Gostava de saber o enquadramento legal desta notificação.
Mas o enquadramento político é Varandas, mais uma vez porque isto foi a própria denúncia dele, coloca o nome do Sporting na lama quando do outro lado da rua…
Relembro que foi graças ao registo dos membros da JL que foi fácil identificar os tais 14…
Vou apenas relembrar que a noticia é falsa.
Sim a Juve e o Duxxi deixaram de receber apoios do clube, mas para estarem ilegais teriam de estar a desrespeitar a lei.
Mas a lei diz que os grupos de adeptos (claques) têm de estar constituidos numa GOA.
E diz que os GOA têm de estar registados.
Ambas as situacões não deixarem de existir porque o clube deixou de apoiar ambas as claques.
Curiosamente o que a lei diz é que não podem existir apoios dos clubes sem existirem GOA. Não o contrário.
A ironia da coisa…. é que os unicos GOA ilegais são os do carnide, precisamente porque o clube das barracas os apoiam sem eles estarem organizados oficialmente.
Por não conhecer a lei ao pormenor faço esta pergunta: foram os grupos (claques) que se constituíram em GOA, sendo que tiveram que registar os seus elementos! A questão é se para se formar um GOA não terá que haver uma “autorização” do clube?
O que diz a lei “i) «Grupo organizado de adeptos» o conjunto de adeptos, filiados ou não numa entidade desportiva, tendo por objecto o apoio a clubes, a associações ou a sociedades desportivas”
Ou seja, os GOA podem ou não estar filiados a um clube.
O caso do carnide é o oposto, eles estão filiados no clube mas recusam-se a estar associados em GOA.
No entanto quem faz o registo é o clube.
A lei diz isto:
1 – O promotor do espetáculo desportivo mantém um registo sistematizado e atualizado dos filiados no grupo organizado de adeptos do respetivo clube, associação ou sociedade desportiva, cumprindo o disposto na Lei da Proteção de Dados Pessoais, aprovada pela Lei n.º 67/98, de 26 de outubro,
[…]
4 – Sempre que proceder à suspensão de um registo, o promotor do espetáculo desportivo cessa todo o apoio que preste ao grupo organizado de adeptos e informa de forma documentada e imediata o IPDJ, I. P., justificando as razões da sua decisão.
5 – Caso a suspensão perdure pelo período de um ano, o promotor do espetáculo desportivo anula o registo e informa de forma documentada e imediata o IPDJ, I. P.
6 – É proibido ao promotor do espetáculo desportivo o apoio a grupos organizados de adeptos que não se encontrem previamente registados nos termos dos números anteriores ou cujo registo tenha sido suspenso ou anulado.
Logo, se o fivelas suspendeu os GOA estes deixaram de o ser, logo não são ilegais.
Se não suspendeu continuam legais. Não vejo qual o problema aqui.
O ilegal seria se não fossem GOA mas recebessem apoios do clube.
Ou seja os elementos, claques ou que queiram se chamar nunca se poderá dizer que são ilegais! Ilegal é o clube apoiar quem não tiver organizado conforme a lei!
Exactamente e de acordo com as exigências do IPDJ sendo que a primeira exigência é estarem legalmente constituídas.
Cumprindo os seus estatutos e as obrigações legais e fiscais, estão sempre legalmente constituídas.
Para receber os apoios terão de estar legalizadas e cumprir as regras estabelecidas no protocolo de apoio.
Não recebendo apoios do clube são uma associação como centenas de milhares de associações que existem no pais.”
Malcolm…não interpreto assim a lei. De facto, não ficam ilegais no sentido associativo, porque antes de tudo, julgo que todas as claques serão associações. Mas poderão ficar ilegais no sentido desportivo, sendo proibido a entrada no recinto desportivo como associação, o que inclui bandeiras, adereços e até thisrts. A Mancha Negra, durante os primeiros anos desta lei, fez finca pé e apenas estava registada como associação civil. Tinha montes de problemas em alguns estádios….um dos piores era…Alvalade. Na Supertaça Académica – Porto, em 2012, por exemplo, houve pessoal proibido de entrar no estádio em Aveiro porque tinha tshirts da Mancha. Em alguns países, era motivo para um motim no estádio. Aqui, a malta ficou na rua caso não tivesse outra roupa (o que é raro, que a malta vai para a bola e não leva o closet atrás lol).
Mas é isso que tento dizer, não tendo apoio do clube e não sendo reconhecidas no IPDJ como claque, acabam-se as facilidades nas entradas nos estádios, serão tratados como qualquer outra pessoa.
Mas nada impede que se organizem na deslocação e depois se juntem dentro do estádio. Essa questão das t.shirts é um abuso …
Barata, ninguém pode proibir a entrada num recinto desportivo a quem tiver o ingresso (a não ser no caso de interdição judicial); seja individuais ou colectivos os espectadores com ingresso podem sempre entrar; podem-lhes ser interditadas tarjas ou bandeiras com dimensão superior a 1m quadrado; não podem impedir de ir com a t-shirt que quiserem; se o fizeram em Aveiro é absolutamente ilegal (até uma t-shit com o desenho de uma folha de cannabis podes usar).
O pessoal, por vezes, olha para o Futebol como um mundo marginal.
O Futebol é um espectáculo; o Estádio um recinto de Espectáculos; as regras de acesso são, na generalidade, idênticas às de qualquer outro recinto de espectáculo. Só vais à Ópera de fato e gravata se quiseres; de facto, a esmagadora maioria de quem lá vês vai “todo chique”; mas por convenção social e não por imposição legal; se fores em “traje Gothic”, ninguém te pode impedir o acesso se tiveres pago bilhete.
Um abraço e saudações leonians
leonidas, está enganado ao afirmar “(…) Seriam ilegais apenas se estivessem a ser apoiadas sem serem GOA. (…)”
Nem aí seriam ilegais! O apoio do clube é que seria ilegal e o Clube é que seria penalizado por ter cometido ilegalidade (desde multas, a interdições do Estádio, a descida de divisão).
saudações leoninas
Desde que a roupa não apresente motivos xenófobos como por exemplo suásticas. Agora uma tshirt a dizer Juve Leo duvido mto que possam impossibilitar de entrar.
leonidas o Clube suspendeu os apoios a 2 G.O.A. e agora anunciou a suspensão do registro, informando o IPDJ.
O G.O.A. continua a existir porque o direito de associação lhes assiste.
Chamem-lhes o que quiserem, claques, grupos organizados de adeptos, a Juventude Leonina e o DirectivoXXI continuam a existir e os seus membros a poder ir ao Estádio e ao Pavilhão e aos outros Estádios (inclusive mantendo os lugares de época aqueles que os tenham).
Nem mesmo sei se não poderão, nos Estádios fora, continuar a apresentar as suas tarjas e bandeiras. Se o fizerem vão punir quem? Se o fizerem em Alvalade, podem punir o Clube que não pode permitir pois seria considerado apoio. Mas um clube forasteiro poderá proibir? Se é assim, como se explicam tarjas e bandeiras dos Belzebus Encarnados e dos Rapazinhos Bastardos (Sem Nome) por esses estádios fora?
Um abraço e saudações leoninas
p.s.: muito mais importante que discutirmos os contornos legais ou não deste anúncio é revoltarmo-nos contra os contornos éticos (ou ascéticos) destas medidas. Uma Direcção que “excomunga” do Clube uma Associação que apoia o Sporting há 43 anos (ainda o Presidente do Sporting não era nascido) e outra há 17 anos, estará a defender os superiores interesses do Sporting Clube de Portugal? E nem me venham com os “actos de violência” porque não é isso a que temos assistido e, se fosse o caso, tinham mais era que identificar e punir os prevaricadores, ou denunciá-los às autoridades policiais. Até temos assistido muito mais a actos de provocação dos dirigentes (proibição de tarjas, proibição de assobios, etc) do que a desacatos das claques.
Leonidas, mas segundo o n.º 5 , “Caso a suspensão perdure pelo período de um ano, o promotor do espetáculo desportivo anula o registo e informa de forma documentada e imediata o IPDJ, I. P.”.
A minha interpretação é que se estiverem suspensos mais de um ano pelo clube, é anulado o registo. A lei parece pouco clara, porque o promotor do espectáculo tanto pode ser o clube como a liga, pelo que não se percebe a que título é essa suspensão.
Diria que se pode interpretar assim: o clube retira o apoio ao GOA e suspende digamos assim os seus protocolos de apoio. Passado um ano, informa a liga, que requer ao IPDJ que anule o registo da claque. Será assim?
Em todo o caso, esta era uma boa altura para aproveitarem e serem ilegais ou constituírem-se como Associação Civil. Por um lado, conspurcava um pouco os businesses das claques e devolvia-lhe o seu carácter mais puro e por outro, era uma forma de mandar foder este podre poder instituído. Os ultras do Sporting, toda a sul, casuais, malta que vai sobretudo fora e que nem é uma coisa nem outra, etc etc, tudo junto a palmilhar o país à Inglesa e mandar a lei à merda. Só que por cá, a união dos adeptos é uma merda.
A minha interpretacão é, que se estiverem suspensas esse tempo todo deixam de ser GOA. Apenas isso. Deixam de ser GOA e passam a ser adeptos organizados em claques. Ou como o orelhas lhes chama “grupos de adeptos”……
Não são ilegais pois não violam a lei. Bastando não receber apoios do clube.
O GAJ (grupo de amigos do jj) eram um grupo de adeptos, mas nada de ilegal, foram fazer figuras tristes para o estádio mas não podem ser considerados ilegais.
É anulado registro no IPDJ. A consequência disso não é deixarem de existir como Associação. A Associação existe quando é notarialmente reconhecida, cumprindo com os requisitos legais de possuir Estatutos, identificação fiscal, apresentação regular de contas, etc.
A Juve Leo e o Directivo XXI cumprem com todos esses quesitos e não vão deixar de os cumprir apenas porque a Direcção do SCP ou do IPDJ o “determine”. O que vai acontecer é deixarem de ser reconhecidos como G.O.A. mas vão continuar a ser uma Associação que tem inscrita como sua missão social, apoiar as equipas do Sporting Clube de Portugal.
E esta é a questão essencial! Querem ou não usufruir do apoio que estas duas Associações têm INCANSAVELMENTE oferecido ao Sporting Clube de Portugal? O que é mais importante afinal para esta gente? Não prejudicar o apoio às equipas do Clube? ou deixar de ouvir assobios e apupos à sua (má) gestão?
Um abraço e saudações leoninas
Nada de novo na frente de guerra promovida pelo Varandas e amigos contra os sportinguistas, sejam eles claques, grupos de sócios que pretendam recolher assinaturas ou mesmo simples indivíduos que se queiram manifestar de forma pacífica.
Nesta guerra, à boa maneira afegã, todos os meios justificam os fins e assim vemos mais uma vez a Cofina a servir de mensageiro das justificações desta batalha do Dr. Coragem.
Depois das auditorias divulgadas em praça pública pelo Record, hoje temos os Protocolos expostos.
Continua a ser um exemplo a todos os níveis esta gestão…
Plantam auditorias na CS, agridem sócios nas AG, provocam e perseguem claques, censuram atletas, impedem manifestações e críticas ao seu trabalho miserável e não tenho dúvidas que tudo farão para negar a palavra aos sócios, quando chegar o momento. O dia em que estes fdp se forem embora, será um dos dias mais felizes do meu Sportinguismo. Vale por um título de campeão.
A JL e Directivo XXI deveriam mostrar o protocolo antigo e o último assinado! Não li os detalhes da notícia mas a capa dá a entender que o último protocolo teriam sido retirados muitos apoios em relação ao anterior! Precisamente o oposto do que a JL disse em comunicado!
Não é por mal mas a Torcida Verde e Brigada vai chegar a uma altura que tem que tomar uma posição! Ou estão com Varandas ou solidarizam-se com os “colegas”. Não podem ficar em cima do muro a ver para onde isto cai!
Por isso e’ que falei nos motivos invocados – se quiseres denunciar um contrato tens de provar que houve violacao gravosa do mesmo ou que este deixou de ser aplicavel (penso que e’ assim, a malta das Leis que se chegue ‘a frente) – terem de ser validos.
Para ser o mais sincero possivel contigo, depois daquele cartaz de apoio aos detidos, com a palavra “honra” o CD, fosse ele qual fosse, teria de ter imediatamente cessado todo e qualquer protocolo & apoio para com a JL. BdC e muito bem suspendeu imediatamente e deveria ter sido totalmente denunciado.
Mal feito, muito mal feito… para mim sao uma carta fora do baralho, ao nivel dos tipos que rescindiram com o Sporting – -em suma, umas merdas de traidores.
Então se foram os formados no Sporting que rescindiram, vamos acabar com a Academia? Se aqueles traíram o Sporting e vêem da academia, então temos de acabar com a academia…
É essa a lógica?
Mas volto a dizer. Nada disto tem a ver com isso. O processo interno aos que participaram em Alcochete está parado! Castigam um grupo em geral que não participou no ataque e os que participaram estão….com o processo suspenso?
E outra coisa…Se o problema é Alcochete…porquê o Directivo? Não foi só elementos da Juve? Esse cartaz não foi Juve? O que é que o DXXI tem a ver com isso?
Façam o que quiserem. Ao apoiar esta merda estão a apoiar uma direcção silenciar um grupo de opositores. É isso que estão a fazer. Nada mais que isso.
Se é isso que pretendem para o Sporting, uma ditadura que tem luz verde para calar os opositores, então fazem bem em estar do lado da direcção…
As desculpas que andam a arranjar para ter essa posição são vocês a auto-justificarem uma posição que sabem, internamente, errada…e como precisam de desculpas para vocês próprios para estar contra a claque neste caso, é isso que fazem…arranjam desculpas….
Tás a deturpar o que eu digo. A JL demonsyrou apoio e utilizou a palavra HONRA e estas merdas nao são feitas sem.o consentimento da Direcção.
Quem rescindiu, da Academia ou não, rescindiu com o Sporting; qurm ataciu, atacou o Sporting – eu não envolvo BdC nesta equação, BdC, eu e tu somo insignificantes comparados com o Sporting.
Ah, outra coisa: onde me viste associar o Directivo a Alcochete? O que digo é que se os fundamentos forem suficientes na forma e no conteúdo esta e qualquer Direccao tem razão; se nao firem suficientes nao tem. Simples.
Não me tentes colar a nada, penso pela.minha cabeça e nao sou menino de bater palminhas a ninguém…
porrinho, não se trata de contractos apenas.
Trata-se de uma relação afectiva com o Clube.
Quando se constituíram como Associações, qualquer das claques do sporting inscreveu como sua missão social (obrigatoriamente inserta nos Estatutos) apoiar as equipas do Clube.
Quando é limitada e constrangida coercivamente essa missão a 2 das 4 claques, as outras 2 têm para com elas um dever de solidariedade que é evidente e faz parte dessa missão social.
Um abraço e saudações leoninas
Concordo que a brigada e a torcida devem escolher um lado.
De resto, percebo que o espírito ultra possa ser contraditório a esta opção mas se eu fosse presidente destes grupos de apoio sugeria não comparecer no estádio como representante da claque.
Tudo em silêncio durante o jogo. Manifestações contra a direcção em alturas chave.
O IPDJ tem mais é que fazer o seu trabalho. Com os outros e connosco. Mas não creio…o IPDJ castiga os clubes por tarjas e merdas que o Sporting proibiu em Alvalade. Além disso não creio que a Juve e o Directivo sejam ilegais, apenas não têm apoios.
Curiosamente mais uma que vai ajudar os lampiões no seu argumento “são todos iguais”…Olhem estes agora também são ilegais e não há problemas! Por isso sim…o IPDJ não vai fazer nada…
O que o Varandas está a fazer ao Sporting não tem perdão…
Quanto mais tempo o Varandas for presidente pior ficará o clube. Não tenho duvidas que o clube não sobrevive a um mandato completo do Varandas.
