Isso é que me faz mais confusão, o pessoal discutir tácticas, o plantel, o treinador, mas ignorar completamente que estamos a jogar num plano inclinado.
Interessante constatar que o porco precisa 50% mais faltas para ver um cartão, e o carnide precisa o dobro das faltas (100%) que o porco.
Se compararmos com o porco os numeros podem ser aceites, estão ela por ela porque estamos no incio, mas o que não pode ser aceite é o que se vê ao olhar para o carnide.
E depois vão à Europa e até vermelhos vêem….
Sim exacto, seria igualmente interessante comparar as equipas adversárias, pois em certos jogos parece que perdem a “garra”, e noutros ficam com “fogo no rabo”.
Uma curiosidade que adoro referir sobre o boifiquistao é o facto de na altura o maxi Pereira não ter sido expulso uma única vez durante uma época mas quando chega ao mundial é expulso no primeiro jogo. Coincidências do diabo
É isto.
Enquanto os relvados portugueses não forem horizontais e houver sempre planos inclinados, nada feito.
Podemos rosnar alto, podemos apoiar, podemos criticar a equipa, dá no mesmo.
Podemos ter o Figo, o Balakov, o Duscher, o Sá Pinto, o João Mário, o Patrício, o Slimani, o Montero ou o Liedson, dá exactamente no mesmo.
Podemos ter o melhor treinador ou o pior.
Enquanto os relvados portugueses não forem horizontais e houver sempre planos inclinados, nada feito.
Como mudar isso? Não sei. Se não, gritava-o a bons pulmões. Sei que já fomos da passividade total à berraria com tudo o que me mexe e nada mudou. Deu no mesmo. Como mudar isso? Não sei, mesmo. Resumo-me ao meu papel de sócio anónimo e apoiante da equipa, porque é o melhor que posso fazer.
O que é realmente grave é que se nota que os próprios jogadores interiorizam isto mesmo. Eles vivem-nos todos os 90 minutos de todos os jogos. Têm olhos para ver o que se passa nos vizinhos. Interiorizam-no e convencem-se que só quando forem embora poderão ganhar títulos. Daí o alívio de tantos da casa a sair….
Podia-se começar pela Liga, que controla algumas coisas.
Quando há votações na Liga, o G15 tem muito peso. O problema é que o G15 é controlado pelo slb. Se fosse dirigente do SCP começava por uma aproximação ao G15 e por perceber como conseguir mudar-lhes as preferências.
O problema é que não consegues. Porque é que achas que o Carnide todos os anos compra mancos a meia dúzia de clubes, para os dispensar logo de seguida? Porque é que para eles até é mais barato (caso Schetinne)? São as ajudinhas, os amigalhaços…
Mas precisamente o caso Schetinne pode fazer mossa, deveria ser explorado por SCP e FCP.
Mas para além dos baldes de jogadores há outras cenouras que podiam ser consideradas. A principal acção para mudar este paradigma seria a centralização dos direitos televisivos. FCP e SCP deveriam aproximar-se do G15 neste tema e desta forma isolar o slb.
Mas a quem é que vamos expor esses casos que todos sabemos que existem? Se os chulos que os deviam investigar e julgar são clientes assíduos da tribuna do carnide.
Para mudar isto acho que passa muito pelos jogadores. Eles tem que tomar iniciativas, a primeira era deixar de cumprimentar os árbitros! Num jogo que o roubo fosse mesmo à descarada abandonavam o terreno de jogo! Mas atenção tem de ser por iniciativa dos jogadores, não pode ser direcção a mandar fazer estas coisas! O dia que isto acontecer vai ser notícia mundial e aí talvez ajude a mudar isto! Os adeptos e a direção tinham que apoiar os jogadores mas ficar claro que era por iniciativa deles. Se for direção o impacto iria ser negativo
Já foram feitas exposições reclamações para a liga, federação, governo, já foi decretado luto nacional e mais não sei quantas iniciativas o que deu? Zero apenas chacota que somos uns chorões temos a casa desorganizada e o mal é dos outros, boicotes dos árbitros! Tem que ser os jogadores obviamente com apoio da direção e adeptos! Mas tem que passar a ideia que não foi imposição da direção mas sim por vontade dos jogadores!
O “luto” (era Roquette, se bem me lembro) ainda resultou num campeonato.
Outros tempos! Hoje, a CI daria cabo da iniciativa, as toupeiras nem precisariam de saír da toca.
Jogo do slb o adversário raramente consegue fazer um contra ataque é parado logo por uma falta no início da jogada, nunca levam cartão. O avançado se receber bola de costas para distribuir a seguir para a direita ou esquerda cai logo um do slb e normalmente nem faltam marcam, então cartão é impossível! Jogo do SCP é logo condicionado se param um possível contra ataque cartão amarelo nem que seja a 90 metros da baliza, encostar no ponta de lança é logo falta e cartão não demora muito porque é por trás
Sim, exacto. Também por isso o Sporting de JJ foi-se aninhando e jogando cada vez mais na retranca até se tornar uma equipa irreconhecível. De homem que atacava com quase todos e fechava a equipa com poucos — com esse conforto de poder parar contra-ataques a custo zero (o que custa uma falta longe da área em que não se vê cartão? nicles picles), que tinha no SLB, foi passando para uma equipa “italiana” com praticamente toda a gente na retranca.
O que mudou? simples, o grau de inclinação dos relvados.
Estamos no mesmo, já todos os sabemos, só falta conseguir mudar.
Se está a haver trabalho “invisível” no assunto? Pfff, não sei; sei que enquanto a escolha dos padres não for reestruturada temos para muitos anos.
No Domingo foi por demais evidente que o padre estava lá para dar a missa.
O Super Dragão do Sousa foi dar a missa do Papa para ver a contestação ao Varandas aumentar e tentar tirar do comando do Sporting os amigos do orelhas.
Foi um escândalo. E irrita-me a inacção do Sporting. Não é um post nas redes sociais (ironia das ironias…e lembrar quem dizia que as redes do Sporting não eram para isto…há uns tempos…). Continua a não ser. É falar. É reclamar. É alguém dar a cara e a voz. Assim…se a maioria já não está com eles e se eles mostram total indiferença…porque é que os adeptos haviam de andar a apontar à arbitragem?
Isto não invalida os milhares de erros próprios que nos trazem até aqui e não desculpa nada da merda toda que andam a fazer…anos houve em que os roubos nos tiraram tudo apesar do óptimo trabalho feito (e mesmo assim gostam de atirar a culpas próprias por uma ou outra declaração mais infeliz). Este não é o ano…
É por estas e por outras que cada vez me afasto mais desta merda toda que é o futebol. Obrigado a todos os filhos da puta por conseguirem quase matar a paixão que já tive um dia por isto. Não mata, mas corroi. Estou cansado de tanta filha da putice. Cada vez vejo menos jogos e já nem os resumos e os golos me apetece ver.
PS: O que se tem visto neste inicio de época nos porcos é uma autêntica vergonha! Porcalhões corruptos.
Um protesto lindo seria com apitos…. tipo de cada vez que o arbitro roubava apitavam durante 1 minuto…. queria ver se seguiam com os roubos muito tempo.
Estou a falar de apitos profissionais, não daqueles que saem no kinder surpresa.
Ou bastaria apitar durante o jogo para confundir os adversários, aqui e ali.
Ao fim de algum tempo ninguem se entendia.
E em menos de nada de levavas com jogos à porta fechada além da maioria dos apitos não entrarem. Enquanto não for quem anda lá dentro a tomar iniciativas isto não passa da cepa torta
Há quem não goste dele mas Rodrigo Roquete ontem, na SIC, fez aquilo que TODOS os sportinguistas deveriam fazer, sobretudo os que têm direito a prime time, defender o Sporting!
Isto não se resolve com conversa… já vou na segunda seca de 18 anos, é inadmissível!!
Actualmente a lampionagem controla o sistema…. e está muito à frente….. pois já passou a fase do “roubo descarado”. Agora é pela via do critério disciplinar e pelas “facilidades” das equipas adversárias….
É auto-golos…..
É perdas de bola estúpidas…. tais como a que está na origem do penalti contra o gil vicente….
O porto ainda é favorecido…. não por controlar o sistema…. mas pelo facto dos super-dragões terem feito umas “visitas”….
É que os arbitros podem gostar muito de dinheiro….. mas gostam mais de “respirar”….
E Nós… não é desta época (na época passada fomos a equipa com mais cartões!!)….. é amarelo por tudo e por nada…. falta contra por tudo e por nada…enquanto que os adversários têm carta branca para bater…
E claro….penaltis….é “engraçado”….
Com o Rio Ave levamos 3 penaltis em casa….. sendo que alguns são para o duvidoso. No mesmo jogo na 1ª parte…. pelos mesmos critérios…pelanti sobre o raphinha.
No bessa…na 1ª parte penalti do ricardo costa ao Bruno Fernandes…..
Em Portimão….penalti a favor do porto por um jogador cortar a bola com o peito!
Podemos não jogar um caralho…. e não jogamos de facto!
Podemos ter um plantel desequilibrado…. e de facto temos…. mas porra!!!
Alguem honesto acredita que com um critério HONESTO não ganhavamos no bessa??
O boavista rapidamente ficava com uma série de jogadores amarelados e os vermelhos teriam que sair! Por exemplo a entrada sobre o Rosier aos 11 minutos é lance para vermelho directo, tal como é para vermelho directo pisão ao Wendell ao minuto 54….
Em vez de fazerem invasões à Academia e baterem nos jogadores…. podiam ver o que fizeram os gajos do norte…. e as mudanças que aconteceram em termos de arbitragem desde essas visitas…
Só que se fosse com os nossos, o mais certo era termos os gajos presos por terrorismo, depois de “suas excelências” PR, PAR, PM e SE terem vindo “botar faladura” a expressar a sua indignação e vergonha para o país!!
Não houve vídeos, mas diz quem lá esteve que alguns jogadores e o treinador levaram “muita historia” para contar aos netos.
“O treino do F. C. Porto foi, esta terça-feira, perturbado por cerca de 100 adeptos, que cortaram a estrada junto ao centro de estágios e impediram os jogadores de chegar ao Olival. Munidos de pás e picaretas, deixaram mensagem à equipa portista.
O protesto ocorreu cerca das 9 horas da manhã, a hora a que os jogadores portistas costumam apresentar-se no Olival para o treino.
Perto de 100 adeptos ocuparam a estrada no cruzamento junto ao centro de estágios e não deixaram os jogadores seguirem para o treino. Perante a falta de forças policiais, os futebolistas decidiram voltar para trás.
Teve de ser pedido um reforço policial e, largos minutos depois, vários agentes policiais deslocaram-se ao local para serenar os ânimos.”
* a expressão não é minha, vi aqui utilizada ontem por um tasqueiro e acho que concorre para a palavra do ano aqui na Tasca – uma ideia de borla Cherba 🙂 fazeres um post, do final da época, para a palavra do ano ou TOP 5 das palavras do ano!
