Mais do que começar por falar dos jogos do fim de semana, quero contar-vos o que vi. No sábado, fui assistir à nossa equipa feminina em Matosinhos a jogar contra o tricampeão nacional. Num pavilhão cheio, com os adeptos do Leixões a fazerem muito barulho, surge um som que me soa familiar.
“Oue Oue Oue Oue Oue Oua. Força Sporting Allez. La La La La La.”
Os meus olhos quiseram imediatamente perseguir o cântico que aproveitou o silêncio do pavilhão. Não estavam assim tantos adeptos do Sporting por lá, por isso seria fácil de descobrir. Não vinha da bancada, mas da zona das jogadoras suplentes. Maria Maio. Maria Maio! A número 6 estava a cantar. Começou, sozinha, um cântico leonino para incentivar o nosso serviço. Eu sorri e ajudei um pouco com palmas ao ritmo.
Pouco tempo depois, o Sporting vai novamente para o serviço e a Maria Maio repetiu a dose, com outra letra.
“E o Sporting vai jogar. E eu vou ficar. Louco da cabeça”.
Novo serviço e novo cântico:
“Braços no Ar. Todos de pé. Vamos cantar. Sporting allez.”
Alto! Isto não é só apoio à equipa. Isto vai muito além de um incentivo a um serviço. Tasqueiros, isto é fervor leonino! Apesar de eu conhecer as capacidades técnicas da Maria Maio, não resisti em perguntar aos meus botões: Quem és tu, Maria Maio? Quem és tu?
O Sporting é grande por ser constituído por um conjunto de pequenos pontos, que podemos chamar pormenores. A Maria fez o meu dia de sábado, com o seu pormenor. Eu não a conheço, nem sei se será uma fervora adepta leonina, apesar de desconfiar que sim. O que eu sei, foi o que vi. Uma atleta do Sporting Clube de Portugal a ser mais do que lhe é exigido, tornando-se a nossa extensão de voz naquela equipa, naquele pavilhão e neste Norte tão verde.
Um obrigado especial à Maria Maio por ter emprestado a sua voz à nossa paixão. Numa equipa com mais leoas como a Ana Couto ou a Beatriz Rodrigues, tenho a certeza de que a alma será sempre de Esforço, Devoção, Dedicação em busca da Glória.
Seniores Femininos
Num fim de semana de jornada dupla, a sorte foi diferente no sábado e no domingo. Com o tricampeão nacional, a equipa perdeu por 2-3 (23-25, 25-17, 25-21, 16-25 e 19-21). Foi um grande jogo de voleibol num pavilhão cheio e festivo a apoiar o Leixões SC. Fizemos um jogo muito interessante e competitivo. Tivemos algumas falhas na recepção e não soubemos aproveitar o momento menos bom do Leixões após o 2-1 em sets.
Três destaques neste jogo:
Ana Couto: Um regresso a uma casa que conhecia. Sempre combativa e com uma distribuição segura. É um prazer vê-la a distribuir jogo. Também deu para reparar que não lida bem com a derrota. Ótimo, nem nós! Venha o próximo jogo, Ana.
Fernanda Silva: A melhor jogador em campo, para mim. Muito segura na recepção e no ataque, como é seu hábito. Continuo um admirador!
Carolina Garcez: Não conheço muitas meninas de 18 anos com tanta resistência à pressão como ela. Cara fechada, punho cerrado. No sábado, o jogo não lhe correu bem. Quanto a mim, perfeitamente normal. Aliás, estava o ambiente propício para muitos nervos e stress. Houve momentos que se notava a exigência das colegas com a Carolina, o que também se torna natural numa equipa que quer vencer. Certo é que a um sábado, às 17h, eu diria que 99% dos miúdos com 18 anos estariam a ver séries ou a brincar ao Instagram. A Carolina estava a representar o Sporting Clube de Portugal, na primeira divisão nacional, num pavilhão a pressionar e uma equipa adversária a colocar constantemente a bola na nossa jogadora. Isto é de leoa!! Hoje pior, amanhã melhor! Força!
No domingo aconteceu o que teoricamente já seria suposto. Uma vitória sobre o Boavista FC por 0-3 (18-25, 13-25 e 19-25). Sem história e sem “mas”.
Próximo Jogo:
03/11 – 16:00 – Sporting vs CD Aves
Seniores Masculinos
Os seniores masculinos também tiveram jornada dupla. Ambos os jogos ganhos pela margem máxima, apesar dos parciais do jogo de sábado terem sido algo nivelados.
