Quem o diz é Eduardo, numa entrevista ao Expresso. Está no Sporting desde o verão e não há quem conheça melhor Silas, o terceiro treinador da época. O brasileiro já lhe disse que prefere jogar a 8 em vez de a 6 e garante que os adeptos ajudarão mais se não assobiarem a equipa.
Foste o jogador que ficou mais contente com a chegada do Silas?
Não sei como reagiram os outros, mas eu fiquei muito feliz. Ele já me conhecia da época passada, é um grande prazer trabalhar com ele novamente.
Os outros jogadores perguntaram-te muito sobre ele?
Sim, tiraram dúvidas, perguntaram como era o trabalho no dia a dia, se era um bom treinador. Passei a informação toda para eles, todo o mundo gostou, e agora estão a gostar dos treinos, da atitude e do Silas, como pessoa. Disse-lhes que é um cara muito inteligente, gosta que a equipa jogue com bola e que pressione. Ele cobra muito nos treinos e vai retirando o melhor de cada jogador.
Como é o Silas durante o treino?
É um treinador mais reservado, está mais na dele, mas quando é para cobrar cobra mesmo. Quando não estás a fazer uma coisa da forma certa, ele vem e fala. É um bom treinador, e estamos a gostar do trabalho dele. No final do treino, quando acha necessário chamar alguém, ele chama, conversa, fala sobre a maneira como quer que te posiciones em campo, a atitude que deves ter. Explica-se bem. Gosto de ter bola, de jogar, ele pede isso, e agradou-me logo bastante a forma como trata toda a gente de igual.
O Silas jogava no meio-campo. Ensinou-te muitas coisas?
Ele e o José Pedro, o adjunto, falam bastante comigo, já na época passada me explicavam como podia melhorar o meu jogo, onde me devia posicionar e essas coisas. Isso foi muito bom para mim, agora está a voltar a ser, e espero dar sequência a tudo.
O Silas pede-vos que arrisquem?
Pede que a gente saia a jogar, mas também diz que, quando não der, é atirar a bola para a frente e fazer a equipa subir. É jogo normal. Nós estamos lá dentro e temos de tomar as melhores decisões, porque sabemos o que se passa no campo. Prefiro ter este estilo de jogo, qualquer jogador gosta de ter a bola.
Porque se fala na diferença de intensidade entre o Brasil e a Europa?
Os jogos acabam por se partir entre o ataque e a defesa. Aqui não, o jogo é mais compacto e junto, que é o que o [Jorge] Jesus está a fazer lá agora com o Flamengo. É também por isso que o Flamengo está um passo à frente.
Preferes jogar a 6 ou a 8?
Gosto mais a 8, para chegar à área. Na época passada joguei a 8 e estou mais habituado. A 6 não estou habituado, o que me custa mais é o posicionamento, ainda me perco um pouco, mas faço, como já fiz esta temporada.
Não é uma vantagem estar com a bola de frente para o jogo, a 6?
A 8 também posso ir buscar a bola, descer, cair pelos lados, arrancar. Posso conduzir a bola, porque gosto muito de pegar e partir com ela dominada. O Silas também dá liberdade aos jogadores para fazerem aquilo que querem. Já sabia que ia ser tudo diferente. O Sporting é um clube gigante, sabia que ia ter menos espaço e que os adversários iam defender-se e ficar mais tempo atrás da linha da bola. Vinha preparado para ter mais posse e chegar mais na área para fazer golos e dar assistências. Quando tiver oportunidade, vou pegar na bola, arrancar e ir para cima, que é o meu forte. Temos de ter mais calma e paciência, circular a bola de um lado para o outro até abrir espaços para podermos agredir o adversário e criar oportunidades.
Tiveram dois jogos em quatro dias mal o Silas chegou…
O grupo conversou, falámos como seria importante vencer estes dois jogos, o Silas também o disse, e felizmente conseguimos fazer grandes jogos e sair com a vitória. Agora temos duas semanas para treinar, o Silas já está a colocar a sua ideia.
