A saída de Bas Dost preocupa-me de forma diferente a muito do que li nas reações do universo leonino. Muitos indignaram-se pelo valor, que é manifestamente pouco. Outros pelo ping-pong público de argumentações sobre comissões e as suas legitimidades. A mim assusta-me a forma como o nosso clube consegue pegar num goleador identificado com o clube e com números para lá do que seria agradável e em 3 actos conseguir arrasar o seu valor de mercado, além da viabilidade ou vontade de o manter.
Sei que muitos ao ler isto vão argumentar que presidente x fez isto, presidente y fez aquilo… como se tivéssemos o luxo de estancar problemas em slots sem observar que cabe sempre ao mesmo clube e aos mesmos adeptos o pagamento de todas estas facturas. A verdade é só uma. Dost era um valor seguro da equipa, os adeptos idolatravam-no, dava pontos e soluções à equipa. No momento em que seguiu para o Eintracht era um jogador em conflito aberto com o clube, com 30 anos, a um passo de treinar à parte do restante plantel, com meses de notícias publicadas a dar conta da vontade do clube em transferi-lo.
A culpa, ou quem a terá satisfaz-me pouco nesta altura. Não resolve nada, apenas afunila o debate num apontar de dedos que nos retira o foco das soluções, do futuro, do que precisamos que o Sporting seja, do que queremos que aconteça aos goleadores que se seguirão ao ex-internacional holandês.
Entendo o argumento de Bas Dost ter um salário incomportável pelo clube, ou seja, sou sensível ao argumento de que a SAD não pode ter este tipo de encargos (próximo de 6 milhões por época) com apenas um jogador. Mas para aceitar que daí a ser solução alienar o seu passe vai um longo e penoso passo. Quanto custará aos cofres do Sporting o conjunto dos salários de Jefferson, Viviano e André Pinto? Não deveriam ser estes os cortes “custe o que custar”? Não sou ingénuo, sei que é muito mais difícil encontrar emblemas interessados em aliviar a nossa folha salarial com estes “ativos” do que com Dost. Mas pergunto-me se qualquer direção do clube estará lá só para resolver as partes fáceis, se não é com estas “proezas” que se vinca a qualidade dos dirigentes, se não é conseguindo o que não é “fácil” que se conseguirá fazer crescer o clube e a equipa de futebol.
Se cada corpo dirigente “apenas” conseguir atingir o óbvio e o trivial, onde estarão todos os “mais” ou os “muito mais” com que vamos melhorar em cada época? Onde estará o “mais” que o 3º lugar? Onde estará o “mais” que x na venda de um jogador? Onde se encontra o treinador que dará “mais” que o que a equipa parecia conseguir dar? Meus caros amigos, quero fazer-me entender bem nesta questão: não digo que seja fácil ou acessível neste momento a quem quer que estivesse no comando do Sporting fazer-nos aproximar do patamar dos nossos rivais ou melhorá-lo. Mas não é para atingir a meta sempre abaixo deste desígnio que elegemos uma direção.
Creio que começa a escassear a esta direção o tempo de mostrar que consegue “mais” e “melhor” que o resultado standard. A gestão de vários dossiers tem sido discreta, mas ainda assim difícil de distinguir as melhorias. O clube está mais estável? Sim, mas pergunto-me… à custa do quê? À custa do desapego dos adeptos? De silêncios longos e exasperantes? De menos participação dos sócios e adeptos na vida do clube? É um preço elevado. Um preço que se cobrará com juros a cada mau resultado da equipa de futebol. Um preço que tem pouco lucro por onde descontar algum prejuízo.
Não adianta cair em histerias de destituições ou pedidos de AG’s. Foi um erro no passado, sê-lo-á (sem provas de má conduta e gestão lesiva factuais) neste momento, mas convém avisar as hostes que depois do que aconteceu no ano anterior, estamos longe de ser uma casa arrumada, habitada por gente serena e paciente. O tempo será sempre curto, o caminho demasiado estreito e percorrido com todas as adversidades possíveis. Mas, se há coisa que um dirigente eleito do Sporting não pode alegar nunca em sua defesa é ter desconhecido esse cenário. Não há qualquer hipótese de olhar para trás e hesitar, mas sim arregaçar as mangas e meter os neurónios e muito suor ao serviço de muitas e boas ideias.
Quanto mais depressa Varandas entender que o Sporting é todo um admirável e perigoso Afeganistão, no qual ou ganha ou morre, mais rápido concluirá que precisa dos sócios, precisa de os entender (falando com eles e não dando as célebres reportagens e exclusivos) tanto quanto precisa de fechar a porta aos notáveis e às suas “preocupações” e “oportunidades”. O Sporting precisa urgentemente de vencer batalhas. Na banca. Nos campos. Junto dos patrocinadores. Contra alguns empresários. Contra um sistema de árbitros que literalmente goza connosco.
Para sair vivo destas lutas, precisará dos sócios, precisará da força social de todo um clube, precisará de evidenciar que não está sozinho num estádio sem espectadores. E neste momento, infelizmente, é um general sem exército, um almirante sem frota, o que torna o nosso emblema demasiado exposto e frágil. Não é o clube que tem de ir ao encontro de um presidente, é precisamente o contrário que terá de suceder, uma lição que já há muito que devia ter sido aprendida. O julgamento que “ganhando no campo” ganhas o clube é factual, mas o Sporting está neste momento longe de poder oferecer sucesso a alguém que meta as suas fichas nessa aposta. A probabilidade, infelizmente, é a inversa. Varandas se depender dos resultados desportivos, cairá, mesmo que empregue um esforço tremendo em baixar as expectativas (uma espada com um gume inverso demasiado afiado) cairá.
Voltando a Dost. O problema não é um jogador e os erros que possam ser cometidos na sua (des)valorização, mas sim a condição singular de uma direção que tem uma enorme dificuldade em convencer os seus eleitores que fez o melhor que poderia ter feito, que defendeu o clube no maior grau de eficiência possível. A venda do holandês será sempre cobrada, interessando muito pouco todos os descontos por erros oriundos do passado. A solução não é colocar na imprensa a soma das poupanças. A solução é contratar o melhor substituto ao alcance do que podemos pagar e em algum momento aproximar os sócios da gestão, para que se torne óbvio e credível tudo o que tivermos de fazer com os Dost futuros. A solução de Varandas não é ganhar jogos (mais cedo do que tarde, perderá) mas sim ganhar os adeptos.
*às quartas, o Zero Seis passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
28 Agosto, 2019 at 18:46
Compartilho contigo todas as tuas dores e preocupações…
Mas o nosso presidente, é de uma estirpe, que tem no seu apogeu, o nosso antigo treinador, é uma nova “raça” de Lampião, o Lampião Verde… são sócios do Sporting, mas comportam-se quer na vida quer no intelecto como verdadeiros lampiões…
… Com este tipo de pessoas não vamos lá…
28 Agosto, 2019 at 18:54
As pessoas passam,o clube continua!
SPORTING SEMPRE!
28 Agosto, 2019 at 18:56
https://mobile.twitter.com/ligaportugal/status/1165993221647937541
28 Agosto, 2019 at 21:31
Bolas, que os flavienses deviam odiar o Bas Dost. 😛
28 Agosto, 2019 at 19:23
Não sei até que ponto um Dost é mais fácil de colocar que um Jefferson.
Por um lado o valor desportivo é maior, mas por outro, é mais complicado encontrar um clube que assuma um salário a rondar os 6M/ano, e também que seja do interesse do jogador. Duvido que o Dost quisesse ir para o Almeria, ou para os confins da Rússia.
