eleições no Sporting,Já chega de incompetência.
Depois de um interregno forçado para não ficar deprimido em plenas férias com o Circo Fivelas, volto em dia de jogo para ver que cada vez……PIOR!
Entre notícias plantadas pelo LPM para denegrir a imagem de Dost ao nível de um empecilho, como fizeram com Nani, passando pelo monte de merda do Rogério com o seu discurso demagogo, desonesto e de calimero e a acabar no despachar do Dost com as desculpas crónicas dos Croquetes sobre dinheiro, este Sportinguezinho do Croquete está no ponto para uma época de chacota!
Saudades de quando o carnide era o nosso inimigo. Hoje são nossos amigos, até têm pena de nós. Infelizmente hoje o principal alvo a abater é quem está dentro de nossa casa. Somos um Leão doente de parasitas.
Levem lenços brancos para Alvalade!
“jonascp | Março 29, 2011 às 5:24 pm
Bobô vai ser o 1º reforço do Sporting!
Força Godinho, Duque e Freitas, vamos criar uma grande equipa.
Nunca como agora a sabedoria popular se aplica ao Sporting:
OS CÃES LADRAM E A CARAVANA PASSA!”
“jonascp | Março 31, 2011 às 7:58 pm
Luís Duque já começou a trabalhar em Alcochete! Finalmente temos de novo alguém que percebe de futebol à frente do clube!
Força, Sporting, vamos recuperar o orgulho do leão!”
“jonascp | Dezembro 30, 2011 às 4:57 pm
Nestes prémios é óbvio que falta o prémio para Dirigente do Ano e esse terá que ser atribuído, sem qualquer dúvida, a Godinho Lopes. Tenha-se sido ou não seu apoiante, o seu trabalho até aqui merece o nosso reconhecimento.”
“jonascp | Março 29, 2011 às 10:44 pm
Tenho uma boa notícia para os sportinguistas verdadeiros ( não para as brunettes, um termo feliz criado aqui por um sportinguista verdadeiro) :
Desde que Godinho Lopes passou a ser o Presidente do Sporting Clube de Portugal, o clube já poupou uns bons euros, porque temos um Presidente que não quer ser remunerado para servir o clube!”
Mas atenção, não confundir os ‘Sportinguistas verdadeiros’ acima mencionados por este artista com os ‘verdadeiros Sportinguistas’:
Bem verdade que foi com o bruno que fizeste uma venda superior aos 30 M de € não foi monte de merda?
Bem verdade que foi com o bruno que ultrapassaste a marca dos 100k sócios nao foi monte de merda?
Bem verdade que foi com o bruno que voltaste a ver um estádio cheio e uma militância no SCP como há muito tempo que não se via nao foi monte de merda?
Bem verdade que foi com o bruno que voltamos a meter comichão a esses fdps que só nos querem mal: croquetes, lampiões, tripeiros. Não foi monte de merda?
Tu és uma grande PUTA… que a pobre da tua mãe, deus a tenha, não tem culpa naquilo que te tornas-te… valores ela deu-te… fazeres uso deles, está quieto…. és mesmo PUTA como esses lampiões todos…
O Palhinha é titular nesse meio campo e nunca mostrou qualidade para o Sporting. Wendel é titular da olímpica do Brasil. Também não sejamos mais salvadores que o salvador…
Gosto do Wendel, mas eles têm Novais, Horta (1 Ou 2 nem sei) e mais 1 que nem me lembro do nome. Não terão NENHUM pior que o diaby, isso será difícil de achar até na 3a divisão. PL estão melhores (quantidade e qualidade). Têm redes equivalentes e laterais melhores.
Enfim…
O triste é estarmos a ter está conversa. A nossa equipa teria que ser MUITO melhor que a deles.
Estava a ver e a espumar. Gajos que dizem k são de todos os clubes??? Puta que pariu. Mais vale mesmo recomeçar porque com estes merdas de adeptos só andamos ali para passear…
Este texto não é meu, mas achei importante partilhá-lo.
“A MORTE DE UMA DOENÇA
Nasci numa família 90% sportinguista. Os outros 10% eram todos da parte do meu pai que bem tentaram, mas nunca conseguiram o seu intento, que eu fizesse parte da linhagem maléfica do clube do regime. Isso era algo que para mim era impensável, mesmo com pouca idade conseguia perceber que ali se agregavam gentes que não me agradavam: chicos-espertos, convencidos, aldrabões e corruptos (não sabia o que significava a palavra, mas sabia a forma escura como trabalhavam).