Já li acima e subscrevo na integra. Vou ser mais feliz no dia que o Varandas cair do que no dia que o Godinho cair. A fractura, a chaga e a factura que o Varandas deixa é MUITO maior…o que é incrível…algo que nunca pensei dizer…
Mas enquanto os idiotas úteis continuarem a bater palmas e enquanto os idiotas úteis continuarem a achar que não está assim tão mau, se quiserem continuar a virar contra a claque como se o mal do Sporting fossem as claques e como se jogássemos e desperdiçássemos o que desperdiçamos por causa das claques….vai andar tudo em guerra civil. Os puppets vão fazendo o serviço do master…
Uma claque não reconhecida (?) pelo clube é automaticamente ilegal? Duvido.
Títulos são o que são, não correspondem literalmente ao corpo da notícia.
Estou a ver que tenho de ir tomar café à rua, para ler a notícia na totalidade.
A lei parece permitir qualquer claque, mas não permite que sejam usados apoios por parte do clube ou que usem algo alusivo ao clube, caso não sejam GOA.
As claques não deixaram de o ser, e o clube não pode acabar com uma claque.
Apenas deixaram de ter apoios do clube. Mesmo que deixem de ser GOA não estão ilegais, a partir do momento que não recebem apoios do clube.
Se a claque continuar a estar registada no IPDJ, tudo legal, só deixar de ter o apoio do clube, continua a poder levar as tarjas e tudo mais para os jogos fora?
Acho que o registo no IPDJ funciona através do protocolo com o clube, se não existir acabam-se as “facilidades” na entrada em qualquer estádio, nomeadamente tambores, bandeiras enormes, acompanhamento da policia… etc.
Parece-me que o barandas andam a brincar com uma coisa bem seria, concorde-se ou não, o funcionamento actual permitia algum controle, que perdendo-se pode ter consequenciais imprevisíveis e graves.
Lembro por exemplo o vandalismo nas deslocações, ultimamente os actos de vandalismo estão mais associados às toupeiras, ainda recentemente nos Açores ….
Sem estarem registados no IPDJ são ilegais. Certo?
Eu pensei que se podiam registar no IPDJ sem passar pelo clube.
Para mim isto não faz sentido…não devia ter de passar pelo clube. Isso faz obviamente a claque depender do clube e força a claque a fazer o que a direcção do clube quiser. Querem acabar com os braços armados das direcções ou querem forçar a ser braços armados?
Sinceramente não sei se conseguem o registo como GOA directamente no IPDJ sem passar pelo clube. Tenho ideia que esse processo de registo é feito pelo clube daí a existência do protocolo.
Mas nunca serão ilegais, o problema será somente o acesso organizado e acompanhado (seguro) aos estádios, acabam-se as “facilidades”.
Sem estarem registados no IPDJ são ilegais como claques desportivas, disso não tenham dúvidas.
Aliás, só isso a lei têm âmbito de aplicação, pois ao invés a lei era absolutamente inócua uma vez que a maior parte das claques já são associações há muito.
Até com t-shirts das claques vão marrar se for preciso…
Para estarem ilegais terão de receber apoios do clube SEM serem GOA.
Deixarem de ser GOA não as torna ilegais, pois qualquer grupo de pessoas pode ser uma claque não oficial.
Deixam é de ter regalias como entrar no estádio com o material de apoio, dinheiro para deslocacões, caixa policial, lugares no estádio, etc Isso é que seria ilegal.
Nunca são as claques que são ilegais!!!!
A Constituição Portuguesa permite a livre associação!!!
É um dos Direitos Fundamentais!!!
O que é ilegal é um Clube conceder apoios a uma claque que não esteja registrada no IPDJ.
A ilegalidade será do Clube.
Motivo para, por exemplo as tarjas enormes dos Sem Nome e dos Belzebus, na lixeira a céu aberto de Carnide não darem multas nem castigos a eles mas sim à agremiação carnidense.
Mas, novamente: estão preocupados com “pintelhices” legalistas quando esta é uma questão ÉTICA que afecta os Valores do Sporting Clube de Portugal?
SL
Eu estive numa conferência de imprensa, quando um bando de idiotas, não deixou José Mourinho ser treinador do Sporting, eu vi um bando de idiotas invadir Alcochete, estou-me marinbando para quem tanta merda tem feito contra o Sporting, como também não gosto do Varandas, que se fodam todos.
Havia sócios do Sporting a fazer ambas….havia sócios apaixonados pelo Sporting a fazer ambas. Portanto…se generalizas que eram da Juve e do Directivo, então podes generalizar para serem adeptos do Sporting. E como tal…
Aliás estou certo que pelo menos na questão Mourinho havia muito mais adeptos apaixonados pelo Sporting do que havia apenas elementos da claque….portanto…
É uma forma de estar…
O André Ventura concorda contigo. O ato de 2 ou 3 deve ser imputado a toda uma comunidade…
Eu estava lá na conferência de imprensa e vi quem foi, foram da claque e Luís Duque borrou-se isto custou-nos a glória e possivelmente a glória suprema de um título europeu. Foi o maior erro histórico desportivo da história do clube. Esses indivíduos independentemente da merda do Varandas não podem ter a influência que sempre tiveram e têm.
Tu foste à CI fazer o quê? Apoiar a decisão do Luis Duque na sua decisão?
Eu conheço quem lá foi e não seja da claque. Aliás nas imagens dessa CI consegues logo ver que há quem não seja da claque.
Havia gente da claque…havia gente que não era da claque. Todos eram adeptos do Sporting. Portanto se dizer que alguns gajos da claque são a claque e justificam o corte de relações….então…que dizer de todos serem adeptos do Sporting. Vamos cortar relações com os adeptos todos do Sporting? Já esteve mais longe, de facto…se calhar é isso que ele está a tentar…
Mas qual influência? O erro aí é do Duque. Quem decide é o Duque. O Varandas está em guerra com a claque porque eles quiseram escolher o treinador? Não. Está em guerra com as claques porque eles são os que se conseguem fazer melhor ouvir no estádio na contestação. Não tem nada a ver com Mourinhos ou com Alcochete. Tem única e exclusivamente a ver com silenciar a contestação!
Portanto estás a fazer uma enorme mistura porque odeias uns quantos da claque e por isso, é para acabar. Como digo…o Ventura gosta dessa postura. Pegar nos erros de uma parte e fazer guerra a uma comunidade inteira. E estou a ser simpático em compara a tua posição à do Ventura. Em vez de lidar com os problemas reais da claque é acabar com ela.
Naquela altura frequentava Alvalade e sabia que na conferência de imprensa ia ser noticiado como futuro treinador José Mourinho e fui lá para ver presencialmente a mesma e estava contente por isso, qual é o nosso espanto quando vários membros da claque irrompem pela conferência de imprensa e começam com impropérios e ameaças contra Mourinho e Luís Duque por o ir contratar. Duque não teve coragem de consumar a sua contratação perante as ameaças da claque. Nos tempos em que frequentava Alvalade também fui a uma conferência de imprensa de Luís Figo, quando se constava que ia para o Benfica e nessa conferência também me insurgi contra ele e disse-lhe que se ele fosse para o nosso rival era cão que não conhecia o dono, e felizmente ele acabou por ir para o Barca e nós recebemos quatrocentos e tal mil contos. Eu já cá ando a defender o Sporting há muitos anos e não é só em blogs
Volto a dizer-te…não foi só claque. E não tendo sido só a claque, o teu argumento é válido para sócios. Portanto a direcção pode suspender o sócio que quiser porque havia sócios a gritar contra o Luís Duque e havia sócios do Sporting entre os que invadiram Alcochete…
Tou-me a borrifando para o que fazes ou não. Se é para medir pilinhas no que fazes a defender o clube estás a bater à porta errada. Podia aqui contar-te histórias bem bonitas de gente sócia da Juve que fez sacrifícios incríveis pelo Sporting…bastante (mas bastante mesmo) mais incrível do que ir a uma CI dizer ao Figo que se for para os lamps é um merdas (tenho a certeza que foi por isso que ele não foi….).
E o que é que isso tem a ver com o que o Varandas está a fazer? Ele está a cortar relações com a claque por causa do Mourinho? De Alcochete? De eles terem recusado ou pedido um treinador especifico? Não…por terem cantado contra ele.
Agora tu é que sabes o que queres para o Sporting. Se uma direcção que quer silenciar os adeptos do Sporting que são contra ela ou não….
JHC, sim eu também lá estava e não sou das claques , mas lá atrás da sala António Capela eram eles que se manifestavam bem forte, assim como uma senhora que acompanhava sempre a claque.
Eu também lá estava!!! E não foram apenas as duas dezenas de elementos das claques, não apenas da juve, que fizeram barulho, houve mais sócios que se manifestaram contra a contratação. Luís duque ter-se acobardado e ter voltado com a palavra Atrás revela bem da sua competência e da forma como o clube era gerido (à deriva)! Isso não é nem pode ser justificação para o que agora estao a querer fazer.. porquê agora!??
José Mourinho nunca tinha sido treinador do Sporting ao contrário de JJ, estás a meter tudo no mesmo saco para dizeres que os sportinguistas que queriam Mourinho eram de segunda, os outros é que são de raça Ariana, naquela altura nem sequer Mourinho tinha passado pelo Porto e para a época todos os que percebiam de futebol, estavam a ver um grande treinador em potencia, coisa que agora passados estes anos, ele ficou com os fusiveis queimados e já não está na vanguarda dos treinadores mundiais.
NÃO. Está enganado! Estou a dizer exactamente o oposto. Quando digo SPORTINGUISTAS, quero dizer todo o Universo Sportinguista na generalidade.
E apesar de não concordar com o que foi feito estou a incluir-me no TODO!
o pessoal foi contra a contratação do mourinho porque no jogo na lixeira quandos os lampiões sempre que marcavam golo o cabrão fazia gestos contra os adeptos do Sporting, é preciso ter memoria e honra.
A mim fiquei bem marcado… e anos depois a camisola do rui jorge..
Olha outra fresquinha cá de dentro: o seboso do futre marca fora da area na lixeira e festeja q nem um animal junto das claques lampionas..1-0 contra nós
Epa mas o gajo na cmtv mostrou o cartão. É um dos nossos certamente…
Fogo, responsabilizar os actuais pelos erros que avós e netos cometeram há 40 anos!!!! Independentemente da qualidade provavelmente o Mourinho era despedido no final da época, não esqueça que foi no período dourado do papa e dos apitos. A carreira dele teria sido muito diferente ….
Se quer falar em erros do passado, falem no despedimento do Robson para meter o Queiroz ou mais recentemente na destituição do presidente que resgatou o clube para voltar a apostar na formula que já provou ser errada ….
Uma vez que esse erro foi do Cintra e da sua direcção e que o Cintra e a sua direcção eram todos sócios do Sporting, penso que me estou a cagar se a direcção decidir suspender os privilégios de todos os sócios.
Tou-me a cagar para sócios porque há uns que fazem merda, tou-me a cagar para o Varandas…por isso que se lixe….
Quem não deixou Mourinho ser treinador do Sporting foi Luís Duque e não a juve Leo… Um bando de, salvo erro, 44 idiotas dos quais 14 eram da juve Leo e mais do que provável, altamente instrumentalizados…a ideia é dividir para reinar, deixar o Sporting cada vez mais fragilizado. Enquanto isso os nossos adversários continuam a apoiar as suas claques, legais ou ilegais, bem como os seus comportamentos… Quem fez a defesa do assassino de marco Ficcini e quem a pagou!? Já foi julgado!???
Primeiro que tudo, o mourinho não teria feito um bom trabalho, logo por ai não podes afirmar que foi um erro.
Basta olhar para o seu historial. Muda-se para um clube e compra meia equipa…. dificilmente o Sporting lhe iria oferecer tais condicões.
Foi campeão e na europa pelo porco através da corrupcão…. dificil?
Basta recordar que ganhou a champions ao….. monaco. Vê o percuso de ambas as equipas e verás que esse foi um dos anos mais fracos na Champions. Lamento mas é a dura realidade. Até na taca UEFA no ano anterior…. recordamos que o boavista foi às meias finais?! Sim, o boavista esteve por pouco a ir à final!!!
Mas não tenho pena da juve. Uma claque que persegue um grupo de Rapazes e Raparigas que amam o Sporting e odeiam o carnide não merece o meu respeito.
RPZD1906!
Ilegais em Alvalade, legais a jogar fora e mais que legais no estrangeiro. Pelo menos na Noruega eram os únicos a torcer pelo clube. A croquetada das borlas que se vêm nos camarotes em Alvalade nem põem lá a peida. O capitão bananas a continuar o seu trabalho nojento e miserável. SL
ora bem nas deslocações fora agora não vai existir policiamento ?
vai ser bonito quando o Sporting for a lixeira e ao dragão, vai tudo casual e sem controlo.
Ahaha, perguntei isso noutro tópico! Tenho quase a certeza que aquilo é playback, deve haver alguns assobios mas não acredito que sejam assim tantos como fazem crer!
Isso tb é válido para ti e alguns outros.
Neste caso os profissionais do desapoiamento.
E o desemprego futuro nunca será coisa boa, tens razão.
Depois da grande tempestade virá a Bonança.
Podes crer que melhores dia virão.
Mais provocações. Este regime está a utilizar os órgãos oficiais de propaganda para provocar as claques. Mantenham-se serenas e continuem como até aqui, a apoiar e a contestar sem ligar a estas provocações que visam incendiar o ambiente e alimentar a violência para validar o seu discurso.
Estão em completo desespero. O julgamento de Alcochete está logo ao virar da esquina e até tremem ao imaginar com o que serão confrontados em tribunal.
Isso tudo.
O julgamento está muito próximo, e a provocação seja aos próprios sócios, seja às claques está a intensificar e vai aumentar á medida que se aproxima o julgamento.
O timing da guerra às 2 claques não é inocente.
Vão criar muita pressão e falsa agitação também através dos órgãos de comunicação social.
Têm sido bem aconselhados até agora.
É manter.
Esta era uma boa oportunidade para mostrar a união dos adeptos do Sporting e mandar o Vagangas e a lei de merda apanhar no cu.
Há muita gente que confunde os ultras com claqueiros e oportunistas. Um ultra é um gajo que apoia o clube e vai ao estádio demonstrar mais efusivamente esse apoio, vá ele em claque organizada, casual ou até com a avó.
Anda-se a confundir a forma com o conteúdo. As claques têm a sua história, as suas idiossincrasias, são muito mais que um determinado momento temporal, ainda que porventura errante e longe da âmago que levou à criação das mesmas. Elas existem para congregar as pessoas num determinado apoio, e por isso precisam de se refundar e perceber que elas deverão ser esse veículo de congregação, sobretudo no apoio que é feito fora de casa. Isto para dizer que todos os adeptos que frequentemente viagem para fora do nosso estádio, são a nossa claque, sejam eles registados, casuais ou o diabo a sete. O ataque feito às nossas claques é também um ataque a todos os adeptos mais presentes, porque nos enfraquece e divide.
Não obstante, diria que é fundamental a tal refundação das claques.
Bem se sabe o porquê desta confusão toda: a farsa de Alcochete. Quando vejo alguns (muitos) Sportinguistas a dizerem que foi o dia mais negro da história do clube, perdoem-me o insulto….mas que anjinhos!!
OH Barata o Macaco numa entrevista que deu disse que com ele isso nunca aconteceria, pois eles são mafiosos mas nunca prejudicam o clube daquela maneira. Anjinhos são vocês.
