É verdade que os problemas futebolísticos do Sporting vão muito além de quem se senta no banco para dirigir a equipa, mas não é menos verdade que manter Leonel Pontes como treinador da equipa principal do Sporting Clube de Portugal será atirar sal para uma ferida. E, assim sendo, vale mais tentar encontrar uma qualquer pomada milagrosa e espetar-lhe um penso que fique bem à vista, rezando para que a mezinha controle a infecção até final da época.
Ora, face a este cenário, tudo o que é jornal tem material de sobra para fazer capas. Basta atirar nomes de treinadores, tenham ou não tenham clube actualmente. Vamos a isso, então.
Abel Ferreira
o homem que marcou um golo em Old Trafford quando queria centrar, que treinou os nossos juniores e que parece ter saído do reino do Leão guardando o rancor de nunca ter sido aposta para treinar a equipa principal. Fez um bom trabalho em Braga, mesmo rindo muito depois de levar seis na peida do Rui Vitória, e está actualmente no Paok clube que, diz-se, exige sete milhões para libertar o técnico. O valor parece-me um pequeno grande disparate e não sei como iria digerir a chegada do “bou’mbora” a nossa casa.
Arsène Wenger
Quem me dera, meus amigos e minhas amigas. Quem me dera… há quem diga que está acabado, há quem garanta que seria entalado pelos José Motas da vida, há quem afirme que vinha para cá para ficar a viver em Cascais. Eu vejo um gajo extremamente competente, a quem poderia ser dado o papel de manager e que poderia ter um olhar e um pensar transversal sobre o nosso futebol desde os iniciados. Acontece que nós não temos dinheiro para mandar cantar um cego e, mesmo pedindo ajuda, não sei se Wenger aceitaria aquele que poderia ser o último grande desafio da sua carreira.
Claude Puel
O L’Équipe já o colocou como podendo estar na rota de Alvalade. Homem que treinou Mónaco, Lille, Lyon, Nice ou Southampton, está sem clube depois de ter sido despedido do Leicester City e conta no currículo com alguns apontamentos interessantes: foi campeão francês e vencedor da supertaça do mesmo país, com o Mónaco; no Lille ajudou a formar vários talentos como é o caso de Eden Hazard que ainda hoje elogia o treinador; conduziu o Lyon à sua primeira presença nas meias finais da Champions. Não sei se é muito, se é pouco. Sei que me parece um treinador cujo perfil pode encaixar no Sporting.
Claudio Ranieri
alguém chame o Pedro Madeira Rodrigues!
Domenico Tedesco
Melhor aluno da sua turma na Hennes-Weisweiler-Akademie, a academia germânica que forma treinadores, 33 anos e uma curta carreira onde conseguiu levar o Shalke ao segundo lugar da Bundesliga. Antes, observador de talentos no Estugarda, onde também treinou os sub17 antes de se mudar para os sub19 do 1899 Hoffenheim. Aposta perfeita para quem sonha encontrar o próximo Julian Nagelsmann (eu sou um deles).
Huub Stevens
Se varandas mantiver a paixão pelos holandeses, este já teria feito bem mais sentido do que Marcel Keizer. Enorme experiência numa carreira que foi caindo a pique desde 2014, deixando esquecidos os bons trabalhos como treinador de Colónia, Hamburgo, Shalke e Paok.
José Mourinho
Nem sei bem que sentimentos me provoca esta ideia, por isso prefiro escrever “só se o Mendes quiser”.
José Pekerman
É um homem muito mais de selecções do que de clubes. É um homem que qualquer formação lover sabe admirar. Mais um que poderia pensar o futebol transversalmente.
Laurent Blanc
Deixem lá isso
Luciano Spalletti
O seu percurso fala por si. Duvido que tenhamos dinheiro para lhe pagar, duvido que o gajo tenha vontade de enfiar-se neste campeonato onde até já o Braga pede para se acabar com competições.
Luiz Felipe Scolari
Gosto da ideia de um Portugal cheio de bandeiras verde e brancas nas janelas. Depois lembro-me que precisamos de um treinador.