Sendo parte da casta nascida no início dos anos 90, nunca assisti ao Sporting sem Roquettismo. Era uma coisa que nunca parecia inevitável, pois o Sporting era o clube “dos diferentes” e de “pessoas de boas famílias” e eu, muito ignorantemente, achava que se temos no nosso clube todos os ricalhaços de Portugal, então temos tudo para sermos campeões todos os anos.
Esse sentimento engrandeceu quando ganhámos o maior troféu futebolístico em Portugal, o campeonato nacional. Foi o ano em que comecei a ligar a futebol a sério e por coincidência fomos logo campeões. Que melhor maneira podia existir de começar?
Dois anos depois, mais um campeonato com Jardel, João Pinto, André Cruz, César Prates, Sá Pinto, Niculae, Rui Jorge e companhia a espalhar magia nos relvados . Este foi ainda mais festejado do que o anterior. O país era nosso. E a ignorância era uma bênção.
Desde aí até agora, não mais ganhámos esse título tão ambicionado (com dois roubos de igreja pelo meio, um com um golo com a mão e outro em 15/16 no auge da corrupção do outro lado da estrada). As taças de Portugal, Supertaças e as lutas renhidas pelo primeiro lugar contra o clube do norte foram mantendo os adeptos e sócios a proferir a célebre frase “para o ano é que é”.
Os candidatos à presidência pareciam papéis químicos uns dos outros e nada parecia querer mudar. Este sportinguista que vos escreve, percebeu que algo estava mal quando começou a ler a história do clube num livro que o meu tio-avô me deu, uma espécie de bíblia que passou à geração seguinte.
Onde é que estavam as modalidades? De grande alcance só atletismo, futsal e andebol existiam e estas duas últimas eram sempre batidas por SLB e FCP respectivamente. Onde é que estava o hóquei, o vólei, o basquete e outras que tantas glórias nos deram outrora? Só futebol é que interessava?
O meu despertar deu-se durante a campanha eleitoral que opôs José Eduardo Bettencourt e Paulo Pereira Cristóvão (o candidato da ruptura que se veio a revelar outra mentira).
Mais uma vez os sócios conformaram-se e deram mais de 90% a José Eduardo “Maracas Forever” Bettencourt para presidir. Aqueles dois anos deram-me razão, o que já seria de esperar. O clube fez campanhas miseráveis internamente e na Europa e era gozado por todos. A minha forte convicção era que os croquettes nunca mais poderiam ser presidentes do Sporting, com risco de nunca mais sermos temidos e respeitados.
Mas era bom demais. 2011 ofereceu-me a pior noite da minha vida até à data.
Finalmente depois de tantos anos de espera, tinha aparecido um desconhecido com um projecto com cabeça tronco e membros (aprende Varandas) que tinha tudo para unir os adeptos e converter o Sporting num clube pujante e com alma que luta pelos seus objectivos até ao último segundo.
Bruno de Carvalho foi em crescendo até ao dia da votação e parecia ter tudo para ser o próximo. Ser aquele. Foi-o durante umas horas e eu descansei. Vão alívio.
Num churrasquinho de última hora, alguém conseguiu que Godinho Lopes fosse eleito. Eu não quis acreditar no que estava a ver. Será que estávamos condenados a isto para sempre? Será que os sócios seriam assim tão cegos?
Depois de mais 2 anos de travessia no deserto e de sermos o bombo da festa, lá conseguimos eleger o homem certo para o lugar certo. O homem que me fez sentir criança outra vez e vibrar com cada minuto e cada golo como se fosse o primeiro. Os melhores 5 anos da minha vida como sportinguista.
O clima que se sentia era saudável, respirava-se ecletismo e não baixávamos a cabeça a ninguém. Chorei com o primeiro título oficial de hóquei depois do seu regresso, a Taça CERS, e vibrei meses depois com a conquista da Supertaça frente ao velho rival. Os títulos de futsal caíam em catadupa e o campeonato de andebol voltou a ser nosso mais de 10 anos depois. O futebol passou a ser jogado também por mulheres e ganhámos tudo o que tínhamos para ganhar. As modalidades eram todas ganhadoras.
