Na temporada de 2016/17 a equipa sub19 do Sporting Clube de Portugal sagrou-se campeã nacional com apenas duas derrotas em 36 partidas e uma impressionante marca de 100 golos marcados contra apenas 26 sofridos. Na altura, era unanime entre todas as hostes leoninas que estávamos perante uma incrível geração de atletas, com opções de qualidade em praticamente todas as posições e que era secundada por uma equipa de Juvenis igualmente entusiasmante.
Pediu-se, e com toda a legitimidade, tempo aqueles miúdos para que a entrada no futebol profissional não fosse de repente. Eram meninos, alguns com apenas 17 anos, que precisavam de continuar a sua formação como futebolistas para que pudessem dar frutos mais tarde na equipa principal. No entretanto… aconteceu o Sporting.
Sabemos por experiência que muitas destas equipas “sensação” resultam apenas em quatro ou cinco jogadores que acabam por se impor no onze da primeira equipa. Sabemos que a aposta na formação é muitas vezes (em Portugal) mais fruto do mau planeamento do mercado do que uma aposta sustentada. Sabemos que pelo meio acontece a vida, as lesões, os contratos, os agentes e os treinadores que não abdicam de certas teimosias. Mas também conhecemos o nosso ADN.
Hoje, a equipa que nos enchia de esperança no futuro e a geração de ouro que ai vinha (friso novamente que existia uma equipa de Juvenis bicampeã também metida nestas contas) não foi mais do que uma das muitas ilusões que se esfumaram rapidamente com a gelada chapada que tem sido a nossa estrutura de futebol profissional.
Thierry Correia (Valência), Abdu Conté (Moreirense), Demiral (Juventus) e Tiago Djaló (Lille) já não fazem nem farão parte dos quadros profissionais do clube. Luís Maximiano, que se assumiu esta temporada como segundo guarda-redes da equipa principal, vai oscilando entre convocatórias e alguns minutos nos sub23. No meio-campo, que teve como destaques maiores Bruno Paz, Pedro Ferreira, Miguel Luís e Daniel Bragança, nenhum teve ainda uma sequência de jogos pela equipa A. Pedro Ferreira é agora jogador do Varzim, Bruno Paz recupera de uma lesão complicada, Daniel Bragança seguiu para mais um empréstimo absurdo que em nada vai valorizar o jogador e Miguel Luís aguarda pacientemente que o Sporting faça consigo o que já conseguiu com Chico Geraldes. Na frente, Pedro Marques está na segunda divisão holandesa, Elves na segunda portuguesa e Rafael Leão foi o que todos sabemos e que nem vale a pena recordar.
E, num instante, entre negócios surreais, ingratidão pura, falta de contratos e falta de planeamento, um conjunto de jogadores que poderia transformar o Sporting num clube mais competitivo, oferecer mais opções aos sucessivos treinadores e manter a identidade do clube intacta, foi desfeito. Nenhum (convém mesmo frisar o nenhum) foi aposta verdadeira na equipa principal, nem mesmo Jovane e Miguel Luís que parecem destinados a um banco sem fim.
Adorava dizer que tudo isto foi apenas fruto da instabilidade que se sentiu no clube desde há ano e meio para cá e que a paciência será a chave para recuperar de uma geração desperdiçada. Mas, a triste realidade, é que alguns jogadores continuam sem renovar os seus contratos (Felix Correia foi outro que nos abandonou no Verão) e que a aposta na equipa principal não passa de um chavão que dirigentes do Sporting atiram para o ar para continuar a justificar os despedimentos de treinadores, que são mais vítimas da incompetência dos seus patrões do que da sua.
Um clube que quer dar um rumo diferente à sua equipa e pretende recuperar o ADN perdido, não deixaria nunca Pedro Mendes fora das contas para a Liga (fosse quem fosse o treinador). Um clube que quer continuar a ser a maior marca da formação em Portugal não permite que jogadores de classe inegável se passeiem por campos pastosos da segunda divisão, onde não vão aprender absolutamente mais nada sobre o que é lutar por títulos e jogar num clube da nossa dimensão. O Sporting transformou-se de tal forma na maneira como olha para os seus jovens que hoje, com uma equipa sub23 incrível e a somar apenas vitórias, ninguém acredita que isso resulte em mais do que jogadores cedidos e desilusão após desilusão a cada pré-temporada.
Mitrovski, Matheus Nunes, Bruno Tavares, Joelson, Pedro Mendes, Tomás Silva, Eduardo Quaresma, Nuno Mendes, Rodrigo Fernandes, e muitos outros. Todos eles a iniciar a temporada a um grande nível e a provar que podem ter uma a palavra a dizer nas contas de mais uma época que se adivinha longa. Até ver, o mais certo é que daqui a ano e meio eu escreva este texto outra vez, mudando apenas os nomes.
*quando a mostarda lhe chega ao nariz, a Maria Ribeiro mostra que há petiscos que ficam mais apurados quando preparados por uma Leoa
20 Setembro, 2019 at 13:11
De todas as tristezas que tenho com o Sporting, esta é a maior. Grande, mas triste, texto.
20 Setembro, 2019 at 13:14
O gajo que pegar nisto já nas próximas eleições (não há como lhes fugir, felizmente) tem 7/8 miúdos nos sub23 (mérito à construção do grupo este ano) para aproveitar.
Sem medos. Nada a perder. Valerão num futuro próximo vitórias e carcanhol.
Ainda com esta direção e aproveitando que o Pontes os conhece… É lançar já uns quantos, progressivamente ou não.
20 Setembro, 2019 at 13:24
Já não dá mesmo para fugir de eleições.
Demasiados erros grosseiros… Sendo o apogeu a preparação desta época.
Ninguém exigia ser campeão esta época, mas porra há tantos e tantos erros na preparação desta época que já não há volta à dar.
Junta-se uma serie de negócios “esquisitos”…. Uma comunicação interna e externa miserável…e o resultado final só pode ser eleições o mais rápido possível.
Agora é fazer damage control…
P.s. Sim… Votei no varandas, porque tinha que votar em alguém e nenhum candidato me convencia. Hesitei até à ultima entre Varandas e Benedito. Votei num projecto ..que na pratica não aconteceu e por isso da mesma forma que votei… Também lhe indico a porta da rua tal como aconteceu com o antecessor.
20 Setembro, 2019 at 13:38
Acho que Benedito teria sido mais do mesmo, infelizmente! Acredito que a época teria sido melhor preparada … mas desconfio que teria vindo com a mesma “encomenda” quanto ao que a restruturação financeira e venda da SAD diz respeito …
Nas próximas eleições, precisamos de alguém credível mas que seja totalmente independente da “linhagem” e tb da ala BdC. Não é fácil …. e não sei se virá a tempo …
22 Setembro, 2019 at 4:41
Eu acredito que a solução óbvia seria Carlos Vieira.
Não foi por acaso que Rogério Alves e restante pandilha o afastaram, pois tinham receio que pudesse dar continuidade à reestruturação que estava em curso e que daria ao Sporting o controlo quase total da SAD, estragando assim, por completo, os planos as estas sanguessugas.
20 Setembro, 2019 at 14:19
Como sabes votei Benedito e durante algum tempo quis acreditar que Varandas seria uma segunda opção a seguir a linha da direção anterior mas sem “one man show”, evitando ao máximo guerras internas. Zenha era uma incógnita, RA um problema.
Só que na campanha ficou apresentado, mesmo que ninguém possa hoje dizer que com o João isto estaria perfeito.