O que sentes quando ouves assobios da bancada num jogo em casa?
É desconfortável. Não tem como não notar. Temos de remar para o mesmo lado. Os adeptos estão no direito deles, mas, enquanto o jogo estiver a rolar, independentemente do resultado, têm de estar a apoiar e a incentivar. Depois, no final do jogo, se não tiverem gostado do que aconteceu, aí podem vaiar. Acontece, é normal, são coisas do futebol. Mas temos todos de remar para o mesmo lado, porque as coisas vão dar certo daqui para a frente.
No Brasil, jogaste com o Ronaldinho Gaúcho no Atlético Mineiro. Lembras-te de quando o conheceste?
É uma pessoa fantástica, dentro e fora de campo. Conheci-o no primeiro dia de treinos e pedi-lhe logo para tirar uma fotografia com ele. “Posso tirar uma foto, para deixar registado?” É um ídolo mundial, um dos melhores jogadores da história. Fazia coisas que nos deixavam boquiabertos. Era muito tranquilo, falava com todos, tratava toda a gente bem, sempre humilde. Foi o melhor com quem já joguei. Estava sempre com um sorriso no rosto, sabíamos que era só entregar-lhe a bola no pé e dali saía coisa boa.
Ter um jogador muito melhor que os outros limita o jogo da equipa?
Acho que não, até é bom, porque a gente sabe que tem um jogador que decide, que faz a diferença, e é sempre bom ter alguém assim na equipa.
Acontece o mesmo com o Bruno Fernandes no Sporting?
Sim, o Bruno tem muita qualidade, é indiscutível, decide os jogos quando a coisa está feia. É um jogador espetacular, confiamos muito nele, é o nosso capitão e sabemos da qualidade que também nos passa dentro de campo.
Ele é muito exigente convosco?
É o nosso capitão, tem de cobrar. Fala, ajuda e incentiva, é isso que um capitão tem de fazer nos treinos e nos jogos. Está a fazer um grande ano, já o tinha feito na época passada e agora está a dar continuidade.
Alguma vez ficaste chateado por alguém te cobrar?
A cobrança é normal, vem de alguém que está a querer ajudar e incentivar. Não sou de falar muito, mas, quando falo, é para ajudar. Quando cobro quero ajudar a pessoa a estar em cima. Todos queremos ganhar e dar o melhor, então acabamos sempre por dizer alguma coisa. Mas é tranquilo, essas coisas ficam no campo.
Entrevista originalmente publicada na edição de 12 de outubro de 2019 do Expresso.
21 Outubro, 2019 at 15:17
Tive uma ideia, e se em alternativa ao assobio e ao insulto a malta começasse a rir-se nos estádio! Toda a bancada a rir-se, o Alverca a enfardar o 2º golo e todos a rirem-se! Era lindo, e ninguém podia reclamar com isso pois poderia ser lido como sinónimo de boa disposição nas bancadas…
Pensem nisso 😉
21 Outubro, 2019 at 15:40
Isto é apenas o reflexo do triste estado a que aqueles que votaram nestes PALHAÇOS conduziram o SCP …
Tudo serve para funcionar como “escudo” da direcção de INCOMPETENTES, TRAIDORES, GOLPISTAS, ALDRABÕES …
Eu a este jogador, e depois desta miserável entrevista dava-lhe já a guia de marcha …
PUTA QUE O PARIU …
Mas, mais uma vez ele não é o culpado por estar no SCP, quem o foi buscar sim … Agora é completamente culpado das frases que balbuciou nesta merda de encomenda sob a forma de entrevista …
VAI MAS É PRO MEIO DO CARALHO CHULO!!!
21 Outubro, 2019 at 15:47
Ainda não percebi bem o que vale o Eduardo, como outros que vieram.
Não conhecia muito o seu percurso em PT, vi aqui escrito por alguns tasqueiros que era bom jogador e vinha acrescentar qualidade, quem o escreveu, não me parecia estar a “passar pano” á estrutura de futebol.
