Não percebo como pode alguém por em causa a utilidade deste tipo de eventos.
Em primeiro lugar a própria discussão de ideias só por si é de louvar. Em segundo, para os menos teóricos, mesmo que não haja recolha de assinaturas, são eventos como este que nos podem dar a conhecer novas caras para o futuro do clube. Se houver alguém com quem nos identifiquemos e que consiga os apoios necessários, já não será um desconhecido nas AG, eleições, etc…
Tenho de pena de estar longe e não poder participar mas espero que tenha adesão e que se mostre toda a vitalidade do clube neste momento negro da nossa história.
Estou a 4 mil Kms e nao poderei participar – espero que haja testiculos para Fazer squilo que eu so’ fatia, ou deja, Exigir a revogacao da expulsao do Verdadeiro Presidente legalmente (re)eleito e ILEGALMENTE deposto – mas espero que dai’ saia algo suficiente para defenestrar o alves e o seu rafeiro amestrado. Viva o SPORTING, fora com essa escumalha vendors, incompetente e serva de TRAIDORES.
Não percebi. Simplificando: são só bloggers brunistas que querem provocar o Varandas ou há algum motivo que me faça ter o mínimo de interesse nesse congresso?
Não, não são bloggers, são mesmo SÓCIOS com as quotas em dia e que tem a representatividade mínima de 20 votos que lhe foram conferidos por vários outros sócios com as quotas em dia.
Só terá interesse para quem goste de discutir ideias.
Manuel, como sou sportinguista e Sócio, vou responder à sua tentativa de provocação com um esclarecimento.
Quem VOLTA a convocar o X Congresso Leonino (de realização estatutariamente imposta de 4 em 4 anos e o último foi em 2014) são os tais 50 Sócios, indicados por sócios representando 1.000 votos, que os actuais Órgãos Sociais do SCP acharam ser poucos para justificar os custos do Congresso.
Fica assim demonstrado que os 50 bastavam não apenas para justificar os custos (financeiros) do Congresso) como até par o organizar.
O que talvez também assim se demonstre é que os custos que assustam estes Órgãos Sociais do Sporting não são os financeiros mas os da livre circulação de ideias.
Como parece que o Manuel se assusta com o mesmo, acredito que o Congresso não o vá interessar sobremaneira.
SL
Em que é que uma coisa impede a outra? E quem é que lhe diz que as ideias são para esta Direcção?
Neste caso, até uma coisa COMPLEMENTA a outra.
Como é que avalias que “outra” seja capaz sem saberes se as suas ideias são válidas? Como é que podes conhecer verdadeiramente a validade de ideias que não debates?
Este Congresso pode vir a fornecer a base ideológica e programática para constituir uma alternativa credível, válida e progressista para o Nosso Sporting.
Um abraço e saudações leoninas
Este tipo de congresso não parece ter sido criado para construir um novo projecto de direção.
Nem tão pouco apresentação de candidaturas.
Vejo sim como um debate de ideias para melhorar certos campos de actividade do clube.
E neste momento é como se uma equipa quisesse inovar algo numa área em que o chefe é do mais fraco que pode haver e em momento algum irá ceder a essas ideias mostrando a sua incapacidade e o fraco que é.
Desperdicio de energia portanto.
Continuo a achar que há outras prioridades neste momento onde se deviam concentrar as energias.
“Vejo sim como um debate de ideias para melhorar certos campos de actividade do clube.
E neste momento é como se uma equipa quisesse inovar algo numa área em que o chefe é do mais fraco que pode haver e em momento algum irá ceder a essas ideias mostrando a sua incapacidade e o fraco que é.
Desperdicio de energia portanto.”
Desde que surjam do debate ideias que melhorem certos campos de actividade do Clube, nunca terá sido um desperdício de tempo, porque as ideias não são para o “chefe” nem para o “momento”. As boas ideias são boas para o Sporting e não têm prazo de validade.
E, mais uma vez, esclareço que o Congresso em nada invalida as iniciativas (e já existem 2) para destituir estes Órgãos Sociais. Pelo contrário, se for bem sucedido, com acho que tem tudo para ser, poderá constituir um bom suporte ideológico e programático e até de recursos humanos para o novo rumo que se pretende imprimir ao Clube, devolvendo-o aos Sócios.
O próprio FACTO de, contrariando a intenção de mordaça dos Órgãos Sociais com o anúncio do seu cancelamento e adiamento sine die, este Congresso se REALIZAR POR EXCLUSIVA VONTADE DE UM GRUPO ALARGADO DE ASSOCIADOS é um sinal bem forte DE QUE PODE ESTAR NAS NOSSAS MÃOS DEVOLVER O SPORTING AOS SPORTINGUISTAS.
Com mensagens derrotistas e fatalistas é que não vamos a lado nenhum (ou deixamo-nos ir aonde outros nos conduzem).
Um abraço e saudações leoninas
Vão explicar como vamos passar a ganhar no futebol?
Não me interpretem mal, voto à distância, número de votos por antiguidade, formação… Tudo temas com relevância e até alguma urgência… Agora, nenhuma presidente se vai aguentar se não vencer no futebol…
Vão explicar como se vai resolver isso? Sem frases vazias?
É que isso é o que importa neste momento… O resto é um bocado a espuma dos dias…
O que importa nos dias que correm é promover o diálogo e a discussão.
Sentar à mesa pessoas que mesmo que tenham ideologias diferentes partilhem a mesma finalidade e que pensem todos em prol do Sporting é sempre algo de louvar.
Se conseguirem juntar pessoal que pense em prol do Sporting já será um passo em frente, mesmo que pareça algo pequeno hoje, amanhã talvez seja algo grande.
E o Clube é só vencer no Futebol? Então parece que já não temos Clube há mais de 40 anos!
E como parece que SÓ interessa saber como pôr o Clube a ganhar no Futebol, não se debate mais nada!!!???
E há alguma mézinha para “pôr o Clube a ganhar no Futebol”?
Uma que não seja a dos padres, vouchers, e-mail, malas-ciao, e-toupeira, agências Cosmos, cafés com leite e frutas e outras tácticas igualmente vencedoras.
SL
Caro Álvaro,
Como concordo consigo ….
Existem linhas vermelhas que nunca, por nunca ser, podem ser sequer tocadas, quanto mais poisadas ou ultrapassadas, como refere na parte final.
Depois, há depois … É a tal mezinha que você fala. Essa tem que ser entendida pelos sócios e adeptos e que passa pela não promessa de títulos mas de trabalho árduo, porque só comesse se conseguem os tais títulos, isto sem dispensar que toda a equipe da listada onde entre é sempre para vencer …
É preciso olhar o Sporting de outra forma nos próximos anos e não pensar só no dia de amanhã. É como hoje, estando já a esta distância do titulo … existem sócios (que respeito) que apenas esperam pela janela de janeiro para se torrar na espuma do dia mais uns milhões … e vai ser isto enquanto houver algo para torrar … Há depois logo veremos ….
Plenamente de acordo joão gaspar.
E esta Direcção até teve um contexto propício único para poder enveredar por esse caminho.
E até teria conseguido angariar muitos apoios, mesmo não ganhando no futebol.
E teria contribuído alguma coisa para, de facto unir os sportinguistas. Mas optaram pelo discurso revanchista; pela ânsia “resultadista” (ainda por cima sem verem um boi da matéria); pelo autismo egocêntrico e pela aversão a qualquer mecanismo de expressão democrática.
