Leonel Pontes disse que não há vitórias morais. Que há vitórias e que há derrotas. E que também há empates. No final, o Sporting voltou a perder, fruto de erros inadmissíveis durante a partida e de uma preparação da época patética que nos trouxe até aqui e nos deixa a tentar encontrar alguma ponta de esperança à qual nos agarrarmos
Os sinais vinham-se acumulando desde a pré-época e a cada novo jogo a certeza crava-se no peito de cada Sportinguista preocupado: esta época tem tudo para ser um tormento.
Desculpem começar assim uma crónica que até podia assentar em alguns laivos de sol por entre as nuvens que vieram para marcar este final de verão. Podia falar do Pedro Mendes, esse rapaz que o mister Leonel disse não ter sido inscrito por não termos ido a tempo (foda-se…), mas que afinal pode não ter sido por qualquer outra questão que escapa ao mister que, disse-o ontem, estava nos sub-23 e não sabe porque raio só inscreveram o ponta de lança na Liga Europa. Também podia falar daqueles dez ou quinze minutos da segunda parte em que, depois de estar a perder por 3-1, o Sporting resolveu jogar à bola e ainda teve um puto, Jovane, a ajudar ao carrossel que chegou a arrancar em frente à defesa do PSV. Ou de como o 4-4-2 até pode fazer sentido e parece ter oferecido mais Bruno Fernandes à equipa (o que já não sei se é bom ou se é mau, até porque é a morte de Wendel se for colocado como interior).
Mas, depois, olhos para a tela completa e o que vejo é mais uma derrota. Podíamos ter feito outro resultado? Obviamente que sim, pois tivemos oportunidades para marcar mais golos. Mas também é verdade que, agora em losango, continuamos a ter um meio-campo que é um passador, desde logo porque se preparou uma época com três ou quatro número 8 e sem um único médio defensivo de raiz. Continuamos a ser anedóticos na forma como defendemos, como fica bem provado no segundo e no terceiro golos. Andamos, em pleno setembro, a experimentar soluções atacantes, tentando conjugar um extremo e um peso pluma enquanto o suposto avançado contratado está de diarreia e o que é mesmo avançado fica no banco até aos 80 minutos e se insiste em manter em campo um miúdo fora de posição e que não joga há meses, Miguel Luís, ou um Doumbia que corre muito e produz pouco.
No fundo, a imagem que fica é que tudo o que de bom que venha a acontecer de bom a este Sporting 19/20… acontecerá por acaso. Basta lembrar que Leonel Pontes afirmou, na antevisão, que “é preciso criar dinâmicas importantes na equipa e, como não temos vindo a treinar, o jogo serve para melhorar alguns aspetos de dinâmicas coletivas”. E a isso juntamos o “pormenor” de que o técnico apanha um plantel pensando por Keizer e fechado vá lá saber-se por quem, que na altura em que encerraram as transferências e trocámos jogadores por remendos o holandês ainda opinava menos do que aquilo que opinou ao longo dos meses que por cá esteve. Ah, e Leonel Pontes não faz puto de ideia se é o mister dos sub-23 que veio fazer uma perninha aos crescidos ou se é real aposta para liderar os mais melhos até final da época. É o chamado, logo se vê.
O regresso do incrível losango foi, apenas, mais um capítulo desta época que ameaça transformar-se num expoente da relação amor ódio entre os adeptos e o clube, entre os adeptos e os adeptos. Um capítulo onde parecemos estar confortáveis num jogo que começou sem balizas e onde aqueles nossos quatro médios que se estendiam na linha intermédia mas que podiam encavalitar-se no Doumbia e jogarem os quatro na posição oito. Estávamos confortáveis por estar a anular o jogo de um adversário que é bom, sim, mas que está longe de ser um papão. Acontece que, nos dias que correm, o Leão que joga à bola assusta-se ao mínimo espirro. Vive desconfiado da própria sombra numa espiral de resultados negativos que tornam o cenário constantemente mais negro. Como se inverte isso? Perguntem a quem disse que o futebol era fácil.
Ficha de jogo
PSV-Sporting, 3-2
1.ª jornada do grupo D da Liga Europa
Philips Stadion, em Eindhoven (Holanda)
Árbitro: Ivan Kruzliak (Eslováquia)
PSV: Zoet; Dumfries, Baumgartl, Viergever, Boscagli; Rosario, Hendrix; Ihattaren (Gakpo, 64′), Bergwijn, Bruma (Ritsu Doan, 78′) e Malen (Sadílek, 84′)
Suplentes não utilizados: Ruiter, Schwaab, Teze e Mitroglou
Treinador: Mark Van Bommel
Sporting: Renan Ribeiro; Rosier, Coates, Neto, Acunã; Doumbia, Wendel (Rafael Camacho, 90+1′), Miguel Luís (Pedro Mendes, 80′) Bruno Fernandes; Bolasie e Vietto (Jovane Cabral, 64′)
Suplentes não utilizados: Luís Maximiano, Tiago Ilori, Borja e Eduardo
Treinador: Leonel Pontes
Golos: Malen (20′), Coates (25′, p.b.), Bruno Fernandes (38′, g.p.), Baumgartl (48′) e Pedro Mendes (82′)
Ação disciplinar: amarelo a Rosario (12′), Doumbia (3o’), Acuña (44′), Bruno Fernandes (53′), Neto (85′) e Jovane Cabral (90+4′)
20 Setembro, 2019 at 11:48
Pior do que ver um clube sem rumo, nas mãos de uma corja de incompetentes mal intencionada e sem carater, é ainda assim ver alguns adeptos a ter fé nesta gente, Burros que até dói…..
20 Setembro, 2019 at 11:58
Portanto os entendidos dizem que o palhinha não tem qualidade para jogar no Sporting, no entanto seria o melhor 6 do plantel no momento. O renan está mais que visto que nao tem nível para o Sporting, há viviano e max. O Pedro mendes não é inferior ao Luiz Philippe, não está inscrito. Contratámos três extremos no último dia de mercado, havia matheus no plantel. O Eduardo veio para quê exatamente?
Se isto não é incompetência não sei o que é sinceramente.