Sábado: Leixões SC, 3-0 (25-23, 25-16 e 26-24)
Domingo: Vitória SC, 3-0 (25-19, 25-17 e 25-18)
Num resumo geral, nas duas jornadas que disputamos confirmou-se o que se tem falado por aqui.
O Miguel Maia é, com 48 anos, o melhor distribuidor do Sporting e o Dennis, com 42 anos, é o melhor pontuador. No caso do capitão, é ímpar a simbiose que existe entre ele e o jogo de voleibol. Lê o bloco adversário, interpreta o comportamento dos seus companheiros de equipa e põe a bola sempre perfeita, fazendo constantemente jogadas para confundir os adversários.
O Dennis está no mesmo patamar do Miguel Maia. Ninguém, no Sporting, tem tanta capacidade de fechar um ponto como ele. Claro que falha, mas também é muito mais vezes servido que os outros. Então, notamos mais os seus erros.
Foi bom de ver o Lourenço Martins com grande entrega e presença quando solicitado. E, também, uma merecida palavra para o Gil Meireles que fez um belíssimo jogo no sábado. O João Fidalgo igualmente a mostrar uma grande qualidade. O Thiago Sens nota-se numa forma crescente e mais adaptado ao nosso país.
Nunca irei criticar os jogadores porque são a nossa extensão em campo. No entanto, a seção de voleibol deve fazer uma análise interna porque preparou muito mal esta época. Temos uma equipa competente, onde os nossos melhores jogadores têm 48 e 42 anos. Isto deixa-me apreensivo, claro. Que o Gersinho consiga aguentar o barco até janeiro, altura em que a secção decidiu ajustar o plantel. Dizem.
Próximos Jogos:
01/11 – 16:00 – Sporting vs Famalicense
03/11- 16:00 – Esmoriz vs Sporting
Força Sporting. Força Voleibol.
*às terças, o Adrien S. puxa a bola bem alto e prega-lhe uma sapatada para ponto directo (ou, se preferires, é a crónica semanal sobre o nosso Voleibol)
29 Outubro, 2019 at 11:59
Brutal, não conheço a Maria Maio, mas visto que tenho gb das modalidades vou tentar ir ao próximo jogo do vôlei feminino no JR porque esse gesto não pode ficar “impune”
E quem não percebe que isso que relataste è que è o Sporting, essas atitudes e comportamentos essa devoção, então não anda cá, no SCP, a fazer nada…
SL
29 Outubro, 2019 at 12:01
Belo texto Adrien, com sempre!
Vi partes dos jogos, quer masculinos quer femininos, e gostei muito de assistir.
Voleyball em alta claramente!
29 Outubro, 2019 at 12:28
Grandes Leões e Leoas…
Força SPORTING!!!
L SL
29 Outubro, 2019 at 12:33
Granda Maria!!
Maria MAIO, não confundir com outra que por aqui anda e… sem comentários.
São realmente os atletas das modalidades que elevam o nome do clube neste momento!
Parabéns!
29 Outubro, 2019 at 12:45
Leonidas … e o futebol pá, ganhamos ao Guimarães!!!
SL
29 Outubro, 2019 at 14:05
Sim, ainda há esperanca de conseguir garantir um lugar europeu 🙂
29 Outubro, 2019 at 13:18
Que maravilha de remoque.
29 Outubro, 2019 at 13:17
Delicioso post!
E a Maria Maio já ficou com o selo de “Sportinguista” que não há selo mais bonito que este.
Este Sporting é tão diferente de um outro (suspiro)…
29 Outubro, 2019 at 13:21
Não conheço a Maria Maio mas já fiquei fã!
Não concordo é que seja um pormenor! Por exemplo, no futsal temos e tivemos vários atletas que são manifestamente doentes pelo Sporting e isso teve impacto na sua performance, na forma como no momentos de sofrimento dão absolutamente tudo ou como conseguem galvanizar o apoio dos adeptos, no acreditar, etc.
A atitude da Maria Maio devia ser a norma, não a excepção!
Desporto é alegria e se se tem o privilégio de viver essa alegria no seio da família Sportinguista há que celebrá-lo com Orgulho!
Está muito longe de ser um pormenor, bem pelo contrário!
