O dia de ontem terminou com a direcção do Sporting Clube de Portugal a anunciar que irá avançar para a proposta da implementação do voto electrónico descentralizado, o qual tem como propósito dar voz e poder de decisão aos sócios de todos os cantos do país e do mundo e não apenas aos da região de Lisboa.
Num artigo de opinião assinado por Rahim Ahamad, membro do Conselho Diretivo do Sporting, podemos ler passagens como «O Sporting CP é de Portugal e não apenas de uma minoria de Lisboa. Não pode estar dependente daqueles que, pela proximidade, estão servidos das melhores condições para participar nos destinos do Clube» ou «Ao analisarmos os números de assembleias gerais ordinárias de anos anteriores, excluindo as eleitorais, a média de participantes é ainda menor – aproximadamente 500 Sócios – o que significa que menos de 1% dos Sócios estão a participar activamente nas decisões que definem o destino do nosso Clube», a que se junta «Propor a alteração do modelo instituído das AG, cujo formato está totalmente ultrapassado e, na realidade, muito pouco democratizado, é uma das medidas estruturais mais profundas e necessárias para o futuro do Clube. A implementação do sistema de VOTO ELECTRÓNICO REMOTO possibilitará que qualquer Sócio possa votar sem qualquer constrangimento geográfico e em condições de segurança e confidencialidade, garantindo assim a todos os Sócios O PODER DE DECIDIR. […] Esta Direcção está preparada para introduzir este sistema assim que os Estatutos o permitam. A discussão está lançada.»
Ora, antes de mais, quero saudar este momento. Há muito que era tempo de avançar com esta medida e mesmo que ela surja claramente como uma forma de sacudir a pressão e a crítica a que esta direcção está actualmente sujeita, tem que ser aplaudida.
Depois, dizer ao sr Rahim Ahamad que a discussão já estava lançada há algum tempo. Tenho a certeza que o sr Rahim leu o que foi escrito aqui, o que foi escrito aqui, o que foi escrito aqui e o que foi escrito aqui.
E não deixa de ser uma feliz coincidência – porque no fundo o que se pretende é que as ideias apontadas e discutidas, bem como a vontade dos sócios, possa ser elevadas a aprovação – que o editorial do sr Rahim surja numa altura em que se fecham inscrições para o X Congresso Leonino. Terá a direcção visto alguns nomes que fez atirar a medida cá para fora?
17 Outubro, 2019 at 7:06
Pssst be quiet! You may piss somebody off…
17 Outubro, 2019 at 7:14
Finalmente…
O Sporting a dar passos de modernidade..,
SL
17 Outubro, 2019 at 7:33
Muito bem.
Se é pela pressão do nome de delegados, melhor ainda.
17 Outubro, 2019 at 7:36
Já não era sem tempo
17 Outubro, 2019 at 7:48
Inocentes….
«…Esta Direcção está preparada para introduzir este sistema assim que os Estatutos o permitam. A discussão está lançada.»
O preço a pagar por esta modernidade….será GRANDE…mark my words !!!!
Tenham um bom dia, Pa#”#”#”#$”s !!!!
17 Outubro, 2019 at 9:14
…. também me parece… o que vale para os sócios (maioritariamente de lx) já é normal serem enganados… ou seja… serem feitos de palhaços sem questionarem o que quer que seja…
17 Outubro, 2019 at 10:51
Já não preciso de passar daqui no tópico. Era exactamente isso que ia para escrever.
Vamos ver o que virá a reboque nesta alteração de estatutos… nada como uma medida populista para levar a malta mais distraida a aprovar a alteração sem ligar ao panorama geral…
17 Outubro, 2019 at 11:29
Ora!!
17 Outubro, 2019 at 10:52
Pensei o mesmo.
17 Outubro, 2019 at 14:03
“(…) …Esta Direcção está preparada para introduzir este sistema assim que os Estatutos o permitam. A discussão está lançada. (…)»
Alguém que explique ao senhor Rahim Ahamad, membro do Conselho Diretivo do Sporting, que os actuais Estatutos do Clube e Regulamentos de AG já permitem votações electrónicas à distância, embora excluam as AGs Eleitorais (???):
ESTATUTOS
Artigo 47°
(Funcionamento das Assembleias Gerais eleitorais)
1 – As Assembleias Gerais eleitorais funcionam sem debate, nelas se procedendo apenas a votação, por voto secreto.
2 – O funcionamento das Assembleias Gerais eleitorais é dirigido, nomeadamente quanto ao número de mesas a instalar e à designação dos respectivos membros, pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral, coadjuvado pelos restantes membros da Mesa e por um representante de cada lista global concorrente, nos termos a definir pelo Regulamento a aprovar pela Assembleia Geral, sob proposta da Mesa da Assembleia Geral.
3 – As Assembleias Gerais eleitorais realizam-se nas instalações Sporting Clube de Portugal, PODENDO AINDA O PRESIDENTE DA MESA, OUVIDOS OS PRESIDENTES DO CONSELHO DIRECTIVO E DO CONSELHO FISCAL E DISCIPLINAR, DETERMINAR A INSTALAÇÃO DE MESAS DE VOTO NOUTROS LOCAIS, NOMEADAMENTE ONDE A REPRESENTATIVIDADE DO CLUBE O JUSTIFIQUE.
4 – O Regulamento da Mesa da Assembleia Geral PODERÁ PREVER O VOTO ELECTRÓNICO OU POR CORRESPONDÊNCIA OU OUTRAS FORMAS DE VOTAÇÃO, DESDE QUE SEJAM ASSEGURADOS O SEGREDO DO VOTO E A AUTENTICIDADE DO MEIO UTILIZADO.
Regulamento AG
Artigo 5º Participação Plena e Presença
1. A participação plena na Assembleia Geral é reservada aos sócios efectivos admitidos como sócios do Clube há pelo menos doze meses ininterruptos que tenham, de acordo com a lei, atingido a maioridade e pago as quotas vencidas anteriormente ao mês em que decorre a Assembleia.
2. Para efeitos do número anterior, os Sócios deverão credenciar-se junto dos serviços, munidos de cartão de sócio e de cartão de identificação civil (bilhete de identidade, cartão do cidadão, passaporte ou carta de condução).
3. NAS ASSEMBLEIAS GERAIS NÃO ELEITORAIS É ADMISSÍVEL O VOTO ELECTRÓNICO PRESENCIAL À DISTÂNCIA.
Artigo 41º Formas de Votação
1. A votação é sempre directa e secreta.
2. O DIREITO DE VOTO PODE SER EXERCIDO PRESENCIALMENTE OU À DISTÂNCIA
3. O voto presencial em cada acto eleitoral será exercido recorrendo ao voto electrónico ou, em caso de impossibilidade, recorrendo a boletins de voto.
4. O voto à distância será exercido por correspondência recorrendo a boletins de voto.
5. Os métodos de voto a utilizar serão determinados, caso a caso, pela Mesa da Assembleia Geral.”
Ou seja, só não está EXPRESSAMENTE previsto o voto electrónico à distância nas ELEIÇÕES (por mais absurdo que isto seja).
O que me leva a perguntar: o sr Rahim Ahamad fala da alteração estatutária para INCLUIR as Eleições nas AGs onde se passará a poder votar electronicamente à distância? ou APENAS está a pensar na adopção efectiva do voto à distância em AGs Eleitorais?.
Um abraço e saudações leoninas
17 Outubro, 2019 at 14:19
Mas se o voto não é secreto neste momento… é obvio que não leram os estatutos.
Aqueles códigos de barras foi descuido mesmo, falhou essa parte. Não devem ter lido essa alinea.
