“Se me perguntarem se prefiro o Sporting 18 anos sem ganhar um campeonato ou um Sporting a ganhar com um bom investidor, confesso que prefiro esta última”, diz ele
“Se me perguntarem se prefiro o Sporting 18 anos sem ganhar um campeonato ou um Sporting a ganhar com um bom investidor, confesso que prefiro esta última”, diz ele
© 2024 A Tasca do Cherba — Powered by WordPress
Desenvolvido por Anders Noren — Cima ↑
12 Setembro, 2019 at 14:58
Claro que a colagem da falta de títulos à questão da perda da maioria da SAD é uma filhadaputice, e obviamente gera animosidade, sobretudo vindo de quem vem.
Mas tenho pena que assim seja, pois este tema deve ser discutido com razoabilidade, sem as habituais etiquetagens de brunismos e croquetagens.
Durante muitos anos abominei esta ideia de não controlarmos a nossa própria actividade. Cresci com o associativismo e nunca imaginei outra realidade para o futebol, muito menos no meu próprio clube.
Mas de facto os tempos mudam, e de que forma! Quando vemos que as assimetrias financeiras começam a ser cada vez maiores e a terem um impacto decisivo nos resultados desportivos, acho prudente analisar se estamos preparados com o modelo de sempre para enfrentar esses desafios.
Adorava que o Sporting conseguisse fazê-lo com o actual modelo, mas pensar em formas alternativas de o conseguir, nos dias que correm, já não me parece descabido, desde que se salvaguardem sempre questões fundamentais, como os direitos sobre a marca, o património, etc.
Ou seja, se a SAD ficar exclusivamente com a actividade da equipa principal e contratualmente estiver vinculada e pagar para usar a marca do Clube, para jogar no estádio do Clube, para treinar na Academia do Clube, bem como pela preferência pelos jovens formados no Clube, sinceramente era um cenário que equacionaria, obviamente dependendo de quem seriam os rostos dessa eventual parceria.
O nosso maior problema neste momento é que a discussão está tão intoxicada com rótulos, que dificilmente se discutirá qualquer coisa com bom senso, a pensar seriamente no futuro.
SL
12 Setembro, 2019 at 15:03
Um comentário a dizer que equacionaria um cenário de venda da SAD, com esta a pagar ao clube para jogar num estádio que já é dela?!
Comentário muito esclarecido…
SL
12 Setembro, 2019 at 16:44
O facto de hoje a SAD ser detentora do estádio não quer dizer que amanhã, precisamente por questões relacionadas com a entrada de novos accionistas fora do grupo Sporting, não possa ser alterada, para salvaguarda do património do Clube.
Aliás, essas alterações não são assim tão raras. Nós já tivemos o estádio fora da SAD, e ainda recentemente o estádio da Luz passou da SAD do Benfica para o Clube.
Mas nem sei porque respondi… Já imaginava estes comentários que só vêm preto e branco…
Vou hibernar mais um pouco.
SL
12 Setembro, 2019 at 15:20
Será uma discussão interessante a análise dos casos de sucesso de clubes que ficaram nas mãos de investidores.
Assim de repente, do lado dos bons exemplos recordo o sucesso do Manchester City, Chelsea ou PSG (os mais sonantes que me lembro) e o sucesso momentâneo do Leicester.
Do lado dos maus exemplos, temos vários clubes onde se investiram gigantescas quantias de dinheiro, sem o correspondente sucesso desportivo (Milan, Inter, etc.), ou nos quais o investidor optou por recolher os dividendos desse investimento enfraquecendo o clube (Monaco).
A dúvida que se levanta sobre estes investidores é que interesse poderá ter para eles uma liga como a portuguesa.
Acredito que seria muito provável encontrarmos investidores para o Sporting, mas certamente na linha dos déspotas que vão tomando conta de clubes no leste da Europa, ou do género Ivan Savvidis, dono do PAOK, etc.
12 Setembro, 2019 at 17:29
Portugal é um destino ideal para lavagem de dinheiro, não tem nada a ver com a realidade inglesa. É ver os casos de perda de controlo das SAD em Portugal e os resultados que têm produzido. Em vez de falarmos dos Manchesters, mais vale olharmos os casos do Belenenses ou Beira-Mar.
12 Setembro, 2019 at 18:59
Ou o caso da União de Leiria:
https://expresso.pt/desporto/2016-05-07-Mafia-russa-injetou-milhoes-no-Leiria
12 Setembro, 2019 at 22:09
Adolfo, que me garantissem que:
1) o modelo assim seria gerido por gente que tem amor ao clube (uma vez que isso não acontece com este modelo…mal por mal, mais vale profissionais de gestão que estes estagiários) e que o defende do enxovalho que temos sido e que combate a corrupção e luta pela verdade desportiva.
2) o futebol ajudava as modalidades a serem fortes
3) manteríamos a identidade do clube, e isto pode ser muita coisa para muita gente – não vou estar a especificar
4) haveria um controlo adequado dos sócios do clube sobre a SAD, como contrapeso
5) o modelo injectaria dinheiro sim, mas em estrutura, bases e um treinador de projecto longo para criar um modelo sustentável, assente na formação, em que competes sempre para ganhar (e ganhas!)