Massimiliano Allegri
Sim, sim… nem que o Ronaldo lhe peça.
Miguel Cardoso
O problema é passar da teoria à prática
Pablo Machín
Nunca confiem num ex-defesa direito que não seja o Cafú.
Pedro Caixinha
Guardo com carinho o Juanito, mascote do México 86, mas do país dos sombreros já me chegou Saltillo…
Pedro Martins
só se a Macron investir em camisas cintadas… (outro que ficou com azia por nunca ter treinado o Sporting)
Quique Setién
posso ir buscar o senhor ao aeroporto já hoje. Só tenho pena que possamos estar a queimar um treinador a sério ao rodeá-lo de uma estrutura incompetente que, por certo, nem iria entender a vontade de implementar o estilo de jogo tão atractivo.
Rudi Garcia
seria uma escolha muito interessante, considerado por Aimé Jacquet como um dos mais promissores treinadores franceses. Depois de ter terminado em segundo lugar como treinador do Lille, mas com o melhor ataque (72 golos) da prova, Garcia partiu para uma época de sonho, fazendo a dobradinha (2011) e conquistando um campeonato que o clube não ganhava desde 1953/1954. Em Roma só não conseguiu acompanhar a super Juventus, mas, uma vez mais, o seu futebol ofensivo deu nas vistas e foi com ele que atingiu a final da Liga Europa, ao serviço do Marselha, onde acabaria por perder com o Atletico Madrid.
Silas
Ter como treinador o gajo que estava ao meu lado, no Rossio, a festejar o título de 2002? A ideia é gira. Tem personalidade como homem e como treinador e isso passa para as suas equipas, que não abdicam da implementação de um processo. Entre Silas e Abel nem pestanejaria.
Vítor Pereira
Não gosto, mas o homem tem currículo, conhece o futebol português e, diz-se, é bom condutor de balneários. Não estou a vê-lo deixar a mina de ouro chinesa para vir para Alvalade.
25 Setembro, 2019 at 15:56
Bom post Cherba, com algum humor à mistura.
Dos “baratos” gosto do Silas.
Dos “intermédios” gosto do Tedesco.
Dos “impossiveis” gosto do Mourinho.
25 Setembro, 2019 at 16:03
Discutir treinadores no Sporting é como ter uma gaja toda boa e nua na cama e ficamos a bater uma sarapitola!
Seja quem for nao acabará a epoca por isso que venha um que ganhe pouquinho e que este presidente se ponha a milhas.
Mas so para ajudar na sarapitola, entre esses todos, Silas.
25 Setembro, 2019 at 16:03
TODOS mas mesmos todos, MENOS o ABEL.
Epah não me façam deixar de ver os jogos do Sporting por amor de deus!
Um gajo ressabiado, nojento, que andou a levar banhos táticos do Keizer, que o Salvador já nem queria no braguilha e cujo curriculo é completamente ridículo ao pé do do Pedro Caixinha?
PQP!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
25 Setembro, 2019 at 16:04
Wenger era uma aposta perfeita, porque, nesta fase, honestamente, não estamos numa de contratar para ganhar já.
25 Setembro, 2019 at 16:08
Dos portugueses só Mourinho e Vitor Pereira.
Destaco só o Silas, mas acho que AINDA não tem unhas para o SCP.
Dos estranjas, alguns nomes interessantes, mas no contexto actual do clube e especialmente do campeonato bipolarizado entre os corruptos do sul e os do norte, acho que demorariam demasiado tempo a perceber como funcionam os padres.
Só se fosse algum “maluco” como Klop e da lista não sei se lá está algum
O careca holandês, quando gamado, tinha sempre um discurso politicamente correcto secundado pela direcção, logo, os padres estavam livres da polémica. Houve lances que se fossem com o JJ (no dia dos 3 penaltis Coates), entrava dentro do campo, era expulso e o padre encolhia-se.
25 Setembro, 2019 at 16:10
Vitor Pereira, é um bom treinador que conhece bem o futebol tuga, mas custa 5 Milhões.
Porque não Josualdo Ferreira? Sabe muito de futebol, lança miudos no jogo.