17 Outubro, 2019 at 14:47
Álvaro, acho que isto:
“3. NAS ASSEMBLEIAS GERAIS NÃO ELEITORAIS É ADMISSÍVEL O VOTO ELECTRÓNICO PRESENCIAL À DISTÂNCIA”
Remete para a possibilidade de numa AG existir um dispositivo electrónico que permita votar.
Caso contrario é um contrasenso, pois na mesma frase refere que é PRESENCIAL e à DISTANCIA.
Em todo o modo os estatutos valem mais que o regulamento, e os estatutos dizem que apenas eleições podem ser realizados em simultâneo em vários espaços, sendo sempre presenciais.
17 Outubro, 2019 at 16:48
Malcolm:
Os Estatutos DEIXAM EM ABERTO outras formas de voto que REMETEM PARA REGULAMENTO DE AG (Artº 47º, ponto 4):
Os Estatutos até para AGs Eleitorais prevêem a INSTALAÇÃO DE MESAS DE VOTO NOUTROS LOCAIS (*fora das instalações do Clube), NOMEADAMENTE ONDE A REPRESENTATIVIDADE DO CLUBE O JUSTIFIQUE(Artº 47º, ponto 3);
o Regulamento da AG “clarifica” a possibilidade de se exercer o voto electrónico à distância; no entanto, como muito bem anotou, refere “voto electrónico presencial à distância” o que remete para o voto exercido electronicamente em outros espaços do Universo Sporting (Núcleos, Filiais, Delegações, etc).
De qualquer modo, esta é uma discussão um pouco “retórica” para este momento.
O melhor mesmo é assumir que o Regulamento não está claro e que é necessário ser alterado para não deixar dúvidas quanto ao exercício de VOTO ELECTRÓNICO À DISTÂNCIA, deixando para um Protocolo Específico os modelos de garantias de assegurar o segredo de voto, a autenticidade do meio utilizado e a validação do voto.
Por outro lado, há que garantir os meios de acesso de TODOS os sócios à informação a debater e deliberar, bem como aos debates e esclarecimentos sobre a mesma. Só assim se garante a democraticidade e validade EFECTIVA das AGs e a plenitude do uso do direito de voto.
Um abraço e saudações leoninas
17 Outubro, 2019 at 7:49
Aqui há gato?, ou será que o Sporting vai contratar os serviços do Rui Pinto?
Com tanto banana traidor estas palavras soam aldrabice da pesada.
17 Outubro, 2019 at 8:03
Como é que o palhaço do Rahim Ahamad escreve aquilo é convocam a última AG para uma quinta-feira às 20h00?
17 Outubro, 2019 at 8:04
A medida é boa, mas…. com esta direccão algo me diz que traz água no bico.
Depois da manipulacão das votacões anteriores, este voto eletrónico teria de ser muito bem escrutinado.
Aliás, quem se preocupa com a participacão dos sócios nas AGs certamente não iria marcar uma para um dia de semana, quando no dia seguinte era dia de trabalho.
Quem queria mesmo, implementava algo mais pequeno para comecar, tipo votacão tradicional num numero limitado de nucleos, em especial os nucleos que estão mais longe, como nas Ilhas ou no interior norte, ou mesmo no estrangeiro.
De qql forma, seria um passo no caminho certo, restando saber é como o querem implementar.
17 Outubro, 2019 at 11:33
Se manipulassem votações também teriam manipulado estas últimas ou não?
Até lhes dava jeito. Estas infantilidades… enfim…
17 Outubro, 2019 at 12:26
Para que iriam manipular umas votacões de orcamentos ou de contas?
Estão desesperados mas não tanto.
Ou és estupido ao ponto de achar que alguem vai aldrabar votacões com apenas 500 pessoas? Tem de existir um minimo aceitavel, caso contrário todos vêm.
Mas desculpa, perguntei se eras estupido mas era apenas retórica (significa que eu já sei a resposta = não precisas responder).
17 Outubro, 2019 at 14:13
mas a votação desta última AG já poderia (estatutária e regimentalmente) ter sido feita electronicamente e à distância. O problema era : votar o quê? se nenhum sócio à distância tinha sequer acesso aos documentos em apreciação; já para não falar de não terem acesso a qualquer debate ou esclarecimento sobre os mesmos.
Ou seja: não é (excepção das AGs eleitorais) por qualquer impedimento legalista interno que não se vota já electronicamente à distância (e, mesmo nas AGs Eleitorais, que não se vota nos Núcleos). O que, neste momento, obstaculiza o voto electrónico à distância é a FALTA de INFORMAÇÃO, a FALTA de TRANSP RÊNCIA e a FALTA de DEBATE. Qualquer destas faltas, admita-se, é generalizável até às AGs presenciais. Mas, EM QUALQUER DOS CASOS, é facilmente superável. Basta haver vontade “política” para isso, sem ser sequer necessária qualquer alteração estatutária ou regimental.
Um abraço e saudações leoninas
17 Outubro, 2019 at 14:24
Claro que sim. Concordo a 100%.
Há uns anos o BdC chegou a falar disso, mas o problema era que o sistema ainda não era 100% fiavel. Na altura decidiu-se esperar pela avanco da tecnologia.
Se bem me recordo, o BdC até foi criticado pelos golpistas quando lá chegaram, por ter investido num sistema qualquer de votacão eletrónica, que nunca chegou a ser usado. Mas posso esta a fazer confusão com outra coisa, afinal ele foi acusado de tudo e mais alguma coisa.
17 Outubro, 2019 at 13:48
Isto: “Quem queria mesmo, implementava algo mais pequeno para comecar, tipo votacão tradicional num numero limitado de nucleos, em especial os nucleos que estão mais longe, como nas Ilhas ou no interior norte, ou mesmo no estrangeiro.”
17 Outubro, 2019 at 8:17
Pelo que percebi, vai ser necessário mexer nos estatutos.
Espero, no mínimo, um escrutínio e contestação igual ao de Fev2018.
Cuidado com o chouriço oferecido, enquanto te ficam com o porco.
Mesmo que o princípio seja bom não confio em nada que tenha a mão do língua de prata.
Cuidado com o Cavalo de Troia estatutário.
Muito cuidado.
Fica o alerta, aqui dum maluquinho das conspirações.
Eu caguei, estou cansado.
O que fazes pelo Sporting?
Eu não vou fazer nada.
#varandasateaofim
17 Outubro, 2019 at 10:36
Isto.
17 Outubro, 2019 at 12:00
Mais um aqui. Só apetece dizer: siga! SL
17 Outubro, 2019 at 13:50
Siga!
17 Outubro, 2019 at 19:11
Eu já segui.
Não sou sócio nem os meus filhos.
Portanto votar onde quer que seja diz-me igual, vindo desta gente.
Não são coerentes, honestos, transparentes…
Portanto não acredito em nada deles.
17 Outubro, 2019 at 14:17
Pode ser desejável uma alteração Estatutária e até mesmo Regimental para clarificar as situações, mas não é imprescindível, pois, tal como já estão, quer estatutos quer Regulamento da AG já permitem o voto electrónico à distância (em AGs não eleitorais) e a abertura de Mesas de Voto noutros locais onde a representatividade do Clube o justifique (claramente o caso dos Núcleos) para as Assembleias Gerais Eleitorais.
Um abraço e saudações leoninas
17 Outubro, 2019 at 21:43
“Quem queria mesmo, implementava algo mais pequeno para comecar, tipo votacão tradicional num numero limitado de nucleos, em especial os nucleos que estão mais longe, como nas Ilhas ou no interior norte, ou mesmo no estrangeiro.”
