Sou um “lover” da formação mas não sou cego.
Há mais de 3 anos, desde que comecei aqui a comentar, que refiro que a formação do Sporting deixa a desejar em relação àquilo que era a formação do Sporting de anos anteriores que lançou jogadores como o Dier, como o Semedo, como o Tobias, como o Pedro Mendes (defesa), como o William, como o Adrien, como o Moutinho, como o Quaresma, como o Ronaldo, como o João Mário, como o Gelson, etc…
Eu vi o “gap” antes de se falar nisso. Mas é só a minha opinião. E, repara, nessa altura eu apontava gajos como o Diogo Brás, como o Bernardo Sousa, como o Gonçalo Costa – juvenis na altura – como talentos inquestionáveis para o futuro… Hoje tenho duvidas que os 2 primeiros ainda o sejam e espero para ver o que quase 2 anos de paragem fizeram do Gonçalo.
Agora, vejo talento na equipa actual de sub23… Portanto, nada está perdido se tivermos a calma suficiente este ano…
Já li aqui que o Bragança se estivesse no Benfic@ estaria na equipa A… Não ponho isso em causa porque estou convicto que no Benfic@ teriam preparado o miúdo para isso e no Sporting ninguém preparava ninguém…
Os jogadores da formação que tiveram sucesso, tiveram-no pela sua qualidade. Nunca porque os prepararam para terem sucesso…
Se tivessem preparado o Adrien como deve ser, ele tinha dado jogador aos 20 anos e não aos 23 ou 24… E gajos como o Matheus, como o Iuri, como o Palhinha, até como o Podence, não tinham demorado 4 anos a serem úteis…
O Miguel quer reduzir tudo a um hiato temporal para justificar a merda que o presidente disse e que enterrou milhões de euros em activos que agora são negociados por baixo. Excelente estratégia de Varandas!
Os actuais Juvenis estão em 5° lugar a 6 pontos do líder Loures, e do Leiria, Fátima e Académica.
Há um gap antes e depois…e entre as orelhas de quem alimentou essa ideia.
É o Joelson o novo CR7. Depois teremos mais um gap de 10 anos.
Eu não preciso justificar o que o Varandas disse, meu caro, porque eu disse isso aqui mais de 2 anos antes de ele, ok?
Tu limitas-te a mandar para aqui ideias soltas e frases feitas, ris como uma hiena por tudo e por nada e bates palmas como as focas cada vez que o teu grupinho de idolos diz uma piadolas.
Está tudo explicado, inclusive esses maus resultados dos Juvenis. Tenta ler a ver se se faz alguma luz nessa cabeça…
E, de vez, mete uma merda na cabeça: eu não ando aqui a defender o Varandas. Quero que o Varandas se foda. Já fez muita merda, já mentiu descaradamente só para se justificar, já errou vezes demais… Já aconteceram coisas que eu, como sócio e adepto deste clube, não desculpo nem aceito justificações porque não há nada que justifique a incompetência a partir de um certo limite. Uma coisa é um erro. Outra é ser incompetente. Erros eu desculpo. Incompetência não posso!
Eu não gosto é que gajos como tu andem aqui a mentir e a deturpar todas as coisas que vos dão jeito só para poderem dizer mal. Fazem isso ao Varandas, tal como fazem a mim e a outros que não têm a vossa opinião da cabala!
Um dia vêm aqui falar da cabala sem apresentar prova nenhuma, mas é verdade. No outro dia estão a pedir provas para se sustentar uma merda opinião ou então é tudo uma cambada de bananas, mentiroso, mansos, paneleiros e lampiões… Não saem disto há ano e meio… Já enjoa!
Se para ti é a mesma coisa é um problema teu e eu não tenho nada a ver com isso.
Eu defendo a politica em que acredito. Não defendo pessoas…
Tu defendes pessoas, ou seja, o Bruno de Carvalho que se fartou de fazer merda também mas não interessa porque é o Bruno de Carvalho.
Eu defendo uma determinada politica para o futebol, que é muito parecida com aquilo que também defendo para as modalidades.
Formação, aposta em grande na formação, e ir buscar bons jogadores para completarem a equipa, tal como faz o Ajax. É isso que defendo.
Quando uma Direcção faz o que defendo, eu aplaudo.
Quando faz o contrário, eu critico.
Não levo esta merda para o ataque pessoal. Não quero saber se a culpa é do Varandas, é do Zenha, é do Viana ou é do Beto. É da Direcção que é a Direcção que as coisas com que discordo.
Tu e os teus ídolos, é só bater no Varandas… Até paneleiro o homem é acusado de ser porque faz merda no futebol…
Eu já percebi que nós nunca vamos estar de acordo.
Mas também percebi que nunca vou estar de acordo com o Grilo.
A diferença é que com o Grilo pode haver dialogo e troca de argumentos e contigo isso, muitas vezes, é impossível porque tens a tendência para ir para a piadola pessoal ofensiva…
Este grupo era só, coisa pouca, metade dos ACTUAIS campeões europeus.
Gelson, Rúben Semedo, Leão, Podence, e há mais serie deles …… claro que se o clube que antes trabalhava para formar a selecção, começar a trabalhar para ganhar campeonatos e ou que é o mais provável, para gerar mais valias para empresários, é provável que cada vez meta menos.
Meu caro, só o Leão já é da parte da formação onde havia o “gap”, ok?
Até à subida aos seniores do Iuri, do Geraldes, do Podence, do Matheus, do Palhinha, do Semedo, do Gelson… a coisa estava normal ou quase… Não era um problema.
O problema foram os anos seguintes onde, no espaço de uns 5 ou 6 anos tinhas um Leão, um Max, um Jovane (que para mim já é dum patamar abaixo, pelo menos), um Bragança, um Paz, um Felix Correia e um Tiago Djaló.
Portanto, em vez de subires aos seniores 3, 4 ou 5 jogadores num ano com potencial para virem a estar na equipa A, subias 1, ou 2 quanto muito, e às vezes de qualidade inferior.
É isto que é um gap com o passado.
Porque dos 4 ou 5 que normalmente subias, depois realmente aproveitavas 1, eventualmente 2… Ora se só sobes 1, eventualmente 2, é óbvio que podes não aproveitar nenhum porque nem todos conseguem superar esse aumento brutal de exigência e competitividade!
Hoje olhas para o plantel dos sub23 e tens ali vários jogadores que nos próximos anos podem aspirar a estar no plantel principal, pelo seu valor, não porque não tens dinheiro para contratar fora… Quaresma, Gonçalo Inácio, Nuno Mendes, Gonçalo Costa, Rodrigo Fernandes, Matheus Nunes, Bruno Paz, Mitrovski (precisa de uma ajudinha), Bernardo Sousa (precisa de ajuda para isso), Pedro Mendes, Joelson Fernandes, Bruno Tavares, Diogo Brás (dêm qualquer merda ao gajo para o acordar) e o Tiago Tomás… É meio plantel. É isto que tem de acontecer… Não é teres 2 ou 3 que podem chegar lá… Isso é, para mim, estar abaixo da qualidade que a formação do Sporting tem de ter. É que deste meio plantel, talvez nem metade se afirme… Mas se essa metade se afirmar, estamos a falar de 5, 6 ou 7 jogadores a entrarem no plantel em 1, 2 ou 3 anos…
Fdx, a lista de jogadores que fazes são quase todos da idade do Leão. E dizes que essa é a geração do “gap”, o que te custa a dizer é que os últimos anos de JJ e sobretudo os dois anos de keizer, arrumaram do clube uma serie de jogadores que se aproveitasses metade estavas a falar no sucesso da formação e negavas a existência do gap.
Domingos Duarte, Demiral, Dala, Iuri, Matheus, Palhinha, Djaló, Thierry, Jovane, Geraldes, Leão, Miguel Luis, Podence, Max e faltam mais alguns e já dá dá uma equipa completa e alguns suplentes.
Duas notas:
– Mesmo JJ apostou mais que Keizer e até tinha no plantel concorrência mais forte.
– Estas a falar a falta de aposta da estrutura/treinador e não em qualquer “gap” formativo. Sempre formamos bons jogadores.
Se quiseres vamos para a a geração actual que está a evoluir nos U21 e que se houvesse aposta alguns poderiam estar a disputar um lugar no plantel, como é exemplo flagrante o Pedro Mendes, Por isso, deixa de falar em gap e começa a falar na responsabilidade do varandas que aparece com o discurso da aposta na formação e na pratica é MESMO ele que promove o famoso gap, quer pela politica de aquisições mas mais grave a politica de dispensas.
nessa tua lista tambem colocava o capitao dos sub 23 o Tomas Silva, que tambem me parece um jogador interessante e gostava de ver como ele funcionaria noutro tipo de exigencia, até que ponto se conseguira adaptar
até porque nem todos os jogadores chegam a um patamar de segunda liga( nas equipas b) e conseguem se adaptar, alias ainda recentemente o treinador do benfica b veio dizer isso mesmo, que a equipa está a ter menos resultados este ano, porque os jogadores que estão a subir dos sub 23, não estao a conseguir se adaptar a exigencia da segunda liga
Para mim e’ absolutamente inegavel que existe o tal “gap” de que fala o Miguel.
A questao aqui e’ avaliar o porque desse “gap”.
Tudo isto tem de ser entendido numa perspectiva temporal. Desde que os miudos entram para os infantis ate chegarem aos, digamos, 18/19 anos passam o que? 5/6 anos?
Esta geracao de sub-23 que, penso todos concordarmos, tem talento entrou no ciclo de formacao em 2013/2014.
O tal “gap” deveria ter entrado na formacao por volta de 2009/10/11 para terem dado jogadores em 2015/16/17.
O que nao se fez em termos de formacao nessa altura?
Porque se falhou durante o periodo em que, nao tendo suficiente materia prima vinda dos infantis/iniciados, nao se conseguiu ir buscar talento para os juvenis?
Essa para mim em conjunto com, o que vem a seguir na fornada, sao as questoes essenciais.
Parece-me claro que o “gap”, a verificar-se, depois desta fornada de sub-23 e’ da responsabilidade das direccoes lideradas por BdC assim como o “gap” anterior e’ da responsabilidade das direccoes de FSF/ JEB e GL.
Esta direccao esta em funcoes ha’ um ano e sera’ totalmente responsavel pelas fornadas que deverao sair a partir de 2022/23.
O que se esta’ a fazer?
Essa para mim e’ a questao. Esta direccao nao tem grandes responsabilidades sobre o talento que agora esta’ a sair mas tera’ nos anos vindouros.
Estas sao as questoes a discutir, nao se o Varandas e’ isto ou o BdC e’ aquilo.
A diferença está nas mentalidades da direcção e dos treinadores. O Florentino no Carnide quando dá para jogar, joga não precisou de rodar. Aqui pensam primeiro em rodar depois se der deu, se não der roda até dar. Esta é a diferença, não é o talento.
Isso não digo, por esta altura o Pedro Mendes já tinha feito uns jogos à titular pela ausência de um PL e o Bragança já tinha tido minutos porque já usamos 4medios de uma vez e o Batta está lesionado outra vez. Não há titularidade mas há espaço…
Para mim há uma diferença grande entre a maneira como trabalham actualmente na formação dos miúdos no Benfic@ e como sempre se fez no Sporting.
No Sporting deixam os miúdos evoluir por si, dando-lhes total liberdade – o que é positivo por um lado e é negativo por outro. É positivo no sentido em que deixam que eles desenvolvam as suas características técnicas e o seu talento – por isso se formam tantos extremos bons no clube pois é uma posição que está sobretudo dependente das características intrínsecas do jogador, a velocidade e a técnica.
Já outras posições, onde é preciso trabalho mais especifico – como trabalhar o físico ou características técnico-tácticas – não há um sucesso tão grande directamente da formação e os jogadores precisam de alguns anos nos seniores – normalmente emprestados – para desenvolverem isso.
No Benfic@ isso é trabalhado na formação e os jogadores já fazem a passagem formação-sénior melhor preparados para poderes ser utilizados na equipa principal.
Depois também ajuda o facto de entrarem numa equipa já formada e com uma ideia de jogo, coisa que o Sporting nos últimos anos não tem tido e que dificulta a entrada destes miúdos da formação actual.
O Sporting sempre fez esse trabalho Miguel, o que afirmas é falso. No Sporting também existe esse cuidado no que respeita ao acompanhamento da evolução dos atletas nos mais diversos factores de rendimento (técnico-tático, físico, cognitivo, etc), transversal aos vários escalões etários e suportado por relatórios detalhados de todos os treinadores pelos quais esses jogadores passaram. Realizam-se reuniões com esses técnicos onde é discutida a evolucao dos jogadores ao longo do processo, de forma conjunta contando com os diretores e coordenadores técnicos.
Mas este famoso Miguel tem, teve ou jamais terá algum familiar chegado na formação do Sporting?
Limita-se a recitar a cartilha de D.Escobar para semear a zizânia entre os verdadeiros Sportinguistas que se preocupam com os problemas do nosso Clube.
Olhe Miguelito, passe a levar uma TSHirt encornada para que eu o reconheça em Alcochete. Teria muito gosto nisso.
Bastava que estivesse atento às entrevistas de alguns dos Campeões europeus ou dos treinadores que estão na Academia nos últimos 10 anos. Até Aurélio Pereira já explicou como funcionava (funcionava) o acompanhamento.
Não é o que eu me apercebo, nem é o que me dizem. pelo menos da forma que eu falo. Claro que fazem reuniões e falam dos jogadores e dos seus problemas, futebolísticos e não só.
E o que me dizem é que querem fazer isso e estão a implementar isso e não só.
Já dei aqui o exemplo do menino feliz que esteve 2 anos a trabalhar para jogar como 2º avançado, e avançado móvel, com treino especifico para isso. Depois o Rui Vitória vai buscar o gajo e mete-o a jogar nas alas… Claro que não resultou… A sorte do gajo foi o Sonso ir embora e vir o Lage que era quem estava a fazer esse trabalho com ele.
Mas tens mais casos… Tens os 2 Tavares laterais… Tens o Florentino… Tens o Gedson que agora está lixado porque foram buscar o Gabriel…
O que me dizem é que o Benfic@ trabalha muito mais neste aspecto e do que eu vejo, parece que é verdade.
Pah o Orelhas e o Varandas vieram com um decurso parecido que se resume a um futuro acente na formação. Entretanto o Orelhas lançou uma mão cheia de jovens e o Varandas lançou o Thierry. A diferença não está no trabalho, está na aposta. Se rodam até darem o mais provável é que nunca dêem, comecem a meter os putos lá dentro em vez de comprar tanta merda como fizeram no verão e se calhar têm mais do que uma surpresa.
O Benfic@ nas idades entre os 19 e os 23 tens carradas de jogadores jeitosos para tentar aproveitar.
Nós temes meia dúzia!
Metes em cima disto aquilo que falei mais acima, que é o facto de o benfic@ trabalhar individualmente os jogadores para posições especificas, coisa que o Sporting faz levemente, e tens mais um factor diferenciador que faz os jovens do toupeiras de Lisboa estarem mais perto de entrarem directamente na equipa principal do que os nossos.
E, volto a dizer, eu falo nisto aqui na Tasca há quase 4 anos… Não é de agora! E na altura era um solista neste assunto…
Meu caro eu estou-me a cagar se o carnide tem 20 ou 30 jeitosos para lá meter e o Sporting só tem meia duzia. O que me interessa é que deixem de comprar carlhos como o Petrovic, Misic, Zézé, Bolasie, Fernando e Eduardo e apostem na meia duzia que há. Fds poh caralho. É preciso ter má fé para dizer que não há talento, mas há meia duzia de talentosos, e não se aposta porque só há meia duzia de talentosos. Ou há talento ou não há. Se há pouco que se aproveite o que há, não façam a merda que têm feito e venham com desculpas de merda dizer que não há talento suficiente como se alguém andasse a pedir para renovar o 11 com gajos da formação fds que parvoíce. E já estou a dizer muitas asneiras que gosto de evitar. Mas a verdade indesmentível é que não há CORAGEM DE AGARRAR NOS 3 OU 4 COM TALENTO E METE-LOS LÁ DENTRO preferem fazê-los rodar e ver no que dá. Passividade do caralho.