6) não andávamos a lavar dinheiro a ninguém (e de onde vem esse dinheiro?? Só de pensar na miséria humana que esse dinheiro cria) nem andávamos a encher o cú ao Mendes ou afins…
…então sinceramente pensava nisso.
Mas especialmente o ponto 6, não acredito
13 Setembro, 2019 at 9:17
Caro amigo,
Com as ressalvas todas que fez, e com as quais concordo em absoluto, se por exemplo o investidor fosse um Kraft Group (dono dos Patriots e dos New England Revolution), qual seria a sua opinião?
SL
12 Setembro, 2019 at 15:00
Não vejo qualquer capacidade para um clube em PT atrair um bom investidor.
12 Setembro, 2019 at 15:24
O Famalicão já o tem…
12 Setembro, 2019 at 15:31
Um bom investidor qualquer um atrai, mas um investidor bom…. é muito dificil.
Quem vier será para lavar dinheiro (primeiro caso), não será para ajudar o clube (segundo caso).
Obvio que o BdC provou que bem gerido o clube também dá lucro, mas o futebol mexe com muitas paixões, e vendo o que ele sofreu dificilmente alguem irá repetir a dose.
12 Setembro, 2019 at 15:35
Exactamente…
O Famalicão tem o Mendes a lavar lá dinheiro e a utilizar como rampa de lançamento. No dia em que o dono do Famalicão lavar o que tem a lavar ou se houver um qualquer tropeção na vida dele, o Famalicão morreu. Mas morreu mesmo…
Já aconteceu a tantos…mas tantos…
12 Setembro, 2019 at 20:29
ainda ontem ou antes de ontem saiu a noticia que o accionista maioritario aumentou a sua participaçao, passando a ter 85%
12 Setembro, 2019 at 22:47
Pah, és burro pra caralho! Por isso não sais da cepa torta. O Famalicão sempre foi um antro de podridão e por isso foi tão fácil fazer esta negociata…
12 Setembro, 2019 at 15:34
Então e o Mendes? Eh,eh,eh
Só não resolve é imparidades.
12 Setembro, 2019 at 15:01
Amigos,
O Sporting não precisa de vender a SAD. E nem são as AGS que podem mudar alguma coisa a este nível.
Isto já não depende da vontade dos sócios. Se o Sporting não pagar as VMOCS, ou não adiar o pagamento delas, perde a maioria da SAD.
Portanto, está nas mãos do CD e os votos do sócios contam zero.
12 Setembro, 2019 at 15:02
Para mim, este processo começou em 2013, logo a seguir às eleições e tornou-se plano de emergência em 2018, quando lá por Angola soaram os alarmes “VMOC”.
Tirando Tios, afilhados e Sobrinhos, a esmagadora maioria será contra a venda da SAD.
(Um bom questionário aos Tasqueiros sócios, apenas “a favor” ou “contra”, sem comentários)
Agora, gere quem pode, quem pode, pode, e pode tornar a venda inevitável.
Já para não falar que uma decisão por votação em AG me deixa muito pouco descansado. Não sei porquê, não é nada contra o Lidl, mas…
12 Setembro, 2019 at 15:09
E outra sou “contra” PSG’s, City’s, que basicamente compraram “história” e prestigio com um investidor…
O Sporting ao ser comprado, poderia apoiar, mas sinceramente não seria a mesma coisa, porque vai contra aquilo que eu defendo.
Sporting tem história e um passado que o deve orgulhar, infelizmente somos é os clubes dos “vaidosos”, do “glamour” que poderia ser bem utilizado em prol do clube, mas não a maioria o usa em beneficio próprio.
Até mesmo a questão dos votos por pessoa, mostra isso mesmo, a mostra como queremos e achamos que somos “superiores”.
Prefiro descer ao CNS e começar quase de “novo”.
12 Setembro, 2019 at 15:18
Depois de meia década em que se testou e comprovou que é possível gerir o clube e a sua SAD com lucros e aumentado património, não posso sequer considerar outra solução.
Será que os sócios que pensam de outra forma, receiam que nos 170.000 sócios apenas existam bettencourts, godinhos e barandas!?
Agora, se ainda vemos a tempo, isso é outra questão ….
12 Setembro, 2019 at 15:25
Pois…
O meu medo é mesmo esse.
Que estejamos entre a falência e isso. E isso essa direcção já pode conseguir. Quanto mais tempo passa mais perto ficamos disso…
12 Setembro, 2019 at 15:27
Acho que o Presidente da SAD não precisa ser sócio do clube sequer.
Basta quem ganhar as eleicões contratar alguém para assumir essa pasta.
Em ultimo caso contrata-se um Steve Jobs qualquer para dar a volta ao clube.
Claro que isso teria de estar explicado no programa eleitoral, não seria uma decisão surpresa.
Mas estou apenas a dizer que em ultimo recurso pode vir alguem de fora para o cargo.
12 Setembro, 2019 at 15:32
Presidente da SAD será sempre o presidente do clube…tem de ser assim, na minha opinião.
Podem contratar um CEO, isso sim…era o que o Benedito tinha no programa, tendo para mim falhado redondamente ao não apresentar o nome e a função dele ser bem explicada. Falhou isso, falhou um nome forte nas finanças e um nome forte no futebol que explicassem bem as ideias a implementar. Com isso ganhava à vontade.