Em suma, gastaram muito, gastaram mal, não obtiveram resultados e hostilizaram os sócios e adeptos. Um cock tail explosivo que só pode levar à sua queda … com estrondo … mas, esperemos, que não causando danos irreparáveis ao Nosso sporting.
Por isso ser impossível o … depois logo ver. Não para quem ama o Sporting.
Fazer este Congresso acontecer nestas condições é um louvável exemplo de enorme sportinguismo. Como o são as iniciativas para destituir tão rápido quanto possível esta equipa de dirigentes … antes que seja tarde.
Um abraço e saudações leoninas
Foda-se. Se o clube “não é só vencer no futebol”, qual é exactamente o problema? As modalidades não vão ganhando? Querem que acredite que isto não tem uma motivação política? E ainda dizem que é do outro lado que se comem gelados com a testa.
E sim, existem “mezinhas” para se ganhar no futebol sem ser com padres e vouchers. Eu pelo menos acho que sim e que seria interessante debater qual a política desportiva que devemos seguir. Mas, permita-me que lhe pergunte: se “está tudo comprado” porque é que se irrita com as derrotas? Se no fim de contas não temos nenhuma hipótese de ganhar, para que é que se discute o futebol sequer?
Meu caro, canta bem mas não me alegra!
Nunca afirmei que não valia a pena lutar para ganhar no Futebol.
O que disse e reafirmo é que ganhar no Futebol não pode ser a única coisa que interessa neste Clube.
E porque nunca disse que não valia apena lutar para ganhar no Futebol é que falei nas manigâncias utilizadas há 40 anos para ganhar no Futebol Português.
E É POR ISSO QUE ACHO QUE VALE A PENA LUTAR CONTRA ESSAS MANIGÂNCIAS!
Algo que não vejo estes dirigentes a fazer, pelo contrário!
E é por existirem factores estranhos a condicionar o Futebol Português que temos de o discutir e propor as formas mais eficazes de combater esses factores estranhos.
“Se o clube “não é só vencer no futebol”, qual é exactamente o problema? As modalidades não vão ganhando?”
O problema é que o Clube também não são só as Modalidades, incluindo o Futebol.
O Clube é, antes de tudo o mais, o seu Universo de Associados e organizações espalhados por todo País e por todo o Mundo.
E também neste capítulo, estes dirigentes têm espezinhado esse património.
Para não falar em todo o outro património, esse mais material que estes dirigentes estão a delapidar a um ritmo alucinante.
Se não são preocupações que lhe cheguem para ser debatidas, tem bom remédio: durma descansado! E muito!
Lol. Desculpa, mas tive mesmo de rir. Como é que é? Tu queres saber tudo menos se vamos ganhar no futebol? Epá, que vergonha. Agora a sério, estás a defender um congresso para debater ideias e quando eu proponho um tema é assim que debates? Se o clube tiver o melhor sistema de eleições possível, mas não for campeão nos próximos 20 anos achas que continuamos a ser o mesmo clube? Espero que te lembres disso na proxima derrota, já que no goalball ninguém nos para.
Quero saber da sustentabilidade do clube acima de tudo.
Se tiver de estar 4 anos sem ganhar para tornar o clube sustentável, estou.
Estou mais preocupado em ter o Sporting daqui a 4 anos do que ganhar o campeonato no próximo ano.
Essa de discutir como ganhar é como andar a mudar de treinador à espera que apareça 1 que seja um génio, esquecendo que o mais importante são os alicerces em que a equipa está sustentada e não o treinador. E por isso podemos mudar 40 vezes de treinador que a probabilidade de correr bem é mínima.
Rebentar 50M no mercado, outros tantos em ordenados, arranjar um treinador de topo e jogadores de topo para a liga tuga daria um campeonato. No dia seguinte não havia Sporting…mas pronto…
Já se conseguirmos ter um clube sustentável, ter um clube com um passivo gerível que faça com que a cada espirro não entremos praticamente em falência, com os adeptos atrás do clube e integrados no crescimento sustentado do clube, ter uma estrutura competente na academia que ajude a produzir talento…se calhar com um trabalho destes em 4 anos…estamos mais perto de ganhar e existir ao 5º, 6º, 7º.
Para mim ganhar é o produto final de um trabalho de base feito ao longo de anos em múltiplos vectores. Não é pegar numa formula mágica e já está. Ou, como outros dizem, “contratar gente competente”. Claro que tens de contratar gente competente…isso é um chavão. O dificil ter um plano de crescimento, contratar gente competente e que encaixe nesse plano. Gente competente na anarquia torna-se incompetente. Gente competente a trabalhar contra os adeptos é gente incompetente.
O resultado final de tudo é ganhar. Claro que é. Mas se querem falar de ganhar, digam-me como é que vão fazer o Sporting ganhar daqui a 4 anos. Não agora…
Acho que deviam fazer convites oficiais aos órgãos sociais e à SportingTV! E publicitar na CS a organização do evento, anunciando os convites formais feitos à direção e SportingTV!
Pelo que só por isso a iniciativa é louvável. Mostra que há gente a pensar em como MELHORAR o SCP (isto partindo do principio que não vai descambar para a arruaça e a vulgaridade).
O efeito prático, temo, vai ser só um: mostrar que há oposição à actual Direcção.
Porque o que pode “sair” desta iniciativa, o tal “Caderno de Recomendações” que um Caro Tasqueiro refere acima, já todos sabemos o que é:
– Melhorar a comunicação do Clube;
– Aposta na formação;
– Alteração do sistema de votos;
– Investimento nas modalidades,
– Etc., etc. etc.
No fundo o que se discute aqui diariamente (isto é, nos poucos posts em que realmente se discute alguma coisa).
A diferença? Mais projecção, talvez. Dependerá dos intervenientes, claro.
Em suma: a iniciativa é positiva. Servirá para alguma coisa (se for como o Caro Cherba diz e não se tratar de definir/apresentar um candidato a eleições (antecipadas, espera-se!)? Duvido.
Caro Livramento isto só mostra que há oposição se as pessoas quiserem olhar para o congresso dessa maneira.
É um congresso, onde diferentes pessoas, com diferentes pontos de vista, com diferentes opiniões vão discutir e partilhar conhecimentos em nada parecido com o que se passa aqui na Tasca…
Antes de mais, volto a dizer que acho uma iniciativa válida. E boa.
Apenas acho muito difícil que os “diferentes pontos de vista” cheguem a envolver, por exemplo, defensores de opções do tipo “a venda do capital da SAD a um investidor será benéfica para o SCP”, “devem-se criar condições para que a actual Direcção consiga implementar o seu projecto”, “será benéfico o estabelecimento de uma parceria com o Jorge Mendes”… (exemplos “ao calha”, no sentido contrário ao que parece ser consensual entre os Sportinguistas actualmente).
Eventualmente haverá quem defenda que a Comunicação do Clube (por exemplo) deve ser A, outro que deve ser B, ainda outro a dizer C. Tudo num círculo heterogéneo mas apertado.
No fundo, idéias que já se discutem em foruns do SCP. A “formalização” das mesmas poderá ser benéfica/ter impacto? Não sei.