Há ai outra diferença, o Florentino quando chega á equipa A do benf@, vem com 2 épocas e meia de equipa B, num contexto muito mais profissional e difícil.
Agora compara por exemplo, com o Thierry e vamos ver os outros que vão entrar na equipa A este ano e no próximo.
Um “craque” não nota “diferença”, Nani por exemplo, mas desses apanhas de 5 a 10 anos, por isso a equipa B era muito importante.
O Thierry chega ao plantel principal sem qualquer contacto com futebol profissional ou sénior, tanto que enterrou o que enterrou e em Espanha já o voltou a fazer, por isso o negócio foi “excelente”, um puto que não mostrou nada nos seniores, valer 10/12M.
Pode dar jogador no futuro o Thierry?
Claro que sim, com profissionalismo e a tal garra.
Mas o trabalho está muito mais dificultado devido ao curto percurso a jogar nos seniores.
Eu escrevi aqui sempre, o Thierry enterrou e vai continuar a enterrar, é preciso saber lidar com isso.
Igual o Max se for lançado.
Há que os lançar nos A primeiro, depois dependendo do desempenho e da vontade do treinador são emprestados. O PB agarrava em putos de 18 anos e atirava-os lá para dentro até da merda do Djalo tirou proveito. O Adrien que na altura era mais fraquito teve de ir rodar, mas mesmo assim com 18 anos fez quase 20 jogos.
O problema é este, retardam a aposta e deixam a rodar demasiado tempo. O Bragança tem meia época boa no Farense, o que é que ele está a ganhar no Estoril este ano que não tenha ganho o ano passado? Em vez de comprares o Eduardo ou continuares com o ML (que merecia empréstimo a um clube de primeira liga) usavas a vaga para um miúdo da casa. O problema é todo este. O Carnide nos últimos 2 anos “reserva” 5 ou 6 lugares para a formação, e nós, com falta de dinheiro vamos buscar merda e emprestar bons valores, não é trabalhar melhor ou pior a formação, vendem a política do Seixal metendo miúdos nos A, nós vendemos a direcção e treinadores formadores metendo a formação fora do clube.
O Paulo Bento teve de os meter lá para dentro pois não tinha mais ninguém.
Não subiram por mérito mas por necessidade do clube, a maioria.
O Adrien é o perfeito exemplo, que já aqui dei, do que não se faz no Sporting e se faz no Benfic@. Chegou a sénior com o talento dele e mais nada. Não foi trabalhado para ser isto ou aquilo, como fazem no Benfic@ – o exemplo que o Stalley deu do Florentino é isso mesmo, onde trabalham os putos para serem isto ou aquilo num contexto altamente competitivo como é a 2ª Liga!
Por isso chegou ao patamar do futebol profissional e só o talento e qualidade que tinha, mesmo sendo acima da média, não chegou. Então é aqui que resolvem o problema emprestando os jogadores e esperando que noutros clubes aprendem e evoluam os aspectos que não foram trabalhados no Sporting… Ou seja, mais uma vez deixam os jogadores praticamente entregues a eles próprios… Depois, há uns que se safam porque crescem sozinhos ou têm um bom acompanhamento, e há outros que se perdem porque isso não acontece…
Portanto, o que retiro desta escadinha é que sob o prisma do Miguel, a nossa formação não tem qualidade, mas tem, só que não há aposta. O que, resumido, dá razão a com quem ele discute.
A NOSSA FORMAÇÃO TEM QUALIDADE, NÃO HÁ GAPS NENHUNS. O QUE HÁ É FALTA DE APOSTA.
Tu nem te apercebes dos flic-flacs com tripla pirueta e mortal à retaguarda consegues dar em meia dúzia de comentários, pois não?
o florentino, tal como o ruben dias e o ferro, e antes o lindelof, no momento que chegam a equipa principal alguns deles ja tinham 100 ou cerca de 100 jogos feitos pela equipa b na segunda liga
é por isso que a esta equipa de sub 23, mas em especial a do ano passado fazia muita falta uma equipa b a jogar na segunda liga, que dá outro tipo de preparaçao aos jogadores
CR7 e o Nani eram craques.
Moutinho foi lançado aos 17 anos na equipa principal por Peseiro.
William, Adrien e Cédric rodaram antes de jogar na equipa principal e foram lançados entretanto.
Carriço, teve meia em Olhão e outra no Chipre, mas nunca foi um talento como os de cima, mas deu a voltar por cima em Espanha.
Aqui se calhar noutro contexto, tinha dado jogador no Sporting, apanhou uma má fase.
Isto para finalizar, que me parece factual que um Florentino chega muito mais preparado do que o Thierry á equipa principal.
Nós não soubemos aproveitar a equipa B.
Os melhores jogadores da mesma, andaram 2 a 3 anos emprestados ou foram “dispensados” entretanto.
Agora é trabalhar com o que há os sub-23, mas saber ver que os jogadores chegam aos A, ainda com muito por evoluir e é preciso paciência, como era o caso de Thierry.
Vamos ser sérios.
Quaisquer desses jogadores não têm categoria nenhuma para integrar uma equipa candidata ao título.
Talvez o Wendel e o PMendes, mas a partir do Banco.
Tudo o resto tem um nome : Entulho!!!
Para já não.
O jogador tem qualidades técnicas mas seria sempre numa integração gradual, progressiva, com jogadores experientes e numa dinâmica de vitórias.
Para além disso quem coordena as equipas, desde a direcção, aos técnicos internos, não têm, não só cultura futebolística, como cultura de exigência suficiente, para extrair o melhor dos jogadores.
Tudo o resto é folclore para entreter.
É bom jogador, claro.
Poderá ser craque no futuro.
É craque no seu escalão, mas não chega para jogar ao mais alto nível… ainda.
Lá está, depende da exigência.
Concordo em colocar a jogar, e como já referi de uma forma gradual.
Agora não é a última “bolacha do pacote”, sem ainda ter demonstrado nada ao nível “Sénior”.
Que provavelmente até seja melhor que o entulho que por lá anda, posso crer, mas para é ainda precoce.
Não consigo concordar com o empréstimo de um jogador diferenciado como Bragança para uma segunda divisão quando depois andas a dar minutos a jogadores como o Doumbia que apenas lhe é superior no que respeita às capacidades condicionais (mas tem tanta falta de escola que nem a esses nível consegue aportar algo à equipa).
No atual plantel do Sporting, o Bragança, o Matheus, o Palhinha, o Mendes e o Geralded poderiam perfeitamente, na minha opinião, fazer parte do plantel principal. Não fariam pior figura do que os que la estão atualmente.
No caso do Bragança até digo mais, face à ideia de jogo que o atual treinador defende, muita falta faz a sua capacidade técnica, leitura de jogo, capacidade de rodar o CJ e guardar a bola que mais nenhum médio oferece na primeira fase de construção.
Mas lá está quem vem de fora tem sempre mais margem, não tem a ver com estar mais ou menos preparados, tem a ver com a falta de política e projeto desportivo. Já para não falar nas comichões…
Tu deves perceber.
Viste os miúdos jogar em que escalão?
É que é diferente de jogar nos seniores, ainda mais com a pressão de jogar bem em todos os jogos.
Como já referi antes, seria sempre numa integração gradual.
Mas ok, vou ser mais explicito:
Se fosse num Braga ou Guimarães, provavelmente seriam muitas vezes titulares.
Se for “neste” Sporting, também.
Agora para um Sporting candidato ao título. Não!
Ainda Não!
Exigências…
Isto é uma opinião apenas baseada num estado gostaria que o Sporting estivesse, ou seja, equipa forte.
Agora com a trampa de jogadores que é titular, Daniel Bragança, Pedro Mendes, Dala,Matheus P, etc são Titularissimos.
Pergunto : na equipa de JJ 15/16 seriam titulares?
Parem de dizer bem do Bragança!
O rapaz está muito bem onde está!
Um horror! Não joga nada! É um matraquilho! Não tem tido importância nenhuma no Estoril! Não ganha jogos sozinho (quase, o Gonçalo ajuda muito).
Vá…juízo…peçam emprestadas mais algumas estrelas e deixem o Bragança onde está.
Já aqui falei que a maioria dos jogadores divide opiniões… Uns acham que sim, outros que não…
Sim, é ridículo o Pedro Mendes não estar no plantel se só temos o Phellype.
Penso que 100% do pessoal que aqui comenta concorda com isto.
Mas dizer que devia ser titular é um passo em frente demasiado grande…
Bragança podia estar no plantel.
Valia a pena para jogar aqui e ali? Tenho duvidas…
Eu acho que qualquer desses jogadores está mais preparado para ajudar na equipa principal que o Bragança actualmente.
Vocês têm nos olhos o Bragança que tinha uma boa prestação nos Sub23 e outras equipas da formação. Esquecem que a possibilidade de meter um Bragança actual numa equipa miserável e mal preparada como o Sporting é até agora era queimar um miúdo com um potencial grande… Acham mesmo que era o Bragança que ia por o Sporting a jogar?
Sinceramente, eu não acho…
Tem mais condições ele para por o Sporting a jogar do que o Doumbia vai ter na sua carreira toda! Isso te garanto Miguel.
Mesmo que não ficasse no plantel (o que para mim é um erro crasso), um empréstimo para a segunda liga é só ridículo.
Já nem falo dos outros. Alguém dúvida que o Matheus era titular de caras nesta equipa? Alguém acha normal despachar o D Duarte e o Ivanildo para ficar com Ilori que nunca vai dar jogador? Não inscrever o Mendes?
Para mim está é a prova cabal que quem gere os atuais destinos do clube não tem definido um projeto desportivo minimamente corrente.
Não teria emprestado o Bragança para a 2ª Liga.
Se fosse eu a mandar teria tentado meter o gajo num Braga, num Guimarães, num Rio Ave… ou até num Gil Vicente visto ter o Vitor Oliveira lá.
O Matheus nunca o teria emprestado este ano.
Apostaria tudo em ajudá-lo mentalmente a ser um jogador de equipa porque tudo o resto está lá.
Nunca teria contratado o Illori.
E, se tivesse, e sendo verdade que houve propostas, tinha-o vendido, nem que perdesse dinheiro. É um pino! E, claro, teria ficado com um desses dois… Provavelmente o Ivanildo porque é mais novo.
Não inscrever o Pedro Mendes, para mim é culpa do Viana…
Eu acho que têm uma ideia do que querem… Não têm é sido competentes nas opções que têm tomado!
Claro que dizia mas para a teoria do gap faz sentido dizer que eles são uma merda…é melhor ir buscar gajos lá fora que são uns craques como se tem visto.
O Daniel Bragança, nas poucas vezes em que foi utilizado na pré-época, deu boas indicações. Pode ter estado em evidência em contraste com a miserável prestação da restante equipa. Mas fiquei com ideia de que seria uma boa aposta para esta época.
Assim não o entenderam e está a rodar no Estoril.
Veremos se não será um novo Geraldes, Palhinha, Medeiros, etc.
Mas esta é a minha opinião, em contraste com a tua, Miguel.
Muito Provavelmente!
Integrado numa cultura de Campeão e numa cultura de vitórias o seu valor era exponenciado.
No Puerto também.
Dói, mas é a verdade infelizmente.
Então afinal tem qualidade para estar num plantel que luta pelo titulo ou não? Ou só não tem para lutar pelo titulo por nós?
Como é que tem qualidade para estar num plantel que luta por títulos e não tem para um que não luta? Quem é que temos lá melhor? Doumbia? Eduardo? Nem o Wendel é melhor, quanto mais…
Como é que vais criar essa cultura se não metes os melhores? Se os emprestas a um Estoril? Qual é o caminho? Contratar 15/16 jogadores de classe Mundial? Com que dinheiro?
Essa cultura é construída desde o presidente ao apanha-bolas, algo que está agora muito, mas muito, longe de se verificar.
O Bragança por ex é bom, mas não percebo a histeria,quando ainda não jogou pelos A do Sporting.
São tudo suposições, crenças, fés e não mais que isso.
Agora como te digo, se calhar “neste” Sporting de entulho, seria titular de caras. (suposição).
E essa do dinheiro não pega.
Se se despacha jogadores a custo zero, se se vende o Dost ao preço da uva mijona, se aumenta o custo com o pessoal, se se faz obras na academia de 12 Milhões e se adianta 60 milhões da NOS, mais 80 de empréstimo da APOLLO não daria para comprar 2 ou 3 de inegável qualidade?
a última equipa a sério que tivemos foi a de 15/16, com o JJ. E mesmo nessa o Bragança tinha lugar, nem que fosse como alternativa directa ao Adrien, ao João Mário e ao Bryan Ruiz
Com um médio ao lado como o Adrien acho que o Bragança até para alternativa do WC era bom. O rapaz tem uma qualidade de passe e construção como poucos. Com um trinco como o Bragança a jogar de cadeirinha numa equipa ofensiva podem-se fazer muitas coisas interessantes para além da luta pelo título. Há que limar umas arestas mas essas são limadas com tempo num quadro competitivo como o do Sporting, nunca como no Estoril.
Claro que é triste.
Eu não estou a dizer que a formação não é importante.
O que digo é que o facto do D. Bragança, o Pedro Mendes e outros mais não jogarem, não é, e não são o grande problema do Sporting não ganhar.
O problema é maior, mais grave e mais profundo.
Já passámos por estas abordagens de formação lovers# antes de BDC e agora é: ” vira o disco e toca o mesmo”.
Lá está concierge.
Sabemos que Meli, Petrovic, Alan “el balon” Ruiz e Markovic não têm qualidade para jogar no Sporting.
Palhinha, Matheus, Geraldes… não sabemos ou saberemos.
A diferença está em que uns puderam mostrar o que sabiam, e outros não.
O Daniel aceitou ir para o Estoril na 2º divisão, acredito até muito devido ao Tiago Fernandes.
Já o Pedro sim, não sem compreende como não é inscrito.
Boatos dizem que pode ter sido com empresários, outros Keizer, outros dizem que vinha ai alguém para ponta de lança…
Agora só em Janeiro.
Em vez de gastarmos pipas de dinheiro em médios de qualidade duvidosa, Daniel Bragança deveria ter integrado o plantel A já esta época. Fez uma pré-época boa suficiente para ficar, caso Keizer tivesse visto as segundas partes dos jogos treinos…
A ida para a 2ªLiga fará com que atrase a sua entrada na equipa principal.
Se já estivesse com os A e a entrar a espaços, teríamos um Daniel Bragança em pleno na segunda volta, ou no pior dos cenários na próxima época.
Assim, perde este ano no campeonato secundário, e a próxima época na adaptação à Primeira Liga.
Quanto a Pedro Mendes tem a força de vontade que move montanhas! Vai chegar ao topo! Já agora, Pedro Mendes e Daniel Bragança estão incluídos no “gap” ou não?
O “gap” está a ser colmatado, com jogadores que saltaram dos Juvenis para os sub-23.
Tiago Tomas, 17 anos.
Joelson, 16 anos.
Bruno Tavares, 17 anos.
Eduardo Quaresma, 17 anos.
Nuno Mendes, 17 anos.
Essa declaração NUNCA devia ter sido feita em público, mas a falta de qualidade existia.
Basta olhar para a equipa de Juniores e os sub-23 a época passada.
Claro que há jogadores com algum potencial, mas isso haverá sempre, nem que seja 1 jogador.
Claro que há um gap de qualidade (não é coisa que se diga, mas pronto), não há UM jogador que se diga seria titular de caras no Sporting.
Claro que Matheus, JOvane e outros poderiam dar, mas não sabemos ao certo.
A culpa divide-se entre alguma falta de qualidade individual (tipo os Ronaldo Tavares), mas acima de tudo na falta de enquadramento competitivo (da estrutura) e na falta de aposta (do treinador).