Pode ser que evolua numa 2ª candidatura….a 2ª candidatura do BdC também estava muito mais bem preparada que a 1ª.
12 Setembro, 2019 at 15:56
Isso, tem de ser o Presidente para deter as accões, mas o cargo de CEO pode ser assumido por qql um.
Eu acho que o benedito é outro fivelas. Ele fez parte da farsa eleitoral e serviu apenas para dar um toque de credibilidade, para parecer que existiu luta, mas já sabia que não seria eleito.
Mas posso estar a ser injusto. Sei lá, mudou-se para Africa e nem sabe o que se passa no clube, ou está a viver num hermitário e não tem acesso às noticias.
Tem estado calado apenas porque não sabe do que se está a passar.
12 Setembro, 2019 at 20:55
Ou porque lhe convém que o Sporting fique cada vez pior…
… No caso do Benedito é mais isso, quanto pior, melhor.
12 Setembro, 2019 at 15:22
Sempre disse que o clube teria de estar numa situacão muito má para se justificar a venda da SAD. Justificar perante os sócios numa AG.
Agora analisem todas as medidas tomadas pelos bananas desde a golpada, e vejam se o objectivo não é precisamente colocar o clube numa situacão tal, que face ao passivo, tenham de vender a SAD para se manter em funcionamento.
Em termos de VMOCs é obvio que se o clube nada fizer perde a maioria da SAD.
Mas o passivo que continua a aumentar e iria sempre precisar de entradas de capital, e essas entradas virão de onde?
Do contrato da NOS? O bolo já foi bastante ratado.
De vender o plantel? O que podia ser vendido já o foi, e quem ficou é preciso para existir alguem a jogar. Tirando o BF pouco lucro restará.
Vender o estádio? O PJR? A Academia? Pois, existem alguns activos, mas quem quer comprar isso? Ainda para mais sabendo que o clube iria sempre ter o usufruto dos mesmos.
Resta a SAD….. a apetitosa SAD. A entrada de dinheiro no clube que basicamente servirá para…. pagar o passivo. Depois quem ficar com o clube fará o que bem entender.
Lembrem-se que o sobrinho tinha uma proposta para vender 30% por 100M há pouco mais de ano. Isso avalia o clube todo nuns 300/350M…. agora deve valer menos.
12 Setembro, 2019 at 15:32
Sanatório Leonino
José Roquette: “Marca que pode valer 500 milhões é apetitosa para muita gente”
12 Setembro, 2019 at 15:39
Das poucas vezes que concordo com o cabeça de pescada.
12 Setembro, 2019 at 17:39
acho que actualmente está nos 300 milhões mas eles cheiram bem as notas lá isso cheiram.
12 Setembro, 2019 at 15:33
Até admitia a entrada de um grande investidor, à semelhança do que acontece em Inglaterra.
O problema é que o nosso mercado / liga é demasiado pequena para dar o salto para ganhar Champions League etc… não tem visiblidade comercial, ia ser um belenenses melhorado.
Como tal, não vale a pena!
12 Setembro, 2019 at 15:39
Mas qual Inglaterra?
Na PL há pai meia dúzia clubes cujos adeptos estão contentes com os donos (que eu saiba…). Chelsea, Wolvs (e estes coitados…um dia vão levar com a realidade em cima…como os do Mónaco), Leichester e City…
De resto…quase tudo se queixa que é só sugar dinheiro ao clube, aproveitar-se do clube, cagar nos adeptos, etc. No championship então…
12 Setembro, 2019 at 15:43
quando a bolha rebentar ficam os cacos para os otários dos sócios voltarem a juntar…a malta do “talento” já se foi embora…
12 Setembro, 2019 at 15:43
Pois, mais essa!
Se atirar com dinheiro para cima fosse solução, o PSG já tinha uma série de Champions.
12 Setembro, 2019 at 15:59
Quem compra um clube não é para perder dinheiro.
A não ser que seja um grande amante da equipa/desporto.
Se não querem perder dinheiro, porque iriam investir num clube que está a dar prejuizo constantemente? Sim, o BdC inverteu isso, mas o passivo vem de trás e tem de ser pago na mesma. Juntando as VMOCs e o passivo, o clube é um poco sem fundo….. seria um mau investimento.
Mas… para fazerem negociatas é o ideal.
Lavagem de dinheiro é um negócio em franco crescimento.
12 Setembro, 2019 at 17:56
Não viram agora o anterior dono do histórico bury,que diz que nunca pôs os pés no estádio do clube e que olhou só como investimento e agora vai embora e o clube está na merda basicamente.
12 Setembro, 2019 at 15:36
Mais cedo do que tarde ainda vou ver BdC como Presidente do Sporting Clube de Portugal e RA presidente da sporting SAD…
Já esteve mais longe.
12 Setembro, 2019 at 16:04
A brincar, a brincar…..
12 Setembro, 2019 at 15:38
Este tipo de noticia é uma forma de fazer sondagem…perceber o que o universo Sporting pensa sobre o assunto, numa altura crucial…
12 Setembro, 2019 at 15:46
Mas que grande filho da puta!
Onde há fumo, há fogo.