Agora é olhar com seriedade para quem aparecer. Há sempre esperança…
20 Setembro, 2019 at 16:39
Sim, senhor, os nossos destinos estão certamente em boas mãos. Nas próximas vais votar Benedito porque ‘tens que votar em alguém mesmo que nenhum te convença’, e votarás num ´projeto’ que nem sabes bem em que consiste, seguro na certeza de que lhe ‘indicas a porta’ se não o concretizar… Fucking Sporting…
20 Setembro, 2019 at 16:45
vai-te esconder
20 Setembro, 2019 at 17:14
Faço minhas as tuas palavras, Ricardo!
Os erros têm sido demasiados e a inabilidade para gerir as situações é gritante!
Espero é que apareça alguém dentro daquilo que eu pedi na altura: que mantenha o rumo do Clube e das Modalidades e que pegue no futebol para fazer um projecto como deve ser, sempre a ser pensado em ciclos de 3 ou 4 anos! E não me importo nada que me diga que no primeiro mandato não seremos candidatos assumidos ao titulo – o que não quer dizer que não se lute por vitórias em todos os jogos!
20 Setembro, 2019 at 23:53
Claro que fazes. Tu e qualquer nabo que votou Varandas e se prepara para eleger Benedito ou outro banana qualquer que consiga articular meia frase sem dizer ‘bardamerda’. Isto partindo do princípio que o unicórnio da 3ª via vai continuar a primar pela ausência…
21 Setembro, 2019 at 13:17
Tu voltaste em quem?
É que o “nabo” assume-se sempre aqui perante os “competentes do sofá” que nunca assumem porra nenhuma a não ser dizer mal de tudo – portanto, fazer o mais fácil!
Epá, o Varandas não foi o que eu esperava? Infelizmente não. Mas o Bruno também.
Portanto, sou um “nabo” e vocês são espectaculares…
21 Setembro, 2019 at 14:42
Como já te tinha dito no outro dia, não votei. Todos os candidatos que se apresentaram às últimas eleições juntos não fariam um Presidente minimamente decente. O meu candidato era Carlos Vieira, que, como se sabe, foi impedido de concorrer.
Louvo-te pelo menos isso: assumes as tuas escolhas. Não deixam de ser escolhas estúpidas. De um lote de candidatos de merda, conseguiste a proeza de ajudar a eleger o pior…
20 Setembro, 2019 at 22:26
Burros!, correram com um licenciado em gestão que estava a levantar o Sporting, para colocarem um médico ou eventualmente um ex-atleta, parece que qualquer um serve para gerir o clube.
Conhecem a glória do Sporting Manuel Fernandes, como comentador?, é tal e qual o varandim como presidente, um desastre, uma aberração.
O que me faz confusão é que alguns que por aqui andam, ainda não sabem como se faz um golpe de estado.
21 Setembro, 2019 at 0:13
… ou como se fez um golpe de estado….
SL
21 Setembro, 2019 at 5:59
Eu fiquei esclarecido entre todos quando só um falou da restruturação financeira.
Mas como esse tb tinha sido em tempos trucidado pela SIC por os ter mandado passear em directo em tempos…
E não, não acho que tivesse levado a algum lado interessante a equipa de futebol, mas acho que pelo menos tinha levado o clube a fechar a restruturação financeira em vez de mandar para a valeta à roda de 80 milhões como este palhaço fez… e sim, acho que tudo o resto eram amigos dos amigos do Varandas, incluindo Benedito…
21 Setembro, 2019 at 6:04
Dito ido, voltando ao tópico, é das coisas que mais me deixa de cara à banda na gestão danosa que por ali vai… porque depois se fala num relatório e contas que “aumentou o valor do plantel”… pudera, comprou-se entulho a pontapé, e deram-se uma carrada de jogadores que valiam contabilista ame te 0 (para quem não sabe nós “activos” os jogadores da formação valem 0€….).
E depois há Rel. Contas que falam em 8M€ de comissões e apresentam 14 de dívidas a empresários. Tudo transparente na paz do senhor… (e com a Gestifute destacada no topo).
Eleições vai haver em 2020 a não ser que se desça de divisão. Se pensam que até lá o saque acaba, boa sorte.
22 Setembro, 2019 at 5:38
Ter como meta 2020 para afastar o master of puppets e os seus fantoches, de forma a que a próxima época seja preparada por outras pessoas é provavelmente o mais realista, pois vai ser um tormento conseguir pôr Rogério Alves a marcar eleições que lhe irão arruinar mais uma vez os planos que vem preparando há tantos anos, caso não consiga eleger mais uma Direcção fantoche para dar continuidade a este trabalho. Este candidato fantoche será muito fácil de identificar, será aquele que terá o apoio massivo da comunicação social.
Mas o ideal seria substituir estes palhaços de imediato.
20 Setembro, 2019 at 13:17
Ainda fico parvo com o estrago feito com essa geração…
É incrível tamanha estupidez…
20 Setembro, 2019 at 13:30
Esta, temos de agradecer a BdC, que foi buscar JJ e o deixou fazer o que quis. Olha, quem-quem-quer-que-sejas a quem pedi ontem ou antes de ontem para elencar atos graves de BdC. Aqui está o mais grave de todos.
20 Setembro, 2019 at 13:54
Sim, é verdade que existiu esse erro.
O tal erro do JJ que no primeiro ano foi campeão (mesmo que o titulo nos tenha sido roubado) e que colocou a equipa na Champs a jogar de cabeca levantada frente aos maiores da Europa. Em 4 jogos com as equipas de topo apenas conseguimos um empate, mas foram sempre jogos disputados, ao contrário de um passado recente, onde frente ao Bayern levámos 12-1 (Isso foi igualmente um recorde na Europa, a maior goleada em jogos da Champions)
Sim, a mesma pessoa que fez tanta merda foi igualmente a pessoa que fez coisas incriveis.
Claramente o BdC ficou refém do bicho, e tal como na Cidade de Deus, se correr o bicho pega, se ficar o bicho come.
Apenas sabemos que foi um erro porque sabemos tudo o que aconteceu depois, mas na altura foi a decisão mais correcta.
20 Setembro, 2019 at 17:03
Repito o destaque que dei.
“Até ver, o mais certo é que daqui a ano e meio eu escreva este texto outra vez, mudando apenas os nomes.”
A geração que se perdeu, todas as que se perderão quando a política é a mesma de sempre. O JJ só apostou no que já vinha de trás e porque não havia dinheiro para lhe satisfazer os caprichos. Assim que houve entrada na champions… apostou em quem? Acredito que a ideia de BdC fosse a aposta na formação. Erro crasso ter ido buscar JJ, sim, ainda para mais já conhecendo as ideias “ter de nascer 10 vezes” para chegar aos calcanhares dos Cardozos desta vida. Erro ainda mais crasso, ter-lhe feito as vontades e deitado fora o que vinha fazendo. JJ foi “feliz” com uma equipa composta por muito jogadores da formação. À exceção de gelson martins, não me lembro de mais nenhum jogador que tenha aproveitado.
20 Setembro, 2019 at 17:04
Até me perco. JJ não desperdiçou esta geração, mas desperdiçou a anterior.
20 Setembro, 2019 at 23:10
Eu também à segunda-feira acerto sempre no Euromilhões.
Sim foi um erro do BdC visto de agora, mas na altura foi um golpe de génio, que fez a nação das toupeiras ficar furiosa, e com sede de vingança, por esse motivo e outros sabotaram o SCP.
