O Sporting decidiu rescindir os protocolos que tinha com as claques Juventude Leonina e Directivo XXI (DUXXI), que já tinham sido recentemente alterados com redução dos benefícios concedidos aos grupos organizados de adeptos. A decisão foi anunciada num extenso comunicado, em que a direção dos leões alega ter havido uma “escalada de violência que ontem [sábado, 19 de outubro] culminou com tentativas de agressões físicas a dirigentes e outros adeptos do Sporting Clube de Portugal”. Os leões dizem que “é altura de dizer basta”.
No comunicado publicado este domingo, há muitas acusações à Juve Leo e DUXXI. Lê-se, por exemplo, que “uma claque, seja ela qual for, tem uma função: apoiar as equipas do clube”. No entanto, os leões veem outros fins no modus operandi das suas duas claques, que estiveram envolvidas num protesto à direção do clube que aconteceu na bancada central do Pavilhão João Rocha, este sábado, durante um jogo da equipa de futsal sénior dos leões.
Se [a claque] é usada para outros fins, se ameaça sócios nos estádios, recintos e assembleias gerais, se usa a violência física ou verbal contra atletas, treinadores, técnicos, dirigentes e outros sócios, se essa violência é gratuita ou patrocinada, se essa violência é espontânea ou instigada, se acha que está acima dos outros sócios, se ataca e desvaloriza o clube e o seu bom nome, se causa prejuízos de milhões de euros ao clube, se faz com que o clube pague centenas de milhares de euros em multas, se é notícia pelos piores motivos, se nem sequer apoia o Sporting Clube de Portugal, se faz com que os atletas sintam que ‘jogamos sempre fora’, então não está a servir o Sporting Clube de Portugal, então não está a desempenhar a função para que foi criada.”
O Sporting acusa ainda as duas claques do protocolo assinado entre os dois Grupos Organizados de Adeptos (GOA) e o clube. No protocolo, previam-se algumas obrigações dos GOA: “O GOA obriga-se a que os responsáveis dos GOA, os Sócios SCP dos GOA ou simpatizantes cumpram a lei, os Estatutos do SCP e os Regulamentos, no respeito das Instalações Desportivas do SCP e das pessoas e bens e o disposto no presente protocolo”. Ora, os leões entendem que tal não tem acontecido, dada a instigação de “violência”.
A resolução é determinada por aqueles GOA terem vindo a faltar sistematicamente no apoio devido aos atletas do Sporting CP, nomeadamente da equipa principal de futebol, razão primeira da celebração dos referidos protocolos. Com efeito, a única razão de fundo para a celebração dos protocolos é permitir aos GOA as melhores condições para o apoio aos atletas das equipas do Sporting CP; e, faltando esse apoio, falta, naturalmente, a razão de ser da vigência do protocolo“, lê-se no comunicado,
A direção do Sporting diz ainda que o clube “é uma instituição centenária, que sempre fez o seu trajeto no respeito do Desporto e que não pode compactuar com comportamentos violentos, contrários à lei e que apenas contribuem para o afastamento dos restantes Sócios e adeptos dos recintos desportivos”. No último jogo da equipa de futsal dos leões no Pavilhão João Rocha, este sábado, houve cânticos contra a direção do clube, presidida por Frederico Varandas, que teve de sair do pavilhão escoltado pela PSP.
Esta é uma questão em que os Sócios e adeptos do Sporting Clube de Portugal devem estar verdadeiramente unidos. É altura de dizer basta. É altura de tomar uma posição. E a única posição possível é a de defender o Sporting Clube de Portugal. Hoje, lamentando profundamente este desfecho, escolhemos o Sporting Clube de Portugal”: é assim que termina o comunicado.
COMUNICADO NA ÍNTEGRA
O Sporting Clube de Portugal e a Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD informam que, na presente data, resolveram, com efeitos imediatos, os protocolos celebrados, no passado dia 31 de Junho, com a Associação Juventude Leonina e com o Directivo Ultras XXI – Associação.
Esta resolução é determinada em virtude da escalada de violência que ontem [sábado, 19 de outubro] culminou com tentativas de agressões físicas a dirigentes e outros adeptos do Sporting Clube de Portugal.
Regista-se também o incumprimento sistemático, por aqueles Grupos Organizados de Adeptos (GOA), das diversas obrigações que para si resultam dos referidos protocolos, nomeadamente a obrigação prevista na cláusula 3.1., mediante a qual “O GOA obriga-se a que os responsáveis dos GOA, os Sócios SCP dos GOA ou simpatizantes cumpram a lei (nomeadamente a Lei n.º 39/2009 de 30 de Junho, na redacção resultante da Lei n.º 52/2013, ou outra que venha a suceder-lhe), os Estatutos do SCP e os Regulamentos, no respeito das Instalações Desportivas do SCP e das pessoas e bens e o disposto no presente protocolo”, de que são exemplo as multas suportadas pelo SCP e SCP – Futebol, SAD por comportamento dos adeptos.
Mas, mais importante ainda do que estes factos, a resolução é determinada por aqueles GOA terem vindo a faltar sistematicamente no apoio devido aos atletas do Sporting CP, nomeadamente da equipa principal de futebol, razão primeira da celebração dos referidos protocolos. Com efeito, a única razão de fundo para a celebração dos protocolos é permitir aos GOA as melhores condições para o apoio aos atletas das equipas do Sporting CP; e, faltando esse apoio, falta, naturalmente, a razão de ser da vigência do protocolo.
O SCP e a SCP – Futebol, SAD cumpriram, integralmente, os protocolos; e esperavam da Associação Juventude Leonina e do Directivo Ultras XXI – Associação igual cumprimento integral.