Nuno tocas ai num jogador que é o Ronaldo Tavares.
Que na formação era “top”, mas era essencialmente pela o seu “físico”, um puto com 1,90 85 kilos, contra meia-lecas…que fazia a diferença, o que engana e muito, depois chega ao futebol a sério e não faz um caralho.
Por isso ás vezes os títulos nestas competições enganam.
Até porque por ai, como eu já escrevi em cima, o Sporting perde em Juvenis e Juniores e sempre fomos “apelidados” da melhor formação da Europa.
E o que dizer dos actuais Juvenis que se encontram no 5° lugar do campeonato, a 6 pontos do primeiro lugar, atrás de Loures, Leiria, Fátima e Académica?
Mas uma coisa é teres um gap entre os 19 e os 23 anos – 5 anos onde poucos jogadores se aproveitavam – e outra coisa é teres um escalão, que serão no máximo 2 anos – em que a qualidade não será tão boa.
Depois, eu acho que nos sub17 já jogam uns quantos sub15, o que pode ter também influência.
Quando se ganhou o campeonato de Juniores com o Tiago Fernandes e se esteve não sei quantos jogos sem perder nenhum, o Benfic@ tinha a equipa B a jogar com os Juniores na 2ª Liga. A equipa de Juniores, que era formada por muitos Juvenis, ficou em 5º ou 6º lugar. Mas eles já sabiam que ia ser assim…
As classificações têm de ser vistas num contexto competitivo assumido pelos clubes. Pode ser que os nossos Juvenis não estejam muito preocupados com a classificação mas sim em desenvolver rapidamente os jogadores num contexto onde encontram mais dificuldades. É que normalmente nesta fase dos campeonatos isto é pouco mais que um passeio e assim evolui-se menos.
Estamos em Outubro…e isso ai ainda é a primeira fase.
O trabalho está a ser feito, para quem quer ver.
Estão jogadores a “queimar” etapas, para serem lançados bem mais preparados no futuro.
Pena aqui que a equipa B, foi um fracasso.
Mas até se formos por ai, quer dizer então que é os títulos que contam?
O Sporting é o que tem menos títulos em Juniores, Juvenis e estamos empatados com o Porto em iniciados, 14 cada.
E já fomos considerados uma das melhores academias da Europa, hoje tens quem investia mais e a concorrência é outra.
Agora se tu não achas que estamos a trabalhar bem, não é problema meu, é a tua opinião.
Quem?
Assim de cabeça, os mais badalados, ficaram sempre no seu escalão…
Paz, Bernardo Sousa, Brás, assim de cabeça.
O benf@, coloca estes putos com 17/18 na equipa B.
Guedes, Renato, Cancelo, André Gomes, Félix…agora recentemente teve o Florentino, Gedson.
Este ano aposta num puto Tiago Dantas, que se estrou aos 17 anos na equipa B.
O Sporting na sua, andava com gajos com 20/21/22 anos, alguns com mais…
Aqui o benf@ trabalha e vem trabalhando muito melhor.
Ainda sobre a reestruturação que ontem a CS avançou com um cheirinho.
CVieira, admite que poderá ser excelente, falta saber saber quem assume o contrato com o novos investidor. O contrato anterior era a SGPS, muito importante esta questão.
CVieira, admite que a garantia pode ser o que resta do contrato NÓS e isso pode libertar todas as outras garantias que estavam dadas aos bancos, nomeadamente as hipotecas sobre o estádio. Muito importante conhecer as garantias.
Agora, digo eu, a concretizar-se as melhores expectativas de CVieira, teremos nos próximos anos orçamentos em que não poderemos contar com receitas dos direitos televisivos (30 a 40M), dificilmente contaremos com os milhões da UCL (20 a 30M) pelo que forçosamente não teremos orçamentos que garantam competitividade com os principais rivais.
A formação is the only way … resta saber se os sócios estão para aí virados ou se novas loucuras serão cometidas, nomeadamente o recurso a novo endividamento … pela amostra do corrente ano, novas loucuras estão em curso. “Ah Shit, Here We Go Again”!
Já era esse o unico caminho no ano passado, já era esse o unico caminho este ano…
E continuamos nisto…
Como disse antes…ainda resta saber o custo da divida com que vamos ficar. Mas acima de tudo o que mais me assusta é continuar lá esta gente e estarmos a rebentar os cartuxos todos com incompetentes….
Pois, aquilo que no ano passado se poderia fazer por 150M este ano já vai ser feito por 200M, o crescimento este ano vai ser semelhante, felizmente ainda há o diamante BFernandes, e depois …..
Vai de encontro aos nossos comentários de ontem, e aos receios.
Importante saber as garantias, contrapartidas e prazos acordados.
No entanto parece-me que estamos a comer o queijo mas com o rabo preso na ratoeira. Resolvemos o problema a curto prazo mas poderemos ser estrangulados pelos prazos e problemas de liquidez.
Ficamos reféns de receitas extraordinárias (competições europeias e venda de jogadores) que é o “All-in” total na gestão de uma empresa.
Por outro lado, com o desaparecimento da dívida bancária é fatal que voltemos a procurar financiamento (e endividamento) junto dos bancos para manter o futebol competitivo.
Por isso é que discussão acima é estéril e não se coloca.
Estes miúdos deviam estar no plantel principal, ontem.
Orçamento deveria ser muito mais baixo do que é.
Na estrutura para o futebol, sim, de caras. Na equipa técnica, só em janeiro o saberemos. O Silas não é responsável por “ambas as duas aberrações” não estarem na equipa A.
Muito provavelmente faria melhor que os merd@s que por lá andam, o que convenhamos até não seria difícil.
Até tu farias melhor concerteza.
Agora de uma coisa te asseguro, com este pseudo-presidente e seu CD lampião é impossível fazer melhor.
Quem pariu ontem a célebre frase: “que se fodam todos os que não concordam comigo” ? Tadinho do menino, amnésico selectivo, desonesto, aldrabão, troca-tintas…..
Eu estou a cagar para ti, leo14. De alto, para que te caia com força na testa.
Quero é que tu mais os teus comentários contra mim – não são as tuas opiniões contra as minhas opiniões, que nisso aceito na boa! – se fodam.
Professor Pardal ,comigo não tem qualquer hipótese. Sou Reitor reformado do sítio onde vc diz leccionar.
O que está em causa não são os seus comentários mas sim as suas ALDRABICES, MANIPULAÇÕES, INTOXICAÇÕES, CONTORCÕES e a famosa BANHA DA COBRA VARANDINA que tenta vender por aqui despudorada e desenvergonhadamente.
Procure comentar honestamente e de minha parte merecerá o respeito que agora não lhe posso conceder porque não o merece.
Vc estava habituado a fazer o seu pidesco trabalhinho por aqui, tranquilo e sem ser chateado. Isso ACABOU! Terá na minha pessoa um “empecheur de tourner en rond”, um “trouble fêtes”, um espantalho de aldrabões.
1º conselho: não me trate por tu porque nunca tomámos banho na mesma banheira
2º conselho: Tenho fé de o conhecer num dos encontros da Tasca, para que me repitaaí e na cara os insultos que vai disparando cobardemente, protegido pelo computador.
Se és reitor do sitio onde eu não lecciono, olha, faz-me um favor e paga o que deves…
Quanto ao resto, eu só o insulto porque você não faz mais nada em relação a mim.
É óbvio que só diz asneiras pois eu sou insultado desde o inicio, quando em Janeiro de 2016 comecei a comentar por ser contra o JJ estar no Sporting e por achar o Alan uma merda de jogador. Na altura, era eu e mais 2 ou 3… Hoje é fácil fazer piadas com o Alan e dizer mal do JJ!
1º conselho, bardamerda!
2º conselho, digo o mesmo…
Idiota, vê quantos comentários meus são seguidos de comentários teus a ofender-me. Conta-os bem… Depois procura o contrário, e conta quantos comentários teus têm respostas minhas – não são ofensas, são respostas, sejam ofensas ou não… Vais ver que tens uma surpresa e que ganhas largamente, de goleada, cretino! Hipócrita do caralho!
Já agora, para que não fique nada por dizer, foi por merdas de gente à frente do ensino – que só sobem à custa da cunha e do favor – que eu desisti de dar aulas. Não tenho estômago para lidar com pulhas… Contam-se pelos dedos de uma mão as pessoas decentes e meritórias que chegam a ocupar cargos de topo na educação… Era bom que fosses uma…
Foda-se haja pachorra oh Miguel. Mas nao percebes uma brincadeira? Se fosse mandar piadolas sobre todos os que nao concordam comigo ou sobre aqueles com quem eu nao concordo não fazia mais nada.
Um gajo que vai a um domingo passar tempo para um Centro de Saúde não parece ter muito que fazer ahahaha.
Começam a ser raros os dias sem provocações, talvez seja mesmo altura de começares a mandar piadas a torto e a direito, sempre alivia um bocado o clima do tasco lol
Aquilo que alguns tasqueiros dizem de Bragança (ou de Matheus e D.Duarte) é o mesmo que dirão de Joelson Fernandes daqui a 2 anos se o treinador resolver que não calça.
Dirão que Joelson não tem intensidade, que ainda não está pronto, que é um novo Carlos Mané ou Fábio Paim, que tem tiques de vedeta e treina mal, que se os treinadores não o chamam é porque não presta.
Desde que ilibe a incompetência, vale tudo!
A quantos anos temos elogiado Matheus Pereira e Daniel Bragança aqui na Tasca?
Não lemos posts da Maria Ribeiro a elogiar estes jovens, nos últimos anos?
Sem a aposta na formação vamos a caminho da falência. Por isso mudem lá o discurso e comecem a defender o que é nosso.
Os gajos precisam é de ganhar intensidade, levar umas caneladas e sentirem que são roubados. Claro que meter miúdos aos 85/90min, ou tê-los a aquecer para depois meter um petrovic ou um Jese da vida mais valem estar fora do Sporting. Mas se têm talento há que os meter no plantel inicial, tenham 18 ou 23 anos, porque apenas o Sporting lhes dá condições para crescerem e serem úteis ao Sporting
Não há como discordar, e agora nem será por opção mas por obrigação que o caminho terá de ser esse.
Mas sou sincero, durante anos, digamos até 2014, o nosso campeonato era dar tempo de jogo e competitividade aos futuros titulares da selecção, a conquista do titulo ficava quase sempre distante, se bem que, de vez em quando e sobretudo se não existisse máfia, poderíamos ter conquistados títulos.
Em todo o modo e no que me diz respeito, é um caminho que subscreveria sempre. Ganhar nesse caminho (formação + contra tudo e contra todos) daria sempre um extra de
Nós como clube, temos de ter uma equipa com qualidade e espaço para a formação entrar. Temos de ter os Mathieu, Coates, Bruno Fernandes, gajos com capacidade e qualidade para chegarmos ao título e depois serem colmatados pelas novas gerações de Velosos, Adrien e Cedric. Mas há que aplicar isto, não é vir para a televisão falar pela milésima vez na puta da formação e depois lançar menos gajos que o senil do Cintra e a merda do Peseiro.
Se há merito a dar ao Rei dos Pneus é que ele falou na política e aplicou-a, não são as metodologias de trabalho, o tratamento ou a proficiência que há em vender branca na porta 18, é dizer que aposta na formação e apostar na formação.
Os posts da Maria Ribeiro são a opinião da Maria Ribeiro.
Não são a Bíblia nem a verdade universal.
A minha opinião sobre o mesmo assunto foi muitas vezes diferente dela e, parece, infelizmente a razão caía mais para o meu lado do que para o lado dela: havia laguma falta de qualidade.
Aliás, até em jogadores que ambos, mas não só, concordávamos que eram “mais que certezas para o futuros”, como eram os casos do Diogo Brás, do Bernardo Sousa e do Gonçalo Costa, hoje isso já é posto em causa por quase todos nós. Os 2 primeiros não evoluíram como era de esperar e o terceiro, infelizmente, esteve muito tempo lesionado.
Basta olhar para a gritante diferença entre sub19 e sub23 da época passada e os mesmos escalões desta época, AMBOS REFORÇADOS À CONTA DA EQUIPA sub17 da época passada, para se ver que realmente havia o tal gap de falta de qualidade.
A qualidade ou falta dela é uma coisa subjectiva. Se todos os anos der para aproveitar 2 gajos da formação, são 2 mais valias que formas e menos 2 reforços que compras.
Não precisas de subir 5 ou 6 num ano, mas 2 consegues e nem precisas de esforço. Este ano conseguias enfiar 4 gajos de caras, Matheus Pedro Mendes Bragança Thierry, para o ano mais 3, Nuno Mendes Paz Quaresma e assim sucessivamente. O fdd é teres material e comprares batelada de merda como fizeram este ano e fazia o Bruno quando havia dinheiro, isso é que é fdd
Se subires todos os anos 2 bons – um Adrien, um Patrício, um Max, um William, um João Mário, um Matheus, um Gelson… – já está muito bom. Se der para subir 3, melhor…
Convém é teres 2 bons para subir todos os anos… Porque se tiveres, estás garantido e ainda tens a benesse de, se falhares, por alguma razão, um ano, nem há drama.
Mas uma coisa são jogadores destes que mencionei e outra são Jovanes, que não sendo de deitar fora são jogadores de uma qualidade geral inferior. E não falo de errarem… Errar, erram todos os jovens. Faz parte. Falo da qualidade do jogador. Dava para ver que o Adrien tinha qualidade. Dava para ver que o Gelson tinha qualidade. O Jovane, dá para ver que tem qualidade mas não é a mesma qualidade que se via num Adrien ou num Gelson na mesma fase da carreira. Claro que o jogador ainda pode melhorar mas não dá para dizer que se vê no Jovane o mesmo que se via no Gelson – e jogam na mesma posição!
Outro exemplo, quando o Cedric subiu para os seniores, a qualidade era superior à do Thierry, apesar de eu achar até que o Thierry tem muito mais potencial pelas suas características atléticas. bastou um ano na Académica a jogar regularmente para depois pegar de estaca no Sporting! Provavelmente se o Thierry fizesse o mesmo também melhoraria muito…
Fds já me fizeste exaltar lá em cima e agora vens quase concordar comigo aqui.
Deixar um ponto bem assente, o Adrien é banal, tinha uma entrega e esforça acima da média, mas não tinha um passe por ai além, não tinha golo, não era um portento defensivo, era um gajo de raça e entrega. Dos 3 do meio campo era de longe inferior ao WC e ao JM esses sim com talento. Igual ao Adrien tens o Tomás Silva que até parece ter mais golo, mas é banal.
O Gelso era rápido, bom de finta, mas decidia mal e não tinha meia distancia. Servia para o Sporting porque o Dost arranjava maneira de chegar aos cruzamentos dele, porque tirando isso não fazia nada de especial. Acho o Raphinha e o Plata mais talentosos e com mais potencial. Gajos com capacidade técnica e força para puxar para dentro e enfiar a bola dentro da baliza.
Como disse, tens 6 jogadores com qualidade suficiente para colocar nos próximos 2 anos e com sorte 7 que o Joelson a continuar assim, com 18 anos tem de estar na equipa principal. Aposto contigo hoje, que em dois anos colocas 2 e com muito esforço. Porque não há capacidade de olhar para dentro e perceber que há mais valias dentro de casa. Este ano, com Matheus, não precisavas de ir buscar nenhum extremo, temos 4 novos. Precisavas de um trinco, foste buscar uma coisa esquisita parecida com as que já tinhas e cagamos no Bragança. Vais lutar até Janeiro com o LP, com o Pedro Mendes sem poder ter minutos. Só aqui estão 3 gajos nada descabidos para estarem no plantel que não podem estar. Este é o problema não é a falta de abundância de talento na academia, o problema é não se fazer nada com o talento que existe.
Ainda hoje me pergunto como é que o D. Bragança não ficou na equipa principal do SCP. Superior a qualquer um dos médios que lá estão (tirando o B. Fernandes).