Fds, achas mesmo normal todo o episódio de Alcochete?
Isto é, normal não é enquanto norma, mas todo o procedimento foi o que era expectável numa situação daquela natureza?
Opa…não me fodas! Eu não defendo claqueiros, muito menos nos moldes ao que aquilo chegou, mas por amor da Santa…aquilo fede! Alcochete fede e tresanda que dói!
“pois eles são mafiosos mas nunca prejudicam o clube daquela maneira.”
That’s the point….então porque é que achas que os nossos prejudicam o clube? Os Sportinguistas em geral gostam menos do clube que os do Porto? Ou só as nossas claques é que gostam menos que os Super e o Colectivo?
Que prejudicaram o clube? Quem prejudicou o clube foi a CS e os sportinguistas que foram de arrasto na onda de “gravidade” de alcochete. Já aconteceu n vezes em vários clubes e ninguém quis saber. Falas do Macaco de eles nunca prejudicarem o clube dessa maneira, os SD mandaram tochas para dentro do carro do Co Adriensen com ele lá dentro e ninguém quis saber disso para nada.
Ainda agora um quartel dos bombeiros foi invadido, onde vários foram agredidos e ninguém quis saber disso para nada.
Alcochete só é grave porque é usado como arma política. Mais nada. É como os crimes do Rui Pinto vs informação que Rui Pinto obteu. O que é considerado grave é os crimes do Rui Pinto porque é arma politica. A informação que ele obteu não interessa a ninguém.
O macaco já patrocinou muitos alcochetes. Aos jogadores do clube dele, aos árbitros. O aproveitamento que desses episódios foi tirado é a única diferença em relação ao que se passou na nossa academia. Alcochete foi O pretexto para se atingir o objetivo de tirar BdC da presidência. Foi por causa disso que muitos sócios votaram sim à destituição. Ou as consequências disso, vá. As consequências que acabaram por acontecer à mesma, apesar da promessa do capitão coragem de que, com ele, os jogadores reverteriam as rescisões. Se não consegues ver isso…
Ayres os super dragões, nunca são apanhados porque fazem as coisas sem a comunicação social a filmar em directo e uma coisa muito importante sabem o que é o limite. fazem coisas mal feitas mas têm voz de comando. Eu também não quero aquilo no Desporto, mas numa coisa são certos, nunca entalaram o clube.
Soube-se deles sempre muita coisa , contra árbitros, que foi aquilo que a nossa claque nunca fez, contra jogadores, contra treinadores para os despacharem, contra adversários, mas verdadeiramente, onde entalaram eles o clube ? É por isso que eu disse que eles são mafiosos e ninguém deve gostar disso, mas diz-me onde eles entalaram verdadeiramente o clube? Os árbitros tiveram que ganhar juízo, os jogadores idem, os treinadores tiveram que negociar rescisões por preço de saldo. Onde ?
Os SD já deram aso a tanta confusão que dava para mais um livro do Madureira. A diferença é que eles são unidos e não têm facções pseudo-intelectuais como nós. Não deixam de ter negociatas e coisas manhosas como tudo, mas o clube sempre foi intocável. Nós (salvo seja) usamos o clube como arma de arremesso para se atingirem determinados intentos, sejam eles pessoais ou colectivos. A única coisa que admiro no FCP foi que, não obstante serem uma organização mafiosa, cedo perceberam (Pedroto) que só a união podia derrubar o centralismo lampiónico de Lisboa (nada contra a Lisboa, adoro a cidade). Enquanto isso, nós andamos a dormir e a destruir-nos uns aos outros.
E voila, mal metemos um pouco a pata na poça, somos logo usados como exemplo para tudo. Alcochete fede e não há paralelo nenhum no mundo civilizado. O resto é treta!
Pessoal, estive aqui a analisar a lei e confesso-me cada vez mais baralhado com a mesma. O legislador (mais uma vez) consegui fazer uma lei confusa.
Vamos lá ver se dissequei bem isto.
As claques têm que estar constituídas como Associações e posteriormente registadas na APCVD – o que será naturalmente da sua competência – condição sine qua non para recebe apoios do clube (artigo 14.º n.º 1 e 2 da lei 113/2019).
O clube, querendo apoiar essa claque, terá de fazê-lo através de protocolo (14.º n.º 3), sendo obrigado a manter um registo sistematizado e actualizado dos elementos da mesma (15.º n.º 1).
Agora, atente-se no 15.º n .º 4: “Sempre que proceder à suspensão de um registo, o promotor do espetáculo desportivo cessa todo o apoio que presta ao grupo organizado de adeptos e informa a APCVD, de imediato e de forma documentada, justificando as razões da sua decisão.”
Que registo? Pela sistematização da lei, só pode ser o registo a que se refere o artigo 15.º n.º 1. Então em que termos é que se procede à suspensão desse registo? É de supor que basta uma carta do Varandas à Autoridade em causa, ainda que fundamentada, coisa que ele não saberia fazer, mas é para isso que servem os demais funcionários e órgãos do clube. Mas que efeitos essa suspensão e que raio é que isto quer dizer na prática? “5 – Caso a suspensão perdure pelo período de um ano, o promotor do espetáculo desportivo anula o registo e informa a APCVD, de imediato e de forma documentada.” Anula o registo de quê? Do meu nome lá? Da claque?
É que este registo não coloca em causa o registo constitutivo das claques quer enquanto associações, quer no que concerne ao que é efectuado na APCVD. Por isso, sinceramente, a sensação que me dá é que a única coisa que as claques perdem são os apoios do clube. De resto, como associações e GOA’s que são, deverão continuar a ter o direito ao associativismo. Ainda assim, tem o clube prerrogativas de impedir a entrada dessa associação?
Confesso-me baralhado e confuso, alguém que ajude a perceber isto.
Não há claques ilegais! O que seria ilegal é haver apoios a claques ou como queiram chamar! O conjunto de pessoas que se juntam nunca é considerado ilegal! O clube é que comete ilegalidade se apoiar!
Os NN e DV não são ilegais, ilegal é o Benfica os apoiar!
Agora serem proibidos de entrar com megafones, tambores, bandeiras grandes sim porque o adepto “comum” também não pode entrar com esses objectos! T-shirts, cachecóis e mesmo tarjas cartazes de pequenas dimensões tenho muitassss dúvidas que seja constitucional! Estão a pôr em causa a liberdade! Eu posso andar na rua com uma t-shirt a dizer: eu sou fascista! Vai “chocar” outras pessoas? Talvez mas estou no meu direito!
Eu posso ser uma coisa sem o praticar!
Posso dizer eu sou psicopata! Mas não cometendo nenhum crime ninguém pode impedir de eu o dizer! Nem acusar/condenar de o dizer!
É isso que eu disse. A claque não é ilegal, mas contudo, fica proibido a entrada desse material todo. A questão das t-shirts da claque já eu vi a ser barrada a entrada neste pedaço de merda à beira mal plantado. É obviamente inconstitucional. Já andar com uma t-shirt a dizer “eu sou fascista” talvez não seja, porque não é propriamente apologia, mas a probabilidade de se interpretar a a constituição de modo abrangente é enorme, por isso diria que seria considerado um delito. A meu ver, mal, mas isso sou é a minha costela de libertário a falar.
Barata, quanto a “(…) De resto, como associações e GOA’s que são, deverão continuar a ter o direito ao associativismo. (…)” está completamente correcto.
O direito ao associativismo está consagrado na Constituição da República Portuguesa como um dos Direitos Fundamentais. Qualquer Associação para se constituir legalmente, fá-lo através de Registro Notarial, precisando de indicar os Estatutos, a composição dos Órgãos Sociais, definir a sua missão social e registrar a designação, obter número de Identificação Fiscal de Entidade Colectivo e tendo como obrigação a apresentação regular de Contas organizadas. Não tem NADA que ver com APCVD ou com o IPDJ!
Já quanto a “(…) Ainda assim, tem o clube prerrogativas de impedir a entrada dessa associação? (…)”
Tem e não tem. Desde que possuidores de ingressos, os ELEMENTOS da Associação NÃO PODEM SER IMPEDIDOS DO ACESSO AO RECINTO DE ESPECTÁCULO. Mas não vão como Associação, vão como espectadores. Não podem levar tarjas e bandeiras com dimensão superior a 1mx1m. Podem vestir as t-hirts que bem quiserem e entenderem e fazer o barulho que entenderem (entoar cânticos, palavras de ordem, aplaudir, assobiar, apupar). Claro que, se estiverem a ocupar lugares juntos, “funcionarão” em grupo e mesmo tendo acedido ao recinto como “particulares”, comportar-se-ão como Associação e cumprirão com a missão social da mesm: apoiar as equipas do Clube.
Um abraço e saudações leoninas
Ou se sabe conviver com o fenómeno das claques ou se arruma a violinha no saco.
Ou a relação é equilibrada ou uns mandam e os outros caem.
Para quem defende que as claques têm de ser postas em sentido e os apoios para lá de normais têm de acabar, pergunto porque razão esta direção não o fez qd entrou mas apenas qd foi contestada?
Esta “guerra” com as claques que pensam e agem como se fossem mais que Sócios do Sporting Clube de Portugal…. Teria toda a razão de existir de o contexto do clube fosse outro.
Assim no contexto actual é burrice. Dificilmente existiria um timing pior que o actual.
Varandas.. Burro do crl… A continuar assim está a meter-se a jeito para um dia destes levar na boca
O ano passado assim que tomou posse tinha ganho o confronto de caras. Agora um ano depois de n CIs desastrosas e toda a bagagem de idiota que o Varandas tem, aliado à fraca performance no futebol mais rápido correm com ele do que correm com as claques.
Não são mais nem menos! Mas entre aspas não deverias considerar as claques iguais ao sócio “comum”! O que as claques fazem nos jogos não é a mesma coisa que o sócio comum faz!
1) Os Sócios comuns não ganham a vida à custa do negócio de bilhetes do Sporting
2) Os Sócios comuns sabem respeitar filas para adquirir bilhetes para finais da Taça em vez de ameaçarem de porrada outros Sócios e adquirirem bilhetes para fazerem negócio!
Acrescenta: o sócio comum bate palminhas se a equipa ganha, o sócio comum começa a assobiar se não tiverem a ganhar, o sócio comum assobia o Nani, o sócio comum fica em casa se o jogo for a meio da semana, o sócio comum não faz viagens de 300km para ir ver um jogo, o sócio comum não tem tempo para ir ao estrangeiro apoiar a equipa, o sócio comum aparece no PJR se houver bons resultados
Nunca o Sporting esteve tão perto de ser campeão! Força Varandas, estou contigo! Continua a replicar tudo o que faz a estrutura do benfica porque, afinal de contas, é assim que se ganham campeonatos! A tua admiração por eles não será em vão! Tens todo o meu apoio, força!
Será que seria uma ideia tão estapafúrdia as claques estarem nos estatutos do SCP? Com os direitos, deveres, obrigações, penalizações em caso de incumprimentos, por exemplo dizerem que uma percentagem x do orçamento seria para o apoio das claques? Assim acabava-se com a história de o Manuel gosta das claques dá x ou Joaquim não gosta dá y!
O Paulo que me desculpe mas seria estapafúrdia sim. Aquilo a que chamamos claques são Associações. Como o Sporting. Mesmo sendo missão social das claques leoninas apoiar as equipas do Sporting Clube de Portugal, tal facto não deve pressupor qualquer relação estrutural de dependência ou de perda da sua autonomia associativa.
Uma Associação não pode estar nos Estatutos de outra.
O que seria diferente, seria protocolar que nos Estatutos das Associações de G.O.A. constassem obrigações das mesmas para com o Clube por forma a serem elegíveis aos seus apoios. Mas não sei se faria muito sentido. Acho mais lógico, estabelecer protocolos entre as partes para definir o seu relacionamento.
Apenas acho que esses protocolos deveriam ter bem explícito um período de vigência, as condições para denúncia antes do termo desse período e as penalizações decorrentes do não cumprimento dessas condições.
O que se passou, com a ruptura do Protocolo por parte do Sporting, não sei se não estará ferido de ilegalidade (teria de consultar o Protocolo); mas a não estar, significa que o Protocolo foi redigido em claro benefício de uma das partes (o Clube), não precavendo os direitos da outra (os G.O.A.).
Um abraço e saudações leoninas
Boa tarde a todos.
As nossas claques são fundamentais quer para o apoio ás várias equipas, quer para o ambiente que criam nos jogos. A minha primeira ida ao velhinho Alvalade, que me fez ficar apaixonado, foi marcado não só pela categoria do Balakov, pelos golaços de livre do Carlos Xavier ou pelas correrias do Figo, mas também pela loucura que era a curva sul. Lembro-me de estar tanto tempo a olhar para a bancada como para o campo.
Naturalmente que é sempre condenável quando as claques criam prejuízos, seja por via de multas de comportamento, seja por atitudes menos próprias dos seus elementos, negócios ilícitos de alguns, etc.
As claques do Sporting pagam hoje no seu todo, pelos actos de alguns dos seus elementos. O acontecimento mais marcante que lhes ficou associado, ainda que não se possa julgar o todo por uma parte, foi a invasão a Alcochete. Mesmo que muitos deles nem sequer fossem das claques, foi essa a imagem que ficou, graças à repetição até à exaustão pelos vários meios de comunicação da invasão por “elementos das claques”.
A vinda a público dos benefícios das claques, vem dar uma conotação ainda mais negativa às mesmas, principalmente para aqueles adeptos que têm pouco espírito critico e comem toda a informação que lhes servem sem questionar! Não sei ao certo quanto é a divida ao clube, mas tem de se analisar também pelo lado do benefício que o clube tem com o apoio das claques. Ah…e já agora também se pode tentar fazer a comparação com os benefícios obtidos com os negócios tipo “Wang”…
Os protestos durante o jogo, ainda que compreensíveis dada a impossibilidade de o fazer no final devido ao volume ridículo com que metem o som das colunas, também não lhes joga a favor. E talvez até nem seja tanto por defesa ao Varandas que outros adeptos os assobiam, mas talvez porque acreditam que durante o jogo é apenas para apoiar…quem sabe…
O que acho que as claques deviam fazer, ainda que seja difícil aceitar, é protestarem em silêncio por 2 ou 3 jogos, fora e em casa. Creio que o silêncio seria muito mais “ensurdecedor” que os cânticos. E para passar mensagens, a ideia das t-shirts está bem pensada. Que as levem e à moda do scrable, que coloquem questões que incomodem visíveis a todos os sócios e adeptos.
Copo, as claques nunca foram a alcochete, foram alguns elementos da juve leo.
São coisas distintas, ainda para mais quando esses elementos foram com o objectivo de derrubar a direccão (está nas mensagens de whatsup, não só eu que o digo).
Estiveram mal nisso. E esteve mal a juve ao mostrar solidariedade com os presos.
Eu estar solidário com o BdC que não fez nada é uma coisa, outra coisa é desculpar quem foi lá e criou problemas.
A juve uns meses antes andou a perseguir elementos da rapaziada 1906, que apenas queriam apoiar o clube e lutar contra o carnide. Não admito cenas dessas.
Por mim a juve já teria sido eliminada há algum tempo. As restantes claques merecem o nosso respeito dado não se terem metido em nenhuma “caldeirada”.
Não se passa nada. Agora que as entidades não podem ser responsabilizadas pelos atos de “outrém”, ou seja, as claques… então devemos pedir todo o dinheiro de multas que pagámos com juros.
Se o Varandas pensa que cala a contestação com isto é ainda mais burro do que eu pensava. É burro que dói. Aconselho mais umas quantas colunas espalhadas pelo estádio. Até pode aproveitar e fazer uns dinheirinhos extra, colocando à venda, junto com os bilhetes, uns tampõezinhos para os ouvidos e fazendo parcerias com clínicas com especialidade de otorrinolaringologia e com as empresas que vendem aparelhos auditivos.