“Pelo que percebi, vai ser necessário mexer nos estatutos.(…)” (Lourenço).
“ESTATUTOS
(…)
Artigo 47º
(…)
3 – As Assembleias Gerais eleitorais realizam-se nas instalações Sporting Clube de Portugal, podendo ainda o Presidente da Mesa, ouvidos os Presidentes do Conselho Directivo e do Conselho Fiscal e Disciplinar, determinar a INSTALAÇÃO DE MESAS DE VOTO NOUTROS LOCAIS, NOMEADAMENTE ONDE A REPRESENTATIVIDADE DO CLUBE O JUSTIFIQUE.”
Ou seja, se quiserem podem fazer isso JÁ nos Núcleos, nas Assembleias Gerais Eleitorais. Só que, como a validação do voto tem de ser feita em notário e o voto tem de ser enviado em carta registrada com aviso de recepção. Por isso, dizer isso nos Estatutos ou nada é o mesmo.
E, sim, como moro na Ilha de Santa Maria, Açores, para VOTAR EM ELEIÇÕES SCP gasto cerca de 40€. Para ir a um jogo em Alvalade, entre viagens, estadia e alimentação não tem de tirar mais de 400€. Não tenho as mesmas hipóteses de ir assistir às Modalidades no Pavilhão João Rocha para o qual contribui com 180€ (até agora assisti a um Sporting vs Juventude Viana em Hóquei). Além de Sócio SCP sou Sócio e PMAG do Núcleo SCP da Ilha de Santa Maria (mais quotas e algum “trabalho”, feito com disponibilidade e alegria, mas trabalho).
Percebem o que significa SER SÓCIO À DISTÂNCIA? E ainda se sentem capazes de “discutir” o direito ao voto electrónico à distância?
Um abraço e saudações leoninas
17 Outubro, 2019 at 8:20
Do que li aí para trás, devo concluir que a medida é boa, mas… não é boa porque é lançada por este CD?
17 Outubro, 2019 at 8:38
Ler implicava ver as palavras e interpretar o seu sentido…..
Um dia conseguirás fazer as duas coisas em simultâneo, mas por agora é melhor não porque devagar se vai ao longe.
17 Outubro, 2019 at 10:37
Tau!
17 Outubro, 2019 at 13:21
Pumba
17 Outubro, 2019 at 16:38
Não percebo o ponto de discussão do Post. Não confio neste C.D. e muito menos no PMAG. Se com formas de descortínio público já fazem o que fazem (como por exemplo a aplicação dos regulamentos) então com ferrramentas desta natureza…
17 Outubro, 2019 at 20:22
Medo!
17 Outubro, 2019 at 14:24
Talvez o Liondamaia deva ler que a medida é boa mas não precisa de mais do que a vontade do CD e do PMAG para ser JÁ implementada, mas que essa implementação irá em contramão relativamente à marcação de AGs para dias de semana, à não disponibilização dos documentos a debate e votação, à limitação do debate e a outras práticas recentes destes Órgãos Sociais.
Mas como, neste caso, a “mão certa” é a do Voto generalizado, electrónico e à distância, diria que são as práticas recentes destes Órgãos Sociais que estão em “contramão”!
Um abraço e saudações leoninas
17 Outubro, 2019 at 8:22
Este não é o senhor que insultou e fez gestos pata um sócio que usava a palavra, e que utiliza os editoriais do Jornal Sporting para classificar Sportinguistas e promover o divisionismo? É como ter Bashar Al-Assad a defender os direitos humanos.
Li o comunicado partilhado ontem pelo Stalley e todo ele soa a propaganda e manipulação.
Depois de ouvir tantas vezes Rogério Alves referir as ilegalidades dos actuais estatutos, não me parece que a sua preocupação fosse a introdução do voto electrónico, uma medida a muito reenvidicada pelos sócios. Mas sabe a papas e bolos…
17 Outubro, 2019 at 16:39
É esse porco mesmo!
17 Outubro, 2019 at 8:26
Mais vale tarde que nunca.
Falta democratizar a sério o número de votos por sócio (há outras formas de premiar a antiguidade) e vamos lá.
No ponto certo, Cherba, no ponto certo.
O sonho do Sr. Rahim Ahamad é a Revista 1906.
17 Outubro, 2019 at 9:49
o gajo chumbava logo na entrevista, assim que lhe perguntássemos a data de fundação do Jornal Sporting
17 Outubro, 2019 at 10:30
Ahahahahahah
17 Outubro, 2019 at 10:33
Cherba, é urgente avançarmos com as chuteiras…
Tratamos disso?
Abraço.
17 Outubro, 2019 at 10:37
Eheheehee!
17 Outubro, 2019 at 10:58
Eu gostava que a revisão dos estatutos que imagino, seja democraticamente aberta a propostas de vários grupos de sócios, lol, trouxesse a votos a alteração do topo de número de votos para 7, atingidos aos 35 anos de sócio ou 20 anos depois dos 18. Se chumbasse, chumbava, mas ia a votos.
Há outros aspectos da universalização dos sócios informados do Sporting onde há muito a fazer. Como tratar de ter todos os eventos desportivos em que participamos disponíveis em streaming para sócios pagantes. Em particular para fora de Portugal. Assim como digitalizar o dia a dia do clube, mostrar uns minutos de treino, sermos nós a fazer as nossas notícias em vez de andar a encomendar ao cm noticias fake ou quase.
17 Outubro, 2019 at 21:55
Agostinho colocar a votação para reduzir ou eliminar a “premiação” da antiguidade com votos antes do voto electrónico à distância, seria pôr a carroça à frente dos bois, uma vez que seriam quase só os sócios de Lisboa a votar e aí é onde existem mais votos de peso maior: a votação estaria condicionada à partida.
Após o voto electrónico à distância (mesmo que feito nos Núcleos para uma primeira validação) tenho quase a certeza que a esmagadora maioria votaria a favor da substituição dessa “premiação” antidemocrática por outras mais materiais e mais de acordo com o “esforço” de fidelização.
É só aqui já estão alguns conceitos que me custam a engolir:
é preciso “premiar” a fidelização ao Sporting? eu dispenso os meus 2 votos a mais já hoje de muito bom grande e nunca deixarei de ser fiel ao Sporting.
Compensar o “esforço” de pagar quotas consecutivamente há mais tempo? Mas pagar quotas de uma associação em que se está por paixão e devoção é esforço?
Um abraço e saudações leoninas
17 Outubro, 2019 at 8:46
Mas tu não estavas só a ver a banda passar ó Cherba?
17 Outubro, 2019 at 9:48
já estava aflitinho e tive que ir à casa de banho…
17 Outubro, 2019 at 8:52
O voto até pode ser electrónico, presencial, por correio, telepatia ou indução magnética.
Enquanto esta direcção estiver no clube acredito tanto na idoneidade dos resultados das suas eleições como na inocência do Sócrates.
17 Outubro, 2019 at 9:17
+1
17 Outubro, 2019 at 9:34
+1
Uma coisa é certa para todos, o voto com esta direccão deixou de ser secreto, porque códigos de barras são uma clara violacão da lei eleitoral.
17 Outubro, 2019 at 10:38
+1906
17 Outubro, 2019 at 8:59
Por princípio sou a favor disto. Resta saber como é que vai a AG ser transmitida nos diversos locais e como podem as pessoas intrevir.
Também muito importante porque é a antecâmara do voto por todo o país nas próximas eleições…
17 Outubro, 2019 at 11:00
A ideia deve ser mudar o modelo das ags. Mesmo. Não é continuar a fazer reuniões físicas com votações digitais. Devem querer terminar isso e passar para modelos digitais de discussão e voto, dentro de perímetros digitais seguros, só para sócios.
