“Nesta direção lideramos pelo exemplo”. A frase é dita pelo presidente Varandas e repetida como uma punchline que demarca a atitude do atual dirigismo do Sporting com o passado recente. Escapa-me sempre a necessidade de permanentemente fazer a prova de contraste para com o que está para trás, mas ainda me escapa mais a coerência da “guideline” para com a recente opção de aumentar os vencimentos da Administração da SAD.
Vou ser transparente nesta matéria – o mérito, o empenho e a competência devem ser bem remunerados. Se Varandas, Cal e Zenha trouxerem resultados evidentes e indiscutíveis de capacidade para fazer crescer o Sporting em termos financeiros, estruturais e competitivos, serei o primeiro a “pegar no cheque” e cobri-los dos prémios remuneratórios que forem precisos. O talento vale muito dinheiro e no mundo do futebol, quem dá títulos e crescimento, merece ser compensado.
A questão para mim não é a premissa. É a prova. Onde estão as “jogadas de mestre” financeiras que transformaram a nossa tesouraria em algo funcional e desafogado? Onde estão as melhorias evidentes na estrutura humana e física da Academia? Onde posso encontrar as mudanças substanciais no Marketing? Onde estão as “anunciadas” formas de comunicar inovadoras? Onde está a nova estratégia de knowhow no Scouting? Onde está o aumento de competitividade do plantel principal? Onde está a união do universo leonino? Onde está o fim da ansiedade e face palms dos adeptos ao analisar a gestão desportiva do clube?
Na verdade todas estas perguntas podem ser resumidas em apenas uma neste momento: onde está a razoabilidade ou legitimidade para estes dirigentes se decidirem aumentar a eles próprios?
A minha resposta é muito directa: não há. Não existe. Não há prova alguma de excelência que mereça ser recompensada com aumentos significativos. A verdadeira resposta esteve exposta na entrevista de Zenha à Lusa: são aumentados por querem, porque podem e porque se acham no direito a aproximar as suas massas salariais ao que os seus congéneres recebem na SAD do Benfica e Porto. Confesso que depois de ler esta justificação, devo ter ficado com cara de Keizer (escrevi bem?) durante uns bons minutos.
Seria mesmo real que o Vice-Presidente do Sporting argumentou aquilo? É assim tão absurdamente estúpido que nos tome todos por deficientes mentais ao ponto que “comermos” aquela merda de resposta sobre o preço e custo do talento e como o Sporting deve atraí-lo através de boas condições salariais? É isso que o Sporting está a fazer? Meus caros, só há uma forma de responder a tanta hipocrisia… “Caro Dr.Zenha… vá para o caralho!”
Depois de meses e meses a acusar dirigentes passados de gestão equívoca, de terem herdado uma situação financeira instável e à beira da ruptura, de terem gravado na pedra que a necessidade de racionalizar a despesa e conter gastos era suprema. Depois de terem rasurado do plantel Montero, Nani, Dost e Raphinha, substituindo-os por pó (em nome da poupança), depois de vários departamentos e secções terem visto diminuídas a sua capacidade de investimento, depois de vários atletas terem visto a porta de saída, os decisores de toda esta FMIzação leonina, decidem dar-se a si próprios um prémio. Bri-lhan-te. Assim de facto, é…“fácil”.
É tão fácil como ficar revoltado com a incompetência que esta malta revela em “ler” o clube e os adeptos. Em entenderem que não podem nunca pedir “sacrifícios” à ambição leonina de ganhar, esfregar-nos com as nossas limitações face aos principais rivais e depois…quererem mais equidade face ao que ganham os dirigentes do Porto e do Benfica. Relembro aos mais distraídos que nos últimos 20 anos, o Porto e o Benfica acumularam 18 títulos de campeão (Porto 11, Benfica 7). Relembro que desde o início da Liga dos Campeões, acumularam 38 participações na fase de grupos face às nossas 8 (Porto 23, Benfica 15).
