«Tenho 50 anos de Sporting, só», atira o responsável por dar ao futebol dois Bolas de Ouro (Figo e Ronaldo). Recuperado de problema de saúde, o atual conselheiro para a formação leonina não esconde o orgulho pelos 10 campeões europeus made in Alcochete e lamenta, em entrevista a A BOLA, a pressão de pais e empresários no futebol.
– O presidente do Sporting disse que prefere investir em obras para melhorar a Academia do que gastar €10/12M num jogador. Faz sentido?
– Para quem é da formação faz sempre sentido. Estamos sempre com a formação na cabeça. Essa é a solução. Já disse: o foco é no jogador e nos seus comportamentos; o acompanhamento, quer social, quer escolar, somos nós que fazemos. Isso é um trabalho altamente complexo. Tomar conta dos filhos dos outros é muito pior do que os nossos. Temos de estar preparados para isso. E o Sporting, nessa vertente psicopedagógica, tem feito um trabalho extraordinário. Quando entrou o Leonel Pontes, por exemplo, havia o acompanhamento do jogador, mesmo sem grandes condições. Agora é um setor profissional, nada tem a ver com o passado. Vinham ao fim do dia e ‘vamos lá trabalhar’. Mas também produzimos trabalho notável. Mesmo com condições difíceis, ter 50 jogadores a trabalhar à minha responsabilidade…
– Hoje o Sporting tem jovens como Joelson Fernandes (16 anos), Eduardo Quaresma, Nuno Mendes… O futuro do clube está salvaguardado?
– Seguramente. Muitas vezes entre o sucesso e o insucesso está o cabelo. Temos um jogador fantástico e a partir da altura em que começam a aparecer empresários, pais para aqui e para acolá, a cabeça deixou de pensar. Algumas instabilidades financeiras… vêm pela calada da noite e oferecem mais isto, está a marimbar-se se vai ter retorno ou não. É muito doloroso ver partir jogadores que ficariam por aqui se não fossem mal aconselhados. Joelson é um miúdo que está a crescer, é preciso algum cuidado. Superprotegido não dá, mal acompanhado também não.
– Houve jogadores que não se afirmaram, Matheus Pereira, Francisco Geraldes, Iuri Medeiros… Sente que foi uma fornada da formação que se desperdiçou?
– Não podemos controlar. Raramente um jogador que traz o pai para empresário, o que acontece também com o Neymar, dá certo. Porque a vontade que ele tem é de ganhar dinheiro primeiro que os outros. Os maus conselheiros, o pai quando se está a discutir contratos é uma coisa impressionante. Eu não faço contratos, não tenho feitio para isso. Mas isso é a pior coisa que há. O pai quer ser Jorge Mendes e o filho quer ser Ronaldo. E as coisas não batem com certeza. Estamos a falar de jogadores que tinham potencial enorme e o desperdiçaram em pouco tempo. Tudo o que é marginal ao nosso acompanhamento não podemos controlar. Que eles podem voltar a ser o que eram, vai depender. É muito chato. Disse isso ao Tiago Ilori, por exemplo. Ele estava aqui já com contrato profissional e foi para o Liverpool, mas o Liverpool naquela altura tinha centrais de peso e ele teve alguma dificuldade a impor-se. Hoje é um miúdo que já tem outra cabeça, percebeu e até me disse ‘mister, devia ter feito o que você queria’.
– Houve algum jogador que tivesse deixado alguma mágoa, que podia ter tido um desfecho diferente? Fábio Paim é o caso mais mediático…
– Tenho uma pena… Fomos buscá-lo para o Sporting tinha ele sete anos. Até aos 13 anos. Vinha acompanhado por um tio. Um miúdo impecável, extraordinário. A partir da altura em que começou a ganhar muito dinheiro, o futebol ficou para trás. Depois, as companhias. É um miúdo que tem um coração de ouro, mas deixa-se influenciar por más companhias. Sinto mesmo tristeza quando falo no Fábio Paim. Mas há outros, não é só aqui, há Balotellis…
– É difícil gerir expectativas dos jovens e dos pais?
– É muito difícil. No polo EUL trabalhamos miúdos dos seis aos 13. São 190. É ali que tudo começa e ali apercebemo-nos que os prodígios de futebol são tudo miúdos africanos, os nossos irmãos africanos. É o futebol de rua que está a regressar através dos bairros. Sem o futebol de rua não há jogadores fantásticos. Sem futebol de rua, esqueçam. Quando passam para a academia, fazemos os possíveis para que gostem de estar ali. Mas aos 13 já há empresários a ver… começam logo cedo a serem pressionados e os pais depois vão atrás e é uma situação chata. Temos de ter cuidado naquilo que dizemos aos miúdos. Autoestima e disciplina são fundamentais.