Todos os presidentes têm como bandeira a aposta na formação. No entanto nos anos pós Paulo Bento está só foi aposta em tempo de caos. 12-13 e nos tempos do Bruno de carvalho antes do jj.
Custa muito apresentar um projecto baseado na formação?
Adorava que aparecesse um gajo que dissesse:”durante estes 4-5 anos não seremos campeões, não lutaremos taco a taco mas iremos apostar forte na prata da casa, vender e usar o dinheiro para apostar num scouting forte para recrutar jovens com potencial de todo o mundo. Aos sócios peço paciência e que apoiem os miúdos e que entendam o vosso apoio e paciência será fundamental.” Era só isto. Nós não somos campeões há 8 anos. Mais 4 menos 4 anos não faziam diferença. Desde que houvesse de facto um plano, um projecto. No que ao futebol diz respeito quem realmente tiver um plano deste género terá o meu voto.
20 Setembro, 2019 at 12:00
“Adorava que aparecesse um gajo que dissesse:”durante estes 4-5 anos não seremos campeões.”
Perdia nas eleições, seguramente. Mas era nele que eu votaria.
20 Setembro, 2019 at 12:05
Olha que não sei. Já há muita gente a acordar e a fartar se de discursos para inglês ver
20 Setembro, 2019 at 12:12
Não precisava que ele dissesse que não seremos campeões.
Se ele me disser que o programa é resolver a situação financeira do Sporting a todo o custo e tiver um plano coerente e inteligente para o fazer…teria o meu voto.
Nem precisava de dizer que não seremos campeões…isso estaria implícito no programa porque teríamos de gastar metade na equipa e vender muitos jogadores…
20 Setembro, 2019 at 12:51
Falo no sentido em que teria de fazer perceber os sócios de que teriam de ter paciência com a equipa, equipa essa que seria a base de jovens da academia
20 Setembro, 2019 at 13:13
Pois. Percebo.
20 Setembro, 2019 at 12:16
+1, pá.
Sem demagogias. Quem espera 18 espera mais 3 ou 4 desde que veja ali um projeto.
Só que a figura e a equipa vão influenciar (e muito) a estabilidade para um projeto desse género, correndo o risco de ainda antes de começar ter uma oposição arrasadora.
20 Setembro, 2019 at 12:58
Vai sempre haver uma fracção(que não será pequena) contra isto mas penso que, tal como disse em cima, já muito sócio está a fartar se de falinhas bonitas
20 Setembro, 2019 at 13:11
Eu votaria nessa pessoa.
20 Setembro, 2019 at 18:32
+1
20 Setembro, 2019 at 23:17
Depois de teres votado Varandas imagino que, para ti, até o Paulinho servia, mas folgo em saber que neste aspeto estamos de acordo. Eu também votaria nesse unicórnio.
20 Setembro, 2019 at 12:03
Deixem-se de merdas.
“A culpa foi, é e será sempre da anterior direção.”
Nos próximos 10 anos esta será a justificação para as incompetências.
#saimaisumgeladocomsaboracorno
20 Setembro, 2019 at 23:18
#costasateachina
20 Setembro, 2019 at 12:11
A época será bastante longa… e navegamos desgovernados
20 Setembro, 2019 at 12:22
Nem dá vontade de analisar nada. Nem jogadores, nem sistemas, nem treinadores, nem apostas na formação.
O futebol do Sporting nunca passará disto enquanto não for extraído o Cancro que lidera (lol) o clube.
Uma vitória por mês vai ser a aspirina que vai prolongar esta agonia no tempo.
Desde o jogo com o Codecity SAD fizemos 16 jogos e temos DUAS vitórias! DUAS!
Pelo meio, 2 treinadores a prazo, um mercado digno de um Travanca de Cima FC, o ceifar ainda mais da qualidade do plantel, a maior humilhação de sempre numa final, resultados ridículos com pedreiros e derrotas em casa.
Isto sem falar na chacota diária da comunicação, entrevistas a dirigentes e ao Varangas, erros primários em todas as áreas e um circo sem fim.
Está merda não é nada. Nunca pensei que fosse possível superar o Coveiro Godinho, mas a acéfalia e falta de noção de muito adepto, mais preocupados com poleiros e status quo que com o clube conseguiram que elegessemos o maior imbecil da história!
20 anos de Rogérios, Godinhos, Espadinhas e croquetes afins com os resultados conhecidos e foram dar outra vez o poleiro a esta escumalha que quase acabou com o clube como um Grande do futebol português. Desta vez não vai haver quase. É ajoelhar e chorar.
Varandas desaparece incompetente de merda e leva contigo os Rogérios e os Abrantes, os Zenhas e os Cals, os LPMs e os Alpacas, os Monteiros e Espadinhas, as tertúlias e os camarotes, os Jonas e os Rigas. Todo essa corja nojenta de croquetes. Vocês vão acabar com o que resta.
20 Setembro, 2019 at 12:41
Não quero que os tasqueiros pensem que estejas a inventar, por isso aqui vai a brilhante série:
D 2019-09-19 (F) PSV 3-2
E 2019-09-15 (F) Boavista 1-1
D 2019-08-31 (C) Rio Ave 2-3
V 2019-08-25 (F) Portimonense 1-3
V 2019-08-18 (C) SC Braga 2-1
E 2019-08-11 (F) Marítimo 1-1
D 2019-08-04 (N) Benfica 5-0
D 2019-07-28 (C) Valencia 1-2
E 2019-07-25 (N) Liverpool 2-2
E 2019-07-19 (F) Club Brugge 2-2 (4-3 g.p.)
D 2019-07-16 (N) Estoril Praia 0-1
E 2019-07-13 (N) St. Gallen 2-2
D 2019-07-10 (N) FC Rapperswil-Jona 2-1
E 2019-05-25 (N) FC Porto 2-2 (5-4 g.p.)
