“Chrystian, médio brasileiro do Joinville, irá viajar para Portugal para dar início a um período de testes no Sporting, que realizar-se-á entre 18 e 24 de novembro.
(…)
o jogador de 18 anos, que tem sido uma das revelações da formação do conjunto do Estado de Santa Catarina, tendo marcado, com apenas 21 minutos dentro de campo, na estreia como profissional, frente ao Avaí.”
Acabei agora de ouvir o 160 sobre o voto remoto electrónico…
Eu sou a favor de voto electrónico, sou a favor que seja feito em várias localidades…sou contra o voto não ser presencial.
Primeiro pelo que foi defendido e que eu concordo. Pela sequestração do voto. O que impede de ser outra pessoa a votar? Ou o que impede da pessoa estar a ser coagida a votar num determinado sentido?
Segundo porque sou a favor de que votar exige uma vontade suficientemente grande para levantar o cu do sofá. Claro que não acho bem terem de fazer 600 Km, isso é um disparate. Mas haver 5 ou 10 (que seja) locais espalhados pelo pais para votar. Claro que haverá pessoas que não podem mas isso haverá sempre, quanto mais não seja por não terem telemóvel xpto.
Como digo…voto electrónico mas presencial e com o cumprimento de todas as regras de sigilo.
Concordo ctg.
Até porque o acto de votar implica conviver com outras pessoas e isso apenas eleva a familia sportinguista.
Votar a partir da sala de casa é ridiculo.
Defendo que facam sessões de votos por esse país, onde as pessoas se reunem e podem passar o dia e assistir a uns jogos das modalidades e até se for dia de jogo de futebol passar o serão e ver o jogo.
Qual seria o problema de vários nucleos no norte organizarem um evento num pavilhão e irem todos a um ponto central, em vez todos de terem de ir a Lisboa?
Sou a favor do voto electronico puro, em qualquer lugar do mundo desde que com medidas de seguranca.
Hoje em dia acedea ao teu banco em qualquer lugar, colocas os teus códigos, tens uma matriz ou recebes uma OTP no teu telefone/email e realizas a operação.
Crês que a Banca é menos segura que uma votação no Sporting? Dás os trus codigos bancariis, password de emails ou mesmo o teu telefone a outro, que tem de estar contigo para receberes a OTP?
Só que o lesado aí tem acesso. Vê que a conta tem menos dinheiro e queixa-se. Acontece MILHÕES de vezes por ano.
Como é que o lesado no voto electrónico percebe que votaram por ele ou que o seu voto foi contabilizado como é suposto?
O que impede um grupo de 20 pessoas apanhar 20 daqueles que têm 20 votos cada e obrigar a votar num sentido. O que impede 100 de fazerem isso? Como é que o sócio votante está defendido disto acontecer?
Aliás basta ver pelo Sporting. Alguém acha assim tão difícil isso acontecer? Agora até vou contra o que eu mais quero (saída do Varandas). O que impede as claques de se organizarem e fazerem isto a 400/500 sócios (ou seja uma barbaridade de votos) numa AG destitutiva? Achas assim tão descabido? É uma coisa assim TÃO fora? Se fizeram o churrasquinho, onde havia MUITO mais risco ou se faziam o que faziam nas filas para a bilheteira antigamente…fazer uma coisa destas é assim tão descabido?
E se é pelo volume…há motivos para ser esmagador a utilização do voto presencial…
Eu não te quero (nem vou claro) convencer ninguém…há quem ache isto danos colaterais necessários. Para mim são barreiras que eu não consigo ultrapassar se me perguntarem se concordo ou não com o método. Teria sempre dificuldade em aceitar mentalmente o resultado como limpo se fosse próximo…
Mas isto é a cabeça de cada um…cada um tem as “barreiras” mentais que tem…eu tenho estas…
Tiago as coacções físicas são muito mais fáceis de funcionar presencialmente do que no domínio da propriedade privada de cada um, convenhamos. Para coagirem quem vota em casa, teriam de lhe invadira a casa. E já viste quantas casas teriam de invadir para surtir algum efeito?
Acho que, mais uma vez, colocamos cenários demasiadamente ficcionais para poderem ter alguma credibilidade.
Liguem o descomplicómetro, POR FAVOR.
Analisem como se vota fisicamente à distância actualmente, analisem as propostas sobre como votar electrónico à distância e comparem ESSES cenários e não quaisquer outros.
Eu também defendo o que o Voto Electrónico à Distância deve ser efectuado nos Núcleos. Mas o motivo não se prende tanto com uma questão de credibilização do modelo (embora também ajude a torna-lo AINDA mais credível, por ser presencial e por implicar um Dupla Validação); defendo-o SOBRETUDO porque seria uma forma de fazer com que um passo dado no sentido de maior e mais democrática participação associativa, aportasse consigo, outros ganhos como:
– maior voluntarismo dos associados que teriam de se deslocar à sede do Núcleo mais próximo da sua residência;
– maior exposição do trabalho dos Núcleos e da sua expansão territorial;
– melhor divulgação da imagem da Marca e dos Valores do clube;
– maior expressão da Força Leonina;
– um enorme incentivo à creditação oficial de mais Núcleos do Sporting, à criação de novos Núcleos e à potenciação de angariação de novos associados.
A questão de ser presencialmente é que é impossivel de coagir e ter a certeza que o voto foi num determinado sentido. O voto é feito sozinho, em urna e depositado. Mais ninguém tem acesso.
Se for à distância num tlm…tem forma de confirmar…está a ver.
Pode ser um cenário extremo, como dizem. Infelizmente não acho assim tão extremo…e acho que a máfia em Portugal era BEM capaz de fazer isso por uns valentes milhões que estão em jogo. O Jorge Mendes com o Sobrinho faziam isso de olhos fechados, por exemplo.
Mesmo que não coagissem, comprar o voto. Uma coisa é comprar um voto e ver ele ser feito, outra coisa é comprar um voto que se tem de acreditar na pessoa que aconteceu…
Tiago, informe-se sobre os sistemas existentes e verá que muitos oferecem enormes garantias de segurança e privacidade.
Usa-se o Facebook, o tweeter, o Instagram e escancara-se a vida toda se for preciso.
Fazem-se compras online a torto e a direito e não se questiona a segurança.
Reservam-se voos e hotéis e fornecem-se dados de cartão de crédito sem receio de segurança.
Recebem-se exames médicos por e-mail ou através dos sites de Hospitais e Centros de Saúde, sem qualquer problema de privacidade.
Fala-se em Voto Electrónico e “ai Jesus” “que não há privacidade, não há segurança e o diabo a quatro”.
Mas isto faz algum sentido? Qual a diferença entre o voto num pc numa sede, ou num pc em casa?
Quem é que vai coagir a casa de alguém?
O voto electrónico SEGURO não é nenhuma dificuldade transcendental.
Defendo que se devam usar os Núcleos, Filiais e Delegações Oficiais para o fazer, por uma questão de promoção do associativismo e da expansão do Clube. Não por qualquer receio securitário que acho hipersobreavaliados.