A antiga eurodeputada Ana Gomes reagiu, esta quinta-feira, à decisão do Tribunal da Relação de não levar a julgamento a SAD do Benfica no âmbito do processo E-toupeira, aproveitando para lançar questões direcionadas aos encarnados.
«Porque é que o Ministério Público não inquiriu presidente e outros membros da administração da SAD Benfica sobre o conhecimento que tinham, ou não, da atuação do assessor Paulo Gonçalves, no caso E-toupeira? Ou é cuidado e carinho, para não incomodar ‘troppo’ os chefes?», escreveu Ana Gomes na rede social Twitter.
Fds se falou com o agente cara a cara e lhe fez essa oferta tem é mais que honrar a palavra, mesmo que não tenha assinado nada.
Agora quem tinha de receber os 5M? Isso é que muda tudo. Agora se deu a palavra tem de a honrar.
Passei agora pelo canal 11 e as mulheres do toupeirense B estão-se a aguentar bem. Afinal, com 70 minutos só estão a levar 5 do PSG.
Assim se vê as diferenças entre o futebol feminino de topo e o futebol feminino português.
Pode ser que a nossa treinadora fique um bocadinho menos assustada.
Vi o jogo todo e a diferença de andamento foi enorme. Acho até uma vergonha…
Não fizeram um remate à baliza.
Passaram de meio campo umas 5 ou 6 vezes mas perdendo logo a bola.
Não ganhavam um lance em corrida às jogadoras do PSG – e o Braga tem das jogadoras mais rápidas no futebol português!
Acabaram de rastos e não levaram mais porque o PSG jogou quase na brincadeira.
Foi confrangedor.
Cheguei a ter pena das jogadoras do Braga tal a nítida frustração que ostentavam por vezes.
O Braga já tinha dado uma pálida imagem no Domingo, onde só no forcing final, em 5 ou 10 minutos, deram um ar da sua graça – ainda que a jogar com 10! Para mim é surpreendente que, com o ritmo que a UWCL dá e com o bom desempenho que tiveram, ainda que não tenham apanhado nenhuma equipa razoavelmente boa, tenham tido um fraco desempenho com a casa mãe e hoje tenham dado esta fraca imagem.
Um futebol lento, sem ideias, com jogadoras perdidas em campo, sempre facilmente ultrapassadas, muitas abordagens aos lances difíceis de entender, sem fazerem 4 passes seguidos… A Vanessa que já tinha feito uma exibição miserável no Domingo, hoje nem se viu! Aquilo foi praticamente a Dolores a jogar sozinha…
Eu acho que o Braga tem um plantel superior ao do ano passado e, sendo uma equipa muito física, se se vai apresentar assim em Alcochete, ou o Sporting ganha sem espinhas ou é bom que a treinadora siga as palavras do colega Horváth!
Era bom um post do Álvaro sobre o FF antes de começar o campeonato, não? Vá lá, Álvaro… 😉
O PSG foi buscar uma norueguesa este ano de 23 anos, a Saevik, que era bem interessante para nós se a tivéssemos ido buscar há 2 ou 3 anos… Muito boa jogadora, alta, bem dotada fisicamente e com bom toque de bola.
Apresentou uma miúdas com 18, 19 e 20 anos muito jeitosas, rápidas, boas tecnicamente e com boa compleição física. Ao pé das nossas miúdas da formação parecem jogadoras de 10 níveis acima.
Ou as equipas portuguesas começam a descobrir talentos lá fora aos 15, 16, 17, 18 anos, e a trazê-las, quando ainda é relativamente fácil poder oferecer-lhes um razoável ordenado, boas condições de trabalho e a possibilidade de continuarem a estudar cá, ou tão depressa não vamos subir o nível do nosso campeonato e das nossas principais equipas.
Penso que o Benfic@ já está a fazer algo do género com brasileiras e está a dar-se bem, pois são muito técnicas e relativamente rápidas, e isso é uma mais valias que trazem. Viu-se no Domingo que o nível técnico do Benfic@ é superior ao do Braga – e é também em relação à nossa equipa do ano passado, e provavelmente continuará a ser este ano! – e isso fez o Braga andar a correr atrás da bola grande parte do jogo.
12 Setembro, 2019 at 15:49
0-0 intervalo. Jogo equilibrado.