O Sporting Clube de Portugal é uma instituição centenária, que sempre fez o seu trajecto no respeito do Desporto e que não pode compactuar com comportamentos violentos, contrários à lei e que apenas contribuem para o afastamento dos restantes Sócios e adeptos dos recintos desportivos. O Sporting Clube de Portugal rege-se pelos seus princípios e não abdicará deles, por muito difícil que seja alterar hábitos e privilégios antigos e sem qualquer justificação dentro do Universo Sportinguista.
Procurámos, com o máximo de abertura possível e pensando exclusivamente no apoio às nossas equipas, reformatar a relação que vinha sendo mantida com os nossos GOA e reformulámos os protocolos de relacionamento, reduzindo benefícios e aproximando os membros dos GOA dos direitos e obrigações que os demais Sócios do Sporting Clube de Portugal têm.
O futuro do Sporting CP define-se inevitavelmente nas decisões que tomarmos hoje e há coisas que já não podem ser toleradas, menosprezadas e que temos de enfrentar com coragem e lucidez. Não decidir será causador dos maiores danos para o destino do Clube.
O presente do Clube é também uma consequência do seu passado. Os crimes cometidos em Alcochete e que se traduziram no maior ataque desportivo, financeiro e humano ao Sporting Clube de Portugal estão na memória de todos e a História não se apaga. Foram dezenas de milhões de euros de prejuízos, danos reputacionais inestimáveis para a imagem, nome e marca Sporting CP. Foi a página mais negra da História do Sporting Clube de Portugal com um impacto muito negativo para o bom nome do Clube, infelizmente com consequências que perduram e dificultam a relação do Clube com outros clubes, dirigentes, agentes, jogadores e treinadores. Mas o que aconteceu tem de servir para que se retirem ilações e devemos, no limite, aprender com essa tragédia. Aprender implica não repetir os erros do passado e não tolerar as tentativas de repetição como o ocorrido na mais recente invasão à garagem em Alvalade. E com que intuito? Mais agressões, mais rescisões, mais perdas.
Uma claque, seja ela qual for, tem uma função: apoiar as equipas do clube. Se é usada para outros fins, se ameaça sócios nos estádios, recintos e assembleias gerais, se usa a violência física ou verbal contra atletas, treinadores, técnicos, dirigentes e outros sócios, se essa violência é gratuita ou patrocinada, se essa violência é espontânea ou instigada, se acha que está acima dos outros sócios, se ataca e desvaloriza o clube e o seu bom nome, se causa prejuízos de milhões de euros ao clube, se faz com que o clube pague centenas de milhares de euros em multas, se é notícia pelos piores motivos, se nem sequer apoia o Sporting Clube de Portugal, se faz com que os atletas sintam que “jogamos sempre fora”, então não está a servir o Sporting Clube de Portugal, então não está a desempenhar a função para que foi criada.
Por fim, está em dívida a segunda prestação relativa à regularização da bilhética de 2018/2019, vencida em 9 de Outubro passado, facto que origina, nos termos da Lei, o vencimento automático de todas as demais prestações previstas no Anexos aos Protocolos.
Assim, decidiu o Sporting Clube de Portugal, a bem dos seus Sócios, atletas, dos seus profissionais, a bem dos superiores interesses desportivos e financeiros do Sporting Clube de Portugal, e do seu futuro, terminar, com efeitos imediatos, o protocolo existente com quem violou dolosamente e conscientemente obrigações desse mesmo protocolo, com quem violou os estatutos do Sporting Clube de Portugal, com quem violou a lei da República Portuguesa, com todas as consequências que daí advirão.
Esta é uma questão muito séria, não exclusiva do Sporting Clube de Portugal, e que a partir dum certo momento tem de ser tratada pelo Estado Português. A violência no desporto e os meios de combate à mesma não são uma questão que o Clube deva tratar sozinho. Mas esta não é também uma questão somente do Estado Português, porque a violência no desporto preocupa e muito as mais altas instâncias do Futebol Mundial, UEFA, FIFA. Em inúmeros Estados Europeus, nomeadamente em Inglaterra, houve coragem para lidar, combater e erradicar a violência dos estádios e recintos desportivos.
Esta questão é demasiado séria. Apelamos que, não obstante divergências legítimas, independentemente de críticas que sejam justas e que reconhecemos, apesar de protestos e críticas razoáveis e pertinentes da massa associativa que humildemente aceitamos, haja o maior sentido de responsabilidade. Apelamos ao mais elevado sentido de Estado para quem quer verdadeiramente o bem-estar do Sporting Clube de Portugal. Apelamos ao mais profundo e genuíno Sportinguismo de todo e cada Sócio do Sporting Clube de Portugal. Esta é uma questão estrutural para o presente e futuro do Sporting CP e não meramente conjuntural. Apelamos a todos os sócios do Sporting CP para que não se faça demagogia com este tema, para que não haja nenhum tipo de oportunismo político em torno desta questão. O Sporting Clube de Portugal não merece isso. Nenhuma divergência com qualquer Direcção ou dirigente justifica uma alta traição ao próprio Clube numa questão desta gravidade. Este é um problema que, a bem de todos, a bem do Sporting Clube de Portugal e até do Futebol Português, tem de ser resolvido.
Esta Direcção enfrentou condições muito difíceis e a nossa missão é apesar do contexto pós-Alcochete, apesar do que fizeram de mal, de muito mal ao Sporting Clube de Portugal – a de entregar o Clube num estado melhor, bem melhor, do que aquele em que o recebemos. Essa é a nossa missão.