Foi o primeiro a ver que Eric Dier era um 6 e não um central, só não fez a primeira época de B. Carvalho porque já havia L.Jardim para o lugar.
25 Setembro, 2019 at 16:12
Temos menos de 2M€ para oferecer por um pau mandado, daí o meu nome para mister ser o de alguém com nível 1 ou 2 de treinador: Frederico varandas com Raul José a adjunto.
25 Setembro, 2019 at 16:21
Infelizmente da lista é escolher o pior e acertam em cheio porque visao estes srs nao têm nenhuma. Venha o que vier é para queimar, por isso do pode vir um boneco. Abel é só estupido, entao ter de pagar por ele é estupido e incompetente. Gostava do Alegri, mas nao vale a pena sonhar porque vira um perneta qualquer. Atençao que com esta “estrutura” até o guardiola virava burro
25 Setembro, 2019 at 16:29
Se houver dinheiro, ou crédito, um profissional. Um catedrático. Estou farto de amadores. Wenger ou Mourinho. E tempo para arrumarem em a casa.
Se não houver dinheiro, Silas.
O resto são pal serges ou gajos para queimar antes do Natal.
25 Setembro, 2019 at 16:31
Nao percebo a obcessao por Silas…levou 8 do keizer!
25 Setembro, 2019 at 16:41
É trazer o Keizer.
25 Setembro, 2019 at 18:03
E depois levaste com o Eduardo…
25 Setembro, 2019 at 16:34
Eu apostava no treinador dos sub-23 que tem feito uns resultados interessantes.
Se ele não quiser vir, tentava o Peseiro, nesta fase não deve ser fácil um treinador querer vir para o Sporting.
Em alternativa podemos começar a pensar em coisas que realmente interessem e correr com esta direcção.
25 Setembro, 2019 at 17:29
LOL
25 Setembro, 2019 at 18:58
O Peseiro ainda está a ser pago, creio eu. É só fazer um novo contrato. No estilo Coates. Mais tempo por menos dinheiro. O Peseiro aceitava e a imprensa nacional delirava. Até parecia o regresso do Jardim ao Monaco. Nao sei como o Varandas ainda nao pensou nisso.
25 Setembro, 2019 at 16:36
Pronto, circo deste é que a malta gosta. Entretenham-se para aí todos a discutir a melhor maneira de tirar uma farpa do mindinho enquanto têm um barrote de dois metros enfiado na peida.
25 Setembro, 2019 at 17:29
LOL a dobrar !
25 Setembro, 2019 at 18:59
A farpa está solta e o barrote tem um mundo de gajos a segurar.
Ainda temos de pensar como fazemos para os gajos soltarem o barrote.
25 Setembro, 2019 at 22:54
Ahahahahhahahaahhahahhaha!! Eu não diria melhor! 😀 😀 😀
26 Setembro, 2019 at 1:13
Até que enfim.
Às vezes o óbvio é tudo menos isso.
Vão discutir treinadores para o caralho que os foda!
Estamos à beira da morte.
Não é altura para discutir qual é o melhor restaurante de sushi da praça.
25 Setembro, 2019 at 16:37
É preciso uma estrutura forte,com gajos competentes à frente do futebol,nenhum treinador por melhor que seja,pode fazer milagres com este plantel desiquilibrado e de fraca qualidade.
25 Setembro, 2019 at 16:38
Calma, caralho, confio no presidente que diz:
“Só dispenso jogadores ou treinadores quando tenho uma solução melhor em carteira.”
Vamos acalmar e de certeza que o próximo será melhor que o anterior.
25 Setembro, 2019 at 16:41
Que o peseiro,que o tiago que o keizer ou que o pontes? Um ano de mandato e merda temos tanto por rir… o circo acabou
25 Setembro, 2019 at 16:39
Jaime pacheco, domingos, Manuel jose, prof neca,cajuda, paco fortes, o ze da burra mais o caralho que os foda…. o problema nao e o treinador….ate percebermos isso ate pode vir o pepe guardiola
25 Setembro, 2019 at 16:46
Ainda não ouvi uma referência ao nome de Paulo Bento.