#u19
#futsal
#meias
12 Setembro, 2019 at 16:39
1-1. Vamos a prolongamento agora mesmo. Sofremos o golo croata a 2 segundos do fim, em 5×4.
12 Setembro, 2019 at 16:40
Há jogadores interessantes nesta selecção croata. É seguir com atenção.
12 Setembro, 2019 at 16:42
futsal sub-19.
1-1 final tempo regulamentar.
A Croácia empatou a 2 segundos do fim
12 Setembro, 2019 at 16:46
2-1 para Portugal.
12 Setembro, 2019 at 16:56
2-2
12 Setembro, 2019 at 16:52
3 jogadores jovens para o scouting do nosso futsal meter olho:
– Jurlina, Croácia.
– Pelé, Fundão.
– Miranda, Portimonense.
Isto claro, nunca descurando os miúdos que já estão no nosso clube.
12 Setembro, 2019 at 17:03
Vamos a Penalties
12 Setembro, 2019 at 17:11
Já fomos
12 Setembro, 2019 at 17:14
Fdx, injusto.
Empatam a 2 segundos do fim, empatam no prolongamento numa falha nossa.
Nunca assumiram o jogo…
Mas pronto, parabéns aos putos. Têm muita qualidade e futuro risonho.
12 Setembro, 2019 at 17:14
Master Aurélio Pereira…
«Tenho 50 anos de Sporting, só», atira o responsável por dar ao futebol dois Bolas de Ouro (Figo e Ronaldo). Recuperado de problema de saúde, o atual conselheiro para a formação leonina não esconde o orgulho pelos 10 campeões europeus made in Alcochete e lamenta, em entrevista a A BOLA, a pressão de pais e empresários no futebol.
– O presidente do Sporting disse que prefere investir em obras para melhorar a Academia do que gastar €10/12M num jogador. Faz sentido?
– Para quem é da formação faz sempre sentido. Estamos sempre com a formação na cabeça. Essa é a solução. Já disse: o foco é no jogador e nos seus comportamentos; o acompanhamento, quer social, quer escolar, somos nós que fazemos. Isso é um trabalho altamente complexo. Tomar conta dos filhos dos outros é muito pior do que os nossos. Temos de estar preparados para isso. E o Sporting, nessa vertente psicopedagógica, tem feito um trabalho extraordinário. Quando entrou o Leonel Pontes, por exemplo, havia o acompanhamento do jogador, mesmo sem grandes condições. Agora é um setor profissional, nada tem a ver com o passado. Vinham ao fim do dia e ‘vamos lá trabalhar’. Mas também produzimos trabalho notável. Mesmo com condições difíceis, ter 50 jogadores a trabalhar à minha responsabilidade…
– Hoje o Sporting tem jovens como Joelson Fernandes (16 anos), Eduardo Quaresma, Nuno Mendes… O futuro do clube está salvaguardado?
– Seguramente. Muitas vezes entre o sucesso e o insucesso está o cabelo. Temos um jogador fantástico e a partir da altura em que começam a aparecer empresários, pais para aqui e para acolá, a cabeça deixou de pensar. Algumas instabilidades financeiras… vêm pela calada da noite e oferecem mais isto, está a marimbar-se se vai ter retorno ou não. É muito doloroso ver partir jogadores que ficariam por aqui se não fossem mal aconselhados. Joelson é um miúdo que está a crescer, é preciso algum cuidado. Superprotegido não dá, mal acompanhado também não.
– Houve jogadores que não se afirmaram, Matheus Pereira, Francisco Geraldes, Iuri Medeiros… Sente que foi uma fornada da formação que se desperdiçou?
– Não podemos controlar. Raramente um jogador que traz o pai para empresário, o que acontece também com o Neymar, dá certo. Porque a vontade que ele tem é de ganhar dinheiro primeiro que os outros. Os maus conselheiros, o pai quando se está a discutir contratos é uma coisa impressionante. Eu não faço contratos, não tenho feitio para isso. Mas isso é a pior coisa que há. O pai quer ser Jorge Mendes e o filho quer ser Ronaldo. E as coisas não batem com certeza. Estamos a falar de jogadores que tinham potencial enorme e o desperdiçaram em pouco tempo. Tudo o que é marginal ao nosso acompanhamento não podemos controlar. Que eles podem voltar a ser o que eram, vai depender. É muito chato. Disse isso ao Tiago Ilori, por exemplo. Ele estava aqui já com contrato profissional e foi para o Liverpool, mas o Liverpool naquela altura tinha centrais de peso e ele teve alguma dificuldade a impor-se. Hoje é um miúdo que já tem outra cabeça, percebeu e até me disse ‘mister, devia ter feito o que você queria’.