Isto só terá tendência a manter ou a piorar. Sabemos que o Sporting joga pouco mas os sportinguistas já se calavam com isso e colocavam o foco nesta pouca vergonha sistemática que é tão ou mais responsável pelos empates e derrotas. Mas o que há é uma mole de adeptos “isentos” e correctíssimos, com o dedo apontador sempre virado para dentro que estrangulam a voz de indignação que o clube quer fazer ouvir lá fora. Quando esses dedos se virarem para fora, as apafs, os CA, as federações e as ligas deixarão de se sentir na paz que sentem agora. O Sporting é um pato com um punho humano enfiado no cu e com o bico amarrado com fita cola. Para mudar alguma coisa é mais fácil começar pela fita cola.
Lembro e relembro as palavras de Rui Jorge quando saiu do fcp e veio para o Sporting no que a atitude dos árbitros para com jogadores dizia respeito. Continua tudo na mesma. E na mesma há de continuar, porque por cá não há coragem para punir os poderosos. Em todas as áreas. Não só no futebol. Somos um país de lambe-botas onde o compadrio impera.
Para mim só lá vai de uma forma: juntando o estado em que está o clube, à vontade dos filhos da puta nos deixarem levantar a cabeça, é por os pés à parede (mas precisaríamos de uma direção e presidente fortes…!) e fazer um interregno do futebol durante uns anos para ver a mossa que as consequências (nem que fossem as repercussões mediáticas no estrangeiro) de ter um clube como o Sporting abandonar a competição pelas razões que todos sabemos, que teriam que ser amplamente divulgadas, iriam provocar à federação e liga desta merda toda!!!
Concordo com o Hades mas defendo a ida para Espanha.
Nós – ou qualquer dos 3 grandes – sairmos daqui e irmos para Espanha faz a Liga perder muito valor que será transportado e adicionado à Liga Espanhola.
Vão perder competitividade e patrocínios e isso vai ser fatal para grande parte dos clubes. Não te esqueças que 1/3 dos grandes jogos, ou jogos relevantes, desapareciam. O Benfic@ e o Porto sobreviviam a isto inicialmente na boa mas clubes como Setúbal, Belenenses, Paços Ferreira, Moreirense e afins perderiam uma grande parte do dinheiro da TV e dos patrocínios e isso colocaria em risco a sua continuidade. E com isto a continuidade da Liga tal como a conhecemos – que já não é famosa.
Depois, indo competir para Espanha, ias competir num contexto que te obrigaria a melhorar, que te daria mais dinheiro e que te poderia colocar num patamar muito similar ao At. de Madrid. Além disso traria problemas quer à Liga, imediatamente, e à FPF, com o tempo.
A Liga vive de vender a falácia que há 3 candidatos e mais um quase lá… quando a realidade é que isto está feito para só 2 poderem ganhar e um deles ter uma vantagem enorme sobre o outro.
Desmontando isto, descem as receitas internas que já nem são famosas.
Abandonar a liga seria abandonar a fonte de receitas da liga, seria abandonar a europa, seria abandonar o contrato da NOS (sim, o clube tem mesmo de jogar para receber, não é dinheiro dado) e os restantes patrocinadores, seria abandonar os jogadores (ninguem iria ficar num clube que não joga) e finalmente quem abandona não volta ao mesmo posto, é uma desistência, logo para voltar seria pelas distritais.
Existem alguns casos onde equipas podem voltar a ser re-integradas, mas neste caso seria pouco provavel.
Eu defendo que se facam protestos, mas não se pode abandonar, porque quem está mal é o carnide, não somos nós.
Se fores competir para outro lado deixas de pertencer à FPF, o que só te dá vantagens.
Mas ninguém diz que é um processo simples e pacifico.
É óbvio que vão fazer tudo para dificultar a coisa e que vão tentar demover-nos disso. Devem saber bem a machadada que é se um clube como o Sporting – Benfica ou Porto – fizer uma cena destas.
Por outro lado terias de negociar com a RFEF os moldes como entrarias no campeonato. O que eu acho é que para a RFEF seria super vantajoso absorver um clube como o Sporting – Benfica ou Porto – porque isso aumentaria a visibilidade e tornaria o do campeonato mais falado – pelo facto de uma equipa de outro país ir para lá e não por ser o Sporting – arrastando alguns patrocínios e aumentando a projecção da La Liga em Portugal. Seria, potencialmente, 1/3 da população a virar-se para Espanha – e ao mesmo tempo a deixar de ligar ao desporto em Portugal porque levarias todas as equipas. Imagina o Sporting no campeonato de Hóquei em Espanha. Imagina o crescimento que teria o Andebol do Sporting a competir no campeonato espanhol. Imagina o Futsal do Sporting a competir no campeonato espanhol e a esvaziar o campeonato português. No Voleibol e no Basquetebol teríamos muitas dificuldades mas isso implicaria uma nova e diferente abordagem dessas modalidades para se poder crescer e conseguir chegar a um patamar competitivo. Até no Atletismo seria interessante.
E a verdade é que, tirando o campeonato de Hóquei, que ainda teria 3 equipas boas, em tudo o resto era afundar os campeonatos portugueses.
É este o poder que qualquer dos 3 grandes clubes têm. É natural que o Porto e o Benfic@ que dominam o sistema, não vejam vantagem ou necessidade disto. Mas o Sporting? Vamos estar sempre a ser gamados como temos sidos, pelo menos, estes 40 anos?
E já viram o impacto que isto teria no Mundo, mas especialmente na Europa? Uma equipa com o prestigio do Sporting, que queiram ou não, tem prestigio, apesar de pouco ganhar no campeonato de futebol, a deixar de competir no seu país de origem por causa da corrupção? Isto era uma machadada para a FPF, para Portugal como país, para o (des)Governo, para as modalidades todas. Isto teria um impacto enorme!
E, depois, acho que seria como eu disse, terias um período de adaptação difícil mas depois a grandeza do Clube, com a massa adepta que tem, possibilitava-te chegar ao patamar dum Atlético de Madrid. Passavas a competir com equipas bem mais interessantes – mais difíceis também – e a ter acesso a outros valores de receitas. E estando num contexto destes, tinhas obrigatoriamente de crescer em todos os sentidos.
Finalmente estao a abrir os olhos… o VAR veio “matar” muitas das velhas tacticas da arbitragem (honra a BdC) e obriga os arbitros a serem mais sofisticados na nobre arte do gamanco: vamos ver mais faltas marcadas do lado dos especialistas, vamos ver mais contra-ataques cortados sem se dar lei da vantage, vamos ver mais caroes com criterios desajustados. Existem muitas formas de ‘incliner os campos”…
Isso, isso! … Foi mesmo isso que se viu no Bessa e em Portimão! O VAR a repor a verdade nalguns erros e os árbitros a serem mais comedidos
na arte de tramar um clube.
Falando do Bessa: o CD fez o que lhe competia, expondo os erros e a vergonhosa dualidade de critérios do árbitro.
Mas… e os adeptos? Que se fez aqui na Tasca, por exemplo?
Alguns blogs, sim, comentaram o roubo e apresentaram as imagens dos 15 lances. Aqui… deixou-se morrer a questão, RIP, é mais importante continuar a vergastar o CD do que defender o Clube.
Feitios, como diria o saudoso R. Solnado.
“E normalmente quem não joga um caralho não chega às vitórias.”
Estás redondamente enganado.
O Porco não jogou nada contra o Guimarães, nem quando Guimarães tinha 10 jogadores e foi preciso reduzir o Guimarães para 9.
Não vi o jogo do Carnide com o Gil Vicente mas os próprios disseram que jogaram pouco mas ganharam o jogo.
No desporto nada é certo. O Futebol é um jogo de probabilidades. O que um arbitro manhoso faz é aumentar as probabilidades de uma equipa e reduzir a de outra joguem bem ou joguem mal.
Já pensaste que se o Wendell não tem levado amarelo no início do jogo poderia ter sido mais agressivo na recuperação e podíamos ter mais defesas do GR do Boavista? Já pensaste que se o marcador direto do B. Fernandes tivesse levado amarelo na primeira traulitada que deu, já não podia ser tão agressivo no resto do jogo e se calhar o Bruno tinha tido mais oportunidades de rematar para defesas do GR do Boavista.
Eu vejo a questão ao contrário: “Não jogar um caralho” não pode ser desculpa para a incompetência/falta de vergonha na cara do árbitro.
Nós gostamos é muito de bater em nós próprios e deixar “soltinhos” quem nos anda a foder e a rir-se.
Continuas a confundir a beira da estrada com a estrada da Beira.
Quando tens um Presidente que herda um clube de 7º lugar cheio de pseudo-vedetas e consegue na 3ª época atingir a melhor pontuação da história do clube e que como forma de agradecimento recebe ordem de expulsão de sócio, naturalmente que não podemos estar a fazer as coisas bem.
É também óbvio que desde a escolha do Treinador à preparação da época se tem feito muita asneira. Inúmeros atos de incompetência disfarçadas com duas taças ganhas nos penalties.
O problema é que os nossos erros internos não podem justificar Padres e Toupeiras.
Sabes qual é o problema? É que depois quando somos competentes não nos deixam ganhar na mesma como aconteceu em 2015.
Se só vamos lutar contra este polvo quando formos competentes, então já vamos tarde.
Se o Jorge Sousa teve uma atuação vergonhosa qual o problema de falar disso? Não posso criticar a contratação de Jese e criticar Jorge Sousa na mesma?
Porque é que uma vergonha tem que invalidar a outra?
Tu só podes ser cego… ou então deram-te essa cartilha do bota abaixo e não sabes mais nada!
Contra o Marítimo foste empurrado para trás. Claro, como jogas pouco, qualquer empurrão faz-te “cair” logo…
Contra o Rio Ave foram só 2 penaltis contra que nunca seriam marcados contra os rivais e um penalti gamado a ti que podia ter feito o marcador ter chagado ao 3-1 mais tarde.
No Bessa nem tem discussão. Só um desonesto não acha que foi um arbitragem encomendada. E se isso até se pode aceitar num adepto rival, essa conversa vinda de um sportinguista é mesmo só para meter nojo…
No dia em que te vir aqui a tentar fazer um comentário com uma proposta positiva, uma só, abro uma garrafa de champanhe. És o rei da competência do sofá! Ninguém faz nada bem há décadas… E tu sentado no sofá quando era tão simples chegares-te à frente e resolver este problema de incompetência crónica que o Sporting vive…
Obviamente que o estado de (des)graça do ano passado não se iria repetir.
Depois de BdC expulso, há que tratar o Sporting como sempre foi tratado (pelos árbitros).
Mas isso não invalida a “treta” de jogos que a equipa faz (tirando o jogo em Portimão).
Como era possível rematar à baliza se a ordem era “ou fica a bola ou fica o homem”?
Como é possível tentar jogar se o árbitro foi conivente com o anti-jogo dos boavisteiros? Sim, porque anti-jogo não é só inventar lesões, é, também, não deixar jogar à custa de sucessivas faltas, a maior parte não punida.
A “ordem” era não deixar ganhar – os boavisteiros cumpriram e o árbitro colaborou, sem dúvidas.
Conseguiríamos fazer melhor se…? Não sei ! Mas sei que o jogo seria muito diferente.