O Ministro da Propaganda do Iraque ja vira seguramente dizer que são teorias da conspiração.
Se os socios validarem esta merda, deixo definitivamente de perder tempo com o futebol profissional.
12 Setembro, 2019 at 15:51
Estou a cagar para o que este anormal diz… Não manda nada. Só diz disparates…
A Direcção já disse que quer comprar as VMOCs e que tudo vai fazer para isso ser possível. E que a venda da SAD, perdendo a maioria, está fora de questão…
Portanto, preocupem-se é com o prémio que o Sporting vai pagar ao Dost pelo seu desempenho no Eintracht!
12 Setembro, 2019 at 16:00
Não estás preocupado, então, tal como o outro também não estava depois do 5-0!
Como se tudo o que estes “cromos” tivessem dito dito e prometido, tivessem cumprido…
Eles falam sempre a verdade, o problema é que ninguém ainda os compreendeu. Coitados, deles e de ti e, principalmente, do Sporting Clube de Portugal que está entregue a vocês!
SL
12 Setembro, 2019 at 16:59
Hades ir longe…
Não falei se estava preocupado ou não.
Falei que cago no que este anormal diz… Já vi que tu dás importância mas só liga a anormais quem quer!
12 Setembro, 2019 at 21:07
Então e sabes alguma coisa da restruturação financeira?
É que de repente, dissecando um bocadinho o R&C a coisa dia mais a quase 100 milhões de prejuízo que a 8…
Assim por alto:
42 de aumento de passivo.
80 de aumento de dívida bancária de curto prazo
Menos 10 em capitais próprios…
Bem, vou por a leitura em dia..
12 Setembro, 2019 at 18:03
Esse prémio ao Dost já foi desmentido. Estava em vigor até Junho e era um valor a pagar ao Wolfsburg, como o Dost saiu depois de 30/06/2019, essa nota ainda tem que lá estar, mas nós já não devemos nada, nem vamos ter que pagar nada.
12 Setembro, 2019 at 18:33
O problema é que ao contrário da malta aqui este sr e outros tantos que só desajudam o clube têm todos plataformas onde são lidos/ouvidos por milhares de pessoas, por isso deviam de pensar sempre 10 vezes antes de debitar merda principalmente quando o Vice põe de lado a hipótese no dia anterior
12 Setembro, 2019 at 19:06
A direção disse? Ahahahahahahah Ahahahahahahah Ahahahahahahah Ahahahahahahah Ahahahahahahah Ahahahahahahah Ahahahahahahah Ahahahahahahah Ahahahahahahah Ahahahahahahah
Depois da enciclopédia de mentiras do imbecil do Varandas se ainda acreditas em alguma coisa que sai dali ou és burro ou asno.
12 Setembro, 2019 at 15:51
Para deixar claro que tenhos votos contra e favor nesta questão e ainda uma abstenção…
– Voto contra a venda da maioria da SAD
– Voto a favor duma enrabadela no henrique
– Abstenção de participação na montaria do henrique
12 Setembro, 2019 at 16:04
ehehe
12 Setembro, 2019 at 16:09
🙂
12 Setembro, 2019 at 16:24
Muito bom!
12 Setembro, 2019 at 16:01
Sanatório Leonino
Carlos Barbosa da Cruz: “Os sócios do Sporting têm defendido e bem, que o Clube deve manter a maioria do capital da SAD. Só que este legítimo desiderato, comporta uma obrigação: se se veda a outrem o apport de capital à SAD, terão de ser os seus accionistas e, em última análise, os sócios e adeptos do Sporting, quem tem de providenciar pela sua sustentabilidade financeira. Já disse e repito, acabaram os bancos, as entidades públicas e os salvadores da pátria”
12 Setembro, 2019 at 16:11
A questão das VMOC, como acima já foi amplamente explicado, pode determinar a perda automática da maioria do Clube na SAD. Por isso, sempre senti preocupação dos Sportinguistas em ver assegurada a recompra das VMOC para evitar essa situação. Actualmente, parece que alguns, certamente influenciados por nojáveis ilustres croquetes, já parecem aceitar essa perda, como um ganho. “Até pode ser bom!”, dizem alguns…
Contudo, há outra salvaguarda (penso eu) que o Clube tem na condução dos destinos da SAD. A certa altura, durante os mandatos de Soares Franco e Bettencourt, muito se falou de maiorias do capital e da existência de acções Tipo A e Tipo B. Segundo me recordo e se a memória não me atraiçoa, só o Sporting Clube de Portugal, pode ter acções Tipo A, que dão controlo da SAD, mesmo sem maioria.
Refiro isto, para alguém mais informado esclarecer esta situação e, caso se confirme, para se prepararem para estas acções Tipo A poderem ser detidas por outra entidade que não o Sporting Clube de Portugal. O Rogério Alves e os restantes donos do Clube tratarão de enganar tudo e todos e tirar de vez os sócios da SAD.
Desejo que haja revolta Sportinguista, tanto de sócios como de adeptos, pois o Clube é de todos. Eu como sócio há 35 anos não me sinto mais nem menos Sportinguista que nenhum outro adepto (o adepto está dentro do sócio e não o inverso).