Era um sonho, só faltava o futebol masculino corresponder da mesma forma, mas estávamos no bom caminho. Finalmente eu tinha o Sporting dos meus ideais, aquele que me foi contado nas belas histórias.
5 anos depois, mais um dia triste como Sportinguista. 71% de ingratos retiram vilmente o melhor presidente do século do cargo, por fazer posts no Facebook e obrigar os jogadores a dar tudo. Bruno de Carvalho tinha mexido com muitos interesses e conseguiram que os interesses acabassem com ele.
Já passou 1 ano e os resultados estão à vista: recordes negativos em todo o lado, falta de militância e, como cereja em cima do bolo, a maior humilhação desde os anos 60. As gentes de bem do princípio do texto voltaram a ter o clube simpático que gostam.
A mim? Conseguiram matar a minha doença. O entusiasmo que tinha e que talvez nunca voltarei a ter, o nervoso miudinho antes do jogos e as noites sem dormir depois de uma derrota, isso tudo desapareceu. Mas nunca virarei a cara à luta, dure o tempo que demorar. Não esperei 20 anos para ter um clube vigoroso para agora o ver morrer assim lentamente.”
18 Agosto, 2019 at 15:23
Carneiradas… Fdx…
18 Agosto, 2019 at 15:28
Bom jogo até agora do andebol.
10 – 5
Estou a gostar do reforço Mladenovic.
18 Agosto, 2019 at 15:34
11-7.
Bom jogo
18 Agosto, 2019 at 15:46
11-10 intervalo
Duas más concretizações e os vermelhos recuperaram.
18 Agosto, 2019 at 15:48
Facilitámos no final, em vantagem numérica. Pena, pq fomos muito superiores.
A bola sai deles agora.
18 Agosto, 2019 at 15:51
Recuperam com mais uma arbitragem àlaputaqueospariu! Clube de mafiosos que não consegue/sabe competir com transparência, decência e fair play.
SL para todos os Tasqueiros
18 Agosto, 2019 at 16:15
Mesmo, os bois do apito não nos deixam descolar.
18 Agosto, 2019 at 15:48
11 – 10 ao intervalo.
A jogar bem, até chegar a fase da displicência. Pré época e tal …
Faltam Skok, Nikcevic, Ruesga e Frade.
18 Agosto, 2019 at 16:18
Frade férias, os outros lesão?
18 Agosto, 2019 at 16:22
Ruesga e Skok penso que sim.
Nik já está a jogar e Frade no banco.
18 Agosto, 2019 at 16:36
Sim… Nik já tinha visto e Frade apareceu no desconto tempo.
18 Agosto, 2019 at 16:15
Descobriram ouro no interior?
“José Roquette pensa em partido para o interior” – in Expresso
18 Agosto, 2019 at 16:36
A propósito de poupanças, vamos falar de comissões.
Em 9 meses de 2017/18 as comissões registadas nos FSEs registavam 1,272M. Nos 9 meses de 2018/19 as comissões nesta rubrica registam 2,375m, portanto um aumento superior a 1M e quase que duplicou o valor, chamo a isto disparar.
Se for para a rubrica de Rendimentos e Gastos com Transacções de Jogadores as comissões nos 9 meses da época 2017/18 registavam 2,341M e na época 2018/19 registam 7,342M, aqui já não é disparar é mesmo metralhar.
Será que não se pode poupar aqui o suficiente para um avançado que garanta 30 golos por época?
18 Agosto, 2019 at 16:37
Grande Van Zeller.
Arbitragem bem tendenciosa…
18 Agosto, 2019 at 16:47
Perdemos o jogo no banco, este Anti deixou a equipa morrer no ataque em inferioridade numérica sem abdicar de redes. Andebol do século XX.
Reforcos nem vê los, que miséria.
Ja estamos num patamar inferior aos lampiões e andrades.
18 Agosto, 2019 at 17:07
O GR saía. Qual a dúvida?
18 Agosto, 2019 at 17:23
Para mim nenhuma. Num lance decisivo, apesar de ter feito isso o jogo todo, decidiu atacar 4 contra 6 e naturalmente o edmilson perdeu a bola por não ter linhas de passe.