Não sei se posso chamar um erro de BdC, mas houve efectivamente um erro de cálculo, foi o de BdC não conhecer a que ponto é que o futebol e o País estavam enterrados em corrupção, é relativamente novo, portanto acredita em conceitos elásticos, como o da Democracia.
22 Setembro, 2019 at 6:02
Foi de facto um erro crasso ter ido buscar o JJ, mas consigo perceber perfeitamente as razões que levaram a essa decisão.
Eu próprio, que tinha um ódio de morte ao JJ do limpinho, limpinho, depois do choque inicial e depois de assistir ao pânico que se instalou no benfica, achei na altura que tinha sido a decisão acertada, até porque só não fomos campeões pelas razões que todos sabemos.
Se JJ tivesse saído, por qualquer razão, no final dessa primeira época teria sido o melhor que nos podia ter acontecido, mas não era fácil de prever o que viria a seguir.
Se tivéssemos sido campeões ninguém se lembraria dos jogadores da formação que foram desaproveitados.
20 Setembro, 2019 at 14:13
Não é verdade. “A” época para esta malta começar a subir era a época passada e este ano estariam a todo o gás. No ultimo ano do JJ esta malta era Junior e estavam onde deviam estar, na equipa B.
A geração que o JJ ajudou a matar foi a de Geraldes, Palhinha, Matheus, etc…
20 Setembro, 2019 at 14:16
É isto! E de ressalvar que a geração que JJ ajudou a matar ainda poderia ter sido aproveitada, ainda para mais num momento de “tamanha” crise.
20 Setembro, 2019 at 14:57
Exato, com 22 ou 23 anos, Geraldes, M.Pereira, Palhinha ainda iam bem tempo de este ano nos ajudarem como verdadeiras apostas. Até o Iuri, porra. Quando vejo que fomos dar 5M pelo camacho pergunto-me o porquê, quando temos jovane, elves balde, m.pereira e mais uns nos sub23.
20 Setembro, 2019 at 16:05
São 2 anos perdidos e estragados…
20 Setembro, 2019 at 16:20
Bem, o Camacho é um caso estranho ou então não é.
“Varandas assumiu dossiê Camacho”
«Nas próximas horas serão apresentados três jogadores para a equipa principal do Sporting. Um deles leva já uns sete meses de negociação. Foram negociações duras».
Portanto, Camacho no Sporting resume-se a uma birra qq sobre jogar a lateral ou ala e ao facto de entrar nos descontos para poder tomar banho.
20 Setembro, 2019 at 16:28
O JJ tinha fetixe com centrais…este tem um ULTRA fetixe por extremos e médios ofensivos…
20 Setembro, 2019 at 16:34
JJ era um treinador. Podia ter os fetiches todos que quisesse mas alguém tinha de o permitir (mesmo que com a melhor das intenções).
Este é o… presidente. Ainda.
22 Setembro, 2019 at 6:06
Concordo consigo, mas com os jogadores que enumerou o proxeneta do Mendes não tinha ganho nada… e nós somos amigos dele.
20 Setembro, 2019 at 16:45
Ninguém mata o Palhinha, foda-se… 🙂
20 Setembro, 2019 at 17:05
Exato.
20 Setembro, 2019 at 13:20
A formação só aparece quando não há dinheiro. Ou como no carnide, quando há um esquema montado para vender jogadores por valores artificiais. Salvo raríssimas excepções, funciona assim em todo o mundo.
Na verdade gostava que fossemos diferentes. Se é para estar 18 anos sem ganhar, que seja com os nossos.
20 Setembro, 2019 at 14:53
Atenção a um detalhe.
Falamos constantemente em formação lá para dentro, mas Alvalade é um palco que não tem problemas em dar tempo a um estrangeiro e assobia um dos nossos por tudo e por nada.
Esses anormais (profissionais do assobio) são tão culpados como os que nem sequer apostam neles.
20 Setembro, 2019 at 16:57
Falas do Miguel Luís, certamente, mas esse gajo é banal. E o Diaby, que veio de fora, nunca teve a vida fácil. Ele era mau, mas o que lhe faziam roçava o obsceno…
20 Setembro, 2019 at 17:38
Não.
Eu vi assobiar Nani e Mané.
Estes com mais anos de casa que muitos sócios.
20 Setembro, 2019 at 23:42
OK, não disputo, mas continuo a achar que a tua generalização não se aplica. Não ganhamos corno há décadas. We’re quick to whistle.
21 Setembro, 2019 at 6:39
A qtd de vezes que o Patrício foi assobiado…
21 Setembro, 2019 at 14:44
Sim, verdade, tal como inúmeros outros jogadores, portugueses ou estrangeiros, na última década. Em casa onde não há pão…
21 Setembro, 2019 at 14:44
*nas últimas décadas
20 Setembro, 2019 at 17:05
Cabe ao treinador resistir aos assobios da bancada. Ele sabe porque os vai buscar. Sabe porque aposta. Olha… Paulo Bento.
20 Setembro, 2019 at 16:58
Não concordo, e a Holanda é um exemplo disso, vê Ajax e PSV.
E quando clubes como o Barcelona, que aposta em miúdos de 16 anos toda essa teoria cai por terra.
Temos de apostar na qualidade independente da idade.
20 Setembro, 2019 at 13:27
“Até ver, o mais certo é que daqui a ano e meio eu escreva este texto outra vez, mudando apenas os nomes.”
Ano após ano após ano após ano. Mais não fosse para nos calarem com esta ladainha da formação, bem que podiam fazer-nos a vontade para nos provarem que estamos errados. Formamos do melhor para outros aproveitarem. Queremos mística, mas mandamos embora ou deixamos definhar os únicos que a poderiam fortalecer. Miúdos que desde sempre defendem a listrada verde-branca. Temos uns rasgos, aqueles anos em que “tem que ser”, essa chatice de pôr miúdos da nossa formação a jogar por não haver dinheiro para comprar miúdos e graúdos das formações de outros, miúdos e graúdos que não têm o selo de qualidade de uma das melhores academias de formação do mundo. A nossa. Isto ultrapassa qualçquer lógica. Roça as raias do absurdo. E eu estão tão cansada de debitar a ladainha de descontentamento e de não ver satisfeita avontade de que apostem realmente durante dois, três anos para me provarem que estou errada.
20 Setembro, 2019 at 13:32
Ah! E já tinha saudades destes textos da chef Maria!
20 Setembro, 2019 at 13:35
É a mais pura realidade, e é transversal a todas as direções. Só apostamos na formação quando não há dinheiro para comprar.
20 Setembro, 2019 at 13:36
Maria Ribeiro fantástica nas suas opiniões como sempre mas temos que pensar que tudo na vida tem que ser feito sustentadamente, veja se o que aconteceu ao Sr. Lage está semana. A direcção que presidir ao Sporting é aposte abertamente na formação, tem que informar os sócios que o título não é o seu principal objectivo.
20 Setembro, 2019 at 13:41
O que aconteceu ao Lage?
20 Setembro, 2019 at 13:56
Jogou sem padres e perdeu….como de costume.
Mas ganhou juizo!
20 Setembro, 2019 at 17:02
Tal como qualquer outro que o precedeu na champions, não?
20 Setembro, 2019 at 14:54
O Vieira prometeu a champs…
20 Setembro, 2019 at 15:56
Precisamos um presidente que saiba criar condiçoes para fazer dinheiro com vendas de promessas sem dependencia dos resultados nacionais ou internacionais. Parece impossivel mas nao deve ser.