”Até pode aproveitar e fazer uns dinheirinhos extra, colocando à venda, junto com os bilhetes, uns tampõezinhos para os ouvidos e fazendo parcerias com clínicas com especialidade de otorrinolaringologia e com as empresas que vendem aparelhos auditivos.”
No fundo não esclarece a cortina de fumo que a nossa CS bem trabalha e que passa por as claques estarem ilegais. Mas não estão. Só não podem ter apoios do Sporting.
Comunicado da Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto
«Face à divulgação de notícias que dão conta de que as claques “Juventude Leonina” e “Directivo Ultras XXI” deixaram de ser reconhecidas pela Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD) como grupos organizados de adeptos (GOA), tornando-se ilegais, importa a esta Autoridade corrigir e esclarecer:
1- É obrigatório o registo dos grupos organizados de adeptos junto da APCVD, de acordo com a Lei n.º 39/2009, de 30 de Julho, na sua actual redacção, que estabelece o regime jurídico da segurança e combate ao racismo, à xenofobia e à intolerância nos espectáculos desportivos. O incumprimento do referido registo veda liminarmente a concessão de apoios por parte dos promotores do espectáculo desportivo (n.ºs 1 e 2 do artigo 14.º).
2- De acordo com o previsto na mesma Lei, o promotor que atribua qualquer tipo de apoio a um grupo organizado de adeptos, está obrigado a manter “um registo sistematizado e actualizado dos filiados no mesmo” – n.º 1 do artigo 15.º, o que viabiliza a atribuição dos apoios “técnicos, financeiros e materiais concedidos a grupos organizados de adeptos” (n.º 3 do artigo 14.º) – e que, por sua vez, “são objecto de protocolo com o promotor do espectáculo desportivo”.
3- O registo pode ser suspenso pelo promotor do espectáculo desportivo, como previsto no n.º 3 do art.º 15.º, sendo que, nos termos do n.º 4 do mesmo artigo, aquando da suspensão o promotor do espectáculo desportivo cessa a concessão de apoios ao grupo organizado de adeptos e informa a APCVD, de imediato e de forma documentada, justificando as razões da sua decisão.
4- Cumprida a formalidade de comunicação à APCVD, de forma documentada e justificada, esta Autoridade actualiza o estado do registo relativo aos respectivos GOA.
5- Se a suspensão perdurar pelo período de um ano, o promotor terá a obrigação de anular o registo, comunicando-o, de forma documentada à APCVD, nos termos do nº 5 do art.º 15.º.
6- Neste contexto, o Sporting Clube de Portugal comunicou à APCVD, no dia 29 de Outubro de 2019, de forma documentada e justificada, a suspensão do registo dos grupos organizados de adeptos “Juventude Leonina” e “Directivo Ultras XXI”.
Assim, tendo sido cumprida a formalidade que a Lei estabelece, resultante da decisão de um clube, não cabe à APCVD emitir qualquer juízo ou autorização, mas sim actualizar a situação dos registos dos respectivos GOA.
Importa ainda esclarecer que, por imperativo legal, enquanto vigorar a suspensão do registo, encontra-se liminarmente vedada a concessão de qualquer apoio aos grupos organizados de adeptos alvo da suspensão de registo por parte dos respectivos clubes.
A Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto
Viseu, 12 de Novembro de 2019».
Ok, então faz sentido. O clube tem a obrigação de manter o registo se pretende apoiar a claque. Se não o faz o deixa de o fazer logo quaisquer apoios passam a ser ilegais.
Ou seja, não muda o que já se sabia.
O que é estranho é que do outro lado da estrada estes freteiros não falam
Mas isso era obvio.
Como um tasqueiro disse atrás, os GOA nunca podem ser ilegais, o que é ilegal é o apoio do clube às claques sem estarem constituidas em GOA.
Mas durante um dia estivemos a discutir o sexo dos anjos….. é assim que as coisas funcionam.
O carnide não cumpre a lei mas ninguem se preocupa com isso….. é a ironia!
O Comunicado deixado acima pelo tasqueiro Riga esclarece, esperemos que em definitivo, a situação de “legalidade” das claques, de uma forma clara e concisa.
Como seria bom que os OCs, também eles, fossem tão claros e transparentes…
O que diriam se a auditoria mostrasse um corte de 500k euros na divida das claques?
Pena é que os cofinados vão continuar a ser cofinados e o resto é conversa. As claques recebiam muito da direcção anterior para serem a guarda pretoriana, alguém contesta?
As nossas TVs já convidavam alguém da Juve Leo 2/ou dos Diretivo XXI para ir a um programazinho, não? Era capaz de dar audiência… Ah, espera. Mas estragava a narrativa. E isso é “chato”.
Cronologia para tótós, bonecos, penicos, sonsas e paus mandados:
2018 – Varandas torna-se presidente Sporting
2018 – Protocolos com claques mantém-se e/ou são melhorados
2019 – Época futebol inicia catastroficamente
2019 – Membros claques criticam/assobiam Varandas/direção
2019 – Varandas expulsa claques do Sporting
Só porque o Vananas, o Rascord e os mutantes acima mencionados repetem a mentira do “só protestam porque acabou o protocolo ou a mama” não passa a verdade.
Não sei o que é pior, se ser burro ao ponto de não entender ou sonso ao ponto de o negar, para manter o apoio ao Calamaty Varandas.
Cada vez menos me identifico com muito (dito) sportinguista. Que se foda o clube, pqra não dar o braço a torcer perante as evidências, mais estridentes que os decibeis das colunas de Alvalade.
Frederico Varandas a passar receitas ao paciente: “você vai ter de deixar de beber. Para o ajudar, vou receitar-lhe uma caixinha de Aguardente Medronheira para tomar logo de manhã com o café, e 5L de Pias Tinto para tomar ao almoço.” Foi +- isto que fez com as claques….que boneco!
12 Novembro, 2019 at 7:19
Gostava de saber o enquadramento legal desta notificação.
Mas o enquadramento político é Varandas, mais uma vez porque isto foi a própria denúncia dele, coloca o nome do Sporting na lama quando do outro lado da rua…
Relembro que foi graças ao registo dos membros da JL que foi fácil identificar os tais 14…
12 Novembro, 2019 at 7:32
Vou apenas relembrar que a noticia é falsa.
Sim a Juve e o Duxxi deixaram de receber apoios do clube, mas para estarem ilegais teriam de estar a desrespeitar a lei.
Mas a lei diz que os grupos de adeptos (claques) têm de estar constituidos numa GOA.
E diz que os GOA têm de estar registados.
Ambas as situacões não deixarem de existir porque o clube deixou de apoiar ambas as claques.
Curiosamente o que a lei diz é que não podem existir apoios dos clubes sem existirem GOA. Não o contrário.
A ironia da coisa…. é que os unicos GOA ilegais são os do carnide, precisamente porque o clube das barracas os apoiam sem eles estarem organizados oficialmente.
Leiam esta noticia de há uns meses e percebem logo que é isso que o carnide não quer, ter de formar GOA para os fdp não poderem ser identificados.
https://www.publico.pt/2019/07/23/desporto/noticia/benfica-apresenta-alternativa-nova-lei-identificar-adeptos-organizados-1880976
12 Novembro, 2019 at 9:18
Por não conhecer a lei ao pormenor faço esta pergunta: foram os grupos (claques) que se constituíram em GOA, sendo que tiveram que registar os seus elementos! A questão é se para se formar um GOA não terá que haver uma “autorização” do clube?
12 Novembro, 2019 at 10:10
O que diz a lei “i) «Grupo organizado de adeptos» o conjunto de adeptos, filiados ou não numa entidade desportiva, tendo por objecto o apoio a clubes, a associações ou a sociedades desportivas”
Ou seja, os GOA podem ou não estar filiados a um clube.
O caso do carnide é o oposto, eles estão filiados no clube mas recusam-se a estar associados em GOA.
No entanto quem faz o registo é o clube.
A lei diz isto:
1 – O promotor do espetáculo desportivo mantém um registo sistematizado e atualizado dos filiados no grupo organizado de adeptos do respetivo clube, associação ou sociedade desportiva, cumprindo o disposto na Lei da Proteção de Dados Pessoais, aprovada pela Lei n.º 67/98, de 26 de outubro,
[…]
4 – Sempre que proceder à suspensão de um registo, o promotor do espetáculo desportivo cessa todo o apoio que preste ao grupo organizado de adeptos e informa de forma documentada e imediata o IPDJ, I. P., justificando as razões da sua decisão.
5 – Caso a suspensão perdure pelo período de um ano, o promotor do espetáculo desportivo anula o registo e informa de forma documentada e imediata o IPDJ, I. P.
6 – É proibido ao promotor do espetáculo desportivo o apoio a grupos organizados de adeptos que não se encontrem previamente registados nos termos dos números anteriores ou cujo registo tenha sido suspenso ou anulado.
Logo, se o fivelas suspendeu os GOA estes deixaram de o ser, logo não são ilegais.
Se não suspendeu continuam legais. Não vejo qual o problema aqui.
O ilegal seria se não fossem GOA mas recebessem apoios do clube.
12 Novembro, 2019 at 10:11
Para quem quiser ler a lei:
https://dre.pt/web/guest/legislacao-consolidada/-/lc/74901127/201711030506/diploma/1?rp=indice
12 Novembro, 2019 at 10:15
Percebi que APENAS são considerados ilegais se receberem apoios do clube! É isso não é?
12 Novembro, 2019 at 10:21
Os apoios é que são ilegais.
Para receber os apoios terão de estar legalizadas e cumprir as regras estabelecidas no protocolo de apoio.
Não recebendo apoios do clube são uma associação como centenas de milhares de associações que existem no pais.
12 Novembro, 2019 at 10:25
Ou seja os elementos, claques ou que queiram se chamar nunca se poderá dizer que são ilegais! Ilegal é o clube apoiar quem não tiver organizado conforme a lei!
12 Novembro, 2019 at 10:42
Exactamente e de acordo com as exigências do IPDJ sendo que a primeira exigência é estarem legalmente constituídas.
Cumprindo os seus estatutos e as obrigações legais e fiscais, estão sempre legalmente constituídas.
12 Novembro, 2019 at 10:39
“Os apoios é que são ilegais.
Para receber os apoios terão de estar legalizadas e cumprir as regras estabelecidas no protocolo de apoio.
Não recebendo apoios do clube são uma associação como centenas de milhares de associações que existem no pais.”
Malcolm…não interpreto assim a lei. De facto, não ficam ilegais no sentido associativo, porque antes de tudo, julgo que todas as claques serão associações. Mas poderão ficar ilegais no sentido desportivo, sendo proibido a entrada no recinto desportivo como associação, o que inclui bandeiras, adereços e até thisrts. A Mancha Negra, durante os primeiros anos desta lei, fez finca pé e apenas estava registada como associação civil. Tinha montes de problemas em alguns estádios….um dos piores era…Alvalade. Na Supertaça Académica – Porto, em 2012, por exemplo, houve pessoal proibido de entrar no estádio em Aveiro porque tinha tshirts da Mancha. Em alguns países, era motivo para um motim no estádio. Aqui, a malta ficou na rua caso não tivesse outra roupa (o que é raro, que a malta vai para a bola e não leva o closet atrás lol).
12 Novembro, 2019 at 10:48
Mas é isso que tento dizer, não tendo apoio do clube e não sendo reconhecidas no IPDJ como claque, acabam-se as facilidades nas entradas nos estádios, serão tratados como qualquer outra pessoa.
Mas nada impede que se organizem na deslocação e depois se juntem dentro do estádio. Essa questão das t.shirts é um abuso …
12 Novembro, 2019 at 11:28
Sim, não podem usar aderecos como bandeiras, megafones, nem nada disso.
Mas não são ilegais porque deixaram de receber apoios.
Seriam ilegais apenas se estivessem a ser apoiadas sem serem GOA.
12 Novembro, 2019 at 20:11
Barata, ninguém pode proibir a entrada num recinto desportivo a quem tiver o ingresso (a não ser no caso de interdição judicial); seja individuais ou colectivos os espectadores com ingresso podem sempre entrar; podem-lhes ser interditadas tarjas ou bandeiras com dimensão superior a 1m quadrado; não podem impedir de ir com a t-shirt que quiserem; se o fizeram em Aveiro é absolutamente ilegal (até uma t-shit com o desenho de uma folha de cannabis podes usar).
O pessoal, por vezes, olha para o Futebol como um mundo marginal.
O Futebol é um espectáculo; o Estádio um recinto de Espectáculos; as regras de acesso são, na generalidade, idênticas às de qualquer outro recinto de espectáculo. Só vais à Ópera de fato e gravata se quiseres; de facto, a esmagadora maioria de quem lá vês vai “todo chique”; mas por convenção social e não por imposição legal; se fores em “traje Gothic”, ninguém te pode impedir o acesso se tiveres pago bilhete.
Um abraço e saudações leonians
12 Novembro, 2019 at 22:02
leonidas, está enganado ao afirmar “(…) Seriam ilegais apenas se estivessem a ser apoiadas sem serem GOA. (…)”
Nem aí seriam ilegais! O apoio do clube é que seria ilegal e o Clube é que seria penalizado por ter cometido ilegalidade (desde multas, a interdições do Estádio, a descida de divisão).
saudações leoninas
13 Novembro, 2019 at 9:47
Desde que a roupa não apresente motivos xenófobos como por exemplo suásticas. Agora uma tshirt a dizer Juve Leo duvido mto que possam impossibilitar de entrar.
12 Novembro, 2019 at 19:59
leonidas o Clube suspendeu os apoios a 2 G.O.A. e agora anunciou a suspensão do registro, informando o IPDJ.
O G.O.A. continua a existir porque o direito de associação lhes assiste.
Chamem-lhes o que quiserem, claques, grupos organizados de adeptos, a Juventude Leonina e o DirectivoXXI continuam a existir e os seus membros a poder ir ao Estádio e ao Pavilhão e aos outros Estádios (inclusive mantendo os lugares de época aqueles que os tenham).
Nem mesmo sei se não poderão, nos Estádios fora, continuar a apresentar as suas tarjas e bandeiras. Se o fizerem vão punir quem? Se o fizerem em Alvalade, podem punir o Clube que não pode permitir pois seria considerado apoio. Mas um clube forasteiro poderá proibir? Se é assim, como se explicam tarjas e bandeiras dos Belzebus Encarnados e dos Rapazinhos Bastardos (Sem Nome) por esses estádios fora?
Um abraço e saudações leoninas
p.s.: muito mais importante que discutirmos os contornos legais ou não deste anúncio é revoltarmo-nos contra os contornos éticos (ou ascéticos) destas medidas. Uma Direcção que “excomunga” do Clube uma Associação que apoia o Sporting há 43 anos (ainda o Presidente do Sporting não era nascido) e outra há 17 anos, estará a defender os superiores interesses do Sporting Clube de Portugal? E nem me venham com os “actos de violência” porque não é isso a que temos assistido e, se fosse o caso, tinham mais era que identificar e punir os prevaricadores, ou denunciá-los às autoridades policiais. Até temos assistido muito mais a actos de provocação dos dirigentes (proibição de tarjas, proibição de assobios, etc) do que a desacatos das claques.
12 Novembro, 2019 at 10:11
Autorização não, pode existir colaboração.
Os GOA são uma associação como outro qualquer, com obrigações legais, desde logo terem uma direcção, controle contabilístico etc…
Só estando legalmente constituídas podem receber apoios das direcções.
As toupeiras nunca tratarem de se legalizar e como recebem apoios há muito que o clube deverias estar a ser sancionado.