Dissemos e reafirmamos que nunca, mas nunca, nos faltará a coragem para protegermos e defendermos o Sporting Clube de Portugal seja do que for, seja de quem for.
E apesar das ameaças, da coacção, das injúrias, dos insultos, apesar dos riscos, apesar de tudo, consideramos que temos todos, mas todos, de enfrentar este problema que se arrasta e que se agrava a cada dia que passa, esperando uma regeneração, um novo rumo, da parte de quem quer realmente apoiar o Sporting Clube de Portugal.
Esta é uma questão em que os Sócios e adeptos do Sporting Clube de Portugal devem estar verdadeiramente unidos. É altura de dizer basta. É altura de tomar uma posição. E a única posição possível é a de defender o Sporting Clube de Portugal.
Hoje, lamentando profundamente este desfecho, escolhemos o Sporting Clube de Portugal.
O Sporting CP é de todos. Viva o Sporting CP!
Pelo Sporting CP e pela Sporting CP – Futebol, SAD
20 Outubro, 2019 at 23:13
A retórica de que nas claques só existem criminosos e violentos só engana os incautos e/ou ignorantes. Imaginem lá que muitas pessoas que andam (ou andaram) pelas claques são pais (ou mães) de família, foram à escola, não têm registo criminal e sabem construir uma frase, para além de que todos conseguem falar melhor que o Presidente do clube. Não é crime gostar de beber umas cervejas, ir cantar para o estádio e gostar também de uma tochas abertas, colorido, emoção, etc etc etc.
Questão diferente, tem que ver com o aproveitamento de que alguns concidadãos, normalmente oriundos de estratos sociais baixos (nem sempre, é certo) fazem do uso das claques, quer para actos de violência, quer sobretudo para o negócio. E isso é um problema que é transversal à sociedade, que os clubes não terão por si só grande capacidade para resolver. A não ser que além de se acabaram com as claques, também se tenha que acabar com estes concidadãos por decreto, não sei bem como, mas espero que não seja com os métodos daquele ser que nasceu no fim do século XIX na região da Alta Áustria.
Concordo que o episódio de Alcochete é demasiado mau para ser verdade, mas está longe de ser aquilo que quiserem e querem fazer dele: terrorismo, atentado, violência desmedida e por aí fora. Em alguns países do mundo onde as merdas são resolvidas com lógica, equidade e justiça (e não como neste país de terceiro mundo, onde a corrupção e a mediocridade é fonte de vida), já assistiram a casos desta natureza e piores e a berraria e o histerismo não atingiu nem um milésimo do que aqui se assistiu. Um susto do caraças e uma cabeça partida (bem como um metro quadrado de relva ardida derivado a uma tocha – num país em que há 2 anos assaram 120 concidadãos nossos não é grande incêndio) é um resultado deste grande terrorismo. NÃO ME FODAM!!
Quanto ao Vagangas, as coisas chegaram a um estado que é inenarrável. Como estou plenamente convicto do golpe que foi feito no Sporting, acredito que isto tudo é feito de forma dolosa, mas ainda assim também começo a acreditar que a incompetência é atroz. É a junção perfeita.
Vagangas, és um palerma (devo ter aqui alguma minuta de resposta à nota de culpa…há que prevenir a coisa).
SL
21 Outubro, 2019 at 1:39
Barata, o mais engraçado é que o Dr Fred Varandas há um ano vangloriava-se de ter sido da Juve Leo. Um vândalo marginal da pior espécie ! Rua já!
SL
21 Outubro, 2019 at 11:48
E até outorgaram recentemente novo protocolo…..enfim, uma tristeza.
SL
20 Outubro, 2019 at 23:14
Se exijo que a Justiça seja Única, Célere e Justa, tem de ser a Ela que devo exigir e não a algo paralelo, tem de ser perante Ela que devo exigir que funcione, não permitindo que algo ou alguém se sobreponha por uma expressão e “força” de uns poucos sobre o Todo.
Espero que a vaticinação sobre a degradação do Sporting não se verifique, nem que nada nos desvie a atenção, pois como Sportinguistas, temos o Dever e Obrigação de Evitar que tal aconteça, tal Dever e Obrigação que nos levou a ser atuantes em tempos passados, de sermos fortes no insucesso, de sabermos escolher o melhor caminho e isso passa por todos.
21 Outubro, 2019 at 7:58
Exiges? “A Justiça é como as serpentes. Só morde os pés descalços.”
Quanto mais um gajo vê o que se passa, mais vê que a Justica é controlada por uma muito pequena minoria, que a usa e abusa para seu beneficio.
21 Outubro, 2019 at 9:34
Black pilling de manhã é crime.
21 Outubro, 2019 at 9:50
Pode não ser a desejável, mas para ser a exigível porque é a imposta pelo estado de direito, tenho, temos de todos os dias exigir que a mesma seja aplicável. Não existem aproximações ou aplicações estéticas.
21 Outubro, 2019 at 12:38
Claro, mas é mais um desejo, um acto de ter esperanca.
Nós não podemos exigir nada, até quando sabemos que os juizes se protegem a eles mesmos. Não é por acaso que o carnide ainda não teve um problema com a justica….. apito dourado, vouchers, emails, mala ciao, lamento mas a Justica em Portugal não funciona.
20 Outubro, 2019 at 23:17
Apesar de concordar em alguma materia, é mais um tiro nos pés da parte do sr varandas
21 Outubro, 2019 at 7:58
Ele não dá tiros nos pés, porque ele rasteja.