O que fizemos ontem é só estupido. O Miguel Luis nao foi competente, desvalorizou e nao tiramos dali nenhuma motivaçao extra porque ele vai desaparecer ate ao proximo jogo europeu, quase na certa. O Jovane idem. O Camacho, entao.. zero. O Pedro Mendes que se valorizou sim, nao joga na Liga. Assim podiamos estar cem anos a fazer isto e nunca teriamos uma venda interessante de um jovem jogador.
Parecemos mais interessados em montar o esquema mas com outros jogadores. Raphinhas ou Doumbias, Rosiers, etc… Parece me estupido e menos rentavel e mais dificil de agradar aos adeptos. A unica explicaçao que encontro é a corrupçao dos proprios dirigentes que assim conseguem tirar o seu via agentes. Deve ser complicado gerir gajos que ganham 2 milhoes por ano e fechar contratos de 20M numa venda e receber só um salario relativamente normal do clube.
O caminho para mim era o ano zero do Mihailovic. Mas sem lhe chamar ano zero. Ser mesmo assim que operavamos. Lean. 60 ou 70% de jogadores da casa no plantel, com presença de 4 em cada onze. Os estrangeiros teriam de ser escolhidos face as carencias e nao por oportunismo negocial ou carrosseis e outros businesses. Isso e coisa de gente rica e nós nao somos ricos.
20 Setembro, 2019 at 13:43
Pois…
Péssimo cenário para lançar putos. Balbúrdia, desorganização, descrença.
A conversa da formação é recorrente. Faz lembrar os incêndios (ou as cheias), tudo sabe as causas, tudo apresenta soluções, mas no Verão seguinte a me*da é igual. Culpa do tempo.
20 Setembro, 2019 at 13:43
Meteu vários jovens com o Leipzig e perdeu o jogo sem apelo nem agravo.
20 Setembro, 2019 at 13:48
Perdeu porque não jogam um charuto.
Andaram por lá as vedetas que partem tudo, Pizzi, Cervi, R2D2 e cia, contra os germanos nem tocaram na borracha.
20 Setembro, 2019 at 13:49
O que é que um jogo da Champions tem a ver com a Liga portuguesa?
Na época passada, Lage colocou jovens contra o Galatasaray e deu-se bem.
O que é que uma coisa tem a ver com outra?
Nesta pré-época, desastrosa, é verto, mas todos vimos muita qualidade em Daniel Bragança.
Porque carga de água é que foi emprestado ao Estoril?
And so on… And so on…
20 Setembro, 2019 at 13:49
*é verto = é certo
20 Setembro, 2019 at 13:46
Chapeau!
20 Setembro, 2019 at 13:51
Quando os Consócios mandarem este boneco para a Rua. Quero um Presidente que tenha no programa a aposta na formação, isto é, a base é da Academia a que poderá ser adicionado no máximo 3 ou 4 contratações de inegável qualidade.
Imaginem os 44M que estes meninos já torraram, mas apenas em 3 jogadores.
L SL
20 Setembro, 2019 at 13:54
Todos dizem isso há 20 anos. Nenhum cumpriu.
Nas próximas eleições todos o vão repetir.
20 Setembro, 2019 at 13:56
Esse é o problema
20 Setembro, 2019 at 14:18
Nenhum cumpriu, mas um ainda faturou quase 100M à conta da formação.
20 Setembro, 2019 at 14:30
Eu quero um que cumpra o programa.
Este esta a bater records.
Não cumpre nada.
Faz tudo ao contrario do que prometeu.
Pior…. ao contrario do que diz que esta a fazer.
20 Setembro, 2019 at 15:14
Ele não sabe o que prometeu. Nem lhe interessa o que prometeu.
20 Setembro, 2019 at 15:29
Ele prometeu agrilhoado.
Desculpem….
20 Setembro, 2019 at 17:06
🙂
20 Setembro, 2019 at 15:57
+1
20 Setembro, 2019 at 13:52
Ponta de lança, médio defensivo e defesa Esq.
20 Setembro, 2019 at 13:53
A formação do Sporting é aquela esposa com celulite, estrias e uma cicatriz da cesariana, com que nos casámos há 20 anos e à qual voltamos sempre que uma das nossas múltiplas amantes nos põe a andar.
Somos realmente uma merda e uma vergonha.
20 Setembro, 2019 at 14:34
O pior e que as amantes sao ainda mais gordas, não sacam bicos e ainda fodem mais a cabeca a um gajo do que a original.
Perdem em toda a linha.
20 Setembro, 2019 at 14:35
E ainda tive que gramar com o Rogerio Alves a passar, agora mesmo a frente. Da porta do emprego. Nao deu para lhe dar uma bela.
20 Setembro, 2019 at 15:17
Estás enganado.
A formação do Sporting é aquela tipa toda fit, pronta a comer.
Mas como é fácil e disponível armas–te em esquisito e andas a comer gordas com celulite
20 Setembro, 2019 at 15:58
“ha ali qualquer coisa que nao bate certo…”
20 Setembro, 2019 at 16:02
É boa demais para mim.
E depois…. olha aquele nabo com aquela gaja tão boa. Como e que e possivel?!
20 Setembro, 2019 at 17:15
E depois tens o Brás na TVI 24/7 a louvar as virtudes da celulite e do gajo que papa as gordas todas e nunca viu um ginásio na vida…
20 Setembro, 2019 at 13:56
Já se tinha visto que o kareca original apesar de ter conquistado 2 taças não conseguia meter a equipa a jogar futebol. Eu tinha despedido o kareca e ido buscar um Luis castro ou Rui Jorge para se começar a preparar uma equipa.
E neste projeto estavam matheus pereira, bragança, dala, thierry correia, pedro mendes.
Acham que sou gajo para ficar com o lugar do Hugo Viana? Parece-me que sim.
20 Setembro, 2019 at 14:56
Queres é andar de ‘limousine’.
20 Setembro, 2019 at 15:12
🙂
20 Setembro, 2019 at 15:15
‘Acham que sou gajo para ficar com o lugar do Hugo Viana?’
Depende. És amigo do mendes?
20 Setembro, 2019 at 15:19
Ir buscar quem?
Para quê?
Não curas um cancro com antibióticos de última geração.
Curas com cirurgia ou quimioterapia.
Get it?
20 Setembro, 2019 at 14:02
Isto nao tem nada a ver com por no programa que se aposta na formacao ou se aposta noutra coisa.
A aposta na formacao esta em todos os programas eleitorais.
O que nos (socios) devemos analisar e o programa para o futebol de formacao – post-formacao e profissional. Mas ai o programa do varandas nao dava detalhe nenhum, nem os socios acharam por bem questionar o bicho para alem de “Vai apostar na formacao? resposta: “Vou sim senhor.” Siga.
Uma aposta sustentada na formacao que visa realmente construir uma equipa profissional com base nos produtos da nossa formacao vai significar um custo a nivel desportivo no imediato. A aposta na formacao e um projecto a longo-prazo, e nao se coaduna com este sporting que necessita de titulos como de pao para a boca.
Concordo que os futuros dirigentes (ou candidatos a dirigentes) devem ser honestos e dizer qual e a visao para o futebol de formacao e profissional. Mas acho que os socios devem ser mais inquisitivos acerca destes aspectos.
Por exemplo o facto do varandas nao apresentar uma equipa para o futebol profissional e de formacao que esteja adequada a uma aposta na formacao era por demais evidente. Porque e que os socios acharam que iria haver uma aposta na formacao?