… identifiquei-me tanto com o comentário do Marquês que vou replicar parte dele… e espero que ele não se importe de eu fazer minhas as palavras dele…
Nas próximas eleições vão continuar a eleger presidentes, vindos da construção civil, ou ex-atletas, massagistas, enfermeiros, sapateiros, etc., e continuem a desprezar quem já deu provas da sua capacidade para gerir o clube.
Há pessoas que nunca crescem, e palavras como lealdade, honestidade, honra, não tem qualquer significado actualmente.
e sinceramente não percebo as criticas: quem lá for é para apresentar ideias e discutir o clube, não é necessaria e obrigatoriamente para apresentar uma lista ou um possivel candidato a eleições.
Acho uma óptima ideia.
Da discussão nasce a luz.
Já todos percebemos que este CD é totalmente avesso ao confronto de ideias.
Só gosta de trabalho invisível.
Não se trata de um congresso para destituir ninguém, mas sim para reunir Sportinguistas, que por amarem o Seu Clube, pretendem encontrar soluções que nos tirem deste caminho das pedras.
A qualidade de muitos posts, que por aqui vou lendo, levam- me a acreditar que o futuro poderá ser bem melhor.
Viva o Sporting Clube de Portugal
Sou leitor da tasca há mais de… 5 anos? É pouco comparado com muitos daqui, leio os comentários frequentemente mas acho que só tentei comentar 1 ou 2 x e nem sei se o comentário foi aceite ou não.
Mas devo dizer que estou muito entusiasmado com a ideia, e que adoraria comparecer e ouvir o que muitos outros leões tem a dizer. Sinto que é altura de deixar apenas o teclado e realmente fazer alguma coisa que possa ajudar o meu clube.
Nota : não tenho nada contra Lisboa , cidade que aprecio bastante e onde já vivo uns anos . Mas existem muitos interesses e muita gente vai aparecer para mais tarde ter o tacho , caso saia daqui uma nova proposta credível é exequível para o clube . Assim quanto mais afastado de lisboa melhor . Mas por muitas ideias que existam para o clube ( e elas já foram durante estes anos referidas e debatidas neste espaço ) o mais importante é arranjar pessoas competentes para as implementar .
Surpreendente posição do Movimento Sou Sporting.
Confesso que estou muito curioso para ver o que resulta deste Congresso.
Algumas questões que acho que vão ser interessantes:
1 – Conseguirá o “movimento” evitar a provável politização do congresso?
Parece-me que a organização tem como objectivo para o congresso o debate de ideias e não (obrigatoriamente) de recolher assinaturas ou criar listas, ou outras posições políticas. Acho que aqui os próprios participantes e a forma com decorrem os debates é que vão responder a esta questão.
2 – Terá este congresso mais adesão que o X Congresso Leonino?
Será interessante ver se os sportinguistas se prestam mais a participar neste congresso criado num movimento de sócios do que no organizado “pelo clube”. Ou até se a afluência poderá ser um “grito de revolta”.
3 – Que se fará com as ideias debatidas?
Serão apresentadas como propostas aos órgãos sociais em exercício? Organizadas e distribuídas pelos participantes? Sportinguistas em Geral? Ideias irão integrar um projecto directivo? Apresentadas em AG? Particular interesse em perceber se sai uma candidatura sem eleições marcadas (tal como o próprio varandas fez) ou se o mero debate de ideias é fim único e bastante para os participantes.
4 – Como decorrerão os trabalhos? Sala única? Várias salas temáticas com mesas próprias a debate? Tempo para intervenção dos participantes?
Numa altura em que a massa adepta leonina está, inegavelmente, fraturada, será a opinião alheia acolhida com o habitual tom que vemos nas redes sociais? Muito do sucesso do congresso poderá passar por esta questão.
5 – Marcarão presença alguns notáveis? Anteriores membros de orgãos sociais?
Debater e dar voz aos Sportinguistas é sempre salutar.
SL
Várias questões pertinentes aqui colocadas pelo cantinho. Algumas (poucas) já foram sendo respondidas nos comentários deste post. Mas muitas deverão merecer uma especial atenção dos (re)organizadores do Congresso. Vou reter este comentário para reflectir sobre ele. Prticularmente os pontos 3 e 4 a merecer muito séria reflexão.
Um obrigado ao cantinho e saudações leoninas
Acho uma excelente iniciativa, mais do que discutir individualidades deve-se discutir ideias e planos, tenho pena de estar em Timor, senão concerteza marcaria presença para contribuir. A morte deste CD é uma questão de tempo, não há volta atrás, acho muito bem que se fale sobre o futuro do clube e a correção de asneiras recorrentes, esse dialogo só vai expor ainda mais a incompetência e desonestidade de quem atualmente lidera o clube.
Para mim pontos importantes a discutir:
– A gestão de carreira dos ativos da formação
– A exigência de critérios mínimos na contratação de staff técnico e profissional quer na estrutura técnica quer na estrutura de gestão e finanças (gente com experiência comprovada, nada de amadores ou estagiários que nem no Tirsense tinham lugar, o Sporting deve contratar como empresa grande que é, em vez de andar a apanhar refugo corrido de clubes menores)
– O scouting, que política?
a) Tipificação: Jovens e com potencial? Veteranos que ajudam a integração da nossa cantera? Valores confirmados mundialmente que custam um premium?
b) Quantidade: Número restrito de jogadores contratados (tolerância zero no entulho da folha de pagamentos)? Ou politica de eucalipto e empréstimos em massa (estilo lampião á antiga)? Política de compra e venda tipo especulação de mercado (estilo lampião moderno)?
c) Perfil do jogador: preferência á velocidade? altura? força? propensão a lesões? Tecnicista ou lutador? Maluco e genial (á la jardel) ou Disciplinado e atinado (á la joão moutinho)?
– Politica de relacionamento com empresários – Tolerancia zero á la BdC? Calças arreadas á la Varandas? Ou um equilibrio ?
– Gestão do património e infra-estruturas
– Dinamização e relação com a massa associativa
– Estatuto e futuro do clube – Clube Associado? Sad vendida? Sad com controlo maioritário d oclube? Outro modelo?
Bom tocaste em vários assuntos pertinentes e importantes, mas apenas te referes ao Futebol e à SAD.
Há muito mais Sporting para além desse.
Na questão a SAD achava importante definir metas (quantitativas e temporais) para a recompra das VMOCs pelo SCP (a preço de 30c), recompondo definitivamente a dívida e, simultaneamente, a participação accionista do Clube (cerca de 90%) e uma alienação relativa de parte dessa participação através e de uma grande e entrada de novos accionistas até operação de aumento de capital até à posição de 60% SCP.
Mas também entendia como importantes reverá alocação patrimonial na SAD e no Clube.
Depois há a definir modelos de financiamento e fontes de receita mais regulares e sustentadas quer na SAD e no Futebol Masculino e Feminino, quer no Clube e nas Modalidades.
Há ainda a questão da valorização da Marca e Valores Sporting através da sua expansão e do merchandising a ela associado, utilizando todos os nossos recursos que são indiscutivelmente muito mais diversificados que os dos rivais (mais produtos de potencial graças ao eclectismo, mais expansão geográfica graças à Rede de Núcleos , Filiais e Delegações; mais Valores e Função Solidária graças ao Ecletismo, ao desporto para Todos, ao Gabinete Paralímpico, à pujança dos Desportos Adaptados, à vivências solidárias da Fundação Sporting, dos Leões de Portugal, dos Cinquentenários e do Grupo Stromp).