Neste caso em particular, até se pode aceitar a venda (e os valores acabam por ser irrelevantes para o ponto em questão) devido ao encargo, e à percepção de que o rendimento não seja proporcional ao custo. O que é inaceitável é que o jogador teoricamente titular indiscutível seja negociado com a época já a decorrer; um jogador que queria sair, que a Direcção queria que saísse, ou seja havia interesse comum, e o máximo que conseguem é vendê-lo à terceira jornada, sem alternativa pronta, e com o mercado prestes a fechar.
(a troca de bitaites via net é só a cereja no topo)
28 Agosto, 2019 at 19:26
Realmente esta também foi a minha preocupação desde o inicio…
Alguma vez vamos conseguir substituir o jogador por outro que tenha a mesma eficácia?
E deixem-se do sistema do Kaiser ou do JJ ou do diabo a sete.
Jogadores deste calibre não são baratos, se querem a diferença nas classificações temos que ter diferenças nas aptidões dos jogadores da equipa.
Salários altos são daqueles que nem para a taça da liga contam, se arrastam entre empréstimos e treinos em separado, dispensas, etc.
Aceito melhor darem os respectivos passes a essa malta, não deixando de ser igualmente incompetente por parte de quem o fizesse, do que desbaratarem por valores sofríveis jogadores que são eficazes!
Venha que jogador vier, duvido que se torne tão eficaz a por a bolinha na rede como este que mandaram embora.
O custo desportivo é muito maior do que o custo económico, por muito que me queiram convencer o contrário.
Isto é futebol não é um banco, aqui vendem-se e compram-se jogadores como meio para a finalidade de ganhar campeonatos.
Não se tem por finalidade comercializar passes de jogadores e folhas de vencimento. Se não somos campeões não existe poupança que nos valha, este circulo vicioso é tão mas tão evidente que ainda me admiro como os comuns adeptos não vêm isto!
SL
28 Agosto, 2019 at 19:49
Outro excelente texto do ZeroSeis.
Análise clara e objetiva do actual momento de governação do Sporting.
“Mas pergunto-me se qualquer direcção do clube estará lá só para resolver as partes fáceis, se não é com estas “proezas” que se vinca a qualidade dos dirigentes, se não é conseguindo o que não é “fácil” que se conseguirá fazer crescer o clube e a equipa de futebol.”
Podemos dar as voltas que quisermos mas o essencial está aqui. E é aqui que a actual direcção tem falhado por clara inaptidão para presidir um Clube com a dimensão do Sporting.
Limitar essa incapacidade à erros de comunicação é negar a realidade. O preço a pagar poderá ser elevado.
Nós, sócios e adeptos, podemos até olhar para o Clube apenas com o coração, mas não podemos nunca deixar de ter presente que o Sporting tem/é uma SAD que movimentou mais de 170 milhões de euros em 2017, e a sua realidade financeira e sobrevivência não se comparecem com lágrimas e romantismo, nem podem de maneira nenhuma estar dependentes da bola que entra ou bate no poste.
Isto não é de agora, mas não pode servir de desculpa para os erros que continuamos a ver repetidos no Sporting.
E algo que me entristece solenemente é o regresso do antigo hábito de encolher os ombros e repetir constantemente “é o negócio possível”. O fatalismo tem de ser erradicado de vez do nosso vocabulário sob o risco de passar a fazer parte do nosso ADN.
29 Agosto, 2019 at 0:14
É o negocio possivel.
É o treinador que aceitou vir.
Foi a classificação que se arranjou.
E o diaby a quatro.
O Sporting das desculpas.
Se não sabem mais, para que se candidataram, cheios de soberba?
29 Agosto, 2019 at 0:18
Confundiu a Maior Potência Desportiva Nacional com uma clínica com 15 funcionários. Acontece…
28 Agosto, 2019 at 19:52
“A mim assusta-me a forma como o nosso clube consegue pegar num goleador identificado com o clube (…)”
Uhhhhh…
28 Agosto, 2019 at 19:58
A mim preocupa-me os golpistas ainda estarem no clube.
Acima de qualquer outra preocupação.
28 Agosto, 2019 at 20:09
Agora, já está, já está.
Paga as quotas e apoia, c@r@1h0!
29 Agosto, 2019 at 9:17
Os golpistas são abutres. Claro que ainda estão no clube.
Pode estar morto, mas o clube ainda tem muita carne, muita chicha para devorar.
E o fillet mignon é o contrato da NOS… mas não vão esperar 10 anitos para estar a carne curada, comem já e depois alguem que pague a conta.
28 Agosto, 2019 at 20:04
Quando estamos de fora, a visão e opinião que temos dos temas é a do comum mortal.
A malta das insides que me desculpe, mas eu vejo este desfecho com muita pena.
E sendo assim, vejo um gajo que foi um ídolo, levou nos cornos, quis bazar.
Voltou, por muito mais guita, mas encontrou um treinador cujo processo ofensivo deixa-o completamente out e faz inclusive com que devido às suas características, seja um a menos no processo defensivo.
Como Keizer não sabe mais, Dost a mamar 6M e sem rendimento não fazia sentido.
Percebo que um jogador possa e deva escolher o seu destino, jamais deva ir para onde não quer.
O que não percebo é como deixamos um gajo com contrato ir para onde quer pelo valor que eles querem. Vão mamar… um vergonha a negociar.
28 Agosto, 2019 at 20:37
Isso brave,podem dar as voltas que quiserem,está tudo no teu comentário.
29 Agosto, 2019 at 9:20
Repara, o dost continuou sempre a dizer que “não foi o dinheiro”… mas se fosse isso não teria aceite (exigido) um salário pornográfico para regressar.
Foi cão ao ter rescindido sem justa causa.
Foi cão ao ter aceite um regresso naquelas condicões. E todos os que para isso contribuiram.
Foi cão ao não aceitar sair para onde pagavam decentemente.
E todos os cães que lá andam aceitaram “vender” (porque aquilo foi dado) por tuta e meia e ainda dar ao empresário mais não sei quê.
28 Agosto, 2019 at 20:19
Eu também partilho das dúvidas e preocupações do Zero Seis. Quer quanto ao Clube, Conselho Directivo e ao Dost. Não vejo neste momento e não vislumbro num futuro de curto /médio prazo condições, nem vontade, para que a situação se altere em benefício do Clube.
28 Agosto, 2019 at 20:28
O Sporting com 3 milhoes teve oportunidade de garantir um goleador que marca 20 golos .
Esses 3 milhoes tinha dado ao Dost para reduzir o salario em metade e voltava a ficar motivado.
No fim da epoca teria oportunidade de o vender por mais de 10 milhoes.
Agora vamos gastar mais para ter alguem que dificilmente marcará tanto.
Neste momento para termos alguma hipotese é urgente mudar de treinador !
28 Agosto, 2019 at 20:32
Vamos em primeiro.
Qual é o drama ?
28 Agosto, 2019 at 20:38
Tão estavel como um ovo em cima de uma jangada no rio wainui.
28 Agosto, 2019 at 20:36
Para o pessoal que anda com a teoria de que o Dost não rendia com Keizer, aqui um bom artigo para ler:
https://misterdocafe.blogspot.com/2019/08/ah-e-tal-o-bas-dost-foi-vendido-porque.html
A ver se o novo avançado que rende no modelo Keizer faz estas médias.
28 Agosto, 2019 at 20:40
Pimba pumba!
28 Agosto, 2019 at 20:46
Não sejas assim,ele não defende,é um ponta de lança pouco defensivo,o diaby é um bom extremo defensivo,vocês não percebem nada disto,daqui pouco os Brazes desta vida já vêm explicar.
