Num jogo em que a dada altura a derrota parecia um facto consumado, acabou por dar em empate. A vitória também não esteve longe, mas era preciso mais!
Sabíamos que era necessário um Sporting forte e concentrado para que, desde início, os dois pontos ficassem em casa. Tal não aconteceu, e foi o Bidasoa a entrar melhor no encontro. Os ataques leoninos eram bastante denunciados e terminavam quase sempre com um remate (por vezes em desespero) de Ruesga ou de um dos laterais. Ghionea, com a sua grande eficácia nos sete metros, ia dando uma ajuda.
Com uma defesa permeável, os laterais do Bidasoa tinham tempo para orquestrar o ataque e, ora rematando, ora jogando no pivô iam-se destacando no marcador. A entrada de Manuel Gaspar veio amenizar a passividade da defesa, (onde chegámos a ter cinco golos de desvantagem) e ao intervalo a diferença já era só de um golo, 16:17.
No segundo tempo, o Sporting entrou mais objetivo e por duas vezes chegou mesmo a estar na frente do encontro. Na entrada para a reta final, o Bidasoa voltou novamente a superiorizar-se, tendo a cinco minutos do fim uma vantagem de três golos. Nesta altura, Anti pediu time-out, reuniu as tropas e transmitiu-lhes as informações para a investida final. Gonçalo Vieira disse presente e apontou dois golos em momentos cruciais, tendo Ghionea fechado o marcador com mais um livre de sete metros. Já sem tempo útil de jogo, Ruesga ainda tentou replicar o golo de livre da temporada passada, mas tal não foi possível.
Principais destaques:
– Manuel Gaspar; teve uma serie de defesas de grande qualidade. É cada vez mais uma certeza do Andebol do Sporting.
– Adeptos! Foram 1653 os espetadores no João Rocha, incluindo uma falange significativa de espanhóis. Os nossos, foram incansáveis no apoio e disseram presente nos momentos em que a equipa mais precisava.
Na conferência de imprensa, Anti sabia bem aquilo que a sua equipa tinha feito: “Parabéns ao CD Bidasoa. Não começámos bem e estivemos mal na defesa, cometemos muitos erros. O CD Bidasoa jogou bem e rápido, com vários cruzamentos. Disse aos jogadores para esperarem e não saírem dos nove metros, mas houve muito espaço para o pivô. Estamos três pontos atrás da liderança [do grupo] e temos de conseguir bons resultados fora de casa.”
Clica aqui para veres os melhores momentos deste jogo!
Ontem à noite, o Sporting venceu o dérbi frente ao Belenenses por claros 31:21. Uma vez mais, a equipa entrou algo displicente no encontro, o que permitiu ao adversário liderar o marcador nos primeiros minutos de jogo.
Aos poucos, o Sporting ia confirmando a sua superioridade, conseguindo distanciar-se no marcador. Com as ausências de Frankis e Edmilson devido a lesão, foi Pedro Valdés a destacar-se no ataque leonino com oito golos. Na defesa, Manuel Gaspar voltou a atuar a um nível altíssimo!
Nota ainda para a estreia de Marko Vujin com a verde e branca! É verdade que não deslumbrou e que está ainda à procura de ganhar ritmo competitivo, mas não tenho dúvidas que a sua experiência será uma mais-valia ao longo da época. Em declarações à Sporting Tv referiu isso mesmo: “Foi um dia muito especial para mim e para minha família. Depois de sete meses sem um jogo, foi o meu regresso. Espero um futuro ainda melhor.”
No próximo domingo, o Sporting vai até à Finlândia defrontar o Riihimaen Cocks. Os finlandeses contam com uma vitória frente ao Presov e duas derrotas perante o Rabotnik e Bidasoa. É imperial vencer este jogo para continuarmos na luta pelo apuramento! Boa sorte Leões!
*às quintas, o Ventus109 dispara uma rabanada dos sete metros que arrasta todas as novidades sobre o nosso Andebol
17 Outubro, 2019 at 9:57
Última posse do encontro e podemos dizer que perdemos 1 ponto.
Mas analisando o jogo todo, a enorme qualidade do adversário e péssima entrada na partida (desvantagem grande muito cedo), foi um ponto ganho.
Ontem controlámos muito bem a partida, sem grande esforço e já houve Vujin.
Domingo é para vencer.
17 Outubro, 2019 at 10:02
Ontem foi noite zapper.
Vi partes do Boa-Hora Porto.
Muita gente jovem, sabem interpretar o jogo, faltando algum caparro (quando o Porto meteu os armários foi difícil) e intensidade defensiva. Foi uma boa aposta da estrutura, em vez de equipa B.
17 Outubro, 2019 at 10:19
Ponto ganho. Entrámos muito mal no jogo, mas conseguimos recuperar mesmo no fim.
17 Outubro, 2019 at 11:50
o Bidasoa foi a melhor equipa que vi jogar no João Rocha. Força, velocidade, criatividade e um leque de jogadas estudadas que apanhou-nos de surpresa.
A meio da primeira temi que o jogo estivesse perdido tal era a superioridade dos espanhóis a atacar e a defender. Entretanto o técnico do Bidasoa decidiu descansar jogadores e contra uma equipa menos possante, conseguimos recuperar.
O empate no final (que não foi vitória por não rematarmos sequer nos 40 segundos finais) foi um prémio pela garra desta equipa e graças também ao apoio incansável do público.
O jogo com os finlandeses não será nada fácil. Teremos de ser muito fortes. Felizmente já temos LD.
17 Outubro, 2019 at 12:36
Fizeste uma leitura igual à minha…..Em tudo, para quem não sabe estes espanhóis no campeonato deles só ficaram atrás do barça…..e foi renhido!!!!
17 Outubro, 2019 at 14:08
agora percebo a atual fisionomia do Marko. O homem nao calçava há 7 meses. Com mais treinos e jogos e menos 5 ou 6 Kg teremos o craque de volta. Não tenho duvidas que (a 70% do que foi no Kiel) será decisivo nas conquistas desta epoca!!!
17 Outubro, 2019 at 15:15
Não foi um jogo bem conseguido frente aos espanhóis.
Houve um momento em que pensei que já não tínhamos hipóteses mas depois acabou por ser frustrante não terem marcado e ganho o jogo no ultimo ataque do encontro.
Se temos feito um bom jogo, com certeza teríamos ganho… E eles são uma equipa muito, muito boa!
17 Outubro, 2019 at 16:28
O último ataque foi da facto frustrante, mas esquecemo-nos que do outro lado também há 7 bravos a dar tudo! Muito bem os adeptos bascos no apoio aos seus também!
17 Outubro, 2019 at 17:35
Ponto perdido… Em casa… E com a última posse… Mas não conseguimos!
Fico muito feliz e também surpreendido com a evolução do Manuel Gaspar! Tem estado mesmo muito bem. Gonçalo Vieira também e já merece mais minutos…
PS: Nem sabia que o Solha ainda jogava…