D 2019-05-18 (F) FC Porto 2-1
E 2019-05-11 (C) CD Tondela 1-1
V 2019-05-05 (F) Belenenses SAD 1-8
Curiosamente, se recuarmos a 2012/13, encontramos esta outra maravilhosa campanha…mesmo assim melhor que a actual…
E 2012-09-29 (C) Estoril Praia 2-2
V 2012-09-24 (C) Gil Vicente 2-1
E 2012-09-20 (C) FC Basel 0-0
E 2012-09-16 (F) Marítimo 1-1
V 2012-08-30 (C) AC Horsens 5-0
D 2012-08-27 (C) Rio Ave 0-1
E 2012-08-23 (F) AC Horsens 1-1
E 2012-08-19 (F) V. Guimarães 0-0
V 2012-08-12 (C) Olympiacos 1-0
V 2012-08-04 (N) Athletic Tétouan 3-1
D 2012-08-03 (N) Getafe 1-0
V 2012-07-28 (C) Saint-Étienne 3-1
E 2012-07-25 (F) Belenenses 0-0 (3-4 g.p.)
E 2012-07-25 (C) Atlético CP 0-0 (5-4 g.p.)
V 2012-07-22 (N) Sheffield Wed. 2-0
D 2012-07-19 (N) Charlton Athletic 0-1
V 2012-07-14 (N) At. Cacém 11-0
20 Setembro, 2019 at 13:41
Que bela série. Nem um Tondela desta vida conseguiu tal.
A época de 2013 é um dejá vú tenebroso desta. Coincidência certamente.
#EstamosTãoFodidos
20 Setembro, 2019 at 12:22
Lamentavelmente, o Sporting apenas tem um caminho a seguir e que é acumular derrotas e eliminações das competições.
Considero uma ilusão pensar-se que nesta fase, Direcção e PMAG aceitem um qualquer pedido de AG extraordinária para votação da continuidade ou destituição do actual CD.
Não aceitam, ponto!
Lá para Dezembro, quando tudo tiver ido cano abaixo, então talvez se comece a pensar nos inúmeros erros cometidos pelos sócios e da forma como se deixaram manietar pela Comunicação Social.
Até lá, é aguentar pois ainda muitos episódios por ver nesta temporada.
20 Setembro, 2019 at 12:28
Ainda nem li os comentários, só alguns, e provavelmente vou escrever o que alguém já terá escrito antes:
No meio de toda a merda que já sabemos que se está a passar, e sem repisar análises ao jogo, toda a gente fala na derrota mas … o resultado para uma eliminatória em q falta jogar em casa não me parece mau! duas batatas lá podem dar frutos. Ganhar cá por mais q um garante passagem. Ganhar por um tem grandes possibilidades de dar e eles vão ter que abrir jogo se querem tirar alguma coisa disto.
Desportivamente, e para a eliminatória, este jogo não é a desgraça nenhuma.
Agora, se estamos a mostrar futebol que permita esperança nesta época? … pois, de facto não….
20 Setembro, 2019 at 12:55
Isto não é uma eliminatória… é fase de grupos
20 Setembro, 2019 at 12:32
Um Presidente que está chateado, mas não está preocupado.
Um treinador que não ganha, mas diz que perdemos com honra e dignidade.
Pobre Sporting, para onde te levam?
20 Setembro, 2019 at 12:59
Fácil. Levam nos para o passado
20 Setembro, 2019 at 13:02
Já dei a minha opinião ontem…
A equipa está muito mal preparada – os 3 meses que levamos desta época foram um desperdicio de tempo – sem índices físicos aceitáveis, sem confiança e sem um treinador de jeito. Queriam o quê? Que jogassem à bola?
Só quem não tem a mínima noção do que é formar uma equipa de futebol para competir a sério pode, nesta altura, esperar que se jogue alguma coisa. Não é possível.
Agarrem em 11 bons jogadores vindos cada um do seu lado, ponham-nos neste clube exactamente como está, e vão todos parecerem jogadores de merda!
Uma equipa joga o que o treinador a faz jogar. Depois, a qualidade dos jogadores resolve os jogos. Mas se não jogam nada – porque não há treinador que os ponha a jogar à bola – a qualidade dos jogadores dificilmente resolverá jogos neste nível… Pode resolver contra Portimonenses, ou Rio Aves, ou Boavistas… se deixarem, o que até isso é duvidoso que aconteça.
Eu nem quero imaginar o que se passará se 2ª feira perdermos com o Famalicão.
Eu estou muito desiludido com a inabilidade que esta Direcção tem demonstrado. Inabilidade que principalmente nos impede de sair de um buraco cavado pela irresponsabilidade do Bruno de Carvalho, que começou com a aprovação dum Regulamento Disciplinar mal feito – e, karma do caralho, que o expulsou de sócio! – com a exposição da NRF antes de estar concluída e assinada e, finalmente, com um ataque idiota ao plantel do futebol profissional, e pela incompetência do marreta do Cintra que, tirando o regresso do Bruno Fernandes, tudo o que fez foi mal feito!
Já deu para perceber que não será a Direcção do Varandas a tirar-nos do buraco. Então, esta gente que aqui critica o homem há um ano, porque nunca avançaram para a recolha de assinaturas para uma AG? Se calhar porque a esmagadora maioria nem sócios são.
Eu sou obrigado a reconhecer que esta Direcção, tem cometido erros graves, que fazem o clube estar nesta situação hoje. Por exemplo, se tivessem escolhido um bom treinador, que tivesse metido a equipa a jogar um bom futebol, e com isso se obtivessem bons resultados, nada disto se estaria a passar. Mesmo com tudo o resto igual. Não impediria que houvessem criticas, claro, mas os bons resultados ajudariam a relativizar as coisas. Assim, tudo é posto em causa, inclusive os jogadores que são os menos culpados de não terem uma orientação competente. Ninguém pode dizer que os jogadores não se esforçam, que não correm. Eles esforçam-se. Mas dentro das limitações que quem os comanda tem e isso, obviamente, não chega.
O colega Rjp999 ontem fez um comentário que explana muito bem o que tem sido o ultimo ano da Tasca: uma guerra entre uma (enorme) facção que se mistura entre o ódio ao Varandas e a bajulação ao Bruno de Carvalho, ignorando completamente que muito do que vivemos vem do tempo dele, e uma (pequena) facção que se mistura entre o ódio ao Bruno de Carvalho e a (tímida) defesa da actual Direcção, ignorando os erros e a inabilidade que tem demonstrado.