Se ainda quiserem mais argumentos, façam a comparação entre orçamentos, vendas de jogadores, número de treinadores despedidos no histórico dos últimos anos. Vejam bem e entendam porque é desonesto querer “ganhar o que os (dirigentes dos) nossos rivais ganham”. Não é uma questão do impacto que estes aumentos terão nas contas, mas sim a legitimidade, mérito e sobretudo a prova de carácter que nos é dada a conhecer. Se de facto liderassem pelo exemplo, nunca decidiriam ser premiados, nunca decidiriam dar a eles próprios aquilo que não dão aos funcionários, à esmagadora maioria dos atletas.
Nunca decidiriam expor a sua completa falta de noção quanto ao momento do clube e da SAD e o quão grave este autismo se pode revelar escavador de um fosso ainda maior entre aquilo que os sócios e adeptos querem ver no comando dos destinos do Sporting. Se já estavam nas mãos dos jogadores da equipa de futebol, ficaram-no ainda mais. Se a bola bater na trave, esmagar-se-á também o caminho desta direção, pois não souberam dar os sinais que deviam de que são líderes, de que querem o mesmo que nós adeptos, de que estão nisto pelas razões certas, num “custe o que custar” que será o único propulsor que teremos para nos aproximarmos dos nossos rivais.
Uma direção do Sporting menos que excelente, apenas nos manterá no limiar da sobrevivência como grande, nunca superará as enormes distâncias que temos face à concorrência. Ser “melhor que o Braga” ou conquistar duas taças numa época é apenas isso – sobreviver – não corrige nada, não nos devolve a confiança no futuro, não traz novos sócios nem aumentos de receitas. Porquê o prémio? Porquê o aumento? Não revela esta atitude uma intrínseca falta de ambição, ao congratularem-se por terem conquistado as migalhas da época desportiva? Não revela esta “satisfação” uma gigantesca falta de percepção quanto ao que será a reação dos adeptos à expectável má performance da equipa principal no que resta da época?
“Liderar pelo exemplo” não é isto. Isto é apenas dizer adeus à “união” e ao pacto com o clube e os adeptos. Uma promessa mais que incumprida, atraiçoada.
*às quartas, o Zero Seis passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
11 Setembro, 2019 at 13:12
Tudo dito
11 Setembro, 2019 at 13:17
Bolas! Espero que Varandas e seus esbirros leiam isto. Obrigado pela clarividência.
11 Setembro, 2019 at 23:17
O vagangas não tem esbirros … Ele é apenas mais um esbirro de outros que se movimentam nas sombras do Clube do Leão …
11 Setembro, 2019 at 13:19
Concordo.
Mas enquanto andamos todos indignados a discutir o ordenado e as quotas das mulheres…. não falamos sobre o passivo continuar a aumentar, sobre as medidas que têm de ser tomadas com caracter imediato devido aos capitais próprios estarem negativos, e esses assuntos que não interessam a ninguem. Os gestores que foram “eleitos” podem tratar dessa parte, em especial o médico que nunca se sentou numa formacão de gestão está perfeitamente habilitado a tratar desses assuntos. Até a estudante de direito que será integrada no CA terá capacidade para resolver todos esses problemas.
11 Setembro, 2019 at 13:22
Tá aqui tudo !
Resta saber o que a AG decide….
Isso dirá muito do que ainda resta de dignidade neste clube
11 Setembro, 2019 at 13:54
A AG que decide é a AG da SAD onde o Doutor Varandas representa a maioria mais do que suficiente para votar favoravelmente a sua própria proposta.
11 Setembro, 2019 at 17:37
Óbvio!
Mas sempre foi assim…
11 Setembro, 2019 at 17:54
Nem sempre… com Bruno de Carvalho quando passou a ser remunerado foi primeiro a AG do clube a aprovação por parte dos sócios… só depois a AG da SAD
11 Setembro, 2019 at 18:03
Shiuuuuu, isso estraga a narrativa do Miguel, então se disser que houve imensos sócios a sugerir um valor maior e que foi o proprio BdC a fundamentar os 5.000 sublinhando que seria justo para com os funcionarios a quem pedia a redução de vencimentos como por exemplo o Manel Fernandes.