No Brasil era pouco conhecido.
Também esta fase em nada ajuda os jogadores mostrar qualidade.
Atualmente só com Liga Europa por jogar, pode ser que o Silas consiga fazer alguma coisa deste plantel.
Quero acreditar que esta malta, vale mais do que tem mostrado.
Precisa de estabilidade e de alguém que trate da parte psicológica e táctica.
Quanto ás palavras em si..ZzZzZzZzZz, percebo o que ele diz, mas futebol sempre foi isto.
É lidar.
E esta é a sua profissão.
21 Outubro, 2019 at 15:50
Sou contra os assobios durante o jogo. Especialmente quando não vejo que o problema seja aplicação mas sim desorientação, que é o caso.
Eu não tenho nada contra estes jogadores. Muitos não têm qualidade para jogar no Sporting mas a culpa não é deles.
Por mim durante e depois do jogo…é apoio à equipa e mandar o presidente mamar na quinta pata do cavalo…
21 Outubro, 2019 at 16:03
Isto. Só reforçar que com vitorias ou sem vitorias daqui até lá, se não ocorrer nenhum imprevisto pessoal, estarei em Paços a apoiar e espero que tal como nas Aves, jogando bem ou mal, não haja nenhum motivo para apupar.
De referir, mais uma vez que nas Aves, com uma exibição de merda, as claques entoaram cânticos de apoio do primeiro ao ultimo minuto, em momento algum, houve falta de apoio e ou até criticas à direcção.
21 Outubro, 2019 at 16:05
Além disso…
O Eduardo acabou de perder contra uma equipa da 3ª divisão…
Devia era ter vergonha na cara e pedir desculpa a cada 3 palavras que diz…não é ainda mandar bitaites…
21 Outubro, 2019 at 16:48
Neste ponto, tenho que discordar doa amigos Tiago e Malcolm.
Mesmo sem qualidade para jogarem no Sporting, são jogadores PROFISSIONAIS, com qualidades técnica e táctica bem superiores aos jogadores do Alverca.
Isso para não falar dos ordenados generosos que recebem.
Continuem a passar-lhes a mão pelo pêlo e a dizer que não têm culpa… Tadinhos…
21 Outubro, 2019 at 16:49
*dos
21 Outubro, 2019 at 17:29
Cada um verá o que vê…
Eu não vejo os jogadores a baixarem os braços e a não tentarem…eu vejo os jogadores completamente desorganizados, a correrem como baratas tontas, sem jogarem como equipa…
O Doumbia corre como crl…só que nunca está onde deve estar. Vou assobiar para quê? Ele tenta…não é falta de vontade. É de cabeça e de quem o oriente…
21 Outubro, 2019 at 19:28
Há falta de vontade em muitos lances, com e sem bola.
Seguramente se dessem tudo, mesmo mal organizados venceríamos sempre o Alverca.
21 Outubro, 2019 at 18:18
Sai uma volta olímpica ao próximo jogo em Alvalade. Não se perde todos os dias com equipas da 3° divisão.
21 Outubro, 2019 at 16:18
Quem??
Vai mas é levar na anilha, oh rapaz
21 Outubro, 2019 at 16:42
O próprio assume que é 8.
Mas afinal quem são os 6s?
O Battaglia que começou lesionado era o único trinco que a estrutura entendia necessário para esta época?
O mesmo batta que jogava a 8 com o William a 6?
O que é que os apoiantes de varandas têm de ver mais para terem vergonha na cara?
21 Outubro, 2019 at 16:47
+1906
21 Outubro, 2019 at 16:55
A sorte é que «Os rivais perderam alguns dos melhores jogadores e o Sporting reforçou-se».
Isto, tendo em conta que «Houve um trabalho profundo que nos permitiu fazer uma redução salarial de sensivelmente dez milhões de euros. (…) e, parece-me, não reduzimos a competitividade do plantel profissional.»