20 Outubro, 2019 at 23:17
Estimo bem que as claques se lixem, especialmente que está a dirigi-las a questão não é essa alias o problema das claques é muito mais profundo para ser tratada por uma direcção de “heróis” um clube isoladamente.
Problemas com as claques há em quase todos os clubes e essas questões só se resolvem com intervenção do estado, até porque se trata de segurança interna.
Mais, colar o ataque de Alcochete há JL é no mínimo forçado, quando muito podem e devem colar elementos da JL nesse mesmo ataque e nunca a JL como um todo.
Já agora também estiveram elementos ligados ao DXXI que tenham sido identificados no ataque há academia ?
Em resumo esta temática tem de ser tratada e resolvida pelo estado (governo), pela federação e por todos os clubes ponto final.
E devemos ser nós os contribuintes (em geral) a exigir a resolução dos problemas relacionada com as claques como um todo nacional sem a famosa clubite.
Isto sim seria uma medida que uma direcção responsável deveria tomar representando assim ao menos os contribuintes (3 milhões) do SPORTING CLUBE PORTUGAL que por sinal o único clube em Portugal com adeptos assassinados.
SL
20 Outubro, 2019 at 23:48
Excelente comentário.
É uma questão de Estado e que vergonhosamente continua a ser ignorada. Quantos milhões de euros se gastam anualmente em operações policiais para acompanhar as claques entre estádios em dias de derbies e clássicos? É vergonhoso. Faltam meios nas ruas, mas para acompanhar claques há sp efectivos e orçamento.
20 Outubro, 2019 at 23:50
A juveleo solidarizou-se com os detidos “n” vezes… nunca criticou o ataque. haja alguma memoria, s.f.f.
20 Outubro, 2019 at 23:58
Memoria;
A direcção destituída cortou apoios os comissão geriatrica repôs os apoios.
Espero que ao contrario dos jornaleiros, tenhas memoria:
https://twitter.com/KukaGR/status/1186040860426866688
21 Outubro, 2019 at 0:59
Tau!
21 Outubro, 2019 at 8:08
Com essa calaste-a….
21 Outubro, 2019 at 0:04
Tenho memoria sim, se estou de acordo NÃO…
Mas também tenho memoria dos assassinatos, esfaqueamentos, agressões e destruição de propriedade.
O que fez esta direcção para tentar resolver esse problema NACIONAL do futebol português ?
Não me diga que é esta palhaçada !
SL
20 Outubro, 2019 at 23:23
Todos estes bandidos deviam ir fazer companhia aos que já estão atrás das grades.
Não sao sportinguistas sim oportunistas
20 Outubro, 2019 at 23:29
Viva a raça ariana!
20 Outubro, 2019 at 23:30
É matá-los a todos!
Mas primeiro expulsá-los de sócios!
HEIL VARANDAS!
20 Outubro, 2019 at 23:24
Eu não disse? Certinho! Para os brunistas de serviço, aJL é a guardiã do verdadeiro Sportinguismo. Ataque a Alcochete? Foi chato… Foi a JL? Claro que não! O ridículo continua.
20 Outubro, 2019 at 23:28
O protocolo que o capitão bananas assinou relativo aos goa foi assinado antes de alcochete?
Ou ele teve um pico de amnésia como o orelhas seu primo?
HEIL VARANDAS!
21 Outubro, 2019 at 0:39
Isso foi há 2 meses…uma eternidade como se sabe.
https://www.msn.com/pt-pt/noticias/ultimas/sporting-assina-novo-protocolo-e-acaba-com-convites-para-claques/ar-AAGbLG1
21 Outubro, 2019 at 19:02
Esta ‘rapaziada’ que continua a defender o indefensável …
PAdece de um mal muito conveniente para a narrativa que tentam passar … MEMÓRIA SELECTIVA …
Têm muitas falhas de memória …
Memofante?!?!
20 Outubro, 2019 at 23:28
Que alcochete? Que tem isto a ver com alcochete? Eles assinaram Estes protocolos ha 2 meses!!! 2 meses!!! Agora lembraram-se de alcochete? Treats tudo tretas dum ditadorzeco de meia tijela!
20 Outubro, 2019 at 23:30
Ataque a Alcochete? Ainda é desculpa?
20 Outubro, 2019 at 23:38
Como foi dito atrás, o penico intelectual continua a sua demanda. Próximo a cagar-lhe em cima pode chegar á frente que está na hora.
21 Outubro, 2019 at 0:02
7Up, não me chateies…
21 Outubro, 2019 at 1:01
Preferes prostituta intelectual? É mais chique para o sr Croquete?
21 Outubro, 2019 at 10:01
Prefiro mesmo 7Up.
21 Outubro, 2019 at 12:04
Uma prostituta intelectual a beber 7up? Acho que és mais capacho para brindar com um flute de champagne ao belo Sporting que os teus donos criaram.
20 Outubro, 2019 at 23:40
Que caralho, foi a JL que contratou e despediu o Keizer? Foi a JL que gastou 50M em quasuições? Foi a JL que gastou 30M em comissões? Foi a JL que aumentou o passivo em 43M?
21 Outubro, 2019 at 8:17
@cherba: como classificas este tipo de comentário que este lampião faz constantemente?
Longe de mim moderar isto, porque até ao permite outros esclarecerem. Mas quando é tão básico e repetitivo eventualmente a paciência erode.
21 Outubro, 2019 at 10:05
Para ti não ser rebanho é ser lampião. Felizmente não há censura neste espaço, não é a Tasca de Pyongyang. Deixa-te de apelos patéticos à minha exclusão.