Finalmente há a questão da revitalização do Associativismo que passa necessariamente por alterações aos Estatutos e Regulamentos da AG para permitir o Voto Electrónico à Distância usando a rede Mundial de Núcleos SCP e mitigando a desproporcionalidade do número de votos por sócio, mas que deve ser cimentada num vigoroso envolvimento dos Núcleos na participação na Vida do Clube (boletins informativos; divulgação atempada da documentação das AGs, vendas de merchandising; captação de novos sócios, colaboração no scouting de diversas modalidades.)
E, por certo haverá muitas e muitas mais ideias e modelos para a sua concretização.
Um abraço e saudações leoninas
Já agora para o Leão Lorosae, uma pequena curiosidade histórica que ume a Ilha de Santa Maria e a de Timor Leste.
no dia 28 de Novembro farão 75 anos que foi celebrado, na 2ª guerra Mundial o que foi resumidamente chamado d e Acordo de Santa Maria em que o “neutral” Estado Português de Salazar se comprometia a ceder aos Estados Unidos da Amériac de Roosevelt direitos de construção, utilização e exploração de uma grande base aérea militar na plataforma planáltica ocidental da Ilha de Santa Maria, em troca da garantia americana da devolução ao Estado português do território de Timor Leste assim que ele fosse libertado da ocupação japonesa.
Pertenço (Vice-Presidente) a uma Associação da Ilha de Santa Maria (Associação LPAZ – Associação para a Promoção e Valorização histórica, operacional e patrimonial do Aeroporto de Santa Maria) que vai, na 1ª Semana de Setembro próximo, organizar um grande Colóquio Académico Internacional que vai analisar as relações EUA-Portugal, EUA- GB e Portugal GB no contexto da 2ª Guerra Mundial e no pós-guerra; e as relações transatlânticas no contexto da evolução aeronáutica (com o apoio científico da Universidade de Swansea, do Smithsonian Institute, do ISCTE, da Universidade dos Açores e da Transatlantic Studies Association – euro/americana e com o apoio financeiro da Fundação Luso Americana Para o Desenvolvimento, Da Presidência da Republica, da Embaixada dos EUA em Lisboa e do seu Consulado em Ponta Delgada e da Camara Municipal de Vila do Porto)de Vila do Porto.
Se, por acaso tiver interesse e possibilidade em estar presente, terei todo o prazer em o acolher é só pedir o meu contacto ao Cherba.
Um abraço e saudações leoninas
Olá Alvaro, concordo com tudo, como não sou especialista na questão da restruturação da dívida deixo isso para quem sabe. Falo mais do futebol porque o futebol, para mim, deve ser o centro da atenção do clube e ser o seu negócio principal.
Olho para a gestão do futebol e sinto que clube está a ser sabotado por dentro, se o futebol implodir tudo o resto vem por aí abaixo por muito que a malta diga que não. É o que move as massas, acho que tem sido feito um trabalho fantástico nas modalidades nos ultimos anos pré-golpe, mas o modelo adotado para o desporto rei depois do golpe só piorou.
Só hoje tive oportunidade de vir a Tasca e não poderia estar mais de acordo com a realização deste evento após o adiamento (sem um argumento válido, na minha opinião) do Congresso Leonino.
A “reunião”, individual, com cada um dos congressistas, seria um arremedo à imagem desta direcção e só serviria para cumprir a obrigação estatutária, mesmo que depois Rogério Alves tivesse que retorcer os estatutos para encaixar a aberração.
Por não ser organizado pelo Sporting, este Congresso exigirá uma responsabilidade (boa) acrescida aos envolvidos, e acredito que valerá muito a pena esta coragem.
Ser organizado por Sportinguistas fora da estrutura do Clube (mas espero que se inscrevam pessoas também ligadas a actual direcção), é uma lufada de ar fresco e uma oportunidade única para que TODOS possam dar o seu contributo sem as habituais barreiras institucionais. Ninguém tenha dúvidas que os Sportinguistas querem saber e estar mais envolvidos com o rumo do Clube. Também nisso somos diferentes.
Acredito no sucesso deste evento e que o futuro do debate do Universo Leonino passa verdadeiramente por aqui.
No comunicado da Direcção o que diz é que a Direcção seguiu a recomendação da Comissão Organizadora e resolveu adiar o Congresso por haver manifesta falta de inscrições.
O que dizem aqui é exactamente o contrário, portanto, alguém mente descaradamente… E, seja quem for, é lamentável! Assim nunca sairemos desta guerra idiota…
6 Novembro, 2019 at 17:24
Temos umas dezenas de “notáveis”, capazes de influenciar alguns milhares, com os melhores veículos de comunicação existentes ao seu dispor.
Não são a voz dos adeptos e sócios, mas acabam por conseguir criar uma corrente de maioria.
Só por uma vez vi esse poder ser contrariado, mas pouco durou.
Não vai ser fácil, mas pode ser o primeiro passo numa caminhada que todos queremos fazer.
6 Novembro, 2019 at 17:49
Estou curioso é para ver quais vão ser as medidas retaliatórias da escumalha face a esta excelente iniciativa.
6 Novembro, 2019 at 18:00
Não percebo como pode alguém por em causa a utilidade deste tipo de eventos.
Em primeiro lugar a própria discussão de ideias só por si é de louvar. Em segundo, para os menos teóricos, mesmo que não haja recolha de assinaturas, são eventos como este que nos podem dar a conhecer novas caras para o futuro do clube. Se houver alguém com quem nos identifiquemos e que consiga os apoios necessários, já não será um desconhecido nas AG, eleições, etc…
Tenho de pena de estar longe e não poder participar mas espero que tenha adesão e que se mostre toda a vitalidade do clube neste momento negro da nossa história.
6 Novembro, 2019 at 18:20
Estou a 4 mil Kms e nao poderei participar – espero que haja testiculos para Fazer squilo que eu so’ fatia, ou deja, Exigir a revogacao da expulsao do Verdadeiro Presidente legalmente (re)eleito e ILEGALMENTE deposto – mas espero que dai’ saia algo suficiente para defenestrar o alves e o seu rafeiro amestrado. Viva o SPORTING, fora com essa escumalha vendors, incompetente e serva de TRAIDORES.
6 Novembro, 2019 at 18:22
E.C. “la’ faria, ou seja, Exigir, etc.”. Tel. estrangeiro da’ nisto…
6 Novembro, 2019 at 18:27
Quem está por detrás deste congresso?
6 Novembro, 2019 at 18:31
Os sócios, inscritos no congresso e que em mais uma machadada aos estatutos, foi adiado pelo varandas.
6 Novembro, 2019 at 18:38
Não percebi. Simplificando: são só bloggers brunistas que querem provocar o Varandas ou há algum motivo que me faça ter o mínimo de interesse nesse congresso?
6 Novembro, 2019 at 18:47
Não, não são bloggers, são mesmo SÓCIOS com as quotas em dia e que tem a representatividade mínima de 20 votos que lhe foram conferidos por vários outros sócios com as quotas em dia.
Só terá interesse para quem goste de discutir ideias.
6 Novembro, 2019 at 19:31
Manuel, como sou sportinguista e Sócio, vou responder à sua tentativa de provocação com um esclarecimento.
Quem VOLTA a convocar o X Congresso Leonino (de realização estatutariamente imposta de 4 em 4 anos e o último foi em 2014) são os tais 50 Sócios, indicados por sócios representando 1.000 votos, que os actuais Órgãos Sociais do SCP acharam ser poucos para justificar os custos do Congresso.