21 Outubro, 2019 at 17:00
Há muitos que dizem que jogadores como o Eduardo e outros não têm qualidade para o Sporting. É possível… Então que fazer? Assobiar jogadores que vestem a verde-e-branca, ainda que eles dêem o litro.
Há muitos que dizem que os últimos treinadores não têm qualidade para o Sporting. É possível… Então que fazer? Assobiar jogadores que vestem a verde-e-branca, ainda que eles dêem o litro.
Está certo.
21 Outubro, 2019 at 17:21
Essa malta das centrais e camarotes de facto não sabe estar.
Vêm nos andarilhos e de charuto nas beiças, e só sabem assobiar.
Cambada de arruaceiros
21 Outubro, 2019 at 17:25
Não creio que quem assobie ache que eles dão o litro…é mesmo esse o ponto…
21 Outubro, 2019 at 17:26
Escreveste DUAS VEZES “ainda que eles dêem o litro”.
A minha pergunta é esta: achas mesmo que eles têm dado o litro?
Há já lago tempo que têm feito exibições miseráveis.
Achas mesmo que “têm dado o litro”?
Os treinadores têm a sua quota parte de culpa? Claro que têm!
Mas estamos a falar de JOGADORES PROFISSIONAIS, PAGOS PRINCIPESCAMENTE.
Achas que não têm qualidade suficiente para levarem de vencida uma equipa do CNS?
21 Outubro, 2019 at 17:26
*largo tempo
21 Outubro, 2019 at 19:09
Mas não dão o litro ou são mesmo maus?
21 Outubro, 2019 at 19:26
aahahahaha
Olha a tua claque …
https://www.youtube.com/watch?v=ZbDh20ViNFg
21 Outubro, 2019 at 17:04
Ele disse mesmo que a equipa fez dois grandes jogos quando o Silas entrou? A sério, dois grandes jogos?! Não tem noção, não tem mesmo, coitado! Ainda pensa que está em Belém…
Quanto ao apoio, eu sempre achei que a equipa deve ser apoiada durante o jogo e que os sócios e adeptos se devem manifestar no final do jogo e em conformidade com o mesmo. Mas sempre levei com a resposta de que “a equipa é que puxa pelos adeptos”… Ora, se é assim como dizem, e eu continuo a não concordar, mas aceito que a maioria assim pense, apoiar por decreto nunca vai funcionar, meus amigos. Nem aqui, nem na China!
21 Outubro, 2019 at 17:43
É fartar vilanagem! Ai de quem agora fizer uma critica à JL! O homem só disse uma coisa óbvia. Quem quer protestar que o faça no fim do jogo. Mas para os brunistas isso é um absurdo…
21 Outubro, 2019 at 18:54
Bom era, fazer como nas repartições das finanças, deixar a crítica na caixinha.
Um pau enrolado com jornais pelo lombo abaixo era pouco.
21 Outubro, 2019 at 18:56
No teu lombo. (leia-se)
21 Outubro, 2019 at 19:27
Olha a tua claque …
https://www.youtube.com/watch?v=ZbDh20ViNFg
aahhahahaha
21 Outubro, 2019 at 19:37
Epa, já não me lembrava disto. É brutal, o que os croquetes querem que as nossas claques sejam é isto mesmo. Se fosse feito de propósito não ficava tão parecido.
Metam está merda num post, isto merece ser visto por todos.
21 Outubro, 2019 at 19:36
Ó JonaSLB, “tu pareces aqueles que vão em contramão e que dizem que só eles é que vão em sentido correto.
Todos os comentadores Sportinguistas estão errados, só quem segue a tua cartilha é que está certo.”
#PenicoIntelectual
21 Outubro, 2019 at 17:47
Há quem continue ainda a achar que a culpa é dos jogadores que não querem, que não dao o máximo, que querem é sair…
21 Outubro, 2019 at 17:52
Pois há… o Bruno Fernandes acha isso e muito mais.