Isto é trabalho de vários anos de quem diligentemente escarafunchou lugares directivos na federação, liga e apaf, encheu os cursos de árbitros com gajos seus, etc… Muito trabalho que lhes traz muitos resultados.
Não acredito em protestos. Ninguém liga a quem se queixa, seja na bola, ou em qualquer sector de actividade. As coisas mudam quando o negócio muda.
Há que mexer nas fontes de receita dos clubes. A TV, tal como mencionado, seria a melhor forma, mas como prejudica o Sporting não nos mexemos. Preferimos guita para brincar e jogos para serem roubados, do que menos guita mas mais competitividade. Se calhar até temos medo dos Boavistas da vida.
Outros ângulos incluem as aquisições e empréstimos dentro da liga. Como tornar impossível fazer o joguinho da compra de jogadores para voltarem emprestados ou só para injectar capital nos clubes pequenos? Não é fácil inventar uma forma de o impedir.
E finalmente, creio que é evidente que estar contra o Benfica em Portugal pode trazer um sem número de problemas. Seja de segurança, de coincidencias com a lei ou com o estado, de azares.
A ideia de gritar só faz sentido se houver figuras de autoridade e justiça. Sem elas a violência está muito mais perto de ter resultados como parece ter sido o caminho dos rapazes de canelas.
Desde há anos que se observa que o respeito em Portugal conquista se fora dele. Creio que a liga devia passar a ser uma prova de segundo plano para nos, assumindo uma missão europeia nas nossas épocas, olhando para a liga Europa como forma de mostrar o nosso poderio, aliás urgente no advento das superligas europeias, das quais nos arriscamos a ver de fora.
Em resumo, produzir conteúdos para assimilação internacional sobre o que é uma liga do nível tuga, ou sobre as conquistas mafiosas da malta do carnide. Corrigir as assimetrias de receita TV em Portugal e fazer da liga um espaço muito mais equilibrado, com risco acrescido para nos, desportivamente. Se não podemos impedir os empréstimos, se não há um ângulo que os possa impedir, pois então tem de passar a ser feito como o carnide faz. Também compramos jogadores para recolocar e com isso anular a hegemonia do Benfica e por vezes do Porto na relação com os outros clubes da liga.
Finalmente, há que promover uma cultura de ambição no dirigismo sportinguista, formar gente para gerir desportivamente clubes profissionais, ajudar sportinguistas a ganhar eleições por esses clubes todos e ter a paciência de trabalhar vinte anos, de forma consistente para anular as assimetrias de poder.
Na TV não nos mexemos?
Sabendo nós que o Sporting era quem andava a propor a centralizacão dos direitos de TV?
Sabendo nós que foi o carnide quem fez o negócio cair porque negociou os seus direitos em separado de todos os outros, e isso fez com que a partir de aí cada um fosse para seu lado.
Sabendo nós que o Sporting foi o ultimo clube a negociar com a NOS, precisamente porque estava a planear ser tudo tratado centralmente e tentou até à ultima que mesmo sem carnide fosse tudo centralizado?
Sim, foi o Sporting que preferiu receber mais dinheiro e não se mexeu.
Jogar mais que os adversários tentámos no primeiro ano do JJ, não resultou.
Luto tentámos com o movimento Basta, creio que no ano do marco das tascas.
Agora parece que estamos a tentar a via do coitadinho: “vamos deixá-los ganhar para se alegrarem.”
Não chega jogar muito mais, há-de aparecer sempre um padre a trocar-nos as voltas.
Por outro lado, olha para outros lados: Portimão, por exemplo.
As pedras atiradas ao CD só nos menorizam e enfraquecem, favorecendo o trabalho de árbitros, toupeiras e fruteiros. Mas vocês acham que é o caminho…
Uma coisa é certa: rachar o Varandas dá pouco trabalho, é giro e até está na moda. Defender o Clube é que está queto – dá trabalho, pois dá?
Isto não é novidade. O SLB teve zero expulsões num ano, e na LC eram dos mais indisciplinados.
Nos tempos dourados, havia o penalte inventado ou o golo em fora de jogo, esses lances “capitais” apareciam nas TV, mas o “core business” sempre esteve no controlo do ritmo de jogo e na disciplina. Era apito, apito, apito, inventar livres para os especialistas Dorivas, e permitir (para alguns) canela até ao pescoço. Alguns árbitros faziam do não deixar jogar uma arte.
O ritmo é outra, vamos ver hoje se aparecer uma arbitragem que deixe jogar quantos minutos até os Pizzi e Taarabt ficarem sem ar.
Por isso é que sempre defendi que quando fizemos 86 pontos foi um verdadeiro milagre.
Muitos vieram aqui dizer: “Nah… Calhou, é conjetural”… “Há um fosso entre os grandes e o resto do campeonato”, “O Vitória é fraco e fez 88”, etc etc etc.
No Sporting é efetivamente mais difícil, sempre foi.
Pena é termos memória curta.
Estive no Bessa e foi óbvia a intenção de arbitragem nos condicionar . Mesmo com um futebol fraco , quase sempre que tentávamos um passe vertical ( em vez das lateralizacoes constantes ) o jogador que recebia sofria falta . Ou mesmo sem ser esses passes verticais , quando algum dos nossos jogadores ganhava alguma vantagem no meio campo adversário ( Bruno Fernandes e o melhor exemplo ) podendo depois libertar para uma manobra ofensiva mais perigosa , sofria falta .Cheguei a comentar com quem estava ao lado que noutros tempos o árbitro era rodeado pelos jogadores do Porto e que era basicamente o que apetecia que os nossos fizessem ( mas depois ainda levávamos com mais amarelos e expulsões ) . Tudo isto não invalida a nossa exibição tenha sido fraca , mas obviamente que tudo nos empurra ainda mais para baixo neste momento . Até um livre de um gajo que aposto não irá marcar mais nenhum golo de livre na liga sofremos ( quase como o Karma do Wilson Eduardo marcar nos sempre golos ) . Junta se as arbitragens a incompetência desta direccao em fazer um plantel com cabeça tronco e membros e com tempo , ao nosso azar habitual , a falta de treinador e temos a simbiose perfeita para o insucesso
Vejam bem a primeira epoca de Carriço na equipa Sporting.
Acabou o campeonato como um sarrafeiro, isto numa era em que andaram por aqui Bruno Alves e Luisão.
O Carriço acaboi a época como muito mais indisciplinado enquanto outros acabaram com um ou dois amarelos.
Esta é a escolinha.
E nem vale a pena pensar no g15.
Estes tiveram na mão a partilha justa dos direitos televisivos e não o quiseram, preferiram as migalhas do benfiquistão.
Descobriram esta merda nos 2 ou 3 últimos anos quando é assim há 3 décadas pelo menos…
O que me faz realmente confusão nesta perseguição ao Sporting, que dura há mais de 3 décadas de uma forma clara, é qual é mesmo o objectivo que estes filhos duma grande puta da APAF têm? É acabar com o Sporting? É que, por exemplo, esta época, com a equipa a jogar uma merda, é preciso gamarem-nos constantemente e de uma forma absolutamente clara? Nem com um futebol miserável nos deixam em paz?
Então tem de haver ali mais qualquer coisa que vá para lá de não gostarem do clube – e isto já nem se discute pois é evidente!
A quantidade de M€ que o Sporting tem deixado de ganhar, nestes mais de 30 anos, à conta deste filhos da puta é impressionante. Como impressionante é a passividade do Clube em se ter deixado cair nesta situação, em não lutar contra isto com todas as forças, organizando-se para se defender e expondo esta pouca vergonha, e é a passividade duma massa adepta, especialmente das claques, que preferem bater nos próprios jogadores do que foderem a tromba a esta gentinha de merd@ que tudo fazem para acabar connosco!
No dia em que um filho da puta destes levar nos cornos, ou pior, abro uma garrafa de champanhe para comemorar!
E, caso leias isto, Rui Santos, é isto que a corrupção faz ao futebol, manso do caralho! Era o que faltava sermos gamados anos a fio e ainda termos de contribuir para a pacificação do futebol… Era como se te assaltassem todas as semanas e te pedissem para contribuir para a educação dos criminosos… Cala-te e contribui para a educação e formação dos ladrões pois assim talvez não te assaltem a casa… 😉
Que tinha ainda uma vantagem económica muito grande.
Nós íamos para uma Liga mais competitiva onde há muito mais dinheiro e arrastaríamos connosco alguns patrocinios para Espanha – o que obviamente interessa à Liga espanhola.
Por outro lado, cá, diminuiria alguma coisa o dinheiro disponível para todos os clubes, levando Benfic@ e Porto a receber bem menos e os clubes mais modestos, que agora são submissos aos interesses corruptos das duas nádegas, a ficarem asfixiados com falta de receitas.
Tem piada que ando a pedir isso à anos mas não me lembro de ver o teu “+1” na altura.
Não tarda nada também estás a apoiar o Inácio para presidente.
Afinal pode haver evolução das mentes…
Ir para Espanha era todo um novo post.
Soa me lindamente, mas nao acredito que o presidente proponente nao tivesse um CashBall + Alcochete nas mãos. É quase tao utopica como manter a maioria da SAD.
Os problemas com arbitragem podem ser vistos num um fluxo de recursos humanos, com uma dada estrategia e comando, a desempenharem um papel. E nesse sentido, quase aposto que o Sporting tem falhas graves na sua participaçao neste fluxo. Sim, recrutar jovens para os levar a terem a formaçao de arbitro e depois conduzir as suas carreiras rumo à primeira liga para obter dai vantagens é uma coisa que demora dez anos a fazer e é corrupçao e é um escandalo… mas ou a fazes ou nao tens arbitros nenhuns. O mesmo se aplica a dirigismo federativo e outras entidades similares. É um campo de batalha em que eu sinto que nao lutamos. Quase aposto que o Carnide dominou a captaçao e progressao dos arbitros nos ultimos 5 anos. 🙂
A arbitragem portuguesa, mas provavelmente é assim em todo o Mundo, é corrupta. Num primeiro nivel, neste angulo da forma como o aparelho os conduz ao sucesso, num segundo nivel, jogo a jogo, atraves de agentes das equipas que vai arbitrar. Quem nao paga, lixa-se. Pagar nao garante nada. Imagino que seja neste nivel de pratica que a arbitragem funciona até à II B. Nunca esquecer a lealdade a quem lhes deu esta oportunidade de ganhar enquanto fazem algo que amam. 🙂 A prova de que só há árbitros corruptos é que nunca há uma queixa de um árbitro contra um clube que o tentou comprar. Até creio que haja árbitros que entregam a guita que fazem aos pobres, mas…
No pais que criou o Olegario Benquerença e o levou ao estrelato internacional, e achando eu que o Sporting nao tem peso na captaçao de jovens arbitros, nem na mecanica de distribuiçao de rendimentos aos arbitros, nem mesmo na progressao das suas carreiras… precisamos de uma ideia nova. Na minha opiniao, seria a europeizaçao da arbitragem. Resolve zero, mas abana as aguas e permite reposicionamentos. Todas as ligas que assim entendessem, rodavam os arbitros nos seus jogos de I e II Ligas, dentro de limites razoaveis, mas trazendo todos esses arbitros para um nivel de profissionalizacao seria. Para dificultar a missao de quem busca corrompe los e intimida los: sejam ultras ou apostadores desportivos. 🙂 Claro que evitavamos dizer que o risco sao os clubes ou os agentes desportivos. Claro que nao. Tal como os arbitros sao limpinhos.
