O que é que a direcção de Federico Varandas fez de positivo? O que é que ficou igual ou pior? Que mensagem de aniversário deixarias ao presidente do Sporting Clube de Portugal?
O que é que a direcção de Federico Varandas fez de positivo? O que é que ficou igual ou pior? Que mensagem de aniversário deixarias ao presidente do Sporting Clube de Portugal?
© 2024 A Tasca do Cherba — Powered by WordPress
Desenvolvido por Anders Noren — Cima ↑
9 Setembro, 2019 at 0:03
Que volte para o esgoto.
9 Setembro, 2019 at 0:06
A insustentável leveza de Liedson
domingo, 8 de setembro de 2019
“Uma varanda para a outra margem?
Sou do tempo em que as marquises começaram a confundir-se com as varandas e a fazerem parte das nossas vidas. Uma varanda com marquise era mais uma assoalhada a não desdenhar, um aproveitamento do espaço que se fazia à revelia de qualquer sentido estético e sem qualquer (até dada altura) fiscalização das autoridades competentes. Mas uma varanda com marquise não deixava de ser uma varanda, só que com marquise.
Sou um tipo com memória, daqueles chatos que ainda vai lendo umas coisas, daqueles que passou anos a coleccionar revistas, suplementos, a recortar crónicas e a guardá-las como trevos em livros. Nesse sentido, a internet até passou a facilitar-nos a vida, no entanto, com as redes sociais tudo arde mais depressa, inclusive a memória. Mas isso não implica que as coisas (e as palavras) deixem de existir, sucede apenas que ficam por aí, algures.
A entrevista do presidente do Sporting ao canal do clube (passei algum tempo a revê-la e a lê-la), é um desses momentos encenados (todas as entrevistas o são de alguma forma) cuja impreparação de todos os intervenientes roça o amadorismo. Para além de tudo ou quase tudo ser refutável e comprovadamente (lá está a memória e o algures) desmontável, perdeu-se uma oportunidade de luxo para uma demarcação clara do clube no contexto do futebol português. A visão do inimigo interno (qual é a novidade?) foi condescendentemente aplaudida pelo sr. Rui Pedro Brás, perdão, pelo sr. Luís Filipe Vieira. As palmadinhas nas costas de Pinto da Costa já são um clássico.
Dizer o contrário daquilo que dissemos ontem, ou anteontem, não é sinónimo de tontaria, já sabemos o blá blá do futebol, mas dizê-lo confiando que ninguém se recorda daquilo que foi dito, ou agindo como se nada tivesse sido dito, ou pior, fazendo-o como se estivesse a palitar os cérebros dos outros com uma linha condutora perfeitamente definida, não é apenas tontice, mas de uma inabilidade que roça a inaptidão.
Não me ia sequer debruçar sobre essa varanda, mas o Expresso de ontem, lá para a página 35 faz bem essa desmontagem e em poucas linhas. Qualquer subcontratado das pesquisas avulso faria o mesmo. Por exemplo, a contradição sobre a contratação de keizer, alicerçada nos famosos 4 parâmetros definidos pela direcção, supostamente obedecendo a uma busca exaustiva, afinal, foi assim: Keiser aceitou entrar em Alvalade quando nenhum outro treinador queria. Parece que não foi despedido no final da época por que ninguém despede um treinador que ganha duas taças. Para não ser aborrecido podem ler o texto aqui.
Mas o mais importante das entrevistas não foi o que foi dito mas aquilo que (também) foi omisso ou esquecido. Que o futebol cá do burgo tem uma direção bicéfala, não havendo lugar para mais ninguém (muito menos para o Sporting como se tem visto). Nenhuma palavra para o jogo com o Rio-Ave, o último de Keizer, onde a equipa esteve mal, é certo, mas foi muito bem secundada pelo árbitro. Ou alguém acredita que aquilo fosse possível na Luz ou no Dragão? Nada, nem uma palavra.
O facto de termos construído uma marquise a engalanar a varanda não esconde essa mesma varanda. Se calhar, é a mesma varanda de sempre. Até nisso é chato um tipo ter alguma memória.”
