Está perto de estar concluída a tão falada reestruturação financeira do Sporting Clube de Portugal. Apesar de ainda não ter sido revelada aos sócios (pode sê-lo na próxima quinta-feira), o jornal O Jogo avança com alguns pormenores do acordo entre a SAD leonina e os principais bancos credores de dívida, com destaque para uma redução significativa do valor da mesma.
Segundo essas informações, a SAD liderada por Frederico Varandas conseguiu um acordo envolvendo três partes e que tira partido de algumas mudanças na regras bancárias impostas pela União Europeia, que incita os bancos a verem-se livre de dívida. Os leões devem ao todo cerca de 362 milhões ao BCP e ao Novo Banco, divididos entre VMOC (135 milhões), empréstimos e financiamentos (154) e dívida do clube (73). O acordo prevê que os dois bancos cedam parte da dívida a uma entidade privada, que assim fica como credora. Essa entidade é a Apollon, o fundo que tem uma parceria com a SAD dos leões.
Os bancos vão «vender» um valor entre 200 e 220 milhões de euros da dívida do Sporting, perdoando assim cerca de um valor superior a 100 milhões de euros à SAD.
O acordo está a ser conduzido pelo vice da SAD do Sporting, Francisco Salgado Zenha, e prevê ainda um perdão de cerca de 90 milhões de euros no valor da compra das VMOC, um acordo que já tinha sido iniciado pelo direção de Bruno de Carvalho e que foi concluído pela atual direção. A SAD dos leões vai ter de pagar cerca de 40,5 milhões de euros para reaver esses Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis, evitando assim que estes se tornem em ações da SAD. Na altura, o Sporting recebeu cerca de 135 milhões.
8 Outubro, 2019 at 23:09
Sem ler comentários (fica para mais logo), a minha primeira impressão:
– A direção anterior já tinha tudo alinhavado, faltando (acho) definir a entidade que comprava a dívida. CV explicou isso no podcast.
– Novidade agora? A Apollo. Não sei bem as condições na compra da dívida.
– Em resumo, baixa a dívida consideravelmente.
Moral da história:
Acabem isto e depois… coloquem o lugar à disposição.
8 Outubro, 2019 at 23:38
Depois de consumada … Já está, já está …
Agora, em termos meramente teóricos, após esta ‘operação’ o SCP irá reduzir substancialmente o ‘serviço da dívida’, talvez 40% … Como tal, terá um desafogo financeiro que, a médio prazo permitirá à Sporting SAD ser muito mais ágil no que ao mercado de transferências diz respeito …
Agora, quem confia nesta gente para conduzir os destinos do SCP???
9 Outubro, 2019 at 0:58
Se os juros forem mais elevados que a dívida actual, não só não diminuis o serviço da dívida como podes efectivamente aumentá-lo.
9 Outubro, 2019 at 5:48
Isso então era a “cereja no topo do bolo” da …
Gestão de (Roof)Top …
8 Outubro, 2019 at 23:29
Jeremy Corbyn@jeremycorbyn
7 de out
Football clubs are part of the social fabric that binds us together. They are too important to be left in the hands of bad owners.
https://twitter.com/i/status/1181180091067437056
8 Outubro, 2019 at 23:29
Não era aqui…
9 Outubro, 2019 at 0:02
Pois, mas eu já não sei o que é que o Sporting representa…
8 Outubro, 2019 at 23:35
Na TVI 24 já deu a futura venda da SAD como um dado adquirido e remataram com a seguinte frase:
“O desespero vai ser tanto, que vai acontecer…”
8 Outubro, 2019 at 23:40
Quanto pior … melhor para os abutres e agiotas …
8 Outubro, 2019 at 23:46
Ora bem, resumidamente:
1. Contrato Bruno/NOS já era…
2. Apollo, o novo benfeitor, entra no capital da SAD, faltando saber se assume já o controlo maioritário, ou se o faz daqui a uns meses.