Tenho uma secreta esperança que Silas, as dificuldades financeiras e (em menor escala) o apertão que estes gajos levaram com a burrice dos últimos dias de mercado, façam com que finalmente começemos verdadeiramente a apostar na formação … Acho que neste momento o grande entrave é o JM e as comissões.
Absolutamente de acordo e os primeiros passos do Silas apontam nesse sentido. Ele sabe, por experiência própria, o quão amargo é trabalhar vários anos para se afirmar no Clube e às tantas, ver-se a porta fechada a 7 putas de 7 chaves!
Alguém viu a reportagem do l’ÉQUIPE sobre o JOELSON, “Le noveau prodige du Sporting, dans la lignée de Luis Figo e Cristiano Ronaldo”? Espectacular!
Valente a chapada nos focinhos dos escrevedores dos pasquins nacionais que só têm olhos para a chinesaria fabricada no seixal.
Entretanto li esta semana que o Dordrecht está interessado em ficar com Pedro Marques a título definitivo.
Leva 2 golos e 5 assistências em 9 jogos, 810 minutos.
Há quem ache que Bragança não tem lugar numa equipa que luta pelo titulo… Este sporting luta pelo titulo!?? Em caso afirmativo, em que é que Bragança fica atrás de um octávio ou de goelson!??
Pedro Mendes não tinha lugar no plantel logo no inicio de época!?? é melhor jogar só com 1 PL e ter jesé…
Parece-me a mim que Bragança, Pedro Mendes, Dala, Matheus Pereira tinham lugar neste plantel, mas eu não percebo uma pevide de futebol. Não sei qual a opinião do Hugo Viana. Gostava de lhe perguntar.
O gajo é um bocado burro… em mandar-se assim para a piscina!
Mas só tem 5 internacionalizações, todas nos sub18 – penso que no ano que chegou ao Sporting mas não tenho a certeza.
Nunca jogou nas selecções sub19 nem sub20 e foi agora chamado pela primeira vez aos sub21 e só para substituir outro jogador que se lesionou.
Pegas, por exemplo, no Pedro Marques, que é um gajo que nem tem muitas internacionalizações, e tem sido utilizado desde os sub18 – portanto já foi internacional sub19 e sub20.
Quando chegou ao Sporting o Pedro Mendes estava nitidamente atrás do Pedro Marques. Mas é um gajo muito trabalhador, muito esforçado, e já o ano passado eram nitidamente melhor que o Pedro Marques – que foi por isso que foi emprestado para fora.
Há uns tempos um colega tasqueiro escreveu aqui que o Pedro Mendes tem mais vontade sozinho que o resto dos colegas de equipa – não me lembro se foi o Livramento ou o Stalley que disse isto – e isto é muito responsável pela evolução que o jogador tem tido. E eu admiro imenso isto numa pessoa. É um bocado ao contrário do Matheus, que tinha, e tem, umas qualidades inatas impressionantes mas que, talvez por isso, não acha que tem de se esforçar muito – já sei que me vão criticar por dizer isto mas siga… Um Matheus com a vontade do Pedro Mendes tinha sido titular do Sporting aos 18 e tinha sido vendido por muito dinheiro aos 20… Qual Félix, qual carapuça!
E ele a dar-lhe com o Matheus!!! Começo a desconfiar que há/houve um caso pessoal no meio disto tudo. Diz a sabedoria popular: “uma mulher despeitada é uma inimiga para a vida inteira”
Não há como discordar, e agora nem será por opção mas por obrigação que o caminho terá de ser esse.
Mas sou sincero, durante anos, digamos até 2014, o nosso campeonato era dar tempo de jogo e competitividade aos futuros titulares da selecção, a conquista do titulo ficava quase sempre distante, se bem que, de vez em quando e sobretudo se não existisse máfia, poderíamos ter conquistados títulos.
Em todo o modo e no que me diz respeito, é um caminho que subscreveria sempre. Ganhar nesse caminho (formação + contra tudo e contra todos) daria sempre um extra de contentamento.
A pasquinagem tuga (tuga, deriva de portuga, que por sua vez era/é o diminutivo de português- também andei com a canhota 39 meses e sei do que falo) no seu melhor:
RASCORD – 08 outubro 2019 – 19:42
Ansu Fati e jogador do Sporting numa lista de promessas do futuro
…
1/6
O jornal L’Équipe elaborou esta terça-feira uma lista de seis jovens promessas com potencial para serem craques no futuro. Ansu Fati, do Barcelona, está naturalmente nesta lista, para além de cinco outros jogadores, entre eles um futebolista do Sporting.
A notícia é ilustrada com uma super foto do Fati.
Nota: esta frase deve ser imortalizada na academia portuguesa de jornalismo:
“O verdadeiro jornalismo rasca neste momento tem casa no Expresso e na SIC e SIC Notícias, já que o Correio da Manha não tem pretensões a “jornalismo de ref
resumido porque não tenho vontade de ler a estas horas romances
é uma questão de falta de maquinas, o renato foi para o bayern porque os gajos utilizam as mesmas maquinas, estava habituado ao sistema de treino.
bragança e pedro mendes era para ontem, pena foi o paz se ter lesionado que é outro que tinha mais que lugar, o palhinha só com uma perna era titular, o demiral ou o domingos duarte faziam a brincar o papel do neto, matheus pereira era titular sem chuteiras.
pro caralhinho os teoricos da maquinaria lampionica.
A narrativa de que a formação não tem qualidade sustendada no despacho para enganar os Sportinguistas.
Nada disso é pensar Sporting mas sim por intresses politicos/negócio acima do Sporting.
O deita abaixo da nossa formação por esta direção é de brandar aos céus , baseada numa política de ódio.
De certeza que existem muitas a melhorar na nossa academia e formação mas não tentam vender a banha da cobra.
9 Outubro, 2019 at 11:02
Felizes 🙂
9 Outubro, 2019 at 11:04
Acima de tudo isto faz-me doer a alma….
Um nos sub23, outro na 2 divisão…para mim os 2 tinham espaço para serem titulares da A….
9 Outubro, 2019 at 11:06
Para mim não…
9 Outubro, 2019 at 11:11
São opiniões, conceitos e exigências…cada um tem a sua…
Tu tens muita exigência para os da formação e pouca para quem vem. Eu sou ao contrário…
Mas pronto…isto não é discutível, cada um tem a sua ideia…
9 Outubro, 2019 at 12:53
A minha exigência é a mesma…
Sou um “lover” da formação mas não sou cego.
Há mais de 3 anos, desde que comecei aqui a comentar, que refiro que a formação do Sporting deixa a desejar em relação àquilo que era a formação do Sporting de anos anteriores que lançou jogadores como o Dier, como o Semedo, como o Tobias, como o Pedro Mendes (defesa), como o William, como o Adrien, como o Moutinho, como o Quaresma, como o Ronaldo, como o João Mário, como o Gelson, etc…
Eu vi o “gap” antes de se falar nisso. Mas é só a minha opinião. E, repara, nessa altura eu apontava gajos como o Diogo Brás, como o Bernardo Sousa, como o Gonçalo Costa – juvenis na altura – como talentos inquestionáveis para o futuro… Hoje tenho duvidas que os 2 primeiros ainda o sejam e espero para ver o que quase 2 anos de paragem fizeram do Gonçalo.
Agora, vejo talento na equipa actual de sub23… Portanto, nada está perdido se tivermos a calma suficiente este ano…
Já li aqui que o Bragança se estivesse no Benfic@ estaria na equipa A… Não ponho isso em causa porque estou convicto que no Benfic@ teriam preparado o miúdo para isso e no Sporting ninguém preparava ninguém…
Os jogadores da formação que tiveram sucesso, tiveram-no pela sua qualidade. Nunca porque os prepararam para terem sucesso…
Se tivessem preparado o Adrien como deve ser, ele tinha dado jogador aos 20 anos e não aos 23 ou 24… E gajos como o Matheus, como o Iuri, como o Palhinha, até como o Podence, não tinham demorado 4 anos a serem úteis…
9 Outubro, 2019 at 13:11
Resumindo e concluindo: VIVÓ BOIFICA!
9 Outubro, 2019 at 14:49
Compreendo que gostes de comentar em blogs de Sportinguistas para lançar confusão já que no teu clube só se bebe vinho de pacote.
Lampionices…
9 Outubro, 2019 at 15:03
Tu resumes como entendes e concluis como queres…
Não tenho nada a ver com isso.
9 Outubro, 2019 at 16:22
Mau seria se tivesses; opiniões de asnos não fazem evoluir o mundo
9 Outubro, 2019 at 14:53
no forum do porco gil não te querem lá…. e depois vens cagar para aqui.
9 Outubro, 2019 at 15:02
Com os cumprimentos dos actuais Campeões Europeus,
https://sporting.filtro.pt/hora-do-portugal-vs-suica-os-aurelios-serao-novo-cruciais/
Abraço
9 Outubro, 2019 at 15:07
É por isso que eu sou obrigado a chamar-te desonesto…
Aí tens a altura em que eu disse que a formação do Sporting era boa.
Hoje metes na selecção quantos jogadores fora desse grupo?
E vamos ver nos próximos 5 anos quantos jogadores novos vais meter na selecção!
9 Outubro, 2019 at 15:09
Actuais Campeões Europeus,
Eu sei poderiam ser campeões do mundo …. sorry.
9 Outubro, 2019 at 15:14
Qual é a parte que não percebeste, Malcolm?
O Adrien saiu da formação lá para 2008 ou à volta disso…
O João Mário saiu da formação lá para 2012 ou 2013…
Estamos em 2019…
Eu falo de um défice de qualidade na formação nos escalões superiores – sub19, sub23 e equipa B – desde 2014/15 – aqui na tasca desde 2016.
Espero que o desenho esteja suficientemente bom para para me responderes com merdas de 1950 ou 2095…
9 Outubro, 2019 at 15:35
E que que não percebes que não deve ser nada fácil conquistar um lugar que é ocupado por Campeões da Euros (ACTUAIS)
Se estas à espera de todos os anos formares 3 ou 4 Cristianos Ronaldos, não vais ter clube e muito menos selecção suficiente para os meter a todos.
9 Outubro, 2019 at 16:04
O Miguel quer reduzir tudo a um hiato temporal para justificar a merda que o presidente disse e que enterrou milhões de euros em activos que agora são negociados por baixo. Excelente estratégia de Varandas!
Os actuais Juvenis estão em 5° lugar a 6 pontos do líder Loures, e do Leiria, Fátima e Académica.
Há um gap antes e depois…e entre as orelhas de quem alimentou essa ideia.
É o Joelson o novo CR7. Depois teremos mais um gap de 10 anos.
9 Outubro, 2019 at 16:24
JHC, tu és um triste do caralho… Fica dito!
Eu não preciso justificar o que o Varandas disse, meu caro, porque eu disse isso aqui mais de 2 anos antes de ele, ok?
Tu limitas-te a mandar para aqui ideias soltas e frases feitas, ris como uma hiena por tudo e por nada e bates palmas como as focas cada vez que o teu grupinho de idolos diz uma piadolas.
Está tudo explicado, inclusive esses maus resultados dos Juvenis. Tenta ler a ver se se faz alguma luz nessa cabeça…
E, de vez, mete uma merda na cabeça: eu não ando aqui a defender o Varandas. Quero que o Varandas se foda. Já fez muita merda, já mentiu descaradamente só para se justificar, já errou vezes demais… Já aconteceram coisas que eu, como sócio e adepto deste clube, não desculpo nem aceito justificações porque não há nada que justifique a incompetência a partir de um certo limite. Uma coisa é um erro. Outra é ser incompetente. Erros eu desculpo. Incompetência não posso!
Eu não gosto é que gajos como tu andem aqui a mentir e a deturpar todas as coisas que vos dão jeito só para poderem dizer mal. Fazem isso ao Varandas, tal como fazem a mim e a outros que não têm a vossa opinião da cabala!
Um dia vêm aqui falar da cabala sem apresentar prova nenhuma, mas é verdade. No outro dia estão a pedir provas para se sustentar uma merda opinião ou então é tudo uma cambada de bananas, mentiroso, mansos, paneleiros e lampiões… Não saem disto há ano e meio… Já enjoa!
9 Outubro, 2019 at 16:35
Não defendes o Varandas, defendes a “política” do Varandas.
Para mim é a mesma coisa.
Gostava de conseguir escrever muito no telemóvel. Os dedos grossos são uma porra! Mas deixou-te um emoji. A ver se gostas!
🙂
9 Outubro, 2019 at 21:12
Se para ti é a mesma coisa é um problema teu e eu não tenho nada a ver com isso.
Eu defendo a politica em que acredito. Não defendo pessoas…
Tu defendes pessoas, ou seja, o Bruno de Carvalho que se fartou de fazer merda também mas não interessa porque é o Bruno de Carvalho.
Eu defendo uma determinada politica para o futebol, que é muito parecida com aquilo que também defendo para as modalidades.
Formação, aposta em grande na formação, e ir buscar bons jogadores para completarem a equipa, tal como faz o Ajax. É isso que defendo.
Quando uma Direcção faz o que defendo, eu aplaudo.
Quando faz o contrário, eu critico.
Não levo esta merda para o ataque pessoal. Não quero saber se a culpa é do Varandas, é do Zenha, é do Viana ou é do Beto. É da Direcção que é a Direcção que as coisas com que discordo.
Tu e os teus ídolos, é só bater no Varandas… Até paneleiro o homem é acusado de ser porque faz merda no futebol…
Eu já percebi que nós nunca vamos estar de acordo.
Mas também percebi que nunca vou estar de acordo com o Grilo.
A diferença é que com o Grilo pode haver dialogo e troca de argumentos e contigo isso, muitas vezes, é impossível porque tens a tendência para ir para a piadola pessoal ofensiva…
É como é…
9 Outubro, 2019 at 21:14
* É da Direcção que é a Direcção que faz as coisas com que discordo.
9 Outubro, 2019 at 15:15
Este grupo era só, coisa pouca, metade dos ACTUAIS campeões europeus.
Gelson, Rúben Semedo, Leão, Podence, e há mais serie deles …… claro que se o clube que antes trabalhava para formar a selecção, começar a trabalhar para ganhar campeonatos e ou que é o mais provável, para gerar mais valias para empresários, é provável que cada vez meta menos.
9 Outubro, 2019 at 16:44
Meu caro, só o Leão já é da parte da formação onde havia o “gap”, ok?
Até à subida aos seniores do Iuri, do Geraldes, do Podence, do Matheus, do Palhinha, do Semedo, do Gelson… a coisa estava normal ou quase… Não era um problema.
O problema foram os anos seguintes onde, no espaço de uns 5 ou 6 anos tinhas um Leão, um Max, um Jovane (que para mim já é dum patamar abaixo, pelo menos), um Bragança, um Paz, um Felix Correia e um Tiago Djaló.
Portanto, em vez de subires aos seniores 3, 4 ou 5 jogadores num ano com potencial para virem a estar na equipa A, subias 1, ou 2 quanto muito, e às vezes de qualidade inferior.
É isto que é um gap com o passado.
Porque dos 4 ou 5 que normalmente subias, depois realmente aproveitavas 1, eventualmente 2… Ora se só sobes 1, eventualmente 2, é óbvio que podes não aproveitar nenhum porque nem todos conseguem superar esse aumento brutal de exigência e competitividade!