21 Outubro, 2019 at 12:06
Ai não é a Tasca de Pyongyang? Tu que estás sempre a dizer que é a Tasca do Bruno, do coreano, do ditador.
Contradizes-te em cada comentário.
Sabes lá o queres. Queres tachinho de croquetes e comer umas migalhitas do tacho. E o Sporting que se foda.
21 Outubro, 2019 at 9:33
Tu és mesmo o sportinguista mais virtuoso do mundo. Que elevação. Que moral.
Tens hoje uma equipa à tua imagem. Hoje podemos todos ver o que é um Sporting de Jonas. Não gostamos. Temos pena.
21 Outubro, 2019 at 10:07
Mas onde é que eu disse que temos um bom plantel ou que estou contente com a gestão do futebol profissional nesta época? Estou completamente frustrado. Ao contrário da época passada, em que conquistámos dois troféus.
21 Outubro, 2019 at 12:06
Então não estás frustrado. Os teus comentários indicam que estás muito frustrado. Melhor só se estivesse lá o Godinho.
21 Outubro, 2019 at 18:29
Eu também não disse que tu dizias que era de sonho. Disse que está à tua imagem. É leres o Eduardo e percebes logo.
Beijinhos, maluco.
21 Outubro, 2019 at 19:04
Ao ‘contrário’ do ano passado?!?!
Fodasssssssss… DEmagogia …
A partir de Janeiro 2019 não jogaste nada, nickles …
Venceram as duas Taças devido a … SORTE … É dificil encaixar isso?!?
21 Outubro, 2019 at 20:47
Mas agora os troféus dividem-se em duas categorias: os bem ganhos e os ganhos com sorte?
21 Outubro, 2019 at 21:07
Tu é que sabes. estás sempre a dizer que BdC só ganhou 2 taças nos penalties com sorte e uma delas ao Setubal.
#PenicoIntelectual
20 Outubro, 2019 at 23:27
Medidas tomadas por alguém do Sporting CP após Alcochete:
https://www.publico.pt/2018/05/21/desporto/noticia/sporting-suspende-apoios-a-juventude-leonina-e-pede-audiencia-urgente-a-antonio-costa-1830819/amp
20 Outubro, 2019 at 23:31
A cartilha é que o homem não fez nada.
20 Outubro, 2019 at 23:33
É natural alguma confusão.
Afinal assinar algo num 31 de junho , complica.
20 Outubro, 2019 at 23:37
LOL nem tinha reparado nisso.
Estes fdp fazem de propósito.
Não é possível!
21 Outubro, 2019 at 0:50
Mas é claro que fazem.
Mas há dúvidas?
20 Outubro, 2019 at 23:39
https://twitter.com/bancadadeleao/status/1186013874698571777
…
20 Outubro, 2019 at 23:39
Passou algum tempo e a unica coisa que me ocorre, agressões e vandalismo não são um problema de ordem publica?
Qual o interesse de transformar o problema numa questão interna? Fácil, fácil.
Poeira, justificar a incompetência …. abram os olhos deixem de consumir os “notáveis” na televisão.
21 Outubro, 2019 at 1:49
Malcolm, foram essas as minhas perguntas há 2 horas atrás
Álvaro Dias Antunes
20 Outubro, 2019 at 22:47
Responder
“(…)
O gordo, ditador, coreano e chavista, bastava uma palavrinha no Facebook e ele eram voltas olímpicas, lenços brancos, “Bruno cabrão pede a demissão”, … mas aí estava tudo bem porque os lenços brancos eram distribuídos nas entradas para a central.
Volto a fazer as perguntas que fiz noutro post:
– Se até pediram (e com toda a justificação, reconheço) reforço policial para acautelar a sua saída do Pavilhão, como é que houve “tentativas de agressões físicas ao presidente e outros dirigentes” e não há um único “agressor” detido ou sequer identificado pela Polícia?
– Por que razão, em vez de fazer esse Comunicado não agiram criminalmente contra os “agressores”?
– Ou então, porque não apresentam queixa ao Ministério Público por inacção dos elementos policiais?
– Em vez de “disparar” contra 4 000, por que não agiram concrecta e especificamente contra os que prevaricaram?
– Aliás, por que razão ainda não processaram internamente nenhum dos elementos da JuveLeo e sócios do SCP envolvidos na invasão de propriedade e subsequentes distúrbios ocorridos em Alcochete?
O ÚNICO DELITO COMETIDO “CONTRA” A DIRECÇÃO NO PAVILHÃO JOÃO ROCHA FOI DE OPINIÃO!!!
SL
21 Outubro, 2019 at 7:17
Nem mais
21 Outubro, 2019 at 8:20
Foda-se. Haja quem ainda pense neste antro! Clarividência é precisa! Que nação tão burra a nossa, credo…
21 Outubro, 2019 at 10:14
Tudo dito, Álvaro!
SL
20 Outubro, 2019 at 23:41
O fim dos protocolos significa que as claques vão ter de sair das casinhas e entregá-las ao clube?
Pago para ver.
Como dizia o outro, “Adoro o cheiro a Napalm pela manhã”.
20 Outubro, 2019 at 23:56
Má sina do Sporting, tivessemos antes feito uma academia em Torres Vedras e nunca teria existido um ataque a Alcochete…
21 Outubro, 2019 at 0:11
Este fim de semana foi de loucos e tive de “desligar” um bocadinho.
Agora ligo a televisão e falam desse comunicado. Honestamente, ou não fazem ideia do que estão a fazer, ou já estão por tudo.