A última ag surpreendeu os por ser tão pacífica. Tudo fizeram para que desse merda grossa e ganhavam a desculpa para acabar com a maçada de termos reuniões físicas de sócios.
17 Outubro, 2019 at 11:21
Isso, no meu ver, só pode funcionar mais ou menos bem de uma maneira.
Primeiro, não seriam todos os núcleos dotados desta capacidade, apenas os distritais e alguns em casos excepcionais onde a capital de distrito seja demasiado longe. (Exemplo: estou na Lousã e tenho núcleo cá mas não me custa nada fazer 30km até Coimbra para ir ao núcleo “central”). Estes núcleos terão possibilidade de alugar espaços com apoio do Clube (auditórios, salas de conferência, etc.) para a transmissão das AG’s caso o número de sócios presente assim o determine.
Os núcleos terão uma televisão (ou projector) onde a AG será transmitida em directo por video-conferência.
Quem estará nos núcleos não poderá intrevir nem “falar” na AG, isso seria um pequeno pesadelo de logística, basta uma ou outra ligação menos boa para empancar toda a AG. Quem o quiser fazer terá sempre de ir presencialmente a Lisboa.
Para mim isso já bastava e era o suficiente. São poucos os que querem ser ouvidos em AG e quem o quer fazer realmente não terá problema em estar presente nas AG’s. Claro que convinha começar a marcá-las para as tardes de sábado ou domingo.
SL
17 Outubro, 2019 at 11:25
Ah! E o voto nem precisava de ser electrónico, os órgãos dos núcleos podiam perfeitamente contar os boletins e comunicar os resultados a Lisboa. Depois enviavam os boletins por correio registado e o notário confirmava a coisa durante a semana. Mas como o acto eleitoral anda cheio de suspeição no Clube se calhar mais vale deixar esta ideia de parte até haver novamente confiança nos resultados.
17 Outubro, 2019 at 14:28
Vou enviar um mail ao Cherba com propostas concrectas sobre esta matéria para ele, eventualmente as usar no Congresso Leonino. Se ele depois o quiser transformar em post, terei todo o gosto em as debater com os tasqueiros, pois até poderia induzir bons inputs a essa participação no Congresso.
Um abraço e saudações leoninas
17 Outubro, 2019 at 16:42
Seria bastante interessante ler esse trabalho, Álvaro!
SL
17 Outubro, 2019 at 9:06
Paradoxo disto tudo e da conspiração, as claques que com o assalto a Alcochete deram 100 milhões de euros de prejuízo ao clube, são aqueles que para seu interesse pessoal querem mais correr com o Varandas, que por sua vez é acusado por muitos daqui que está metido no caso de Alcochete. Se Varandas quisesse acabar com a. maior parte da contestação era fácil, chegar acordo com a JuveLeo. A parte mais turbulenta ia logo. Está a optar pelo confronto é um maricas. O seu trabalho no futebol tem sido péssimo e para quem dizia que era fácil fácil, a sua comunicação do pior. Vou esperar para ver as cenas dos próximos capítulos e os meus votos só serão postos naquilo que eu pensar que é o melhor para o Sporting.
17 Outubro, 2019 at 9:23
… tão bom começar o dia a rir AHAHAHAHAHAHAHAHA…
17 Outubro, 2019 at 9:39
Exacto, as mesmas claques que dizem com todas as letras nas mensagens de whatsup que queriam correr com o Bruno de Carvalho e foram a alcochete para isso mesmo.
As mesmas claques que afirmam nas ditas mensagens que o JJ até pode ficar no clube, mas o BdC tem de ser corrido “já”. As mesmas claques que ouviram da boca da comissão de gestão o seguinte:
“A CG do Sporting e o conselho de Administração da SAD, em conjunto com os representantes dos quatro grupos organizados de adeptos, partilham com o país o espírito de unidade e coesão entre os adeptos e dirigentes do Sporting. Os grupos organizados de adeptos fazem parte da história e do património deste clube. Acompanham todos os passos da sua vida com intensa paixão, com esforço, dedicação e devoção. São uma referência de cor, animação e entusiasmo naquela curva de Alvalade, uma referência incontornável do imaginário sportinguista”, declarou ontem o líder da CG.”
Sim cartilheiro, és capaz de ter razão.
17 Outubro, 2019 at 9:51
A falta de noção é impressionante
17 Outubro, 2019 at 10:38
Ahahahahahahah!
#ProstituiçãoIntelectual
17 Outubro, 2019 at 11:35
Epá uma mente e que vê o big picture! Parabéns, subscrevo
17 Outubro, 2019 at 11:36
… uma mente lúcida…
17 Outubro, 2019 at 12:28
Sim, subscreve e faz like.
E não te esquecas de partilhar com todos os teus amigos no Facebook.
Se tiveres algum dinheiro que te sobra da droga, vai ao Patreon e faz um donativo.
17 Outubro, 2019 at 9:33
No liceu pagava as quotas com o dinheiro da mesada e do que ganhava a dar explicações de matemática e física! No fim do primeiro no de universidade percebi que não tinha tempo para disfrutar de ser sócio nem dinheiro para pagar quotas. E então pensei, que quando arranjasse o 1o emprego regularizava a minha situação de sócio.
Acontece que ainda estava a acabar a tese e já tinha emprego no estrangeiro, que era para ser de 1 ano apenas mas a verdade é que estou há 22 anos fora!!
Sigo o Sporting diariamente mas ser sócio para quê? Se vou 1 vez por ano (Natal) a Alvalade com os putos e nunca consigo votar?
No entanto, se implementarem o voto electrónico, volto a ser sócio! Está prometido (a mim mesmo)!
17 Outubro, 2019 at 9:39
Ser sócio do Sporting devia ser única e exclusivamente uma situação de orgulho… (desde que a carteira o permita)
Apesar de no entanto ser cada vez mais difícil de o sentir…
17 Outubro, 2019 at 9:58
Nasci Sportinguista e tenho muito orgulho nisso.
Tenho imenso orgulho no Ser Sporting e passo essa identidade aos meus filhos.
Mas não me revejo em como o clube foi gerido nos últimos 30 anos! E estando fora não tenho qq forma de intervir nisso! Portanto para mim ser sócio no Sporting actual seria sempre uma questão de practicalidade … algo completamente racional. A emoção, o viver e o amar o Sporting sofrendo diariamente para mim, neste momento, não passa por ser sócio. Lamento, mas cabe sobretudo ao próprio clube atrair os adeptos que estão perto no coração mas fisicamente longe, através de um mínimo de consideração! Quando esse respeito voltar, direi presente!
17 Outubro, 2019 at 9:59
“Ser sócio do Sporting devia ser única e exclusivamente uma situação de orgulho… (desde que a carteira o permita).”
Tão isto…
17 Outubro, 2019 at 9:59
O associativismo não tem o valor de há 30 ou 40 anos atrás. As quotas e bilhética eram “as” fontes de receita, hoje não tem grande impacto nas contas.
O apoio financeiro vale mais ou menos que ter uma gamebox, ir a estádios ou pavilhões, etc, etc.
17 Outubro, 2019 at 22:13
Essa é a argumentação mais elitista e antidemocrática que ouço a outros sportinguistas sempre que vou a Lisboa! Gamebox é para quem pode ir ao Estádio todos os jogos em Alvalade e esses, muito maioritariamente (e logicamente, reconheço), sabemos onde moram.
As quotas são “só” a principal fonte de receita do Clube desde que um maluco, gordo, ditador, coreano, chavista e estalinista, decidiu que las passariam a ser integralmente alocadas ao Sporting Clube deixavam de ajudar a financiar a SAD.