Por fim esta noticia é uma aldrabice, pois nunca será o facto de receber ou não receber apoios que determina a sua legalidade.
12 Novembro, 2019 at 11:00
Sim, exacto, dentro do estádio podem organizar-se e até organizar as viagens, etc etc. Não há é tambores, megafones, faixas, etc, mas isso é o menos.
SL
12 Novembro, 2019 at 10:32
Leonidas, mas segundo o n.º 5 , “Caso a suspensão perdure pelo período de um ano, o promotor do espetáculo desportivo anula o registo e informa de forma documentada e imediata o IPDJ, I. P.”.
A minha interpretação é que se estiverem suspensos mais de um ano pelo clube, é anulado o registo. A lei parece pouco clara, porque o promotor do espectáculo tanto pode ser o clube como a liga, pelo que não se percebe a que título é essa suspensão.
Diria que se pode interpretar assim: o clube retira o apoio ao GOA e suspende digamos assim os seus protocolos de apoio. Passado um ano, informa a liga, que requer ao IPDJ que anule o registo da claque. Será assim?
Em todo o caso, esta era uma boa altura para aproveitarem e serem ilegais ou constituírem-se como Associação Civil. Por um lado, conspurcava um pouco os businesses das claques e devolvia-lhe o seu carácter mais puro e por outro, era uma forma de mandar foder este podre poder instituído. Os ultras do Sporting, toda a sul, casuais, malta que vai sobretudo fora e que nem é uma coisa nem outra, etc etc, tudo junto a palmilhar o país à Inglesa e mandar a lei à merda. Só que por cá, a união dos adeptos é uma merda.
SL
12 Novembro, 2019 at 11:38
A minha interpretacão é, que se estiverem suspensas esse tempo todo deixam de ser GOA. Apenas isso. Deixam de ser GOA e passam a ser adeptos organizados em claques. Ou como o orelhas lhes chama “grupos de adeptos”……
Não são ilegais pois não violam a lei. Bastando não receber apoios do clube.
O GAJ (grupo de amigos do jj) eram um grupo de adeptos, mas nada de ilegal, foram fazer figuras tristes para o estádio mas não podem ser considerados ilegais.
O promotor é o clube à partida.
12 Novembro, 2019 at 20:20
É anulado registro no IPDJ. A consequência disso não é deixarem de existir como Associação. A Associação existe quando é notarialmente reconhecida, cumprindo com os requisitos legais de possuir Estatutos, identificação fiscal, apresentação regular de contas, etc.
A Juve Leo e o Directivo XXI cumprem com todos esses quesitos e não vão deixar de os cumprir apenas porque a Direcção do SCP ou do IPDJ o “determine”. O que vai acontecer é deixarem de ser reconhecidos como G.O.A. mas vão continuar a ser uma Associação que tem inscrita como sua missão social, apoiar as equipas do Sporting Clube de Portugal.
E esta é a questão essencial! Querem ou não usufruir do apoio que estas duas Associações têm INCANSAVELMENTE oferecido ao Sporting Clube de Portugal? O que é mais importante afinal para esta gente? Não prejudicar o apoio às equipas do Clube? ou deixar de ouvir assobios e apupos à sua (má) gestão?
Um abraço e saudações leoninas
12 Novembro, 2019 at 12:52
Parece-me que tens razão.
São coisas distintas.
Uma é serem legais ou não, ou seja, estarem registadas. Outra é terem apoios do clube.
O Clube não pode apoiar uma Claque ilegal – não registada de acordo com a lei.
Mas pode não apoiar uma Claque legal – registada de acordo com a lei.
É só uma peça de mau jornalismo.
Mas provavelmente a falsa informação até veio de dentro do Sporting, tal a incompetência que ali há!
12 Novembro, 2019 at 12:59
Falta é saber se é incompetência ou se foi algo propositado.
12 Novembro, 2019 at 7:59
mas assim nós e3que passamos poe “elegantes” … e sim, o ipdj agora vai preocupar-se… e muito
12 Novembro, 2019 at 8:06
Nada de novo na frente de guerra promovida pelo Varandas e amigos contra os sportinguistas, sejam eles claques, grupos de sócios que pretendam recolher assinaturas ou mesmo simples indivíduos que se queiram manifestar de forma pacífica.
Nesta guerra, à boa maneira afegã, todos os meios justificam os fins e assim vemos mais uma vez a Cofina a servir de mensageiro das justificações desta batalha do Dr. Coragem.
Depois das auditorias divulgadas em praça pública pelo Record, hoje temos os Protocolos expostos.
Continua a ser um exemplo a todos os níveis esta gestão…
12 Novembro, 2019 at 8:15
Fake News….
Os GOA não deixam de ser ilegais a pedido, a lei não funciona assim.
12 Novembro, 2019 at 8:25
Plantam auditorias na CS, agridem sócios nas AG, provocam e perseguem claques, censuram atletas, impedem manifestações e críticas ao seu trabalho miserável e não tenho dúvidas que tudo farão para negar a palavra aos sócios, quando chegar o momento. O dia em que estes fdp se forem embora, será um dos dias mais felizes do meu Sportinguismo. Vale por um título de campeão.
12 Novembro, 2019 at 8:52
Já está, já está…
12 Novembro, 2019 at 9:24
será um dia ainda mais feliz do que o da derrota do Godinho Lopes!
12 Novembro, 2019 at 13:50
Take 2.
Mas ainda haverá mais takes pois estes sócios de merda não aprendem…
12 Novembro, 2019 at 10:07
Mesmo! Lançarei foguetes quando esse dia chegar…..se não for tarde de mais.
12 Novembro, 2019 at 13:59
+1
12 Novembro, 2019 at 19:26
Olha como a história se repete em poucos meses.
12 Novembro, 2019 at 8:55
Qual é o drama do dia de hoje?é isto?já está,já está…Uma vergonha no que estes gajos tornaram o Sporting.
12 Novembro, 2019 at 8:56
A JL e Directivo XXI deveriam mostrar o protocolo antigo e o último assinado! Não li os detalhes da notícia mas a capa dá a entender que o último protocolo teriam sido retirados muitos apoios em relação ao anterior! Precisamente o oposto do que a JL disse em comunicado!
Não é por mal mas a Torcida Verde e Brigada vai chegar a uma altura que tem que tomar uma posição! Ou estão com Varandas ou solidarizam-se com os “colegas”. Não podem ficar em cima do muro a ver para onde isto cai!
12 Novembro, 2019 at 9:45
Se os motivos invocados para a denúncia do protocolo com os outros GOA não for aplicável a estes porque têm de se preocupar?
Muitos contratos são denunciados, isto uma coisa normal_ falta saber se os motivos são válidos e os prazos foram cumpridos.
SL
12 Novembro, 2019 at 9:55
O motivo é silenciar a contestação da claque.
Se eles acham que é isso que querem para eles, que os silenciem…então estão no bom caminho…
Rumo ao abismo de cabeça baixa e sem fazer barulho. Quando o Sporting acabar depois podem dizer que pronto…não podiam dizer nada se não não recebiam….
12 Novembro, 2019 at 10:52
Por isso e’ que falei nos motivos invocados – se quiseres denunciar um contrato tens de provar que houve violacao gravosa do mesmo ou que este deixou de ser aplicavel (penso que e’ assim, a malta das Leis que se chegue ‘a frente) – terem de ser validos.
12 Novembro, 2019 at 10:56
Eles disseram….
Que as claques pareciam com pouca vontade de apoiar a equipa…depois do jogo no pavilhão em que eles cantaram contra o Varandas…
O motivo é esse….o motivo formal, para as outras claques, deveria ser completamente indiferente….
12 Novembro, 2019 at 12:07
Para ser o mais sincero possivel contigo, depois daquele cartaz de apoio aos detidos, com a palavra “honra” o CD, fosse ele qual fosse, teria de ter imediatamente cessado todo e qualquer protocolo & apoio para com a JL. BdC e muito bem suspendeu imediatamente e deveria ter sido totalmente denunciado.
12 Novembro, 2019 at 12:29
Mas não foi por isso pois não? Nem foi nessa altura pois não?
Desde aí até já assinaram novo protocolo e tudo…
12 Novembro, 2019 at 12:46
Mal feito, muito mal feito… para mim sao uma carta fora do baralho, ao nivel dos tipos que rescindiram com o Sporting – -em suma, umas merdas de traidores.
12 Novembro, 2019 at 14:24
A claque ou as pessoas?
Então se foram os formados no Sporting que rescindiram, vamos acabar com a Academia? Se aqueles traíram o Sporting e vêem da academia, então temos de acabar com a academia…
É essa a lógica?
Mas volto a dizer. Nada disto tem a ver com isso. O processo interno aos que participaram em Alcochete está parado! Castigam um grupo em geral que não participou no ataque e os que participaram estão….com o processo suspenso?
E outra coisa…Se o problema é Alcochete…porquê o Directivo? Não foi só elementos da Juve? Esse cartaz não foi Juve? O que é que o DXXI tem a ver com isso?
Façam o que quiserem. Ao apoiar esta merda estão a apoiar uma direcção silenciar um grupo de opositores. É isso que estão a fazer. Nada mais que isso.
Se é isso que pretendem para o Sporting, uma ditadura que tem luz verde para calar os opositores, então fazem bem em estar do lado da direcção…
As desculpas que andam a arranjar para ter essa posição são vocês a auto-justificarem uma posição que sabem, internamente, errada…e como precisam de desculpas para vocês próprios para estar contra a claque neste caso, é isso que fazem…arranjam desculpas….
12 Novembro, 2019 at 16:17
Tás a deturpar o que eu digo. A JL demonsyrou apoio e utilizou a palavra HONRA e estas merdas nao são feitas sem.o consentimento da Direcção.
Quem rescindiu, da Academia ou não, rescindiu com o Sporting; qurm ataciu, atacou o Sporting – eu não envolvo BdC nesta equação, BdC, eu e tu somo insignificantes comparados com o Sporting.
Ah, outra coisa: onde me viste associar o Directivo a Alcochete? O que digo é que se os fundamentos forem suficientes na forma e no conteúdo esta e qualquer Direccao tem razão; se nao firem suficientes nao tem. Simples.
Não me tentes colar a nada, penso pela.minha cabeça e nao sou menino de bater palminhas a ninguém…
SL
12 Novembro, 2019 at 14:21
o directivo também esteve em alcochete ?
nada disto tem a haver com alcochete, é pura vingança dos incompetentes.
12 Novembro, 2019 at 17:15
E eu dissw o contrário? Eu digo é que para mim nao havia Juve desde Alcochete ou desde o momento da manif de apoio. Sao coisas diferentes.
12 Novembro, 2019 at 20:26
porrinho, não se trata de contractos apenas.
Trata-se de uma relação afectiva com o Clube.
Quando se constituíram como Associações, qualquer das claques do sporting inscreveu como sua missão social (obrigatoriamente inserta nos Estatutos) apoiar as equipas do Clube.
Quando é limitada e constrangida coercivamente essa missão a 2 das 4 claques, as outras 2 têm para com elas um dever de solidariedade que é evidente e faz parte dessa missão social.
Um abraço e saudações leoninas
12 Novembro, 2019 at 9:23
Esta guerra, nesta altura, por estes motivos, é inconcebível.
12 Novembro, 2019 at 9:27
Concordo que a brigada e a torcida devem escolher um lado.
De resto, percebo que o espírito ultra possa ser contraditório a esta opção mas se eu fosse presidente destes grupos de apoio sugeria não comparecer no estádio como representante da claque.
Tudo em silêncio durante o jogo. Manifestações contra a direcção em alturas chave.
12 Novembro, 2019 at 9:37
Isso é a tua opinião contra o Varandas! Mas não sabes se eles estão a favor de Varandas! Para mim a sua inação indica que são a favor de Varandas!
12 Novembro, 2019 at 9:40
Ou contra a JL
12 Novembro, 2019 at 9:40
Não há uma forma “boa” de combater isto…
Eu acho que eles só podem fazer uma coisa. Continuar a comparecer, continuar a apoiar…e fazer a guerra fora do estádio. Todos (os 4) juntos.
Não apoiar, continuar a gritar contra ele no estádio ou violência só vai dar força ao Varandas juntos do idiotas úteis….
12 Novembro, 2019 at 9:37
O IPDJ tem mais é que fazer o seu trabalho. Com os outros e connosco. Mas não creio…o IPDJ castiga os clubes por tarjas e merdas que o Sporting proibiu em Alvalade. Além disso não creio que a Juve e o Directivo sejam ilegais, apenas não têm apoios.
Curiosamente mais uma que vai ajudar os lampiões no seu argumento “são todos iguais”…Olhem estes agora também são ilegais e não há problemas! Por isso sim…o IPDJ não vai fazer nada…
O que o Varandas está a fazer ao Sporting não tem perdão…
Quanto mais tempo o Varandas for presidente pior ficará o clube. Não tenho duvidas que o clube não sobrevive a um mandato completo do Varandas.
Já li acima e subscrevo na integra. Vou ser mais feliz no dia que o Varandas cair do que no dia que o Godinho cair. A fractura, a chaga e a factura que o Varandas deixa é MUITO maior…o que é incrível…algo que nunca pensei dizer…
Mas enquanto os idiotas úteis continuarem a bater palmas e enquanto os idiotas úteis continuarem a achar que não está assim tão mau, se quiserem continuar a virar contra a claque como se o mal do Sporting fossem as claques e como se jogássemos e desperdiçássemos o que desperdiçamos por causa das claques….vai andar tudo em guerra civil. Os puppets vão fazendo o serviço do master…
12 Novembro, 2019 at 9:43
Uma claque não reconhecida (?) pelo clube é automaticamente ilegal? Duvido.
Títulos são o que são, não correspondem literalmente ao corpo da notícia.
Estou a ver que tenho de ir tomar café à rua, para ler a notícia na totalidade.
12 Novembro, 2019 at 9:52
Pois, é isso….
Se eu quisesse fazer uma claque, se eu não quisesse receber do clube ou ter qualquer beneficio para a claque…não podia existir? Não faz sentido….
12 Novembro, 2019 at 10:15
A lei parece permitir qualquer claque, mas não permite que sejam usados apoios por parte do clube ou que usem algo alusivo ao clube, caso não sejam GOA.
As claques não deixaram de o ser, e o clube não pode acabar com uma claque.
Apenas deixaram de ter apoios do clube. Mesmo que deixem de ser GOA não estão ilegais, a partir do momento que não recebem apoios do clube.
12 Novembro, 2019 at 10:26
Se a claque continuar a estar registada no IPDJ, tudo legal, só deixar de ter o apoio do clube, continua a poder levar as tarjas e tudo mais para os jogos fora?
12 Novembro, 2019 at 10:37
Acho que o registo no IPDJ funciona através do protocolo com o clube, se não existir acabam-se as “facilidades” na entrada em qualquer estádio, nomeadamente tambores, bandeiras enormes, acompanhamento da policia… etc.
Parece-me que o barandas andam a brincar com uma coisa bem seria, concorde-se ou não, o funcionamento actual permitia algum controle, que perdendo-se pode ter consequenciais imprevisíveis e graves.
Lembro por exemplo o vandalismo nas deslocações, ultimamente os actos de vandalismo estão mais associados às toupeiras, ainda recentemente nos Açores ….
12 Novembro, 2019 at 10:45
Sem estarem registados no IPDJ são ilegais. Certo?
Eu pensei que se podiam registar no IPDJ sem passar pelo clube.
Para mim isto não faz sentido…não devia ter de passar pelo clube. Isso faz obviamente a claque depender do clube e força a claque a fazer o que a direcção do clube quiser. Querem acabar com os braços armados das direcções ou querem forçar a ser braços armados?
