Bas Dost! Quem nunca cantarolou isto, que atire a primeira pedra. Se ainda existirem pedras, depois da verdadeira chuva delas que se abateu sobre o holandês, diabolizado por uma franja de adeptos com patrocínio de uma verdadeira campanha para colocar o goleador longe de Alvalade. Capas e capas, todas tão parecidas, todas tão bem orquestradas, no fundo seguindo a linha do que aconteceu com Nani e com Montero, outros que tinham que ser empandeirados porque ganhavam demasiado.
E parece que o objectivo foi alcançado. Durante a semana que amanhã começa, Dost regressará à Alemanha, mais precisamente ao Eintracht Frankfurt que precisa reforçar o ataque depois das vendas de Luka Jovic e Sébastien Haller. Fala-se num negócio a rondar os dez milhões, resta saber em quantas prestações, mas por cá a mensagem é clara na capa dos desportivos: o Sporting vai poupar outros dez milhões em salários. E está completo o filme: o abominável Dost das neves, esse maldito que rescindiu e aceitou regressar aumentando o vencimento e que a partir daí deixou de correr e passou a ser um problema para a equipa, está despachado!
Ora, enquanto os gajos que lhe deram com o cinto na cabeça, há quase ano e meio, ainda não foram expulsos de sócio do Sporting, há quem bata muitas palminhas e solte um “até que enfim!” perante a saída do gigante que chegou a Alvalade com a missão de fazer esquecer Slimani e que, na primeira época, apontou 36 golos e viu Messi roubar-lhe a Bota de Ouro.
Mas, mesmo com esses números numa época em que a equipa pouco ou nada jogava (a segunda de JJ), havia quem dissesse que Dost tinha que correr e pressionar mais (aposto que alguns teriam saudades de ver o Purovic, sob a batuta do Paulo Sérgio, baixar ao meio campo, fazer de pivot de, depois, largar numa patética e infrutífera correria em direcção à grande área). O camisola 28 manteve-se impávido e sereno, continuou a correr o que as suas características lhe permitem correr e… toma lá mais 34 golos com direito a um dos melhores cânticos alguma vez criados para um jogador.
80 golos em duas época, uma cintada na cabeça durante o ataque à Academia, a maldita final da Taça frente ao Aves, a rescisão, o regresso. Aqui, e por muito que Bruno Fernandes tenda a contrariar-me dentro de campo, é o momento em que eu dou o braço a torcer, pois acho que quem rescindiu deveria ter interrompido aí a sua ligação ao Sporting. Mas Dost voltou, apanhou com Peseiro e depois com Keizer, lesionou-se durante semanas, perdeu peso na equipa, foi olhado mais de lado pelos adeptos. Ainda assim, em 22 jogos para o campeonato, o holandês apontou 15 golos, a que juntou sete para as Taças internas e um para a Liga Europa, redimindo-se no Jamor, na final ganha ao fcp.
Mais de 90 golos em três épocas de Leão ao peito e uma média de um golo por cada 90 minutos jogados. E o que importa, na hora da despedida, é que ganhava demasiado. Uma vergonha patrocinada por quem está à frente do clube e engolida, de nariz tapado, por centenas de adeptos capazes de esquecer o quão nocivo para Bas Dost é o futebol que o Sporting vem praticando há oito meses. Por centenas de adeptos que, no barulho das luzes, se esquecem que Dost sai porque o Sporting é treinado por alguém que não sabe o que fazer com um dos maiores goleadores da história leonina (tal como parece não saber o que fazer com um dos mais caros jogadores da nossa história, Vietto) e que ainda recentemente, no jogo de apresentação, mostrou, com um golaço, que só precisa que as bolas lhe cheguem em condições.
A menos de quinze dias do fecho do mercado, o plantel fica reduzido a um avançado, Luiz Phellype (ainda não se percebeu se Dala conta e Pedro Mendes foi esquecido nos sub-23). E para quem está tremendamente convencido de que fizemos um grande negócio e que libertámos 20 milhões, é bom que se lembre que parte do dinheiro da venda vai para abate de dívida e que um ponta de lança que faça a diferença… não é barato e não vem ganhar pouco dinheiro. A não ser que o scouting puxe dos galões e nos surpreenda a todos com dois reforços meio desconhecidos de qualidade inequívoca (até porque jogar a cartada regresso do Slimani será tudo menos trabalho de scouting).