Um abraço e saudações leoninas
O e-voto com tecnologia block-chain entrega ao votante um recibe que é comparável com os dos votos descarregados centralmente. Logo pode verificar. Se a votação é feita presencialmente, em Núcleo, até existirá uma dupla verificação.
O que não é garantido, é o sistema de hoje, em que recebes os boletins por correio, votas na presença de um advogado ou de um notário a quem tens de pagar e que autentica o envelope interno, preenches o envelope externo e envias, em carta registada e com aviso de recepção para os serviços SCP que o entregam à Mesa da AG.
Não sabes:
1- se o correio vai entregar o voto em tempo útil;
2- se os serviços entregam o envelope com o voto, nem se o entregam já sem o envelope exterior com a identificação ;
3- se a Mesa descarrega o voto;
4- se a Mesa, descarregando o voto não o invalida (nas últimas eleições foram invalidados quase 50% dos votos por correspondência, não se sabendo, logicamente , quais)..
A única coisa que sabe é o dia em que a missiva foi recebida nos Serviços do Clube (através do aviso de recepção). Ora o recibo de validação do block-chain funciona como uma aviso de recepção dos correios mas é imediato.
Não queiram complicar o que é bem mais simples do que parece.
As perguntas e comparações que têm de fazer, não são relativas a uma qualquer situação ideal, mas sim `comparar com situação actual: que ganhos traz se traz, que riscos adicionais comporta ou se os diminui.
O recibo tem um código que é descarregado no sistema com o voto e aí pode verificar se o código do seu recibo de voto consta na listagem dos códigos descarregados centralmente.
Sendo, o voto electrónico presencial, cada terminal faz parte do código do recibo, pelo que também poderá comparar com os códigos descarregados no terminal. Por sua vez o Gestor do Terminal, também pode conferir a listagem dos códigos do seu terminal com a Listagem de Códigos Central.
SL
Bom dia, concordo com o voto electrónico presencial. Este poderia ser feito, pelo menos, nas capitais de distrito. Nas maiores cidades de cada distrito, também poderia estudar-se essa possibilidade. Por exemplo, aqui no Algarve poderia votar-se em Faro, Tavira, Albufeira e Portimão.
Meu caro Leão Portimonense, a implementação do Voto electrónico presencial à distância tem exactamente as mesmas implicações se for feito em 22 “distritos” (algo que já não existe na nossa Divisão Administrativa, mas compreendo que se continue a usas a designação) ou nos 142 Núcleos SCP oficiais espalhados pelo mundo.
Por isso não faz sentido restringir a 22 “distritos” (dou-lhe o caso das Ilhas de Santa Maria e do Pico, que têm Núcleos e os Sócios teriam de se deslocar de avião até S. Miguel ou o Faial ou do Porto Santo que teriam de se deslocar à Ilha da Madeira).
SL
Caro Álvaro.
Se realmente as implicações são as mesmas para os 22 distritos que para os 142 núcleos, então não vejo grande problema.
Se reparar, escrevi que também poderia fazer sentido existir mais cidades onde poderia ser possível votar, exactamente para mitigar o problema das grandes deslocações (nos arquipélagos ainda é pior).
Eu só vejo uma solução aceitável. Voto presencial nas capitais de distrito, organizados pelos núcleos dessas cidades, em locais com capacidade a nivel de lugares e equipados com sistema que permita a transmissão a/v da Assembleia. Assim as pessoas podem (e devem) assistir à assembleia e quando chegar a hora abrir as urnas e irem votar às mesas (atraves de computador).
Nada dessas modernices de abrir o voto antes do tempo. Quem quer votar tem de entrar até determinada hora, assitir à AG/O/E/etc. e no final fazer fila para votar.
Quem quer o direito de falar deverá deslocar-se à “assembleia-mãe”, nada de videoconferências que isso vai arrastar mais a ordem de trabalhos do que o video-árbitro nos jogos…
Sem dúvida Ghost.
De acordo com tudo … só não percebo é por que razão tem de ser só nas capitais de distrito … todos os Núcleos SCP (142 oficiais, espalhados pelo Mundo têm capacidade para o que (muito bem!) propõe (aceito que muitos dos Núcleos Internacionais terão dificuldade em acompanhar uma AG não eleitoral, devido às diferenças horárias).
a) Toda a documentação da AG (propostas, requerimentos, moções, etc) distribuída ATEMPADAMENTE aos Sócios por e-mail e aos Núcleos para consulta dos Sócios;
b) Sistema que permita a transmissão ao vivo da Assembleia;
c) votar cada proposta apenas após terminar o debate da mesma
O direito de debater os assuntos da AG até pode ser efectuado localmente, nos Núcleos que o queiram fazer, num dia anterior ao da AG, mantendo a obrigatoriedade de assistir ao vivo à AG para poder votar.
Até será uma oportunidade para haver um muito maior debate de ideias no conjunto do Universo Leonino
Obrigado Ghost pelo comentário esclarecido.
Um abraço e saudações leoninas
Tiago, de acordo com tudo menos com os 5 ou 10 locais espalhados pelo país. Acho absolutamente viável fazer nos 142 Núcleos Oficiais espalhados pelo Mundo e mais as Filiais e Delegações.
Isto nas AGs Eleitorais.
Nas outras AGs, defendo também a existência do Voto Electrónico Presencial à Distância, mas inicialmente apenas em todos os Núcleos Nacionais, e experimentando em 4 ou 5 internacionais (Estados Unidos, Brasil, Inglaterra, Angola).
Isto porque nessas AGs, tem de ser garantida a retoma da normalidade do seu funcionamento democrático, isto é, exige-se que;
1 – todos os documentos a apresentar na AG TÊM OBRIGATORIAMENTE de chegar ao conhecimento dos Associados (e-mail individual e dos Núcleos) até 7 dias úteis antes da data da AG;
2 – os trabalhos da AG são transmitidos nos Núcleos (em pay-per-view na Sporting TV ou em plataforma Streaming sólida):
3 – as votações de cada proposta ou ponto da AG só se efectuam após o término dos respectivos debates.
Ora, sendo assim, particularmente o ponto 2 pode inviabilizar ou dificultar a visualização em Núcleos no estrangeiro (eventualmente pela qualidade do streaming, em muitos casos pela diferença de fusos horários).
De qualquer maneira, chamo a atenção que serão muito poucas as restrições ou constrangimentos à aplicação generalizada a TODOS os Núcleos, Filiais e Delegações.
E que, mesmo aplicando essas restrições ou constrangimentos, SERÁ SEMPRE MUITO UMA VOTAÇÃO MUITO MAIS GENERALIZADA AO UNIVERSO LEONINO, MUITO MAIS DEMOCRÁTICA E ATÉ (pasme-se!) MUITO MAIS FIÁVEL E CREDÍVEL QUE AS VOTAÇÕES ACTUAIS.
Um abraço Tiago e saudações leoninas da Ilha de Santa Maria
Compreendo perfeitamente e eu só refiro este nº de locais como o “kick off” da descentralização. Caminharíamos provavelmente para aí, correndo estes “testes” bem.