Hoje olhas para o plantel dos sub23 e tens ali vários jogadores que nos próximos anos podem aspirar a estar no plantel principal, pelo seu valor, não porque não tens dinheiro para contratar fora… Quaresma, Gonçalo Inácio, Nuno Mendes, Gonçalo Costa, Rodrigo Fernandes, Matheus Nunes, Bruno Paz, Mitrovski (precisa de uma ajudinha), Bernardo Sousa (precisa de ajuda para isso), Pedro Mendes, Joelson Fernandes, Bruno Tavares, Diogo Brás (dêm qualquer merda ao gajo para o acordar) e o Tiago Tomás… É meio plantel. É isto que tem de acontecer… Não é teres 2 ou 3 que podem chegar lá… Isso é, para mim, estar abaixo da qualidade que a formação do Sporting tem de ter. É que deste meio plantel, talvez nem metade se afirme… Mas se essa metade se afirmar, estamos a falar de 5, 6 ou 7 jogadores a entrarem no plantel em 1, 2 ou 3 anos…
9 Outubro, 2019 at 18:09
Fdx, a lista de jogadores que fazes são quase todos da idade do Leão. E dizes que essa é a geração do “gap”, o que te custa a dizer é que os últimos anos de JJ e sobretudo os dois anos de keizer, arrumaram do clube uma serie de jogadores que se aproveitasses metade estavas a falar no sucesso da formação e negavas a existência do gap.
Domingos Duarte, Demiral, Dala, Iuri, Matheus, Palhinha, Djaló, Thierry, Jovane, Geraldes, Leão, Miguel Luis, Podence, Max e faltam mais alguns e já dá dá uma equipa completa e alguns suplentes.
Duas notas:
– Mesmo JJ apostou mais que Keizer e até tinha no plantel concorrência mais forte.
– Estas a falar a falta de aposta da estrutura/treinador e não em qualquer “gap” formativo. Sempre formamos bons jogadores.
Se quiseres vamos para a a geração actual que está a evoluir nos U21 e que se houvesse aposta alguns poderiam estar a disputar um lugar no plantel, como é exemplo flagrante o Pedro Mendes, Por isso, deixa de falar em gap e começa a falar na responsabilidade do varandas que aparece com o discurso da aposta na formação e na pratica é MESMO ele que promove o famoso gap, quer pela politica de aquisições mas mais grave a politica de dispensas.
9 Outubro, 2019 at 21:29
Miguel
nessa tua lista tambem colocava o capitao dos sub 23 o Tomas Silva, que tambem me parece um jogador interessante e gostava de ver como ele funcionaria noutro tipo de exigencia, até que ponto se conseguira adaptar
até porque nem todos os jogadores chegam a um patamar de segunda liga( nas equipas b) e conseguem se adaptar, alias ainda recentemente o treinador do benfica b veio dizer isso mesmo, que a equipa está a ter menos resultados este ano, porque os jogadores que estão a subir dos sub 23, não estao a conseguir se adaptar a exigencia da segunda liga
11 Outubro, 2019 at 9:27
Para mim e’ absolutamente inegavel que existe o tal “gap” de que fala o Miguel.
A questao aqui e’ avaliar o porque desse “gap”.
Tudo isto tem de ser entendido numa perspectiva temporal. Desde que os miudos entram para os infantis ate chegarem aos, digamos, 18/19 anos passam o que? 5/6 anos?
Esta geracao de sub-23 que, penso todos concordarmos, tem talento entrou no ciclo de formacao em 2013/2014.
O tal “gap” deveria ter entrado na formacao por volta de 2009/10/11 para terem dado jogadores em 2015/16/17.
O que nao se fez em termos de formacao nessa altura?
Porque se falhou durante o periodo em que, nao tendo suficiente materia prima vinda dos infantis/iniciados, nao se conseguiu ir buscar talento para os juvenis?
Essa para mim em conjunto com, o que vem a seguir na fornada, sao as questoes essenciais.
Parece-me claro que o “gap”, a verificar-se, depois desta fornada de sub-23 e’ da responsabilidade das direccoes lideradas por BdC assim como o “gap” anterior e’ da responsabilidade das direccoes de FSF/ JEB e GL.
Esta direccao esta em funcoes ha’ um ano e sera’ totalmente responsavel pelas fornadas que deverao sair a partir de 2022/23.
O que se esta’ a fazer?
Essa para mim e’ a questao. Esta direccao nao tem grandes responsabilidades sobre o talento que agora esta’ a sair mas tera’ nos anos vindouros.
Estas sao as questoes a discutir, nao se o Varandas e’ isto ou o BdC e’ aquilo.
9 Outubro, 2019 at 17:12
Hoje metes na selecção quantos jogadores fora desse grupo?
ajudava jogar com portugueses penso eu de que
9 Outubro, 2019 at 20:09
Ajudava tê-los, digo eu…
9 Outubro, 2019 at 15:09
A diferença está nas mentalidades da direcção e dos treinadores. O Florentino no Carnide quando dá para jogar, joga não precisou de rodar. Aqui pensam primeiro em rodar depois se der deu, se não der roda até dar. Esta é a diferença, não é o talento.
9 Outubro, 2019 at 15:12
Pois…
Pegando atrás, dizer que o Pedro Mendes ou o Bragança são de caras titulares nesta equipa vale tanto como o oposto. Não sabemos. Nunca saberemos(?).
9 Outubro, 2019 at 18:45
Isso não digo, por esta altura o Pedro Mendes já tinha feito uns jogos à titular pela ausência de um PL e o Bragança já tinha tido minutos porque já usamos 4medios de uma vez e o Batta está lesionado outra vez. Não há titularidade mas há espaço…
9 Outubro, 2019 at 15:24
Para mim há uma diferença grande entre a maneira como trabalham actualmente na formação dos miúdos no Benfic@ e como sempre se fez no Sporting.
No Sporting deixam os miúdos evoluir por si, dando-lhes total liberdade – o que é positivo por um lado e é negativo por outro. É positivo no sentido em que deixam que eles desenvolvam as suas características técnicas e o seu talento – por isso se formam tantos extremos bons no clube pois é uma posição que está sobretudo dependente das características intrínsecas do jogador, a velocidade e a técnica.
Já outras posições, onde é preciso trabalho mais especifico – como trabalhar o físico ou características técnico-tácticas – não há um sucesso tão grande directamente da formação e os jogadores precisam de alguns anos nos seniores – normalmente emprestados – para desenvolverem isso.
No Benfic@ isso é trabalhado na formação e os jogadores já fazem a passagem formação-sénior melhor preparados para poderes ser utilizados na equipa principal.
Depois também ajuda o facto de entrarem numa equipa já formada e com uma ideia de jogo, coisa que o Sporting nos últimos anos não tem tido e que dificulta a entrada destes miúdos da formação actual.
9 Outubro, 2019 at 15:33
Resumindo e concluindo: VIVÓ BOIFICA
9 Outubro, 2019 at 15:47
O Sporting sempre fez esse trabalho Miguel, o que afirmas é falso. No Sporting também existe esse cuidado no que respeita ao acompanhamento da evolução dos atletas nos mais diversos factores de rendimento (técnico-tático, físico, cognitivo, etc), transversal aos vários escalões etários e suportado por relatórios detalhados de todos os treinadores pelos quais esses jogadores passaram. Realizam-se reuniões com esses técnicos onde é discutida a evolucao dos jogadores ao longo do processo, de forma conjunta contando com os diretores e coordenadores técnicos.
SL
9 Outubro, 2019 at 16:34
Mas este famoso Miguel tem, teve ou jamais terá algum familiar chegado na formação do Sporting?
Limita-se a recitar a cartilha de D.Escobar para semear a zizânia entre os verdadeiros Sportinguistas que se preocupam com os problemas do nosso Clube.
Olhe Miguelito, passe a levar uma TSHirt encornada para que eu o reconheça em Alcochete. Teria muito gosto nisso.
9 Outubro, 2019 at 16:41
Bastava que estivesse atento às entrevistas de alguns dos Campeões europeus ou dos treinadores que estão na Academia nos últimos 10 anos. Até Aurélio Pereira já explicou como funcionava (funcionava) o acompanhamento.
9 Outubro, 2019 at 16:59
Discordo de ti.
Não é o que eu me apercebo, nem é o que me dizem. pelo menos da forma que eu falo. Claro que fazem reuniões e falam dos jogadores e dos seus problemas, futebolísticos e não só.
E o que me dizem é que querem fazer isso e estão a implementar isso e não só.
Já dei aqui o exemplo do menino feliz que esteve 2 anos a trabalhar para jogar como 2º avançado, e avançado móvel, com treino especifico para isso. Depois o Rui Vitória vai buscar o gajo e mete-o a jogar nas alas… Claro que não resultou… A sorte do gajo foi o Sonso ir embora e vir o Lage que era quem estava a fazer esse trabalho com ele.
Mas tens mais casos… Tens os 2 Tavares laterais… Tens o Florentino… Tens o Gedson que agora está lixado porque foram buscar o Gabriel…
O que me dizem é que o Benfic@ trabalha muito mais neste aspecto e do que eu vejo, parece que é verdade.
9 Outubro, 2019 at 16:59
Leo14, cago nos teus comentários…
9 Outubro, 2019 at 17:01
JHC, desatento andas tu…
Sei muito bem que estamos a falar de coisas diferentes! Compra um dicionário para tentar perceber português…
9 Outubro, 2019 at 19:01
Pah o Orelhas e o Varandas vieram com um decurso parecido que se resume a um futuro acente na formação. Entretanto o Orelhas lançou uma mão cheia de jovens e o Varandas lançou o Thierry. A diferença não está no trabalho, está na aposta. Se rodam até darem o mais provável é que nunca dêem, comecem a meter os putos lá dentro em vez de comprar tanta merda como fizeram no verão e se calhar têm mais do que uma surpresa.
9 Outubro, 2019 at 20:14
Foda-se, caralho, mas tu queres comparar?
O Benfic@ nas idades entre os 19 e os 23 tens carradas de jogadores jeitosos para tentar aproveitar.
Nós temes meia dúzia!
Metes em cima disto aquilo que falei mais acima, que é o facto de o benfic@ trabalhar individualmente os jogadores para posições especificas, coisa que o Sporting faz levemente, e tens mais um factor diferenciador que faz os jovens do toupeiras de Lisboa estarem mais perto de entrarem directamente na equipa principal do que os nossos.
E, volto a dizer, eu falo nisto aqui na Tasca há quase 4 anos… Não é de agora! E na altura era um solista neste assunto…
9 Outubro, 2019 at 21:20
Meu caro eu estou-me a cagar se o carnide tem 20 ou 30 jeitosos para lá meter e o Sporting só tem meia duzia. O que me interessa é que deixem de comprar carlhos como o Petrovic, Misic, Zézé, Bolasie, Fernando e Eduardo e apostem na meia duzia que há. Fds poh caralho. É preciso ter má fé para dizer que não há talento, mas há meia duzia de talentosos, e não se aposta porque só há meia duzia de talentosos. Ou há talento ou não há. Se há pouco que se aproveite o que há, não façam a merda que têm feito e venham com desculpas de merda dizer que não há talento suficiente como se alguém andasse a pedir para renovar o 11 com gajos da formação fds que parvoíce. E já estou a dizer muitas asneiras que gosto de evitar. Mas a verdade indesmentível é que não há CORAGEM DE AGARRAR NOS 3 OU 4 COM TALENTO E METE-LOS LÁ DENTRO preferem fazê-los rodar e ver no que dá. Passividade do caralho.
9 Outubro, 2019 at 17:39
Há ai outra diferença, o Florentino quando chega á equipa A do benf@, vem com 2 épocas e meia de equipa B, num contexto muito mais profissional e difícil.
Agora compara por exemplo, com o Thierry e vamos ver os outros que vão entrar na equipa A este ano e no próximo.
Um “craque” não nota “diferença”, Nani por exemplo, mas desses apanhas de 5 a 10 anos, por isso a equipa B era muito importante.
O Thierry chega ao plantel principal sem qualquer contacto com futebol profissional ou sénior, tanto que enterrou o que enterrou e em Espanha já o voltou a fazer, por isso o negócio foi “excelente”, um puto que não mostrou nada nos seniores, valer 10/12M.
Pode dar jogador no futuro o Thierry?
Claro que sim, com profissionalismo e a tal garra.
Mas o trabalho está muito mais dificultado devido ao curto percurso a jogar nos seniores.
Eu escrevi aqui sempre, o Thierry enterrou e vai continuar a enterrar, é preciso saber lidar com isso.
Igual o Max se for lançado.
9 Outubro, 2019 at 18:57
Há que os lançar nos A primeiro, depois dependendo do desempenho e da vontade do treinador são emprestados. O PB agarrava em putos de 18 anos e atirava-os lá para dentro até da merda do Djalo tirou proveito. O Adrien que na altura era mais fraquito teve de ir rodar, mas mesmo assim com 18 anos fez quase 20 jogos.
O problema é este, retardam a aposta e deixam a rodar demasiado tempo. O Bragança tem meia época boa no Farense, o que é que ele está a ganhar no Estoril este ano que não tenha ganho o ano passado? Em vez de comprares o Eduardo ou continuares com o ML (que merecia empréstimo a um clube de primeira liga) usavas a vaga para um miúdo da casa. O problema é todo este. O Carnide nos últimos 2 anos “reserva” 5 ou 6 lugares para a formação, e nós, com falta de dinheiro vamos buscar merda e emprestar bons valores, não é trabalhar melhor ou pior a formação, vendem a política do Seixal metendo miúdos nos A, nós vendemos a direcção e treinadores formadores metendo a formação fora do clube.
9 Outubro, 2019 at 20:22
O Paulo Bento teve de os meter lá para dentro pois não tinha mais ninguém.
Não subiram por mérito mas por necessidade do clube, a maioria.
O Adrien é o perfeito exemplo, que já aqui dei, do que não se faz no Sporting e se faz no Benfic@. Chegou a sénior com o talento dele e mais nada. Não foi trabalhado para ser isto ou aquilo, como fazem no Benfic@ – o exemplo que o Stalley deu do Florentino é isso mesmo, onde trabalham os putos para serem isto ou aquilo num contexto altamente competitivo como é a 2ª Liga!
Por isso chegou ao patamar do futebol profissional e só o talento e qualidade que tinha, mesmo sendo acima da média, não chegou. Então é aqui que resolvem o problema emprestando os jogadores e esperando que noutros clubes aprendem e evoluam os aspectos que não foram trabalhados no Sporting… Ou seja, mais uma vez deixam os jogadores praticamente entregues a eles próprios… Depois, há uns que se safam porque crescem sozinhos ou têm um bom acompanhamento, e há outros que se perdem porque isso não acontece…
9 Outubro, 2019 at 20:16
Isso mesmo, Stalley!
9 Outubro, 2019 at 21:06
Portanto, o que retiro desta escadinha é que sob o prisma do Miguel, a nossa formação não tem qualidade, mas tem, só que não há aposta. O que, resumido, dá razão a com quem ele discute.
A NOSSA FORMAÇÃO TEM QUALIDADE, NÃO HÁ GAPS NENHUNS. O QUE HÁ É FALTA DE APOSTA.
Tu nem te apercebes dos flic-flacs com tripla pirueta e mortal à retaguarda consegues dar em meia dúzia de comentários, pois não?
9 Outubro, 2019 at 21:24
o florentino, tal como o ruben dias e o ferro, e antes o lindelof, no momento que chegam a equipa principal alguns deles ja tinham 100 ou cerca de 100 jogos feitos pela equipa b na segunda liga
é por isso que a esta equipa de sub 23, mas em especial a do ano passado fazia muita falta uma equipa b a jogar na segunda liga, que dá outro tipo de preparaçao aos jogadores
9 Outubro, 2019 at 21:26
O CR7, Nani, Veloso, Moutinho, William, Adrien, Carriço, Cedric entre tantos outros que fizeram imensos jogos pela equipe B concordam.
9 Outubro, 2019 at 23:31
CR7 e o Nani eram craques.
Moutinho foi lançado aos 17 anos na equipa principal por Peseiro.
William, Adrien e Cédric rodaram antes de jogar na equipa principal e foram lançados entretanto.
Carriço, teve meia em Olhão e outra no Chipre, mas nunca foi um talento como os de cima, mas deu a voltar por cima em Espanha.
Aqui se calhar noutro contexto, tinha dado jogador no Sporting, apanhou uma má fase.
Isto para finalizar, que me parece factual que um Florentino chega muito mais preparado do que o Thierry á equipa principal.
Nós não soubemos aproveitar a equipa B.