25 Setembro, 2019 at 17:09
Deixa lá o Paulo Bento tranquilo, que ele gosta de tranquilidade…
25 Setembro, 2019 at 16:48
que interessa estar a equacionar treinadores, se depois eles chegam e quem constrói o plantel é o director desportivo!?!….a limpeza tem de ser feita de cima pra baixo quem limpa a merda ao contrário suja-se!
25 Setembro, 2019 at 16:58
Vítor Oliveira… só para o ano, se o Sporting descer de divisão…
25 Setembro, 2019 at 17:31
Ficava mais descansado se ficasse desde já apalavrado para 2020/21
25 Setembro, 2019 at 16:59
Para mim seria Carlos Carvalhal.
Gostei do “entre Silas e abel, nem pestanejaria” 🙂
O problema infelizmente não está no treinador, não entender isso agora é como fez aquilo a quem alguns chamam presidente fez ao permitir que o Keizer começasse a época. Essa sim foi mais uma das decisões que demontrou que não há projecto não há nada.
Z
25 Setembro, 2019 at 17:07
Por acaso, meu caro, de entre os poucos malucos que aceitariam vir neste momento para o SCP, também me parece que o Carvalhal era talvez o melhor nome. Mas, como diz, o problema reside o presidente dos troncos e pernas.
25 Setembro, 2019 at 17:08
“Para mim seria Carlos Carvalhal.”
Outro a insistir no Carvalhal… Fdx!…
25 Setembro, 2019 at 17:40
E para ti seria quem?
26 Setembro, 2019 at 21:07
Mourinho.
Silas.
25 Setembro, 2019 at 17:33
Mostrou não só que não há projecto como mostrou que quem está à frente do projecto não percebe nada de futebol !
25 Setembro, 2019 at 17:00
Gosto do Vítor Pereira, do Tedesco e do Silas. Quanto ao Abel, acho que é um bom treinador, embora seja uma figura irritante e quase unanimemente odiado em Alvalade, o que o deixa enfraquecido antes ainda de chegar (e pagar 7m…).
Em qualquer caso, acho que a esmagadora maioria dos treinadores enunciados nunca se meteriam no SCP nesta altura, a não que fossem locos como o El Loco. Aliás, provavelmente nem que fossem locos como o El Loco. Por falar em El Loco, podias ter mencionado o Beccacece.
25 Setembro, 2019 at 17:07
“Guardo com carinho o Juanito, mascote do México 86, mas do país dos sombreros já me chegou Saltillo…”
O Juanito Maravilla foi a mascote do México 70.
A mascote do México 86 foi o Pique.
25 Setembro, 2019 at 17:21
Site com as mascotes dos mundiais…
https://www.desenhoonline.com/site/conheca-todas-as-mascotes-que-figuraram-na-copa-do-mundo/
25 Setembro, 2019 at 17:28
Muito fixe!
25 Setembro, 2019 at 17:14
Bruno de Carvalho tem nível 1 e está livre….
25 Setembro, 2019 at 17:18
Mas esse chama “meninos mimados” aos jogadores.
Risca.
NEXT!
25 Setembro, 2019 at 22:48
🙂
Olha ele a ensinar a malta a chutar com melhor pé…
25 Setembro, 2019 at 17:16
“Quique Setién”
Esquece os treinadores espanhóis… E os holandeses… E os belgas…
Não interessa se o treinador A, B ou C levou esta ou aquela equipa ao primeiro lugar no seu país.
Interessa é um treinador que se adapte ou já esteja adaptado ao futebol português.
E desses nomes da lista, só os portugueses conhecem o nosso futebol.
Quem me dera que o Mourinho viesse para o Sporting. Quero lá saber se é agenciado pelo Mendes…
Dos estrangeiros, só o Wenger me entusiasma.
Os outros até poderiam ter sucesso, mas não conhecem o nosso futebol.
É como meter um soberbo defesa a ponta da lança. Não funciona.
25 Setembro, 2019 at 17:21
O Mourinho ia aceitar ter o beto, viana e varandas como chefes?!