O associativismo só não tem o mesmo valor que há 30 ou 40 anos para quem vive num ambiente de boa oferta de consumo; no caso do Sporting, a perda de valor do associativismo APENAS tem que ver com o que o Rugido verde apontou: a enorme desvalorização que sucessivas Direcções afectam ao que devia ser um dos seus principais activos, que é a sua implantação nacional e internacional.
A “prova” de que o associativismo “perdeu” valor, particularmente no Sporting, é que, apesar de não terem grandes benefícios disso, 2/3 dos sócios do Sporting vivem fora da Grande Lisboa.
Sou sócio do SCP, sou sócio do Núcleo SCP da Ilha de Santa Maria e ainda tenho de ler estas preciosidades da tecla de um consócio.
TRISTE.
Um abraço e saudações leoninas
17 Outubro, 2019 at 11:48
Eu pago desde o liceu e tb estou fora ha um monte de anos. Passo anos sem ir ao estadio. E pago as minhas quotas e as das minhas filhas que sao socias desde o dia em que nasceram.
Ser sócio da-me uma sensacao de pertença, um cordao umbilical com o Clube e o País que nao considero sequer quebrar. É por isso que nao ligo nada às Direcções. Quando consigo voto em consciência e de acordo com o que me parece ser o melhor para o Clube.
Saudações Leoninas de Abu Dhabi
17 Outubro, 2019 at 9:44
Sabendo que de acordo com Estatutos já era possível:
“3 – As Assembleias Gerais eleitorais realizam-se nas instalações SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, podendo ainda o Presidente da Mesa, ouvidos os Presidentes do Conselho Directivo e do Conselho Fiscal e Disciplinar, determinar a instalação de mesas de voto noutros locais, nomeadamente onde a representatividade do clube o justifique.”
Até pelos exemplos no comunicado, esta “vontade” é estender a possibilidade de votar em AGs como as ultimas e não é comunicado nada sobre a possibilidade de assistir e participar, além da possibilidade de votar, parece que o pretendido é institucionalizar aquilo que tem estado a ser promovido, votar e não questionar.
Se for este o caminho dos cordeiros, assim como não concordo com alterações feitas às ultimas AGs, nunca na puta da vida poderei concordar com a tentava de legalizar uma aberração e ao fim do associativismo participativo no clube.
17 Outubro, 2019 at 9:48
por isso mesmo é que têm que ser apresentadas propostas concretas de como isto pode funcionar
17 Outubro, 2019 at 9:56
Certo, Cherba, a minha opinião é unicamente baseada no comunicado que dão exemplos das ultimas AGs e nada é referido como pode ser possível participar além da possibilidade de votar. Parece uma comunicação algo extemporânea e provavelmente o texto no post explique alguma coisa.
Para não ter de apanhar as canas prefiro não lançar já os foguetes.
17 Outubro, 2019 at 10:01
isto foi claramente meter uma rolha num dos furos do barco, para ver se a tripulação acalma
17 Outubro, 2019 at 11:51
Pelo menos demonstra qur ouvem. Agora falta saber como operacionalizam as ideias.
Temos de manter a pressao, nao podenos estar todos errados e sempre errados…
SL
17 Outubro, 2019 at 12:38
Está bem vista a analogia.
17 Outubro, 2019 at 10:34
E que Rolha!!
Assim deixa de haver tanta contestação e ainda menos gente nas AGs.
E se houver alguma é porque ou são da claques ou brunistas ou arruaceiros.
Por outro lado poupam nas despesas de terem de trazer autocarros de esqueletos para aprovar o que eles querem.
Siga rumo ao Abismo.
SL
17 Outubro, 2019 at 9:54
Bem visto Malcolm
Democracia a sério é as pessoas votarem em plena consciência daquilo em que votam, com toda a informação disponível inclusive os impactos de cada opção, e sem manipulação.
17 Outubro, 2019 at 10:01
se lerem os textos que estão linkados vão perceber que existem formas de fazer isto, dando tempo a informação, discussão e votação
17 Outubro, 2019 at 10:09
Lembrando a dificuldade que o RA assumiu já numa AG sobre uma eventual possibilidade de pôr os documentos na área privada de sócio (que até já existe) quando questionado porque não foram dadas as informações aos sócios antes… O problema devia ser os ácaros… agora com o Rui Pedro preso já não se deve preocupar.
17 Outubro, 2019 at 10:06
Em Abril deste ano estive numa AGs (não do Sporting) que tendo recebido antecipadamente o ReC e depois de o analisar entrei com um sentido de voto e ouvindo a intervenção de um sócio, alterei a opção.
Até explico a situação, pois é um exemplo bastante simples, um sócio pediu explicação sobre uma doação que sabia ter sido feita e pelo valor registado na rubrica de doações a mesma não estava contabilizada, perante a dificuldade da direcção em explicar a situação o ReC acabou chumbado.
Cerca de um mês depois, nova AG, a Direcção tinha explicação que a mim não me convenceu e acabou por aprovar o ReC (O valor doado por questões de poupança foi aplicado directamente em obras, sem que as obras e o valor doado tivessem passado pelos registos contabilísticos)
Isto para dizer que se não tivesse ouvido a intervenção do sócio o ReC teria sido facilmente aprovado.
17 Outubro, 2019 at 13:59
Típico roubo.
(quando metem obras para explicar dinheiros… e roubo duplo talvez: à entidade e ao fisco já que parece que as obras não foram contabilizadas.)
17 Outubro, 2019 at 14:18
Não terá sido roubo, mas apenas uma situação mal gerida.
A explicação dada na AG seguinte fez algum sentido, nessa abstive-me, porque o erro continuava lá.
Disseram que a doação do sócio era especifica para as obras e por isso consideraram como sendo um donativo em espécie (fizeram uma espécie de ajuste entre o que receberam e o que pagaram em obras), isso não invalidava que tivesse de estar tudo reconhecido nas contas e não estava e que iriam corrigir no exercício seguinte.
Só dei o exemplo para se perceber que é nas intervenções de sócios que muitas vezes se conhece ou discute situações que podem ajudar a fundamentar o sentido de voto.
17 Outubro, 2019 at 16:04
Malcolm , concordo plenamente contigo neste caso, tinha que haver grandes alterações a nível de Assembleia para estas serem racionais, mas que há possibilidades há.
17 Outubro, 2019 at 14:22
Malcom esclareça-me uma coisa, “instalações SPORTING CLUBE DE PORTUGAL” é um termo exclusivo das instalações pertencentes ao clube, ou o é mais abrangente e inclui também os núcleos? Se o termo for vago e os núcleos forem consideradas instalações do clube há necessidade de alterar os Estatutos?
17 Outubro, 2019 at 14:37
Na minha perspectiva é uma questão que não se coloca, repare, basta alugar o espaço por um dia e nesse dia as instalações são do clube (no ano passado ocorreu uma votação no Atlântico e já se fizeram muitas no multiusos que é “alugado” à SAD).
Mas aquilo que se vai lendo, a ideia não é apenas essa, caso fosse, não seria necessário alterar estatutos, vai mais longe, pelo que percebo é permitir aos sócios votar em todas as AGs independentemente de serem eleitorais ou não, a partir de casa. E isto sim precisa de alterar estatutos, mas sobretudo precisa de ser muito bem explicada.