Os melhores jogadores da mesma, andaram 2 a 3 anos emprestados ou foram “dispensados” entretanto.
Agora é trabalhar com o que há os sub-23, mas saber ver que os jogadores chegam aos A, ainda com muito por evoluir e é preciso paciência, como era o caso de Thierry.
9 Outubro, 2019 at 23:38
Praticamente tds as equipas B já andam pelo CNS e o carnide só não está lá porque viciam a competição.
Para teres uma equipa b competitiva tens de investir e não chegas lá apenas com jovens da formação.
9 Outubro, 2019 at 11:14
Wendel, Miguel Luis, Doumbia, Eduardo. Não vejo nenhum superior ao Bragança
o Luiz Phellype tem justificado manter o lugar, mas é ridículo o Pedro Mendes não ser o seu suplente e, caso necessário, jogarem juntos
9 Outubro, 2019 at 11:24
Vamos ser sérios.
Quaisquer desses jogadores não têm categoria nenhuma para integrar uma equipa candidata ao título.
Talvez o Wendel e o PMendes, mas a partir do Banco.
Tudo o resto tem um nome : Entulho!!!
9 Outubro, 2019 at 11:25
espera, o Daniel Bragança não tem categoria para jogar num Sporting candidato ao título?!?
9 Outubro, 2019 at 11:46
Para já não.
O jogador tem qualidades técnicas mas seria sempre numa integração gradual, progressiva, com jogadores experientes e numa dinâmica de vitórias.
Para além disso quem coordena as equipas, desde a direcção, aos técnicos internos, não têm, não só cultura futebolística, como cultura de exigência suficiente, para extrair o melhor dos jogadores.
Tudo o resto é folclore para entreter.
SL
9 Outubro, 2019 at 11:27
Tu nunca viste o Bragança jogar, pois não?
9 Outubro, 2019 at 11:59
É bom jogador, claro.
Poderá ser craque no futuro.
É craque no seu escalão, mas não chega para jogar ao mais alto nível… ainda.
Lá está, depende da exigência.
9 Outubro, 2019 at 12:24
mas como é que dizes que não chega sem o colocares a jogar?!?
9 Outubro, 2019 at 12:38
Concordo em colocar a jogar, e como já referi de uma forma gradual.
Agora não é a última “bolacha do pacote”, sem ainda ter demonstrado nada ao nível “Sénior”.
Que provavelmente até seja melhor que o entulho que por lá anda, posso crer, mas para é ainda precoce.
SL
9 Outubro, 2019 at 12:45
Nao é preciso. Não tem e ponto. Não tem escola, como o Jese, que vem de Madrid. A do Sporting não presta para o Sporting, serve apenas para os outros.
De qualquer das formas, parece ser bem superior ao Matheus..
9 Outubro, 2019 at 12:47
a qualidade não precisa de formas graduais. Precisa de colhões para mostrá-la ao público e ainda maiores para manter a aposta se houver um tropeção
9 Outubro, 2019 at 15:09
Tenho exactamente a mesma opinião que o Leão de aço, o que até é raro!
Mas neste assunto, tenho!
9 Outubro, 2019 at 15:55
Não consigo concordar com o empréstimo de um jogador diferenciado como Bragança para uma segunda divisão quando depois andas a dar minutos a jogadores como o Doumbia que apenas lhe é superior no que respeita às capacidades condicionais (mas tem tanta falta de escola que nem a esses nível consegue aportar algo à equipa).
No atual plantel do Sporting, o Bragança, o Matheus, o Palhinha, o Mendes e o Geralded poderiam perfeitamente, na minha opinião, fazer parte do plantel principal. Não fariam pior figura do que os que la estão atualmente.
No caso do Bragança até digo mais, face à ideia de jogo que o atual treinador defende, muita falta faz a sua capacidade técnica, leitura de jogo, capacidade de rodar o CJ e guardar a bola que mais nenhum médio oferece na primeira fase de construção.
Mas lá está quem vem de fora tem sempre mais margem, não tem a ver com estar mais ou menos preparados, tem a ver com a falta de política e projeto desportivo. Já para não falar nas comichões…
SL
9 Outubro, 2019 at 11:31
Sérios? que tarolas! Já viste os miúdos jogar? És um Keizer disfarçado… percebes pouco
9 Outubro, 2019 at 12:21
Tu deves perceber.
Viste os miúdos jogar em que escalão?
É que é diferente de jogar nos seniores, ainda mais com a pressão de jogar bem em todos os jogos.
Como já referi antes, seria sempre numa integração gradual.
Mas ok, vou ser mais explicito:
Se fosse num Braga ou Guimarães, provavelmente seriam muitas vezes titulares.
Se for “neste” Sporting, também.
Agora para um Sporting candidato ao título. Não!
Ainda Não!
Exigências…
9 Outubro, 2019 at 15:02
Isto é uma opinião apenas baseada num estado gostaria que o Sporting estivesse, ou seja, equipa forte.
Agora com a trampa de jogadores que é titular, Daniel Bragança, Pedro Mendes, Dala,Matheus P, etc são Titularissimos.
Pergunto : na equipa de JJ 15/16 seriam titulares?
SL
9 Outubro, 2019 at 15:56
Mas o Sporting que tens não é este?! Então porque raio é que não se aposta nestes?
9 Outubro, 2019 at 12:02
Parem de dizer bem do Bragança!
O rapaz está muito bem onde está!
Um horror! Não joga nada! É um matraquilho! Não tem tido importância nenhuma no Estoril! Não ganha jogos sozinho (quase, o Gonçalo ajuda muito).
Vá…juízo…peçam emprestadas mais algumas estrelas e deixem o Bragança onde está.
9 Outubro, 2019 at 12:41
Já aqui falei que a maioria dos jogadores divide opiniões… Uns acham que sim, outros que não…
Sim, é ridículo o Pedro Mendes não estar no plantel se só temos o Phellype.
Penso que 100% do pessoal que aqui comenta concorda com isto.
Mas dizer que devia ser titular é um passo em frente demasiado grande…
Bragança podia estar no plantel.
Valia a pena para jogar aqui e ali? Tenho duvidas…
Eu acho que qualquer desses jogadores está mais preparado para ajudar na equipa principal que o Bragança actualmente.
Vocês têm nos olhos o Bragança que tinha uma boa prestação nos Sub23 e outras equipas da formação. Esquecem que a possibilidade de meter um Bragança actual numa equipa miserável e mal preparada como o Sporting é até agora era queimar um miúdo com um potencial grande… Acham mesmo que era o Bragança que ia por o Sporting a jogar?
Sinceramente, eu não acho…
9 Outubro, 2019 at 16:01
Tem mais condições ele para por o Sporting a jogar do que o Doumbia vai ter na sua carreira toda! Isso te garanto Miguel.
Mesmo que não ficasse no plantel (o que para mim é um erro crasso), um empréstimo para a segunda liga é só ridículo.
Já nem falo dos outros. Alguém dúvida que o Matheus era titular de caras nesta equipa? Alguém acha normal despachar o D Duarte e o Ivanildo para ficar com Ilori que nunca vai dar jogador? Não inscrever o Mendes?
Para mim está é a prova cabal que quem gere os atuais destinos do clube não tem definido um projeto desportivo minimamente corrente.
SL
9 Outubro, 2019 at 17:08
Já dei a minha opinião sobre isso…
Não teria emprestado o Bragança para a 2ª Liga.
Se fosse eu a mandar teria tentado meter o gajo num Braga, num Guimarães, num Rio Ave… ou até num Gil Vicente visto ter o Vitor Oliveira lá.
O Matheus nunca o teria emprestado este ano.
Apostaria tudo em ajudá-lo mentalmente a ser um jogador de equipa porque tudo o resto está lá.
Nunca teria contratado o Illori.
E, se tivesse, e sendo verdade que houve propostas, tinha-o vendido, nem que perdesse dinheiro. É um pino! E, claro, teria ficado com um desses dois… Provavelmente o Ivanildo porque é mais novo.
Não inscrever o Pedro Mendes, para mim é culpa do Viana…
Eu acho que têm uma ideia do que querem… Não têm é sido competentes nas opções que têm tomado!
9 Outubro, 2019 at 11:47
Tu percebes zero de futebol….
9 Outubro, 2019 at 12:17
Também dizias que o Demiral era uma merda, que o Matheus tinha um cabelo assim coise.
Por isso…
9 Outubro, 2019 at 13:55
Claro que dizia mas para a teoria do gap faz sentido dizer que eles são uma merda…é melhor ir buscar gajos lá fora que são uns craques como se tem visto.
9 Outubro, 2019 at 20:21
O Daniel Bragança, nas poucas vezes em que foi utilizado na pré-época, deu boas indicações. Pode ter estado em evidência em contraste com a miserável prestação da restante equipa. Mas fiquei com ideia de que seria uma boa aposta para esta época.
Assim não o entenderam e está a rodar no Estoril.
Veremos se não será um novo Geraldes, Palhinha, Medeiros, etc.
Mas esta é a minha opinião, em contraste com a tua, Miguel.
9 Outubro, 2019 at 21:02
Não há problema em pensares diferente…
9 Outubro, 2019 at 21:09
Não é pensar diferente…
Vais-me dizer que não gostaste da prestação do Bragança na pré-época?
Deram-lhe pouco tempo, mas portou-se bem.
9 Outubro, 2019 at 11:46
O Bragança tem lugar de caras no plantel!
E um gajo que muitas vezes ia jogar.
O Pedro Mendes … bem issso ainda é mais ridiculo
9 Outubro, 2019 at 11:56
Tendo a concordar contigo.
Tem lugar “neste” Sporting, nunca num Sporting candidato ao título.
9 Outubro, 2019 at 12:01
O D. Bragança tinha lugar no plantel dos lampiões….
Posso assegurar-te que se lá estivesse estava no plantel e jogaria.
9 Outubro, 2019 at 12:24
Muito Provavelmente!
Integrado numa cultura de Campeão e numa cultura de vitórias o seu valor era exponenciado.
No Puerto também.
Dói, mas é a verdade infelizmente.
9 Outubro, 2019 at 12:34
Foda-se…
Não estou a perceber…
Então afinal tem qualidade para estar num plantel que luta pelo titulo ou não? Ou só não tem para lutar pelo titulo por nós?
Como é que tem qualidade para estar num plantel que luta por títulos e não tem para um que não luta? Quem é que temos lá melhor? Doumbia? Eduardo? Nem o Wendel é melhor, quanto mais…
Como é que vais criar essa cultura se não metes os melhores? Se os emprestas a um Estoril? Qual é o caminho? Contratar 15/16 jogadores de classe Mundial? Com que dinheiro?
9 Outubro, 2019 at 12:56
Essa cultura é construída desde o presidente ao apanha-bolas, algo que está agora muito, mas muito, longe de se verificar.
O Bragança por ex é bom, mas não percebo a histeria,quando ainda não jogou pelos A do Sporting.
São tudo suposições, crenças, fés e não mais que isso.
Agora como te digo, se calhar “neste” Sporting de entulho, seria titular de caras. (suposição).
E essa do dinheiro não pega.
Se se despacha jogadores a custo zero, se se vende o Dost ao preço da uva mijona, se aumenta o custo com o pessoal, se se faz obras na academia de 12 Milhões e se adianta 60 milhões da NOS, mais 80 de empréstimo da APOLLO não daria para comprar 2 ou 3 de inegável qualidade?
9 Outubro, 2019 at 12:26
a última equipa a sério que tivemos foi a de 15/16, com o JJ. E mesmo nessa o Bragança tinha lugar, nem que fosse como alternativa directa ao Adrien, ao João Mário e ao Bryan Ruiz
9 Outubro, 2019 at 12:39
Com um médio ao lado como o Adrien acho que o Bragança até para alternativa do WC era bom. O rapaz tem uma qualidade de passe e construção como poucos. Com um trinco como o Bragança a jogar de cadeirinha numa equipa ofensiva podem-se fazer muitas coisas interessantes para além da luta pelo título. Há que limar umas arestas mas essas são limadas com tempo num quadro competitivo como o do Sporting, nunca como no Estoril.
9 Outubro, 2019 at 12:49
façam o exercício de listar os pseudo craques que taparam jogadores como Palhinha, Chico Geraldes, Iuri, Domingos Duarte, Matheus Pereira
é demasiado triste
9 Outubro, 2019 at 12:53
Lá está o que a malta parece não perceber…
9 Outubro, 2019 at 13:07
Claro que é triste.
Eu não estou a dizer que a formação não é importante.
O que digo é que o facto do D. Bragança, o Pedro Mendes e outros mais não jogarem, não é, e não são o grande problema do Sporting não ganhar.
O problema é maior, mais grave e mais profundo.
Já passámos por estas abordagens de formação lovers# antes de BDC e agora é: ” vira o disco e toca o mesmo”.
SL
9 Outubro, 2019 at 15:15
Lá está concierge.
Sabemos que Meli, Petrovic, Alan “el balon” Ruiz e Markovic não têm qualidade para jogar no Sporting.
Palhinha, Matheus, Geraldes… não sabemos ou saberemos.
A diferença está em que uns puderam mostrar o que sabiam, e outros não.
9 Outubro, 2019 at 16:24
E uns foram bem caros,outros não…por vezes o difícil é fazer o fácil.
9 Outubro, 2019 at 12:35
O Daniel aceitou ir para o Estoril na 2º divisão, acredito até muito devido ao Tiago Fernandes.
Já o Pedro sim, não sem compreende como não é inscrito.
Boatos dizem que pode ter sido com empresários, outros Keizer, outros dizem que vinha ai alguém para ponta de lança…
Agora só em Janeiro.
9 Outubro, 2019 at 11:04
Precisam ir pa seleção para jogarem juntos, quando deviam jogar juntos no Sporting
9 Outubro, 2019 at 11:05
Que boneco é esse?
9 Outubro, 2019 at 11:07
O Joker
9 Outubro, 2019 at 12:32
Parece um lampião vestido de palhaço. Mas estou sem lentes…
9 Outubro, 2019 at 12:35
É ate veres o filme. Depois vês que é um Sportinguista farto do campeonato tuga
9 Outubro, 2019 at 12:58
🙂 É este fim de semana!
9 Outubro, 2019 at 16:39
Calma aí JHC, esse é o equipamento reservado ao carteiro
9 Outubro, 2019 at 17:24
🙂
9 Outubro, 2019 at 13:53
Mas está no lugar de Jesus ? não me parece que fique muito bem ?
9 Outubro, 2019 at 17:21
Tambem fica. JJ.
Joker Jesus
9 Outubro, 2019 at 12:37
Tá bom o filme?
9 Outubro, 2019 at 12:38
Mais que bom.
9 Outubro, 2019 at 12:40
Recomendas a ida ao cinema ou posso esperar um mês para que os coreanos dêem leak na coisa? ahahah
9 Outubro, 2019 at 12:42
Podes esperar que nao tem efeitos especiais merecedores de serem vistos num cinema.
Agora pelo filme, pela fotografia, pela musica, recomendo a ida ao cinema
9 Outubro, 2019 at 13:09
Provavelmente este fim de semana dou um salto ali à zona do Lumiar para ir ver
9 Outubro, 2019 at 13:33
E pelas pipocas.
9 Outubro, 2019 at 17:18
+1
9 Outubro, 2019 at 11:05
Falta o Paz!
Tinhas aí os 3 melhores gajos que se aproveitavam dos planteis sub19 e sub23 do ano passado… que ainda estão no clube.
9 Outubro, 2019 at 11:46
O Paz… alguem sabe como está a correr a recuperação?
9 Outubro, 2019 at 12:33
Está a beira de regressar aos treinos com bola.
9 Outubro, 2019 at 11:15
O Pedro Mendes foi convocado para os sub21???? Acho que não.
9 Outubro, 2019 at 11:15
foi
9 Outubro, 2019 at 11:25
OK, duplo valor para o rapaz! Ser convocado enfrentado a a barreira de ser SCP e de não ter o JM como agente.
9 Outubro, 2019 at 11:21
Pela primeira vez convocado.