Fica assim demonstrado que os 50 bastavam não apenas para justificar os custos (financeiros) do Congresso) como até par o organizar.
O que talvez também assim se demonstre é que os custos que assustam estes Órgãos Sociais do Sporting não são os financeiros mas os da livre circulação de ideias.
Como parece que o Manuel se assusta com o mesmo, acredito que o Congresso não o vá interessar sobremaneira.
SL
6 Novembro, 2019 at 20:21
“Simplificando: são só bloggers brunistas que querem provocar o Varandas ou há algum motivo que me faça ter o mínimo de interesse nesse congresso?”
NÁo… o congresso dos broxistas foi anulado pelo chupador mor… podes ficar em casa, ricardinho agostinho…
6 Novembro, 2019 at 18:29
Muito bem! Louvo a iniciativa!
6 Novembro, 2019 at 18:57
Honestamente tenho algumas dúvidas em relação ao momento deste congresso.
Debater ideias é bom, sim.
Mas trabalhar em cima de algo podre é estar a ignorar aquilo que deve ser a prioridade neste momento.
Substituir uma direção incapaz por outra que seja capaz.
Entretanto criar ideias neste momento é o mesmo que colocar em saco roto.
Esta direção autista já demonstrou o quanto ignora tudo o que a rodeia.
6 Novembro, 2019 at 19:38
Em que é que uma coisa impede a outra? E quem é que lhe diz que as ideias são para esta Direcção?
Neste caso, até uma coisa COMPLEMENTA a outra.
Como é que avalias que “outra” seja capaz sem saberes se as suas ideias são válidas? Como é que podes conhecer verdadeiramente a validade de ideias que não debates?
Este Congresso pode vir a fornecer a base ideológica e programática para constituir uma alternativa credível, válida e progressista para o Nosso Sporting.
Um abraço e saudações leoninas
6 Novembro, 2019 at 22:22
Este tipo de congresso não parece ter sido criado para construir um novo projecto de direção.
Nem tão pouco apresentação de candidaturas.
Vejo sim como um debate de ideias para melhorar certos campos de actividade do clube.
E neste momento é como se uma equipa quisesse inovar algo numa área em que o chefe é do mais fraco que pode haver e em momento algum irá ceder a essas ideias mostrando a sua incapacidade e o fraco que é.
Desperdicio de energia portanto.
Continuo a achar que há outras prioridades neste momento onde se deviam concentrar as energias.
6 Novembro, 2019 at 22:57
“Vejo sim como um debate de ideias para melhorar certos campos de actividade do clube.
E neste momento é como se uma equipa quisesse inovar algo numa área em que o chefe é do mais fraco que pode haver e em momento algum irá ceder a essas ideias mostrando a sua incapacidade e o fraco que é.
Desperdicio de energia portanto.”
Desde que surjam do debate ideias que melhorem certos campos de actividade do Clube, nunca terá sido um desperdício de tempo, porque as ideias não são para o “chefe” nem para o “momento”. As boas ideias são boas para o Sporting e não têm prazo de validade.
E, mais uma vez, esclareço que o Congresso em nada invalida as iniciativas (e já existem 2) para destituir estes Órgãos Sociais. Pelo contrário, se for bem sucedido, com acho que tem tudo para ser, poderá constituir um bom suporte ideológico e programático e até de recursos humanos para o novo rumo que se pretende imprimir ao Clube, devolvendo-o aos Sócios.
O próprio FACTO de, contrariando a intenção de mordaça dos Órgãos Sociais com o anúncio do seu cancelamento e adiamento sine die, este Congresso se REALIZAR POR EXCLUSIVA VONTADE DE UM GRUPO ALARGADO DE ASSOCIADOS é um sinal bem forte DE QUE PODE ESTAR NAS NOSSAS MÃOS DEVOLVER O SPORTING AOS SPORTINGUISTAS.
Com mensagens derrotistas e fatalistas é que não vamos a lado nenhum (ou deixamo-nos ir aonde outros nos conduzem).
Um abraço e saudações leoninas
6 Novembro, 2019 at 19:05
Vão explicar como vamos passar a ganhar no futebol?
Não me interpretem mal, voto à distância, número de votos por antiguidade, formação… Tudo temas com relevância e até alguma urgência… Agora, nenhuma presidente se vai aguentar se não vencer no futebol…
Vão explicar como se vai resolver isso? Sem frases vazias?
É que isso é o que importa neste momento… O resto é um bocado a espuma dos dias…
6 Novembro, 2019 at 19:14
O que importa nos dias que correm é promover o diálogo e a discussão.
Sentar à mesa pessoas que mesmo que tenham ideologias diferentes partilhem a mesma finalidade e que pensem todos em prol do Sporting é sempre algo de louvar.
Se conseguirem juntar pessoal que pense em prol do Sporting já será um passo em frente, mesmo que pareça algo pequeno hoje, amanhã talvez seja algo grande.
6 Novembro, 2019 at 19:43
E o Clube é só vencer no Futebol? Então parece que já não temos Clube há mais de 40 anos!
E como parece que SÓ interessa saber como pôr o Clube a ganhar no Futebol, não se debate mais nada!!!???
E há alguma mézinha para “pôr o Clube a ganhar no Futebol”?
Uma que não seja a dos padres, vouchers, e-mail, malas-ciao, e-toupeira, agências Cosmos, cafés com leite e frutas e outras tácticas igualmente vencedoras.
SL
6 Novembro, 2019 at 20:25
Caro Álvaro,
Como concordo consigo ….
Existem linhas vermelhas que nunca, por nunca ser, podem ser sequer tocadas, quanto mais poisadas ou ultrapassadas, como refere na parte final.
Depois, há depois … É a tal mezinha que você fala. Essa tem que ser entendida pelos sócios e adeptos e que passa pela não promessa de títulos mas de trabalho árduo, porque só comesse se conseguem os tais títulos, isto sem dispensar que toda a equipe da listada onde entre é sempre para vencer …
É preciso olhar o Sporting de outra forma nos próximos anos e não pensar só no dia de amanhã. É como hoje, estando já a esta distância do titulo … existem sócios (que respeito) que apenas esperam pela janela de janeiro para se torrar na espuma do dia mais uns milhões … e vai ser isto enquanto houver algo para torrar … Há depois logo veremos ….
6 Novembro, 2019 at 23:08
Plenamente de acordo joão gaspar.
E esta Direcção até teve um contexto propício único para poder enveredar por esse caminho.
E até teria conseguido angariar muitos apoios, mesmo não ganhando no futebol.
E teria contribuído alguma coisa para, de facto unir os sportinguistas. Mas optaram pelo discurso revanchista; pela ânsia “resultadista” (ainda por cima sem verem um boi da matéria); pelo autismo egocêntrico e pela aversão a qualquer mecanismo de expressão democrática.
Em suma, gastaram muito, gastaram mal, não obtiveram resultados e hostilizaram os sócios e adeptos. Um cock tail explosivo que só pode levar à sua queda … com estrondo … mas, esperemos, que não causando danos irreparáveis ao Nosso sporting.
Por isso ser impossível o … depois logo ver. Não para quem ama o Sporting.
Fazer este Congresso acontecer nestas condições é um louvável exemplo de enorme sportinguismo. Como o são as iniciativas para destituir tão rápido quanto possível esta equipa de dirigentes … antes que seja tarde.