Chegava? Nao creio. A segunda parte tem a ver com a real compreensao da nova dimensao digital do Mundo. O Sporting é miseravel nisso e tambem dava outro post, mas quantos anos podem passar sem haver social rating as arbitragens e isso ter um peso na forma como as carreiras sao conduzidas? Seria evidente o peso dos adeptos dos maiores clubes, mas corrigir esse peso é matemática, nao é nada que nao se estude e apure. Hell, eu gostava de ver social ratings dados aos jogadores, jogo a jogo. E que por ser socio o meu voto fosse mais pesado que os dos restantes votantes. Nao sei se tudo isto funcionaria, mas parece-me que há ganhos que o “social” traz que nao estao a ser aproveitadas para pressionar os arbitros a melhorarem os seus desempenhos. Com o VAR, o arbitro sabe tanto como quem esta a ver na TV. Nao ha espaço para erros grosseiros.
Insistir na critica em principio garante nos mais 30 anos de miseria.
Creio que o realinhamento deveria ser na linha do VAR para o BdC. Mas no sentido de trazer aos arbitros o que eles querem enquanto permitia maior escrutinio, maior confiança e mais participaçao dos adeptos – obviamente fascinados com o assunto. Em todo o Mundo, um dia. A começar no Varandas, amanhã. 🙂
O Benfica começou a fazer isso com os árbitros mais ou menos por altura do Euro cá em Portugal… Já leva mais de 10 anos disso. Por isso o quadro de árbitros tem vindo a ser renovado só com lampiões. Sobram o ASD, o Rouba e o Hugo Miguel, que são alinhados com o sistema para não perderem as posições que têm.
Ir para Espanha ia implicar uns aninhos de adaptação – 4, 5, 6, pelo menos! – mas depois podíamos tirar partido da nossa grandeza desportiva porque iamos competir num contexto melhor e onde há muito mais dinheiro.
Além disso, se um dos grandes sair daqui, isto perde a piada – porque vive muito da falsa verdade que há 3 candidatos ao titulo e que o Braga dá luta – perde competitividade, perde patrocínios e vai por aí a baixo…
Não vejo nada como uma medida utópica, aliás, como não vejo o manter a maioria da SAD.
Agora, não é uma medida fácil e tinha de ser uma Direcção com uns tomates de aço enormes para mandar toda esta merda… à merda!
No dia em que aparecer alguém a defender uma coisa destas, eu estou com esses!
Miguel, relembro: há uns anos atrás, discutia-se que o (grande) futebol só era viável para duas equipas, uma a Norte e outra a Sul.
O Sporting, já se dizia, era o que “estava a mais” e o que representava em patrocínios, direitos, etc, etc, seria a salvação dos outros.
Era a situação passada no futebol português, no tempo em que o “andrades eram reis e senhores” do futebol, “dominando” completamente o sector da arbitragem..
Nesses tempos o que tínhamos eram equipas do fcp muito agressivas…
Que normalmente ganhavam os “duelos” com os seus adversários “chegando invariavelmente primeiro” à bola do que os jogadores das outras equipas…
Quando se discutiam as vitórias do porto…muitos “justificavam-nas” dizendo…:a diferença está na vontade…vejam como eles chegam sempre primeiro à bola…”
E sim, era verdade…eles ganhavam normalmente todos os confrontos…
Mas…e o que estava por detrás dessa agressividade..?
Uma coisa muito simples…:
Raramente os árbitros marcavam faltas contra os jogadores do porto e muito mais raramente mostravam cartões…
E o que se passava com os jogadores adversários quando eles “conseguiam” chegar antes à jogada…?
Pois…muitas vezes “entravam em falta” (assim consideravam os árbitros…que faziam “vista grossa” às entradas dos jogadores portistas…) e não raro saia amarelo e muitas vezes vermelhos ( que colocavam a equipa do porto quase “sempre com a vantagem” de jogarem contra uma equipa de 10 e às vezes 9 – como acontece presentemente com os lampiões…)
E assim se iam somando campeonatos (não que o porto não tivesse boas equipas…)…pois as equipas adversárias habituadas a serem tratadas de maneira diferente…
Perdiam a maior parte dos duelos individuais, pelas razões já acima explicadas…
Presentemente num tempo em que “quem domina” é o benfica…não é difícil constatar que “essas benesses” são agora prodigalizadas aos lampiões…e assim se “vão ajudando a fazer campeões…”
E com o Sporting como é…?
É aquilo que todos temos a oportunidade de constatar em cada jogo…
O ultimo jogo no Bessa foi “o espelho” do que normalmente se passa em cada jogo em que o Sporting esteja presente…(com a agravante dos jogadores axadrezados “usarem e abusarem” da quase violência em cada entrada…)
E isso acontece debaixo da complacência dos árbitros, que ao contrário…”não perdoam” aos nossos a a mais pequena entrada “mesmo normal” (tendo em vista as entradas dos adversários…), sacando logo de um amarelo…quando não mesmo um vermelho…
E acham que isso não tem influencia no jogo da equipa…?
É claro que tem…os nossos “não podem discutir” em pé de igualdade as jogadas com os adversários…porque “já sabem” o que os espera…
Lembremos o que se passou com o BF no ultimo jogo…:
Sobre ele foram cometidas cerca de 10 faltas, das quais o árbitro “entendeu” que apenas 5 seriam marcadas…
Só um jogador fez 6 faltas sobre o BF, algumas quase a raiar a agressão…e o que é que lhe aconteceu…?
Nada…mas BF acabou expulso (num primeiro cartão por “discutir ” na sua qualidade de capitão com o árbitro – quando outros fazem bem pior e nada lhes acontece – e no 2º cartão por uma entrada igual a tantas outras sofridas pelos nossos nesse jogo…sem que o árbitro na maior parte das vezes tenha marcado falta…e muito menos quando as marcou…tenha achado que eram passíveis de amarelo…)…
E acham que a maneira como o Sporting é tratado “como uma equipa de trauliteiros” não tem influencia sobre o decorrer das jogadas e dos jogos…?
Ai não que não tem…!
se fossem só os cartões….ainda no fds o porco ganhou como ganhou e o venfique por exemplo, o 2ºgolo não era canto …meus amigos isto aqui dentro é entre as nádegas….e nós na merda!
17 Setembro, 2019 at 10:38
Uma das muitas formas de condicionar completamente um campeonato.
Mais claro do que isto é impossível.
É ignorar o evidente e continuar a discutir planteis e disposições tácticas como se ainda estivéssemos a jogar FM/CM na cave dos pais.
17 Setembro, 2019 at 10:44
Isso é que me faz mais confusão, o pessoal discutir tácticas, o plantel, o treinador, mas ignorar completamente que estamos a jogar num plano inclinado.
Interessante constatar que o porco precisa 50% mais faltas para ver um cartão, e o carnide precisa o dobro das faltas (100%) que o porco.
Se compararmos com o porco os numeros podem ser aceites, estão ela por ela porque estamos no incio, mas o que não pode ser aceite é o que se vê ao olhar para o carnide.
E depois vão à Europa e até vermelhos vêem….
17 Setembro, 2019 at 10:48
E ainda faltam na tabela os dados das equipas adversárias nesses jogos.
17 Setembro, 2019 at 12:29
Sim exacto, seria igualmente interessante comparar as equipas adversárias, pois em certos jogos parece que perdem a “garra”, e noutros ficam com “fogo no rabo”.
17 Setembro, 2019 at 11:10
ISTO!!!
17 Setembro, 2019 at 10:40
Uma curiosidade que adoro referir sobre o boifiquistao é o facto de na altura o maxi Pereira não ter sido expulso uma única vez durante uma época mas quando chega ao mundial é expulso no primeiro jogo. Coincidências do diabo
17 Setembro, 2019 at 10:45
Ou o JJ que foi mais vezes expulso no primeiro ano no Sporting, que em toda a carreira no carnide.
17 Setembro, 2019 at 14:16
não esquecer do Enzo, que em portugal era sarrafo para cima(tinha proteção) e nos primeiros jogos em espanha leva logo vermelho.
17 Setembro, 2019 at 10:43
É isto.
Enquanto os relvados portugueses não forem horizontais e houver sempre planos inclinados, nada feito.
Podemos rosnar alto, podemos apoiar, podemos criticar a equipa, dá no mesmo.
Podemos ter o Figo, o Balakov, o Duscher, o Sá Pinto, o João Mário, o Patrício, o Slimani, o Montero ou o Liedson, dá exactamente no mesmo.
Podemos ter o melhor treinador ou o pior.
Enquanto os relvados portugueses não forem horizontais e houver sempre planos inclinados, nada feito.
Como mudar isso? Não sei. Se não, gritava-o a bons pulmões. Sei que já fomos da passividade total à berraria com tudo o que me mexe e nada mudou. Deu no mesmo. Como mudar isso? Não sei, mesmo. Resumo-me ao meu papel de sócio anónimo e apoiante da equipa, porque é o melhor que posso fazer.
17 Setembro, 2019 at 10:47
O que é realmente grave é que se nota que os próprios jogadores interiorizam isto mesmo. Eles vivem-nos todos os 90 minutos de todos os jogos. Têm olhos para ver o que se passa nos vizinhos. Interiorizam-no e convencem-se que só quando forem embora poderão ganhar títulos. Daí o alívio de tantos da casa a sair….
É, verdadeiramente, o que penso.
17 Setembro, 2019 at 10:53
Podia-se começar pela Liga, que controla algumas coisas.
Quando há votações na Liga, o G15 tem muito peso. O problema é que o G15 é controlado pelo slb. Se fosse dirigente do SCP começava por uma aproximação ao G15 e por perceber como conseguir mudar-lhes as preferências.
17 Setembro, 2019 at 11:35
O problema é que não consegues. Porque é que achas que o Carnide todos os anos compra mancos a meia dúzia de clubes, para os dispensar logo de seguida? Porque é que para eles até é mais barato (caso Schetinne)? São as ajudinhas, os amigalhaços…
17 Setembro, 2019 at 12:15
Mas precisamente o caso Schetinne pode fazer mossa, deveria ser explorado por SCP e FCP.
Mas para além dos baldes de jogadores há outras cenouras que podiam ser consideradas. A principal acção para mudar este paradigma seria a centralização dos direitos televisivos. FCP e SCP deveriam aproximar-se do G15 neste tema e desta forma isolar o slb.
17 Setembro, 2019 at 13:36
Mas a quem é que vamos expor esses casos que todos sabemos que existem? Se os chulos que os deviam investigar e julgar são clientes assíduos da tribuna do carnide.
