Não foi perfeita mas quase… Uma grande semana para o nosso andebol!
Comecemos pelo derby. Tal como se previa, não foi nada fácil… E ganhar na casa do rival tem sempre um sabor especial!
Um jogo que começou com poucos golos. Aos 5 min apenas Ghionea de 7 metros tinha feito o marcador funcionar. A partir daí, o Sporting foi tomando conta do jogo e no ataque, com transições rápidas e objetivas foi cavando distância face ao adversário.
11-15 ao intervalo.
No reatamento, o Benfica entrou com outra atitude. Após uma enorme defesa, Cudic teve que ser substituído por Manuel Gaspar durante alguns minutos e isso, aliado ao facto de o SLB ter passado a atacar em 7×6 com 2 pivôs, levou a uma nova aproximação do marcador. A meio da 2ª parte tudo empatado a 20. Tivemos então um jogo de parada e resposta com Djordic em particular destaque.
Aos 50 min o SLB passou mesmo para a frente do encontro e foi preciso o Sporting puxar dos galões para conseguir a vitória onde a troca de guarda redes no SLB nos beneficiou. Nestes últimos minutos de maior “tensão”, nota para os golos determinantes dos jovens Francisco Tavares e Gonçalo Vieira, conduzindo-nos ao 28-30 final.
Destaques:
– Cudic e Bingo estão em grande forma neste início de época. Cudic tem transmitido uma segurança enorme à equipa com defesas de excelência; O entrosamento de Bingo é manifestamente superior face à época transata e isso faz com que possa mostrar toda a sua qualidade.
– Frankis Carol a assumir a si a responsabilidade; Todos conhecemos as “paragens cerebrais” do Frankis, mas também sabemos que nos momentos decisivos ele está no sítio certo para ajudar a equipa e na parte final do encontro com o SLB isso foi mais uma vez notório.
– Devido a lesão, Belone Moreira de um lado e Carlos Ruesga do outro, não foram opções.
– Sinal menos para o jogo de Pivô que ainda não está totalmente afinado. Frade e Tiago Rocha tiveram poucas oportunidades para fazer golo e mesmo quando as tiveram nem sempre as concretizaram.
Infelizmente ainda não tive a possibilidade de ver o encontro de ontem, no João Rocha, frente ao ABC, mas pela marcha do marcador foi mais um jogo à escala do Boa-Hora e do Maia/ISMAI. Um jogo que começou algo divido mas que com o passar do tempo o Sporting controlou e manteve sempre uma vantagem confortável. Mas só isso não chega. “Foi suficiente. Ganhámos por quatro golos. Começámos a segunda parte com a posse de bola mas alguns jogadores não me pareceram estar muito concentrados. Estou desapontado por isso mesmo e penso que, a cada jogo, a equipa precisa de progredir. Esse momento da segunda parte deixou-me um pouco chateado porque não é normal”. O nosso treinador, mais uma vez, a mostrar que dormir sobre o resultado a pensar já no próximo jogo não é com ele!
E, meus amigos, a Champions está de volta e o Sporting entra em ação no próximo Domingo às 16h na Macedónia do Norte frente ao Eurofarm Rabotnik. Mais um jogo que irá por à prova a nossa equipa mas onde espero que a vitória venha para Lisboa. Na hora do jogo, a Sporting Tv tem na sua programação o programa “Estamos em casa”. Assim, caso não transmitam podemos ver em direto neste link https://www.ehftv.com/int/ onde são transmitidos todos os jogos da Champions League. Boa sorte para o Porto que no Sábado também se vai estrear na competição.
Palavras finais para Marko Vujin, que até já teve direito a post, mas que vale a pena voltar a destacar. O lateral direito que tanta falta nos faz finalmente chegou e não consigo esconder o entusiasmo de o ver com a nossa camisola! Não foi à toa que o Kiel e os seus adeptos, clube que o Marko representou durante 7 épocas, mostraram-lhe toda a sua gratidão na hora da despedida. Muita sorte leão!