Aqui está a convovatoria da AG do clube e vejam o ponto 4, antigamente era assim, mas a gestão não era de topo.
https://www.sporting.pt/incscp/pdf/investor_relations/convocatoriaag_041013.pdf
11 Setembro, 2019 at 18:03
justo = injusto
11 Setembro, 2019 at 18:12
Um rei-sol muita fraco.
Prefiro este rei-sol que rasteja na lama entre tiros e cães a ladrar!
11 Setembro, 2019 at 13:57
Alguma vez alguma AG da SAD chumbou alguma proposta vinda do próprio conselho de administração?
11 Setembro, 2019 at 14:01
Caros,
É relevante o acontecimento porque diz muito sobre o carácter (ou carência dele) dos administradores da SAD.
O argumento do garoto Zenha (porque é um miúdo, que pela idade não pode ter experiência relevante nos meios “financeiros”) é de uma desfaçatez que agride a inteligência de qualquer pessoa medianamente arguta.
Repito: Não concordo com decisões em modo “pacto leonino” (vide art. 994º CC).
Teria que ser uma comissão autónoma e independente a propor remunerações….. e as remunerações propostas teriam que ser um acréscimo percentual na remuneração de origem.
Por exemplo: + 30% sobre a última remuneração declarada.
Mas isso não interessa aos “interessados”….
11 Setembro, 2019 at 17:40
Estás a dizer que o pessoal da Administração ia ganhar, automaticamente, +30% sobre o ordenado que tinham declarado em IRS no ano anterior a irem para o Sporting?
Ia ser lindo o ordenado do Varandas… Se protestam por 180 mil euros, era o fim do Mundo (em cuecas)!
11 Setembro, 2019 at 20:44
Já para ti, tudo é natural e justificavel.
Ministro da Propaganda do Iraque.
12 Setembro, 2019 at 10:04
Meu amigo, mas não viste o curriculo dele?
Está no relatório e contas agora apresentado.
Para veres como bom rapazola que ele é….. compara com o do linkedin:
https://www.linkedin.com/in/francisco-salgado-zenha-59393751/
Segundo ele, quando se licenciou comecou logo a trabalhar como vice-presidente do Barclays…. só que no ReC, onde não pode mentir, nem por sombras….
11 Setembro, 2019 at 14:10
Ando completamente sem paciência para isto… Há uns meses ainda esperneava, mandava estes textos para os meus amigos sportinguistas, chateava-me com isto. Ficava angustiado só que tinha de ler QQ coisa sobre o clube.
Hoje não tenho vontade de discutir nada. Isto passa-me ao lado. Deixei de falar sobre isto aos meus amigos, deixei de refilar e tentar ver se isto muda.
Esta será a grande vitória da unidade desta direcção….
11 Setembro, 2019 at 14:32
Exactamente. É isto que conseguiram. Não há pior que uma massa adepta descrente, apática, amorfa e completamente desligada do clube.
Obrigado Bananas, obrigado Rogério! Filhos da puta é pouco, pardon my french.
11 Setembro, 2019 at 15:48
mais um aqui…
11 Setembro, 2019 at 14:18
Pergunto qual de nós teria dificuldades em resolver os problemas do Sporting.
É necessário ser-se um Lobo de Wallstreet para deixar sair excedentários a custo zero?
É necessário ser-se um super génio das finanças para antecipar verbas de um contrato televisivo?
É necessário ser-se um especialista em futebol para ir buscar por empréstimo jogadores em fase descendente de carreira e de quem os clubes querem ver-se livres, a suportar partes dos elevados salários?
É necessário ser-se um guru das altas financas para vender Bruno Fernandes em caso de aperto financeiro?
A RF foi adiada. Varandas na última entrevista afirmou que estava para breve…
https://twitter.com/Hugo_ZenMan/status/1171444402939559938?s=20
Escrevam, esta RF será fechada com a venda de Bruno Fernandes.
12 Setembro, 2019 at 10:07
Mas tu já viste a experiência acumulada deste CA?
Digamos que o BdC sozinho tinha mais experiência na àrea de gestão que eles todos juntos, e era visto como um “garoto”.