17 Setembro, 2019 at 11:03
Para mudar isto acho que passa muito pelos jogadores. Eles tem que tomar iniciativas, a primeira era deixar de cumprimentar os árbitros! Num jogo que o roubo fosse mesmo à descarada abandonavam o terreno de jogo! Mas atenção tem de ser por iniciativa dos jogadores, não pode ser direcção a mandar fazer estas coisas! O dia que isto acontecer vai ser notícia mundial e aí talvez ajude a mudar isto! Os adeptos e a direção tinham que apoiar os jogadores mas ficar claro que era por iniciativa deles. Se for direção o impacto iria ser negativo
17 Setembro, 2019 at 11:10
Os jogadores não se podem armar em D. Quixotes, só sairiam ainda mais penalizados. Ideias precisam-se, mas não me parece, nada, que seja por aí.
17 Setembro, 2019 at 17:20
Já foram feitas exposições reclamações para a liga, federação, governo, já foi decretado luto nacional e mais não sei quantas iniciativas o que deu? Zero apenas chacota que somos uns chorões temos a casa desorganizada e o mal é dos outros, boicotes dos árbitros! Tem que ser os jogadores obviamente com apoio da direção e adeptos! Mas tem que passar a ideia que não foi imposição da direção mas sim por vontade dos jogadores!
17 Setembro, 2019 at 23:06
O “luto” (era Roquette, se bem me lembro) ainda resultou num campeonato.
Outros tempos! Hoje, a CI daria cabo da iniciativa, as toupeiras nem precisariam de saír da toca.
17 Setembro, 2019 at 10:51
Jogo do slb o adversário raramente consegue fazer um contra ataque é parado logo por uma falta no início da jogada, nunca levam cartão. O avançado se receber bola de costas para distribuir a seguir para a direita ou esquerda cai logo um do slb e normalmente nem faltam marcam, então cartão é impossível! Jogo do SCP é logo condicionado se param um possível contra ataque cartão amarelo nem que seja a 90 metros da baliza, encostar no ponta de lança é logo falta e cartão não demora muito porque é por trás
17 Setembro, 2019 at 11:06
Sim, exacto. Também por isso o Sporting de JJ foi-se aninhando e jogando cada vez mais na retranca até se tornar uma equipa irreconhecível. De homem que atacava com quase todos e fechava a equipa com poucos — com esse conforto de poder parar contra-ataques a custo zero (o que custa uma falta longe da área em que não se vê cartão? nicles picles), que tinha no SLB, foi passando para uma equipa “italiana” com praticamente toda a gente na retranca.
O que mudou? simples, o grau de inclinação dos relvados.
Estamos no mesmo, já todos os sabemos, só falta conseguir mudar.
Se está a haver trabalho “invisível” no assunto? Pfff, não sei; sei que enquanto a escolha dos padres não for reestruturada temos para muitos anos.
17 Setembro, 2019 at 10:51
Bom dia.
Enquanto o futebol para alguns for fácil, fácil, o Sporting não sai da cepa torta.
17 Setembro, 2019 at 10:56
No Domingo foi por demais evidente que o padre estava lá para dar a missa.
O Super Dragão do Sousa foi dar a missa do Papa para ver a contestação ao Varandas aumentar e tentar tirar do comando do Sporting os amigos do orelhas.
Foi um escândalo. E irrita-me a inacção do Sporting. Não é um post nas redes sociais (ironia das ironias…e lembrar quem dizia que as redes do Sporting não eram para isto…há uns tempos…). Continua a não ser. É falar. É reclamar. É alguém dar a cara e a voz. Assim…se a maioria já não está com eles e se eles mostram total indiferença…porque é que os adeptos haviam de andar a apontar à arbitragem?
Isto não invalida os milhares de erros próprios que nos trazem até aqui e não desculpa nada da merda toda que andam a fazer…anos houve em que os roubos nos tiraram tudo apesar do óptimo trabalho feito (e mesmo assim gostam de atirar a culpas próprias por uma ou outra declaração mais infeliz). Este não é o ano…
17 Setembro, 2019 at 11:04
É por estas e por outras que cada vez me afasto mais desta merda toda que é o futebol. Obrigado a todos os filhos da puta por conseguirem quase matar a paixão que já tive um dia por isto. Não mata, mas corroi. Estou cansado de tanta filha da putice. Cada vez vejo menos jogos e já nem os resumos e os golos me apetece ver.
PS: O que se tem visto neste inicio de época nos porcos é uma autêntica vergonha! Porcalhões corruptos.
17 Setembro, 2019 at 11:06
Transforman-nos numa das equipas mais indisciplinadas da liga.
Para quando um novo LUTO?
Para quando um protesto em que, sei lá, todos os adeptos levassem consigo um cartão amarelo ou vermelho para o estádio?
17 Setembro, 2019 at 11:29
*Transformam-nos
(dasss)
17 Setembro, 2019 at 12:33
Um protesto lindo seria com apitos…. tipo de cada vez que o arbitro roubava apitavam durante 1 minuto…. queria ver se seguiam com os roubos muito tempo.
Estou a falar de apitos profissionais, não daqueles que saem no kinder surpresa.
Ou bastaria apitar durante o jogo para confundir os adversários, aqui e ali.
Ao fim de algum tempo ninguem se entendia.
17 Setembro, 2019 at 18:18
E em menos de nada de levavas com jogos à porta fechada além da maioria dos apitos não entrarem. Enquanto não for quem anda lá dentro a tomar iniciativas isto não passa da cepa torta
17 Setembro, 2019 at 11:18
Há quem não goste dele mas Rodrigo Roquete ontem, na SIC, fez aquilo que TODOS os sportinguistas deveriam fazer, sobretudo os que têm direito a prime time, defender o Sporting!
Isto não se resolve com conversa… já vou na segunda seca de 18 anos, é inadmissível!!
17 Setembro, 2019 at 11:40
+1906
E esta seca está para durar se não fizermos nada! Correr com esta cambada de incompetentes e mentirosos!!!
17 Setembro, 2019 at 11:23
Sem meias palavras….
Actualmente a lampionagem controla o sistema…. e está muito à frente….. pois já passou a fase do “roubo descarado”. Agora é pela via do critério disciplinar e pelas “facilidades” das equipas adversárias….
É auto-golos…..
É perdas de bola estúpidas…. tais como a que está na origem do penalti contra o gil vicente….
O porto ainda é favorecido…. não por controlar o sistema…. mas pelo facto dos super-dragões terem feito umas “visitas”….
É que os arbitros podem gostar muito de dinheiro….. mas gostam mais de “respirar”….
E Nós… não é desta época (na época passada fomos a equipa com mais cartões!!)….. é amarelo por tudo e por nada…. falta contra por tudo e por nada…enquanto que os adversários têm carta branca para bater…
E claro….penaltis….é “engraçado”….
Com o Rio Ave levamos 3 penaltis em casa….. sendo que alguns são para o duvidoso. No mesmo jogo na 1ª parte…. pelos mesmos critérios…pelanti sobre o raphinha.
No bessa…na 1ª parte penalti do ricardo costa ao Bruno Fernandes…..
Em Portimão….penalti a favor do porto por um jogador cortar a bola com o peito!
Podemos não jogar um caralho…. e não jogamos de facto!
Podemos ter um plantel desequilibrado…. e de facto temos…. mas porra!!!
Alguem honesto acredita que com um critério HONESTO não ganhavamos no bessa??
O boavista rapidamente ficava com uma série de jogadores amarelados e os vermelhos teriam que sair! Por exemplo a entrada sobre o Rosier aos 11 minutos é lance para vermelho directo, tal como é para vermelho directo pisão ao Wendell ao minuto 54….
17 Setembro, 2019 at 11:25
Em vez de fazerem invasões à Academia e baterem nos jogadores…. podiam ver o que fizeram os gajos do norte…. e as mudanças que aconteceram em termos de arbitragem desde essas visitas…
17 Setembro, 2019 at 11:50
Só que se fosse com os nossos, o mais certo era termos os gajos presos por terrorismo, depois de “suas excelências” PR, PAR, PM e SE terem vindo “botar faladura” a expressar a sua indignação e vergonha para o país!!
E continuava a diferença de tratamento…
SL
17 Setembro, 2019 at 19:38
Não houve vídeos, mas diz quem lá esteve que alguns jogadores e o treinador levaram “muita historia” para contar aos netos.
“O treino do F. C. Porto foi, esta terça-feira, perturbado por cerca de 100 adeptos, que cortaram a estrada junto ao centro de estágios e impediram os jogadores de chegar ao Olival. Munidos de pás e picaretas, deixaram mensagem à equipa portista.
O protesto ocorreu cerca das 9 horas da manhã, a hora a que os jogadores portistas costumam apresentar-se no Olival para o treino.
Perto de 100 adeptos ocuparam a estrada no cruzamento junto ao centro de estágios e não deixaram os jogadores seguirem para o treino. Perante a falta de forças policiais, os futebolistas decidiram voltar para trás.
Teve de ser pedido um reforço policial e, largos minutos depois, vários agentes policiais deslocaram-se ao local para serenar os ânimos.”
17 Setembro, 2019 at 20:23
Sim… É tudo igual.
A diferença é que as visitas das nossas claques aos árbitros foram tão bem feitas que ninguém soube.:)
17 Setembro, 2019 at 11:25
E assim se manipulam campeonatos…
17 Setembro, 2019 at 11:36
Errata: Lampeonatos*
* a expressão não é minha, vi aqui utilizada ontem por um tasqueiro e acho que concorre para a palavra do ano aqui na Tasca – uma ideia de borla Cherba 🙂 fazeres um post, do final da época, para a palavra do ano ou TOP 5 das palavras do ano!
17 Setembro, 2019 at 11:37
Lampeonato – numa palavra, a merda do futebol português, onde o slbosta reina a seu belo prazer.
17 Setembro, 2019 at 11:44
Se fosse só no futebol…
17 Setembro, 2019 at 12:34
Se não fossem os arbitros, o carnide não teria ganho nenhum campeonato no futsal nos ultimos 10 anos… Apenas futebol LOL
17 Setembro, 2019 at 23:15
Subscrevo o termo e, com a devida vénia, adopto-o.
17 Setembro, 2019 at 11:40
não me lembro de ser diferente ano após ano e já vão muitos anos.
17 Setembro, 2019 at 11:45
Isto só terá tendência a manter ou a piorar. Sabemos que o Sporting joga pouco mas os sportinguistas já se calavam com isso e colocavam o foco nesta pouca vergonha sistemática que é tão ou mais responsável pelos empates e derrotas. Mas o que há é uma mole de adeptos “isentos” e correctíssimos, com o dedo apontador sempre virado para dentro que estrangulam a voz de indignação que o clube quer fazer ouvir lá fora. Quando esses dedos se virarem para fora, as apafs, os CA, as federações e as ligas deixarão de se sentir na paz que sentem agora. O Sporting é um pato com um punho humano enfiado no cu e com o bico amarrado com fita cola. Para mudar alguma coisa é mais fácil começar pela fita cola.
17 Setembro, 2019 at 11:48
Acho que desde sempre reclamamos. O único resultado que conseguimos com isso foi a alcunha de calimeros.
17 Setembro, 2019 at 11:46
Lembro e relembro as palavras de Rui Jorge quando saiu do fcp e veio para o Sporting no que a atitude dos árbitros para com jogadores dizia respeito. Continua tudo na mesma. E na mesma há de continuar, porque por cá não há coragem para punir os poderosos. Em todas as áreas. Não só no futebol. Somos um país de lambe-botas onde o compadrio impera.