*às quintas, o Ventus109 dispara uma rabanada dos sete metros que arrasta todas as novidades sobre o nosso Andebol
12 Setembro, 2019 at 16:40
só para avisar que estou rendido ao Anti
12 Setembro, 2019 at 16:53
Outro aqui!
12 Setembro, 2019 at 17:05
Outro aqui!
Como não estar?
12 Setembro, 2019 at 17:27
Também eu!
Enorme exigência e sem papas na língua!
Anti não vai em “circos”
12 Setembro, 2019 at 17:54
E eu.
Não papa grupos.
É para ganhar, é para ganhar!
A nota artística é secundária.
12 Setembro, 2019 at 17:01
Parece mto bom o treinador,mais uma vez miguel albuquerque a fazer um grande trabalho……..o grande teste sera o porto que na minha optica tem um elenco de luxo.
Parabens a toda a seccao do andebol estao a praticar bons espectaculos.
12 Setembro, 2019 at 17:08
Anti é vida
12 Setembro, 2019 at 17:20
Anti é fantástico. Grande contratação.
Qd poderemos ver o Vujin em ação, na tua opinião?
12 Setembro, 2019 at 19:34
Boa questão.
Vai depender muito dos índices físicose tendo em conta a idade acredito que não devem querer forçar.
Para além disso, espero que tal como já é feito com Ruesga, o Marko seja gerido com pinças para que nos jogos a doer esteja a 100%.
12 Setembro, 2019 at 22:14
Sim, acho que na maioria dos jogos da nossa liga será poupado (em minutos) para que apareça forte contra porto e benfica, bem como (claro) os jogos da LC.
Ou seja, deve jogar já sábado na Macedónia e 4ª com o Avanca.
12 Setembro, 2019 at 17:37
Bom jogo, embora com algumas falhas no segundo tempo que quase nos iam causando dissabores.
Bingo e Cudic a um nível muito elevado, Frankis também. Gostei bastante também do Gonçalo Vieira, grandes pormenores.
Já o Francisco Tavares aliou um golo decisivo com uma perda de bola incompreensível logo de seguida, ainda bem que não teve consequências.
Mas o mais importante foram os 3 pontos. Aliás julgo que como no ano passado a decisão vai passar muito por vencer os jogos todos e depois conseguir levar a melhor no confronto directo com o Porto, continuo a achar que o Benfica mesmo com as aquisições Djordic à cabeça melhorou mas continua uns furos abaixo do Porto. Aliás apesar de alguns bons reforços não esquecer que também perderam o Cavalcanti que era só melhor atirador de 1ª linha que tinham.
O jogo contra o ABC podíamos ter ganho por uma margem bem maior, mas como é costume baixamos um bocado o ritmo talvez a pensar no jogo para a EHF Champions League. De resto o Anti deixou claro que não admite falhas de concentração. DIzendo que no Andebol não há lugar a palhaçadas isso é no circo.
Do jogo de ontem destaco a boa exibição de Frankis mesmo a lateral direito, e talvez a melhor exibição que vi o Manuel Gaspar fazer, com % de defesa acima dos 40%. Está a surpreender-me pela positiva.
12 Setembro, 2019 at 19:43
Muito boa análise e obrigado pelo feedback sobre o jogo frente ao ABC!
O Francisco Tavares é neste momento aquele jogador que me causa mais desconforto no plantel. Fez uma época bastante consistente no Boa Hora e há malta que diz que muitas vezes o que lhe falta é confiança, confiança essa que só chega com jogos e golos.
O Manuel Gaspar é daqueles que com a idade e acumular de experiência acredito que se vá tornar num ‘monstro’.
O Sporting tem uma série de jovens a despontar: Gaspar, Gonçalo Vieira, Frade, Salvador, Joel Ribeiro, João Pinto, Nuno Reis… O futuro pode muito bem passar por aqui, assim o Sporting tenha capacidade financeira para daqui a uns anos manter alguns deles por cá!