Ah o Mateus para além de defender mal,tinha tiques de vedeta e o cabelo esquisito,o Dala ouvia semba e o Varandas só curte kizomba,o D Duarte é pálido,o Ilori mais moreno,faz mais o estilo do varandas e o Geraldes lia Saramago e poesia,o varandas gosta mais de livros sobre anatomia.eles já vêm explicar,mas resumindo,é isto.
28 Agosto, 2019 at 20:46
bananas…forever !!!!
28 Agosto, 2019 at 20:57
O coiso era um jogador do caralho mas prontes.
Ja esta, ja esta.
28 Agosto, 2019 at 20:48
Caros Sportinguistas
O post tem lá tudo o que eu penso.
Como é possível, face à incompetência do nosso treinador, não ter um sistema de jogo alternativo, para tirar partido das características do BD?
Eu não sei quanto ganha o Keizer, mas o valor ridículo recebido pela transferência, faz aumentar em muito o seu salário.
É ele, e evidentemente quem o contratou, que não teve nem a arte nem o engenho para valorizar um activo importantíssimo do Nosso Clube.
Assim é fácil, fácil
28 Agosto, 2019 at 20:49
A isto chama-se falta de “filling”, do presidente, do director desportivo, da administração da SAD, enfim da estrutura!!
Eles não sabem o que estão a fazer, numa palavra são uns nabos!!
SL
28 Agosto, 2019 at 20:49
Se vier o André Silva…muito vamos nós chorar….
28 Agosto, 2019 at 20:59
O Tiago Djaló já joga a titular no Lille…. é do caralho não é ???…. agora andamos a formar centrais de topo para os outros… que nem pescam 1 minuto na equipa principal… porque temos dois dinossauros que estão agarrados que nem lapas… pela bela merda de treinadores que tivemos e temos…. Qualquer dia é o Domingos Duarte a chagar a uma equipa com um valor de mercado similar ao nosso…
Juventus 864 milhões
Sporting 186 milhões
Lille 179 milhões
Granada 30 milhões
28 Agosto, 2019 at 21:04
Ahhhh… quando o B. Fernandes sair para o Real Madrid até ao dia 31… a nossa equipa fica ao nível de SC Braga… NA BOA !!!!!
benfica 312 milhões
porto 257 milhões
Sporting 186-55= 131 milhões
braga 93 milhões
guimaraes 49 milhões
Godonização a CARBURAR em PLENO !!!!!!!
28 Agosto, 2019 at 21:45
Fdx, ha gente mesmo estupida
28 Agosto, 2019 at 21:35
Um presidente que não vai ao encontro dos sócios não tem futuro. Até pode ganhar taças e um dia, quem sabe ter a sorte de ser campeão no seu mandato, mas ficará tanto no coração dos Sportinguistas como ficou o Roquete e o Dias da Cunha.
28 Agosto, 2019 at 22:43
Varandas para ser campeão só através de um acordo com os lampiões.
29 Agosto, 2019 at 7:12
Qual acordo….. o orelhas tentou isso com o BdC porque precisava disso.
Agora porque iria abdicar de ganhar o titulo para o dar a um clube que está mais que morto? Aliás, o carnide precisa de ganhar, não apenas para garantir a champs (que sabemos que eles sem a classificacão directa nem lá punham os pés) mas também para os sócios, vulgarmente conhecidos por asnos, não perceberem o que se passa.
28 Agosto, 2019 at 22:00
Dost, no momento que perdeu a titularidade para Luís Philippe ficou desvalorizado. O Sporting com os jogadores que tem, valoriza mais o jogo interior. Agora é que vamos ver os olhinhos da Direcção na aquisição do seu substituto. Pagar 6,5 milhões a um jogador só os grandes clubes europeus, nem na Inglaterra há muitos a ganhar isso. Vi hoje num jor al desportivo os ordenados nesse país no futebol e se Dost lá estivesse estava muito bem colocado e para um suplente em Portugal era uma heresia ia partir o balneário todo
28 Agosto, 2019 at 22:18
O Dost nunca seria suplente do luiz philipe, como é óbvio. Nem há comparação possível. Em Inglaterra, um suplente do Leicester ganha mais do que ele. E por último, a demonstrar pelas reação nas redes sociais não me parece que o balneário tenha ficado contente com a sua saida. E há muito que o seu salário era conhecido.
28 Agosto, 2019 at 22:28
Tanto não seria que foi durante quase metade da época passada e esta época ia pelo mesmo caminho…
O Dost transformou-se num pino mas ficamos a saber que para ti um pino serve perfeitamente para ponta de lança do clube. 🙂
28 Agosto, 2019 at 22:38
Simpson a ser mentiroso,mais uma vez ou desonesto,podes escolher.
Suplente??alguma vez o Dost suplente do lp?
Não foi quando o homem se lesionou?esta época íamos para o mesmo quando ele foi titular logo no primeiro jogo quando tínhamos um título a disputar?um pino com 90 golos marcados…ganha vergonha na cara seu desonesto.
28 Agosto, 2019 at 22:50
Normal. Lesionou-se e demorou algum tempo a recuperar a forma. Caso contrário, o Luiz philipe nem cheirava. Na tua cabeça é que é um pino, na minha é um goleador que vale 30 golos por época. Estou-me a cagar se ganha muito ou pouco, isso é problema da Direção.
28 Agosto, 2019 at 22:46
Só para provar a tua forte desonestidade fui confirmar os números.
Bas Dost 22 jogos no campeonato,o Luis Phellype fez 14,Bas na liga europa 4 jogos,o LP fez 2,taça de portugal ambos fizeram 5 jogos..taça da liga Bas fez 4 jogos,o LP fez 2 jogos…não esquecer que o Dost teve lesionado algum tempo e só a partir daí foi jogando o Lp…por isso deixa de ser mentiroso desonesto.
29 Agosto, 2019 at 7:05
Dost baixa a média sem penalty. Dost independentemente de ter marcado um golo no final da taça, não é jogador para jogos grandes, pois não segura bem a bola e não desfaz os defesas
28 Agosto, 2019 at 22:22
Boas ,
Temos que nos deixar de fait divers , p destino de BDost ficou decidido quando lhe deram um contrato com custo para o clube de 6 ou 6.5 M , mesmo que estivesse a marcar golos às paletes como poderia o SCP suportar tal custo ? Tem é que se chamar o cintra e perguntar-lhe qual foi a ideia de fazer contratos destes !
29 Agosto, 2019 at 1:08
Cintra being Cintra.
É muito fácil gerir o Sporting durante 3 meses em modo fanfarrao.
Se me desses até Dezembro, aumentava o Bruno, renovava com o Geraldes, resgatava o Palhinha, renovava com o Matheus Pereira, não vendia nenhum da formaçao, mandava embora tudo o que fosse estrangeiro de segunda, ia buscar o Inácio e construia uma equipa mesmo à medida do sonho sportinguista de ter jogadores de formaçao aos montes na equipa com estrangeiros de grande nivel. Insustentavel, mas lindo para quem gosta disto!
O Cintra é mais negócios com margem para que ele possa também fazer a sua parte. Diabys.
28 Agosto, 2019 at 22:22
Um dos poucos textos do Zero Seis com o qual me identifico pouco…
Vou, novamente, pegar no assunto Dost!
O Jogador, fruto do marreta Cintra, tem um custo para o Clube de 6,5M€ – e não sei se a parta da SS está aqui incluída mas vou dar de barato que está.