17 Outubro, 2019 at 15:01
Sendo assim basta haver reconhecimento da parte do CD para que por exemplo se possa votar a partir dos núcleos. Do meu ponto de vista isto é que devia ser testado primeiro nas próximas eleições. Um sistema de voto implementado nos núcleos que permitisse votar à distância. Se tudo correr bem, depois vê-se se há necessidade de mexer ou não nos mesmos e com que finalidade. O que estão a pedir parece um saltar de etapas sem razão aparente.
17 Outubro, 2019 at 16:24
Essa é também a minha ideia, e se for implementada já será um avanço significativo e o cumprimento de uma promessa eleitoral.
Contra mim falo, que gostava de participar em todas a AGs e por isso não me choca que em ambiente real numa das próximas se teste a transmissão e interactividade em meia dúzia de locais. Se funcionar bem, avançar para a mudança dos estatutos e colocar em pratica. Nos links que estão no post há óptimas ideias para colocar em pratica.
O que está apresentado ou melhor da forma como é comunicado parece indiciar mais um rude golpe na democracia interna do clube.
17 Outubro, 2019 at 22:25
FixTix, não é simples não! Já há anos que se pode votar nas Eleições “à distância”. Mas não é voto electrónico. É voto físico: após os sócios receberem os boletins de voto por correio, colocam um voto num envelope que é “validado” por um Registro Notarial e remetido pelo Sócio para o PMAG em Carta registrada com aviso de recepção. Ou seja, vota com antecedência, com menos “informação” que os associados que possam votar presencialmente, gasta entre 30 a 40€ e o voto pode não chegar atempo de ser contabilizado.
Um abraço e saudações leoninas
17 Outubro, 2019 at 9:47
Eu acho que da votação nas AG’s deveria passar a ser feita via Facebook.
17 Outubro, 2019 at 9:48
Televoto simultâneo em todos os canais e em chamadas de valor acrescentado.
17 Outubro, 2019 at 9:58
Com R&C a passar em rodapé na hora e ao vivo e a cores?
17 Outubro, 2019 at 10:00
chamem a Vera Roquete!
17 Outubro, 2019 at 10:11
Mais croquetes!?!? Tu só queres é croquetes…
(eu confesso que por esse “roquette”até sinto alguma nostalgia….)
Ps: Esqueceste o duplo “t”… imperdoável
17 Outubro, 2019 at 14:00
A Vera Roquete tem alguma actividade interessante no twitter.
17 Outubro, 2019 at 11:36
E no final podemos ainda ganhar um carro? Pode ser aquele onde o Beijocas e o Hugo Viana se passeavam, de certeza que tem um bom sistema de som!
17 Outubro, 2019 at 10:08
Népias, via número de valor acrescentado. Uma especie de “você decide”.
A opcão com mais votos poderia dar direito a escolher a musica a tocar no estádio no jogo seguinte.
17 Outubro, 2019 at 9:51
Enquanto estes lá estiverem, credibilidade ZERO.
Convoquem eleições e ponham-se no caralh@
17 Outubro, 2019 at 9:58
a pressão é enorme e ainda bem, é uma boa medida que desejamos á muito tempo mas o meu problema na mudança de estatutos é o preço que se vai pagar, não existem almoços gratis.
muita atenção as alterações de estatutos, não queremos um sistema á benfica que é perigoso em que os nucleos sejam dominados e manipulados.
muita atenção.
17 Outubro, 2019 at 9:58
Para acabar com especulações, era bom que o Sporting fosse muito claro sobre quem será responsável pela implementação e operação do sistema e qual é o seu histórico e declarações de interesse, presumindo que isto seja contratado a uma empresa na área.
E especialmente explicar como é que é minimizado o risco de usurpação do sistema de voto, com regras ou novos estatutos muito claros.
17 Outubro, 2019 at 10:04
Completamente a favor disto, bem como da radical diminuição da diferença de votos na antiguidade.
No entanto, vejo isto de duas formas. Primeiro, uma tentativa de avançar com uma medida que nenhuma outra direção lançou mas que no fundo até os irá prejudicar. É que fora da grande Lisboa os níveis de aceitação são muito mais baixos.
Depois, como garantir que não haverá merda? É que é muito fácil manipular uma votação eletrónica. A certificação e depois a validação tem de ser muito bem explicada.
Mas sim, completamente a favor pela malta que está longe ou que num momento de grandes decisões não possam estar presentes.
17 Outubro, 2019 at 11:55
Isso é uma possivel falácia… Se fora de Lisboa nao se vota ( eu fazia 300kms para votar até morar no Montijo) como sabes que os niveis de acaitacao sao nais baixos?
Continuo a dizer que os ultimos resultados, com a variacao e dispersao de votos que existiram me deixam descansado sobre a capacidade dos socios votarem em consciencia. Se quem foi eleito depois foi capaz de reaponder aos anseios de quem lhe entregou os votos … bem, isso é outra coisa.
SL
17 Outubro, 2019 at 17:50
É possível… ou não.
17 Outubro, 2019 at 10:12
Bom dia atascadoBruno.
Por acaso alguém tem uma distribuição geográfica das ultimas votações?
Posso estar muito enganado, mas apostaria o esquerdo do Bruno, como o Varandas tem muito maior ascendente fora da grande Lisboa.
17 Outubro, 2019 at 10:30
Ahaha jura que estás a falar a sério??o varandas mais aceitação fora de Lisboa?estás a brincar…olha o pessoal do norte tirando um Jona qualquer desta vida,são poucos os que votariam no bananas..
17 Outubro, 2019 at 10:49
o npr não tem noção, a maior parte da malta do norte não é favoravél ao varandas, das outras do pais não sei.
17 Outubro, 2019 at 10:51
Do norte, sul, este e oeste.
17 Outubro, 2019 at 13:22
Então está a leste
17 Outubro, 2019 at 12:32
Até te digo mais, sem “ajustes” ou aldrabice, ninguem dentro ou fora de Lisboa iria apoiar maioritariamente o fivelas.
Ou já perguntas-te ao bombeiro o que ele fez com a pen com os dados dos sócios?
E que voluntários foram esses que foram requeridos por pessoas alheias ao clube para “ajudar” na AG de destituicão?
Ou o porquê dos votos terem todos códigos de barras desde que a golpada? Apenas esta parte já torna toda e qualquer votacao ilegal, pois o voto tem de ser secreto.
17 Outubro, 2019 at 13:14
Ahahahahahahah a falta de noção dos meninos da linha é impressionante. Como disseram acima, tirando paus mandados como o JonaSLB encontras 1 em 100 que apoiam o Gago Mental.
17 Outubro, 2019 at 22:32
Acho que aquilo que estas últimas escadinhas de comentários denota é uma completa falta de respeito para com os associados que moram longe de Lisboa.
NPR: distribuição geográfica das últimas votações?
Como é que a quer saber se elas foram presenciais no Estádio José de Alvalade?
A não ser que o código de barras também indique isso?
Haja mais respeito por aqueles que CONTINUAM a ser sócios sem quase nada usufruírem e que ainda têm de pagar para poder votar.
SL
17 Outubro, 2019 at 10:12
O Rahim Ahamad deve ter lido isso tudo.
E por aqui também se leu o programa eleitoral do Varandas.
17 Outubro, 2019 at 10:25
O que dizia tanta coisa como por exemplo isto:
«7. “SÓCIOS NA TV”. Programa trimestral na Sporting TV com a presença do Presidente e de um grupo de Sócios do Sporting Clube de Portugal que irá debater em direto com o Presidente os temas da atualidade do Clube.»
Ou isto:
– Todos os elementos da direção vão apresentar uma declaração de rendimentos, para melhorar a transparência.
17 Outubro, 2019 at 10:29
E também dizia que iriam implementar o voto nos núcleos.
Embora aqui isso seja uma novidade.