– Houve algum jogador que tivesse deixado alguma mágoa, que podia ter tido um desfecho diferente? Fábio Paim é o caso mais mediático…
– Tenho uma pena… Fomos buscá-lo para o Sporting tinha ele sete anos. Até aos 13 anos. Vinha acompanhado por um tio. Um miúdo impecável, extraordinário. A partir da altura em que começou a ganhar muito dinheiro, o futebol ficou para trás. Depois, as companhias. É um miúdo que tem um coração de ouro, mas deixa-se influenciar por más companhias. Sinto mesmo tristeza quando falo no Fábio Paim. Mas há outros, não é só aqui, há Balotellis…
– É difícil gerir expectativas dos jovens e dos pais?
– É muito difícil. No polo EUL trabalhamos miúdos dos seis aos 13. São 190. É ali que tudo começa e ali apercebemo-nos que os prodígios de futebol são tudo miúdos africanos, os nossos irmãos africanos. É o futebol de rua que está a regressar através dos bairros. Sem o futebol de rua não há jogadores fantásticos. Sem futebol de rua, esqueçam. Quando passam para a academia, fazemos os possíveis para que gostem de estar ali. Mas aos 13 já há empresários a ver… começam logo cedo a serem pressionados e os pais depois vão atrás e é uma situação chata. Temos de ter cuidado naquilo que dizemos aos miúdos. Autoestima e disciplina são fundamentais.
12 Setembro, 2019 at 17:18
À atenção do Cherba.
Esta entrevista dava um bom post para discutir/debater a formação…
12 Setembro, 2019 at 17:15
Entretanto estamos a levar 2-0 da Itália no primeiro jogo do Euro Volei.
12 Setembro, 2019 at 17:20
A antiga eurodeputada Ana Gomes reagiu, esta quinta-feira, à decisão do Tribunal da Relação de não levar a julgamento a SAD do Benfica no âmbito do processo E-toupeira, aproveitando para lançar questões direcionadas aos encarnados.
«Porque é que o Ministério Público não inquiriu presidente e outros membros da administração da SAD Benfica sobre o conhecimento que tinham, ou não, da atuação do assessor Paulo Gonçalves, no caso E-toupeira? Ou é cuidado e carinho, para não incomodar ‘troppo’ os chefes?», escreveu Ana Gomes na rede social Twitter.
12 Setembro, 2019 at 18:10
“GNR recupera carro furtado a ex-estrela do Sporting”
O que eu já me ri. Agora adivinhem quem é esta super estrela.
12 Setembro, 2019 at 22:43
És tu, Gaspar?
12 Setembro, 2019 at 23:10
Bruno Gaspar.
https://www.record.pt/fora-de-campo/detalhe/gnr-recupera-carro-furtado-a-ex-jogador-do-sporting
12 Setembro, 2019 at 18:11
Nova capa do Jornal Sporting e voltam a nem sequer referir o feio do Jorge Fonseca.
Fdx mas estamos a brincar?
12 Setembro, 2019 at 18:11
* feito
12 Setembro, 2019 at 19:07
Bruno abdica dos 5M, mas parece que o agente não. Engraçado
12 Setembro, 2019 at 22:05
Não abdiquei de nada
12 Setembro, 2019 at 22:14
Se estivesse a falar de ti farias tu muito bem, 5M é muita bufunfa para um gajo andar aqui armado em abdicador.
12 Setembro, 2019 at 22:42
Mas os 5M€ eram para o BF ou para o agente?
Sempre me pareceu que eram para o agente…
Se a oferta foi de boca, como disse o Varandas, não há que pagar nada. Se foi uma oferta formal, enviada para a SAD, aí já pia de outra maneira…
12 Setembro, 2019 at 22:48
Fds se falou com o agente cara a cara e lhe fez essa oferta tem é mais que honrar a palavra, mesmo que não tenha assinado nada.
Agora quem tinha de receber os 5M? Isso é que muda tudo. Agora se deu a palavra tem de a honrar.
13 Setembro, 2019 at 8:09
Ele “abdica” mas recebe via salário…. left pocket, right pocket!
12 Setembro, 2019 at 19:23
Olá boa tarde para a Família da Tasca…
Boa saúde para todos…
Passei por aqui um pouco antes das 5 …mas nem luz havia dentro da Tasca…
Agora acabadinho de chegar da Serra da Lousã…
Aldeias de Xisto…mais propriamente da aldeia do Talasnal…
Foi só tomar um banhinho, aqui estou…
E por favor…sai um chazinho…!!