É obvio que eles não sabem o que anda a fazer…. melhor, sabem porque o seu objectivo é chupar ao máximo enquanto o clube ainda existe. Mujir a vaca enquanto é tempo.
11 Setembro, 2019 at 14:30
Aplauso!!
Ontem debitei algumas ideias gerais e interrogações comuns a esta posta do Zero Seis. Claro que sem a mesma qualidade, categoria e facilidade de expressão do escriba, que é inigualável e sempre o criador dos melhores petiscos da casa.
Mas é isto tudo.
Destaco um parágrafo em “bom português”, este sim já mais perto das minhas qualidades:
“É assim tão absurdamente estúpido que nos tome todos por deficientes mentais ao ponto que “comermos” aquela merda de resposta sobre o preço e custo do talento e como o Sporting deve atraí-lo através de boas condições salariais? É isso que o Sporting está a fazer? Meus caros, só há uma forma de responder a tanta hipocrisia… “Caro Dr.Zenha… vá para o caralho!”
A última expressão é elucidativa. Há alturas em que o palhaçada chega a tal nível, que mesmo um Zero Seis têm de chamar os bois pelos nomes e transmitir palavra por palavra o que lhe vai na alma. Tanto na dele como na dos sportinguistas em geral.
A vergonha #VemDeDentro
11 Setembro, 2019 at 19:00
Reforço as perguntas desse parágrafo, LionUp: ““É assim tão absurdamente estúpido que nos tome todos por deficientes mentais ao ponto que “comermos” aquela merda de resposta sobre o preço e custo do talento e como o Sporting deve atraí-lo através de boas condições salariais? É isso que o Sporting está a fazer?”” E respondo: é! SL
11 Setembro, 2019 at 15:01
Isto tudo.
Se este pessoal tivesse um pingo de noção, perante o discurso que fazem diminuíam o ordenado em vez de o aumentar. Mas fazem parte daqueles que se acham elite e o povinho é que não sabe nada…eles é que são espertos pa crl e o resto é tudo incultos e burros…
Se o Sporting e os Sportinguistas ainda tiverem um pingo de orgulho, também não dura…
11 Setembro, 2019 at 20:47
Esse é o mal.
E os que se contentam em ser apoiantes da pretensa elite conseguem ser ainda mais mediocres.
11 Setembro, 2019 at 15:12
Não há dinheiro para os salários do Nani, Montero ou Bas Dost, mas há dinheiro para aumentar a remuneração de uns imberbes que nunca provaram nada.
Eu sei bem o que fazia à desfaçatez desta corja!
11 Setembro, 2019 at 18:53
Mesmo!
11 Setembro, 2019 at 15:40
esta gente que dirige o SCP é o reflexo da elite portuguesa ( politica e financeira )que desde há décadas dirige e se aproveita do nosso país . Assim como muitos dos nossos associados com mais votos , embora hajam muitos que sofreram autenticas lavagens ao cérebro através dos merda tv e afins .
11 Setembro, 2019 at 15:41
Concordo com tudo o que foi dito.
Lamentavelmente se temos desde há anos um clube fraco, apesar de nas minhas melhores expectativas acreditar que vamos ser melhores, nunca por nunca poderia esperar dirigentes deste clube que fossem uma excepção…
Como se costuma ouvir dizer, se temos um país de merda, estavam à espera de termos uma justiça boa, políticos bons e já agora, dirigentes desportivos bons?
No nosso clube então não me parece, nem na próxima década, que isso venha a acontecer…
Desculpem este desabafo mas que merda de direcção que foram arranjar…!
11 Setembro, 2019 at 16:08
Com a leitura dos comentários esqueci-me de elogiar este excelente texto do ZeroSeis.
Subscrevo de uma ponta a outra. Mais claro era impossível! Parabéns!
11 Setembro, 2019 at 16:12
nada a acrescentar, tudo dito.
11 Setembro, 2019 at 16:30
Um texto 50/50… o que é uma raridade no autor, onde normalmente estou sempre próximo dos 80/20 ou 90/10.
Sobreviver não é ganhar 2 Taças…
Ganhar 2 Taças é já ser Sporting de algum modo.