Primeiro, assusta-me que o Clube esteja refém das claques. O que está a acontecer tem de ser visto com preocupação. As claques não podem derrubar presidentes. Aconteceu antes com BdC e agora com FV. O que acontecerá ao próximo?
No entanto esta decisão da direcção é na minha opinião um enorme tiro de canhão nos pés. Esta decisão oficializa uma guerra e dá as claques um poder que estas ainda não conheciam.
Se a intenção era vitimizar-se, colher a simpatia dos sócios que não gostam das claques, ou passar uma imagem de coragem, aquilo que fica é o desespero e uma total incapacidade de lidar com os problemas do Sporting e a contestação crescente.
Este CD só sabe falar através de comunicados e propaganda manipuladora por não serem capazes de explicar olhos nos olhos aos sócios e adeptos o que estão a fazer ao Clube.
Teria sido diferente se ao invés de
mensagens panfletárias tivessem oferecido aos sócios honestidade e respeito.
Agora, estão cada vez mais isolados e vão pagar o preço do revanchismo e divisionismo que alimentaram desde o primeiro dia de mandato. Acabaram de acender o rastilho de um barril de pólvora.
21 Outubro, 2019 at 0:30
completamente de acordo!
21 Outubro, 2019 at 0:42
Como é evidente chamar coragem à tentativa de vitimização para ganhar mais algum tempo só lembraria aos cofinados.
21 Outubro, 2019 at 8:07
Excelente
21 Outubro, 2019 at 8:22
Isso!
21 Outubro, 2019 at 0:17
+1
21 Outubro, 2019 at 0:18
Hipócrisia no seu máximo!
Moralistas sem moral!
21 Outubro, 2019 at 0:21
A única coisa boa disto tudo é que se estão a conjugar todos os fatores para alguns golpistas serem corridos à paulada!
21 Outubro, 2019 at 0:24
Primeiro que tudo, voltar a referir que este CD tem de sair do Sporting. Andamos à deriva.
Relativamente a está decisão, o que está em causa não me choca nada. Apenas considero que foi feita em má altura. Parece ser apenas uma retaliação pela forma como o próprio tem sido tratado…
Mas no fundo não discordo, o papel das claques têm de ser repensado e a JL tem prejudicado o Sporting.
21 Outubro, 2019 at 9:28
De tudo o que nos prejudica, é incrível que a urgência seja um grupo que apoia os nossos atletas há décadas… A arte de saber escolher inimigos por varandas…
21 Outubro, 2019 at 0:29
antes faziamos guerras com o sistema, hoje fazemos guerras com os nossos!
é fazer fé na união!
21 Outubro, 2019 at 0:37
O problema era quando se chamava sporting@d0s (sportinguistas aziados) a gajos como Paulo Pereira Cristóvão, Godinho Lopes, Carlos Severino, José Pedro Rodrigues, Ribeiro Cristóvão, Abrantes Mendes, Madeira Rodrigues…
Agora fazem guerra a qualquer sócio discordante mas está tudo bem.
21 Outubro, 2019 at 0:38
“Faz “falta” um Sporting forte ao futebol português oh Sousa Martins”
21 Outubro, 2019 at 0:42
“A seguir vão vocês”
Há dúvidas?
21 Outubro, 2019 at 0:52
Já estão a ir de há um ano a esta parte.
Só agora começam a abrir os olhos.
Esperemos que não seja tarde demais.
SL
21 Outubro, 2019 at 1:09
Cada dia que passa, é mais um dia de desgraça!
SL
21 Outubro, 2019 at 1:00
1. Unir o Sporting e Separar as Claques… Quer arregimentar a Torcida e a Brigada… (que de santinhos não têm nada)??? Está bonito isto…!!! Aquela Sul vai ser de fugir no próximo jogo… (eu nem preciso que não ponho lá os pés este ano… sorte a minha)
2. Desviar o foco… Culpas eu…??? “Eu nunca me engano e raramente tenho dúvidas”
3. Ok. Acabou-se o protocolo… E…??? Já não éramos nós, o clube, que pagavamos…. Como vai ser a partir de agora…???
21 Outubro, 2019 at 1:14
31 de junho…
No comments.
Quanto à decisão, esses tipos da direção nem sequer do Sporting são.
As claques têm falhas, erros, etc (quem não os tem?) Mas sai eles que faça sol ou chuva, em casa ou fora… estão sempre lá.
Tudo dito
Volta Bruno
21 Outubro, 2019 at 1:24
Boas Noites, Caros Tasqueiros.
Duas observações:
1- “Esta resolução é determinada em virtude da escalada de violência que ontem [sábado, 19 de outubro] culminou com tentativas de agressões físicas a dirigentes e outros adeptos do Sporting Clube de Portugal.” – pode ler-se no comunicado.
SE isto é verdade (e estou a dizer SE!) é absolutamente inaceitável este tipo de comportamentos.
Uma claque tem a sua “razão de ser” o apoio ao Clube. Nunca, jamais, em tempo algum se pode pactuar com este tipo de atitudes por parte de elementos de claque.
NÃO PODEMOS “andar aos gritos” quando outros agridem nossos adeptos/atletas/dirigentes (como o infeliz Miguel Albuquerque) e “fechar os olhos” QUANDO OS “NOSSOS” TENTAM FAZER O MESMO!
2- Quem não quer sofrer contestação não concorra para Presidente de Clube.
Contestação mais ou menos ruidosa, mais ou menos “educada”… acho perfeitamente compreensível que aconteça. Até insultos compreendo (ou isto não fosse futebol, que é movido – pela parte dos adeptos – pela paixão e emotividade).
Faz parte do “meio”.