17 Setembro, 2019 at 23:20
O Rui Jorge foi expulso num jogo (em Belem?) porque disse ao artista do apito “você é maroto!”…
17 Setembro, 2019 at 11:47
Para mim só lá vai de uma forma: juntando o estado em que está o clube, à vontade dos filhos da puta nos deixarem levantar a cabeça, é por os pés à parede (mas precisaríamos de uma direção e presidente fortes…!) e fazer um interregno do futebol durante uns anos para ver a mossa que as consequências (nem que fossem as repercussões mediáticas no estrangeiro) de ter um clube como o Sporting abandonar a competição pelas razões que todos sabemos, que teriam que ser amplamente divulgadas, iriam provocar à federação e liga desta merda toda!!!
17 Setembro, 2019 at 12:02
Isso é o que eles queriam!!
Aí ficavam completamente à vontade e a bi-polarização deixava de ser um sonho molhado e passava a ser uma realidade.
17 Setembro, 2019 at 19:53
Não acho.
Concordo com o Hades mas defendo a ida para Espanha.
Nós – ou qualquer dos 3 grandes – sairmos daqui e irmos para Espanha faz a Liga perder muito valor que será transportado e adicionado à Liga Espanhola.
Vão perder competitividade e patrocínios e isso vai ser fatal para grande parte dos clubes. Não te esqueças que 1/3 dos grandes jogos, ou jogos relevantes, desapareciam. O Benfic@ e o Porto sobreviviam a isto inicialmente na boa mas clubes como Setúbal, Belenenses, Paços Ferreira, Moreirense e afins perderiam uma grande parte do dinheiro da TV e dos patrocínios e isso colocaria em risco a sua continuidade. E com isto a continuidade da Liga tal como a conhecemos – que já não é famosa.
Depois, indo competir para Espanha, ias competir num contexto que te obrigaria a melhorar, que te daria mais dinheiro e que te poderia colocar num patamar muito similar ao At. de Madrid. Além disso traria problemas quer à Liga, imediatamente, e à FPF, com o tempo.
A Liga vive de vender a falácia que há 3 candidatos e mais um quase lá… quando a realidade é que isto está feito para só 2 poderem ganhar e um deles ter uma vantagem enorme sobre o outro.
Desmontando isto, descem as receitas internas que já nem são famosas.
17 Setembro, 2019 at 12:48
Abandonar a liga seria abandonar a fonte de receitas da liga, seria abandonar a europa, seria abandonar o contrato da NOS (sim, o clube tem mesmo de jogar para receber, não é dinheiro dado) e os restantes patrocinadores, seria abandonar os jogadores (ninguem iria ficar num clube que não joga) e finalmente quem abandona não volta ao mesmo posto, é uma desistência, logo para voltar seria pelas distritais.
Existem alguns casos onde equipas podem voltar a ser re-integradas, mas neste caso seria pouco provavel.
Eu defendo que se facam protestos, mas não se pode abandonar, porque quem está mal é o carnide, não somos nós.
17 Setembro, 2019 at 19:54
Tu falas de abandonar o futebol.
Porque se abandonares a Liga Portuguesa mas fores para a Liga Espanhola passas a ganhar mais…
17 Setembro, 2019 at 21:30
Pertences à federação portuguesa de futebol, como podes passar a pertencer à federação espanhola?
17 Setembro, 2019 at 22:21
Pertences porque competes cá…
Se fores competir para outro lado deixas de pertencer à FPF, o que só te dá vantagens.
Mas ninguém diz que é um processo simples e pacifico.
É óbvio que vão fazer tudo para dificultar a coisa e que vão tentar demover-nos disso. Devem saber bem a machadada que é se um clube como o Sporting – Benfica ou Porto – fizer uma cena destas.
Por outro lado terias de negociar com a RFEF os moldes como entrarias no campeonato. O que eu acho é que para a RFEF seria super vantajoso absorver um clube como o Sporting – Benfica ou Porto – porque isso aumentaria a visibilidade e tornaria o do campeonato mais falado – pelo facto de uma equipa de outro país ir para lá e não por ser o Sporting – arrastando alguns patrocínios e aumentando a projecção da La Liga em Portugal. Seria, potencialmente, 1/3 da população a virar-se para Espanha – e ao mesmo tempo a deixar de ligar ao desporto em Portugal porque levarias todas as equipas. Imagina o Sporting no campeonato de Hóquei em Espanha. Imagina o crescimento que teria o Andebol do Sporting a competir no campeonato espanhol. Imagina o Futsal do Sporting a competir no campeonato espanhol e a esvaziar o campeonato português. No Voleibol e no Basquetebol teríamos muitas dificuldades mas isso implicaria uma nova e diferente abordagem dessas modalidades para se poder crescer e conseguir chegar a um patamar competitivo. Até no Atletismo seria interessante.
E a verdade é que, tirando o campeonato de Hóquei, que ainda teria 3 equipas boas, em tudo o resto era afundar os campeonatos portugueses.
É este o poder que qualquer dos 3 grandes clubes têm. É natural que o Porto e o Benfic@ que dominam o sistema, não vejam vantagem ou necessidade disto. Mas o Sporting? Vamos estar sempre a ser gamados como temos sidos, pelo menos, estes 40 anos?
E já viram o impacto que isto teria no Mundo, mas especialmente na Europa? Uma equipa com o prestigio do Sporting, que queiram ou não, tem prestigio, apesar de pouco ganhar no campeonato de futebol, a deixar de competir no seu país de origem por causa da corrupção? Isto era uma machadada para a FPF, para Portugal como país, para o (des)Governo, para as modalidades todas. Isto teria um impacto enorme!
E, depois, acho que seria como eu disse, terias um período de adaptação difícil mas depois a grandeza do Clube, com a massa adepta que tem, possibilitava-te chegar ao patamar dum Atlético de Madrid. Passavas a competir com equipas bem mais interessantes – mais difíceis também – e a ter acesso a outros valores de receitas. E estando num contexto destes, tinhas obrigatoriamente de crescer em todos os sentidos.
17 Setembro, 2019 at 12:10
Finalmente estao a abrir os olhos… o VAR veio “matar” muitas das velhas tacticas da arbitragem (honra a BdC) e obriga os arbitros a serem mais sofisticados na nobre arte do gamanco: vamos ver mais faltas marcadas do lado dos especialistas, vamos ver mais contra-ataques cortados sem se dar lei da vantage, vamos ver mais caroes com criterios desajustados. Existem muitas formas de ‘incliner os campos”…
17 Setembro, 2019 at 23:44
Isso, isso! … Foi mesmo isso que se viu no Bessa e em Portimão! O VAR a repor a verdade nalguns erros e os árbitros a serem mais comedidos
na arte de tramar um clube.
Falando do Bessa: o CD fez o que lhe competia, expondo os erros e a vergonhosa dualidade de critérios do árbitro.
Mas… e os adeptos? Que se fez aqui na Tasca, por exemplo?
Alguns blogs, sim, comentaram o roubo e apresentaram as imagens dos 15 lances. Aqui… deixou-se morrer a questão, RIP, é mais importante continuar a vergastar o CD do que defender o Clube.
Feitios, como diria o saudoso R. Solnado.
17 Setembro, 2019 at 12:12
Não deixando de ter alguma verdade, nós não jogamos um caralho!! E normalmente quem não joga um caralho não chega às vitórias.
Ah e tal e faltas e cartões…mas quantas defesas fez o GR do Boavista? Alguém me sabe dizer?? Tal como quantas fez o GR do RA na jornada anterior?
Não me fodam!
17 Setembro, 2019 at 12:40
JonnyBalboa
“E normalmente quem não joga um caralho não chega às vitórias.”
Estás redondamente enganado.
O Porco não jogou nada contra o Guimarães, nem quando Guimarães tinha 10 jogadores e foi preciso reduzir o Guimarães para 9.
Não vi o jogo do Carnide com o Gil Vicente mas os próprios disseram que jogaram pouco mas ganharam o jogo.
No desporto nada é certo. O Futebol é um jogo de probabilidades. O que um arbitro manhoso faz é aumentar as probabilidades de uma equipa e reduzir a de outra joguem bem ou joguem mal.
Já pensaste que se o Wendell não tem levado amarelo no início do jogo poderia ter sido mais agressivo na recuperação e podíamos ter mais defesas do GR do Boavista? Já pensaste que se o marcador direto do B. Fernandes tivesse levado amarelo na primeira traulitada que deu, já não podia ser tão agressivo no resto do jogo e se calhar o Bruno tinha tido mais oportunidades de rematar para defesas do GR do Boavista.
Eu vejo a questão ao contrário: “Não jogar um caralho” não pode ser desculpa para a incompetência/falta de vergonha na cara do árbitro.
Nós gostamos é muito de bater em nós próprios e deixar “soltinhos” quem nos anda a foder e a rir-se.
17 Setembro, 2019 at 14:24
Foi.
Na pré época também fomos prejudicados. Não ganhamos um jogo por causa dos amarelos que nos impediu ser agressivos.
Na supertaça também. Levamos 5 porque os adversários foram uns trauliteiros e nem nos deixavam chegar á área.
Contra o Marítimo igual, essa superpotência que acaba de levar 3-1 em casa contra um Belenenses com treinador fresquinho.
Enfim…. é escolher o adversário, porque as desculpas mantêm se.
Tenham vergonha!!
17 Setembro, 2019 at 15:43
Jonnybalboa
Continuas a confundir a beira da estrada com a estrada da Beira.
Quando tens um Presidente que herda um clube de 7º lugar cheio de pseudo-vedetas e consegue na 3ª época atingir a melhor pontuação da história do clube e que como forma de agradecimento recebe ordem de expulsão de sócio, naturalmente que não podemos estar a fazer as coisas bem.
É também óbvio que desde a escolha do Treinador à preparação da época se tem feito muita asneira. Inúmeros atos de incompetência disfarçadas com duas taças ganhas nos penalties.
O problema é que os nossos erros internos não podem justificar Padres e Toupeiras.
Sabes qual é o problema? É que depois quando somos competentes não nos deixam ganhar na mesma como aconteceu em 2015.
Se só vamos lutar contra este polvo quando formos competentes, então já vamos tarde.
Se o Jorge Sousa teve uma atuação vergonhosa qual o problema de falar disso? Não posso criticar a contratação de Jese e criticar Jorge Sousa na mesma?
Porque é que uma vergonha tem que invalidar a outra?
17 Setembro, 2019 at 22:29
Tu só podes ser cego… ou então deram-te essa cartilha do bota abaixo e não sabes mais nada!
Contra o Marítimo foste empurrado para trás. Claro, como jogas pouco, qualquer empurrão faz-te “cair” logo…
Contra o Rio Ave foram só 2 penaltis contra que nunca seriam marcados contra os rivais e um penalti gamado a ti que podia ter feito o marcador ter chagado ao 3-1 mais tarde.