Sobreviver é ficar em 3º ou em 4º… Sobreviver é lutar, numa ponta final do campeonato interessante, e ficar em 7º.
Sobreviver é contratar 12 ou 13 jogadores e gastar 9M€… para depois perceber que 80% são pernetas.
Foda-se, ó ZeroSeis, vai lá ver ao nosso historial, em 113 anos, quantas vezes ganhaste 2 troféus num ano…
Esta direccão tem ficado aquém do esperado – para quem esperava muita coisa de positivo – mas só quem está de olhos fechados diz que não vê nada de positivo e bem feito.
As modalidades estão a funcionar dentro do normal.
Sim, reduziu-se o dinheiro gasto mas não vejo que se tenha reduzido a competitividade, pelo menos da maioria das modalidades mais importantes. Temos um voleibol feminino reforçado no ataque ao titulo da 1ª Divisão. Temos o regresso do Basquetebol com uma equipa que me parece competitiva. Temos uma equipa que me parece muito interessante no Hóquei em Patins Feminino.
Não está a funcionar bem?
No futebol, aí o trabalho é muito maior…
Mudar o paradigma leva tempo. Anos até ver resultado.
O Benfic@ começou a aposta no Seixal em 2005 ou 2006 e só começou a ter resultados 8 a 10 anos depois. Nós não partimos do zero mas deixámos 4 ou 5 anos ao abandono – que se reflectiu na pouca qualidade/talento dos jovens que na época anterior tinham entre 19 e 23 anos.
Estamos agora a pegar em 3 ou 4 dessas gerações, a juntar as gerações de 18, 17 e 16 anos e a começar a trabalhar esses jovens para poderem surgir para a próxima época já como reais valias do clube.
Reformulou-se o scouting. Levará o seu tempo a dar grandes resultados também. Mas o scouting também está dependente da situação financeira do clube… Descobrem um puto de 17 anos talentoso, que custa 2 ou 3 M€… e não há dinheiro para o trazer. Ou então compram metade do passe e têm a critica dos experts do sofá que só 50% do passe lesa o Sporting e o diabo a sete.
Descobrem um gajo de 22 anos que custa 10 M€ e onde está o dinheiro para o trazer?
Estão a investir na Academia. 12M€ em 4 anos quando a anterior Direcção investiu cerca de 5M€ em 5 anos. Campos novos, relvados novos, balneários novos, ginásios novos, quartos novos, obviamente com colchões novos…
Todo o quadro de treinadores foi reformulado.
Todo o paradigma desportivo da formação foi reformulado.
Tem um conjunto de pessoas para dar apoio quer paralelo à parte desportiva, quer à parte não desportiva mas pessoal, como o acompanhamento dos jovens.
Claro, isto não é nada porque não se vê. Não se vê este ano – talvez só a equipa dos sub23 mostre claramente o que mudou – como não se vai ver de forma óbvia nos 2 ou 3 anos seguintes. Talvez depois se comece a perceber que se semeou, se cimentou o crescimento, e se pode então colher qualquer coisa de bom… Como fez o Benfic@. Hoje têm 8 ou 9 jogadores da formação, todos jovens, num plantel de 26/27 jogadores – entre 30% a 40% do plantel veio do Seixal mas passaram 13 anos desde que começaram.
Há realmente uma grande lacuna no futebol que é não termos um bom treinador. Falha absoluta da Direcção, do Varandas e da sua estrutura. E parece que não está fácil… Apostar num “veremos” é um erro porque mostra a fragilidade da estrutura. Uma estrutura forte, com um rumo definido, teria já um treinador de nomeada a trabalhar.
Mas, e ao contrário do que muitos dizem, mesmo muito condicionados, apresentamos um plantel mais equilibrado e mais competitivo que há um ano atrás.
Isto chega?
Óbvio que não!
Todos queríamos mais. Desde o simples sócio, que se fez sócio esta manhã, ao Presidente.
Estou absolutamente convicto que, num ritmo normal – um erro aqui, um erro ali, mas sem grandes erros – levaríamos 3 anos a voltar a ter um plantel ao nível do plantel de 2017/18. Não sei se, a este ritmo, vamos num ritmo normal. Agora, sei que não vamos mais depressa, a fazer melhor e mais rápido. Portanto, ou demoramos os 3 anos – e já passou 1 – ou demoramos mais.