Mas não te preocupes, o Miguel Luis (aquele que tu achas que tem um talento como o crl) esse farta-se de dar o litro em campo 😉
21 Outubro, 2019 at 19:48
Se achas que o principal problema está na atitude dos jogadores … assobia, ameaça os, invade Alcochete. Vê logo como os problemas desaparecem todos!
Quanto à vossa embirração com o Miguel Luis já é doentia.
No post de hoje todos criticam a falta de aposta na formação, mas o que dizem do ML, ainda bem que Max nao joga mais e que PM não joga na Liga senao já estavam queimados
21 Outubro, 2019 at 23:27
Eu não disse que acho. Só disse que o Bruno Fernandes acha
21 Outubro, 2019 at 19:16
Declarações infelizes… Mas que demonstram a mentalidade ou falta dela.
Atenção que são declarações antes do jogo com o Alverca ( sempre atenua um bocadinho a infelicidade )
21 Outubro, 2019 at 19:29
O ‘team manager’ e o ‘director desportivo’ estão lá é para isto … ou talvez não …
ISto é tão só o reflexo do “trabalho invisivel”, de uma “estrutura muito competente e. . . profissional” …
21 Outubro, 2019 at 20:05
Depois do BdC, depois dos colchões, depois da comissão de gestão, depois do kaizer, depois do Leonel pontes, e agora Silas, a nova culpa é das claques e não apoiar. Ainda podem culpar o relvado, arbitragens, e quem sabe o Paulinho. Culpa da direcção? Nunca. O Sporting nunca teve tão bem gerido como agora.
21 Outubro, 2019 at 20:11
Mas confesso a jogada de mestre do varandas ao saber que já atolou o clube na merda e salvar a face, faz este haraquiri ao culpabilizar o insucesso pelos insurgentes e desestabilizadores das claques. Atitude de alguém que sabe que está breve a cair, mas assim vai meter na CS a culpa da situação horrível da equipa de futebol sénior do Sporting na claque.
21 Outubro, 2019 at 20:17
O Rei dos tremoços vai falar na TVI.
Os esqueletos até tremem…
SL
21 Outubro, 2019 at 21:38
???? Quem?
21 Outubro, 2019 at 21:59
O Cintra.
Mas esqueçam, nem o esqueleto mexeu, só se babou.
22 Outubro, 2019 at 2:37
Na TVI claro… qt ao “amêgu”, e digo isto com muita pena, infelizmente já ultrapassou os limites da burrice aguda… mais uma figura de palhaço em primetime lampião!
21 Outubro, 2019 at 21:56
Realço as palavras sobre Silas
” É mais reservado, está mais na dele…”Pois, quando um treinador fica na dele o resultado está á vista.
Quanto ao Eduardo, só merda.
22 Outubro, 2019 at 1:22
Era só o que mais faltava um jogadorzeco acabado de chegar ao clube dar-me lições de Sportinguismo, ele que jogue mais e fale menos. Até agora ainda não justificou a sua contratação.
22 Outubro, 2019 at 2:33
De facto, continuamos a “curtir à brava” a incompetência destes varandettes… não há fundo neste “encavanço total” q andam a produzir… bem já faltou mais & the future is bright…
22 Outubro, 2019 at 10:28
O problema desta direcção foi…
Nao estar minimamente preparada para os desafios
Nao ter pessoas competentes
O que provocou esta merda td
Vendas e compras de jogadores de bradar aos ceus
Qq uma q venha a seguir espero q seja melhor
SL
22 Outubro, 2019 at 12:18
Muita coisa tem que estar mal num clube com a grandeza do Sporting quando vai buscar jogadores sem o mínimo de qualidade como é o caso deste Eduardo. Mas se fosse caso isolado podíamos dar-nos por felizes, o problema é que ainda temos mais uns nove ou dez no plantel principal nas mesmas condições e todos contratados por esta direcção.
Em minha opinião, o Petrovic, jogador que eu sempre detestei, entrava de caras nesta equipa. Dá que pensar…