E parece que não vamos sair disto tão cedo.
Não seria melhor começar a pensar em alternativas? Em vez de criticar, dar soluções? Se a solução não é o Varandas; se o Benedito é a mesma merda – diz essa facção que odeia o Varandas; se o Ricciardi nem pensar; se o Dias Ferreira vai com o vento; se, se, se, então afinal que é a solução? É trazer de volta o Bruno de Carvalho? É arranjar maneira do Carlos Vieira fazer parte da solução? ´É outro nome (qual)?
Qual é a solução?
É que só estar sentado a criticar, que é o que a maioria faz aqui, e não só, não vai mudar nada… Convinha perceber isso!
20 Setembro, 2019 at 14:35
Vou-me repetir:
“Sabe por que não tenho diretor desportivo? Porque a estratégia é delineada por mim.”
Varandas em agosto…
“Hugp Viana regressou ao clube em setembro, pela mão do novo presidente Frederico Varandas, para ser diretor das relações internacionais, mas tem tido papel importante no futebol leonino.”
Em novembro, passa a diretor desportivo.
E aqui estamos.
20 Setembro, 2019 at 15:37
Sim, erros sobre erros…
Mas tivesse escolhido um bom treinador para substituir o Peseiro, ou, principalmente, tivesse trocado de treinador no defeso e escolhido um bom treinador para esta época, que tivesse colocado este plantel a jogar à bola – e isso é PERFEITAMENTE possível! – e todos os erros que cometeu, e alguns foram graves, teriam sido completamente relativizados porque nesta altura levavas por vitórias os jogos realizados e ias em 1º lugar – mesmo que até tivesses perdido a Supertaça!
20 Setembro, 2019 at 15:53
Certo.
Acertar no futebol acalmava as hostes e traria tempo para outras merdas que o requerem.
Só que as intervenções públicas foram miseráveis. Sempre na caça às bruxas, sempre a tentar puxar merdas da direção anterior para que as de agora parecessem positivas.
Por fim, a RF. Nem nisso acertaram e não explicam pq. Tinham solução melhor? Vamos ver o que aí vem nesta matéria…
20 Setembro, 2019 at 16:00
Eu não acho que o problema do Varandas seja o treinador, como não achava que o problema do Godinho era o treinador (e muitos defendiam isso na altura…).
O mercado de verão para mim provou-o definitivamente…
As contratações do Godinho não foram todas uma merda. Houve algumas bastante boas.
É um problema de modelo (ou de falta dele)…
Escolher um grande treinador é, em primeiro lugar, uma sorte do crl e um acaso. Porque nem sabem o que querem do treinador. E em 2º lugar é mascarar as deficiências do modelo.
Eu não consigo perceber onde é que vêm aqui um modelo para o futebol coerente em que só falta acertar no treinador…
20 Setembro, 2019 at 16:04
Eu não acho que o problema do Varandas seja SÓ o treinador…
20 Setembro, 2019 at 23:21
Treinador?! Referes-te a…?
20 Setembro, 2019 at 18:40
A magia dos ses.
Temos um presidente que faz o que não deve e não faz o que deve. Era suposto não se notar tanto? Eu não acho. Cada assunto que toca fica pior.
20 Setembro, 2019 at 13:08
Meus caros, não tenham ilusões: isto tarde ou nunca se endireitará, não com este rumo, não com esta gente.
A diferença dos projectos ganhadores para os outros, tem no seu âmago um conceito muito simples: saber o que se está a fazer. É óbvio não é? Pois no reino do Leão parece que não.
Nunca em tempo algum se terá sucesso quando não se sabe quem se contrata com base na lógica da mais valia desportiva, mas sim para mamar comissões com os amigalhaços. Para não falar que se perdem valiosos activos da formação (não, não se pode fazer uma equipa só da formação, mas qualquer tosco da mesma é igual a Diabys e companhia limitada. Com sorte, ainda é capaz de sentir a camisola. Mas isso é mesmo com sorte. E se sentir, logo a Varandagem corre com ele do clube).
Nunca em tempo algum se terá sucesso quando quem contratamos não se sabe para o que é e para o que serve, para que modelo é. Hoje há um treinador que joga em 4 – 4 – chupa aqui, amanhã é 3 – 5 – chupa ali.
Podia estar aqui o dia todo a apontar merdas óbvias, que saltam à vista mesmo para quem não percebe nada de futebol nem de gestão empresarial/financeira.
O que temos são incompetentes e / ou malta que está ali com uma agenda. E essa agenda não é o Sporting, não é o sentimento pelo clube acima de tudo.
Por mim, já o disse várias vezes, o melhor era esquecermos isso de campeonatos e das grandezas e sermos um clube de malta que bebe umas cervejas e enche aí os campos pelo país fora (tipo participar um jogo em todos os campeonatos distritais). Porque enquanto dermos importância a estes pseudo-gestores-importantes, aos campeonatos ganhos pelas Máfias do Norte e de Carnide, vamos ser infelizes e arreliados com a vida (no que ao desporto toca pelo menos). E os gajos nunca largarão o clube, nem que seja com a ajuda da lampionagem, como fizeram desde há 1 anos.
Isto é Portugal, é meio atrasado mental.
20 Setembro, 2019 at 13:42
+1906
21 Setembro, 2019 at 0:30
+1906
20 Setembro, 2019 at 13:09
Já nem consigo ler os comentários nem sequer opinar.
Só tenho uma coisa a dizer:
é pá demitam-se e vamos para eleições!
20 Setembro, 2019 at 15:11
Nem penses
Varandas até ao fim
#notvarandasout
#varandasateaofim
#SportingCPfromsratch
20 Setembro, 2019 at 17:32
Apoiado (embora com uma grande poia para os apoiados…).
Varandas até ao fim do mandato.
20 Setembro, 2019 at 13:13
Boa Tarde Prezados Sportinguistas,
Perante o que se vai lendo, não só aqui, mas também em outros “sítios” e, ouvindo, a nossa realidade é muito complicada de analisar e dura de admitir, por exemplo, brevemente, poderão ser DUAS DÉCADAS em que o troféu do futebol profissional não engalana o nosso Museu.