Para Bas Dost, o meu muito obrigado. Pelos golos, pelo cântico, pelo apelido que a minha filha adoptou como nome de guerra, pela identificação com o clube, por aqueles gritos medonhos nas celebrações dos golos, transformados em sorrisos rasgados e em abraços tão grandes que pareciam também envolve-nos na molhada. Para mim, há coisas que continuam a valer bem mais do que libertar uma célula no excell dos vencimentos.
18 Agosto, 2019 at 11:18
Pior do que a fivelada, é a forma porca como prepararam caminho para correr com ele.
Como a justificação miserável é o dinheiro, então mais valia terem ficado quietinhos e levá-lo a tribunal, já que poupariam mais um ano em salários e receberiam muito mais do que 9 milhões de indemnização.
Ah, espera, ir a tribunal não poderia ser, ainda se descobriam algumas verdades acerca das rescisões.
18 Agosto, 2019 at 11:27
Sim a forma como a cs comecou a preparar o caminho….lpm a trabalhar, mas lá está só acredita quem quer…
18 Agosto, 2019 at 12:07
A lpm é um meio para atingir um fim e, esse fim, foi alcançado pelo varandas.
18 Agosto, 2019 at 13:25
Sim, essas notícias foram plantadas de modo a criar a percepção que a venda era não só inevitável como o melhor para o Clube. Pelo caminho mandou-se o Cintra para baixo do autocarro. As notícias hoje então, minha nossa, é à descaranda: 9 mas poupa 12 😀
18 Agosto, 2019 at 13:36
O que me entristece e ate me da raiva , são certos socios comerem o que a cs debita sem se quer tentarem perceber o objectivo e o real motivo de tais noticias. São os yes men formatados pela cs
18 Agosto, 2019 at 11:19
Estão a delapidar o clube.
Mas já viram bem a lista de autêntica MERDA feita por Varandas e companhia?
E onde andam os sócios e adeptos? Onde anda a oposição? Qual oposição? Ninguém quer ser triturado como o outro.
Já sobram muito poucos de qualidade inequívoca no plantel, mas até ao fim do mercado ainda vamos despachar mais alguns e comprar jogadores vulgares e gastar mais uns milhões.
Triste fado estás destinado meu Sporting.
Temo que hoje vamos levar na pá, até o Sá Pinto dá um banho ao careca, fdse.
Desanimado com esta merda, já me foderam o domingo.
Este não é o Sporting em que me revejo.
18 Agosto, 2019 at 11:21
Sinceramente tive muita pena do Dost, era meu Ídolo e especialmente do meu filho. Nunca lhe perdoarei ter sido mais um que se aproveitou do momento de fragilidade do Sporting em benefício próprio e dos agiotas que o aconselharam.
Desportivamente desde esse momento caiu a pique, talvez lhe tivesse doído a consciência e ter sentido o peso da Traição. Deste não guardo rancor, não o comparo com aqueles que lá foram criados.
Performance desportiva fantástica, 93 golos em 127 jogos. Só um treinador cego não olha para estes números.
Mais uma venda de merda, no seguimento das outras, não existem almoços grátis.
E para terminar enquanto os outros fazem festas por venderem por milhões nós é por pouparmos em salários.
Hoje mais um excelente negócio poupámos mais 1,2 milhões (limpos ou não) no Petrovic que para mim é daqueles que têm sempre lugar no meu plantel, jogue não jogue trabalha sempre como titular, e quando chamado dá o que tem e o que não tem. Pois, porque um plantel não são 11 são no mínimo 25. Vocês sabem lá…
Grita Fivelassssssss
18 Agosto, 2019 at 15:46
Porra, Petrovic no plantel? Nem no Estoril. É ver o golo do setubal o ano passado….
18 Agosto, 2019 at 17:14
É ver a Final da Taça da Liga do ano passado.
18 Agosto, 2019 at 11:25
Mas isto é só burros, temos o que merecemos. Ontem fiz uma intervenção na casa de um senhor que depois pela conversa vi que era sportinguista, sócio, daqueles com carradas de votos, eu a criticar esta gestão que tem sido feita e pasme-se o homem ficou contra mim, que tem que ser feito, limpar a merda que o gordo deixou, e que tem que se dar tempo ao Varandas e ao treinador, que estão a fazer um óptimo trabalho… enfim, ainda tentei argumentar mas com estes gajos não vale a pena, já estão formatados para que sobre um croquete ou um camarão…
18 Agosto, 2019 at 11:32
1) “O Sporting vai poupar vários milhões de euros com as saídas de Montero e Nani. (…) Assim, o Sporting poupa ao todo sensivelmente nove milhões de euros com a partida dos dois jogadores.”