Seria preciso uma estrutura mais pesada, uma eleição seria mais cara (é preciso garantir auditoria em todo o lado em que se vota e por isso gente independente em todo o lado, penso eu) mas acho necessário esse caminho para “democratizar” o Sporting e não acho nada de extraordinário.
Acho muito importante mexer neste ponto por esse motivo que fala também. O que temos agora em AG é uma vergonha. E mexer neste ponto da eleição para garantir a maior democratização, segurança e transparência possivel é crucial.
Mas o caminho seria feito com calma. Por agora…faria assim.
Não caro Tiago, as votações electrónicas à distância (em qualquer lado, sem restrições geográficas) têm um custo que varia entre os 0,50€ e1€/votante.
As eleições presenciais nos Núcleos poderiam (e na minha opinião deveriam) ter os votos custeados por os próprios votantes (mesmo pagando 2€/votante, o resto ficando para o Núcleo como apoio ao seu financiamento, fica incomensuravelmente mais barato que o actual sistema de voto por correspondência, validado em notário e remetido em carta registada com aviso de recepção).
Portanto, não há custos acrescidos se for em 10 ou em 150 lugares.
Na questão de custos, deverá comparar:
– o que paga actualmente um sócio para votar (e só nas AGs eleitorais) e o que pagará com voto electrónico;
– o que pagaria o Clube com o voto electrónico à distância não presencial e o que não gasta com o voto electrónico à distância a ser efectuado nos Núcleos (só terá que gastar com a certificação mas isso tê-lo-ia sempre, fosse presencial ou não e até mesmo apenas no Estádio ou no Pavilhão).
Para podermos fazer uma análise coerente e racional de uma proposta desta natureza há que analisar bem todos os contextos, actuais e propostos, que ganhos e que perdas, que riscos ou seguranças. E, fazendo isso, que modelo melhor potenciará ganhos quer para a Vida Associativa do Clube quer para a sua Imagem exterior e potencial de expansão.
Um abraço e saudações leoninas
Trabalho numa multinacional com 30000 trabalhadores e presente em quase 150 paises dos cinco continentes . Acabamos de referendar um assunto interno e a participacao eleitoral (planetaria, relembro) fou de 79%. O escrutinio, bem mais complicado porque o boletim continha mais de um quesito, demorou menos de 48 h. Tudo dito.
caro Fernando, Junho em Beja deverá ser um jantar de cerimónia dos actuais Órgãos Sociais (se ainda resistirem nessa data) para celebrar o 3º lugar no campeonato (estou a ser optimista, porque o meu leonismo assim o determina).
SL
Eu estava a falar do congresso que interessa…
O que substituirá – informalmente e organizado por associados – aquele que a Direção achou por bem adiar.
Achou por bem adiar sine die, isto é sem data marcada, motivo para poder afirmar que o junho do Fernando pode ser o novembro do sr Tito Arantes Fontes e do CD (um mês adiável).
sendo também verdade que junhos há muitos (quase tantos como os chapéus) e o Fernando não esclareceu a que ano pertence o junho de que fala com tanta convicção.
SL
Em relação ao assunto claques, julgo que há muito mais em jogo do que apenas aquilo que nos é apresentado!
É so um feeling!
Mas a mim o que me preocupa mais, nem é tanto a guerra contra os GOAs, ou vice versa.
O que me preocupa mais é ver que esta Direção é completamente mentirosa, e tão incompetente, que não consegue sequer “vençer” numa simples troca de galhardetes com umas claques.
É com isto que vamos “à guerra”, num mundo de vieras e pintos da costa.
É simplesmente lindo!
E continuo a dizer…Varandas até ao fim! É para rebentar com tudo, e de preferência, levar com ele toda a merda que votou nele, e que o apoia!
Pode ser que assim este clube tenha finalmente paz.
Desejo a todos boa saúde e uma óptima quarta-feira…!
Abraço e SL…
***********************
E agora um desabafo…:
Aqui na Tasca, os post onde se “possa malhar em tudo e em todos…” (umas vezes com toda a razão…muitas vezes apenas porque sim…)…
Somam comentários (que muitas vezes, em minha opinião pouco acrescentam ao que se deseja ” de bem” para o nosso Sporting…)…
Mas as pessoas são livres de dizer o que lhes aprouver (mesmo que às vezes nem “saibam” aparentemente o que estão a dizer…)…
Mas o Sporting não é apenas e só o futebol…
E nestes “tempos duríssimos” quem ainda nos vai dando algum alento…
São as Modalidades…
Sim…eu até compreendo que para muitos “só conte” o futebol…
A minha opinião “é que tudo onde brilhem” as camisolas listadas com o Rampante…
Deve ser tido em muita consideração pelos sportinguistas…para engrandecimento do Sporting…
Por isso…custa-me ver que o esforço (com uma tão grande capacidade de síntese…e de saber…) de alguns dos nossos companheiros de Tasca…
Não é reconhecido pela maior parte dos que aqui comentam…
Certamente que esses nossos companheiros, escrevem porque lhes dá gozo falar do Clube do seu coração e das Modalidades de que gostam…
São eles que dão a conhecer à maioria que não pode acompanhar as Modalidades “ao vivo”…o percurso dessas mesmas Modalidades…
O que lhes peço é que não desistam de nos dar a conhecer “o viver” das Modalidades…e de “ensinar” a muitos como eu…
“Os segredos” …para melhor as podermos viver…
Esqueça… para a maioria o Sporting é um clube de futebol.
O pessoal gosta deste circo dos grupinhos, intrigas, movimentos, eleições, AGs porque assim PODEM APARECER e botar opinião!
Pagar 40M de segurança social e fornecedores não dá popularidade, fazer videos no estádio a dizer que vai ser pai é que já dá!
o Varandas não percebe nada desta cultura moderna de facebook.
O problema do Varandas é mesmo esse…não perceber a cultura moderna de Facebook…
Jesus Cristo…
Quanto ao Max tem razão. O foco de irritação e de preocupação é a direcção e o futebol e por isso gera muito mais comentários…
Permita-me…é por isso que o pavilhão tem 3.000 lugares e o estádio 50.000. Apesar de qualquer dia estar mais gente no pavilhão do que no estádio…
Eu, por exemplo não percebo nem 1/4 de nenhuma modalidade como percebo de futebol. E mesmo assim percebo mais de Hóquei e de Futsal que das outras todas juntas. O que é que posso comentar num post de Voleibol ou basquetebol que para mim é completamente chinês?
Posso sempre repetir todos os dias, em todos esses posts “Obrigado pelo Post. Espero que o Sporting ganhe!”…porque não tenho mais nada a dizer…
Calma amigos tasqueiros.
O Max está a referir-se aos ódios que esta Direcção está a “espalhar” contra a Juventude Leonina e o Directivo XXI; e aos ódios que este CD “espalha”; e aos ódios que “espalha contra a anterior Direcção em todas as C.I.s e Comunicados; e aos ódios que “espalha” contra os sócios quando numa entrevista televisiva os apelida de malucos e quando numa AG lhes “lança beijinhos”.
Há que contextualizar!
SL
Pois pagaram 40M de segurança social e fornecedores e no final ficaram a dever 83M à segurança social e aos fornecedores, dizer isto também não dá popularidade, pois não?