Isto é um treinador de topo?
18 Agosto, 2019 at 16:41
Um jogo que esteve na mão…
Facilitámos e os árbitros ajudaram à festa.
Venha o futsal.
18 Agosto, 2019 at 16:49
O andebol a voltar à “norma” de tantos anos. Na hora do aperto, mijam-se.
Com o Varandas na Presidência a regra é a regra. Um cagalhão medroso e medíocre conspurca tudo em que toca.
18 Agosto, 2019 at 19:42
Claro! Falta o melhor jogador, aquele gordo, o Bruno. Era sempre o melhor em campo.
18 Agosto, 2019 at 17:08
Não jogaram Skok e Ruesga, Frade (porquê?) e Carol (mau sinal).
O puto Vieira entrou mal.
18 Agosto, 2019 at 17:16
modalidades seguimos fortes…..gritem fivelasssssss…….hoje o sa pinto ate os come……..os meninos vao ter muitos suores!!!!!!
18 Agosto, 2019 at 17:58
Ui a alegria que aí vai…
18 Agosto, 2019 at 19:43
Aí está o comentário típico dos ressabiados. Desejar a derrota do Sporting. E dizem-se sportinguistas…
18 Agosto, 2019 at 19:45
Ja pagaste as quotas??
18 Agosto, 2019 at 17:34
Sanatório Leonino
Rui M. Gonçalves: “Conheço um indivíduo que vendeu o carro porque precisava de dinheiro.
Acabou desempregado porque trabalhava a 20km e precisava do carro para a deslocação.
É esta a minha alegoria sobre a venda de um jogador que marca quase 100 golos em 2 anos mas tem um ordenado alto”
18 Agosto, 2019 at 18:09
Na mouche!
18 Agosto, 2019 at 17:41
Sali, outra alegoria:
“Visconde da Pica
Só para dizer que vendi o carro bem barato, mas nunca mais vou gastar dinheiro em gasóleo. Feitas as contas foi um negócio do crl.
A seguir troco a casa por uma tenda e nunca mais pago luz e água. Aprendam que eu não duro sempre seus burros.
#NegociosDoCrl ”
https://pbs.twimg.com/media/ECPu6pdXkAAlY4J.jpg:large
18 Agosto, 2019 at 17:57
LOOOOOOOOL
18 Agosto, 2019 at 17:57
Só espero que com tanta poupança, não se poupe em golos.
18 Agosto, 2019 at 18:10
Eheheh!
18 Agosto, 2019 at 19:31
Muito boa!
18 Agosto, 2019 at 17:58
Hoje após o jogo do Braga, ganhando perdendo ou empatando, devemos fazer uma manifestação em peso e pedir novas eleições no Sporting,Já chega de incompetência.
18 Agosto, 2019 at 19:22
Agora, já está, já está!
18 Agosto, 2019 at 19:44
Isso! Eleições já!!!
18 Agosto, 2019 at 18:04
https://www.zerozero.pt/player.php?id=461560
Sporting…
18 Agosto, 2019 at 18:04
Era bom era
18 Agosto, 2019 at 19:15
LOL sonhador, sonhador…
18 Agosto, 2019 at 18:18
Depois de um interregno forçado para não ficar deprimido em plenas férias com o Circo Fivelas, volto em dia de jogo para ver que cada vez……PIOR!
Entre notícias plantadas pelo LPM para denegrir a imagem de Dost ao nível de um empecilho, como fizeram com Nani, passando pelo monte de merda do Rogério com o seu discurso demagogo, desonesto e de calimero e a acabar no despachar do Dost com as desculpas crónicas dos Croquetes sobre dinheiro, este Sportinguezinho do Croquete está no ponto para uma época de chacota!
A vergonha #VemDeDentro!
18 Agosto, 2019 at 18:22
Saudades de quando o carnide era o nosso inimigo. Hoje são nossos amigos, até têm pena de nós. Infelizmente hoje o principal alvo a abater é quem está dentro de nossa casa. Somos um Leão doente de parasitas.
Levem lenços brancos para Alvalade!
18 Agosto, 2019 at 19:46
“Levem lenços brancos para Alvalade!”
sportinguistas de pacotilha.
19 Agosto, 2019 at 0:37
“jonascp | Março 29, 2011 às 5:24 pm
Bobô vai ser o 1º reforço do Sporting!