Perante tudo o que nos acontece, somos levados a reacções e análises de cariz emocional e raramente temos tido alguém, que, de forma corajosa nos transmita uma estratégia, certamente difícil de admitir e por em práctica, que a prazo possa encaminhar o nosso futebol profissional ao objectivo almejado. Eu sou daqueles sócios que ainda acredita que os Dirigentes que temos tido, têm as melhores intenções para o Clube, mas por várias razões, algumas que nem controlamos, fizeram que tenhamos chegado a este ponto em que olhamos para um lado e para o outro e não vimos nenhum caminho, consubstanciado num projecto consistente , fazível e credível, que apesar de ser duro (só poderá ser), nos convença que o futuro poderá ser risonho. Será isso possível?
Viva O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, SEMPRE….
SL
20 Setembro, 2019 at 13:36
“If moderation is a fault, then indifference is a crime.”
– Jack Kerouac
Ou dito de outra forma…
… Continua a bater palminhas bananinha.
20 Setembro, 2019 at 13:43
Já nem causa irritação porque passou para apatia.
Estou quase, quase lá. Eu e outros milhares.
21 Setembro, 2019 at 0:16
Lá está. Não mata mas mói.
Até ao momento de viragem em que, quando menos esperamos, estamos de novo vivos e apaixonados.
Já faltou mais
20 Setembro, 2019 at 15:03
Muito bom
20 Setembro, 2019 at 13:38
Até quando iremos aturar varandas…!???
https://youtu.be/O6kFZ4p6SH8
20 Setembro, 2019 at 14:35
O que este jogo confirmou mais uma vez é que defendemos pessimamente em todas as fases do jogo: bolas paradas, reação à perda da bola, organização em momentos defensivos… E quando um jogador experiente como Coates acumula erros próprios de central das distritais, a coisa ainda se torna mais grave.
Desde a pré-época que refiro a necessidade da contratação de um verdadeiro médio defensivo, um verdadeiro trinco. Gudelj nunca o foi, Battaglia também não, Doumbia e Eduardo nunca o serão. Parece haver algum amadorismo nos responsáveis pelas contratações, o que me preocupa.
20 Setembro, 2019 at 15:03
Palhinha
20 Setembro, 2019 at 15:05
“Parece haver algum amadorismo nos responsáveis pelas contratações, o que me preocupa.”
AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH
Não estejas que ele também não está 😀
20 Setembro, 2019 at 15:07
Naaa…parece?!?!?!
Uau….
20 Setembro, 2019 at 15:30
Ahahahahahahah! Atenção, parece! Com jeitinho é do nevoeiro e se ganharmos na 2a já é tudo uma maravilha e o Godinho 2.0 merece o prémio de dirigente do ano.
São estes medíocres que em 2 décadas mingaram o Sporting até o que é hoje: um Circo de Croquetes amadores e ridículos.
Até dá pena.
20 Setembro, 2019 at 15:09
Tens o regresso do Palhinha para o ano. Comprar um 6 agora é repetir o erro que cometeste com a contratação do Petrovic!
20 Setembro, 2019 at 15:14
Tens tens!!
Só se for considerado o melhor jogador do campeonato.
Depois do que disse, palhinha é persona non grata no CGFC
20 Setembro, 2019 at 15:15
Melhor jogador porque seria muito difícil justificar o não resgate.
Parto da premissa que para o ano varandas ainda é o “nosso” fantoche.
#varandasateaofim
20 Setembro, 2019 at 15:38
A cabala…
20 Setembro, 2019 at 18:43
Se encontrares melhores razões para emprestar o Palhinha por dois anos a um rival directo… Somos todos ouvidos.
20 Setembro, 2019 at 15:13
Ah ah ah
Priceless
I lived to see the day!!!
Judascp
Varandas precisa de ti!!
20 Setembro, 2019 at 23:26
Estes não servem. Venha o visionário do Couceiro. Ou o Pedro Madeira Rodrigues ou qualquer merda do género. É croquete. O Jonas chupa.
21 Setembro, 2019 at 0:33
O Jonasslb tem a ingenuidade de uma virgem ou é burro que dói.
Ou ambas.
21 Setembro, 2019 at 14:00
A propósito de burros…
20 Setembro, 2019 at 15:23
O futebol do Sporting precisa de paz, precisa de algumas vitorias seguidas e do regresso/consolidacao de forma de alguns jogadores que equilibram mais a equipa.
Estar a chover no molhado e a chorar no leite derramado nao vale a pena, sempre me disseram: agora e’ apanhar os cacos e colar da melhor forma possivel.
Ontem o que mais me custou (para alem da derrota) foi o comunicado da JL. Que falta de nocao desta gentalha, a aproveitarem o mau momento do Clube, dos quais foram os principais causadores (BdC ainda era Presidente sem o caso Alcochete) para se vitimizarem. Bandidos reles, teem de ser expurgados o mais rapido possivel, nao estao nem nunca poderao estar acima do Clube.
SL
20 Setembro, 2019 at 15:26
#ColaComCuspe
20 Setembro, 2019 at 15:42
Comentario tipioco de um rapazola…normal em ti. #comeonestumtodo
20 Setembro, 2019 at 15:34
Porrinho a JL pode ter culpa de muita coisa, mas de CERTEZA ABSOLUTA que não tem nos 2 treinadores a prazo , mercado horrível e amador, no despachar de craques como Nani, Montero e Dost ao preço da uva mijona, do plantel só ter 1 PL, nas exibições miseráveis, no desbaratar da formação para ir pagar pequenas fortunas para substitutos piores, uma equipa a jogar zero, uma anarquia completa em campo, etc,etc.
Como dizia o Varangas à boca cheia em campanha: o presidente é o responsável maximo de tudo o que acontece.