12 Setembro, 2019 at 22:15
Gaspar é alargar mais um pouco, dá jeito num GR… o resto ele tem.
12 Setembro, 2019 at 22:49
De nada! É óptimo poder ler quem gosta e percebe de andebol. Espero que o Francisco Tavares possa então conseguir essa confiança.
De resto também tenho expectativas elevadas, em alguns desses miúdos sobretudo o Joel , o Salvador e o Nuno reis (que até me parece mais forte que o Francisco Tavares quando tinha a mesma idade)
13 Setembro, 2019 at 1:53
No jogo de ontem com o ABC, já achei o francisco Tavares bastante melhor e mais regular que no jogo contra os lamps.
O Manuel Gaspar, realmente a muito bom nível.
Também achei os pivots, Tiago e sobretudo o Frade abaixo do que praticaram no ano passado, ainda à procura de melhor forma, ou quem sabe a assimilar os processos do novo treinador (normalmente com as mudanças de processos, os pivots e os centrais são os que custam mais a adaptar-se). Outro jogador que gostei muito de ver contra o ABC e me parece em muito boa forma física é o Valdez. Um dos seus golos na 2ª parte foi uma pedrada que seria curioso fazer a medição da velocidade adquirida pela bola.
Mas o que mais apreciei foi o discurso exigente do treinador. É isso que tem de estar sempre presente no Sporting. Exigência máxima e insatisfação permanente.
Um abraço e saudações leoninas
p.s.: parece que a tasca ganhou mais um grande Tertuliano na escrita do Ventus 109. Bem haja!
13 Setembro, 2019 at 9:15
É verdade, em relação aos pivots, ainda estão algo abaixo do que podem apresentar, mas julgo que no caso de Frade ainda está a recuperar de uma lesão.
12 Setembro, 2019 at 17:46
Quem era o palhaço a que se referia?
Já vi duas versões…
12 Setembro, 2019 at 18:41
carlos carneiro, primeiro e depois ruesga que cometeu o mesmíssimo erro e foi tb directamente para o banco.
13 Setembro, 2019 at 1:58
Não me parece que tenha sido com o Carlos Carneiro, que entrou no período em que estávamos pior na 2ª parte e marca 3 importantes golos para fazer todos voltar à concentração. O Ruesga ainda está lesionado.
Não ficou satisfeito com a atitude do miúdo Pinto que não queria marcar um livre de sete metros a punir falta sobre o Francisco Tavares e, após a insistência do treinador, quando foi chamado à conversão, disparatou com um remate que passou uns bons 20cm ou mais acima da barra transversal.
Um abraço e SL
13 Setembro, 2019 at 11:27
Ficou bastante claro na entrevista final quando fala em circo e exemplifica com o passe por trás das costas. O do carneiro é de bradar aos céus, recebe a bola de costas para a baliza e faz um passe por trás das costas para a esquerda do ataque, sem olhar sequer, pq caso o fizesse tinha visto o defesa que já lá estava parado à espera. O ruesga fez algo parecido e foi de imediato p o banco também e mais tarde quando voltou a entrar repetiu, mas aí foi realmente uma situação de recurso que se compreende.
12 Setembro, 2019 at 17:52
No andebol,estamos fortes,e prontos para conquistar todas as frentes!
SPOOOOOOOOORTING!
SL
SS
12 Setembro, 2019 at 17:56
Bem, somos todos Anti está visto 🙂
As paragens cerebrais da equipa na segunda parte continuam a existir, mais do que o trabalhado dentro de campo este aspeto precisa de ser trabalhado a nível mental.
Só um reparo, essa agremiação que defrontámos na lixeira não merece ter o nome ou as siglas em maiúsculas.
12 Setembro, 2019 at 19:47
Pavel boa observação.
Nestes posts dedicados ao andebol decidi tratar todos por igual.
No dia em que me aventurar a escrever sobre a instituição slb e seus dirigentes, talvez as coisas sejam diferentes.