O Fernando vem cá uma vez por mês SE tivermos ganho o último jogo.
O Fernando acha que o problema do Varandas são vídeos.
O Fernando fala em pagar 40 milhões e “esquece” que em vendas de jogadores da anterior direcção , contrato NOS da interior direcção e RF que não chegou a metade do que era proposto já entraram no Sporting mais de 200 milhões num ano.
O Fernando não questiona o que é feito desse dinheiro.
O Fernando ao ver que o Sporting está completamente rebentado desportivamente, socialmente e financeiramente acha que está no bom caminho porque não há Facebook.
O post do S.Adrien merecia mais comentários. Li com atenção e gosto sempre de acrescentar mais do que um “excelente post” como comentário. O problema é que não encontrei algo de valor que pudesse acrescentar como comentário.
Mas há outra razão. Neste momento o ar que se respira no Clube é podre! E é transversal a todo o Universo Sportinguista. Vou confessar uma coisa: não consigo retirar o mesmo prazer que sentia em acompanhar as modalidades.
Sócios perseguidos, cartazes retirados à crianças, atletas proibidos de tirar fotografias com os fãs, 100 decibéis de desrespeito para com espectadores que nada têm a ver com as claques, não permitem que sorria com os golos do Futebol, Andebol, Futsal ou Hóquei.
Apenas ontem vi o jogo europeu do Andebol. Não vi os últimos jogos de Hóquei, Basquetebol e Futsal do Sporting. Acompanhei os resultados aqui com o leão verde.
Não me revejo em nada do que está a ser feito no Sporting e quando até a minha vida pessoal começa a ser afectada, tenho de dizer basta. E se isto continuar como está, no final do ano deixo de pagar quotas até que isto mude.
O meu feitio não me deixa viver no faz de conta!
SL
Para os mais educados é só ler os pasquins de hoje.
Grupo reúne as assinaturas para destituição mas fundamentos não são válidos.
Ou noutras paragens benfica à porta fechada é só para brincar aos sérios e honestos.
Mas o que são fundamentos “não válidos”??
Os sócios pedem uma AG e DURANTE a AG é que se decide se são válidos e destitui-se ou não são válidos e fica tudo na mesma.
Não cabe ao PMAG decidir o que é válido ou não….
Há muita gente do futebol a pensar como o quaresma mas que se mantém caladinha… Sobretudo os que subsistem, directa ou indirectamente do futebol, caso contrário, acaba-se a mama! Foi o ponto a que chegámos neste país. Falsamente livre, mais amordaçado do que nunca!!
“Sempre disse que podem criticar maneira de Bruno de Carvalho falar ou a forma como entra em guerras, mas a verdade é só uma: ele mudou muito o Sporting e a mentalidade dos sportinguistas. O Sporting era o clube do deixa andar – sempre foi assim. Nunca foi como o FC Porto, cujos adeptos te batem à porta de casa se tu empatas. Os do Sporting são dedicados, mas não cobravam tanto. É diferente”
a sério , senhor Presidente ?
Esta foi mais uma semana de profunda decepçãopara os adeptos leoninos com mais uma derrota no campeonato, desta feita em Tondela e depois de mais uma exibição deplorável. Futebol lento, previsivel, sem alma e mistíca. É um desempenho deplorável de uma equipa que acumula seis derrotas em jogos oficiais , foi eliminada da Taça por uma equipa da terceira divisão e caminha para ser eliminada da Taça da Liga. O futebol do Sporting precisa de ser reconstruído de uma ponta á outra.
Estive a ler o discurso de Frederico Varandas nos Rugidos de Leão, infelizmente, ofutebol do Sporting já só ruge mesmo em festas, de resto gatinha e arrasta-se por esses relvados do país para desgosto da maioria silenciosa que não acredita no que vê e não vislumbra um rumo para sair deste descalabro.As vitórias são da estrutura, as derrotas são resultados de conjuntura. Li o seu discurso senhor Presidente e fiquei confuso. Creio ter ouvido há umas semanas que tinha conseguido segurar o melhor médio da Europa, para agora afinal concluir que V. Exª estava afinal à espera de uma transferência recorde. Suponho que tenha sidouma grande surpresa senhor Presidente, sobretudo quando o mercado em Inglaterra fecha a meio de Agosto. Maior surpresa ainda terá sido a saída de Bas Dost – mais uma saída surpresa – o que terá justificadoir buscar três jogadores emprestados no último dia do mercado.. E que belas escolhasforam, pois já facturaram dois golosde leão ao peito ! È obra, sendo que um deles é vindo desse ponta de lança de nome Jesé que, como ponta de lança que é, já acumula 25 golos na sua carreira. Felizmente que assim é. Deus guarde bemlonge de Alvalade jogadores que marquem 30 golos por época.
Li ainda que esta estrutura foi decisiva para aconquista de dois títulos de futebol da época passada. Foi de facto uma proeza que merece ser enaltecida e reconhecida, mas o senhor Presidente esqueceu-se de referir que da equipa que subiu ao Jamor apenas um atleta foi contratado por si. O mesmose diga das modalidades senhor Presidente, pois quando entrou em funçõesos plantéis estavam montados e escolhidos. Também é verdade que perdemos nas quatro modalidades os títulos de campeão, mas ao contrário de si senhor Presidente não creio que a responsabilidade seja sua. Também vejo que estranha esta onda de criticas, quando Marco Silva á 10 jornada tinha os mesmos 17 pontos. Verdade, mas esqueceu-se de referir que nessa época já tinhamos ido á LUz, defrontado o Porto e estavamos na Taça de Portugal, prova que viriamos, aliás, a vencer. E por acaso, a anterior direção – que causou tantos danos ao clube – em 6 anos em funções teve três treinadores, os mesmos que V. Exª em +pouco mais de 14 meses de mandato. Ao que li, V. Exª não se coibiu de enaltecer seus méritos na conclusão do empréstimo obrigacionista. Talvez lhe ficasse bemsenhor Presidente reconhecer publicamente o contributo de alguns sportinguistas para essa operação.
Por fim li senhor Presidenteque não vai mudar de rumo. Talvez seja isso que mais preocupa a maioria silenciosa. V. Exª fala com uma arrogancia e altivez própria de quem acumula anos de experência e um passado de conquistas. Não é o caso senhor Presidente, e sendo verdade que a tal maioria silenciosa deseja a estabilidade, é bom que a mesma seja alicerçada em competência, liderança e resultados. E seria desejável que V.Exª reconhecesse os enormes erroscometidos eemendasse a mão. Talvez esse fosse o primeiro passo para um mandato verdadeiramente á medida dos desejos da massa associativa do Sporting Clube de Portugal.
Nota final: Benfica e Porto continuam a acumular desaires nas provas europeias, num desempenho medíocre que prova bem de falta de competividade do campeonato português. Podemos continuar a assobiar para o ar e achar que a responsabilidade está nos miúdos da formação. Deixo apenas a nota que o Ajax gasta cerca de 100 milhões € na sua equipa de futebol, o que compara com os mais de 90 milhões de Benfica e Porto. Tirem daí as suas conclusões.