20 Setembro, 2019 at 15:41
Caro, existem causas e consequencias na vida. O que esta’ a acontecer agora, a nossa falta quer de recursos melhores quer de capacidade financeira quer ate’ de lideranca foi consequencia (eu nao tienho duvidas nenhumassobre isso) do ataque de Alcochete: se perdes os teus melhores recursos, se causas uma crise Directiva, se ficas manietado a negociar, se ficas exposto a solucoes directivas fracas… querias o que?
Geralmente sucessoes bem pensadas, com tempo, dao muito melhores resultados. Isto ja vem desde o cintra com O Pezeiro e uma manta de retalhos, eu detesto revisionismo historico, as merdas aconteceram, tiveram um principio e um efeito bola de neve, com avalanche. Meter a cabeca na areia nao ajuda.
SL
20 Setembro, 2019 at 16:51
Meter a cabeça na areia não ajuda. Agora é que disse tudo. Porque é o que parece que está a fazer.
Dou de barato Alcochete para seguir a sua narrativa. Pois agora elucide-me por favor:
Foi por causa de Alcochete que corremos com Keizer, que segundo Vagangas era um treinador de projecto?
Foi por causa de Alcochete que fomos um buscar um Leonel Pontes, um tarefeiro como Varangas lhe chamou?
Foi por causa de Alcochete que fizemos um mercado horrível e amador?
Foi por causa de Alcochete que despachamos em saldos um goleador de 30/golos ano?
Foi por causa de Alcochete que nos últimos dias de mercado despachamos 3 titulares claros e ficamos sem tempo para colmatar?
Foi por causa de Alcochete que estivemos até ao último segundo do mercado para arranjar um PL e acabamos por ficar com 3 emprestados que não são PL, um chamado Fernando e lesionado que ainda bem calçou e outro chamado de Jésé que anda há 6 anos num ocaso da carreira e é mais conhecido por festas e musicas? Tudo aquilo que Varangas dizia à boca cheia que NUNCA ia acontecer com ele?
Foi por causa de Alcochete que tínhamos Dala e Viviano no plantel que são claramente melhores que os titulares e um despachamos para a Turquia e o outro anda a passear?
Foi por causa de Alcochete que despachamos craques como Nani, Montero e Dost ao preço da uva mijona com a desculpa de poupar para logo a seguir ir buscar VIETTOS e Jésés que ganham também eles um balúrdio? E para depois a administração ainda vir propor aumentos?
Foi por causa de Alcochete que despachamos Domingos Duarte, Geraldes, Matheus, Iúri, Mané, Ivanildo, Bragança, Baldé e outros para ir gastar dinheiro em piores como Ilori, Borja, Doumbia, Vietto, Neto, Jésé?
Foi por causa de Alcochete que o Zenha mal entrou disse que não havia buraco financeiro nenhum e passados 8 meses não há dinheiro?
Foi por causa de Alcochete que o Zenha disse que fomos o único dos grandes que não perdeu titulares e que se reforçou melhor quando é claramente mentira?
Foi por causa de Alcochete que o presidente falhou 90% das promessas eleitorais e é constantemente apanhado em contradições e a mentir?
Foi por causa de Alcochete que não inscrevemos Pedro Mendes na Liga quando precisamos de um PL como pão para a boca?
Foi por causa de Alcochete que na Europa somos os gozados por oferecer jogadores?
Foi por causa de Alcochete que é raro o jogo entrarmos com algum formado no 11? E apenas 1 português? Se calhar os 10 formados oferecidos e emprestados têm peso nessa estatística.
Foi por causa de Alcochete que levamos a maior humilhação de sempre numa final?
Foi por causa de Alcochete que temos um Manel Fernandes no scouting que não sabe o nome, nem conhece metade dos jogadores de formação?
Foi por causa de Alcochete que por esse país fora em tudo o que é programa de TV, rádio, redes sociais e foruns TODA a gente goza com Varangas e por conseguinte com o Sporting?
Foi por causa de Alcochete que temos uma comunicação de amadores que não passa um dia sem fazer asneira da grossa? Seja em comunicados, declarações, entrevistas, redes sociais, etc?
Elucide-me por favor.
Realmente METER A CABEÇA NA AREIA não ajuda não.
20 Setembro, 2019 at 18:03
Vou repetir: ha uma causa para as causas e o Varandad nao é pior que a ultima meia duzia de presidentes, todos tiveram erros mais que crassos, a comecar com Cintra e Robson, passando pela vontade aglutinadora de Lopes e a loucura destrutiva pos Jesus de BdC.
Mas nenhum teve Alcochete, nenhum.
Ppdia enumerar n casos iguais de jogadores, seria facilimo. Ou entao falar de portugueses no 11, da formacao. Ou de pessoal pagp a peso de ouro que veio passar ferias. Ou do Spprting ser gozado diariamente por causa do Presidente e da forma de comunicar dele.
Outra vez, revisionismo historico nao é coisa de Sportinguistas…
20 Setembro, 2019 at 18:47
Não respondeste. E o que dizes é que esta direcção não é pior que as nos trouxeram aqui. Mas tem de ser, compreendes, leão? Tem de ser. Queremos que seja e se não é, não serve.
20 Setembro, 2019 at 19:16
Tem havido muita merda, infelizmente. E nso, até agora esta Direccao, com ad condicionantes que teve, nao tem sido a pior- mas tambem nao é a melhor. Avaliacoes, desta e das outras, faço no fim dos mandatos. Agora e sempre e desde que me lembre de ser socio e votar, mesmo com quotas extraordinárias…
20 Setembro, 2019 at 19:43
Porrinho registo que não respondeu a nenhum dos pontos! UM que seja!
Porquê? Porque sabe tão bem como eu que e a resposta aqueles pontos todos é pura incompetência, inépcia, inaptidão e amadorismo!
Nada, mas mesmo NADA do que está acima descrito é consequência de Alcochete!
Varandas não é pior, é MUITO pior! Apanhou o clube 10x melhor que o outro apanhou em 2013:
– Épocas sucessivas com saldo positivo. Ao contrário dos 150 milhões de prejuízo que o outro herdou de Godinho.
– Repito, o Zenha confirmou que não havia nenhum buraco financeiro.
– Mesmo com os rescindidos, apanhou um plantel com valor e desfê-lo em cacos!