O facil, facil e falar em chavoes e frases feitas… e facil facil e ler as gordas no correio da manha. Mais dificil (mas mais util) era tentar pensar um bocado… mas isso cansa o povo.
20 Setembro, 2019 at 16:03
Quais titulos? Ganhaste duas taças… achas que ja podemos ter essa quebra de desempenho por ter os miudos? Ou é melhor esperar pelo titulo nacional e entao sim lançar miudos? Se calhar é melhor começar a fazer o nosso melhor agora e ver se a assumpçao de que jogamos pior por termos jogadores da formaçao em campo se verifica.
20 Setembro, 2019 at 14:22
Estou farto de ouvir determinadas frases feitas de quem tem / teve responsabilidades no clube que eu AMO … Com as quais concordo… mas depois … BOLA !
Quantas vezes ouvimos nos últimos 30 anos… Destaco esta:
Aposta na formação e contratações cirúrgicas !
Enfim
🙁
Precisamos URGENTEMENTE de um treinador… Seria SEMPRE a minha principal preocupação… Alguém que percebesse que a frase … O conceito era mesmo para levar a sério !
Aposta na formação e contratações cirúrgicas !
SL
20 Setembro, 2019 at 14:24
Max
Thierry Mathieu Demiral Acuna
Palhinha
Geraldes/Miguel Luis BF
Matheus Pereira/Jovane Nani
Pedro Mendes/Montero
Metam aí mais o Iuri, Brangança, Dala e Conté. Deixassem por cá Coates, Battaglia (vamos ver como volta).
Era tão facil lutar pela união Federico, mas outros valores se levantam não é?
20 Setembro, 2019 at 17:06
Demiral e Palhinha ainda são do Cintra, se ele deu a aprovação ou não….
20 Setembro, 2019 at 14:24
Não deve haver clube no mundo onde seja mais fácil agradar os adeptos. Basta fazer um plantel baseado na formação e os adeptos ficam contentes. Infelizmente já todos percebemos que neste nojo de futebol nunca seremos vencedores crónicos.
Ter uma equipa competitiva cheia de putos é motivo de orgulho para a maioria dos sportinguistas.
No início da época passada, nenhum adepto ia pedir títulos. Era fácil ter feito um plantel com Max, Domingos, Demiral, Palhinha, Bragança, Jovane, Matheus, Xico, entre tantos outros. Jogassem com esses miúdos e mais os que não fugiram e não teríamos feito pior. Além de que os miúdos esta época já teriam uma temporada de jogos no Sporting e estariam ainda mais prontos para serem titulares.
No início desta época, mesma coisa. Não inscrever o Pedro Mendes é criminoso. Não me venham com o “não houve tempo” ou “não é jogador para o Sporting”. O clube inscreveu 14 jogadores sub23, incluindo 3 GR e o suplente do Pedro. Há aqui história e um motivo extra-futebol para este acto. E isso tem de ser muito bem explicado pelo Varandas e Viana
20 Setembro, 2019 at 16:01
Como é obvio.
Mas depois a brigada dos mediocres vem com os argumentos do costume:
– Não estão preparados. Como se um desterro na 2 divisão os preparasse para os desafios que enfrentam na 1 equipa;
– Treinam mal. Em ultima analise, o que conta é o que jogam e, cruzes canhoto, nunca os põem a jogar, não vão dar uma de pedro mendes. E preciso treinar bem para jogar. Sera que os jeses treinam assim tão bem? É que jogam quase sempre mal.
– Exigem ser titulares. Tudo na base de insides a riga, os jeses não fazem exigencias. O que eles devem exigir é oportunidades, que nao sejam entrar aos 88 minutos, de três em três meses.
– Tem tiques de vedetas. Aprecio o estilo sobrio dos jeses desta vida.
Conversa pra boi dormir, enquanto o talento apodrece e se fazem umas negociatas de catalogos de verão/inverno de terceiro nivel. Paradigma da poupanca.
20 Setembro, 2019 at 17:32
“Ter uma equipa competitiva cheia de putos é motivo de orgulho para a maioria dos sportinguistas.”
Para a maioria.
Mas eu fico de fora, ok?
Para mim a missão do Sporting é acolher e potenciar todo e qualquer atleta que tenha talento e ambição para defender a nossa camisola.
Da formação, de fora, de lado e de outra galáxia.
Farto de propaganda, foda-se.
20 Setembro, 2019 at 17:36
Mas em caso de igualdade, não te dá um certo gozo se for um puto dos nossos a vingar?
Mesmo que existam n casos de facadas nas costas dadas pelos nossos e grandes exemplos de compromisso dados por estrangeiros…
20 Setembro, 2019 at 17:44
Claro que dá.
Desde que não seja arma de arremesso política e que, à custa da aposta-na-formação, não se percam títulos.
Eu já escrevi o que penso da ‘formação’.
Na altura até o Cherba quis molhar o bico para me achincalhar.
Porque é um assunto tabu, indiscutível e faz-parte-do-ADN-do-clube.
“Não falarás mal da formação (e nem era o caso) ou sentirás o aço da minha espada” — ou uma merda épica do género…
Propaganda? Nem vê-la.
Formação? Fixe.
Formação lovers? Bitch, please…
Eu quero é títulos! Em todas as modalidades em que participemos.
Posso nem saber qual o nome dos atletas (quanto mais a proveniência).
Só lhes peço Esforço, Dedicação e Devoção. Venham de onde vierem.
21 Setembro, 2019 at 6:43
De acordo. Queremos ganhar, sejam novos, velhos, portugueses ou chineses. Desde que nos respeitem.
Mas a facilidade com que tratamos melhor os de fora que os de dentro leva muitas vezes a que a facada seja uma consequência.
Onde quero chegar é mais na construção de um plantel. Tens cá? Então ir lá fora (a pagar bem) deverá ser sempre a segunda opção.
20 Setembro, 2019 at 14:36
Obrigado por mais um grande post.
Acho que foi um tasqueiro que postou, mas a questão da aposta no s jovem deveria fazer parte dos estatutos do clube.
Até pode ser exagero, mas mesmo num ano de Gap da formação, num plantel de 24 jogadores , x, deveriam ser integrados no plantel principal
20 Setembro, 2019 at 17:27
Ya, jogar por decreto…
20 Setembro, 2019 at 18:01
Fdx, tu nem as pensas é comentar por comentar ou criticar por criticar.
Conheces a regra da UEFA, para protecção dos jovens e da formação local?
Custava muito fazer algo do género, que já faz a UEFA, num plantel de 24 ou 25 jogadores 3 ou 4 sejam da formação?
21 Setembro, 2019 at 0:01
Comentou por decreto. E dá-te por sorte que o tenha feito em menos de 50.000 caracteres…
21 Setembro, 2019 at 13:23
Registo que tu defendes a aberração de colocar nos estatutos do clube que o plantel deve ter X jogadores e desses Y devem ser da formação.
Portanto, se só tiveres pernetas, que se foda. Vão para o plantel na mesma porque um idiota achou bem meter isso nos estatutos e os carneiros votam no politicamente correto.