SL
21 Outubro, 2019 at 19:07
Pois… O Livramento …
Devia querer era claques com este estilo …
https://www.youtube.com/watch?v=ZbDh20ViNFg
21 Outubro, 2019 at 1:50
31 Junho?
Alguém leu o comunicado do Sporting?
21 Outubro, 2019 at 2:53
Corrigiram posteriormente…
21 Outubro, 2019 at 17:09
É no que dá escrever e publicar sem ler um comunicado ditado pelo presidente.
21 Outubro, 2019 at 1:55
Por um lado acho que o estádio deveria ficar às moscas, convites vip não devem faltar e toda a gente sabe o que atrai as moscas! Mas por outro lado gostaria de ver o estádio, claques completamente cheio com apoio aos jogadores mas com o estádio todas as bancadas a pedir a demissão do Varandas! Poderia ser considerado uma chapada de luva branca das claques ao Varandas! Mas tem que ser o estádio a fazer ouvir a sua voz! Doutor Varandas pede a demissão!!!
21 Outubro, 2019 at 2:01
Já agora dizerem que foram as claques que fizeram os cânticos, tentativas de agressão mas ninguém foi detido nem identificado como podem afirmar que foram so os elementos das claques? Eu vi umas pessoas na central durante o jogo a cantar e não eram da claque! Tenho pena de não ter estado lá que cantaria o mesmo! O que ele fazia ali? Raramente aparece no pavilhão!
21 Outubro, 2019 at 2:04
“Já agora dizerem que foram as claques que fizeram os cânticos, tentativas de agressão mas ninguém foi detido nem identificado como podem afirmar que foram so os elementos das claques?”
Dizem que que foram instigados pelas publicações do coreano….
21 Outubro, 2019 at 8:00
Isto tudo comecou depois da Radio Estádio ter comecado com os comentarios com assinatura de BdC…..
Tu queres ver????
21 Outubro, 2019 at 19:08
Próximo passo …
Encerrar a Rádio Estádio?!?!
21 Outubro, 2019 at 4:10
Os ingleses acabaram com as claques e o futebol não acabou por lá.
21 Outubro, 2019 at 8:05
Acabaram? Segundo sei, o que eles acabaram foi com os Hooligans.
Esses não iam apoiar as equipas, mas apenas para a porrada, por isso pouco ou nada mudou em termos de apoio à equipa. Até aumentou, porque com maior seguranca mais familias passaram a ir aos estádios apoiar as equipas.
Mas a cultura inglesa é diferente. Lá as pessoas realmente apoiam o futebol, não apenas uma equipa. Em Portugal sabemos que não é assim.
21 Outubro, 2019 at 8:13
Cá não há casas do carnide, porco e Sporting em cada terreola, e o pessoal apoia o clube local em, em vez de 99% dos adeptos serem de dois ou três clubes
21 Outubro, 2019 at 8:52
É isso.
E em Inglaterra as pessoas gostam do jogo. Podem aplaudir um adversário se tiver jogado bem. Não são os adeptos das vitórias.
Em Portugal, quando alguem diz que não é de um grande, perguntam logo “mas e dos grandes, qual é o teu clube?”.
21 Outubro, 2019 at 9:25
Lembraste de jogar com o arsenal e tudo o que se ouvia eram os sportinguistas a cantar?
21 Outubro, 2019 at 22:44
Quando corre bem são os adeptos sócios do Sporting, quando corre mal são as claques
21 Outubro, 2019 at 6:27
Bom dia a todos,
Um café cheio e um mon cheri, aqui vão as gordas.
Guerra às claques
Wendel e acuna no mercado – quase nem se nota estas pequenas gordas.
Goleador em agenda para janeiro
Ex dirigentes, ex candidatos e sócios ponderam avançar com pedido de destituição.
Marega de olhos postos nos rangers
Fabio Silva vai renovar
Rafa volta com lyon
Jesus ganha clássico e esta a um passo de ser campeão
Jesus quer voltar, contrato acaba em dezembro e não fecha a porta a nenhum dos grandes.
21 Outubro, 2019 at 7:27
É preocupante essa ultima gorda, porque sabemos que ele terá de ser compensado pelo seu papel em Alcochete, e nesse sentido poderá perfeitamente vir a substituir o Silas.
21 Outubro, 2019 at 9:24
De repente já teríamos dinheiro. Para jj e para os seus talentos brasileiros detectados enquanto esteve no flamengo. A diferença é que agora jj deve custar dez por época.
21 Outubro, 2019 at 7:09
Se se considera que um dos problema esta’ dentro do Sporting.. concordo.
mas nao concordo em se generalizer ou em se dividir entre claques boas e claques ma’s. Acredito que a JL esteja a ser instrumentalizada, os “profissonais de claque” estao a ser instrumentalizados porque perderam rendimentos e beneficios – e que a maioria dos membros da claque sejam simples e genuinos Sportinguistas que estao la’ por devocao ao Clube.
Inglaterra tinha um problema maior que Portugal e conseguiu resover de forma efectiva – os bons exemplos sao para seguir.
SL
21 Outubro, 2019 at 9:23
Então se dessem gameboxes a cada ultra, eles cantavam “varandas, varandas, és o maior, perder com o Alverca, que é isso? Podia ser bem pior!”?