9 Outubro, 2019 at 12:19
O Pedro ao inicio não estava nos convocados.
Foi entretanto chamado, porque um puto lesionou-se, acho que foi o Pedro Neto, do Wolves.
9 Outubro, 2019 at 11:28
Shiny happy people
9 Outubro, 2019 at 11:31
Em vez de gastarmos pipas de dinheiro em médios de qualidade duvidosa, Daniel Bragança deveria ter integrado o plantel A já esta época. Fez uma pré-época boa suficiente para ficar, caso Keizer tivesse visto as segundas partes dos jogos treinos…
A ida para a 2ªLiga fará com que atrase a sua entrada na equipa principal.
Se já estivesse com os A e a entrar a espaços, teríamos um Daniel Bragança em pleno na segunda volta, ou no pior dos cenários na próxima época.
Assim, perde este ano no campeonato secundário, e a próxima época na adaptação à Primeira Liga.
Quanto a Pedro Mendes tem a força de vontade que move montanhas! Vai chegar ao topo! Já agora, Pedro Mendes e Daniel Bragança estão incluídos no “gap” ou não?
9 Outubro, 2019 at 13:10
O “gap” está a ser colmatado, com jogadores que saltaram dos Juvenis para os sub-23.
Tiago Tomas, 17 anos.
Joelson, 16 anos.
Bruno Tavares, 17 anos.
Eduardo Quaresma, 17 anos.
Nuno Mendes, 17 anos.
Essa declaração NUNCA devia ter sido feita em público, mas a falta de qualidade existia.
Basta olhar para a equipa de Juniores e os sub-23 a época passada.
Claro que há jogadores com algum potencial, mas isso haverá sempre, nem que seja 1 jogador.
9 Outubro, 2019 at 15:19
Claro que há um gap de qualidade (não é coisa que se diga, mas pronto), não há UM jogador que se diga seria titular de caras no Sporting.
Claro que Matheus, JOvane e outros poderiam dar, mas não sabemos ao certo.
A culpa divide-se entre alguma falta de qualidade individual (tipo os Ronaldo Tavares), mas acima de tudo na falta de enquadramento competitivo (da estrutura) e na falta de aposta (do treinador).
9 Outubro, 2019 at 17:27
Nuno tocas ai num jogador que é o Ronaldo Tavares.
Que na formação era “top”, mas era essencialmente pela o seu “físico”, um puto com 1,90 85 kilos, contra meia-lecas…que fazia a diferença, o que engana e muito, depois chega ao futebol a sério e não faz um caralho.
Por isso ás vezes os títulos nestas competições enganam.
Até porque por ai, como eu já escrevi em cima, o Sporting perde em Juvenis e Juniores e sempre fomos “apelidados” da melhor formação da Europa.
9 Outubro, 2019 at 15:53
E o que dizer dos actuais Juvenis que se encontram no 5° lugar do campeonato, a 6 pontos do primeiro lugar, atrás de Loures, Leiria, Fátima e Académica?
Há um “gap” antes e depois?
9 Outubro, 2019 at 16:11
Se calhar nesse escalão há…
Mas uma coisa é teres um gap entre os 19 e os 23 anos – 5 anos onde poucos jogadores se aproveitavam – e outra coisa é teres um escalão, que serão no máximo 2 anos – em que a qualidade não será tão boa.
Depois, eu acho que nos sub17 já jogam uns quantos sub15, o que pode ter também influência.
Quando se ganhou o campeonato de Juniores com o Tiago Fernandes e se esteve não sei quantos jogos sem perder nenhum, o Benfic@ tinha a equipa B a jogar com os Juniores na 2ª Liga. A equipa de Juniores, que era formada por muitos Juvenis, ficou em 5º ou 6º lugar. Mas eles já sabiam que ia ser assim…
As classificações têm de ser vistas num contexto competitivo assumido pelos clubes. Pode ser que os nossos Juvenis não estejam muito preocupados com a classificação mas sim em desenvolver rapidamente os jogadores num contexto onde encontram mais dificuldades. É que normalmente nesta fase dos campeonatos isto é pouco mais que um passeio e assim evolui-se menos.
9 Outubro, 2019 at 16:41
E VIVÓ BOIFICA
9 Outubro, 2019 at 17:17
Estamos em Outubro…e isso ai ainda é a primeira fase.
O trabalho está a ser feito, para quem quer ver.
Estão jogadores a “queimar” etapas, para serem lançados bem mais preparados no futuro.
Pena aqui que a equipa B, foi um fracasso.
Mas até se formos por ai, quer dizer então que é os títulos que contam?
O Sporting é o que tem menos títulos em Juniores, Juvenis e estamos empatados com o Porto em iniciados, 14 cada.
E já fomos considerados uma das melhores academias da Europa, hoje tens quem investia mais e a concorrência é outra.
Agora se tu não achas que estamos a trabalhar bem, não é problema meu, é a tua opinião.
9 Outubro, 2019 at 20:30
Sempre tivemos jogadores a queimar etapas nos outros anos. Sempre foi uma prática comum no Sporting.
9 Outubro, 2019 at 23:46
Quem?
Assim de cabeça, os mais badalados, ficaram sempre no seu escalão…
Paz, Bernardo Sousa, Brás, assim de cabeça.
O benf@, coloca estes putos com 17/18 na equipa B.
Guedes, Renato, Cancelo, André Gomes, Félix…agora recentemente teve o Florentino, Gedson.
Este ano aposta num puto Tiago Dantas, que se estrou aos 17 anos na equipa B.
O Sporting na sua, andava com gajos com 20/21/22 anos, alguns com mais…
Aqui o benf@ trabalha e vem trabalhando muito melhor.
9 Outubro, 2019 at 19:39
Há?
Não sei.
Nestes escalões faz diferença ser de 1º ou 2º ano, até nascer em janeiro ou dezembro, nem tudo é apenas talento.
9 Outubro, 2019 at 11:36
Momento #FormaçãoLover
Ainda sobre a reestruturação que ontem a CS avançou com um cheirinho.
CVieira, admite que poderá ser excelente, falta saber saber quem assume o contrato com o novos investidor. O contrato anterior era a SGPS, muito importante esta questão.
CVieira, admite que a garantia pode ser o que resta do contrato NÓS e isso pode libertar todas as outras garantias que estavam dadas aos bancos, nomeadamente as hipotecas sobre o estádio. Muito importante conhecer as garantias.
Agora, digo eu, a concretizar-se as melhores expectativas de CVieira, teremos nos próximos anos orçamentos em que não poderemos contar com receitas dos direitos televisivos (30 a 40M), dificilmente contaremos com os milhões da UCL (20 a 30M) pelo que forçosamente não teremos orçamentos que garantam competitividade com os principais rivais.
A formação is the only way … resta saber se os sócios estão para aí virados ou se novas loucuras serão cometidas, nomeadamente o recurso a novo endividamento … pela amostra do corrente ano, novas loucuras estão em curso. “Ah Shit, Here We Go Again”!
9 Outubro, 2019 at 11:40
Já era esse o unico caminho no ano passado, já era esse o unico caminho este ano…
E continuamos nisto…
Como disse antes…ainda resta saber o custo da divida com que vamos ficar. Mas acima de tudo o que mais me assusta é continuar lá esta gente e estarmos a rebentar os cartuxos todos com incompetentes….
9 Outubro, 2019 at 11:52
Pois, aquilo que no ano passado se poderia fazer por 150M este ano já vai ser feito por 200M, o crescimento este ano vai ser semelhante, felizmente ainda há o diamante BFernandes, e depois …..
9 Outubro, 2019 at 12:29
Vai de encontro aos nossos comentários de ontem, e aos receios.
Importante saber as garantias, contrapartidas e prazos acordados.
No entanto parece-me que estamos a comer o queijo mas com o rabo preso na ratoeira. Resolvemos o problema a curto prazo mas poderemos ser estrangulados pelos prazos e problemas de liquidez.
Ficamos reféns de receitas extraordinárias (competições europeias e venda de jogadores) que é o “All-in” total na gestão de uma empresa.
Por outro lado, com o desaparecimento da dívida bancária é fatal que voltemos a procurar financiamento (e endividamento) junto dos bancos para manter o futebol competitivo.
E entretanto o contrato da NOS…esfumou-se…
9 Outubro, 2019 at 13:47
Por isso é que discussão acima é estéril e não se coloca.
Estes miúdos deviam estar no plantel principal, ontem.
Orçamento deveria ser muito mais baixo do que é.
9 Outubro, 2019 at 15:04
Claro, deveria ser evidente para todos e por isso achei pertinente colocar este comentário sobre a eventual nova reestruturação aqui.
9 Outubro, 2019 at 11:52
Top!
9 Outubro, 2019 at 12:38
Merecem jogar juntos num clube. Aposto num empréstimo ao Trabzonspor…
9 Outubro, 2019 at 12:41
O Leão de Aço tinha lugar de caras na equipa tecnica do Sporting. Ou na Estrutura do futebol profissional.
9 Outubro, 2019 at 12:44
Colhões d’aço?
9 Outubro, 2019 at 12:49
Na estrutura para o futebol, sim, de caras. Na equipa técnica, só em janeiro o saberemos. O Silas não é responsável por “ambas as duas aberrações” não estarem na equipa A.
9 Outubro, 2019 at 13:15
Muito provavelmente faria melhor que os merd@s que por lá andam, o que convenhamos até não seria difícil.
Até tu farias melhor concerteza.
Agora de uma coisa te asseguro, com este pseudo-presidente e seu CD lampião é impossível fazer melhor.
9 Outubro, 2019 at 15:30
Também já entras nas piadolas pessoais só porque discordam de ti?
Vais no bom caminho…
9 Outubro, 2019 at 15:36
Quem pariu ontem a célebre frase: “que se fodam todos os que não concordam comigo” ? Tadinho do menino, amnésico selectivo, desonesto, aldrabão, troca-tintas…..
9 Outubro, 2019 at 16:02
Foi um bardamerda, sim senhor!
Boa?
Eu estou a cagar para ti, leo14. De alto, para que te caia com força na testa.
Quero é que tu mais os teus comentários contra mim – não são as tuas opiniões contra as minhas opiniões, que nisso aceito na boa! – se fodam.
Está bom o desenho?
Fixe.
Toma lá então o teu emoj .l.
9 Outubro, 2019 at 17:33
Professor Pardal ,comigo não tem qualquer hipótese. Sou Reitor reformado do sítio onde vc diz leccionar.
O que está em causa não são os seus comentários mas sim as suas ALDRABICES, MANIPULAÇÕES, INTOXICAÇÕES, CONTORCÕES e a famosa BANHA DA COBRA VARANDINA que tenta vender por aqui despudorada e desenvergonhadamente.
Procure comentar honestamente e de minha parte merecerá o respeito que agora não lhe posso conceder porque não o merece.
Vc estava habituado a fazer o seu pidesco trabalhinho por aqui, tranquilo e sem ser chateado. Isso ACABOU! Terá na minha pessoa um “empecheur de tourner en rond”, um “trouble fêtes”, um espantalho de aldrabões.
1º conselho: não me trate por tu porque nunca tomámos banho na mesma banheira
2º conselho: Tenho fé de o conhecer num dos encontros da Tasca, para que me repitaaí e na cara os insultos que vai disparando cobardemente, protegido pelo computador.
9 Outubro, 2019 at 20:36
Se és reitor do sitio onde eu não lecciono, olha, faz-me um favor e paga o que deves…
Quanto ao resto, eu só o insulto porque você não faz mais nada em relação a mim.
É óbvio que só diz asneiras pois eu sou insultado desde o inicio, quando em Janeiro de 2016 comecei a comentar por ser contra o JJ estar no Sporting e por achar o Alan uma merda de jogador. Na altura, era eu e mais 2 ou 3… Hoje é fácil fazer piadas com o Alan e dizer mal do JJ!
1º conselho, bardamerda!
2º conselho, digo o mesmo…
Idiota, vê quantos comentários meus são seguidos de comentários teus a ofender-me. Conta-os bem… Depois procura o contrário, e conta quantos comentários teus têm respostas minhas – não são ofensas, são respostas, sejam ofensas ou não… Vais ver que tens uma surpresa e que ganhas largamente, de goleada, cretino! Hipócrita do caralho!
Já agora, para que não fique nada por dizer, foi por merdas de gente à frente do ensino – que só sobem à custa da cunha e do favor – que eu desisti de dar aulas. Não tenho estômago para lidar com pulhas… Contam-se pelos dedos de uma mão as pessoas decentes e meritórias que chegam a ocupar cargos de topo na educação… Era bom que fosses uma…
9 Outubro, 2019 at 18:34
Foda-se haja pachorra oh Miguel. Mas nao percebes uma brincadeira? Se fosse mandar piadolas sobre todos os que nao concordam comigo ou sobre aqueles com quem eu nao concordo não fazia mais nada.
9 Outubro, 2019 at 19:08
Um gajo que vai a um domingo passar tempo para um Centro de Saúde não parece ter muito que fazer ahahaha.
Começam a ser raros os dias sem provocações, talvez seja mesmo altura de começares a mandar piadas a torto e a direito, sempre alivia um bocado o clima do tasco lol
9 Outubro, 2019 at 20:39
Não percebi como piada porque é o tipo de comentário pessoal ofensivo que se faz por aqui…
Se era piada, pronto, desculpa ter entendido mal… Mas mantenho a duvida! 🙂
9 Outubro, 2019 at 12:47
Aquilo que alguns tasqueiros dizem de Bragança (ou de Matheus e D.Duarte) é o mesmo que dirão de Joelson Fernandes daqui a 2 anos se o treinador resolver que não calça.
Dirão que Joelson não tem intensidade, que ainda não está pronto, que é um novo Carlos Mané ou Fábio Paim, que tem tiques de vedeta e treina mal, que se os treinadores não o chamam é porque não presta.
Desde que ilibe a incompetência, vale tudo!
A quantos anos temos elogiado Matheus Pereira e Daniel Bragança aqui na Tasca?
Não lemos posts da Maria Ribeiro a elogiar estes jovens, nos últimos anos?
Sem a aposta na formação vamos a caminho da falência. Por isso mudem lá o discurso e comecem a defender o que é nosso.
9 Outubro, 2019 at 15:05
Os gajos precisam é de ganhar intensidade, levar umas caneladas e sentirem que são roubados. Claro que meter miúdos aos 85/90min, ou tê-los a aquecer para depois meter um petrovic ou um Jese da vida mais valem estar fora do Sporting. Mas se têm talento há que os meter no plantel inicial, tenham 18 ou 23 anos, porque apenas o Sporting lhes dá condições para crescerem e serem úteis ao Sporting
9 Outubro, 2019 at 15:48
Não há como discordar, e agora nem será por opção mas por obrigação que o caminho terá de ser esse.
Mas sou sincero, durante anos, digamos até 2014, o nosso campeonato era dar tempo de jogo e competitividade aos futuros titulares da selecção, a conquista do titulo ficava quase sempre distante, se bem que, de vez em quando e sobretudo se não existisse máfia, poderíamos ter conquistados títulos.
Em todo o modo e no que me diz respeito, é um caminho que subscreveria sempre. Ganhar nesse caminho (formação + contra tudo e contra todos) daria sempre um extra de
9 Outubro, 2019 at 19:56
Nós como clube, temos de ter uma equipa com qualidade e espaço para a formação entrar. Temos de ter os Mathieu, Coates, Bruno Fernandes, gajos com capacidade e qualidade para chegarmos ao título e depois serem colmatados pelas novas gerações de Velosos, Adrien e Cedric. Mas há que aplicar isto, não é vir para a televisão falar pela milésima vez na puta da formação e depois lançar menos gajos que o senil do Cintra e a merda do Peseiro.
Se há merito a dar ao Rei dos Pneus é que ele falou na política e aplicou-a, não são as metodologias de trabalho, o tratamento ou a proficiência que há em vender branca na porta 18, é dizer que aposta na formação e apostar na formação.