Tem a palavra a direcção.
Depois há outras coisas que não estão bem mas não afectam muito o trabalho desportivo. Afectam mais a percepção dos sócios.
Tudo o que roda à volta da comunicação, do marketing, do apoio aos sócios, etc, mas muito especialmente a comunicação, deixa algo a desejar. É fraco. Mau, por vezes.
E isso não há como não ser responsabilidade da actual Direcção.
Há realmente criticas a fazer. Algumas em voz bem alta. Mas nem tudo foi mal feito, caramba. Esperar que, depois do final de 2017/18, num ano estivesse tudo bem no futebol é… sei lá… utópico! Um exercício de Football Manager. Em 2013 tinhamos 9/10/11 miúdos da formação com talento para ajudar. Hoje temos 2 ou 3 e, na minha opinião, tirando o Max, nenhum com o talento dos melhores daqueles. Não há um Dier, um Semedo, um Bruma, um Cedric, um João Mário… Temos um Patrício e… mais nada! Depois são Andrés Martins e Andrés Santos…
Há que perceber o contexto, criticar o que é criticável – e há bastante matéria aqui – e ter alguma calma porque Roma e Pavía não se fizeram num dia…
11 Setembro, 2019 at 18:19
“Mas, e ao contrário do que muitos dizem, mesmo muito condicionados, apresentamos um plantel mais equilibrado e mais competitivo que há um ano atrás” é a passagem que discordo mais. Perdes um matador e até Dezembro vais rezar para que o LP não tenha uma caganeira. Perdes o teu terceiro melhor marcador em condições normais, e até Dezembro ou depositas toda confiança no Plata ou esperas que Vietto, Jese e Bolasie façam uma coisa que não fazem há 4 anos que é uma boa época. Defensivamente estás melhor ou pelo menos tens melhor soluções, mas tirando o Bruno não tens ninguém que marque 15golos numa época.
Quanto ao talento da formação é difícil de medir. Muita malta já devia ter jogos na A, e sinceramente não acho o Bragança inferior a muitos médios com talento que passaram cá, acho que com vontade é melhor que o Veloso e o Adrien. Claro que é preciso aposta nele e a emprestar ao Estoril é estagnar o jogador. O Paz, o Matheus Nunes e o Thierry eram gajos que no ano passado deram nas vistas pela qualidade e que podiam ter sido aproveitados. Paz lesionou-se, Thierry jogou porque não havia mais e assim que deu foi vendido, e Matheus Nunes continua nos sub23. E nem entro no assunto Matheus ou Ivanildo porque já estou cansado.
Acho que podem tornar a Academia numa infraestrutura belíssima com as melhores condições disponiveis, canalizar o máximo dinheiro possível, mas se no fim quando tens de apostar compras isso não é aposta nenhuma.
Pelo menos é a minha opinião
11 Setembro, 2019 at 19:22
+ o Elves e o Mama Baldé que também levaram guia de marcha porque eram 2 coxos que estavam a mamar uns milhões insuportáveis para o nosso orçamento e logo agora que é de toda a justiça aumentarem-se os salários da nossa diligente, competente, inteligente e consequente direcção
11 Setembro, 2019 at 23:23
Miguel, o aldrabão conceituado, a proferir mais um ‘auto de fé’ …
“Mas, e ao contrário do que muitos dizem, mesmo muito condicionados, apresentamos um plantel mais equilibrado e mais competitivo que há um ano atrás.”
Tens um problema em separar o trigo do joio …
Nunca mudes … Mais que não seja, fazes rir o pessoal …
11 Setembro, 2019 at 16:44
Este texto é “bri-lhan-te”…grande prosa.
11 Setembro, 2019 at 17:03
A foto do post devia ter a seguinte legenda: os metralhas!