12 Novembro, 2019 at 10:52
Sinceramente não sei se conseguem o registo como GOA directamente no IPDJ sem passar pelo clube. Tenho ideia que esse processo de registo é feito pelo clube daí a existência do protocolo.
Mas nunca serão ilegais, o problema será somente o acesso organizado e acompanhado (seguro) aos estádios, acabam-se as “facilidades”.
12 Novembro, 2019 at 11:22
Sem estarem registados no IPDJ são ilegais como claques desportivas, disso não tenham dúvidas.
Aliás, só isso a lei têm âmbito de aplicação, pois ao invés a lei era absolutamente inócua uma vez que a maior parte das claques já são associações há muito.
Até com t-shirts das claques vão marrar se for preciso…
12 Novembro, 2019 at 11:41
Para estarem ilegais terão de receber apoios do clube SEM serem GOA.
Deixarem de ser GOA não as torna ilegais, pois qualquer grupo de pessoas pode ser uma claque não oficial.
Deixam é de ter regalias como entrar no estádio com o material de apoio, dinheiro para deslocacões, caixa policial, lugares no estádio, etc Isso é que seria ilegal.
12 Novembro, 2019 at 20:36
Nunca são as claques que são ilegais!!!!
A Constituição Portuguesa permite a livre associação!!!
É um dos Direitos Fundamentais!!!
O que é ilegal é um Clube conceder apoios a uma claque que não esteja registrada no IPDJ.
A ilegalidade será do Clube.
Motivo para, por exemplo as tarjas enormes dos Sem Nome e dos Belzebus, na lixeira a céu aberto de Carnide não darem multas nem castigos a eles mas sim à agremiação carnidense.
Mas, novamente: estão preocupados com “pintelhices” legalistas quando esta é uma questão ÉTICA que afecta os Valores do Sporting Clube de Portugal?
SL
12 Novembro, 2019 at 9:58
Eu estive numa conferência de imprensa, quando um bando de idiotas, não deixou José Mourinho ser treinador do Sporting, eu vi um bando de idiotas invadir Alcochete, estou-me marinbando para quem tanta merda tem feito contra o Sporting, como também não gosto do Varandas, que se fodam todos.
12 Novembro, 2019 at 10:10
Estás-te marimbando para o Sporting portanto.
Havia sócios do Sporting a fazer ambas….havia sócios apaixonados pelo Sporting a fazer ambas. Portanto…se generalizas que eram da Juve e do Directivo, então podes generalizar para serem adeptos do Sporting. E como tal…
Aliás estou certo que pelo menos na questão Mourinho havia muito mais adeptos apaixonados pelo Sporting do que havia apenas elementos da claque….portanto…
É uma forma de estar…
O André Ventura concorda contigo. O ato de 2 ou 3 deve ser imputado a toda uma comunidade…
12 Novembro, 2019 at 10:30
Eu estava lá na conferência de imprensa e vi quem foi, foram da claque e Luís Duque borrou-se isto custou-nos a glória e possivelmente a glória suprema de um título europeu. Foi o maior erro histórico desportivo da história do clube. Esses indivíduos independentemente da merda do Varandas não podem ter a influência que sempre tiveram e têm.
12 Novembro, 2019 at 10:41
Tu foste à CI fazer o quê? Apoiar a decisão do Luis Duque na sua decisão?
Eu conheço quem lá foi e não seja da claque. Aliás nas imagens dessa CI consegues logo ver que há quem não seja da claque.
Havia gente da claque…havia gente que não era da claque. Todos eram adeptos do Sporting. Portanto se dizer que alguns gajos da claque são a claque e justificam o corte de relações….então…que dizer de todos serem adeptos do Sporting. Vamos cortar relações com os adeptos todos do Sporting? Já esteve mais longe, de facto…se calhar é isso que ele está a tentar…
Mas qual influência? O erro aí é do Duque. Quem decide é o Duque. O Varandas está em guerra com a claque porque eles quiseram escolher o treinador? Não. Está em guerra com as claques porque eles são os que se conseguem fazer melhor ouvir no estádio na contestação. Não tem nada a ver com Mourinhos ou com Alcochete. Tem única e exclusivamente a ver com silenciar a contestação!
Portanto estás a fazer uma enorme mistura porque odeias uns quantos da claque e por isso, é para acabar. Como digo…o Ventura gosta dessa postura. Pegar nos erros de uma parte e fazer guerra a uma comunidade inteira. E estou a ser simpático em compara a tua posição à do Ventura. Em vez de lidar com os problemas reais da claque é acabar com ela.
12 Novembro, 2019 at 10:56
Naquela altura frequentava Alvalade e sabia que na conferência de imprensa ia ser noticiado como futuro treinador José Mourinho e fui lá para ver presencialmente a mesma e estava contente por isso, qual é o nosso espanto quando vários membros da claque irrompem pela conferência de imprensa e começam com impropérios e ameaças contra Mourinho e Luís Duque por o ir contratar. Duque não teve coragem de consumar a sua contratação perante as ameaças da claque. Nos tempos em que frequentava Alvalade também fui a uma conferência de imprensa de Luís Figo, quando se constava que ia para o Benfica e nessa conferência também me insurgi contra ele e disse-lhe que se ele fosse para o nosso rival era cão que não conhecia o dono, e felizmente ele acabou por ir para o Barca e nós recebemos quatrocentos e tal mil contos. Eu já cá ando a defender o Sporting há muitos anos e não é só em blogs
12 Novembro, 2019 at 11:25
Volto a dizer-te…não foi só claque. E não tendo sido só a claque, o teu argumento é válido para sócios. Portanto a direcção pode suspender o sócio que quiser porque havia sócios a gritar contra o Luís Duque e havia sócios do Sporting entre os que invadiram Alcochete…
Tou-me a borrifando para o que fazes ou não. Se é para medir pilinhas no que fazes a defender o clube estás a bater à porta errada. Podia aqui contar-te histórias bem bonitas de gente sócia da Juve que fez sacrifícios incríveis pelo Sporting…bastante (mas bastante mesmo) mais incrível do que ir a uma CI dizer ao Figo que se for para os lamps é um merdas (tenho a certeza que foi por isso que ele não foi….).
E o que é que isso tem a ver com o que o Varandas está a fazer? Ele está a cortar relações com a claque por causa do Mourinho? De Alcochete? De eles terem recusado ou pedido um treinador especifico? Não…por terem cantado contra ele.
Agora tu é que sabes o que queres para o Sporting. Se uma direcção que quer silenciar os adeptos do Sporting que são contra ela ou não….
12 Novembro, 2019 at 12:42
Nem mais.
13 Novembro, 2019 at 0:01
Tiago já tenho 61 anos, o que eu quero para o Sporting é ganhar e gosto de quem ajuda a fazê-lo e não a enterrar
12 Novembro, 2019 at 12:08
Não foi só a Juve que vetou Mourinho, Chico. Consta que os capitães Beto e Pedro Barbosa eram frontalmente contra e ameaçaram boicotá-lo.
12 Novembro, 2019 at 11:10
A maioria dos Sportinguistas que foram àquela CI de Duque não eram das claques.
12 Novembro, 2019 at 11:24
JHC, sim eu também lá estava e não sou das claques , mas lá atrás da sala António Capela eram eles que se manifestavam bem forte, assim como uma senhora que acompanhava sempre a claque.
12 Novembro, 2019 at 10:43
Eu também lá estava!!! E não foram apenas as duas dezenas de elementos das claques, não apenas da juve, que fizeram barulho, houve mais sócios que se manifestaram contra a contratação. Luís duque ter-se acobardado e ter voltado com a palavra Atrás revela bem da sua competência e da forma como o clube era gerido (à deriva)! Isso não é nem pode ser justificação para o que agora estao a querer fazer.. porquê agora!??
12 Novembro, 2019 at 11:11
Os Sportinguistas não quiseram José Mourinho, assim como agora não aceitariam o regresso de Jorge Jesus. Os SPORTINGUISTAS!
12 Novembro, 2019 at 11:35
José Mourinho nunca tinha sido treinador do Sporting ao contrário de JJ, estás a meter tudo no mesmo saco para dizeres que os sportinguistas que queriam Mourinho eram de segunda, os outros é que são de raça Ariana, naquela altura nem sequer Mourinho tinha passado pelo Porto e para a época todos os que percebiam de futebol, estavam a ver um grande treinador em potencia, coisa que agora passados estes anos, ele ficou com os fusiveis queimados e já não está na vanguarda dos treinadores mundiais.
12 Novembro, 2019 at 11:37
“para dizeres que os sportinguistas que queriam Mourinho eram de segunda, os outros é que são de raça Ariana,”
Não sei se estás a perceber mas tu é que estás a fazer isto….
12 Novembro, 2019 at 11:43
Tiago o JHC diz os SPORTINGUISTAS em grande, quer dizer que os outros são sportinguistas de aviário.
12 Novembro, 2019 at 12:30
Tu estás a fazê-lo pelo conteúdo em vez de com Caps….
12 Novembro, 2019 at 20:40
NÃO. Está enganado! Estou a dizer exactamente o oposto. Quando digo SPORTINGUISTAS, quero dizer todo o Universo Sportinguista na generalidade.
E apesar de não concordar com o que foi feito estou a incluir-me no TODO!
12 Novembro, 2019 at 12:31
o pessoal foi contra a contratação do mourinho porque no jogo na lixeira quandos os lampiões sempre que marcavam golo o cabrão fazia gestos contra os adeptos do Sporting, é preciso ter memoria e honra.
12 Novembro, 2019 at 12:32
no jogo da lixeira provocou claramente os Sportinguistas e isso ainda estava bem fresquinho.
12 Novembro, 2019 at 19:12
A mim fiquei bem marcado… e anos depois a camisola do rui jorge..
Olha outra fresquinha cá de dentro: o seboso do futre marca fora da area na lixeira e festeja q nem um animal junto das claques lampionas..1-0 contra nós
Epa mas o gajo na cmtv mostrou o cartão. É um dos nossos certamente…
Olha q caralho
12 Novembro, 2019 at 20:43
O Futre é o maior troca-tintas do futebol português. Beijou os 3 emblemas. É um individuo tripolar!
12 Novembro, 2019 at 11:24
Fogo, responsabilizar os actuais pelos erros que avós e netos cometeram há 40 anos!!!! Independentemente da qualidade provavelmente o Mourinho era despedido no final da época, não esqueça que foi no período dourado do papa e dos apitos. A carreira dele teria sido muito diferente ….
Se quer falar em erros do passado, falem no despedimento do Robson para meter o Queiroz ou mais recentemente na destituição do presidente que resgatou o clube para voltar a apostar na formula que já provou ser errada ….
12 Novembro, 2019 at 11:30
Uma vez que esse erro foi do Cintra e da sua direcção e que o Cintra e a sua direcção eram todos sócios do Sporting, penso que me estou a cagar se a direcção decidir suspender os privilégios de todos os sócios.
Tou-me a cagar para sócios porque há uns que fazem merda, tou-me a cagar para o Varandas…por isso que se lixe….
12 Novembro, 2019 at 13:54
Esse é também o meu ponto de vista sobre Mourinho.
Provavelmente, se tivesse vindo psra o Sporting, a sua carreira nunca teria o sucesso que teve…
12 Novembro, 2019 at 20:53
Aliás viu-se: o primeiro ano no Porto da fruta e do café com leite não chegou para vencer o Sporting de … Boloni.
SL
12 Novembro, 2019 at 10:16
Quem não deixou Mourinho ser treinador do Sporting foi Luís Duque e não a juve Leo… Um bando de, salvo erro, 44 idiotas dos quais 14 eram da juve Leo e mais do que provável, altamente instrumentalizados…a ideia é dividir para reinar, deixar o Sporting cada vez mais fragilizado. Enquanto isso os nossos adversários continuam a apoiar as suas claques, legais ou ilegais, bem como os seus comportamentos… Quem fez a defesa do assassino de marco Ficcini e quem a pagou!? Já foi julgado!???
E sim, varandas que se foda!
12 Novembro, 2019 at 10:25
Primeiro que tudo, o mourinho não teria feito um bom trabalho, logo por ai não podes afirmar que foi um erro.
Basta olhar para o seu historial. Muda-se para um clube e compra meia equipa…. dificilmente o Sporting lhe iria oferecer tais condicões.
Foi campeão e na europa pelo porco através da corrupcão…. dificil?
Basta recordar que ganhou a champions ao….. monaco. Vê o percuso de ambas as equipas e verás que esse foi um dos anos mais fracos na Champions. Lamento mas é a dura realidade. Até na taca UEFA no ano anterior…. recordamos que o boavista foi às meias finais?! Sim, o boavista esteve por pouco a ir à final!!!
Mas não tenho pena da juve. Uma claque que persegue um grupo de Rapazes e Raparigas que amam o Sporting e odeiam o carnide não merece o meu respeito.
RPZD1906!
12 Novembro, 2019 at 12:42
Difícil de dizer.
Qd ele entrava no modo “nós contra o mundo” e entrava na cabeça dos jogadores… fazia magia.
Claro que o Sporting sempre foi (e é) um cemitério de treinadores, daí ser difícil de dizer.
Um dia há-de aparecer um gajo que se remete ao seu lugar (mas bom) e deixa o futebol para um diretor desportivo.
Tipo modalidades.
12 Novembro, 2019 at 13:55
Eu sou um dos idiotas que esteve lá contra o fdp do mourinho…nao sou de nenhuma claque.
Gostaste dos caralhitos q ele mandou pra bancad quando tava na lixeira a mamar 3 ???
Mais do q isso: o vergonhoso tratamento dado a quem nos levou ao título depois do jejum!
Não temos mesmo amor próprio..bora la bater palmas ao ruben micael fodasse
12 Novembro, 2019 at 10:21
Ilegais em Alvalade, legais a jogar fora e mais que legais no estrangeiro. Pelo menos na Noruega eram os únicos a torcer pelo clube. A croquetada das borlas que se vêm nos camarotes em Alvalade nem põem lá a peida. O capitão bananas a continuar o seu trabalho nojento e miserável. SL
12 Novembro, 2019 at 10:21
Próximo passo do Gago Mental? Mudar o leão para uma águia. Está quase Vananas, eu acredito em ti.
12 Novembro, 2019 at 10:39
Bom dia
“… o Sporting nunca mais vai ser campeão.”
Rui P Brás
O Varandas ainda é presidente do Sporting?
SL
12 Novembro, 2019 at 10:41
União, União, Uni ….
rua com esta cambada
12 Novembro, 2019 at 10:50
ora bem nas deslocações fora agora não vai existir policiamento ?
vai ser bonito quando o Sporting for a lixeira e ao dragão, vai tudo casual e sem controlo.
culpa?
esta direção
12 Novembro, 2019 at 11:02
Sejamos solidários com estes profissionais do apoiamento.
O desemprego nunca é uma coisa boa.
Melhores dias virão.
SL
12 Novembro, 2019 at 11:31
ainda bem que estás lá tu para apoiar sentadinho a comer pipocas
12 Novembro, 2019 at 11:31
Dá para assobiar enquanto se come pipocas?
12 Novembro, 2019 at 12:00
depende do som das colunas
12 Novembro, 2019 at 12:45
Os assobios em Alvalade agora vêm das colunas por isso está feito.
12 Novembro, 2019 at 13:19
Ahaha, perguntei isso noutro tópico! Tenho quase a certeza que aquilo é playback, deve haver alguns assobios mas não acredito que sejam assim tantos como fazem crer!
12 Novembro, 2019 at 11:47
Isso tb é válido para ti e alguns outros.
Neste caso os profissionais do desapoiamento.
E o desemprego futuro nunca será coisa boa, tens razão.
Depois da grande tempestade virá a Bonança.
Podes crer que melhores dia virão.