A Direcção decide que é um dos jogadores a vender fruto do seu alto custo, por muita pena que se tenha. Só um jogador de eleição – e Dost não é um jogador de eleição mas tão “só” um bom 9 – poderia ter um custo equivalente a 10% do orçamento da equipa toda!
Acontece que a 2ª parte da época dá-nos um Dost a um nível miserável o que o leva inclusive a deixar de ser convocado sem que tenha qualquer lesão impeditiva.
Em Maio o jogador faz saber que tem vontade de sair do clube.
O que seria normal uma direcção, com este contexto, fazer?
Obviamente marcar uma reunião com o representante do jogador e acertar agulhas para a sua venda.
Foi isso que a Direcção fez!
Acertaram um valor, de comum acordo, para que a venda pudesse ser feita de modo a todos ficarem satisfeitos.
Passa Junho, passa Julho, e o que temos?
3 propostas que que cumprem os requisitos acordados – pelo menos de 15M€ para o Sporting e pelo menos o mesmo ordenado para o jogador – 1 proposta que não cumpre mas não está longe – fica a 3M€ do valor estabelecido pelas partes – e uma proposta de empréstimo que está completamente fora de questão.
O que faz a Direcção?
Aceita que o jogador possa transferir-se até para o clube que ficou aquém do valor acordado para que o problema se resolva rapidamente. Mas o jogador não só não aceita qualquer das propostas com os valores acordados, como nem aceita a que fica um pouco abaixo.
Nesta altura, inicio de Agosto e com a época a dias de começar, já toda a gente percebeu que o Sporting tem o Dost no mercado e que ambos, clube o jogador, procuram uma transferência.
Isto é culpa do Sporting?
Não me parece. Não vejo que interesse teria o clube em que se soubesse que se queria vender o jogador.
Entretanto a pré-época decorreu com um Dost irreconhecível, sem chama, sem vontade de correr, sem vontade de jogar, sem vontade de coisa nenhuma, o que leva muitos adeptos a nem entenderem a opção do Keizer pelo Dost em detrimento do Phellype – é ler os comentários aqui na Tasca, por exemplo.
A prestação do Dost na Supertaça roça o ridículo. Toca na bola meia dúzia de vezes, se tanto, e uma bola que lhe seja dirigida a 1 metro de distancia é uma bola perdida!
É suplente com o Marítimo, na 1ª jornada, e tem uma prestação similar nos cerca de 15 minutos que esteve em campo.
Na véspera do jogo com o Braga surge o comunicado do Eintracht que diz haver um principio de acordo com o Sporting para a compra de Dost, comunicado esse que o Sporting também faz.
Começa aqui a novela Dost, com criticas do Sporting ao empresário e criticas do empresário ao Sporting.
Dost acaba por ser vendido por 7M€ com o empresário a ficar com 10% do valor da transferência, como é o normal.
Salvo algum detalhe que eu não saiba, está aqui a cronologia do tema.
Gostava de saber, neste contexto, quais foram os grandes erros da Direcção e o que devia ter sido feito em vez desses erros…
Obrigadinho!
28 Agosto, 2019 at 22:41
Como é que sabes que ele queria sair do clube? A ganhar o que ganha porque é que haveria de querer sair? Para isso não tinha voltado.
Acho inacreditável como é que se desvaloriza um bota de prata, com esta conversa do desmotivado etc, quando é óbvio que o sistema não o favorece e o Sporting não tem jogado grande coisa, em cima disso.
A verdade é que 6 Milhões é pouco. Há a atenuante de ganhar muito, sim, mas antes rescindir com 3 tipos sem espaço para lhe pagar.
Nós precisamos de mais pontas de lança, não de menos. Ainda por cima tipos com estes números.
Essa conversa de não defender, ainda por cima num sistema de 433 pouco sentido faz. Se a malta gosta de gastar energia quando já praticamente todas as equipas em Portugal sabem sair a jogar de trás…então parabéns. O PL só tem que defender posicionalmente na maior parte das ocasiões: quem rouba as bolas são os médios ou os defesas, dependendo do saída de bola do adversário.
28 Agosto, 2019 at 22:47
Tudo o que eu sei, tu podes saber.
Informa-te!
A venda foi por 7M€. Não foi muito, não se pode dizer que foi um bom negócio, mas foram 7M€. O empresário fica com 10% como é normal…
E compreendo e aceito que se tenha feito este negócio.
Mas eu estou habituado a gerir o dinheiro da minha empresa, a pagar as contas todas e sei que não posso trocar de carro de 2 em 2 anos…
28 Agosto, 2019 at 22:56
Mas sabes que se tiveres de trocar de carro não vais escolher um pior… Isto de ter um BMW vender para andar de fiat uno (e eu curto do LP) tem que se lhe diga, até porque a performance não será a mesma…
O processo foi mal conduzido por todos os intervenientes (menos pelo Eitrach que esses pouparam bom dinheiro). Eu por 7M tinha tentado pôr o Paciência negócio, porque receber tão pouco por um dos melhores goleadores da liga nos últimos 5 anos vai ser sempre visto como incompetência.
29 Agosto, 2019 at 0:35
Se o BMW se avariar e tiver de comprar outro, compro o que puder comprar na altura, seja o que for.
O Dost BMW acabou há um ano.
Neste momento tinhas um Dost a consumir 40 litros ao metro, a deitar óleo por todo o lado… Mais vale comprares um Peugeot igual ao Phellype que manteres o Dost todo fodido.
E eu adorava o Dost.
Fiquei super satisfeito quando o foram buscar e sempre disse bem dele aqui. Agora, há que ser realista e perceber que o Dost actual não tem nada a ver com o Dost que marcava mais de 30 golos nas 2 primeiras épocas.
29 Agosto, 2019 at 10:19
Mas não deixa de querer comprar um BMW…
Com este valor de transferência podes ir buscar um 320d mas de 1999…
Não deixa de ser um charuto, tem é uma chave catita para a reunião do condomínio e mostrar no café que tem um BMW.
Deixa é o carro parado a 3 quarteirões para não dar mau aspecto!
Continuo a dizer, o custo desportivo desta e de outras decisões desta direcção, é muito maior do que o custo económico!
93 golos, com ou sem penaltis, como se os outros jogadores também não os marcassem, merecem mais uma aposta na continuidade do que um jogador que até pode ter uma embalagem bonita mas sabemos à partida que não corresponde ao que queremos…
29 Agosto, 2019 at 10:26
A merda é que o BMW teve um furo e vendeste como se fosse perda total…
E a pior parte…o BMW estava funcional e a primeira desculpa que deste para o venderes foi que era caro de manter e que a estrada era de terra batida e o BMW em terra batida não era grande coisa…
A desculpa do furo veio depois…quando disseram “então mas…se tens um BMW porque é que não vais correr para estrada em vez de terra batida?! Ele é do melhor que há em estrada…”. E só estamos a correr em terra batida porque quem manda é uma merda. E é uma merda reconhecidamente por todos (o Keizer)…
Bom…sendo assim…foi preciso outro pretexto…o furo!
29 Agosto, 2019 at 12:18
Há que também ter mãos para o BMW. O motor estava bom, a direcção um bocado fdd, provavelmente precisava de uns estofos novos.
Fds sejamos sinceros, dava muito mais segurança e esperança um Dost a entrar do que qualquer compra que fassamos. Podemos ir buscar um Diaby ou podemos ir buscar um André Silva e valorizar activos dos outros. De qualquer maneira o Dost era uma melhor opção.
28 Agosto, 2019 at 23:06
Tu e o teu gémeo é que têm essas insides, que vão inserindo para reforçar a argumentação. Agora fontes…
E eu a pensar que eras professor…adoro o regurgitar de propaganda pro-fantoche.