20 Setembro, 2019 at 14:38
Como é “animadora” a REALIDADE retratada neste texto…
À boleia disto, 2 momentos que tive nesta última semana:
1- fui recuperar os “números” que o Iuri Medeiros conseguiu quando esteve emprestado no Moreirense e Boavista: 2 épocas em que conseguiu 18 golos e 22 assistências (com vários destes golos e assistências em jogos com SLB e FCP). E depois, digamos, a estranheza de ver que o SCP não o conseguiu aproveitar (até pode ser burrice minha, mas não fico muito convencido com as teorias do “não se esforça”; “não é jogador para equipa grande”; etc…)
2- ontem, ao ver que 2 jogadores em destaque no PSV tinham 17 e 20 anos… e depois pensar que, por cá, é sempre a treta de colocar os jogadores jovens a rodar em sucessivos empréstimos, até aos 23, 24 anos…
20 Setembro, 2019 at 14:40
Enquanto há dinheiro a formação não existe. A malta reclama do JJ, mas ele desde o primeiro dia deixou claro que formação não era com ele. Quem carregava a bandeira da formação não era o JJ, era o Keizer, é o LPontes que está a prazo. Esses srs é que vinham apostar na formação. E apostar na formação não é gastar dinheiro na Academia ou meter Juniores nos sub23. Apostar é meter putos lá para dentro a jogar contra graúdos, com a necessidade de ganhar 3 pontos e não deixar fugir os rivais. É olhar para dentro antes de comprar Diabys, Petrovics, Zé Rodrigues ou Bolasies. É vergonhoso termos 2 formados no plantel. Até pelo entreposto de argentinos (aka Porto) somos ultrapassados.
Por mais que falem, por mais que venham para as tvs dizer, não há aposta na formação, nem há vontade de a fazer. Em Janeiro, mais uma vez vamos olhar para fora e ver o que dá para fazer, sendo que muito provavelmente o MLuis vai “rodar” um bocado.
20 Setembro, 2019 at 14:49
Bons olhos a leiam!
Há algum tempo para cá o Sporting tem sido isto, promessas adiadas. Os últimos que vestiram e brilharam com a verde e branca foram Gelson e William de resto não houve mais nenhuma aposta a sério. Como eu gostava que lançassem os putos sem medo, com tomates!
20 Setembro, 2019 at 15:06
O que eu acho mais grave no que fazem aos putos nestes empréstimos e o crl é que criam tanta ansiedade por se provarem e se fixarem na equipa principal que estragam o jogador.
Foi o que aconteceu com o Iuri ou com o Geraldes. Cada segundo que jogam parece que estão a tentar provar que são dignos de fazer parte do 11 do Sporting e que cada jogada é de vida ou de morte e vai definir a sua carreira. E já nem é só nos empréstimos, mesmo dentro do Sporting. O Jovane está igual…
Assim, só jogadores com uma cabeça muito especial (o que nem sequer considero ser boa…apenas especial…) conseguem ficar imunes a isto.
Isto não é de um clube formador. Um clube formador dá tempo. Dá espaço. Insiste. Faz crescer. Não anda à procura do diamante já lapidado e se não está lapidado ou se não é um diamante espectacularmente grande, ficam com o monte de calhaus e esperam que alguém lapide o diamante para o usar…
20 Setembro, 2019 at 15:10
Um clube formador é diferente de um clube que aposta em jovens. Se queremos formar, temos que apostar e formar o jovem num jogador adulto.
O Sporting deixou de ser um clube formador. Agora é uma incubadora em que chegam cá jovens, alguns fazem formação durante 10 anos e depois é empréstimo atrás de empréstimo até sair a custo zero ou lá perto
20 Setembro, 2019 at 15:42
O Sporting já não é a MARCA da formação em Portugal, de á uns anos para cá.
Há quem ofereça melhores condições tanto desportivas como também financeiras.
Quantos jogadores perdeu o Sporting para rivais nos últimos anos?
O nosso melhor negócio vindo da formação, hoje está no Lokomotiv.
Do outro lado vão jogando na “nata” Europeia, com certeza não é pelo empresário, porque o TALENTO regra geral vem ao de cima.
Lá está tu na vida podes ter a oportunidade “caída” do céu, mas se não fores realmente BOM naquilo a que te propuseram não aguentas 1/2 anos no mesmo cargo ou profissão.
A nossa melhor geração recentemente, melhor com TODA a CERTEZA da referido no texto, foi a geração de 93/94/95 que teve boas prestações da NextGen (e não só), onde o João Mário estava incluído.
Quantos desses jogadores foram aposta na equipa A, tirando o João?
A maioria desses jogadores andou emprestado até aos 20 e poucos anos ou entretanto foi vendida/dispensada.
Foi apostando em 1 ou a sério e outros foram jogando uns minutos, pouco mais, para um clube que se DIZ formador é muito CURTO.
Acho que onde esta direcção tem trabalhado bem é neste assunto.
Show-off ou não foram renovados contratos, resolveram-se alguns casos como o do Diogo Brás.
Os sub-23 estão a seguir um bom caminho.
O GAP existe.
Nunca poderia ser dito PUBLICAMENTE, facto e todos concordamos.
Tanto que o Sporting chama putos dos Juvenis para o estágio dos A, sobe esses mesmos Juvenis para os sub-23, os mais talentosos estão a trabalhar com a equipaA e a jogar nos sub-23, na perspectiva de ainda está época terem minutos.
Também é factual que a questão do Pedro Mendes é ridícula e alguns empréstimos foram fracas decisões á cabeça o de Bragança, ir jogar para a 2º liga.
Mas no geral há trabalho para quem quiser ver.
É um trabalho BRUTAL?
Não, mas vemos um rumo a ser seguido.
Se dá para manter uma direcção?
Não, ainda para mais quando o que seria a bandeira principal o futebol, ainda ontem vimos um triste espetáculo.
Toda a questão do Keizer…
Mas já escrevi que vem ai a última carta, um All-In no treinador renomado, que a curto prazo traga resultados para o Sporting.
Para finalizar, atualmente um miudo escolhe o benf@ em vez do Sporting, mesmo sendo ele Sportinguistas e com pais Sportinguistas, quando entra o futuro profissional do puto, essa questão tem que PASSAR AO LADO, na minha opinião, é Triste?
Claro, mas lá está a realidade está ai para vermos e sentirmos, andamos muito tempo a bater no peito pela formação e bolas d’Ouro, que esquecemos de trabalhar essa mesma formação.
Ganhar títulos nesta altura é secundário, até porque esses sim são na maioria um “show-off” quando os “rivais” colocam os melhores na equipaB, por exemplo.
Vão lá ver os minutos de futebol profissional que chegou um Florentino, por exemplo á equipa A, e agora vão comparar com quantos minutos chegou um Thierry por exemplo?
Se calhar o Thierry em vez de ser campeão de Juniores, tivesse tido minutos na equipaB, mesmo com 17/18 anos, tinha chegado com outro andamento ao plantel principal.
Isto levaria a um debate da equipaB como ela foi MAL tratada internamente, mas já não vale a pena.
20 Setembro, 2019 at 17:25
Bom comentário.
Não concordo contudo mas não deixa de ser um bom comentário.
20 Setembro, 2019 at 17:40
Já não é, dizes bem. Era até há bem pouco tempo e os Aurélios deram só um europeu.
Agora é penar.
20 Setembro, 2019 at 18:48
Os putos preferem o Benfica ao Sporting porque sabem que a probabilidade de jogar é maior.