No Bessa nem tem discussão. Só um desonesto não acha que foi um arbitragem encomendada. E se isso até se pode aceitar num adepto rival, essa conversa vinda de um sportinguista é mesmo só para meter nojo…
No dia em que te vir aqui a tentar fazer um comentário com uma proposta positiva, uma só, abro uma garrafa de champanhe. És o rei da competência do sofá! Ninguém faz nada bem há décadas… E tu sentado no sofá quando era tão simples chegares-te à frente e resolver este problema de incompetência crónica que o Sporting vive…
17 Setembro, 2019 at 22:39
Obviamente que o estado de (des)graça do ano passado não se iria repetir.
Depois de BdC expulso, há que tratar o Sporting como sempre foi tratado (pelos árbitros).
Mas isso não invalida a “treta” de jogos que a equipa faz (tirando o jogo em Portimão).
17 Setembro, 2019 at 12:40
Tens razão, porque esta dualidade de critérios é só de agora.
Dantes isso não acontecia.
17 Setembro, 2019 at 23:52
Como era possível rematar à baliza se a ordem era “ou fica a bola ou fica o homem”?
Como é possível tentar jogar se o árbitro foi conivente com o anti-jogo dos boavisteiros? Sim, porque anti-jogo não é só inventar lesões, é, também, não deixar jogar à custa de sucessivas faltas, a maior parte não punida.
A “ordem” era não deixar ganhar – os boavisteiros cumpriram e o árbitro colaborou, sem dúvidas.
Conseguiríamos fazer melhor se…? Não sei ! Mas sei que o jogo seria muito diferente.
17 Setembro, 2019 at 12:18
Por estas cenas é que ultimamente digo à boca cheia que o futebol português é uma espécie de wrestling americano!
17 Setembro, 2019 at 12:34
Isto é trabalho de vários anos de quem diligentemente escarafunchou lugares directivos na federação, liga e apaf, encheu os cursos de árbitros com gajos seus, etc… Muito trabalho que lhes traz muitos resultados.
Não acredito em protestos. Ninguém liga a quem se queixa, seja na bola, ou em qualquer sector de actividade. As coisas mudam quando o negócio muda.
Há que mexer nas fontes de receita dos clubes. A TV, tal como mencionado, seria a melhor forma, mas como prejudica o Sporting não nos mexemos. Preferimos guita para brincar e jogos para serem roubados, do que menos guita mas mais competitividade. Se calhar até temos medo dos Boavistas da vida.
Outros ângulos incluem as aquisições e empréstimos dentro da liga. Como tornar impossível fazer o joguinho da compra de jogadores para voltarem emprestados ou só para injectar capital nos clubes pequenos? Não é fácil inventar uma forma de o impedir.
E finalmente, creio que é evidente que estar contra o Benfica em Portugal pode trazer um sem número de problemas. Seja de segurança, de coincidencias com a lei ou com o estado, de azares.
A ideia de gritar só faz sentido se houver figuras de autoridade e justiça. Sem elas a violência está muito mais perto de ter resultados como parece ter sido o caminho dos rapazes de canelas.
Desde há anos que se observa que o respeito em Portugal conquista se fora dele. Creio que a liga devia passar a ser uma prova de segundo plano para nos, assumindo uma missão europeia nas nossas épocas, olhando para a liga Europa como forma de mostrar o nosso poderio, aliás urgente no advento das superligas europeias, das quais nos arriscamos a ver de fora.
Em resumo, produzir conteúdos para assimilação internacional sobre o que é uma liga do nível tuga, ou sobre as conquistas mafiosas da malta do carnide. Corrigir as assimetrias de receita TV em Portugal e fazer da liga um espaço muito mais equilibrado, com risco acrescido para nos, desportivamente. Se não podemos impedir os empréstimos, se não há um ângulo que os possa impedir, pois então tem de passar a ser feito como o carnide faz. Também compramos jogadores para recolocar e com isso anular a hegemonia do Benfica e por vezes do Porto na relação com os outros clubes da liga.
Finalmente, há que promover uma cultura de ambição no dirigismo sportinguista, formar gente para gerir desportivamente clubes profissionais, ajudar sportinguistas a ganhar eleições por esses clubes todos e ter a paciência de trabalhar vinte anos, de forma consistente para anular as assimetrias de poder.
17 Setembro, 2019 at 12:44
Na TV não nos mexemos?
Sabendo nós que o Sporting era quem andava a propor a centralizacão dos direitos de TV?
Sabendo nós que foi o carnide quem fez o negócio cair porque negociou os seus direitos em separado de todos os outros, e isso fez com que a partir de aí cada um fosse para seu lado.
Sabendo nós que o Sporting foi o ultimo clube a negociar com a NOS, precisamente porque estava a planear ser tudo tratado centralmente e tentou até à ultima que mesmo sem carnide fosse tudo centralizado?
Sim, foi o Sporting que preferiu receber mais dinheiro e não se mexeu.
17 Setembro, 2019 at 18:28
Obrigado pela correcçao.
Tens toda a razao no que dizes.
Menos uma opçao para trazer à mesa.
17 Setembro, 2019 at 23:58
A toupeiragem só faz o que tem feito porque a FPF é conivente activa e a Liga é passiva, nem mete o bedelho.
17 Setembro, 2019 at 12:40
Só há uma solução, é jogar Muito Mais que os adversários, é denunciar com provas indesmentíveis e pensar uma estratégia para convencer o G15.
Tudo o que não está a ser feito por este CD INCOMPETENTE.
17 Setembro, 2019 at 13:36
Jogar mais que os adversários tentámos no primeiro ano do JJ, não resultou.
Luto tentámos com o movimento Basta, creio que no ano do marco das tascas.
Agora parece que estamos a tentar a via do coitadinho: “vamos deixá-los ganhar para se alegrarem.”
18 Setembro, 2019 at 0:08
Não chega jogar muito mais, há-de aparecer sempre um padre a trocar-nos as voltas.
Por outro lado, olha para outros lados: Portimão, por exemplo.
As pedras atiradas ao CD só nos menorizam e enfraquecem, favorecendo o trabalho de árbitros, toupeiras e fruteiros. Mas vocês acham que é o caminho…
Uma coisa é certa: rachar o Varandas dá pouco trabalho, é giro e até está na moda. Defender o Clube é que está queto – dá trabalho, pois dá?
17 Setembro, 2019 at 12:50
Isto não é novidade. O SLB teve zero expulsões num ano, e na LC eram dos mais indisciplinados.
Nos tempos dourados, havia o penalte inventado ou o golo em fora de jogo, esses lances “capitais” apareciam nas TV, mas o “core business” sempre esteve no controlo do ritmo de jogo e na disciplina. Era apito, apito, apito, inventar livres para os especialistas Dorivas, e permitir (para alguns) canela até ao pescoço. Alguns árbitros faziam do não deixar jogar uma arte.
O ritmo é outra, vamos ver hoje se aparecer uma arbitragem que deixe jogar quantos minutos até os Pizzi e Taarabt ficarem sem ar.
18 Setembro, 2019 at 0:13
Segundo um dos pasquins da bola (o jogo?), o Ferro já jogou 878 mnt e ainda não cometeu qualquer falta!
Lá está, ninguém ensina boas maneiras aos nossos jogadores e, depois, é o que se vê.
17 Setembro, 2019 at 12:53
Depois vem alguém e diz que o que importa é participar.
Perder campeonatos com mãos de ronny tornou-se normal.
E ainda gozam com isso.
17 Setembro, 2019 at 12:56
E era tão bom que isto tivesse só acontecido este fim de semana.
https://misterdocafe.blogspot.com/2018/02/e-muito-mais-facil-expulsar-um-jogador.html
https://misterdocafe.blogspot.com/2018/04/singularidades-do-apito.html
Por isso é que sempre defendi que quando fizemos 86 pontos foi um verdadeiro milagre.
Muitos vieram aqui dizer: “Nah… Calhou, é conjetural”… “Há um fosso entre os grandes e o resto do campeonato”, “O Vitória é fraco e fez 88”, etc etc etc.
No Sporting é efetivamente mais difícil, sempre foi.
Pena é termos memória curta.
17 Setembro, 2019 at 12:56
Estive no Bessa e foi óbvia a intenção de arbitragem nos condicionar . Mesmo com um futebol fraco , quase sempre que tentávamos um passe vertical ( em vez das lateralizacoes constantes ) o jogador que recebia sofria falta . Ou mesmo sem ser esses passes verticais , quando algum dos nossos jogadores ganhava alguma vantagem no meio campo adversário ( Bruno Fernandes e o melhor exemplo ) podendo depois libertar para uma manobra ofensiva mais perigosa , sofria falta .Cheguei a comentar com quem estava ao lado que noutros tempos o árbitro era rodeado pelos jogadores do Porto e que era basicamente o que apetecia que os nossos fizessem ( mas depois ainda levávamos com mais amarelos e expulsões ) . Tudo isto não invalida a nossa exibição tenha sido fraca , mas obviamente que tudo nos empurra ainda mais para baixo neste momento . Até um livre de um gajo que aposto não irá marcar mais nenhum golo de livre na liga sofremos ( quase como o Karma do Wilson Eduardo marcar nos sempre golos ) . Junta se as arbitragens a incompetência desta direccao em fazer um plantel com cabeça tronco e membros e com tempo , ao nosso azar habitual , a falta de treinador e temos a simbiose perfeita para o insucesso
17 Setembro, 2019 at 13:07
É só ter memórias.
Vejam bem a primeira epoca de Carriço na equipa Sporting.
Acabou o campeonato como um sarrafeiro, isto numa era em que andaram por aqui Bruno Alves e Luisão.
O Carriço acaboi a época como muito mais indisciplinado enquanto outros acabaram com um ou dois amarelos.
Esta é a escolinha.
E nem vale a pena pensar no g15.
Estes tiveram na mão a partilha justa dos direitos televisivos e não o quiseram, preferiram as migalhas do benfiquistão.
17 Setembro, 2019 at 13:13
E mais memórias.
Qual sera o unico clube conhecido que teve uma greve feita por estes artista aos seus jogos?
Um clube que num jogo teve de recorrer a um árbitro vindo da bancada e de um escalão inferior.
17 Setembro, 2019 at 13:25
Sporting Clube de Portugal desde 1906 a lançar o pânico nos relvados portugueses. E novidades?
17 Setembro, 2019 at 13:32
Descobriram esta merda nos 2 ou 3 últimos anos quando é assim há 3 décadas pelo menos…
O que me faz realmente confusão nesta perseguição ao Sporting, que dura há mais de 3 décadas de uma forma clara, é qual é mesmo o objectivo que estes filhos duma grande puta da APAF têm? É acabar com o Sporting? É que, por exemplo, esta época, com a equipa a jogar uma merda, é preciso gamarem-nos constantemente e de uma forma absolutamente clara? Nem com um futebol miserável nos deixam em paz?
Então tem de haver ali mais qualquer coisa que vá para lá de não gostarem do clube – e isto já nem se discute pois é evidente!
A quantidade de M€ que o Sporting tem deixado de ganhar, nestes mais de 30 anos, à conta deste filhos da puta é impressionante. Como impressionante é a passividade do Clube em se ter deixado cair nesta situação, em não lutar contra isto com todas as forças, organizando-se para se defender e expondo esta pouca vergonha, e é a passividade duma massa adepta, especialmente das claques, que preferem bater nos próprios jogadores do que foderem a tromba a esta gentinha de merd@ que tudo fazem para acabar connosco!