E como é que resolves a perda de um bota de prata (um ‘pino’, foda-se!?)
Como é que vais a jogo como UM PL, de valor médio, no plantel?
28 Agosto, 2019 at 23:31
Não faço ideia que género de empresa é que tens, mas provavelmente será uma pequena. E de pequena nunca passará (e isto não é nenhum desejo meu, atenção) com a mentalidade que aqui demonstras. Tens de pagar contas? Pois tens. Se quiseres crescer, tens de investir.E quando digo investir é contratar pessoal qualificado em vez de estagiários. Neste momento, o Sporting mandou um bom funcionário embora para poupar em salários em vez de despachar nuns quantos estagiários para poder pagar a quem poderia ajudar a empresa a crescer.
28 Agosto, 2019 at 23:36
E já paravas com essa história de chamar pino ao Bas Dost. As tuas baterias estão apontadas à pessoa errada. Não queres dar o braço a torcer, não dês, mas para de chamar pino a um jogador que, mesmo em baixo de forma e a andar às aranhas armado em distribuidor de vólei, marcou mais quase 20 golos na época passada. Vamos lá a ver quantos marca o Luiz Philype, ou lá como se escreve o nome dele. Por mim, que marque 45. Aí, podes ter a certeza, não terei qualquer problema em dar o braço a torcer. Já o fiz com Matthieu, faço-o sempre que a realidade se revela diferente da minha teoria.
29 Agosto, 2019 at 0:29
O Dost marcou a maioria dos golos na 1ª metade da época. Na 2ª metade poucos golos marcou e até esteve afastado das convocatórias sem estar lesionado bastante tempo.
Neste momento era suplente do Phellype porque não havia mais ninguém. Até preferia que o suplente fosso o Pedro Mendes pois esse ao menos esforçava-se…
29 Agosto, 2019 at 7:15
não dês trela ao cão, senão ele não te larga.
estes trolls têm de ser ignorados, porque eles alimentam-se da atencão que lhe dás.
29 Agosto, 2019 at 0:26
Bom funcionário para ti.
Neste momento, ou de há um tempo para cá, nem funcionário parece, quanto mais bom….
Tens de perceber que eu dou a minha opinião, como tu dás a tua. Para mim o Dost actual, não quero no Sporting. O Dost dos 2 primeiros anos, é outra conversa mas que morre nos 6,5M€ que custa e que eu não pagaria por ele.
Felizmente é do tamanho que eu quero! 🙂
Contas pagas, bom trabalho, etc… Tenho os clientes que preciso e não aceito qualquer um… Posso dar-me a esse luxo, coisa que nem todos podem… Além disso, depende sempre da tarefa que tens para os empregados fazerem…
Mas a questão nem é essa, como é evidente. A questão é que quem está lá dentro, com os dados todos, pode tomar decisões com mais conhecimentos do que o pessoal que está no sofá e só fala sem ter depois de justificar as decisões.
Já aqui dei o exemplo do Miguel Cardoso. Era ler aqui na Tasca a quantidade de colegas a “apostar” no Miguel Cardoso para treinar o Sporting… No espaço de um ano foi demitido 3 vezes! Mas ele é que era, segundo o pessoal do sofá que tudo sabe. E quem diz o Miguel Cardoso, diz o Paulo Sousa, que muitos também queriam… Enfim…
29 Agosto, 2019 at 18:45
Resumindo e concluindo: VIVA A DIRECÇÃO !!!
29 Agosto, 2019 at 0:14
Quero que o Dost se foda, mas tenho a ideia de ter marcado um golo na final da Taça e que contribuiu para termos “a melhor época desportiva dos últimos 17 anos”.
29 Agosto, 2019 at 0:24
Volta para o sofá!
29 Agosto, 2019 at 0:40
Olha que até vi ao vivo 🙂
29 Agosto, 2019 at 11:59
Tudo isso pode ser verdade (tomando comunicado do Sporting como 100% verdadeiro – acho pouco provável mas adiante), mas é esse o limite do poder de negociação da direção?
Então para que servem agentes e intermediários? Para ficar à espera de propostas perfeitas paguem-me a mim que eu fico ao lado do telefone. Vender é tipo FM, ao que parece. Define-se os termos, e espera-se 3 meses (!) que chegue algo que agrade a todos. Não há proatividade, não há discusssão/persuasão do jogador para aceitar, zero.
“Não chegou proposta perfeita, nada a fazer…”
Que discurso miserável, para não dizer incompetente.
28 Agosto, 2019 at 22:29
Amar como Jesus amou
Sonhar como Jesus sonhou
Pensar como Jesus pensou
Viver como Jesus viveu
Sentir o que Jesus sentia
Sorrir como Jesus sorria
E ao chegar ao fim do dia
Eu sei que dormiria muito mais feliz
28 Agosto, 2019 at 22:44
Já cantei esta também!!
Boa noite e SL
28 Agosto, 2019 at 22:38
Quis sair em Maio ficou até fins de Agosto. Mudam de presidente e a merda é a mesma. Pré-época feita e o plantel a sangrar quando haveria de ser o contrário. Aceitaria se a proposta fosse irrecusável, assim, por números miseráveis era de ficar, fazer o seu trabalho e que desse tudo (em campo) para em Janeiro sair pelo valor que realmente vale.
Estamos a mil anos luz dos rivais porque tudo é novela e resolvemos tudo com um amadorismo que mete medo. O Marega também tentou forçar a saída a época passada, levou com o Pintinho em cima e a semana passada ajudou a enterrar um rival. O Marega CRLHO, que em termos de números nem se aproxima do Dost. Nós, com o discurso de pobres coitados que tem sido habitual, não só fizemos a vontade ao jogador, cagando nos interesses do clube, como no fim, um negócio anunciado em vários sítios como sendo 7+8, acaba por ser 7+0.5. Isto por um dos maiores goleadores da história do Sporting. Até tenho medo dos números do BF quando este sair.
Dost era mais do que golos, tinha uma das ligações mais fortes com os adeptos e já era um dos símbolos do clube.
Mês a mês ficamos mais fracos e só espero que o Dost não seja apenas a ponta do iceberg…
28 Agosto, 2019 at 22:49
Só faltou comparares o orçamento do Porto com o nosso e acrescentar que, mesmo facturando M€ na CL mais M€ de vendas, o passivo continua a aumentar todos os anos…
28 Agosto, 2019 at 22:58
O Porto estava quase como nós se não pior, pelo menos tinham a UEFA à perna coisa que nós ainda não ouvimos falar. Fizeram finca pé, tu com jeito tinhas espaço para fazer o mesmo.
29 Agosto, 2019 at 15:25
Miguel… limpa o cu ao papel…
28 Agosto, 2019 at 22:51
E eu discordo que a saída do Dost dos últimos 6 meses futebolísticos torne o Sporting mais fraco.
O Dost actual em campo é um a menos.
É a minha opinião.
E vamos ver quantos golos o Dost marca no Eintracht… Vamos ver se chega aos 15.
28 Agosto, 2019 at 23:05
Sabes porque é que o Sporting fica mais fraco? Porque ele era garantia de qualidade. Precisava de 2 ou 3 oportunidades para marcar. E eu pessoalmente não gosto do jogo dele, mas isso é inegável.
Agora estás numa posição em que se o LP sofre uma diarreia com os bolos que de certeza anda a comer vais ter de sacar um avançado de algum sitio. Tens 1 PL, tens de ir ao mercado buscar outro e vais ter de o integrar no plantel com o campeonato em andamento.
