Com domínio de maior parte do jogo e alguns valentes sustos pelo meio, o Sporting ganhou (e bem) na Noruega, deixando abertas de par em par as portas que dão acesso à fase seguinte da Liga Europa
De cada vez que Coates marca um golo pelo Sporting, há como que um acerto de contas com a vida, renova-se a esperança na justiça divina e acredita-se que o glaciares vão parar de derreter à velocidade que um gelado de laranja, que custava dez centavos, derretia naqueles incríveis anos 80.
Coates merece todos os golos que marca com o Leão Rampante ao peito e os que acreditam em Coates merecem festejá-los com um sorriso a dobrar, ainda por cima numa partida onde era ganhar ou ganhar e para a qual o Sporting arrancou sem Mathieu e sem Acuña e onde Silas voltou a baralhar o onze e nos deu uma mão de cartas onde Neto, Coates e Ilori formavam uma linha de três centrais, com a equipa a apresentar-se numa espécie de 3-5-2.
Os primeiros dez minutos foram para acabar o aquecimento, que estava um frio do caraças em Trondheim, e assim que o Sporting se chegou à frente e parou de rodar a bola de pé para pé viu-se a diferença de qualidade entre ambas as equipas. Restava saber se os Leões conseguiriam traduzir essa diferença numa vitória. Bolasie deu o primeiro avisou e pouco depois veio aquele salto poético do capitão sem braçadeira, que mandou uma valente cabeçada na bola e a deixou no fundo da baliza.
O empate quase apareceu numa recarga a um livre, mas Bruno Fernandes apanhou-se com a bola na área , tirou um adversário do caminho e não hesitou em dispará-la lá para dentro outra vez. Faltavam menos de dez minutos para o intervalo e o Sporting ficava com o jogo na mão, mas não iria para o balneário sem o maior susto de todos, quando Trondsen mostrou o porquê de ser jogador da bola numa equipa que é uma caricatura do que já foi.
No recomeço, o choque térmico entre o aconchego da cabine e o frio do relvado resultou num ameaço de pesadelo. Mesmo jogando pouco, pouquinho, o Rosenborg atirou-se ao jogo como Wendel se atiraria a uma caneca de chocolate quente e tornou os 60% de posse de bola do Sporting em 70% de posse de bola norueguesa. E, invariavelmente, os homens de branco metiam-na no lado direito do seu ataque, percebendo que era na dupla Ilori-Borja que estava a porta de entrada para a defesa leonina.
Na área contrária, Vietto sofria penalti não assinalado e, mais à frente, via o redes roubar-lhe o 0-3 com a cara, enquanto Ranan ficava com cara de quem se esqueceu de ir ao wc quando Lundemo disparou ao poste.
E, assim, como quem recebe um par de meias e uma cueca com losangos que “estava mesmo a precisar disto, tia!”, o Sporting saiu do gelo segurando o primeiro lugar do grupo e sem sofrer golos. Claro que, com outro tipo de adversário, isso dificilmente teria acontecido, mas já temos tanto verde e branco que nos entristece que o melhor, mesmo, é aproveitar o momento e acreditar que, em casa, frente ao PSV, conseguiremos celebrar esta pequenina prenda de Natal antecipada.
Ficha de jogo
Rosenborg-Sporting, 0-2
4.ª jornada do grupo D da Liga Europa
Lerkendal Stadion, em Trondheim (Noruega)
Árbitro: Kevin Clancy (Escócia)
Rosenborg: Hansen, Hedenstad, Reginiussen, Hovland, Meling, Jensen, Lundemo, Trondsen (Helland, 78′), Asen, Soderlund e Adegbenro (Johnsen, 77′)
Suplentes não utilizados: Ostbo, Akintola, Valsvik, Tagseth e Ceide
Treinador: Eirik Horneland
Sporting: Renan, Luís Neto, Coates, Tiago Ilori; Rosier, Eduardo, Doumbia (Rodrigo Fernandes, 86′), Borja; Bruno Fernandes (Pedro Mendes, 89′), Vietto e Bolasie (Rafaek Camacho, 73′)
Suplentes não utilizados: Luís Maximiano, Miguel Luís, Wendel e Luiz Phellype
Treinador: Silas
Golos: Coates (16′) e Bruno Fernandes (38′)
Ação disciplinar: cartão amarelo a Luís Neto (28′) e Eduardo (59′)
8 Novembro, 2019 at 12:40
Christmas? O Fivelas como alma iluminada que é, gaga, mas iluminada antecipou o Natal para fim de Setembro. Foi tudo pó galheiro nessa altura. Resta-nos tentar passar esta fase para pelo menos festejarmos o reveillon em finais de Novembro.
Contra um grupo destes não devia ser motivo de grande festa, mas o Capitão Bananas consegue descer a exigência e ambição para níveis históricos.
E realmente, nem consigo dizer se o Linz ter ganho foi bom ou mau. Com esta equipa é sempre 50/50. Vamos a ver.
Se não passarmos, vem aí mais uma época pensada e preparada desde Janeiro, para depois chegarmos outra vez a Setembro com 40 milhões estourados em entulho e acabarmos aí a época. Repetir até o Sporting acabar como o Belém e está o serviço feito.
8 Novembro, 2019 at 12:55
Sinto-me rejuvenescimento hoje, depois da vitória estonteante contra o colosso clube nórdico, somos imperáveis na Europa, este club só me dá alegrias, poucas mas vibrantes.