Tem lá idade para isso
25 Setembro, 2019 at 17:25
Claro que não.
Nem se enquadra no perfil de treinador para Frederico Varandas: um treinador que não grite com os jogadores, nem que peça jogadores à direcção, que seja manso e que não se intrometa nos assuntos da direcção relacionados com o futebol. Um que coma e cale. E depois, se for despedido, não se importar de levar com as culpas pelo insucesso.
25 Setembro, 2019 at 17:26
E que tal o Paulinho?
25 Setembro, 2019 at 17:50
Infelizmente não sei se não teria mais força junto do plantel após as reacções ao descalabro do Pontes na segunda feira.
25 Setembro, 2019 at 17:18
1.º “corram” com os incompetentes dos dirigentes e com funcionários de “topo” irresponsáveis e depois falem de treinadores.
Julgam que a incompetência e a irresponsabilidade são boas conselheiras?
25 Setembro, 2019 at 17:19
E contratar um presidente a sério? Acho que a prioridade é essa, mas isto sou eu….
25 Setembro, 2019 at 17:23
Teletubbie!
25 Setembro, 2019 at 17:29
Tens razão. Esqueci de escrever: A-poia!
Feito.
25 Setembro, 2019 at 17:31
Assim está melhor!…
25 Setembro, 2019 at 17:34
Pois…
25 Setembro, 2019 at 17:36
Conversa inútil a não ser que sirva de barómetro para uma nova direcção traçar o perfil do futuro treinador.
Nem o Klopp safava isto. Sem avançados? Gajos a ganhar milhões com ameaças de rescisão e outros a levar um dedo por não o terem feito?
Dois pinos a tratar das transferências?
Sim sim, o problema não é saber quem vem, é chegarmos ao cumulo de escolher entre o Silas e o Carvalhal.
25 Setembro, 2019 at 17:38
Correção, não é escolher o Silas ou o Carvalhal, é levantar a saia a ver se um deles nos pega.
25 Setembro, 2019 at 17:38
O mal não está em Leonel Pontes, nem em Frederico Varandas, nem mesmo nos jogadores. Conjugaram-se vários factores que deram este lindíssimo resultado.
O pior dos problemas do Sporting é o Triunvirato
Riciardi/ Angolano/ Luís Filipe Vieira e, enquanto essa gente não for corrida do mundo do desporto, estamos e estaremos à pega.
O Nosso Médico ou, se quiserem, “O Fivelas”, JÁ ESTÁ NA MIRA DESSES FILHOS DE PUTA QUE CONSEGUIRAM AFASTAR BRUNO DE CARVALHO. A CAMPANHA CONTRA ELE JÁ COMEÇOU.
Esperemos pela demora pois o resto não tarda a chegar.
25 Setembro, 2019 at 17:48
Agora é que acho mesmo que vamos ter dificuldade em arranjar um treinador, a não ser um que não tenha nada a perder, que aceite vir treinar esta manta de retalhos e de incógnitas.
Com apenas um PL, que não é um PL de topo, com debilidades diversas, com jogadores incógnitas, casos de Jesé, Fernando, Camacho, Plata, isto a somar ao ambiente no clube.
Agora o Pontes, a quem dei o benefício da dúvida, está morto e a sua permanência só com um milagre não vai deteriorar o ambiente fora e dentro do próprio balneário. Nós não acreditamos e, pior do que isso, após segunda feira, os jogadores parece-me que também não.
25 Setembro, 2019 at 18:00
Bolini era uma boa escolha
25 Setembro, 2019 at 18:02
Se manter o Pontes é lançar sal na ferida, manter esta direcção será escavacar essa ferida com uma colher suja de merda…isto é conversa para entreter meninos.
O próximo treinador será o 4º a assumir o comando da equipa no espaço de apenas um ano, só isto já nos devia alertar para a total ausência de rumo, sobretudo se nos lembrar-mos que para além das mudanças de treinador, também já corremos com jogadores e não foi por isso que vimos melhorias, antes pelo contrário, vamos piorando de semana para semana.
Esta direcção que peça para cagar e ponha-se nas putas.