Lá está, entraram Jese, Fernando, Bolasie, Neto, Ilori, Camacho, Doumbia, Eduardo, Rosier, Plata, Renan, LP e Borja. 12 gajos apenas 2 titulares o resto tapou tudo jovens com potencial, aliás não fosse a lesão do Rosier e Risto e o Thierry nem tinha calçado. No Carnide contratam mil gajos para os negócios deles, mas arranjam sempre espaço para lançar putos, alguns que até nem são nada de especial como os últimos dois que jogaram na CL. É a diferença neste momento. Lá aposta-se na formação, cá diz-se que se aposta, mas olham sempre para fora antes de olhar para dentro. Quanto à suposta falta de qualidade Eduardo, Borja, Ilori, Renan e os 3 emprestados acrescentam tanto que mais valia nem terem cá posto os pés…
20 Setembro, 2019 at 18:51
Ps No Carnide até o João Oliveira (que acho fraquinho já tinha minutos) nós emprestamos o Bragança porque fomos buscar um suplente de um trinco que não é trinco.
20 Setembro, 2019 at 15:45
Isto explica porque ganhamos tão pouco.
Como é possível desperdiçar tanto talento, para depois termos renans, jeses, doumbias e outros tantos.
Incompetentes de merda.
20 Setembro, 2019 at 17:00
Isto é tudo tão, mas tão triste…
20 Setembro, 2019 at 15:56
Falta um presidente que saiba gerir
Um diretor para o futebol que saiba o que esta a fazer.
Um treinador competente.
Jogadores empenhados e competentes.
20 Setembro, 2019 at 16:07
Cientistas do futebol têm a mania que sabem tudo. Esqueletos ingratos. Com tudo o que esta direcção já fez.
20 Setembro, 2019 at 16:07
Varandas dixit
20 Setembro, 2019 at 16:36
Para mim a não inscrição do Pedro Mendes tem a ver com uma possível venda (mais uma…) antes do final de agosto que por alguma razão não se veio a concretizar… É a única explicação…
Z
20 Setembro, 2019 at 18:07
A venda de quem? Do próprio?
A escolha específica do Mendes para não ser inscrito é algo que eu esperaria de um infiltrado lampião no clube.
20 Setembro, 2019 at 16:37
Só um questão, vai ser o Varandas e o resto desta tropa de plástico que vai preparar a próxima temporada?? É que seja forem eles novamente desejo muita sorte, muita mesmo!!
20 Setembro, 2019 at 16:43
Eles preparam alguma coisa?
20 Setembro, 2019 at 16:41
Só com uma nova direção é que isto poderá eventualmente mudar algo. Quem lá está agora mostrou nesta ano de mandato que não sabe da poda. Incompetência e impreparação. E maldade, ao deixarmos entrar o carrossel do Mendes
Pobre Sporting. Os sócios assim o quiseram.
20 Setembro, 2019 at 16:49
“Mitrovski, Matheus Nunes, Bruno Tavares, Joelson, Pedro Mendes, Tomás Silva, Eduardo Quaresma, Nuno Mendes, Rodrigo Fernandes, e muitos outros. Todos eles a iniciar a temporada a um grande nível e a provar que podem ter uma a palavra a dizer nas contas de mais uma época que se adivinha longa. Até ver, o mais certo é que daqui a ano e meio eu escreva este texto outra vez, mudando apenas os nomes.”
Penso o mesmo!A juntar a estes jovens,meia dúzia de contratações cirugicas ,que acrescentem experiencia e classe ,para jogar ao lado destes miúdos acima falados.
Simples!
20 Setembro, 2019 at 17:10
Por acaso, mas só mesmo por acaso, eu já dizia nessa altura que poucos jogadores desse plantel dariam jogador para a equipa principal… E uma das vantagens aqui da Tasca é que cada um pode dar aqui a sua opinião e ela fica registada para a posteridade. Portanto, essa unanimidade é bastante relativa porque eu não era o único a pensar assim.
É bom que se lembrem que nesse ano o Benfic@ competiu nos Juniores com uma equipa cuja base eram, maioritariamente, Juvenis pois os Juniores, pelo menos os melhores, estavam a jogar na equipa B.
É também bom que tenham em consideração que há jogadores que, dadas as suas características, podem ser excelentes jogadores nos escalões de formação mas que depois só muito dificilmente darão jogadores de jeito nas equipas principais de clubes como o Sporting, Benfic@ ou Porto.
E dou um exemplo, que nem é nosso, disso que é o Jota do Benfic@. Excelente em praticamente todo o percurso que fez na formação, um jogador que tem boa atitude e comprometido com a equipa e com o Clube, mas que duvido que tenha sucesso enquanto sénior numa equipa como o Benfic@ ou melhor.
O sucesso não se decreta.
O sucesso obedece a uma série de factores que, ou se cumprem, ou não há camisola que vistas que te garanta isso.
Thierry Correia (Valência) sempre mostrou potencial mas também sempre mostrou dificuldades na sua evolução para o grau de exigência que o panorama sénior requer. Mas, sim, era um dos jogadores com potencial para a equipa principal.
Abdu Conté (Moreirense) era, e acho que continua a ser, um jogador mediano. Nesse ano, o Gonçalo Costa dos juvenis já mostrava um potencial muito maior que ele.
Demiral (Juventus) era, para mim, um valor seguro. O que fizeram com ele é inexplicável.
Tiago Djaló (Lille) tinha algum potencial mas não o achava um valor seguro como o Demiral. Mas, sim, era um dos jogadores com potencial para a equipa principal.
Luís Maximiano, é um valor seguro e já devia ter sido aposta na época passada.
Bruno Paz, não sendo um talento de técnica, tinha uma qualidade acima da média e era um jovem promissor com potencial para chegar à equipa principal. Infelizmente lesionou-se e vamos ver como regressa de 1 ano de paragem.
Pedro Ferreira, nunca vi nada de especial que me fizesse pensar que podia chegar à equipa principal.
Miguel Luís, nunca vi nada de especial que me fizesse pensar que podia chegar à equipa principal. Acho que lhe falta intensidade e competitividade para ser jogador dum clube como o Sporting.
Daniel Bragança, tinha talento e qualidade mas sempre achei que tinha de ser trabalhado para ser um 8 porque o acho sem condições morfológicas para ser um 8. Infelizmente o Sporting não trabalha os jogadores segundo um plano para que, na altura de subirem aos seniores estejam preparados para uma determinada função.
Deixa-os ser o que são e depois logo se vê… Um pouco no sentido do “veremos”…
Pedro Marques era um bom jogador para a formação mas nunca o vi como opção para jogar na equipa principal do Sporting.
Elves era uma espécie de suplente do Jovane… Que sentido faz querer o Elves no plantel quando o Jovane está lá e é suplente?
Rafael Leão foi o que todos sabemos e que nem vale a pena recordar – era um valor seguro.
Portanto, desse plantel, é isto que temos 3 anos depois.
Dos 3 que achava seguros, um está no plantel, um rescindiu e o outro vendeste estupidamente.
Dos 4 com potencial, um foi muito bem vendido, outro vendido pelo que se conseguiu uma vez que recusou renovar, um lesionou-se gravemente e o outro está emprestado e ainda pode ser aproveitado.
O resto não interessa!
Dum plantel de sub19 que se vem aqui dizer maravilhas porque ganhou o campeonato de Juniores num contexto favorável, na realidade tinhas 7 jogadores com o potencial para chegar ao plantel principal Desses podes dizer que aproveitaste 2 – o Max que está lá e o Thierry que vendeste bem! – e não soubeste aproveitar 1 – Demiral! O resto, não isentando o Clube de alguma culpa aqui ou ali, ou perderam-se, ou ainda se espera que consigam ser alguma coisa.