Não vi o jogo nem tenciono ver nenhum nos próximos anitos, mas é um orgulho do carvalho saber que nem tudo está perdido.
Viva a liga Europa
8 Novembro, 2019 at 12:57
Anda aí tenta gente histérica… Foi o Rosenborg, malta, o Ro-sen-borg!
Esperem pela pancada…
Z
8 Novembro, 2019 at 14:40
Deve ter mais participações na LC do que o Sporting…
8 Novembro, 2019 at 16:45
Um clube que foi 14 vezes seguidas campeão é capaz de não ser muito difícil.
8 Novembro, 2019 at 17:31
Sejamos correctos: foram “apenas” 13 vezes seguidas 😉
(mas aquilo que é capaz de ser mais curioso é que antes dessa série começar, o clube norueguês mais “titulado” até era o Viking Stavanger)
8 Novembro, 2019 at 12:59
Os filhos da puta deste CD que tomaram de assalto este club tem que ser homens o suficiente para levar o mandato até ao fim, destruídos por 1 destruídos por 100.
Édeixar ruir tudo
8 Novembro, 2019 at 13:02
“portas abertas de par em par” é uma expressão de quem está distraido com o calendário em falta.
há 3 equipas a lutar pelo apuramento, precisamos de vencer OBRIGATORIAMENTE um dos jogos em falta, não nos iludamos, nem sequer 2 empates nos proximos 2 jogos chegariam para passar (é uma questão de fazer contas), vamos ter uma final em casa com o PSV em que o unico resultado que interessa será a vitoria e aí sim, garantir o apuramento, qualquer outro resultado obtido no proximo dia 25 que não a vitória implicará a obrigação de vencer na Austria, algo que em teoria será durissimo contra aquela que me parece a melhor equipa, o Lask Linz.
Estamos muito longe do apuramento…
com 9 pontos –> Fora
com 10 pontos –> Fora
com 11 pontos –> Fora
com 12 pontos –> Apurados!
as contas são simples, o apuramento depende da nossa competencia e ainda faltam batalhas muito dificieis
8 Novembro, 2019 at 14:20
Pedro O.:
– com 9 pontos, é fora, pela certa;
– com 10 pontos, é fora, quase pela certa;
– com 11 pontos, muito dificilmente será fora e até poderemos (muito dificilmente também ser primeiros;
– com 12 pontos, estaremos apurados e até poderemos ser os primeiros do grupo (muito dificilmente)
– com 13 pontos, somos o primeiro do Grupo
O cenário dos 13 pontos, com vitória no próximo jogo em casa sobre o PSV, até não será tão improvável, apenas porque acredito que o Lask, vencendo na Noruega, ficará apurado e não colocará toda a carne no assador pelo primeiro lugar (uma vez que está comprometido nas competições caseiras – 2º no Campeonato e ainda na Taça; ao contrário de nós que já não lutamos por praticamente nada internamente – afastados da Taça e da taça da carica e afastados dos lugares Champions).
O nosso maior foco deveria ser a Liga Europa, para ir tão longe quanto possível: os oitavos não seria mau os quartos quase um milagre; de qualquer modo todo o anho aqui são pontos para a nossa subida no ranking de clubes, algo que, mais tarde, quando tivermos uma direcção que nos dê rumo, dará muito jeito para casos de apuramentos para os Grupos da Champions (cada lugar subido é 1M€ a mais).
Um abraço e saudações leoninas
8 Novembro, 2019 at 13:06
Futebol deplorável. Tenho de concordar com o Manuel José.
8 Novembro, 2019 at 13:12
Bom dia
Bem… parece que o Varandas lá vai continuando como presidente do Sporting..
e o PMAG a “segurá-lo” à revelia da sua obrigação, que é seguir e respeitar os estatutos e os sócios da instituição.
Varandas é apenas o reflexo do Sporting actual e dos seus sócios que tudo permitem.
SL
8 Novembro, 2019 at 13:35
https://twitter.com/ppaodemonio/status/1192752295588646912
Vergonha
Varandas ruuuuuuuuuuuuuaaaaaaaaaaaaaaaaa
8 Novembro, 2019 at 16:43
Nojo de corja. Só querem poleiros, passeatas e jantaradas!
RUA filhos da puta!!
8 Novembro, 2019 at 13:39
https://twitter.com/JosRibe69824230/status/1192772073095127040
Mais vergonha
Varandas ruuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
8 Novembro, 2019 at 16:44
O Porco do LPM ganhou o prémio hipócrita do dia.
8 Novembro, 2019 at 13:49
Ganhamos era o mais importante é já agora uma noite de futebol que não me deixou com azia, outro ponto importante….
Quanto ao resto tudo igual em relação a este CD, ou nös acabamos com eles ou eles vão dar cabo de nós, do SCP
SL
8 Novembro, 2019 at 13:58
Manuel jose….. Nao percebe nadinha de futebol….. Explicou o que é o Sporting 71…..ja nao tenho a minima paciência para falar desta amostra de clube….. No que ao futebol diz respeito.
8 Novembro, 2019 at 16:48
Uma capa de jornal que ao contrário do Pravda Leonino trás a verdade nua e crua estampada na capa:
https://twitter.com/RugidoVerde1906/status/1192758759250169856?s=19
8 Novembro, 2019 at 21:40
Maria Domingos aqui só para ti…
Tão bom.