29 Outubro, 2019 at 13:37
E isto é…
O Sporting em toda a sua dimensão…!!!
Já Não vou durar certamente muitos mais anos…
Mas obrigado Sporting por tantas Alegrias…!
( sim… também alguns momentos de menos alegria…
Mesmo até alguns de extrema tristeza…
Mas nada “apaga” tanta Paixão Sempre com os olhos no Leão…!)
Sporting Sempre…!
SL
29 Outubro, 2019 at 14:02
Maria no próximo almoço da Tasca. Se possível acompanhada pela Matilde.
29 Outubro, 2019 at 14:21
Cherba isso é quando?
8 dezembro com o Moreirense?
29 Outubro, 2019 at 18:13
Espero que sim.
Já está na agenda.
29 Outubro, 2019 at 14:48
Grande Maria, proponho que se pague a sua refeição. E que ela comece os cânticos do almoço da tasca.
29 Outubro, 2019 at 14:47
Ainda vao havendo vaias/varios “Maria Maio”, valha-nos isto.
SL
29 Outubro, 2019 at 15:45
A Maio é uma boa jogadora e uma excelente pessoa. Pessoa muito acima da média.
A Garcez tem um potencial enorme.
Na equipa de Juniores do Belenenses que foi vice campeã nacional, ela e a Bea eram as jogadoras que carregavam a equipa e que tinham mais potencial, ainda que houvessem outras boas jogadoras.
A Garcez é muito forte até psicologicamente, o que falta um pouco à Bea.
Felizmente estão as duas no Sporting.
Abraço.
29 Outubro, 2019 at 15:59
Serás a melhor pessoa para confirmar isto, sim.
A uns 10 metros de distância, fiquei impressionado com a Maria.
A Carolina vai brilhar!
30 Outubro, 2019 at 12:16
🙂
29 Outubro, 2019 at 16:06
“Alto! Isto não é só apoio à equipa. Isto vai muito além de um incentivo a um serviço. Tasqueiros, isto é fervor leonino! Apesar de eu conhecer as capacidades técnicas da Maria Maio, não resisti em perguntar aos meus botões: Quem és tu, Maria Maio? Quem és tu?
O Sporting é grande por ser constituído por um conjunto de pequenos pontos, que podemos chamar pormenores. A Maria fez o meu dia de sábado, com o seu pormenor. Eu não a conheço, nem sei se será uma fervora adepta leonina, apesar de desconfiar que sim. O que eu sei, foi o que vi. Uma atleta do Sporting Clube de Portugal a ser mais do que lhe é exigido, tornando-se a nossa extensão de voz naquela equipa, naquele pavilhão e neste Norte tão verde.”
Maravilhoso! 🙂
29 Outubro, 2019 at 16:49
Excelente jogadora , oriunda do Belenenses, treinadora nos Maristas, não sei se é Leoa de coração ( infelizmente acho que não) mas quem apoia assim só pode honrar a nossa camisola
29 Outubro, 2019 at 16:58
Mais um belo texto Adrien S. . Acho que queres é mais uma referência nas redes sociais de uma jogadora 😀
29 Outubro, 2019 at 17:00
EU QUERO O SPORTING CAMPEÃO!
https://www.youtube.com/watch?v=aFIw4r98LtE
29 Outubro, 2019 at 17:36
Mais um grande texto Adrien!
Obrigado
29 Outubro, 2019 at 18:37
Grande post.
Aliás, fundamental para engrandecer o conhecimento da modalidade e das nossas equipas.
Confesso que do que vi até agora, os rapazes estão bem atrás dos lamps.
As miúdas… “seguimos a crescer”!
29 Outubro, 2019 at 18:50
Isso mesmo!!!
Não coloquei essa grande frase, mas foi muito bem lembrado!!
“SEGUIMOS A CRESCER!!!”
Obrigado!
29 Outubro, 2019 at 21:15
Ó Maria vou à bola…
29 Outubro, 2019 at 22:13
Eu também assisti “in Loco” ao jogo de domingo com o Boavista. E admirou-me que fossem as atletas que não estavam a ser utilizadas as “mentoras” do incentivo para as colegas utilizando para o efeito cantigos leoninos, designadamente, os acima referidos. Foi bonito. Parabéns pela vitória.
29 Outubro, 2019 at 22:34
Gostei de ler este post.
😉
29 Outubro, 2019 at 23:35
Obrigado, Adrien S. por mais um bom trabalho!