3. Rogério Alves é o intermediário do negócio, avaliado em vários milhões, milhões esses aliviados das costas do Sporting
4. O paneleiro do Varandas não explica nada e os sócios e adeptos, os verdadeiros, ficam aterrorizados. Os bananinhas, como sempre aplaudem tudo.
5. Eu sabia que estávamos fodidos malta, mas ainda tive esperança de expulsar a corja de lampiões verdes antes de venderem a SAD. Tarde demais.
6. Honestamente, alguém esperava outro desfecho que não este?
#lampioesverdes
#sintovergonha
#ripsporting
9 Outubro, 2019 at 1:04
FDX, sir, mau demais!!
Ver nesta merda o clube que o meu pai me legou é mau demais…
9 Outubro, 2019 at 7:55
Ainda sou do tempo em que me chamavam maluco por falar da venda da SAD a cada segundo comentário…. agora já todos perceberam não só que é esse o plano mas que será inevitável.
Lamento mas o novo sporting não é, nem nunca será o meu clube.
Sporting Clube de Portugal, sempre! novo sporting nunca!
9 Outubro, 2019 at 0:38
1. Sinceramente, sinto que estamos a vender encapotadamente a SAD aos amigos do RA que recebe uma comichão generosa.
2. Este ano e meio estourou financeiramente o Sporting.
3. Daqui a um par de meses poderemos dizer que o ativos e os contratos que temos não permitirão cobrir as dívidas dos últimos 18 meses.
4. Sem investimento e descurando aquisições de qualidade no futebol vejo o Sporting a ir por aí abaixo.
5. Com o futebol em baixo, as modalidades levarão por tabela e perderemos competitividade e títulos.
6. O futuro é negro treza, negro….
9 Outubro, 2019 at 1:41
… nada que não se tenha avisado e alertado em junho do ano passado…
9 Outubro, 2019 at 7:52
Sem saber mais detalhes, o negócio parece ser os bancos venderem a divida ao fundo (dos 300M recebem 200M), mas em lado algum diz que o Sporting fica com menos divida. O fundo compra com desconto, mas deve esperar receber o valor total.
Porque iria um fundo comprar por 200 para depois vender por 200??
Claramente existe aqui uma negociata.
E as directivas na UE é precisamente os bancos terem divida. Por isso mesmo existem juros negativos, para não terem dinheiro parado no Balanco. Neste momento rende os bancos emprestarem a qualquer um pois recebem juros, ao contrário de terem dinheiro parado pelo qual ainda têm de pagar os tais juros negativos.
9 Outubro, 2019 at 9:15
Estou sem tempo para ler os comentários todos, mas muito sucintamente existem 3 aspectos distintos no que respeita a esta RF:
1- Primeiro fazê-la! Não deixar escapar esta oportunidade de ouro negociada pela antiga direcção que resulta num efectivo perdão de dívida. Portanto por si só, o facto de se avançar já é positivo (a certa altura tive dúvidas);
2- Depois como financiá-la. Não há almoços grátis e portanto isto teria sempre custos mas parece-me que o juro será alto … há que esperar para ver as condições finais … como a alta finança não é o meu forte, vou esperar pela análise dos entendidos quando a operação for pública;
3- Por fim o aspecto mais importante: O que o clube irá fazer com o aumento de participação na SAD? O “day after” foi sempre o que verdadeiramente me preocupou e preocupa!!! Para mim era gerir a SAD com competência de modo a investir no futebol dando ainda algum lucro, lucro este que seria distribido pelos accionistas e sendo uma grande parte do clube serviria para ajudar nas modalidades. Receio que haja a tentação de vender uma parte (ou mesmo a maioria) da participação do clube na SAD. A perda de maioria seria arriscar o fim do clube como o conhecemos!!
Conclusão: podem ser boas notícias mas só saberemos depois de ver como a operação será financiada e qual a estratêgia que se segue! Continuo apreensivo quanto à possibilidade de perda de maioria na SAD depois da recuperação das VMOCs.