No dia em que um filho da puta destes levar nos cornos, ou pior, abro uma garrafa de champanhe para comemorar!
E, caso leias isto, Rui Santos, é isto que a corrupção faz ao futebol, manso do caralho! Era o que faltava sermos gamados anos a fio e ainda termos de contribuir para a pacificação do futebol… Era como se te assaltassem todas as semanas e te pedissem para contribuir para a educação dos criminosos… Cala-te e contribui para a educação e formação dos ladrões pois assim talvez não te assaltem a casa… 😉
Hipócritas do caralho!
(pardon my french)
17 Setembro, 2019 at 13:37
Eu defendo irmos competir para Espanha… Isto aqui nunca vai mudar!
17 Setembro, 2019 at 13:46
Que tinha ainda uma vantagem económica muito grande.
Nós íamos para uma Liga mais competitiva onde há muito mais dinheiro e arrastaríamos connosco alguns patrocinios para Espanha – o que obviamente interessa à Liga espanhola.
Por outro lado, cá, diminuiria alguma coisa o dinheiro disponível para todos os clubes, levando Benfic@ e Porto a receber bem menos e os clubes mais modestos, que agora são submissos aos interesses corruptos das duas nádegas, a ficarem asfixiados com falta de receitas.
17 Setembro, 2019 at 14:57
Esta escadinha é de uso exclusivo?
17 Setembro, 2019 at 15:56
Tem piada que ando a pedir isso à anos mas não me lembro de ver o teu “+1” na altura.
Não tarda nada também estás a apoiar o Inácio para presidente.
Afinal pode haver evolução das mentes…
17 Setembro, 2019 at 16:19
Já aqui defendi isso várias vezes. Não foi uma nem quatro…
17 Setembro, 2019 at 17:20
Ir para Espanha era todo um novo post.
Soa me lindamente, mas nao acredito que o presidente proponente nao tivesse um CashBall + Alcochete nas mãos. É quase tao utopica como manter a maioria da SAD.
Os problemas com arbitragem podem ser vistos num um fluxo de recursos humanos, com uma dada estrategia e comando, a desempenharem um papel. E nesse sentido, quase aposto que o Sporting tem falhas graves na sua participaçao neste fluxo. Sim, recrutar jovens para os levar a terem a formaçao de arbitro e depois conduzir as suas carreiras rumo à primeira liga para obter dai vantagens é uma coisa que demora dez anos a fazer e é corrupçao e é um escandalo… mas ou a fazes ou nao tens arbitros nenhuns. O mesmo se aplica a dirigismo federativo e outras entidades similares. É um campo de batalha em que eu sinto que nao lutamos. Quase aposto que o Carnide dominou a captaçao e progressao dos arbitros nos ultimos 5 anos. 🙂
A arbitragem portuguesa, mas provavelmente é assim em todo o Mundo, é corrupta. Num primeiro nivel, neste angulo da forma como o aparelho os conduz ao sucesso, num segundo nivel, jogo a jogo, atraves de agentes das equipas que vai arbitrar. Quem nao paga, lixa-se. Pagar nao garante nada. Imagino que seja neste nivel de pratica que a arbitragem funciona até à II B. Nunca esquecer a lealdade a quem lhes deu esta oportunidade de ganhar enquanto fazem algo que amam. 🙂 A prova de que só há árbitros corruptos é que nunca há uma queixa de um árbitro contra um clube que o tentou comprar. Até creio que haja árbitros que entregam a guita que fazem aos pobres, mas…
No pais que criou o Olegario Benquerença e o levou ao estrelato internacional, e achando eu que o Sporting nao tem peso na captaçao de jovens arbitros, nem na mecanica de distribuiçao de rendimentos aos arbitros, nem mesmo na progressao das suas carreiras… precisamos de uma ideia nova. Na minha opiniao, seria a europeizaçao da arbitragem. Resolve zero, mas abana as aguas e permite reposicionamentos. Todas as ligas que assim entendessem, rodavam os arbitros nos seus jogos de I e II Ligas, dentro de limites razoaveis, mas trazendo todos esses arbitros para um nivel de profissionalizacao seria. Para dificultar a missao de quem busca corrompe los e intimida los: sejam ultras ou apostadores desportivos. 🙂 Claro que evitavamos dizer que o risco sao os clubes ou os agentes desportivos. Claro que nao. Tal como os arbitros sao limpinhos.
Chegava? Nao creio. A segunda parte tem a ver com a real compreensao da nova dimensao digital do Mundo. O Sporting é miseravel nisso e tambem dava outro post, mas quantos anos podem passar sem haver social rating as arbitragens e isso ter um peso na forma como as carreiras sao conduzidas? Seria evidente o peso dos adeptos dos maiores clubes, mas corrigir esse peso é matemática, nao é nada que nao se estude e apure. Hell, eu gostava de ver social ratings dados aos jogadores, jogo a jogo. E que por ser socio o meu voto fosse mais pesado que os dos restantes votantes. Nao sei se tudo isto funcionaria, mas parece-me que há ganhos que o “social” traz que nao estao a ser aproveitadas para pressionar os arbitros a melhorarem os seus desempenhos. Com o VAR, o arbitro sabe tanto como quem esta a ver na TV. Nao ha espaço para erros grosseiros.
Insistir na critica em principio garante nos mais 30 anos de miseria.
Creio que o realinhamento deveria ser na linha do VAR para o BdC. Mas no sentido de trazer aos arbitros o que eles querem enquanto permitia maior escrutinio, maior confiança e mais participaçao dos adeptos – obviamente fascinados com o assunto. Em todo o Mundo, um dia. A começar no Varandas, amanhã. 🙂
17 Setembro, 2019 at 19:13
O Benfica começou a fazer isso com os árbitros mais ou menos por altura do Euro cá em Portugal… Já leva mais de 10 anos disso. Por isso o quadro de árbitros tem vindo a ser renovado só com lampiões. Sobram o ASD, o Rouba e o Hugo Miguel, que são alinhados com o sistema para não perderem as posições que têm.
Ir para Espanha ia implicar uns aninhos de adaptação – 4, 5, 6, pelo menos! – mas depois podíamos tirar partido da nossa grandeza desportiva porque iamos competir num contexto melhor e onde há muito mais dinheiro.
Além disso, se um dos grandes sair daqui, isto perde a piada – porque vive muito da falsa verdade que há 3 candidatos ao titulo e que o Braga dá luta – perde competitividade, perde patrocínios e vai por aí a baixo…
Não vejo nada como uma medida utópica, aliás, como não vejo o manter a maioria da SAD.
Agora, não é uma medida fácil e tinha de ser uma Direcção com uns tomates de aço enormes para mandar toda esta merda… à merda!
No dia em que aparecer alguém a defender uma coisa destas, eu estou com esses!
17 Setembro, 2019 at 15:50
Já bati muito de frente com o Miguel, mas neste caso sublinho por baixo.
Há 30 anos que vejo isto…
18 Setembro, 2019 at 0:20
Miguel, relembro: há uns anos atrás, discutia-se que o (grande) futebol só era viável para duas equipas, uma a Norte e outra a Sul.
O Sporting, já se dizia, era o que “estava a mais” e o que representava em patrocínios, direitos, etc, etc, seria a salvação dos outros.
O ataque aí está, uma vez mais.
17 Setembro, 2019 at 13:37
Uma das coisas que me lembro…
Era a situação passada no futebol português, no tempo em que o “andrades eram reis e senhores” do futebol, “dominando” completamente o sector da arbitragem..
Nesses tempos o que tínhamos eram equipas do fcp muito agressivas…
Que normalmente ganhavam os “duelos” com os seus adversários “chegando invariavelmente primeiro” à bola do que os jogadores das outras equipas…
Quando se discutiam as vitórias do porto…muitos “justificavam-nas” dizendo…:a diferença está na vontade…vejam como eles chegam sempre primeiro à bola…”
E sim, era verdade…eles ganhavam normalmente todos os confrontos…
Mas…e o que estava por detrás dessa agressividade..?
Uma coisa muito simples…:
Raramente os árbitros marcavam faltas contra os jogadores do porto e muito mais raramente mostravam cartões…
E o que se passava com os jogadores adversários quando eles “conseguiam” chegar antes à jogada…?
Pois…muitas vezes “entravam em falta” (assim consideravam os árbitros…que faziam “vista grossa” às entradas dos jogadores portistas…) e não raro saia amarelo e muitas vezes vermelhos ( que colocavam a equipa do porto quase “sempre com a vantagem” de jogarem contra uma equipa de 10 e às vezes 9 – como acontece presentemente com os lampiões…)
E assim se iam somando campeonatos (não que o porto não tivesse boas equipas…)…pois as equipas adversárias habituadas a serem tratadas de maneira diferente…
Perdiam a maior parte dos duelos individuais, pelas razões já acima explicadas…
Presentemente num tempo em que “quem domina” é o benfica…não é difícil constatar que “essas benesses” são agora prodigalizadas aos lampiões…e assim se “vão ajudando a fazer campeões…”
E com o Sporting como é…?
É aquilo que todos temos a oportunidade de constatar em cada jogo…
O ultimo jogo no Bessa foi “o espelho” do que normalmente se passa em cada jogo em que o Sporting esteja presente…(com a agravante dos jogadores axadrezados “usarem e abusarem” da quase violência em cada entrada…)
E isso acontece debaixo da complacência dos árbitros, que ao contrário…”não perdoam” aos nossos a a mais pequena entrada “mesmo normal” (tendo em vista as entradas dos adversários…), sacando logo de um amarelo…quando não mesmo um vermelho…
E acham que isso não tem influencia no jogo da equipa…?
É claro que tem…os nossos “não podem discutir” em pé de igualdade as jogadas com os adversários…porque “já sabem” o que os espera…
Lembremos o que se passou com o BF no ultimo jogo…:
Sobre ele foram cometidas cerca de 10 faltas, das quais o árbitro “entendeu” que apenas 5 seriam marcadas…
Só um jogador fez 6 faltas sobre o BF, algumas quase a raiar a agressão…e o que é que lhe aconteceu…?
Nada…mas BF acabou expulso (num primeiro cartão por “discutir ” na sua qualidade de capitão com o árbitro – quando outros fazem bem pior e nada lhes acontece – e no 2º cartão por uma entrada igual a tantas outras sofridas pelos nossos nesse jogo…sem que o árbitro na maior parte das vezes tenha marcado falta…e muito menos quando as marcou…tenha achado que eram passíveis de amarelo…)…
E acham que a maneira como o Sporting é tratado “como uma equipa de trauliteiros” não tem influencia sobre o decorrer das jogadas e dos jogos…?
Ai não que não tem…!
SL
17 Setembro, 2019 at 17:22
Na mouche.
17 Setembro, 2019 at 14:50
se fossem só os cartões….ainda no fds o porco ganhou como ganhou e o venfique por exemplo, o 2ºgolo não era canto …meus amigos isto aqui dentro é entre as nádegas….e nós na merda!