Força Godinho, Duque e Freitas, vamos criar uma grande equipa.
Nunca como agora a sabedoria popular se aplica ao Sporting:
OS CÃES LADRAM E A CARAVANA PASSA!”
“jonascp | Março 31, 2011 às 7:58 pm
Luís Duque já começou a trabalhar em Alcochete! Finalmente temos de novo alguém que percebe de futebol à frente do clube!
Força, Sporting, vamos recuperar o orgulho do leão!”
“jonascp | Dezembro 30, 2011 às 4:57 pm
Nestes prémios é óbvio que falta o prémio para Dirigente do Ano e esse terá que ser atribuído, sem qualquer dúvida, a Godinho Lopes. Tenha-se sido ou não seu apoiante, o seu trabalho até aqui merece o nosso reconhecimento.”
“jonascp | Março 29, 2011 às 10:44 pm
Tenho uma boa notícia para os sportinguistas verdadeiros ( não para as brunettes, um termo feliz criado aqui por um sportinguista verdadeiro) :
Desde que Godinho Lopes passou a ser o Presidente do Sporting Clube de Portugal, o clube já poupou uns bons euros, porque temos um Presidente que não quer ser remunerado para servir o clube!”
Mas atenção, não confundir os ‘Sportinguistas verdadeiros’ acima mencionados por este artista com os ‘verdadeiros Sportinguistas’:
19 Agosto, 2019 at 0:38
Sportingado do croquete.
18 Agosto, 2019 at 18:43
aves do mister inacio espetou 3 no maritimo……..
18 Agosto, 2019 at 19:21
Fácil, fácil.
18 Agosto, 2019 at 19:34
O Inácio é Treinador.
E é Sporting !
Não serve.
18 Agosto, 2019 at 20:05
Treinador, director desportivo.
Não serve.
18 Agosto, 2019 at 19:29
Esta direcção tornou-nos nas putas dos lampiões !!!! Parabéns !!!
18 Agosto, 2019 at 19:35
Deixa lá isso.
Os espadinhas gostam, assim podem ir ao café descansados pois só encontram amigos.
18 Agosto, 2019 at 19:47
Mesmo! O tetra dos lamps foi com o Bruno, é bem verdade…
18 Agosto, 2019 at 20:23
Bem verdade que foi com o bruno que lutaste pelo título não foi monte de merda?
18 Agosto, 2019 at 20:27
Bem verdade que foi com o bruno que fizeste uma venda superior aos 30 M de € não foi monte de merda?
Bem verdade que foi com o bruno que ultrapassaste a marca dos 100k sócios nao foi monte de merda?
Bem verdade que foi com o bruno que voltaste a ver um estádio cheio e uma militância no SCP como há muito tempo que não se via nao foi monte de merda?
Bem verdade que foi com o bruno que voltamos a meter comichão a esses fdps que só nos querem mal: croquetes, lampiões, tripeiros. Não foi monte de merda?
Já não há pachorra para ti.
18 Agosto, 2019 at 20:35
Com o teu amante Vagandas só não é penta porque ele é corrido antes. Um já está.
18 Agosto, 2019 at 21:02
Tu és uma grande PUTA… que a pobre da tua mãe, deus a tenha, não tem culpa naquilo que te tornas-te… valores ela deu-te… fazeres uso deles, está quieto…. és mesmo PUTA como esses lampiões todos…
19 Agosto, 2019 at 0:41
Calma lá que eles aos pouquinhos vão engolindo os sapos todos:
Fivelas 1 ano= 1 campeonato Toupeiras, uma Supertaça com direito a humilhação.
2o campeonato a caminho…
Fácil
18 Agosto, 2019 at 19:57
Alguém com bilhete a mais que não queira ir?
18 Agosto, 2019 at 20:05
Renan, Thierry, Coates, Mathieu, Acuna, Doumbia, Wendell, BF, Raphinha, Diaby e Luiz Phellype…
18 Agosto, 2019 at 20:06
Diaby hoje marca e agarra o lugar…
18 Agosto, 2019 at 20:08
Se já souber andar, poderá ser um princípio.
Incrível como temos 1 “jogador” desses.
18 Agosto, 2019 at 20:22
Agarra o lugar no próximo avião para a Bélgica de onde nunca devia ter saído para o SCP.