Esperemos que a tão propalada diferença de que tanto nos orgulhamos, se revele e corra com esta escumalha para fora do Clube! Como não sou ingénuo, acredito que quando se der o “grito de ipiranga” será tarde demais. Espero estar errado…
SL
12 Setembro, 2019 at 16:38
Estarei cá para essa batalha. Basta ver o que está a acontecer no Valência com a saída do treinador.
A compra de clubes pode funcionar noutras ligas, como a inglesa, porque quem investe tem muito a ganhar, mas Portugal, o investidor não procura o sucesso do clube, mas o retorno financeiro. Aliás, futebol com investidor VS. futebol associação de sócios, para mim, são ideiais opostas.
A título de exemplo podem ver o caso do Beira-Mar.
Quem pensa que com a venda da SAD as coisas se resolvem, tem perguiça mental.
Em primeiro lugar, devíamos ter uma centralização de direitos desportivos, com critérios de atribuição de receita, como a pontuação, troféus, número de assistências e outros – isto tudo para evitar que certos presidentes, como já aconceceu – atuem como mediadores nas negociações de direitos de outros clubes.
E em segundo lugar -dá trabalho, mas tem de ser assim -é preciso saber gerir o clube, ou seja, e muito sucintamente: saber vender, saber posicionar o clube nas instituições; saber comprar; potenciar o clube e os seus associados, investir – a sério – na formação, no património do clube, entre outros.
Se muitos iluminados dizem que $orto e Benfic@ ganham porque jogam melhor então, os mesmos iluminados podiam agora defender a gestão dessas duas agremiações, ou seja, a SAD é dos sócios.
SL
12 Setembro, 2019 at 16:59
Bucefalus,
Estamos na mesma luta! A meu ver tocas em pontos fulcrais, descurados por tantos nojáveis como Henrique Monteiro e outros da mesma estirpe.
Portugal é corrupção e compadrio. Se os Roquettes desta vida dão como exemplo de Inglaterra, onde sempre existiu a cultura do owner e não do associativismo, então fazem-no por interesse, pois burros é que não são. Acreditar que um potencial comprador da maioria do capital da SAD, com controlo das acções Tipo A, não teria por desiderato lavar dinheiro é ser ingénuo.
Nunca abdicarei da vertente associativa do Sporting.
Nunca votarei em perda de capital social, de acções que concedam controlo, de património, etc.
Lamentavelmente, penso que lutaremos do lado perdedor, mas pelo menos ficaremos de consciência tranquila de tudo ter feito pelo Sporting Clube de Portugal.
SL e obrigado!
PS: ainda gostaria que alguém mais informado falasse sobre a questão dos dois tipos de acções que existem na SAD…
12 Setembro, 2019 at 19:47
“…. dois tipos de acções que existem na SAD… ”
Há dois tipos de categoria, A que são propriedade do clube e que representam 26% do capital da SAD e que garantem em determinas situações direito de veto e a nomeação seja qual for a percentagem detida a nomeação de um administrador.
Os direitos especiais que conferem não considero muito relevante, em termos gerais, podem vetar fusões dissoluções, mudança de sede, mudança simbolo e muito pouco mais.
Depois existem acções de categoria B que estão distruibuídas por diversos accionistas incuido a Sporting SGPS que detém 37%. São estes 37% mais os 26% que garantem a actual maioria na SAD.
A SGPS é detida a 100% pelo clube, mas é uma sociedade independente, como é detentora dos tais 37% pode decidir vender sem que obrigatoriamente passe a decisão pelo AG do clube.
Ou seja, já nesta altura se a Sporting SGPS decidir vender os 37% de acções que possui, o clube perde a maioria sem que a decisão passe pelos sócios, basta quererem.
Os sócios apenas tem uma palavra a dizer sobre as acções de categoria A, que sozinhas não representam a maioria do capital.
12 Setembro, 2019 at 19:48
Há dois tipos de acções, de categoria A ……
12 Setembro, 2019 at 20:34
Malcolm,
Obrigado pelo esclarecimento. Confesso que tanta manobra societária me deixa confuso.
Sempre pense, pelos vistos erradamente, que as de tipo A conferiam poderes se veto ao Sporting em jeito golden share. Com isso, sempre pensei que nenhum investidor (ou ladrão) quisesse adquirir a maioria do capital, pois correria o risco de ver vetadas decisões e teria de comer com administradores nomeados, etc.
Valeu a pena levantar a questão pois fiquei a saber mais sobre p tema. Obrigado.
SL e continua com a defesa intransigente do Sporting Clube de Portugal.
12 Setembro, 2019 at 21:28
Como disse o Malcom, são golden share so em alguns pontos…. :/
Ou seja, a SGPS vendendo as ações que possui, o clube no q diz respeito ao futebol fica a mandar tanto como a antiga PT SGPS manda na Altice e na Oi actualmente (que é nada…).
12 Setembro, 2019 at 23:27
Mas o estado cedeu as golden sagres com as privatizações e só aí é que estás ocorreram. Portanto, a serem tipo golden shares, sempre servem para dissuadir aquisições.
Mas obrigado tb por participares neste debate que penso ter importância. O esclarecimento é sempre bem-vindo!
SL
12 Setembro, 2019 at 16:15
Que surpresa do caralh.