SL
12 Novembro, 2019 at 11:06
Mais provocações. Este regime está a utilizar os órgãos oficiais de propaganda para provocar as claques. Mantenham-se serenas e continuem como até aqui, a apoiar e a contestar sem ligar a estas provocações que visam incendiar o ambiente e alimentar a violência para validar o seu discurso.
Estão em completo desespero. O julgamento de Alcochete está logo ao virar da esquina e até tremem ao imaginar com o que serão confrontados em tribunal.
12 Novembro, 2019 at 11:41
Isso tudo.
O julgamento está muito próximo, e a provocação seja aos próprios sócios, seja às claques está a intensificar e vai aumentar á medida que se aproxima o julgamento.
O timing da guerra às 2 claques não é inocente.
Vão criar muita pressão e falsa agitação também através dos órgãos de comunicação social.
Têm sido bem aconselhados até agora.
É manter.
SL
12 Novembro, 2019 at 11:14
Bom dia pessoal.
Esta era uma boa oportunidade para mostrar a união dos adeptos do Sporting e mandar o Vagangas e a lei de merda apanhar no cu.
Há muita gente que confunde os ultras com claqueiros e oportunistas. Um ultra é um gajo que apoia o clube e vai ao estádio demonstrar mais efusivamente esse apoio, vá ele em claque organizada, casual ou até com a avó.
Anda-se a confundir a forma com o conteúdo. As claques têm a sua história, as suas idiossincrasias, são muito mais que um determinado momento temporal, ainda que porventura errante e longe da âmago que levou à criação das mesmas. Elas existem para congregar as pessoas num determinado apoio, e por isso precisam de se refundar e perceber que elas deverão ser esse veículo de congregação, sobretudo no apoio que é feito fora de casa. Isto para dizer que todos os adeptos que frequentemente viagem para fora do nosso estádio, são a nossa claque, sejam eles registados, casuais ou o diabo a sete. O ataque feito às nossas claques é também um ataque a todos os adeptos mais presentes, porque nos enfraquece e divide.
Não obstante, diria que é fundamental a tal refundação das claques.
Bem se sabe o porquê desta confusão toda: a farsa de Alcochete. Quando vejo alguns (muitos) Sportinguistas a dizerem que foi o dia mais negro da história do clube, perdoem-me o insulto….mas que anjinhos!!
SL
12 Novembro, 2019 at 11:21
Nem mais, Barata!
12 Novembro, 2019 at 11:41
OH Barata o Macaco numa entrevista que deu disse que com ele isso nunca aconteceria, pois eles são mafiosos mas nunca prejudicam o clube daquela maneira. Anjinhos são vocês.
12 Novembro, 2019 at 12:15
Fds, achas mesmo normal todo o episódio de Alcochete?
Isto é, normal não é enquanto norma, mas todo o procedimento foi o que era expectável numa situação daquela natureza?
Opa…não me fodas! Eu não defendo claqueiros, muito menos nos moldes ao que aquilo chegou, mas por amor da Santa…aquilo fede! Alcochete fede e tresanda que dói!
12 Novembro, 2019 at 12:18
Não percas tempo com esse, Barata.
12 Novembro, 2019 at 12:26
Realmente foi aquilo que eu disse antes, tu és de outra categoria.
12 Novembro, 2019 at 13:00
Obrigado, caro Chico Faria.
12 Novembro, 2019 at 12:16
“pois eles são mafiosos mas nunca prejudicam o clube daquela maneira.”
That’s the point….então porque é que achas que os nossos prejudicam o clube? Os Sportinguistas em geral gostam menos do clube que os do Porto? Ou só as nossas claques é que gostam menos que os Super e o Colectivo?
12 Novembro, 2019 at 12:19
Que prejudicaram o clube? Quem prejudicou o clube foi a CS e os sportinguistas que foram de arrasto na onda de “gravidade” de alcochete. Já aconteceu n vezes em vários clubes e ninguém quis saber. Falas do Macaco de eles nunca prejudicarem o clube dessa maneira, os SD mandaram tochas para dentro do carro do Co Adriensen com ele lá dentro e ninguém quis saber disso para nada.
Ainda agora um quartel dos bombeiros foi invadido, onde vários foram agredidos e ninguém quis saber disso para nada.
Alcochete só é grave porque é usado como arma política. Mais nada. É como os crimes do Rui Pinto vs informação que Rui Pinto obteu. O que é considerado grave é os crimes do Rui Pinto porque é arma politica. A informação que ele obteu não interessa a ninguém.
12 Novembro, 2019 at 12:22
… achas que ele vai entender???…
12 Novembro, 2019 at 12:36
faz um desenho
12 Novembro, 2019 at 12:32
O Macaco disse que eles são mafioso?!?!
12 Novembro, 2019 at 17:03
O macaco já patrocinou muitos alcochetes. Aos jogadores do clube dele, aos árbitros. O aproveitamento que desses episódios foi tirado é a única diferença em relação ao que se passou na nossa academia. Alcochete foi O pretexto para se atingir o objetivo de tirar BdC da presidência. Foi por causa disso que muitos sócios votaram sim à destituição. Ou as consequências disso, vá. As consequências que acabaram por acontecer à mesma, apesar da promessa do capitão coragem de que, com ele, os jogadores reverteriam as rescisões. Se não consegues ver isso…
12 Novembro, 2019 at 12:19
anjinhos é um elogio… são desprovidos de cérebro… ou se o têm é do tamanho duma caganita de galinha…
12 Novembro, 2019 at 12:36
Ayres os super dragões, nunca são apanhados porque fazem as coisas sem a comunicação social a filmar em directo e uma coisa muito importante sabem o que é o limite. fazem coisas mal feitas mas têm voz de comando. Eu também não quero aquilo no Desporto, mas numa coisa são certos, nunca entalaram o clube.
12 Novembro, 2019 at 12:39
nunca entalaram o clube ?
já entalaram varias vezes mas ali fecha-se a porta e não existem papagaios que vão para a cs falar o dia todo mal do clube.
12 Novembro, 2019 at 12:49
Soube-se deles sempre muita coisa , contra árbitros, que foi aquilo que a nossa claque nunca fez, contra jogadores, contra treinadores para os despacharem, contra adversários, mas verdadeiramente, onde entalaram eles o clube ? É por isso que eu disse que eles são mafiosos e ninguém deve gostar disso, mas diz-me onde eles entalaram verdadeiramente o clube? Os árbitros tiveram que ganhar juízo, os jogadores idem, os treinadores tiveram que negociar rescisões por preço de saldo. Onde ?
12 Novembro, 2019 at 12:47
Os SD já deram aso a tanta confusão que dava para mais um livro do Madureira. A diferença é que eles são unidos e não têm facções pseudo-intelectuais como nós. Não deixam de ter negociatas e coisas manhosas como tudo, mas o clube sempre foi intocável. Nós (salvo seja) usamos o clube como arma de arremesso para se atingirem determinados intentos, sejam eles pessoais ou colectivos. A única coisa que admiro no FCP foi que, não obstante serem uma organização mafiosa, cedo perceberam (Pedroto) que só a união podia derrubar o centralismo lampiónico de Lisboa (nada contra a Lisboa, adoro a cidade). Enquanto isso, nós andamos a dormir e a destruir-nos uns aos outros.
E voila, mal metemos um pouco a pata na poça, somos logo usados como exemplo para tudo. Alcochete fede e não há paralelo nenhum no mundo civilizado. O resto é treta!
12 Novembro, 2019 at 12:48
Só asneiras Chico. Tanto comentário e não acertas uma. Houve um treinador no Porto que até com veryligths comeu em cima do carro.
12 Novembro, 2019 at 13:01
Isso foi o que eu disse
12 Novembro, 2019 at 13:31
Pois nisso podiam ter entalado o clube mas eles foram unidos.
Há tantos exemplos
12 Novembro, 2019 at 12:12
Pessoal, estive aqui a analisar a lei e confesso-me cada vez mais baralhado com a mesma. O legislador (mais uma vez) consegui fazer uma lei confusa.
Vamos lá ver se dissequei bem isto.
As claques têm que estar constituídas como Associações e posteriormente registadas na APCVD – o que será naturalmente da sua competência – condição sine qua non para recebe apoios do clube (artigo 14.º n.º 1 e 2 da lei 113/2019).
O clube, querendo apoiar essa claque, terá de fazê-lo através de protocolo (14.º n.º 3), sendo obrigado a manter um registo sistematizado e actualizado dos elementos da mesma (15.º n.º 1).
Agora, atente-se no 15.º n .º 4: “Sempre que proceder à suspensão de um registo, o promotor do espetáculo desportivo cessa todo o apoio que presta ao grupo organizado de adeptos e informa a APCVD, de imediato e de forma documentada, justificando as razões da sua decisão.”
Que registo? Pela sistematização da lei, só pode ser o registo a que se refere o artigo 15.º n.º 1. Então em que termos é que se procede à suspensão desse registo? É de supor que basta uma carta do Varandas à Autoridade em causa, ainda que fundamentada, coisa que ele não saberia fazer, mas é para isso que servem os demais funcionários e órgãos do clube. Mas que efeitos essa suspensão e que raio é que isto quer dizer na prática? “5 – Caso a suspensão perdure pelo período de um ano, o promotor do espetáculo desportivo anula o registo e informa a APCVD, de imediato e de forma documentada.” Anula o registo de quê? Do meu nome lá? Da claque?
É que este registo não coloca em causa o registo constitutivo das claques quer enquanto associações, quer no que concerne ao que é efectuado na APCVD. Por isso, sinceramente, a sensação que me dá é que a única coisa que as claques perdem são os apoios do clube. De resto, como associações e GOA’s que são, deverão continuar a ter o direito ao associativismo. Ainda assim, tem o clube prerrogativas de impedir a entrada dessa associação?
Confesso-me baralhado e confuso, alguém que ajude a perceber isto.
SL
12 Novembro, 2019 at 12:52
Não há claques ilegais! O que seria ilegal é haver apoios a claques ou como queiram chamar! O conjunto de pessoas que se juntam nunca é considerado ilegal! O clube é que comete ilegalidade se apoiar!
Os NN e DV não são ilegais, ilegal é o Benfica os apoiar!
12 Novembro, 2019 at 13:00
Agora serem proibidos de entrar com megafones, tambores, bandeiras grandes sim porque o adepto “comum” também não pode entrar com esses objectos! T-shirts, cachecóis e mesmo tarjas cartazes de pequenas dimensões tenho muitassss dúvidas que seja constitucional! Estão a pôr em causa a liberdade! Eu posso andar na rua com uma t-shirt a dizer: eu sou fascista! Vai “chocar” outras pessoas? Talvez mas estou no meu direito!
12 Novembro, 2019 at 13:44
Se andar com uma camisola na rua a dizer…”sou facista”…
Não sei se não poderá ser proibido…
É que a Constituição da republica Portuguesa…não permite essa ideologia no nosso País…
SL
12 Novembro, 2019 at 13:49
Eu posso ser uma coisa sem o praticar!
Posso dizer eu sou psicopata! Mas não cometendo nenhum crime ninguém pode impedir de eu o dizer! Nem acusar/condenar de o dizer!
12 Novembro, 2019 at 13:44
É isso que eu disse. A claque não é ilegal, mas contudo, fica proibido a entrada desse material todo. A questão das t-shirts da claque já eu vi a ser barrada a entrada neste pedaço de merda à beira mal plantado. É obviamente inconstitucional. Já andar com uma t-shirt a dizer “eu sou fascista” talvez não seja, porque não é propriamente apologia, mas a probabilidade de se interpretar a a constituição de modo abrangente é enorme, por isso diria que seria considerado um delito. A meu ver, mal, mas isso sou é a minha costela de libertário a falar.
12 Novembro, 2019 at 21:58
Barata, quanto a “(…) De resto, como associações e GOA’s que são, deverão continuar a ter o direito ao associativismo. (…)” está completamente correcto.
O direito ao associativismo está consagrado na Constituição da República Portuguesa como um dos Direitos Fundamentais. Qualquer Associação para se constituir legalmente, fá-lo através de Registro Notarial, precisando de indicar os Estatutos, a composição dos Órgãos Sociais, definir a sua missão social e registrar a designação, obter número de Identificação Fiscal de Entidade Colectivo e tendo como obrigação a apresentação regular de Contas organizadas. Não tem NADA que ver com APCVD ou com o IPDJ!
Já quanto a “(…) Ainda assim, tem o clube prerrogativas de impedir a entrada dessa associação? (…)”
Tem e não tem. Desde que possuidores de ingressos, os ELEMENTOS da Associação NÃO PODEM SER IMPEDIDOS DO ACESSO AO RECINTO DE ESPECTÁCULO. Mas não vão como Associação, vão como espectadores. Não podem levar tarjas e bandeiras com dimensão superior a 1mx1m. Podem vestir as t-hirts que bem quiserem e entenderem e fazer o barulho que entenderem (entoar cânticos, palavras de ordem, aplaudir, assobiar, apupar). Claro que, se estiverem a ocupar lugares juntos, “funcionarão” em grupo e mesmo tendo acedido ao recinto como “particulares”, comportar-se-ão como Associação e cumprirão com a missão social da mesm: apoiar as equipas do Clube.
Um abraço e saudações leoninas
12 Novembro, 2019 at 12:48
Ou se sabe conviver com o fenómeno das claques ou se arruma a violinha no saco.
Ou a relação é equilibrada ou uns mandam e os outros caem.
Para quem defende que as claques têm de ser postas em sentido e os apoios para lá de normais têm de acabar, pergunto porque razão esta direção não o fez qd entrou mas apenas qd foi contestada?
São uns merdas.
12 Novembro, 2019 at 13:06
Concordo em absoluto Brave
12 Novembro, 2019 at 13:32
Obviamente Brave
12 Novembro, 2019 at 12:55
Neste clube de anjinhos o que é que se estava a espera?
12 Novembro, 2019 at 13:08
Esta “guerra” com as claques que pensam e agem como se fossem mais que Sócios do Sporting Clube de Portugal…. Teria toda a razão de existir de o contexto do clube fosse outro.
Assim no contexto actual é burrice. Dificilmente existiria um timing pior que o actual.
Varandas.. Burro do crl… A continuar assim está a meter-se a jeito para um dia destes levar na boca
12 Novembro, 2019 at 13:14
O ano passado assim que tomou posse tinha ganho o confronto de caras. Agora um ano depois de n CIs desastrosas e toda a bagagem de idiota que o Varandas tem, aliado à fraca performance no futebol mais rápido correm com ele do que correm com as claques.
12 Novembro, 2019 at 13:39
Óbvio
12 Novembro, 2019 at 14:24
o ano passado até lhe deram jeito
12 Novembro, 2019 at 14:00
Não são mais nem menos! Mas entre aspas não deverias considerar as claques iguais ao sócio “comum”! O que as claques fazem nos jogos não é a mesma coisa que o sócio comum faz!
12 Novembro, 2019 at 16:57
Assim só para começar….
1) Os Sócios comuns não ganham a vida à custa do negócio de bilhetes do Sporting
2) Os Sócios comuns sabem respeitar filas para adquirir bilhetes para finais da Taça em vez de ameaçarem de porrada outros Sócios e adquirirem bilhetes para fazerem negócio!
12 Novembro, 2019 at 21:47
Acrescenta: o sócio comum bate palminhas se a equipa ganha, o sócio comum começa a assobiar se não tiverem a ganhar, o sócio comum assobia o Nani, o sócio comum fica em casa se o jogo for a meio da semana, o sócio comum não faz viagens de 300km para ir ver um jogo, o sócio comum não tem tempo para ir ao estrangeiro apoiar a equipa, o sócio comum aparece no PJR se houver bons resultados
12 Novembro, 2019 at 21:53
Não percebo o papel da policia e das entidades fiscalizadoras no meio disso tudo, as claques metem mais medo e respeito do que os lampiões.