– Os jogadores com valor de mercado a sério vieram todos dessa altura e mesmo assim vendeu alguns 7x abaixo do seu valor.
Daqui para a frente, vai ver quantos jogadores que o Varangas comprou que vão valer mais de 20 milhões como Raphinha ou 70 como BF. Eu digo-lhe: ZERO!
– Jogadores que dão qualidade acima da média à equipa como BF, Mathieu, Dost, Raphinha e Acuña. Quantos comprou Varangas desses? Eu digo-lhe: Zero!
– 515 milhões da NOS
– Património: Melhor pavilhão de Portugal e não só.
– Médias de 40 mil e recorde de sócios.
– Sporting TV
– Percentagens totais dos passes dos atletas 3 consequente rentabilização máxima nas vendas, ao contrário do que fez Godinho e do que faz Varangas.
– Vendas recorde.
– Um clube que denunciava corrupção e clamava por justiça e transformou-o numa bonequinha de enfeitar que nem recorre de processos em que foi lesado.
Podia estar aqui o dia todo, mas volto ao início:
Registo que não respondeu a nenhum dos pontos! UM que seja!
Porquê? Porque sabe tão bem como eu que e a resposta aqueles pontos todos é pura incompetência, inépcia, inaptidão e amadorismo!
Nada, mas mesmo NADA do que está no meu primeiro comentário é consequência de Alcochete! NADA.
Isto sim é enterrar a cabeça na areia. Mas bem fundo.
Quando estiver para fechar portas DE NOVO como em 2013 falamos.
O Sporting é o único clube do mundo que faz sempre as mesmas asneiras e espera resultados diferentes. E COM Sporting refiro-me aos sócios e adeptos.
20 Setembro, 2019 at 20:34
Caro, isto para mim nao é politica nem é varandas vs bdc- alias, quero é que oa dois se fodam.
Tirar alcochete da equacao ou é inocencia ou é má intencao. Alcochete fez cair BdC, fez perder dezenas e dezenas de milhoes em activos, fez surgir Cintra e Companhia, fez uma clivagem enorme entre socios e adeptos, fez um despesismo brutal devido a nao planeamento, etc etc etc.
Parece ser bastante mais intrligente k uma k7 como algumas que aí circulam. Eu só quero sabef do Sporting, de como é possivel uniao e crescimento. E acho que só com vitorias que ajudem a sarar feridas.
SL
20 Setembro, 2019 at 20:37
Caro Porrinho,
Diga lá por favor em que e quanto foi a perda do Sporting.
Quantifique a perda dos activos, sff.
20 Setembro, 2019 at 20:47
Porrinho, Alcochete fez isso tudo que diz acima. Certo!
Mas não é causa de nenhum dos pontos que enumerei acima. Nem um!!
Senão daqui pouco estamos em 1906 a dizer que a culpa do Pedro Mendes não estar inscrito é do fundador.
Por favor. Também me parece mais inteligente que isso.
21 Setembro, 2019 at 14:57
Então porrinho …
A perder a compostura … “Quero é oa dois se fodam …”
Então, o menino veja lá …
20 Setembro, 2019 at 15:45
Foda-se….
Naaaaa…não pode ser….
20 Setembro, 2019 at 15:46
Será?! Naa….não li isto…
Devo ter sonhado…
20 Setembro, 2019 at 15:47
Foda-se…li mesmo….
20 Setembro, 2019 at 19:17
?? Alguma coisa para acrescentar ao tópico ou mais uma divagacao clássica?
20 Setembro, 2019 at 18:44
“BdC ainda era Presidente sem o caso Alcochete”
Não me leves a mal, porrinho, mas acho que nem tu acreditas nisso.
Se não fosse Al Cochete, era outra coisa qualquer.
A reestruturação financeira em curso tinha que ser travada de qualquer maneira, logo, a anterior direcção tinha que cair (ou seguir outro rumo). Já estava a incomodar gente a mais…
20 Setembro, 2019 at 19:20
Isso é futurismo. BdC vinha de uma aclamacao de 90%, perdeu todo o apoio quando se instalou o medo, fundamwntado, das rescisões e com a total demência comunicacional pos Alcochete, o foi chato.
Se me perguntarem se foi coincidencia BdC ter falado da reestruturação e na porrada que o Sobrinho ia levar e os acontecimentos todos…se calhar nao foi.
SL
20 Setembro, 2019 at 21:52
Ainda não havia alcochete e o bombeiro já andava a pedir a demissão e os jogadores a fazer-lhe a folha.
Com sócios espertos, honestos e que gostam de andar com a espinha direita, BdC tinha continuado presidente e esses jogadores estavam todos em tribunal. E não fosse o maluco ter contratado o melhor advogado do mundo no tema e hoje vias o rantandes no carnide…
20 Setembro, 2019 at 23:30
Deixem jogar o Varandas!
20 Setembro, 2019 at 15:32
O Palhinha ontem fez um jogo soberbo, que animal. Nunca o considerei jogador com qualidade suficiente para o Sporting, ainda que sempre tenha simpatizado com o mesmo.
Só que como ele não rescindiu e até fez juras de amor ao Sporting, passou logo a ser proscrito.
Para mim, um dos erros de há um ano atrás (foi um erro premeditado) foi não termos agarrado na miudagem que tinha sobrado e fazer um ano zero (ou menos 1). Mesmo que até nem fossemos às competições europeias, tínhamos equilibrado mais as contas e provavelmente ganho novamente um clube. Sim, porque eu estou convencido que se o ano passado temos jogado com miúdos que sentissem o clube, seria uma forma de agregar os adeptos. Está na nossa génese a formação, é algo que agrada aos Sportinguistas, que os une.
Ao invés disso, veio a merda toda mais o caralho que os foda, quem sentia o clube foi proscrito, não havendo um objectivo claro de salvar o clube e sobretudo defende-lo.
É que mesmo que Bdc tenha feito muita merda (e fez), quanto mais o homem for enterrado, mais o Sporting é prejudicado. E o que fez e faz esta nova entourage? Pois, claro…
20 Setembro, 2019 at 16:43
Concordo com este post!