Desmantelamento total do clube.
O grande erro de BdC foi dar de bandeja o plano que tinha para o clube com aquela entrevista que deu.
A partir daí foi delineado o plano para correr com ele e fechar as portas a qualquer 3a via.
Já está, já está.
O sobrinho e o advogado dos diabos juntamente com o mendes e toda a canalha dos aventais estão como querem.
13 Setembro, 2019 at 0:39
De acordo.
13 Setembro, 2019 at 7:53
Certo, hoje parece um erro.
Mas… na altura o clube estava a ser acusado de receber condicões preferenciais dos bancos. Algo que tinha de ser esclarecido até porque o clube está cotado em Bolsa e não podem existir certas suspeitas, até para os próprios bancos.
Ele anunciou apenas porque foi preciso esclarecer o que se passava.
O erro não foi ele anunciar o plano. O erro foi o pessoal ser burro e acreditar na CS e nos ataques do carnide, ao invés de apoiar o clube e o seu Presidente.
12 Setembro, 2019 at 16:25
Sanatório Leonino
José Roquette: “Pode acontecer que o Sporting não tenha por si capacidade para se manter como acionista maioritário. (…) Não aconteceu nenhuma desgraça ao Manchester United nem ao Paris Saint-Germain, nem ao Chelsea. O que se deve saber é que o tipo de vínculo se mantém e que é o fundamental da marca Sporting. Se fizermos umas contas simples a traço de lápis, acredito que a marca Sporting pode valer entre 300 e 500 milhões de euros. Ora, imagine o grupo acionista que controla o Manchester United ter em Portugal um clube que tem uma academia que produz talento como o Cristiano Ronaldo. Pode ser uma coisa atraente”
12 Setembro, 2019 at 16:37
Psicopatas do dinheiro.
Quanto mais têm, maior a vontade de roubar.
12 Setembro, 2019 at 16:47
E por falar em roubar…
https://www.forumscp.com/index.php?topic=23660.0
14 Setembro, 2019 at 4:00
Para EMOLDURAR …
12 Setembro, 2019 at 22:56
Foda-se! É isto… (deprime-me)
12 Setembro, 2019 at 16:48
Uma sucursal, então, para os iluminados pelo deus-ouro poderem esmifrar à vontade!
Desde que o Sporting CLUBE de Portugal se mantenha nas distritais ou no CNS, tudo “bem”. Continuarei a apoiar o clube e acrescento a Sporting SAD ao meu rol de equipas para se foderem…
SL
13 Setembro, 2019 at 0:11
Tornar o Sporting um clube satélite.
Estes tipos gostam mesmo do clube não é?
12 Setembro, 2019 at 16:34
Andam a vender a ideia da pesada herança deixada pela anterior direção para legitimar o que sempre quiseram fazer, vender a sad.
Vai ser nas próximas semanas, meses a saída em catadupa de opiniões a favor disso como única solução para a suposta crise financeira.
12 Setembro, 2019 at 16:49
Sanatório Leonino
Carlos Barbosa da Cruz: “A alienação [de uma SAD] não é um caminho necessariamente mau, tem é de ser regulamentado.
Por duas razões: em primeiro lugar, porque o fenómeno desportivo, atrai capital ligado a actividades ilícitas, desde o branqueamento de capital ao match fixing, e faz-me impressão que, em Portugal, qualquer pessoa possa ser dona de uma SAD.
Em segundo lugar, porque já houve clubes que foram no canto da sereia e se entregaram a vendedores de ilusões, com desfechos catastróficos, como foram os casos do Olhanense, do Beira-Mar e do Atlético”
12 Setembro, 2019 at 17:10
https://observador.pt/especiais/jose-roquette-danos-da-direcao-anterior-foram-de-dimensao-como-nunca-aconteceu-e-varandas-nao-vai-fazer-milagres/
sairam todos da toca ….
12 Setembro, 2019 at 17:28
Os filhos da puta dos croquettes a reescrever a história. Cambada de chulos que delapidaram o SCP vão conseguir convencer 70% dos bananas que a melhor direção, de longe, das últimas décadas, afinal é a culpada pela alienação da SAD. Fácil, fácil.
12 Setembro, 2019 at 17:18
Sanatório Leonino
João P. Paiva Santos: “No plano financeiro, iremos apresentar medidas que assentam única e exclusivamente na alienação de capital social da SAD, com a eventual, quase certa, perda de maioria do clube (…) Isso [alienação e perda de maioria] pode e deve ser feito, mas tem de garantir que o Sporting mantém os valores, a identidade e a cultura”
12 Setembro, 2019 at 17:22
“Sempre fui contra o Projecto Roquette”, mas depois apoiou o Roquettismo, quem é este, ó Cherba, sabes-me me dizer ?
12 Setembro, 2019 at 17:23
Sou contra a perda Maioritária do Clube na SAD, mas isso sou eu, ó Cherba.
12 Setembro, 2019 at 17:25
Impressionante como uma crónica consegue provocar uma discussão que já deveria estar na ordem do dia desde que terminou o waiver à 30 de Junho!