Um abraço e saudações leoninas
6 Novembro, 2019 at 21:05
Foda-se. Se o clube “não é só vencer no futebol”, qual é exactamente o problema? As modalidades não vão ganhando? Querem que acredite que isto não tem uma motivação política? E ainda dizem que é do outro lado que se comem gelados com a testa.
6 Novembro, 2019 at 21:10
E sim, existem “mezinhas” para se ganhar no futebol sem ser com padres e vouchers. Eu pelo menos acho que sim e que seria interessante debater qual a política desportiva que devemos seguir. Mas, permita-me que lhe pergunte: se “está tudo comprado” porque é que se irrita com as derrotas? Se no fim de contas não temos nenhuma hipótese de ganhar, para que é que se discute o futebol sequer?
6 Novembro, 2019 at 23:21
Meu caro, canta bem mas não me alegra!
Nunca afirmei que não valia a pena lutar para ganhar no Futebol.
O que disse e reafirmo é que ganhar no Futebol não pode ser a única coisa que interessa neste Clube.
E porque nunca disse que não valia apena lutar para ganhar no Futebol é que falei nas manigâncias utilizadas há 40 anos para ganhar no Futebol Português.
E É POR ISSO QUE ACHO QUE VALE A PENA LUTAR CONTRA ESSAS MANIGÂNCIAS!
Algo que não vejo estes dirigentes a fazer, pelo contrário!
E é por existirem factores estranhos a condicionar o Futebol Português que temos de o discutir e propor as formas mais eficazes de combater esses factores estranhos.
“Se o clube “não é só vencer no futebol”, qual é exactamente o problema? As modalidades não vão ganhando?”
O problema é que o Clube também não são só as Modalidades, incluindo o Futebol.
O Clube é, antes de tudo o mais, o seu Universo de Associados e organizações espalhados por todo País e por todo o Mundo.
E também neste capítulo, estes dirigentes têm espezinhado esse património.
Para não falar em todo o outro património, esse mais material que estes dirigentes estão a delapidar a um ritmo alucinante.
Se não são preocupações que lhe cheguem para ser debatidas, tem bom remédio: durma descansado! E muito!
6 Novembro, 2019 at 22:49
É?!
Então é fácil… Adiantar contrato da NOS, orçamento de 200M para o próximo ano, Mourinho a treinador e uma equipa de craques…
Se é só isso que interessa…
Já eu é ao contrario… Quero saber tudo menos se vamos ganhar no futebol…
7 Novembro, 2019 at 10:31
Lol. Desculpa, mas tive mesmo de rir. Como é que é? Tu queres saber tudo menos se vamos ganhar no futebol? Epá, que vergonha. Agora a sério, estás a defender um congresso para debater ideias e quando eu proponho um tema é assim que debates? Se o clube tiver o melhor sistema de eleições possível, mas não for campeão nos próximos 20 anos achas que continuamos a ser o mesmo clube? Espero que te lembres disso na proxima derrota, já que no goalball ninguém nos para.
7 Novembro, 2019 at 10:59
Claro.
Quero saber da sustentabilidade do clube acima de tudo.
Se tiver de estar 4 anos sem ganhar para tornar o clube sustentável, estou.
Estou mais preocupado em ter o Sporting daqui a 4 anos do que ganhar o campeonato no próximo ano.
Essa de discutir como ganhar é como andar a mudar de treinador à espera que apareça 1 que seja um génio, esquecendo que o mais importante são os alicerces em que a equipa está sustentada e não o treinador. E por isso podemos mudar 40 vezes de treinador que a probabilidade de correr bem é mínima.
Rebentar 50M no mercado, outros tantos em ordenados, arranjar um treinador de topo e jogadores de topo para a liga tuga daria um campeonato. No dia seguinte não havia Sporting…mas pronto…
Já se conseguirmos ter um clube sustentável, ter um clube com um passivo gerível que faça com que a cada espirro não entremos praticamente em falência, com os adeptos atrás do clube e integrados no crescimento sustentado do clube, ter uma estrutura competente na academia que ajude a produzir talento…se calhar com um trabalho destes em 4 anos…estamos mais perto de ganhar e existir ao 5º, 6º, 7º.
Para mim ganhar é o produto final de um trabalho de base feito ao longo de anos em múltiplos vectores. Não é pegar numa formula mágica e já está. Ou, como outros dizem, “contratar gente competente”. Claro que tens de contratar gente competente…isso é um chavão. O dificil ter um plano de crescimento, contratar gente competente e que encaixe nesse plano. Gente competente na anarquia torna-se incompetente. Gente competente a trabalhar contra os adeptos é gente incompetente.
O resultado final de tudo é ganhar. Claro que é. Mas se querem falar de ganhar, digam-me como é que vão fazer o Sporting ganhar daqui a 4 anos. Não agora…
6 Novembro, 2019 at 19:26
Acho que deviam fazer convites oficiais aos órgãos sociais e à SportingTV! E publicitar na CS a organização do evento, anunciando os convites formais feitos à direção e SportingTV!
6 Novembro, 2019 at 19:30
Boas Tardes, Caros Tasqueiros.
Discutir o SCP PENSANDO o SCP nunca é mau.
Pelo que só por isso a iniciativa é louvável. Mostra que há gente a pensar em como MELHORAR o SCP (isto partindo do principio que não vai descambar para a arruaça e a vulgaridade).
O efeito prático, temo, vai ser só um: mostrar que há oposição à actual Direcção.
Porque o que pode “sair” desta iniciativa, o tal “Caderno de Recomendações” que um Caro Tasqueiro refere acima, já todos sabemos o que é:
– Melhorar a comunicação do Clube;
– Aposta na formação;
– Alteração do sistema de votos;
– Investimento nas modalidades,
– Etc., etc. etc.
No fundo o que se discute aqui diariamente (isto é, nos poucos posts em que realmente se discute alguma coisa).
A diferença? Mais projecção, talvez. Dependerá dos intervenientes, claro.
Em suma: a iniciativa é positiva. Servirá para alguma coisa (se for como o Caro Cherba diz e não se tratar de definir/apresentar um candidato a eleições (antecipadas, espera-se!)? Duvido.
SL
6 Novembro, 2019 at 20:36
Caro Livramento isto só mostra que há oposição se as pessoas quiserem olhar para o congresso dessa maneira.
É um congresso, onde diferentes pessoas, com diferentes pontos de vista, com diferentes opiniões vão discutir e partilhar conhecimentos em nada parecido com o que se passa aqui na Tasca…
7 Novembro, 2019 at 0:03
Caro FixTix,
Antes de mais, volto a dizer que acho uma iniciativa válida. E boa.
Apenas acho muito difícil que os “diferentes pontos de vista” cheguem a envolver, por exemplo, defensores de opções do tipo “a venda do capital da SAD a um investidor será benéfica para o SCP”, “devem-se criar condições para que a actual Direcção consiga implementar o seu projecto”, “será benéfico o estabelecimento de uma parceria com o Jorge Mendes”… (exemplos “ao calha”, no sentido contrário ao que parece ser consensual entre os Sportinguistas actualmente).
Eventualmente haverá quem defenda que a Comunicação do Clube (por exemplo) deve ser A, outro que deve ser B, ainda outro a dizer C. Tudo num círculo heterogéneo mas apertado.