“Perguntem a quem disse que o futebol era fácil.”
Para mim o futebol ,fácil não é!Não há varinhas mágicas para se compor uma equipa que possa ser competitiva e lutar pelo campeonato!
Mas acho que o futebol ,para mim é simples!Tem que haver é gente competente numa estrutura,que saiba fazer uma gestão do plantel.
O que temos neste momento é um plantel desiquilibrado e com falta de qualidade!
Olha joguem com os sub23!
20 Setembro, 2019 at 20:26
Para quem acompanhou o assunto
https://mobile.twitter.com/AFisgas/status/1175034419981279232
20 Setembro, 2019 at 22:18
Mais depressa se apanha um croquete mentiroso que um coxo.
20 Setembro, 2019 at 22:21
Herança Pesada, a desconstrução de uma narrativa.
A direcção de Frederico Varandas tem usado com alguma frequência o termo “herença pesada” para justificar as dificuldades financeiras do Sporting sob a sua liderença.
O principal visado por esta narrativa é Bruno de Carvalho assim como o impacto do Ataque a Alcochete.
Que consequências teve o Ataque a Alcochete no Sporting CP quer a nível finaceiro como desportivo?
O rescaldo do ataque viu o Sporting CP perder 9 jogadores, 6 dos quais titulares, por rescisão unilateral de contrato.
Destes 9 jogadores, 5 foram formados no clube (Rui Patrício, Podence, William, Gelson Martins e Rafael Leão) e 4 foram contratações.
Para efeito de cálculo dos activos do clube os jogadores da formação não contam, apresentando para esse efeito um valor muito próximo de zero.
Restam assim 4 jogadores, Battaglia, Bas Dost, Bruno Fernandes e Rúben Ribeiro.
O cálculo do seu valor como activos tem como base o seu valor de aquisição que, no que toca a estes quatro jogadores ascende a cerca de €25 milhões.
Portanto, no rescaldo do Ataque a Alcochete o Sporting CP perdeu €25 milhões de activo, viu um empréstimo obrigacionista ser adiado e viu a sua direcção perder credibilidade junto do público e do mercado.
Com a destituição de BdC a questão da credibilidade reverte para a sua base inicial, estando esta agora dependente do desempenho do futuro Presidente.
Com o regresso de três dos 4 jogadores contratados que rescindiram o Sporting CP recuperou cerca de €24 milhoes de activo, tendo apenas cerca de €1 milhão de perda de activo correspondente ao valor de Rúben Ribeiro.
Este regresso também implicou um esforço extra a nível salarial para pagar prémios de assinatura a Battaglia, Bas Dost e Bruno Fernandes, ou aos seus empresários, aliados a eventuais subidas salariais.
Isto significa que após a destituição de BdC o Sporting CP recuperou €24 milhões do seu activo e agravou ligeiramente o seu peso salarial.
Com os valores conseguidos pelos acordos estabelecidos com os clubes que assinaram com Rui Patrício, William, Gelson Martins e Podence o Sporting CP conseguiu encaixar um valor extra de cerca de €55 milhões.
Valor a baixo do valor de mercado dos jogadores mas, é dinheiro em caixa que não estava previsto nas contas do activo.
A Herança Pesada no que toca ao valor financeiro dos jogadores fica assim desde logo resolvida.
Segue-se o EO feito por Frederico Varandas que falhou o objectivo em €4 milhões.
Neste sentido foi necessário encontrar um valor superior a €6 milhões para devolver os juros do anterior EO. Valor esse facilmente coberto pelos €55 milhões dos acordos acima referidos.
A verdadeira herança pesada acontece já no período da CG com a contratação de jogadores caros como Diaby, Gudelj e Sturaro, com o aumento salarial dos jogadores que regressaram e com a rescisão de Sinisa e contratação de Peseiro.
É um facto que o Sporting CP precisava de cerca de €60 milhões de financiamento para colmatar a ausência de verbas da ChampionsLeague, pagar a fornecedores, cobrir o aumento salarial e investir no plantel.
Tivesse a CG realizado eleições antes do final da pré-época, limitando o seu tabalho a fazer regressar os jogadores que rescindiram, apostando nos emprestados e jogadores da formação e em Sinisa, e o défice seria muito mais baixo.
Se o impacto de Alcochete a nível desportivo era óbvio mas colmatável com algumas soluções internas, o financeiro foi quase imediatamente reposto com a saída de BdC e o regresso de Dost, Battaglia e Bruno Fernandes.
A herança pesada foi devido apenas à incompetência da CG e ao adiamento forçado do EO por Marta Soares.
BdC deixou uma equipa com um treinador competente, com jovens prestes a dar o salto e com opções financeiras no contrato com a NOS, acordo VMOCs e EO.
Ao falhar o EO Frederico Varandas comprometeu a última época. Ao não contratar um treinador competente e ao não investir nos jovens, comprometeu o futuro.
Veredicto: O impacto financeiro de Alcochete já está resolvido desde a época passada. A herança pesada da CG pode ser resolvida com um treinador competente, bom scouting e aposta na formação.
Com a saída de JJ e dos titulares que rescindiram, a folha salarial do Sporting CP devia ter baixado em cerca de €20 milhões. Em vez disso subiu. Talvez fosse difícil almejar ao título com um plantel repelto de jogadores inexperientes, mas seria a base para um futuro promissor.
A CG e depois Varandas assim não quiseram e os argumentos usados também já não colam.
Está na hora de Varandas assumir a sua culpa e profissionalizar a estrutura do Sporting CP. Se não o fizer teremos eleições em breve.
Por: Adriano Cerqueira
21 Setembro, 2019 at 0:46
Tu o Malcolm, JHC e outros fazem um trabalho notavel.
Com persistência e alguma investigação, refutam as mentiras e a propaganda dos mensageiros do Grande Aldrabao Varandas.
Por cada mentira, soundbyte, um artigo escrito com factos. A narrativa varandista é ridiculamente debil, erratica e infantil.
Depois metem a viola no saco, apelam a pacificação e união e perguntam….
QUAL O DRAMA HOJE?!
21 Setembro, 2019 at 0:46
Que não tenham sossego!