.
.
.
357) “Bas Dost vale 20 milhões de euros aos leões; holandês é vendido ao Eintracht Frankfurt por 8 milhões e a SAD poupa 12 milhões em dois anos de salários”
– Agora prepara-se a renovação do Bruno Fernandes e aumento de salário para 20M. Está a preparar-se o:
2584) “Bruno Fernandes queria sair e SAD vê com bons olhos saída devido ao ordenado elevado. Ordenado elevado é herança pesada da anter… (oh, risca esta última frase).”
2585) “Bruno Fernandes vale 50 milhões de euros aos leões; português é vendido ao Mónaco/Wolves/Atlético/Lazio/Valência/Lille/Milan (riscar o que não interessa) por 30 milhões e a SAD poupa 20 milhões em quatro anos de salários”
18 Agosto, 2019 at 11:34
* aumento de salário para 20M em 5 anos.
18 Agosto, 2019 at 11:35
GL style. Incapacidade a todo vapor.
BD que tenha boa sorte no Frankfurt.
18 Agosto, 2019 at 11:36
Blá blá blá rato fdp vai-te embora.
(…)
O quê, vender o Dost? Que bananas.
Nem choca vender o BD, nem os valores (sim, o Sporting é o que é, vivemos na ilusão de que cada jogador vale 30 ou 40M), mas o timing é demonstrativo da falta de competência para resolver um problema (porque era limpinho que dost iria sair) no momento certo.
Agora venha um avançado com aquelas características especiais do jogador moderno, as entrelinhas, os entrefolhos, e outras tangas.
18 Agosto, 2019 at 11:37
Este posto podia ser escrito por mim… mataram o único gajo que nos últimos anos tinha verdadeiro prazer em vestir a verde e branco…
Obrigado por tudo Dost!!
18 Agosto, 2019 at 11:41
O que é que Montero e Dost têm em comum?! Nenhum encaixa no “sistema” do Keizer e por isso são demasiado caros de manter…
18 Agosto, 2019 at 11:41
Nenhum jogador que aceitou servir de instrumento para derrubar uma Direção podia voltar aso Sporting. É tão simples quanto isto e estou-me nas tintas para a qualidade futebolística de cada um.
18 Agosto, 2019 at 11:50
Com esta venda, o clube sai quadruplamente prejudicado. Prejudicado aquando da rescisão, na revisão do contrato, na performance desportiva, na venda do ativo. Apesar de ser contra a sua saída, a acontecer, teria de ser por MUITO mais do que 9 milhões.
18 Agosto, 2019 at 11:52
e o jogador aceitava ir para os locais de onde propuseram mais dos que os 9 ou 10 milhoes que se fala?
18 Agosto, 2019 at 13:44
Nenhuma direcção que admite a possibilidade de acontecer o que aconteceu em Alcochete serve (para) o Sporting.
18 Agosto, 2019 at 14:01
Não conheço nenhuma que o tenha admitido…
18 Agosto, 2019 at 14:53
O que aconteceu?
O que vi foi os Marcelos e Costas muito revoltados.
Era desvalorizar o que aconteceu e queria ver.
Tudo isto faz parte de algo maior e o problema é precisamente esse.
18 Agosto, 2019 at 16:48
Finalmente alguém com visão, agora só falta alguns dos 71% insinuar que não passam de “teorias de constipação” para desmobilizar quem entretanto abriu os olhos.
18 Agosto, 2019 at 11:47
Por favor, não aumentem o salario ao BF senão para o ano sai por 7,5 milhões
18 Agosto, 2019 at 12:30
Tens dúvidas?
É aumentado e se ninguém o contratar deixa de jogar bem para se vender por 30 M com poupança de 20 M em salários e vem nos pasquins a notícia a dizer que o negócio vale 50 M.
E depois os anormais vêm festejar que é um grande negócio e se criticares vêm logo os pachecos dizer que não podes criticar o negócio porque falavas mal do BF.
Lógica da piça, mas basta ver já o discurso de Rfs e afins aqui.
18 Agosto, 2019 at 11:52
Primeiro.
Não foi o Sporting que rescindiu com o coiso.
Foi o coiso que rescindiu com o Sporting.
Segundo
Voltou atrás porque melhorou o contrato e de que maneira.
