Domingos Duarte está a conquistar, em Espanha, o estatuto que em Portugal nunca conseguiu ter. O Sporting não quis aproveitá-lo – Domingos chegou a dizer que o clube não contava com ele e que saiu por vontade própria -, o Desp. Chaves e o Belenenses tiveram-no, apenas, por empréstimo, e foi nos últimos meses, em Espanha, que o central de 24 anos conseguiu mostrar todo o potencial.
Depois de uma época com muitos jogos na Corunha, pelo Deportivo, em 2018-19, Domingos Duarte desceu da Galiza para a Andaluzia, para jogar no Granada. Titular na equipa surpresa da Liga espanhola, o central formado no Estoril e no Sporting tem sido alvo de muitos elogios, tendo até já marcado um golo ao Real Madrid e mantido a zero o trio do Barcelona Luis Suárez, Lionel Messi e Antoine Griezmann.
Os bons desempenhos resultaram na tão aguardada convocatória para a selecção portuguesa. Um objectivo de carreira, disse o jogador, numa conversa com o PÚBLICO, algumas horas antes de saber da chamada de Fernando Santos. O central falou, também, do Sporting, um capítulo ainda em aberto na carreira.
O Granada está a dois pontos da liderança da Liga espanhola [está já a quatro, após a jornada 13]. Serem campeões é uma “loucura” que já vos passou pela cabeça ou nem colocam essa hipótese?
A mensagem que tentamos passar é de tranquilidade e de a malta não ficar toda maluca com isto. Estamos a 27 jogos do final do campeonato e não faria sentido pensarmos já nisso.
Então, qual é o objectivo, nesta fase?
O objectivo é a permanência. É o objectivo de toda a gente. Claro que, com esta fase boa, a malta, sobretudo o adepto, já pede Europa. Mas vamos continuar “grão a grão”.
Pepe tem 36 anos, José Fonte 35, Bruno Alves 37 e Daniel Carriço 31, sendo que Rúben Semedo, Rúben Dias e Ferro têm sido os rostos da renovação na defesa da selecção nacional. Esperava que o seleccionador já tivesse olhado para si?
Acho que não é tanto a mim que deve colocar essa questão (risos). Claro que seria bom ir à selecção e, sinceramente, acho que tenho feito bem o meu trabalho.
Mas a selecção é a grande meta da carreira?
Para já, sim. Eu marco objectivos no futuro próximo e, a curto prazo, gostaria muito de ir à selecção nacional e ser internacional A.
E no próximo ano há Europeu…
Haver há, de certeza. Se é para mim é que não sei (risos). Mas não penso muito nisso. Se as coisas correrem bem em Espanha, estarei mais perto disso [ir ao Euro 2020].
Para quem não o conhece, como é que define as suas principais virtudes?
Acho que tenho boa saída de bola, sou forte no jogo aéreo e relativamente rápido para acompanhar bolas nas costas. E acho que percebo bem o jogo.
Chegou a dizer que Vidic, Sérgio Ramos e Pepe, três jogadores duros, eram as suas referências. O Domingos ainda é dos que acredita que um central tem de ser agressivo e forte nos duelos ou enquadra-se mais no modelo actual, em que se pede, sobretudo, velocidade e boa saída de bola?
Acho que ter a qualidade de saber sair a jogar pode ajudar, no futuro, a dar passos em frente. Mas não podemos esquecer-nos de que, primeiro, estamos lá para defender e não para atacar.
O Domingos tem-se destacado na Liga espanhola – para alguns, o campeonato que tem mais talento individual. Qual foi, até agora, o adversário mais difícil de marcar?
O mais difícil foi o [Luis] Suárez. E o Ávila, do Osasuna. São muito parecidos, com muito jogo físico, ainda que seja um registo no qual me sinta confortável. Espere… esqueci-me de um! O mais difícil foi o Benzema [o francês marcou na derrota do Granada por 4-2 frente ao Real, jogo em que Domingos também facturou]
Chegou a fazer uma pré-época com o Jorge Jesus, mas decidiu sair, para poder jogar com regularidade. Curiosamente, o André Pinto, que era o terceiro central, acabou por fazer 17 jogos nessa temporada. Arrepende-se de não ter aceitado ficar no plantel?