13 Setembro, 2019 at 2:01
O tratamento “institucional” bloqueiro deveria ser o Carnide (por extenso), AssHoleBê (a sigla) e toupeiras (o símbolo).
Um abraço e saudações leoninas
12 Setembro, 2019 at 18:31
Bom sinal saber que estamos super competitivos em quase todas as modalidades.
Não destruir o que de bom foi feito é o mínimo.
Parece que “só” falta o futebol (em todos os escalões e géneros).
Na onda do Anti, que tal ir buscar o Marcelino Toral?
12 Setembro, 2019 at 18:45
Logicamente que o mérito é de todos mas Temos um Diretor de Modalidades que é Super Competente!!!
#Embrulhalampião
SPOOOOOOOOOOORTING!!!
12 Setembro, 2019 at 19:11
Também sou Anti 😀
Em muito menos tempo que o despedido do futebol já se esforça para falar na nossa língua.
Sinal mais também para o regresso do Prof. Fernando aos comentários depois de umas merecidas férias.
Fica só a faltar a entrada de Marko Vujin que esperamos seja mais um factor a nosso favor
12 Setembro, 2019 at 20:34
Sempre tivemos bons comentadores no andebol da Sporting TV!
12 Setembro, 2019 at 23:09
+1 nos comentários do Prof.
Informação top e respeito pelo adversário.
12 Setembro, 2019 at 20:03
Estou muito entusiasmado com o Andebol e com o Futsal. O Anti conquistou-me completamente!
Não tenho acompanhado muito a pré-época do Hóquei… Mas este ano sinto-me muito mais entusiasmado com as modalidades que no ano passado!
Aqui o trabalho parece estar a ser muito bem feito!
12 Setembro, 2019 at 23:11
Vencemos ontem em Torres Vedras a Física por 3-1 num amigável.
12 Setembro, 2019 at 20:19
Caros Sportinguistas
Estive no pavilhão no jogo contra o ABC.
Vi uma primeira parte excelente, com um Manuel Gaspar em grande plano.
Na segunda parte, o nível baixou bastante, talvez a pensar na jornada europeia.
Sei que o ritmo não pode ser sempre o mesmo ao longo da partida, mas às vezes parece que alguma coisa se desliga, e são erros uns atrás dos outros.
Temos de melhorar neste aspecto.
Viva o SCP
12 Setembro, 2019 at 20:46
Mais uma vitória contra uma equipa sempre incómoda, apesar da juventude do plantel. Claro que há dedo de um treinador de topo.
Vai ser um grande campeonato, mas admito que o plantel do fcp é superior.
Destaque ainda para a bela assistência no JR.
12 Setembro, 2019 at 21:07
Demora algum tempo, mas parece que o Anti vai meter esta gente a jogar como se quer. Excelente atitude ao pedir desculpa pela segunda parte menos bem conseguida, mas onde nunca esteve em causa a vitória. Estou curioso para ver a nossa equipa contra o Porto e na Liga dos Campeões.
12 Setembro, 2019 at 22:37
Excelente o post e bem assim o comentário do MFM.
Manuel Gaspar é crescer e tem muito para ser o nosso futuro.
Não conhecia o Gonçalo Vieira e está a ser uma boa surpresa, tal como o foi o Frade no ano passado.
Algo que se mantém é a tal falta de concentração em determinados períodos do jogo. A ver se o Anti consegue mudar algo que parece fazer parte.
13 Setembro, 2019 at 9:19
Também tenho essa esperança em relação a tal falta de concentração. Parece que pelo menos o Anti, está a pedir os TIME OUTs mais prontamente que Canela, e isso já é uma mais valia no combate a esse “desligar” o jogo em certos momentos.
12 Setembro, 2019 at 23:35
não estou rendido ao anti…
quero ver um pouco mais.
reconheço grande capacidade de trabalho ao treinador e uma lógica de não inventar nos momentos de decisão.
13 Setembro, 2019 at 1:02
Ainda não conseguiu ver o Andebol este ano…
Estou muito curioso.
SL