Esta direcção sabia de tudo pois nunca mas nunca disse nada sobre a actuação da CG, logo foi conivente.
Terceiro
O coiso é goleador como pouco se viu no Sporting.
Tem valor como jogador.
Vale muito mais do que o vi-o-eto mas é vendido por menos.
Se não quiserem perceber , não espanta.
Carradas de cenouras e os espadinhas, mais ou menos armados ao cagalhão intelectualoide defenderão e argumentarão pois se não é assim é assado e agora ja esta, ja esta.
Siga que logo há jogo e é para ganhar pois ninguém para o Sporting ueueueoooooo.
Arreeeeeee.
18 Agosto, 2019 at 11:53
Ainda no segundo.
E porque não arranjou clube.
18 Agosto, 2019 at 11:52
Obrigado Bas Dost foste um verdadeiro leão. É curioso ver aqueles que te trataram de filho da puta pra cima ,agora chorarem a tua saída.
18 Agosto, 2019 at 12:08
Fdp são muitos dos que aqui ficas
18 Agosto, 2019 at 12:36
Foi um verdadeiro leão por ter rescindido contrato e ter aproveitado para chantagear o clube exigindo um contrato melhorado? De leões destes está o benfas e o porco cheio. E agora, o Sporting também está parasitado por vários desses.
18 Agosto, 2019 at 13:43
A meu ver o problema é o baixo valor da venda. Nem deveria ter voltado, quanto mais com o aumento que teve.
18 Agosto, 2019 at 13:53
Era e é um ídolo para muitos. Adorei ver ele a jogar por nós até final da temporada passada. Espero que as notícias sejam erradas e que se consiga no mínimo uns 15/20M. De resto, o bas e a sua família que sigam a sua vida com saúde e paz (sem ironia) e nós seguimos a nossa… mais provável a ir buscar um jogador qualquer do mendes.
18 Agosto, 2019 at 13:54
Por temporada passada: 2017/2018. Ainda não mudei o chip, estou em negação com esta temporada :p
18 Agosto, 2019 at 11:56
Trovão de uma Tempestade que só Alguns quiseram.
Boa Sorte Bas Dost. Obrigado pelos Thunders.
18 Agosto, 2019 at 11:57
A LPM continua a trabalhar bem.
Infelizmente só trabalha bem quando é para o mal do Sporting.
Coincidências…
18 Agosto, 2019 at 14:35
Isto!
18 Agosto, 2019 at 12:01
Infelizmente, o lema “santos da casa não fazem milagres” encaixa que nem luvas no nosso clube — os jogadores e treinadores só são bons depois de saírem. Ainda no início desta semana era ver espalhada pelas redes sociais a teoria do rato que tinha deixado de jogar desde a rescisão, que esta época ainda não tinha rematado à baliza, etc. Agora, na hora da despedida, já se lhe pode reconhecer o valor que sempre teve.
Seria de esperar que os adeptos de um clube que não ganha o campeonato de futebol de 11 sénior masculino há quase duas décadas apoiassem os seus jogadores e equipa técnica… pelo menos em público e em especial no estádio, mesmo que depois os insultassem em privado, incluindo as direções que os contrataram. Mas não, continuamos a assobiar jogadores, insultar treinadores e apupar direções no estádio, à vista de todo o mundo. Logo à noite lá estarei, apoiando e torcendo pelos que ainda cá estão. Sei que não serei o único.
Bas Dost, obrigado pelo que fizeste enquanto jogador do Sporting. Espero que sejas tão feliz nesta nova aventura como me fizeste tantas vezes no estádio.
18 Agosto, 2019 at 12:05
Volta Dost
Vai-te foder Dost
Fácil fácil
18 Agosto, 2019 at 12:05
Gestão de topo.
Topo gigio
18 Agosto, 2019 at 12:10
Atingi o meu limite.
Pagarei quotas e apoiarei quem achar melhor na altura de votar. Até lá… Boa sorte, espero que ganhem hoje e sempre mas não contem comigo colado à televisão.
Leão Sheffield, chegou a hora de seguir o teu conselho. Caguei para esta merda.
Antes so mandar o merdas do artolas para o caralho que o foda.
18 Agosto, 2019 at 14:01
+1
18 Agosto, 2019 at 12:10
Rende ainda menos que Wolfswinkel. Um foi para pagar salários, outro para os poupar. Falta Acuña para pagar a água, Coates para o gás, Battaglia para a luz, Bruno Fernandes para o carrosel, o Pavilhão para o Pongolle e deixar 10 ou 20 milhões da NOS para que o comprador da SAD não fique só com as côdeas.