Primeiro o Dost terá de jogar, e com a pré já feita isso é muito difícil, o Xico sofreu das mesmas dificuldades. Depois fará o que fez aqui, se lhas puserem redondas ele mete-as lá dentro.
29 Agosto, 2019 at 0:38
Não concordo contigo.
Seguindo…
28 Agosto, 2019 at 23:30
A Alemanha não é Portugal.
O Eintracht não é o Sporting.
O homem não foi o mesmo o ano passado. Reminiscências de Alcochete, noção de que ia a andar, problemas pessoais, o que for, a alegria não era a mesma de quando pegava o Podence ao colo.
29 Agosto, 2019 at 0:49
Tambem acho. O Bas do ano passado era pior do que um a menos, porque falhava o que nenhum outro jogador falharia. Era evidente o problema de cabeça que ele tinha.
A minha opiniao é simples: o Bas é um gajo com alma de guerreiro, nao é um mercenário, quer jogar com coraçao, com alma, e desde que lhe retiraram a ambiçao de atingir contratos melhores em nome da sua performance desportiva, pagando-lhe para ser simbolo politico e dando a ganhar dinheiro ao seu agente simplesmente por ter concordado com isso – mesmo que a imprensa alemã diga que ele rejeitou o PSG por causa do filho recem nascido LOL – matou-lhe a moral. Um jogador mal pago pode ser inconsistente porque nao sente que aquilo que faz é valorizado, mas um jogador pago muito alem do que considera justo é um homem doente, com medo da acusaçao legimita de ser uma fraude. Foi isso que vimos no ano passado em campo, um Bas destruido por um contrato estupido que lhe pagava nao os golos que marcava mas o simbolismo de ter levado uma fivelada e ter voltado para o clube. Ou seja, pagamos-lhe para ele ser arma contra o BdC e todos os que nao queriam mudança na direcçao do clube. Que coisa nojenta para se ser quando um gajo tem coraçao de guerreiro.
Ainda bem que acabamos com o calvário dele. Espero que nao vá a lado nenhum até se reformar e que o Sporting entenda que precisa ter atletas com fome de salarios, que procurem mais e melhor na vida, pagos com acerto no seu real valor, e nao jogadores que sao contrataçoes politicas, pagas a peso de ouro para esquemas populistas a aplicar a sócios e adeptos.
Mesmo que nao concordem comigo, os resultados da equipa demonstraram como até um brasileiro gordinho veio da segunda divisao conseguiu trazer mais vitorias e golos à equipa do que o Bas. Algo impensável há dois anos. Logo acusamos a tactica do Keizer, mas sejamos francos, quem é que quer fazer um esquema para a cabeça de um goleador que nao goleia, nao treina, inventa lesoes e se arrasta em campo?
Nem sequer lhe desejo sorte. Pagamos-lhe qb para nao termos de lhe desejar mais nada. Foi o Sporting que lhe deu a epoca onde ele guerreou o Messi até ao fim pela bota de ouro. É o Sporting que os faz, nao sao os jogadores que nos fazem. Temos de entender isto de uma vez. O Coates chegou como um coxo a caminho de nao ter mais carreira. O Raphinha era um zuca jeitoso mas ainda verdinho. O Vietto era um problema do atletico madrid. Nao tenho duvidas que todos eles reconhecem ou reconhecerao e serao reconhecidos como muito melhores jogadores depois de terem estado no Sporting.
29 Agosto, 2019 at 1:09
Foda-se mas não foi o Bas que marcou na final da Taça, à três meses ?! Ou nessa altura ainda dava jeito ?
29 Agosto, 2019 at 1:03
Tinha sido uma boa ideia mante-lo até Janeiro, mas com gajos bons a trabalharem a sua colocaçao, dentro do que o Bas exigia LOL: Espanha (onde ninguém lhe pega porque as equipas que fariam um esquema de proposito para ele jogam em contra ataque), Inglaterra (onde seria de esperar que 10 equipas da PL o quisessem, mas olha parece que nao querem…) ou Alemanha (para onde foi, mas em modo saldos, sem prestigio e já criticado à partida porque nao é nenhum Jovic LOL). O melhor negocio era nao ter trazido o Bas de volta. Em particular com um contrato que nao previa saidas por valores pre estabelecidos para geografias alvo. Temos de aprender… Para onde se vende um holandes de 30 a 32 anos? China! Nao se faz um contrato onde nao dá para colocar um jogador velho a nao ser em ligas de topo… Porra.
28 Agosto, 2019 at 22:54
Isto são croquettes.
Quantas vezes é que temos de passar por isto,para que fiquemos totalmente esclarecidos da gestão péssima e patética que esta gente com o “know-how”de bolso apresenta?
contabiliza a lista de dispensas…poupanças dizem eles!
ridícula a forma como se despacham activos do clube para contratar,e pagar altíssimas comissões,por percentagens de passes.
é sempre a mesma merda.
até uma puta de uma estátua o cintra merecia…e aquela merda de comissão que orientaram.
chulos.
um presidente cringe e um gestor que era brutal e o resultado é esta merda..?!
surpresa do caralho!
Desejoso de ver o Rampante desparasitado!
28 Agosto, 2019 at 23:58
Na primeira época de dost fizemos 70 pontos e ficamos a 12 do campeão ( fizemos menos 4 pontos que a dupla Peseiro / Keizer ) . Na segunda época de dost fizemos 78 pontos e ficamos a 10 do campeão . Na terceira época de dost fizemos 74 pontos e ficamos a 13 do campeão . Não está em causa o seu valor desportivo , se calhar sem ele nestas últimas três épocas ainda ficávamos mais longe do primeiro lugar . E eu sempre o achei uma máquina goleadora . Agora do ponto de vista financeiro é incomportável ter um jogador a ganhar 6 milhões por ano , isso é inquestionável. Só o tempo o dirá se nos vai fazer ou não falta . E é isso que me interessa mais do que discutir se foi um bom ou mau negócio , pois há meandros no futebol que como mero espectador desconheço . O futebol e simples : ou se tem ou não se tem resultados . Se estes sinais preocupantes de incompetência da direccao levarem o clube para o abismo cá estaremos para os tirar de lá . Se por milagre ( e tem que ser mesmo um milagre ) formos campeões ou discutirmos o título até a última jornada , já ninguém se lembrará do dost. Para ele desejo o maior sucesso , pois sempre que havia um centro bem medido já eu gritava dost antes de ele sequer meter a bola na baliza
29 Agosto, 2019 at 0:13
“Ah e tal o Bas Dost foi vendido porque não rendia com Marcel Keizer”
“A transferência a preço de saldo de Bas Dost é um momento marcante da temporada leonina e quer-me parecer que durante muito tempo vamos falar sobre ela. Nesse sentido, começo por desmontar a teoria do sub-rendimento do atleta às mãos de Marcel Keizer.
“Ah e tal o Bas Dost foi vendido porque não rendia com Marcel Keizer”
Vamos a números:
Jorge Jesus – 92 jogos; 7535 minutos; 70 golos; 1 golo a cada 108 minutos
José Peseiro – 4 jogos; 209 minutos; 2 golos; 1 golo a cada 105 minutos
Tiago Fernandes – 3 jogos; 197 minutos; 3 golos; 1 golo a cada 66 minutos
Marcel Keizer – 28 jogos; 2014 minutos; 18 golos; 1 golo a cada 112 minutos
Começo a análise retirando José Peseiro e Tiago Fernandes da equação. A amostra destes dois técnicos é tão curta que não dá para tirar grandes conclusões. Contudo, em relação ao rendimento de Bas Dost com José Peseiro, parece-me importante recordar que o técnico só teve Bas Dost a 100% durante uma partida e meia. Marcou 2 golos na estreia no campeonato em Moreira de Cónegos tendo-se lesionado e saído ao intervalo da partida frente ao Setúbal na 2ª jornada da Liga. Só regressou à competição alguns minutos nos dois últimos jogos de José Peseiro à frente do Sporting.