O Samuel Almeida já viu que isto não tem ponta por onde se lhe pegue e já está a preparar o salto para outra candidatura. Felizmente a minha memória não é curta…
A tua memória é curta em que? Este Já esteve ligado a alguma direcção do clube? Sei que fazia parte de um programa da Sporting TV e foi despachado do mesmo pelo atual presidente, sabes mais alguma coisa?
Que eu saiba, saíram os dois, do Pressão Alta, quanto ao Rui Calafate escreve no Record, como não leio, não sei como são os seus artigos, quanto a este a escrever desta maneira, se Varandas pudesse correr com ele de o jogo, não tenho dúvidas que o saneava.
Leão Rampante, não percebo essa do que está a dar, mas o amigo como entendido talvez me explique, eu disse em tempos que votava Dias Ferreira, mas ele pelos vistos não deu nada, a não ser 5%..Agora nas próximas eleições quando as houver posso-lhe dizer onde votarei, mas posso também dizer mais uma coisa. Perante esta guerra que atualmente se abriu no clube – Os meus 10 votos jamais irão para quem já pertenceu aos órgãos sociais do clube desde sempre, como Dias Ferreira já pertenceu às Direções do clube para mim está eliminado. Quando nas anteriores eleições, ele se apoiou no antigo diretor financeiro do clube, achei que seria uma boa solução, neste momento tem que ser gente nova, competente e que una a família leonina, o que nunca acontecerá com pessoas ligadas à antigas Direções. A união passa por aí.
Mais um esqueleto a sair do armário.
São às dezenas.
É uma praga que só se vai extinguir de vez, quando não houver mais nada para comer.
Nessa altura (mais ou menos um ano), os Sportinguistas esperam que saiam ou pelo próprio pé, ou com expulsões, ou sansões de nunca mais poderem integrar cargos directivos.
Até lá…
Defendo o voto electrónico presencial em Alvalade e em todos os núcleos com órgãos sociais instalados.
Aos sócios espalhados pelo mundo, desde que devidamente registados como tal nos ficheiros do clube, deveria ser dada a possibilidade de voto electrónico puro sempre como regime excecional.
Vivemos numa sociedade onde os mais irresponsáveis são quem tem o poder de decidir. Isto é apenas uma carta branca para poderem fazer o que querem e continuarem a ser inimputáveis.
Creio que é apenas mais 1 caso de regras para eles vs regras para o resto…deixa os nossos adeptos fazerem o mesmo que vai ver como há punições exemplares para os bandidos das claques, com o aplauso do Sporting…
Além disso…o Sporting não parece preocupado com nada que não seja guerra aos seus próprios adeptos, é possivel que os adeptos se desliguem também um pouco da guerra aos outros tendo um problema DESTE TAMANHO dentro de casa…
Orlando Pinto: “Quando dei os meus 9 votos a Frederico Varandas e seus pares nunca pensei que estava a ajudar a eleger a PIOR GESTÃO de sempre e uma DITADURA no Sporting. Agora há que os destituir rapidamente. A minha assinatura foi dada ontem a estes jovens cheios de garra. Força leões”
Mais um esqueleto a sair do armário.
São às dezenas.
É uma praga que só se vai extinguir de vez, quando não houver mais nada para comer.
Nessa altura (mais ou menos um ano), os Sportinguistas esperam que saiam ou pelo próprio pé, ou com expulsões, ou sansões de nunca mais poderem integrar cargos directivos.
Até lá…
Vi que dois nomes foram associados ao Sporting.
Scarpa e o Michael.
O 1º é um nº10, excelente remate e batedor de livres.
Foi uma das sensações do Fluminense em 2016.
Já foi chamado á selecção do Brasil.
O 2º, um extremo rápido e forte no drible, está a ser sensação do campeonato.
Ele tem sido até mais noticia por lá, por ter uma história de vida muito difícil.
Não me parece preparado para vir para o futebol Europeu, mas vai estar num clube com mais ambição no Brasil para a próxima época, isso é certo, fala-se em Corinthians.
Finalizo, que o Sporting não tem qualquer necessidade de ir ao mercado em Janeiro, mas sim olhar para os sub-23 e rentabilizar quem entrou no Verão.
Um clube que está com dificuldades financeiras, onde ainda nem conseguiu estabilizar o treinador/reforços, estar a pensar em comprar jogadores é uma palhaçada.
Apesar de eu achar que isto é 100% jogada de empresário para ver aumenta a cotação dos seus jogadores.
Estão ambos lesionados? É que se não, não preenchem um dos principais requisitos de ingressão nesta valorosa instituição chamada Sporting Bananas de Varandim!
Boa tarde (só agora consegui chegar à tasca!) a todos.
Em forma de sugestão, que tal todos (ou quem estiver disposto a ser expulso do estádio/pavilhão), no próximo jogo em casa levarem uma cartolina verde a pedir a demissão destes orgãos sociais (todos ou só alguns, conforme a preferência de cada um), só para ver quantas cartolinas cada segurança consegue levar?!
E se cada um destes sócios/adeptos levar mais uma cartolina dobrada em cada bolso?!
Estou longe e é-me difícil ir aos estádio/pavilhão, mas quando puder vou experimentar…
Bancada de Leão: “Onde andam os adeptos que falavam tanto de uma certa ditadura, palavras deles, há uns 2/3 anos?
A repressão que as direções fazem ou fizeram aos adeptos do Sporting têm de ser sempre repudiadas”
Antes do inicio do Jogo este festival. Entram as equipas. 49 mil a cantarem o “Todo Mundo sabe” e as claques a darem Show…depois acordei. Afinal tinha sido só um sonho.
Proponho tarjas de apoio à direção. O trabalho magnífico do Doutor Coragem justifica uma avassaladora onda de elogios. Se eu levar uma t-shirt vermelha com o dito “Faz falta um Sporting forte” sou expulso do estádio ou do pavilhão? Uma bancada toda vermelha de apoio ao Doutor Coragem seria inolvidável.
“”É preciso que haja um conjunto de assinaturas que totalize, no mínimo, mil votos. É o montante necessário para poder vir a produzir a convocatória de uma AG. Mas, é preciso mais”, começou por dizer o dirigente.”
É preciso mais o quê? Alguém lê nos estatutos, que transcrevo, que seja preciso mais do que os 1000 votos e deposito da quantia para cobrir os gastos?
“Artigo 51°
(Assembleia Geral comum extraordinária)
1 – Extraordinariamente, a Assembleia Geral comum reúne-se em qualquer data:
…
c) a requerimento de sócios efetivos, no pleno gozo dos seus direitos, com o mínimo de mil votos, desde que depositem na tesouraria do Clube a importância necessária para cobrir os gastos inerentes.”