18 Agosto, 2019 at 20:07
Saindo BF e os 2 centrais e estamos ao nível do Braga…
18 Agosto, 2019 at 20:09
Será? Eles têm um meio campo e ataque muito fortes. Acho que ficaremos abaixo…
18 Agosto, 2019 at 20:15
O Palhinha é titular nesse meio campo e nunca mostrou qualidade para o Sporting. Wendel é titular da olímpica do Brasil. Também não sejamos mais salvadores que o salvador…
18 Agosto, 2019 at 20:19
Gosto do Wendel, mas eles têm Novais, Horta (1 Ou 2 nem sei) e mais 1 que nem me lembro do nome. Não terão NENHUM pior que o diaby, isso será difícil de achar até na 3a divisão. PL estão melhores (quantidade e qualidade). Têm redes equivalentes e laterais melhores.
Enfim…
O triste é estarmos a ter está conversa. A nossa equipa teria que ser MUITO melhor que a deles.
SL
18 Agosto, 2019 at 20:20
Pois, exatamente…
Mas a maioria está contente e unida ao que parece…
18 Agosto, 2019 at 20:26
Ter sacado o André Horta teria sido de valor. O gajo joga muito.
Ganhamos hoje 2×1 com 2 golos de BF.
18 Agosto, 2019 at 20:21
A ouvr entrevistas a quem vai ao estádio …. não temos solução.
18 Agosto, 2019 at 20:32
Se calhar os 71 não são só manipulações. Já disse várias vezes que só temos merda no clube. E gajos burros que nem tijolos.
Como é que alguém pode apoiar o atual estado de coisas e o rumo seguido?
18 Agosto, 2019 at 20:34
Estava a ver e a espumar. Gajos que dizem k são de todos os clubes??? Puta que pariu. Mais vale mesmo recomeçar porque com estes merdas de adeptos só andamos ali para passear…
18 Agosto, 2019 at 20:47
A culpa do estado do clube é de uma certa parte de associados…os do que parece bem ser do Sporting.
Mas por causa desses fdp pagamos nós todos e o SCP
18 Agosto, 2019 at 22:39
“Andebol: Benfica vence Sporting e «entrega» troféu ao FC Porto
21.ª edição do Torneio Internacional S. Mateus foi ganha pelo FC Porto”
Há cerca de um ano a esta parte que não ganhamos um único jogo de andebol às toupeiras…
19 Agosto, 2019 at 12:59
Este texto não é meu, mas achei importante partilhá-lo.
“A MORTE DE UMA DOENÇA
Nasci numa família 90% sportinguista. Os outros 10% eram todos da parte do meu pai que bem tentaram, mas nunca conseguiram o seu intento, que eu fizesse parte da linhagem maléfica do clube do regime. Isso era algo que para mim era impensável, mesmo com pouca idade conseguia perceber que ali se agregavam gentes que não me agradavam: chicos-espertos, convencidos, aldrabões e corruptos (não sabia o que significava a palavra, mas sabia a forma escura como trabalhavam).
Sendo parte da casta nascida no início dos anos 90, nunca assisti ao Sporting sem Roquettismo. Era uma coisa que nunca parecia inevitável, pois o Sporting era o clube “dos diferentes” e de “pessoas de boas famílias” e eu, muito ignorantemente, achava que se temos no nosso clube todos os ricalhaços de Portugal, então temos tudo para sermos campeões todos os anos.
Esse sentimento engrandeceu quando ganhámos o maior troféu futebolístico em Portugal, o campeonato nacional. Foi o ano em que comecei a ligar a futebol a sério e por coincidência fomos logo campeões. Que melhor maneira podia existir de começar?
Dois anos depois, mais um campeonato com Jardel, João Pinto, André Cruz, César Prates, Sá Pinto, Niculae, Rui Jorge e companhia a espalhar magia nos relvados . Este foi ainda mais festejado do que o anterior. O país era nosso. E a ignorância era uma bênção.
Desde aí até agora, não mais ganhámos esse título tão ambicionado (com dois roubos de igreja pelo meio, um com um golo com a mão e outro em 15/16 no auge da corrupção do outro lado da estrada). As taças de Portugal, Supertaças e as lutas renhidas pelo primeiro lugar contra o clube do norte foram mantendo os adeptos e sócios a proferir a célebre frase “para o ano é que é”.