11 Setembro, 2019 at 17:25
Segundo o Rui “caracoletas” Santos, a reestruturação vi ficar concluída em Dezembro deste ano. Como? Nem ele sabe…
11 Setembro, 2019 at 17:33
Com a venda de Bruno Fernandes…
11 Setembro, 2019 at 17:35
Se formos por aí, o que sabem vocês com a quantidades de cenas que nunca aconteceram que estão fartos de dizer que iam acontecer? 😉
Achas mesmo que o Rui Santos não fala com quem sabe?
11 Setembro, 2019 at 17:54
Deve falar e sabe o mesmo que eu.
De acordo com os documentos oficiais da Sporting SAD era para ficar concluída em 30/11/18 depois foi prorrogado para 31/03/19 altura da negociação do empréstimo da nós, depois seria em 30/06/2019, altura das vendas do verão e por ultimo agora adiantam 31/12/19, talvez devido à conclusão da venda do principal activo do plantel.
Tudo isto, volto a dizer de acordo com as datas oficiais informados em diversos documentos pela Sporting SAD.
12 Setembro, 2019 at 10:09
Se fores por aí tinhamos apenas 50% do passe do vietto, mas agora temos 100%. A metade foi oferta? Ou quem é que está a aldrabar? O comunicado da compra ou o ReC?
11 Setembro, 2019 at 18:59
Ui, se formos por cenas que dizem que acontecem ou não e depois saem ao contrário levas o troféu sem disputa. O LPM e o Mendes que o digam.
11 Setembro, 2019 at 19:12
Que importância têm para nós as possíveis conversas de travesseiro do caracol nas varandas? O que nos importa a nós sócios do SCP é que nada sabemos sobre um assunto de capital importância para o nosso Clube. Se é com silêncios deste jaez que querem levantar o moral das tropas…..estamos conversados.
11 Setembro, 2019 at 18:40
Concordo com as premissas-base de que o talento tem (e deve) ser bem remunerado, porque e’ raro e de que esta Direccao ainda nao fez nada de extraordinario – apenas actos basicos de gestao de tentar ajustar o tamanho da Sociedade ‘as receitas correntes – para merecer ser aumentada.
Em qualquer profisaso, em qualquer lado primeiro trabalha-se e depois recebe-se: e’ uma Lei quase Universal. E com os bonus ainda e’ uma lei mais restrita que implica performance individual mais performance da Sociedade.
Espero sinceramente que esta Direccao venha a merecer os tais 50% de variaveis, seria excelente para todos nos que adoramos este Clube.
Muito bom texto, mais um.
SL
11 Setembro, 2019 at 18:55
Subscrevo, excelente texto!
11 Setembro, 2019 at 19:01
Excelente texto caro Zero Seis!, o único comentário que me apraz fazer-lhe é juntar-se ao Cherba e organizar uma lista para concorrer às próximas eleições … se ainda houver algo a salvar-se …
11 Setembro, 2019 at 19:09
Aumentai, que vós aumentais bem…
https://mobile.twitter.com/KukaGR/status/1171792867406307328/photo/1
11 Setembro, 2019 at 21:16
Fodasse, eu hoje estou com um lag. Tenho de começar a ler os comentários todos e partilhar os links depois.
Mas foi como disse abaixo: um pau pelo cu acima dessa escumalha era pouco.
11 Setembro, 2019 at 22:13
Eheheheheh hoje estou a jogar na antecipação!
Ontem parecia o Gudelj!
11 Setembro, 2019 at 20:40
Uns acordam mais tarde que outros.
Zero seis…. bemvindo a realidade.
Ela bate sempre de frente.
11 Setembro, 2019 at 21:14
Mais uma boa razão para os chulos serem aumentados:
https://twitter.com/KukaGR/status/1171792867406307328?s=19
Um pau pelo cu acima era pouco!
11 Setembro, 2019 at 21:27
Muito bom texto, mas muito bom texto mesmo!
11 Setembro, 2019 at 22:02
Sem tirar, nem por, é exactamente o que eu penso!!!
11 Setembro, 2019 at 23:17
A foto do Varandas… ffs
https://i.kym-cdn.com/entries/icons/original/000/003/384/christ.jpg
11 Setembro, 2019 at 23:42
Ganda posta !