Já não é apenas violar estatutos é tratar os sócios como como efectivamente merecem, ou seja uma violação com características pedófilas.
não é preciso ter junto com as assinaturas os fundamentos para pedir a ag?
o que eu li hoje, e posso ter percebido mal, é que um dos grupos que está a recolher assinaturas, não tem junto das mesmas, os fundamentos, basicamente assina-se algo em “branco”( e podia ser um motivo para invalidar as assinaturas). alias a propria pessoa que dá a cara pelo movimento já disso que iria acrescentar os fundamentos mais tarde.
se fosse só ter as assinaturas e o dinheiro era facil marcar ags destituitivas.
alias pelo que li, tendo fundamentos, assinaturas e o dinheiro a Mag é obrigada a marcar a Ag mesmo que não concorde com os fundamentos
Se quiseres coloco transcrevo o artigo todo e depois diz-me onde menciona os fandamentos para os sócios marcarem uma AG. Vou mesmo colocar o artº 51 todo, pois estou curioso com o que vais responder:
Ouve tempos que era preciso ouvir e dar a palavra aos sócios, agora não parece importante.
Artigo 51°
(Assembleia Geral comum extraordinária)
1 – Extraordinariamente, a Assembleia Geral comum reúne-se em qualquer data:
a) por iniciativa do Presidente da Mesa da Assembleia Geral;
b) a pedido do Conselho Directivo ou do Conselho Fiscal e Disciplinar;
c) a requerimento de sócios efetivos, no pleno gozo dos seus direitos, com o mínimo de mil votos, desde que depositem na tesouraria do Clube a importância necessária para cobrir os gastos inerentes.
d) votar a revogação com justa causa do mandato dos titulares dos órgãos sociais, nos termos dos presentes estatutos.
2 – No caso da alínea c), a Assembleia não pode reunir sem a presença de sócios requerentes que detenham, pelo menos, setecentos e cinquenta votos.
3 – A Assembleia Geral que for convocada para deliberar sobre matérias que requeiram maioria qualificada funcionará nos termos previstos nos números 2 a 4 do artigo 47º.
sim percebo o teu ponto de vista, e não estou a dizer que estás errado.
não sei é se percebeste o que eu quis dizer e, lendo as declarações do Rogerio Alves, para mim faz sentido(alias vai no sentido do que eu já tinha lido hoje na imprensa)
para uma Ag normal /(vamos chamar assim) ser dessa forma faz todo o sentido, mas a questão que se coloca é se sendo uma AG destituitiva se basta apresentar dinheiro e assinaturas e está feito( sendo assim era facilimo pedir Ags e podiamos quase ter eleiçoes num dia e Ag destituitiva na semana seguinte passe o exagero), ou se quem apresenta o requerimento para essa Ag para alem das assinaturas e do dinheiro, tem de apresentar um( ou mais9 fundamentos para a justa causa dessa destituiçao.
o que eu entendi do que li, é que apresentando isto, a MAG, goste ou não, concorde ou não com os fundamentos é obrigada a marcar.
Isto porque são AGs onde está em causa a continuidade ou não dos orgaos sociais.
PS: tu já varias vezes referiste isso em comentarios sobre os fundamentos da AG do ano passado, sabes se estavam no requerimento apresentado( pela Mag, socios , whatever)?
A situação é complexa e não pode ou melhor não deveria ter a abordagem leviana que o RA e a comunicação social lhe estão a tentar dar.
Não sendo perito em assuntos jurídicos e sabendo que em três advogados encontras três opiniões diferentes eu faço esta leitura que o bom senso aconselha.
1º – Existindo assinaturas só tem de marcar a AG conforma alínea c) do nº 1 do artº 51.
2º – Na agenda pode recusar a colocar a votação prevista na alínea d) mas não pode recusar, por exemplo, discutir gestão lesiva e divisionista e sobretudo deliberar sobre o previsto no nº 2 do artº 40 que transcrevo:
“Artigo 40°
(Revogação do mandato)
2 – A revogação do mandato dos membros do Conselho Directivo e do Conselho Fiscal e Disciplinar depende de justa causa e é deliberada em Assembleia Geral comum.”
3º – Se os sócios deliberarem que existe justa causa para a revogação do mandato e como o previsto na alínea d) não consta da agenda, terá de marcar nova AG e aí apenas com base no previsto na alínea d) ou seja votar a destituição e agora sem os formalismos previsto na alínea c).
acho que é esse ponto que está a causar a confusão.
é que podes requerer uma Ag normal para discutir n assuntos do clube e essa ai basta as assinaturas e o dinheiro.
mas se for uma AG para destituiçao, ai já precisas da justa causa.
e a forma como as coisas estão a ser tratadas seja na imprensa seja nas redes sociais é que as recolhas de assinaturas são para uma AG de destituição.
e não sei como foi feita a pergunta a RA, mas se perguntaram sobre uma Ag de destituiçao o que ele respondeu faz sentido.
se me perguntares se faria sentido uma Ag para se discutir e debater( mas a sério, sem as palhaçadas das ofensas de parte a parte), digo claro que sim.
de resto se me falares numa Ag destituitiva, digo-te para mim neste momento não tinhas uma justificação forte( e as do mau planeamento, desunião, e outras do genero sinceramente para mim não pegam), ao contrario de a uns meses atras, nomeadamente aquando da história da auditoria
A última Assembleia Destitutiva foi, ou não, fundamentada (concorde-se ou não!) desde o início com violações aos Estatutos?
A mim, parece-me óbvio que o pedido de realização de uma AG Destitutiva tem que ter fundamentos claros, precisos e com resguardo nas normas estatutárias.
As alegadas violações de estatutos aconteceram posteriormente ao Marta ter anunciado a realização de uma AG destituitiva em 23/06.
O marta entrou para uma reunião dizendo ou a direcção se demite ou tenho um requerimento com assinaturas já validadas por uma sociedade de advogados fundamentados com actos lesivos, postura divisionista, desprestigiante actuação publicas e investigação de suspeitas de corrupção desportiva e marco uma AG para destituição.
Saiu dessa reunião dizendo, a direcção não se demitiu e então vou marcar uma AG de destituição para o dia 23/06.
Não sou quem diz isto, pode ler no link anterior as declarações antes da reunião e neste as declarações no final da reunião:
supostamente anderam a recolher assinaturas para um Ag destituitiva, mas quando assinavas, supostamente( num dos grupos que o estava a fazer) não tinhas os fundamentos desse pedido( o que eu li é que o outro grupo facultava uma folha com esses fundamentos para quem fosse assinar poder le-los) e que essa é a suposta irregularidade
– O PMAG falava de uma AG destitutiva motivada por assinaturas de sócios em número suficiente. Correcto.
– A REAL convocatória da AG foi por iniciativa do PMAG (e não do tal conjunto de assinaturas), sendo que a fundamentação para a mesma (em termos de ALEGADA violação de normas estatutárias) foi a que linkei.
Andou-se muito tempo a falar das “assinaturas”, antes e depois da AG, e a mesma não foi convocada por causa disso.
Não Riga, não é essa a leitura que faço. Os sócios pedem uma AG nos termos estatutários. Se vai acabar por ser destituitiva ou não é outra conversa.
Como se viu na anterior os motivos que fundamentem uma votação de destituição podem ser ajustados quase até à véspera.
Em nenhuma parte dos estatutos referem quer a definição de justa causa quer a responsabilidade de quem a determina, e será sempre uma questão muito subjectiva. Na minha opinião são os sócios que a determinam e depois a mesma poderá ser contestada nos tribunais caso o destituído não concorde.