18 Agosto, 2019 at 12:12
A este gajo também não Lhe perdoo a rescisão.
Perdoava e percebia se:
Não tivesse voltado
Não tivesse lucrado com isso.
Portanto fode te.
Futebolisticamente, é obviamente, um disparate de decisão.
Mas sendo coerente, não fico chateado.
Não o queria cá.
Bom, pouco a pouco ainda vou ter de agradecer ao vandy, a limpeza dp balneário.
18 Agosto, 2019 at 14:01
Adorei ver este gajo a jogar por nós, o ano passado a relação esfriou, naturalmente a meu ver, admitindo opinião diferente. Acho inacreditável como sai por valores tão baixos tendo em conta que vamos precisar de tanto ou mais para ir buscar um jogador para a posição dele. Até o Ze Luís do porto custou uns 9M.
18 Agosto, 2019 at 17:25
+ 1906
18 Agosto, 2019 at 17:26
Era aqui +1906
18 Agosto, 2019 at 12:13
“Só dispenso jogadores ou treinadores quando tenho uma solução melhor em carteira.”
Frederico Varandas
Estou descansado e nada preocupado!
18 Agosto, 2019 at 12:13
Obrigado por tudo bas dost.
Tenho pena que tenhas voltado…o sporting tinha poupado muito dinheiro nos teus salários, em prémio de assinatura, comissão para para o teu empresário e sabe-se lá para mais quem…, os resultados desportivos, eventualmente, teriam sido os mesmos, provavelmente teríamos negociado a tua rescisão com outro clube, correndo o “risco” de recebermos mais do que esta miséria…
Boa viagem dost.
18 Agosto, 2019 at 12:52
…
18 Agosto, 2019 at 12:14
Péssima noticia, péssimo negócio, vai fazer-nos falta.
Que raio de treinador que não sabe por a equipa a render com os jogadores que tem.
Triste com tudo isto… que a equipa espete 3 batatas ao Braga para provar que me engano em ter saudades do Holandes
18 Agosto, 2019 at 12:16
Que desgraçados de incompetentes . Parece não conseguirem fazer uma certa . São asneiras atras de asneiras . Até o timing do negocio ,não poderia ser pior , antes de um jogo importantíssimo.
Espero que vendam tambem o vieto para poupar salarios , pois como jogador de futebol parece que ja deu o que tinha a dar . Este sim é caríssimo .
Ponham-se á tabela que ainda lá há mais dois ou tres bons para despachar ao preço da uva mijona. Mau presidente , mau treinador , só condiz com mau plantel.
PQP
18 Agosto, 2019 at 12:19
E continuam as vendas à moda Godinho, por valores de merda, vergonhosos.
Isto nunca mais acaba? Que vergonha, ainda por cima com a propaganda em força e os jornais na mão.
Pobre Sporting.
18 Agosto, 2019 at 12:27
Excelente post, digno de um dos maiores goleadores de sempre da nossa história.
Tudo o que penso do assunto está expresso no post.
18 Agosto, 2019 at 12:33
Nenhum jogador devia ter voltado. E o Cintra devia estar a explicar porque é que renegociou contratos com os jogadores que rescindiram.
18 Agosto, 2019 at 13:42
Top. Voltaram de bolso cheio….vergonhoso
18 Agosto, 2019 at 12:37
Estou muito triste com esta saída. É incrível o sentimento que dia após dia o nosso Sporting nos transmite. Na na na na não acredito nisto. Estes gajos tão a fazer algo que nunca pensei ser possível. Não ter vontade de ir ao estádio com game box… Não ter vontade de ouvir falar do Sporting. Estamos um clube snob.” Cheios de classe” como os novos ricos. Com um belo Mercedes topo de gama e uma vida destruída longe do amor da.nossa vida, da família e de tudo aquilo que nos deu verdadeiro prazer de viver… Não há por ai outro louco? Obrigado Bas por tudo tudo o que nos Dost! Acorda pra vida Varandas… Acordem pra vida Sportinguistas.. SL
18 Agosto, 2019 at 14:01
Sim, é tudo isto que sinto… Infelizmente.
18 Agosto, 2019 at 12:39
Luz, água quente e cerveja no estádio ou Bas Dost o dinheiro e a competência não dão para mais.