Os candidatos à presidência pareciam papéis químicos uns dos outros e nada parecia querer mudar. Este sportinguista que vos escreve, percebeu que algo estava mal quando começou a ler a história do clube num livro que o meu tio-avô me deu, uma espécie de bíblia que passou à geração seguinte.
Onde é que estavam as modalidades? De grande alcance só atletismo, futsal e andebol existiam e estas duas últimas eram sempre batidas por SLB e FCP respectivamente. Onde é que estava o hóquei, o vólei, o basquete e outras que tantas glórias nos deram outrora? Só futebol é que interessava?
O meu despertar deu-se durante a campanha eleitoral que opôs José Eduardo Bettencourt e Paulo Pereira Cristóvão (o candidato da ruptura que se veio a revelar outra mentira).
Mais uma vez os sócios conformaram-se e deram mais de 90% a José Eduardo “Maracas Forever” Bettencourt para presidir. Aqueles dois anos deram-me razão, o que já seria de esperar. O clube fez campanhas miseráveis internamente e na Europa e era gozado por todos. A minha forte convicção era que os croquettes nunca mais poderiam ser presidentes do Sporting, com risco de nunca mais sermos temidos e respeitados.
Mas era bom demais. 2011 ofereceu-me a pior noite da minha vida até à data.
Finalmente depois de tantos anos de espera, tinha aparecido um desconhecido com um projecto com cabeça tronco e membros (aprende Varandas) que tinha tudo para unir os adeptos e converter o Sporting num clube pujante e com alma que luta pelos seus objectivos até ao último segundo.
Bruno de Carvalho foi em crescendo até ao dia da votação e parecia ter tudo para ser o próximo. Ser aquele. Foi-o durante umas horas e eu descansei. Vão alívio.
Num churrasquinho de última hora, alguém conseguiu que Godinho Lopes fosse eleito. Eu não quis acreditar no que estava a ver. Será que estávamos condenados a isto para sempre? Será que os sócios seriam assim tão cegos?
Depois de mais 2 anos de travessia no deserto e de sermos o bombo da festa, lá conseguimos eleger o homem certo para o lugar certo. O homem que me fez sentir criança outra vez e vibrar com cada minuto e cada golo como se fosse o primeiro. Os melhores 5 anos da minha vida como sportinguista.
O clima que se sentia era saudável, respirava-se ecletismo e não baixávamos a cabeça a ninguém. Chorei com o primeiro título oficial de hóquei depois do seu regresso, a Taça CERS, e vibrei meses depois com a conquista da Supertaça frente ao velho rival. Os títulos de futsal caíam em catadupa e o campeonato de andebol voltou a ser nosso mais de 10 anos depois. O futebol passou a ser jogado também por mulheres e ganhámos tudo o que tínhamos para ganhar. As modalidades eram todas ganhadoras.
Era um sonho, só faltava o futebol masculino corresponder da mesma forma, mas estávamos no bom caminho. Finalmente eu tinha o Sporting dos meus ideais, aquele que me foi contado nas belas histórias.
5 anos depois, mais um dia triste como Sportinguista. 71% de ingratos retiram vilmente o melhor presidente do século do cargo, por fazer posts no Facebook e obrigar os jogadores a dar tudo. Bruno de Carvalho tinha mexido com muitos interesses e conseguiram que os interesses acabassem com ele.
Já passou 1 ano e os resultados estão à vista: recordes negativos em todo o lado, falta de militância e, como cereja em cima do bolo, a maior humilhação desde os anos 60. As gentes de bem do princípio do texto voltaram a ter o clube simpático que gostam.
A mim? Conseguiram matar a minha doença. O entusiasmo que tinha e que talvez nunca voltarei a ter, o nervoso miudinho antes do jogos e as noites sem dormir depois de uma derrota, isso tudo desapareceu. Mas nunca virarei a cara à luta, dure o tempo que demorar. Não esperei 20 anos para ter um clube vigoroso para agora o ver morrer assim lentamente.”
19 Agosto, 2019 at 17:13
Primeiro era preciso que o Benedito desse sinal de vida, porque, com este silêncio, não sabemos se emigrou ou então se está satisfeito com esta merda.