12 Novembro, 2019 at 13:43
Nunca o Sporting esteve tão perto de ser campeão! Força Varandas, estou contigo! Continua a replicar tudo o que faz a estrutura do benfica porque, afinal de contas, é assim que se ganham campeonatos! A tua admiração por eles não será em vão! Tens todo o meu apoio, força!
P.S. – Convinha termos uma equipa de futebol!
12 Novembro, 2019 at 13:57
Será que seria uma ideia tão estapafúrdia as claques estarem nos estatutos do SCP? Com os direitos, deveres, obrigações, penalizações em caso de incumprimentos, por exemplo dizerem que uma percentagem x do orçamento seria para o apoio das claques? Assim acabava-se com a história de o Manuel gosta das claques dá x ou Joaquim não gosta dá y!
12 Novembro, 2019 at 22:22
O Paulo que me desculpe mas seria estapafúrdia sim. Aquilo a que chamamos claques são Associações. Como o Sporting. Mesmo sendo missão social das claques leoninas apoiar as equipas do Sporting Clube de Portugal, tal facto não deve pressupor qualquer relação estrutural de dependência ou de perda da sua autonomia associativa.
Uma Associação não pode estar nos Estatutos de outra.
O que seria diferente, seria protocolar que nos Estatutos das Associações de G.O.A. constassem obrigações das mesmas para com o Clube por forma a serem elegíveis aos seus apoios. Mas não sei se faria muito sentido. Acho mais lógico, estabelecer protocolos entre as partes para definir o seu relacionamento.
Apenas acho que esses protocolos deveriam ter bem explícito um período de vigência, as condições para denúncia antes do termo desse período e as penalizações decorrentes do não cumprimento dessas condições.
O que se passou, com a ruptura do Protocolo por parte do Sporting, não sei se não estará ferido de ilegalidade (teria de consultar o Protocolo); mas a não estar, significa que o Protocolo foi redigido em claro benefício de uma das partes (o Clube), não precavendo os direitos da outra (os G.O.A.).
Um abraço e saudações leoninas
12 Novembro, 2019 at 14:17
Não se esqueçam ser arguido é ser bom chefe de família e ilegal melhor ainda.
12 Novembro, 2019 at 14:52
Boa tarde a todos.
As nossas claques são fundamentais quer para o apoio ás várias equipas, quer para o ambiente que criam nos jogos. A minha primeira ida ao velhinho Alvalade, que me fez ficar apaixonado, foi marcado não só pela categoria do Balakov, pelos golaços de livre do Carlos Xavier ou pelas correrias do Figo, mas também pela loucura que era a curva sul. Lembro-me de estar tanto tempo a olhar para a bancada como para o campo.
Naturalmente que é sempre condenável quando as claques criam prejuízos, seja por via de multas de comportamento, seja por atitudes menos próprias dos seus elementos, negócios ilícitos de alguns, etc.
As claques do Sporting pagam hoje no seu todo, pelos actos de alguns dos seus elementos. O acontecimento mais marcante que lhes ficou associado, ainda que não se possa julgar o todo por uma parte, foi a invasão a Alcochete. Mesmo que muitos deles nem sequer fossem das claques, foi essa a imagem que ficou, graças à repetição até à exaustão pelos vários meios de comunicação da invasão por “elementos das claques”.
A vinda a público dos benefícios das claques, vem dar uma conotação ainda mais negativa às mesmas, principalmente para aqueles adeptos que têm pouco espírito critico e comem toda a informação que lhes servem sem questionar! Não sei ao certo quanto é a divida ao clube, mas tem de se analisar também pelo lado do benefício que o clube tem com o apoio das claques. Ah…e já agora também se pode tentar fazer a comparação com os benefícios obtidos com os negócios tipo “Wang”…
Os protestos durante o jogo, ainda que compreensíveis dada a impossibilidade de o fazer no final devido ao volume ridículo com que metem o som das colunas, também não lhes joga a favor. E talvez até nem seja tanto por defesa ao Varandas que outros adeptos os assobiam, mas talvez porque acreditam que durante o jogo é apenas para apoiar…quem sabe…
O que acho que as claques deviam fazer, ainda que seja difícil aceitar, é protestarem em silêncio por 2 ou 3 jogos, fora e em casa. Creio que o silêncio seria muito mais “ensurdecedor” que os cânticos. E para passar mensagens, a ideia das t-shirts está bem pensada. Que as levem e à moda do scrable, que coloquem questões que incomodem visíveis a todos os sócios e adeptos.
Fica a dica!
12 Novembro, 2019 at 15:25
Copo, as claques nunca foram a alcochete, foram alguns elementos da juve leo.
São coisas distintas, ainda para mais quando esses elementos foram com o objectivo de derrubar a direccão (está nas mensagens de whatsup, não só eu que o digo).
Estiveram mal nisso. E esteve mal a juve ao mostrar solidariedade com os presos.
Eu estar solidário com o BdC que não fez nada é uma coisa, outra coisa é desculpar quem foi lá e criou problemas.
A juve uns meses antes andou a perseguir elementos da rapaziada 1906, que apenas queriam apoiar o clube e lutar contra o carnide. Não admito cenas dessas.
Por mim a juve já teria sido eliminada há algum tempo. As restantes claques merecem o nosso respeito dado não se terem metido em nenhuma “caldeirada”.
12 Novembro, 2019 at 15:35
Tb não misturo o que aconteceu com “claques”.
Sim, foram uns anormais, seja por guita seja por outro tipo de interesses ou motivações, mas são “pessoas” e devem responder por isso.
Acima deles estará alguém? Follow the money.
Se não está ninguém, choldra muito tempo.
12 Novembro, 2019 at 14:55
Eu ainda vou assistir a estar malta a assobiar o jogo de merda que está a ver e os idiotas úteis a assobiar quem está a assobiar…
12 Novembro, 2019 at 15:36
Por este andar vamos ser campeões mundiais de assobia.
Mais uma modalidade.
E nesta temos muita experiência, a começar pelos jovens da casa qd são lançados e não corre bem.
12 Novembro, 2019 at 15:39
Como eu não sei assobiar vai de insulto….
Mas tem menos impacto…
12 Novembro, 2019 at 15:44
Com o nível de som atual nas colunas, bem podes insultar…
12 Novembro, 2019 at 16:56
Não se passa nada. Agora que as entidades não podem ser responsabilizadas pelos atos de “outrém”, ou seja, as claques… então devemos pedir todo o dinheiro de multas que pagámos com juros.
12 Novembro, 2019 at 17:10
Se o Varandas pensa que cala a contestação com isto é ainda mais burro do que eu pensava. É burro que dói. Aconselho mais umas quantas colunas espalhadas pelo estádio. Até pode aproveitar e fazer uns dinheirinhos extra, colocando à venda, junto com os bilhetes, uns tampõezinhos para os ouvidos e fazendo parcerias com clínicas com especialidade de otorrinolaringologia e com as empresas que vendem aparelhos auditivos.
12 Novembro, 2019 at 20:15
”Até pode aproveitar e fazer uns dinheirinhos extra, colocando à venda, junto com os bilhetes, uns tampõezinhos para os ouvidos e fazendo parcerias com clínicas com especialidade de otorrinolaringologia e com as empresas que vendem aparelhos auditivos.”
…põe-te a dar ideias põe…
12 Novembro, 2019 at 19:03
https://www.noticiasaominuto.com/desporto/1357074/apcvd-confirma-a-suspensao-de-juve-leo-e-diretivo-por-parte-do-sporting
Se salientar o último parágrafo…
12 Novembro, 2019 at 19:04
De salientar e não “se salientar”
12 Novembro, 2019 at 19:23
No fundo não esclarece a cortina de fumo que a nossa CS bem trabalha e que passa por as claques estarem ilegais. Mas não estão. Só não podem ter apoios do Sporting.
12 Novembro, 2019 at 20:05
Comunicado da Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto
«Face à divulgação de notícias que dão conta de que as claques “Juventude Leonina” e “Directivo Ultras XXI” deixaram de ser reconhecidas pela Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD) como grupos organizados de adeptos (GOA), tornando-se ilegais, importa a esta Autoridade corrigir e esclarecer:
1- É obrigatório o registo dos grupos organizados de adeptos junto da APCVD, de acordo com a Lei n.º 39/2009, de 30 de Julho, na sua actual redacção, que estabelece o regime jurídico da segurança e combate ao racismo, à xenofobia e à intolerância nos espectáculos desportivos. O incumprimento do referido registo veda liminarmente a concessão de apoios por parte dos promotores do espectáculo desportivo (n.ºs 1 e 2 do artigo 14.º).
2- De acordo com o previsto na mesma Lei, o promotor que atribua qualquer tipo de apoio a um grupo organizado de adeptos, está obrigado a manter “um registo sistematizado e actualizado dos filiados no mesmo” – n.º 1 do artigo 15.º, o que viabiliza a atribuição dos apoios “técnicos, financeiros e materiais concedidos a grupos organizados de adeptos” (n.º 3 do artigo 14.º) – e que, por sua vez, “são objecto de protocolo com o promotor do espectáculo desportivo”.
3- O registo pode ser suspenso pelo promotor do espectáculo desportivo, como previsto no n.º 3 do art.º 15.º, sendo que, nos termos do n.º 4 do mesmo artigo, aquando da suspensão o promotor do espectáculo desportivo cessa a concessão de apoios ao grupo organizado de adeptos e informa a APCVD, de imediato e de forma documentada, justificando as razões da sua decisão.
4- Cumprida a formalidade de comunicação à APCVD, de forma documentada e justificada, esta Autoridade actualiza o estado do registo relativo aos respectivos GOA.
5- Se a suspensão perdurar pelo período de um ano, o promotor terá a obrigação de anular o registo, comunicando-o, de forma documentada à APCVD, nos termos do nº 5 do art.º 15.º.
6- Neste contexto, o Sporting Clube de Portugal comunicou à APCVD, no dia 29 de Outubro de 2019, de forma documentada e justificada, a suspensão do registo dos grupos organizados de adeptos “Juventude Leonina” e “Directivo Ultras XXI”.
Assim, tendo sido cumprida a formalidade que a Lei estabelece, resultante da decisão de um clube, não cabe à APCVD emitir qualquer juízo ou autorização, mas sim actualizar a situação dos registos dos respectivos GOA.
Importa ainda esclarecer que, por imperativo legal, enquanto vigorar a suspensão do registo, encontra-se liminarmente vedada a concessão de qualquer apoio aos grupos organizados de adeptos alvo da suspensão de registo por parte dos respectivos clubes.
A Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto
Viseu, 12 de Novembro de 2019».
12 Novembro, 2019 at 22:01
Ok, então faz sentido. O clube tem a obrigação de manter o registo se pretende apoiar a claque. Se não o faz o deixa de o fazer logo quaisquer apoios passam a ser ilegais.
Ou seja, não muda o que já se sabia.
O que é estranho é que do outro lado da estrada estes freteiros não falam
12 Novembro, 2019 at 22:02
Se calhar nunca suberam
13 Novembro, 2019 at 7:39
Mas isso era obvio.
Como um tasqueiro disse atrás, os GOA nunca podem ser ilegais, o que é ilegal é o apoio do clube às claques sem estarem constituidas em GOA.
Mas durante um dia estivemos a discutir o sexo dos anjos….. é assim que as coisas funcionam.
O carnide não cumpre a lei mas ninguem se preocupa com isso….. é a ironia!
12 Novembro, 2019 at 22:02
Vês como te fazes útil rapaz?
12 Novembro, 2019 at 20:15
O Comunicado deixado acima pelo tasqueiro Riga esclarece, esperemos que em definitivo, a situação de “legalidade” das claques, de uma forma clara e concisa.
Como seria bom que os OCs, também eles, fossem tão claros e transparentes…
12 Novembro, 2019 at 20:34
lido por essa Net fora:
alguém náo quis seguir o guiáo para a fase seguinte do julgamento, e agora ficam de “castigo” á porta de casa…
pipocas, muitas pipocas… (isto vai ser “lindo”)…
12 Novembro, 2019 at 20:35
Fresquinha
https://twitter.com/3Sporting/status/1194349004420718592
12 Novembro, 2019 at 21:05
Sem vaselina como o vagandas gosta
12 Novembro, 2019 at 21:06
uuii…
estes estagiários náo pensam no contraditório que as claques teriam sempre documentado??
(ao nível da reclamacáo ao jogador do Alverca)…
estagiários de 1o ano…
náo acredito que o SCP alguma vez consiga recuperar deste tsunami croquettiano… o mal desta vez parece-me irreversivel…
12 Novembro, 2019 at 21:19
Ui….vale estoiros é? Valha-nos Deus, a claque na descontra consegue demonstrar o quão esta direcção é mentirosa e nefasta para o Sporting.
12 Novembro, 2019 at 21:28
O que diriam se a auditoria mostrasse um corte de 500k euros na divida das claques?
Pena é que os cofinados vão continuar a ser cofinados e o resto é conversa. As claques recebiam muito da direcção anterior para serem a guarda pretoriana, alguém contesta?
12 Novembro, 2019 at 21:48
As nossas TVs já convidavam alguém da Juve Leo 2/ou dos Diretivo XXI para ir a um programazinho, não? Era capaz de dar audiência… Ah, espera. Mas estragava a narrativa. E isso é “chato”.
12 Novembro, 2019 at 21:55
Chamem o Bernardo gordo do Rascord para ver isto e publicar amanhã…
12 Novembro, 2019 at 22:15
O comunicado com som e cores 🙂
https://streamable.com/s/uisn0/hysvhh
12 Novembro, 2019 at 22:41
Oh caralho! Ao que a cavala chegou…
12 Novembro, 2019 at 23:30
Depois de mais uma vergonha, ainda há quem defenda o estriste…
12 Novembro, 2019 at 22:04
a palhaçada varandeira chegou ao fim…
as claques são independentes e seguirão o seu caminho.
12 Novembro, 2019 at 22:13
Com este último comunicado, Varandas fica muito mal na fotografia.
Quando um gajo pensa que não dá para piorar.
12 Novembro, 2019 at 22:10
Cronologia para tótós, bonecos, penicos, sonsas e paus mandados:
2018 – Varandas torna-se presidente Sporting
2018 – Protocolos com claques mantém-se e/ou são melhorados
2019 – Época futebol inicia catastroficamente
2019 – Membros claques criticam/assobiam Varandas/direção
2019 – Varandas expulsa claques do Sporting
Só porque o Vananas, o Rascord e os mutantes acima mencionados repetem a mentira do “só protestam porque acabou o protocolo ou a mama” não passa a verdade.
A vergonha#VemDeDentro.
12 Novembro, 2019 at 22:48
Óbvio!
12 Novembro, 2019 at 23:35
Não sei o que é pior, se ser burro ao ponto de não entender ou sonso ao ponto de o negar, para manter o apoio ao Calamaty Varandas.
Cada vez menos me identifico com muito (dito) sportinguista. Que se foda o clube, pqra não dar o braço a torcer perante as evidências, mais estridentes que os decibeis das colunas de Alvalade.
12 Novembro, 2019 at 22:13
sem fim à vista…
https://bancada.pt/futebol/portugal/video-da-juventude-leonina-refuta-benesses-e-responsabiliza-varandas
12 Novembro, 2019 at 23:52
Frederico Varandas a passar receitas ao paciente: “você vai ter de deixar de beber. Para o ajudar, vou receitar-lhe uma caixinha de Aguardente Medronheira para tomar logo de manhã com o café, e 5L de Pias Tinto para tomar ao almoço.” Foi +- isto que fez com as claques….que boneco!