Por isso é que refiro que o pmag se quiser, argumentando que a justa causa pode ser questionável ou que até não concorda, então faz a AG apenas para os sócios deliberarem se há motivos para uma destituição por justa causa, se os SÓCIOS considerarem que sim, marca nova AG para se votar a revogação do mandato.
Caro Livramento, em 24/05 o pmag anunciou uma AG destituitiva para 23/06 se quiser procuro o video em que ele diz isto: “Assim, o ónus fica com os sócios requerentes que “não necessitam de uma fundamentação tão exaustiva”, por comparação com a MAG, para pedir esta reunião magna.”
Por isso a AG foi CONVOCADA nesta data, se quiser seguir o formalismo, pode dizer foi ANUNCIADA. A convocatória final final saiu posteriormente e os motivos foram sendo afinados com o tempo.
O facto de estar anunciada é que motivou as alegadas violações estatutárias que acabaram por ser o fundamento da destituição.
Alias, só assim poderia cumprir o prazo dos 30 dias de antecedência previsto no nº 3 do artº 40º dos estatutos.
“3 – A Assembleia Geral comum extraordinária destinada a pronunciar-se sobre a revogação do mandato será convocada
para data não posterior a trinta dias, contados da data em que haja sido requerida, nos termos dos presentes estatutos.”
Tá a ver? Em 24/05 tinha o requerimento dos sócios pouco fundamento ou sem fundamentos se preferir, tinha de a marcar para o dia 23/06 de forma a não ultrapassar o prazo de 30 dias.
mas repara dizes, e com provavelmente com razão, que as justificações na altura em que foram apresentadas não faziam sentido, mas é como disse antes para uma Ag destituitiva precisas de assinaturas, dinheiro e as justificações.
se as assinaturas estiverem sem nenhum problema e o dinheiro for depositado, a MAG não tem de concordar com as justificações, tem de marcar a AG
caro rigaboss, por mais piruetas que tente dar não consegue apagar os CLAROS TIQUES DITATORIAIS de Rogério Alves: na entrevista que cita ele não se referiu apenas às AGs de destituição deu até o ABERRANTE exemplo de o PMAG ter de recusar um pedido do CD para uma AG para analisar e votar o Relatório e Contas caso o documento que apresentasse não fosse , de facto, mas apenas no nome um Relatório e Contas.
Revela o “desconhecimento” de que:
1 – as AGs de Relatório e Contas não são pedidas pelo CD, antes decorrem de uma obrigação estatutária, por isso essas AGs são Ordinárias;
2º – o documento de Relatório e Contas não é analisado pelo PMAG ou mesmo a MAG, quem tem de o analisar e sobre eles emitir parecer é o Conselho Fiscal e Disciplinar.
Como o Sr Dr Rogério Alves é um distinto advogado, que não assume este cargo pela 1ª vez, e que até já foi Bastonário da Ordem da sua Corporação, não creio que seja desconhecimento.
É MESMO QUERER GOZAR COM A NOSSA CARA E DEIXAR BEM CLARO QUE QUEM MANDA É ELE E FAZ O Q UE QUISER E COMO QUISER!
SL
Também há núcleos espalhados pelo Mundo.
Onde não haja, continuam a poder votar por correspondência nas AGs eleitorais.
Tornar o voto extensivo a mais 273 locais (número de Núcleos Oficiais SCP espalhados pelo Mundo; noutros locais referi 142, mas esse é o número de Núcleos com Web Site próprio) será uma conquista de enorme alcance no Associativismo do Clube e um novo impulso à expansão Mundial do Clube.
E isto no que diz respeito a TODAS as AGs. De aí a preferência pelo voto electrónico presencial nos Núcleos. Porque os Núcleos poderão “abrir” para a transmissão dos trabalhos das AGs e até abrir antes da AG para promover debates internos sobre os assuntos por deliberar.
O voto electrónico presencial em TODOS os Núcleos alarga imenso o actual universo de votantes e ainda potencia o seu crescimento, mas mantém vivos os princípios básicos da participação democrática no Associativismo. ASSOCIATIVISMO NÃO É ATAVISMO!
Um abraço e saudações leoninas
Luis Silva: “O meu Sporting é o de João Rocha e de BdC, ambos boicotados por esta corja que tomou de assalto o clube. Com aqueles dois Grandes, o SCP evoluiu no sentido de se tornar a maior potência desportiva do país, se não da Europa e do Mundo. Nos intervalos foi sempre a andar para trás”
30 anos a diminuir, amesquinhar e roubar um grande clube, com a cumplicidade de socios, que prezam mais um suposto estatuto de elite que o próprio clube.
Concordo com ele.
Derrubar um ditador é apenas abrir o caminho a outro.
É preciso derrubar o ditador e o sistema que o mantém lá, para preparar o terreno para a democracia.
Ao longo da história os ditadores que foram apenas derrubados foram dando lugar a outros. Por isso sempre disse que uma revolucâo sem sangue não passa de uma fantochada. E sim, o 25 Abril foi uma falsa revolucão. Mudam as moscas mas a merda é a mesma.
Nao sou de politicas, mas a croquettagem tem as suas semelhancas ao CDS.
Fazem longas travessias no deserto, proclamando os mais altos valores e principios morais e o apanagio das melhores praticas de gestão.
Mal se apanham no poder, vai tudo borda fora, a velocidade de um carjacking, que sabem que todo o tempo disponivel é pouco. Quem diz é que é e toca de forrar os bolsos.
Filipe Correia: “Segunda-Feira deverá ser um dia muito importante na História do Sporting…
Um encontro de adeptos à volta do Estádio de Alvalade, exigindo a demissão de Bruno de Carvalho, numa tentativa de salvar este Clube que tanto amamos.
Depois dos últimos desenvolvimentos, rescisão de jogadores à mistura, não resta tempo a perder diante da prepotência e alheamento demonstrados pelo jovem ditador.
Bruno e seus colegas de direcção preparam-se para tentar controlar a vida do Sporting, num tresloucado acto de sobrevivência, competindo assim a todos nós, adeptos e sócios, fazer ouvir a nossa voz…
Não poderemos ficar em casa, nem delegar a pacificação da vida do nosso Sporting, na consciência de alguém desprovido de tal caracteristica.
Teremos de gritar…
De unir as nossas vozes e em uníssono gritar bem alto a nossa revolta, este nosso amor que é verde e branco…
Demissão já!
Não podem restar dúvidas, não pode ficar uma réstia de interrogação nas almas bacocas daqueles que dirigem os destinos do Sporting.
Quem não puder se deslocar a Alvalade, que marque um ponto de referência na sua terra, que incite os seus amigos a sair à rua, que se agrupem como se todos fossemos um só…
Um só Leão.
Pelas 20h00 desta Segunda-Feira todos aqueles que quiserem lutar pelo futuro do Sporting, deverão comparecer junto ao Edifício Visconde de Alvalade, sem medo ou receio de dizer basta…
Basta!
Se todos o fizermos, estaremos mais perto de resgatar o nosso clube das mãos deste déspota, demonstrando ao mundo que ninguém poderá travar a vontade de mais de 3.5 Milhões de pessoas.