Bom, não sei se 17 jogos são assim tanto… Ainda assim, se calhar teria sido bom ficar no Sporting, até porque o Coates teve algumas lesões. Mas não vou pensar no que poderia ter acontecido, porque já não posso mudar nada.
Guarda alguma mágoa por não ter sido aposta no Sporting?
Nenhuma mágoa. Nada. Comigo, sempre foram sinceros.
Mathieu tem 36 anos. Acha que o final da carreira do francês, pelo menos em Portugal, poderá ser uma janela para voltar ao Sporting? Nesta fase, fá-lo-ia com outro estatuto…
Claro que é uma coisa que me passa pela cabeça, mas, de momento, estou bem em Espanha. Não é que não veja o regresso com bons olhos, porque sempre foi o clube em que quis jogar, mas, de momento, estou bem no Granada.
Há três jogadores que chegaram a jogar consigo no Sporting, mas que estão a ter anos muito diferentes: o Matheus Pereira está, finalmente, a explodir em Inglaterra, o Francisco Geraldes continua a não conseguir afirmar-se e o Bruno Wilson tem dado nas vistas em Tondela. Que opinião tem do percurso deles?
Se calhar, falta-lhes a oportunidade. O que toda a gente sabe é que têm um potencial enorme. Seguramente vão aparecer no futebol mundial.
O que acha que lhes falta para subirem de patamar?
Falta a pontinha de sorte. Ao Matheus, a época está a correr-lhe muito bem e o campeonato inglês é o certo para ele. O caso do Francisco é mais complicado. A Grécia é sempre difícil, com muitos interesses. Espero que, em Janeiro, encontre uma solução para ele. Seria o ideal, porque é um mágico. Já o Bruno Wilson é outro caso. Nós íamos sempre juntos de autocarro para a Academia [Domingos nunca viveu na Academia, fazendo o percurso Cascais-Alcochete todos os dias] e sempre lhe disse que, se tiver a cabeça no sítio certo, pode chegar onde quiser.
12 Novembro, 2019 at 13:37
Mais um exercício de masoquismo.
12 Novembro, 2019 at 15:20
Penso nisso a cada post de Matheus Pereira…
12 Novembro, 2019 at 13:46
Fdx
12 Novembro, 2019 at 13:48
+1
12 Novembro, 2019 at 15:24
+1
12 Novembro, 2019 at 13:49
Varandas ruuuuuuuuuuuuuuaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
12 Novembro, 2019 at 13:53
Isto irrita-me! …
É melhor não dizer mais nada. Apenas desejar ao D.Duarte uma excelente estreia pela selecção ………………………………
(quero o meu Sporting de volta)
12 Novembro, 2019 at 14:06
Temos o Ilori que é amigo do fivelas e do Viana, as claques estão “amansadas”, os adeptos anestesiados, os camarotes cheios de croquetes e boa imprensa.
O grau de exigência está abaixo de zero e o “chairman” Rogério em tudo manda e dispõe sob a égide do ladrão sobrinho.
Tudo está bem na aldeia gaulesa.
* Mais um que vai vingar e que só vimos passar.
12 Novembro, 2019 at 14:09
Foda-se, isto é incrível. Não podemos comprar este rapaz?
12 Novembro, 2019 at 14:16
Ah e tal o rapaz não ia jogar e depois vemos o número de jogos que um rapaz chamado ilori faz e o número de partidas que o neto disputa e chegamos a janeiro com a dupla de centrais titulares a ser colocada na lista de dispensas para vir um qualquer sul americano especialista em comissões.
Pergunto eu, na minha singela ignorância, Domingos Duarte deveria ser dispensado/oferecido?
12 Novembro, 2019 at 14:20
Este já era, Matheus tb.
Mas um gajo não deve deixar nunca de insistir e analisar as coisas na sua timeline.