Desejo a todos uma óptima noite…
Sporting Sempre…!!
Abraço e SL
12 Setembro, 2019 at 20:51
Senhor Max boas tardes. Não provou um Beirão?
12 Setembro, 2019 at 20:56
Só posso beber água amigo…(e que bem me soube com aquele calor…)
Abraço e SL
12 Setembro, 2019 at 21:14
Claro senhor Max.
Abraço e SL
12 Setembro, 2019 at 19:46
Granollers da 4a divisão espanhola ganha concurso ao Famalicão pela super estrela Wang.
12 Setembro, 2019 at 21:37
Passei agora pelo canal 11 e as mulheres do toupeirense B estão-se a aguentar bem. Afinal, com 70 minutos só estão a levar 5 do PSG.
Assim se vê as diferenças entre o futebol feminino de topo e o futebol feminino português.
Pode ser que a nossa treinadora fique um bocadinho menos assustada.
12 Setembro, 2019 at 22:01
7 e as jogadoras do braguilha todas rotas.
Se perdermos com este Braga a nossa treinadora escusa de voltar a Alcochete.
12 Setembro, 2019 at 22:26
Vi o jogo todo e a diferença de andamento foi enorme. Acho até uma vergonha…
Não fizeram um remate à baliza.
Passaram de meio campo umas 5 ou 6 vezes mas perdendo logo a bola.
Não ganhavam um lance em corrida às jogadoras do PSG – e o Braga tem das jogadoras mais rápidas no futebol português!
Acabaram de rastos e não levaram mais porque o PSG jogou quase na brincadeira.
Foi confrangedor.
Cheguei a ter pena das jogadoras do Braga tal a nítida frustração que ostentavam por vezes.
O Braga já tinha dado uma pálida imagem no Domingo, onde só no forcing final, em 5 ou 10 minutos, deram um ar da sua graça – ainda que a jogar com 10! Para mim é surpreendente que, com o ritmo que a UWCL dá e com o bom desempenho que tiveram, ainda que não tenham apanhado nenhuma equipa razoavelmente boa, tenham tido um fraco desempenho com a casa mãe e hoje tenham dado esta fraca imagem.
Um futebol lento, sem ideias, com jogadoras perdidas em campo, sempre facilmente ultrapassadas, muitas abordagens aos lances difíceis de entender, sem fazerem 4 passes seguidos… A Vanessa que já tinha feito uma exibição miserável no Domingo, hoje nem se viu! Aquilo foi praticamente a Dolores a jogar sozinha…
Eu acho que o Braga tem um plantel superior ao do ano passado e, sendo uma equipa muito física, se se vai apresentar assim em Alcochete, ou o Sporting ganha sem espinhas ou é bom que a treinadora siga as palavras do colega Horváth!
Era bom um post do Álvaro sobre o FF antes de começar o campeonato, não? Vá lá, Álvaro… 😉
12 Setembro, 2019 at 22:37
Só mais umas coisitas…
O PSG foi buscar uma norueguesa este ano de 23 anos, a Saevik, que era bem interessante para nós se a tivéssemos ido buscar há 2 ou 3 anos… Muito boa jogadora, alta, bem dotada fisicamente e com bom toque de bola.
Apresentou uma miúdas com 18, 19 e 20 anos muito jeitosas, rápidas, boas tecnicamente e com boa compleição física. Ao pé das nossas miúdas da formação parecem jogadoras de 10 níveis acima.
Ou as equipas portuguesas começam a descobrir talentos lá fora aos 15, 16, 17, 18 anos, e a trazê-las, quando ainda é relativamente fácil poder oferecer-lhes um razoável ordenado, boas condições de trabalho e a possibilidade de continuarem a estudar cá, ou tão depressa não vamos subir o nível do nosso campeonato e das nossas principais equipas.
Penso que o Benfic@ já está a fazer algo do género com brasileiras e está a dar-se bem, pois são muito técnicas e relativamente rápidas, e isso é uma mais valias que trazem. Viu-se no Domingo que o nível técnico do Benfic@ é superior ao do Braga – e é também em relação à nossa equipa do ano passado, e provavelmente continuará a ser este ano! – e isso fez o Braga andar a correr atrás da bola grande parte do jogo.
12 Setembro, 2019 at 23:31
são 11 da noite e como se previa…
bananas chegou ao fim com mais 500 euros sem fazer um caralho…
amanhã é outro dia.