Eu tenho discordado, desde que aqui comento na Tasca (2016), da Maria Ribeiro quanto à qualidade geral e média da nossa formação nestes ultimos anos, quer quando a comparo ao que era normalmente a nossa formação anteriormente, quer quando comparo com o que é a formação actualmente do Porto mas especialmente do Benfic@. Naquilo que foram os últimos 4 a 6 anos, em média e no geral, a nossa formação decaiu e a formação dos rivais, mas não só, e em especial a do Benfic@, melhoraram muito.
E eu acho que só mesmo por casmurrice ou por puro facciosismo não se vê ou admite isso!
Isto, que é para mim uma realidade, faz com que, neste momento sejam escassas as opções para trazer da formação para o plantel principal. Os jogadores que, minimamente, podíamos aproveitar, estão aproveitados com a excepção do Bragança e do Matheus – este um erro enorme, mais um, que fizemos.
Os jogadores que podem vir na fornada seguinte ainda não estão preparados para serem reais opções. Podem começar a ter minutos aqui e ali mas não podem ser parte da solução porque não estão preparados para isso – estão a fazer esse caminho este ano.
Não posso deixar de evidenciar a gigantesca dualidade de critérios que alguns colegas tasqueiros constantemente demonstram aqui pois se houve uma altura em que a formação deu vários jogadores com um nível de qualidade e talento acima da média foi quando o Palhinha, o Matheus Pereira, o Domingos Duarte, o Semedo, o Gelson, o Geraldes, o Podence e o Iuri subiram a seniores – como tudo poderia ser diferente se tivéssemos esta qualidade a sair da formação neste defeso, ou no anterior! – e não me lembro de ninguém ter criticado a Direcção na altura por não ter apostado nesta gente e ter ido buscar Petrovics, Alans, Campbells, Markovics, Aquillanis, Paulistas, Douglas, Elias, Castaignos, Melis e afins… Nessa altura, ao contrário de agora, tudo o que a Direcção fazia era um bater de palmas digno das focas em qualquer circo!
20 Setembro, 2019 at 17:21
* Daniel Bragança, tinha talento e qualidade mas sempre achei que tinha de ser trabalhado para ser um 8 porque o acho sem condições morfológicas para ser um 6.
20 Setembro, 2019 at 17:30
Olha, experimenta ver um jogo do Bragança…
21 Setembro, 2019 at 13:27
Vi muitos desde os 10/11 anos dele.
E tu, conheces o Bragança há quantas semanas?
21 Setembro, 2019 at 14:47
Desde os juvenis, artista. É o meu jogador favorito da formação há já algum tempo, como aliás atesta o que tenho escrito desde que comecei a comentar na Tasca.
20 Setembro, 2019 at 17:34
Thierry vendeu-se bem?
21 Setembro, 2019 at 13:27
Sim, na minha opinião.
20 Setembro, 2019 at 18:12
E nessa altura, tu achavas que “o Palhinha, o Matheus Pereira, o Domingos Duarte, o Semedo, o Gelson, o Geraldes, o Podence e o Iuri” tinham o que era preciso para serem jogadores no Sporting? Todos?
Não andava aqui, mas gostar da formação é quase uma assinatura sportinguista. Custa me a acreditar que estivesses tão sozinho como entretanto te descreves.
21 Setembro, 2019 at 13:30
Achava.
Tal como acho que no lote do ano passado dos sub19 e sub23 não encontravas um conjunto de jogadores nem de metade do valor do que eram esses putos.
20 Setembro, 2019 at 19:10
“Não se ganham campeonatos com formação” se não me engano isto foi dito pelo JJ n vezes. Contrapondo “o Keizer foi contratado porque é um treinador que aposta na formação”. Um não contava com a formação para nada, os que lançou foi por necessidade, mas era mais que conhecido que por vontade dele não o iria fazer. Outro vinha com um rótulo enorme de apostador da formação, lançou 0 jogadores.
Agora o próximo treinador que vier pouco vai fazer em relação à formação porque temos o plantel cheio de remendos e acho que só o Ivanildo pode ser chamado de volta em Janeiro. Resumindo tirando o Thierry e o Pedro Mendes, que foram apostas por necessidade do que vontade, vais para ano e meio de um Presidente formador sem nenhuma aposta na formação visível.
Ivanildo, Matheus, Bragança, Iuri, Dala.
21 Setembro, 2019 at 13:31
Nada disso vai contra o que eu escrevi… É outro assunto.
20 Setembro, 2019 at 17:26
A formação, que devia de ser um paradigma neste clube, agora é mais um enigma.
Não existem evidências que tenha acabado, pois a espaços surgem “promessas”, mas também nunca mais voltámos a produzir jogadores “promissores”…
Tudo o que quero é voltar a ter um Aurélio Pereira, alguém que saiba como evoluir todo o potencial dos jogadores de todos os escalões que entram na academia do Sporting!
Isso já acabou há muito tempo, por todas as razões, e que não vale a pena atribuir culpas a A ou a B.
Temos que fazer uma recuperação a todos os níveis no futebol, sendo que a formação é mais uma e, se me permitem, a mais importante!
Nunca conseguiremos vingar e ter futuro no primeiro escalão se a base da equipa não tiver juventude e irreverência.
Os reforços estrangeiros/nacionais mais velhos teriam que ter sempre qualidade acima da média e sempre um ou dois por sector.
Custa muito ter um internacional de qualidade para a baliza, defesa, meio campo e avançado?
Mesmo que sejam caros!
É preferível ter uma segunda linha de jovens que aprendam, do que carradas de gajos de valor duvidoso e que já são meio maduros…
É por termos entrado no paradigma “carrossel” de empresários que temos neste momento a equipa A nesta miséria.
Mas mais uma vez sabemos a solução e muitos continuam a alinhar com esta feira popular…!
Haja paciência.
Como eu te entendo Maria, parabéns mais uma vez pelo excelente post!
SL
20 Setembro, 2019 at 17:29
Olha, experimenta ver um jogo do Bragança…
20 Setembro, 2019 at 17:31
Ops, not here 🙂
20 Setembro, 2019 at 17:33
Ainda ontem falava com um amigo meu que é do Estoril e ele perguntava como tínhamos deixado o gajo sair.
20 Setembro, 2019 at 18:14
Porque temos um projecto. Acreditamos no doumbia e achamos o Bragança demasiado bom para ficar na sombra do doumbia, do Eduardo e do Battaglia.
21 Setembro, 2019 at 0:07
Podes crer. É um desperdício enorme aquele miúdo a jogar na segunda liga e nós a montarmos um losango todo mal-amanhado com o Miguel Luís no 11 e o Eduardo no banco…
20 Setembro, 2019 at 19:04
Os miúdos da formação não dão dinheiro a ganhar a ninguém… A não ser ao Sporting!
20 Setembro, 2019 at 19:11
Tivéssemos dado 2M ao Braga pelo Palhinha hoje tínhamos um trinco e poupado 1,5M na compra do Eduardo.
21 Setembro, 2019 at 13:33
Não contratadas o Eduardo e poupavas 3,5M€…
20 Setembro, 2019 at 19:31
“Com a formação nao se ganha campeonatos!”
Temos ganho imensos com o entulho comprado no mercado…..
Este clube tem muito gajo burro, a opinar como cientista da bola.
21 Setembro, 2019 at 9:18
Concordo na generalidade com o que diz.
O que tenho verificado nos últimos anos é que no Polo EUL continuam a formar se bons jogadores e bons treinadores.
Reina por lá mt insatisfação… até pq colocaram fora Luis Dias e o coordenador atual não inspira qq sportinguismo!
É só compadrio.