O Sporting tem dois centrais de muita qualidade, mas Mathieu não dura sempre.
Se Neto podia ter resultado pela experiência, Ilori era o falhanço anunciado.
O tiro no pé dado por exemplo com Demiral que não se repita.
Hoje, o primeiro central a entrar na ausência de Coates ou Mathieu seria de caretas o… Edu Quaresma.
12 Novembro, 2019 at 14:24
Não lhes dês ideias, ou ficas tb sem o Edu.
12 Novembro, 2019 at 15:28
Bem visto.
Cherba, apaga o comentário não vá alguém despachar o puto com 2 ou 3M de cláusula no empréstimo.
12 Novembro, 2019 at 14:23
Quem “mamou” as comichões do Illori?
Tá aí a resposta.
SL
12 Novembro, 2019 at 14:29
para com isto cherba que um gajo fica todo fodido.
12 Novembro, 2019 at 14:30
Mamaram de bem mamar…. nas transferências dos 4…. para cá
IlloRI
Neto
Camacho
Rosier
Mamaram de bem mamar nas transferências para lá….
Domingos Duarte
Matheus Pereira
Demiral
Geraldes
Essa é que é essa….. alguma vez vai acabar?!? nas grandes como a do Vietto, o Mendes não deixa mamar… é nestas IN/OUT
12 Novembro, 2019 at 15:31
Está para chegar o gajo que não mame comissões.
Agora, já que todos o fazem, que pelo menos mantenham os bons e vendam com lucro.
Ninguém vai ligar depois se a comissão foi grande ou pequena.
12 Novembro, 2019 at 17:47
Se é para mamar, mamem à grande. Até pode ser 20% da venda do D D, desde que seja acima dos 10M.
12 Novembro, 2019 at 14:34
“Chegou a fazer uma pré-época com o Jorge Jesus, mas decidiu sair, para poder jogar com regularidade. Curiosamente, o André Pinto, que era o terceiro central, acabou por fazer 17 jogos nessa temporada. Arrepende-se de não ter aceitado ficar no plantel?
Bom, não sei se 17 jogos são assim tanto… Ainda assim, se calhar teria sido bom ficar no Sporting, até porque o Coates teve algumas lesões. Mas não vou pensar no que poderia ter acontecido, porque já não posso mudar nada.
Guarda alguma mágoa por não ter sido aposta no Sporting?
Nenhuma mágoa. Nada. Comigo, sempre foram sinceros.
Mathieu tem 36 anos. Acha que o final da carreira do francês, pelo menos em Portugal, poderá ser uma janela para voltar ao Sporting? Nesta fase, fá-lo-ia com outro estatuto…
Claro que é uma coisa que me passa pela cabeça, mas, de momento, estou bem em Espanha. Não é que não veja o regresso com bons olhos, porque sempre foi o clube em que quis jogar, mas, de momento, estou bem no Granada.”
Muito bem.
Como sempre aqui escrevi e depois desta entrevista, mantenho tudo.
Que o Domingos é um excelente profissional.
E que o melhor que fez foi abandonar o Sporting.
Com cabeça, vai voar mais alto, escrevi ontem que 1 ou 2 épocas, vai estar no clube top, se calhar exagerei um pouco, mas que o homem a continuar assim com esta regularidade, vai chamar atenção de outros clubes maiores, isso vai.
Domingos teve dois momentos que deveria ter sido aposta, no regresso do 1º empréstimo e no ano que volta do Chaves, antes de ir para o Depor.
Não ocorreu e a vida continua.
Espero que no futuro os jogadores da formação sigam o mesmo exemplo, caso não sejam aposta, até a estrutura X ou Y, aprender como lidar com jovens jogadores e defender os seus interesses de clube formador, como sempre foi e será, não só quando interessa (Bolas d’ouro e Aurélios).
Veremos que seguimento tem esta equipa de sub-23 em Janeiro e para a próxima época.
12 Novembro, 2019 at 14:34
Uma tristeza….
Enfim….
A culpa disto é das claques, claro….