No fundo, idéias que já se discutem em foruns do SCP. A “formalização” das mesmas poderá ser benéfica/ter impacto? Não sei.
Mas – novamente – por mim, acho bem.
SL
6 Novembro, 2019 at 22:20
Temes?
Merda de discurso como sempre…
6 Novembro, 2019 at 20:16
… identifiquei-me tanto com o comentário do Marquês que vou replicar parte dele… e espero que ele não se importe de eu fazer minhas as palavras dele…
Nas próximas eleições vão continuar a eleger presidentes, vindos da construção civil, ou ex-atletas, massagistas, enfermeiros, sapateiros, etc., e continuem a desprezar quem já deu provas da sua capacidade para gerir o clube.
Há pessoas que nunca crescem, e palavras como lealdade, honestidade, honra, não tem qualquer significado actualmente.
6 Novembro, 2019 at 20:39
+ 29
6 Novembro, 2019 at 22:13
Está há vontade, para replicares o que quiseres.
6 Novembro, 2019 at 22:28
🙂 obrigado…
7 Novembro, 2019 at 8:19
+1
6 Novembro, 2019 at 20:20
esta iniciativa é muito boa, sem duvidas
e sinceramente não percebo as criticas: quem lá for é para apresentar ideias e discutir o clube, não é necessaria e obrigatoriamente para apresentar uma lista ou um possivel candidato a eleições.
6 Novembro, 2019 at 20:28
Acho uma óptima ideia.
Da discussão nasce a luz.
Já todos percebemos que este CD é totalmente avesso ao confronto de ideias.
Só gosta de trabalho invisível.
Não se trata de um congresso para destituir ninguém, mas sim para reunir Sportinguistas, que por amarem o Seu Clube, pretendem encontrar soluções que nos tirem deste caminho das pedras.
A qualidade de muitos posts, que por aqui vou lendo, levam- me a acreditar que o futuro poderá ser bem melhor.
Viva o Sporting Clube de Portugal
6 Novembro, 2019 at 20:59
Sou leitor da tasca há mais de… 5 anos? É pouco comparado com muitos daqui, leio os comentários frequentemente mas acho que só tentei comentar 1 ou 2 x e nem sei se o comentário foi aceite ou não.
Mas devo dizer que estou muito entusiasmado com a ideia, e que adoraria comparecer e ouvir o que muitos outros leões tem a dizer. Sinto que é altura de deixar apenas o teclado e realmente fazer alguma coisa que possa ajudar o meu clube.
SL
6 Novembro, 2019 at 21:43
obviamente vão ser todos expulsos do clube…
todos os que organizarem, participarem ou assinarem qualquer papel.
a PIDV – polícia internacional de defesa do varandas – não vai perdoar.
acredito que o dias da cunha vai aparecer de cajado na mão a dar bordoadas.
6 Novembro, 2019 at 22:04
Está iniciativa para ter realmente sucesso tem que ser feita longe de Lisboa .
6 Novembro, 2019 at 22:09
Nota : não tenho nada contra Lisboa , cidade que aprecio bastante e onde já vivo uns anos . Mas existem muitos interesses e muita gente vai aparecer para mais tarde ter o tacho , caso saia daqui uma nova proposta credível é exequível para o clube . Assim quanto mais afastado de lisboa melhor . Mas por muitas ideias que existam para o clube ( e elas já foram durante estes anos referidas e debatidas neste espaço ) o mais importante é arranjar pessoas competentes para as implementar .
6 Novembro, 2019 at 22:09
Vivi
6 Novembro, 2019 at 22:14
Sugiro uma cidade no centro do país , Leiria por ex . Há milhares de sportinguistas no centro do país
6 Novembro, 2019 at 22:18
Tiro no porta-aviões!
6 Novembro, 2019 at 22:24
Excelente iniciativa! Pode ser que faça ver a essa corja que nos governa que eles não são o Sporting. O Sporting somos nós!
6 Novembro, 2019 at 22:44
É de louvar a excelente iniciativa !
Que tenha o sucesso pretendido
6 Novembro, 2019 at 22:58
Surpreendente posição do Movimento Sou Sporting.
Confesso que estou muito curioso para ver o que resulta deste Congresso.
Algumas questões que acho que vão ser interessantes:
1 – Conseguirá o “movimento” evitar a provável politização do congresso?
Parece-me que a organização tem como objectivo para o congresso o debate de ideias e não (obrigatoriamente) de recolher assinaturas ou criar listas, ou outras posições políticas. Acho que aqui os próprios participantes e a forma com decorrem os debates é que vão responder a esta questão.
2 – Terá este congresso mais adesão que o X Congresso Leonino?
Será interessante ver se os sportinguistas se prestam mais a participar neste congresso criado num movimento de sócios do que no organizado “pelo clube”. Ou até se a afluência poderá ser um “grito de revolta”.
3 – Que se fará com as ideias debatidas?
Serão apresentadas como propostas aos órgãos sociais em exercício? Organizadas e distribuídas pelos participantes? Sportinguistas em Geral? Ideias irão integrar um projecto directivo? Apresentadas em AG? Particular interesse em perceber se sai uma candidatura sem eleições marcadas (tal como o próprio varandas fez) ou se o mero debate de ideias é fim único e bastante para os participantes.
4 – Como decorrerão os trabalhos? Sala única? Várias salas temáticas com mesas próprias a debate? Tempo para intervenção dos participantes?
Numa altura em que a massa adepta leonina está, inegavelmente, fraturada, será a opinião alheia acolhida com o habitual tom que vemos nas redes sociais? Muito do sucesso do congresso poderá passar por esta questão.
5 – Marcarão presença alguns notáveis? Anteriores membros de orgãos sociais?
Debater e dar voz aos Sportinguistas é sempre salutar.
SL
6 Novembro, 2019 at 23:28
Várias questões pertinentes aqui colocadas pelo cantinho. Algumas (poucas) já foram sendo respondidas nos comentários deste post. Mas muitas deverão merecer uma especial atenção dos (re)organizadores do Congresso. Vou reter este comentário para reflectir sobre ele. Prticularmente os pontos 3 e 4 a merecer muito séria reflexão.
Um obrigado ao cantinho e saudações leoninas
6 Novembro, 2019 at 23:35
Saudações do Faial
7 Novembro, 2019 at 2:04
Ora só podiam ser reflexões e um Sportinguista Açoriano!
Saudações leoninas
7 Novembro, 2019 at 0:17
Boas questões cantinho e alvaro …
6 Novembro, 2019 at 23:37
… boas questões Cantinho
7 Novembro, 2019 at 0:59
Acho uma excelente iniciativa, mais do que discutir individualidades deve-se discutir ideias e planos, tenho pena de estar em Timor, senão concerteza marcaria presença para contribuir. A morte deste CD é uma questão de tempo, não há volta atrás, acho muito bem que se fale sobre o futuro do clube e a correção de asneiras recorrentes, esse dialogo só vai expor ainda mais a incompetência e desonestidade de quem atualmente lidera o clube.