Apenas algumas notas tentando sintetizar tudo o que já li por aqui:
– Para a recompra das VMOC que nos garantam 51% da SAD necessitamos de 17,5 milhões de euros, segundo o acordo estabelecido pela anterior direcção de 0,30 euros/VMOC. Essa é a promessa da actual direcção, a maioria da SAD.
– Para adquirirmos quase 90% da SAD serão necessários aproximadamente 44 milhões de euros. Esse cenário permitiria uma margem negocial brutal, e poderíamos futuramente negociar percentagens da participação na SAD em troca de financiamento, se necessário.
– Termos 51% ou 60% ou 90% da SAD não é garantia de nada, visto que se os sócios assim o decidirem (caso compremos as VMOC) poderemos perder a maioria do capital da SAD. Basta convencerem-nos de que é a única solução para evitar a falência…
– Neste momento os bancos têm a faca e o queijo na mão. Se estabelecerem um prazo de pagamento e não cumprirmos estão livres para vender as VMOC a quem estiver interessado.
– A narrativa de que terão de ser os accionistas, sócios e adeptos do Sporting, a terem de garantir a sustentabilidade financeira da SAD em caso de dificuldades só passa a ser verdade se quem gere o Clube não tiver competência para o fazer (o que é o caso actual e por isso o aviso, penso eu…). E isto tanto pode acontecer agora como daqui a dois anos. Para já há Bruno Fernandes e contrato NOS…
– Na minha opinião a actual direcção vai salvar o dia (e o Sporting) ao anunciar a Reestruturação Financeira dentro de pouco tempo. Uma jogada de mestre para ficarem bem na fotografia!
Bem pensado Henrique! Zenha, és o maior! Boa Varandas, és um génio! Os outros têm o gabinete de crise, nós temos a casa das máquinas!
Propaganda, propaganda, propaganda, propaganda, propaganda, propaganda…
12 Setembro, 2019 at 17:33
Continuo a bater no ceguinho, para quem ninguém se diga enganado, tão importante como as vmocs é a divida bancaria do clube e da SAD que estava incluída na reestruturação que estes cérebros rasgaram.
12 Setembro, 2019 at 18:04
Tens sido a voz mais activa nesse sentido, Malcolm.
Não consigo imaginar que tenham algum trunfo escondido na manga para tapar o buraco que não pára de aumentar.
Uma má prestação europeia e o distanciamento dos lugares da frente no campeonato e a estrutura se desfaz como um castelo de cartas. Não me recordo de ver o Clube tão fragilizado e depende da sorte como agora!
12 Setembro, 2019 at 17:34
Off:
«Porque é que o Ministério Público não inquiriu presidente e outros membros da administração da SAD Benfica sobre o conhecimento que tinham, ou não, da atuação do assessor Paulo Gonçalves, no caso E-toupeira? Ou é cuidado e carinho, para não incomodar ‘troppo’ os chefes?», escreveu Ana Gomes na rede social Twitter.
Será que PdC tinha razão e os inspetores e MP fizeram o jeito, quer aos donos, quer aos juízes?!
SL
12 Setembro, 2019 at 17:45
Concordo com a opinião do jornalista!
Agora resta saber onde estão os investidores?
Há que trabalhar nessa matéria,em encontrar alguém que meta lá uns milhões!
O Sporting neste momento ,não tem capacidade de lutar com os outros dois grandes!
Nós ganhamos tostões(vendas,liga europa etc) os outros dois ganham milhões,principalmente os vermelhos,têm uma estrutura já mais profissional e competente.
Se apostarmos na formação,o clube vê-se na obrigação de os vender prematuramente.
Não temos dinheiro para mandar cantar um cego!
Oh Varandas,vai lá À procura de alguém que invista uns milhões !
Eu quero o SPORTING Campeão!|
12 Setembro, 2019 at 17:45
Aos poucos vai saindo o manifesto.
Estamos fodidos.
12 Setembro, 2019 at 17:46
A questao é sempre quem poderá ficar com a SAD e quais as intenções… é que nao ha muitas mais familias reais de Abu Dhabi (City), do Qatar (PSG), oligarcas russos (Chelsea), multinacionais italianas (Juve) ou multimilionários americanos (United).
Por princípio prefiro e quero que seja dos sócios mas governado pela razão.
SL
12 Setembro, 2019 at 17:48
Quero lá saber da perda da maioria da SAD!
Desde que o clube não perca a sua identidade(vejam o exemplo inglês)…e isso cabe-nos a nós todos Sportinguistas, estarmos unidos num projecto único e sólido!
SPOOOOOOOOOORTING!