17 Outubro, 2019 at 10:31
A novidade será mais por mostrarem vontade em cumprir algo que prometeram.
17 Outubro, 2019 at 11:59
Deveriam haver mapas de implementacao das propostas, tipo kpi’s para se ver as evolucoes. Até dava de barato que fosse um mapa a 4 anos. E com evidencias auditadas, claro.
Eu tenho um plano que tenho de cumprir e a minha avaliacao e bonus depende da minha performance, um performance management contract. Nao me parece difícil de se fazer o mesmo aqui.
SL
17 Outubro, 2019 at 12:47
Por uma questão de transparência e em defesa das boas práticas deveria ser assim.
17 Outubro, 2019 at 13:39
Mais de um ano passado e temos a intenção de cumprir uma promessa! Que só por acaso nem necessita de alteração de estatutos…
Excelente, pá!
FOUR MORE YEARS!
FOUR MORE YEARS!
FOUR MORE YEARS!
17 Outubro, 2019 at 22:33
O voto nos Núcleos já existia Maria.
SL
17 Outubro, 2019 at 10:28
Ahah a sonsa acordou…queres falar sobre programas eleitorais??não tens mesmo vergonha na puta da cara.
17 Outubro, 2019 at 15:19
Acordou de uma longa hibernação.
Bonito.
17 Outubro, 2019 at 10:43
A desaparecida Sonsa voltou!
Ansioso por saber o que pensa de um presidente que provoca os sócios e qual ditadorzeco registou em lista quem o insultou e vai ordenar processo com vista à expulsão.
Não espero menos de quem subiu paredes e se indignou com uma lista de sportinguados feita anteriormente.
Ou….o namorado novo não dá tempo para isso?
Qual é o drama Teresa?
17 Outubro, 2019 at 10:58
Existe gente sem noção mesmo,depois de tanta mentira do varandas…ainda vem cheia de moral??se o ridículo matasse…
17 Outubro, 2019 at 13:17
Ela arranjou homem. As indignações e atirar-se ao tecto sempre que o outra dava um pedido eram falta de peso.
Pelo menos foi o que ela disse da Kuka do Twitter. Por isso concluo que o problema dela também fosse esse.
Agora é só selfies e beijinhos para a plateia.
17 Outubro, 2019 at 13:17
*dava um peido.
17 Outubro, 2019 at 11:22
O rahim devia ler era a fundação do clube 1000x a ver se aprende.
17 Outubro, 2019 at 12:40
Ah ah
It’s alive.
Bons olhos a vejam
Ass portugguezza
17 Outubro, 2019 at 13:45
Finalmente sais do armário.
Cherba a mudar vidas.
17 Outubro, 2019 at 17:24
o programa diz porra nenhuma. É vago. Elenca coisas. Curiosamente, agora, no artigo do jornal, até do exemplo da Estónia fala. É curioso, mas fico feliz com a coincidência
17 Outubro, 2019 at 10:19
E uma faca “de dois legumas”. Por um lado menos gente nas AG, por outro, e mais um voto contra este CD.
17 Outubro, 2019 at 10:19
*legumes
😀
17 Outubro, 2019 at 12:34
A questão é que quando a contestacão é muita e é visivel, torna-se dificil “ajustar” os votos.
Quando é algo que acontece lá longe, ninguem sabe se são muitos ou poucos.
17 Outubro, 2019 at 10:19
Lisboa elege o Varandas, o Ventura, o AndrePan… Lisboa é culpada disto tudo. O Pinto tinha razão.
17 Outubro, 2019 at 10:37
O Ventura tem à perna os Peaky Blinders.
17 Outubro, 2019 at 22:35
Sem comentários, Nuno.
SL
17 Outubro, 2019 at 10:27
Bom dia
Mais uma feliz… coincidência.
Tenho de reconhecer que esta gente não dorme.
Assim será muito mais fácil controlarem as votações.
Controlando os núcleos garantem sempre os votos para o que precisam,sem saírem do sofá.
Por outro lado, afastam sócios incómodos de irem às AGs, e caso haja contestação dizem : “Como vêm os contestatários são uma clara minoria.”
Mais uma vez, alguns Sportinguistas a ser comidos de cebolada.
É o que temos…
SL
17 Outubro, 2019 at 10:36
Milagre se isto foi para a frente.
Estamos em 2019 e somos obrigados a deslocar a Lisboa, para votar pelo futuro do clube.
Mas importante dos votos na AG é os votos nas eleições, onde há claramente uma maior preocupação em votar.
17 Outubro, 2019 at 10:49
Será que os votos electrónicos vão ter códigos de barras ou vão ser numerados?
Acho que, sendo electrónicos, já não vai ser preciso nada disso.
Basta um bilhetezinho para ver o Sporting × Coimbrões, com direito a bifana e pronto.
Já está, já está
17 Outubro, 2019 at 10:48
Voto eletrónico à disposição dos sócios do Sporting é bom; voto eletrónico nas mãos desta direção de Varandas e Rogério Alves é tão perigoso como os códigos nucleares nas mãos de Trump.”
Rodrigo Lux
Haverá maior hipocrisa que por um lado vir dizer que quer mais participação dos sócios nas AGs e por outro quer expulsar os que lá vão.
Só come esta palha quem quer.
O post diz tudo. Fumaça para tentar limpar um pouquinho da imagem de provocador com tiques de ditadorzeco. Ou vice versa.
Vale zero, zero, zero, zero, zero, zero, zero!
17 Outubro, 2019 at 10:51
Fácil, fácil
SL
17 Outubro, 2019 at 11:07
Essa do risco do Trump bate de frente nos factos. Obama prémio Nobel da paz fez oito guerras em oito anos. Trump não iniciou nenhuma e é um louco perigoso. Não lavem o cérebro, não.
17 Outubro, 2019 at 12:43
Tens a certeza?
Para além de não terem existido 8 guerras com o Obama (Iraque e Afeganistão já estavam a decorrer, novo foi apenas Libia e Siria), o trump até agora já criou uma guerra na siria vs turquia e está em guerra comercial com a China desde que chegou.
Só aí já se contam… 1 mais 1, logo dá…. duas guerras. Pois, não iniciou nenhuma….. agostinho agostinho, nem mentir sabes.
17 Outubro, 2019 at 13:14
Obama:
Primavera árabe: Egipto, Tunísia, Líbia, Síria.
Terceira guerra no Iraque, contra o Estado Islâmico.
Ataques aéreos ao Paquistão.
Mais de 100 ataques com drones no Iémen.
Ataques com drones na Somália.
Trump retira tropas e é causador da guerra?
Guerra comercial? A sério?
17 Outubro, 2019 at 14:28
Ah, então está bem. A Primavera Árabe foi o Obama. Isso explica muita coisa. E a “terceira” guerra do Iraque….. uma novidade que estás a dar ao mundo. Foi antes ou depois de mataram o Saddam?
O trump não originou agora uma guerra na Siria? É tudo fake news, né???
É tudo uma cabala para derrubar o melhor POTUS de toda a história.
Estás muito bem informado, bravo!! Geladinhos é contigo.
17 Outubro, 2019 at 10:52
No que me diz respeito, estando longe de Lisboa, até que concordo. Seria uma forma de poder votar.
Mas, como é que isso vai ser feito?
Quem garante que os votantes em assembleia, não poderão votar novamente em casa…?
Quem garante que um qualquer haker não manipule a votação?
Como vamos ouvir as intervenções em assembleia?
Não confio no “presidente” desde o dia que se candidata a eleições sem elas estarem marcadas, bem como mostrar fivela e fotos do que se passou em Alcochete…
17 Outubro, 2019 at 10:53
Alteração dos estatutos com o RA a mandar naquela merda?