Para mim pontos importantes a discutir:
– A gestão de carreira dos ativos da formação
– A exigência de critérios mínimos na contratação de staff técnico e profissional quer na estrutura técnica quer na estrutura de gestão e finanças (gente com experiência comprovada, nada de amadores ou estagiários que nem no Tirsense tinham lugar, o Sporting deve contratar como empresa grande que é, em vez de andar a apanhar refugo corrido de clubes menores)
– O scouting, que política?
a) Tipificação: Jovens e com potencial? Veteranos que ajudam a integração da nossa cantera? Valores confirmados mundialmente que custam um premium?
b) Quantidade: Número restrito de jogadores contratados (tolerância zero no entulho da folha de pagamentos)? Ou politica de eucalipto e empréstimos em massa (estilo lampião á antiga)? Política de compra e venda tipo especulação de mercado (estilo lampião moderno)?
c) Perfil do jogador: preferência á velocidade? altura? força? propensão a lesões? Tecnicista ou lutador? Maluco e genial (á la jardel) ou Disciplinado e atinado (á la joão moutinho)?
– Politica de relacionamento com empresários – Tolerancia zero á la BdC? Calças arreadas á la Varandas? Ou um equilibrio ?
– Gestão do património e infra-estruturas
– Dinamização e relação com a massa associativa
– Estatuto e futuro do clube – Clube Associado? Sad vendida? Sad com controlo maioritário d oclube? Outro modelo?
7 Novembro, 2019 at 2:25
Bom tocaste em vários assuntos pertinentes e importantes, mas apenas te referes ao Futebol e à SAD.
Há muito mais Sporting para além desse.
Na questão a SAD achava importante definir metas (quantitativas e temporais) para a recompra das VMOCs pelo SCP (a preço de 30c), recompondo definitivamente a dívida e, simultaneamente, a participação accionista do Clube (cerca de 90%) e uma alienação relativa de parte dessa participação através e de uma grande e entrada de novos accionistas até operação de aumento de capital até à posição de 60% SCP.
Mas também entendia como importantes reverá alocação patrimonial na SAD e no Clube.
Depois há a definir modelos de financiamento e fontes de receita mais regulares e sustentadas quer na SAD e no Futebol Masculino e Feminino, quer no Clube e nas Modalidades.
Há ainda a questão da valorização da Marca e Valores Sporting através da sua expansão e do merchandising a ela associado, utilizando todos os nossos recursos que são indiscutivelmente muito mais diversificados que os dos rivais (mais produtos de potencial graças ao eclectismo, mais expansão geográfica graças à Rede de Núcleos , Filiais e Delegações; mais Valores e Função Solidária graças ao Ecletismo, ao desporto para Todos, ao Gabinete Paralímpico, à pujança dos Desportos Adaptados, à vivências solidárias da Fundação Sporting, dos Leões de Portugal, dos Cinquentenários e do Grupo Stromp).
Finalmente há a questão da revitalização do Associativismo que passa necessariamente por alterações aos Estatutos e Regulamentos da AG para permitir o Voto Electrónico à Distância usando a rede Mundial de Núcleos SCP e mitigando a desproporcionalidade do número de votos por sócio, mas que deve ser cimentada num vigoroso envolvimento dos Núcleos na participação na Vida do Clube (boletins informativos; divulgação atempada da documentação das AGs, vendas de merchandising; captação de novos sócios, colaboração no scouting de diversas modalidades.)
E, por certo haverá muitas e muitas mais ideias e modelos para a sua concretização.
Um abraço e saudações leoninas
7 Novembro, 2019 at 2:43
Já agora para o Leão Lorosae, uma pequena curiosidade histórica que ume a Ilha de Santa Maria e a de Timor Leste.
no dia 28 de Novembro farão 75 anos que foi celebrado, na 2ª guerra Mundial o que foi resumidamente chamado d e Acordo de Santa Maria em que o “neutral” Estado Português de Salazar se comprometia a ceder aos Estados Unidos da Amériac de Roosevelt direitos de construção, utilização e exploração de uma grande base aérea militar na plataforma planáltica ocidental da Ilha de Santa Maria, em troca da garantia americana da devolução ao Estado português do território de Timor Leste assim que ele fosse libertado da ocupação japonesa.
Pertenço (Vice-Presidente) a uma Associação da Ilha de Santa Maria (Associação LPAZ – Associação para a Promoção e Valorização histórica, operacional e patrimonial do Aeroporto de Santa Maria) que vai, na 1ª Semana de Setembro próximo, organizar um grande Colóquio Académico Internacional que vai analisar as relações EUA-Portugal, EUA- GB e Portugal GB no contexto da 2ª Guerra Mundial e no pós-guerra; e as relações transatlânticas no contexto da evolução aeronáutica (com o apoio científico da Universidade de Swansea, do Smithsonian Institute, do ISCTE, da Universidade dos Açores e da Transatlantic Studies Association – euro/americana e com o apoio financeiro da Fundação Luso Americana Para o Desenvolvimento, Da Presidência da Republica, da Embaixada dos EUA em Lisboa e do seu Consulado em Ponta Delgada e da Camara Municipal de Vila do Porto)de Vila do Porto.
Se, por acaso tiver interesse e possibilidade em estar presente, terei todo o prazer em o acolher é só pedir o meu contacto ao Cherba.
Um abraço e saudações leoninas
7 Novembro, 2019 at 7:21
Olá Alvaro, não percebi onde vai ser o colóquio. Já agora, disse que vai ser na primeira semana de Setembro próximo, em 2020?
7 Novembro, 2019 at 7:28
Olá Alvaro, concordo com tudo, como não sou especialista na questão da restruturação da dívida deixo isso para quem sabe. Falo mais do futebol porque o futebol, para mim, deve ser o centro da atenção do clube e ser o seu negócio principal.
Olho para a gestão do futebol e sinto que clube está a ser sabotado por dentro, se o futebol implodir tudo o resto vem por aí abaixo por muito que a malta diga que não. É o que move as massas, acho que tem sido feito um trabalho fantástico nas modalidades nos ultimos anos pré-golpe, mas o modelo adotado para o desporto rei depois do golpe só piorou.
7 Novembro, 2019 at 9:19
Só hoje tive oportunidade de vir a Tasca e não poderia estar mais de acordo com a realização deste evento após o adiamento (sem um argumento válido, na minha opinião) do Congresso Leonino.
A “reunião”, individual, com cada um dos congressistas, seria um arremedo à imagem desta direcção e só serviria para cumprir a obrigação estatutária, mesmo que depois Rogério Alves tivesse que retorcer os estatutos para encaixar a aberração.
Por não ser organizado pelo Sporting, este Congresso exigirá uma responsabilidade (boa) acrescida aos envolvidos, e acredito que valerá muito a pena esta coragem.
Ser organizado por Sportinguistas fora da estrutura do Clube (mas espero que se inscrevam pessoas também ligadas a actual direcção), é uma lufada de ar fresco e uma oportunidade única para que TODOS possam dar o seu contributo sem as habituais barreiras institucionais. Ninguém tenha dúvidas que os Sportinguistas querem saber e estar mais envolvidos com o rumo do Clube. Também nisso somos diferentes.
Acredito no sucesso deste evento e que o futuro do debate do Universo Leonino passa verdadeiramente por aqui.
7 Novembro, 2019 at 10:34
No comunicado da Direcção o que diz é que a Direcção seguiu a recomendação da Comissão Organizadora e resolveu adiar o Congresso por haver manifesta falta de inscrições.
O que dizem aqui é exactamente o contrário, portanto, alguém mente descaradamente… E, seja quem for, é lamentável! Assim nunca sairemos desta guerra idiota…
7 Novembro, 2019 at 13:16
Pois. Confesso que não tinha reparado nesse pormenor.