Passando ao que interessa, verificamos que com Jorge Jesus, Bas Dost conseguiu uma média de um golo a cada 108 minutos. Curiosamente, com Marcel Keizer à frente da equipa a média de golos por minuto do jogador não é assim tão diferente, ficando-se pelo 112 minutos até marcar um golo. Uma diferença de apenas 4 minutos a mais até chegar ao golo. E não esquecer que na fase final da época passada o gigante holandês teve uma lesão que o afastou de 6 partidas. Ou seja, Bas Dost fez com Keizer o que sempre fez no Sporting: um golo a cada pouco mais de 100 minutos jogados.
Fica a pergunta aos Sportinguistas: são estes 4 minutos adicionais até chegar ao golo, em comparação com o período de Jorge Jesus, que provam que o jogador tinha de ser vendido porque não rendia sob a orientação e o esquema de jogo do treinador holandês?”
https://misterdocafe.blogspot.com/2019/08/ah-e-tal-o-bas-dost-foi-vendido-porque.html
28 Agosto, 2019 at 23:59
Reestruturação financeira? Onde anda ela? Só isto
29 Agosto, 2019 at 0:06
Deixa lá isso, interessa é que a bola entre.
29 Agosto, 2019 at 0:31
Há quantos anos ouvimos falar de reestruturações financeiras no nosso clube ? 15/20 anos ? Passamos a vida nisto a negociar reestruturações financeiras . Só vejo um motivo : nunca cumprimos com o que acordamos e depois lá vem uma nova negociação . Está nova já devia estar cá fora com os sócios a saberem os termos da mesma , mas sabes o que a história nos diz ? Daqui a 2 anos vamos outra vez a negociar uma nova reestruturação …. e cá andamos entretidos nisto … estou farto destas merdas no nosso clube ! Sl
29 Agosto, 2019 at 0:47
A ultima vez que ouvi falar nisso foi á cerca de um ano e estava tudo tratado, era só assinar.
29 Agosto, 2019 at 0:50
Não. As reestruturações são feitas porque atingimos um tal nível de endividamento que deixamos de poder contrair mais empréstimos bancários e colocamos em causa a manutenção da actividade e a própria sobrevivência.
As VMOC foram uma forma de continuarmos ligados as máquinas por mais alguns anos e garantir financiamento bancário desde que cumpríssemos determinados pressupostos. Já vinham antes de Bruno de Carvalho e havia prazos estabelecidos com a banca. No entanto a queda do BES e a recomendação do Banco de Portugal para a não exposição dos bancos aos clubes de futebol, abriu uma janela de oportunidade única para o Sporting conseguir recuperar a quase totalidade da SAD por 44 milhões de euros.
A RF planeada pelo anterior CD garantiria uma redução brutal de dívida e outro a vontade para continuarmos a crescer. Foi entretanto rasgada. Provavelmente para ser substituída por outra muito melhor. Se tivermos sorte, Zenha vai perceber a asneira que fez, vai colar os bocados da anterior RF, mudar as alíneas de lugar para parecer uma coisa nova, e apresentar aos bancos a ver se aceitam. Se tivermos sorte…
29 Agosto, 2019 at 0:01
A saída do Bas Dost e a não contratação de uma alternativa minimamente válida, não cabe na cabeça de ninguém, nem na PlayStation !
E se o BD era para ir, em vez de terem gasto 7 milhões num lateral direito gastava-se o mesmo num PL, tinha feito a pré-época e já estava minimamente adaptado, scouting…
29 Agosto, 2019 at 0:06
Ainda que exista o mercado de Janeiro não cabe na cabeça de ninguém jogar 4 meses de competição só com LP, que diga-se, é uma boa solução de banco.
A “avaliação” até foi feita pelo Vitor Oliveira, treinador dele no Paços, iria para suplente do melhor ponta de lança do campeonato.
29 Agosto, 2019 at 0:10
Mas o que percebe o Vitor Oliveira de futebol?tens ai o simpson que se isto que ele anda a fazer não é cartilha,é ser mesmo otário,já chamou o dost de pino,já disse que ele era suplente do l philype,eu já pus os números a ver se ele pára com a mentira mas tudo serve para desculpar mais um negócio de merda do varandas.
29 Agosto, 2019 at 0:21
Nem me atrevo a contradizer tal sapiência, o porteiro sabe de tudo e de nada.
29 Agosto, 2019 at 0:49
É um desonesto de merda,o mal é que por muitas voltas que ele dê,o pessoal apresenta factos,números e depois fica difícil tentar contornar,apesar de ele ser bom no trampolim,às piruetas e cambalhotas que dá…
29 Agosto, 2019 at 0:51
O mal é dar conversa a tais bisbórrias.
29 Agosto, 2019 at 0:14
JHC
29 Agosto, 2019 at 0:13
Responder
“Ah e tal o Bas Dost foi vendido porque não rendia com Marcel Keizer”
“A transferência a preço de saldo de Bas Dost é um momento marcante da temporada leonina e quer-me parecer que durante muito tempo vamos falar sobre ela. Nesse sentido, começo por desmontar a teoria do sub-rendimento do atleta às mãos de Marcel Keizer.
“Ah e tal o Bas Dost foi vendido porque não rendia com Marcel Keizer”
Vamos a números:
Jorge Jesus – 92 jogos; 7535 minutos; 70 golos; 1 golo a cada 108 minutos
José Peseiro – 4 jogos; 209 minutos; 2 golos; 1 golo a cada 105 minutos
Tiago Fernandes – 3 jogos; 197 minutos; 3 golos; 1 golo a cada 66 minutos
Marcel Keizer – 28 jogos; 2014 minutos; 18 golos; 1 golo a cada 112 minutos
Começo a análise retirando José Peseiro e Tiago Fernandes da equação. A amostra destes dois técnicos é tão curta que não dá para tirar grandes conclusões. Contudo, em relação ao rendimento de Bas Dost com José Peseiro, parece-me importante recordar que o técnico só teve Bas Dost a 100% durante uma partida e meia. Marcou 2 golos na estreia no campeonato em Moreira de Cónegos tendo-se lesionado e saído ao intervalo da partida frente ao Setúbal na 2ª jornada da Liga. Só regressou à competição alguns minutos nos dois últimos jogos de José Peseiro à frente do Sporting.
Passando ao que interessa, verificamos que com Jorge Jesus, Bas Dost conseguiu uma média de um golo a cada 108 minutos. Curiosamente, com Marcel Keizer à frente da equipa a média de golos por minuto do jogador não é assim tão diferente, ficando-se pelo 112 minutos até marcar um golo. Uma diferença de apenas 4 minutos a mais até chegar ao golo. E não esquecer que na fase final da época passada o gigante holandês teve uma lesão que o afastou de 6 partidas. Ou seja, Bas Dost fez com Keizer o que sempre fez no Sporting: um golo a cada pouco mais de 100 minutos jogados.