O que não se escreverá em letras miudinhas 😉
E porque não eleições , com cada lista a apresentar uma proposta de alteração de estatutos.
Chama-me burro todos os dias este Varandas.
17 Outubro, 2019 at 10:54
“Participação nas Eleições. Promover a criação dos mecanismos estatutários e operacionais que permitam aos Sócios do Sporting Clube de Portugal espalhados por todo o país o exercício dos seus direitos de voto também nos Núcleos, criando-se, no curto prazo, as condições para esta medida em três Núcleos, a título experimental: um Núcleo no Norte, um Núcleo no Centro e um Núcleo no Sul.”
in Programa Eleitoral do Varandas.
O homem enlouqueceu!!!
Então mostra intenção de cumprir parte de uma promessa eleitoral?
Já agora, se a medida visa a participação eleitoral, vamos ter eleições brevemente ou estamos perante mais uma operação de cosmética?
E o que será o “curto prazo” para criar condições para implementar esta medida em três núcleos a título experimental?
17 Outubro, 2019 at 22:44
“(…) E o que será o “curto prazo” para criar condições para implementar esta medida em três núcleos a título experimental?(…) (M60 dixit)
“(…) Participação nas Eleições. Promover a criação dos mecanismos estatutários e operacionais que permitam (…) (in Programa Eleitoral da Lista “Unir o Sporting” de Fred Varandas).
Atendendo que é uma medida que se refere à participação nas eleições … “a curto prazo” será … óptima notícia!
Até na elaboração do Programa foram calinadas atrás de calinadas.
Um abraço e saudações leoninas
17 Outubro, 2019 at 11:00
Querem um clube estéril e sem discussão. Sem frente a frente que exponha a imbecilidade e a maledicência desta gente.
O Voto Electrónico só será bom se existir uma cultura democrática e transparente na condução do clube. Digam-me se é isso que vivemos hoje?
Trata-se tão só de lançar para as conversas de paineleiros avençados a discussão, que há muito evolui nas nossas caixas de comentário, passando a imagem de democratas. Os mesmos democratas que perseguem tudo e todos e que tentam calar da forma mais ignóbil os contestatários.
Deviam ter-lhes feito o mesmo a eles. A esta hora tihamos um Sporting bem mais saudável.
O motivo de expulsão até podia ser só o facto de alguém achar que alguém é croquete. É assim que as ditaduras funcionam. É para aí que caminhamos.
Sócios pagantes, sem voz e á distância de um clique, que isto de militância ativa e presencial é uma chatice que incomoda os Srs. Doutores.
17 Outubro, 2019 at 11:39
Pumba em cheio
17 Outubro, 2019 at 17:19
É isto!
E acrescento … Nem uma sugestão para estes hipócritas de punhos de renda …
Por isso, deixei de tentar dar sugestões construtivas para o SCP, pelo menos enquanto estes HIPÓCRITAS estiverem nos orgãos sociais do SCP …
Esta gente, merece ficar a falar sozinha … E digo mais, espero que cumpram o mandato …
17 Outubro, 2019 at 11:01
Voto electrónico, tirando a comodidade que traz ao permitir que mais gente vota traz a sombra da suspeição de maior facilidade em manipular resultados. Custa-me a compreender que se abram garrafas de champanhe por causa disto.
Estamos sempre a pagar para ver como se fôssemos recém-nascidos. Ainda não deu para perceber que ao atirarmos um copo de vinho de cristal ao chão, o resultado é exactamente o mesmo que tivemos ao atirar um copo de água de cristal ao chão?
17 Outubro, 2019 at 11:09
É mais fácil roubar com papéis com códigos de barras do que com sistemas de informação. Claro que se o sistema for obra da mente do RA e feito por uma consultora obscura de um mano do varandas, tudo é possível. Mas no tempo do blockchain, só não é incorruptível se não quiserem.
17 Outubro, 2019 at 11:10
Totalmente de acordo. Não é justo que eu tenha de fazer 300 kms para cada lado para poder exercer o meu direito de voto.
Num clube com cerca de 100 mil sócios, não podem ser mil a decidir.
17 Outubro, 2019 at 11:23
Estás no país em que se chega à maioria absoluta com 1 em cada 4 eleitores. Talvez nem tudo seja tão simples como pensas.
Ags à quinta ao jantar é que é! E depois usamos esses números para definir o clube. Sportinguistas como tu… Jasus.
17 Outubro, 2019 at 12:30
Estranho os comentários de quem não teceu um único à data e hora da última AG…
17 Outubro, 2019 at 19:35
Não iria nem num sábado à tarde. Faz as contas a seiscentos quilómetros, mais portagens, mais almoço
17 Outubro, 2019 at 20:25
Ainda bem. Quanto menos sócios do croquete participarem activamente na vida do clube, mais hipóteses há deste sobreviver.
17 Outubro, 2019 at 11:16
Olha… tanta gente a defender o Sporting… de Lisboa!
17 Outubro, 2019 at 11:21
Nem um, conto eu.
E nunca tiveste outro.
17 Outubro, 2019 at 11:28
Tu deves ter graves dificuldades de compreensão….
17 Outubro, 2019 at 12:28
Não é de hoje…
17 Outubro, 2019 at 15:23
Estás a precisar de aulas de interpretação.
Como sempre, tiro na água…
17 Outubro, 2019 at 11:31
Voto em papel. Aldrabado.
Voto electrónico. Aldrabado.
Só mesmo com uma go-pro a tirar foto a cada boletim preenchido e enviar de imediato para a Tasca para o Comité validar. Mesmo com o risco do Riga colocar em acção os seus dotes de paintbrush.
17 Outubro, 2019 at 11:33
Estiveste bem! 🙂
17 Outubro, 2019 at 11:35
Não temos solução.
17 Outubro, 2019 at 11:58
🙂
17 Outubro, 2019 at 12:28
A brincar levanta uma questão interessante. As votações no Sporting são verificadas e validadas por alguma entidade externa?
17 Outubro, 2019 at 12:46
Existem “auditoras”, mas com esta direccão são sempre umas muito manhosas que ninguem conhece.
Lembro-me de algumas terem recusado participar na AG de destituicão, precisamente porque não queriam aceitar as condicões que eles lhes andavam a impor.
17 Outubro, 2019 at 12:48
Claro claro.
No tempo do ditador era por um universidade.
No tempo dos democratas é por gabinete de advogados.
E há convocações por FB mas nem todos podem participar. Tens de cumprir os critérios, que são secretos.
Tudo feito sem deixar margens para dúvidas.
Pelo menos parece ser a opinião do consocio agnostico
17 Outubro, 2019 at 12:45
Devemos depreender, então, que na tua opinião, não há nenhuma razão para confiar nos últimos processos eleitorais no Sporting?
Acrescento ainda, não haverá razão nenhuma para desconfiar de ilegalidades do(s) pmag(s)?
Assinaturas nunca vistas, assinaturas nunca aceites, pens…?!??
17 Outubro, 2019 at 12:45
não há nenhuma razão para confiar
=
não há nenhuma razão para NAO confiar
17 Outubro, 2019 at 11:55
Rahim, o pai do Voto Electrónico Remoto (VER).
VER para crer.
17 Outubro, 2019 at 12:15
https://twitter.com/PauloMa45500361/status/1184566191156846592
Onde é que está o Varandas
Onde é que está o Varandas
…
Ele não está cá
A criatividade dos Sportinguistas nunca para de me surpreender 🙂
17 Outubro, 2019 at 15:44
Sai mais umas expulsões para o CFD !