12 Setembro, 2019 at 18:31
EXIGÊNCIA ÚLTIMA HORA
união a todos os paneleiros mansos e introdução na oferta de bananas amarelas a quem for acompanhar jogos ao estádio, de preferência que o miguelito aqui do tasco já as tenha indeireitado com a peida em prol de endireitar a espinha
Deveria ser criado um
GABINETE CONVERGIR ALIADOS
12 Setembro, 2019 at 18:19
Sanatório Leonino
Pedro Madeira Rodrigues: “BDC acabou com possibilidade de paz: só volta com a venda da SAD e vitórias. Não só tacinhas”
12 Setembro, 2019 at 18:21
Esta merda de club bateu no fundo tal como o país corrupto, o nível dos mansos paneleiros sportiguistas tem um padrão que enquadra no comum cidadão sempre predisposto a dar uma mãozinha quando cheira a comodismo
Morte lenta e degradante que terão como conclusão a venda da SAD, terrenos Alcochete, pavilhão JR (construído pelo satanas) e o embolsar do restante contrato NOS (outra avareza do diabo em pessoa)
Fodasse aumentem esses trapaceiros com celeridade a ver se acabam com o Campo Grande Club de vez, dá-lhe talento
12 Setembro, 2019 at 18:35
Sanatório Leonino
José Maria Ricciardi: “O Sporting tem de se preparar para que um investidor um dia tenha a maioria da SAD do Sporting, salvaguardando através de algum acordo os interesses e os direitos do clube. Não me parece aliás que os sócios do Chelsea ou do Man. United estejam preocupados com a presença de investidores”
12 Setembro, 2019 at 18:51
Só o nome enjoa
13 Setembro, 2019 at 0:13
E por isso os adeptos do Manchester criaram outro clube…
12 Setembro, 2019 at 18:43
Um grande filho da puta.
12 Setembro, 2019 at 19:36
Isto é o princípio do cheque-mate ao SCP ( entretanto o visconde roquete diz o mesmo no observador)
Se venderem a SAD, o Sporting acaba, não pelo acto em si, mas por aquilo que a SAD detém (estádio, academia, jogadores…) se pensam que o Belém está mal, pensem 2 vezes, o Belém clube é dono dos equipamentos desportivos (estádio, pavilhao, piscinas) o Sporting clube não é dono de nada a não ser do pav. João Rocha, por enquanto, portanto se perdermos a maioria da SAD, perdemos muito, mas muito mais que o Belém
Mas por outro lado se isto for um spin e de repente os actuais directores fizerem a renegociação com os bancos e recomprarem as VMOC’s ninguém mais os tira de lá e seguimos felizes e contentes neste caminho actual o da “morte lenta”
Seja de uma forma ou de outra, tenho de tirar o meu chapéu, o planeamento e a estratégia de “assalto ao poder (ler, ao cofre)” está a decorrer sem falhas e com jogadas de mestre….
É pena é tanto talento usado contra o SCP e não em prol dele….
É de uma forma ou de outra, ou paramos isto agora ou estamos fu…….
Just saying….
SL
13 Setembro, 2019 at 7:55
Exacto, o belenenses tem ainda muitos activos. Isso faz toda a diferenca.
12 Setembro, 2019 at 19:40
Na boa.
Desde que haja uma separação.
Fica o Sporting SAD novo clube, tenho um nome catchy, que tal campo grande foot ball clube
Ou big Field football clube, é giro BFF club, funcionará bem em termos de internacionalização da marca, boa hashtag #bffclub
Continua o grande Sporting clube de Portugal.
Em termos de futebol, ficamos com a academia.
Fiquem com o estádio.
Começamos nos regionais ano a ano, haveremos de ser grandes no futebol novamente.
Ficamos com os sócios, muitos desistirao, vão atrás do futebol sad
12 Setembro, 2019 at 19:40
Quem é mesmo este Filho da Puta?
12 Setembro, 2019 at 21:03
Este filho da puta é um dos do conselho de disciplina da comissão de gestão que correu com BdC e ainda conseguiu ser nojento a ponto de lhe acenar com um sorriso alarve do estúdio da cmerdatv para a cela da prisão em que o belzebu estava detido. É este, o filho da puta. Perdoa o francês, mas isto hoje não está para falinhas mansas.
12 Setembro, 2019 at 23:15
Grato pelo esclarecimento.
SL
12 Setembro, 2019 at 20:00
Tempo de agora de manif e lenços brancos em Alvalade.
Ou todos tiveram prontos para correr com o gordo maluco drogado e agora não aparece ninguém para salvar o Sporting caralho.
Se fizeram o golpe porque não agora o contragolpe e colocar o clube nos seus donos os sócios e adeptos.
Unam-se Caralho em nome do Sporting e da sua salvação.
Vamos buscar esqueletos e outros ora de não dar tréguas em nome do SCP.
Viva o Sporting.
Mas tenho de tar calado se não ainda un Croquete me chama de terrorista ou de incitar ao ódio e a violência.
12 Setembro, 2019 at 20:03
Lenços brancos? Mas então quem é que vai meter agora os Henriques Monteiros da vida a distribuir os lenços? JK
12 Setembro, 2019 at 20:42
Esses não esses são os que tem de desamparar o clube.
12 Setembro, 2019 at 20:02
O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL é dos sócios, dass.
12 Setembro, 2019 at 20:02
Sanatório Leonino
Daniel Oliveira: “Com o aproximar das eleições no Sporting [2013] é mais que provável que surjam as promessas mais mirabolantes, os trunfos, as jogadas. O Sporting está à beira do precipício. É mesmo assim; pode falir a qualquer momento.O Clube pode perder o controlo da SAD, pode vir a ficar em tal situação financeira que os resultados desportivos poderiam ditar a sua inexorável queda para lugares nunca antes imaginados. É tempo para ter os pés bem assentes no chão. O Sporting precisa de uma direcção firme, capaz de salvar o clube e de envolver os sócios e os adeptos nessa difícil tarefa”