Fica a pergunta aos Sportinguistas: são estes 4 minutos adicionais até chegar ao golo, em comparação com o período de Jorge Jesus, que provam que o jogador tinha de ser vendido porque não rendia sob a orientação e o esquema de jogo do treinador holandês?”
https://misterdocafe.blogspot.com/2019/08/ah-e-tal-o-bas-dost-foi-vendido-porque.html
29 Agosto, 2019 at 0:15
Eheheheh 🙂
Agora só resta encolher os ombros e dizer que foi o negócio possível…
29 Agosto, 2019 at 1:10
OS GOLOS DO DOST NA ÉPOCA PASSADA para Tótós
AGOSTO (2)
Moreirense – 2 golos, 1 de penalti
NOVEMBRO (6)
Santa Clara – 1 golo de penalti
Chaves – 2 golos, 1 de penalti
Vildemoinhos – 2 golos (1º jogo do Keizer)
Qarabag – 1 golo de penalti
DEZEMBRO (8)
Rio Ave – 1 golo
Aves – 2 golos, 1 de penalti
Nacional – 2 golos de penalti
Rio Ave – 2 golos
Feirense – 1 golo de penalti
JANEIRO (2)
Porto – 1 golo de penalti
Setúbal – 1 golo
FEVEREIRO (3)
Benfic@ – 1 golo de penalti
Braga – 2 golos, 1 de penalti
MAIO (2)
Belenenses – 1 golo
Porto – 1 golo
Nos últimos 6 meses de futebol – 4 meses da época passada e 2 meses desta época, o (pino) Dost marcou 5 golos! 5 em 6 meses de jogos dos quais 2 foram de penalti.
Dos 23 golos da época passada, 11 foram marcados de penalti – mais de 40%!
Agora, peguem nestes dados e comparem com as 2 épocas anteriores e vejam a diferença.
Infelizmente muitos de vocês mamam tudo o que vos colocam à frente e nem se dão ao trabalho de pensarem pela vossa cabeça!
E os golos não dizem tudo.
Quem tem olhos na cara percebe que, em qualquer jogo desta época que o Dost jogou foi sempre um corpo estranho em campo, que nem correr fazia… E isto, para mim, é muito mais relevante do que ter marcado 10 ou 5 golos. Quem tem olhos, quem percebe alguma coisa de futebol, percebe que o Dost da parte final da época passada e o Dost desta época é um jogador que não interessa ao Sporting ter no plantel.
O resto é conversa para criticar o Varandas, que já é um clássico aqui da Tasca!
Até amanhã!
29 Agosto, 2019 at 1:13
Pois é, os golos de grande penalidade não contam!
Só por isso Cristiano Ronaldo e Bruno Fernandes não valem metade…
29 Agosto, 2019 at 1:17
Contam como golos.
Não contam para o grande goleador que é necessário na equipa porque tens outros jogadores para marcar os penaltis!
O valor do Bruno Fernandes não advém dos golos de penalti que marca, tal como o valor do Ronaldo também não.
Já o valor do Dost pode advir dos golos de bola corrida que marca porque o gajo no resto não vale grande coisa!
29 Agosto, 2019 at 5:03
Já que parece que os golos de penalti valem menos, quantos penaltis e/ou faltas perigosas perto da área foram cometidas (podes fazer a análise aos 3 anos ou apenas ao último) para evitar que o Bas Dost marcasse golos “fáceis” no desenrolar da jogada?
29 Agosto, 2019 at 1:14
#FoioNegócioPossível
29 Agosto, 2019 at 1:15
#OsGolosNãoSãoTudo
29 Agosto, 2019 at 1:16
#NãoPrestaFazGolosDeGrandePenalidade
29 Agosto, 2019 at 1:18
#nãoqueresvernãovejasporqueteficabemfazeresfiguradecego
29 Agosto, 2019 at 0:31
Eu acho que se pode criticar o valor da venda (eu consideraria um bom negocio a partir dos 10 milhões), o timming da venda (era preferível no início da época), mas nunca a venda em si, devido ao salário/rendimento. Também penso que a opção de venda do Dost não está dependente da venda do Jeferson, André Pinto, Bruno Gaspar etc. Por mim devem ser todos vendidos.
Alguém se se tornasse presidente neste momento fazia o negocio inverso e ia buscar o Dost por 7 milhões, com salário de 6 milhões época, durante duas épocas, à espera que ele melhorasse de forma? É claro que não.
Vou ter saudades do Dost dos 27 anos com salário de 3 milhões, não do actual de 30 anos com salário de 6 milhões e que se aproveitou do clube para ganhar mais.
O Dost é bom, mas não vale 6 milhões/época. Marca muitos golos? Marca. Mas também “obriga” o Sporting a jogar num modelo em que ele marca 90% dos golos da equipa. Com outro tipo de avançado podemos marcar um nº de golos idêntico, mas distribuídos por vários jogadores. Penso que vai fazer falta nos jogos em casa, contra equipas a jogar em bloco baixo.
Também não atribuo ao Keiser a totalidade da culpa da quebra de rendimento do Dost. Ele recentemente sempre que recebia a bola era confrangedor, maus domínios, maus passes, parecia um amador. Mesmo na área já não tem a mesma acutilância.
Com este dinheiro agora é contratar um ponta de lança com potencial e buscar o Pedro Mendes aos sub23 quando tiver que ser. Tenho a certeza que não vai ser por causa do Dost que esta época vai deixar de ser muito boa ou um fiasco.
E se o Varandas contratar um Diaby 2.0 para substituir o Dost eu vou criticar a contratação do Diaby 2.0 e não a venda do Dost nestas circunstâncias.
29 Agosto, 2019 at 0:37
Andre Silva 5 milhões um ano de empréstimo com Sporting a pagar 100 % dos ordenados. Em Itália dão como fechado.
29 Agosto, 2019 at 0:45
É a lampionização do Sporting !
Eu sou suspeito porque acho que André Silva um excelente jogador…
Mas, a ser verdade, os contornos do negócio são assustadores, tendo em conta a conversa da cartilha.
29 Agosto, 2019 at 0:46
Sim, são as notícias que circulam. Se bem que já li algumas que já dão o Sporting como fora do negócio.
Se for esse do empréstimo por 5 milhões mais salário é um péssimo negócio.
29 Agosto, 2019 at 0:47
Eu por vezes fico confuso,mas então há dinheiro ou não?mandam embora o Nani porque ganha muito…o Montero também,o Dost vais poupar 6 milhões e desses vão 5 para um empréstimo mais ordenados?nunca na vida,não temos dinheiro para isso…mas,aqui há um grande mas,o André Silva é do nosso grande amigo j Mendes não é?sendo assim…tudo bem.
29 Agosto, 2019 at 0:49
E é sempre uma bicada no FCP…
29 Agosto, 2019 at 0:50
Pontes que se constroem, mas com alicerces caducos.
29 Agosto, 2019 at 14:34
O ‘Postiga’ também era uma ‘bicada no foicomputas’ e depois … foi a merd@ que se viu …
29 Agosto, 2019 at 14:38
Como uma bicada? Comprámos directamente a eles…
29 Agosto, 2019 at 0:54
Seria um negócio fantástico para alguns tasqueiros…
https://pbs.twimg.com/media/EDF7phHXoAAhtB5.jpg:large
29 Agosto, 2019 at 0:55
Com esses numeros nao vem. Ele deve custar uns 4 a 6M / ano brutos. Vamos gastar quase 10M para levar o André Silva do AC Milan ao Euro? Nepia, nem o Varandas é assim tao incapaz de tomar decisoes decentes. Pensei que seria um toma lá dá cá pelo Rafael Leão, para evitar mais chatices no futuro, mesmo que saissemos a perder em valores de passe e salarios, mas assim… emprestimo a 5M mais salarios… Nunca aceitariamos isso.
29 Agosto, 2019 at 1:05
Também me custa a acreditar, mas não te fies na virgem 🙂