12 Novembro, 2019 at 14:55
E do Bruno de Carvalho claro…
SL
12 Novembro, 2019 at 17:48
Pelo menos não é da Tasca
(sim, já teve responsabilidade no mau rendimento dos jogadores)
12 Novembro, 2019 at 14:36
É por estas e outras que acho que não é só incompetência, muito menos apertar do cinto. É pagamentos de favores em comissões. Que favores? Isso é que falta saber.
Mas o grande clube formador não conseguir ter ninguém a jogar no seu 11 formado na sua academia, enquanto os seus rivais vão paulatinamente lançando jogadores no plantel e na equipa principal, a par da falta de qualidade dos “reforços”, é muito da política que é preciso mudar.
12 Novembro, 2019 at 14:50
varandas tem razão, não precisava de ter mal gasto milhões em neto – ilori – jesé – doumbia – borja-rossier mas como o chefe das maquinas não percebe um caralho de nada despachou os melhores da nossa formação para a sua narrativa de que a nossa formação é uma merda bater certo.
azar do caralho, estão a dar cartas onde jogam e a narrativa cai por terra.
varandas e companhia, os incompetentes de Alvalade.
12 Novembro, 2019 at 15:33
Cala-te que o Ilori é um polivalente que pode fazer umas 11 posições.
Qq treinador gosta de um gajo assim.
O Paulinho que se cuide porque o Ilori é fortíssimo na posse das águas e na distribuição de coletes, puta de visão de jogo.
12 Novembro, 2019 at 16:14
ainda tenho esperanças no illori, vai render dinheiro que vai dar para pagar a contratação do domingos dusrte.
12 Novembro, 2019 at 16:20
Ilori faz mais posições que o Kama Sutra, vai ser vendido pela próxima direção a um circo e acaba como contorcionista.
Domingos já era, felicidades para ele. Estas borradas não são exclusivas desta direção.
Há que olhar para dentro de casa pois Mathieu não dura sempre.
12 Novembro, 2019 at 16:41
o melhor desempenho é no 69.
todas fazem claro mas esta época e a ultima era para apostar claramente em valores seguros da nossa formação como domingos duarte – matheus pereira- demiral-palhinha – bragança – pedro mendes, uns a titulares e outros com bastante minutos.
não se pode apostar em todos mas estes entravam de caras e não é preciso ser chefe de maquinas para perceber isso, basta perceber um bocadinho.
12 Novembro, 2019 at 15:26
Ainda não percebi qual a razão para este gap tão grande de qualidade que assolou a formação do Sporting nestes últimos anos…
12 Novembro, 2019 at 15:37
Os colchões?!
12 Novembro, 2019 at 16:25
No último ano queres dizer.
Nesta altura é mesmo gap que assola os seniores há 18 anos.
Era a única coisa que o Sporting ainda tinha como bandeira e até isso lhe foi tirado e o plano continua.
E adivinha lá quem é o melhor clube agora desde os seniores à formação?
Se adivinhares tens direito a um bilhete corporate ao lado do Varandas.(eh eh)
SL
12 Novembro, 2019 at 15:45
Cada vez que leio estas merdas só me apetece ir direito ao presidente da sad e arrebentar-lhe as fuças todas!!!!
Não é a questão da falha no aproveitar ou não aproveitar a formação, isso todos os CD’s (excepto quando falta completamente o dinheiro) o fazem uns mais outros menos, é a displicência criminosa com que estabelecem as clausulas de compra, com valores ri-di-cu-los, com falta de respeito inclusive pelo que o clube investiu na formação dos atletas….
12 Novembro, 2019 at 16:08
Fdx, cum caralho.
12 Novembro, 2019 at 16:24
Assim de facto é dificil…
Só merda quem toma estas decisões!
12 Novembro, 2019 at 16:41
O problema não é de agora… Mas com a falta de qualidade e SUPOSTA falta de dinheiro ( já que foi mal gasto ) é ainda mais preocupante
12 Novembro, 2019 at 16:54
Domingos, boa sorte para a tua carreira que todos desejamos que seja de grande glória. Que atinjas os níveis maiores na Europa e nos orgulhes de ti, enquanto atleta formado também no Sporting.