Publicada por Gabriel Pedro à(s) 16:02
9 Setembro, 2019 at 0:31
“Manel Fernandes diz q mau e muito mau são os tais 10%.”
https://twitter.com/PauloAFidalgo1/status/1170833276057133056
9 Setembro, 2019 at 0:35
Miguel Guedes também fez uma avaliação de Varandas!
https://twitter.com/i/status/1170815796299411458
9 Setembro, 2019 at 1:39
Negativo: ter tomado posse, o resto, infelizmente, veio por acréscimo.
Positivo: a nação Sportinguista ficou a conhecer o caráter do indivíduo.
Mensagem: sabe que existe tratamento para a mitomania?
9 Setembro, 2019 at 1:45
Nadal é um monstro…
9 Setembro, 2019 at 2:34
Grande final!
9 Setembro, 2019 at 3:44
De bom:
– Melhorou as condições da Academia;
De mau:
– Não está empenhado em unir o clube (continua a hostilizar a outra metade que votou contra ele)
– Contratou um treinador incompetente e sem cv nenhum, quis dar a impressão de ser um golpe de mestre, acabou por resultar no que todos adivinharam. Se não contrata alguém com créditos firmados muito brevemente começará a ver o princípio do seu fim.
– Arrogância, faz asneiras básicas e entra em negação quando as pessoas levantam o assunto, costumo dizer que “Pior do que um burro é um burro que pensa que é esperto”.
– Mau negociador, vende barato e compra mal e caro. Desculpa-se com historias de crise financeira, mas os seus atos são financeiramente desastrosos. Delapidar o valor do plantel para pagar dívidas só enfraquece o clube desportivamente.
– A comunicação do clube parece a do Ministro da Informação do Sadam Hussein na guerra do Iraque a anuncia vitórias militares todos os dias mas tem o país a arder.
– Ligado aos dois pontos anteriores, mas algo que me assusta particularmente, a má gestão da dívida e a falta de transparência escondida numa história de crise iminente, é verdadeiramente assustador e faz-me desconfiar da intenção deste senhor para o futuro do clube. Vamos ser vendidos? Pelo menos que admita que esse é o seu objetivo, ou que diga definitivamente que não.
– Entrou no carrossel do Mendes, somos a nova puta do mendes.
Conselhos para o futuro?
– Contrate um treinador internacional de créditos firmados, para um projeto de longo prazo.
– Aposte na formação, mas com um plano/projeto, falar só não chega. Queremos medidas concretas.
– Tente unir os sócios do clube, unidos seremos mais fortes. Um discurso apaziguador, uma postura de mais diálogo, abra o coração e extenda um ramo de oliveira aos “brunistas” e outros adeptos descontentes.
– Melhore o scouting, a basófia do inicio da época passada já está gasta, os resultados estão á vista.
– Elimine o fosso do estádio e mude a cor das cadeiras.
– Caso não faça as outras recomendações, o meu conselho será demita-se.
9 Setembro, 2019 at 7:18
Um ano e um dia depois.
9 Setembro, 2019 at 7:31
Bom: já passou um ano.
Mau: só passou ano.
9 Setembro, 2019 at 7:35
A avaliacão tem de ser efectuada com base no fivelas e não em quem estava lá antes.
Até porque o melhor do fivelas é claramente 10x pior que o pior do BdC.
Posto isto, estes 12 meses foram claramente um enorme fracasso.
Temos um clube mais fraco, um plantel que é uma comédia e tudo deixou de ser transparente para ser opaco, ao estilo do carnide.
9 Setembro, 2019 at 8:16
Espero que o Dr. Varandas leia estas críticas construtivas e as use para melhorar os poucos pontos fracos da sua liderança.
9 Setembro, 2019 at 8:40
Eheheheh 🙂
9 Setembro, 2019 at 8:55
Não tenho dúvidas.
Ele conhece a Tasca (e o Sir).
🙂
9 Setembro, 2019 at 12:02
ó jonas , Samuel almeida insuspeito ????? o que fazia de croquete em contraponto com o calafate no pressão alta ??? deves estar a querer chamar-nos parvos.Esse gajo sempre foi anti-bruno .