21 Outubro, 2019 at 19:11
Agostinho …
Este ‘porreirinho’ não tem noção …
Fala, fala, mas não sabe de nada …
Para este tipo de gente o SCP é … uma quimera …
21 Outubro, 2019 at 7:25
Cortar apoios às claques é sempre uma boa medida, em especial a juve que foi a claque “convidada” a ir a Alcochete…
Agora vamos analisar o que foi feito desde os “ataques”:
– Presidente BdC corta os apoios às claques -> foi destituido
– CG volta atrás e mantem os apoios e vai mais longe ao afirmar publicamente que “tudo o que passou está no passado, vamos esquecer tudo”
– Novo presidente não só mantem tudo como faz novo protocolo
– Meses depois, após ser severamente criticado, decidem cortar nos apoios, não por causa de Alcochete mas por supostas agressões que nunca aconteceram
Basicamente as “agressões” que aconteceram em Alcochete e estão a ser investigadas não causam problemas, mas as pseudo-agressões (isto é, as criticas em todos os jogos dirigidas ao presidente) já são um grande problema.
21 Outubro, 2019 at 9:21
Andamos a escrever o mesmo. Chato para quem lê, mas teve de ser. +1
21 Outubro, 2019 at 7:42
Será que é desta que vançam as notas de culpa para os invasores de Alcochete? É que agora parece que já são descartáveis… Aguardo ansioso!
Eu não me esqueço da jl ao lado do cintra cerca de 1-2 meses após a invasão… Viu-se bem quem eles serviram na altura.
Z
21 Outubro, 2019 at 9:20
Estamos todos a ver o mesmo filme. Menos os senhores da paz e da união, do Sporting selecto que não recorre do e toupeira, que quer Mendes à mesa, que admira a máquina do rival da segunda circular. Ainda bem que já sabemos quem são, pelo menos na tasca.
Nem a perder com o Alverca, entendem que basta do projecto Unir o Sporting.
21 Outubro, 2019 at 8:31
Isto tudo tem uma expressão bem portuguesa: Perdido por 100, perdido por 1000. Varandas está em modo autista e desesperado. E como é um tipo do mais arrogante que há, prefere ver o clube a arder, deitar-lhe mais gasolina e ficar a assistir no alto da tribuna presidencial…do que contribuir para a pacificação do clube saindo pelo próprio pé. Neste momento toda a gente já viu que Varandas é uma fraude.
SE Alcochete fosse mesmo uma preocupação, Varandas tinha ido a votos com a ideia de suspender os apoios às claques escarrapachada no programa de campanha eleitoral e sujeitava-se. Mas na altura precisava dos votos e até se associou ao Barbini para os assegurar. Depois, A contradição: o protocolo assinado. Ninguém assina acordos com claques se acredita mesmo que são os culpados de Alcochete. E agora, a rescisão do mesmo protocolo no pior momento da sua presidência, após aquela imagem do pavilhão TODO (não apenas as claques) a cantar contra ele e quando vê que não tem apoio de nng.
21 Outubro, 2019 at 12:08
Isto!
21 Outubro, 2019 at 19:11
Tão óbvio.
21 Outubro, 2019 at 9:01
Só falta rescindir com os sócios 🙂
21 Outubro, 2019 at 9:13
Muitos já rescindiram com o clube.
21 Outubro, 2019 at 9:17
Está nas guidelines. Sócios >>> consumidores da marca. É ver as setinhas.
21 Outubro, 2019 at 9:16
Pensar como os 71 pensam…
Alcochete foi horrível, horrível, fez lembrar Auschwitz. As claques fizeram Alcochete, são horríveis, horríveis.
Bdc corta relações com as claques. Para os 71 não chega, expulsam o Bdc.
A comissão reata relações com as claques. Varandas é o melhor amigo da comissão. Varandas ganha as eleições.
As claques são fixes. São importantes.
Varandas faz protocolo com as claques.
Varandas corta com as claques porque elas são horríveis e não podem andar a chamar lhe nomes em público. Os 71 relembram Alcochete.
É isto, não é?
Meus caros, no Sporting e no Mundo, a divisão é óbvia. Há homens com níveis de estrogenio tão altos no sangue que só querem paz, união e civilidade mesmo que vejam o que afirmam amar (o clube, a democracia, a justiça, etc…) definhar até morrer. Tudo porque não aguentam mais. A vergonha, a humilhação pública, o gozo dos rivais. Larguem a soja, caralho! As coisas boas que existem no mundo foram criadas por gente que não se ralou com humilhações públicas, por gente que até a vida arriscou ou perdeu pelo que acreditava. Não foi por gajos todos larilas que sucumbem por bocas do cunhado no churrasco de sábado.
21 Outubro, 2019 at 9:56
+1
21 Outubro, 2019 at 19:18
Faria aí uma pequena correcção, pois os 71 não acham que “Bdc corta relações com as claques”, mas que “Bdc usou as claques como capangas para invadir Al Cochete.”
Assim, escreveria:
“Alcochete foi horrível, horrível, fez lembrar Auschwitz. As claques fizeram Alcochete, são horríveis, horríveis.
Bdc usou as claques como capangas para invadir Al Cochete. Rua, Bdc!”
*invadir e não invadirem, pois estou a referir-me ao BdC.
21 Outubro, 2019 at 9:24
Só li o primeiro parágrafo do comunicado…
Quando li 31 de junho parei …
Que incompetência !!!!
21 Outubro, 2019 at 18:32
Cheirou te a meme
21 Outubro, 2019 at 19:13
Eles queriam era claques deste estilo …
https://www.youtube.com/watch?v=ZbDh20ViNFg
21 Outubro, 2019 at 19:19
Ahahahahahah!
22 Outubro, 2019 at 2:30
A “guerra” tá aberta, e em tempos de limpeza de sebo não se limpam armas… portantUs siga pra bingo com esta bananagem croquete!