Só somos grandes na forma como desperdiçamos recursos, humanos e financeiros. No resto, o varandas está a fazer o que ele diz, fazer de nós um clube periférico, que não conta para o totobola. Imbecil nojento do caralho! Pau mandado dos aventais que não deixam nada florescer nesta terra. Até ao dia em que abrirmos a pestana e largarmos o lastro dos senhores da paz, da união e da elegância. Sporting não é isto. Não foi. Não será. Está assim. Mas não é assim.
12 Novembro, 2019 at 17:49
Termos dois cepos como Ilori e Neto a tapar o lugar de DD é exasperante.
12 Novembro, 2019 at 18:34
Agora já está, já está DD. Tirando a dupla titular, temos a nata do entulho a nível de centrais dos 3 grandes.
Adoro o teu sportinguismo, mas por outro lado fico feliz por não estares enfiado neste circo deprimente e ridiculo que é o sportinguezinho do Varandas. Era para te queimarem e fazerem-te passar vergonhas. Ou então seres encostado. Vê o que fizeram ao Jovane e ao Max.
Que tenhas sucesso.
12 Novembro, 2019 at 18:44
O futebol é fácil, fácil…. Tresa…!!!!
Mais um para a folha de crédito a pedir à Varandagem que, por ora, manda no clube…
(Só de pensar no triplo D – Domingos Duarte + Demiral – que poderíamos ter, agora ou daqui a nada, na central da defesa até se me dão fornicoques… nas entranhas em ver o bisNeto e o cabrIlori a vestir a verde-e-branca)
CAMBADA DE FDP
12 Novembro, 2019 at 18:44
O neto é um cepo, fraco central?
12 Novembro, 2019 at 19:37
Boas Tardes, Caros Tasqueiros.
És um jovem central, com confiança nas tuas possibilidades.
Fizeste as camadas jovens.
Dizem-te que tens que ir jogar para a B.
Aceitas.
No ano a seguir, vês que o teu Clube tem dois centrais que jogam sempre (excepto lesões).
O máximo que podes conseguir é ser o terceiro central.
Próximo ano, mesma coisa.
Numa equipe que não não é campeã em Portugal há quase duas décadas e não tem visibilidade na Europa.
Porque raio haverias de querer continuar no SCP?
SL
12 Novembro, 2019 at 22:14
Porque esta época Neto e Ilori já jogaram várias vezes, com os resultados que conhecem.
De 3o central que joga várias vezes até titular no fim da época quando Mathieu sair é um instante.
Vai ver como começaram Rúben Semedo, e os centrais das Toupeiras das Toupeiras.
É preciso é perceber um pouco disto.
12 Novembro, 2019 at 19:57
Nunca teve verdadeiras oportunidades aqui.
O rei das chiclas ajudou muito a este final, neste e noutros casos!
Que a vida te sorria e que sejas aquilo que sempre demonstraste enquanto vestiste a “também tua” camisola.
Muitos Sportinguistas merecem isto e muito mais, infelizmente quem não merece também come com estas merdas, e muitas outras que por aí virão..!
Obrigado a todos os que assobiam os jogadores de formação e idolatram as merdas que vêm de fora rotulados de vedetas.
Agora é lidar com estas várias “cagadas” que apoiaram e deixaram acontecer.
12 Novembro, 2019 at 20:46
Este é para dar….. Nao interessa….. Sempre quiz jogar no Sporting……..
12 Novembro, 2019 at 20:50
…fdx, até o Andre pinto lhe passou a frente.
Brilhante
13 Novembro, 2019 at 12:32
Até fico deprimido a cada destes artigos…
Domingos… Matheus… Demiral…
Como é que NINGUÉM na cúpula vem dar uma explicação plausível em relação a estes assuntos???
Fdx!
Quero o meu Sporting de volta, quero orgulhar-me novamente de ser sportinguista, caralho!