9 Outubro, 2019 at 15:38
Os posts da Maria Ribeiro são a opinião da Maria Ribeiro.
Não são a Bíblia nem a verdade universal.
A minha opinião sobre o mesmo assunto foi muitas vezes diferente dela e, parece, infelizmente a razão caía mais para o meu lado do que para o lado dela: havia laguma falta de qualidade.
Aliás, até em jogadores que ambos, mas não só, concordávamos que eram “mais que certezas para o futuros”, como eram os casos do Diogo Brás, do Bernardo Sousa e do Gonçalo Costa, hoje isso já é posto em causa por quase todos nós. Os 2 primeiros não evoluíram como era de esperar e o terceiro, infelizmente, esteve muito tempo lesionado.
Basta olhar para a gritante diferença entre sub19 e sub23 da época passada e os mesmos escalões desta época, AMBOS REFORÇADOS À CONTA DA EQUIPA sub17 da época passada, para se ver que realmente havia o tal gap de falta de qualidade.
9 Outubro, 2019 at 16:12
Basta ler o teu primeiro email para ficar elucidado pela tua vontade de discutir o assunto. Nem preciso ler o resto…
9 Outubro, 2019 at 17:26
“Basta ler o teu primeiro comentário”…
9 Outubro, 2019 at 17:56
Ficaste amuadinho?
Qual email? 😀 😀 😀
9 Outubro, 2019 at 18:26
“Comentário”
Enganei-me! 🙂
9 Outubro, 2019 at 20:40
Qual comentário?
Não estou a perceber do que falas…
9 Outubro, 2019 at 19:47
A qualidade ou falta dela é uma coisa subjectiva. Se todos os anos der para aproveitar 2 gajos da formação, são 2 mais valias que formas e menos 2 reforços que compras.
Não precisas de subir 5 ou 6 num ano, mas 2 consegues e nem precisas de esforço. Este ano conseguias enfiar 4 gajos de caras, Matheus Pedro Mendes Bragança Thierry, para o ano mais 3, Nuno Mendes Paz Quaresma e assim sucessivamente. O fdd é teres material e comprares batelada de merda como fizeram este ano e fazia o Bruno quando havia dinheiro, isso é que é fdd
9 Outubro, 2019 at 19:51
Só 4 este ano?
Para mim o Dala e Domingos Duarte também tinham lugar e provavelmente a titulares. E nem estou a pensar muito provavelmente há mais.
9 Outubro, 2019 at 20:59
Bem, já tínhamos 4 ou 5 titulares de cara aqui na Tasca vindos da formação… ou mais…
Max
Thierry, Domingos Duarte, (?) e (?)
(?), Bragança, (?) e Matheus
Dala e Pedro Mendes
Nem vou comentar para que lugar é que esta equipa jogaria… mas não era para os 3 primeiros de certeza!
Imagino então um 11 assim nas mãos do Keizer…
9 Outubro, 2019 at 21:06
Estas a jogar para que lugar? Mesmo.
9 Outubro, 2019 at 20:54
Sim não precisas subir 5 ou 6…
Se subires todos os anos 2 bons – um Adrien, um Patrício, um Max, um William, um João Mário, um Matheus, um Gelson… – já está muito bom. Se der para subir 3, melhor…
Convém é teres 2 bons para subir todos os anos… Porque se tiveres, estás garantido e ainda tens a benesse de, se falhares, por alguma razão, um ano, nem há drama.
Mas uma coisa são jogadores destes que mencionei e outra são Jovanes, que não sendo de deitar fora são jogadores de uma qualidade geral inferior. E não falo de errarem… Errar, erram todos os jovens. Faz parte. Falo da qualidade do jogador. Dava para ver que o Adrien tinha qualidade. Dava para ver que o Gelson tinha qualidade. O Jovane, dá para ver que tem qualidade mas não é a mesma qualidade que se via num Adrien ou num Gelson na mesma fase da carreira. Claro que o jogador ainda pode melhorar mas não dá para dizer que se vê no Jovane o mesmo que se via no Gelson – e jogam na mesma posição!
Outro exemplo, quando o Cedric subiu para os seniores, a qualidade era superior à do Thierry, apesar de eu achar até que o Thierry tem muito mais potencial pelas suas características atléticas. bastou um ano na Académica a jogar regularmente para depois pegar de estaca no Sporting! Provavelmente se o Thierry fizesse o mesmo também melhoraria muito…
9 Outubro, 2019 at 21:33
Fds já me fizeste exaltar lá em cima e agora vens quase concordar comigo aqui.
Deixar um ponto bem assente, o Adrien é banal, tinha uma entrega e esforça acima da média, mas não tinha um passe por ai além, não tinha golo, não era um portento defensivo, era um gajo de raça e entrega. Dos 3 do meio campo era de longe inferior ao WC e ao JM esses sim com talento. Igual ao Adrien tens o Tomás Silva que até parece ter mais golo, mas é banal.
O Gelso era rápido, bom de finta, mas decidia mal e não tinha meia distancia. Servia para o Sporting porque o Dost arranjava maneira de chegar aos cruzamentos dele, porque tirando isso não fazia nada de especial. Acho o Raphinha e o Plata mais talentosos e com mais potencial. Gajos com capacidade técnica e força para puxar para dentro e enfiar a bola dentro da baliza.
Como disse, tens 6 jogadores com qualidade suficiente para colocar nos próximos 2 anos e com sorte 7 que o Joelson a continuar assim, com 18 anos tem de estar na equipa principal. Aposto contigo hoje, que em dois anos colocas 2 e com muito esforço. Porque não há capacidade de olhar para dentro e perceber que há mais valias dentro de casa. Este ano, com Matheus, não precisavas de ir buscar nenhum extremo, temos 4 novos. Precisavas de um trinco, foste buscar uma coisa esquisita parecida com as que já tinhas e cagamos no Bragança. Vais lutar até Janeiro com o LP, com o Pedro Mendes sem poder ter minutos. Só aqui estão 3 gajos nada descabidos para estarem no plantel que não podem estar. Este é o problema não é a falta de abundância de talento na academia, o problema é não se fazer nada com o talento que existe.
9 Outubro, 2019 at 21:37
*esforço
9 Outubro, 2019 at 21:40
Completamente de acordo.
9 Outubro, 2019 at 12:59
Ainda hoje me pergunto como é que o D. Bragança não ficou na equipa principal do SCP. Superior a qualquer um dos médios que lá estão (tirando o B. Fernandes).
9 Outubro, 2019 at 13:07
Tenho quase medo de dizer isto mas aqui vai:
Tenho uma secreta esperança que Silas, as dificuldades financeiras e (em menor escala) o apertão que estes gajos levaram com a burrice dos últimos dias de mercado, façam com que finalmente começemos verdadeiramente a apostar na formação … Acho que neste momento o grande entrave é o JM e as comissões.
9 Outubro, 2019 at 13:11
Acrescente aí a arrogância e orgulho do especialista da casa das máquinas.
9 Outubro, 2019 at 15:40
A Direcção está a investir na Academia mas não é para apostar na formação…
Enfim!
9 Outubro, 2019 at 16:13
Está está…
9 Outubro, 2019 at 13:32
Absolutamente de acordo e os primeiros passos do Silas apontam nesse sentido. Ele sabe, por experiência própria, o quão amargo é trabalhar vários anos para se afirmar no Clube e às tantas, ver-se a porta fechada a 7 putas de 7 chaves!
Alguém viu a reportagem do l’ÉQUIPE sobre o JOELSON, “Le noveau prodige du Sporting, dans la lignée de Luis Figo e Cristiano Ronaldo”? Espectacular!
Valente a chapada nos focinhos dos escrevedores dos pasquins nacionais que só têm olhos para a chinesaria fabricada no seixal.
https://www.lequipe.fr/Football/Article/Les-prodiges-du-football-europeen-2-6-joelson-fernandes-dans-la-plus-pure-tradition-des-lions/1067498
9 Outubro, 2019 at 13:08
Entretanto li esta semana que o Dordrecht está interessado em ficar com Pedro Marques a título definitivo.
Leva 2 golos e 5 assistências em 9 jogos, 810 minutos.
9 Outubro, 2019 at 15:11
e pagar o q, uns trocos pr’ajudar no catering dos croquetes?
9 Outubro, 2019 at 13:28
E Joelson Fernandes no L’ Equipe:
https://mobile.twitter.com/AFisgas/status/1181662683415928843
9 Outubro, 2019 at 16:03
Outro do GAP. Fraco, com tiques e cabelo de estrela. Não servirá. Se ainda fosse um Jésé.
9 Outubro, 2019 at 16:04
Joelson é um maquinao!
Em 3, 2,1…. a malta dos penteados ja vem dizer que não aprova.
9 Outubro, 2019 at 13:38
Silas… abre a pestana.
9 Outubro, 2019 at 15:03
O Silas não manda nada…
SL
9 Outubro, 2019 at 19:10
Manda mais que os anteriores todos juntos.
E se fazem farinha, baza.
9 Outubro, 2019 at 13:40
Há quem ache que Bragança não tem lugar numa equipa que luta pelo titulo… Este sporting luta pelo titulo!?? Em caso afirmativo, em que é que Bragança fica atrás de um octávio ou de goelson!??
Pedro Mendes não tinha lugar no plantel logo no inicio de época!?? é melhor jogar só com 1 PL e ter jesé…
O video do Jaime, retirado do face, explica…
9 Outubro, 2019 at 13:42
*gedson (carnide)
9 Outubro, 2019 at 13:54
Parece-me a mim que Bragança, Pedro Mendes, Dala, Matheus Pereira tinham lugar neste plantel, mas eu não percebo uma pevide de futebol. Não sei qual a opinião do Hugo Viana. Gostava de lhe perguntar.
9 Outubro, 2019 at 14:40
Óbvio que tinham.
Mas as “Comichões” são mais importantes.
9 Outubro, 2019 at 14:43
E Rafael Barbosa e Pedro Marques também.
9 Outubro, 2019 at 14:02
A Classe… “não está sujeita *as alturas…”
Acabarão por vencer…!
SL
9 Outubro, 2019 at 15:10
Uma bonita imagem q vale 2 pensamentos mistos:
– comecemos pela positivo e mais importante, 2 enormes talentos q representam o futuro do SCP (já deviam ser titulares indiscutíveis);
– a menos interessante mas q espelha a realidade do nosso clube, a INCOMPETêNCIA TOTAL de quem dirigem o SCP!
“Portantes” qd vamos por esta gentalha dali pra fora!?
9 Outubro, 2019 at 15:14
https://twitter.com/i/status/1181645279386329089
Mente todos os dias impre…ssionante!
9 Outubro, 2019 at 15:57
O gajo é um bocado burro… em mandar-se assim para a piscina!
Mas só tem 5 internacionalizações, todas nos sub18 – penso que no ano que chegou ao Sporting mas não tenho a certeza.
Nunca jogou nas selecções sub19 nem sub20 e foi agora chamado pela primeira vez aos sub21 e só para substituir outro jogador que se lesionou.
Pegas, por exemplo, no Pedro Marques, que é um gajo que nem tem muitas internacionalizações, e tem sido utilizado desde os sub18 – portanto já foi internacional sub19 e sub20.
Quando chegou ao Sporting o Pedro Mendes estava nitidamente atrás do Pedro Marques. Mas é um gajo muito trabalhador, muito esforçado, e já o ano passado eram nitidamente melhor que o Pedro Marques – que foi por isso que foi emprestado para fora.
Há uns tempos um colega tasqueiro escreveu aqui que o Pedro Mendes tem mais vontade sozinho que o resto dos colegas de equipa – não me lembro se foi o Livramento ou o Stalley que disse isto – e isto é muito responsável pela evolução que o jogador tem tido. E eu admiro imenso isto numa pessoa. É um bocado ao contrário do Matheus, que tinha, e tem, umas qualidades inatas impressionantes mas que, talvez por isso, não acha que tem de se esforçar muito – já sei que me vão criticar por dizer isto mas siga… Um Matheus com a vontade do Pedro Mendes tinha sido titular do Sporting aos 18 e tinha sido vendido por muito dinheiro aos 20… Qual Félix, qual carapuça!
9 Outubro, 2019 at 16:15
E ele a dar-lhe com o Matheus!!! Começo a desconfiar que há/houve um caso pessoal no meio disto tudo. Diz a sabedoria popular: “uma mulher despeitada é uma inimiga para a vida inteira”
9 Outubro, 2019 at 15:48
Não há como discordar, e agora nem será por opção mas por obrigação que o caminho terá de ser esse.
Mas sou sincero, durante anos, digamos até 2014, o nosso campeonato era dar tempo de jogo e competitividade aos futuros titulares da selecção, a conquista do titulo ficava quase sempre distante, se bem que, de vez em quando e sobretudo se não existisse máfia, poderíamos ter conquistados títulos.
Em todo o modo e no que me diz respeito, é um caminho que subscreveria sempre. Ganhar nesse caminho (formação + contra tudo e contra todos) daria sempre um extra de contentamento.
9 Outubro, 2019 at 15:49
Local errado já mandei para o sitio certo.
9 Outubro, 2019 at 15:58
Com estes penteados, não se ganham titulos.
Não estão preparados!
9 Outubro, 2019 at 16:01
Muito GAP entre o abraço dos dois. Empandeirar o mais rápido possível por caramelos para compor o orçamento dos posters na Academia.
9 Outubro, 2019 at 20:43
😀
9 Outubro, 2019 at 16:04
A pasquinagem tuga (tuga, deriva de portuga, que por sua vez era/é o diminutivo de português- também andei com a canhota 39 meses e sei do que falo) no seu melhor:
RASCORD – 08 outubro 2019 – 19:42
Ansu Fati e jogador do Sporting numa lista de promessas do futuro
…
1/6
O jornal L’Équipe elaborou esta terça-feira uma lista de seis jovens promessas com potencial para serem craques no futuro. Ansu Fati, do Barcelona, está naturalmente nesta lista, para além de cinco outros jogadores, entre eles um futebolista do Sporting.
A notícia é ilustrada com uma super foto do Fati.
Nota: esta frase deve ser imortalizada na academia portuguesa de jornalismo:
“O verdadeiro jornalismo rasca neste momento tem casa no Expresso e na SIC e SIC Notícias, já que o Correio da Manha não tem pretensões a “jornalismo de ref
9 Outubro, 2019 at 17:25
resumido porque não tenho vontade de ler a estas horas romances
é uma questão de falta de maquinas, o renato foi para o bayern porque os gajos utilizam as mesmas maquinas, estava habituado ao sistema de treino.
bragança e pedro mendes era para ontem, pena foi o paz se ter lesionado que é outro que tinha mais que lugar, o palhinha só com uma perna era titular, o demiral ou o domingos duarte faziam a brincar o papel do neto, matheus pereira era titular sem chuteiras.
pro caralhinho os teoricos da maquinaria lampionica.
9 Outubro, 2019 at 17:28
Tudo dito.
9 Outubro, 2019 at 17:42
Falta aí o Max e ficamos com um trio que inexplicávelmente não está junto na equipa principal do Sporting!
9 Outubro, 2019 at 18:25
Pedro Mendes???? Esqueçam isso… Infelizmente vai ser despachado, penso que para o Nantes, e vem o Tomané que jogou no Tondela…
Direção de merda…
9 Outubro, 2019 at 19:00
A narrativa de que a formação não tem qualidade sustendada no despacho para enganar os Sportinguistas.
Nada disso é pensar Sporting mas sim por intresses politicos/negócio acima do Sporting.
O deita abaixo da nossa formação por esta direção é de brandar aos céus , baseada numa política de ódio.
De certeza que existem muitas a melhorar na nossa academia e formação mas não tentam vender a banha da cobra.
Pro caralhinho porque não somos cegos.
9 Outubro, 2019 at 22:04
Calma que o Amarelinho ja ai vem com a banha da cobra.
Escreve, escreve, escreve…. e de bola não sabe nada.
Tem lábia para defender qualquer cagada do atrasado mental.
Afinidades politicas.
Um merdas.