13 Novembro, 2019 at 9:22
Vale o que vale
“Chrystian, médio brasileiro do Joinville, irá viajar para Portugal para dar início a um período de testes no Sporting, que realizar-se-á entre 18 e 24 de novembro.
(…)
o jogador de 18 anos, que tem sido uma das revelações da formação do conjunto do Estado de Santa Catarina, tendo marcado, com apenas 21 minutos dentro de campo, na estreia como profissional, frente ao Avaí.”
13 Novembro, 2019 at 10:25
O Pedro Mendes levou menos de um minuto. E na Liga Europa…
13 Novembro, 2019 at 11:30
Sai uma bolha de tinto importado com comissão ali para a mesa do canto! Não quero o vinha da casa que isso sabe mal e dá dores de cabeça…
13 Novembro, 2019 at 9:27
Bom dia Tasca!!!
Acabei agora de ouvir o 160 sobre o voto remoto electrónico…
Eu sou a favor de voto electrónico, sou a favor que seja feito em várias localidades…sou contra o voto não ser presencial.
Primeiro pelo que foi defendido e que eu concordo. Pela sequestração do voto. O que impede de ser outra pessoa a votar? Ou o que impede da pessoa estar a ser coagida a votar num determinado sentido?
Segundo porque sou a favor de que votar exige uma vontade suficientemente grande para levantar o cu do sofá. Claro que não acho bem terem de fazer 600 Km, isso é um disparate. Mas haver 5 ou 10 (que seja) locais espalhados pelo pais para votar. Claro que haverá pessoas que não podem mas isso haverá sempre, quanto mais não seja por não terem telemóvel xpto.
Como digo…voto electrónico mas presencial e com o cumprimento de todas as regras de sigilo.
13 Novembro, 2019 at 9:28
Fdx queria votar no sofá. 🙁
13 Novembro, 2019 at 9:31
Se calhar o sofá não faria tanto disparate…
SL
13 Novembro, 2019 at 9:32
Hahahaha top
13 Novembro, 2019 at 9:35
😀 😀 😀
Cumcatano! Tendo a concordar!
13 Novembro, 2019 at 9:38
Eu acho que ainda se faria mais…. 😀
No sofá faz-se muito disparate….que só se apercebe depois…. 😀 😀
13 Novembro, 2019 at 10:26
Ahahahahahahah 🙂
13 Novembro, 2019 at 13:13
Eheheehe!
13 Novembro, 2019 at 9:34
“voto electrónico mas presencial e com o cumprimento de todas as regras de sigilo.”
Voto nisso!
E bom dia, tasca!
13 Novembro, 2019 at 9:39
Concordo ctg.
Até porque o acto de votar implica conviver com outras pessoas e isso apenas eleva a familia sportinguista.
Votar a partir da sala de casa é ridiculo.
Defendo que facam sessões de votos por esse país, onde as pessoas se reunem e podem passar o dia e assistir a uns jogos das modalidades e até se for dia de jogo de futebol passar o serão e ver o jogo.
Qual seria o problema de vários nucleos no norte organizarem um evento num pavilhão e irem todos a um ponto central, em vez todos de terem de ir a Lisboa?
13 Novembro, 2019 at 9:45
Sou a favor do voto electronico puro, em qualquer lugar do mundo desde que com medidas de seguranca.
Hoje em dia acedea ao teu banco em qualquer lugar, colocas os teus códigos, tens uma matriz ou recebes uma OTP no teu telefone/email e realizas a operação.
Crês que a Banca é menos segura que uma votação no Sporting? Dás os trus codigos bancariis, password de emails ou mesmo o teu telefone a outro, que tem de estar contigo para receberes a OTP?
Descomplicar , simplificar e democratizar.
SL
13 Novembro, 2019 at 9:49
Sabes quantas vezes o sistema bancário falha?
Só que o lesado aí tem acesso. Vê que a conta tem menos dinheiro e queixa-se. Acontece MILHÕES de vezes por ano.
Como é que o lesado no voto electrónico percebe que votaram por ele ou que o seu voto foi contabilizado como é suposto?
O que impede um grupo de 20 pessoas apanhar 20 daqueles que têm 20 votos cada e obrigar a votar num sentido. O que impede 100 de fazerem isso? Como é que o sócio votante está defendido disto acontecer?
13 Novembro, 2019 at 9:54
Estás a falr de sequestro agravado? A JL atacou outra vez?
O sistema bancario nao falha pelas OTP’s, falha por acesso indevido às contas e sistemas de pishing.
Tens megaorganizacoea/corporações a votarem de forma electronica por todo o mundo, nao somos pioneiros nisto nem nada que se pareça.
Se formos entrar no capotulo das paranoias posso acrescentar mais uns 20 riscos…
13 Novembro, 2019 at 10:36
Não acho que seja uma paranóia…em Portugal então…
Aliás basta ver pelo Sporting. Alguém acha assim tão difícil isso acontecer? Agora até vou contra o que eu mais quero (saída do Varandas). O que impede as claques de se organizarem e fazerem isto a 400/500 sócios (ou seja uma barbaridade de votos) numa AG destitutiva? Achas assim tão descabido? É uma coisa assim TÃO fora? Se fizeram o churrasquinho, onde havia MUITO mais risco ou se faziam o que faziam nas filas para a bilheteira antigamente…fazer uma coisa destas é assim tão descabido?
E se é pelo volume…há motivos para ser esmagador a utilização do voto presencial…
Eu não te quero (nem vou claro) convencer ninguém…há quem ache isto danos colaterais necessários. Para mim são barreiras que eu não consigo ultrapassar se me perguntarem se concordo ou não com o método. Teria sempre dificuldade em aceitar mentalmente o resultado como limpo se fosse próximo…
Mas isto é a cabeça de cada um…cada um tem as “barreiras” mentais que tem…eu tenho estas…
13 Novembro, 2019 at 11:47
Aceito como boas as tuas reservas, sao tão validas como os meus desejos de poder votar comodamente, eu que eatou a mais de 7000kms de Lisboa!
SL
13 Novembro, 2019 at 13:29
Tiago as coacções físicas são muito mais fáceis de funcionar presencialmente do que no domínio da propriedade privada de cada um, convenhamos. Para coagirem quem vota em casa, teriam de lhe invadira a casa. E já viste quantas casas teriam de invadir para surtir algum efeito?
Acho que, mais uma vez, colocamos cenários demasiadamente ficcionais para poderem ter alguma credibilidade.
Liguem o descomplicómetro, POR FAVOR.
Analisem como se vota fisicamente à distância actualmente, analisem as propostas sobre como votar electrónico à distância e comparem ESSES cenários e não quaisquer outros.
Eu também defendo o que o Voto Electrónico à Distância deve ser efectuado nos Núcleos. Mas o motivo não se prende tanto com uma questão de credibilização do modelo (embora também ajude a torna-lo AINDA mais credível, por ser presencial e por implicar um Dupla Validação); defendo-o SOBRETUDO porque seria uma forma de fazer com que um passo dado no sentido de maior e mais democrática participação associativa, aportasse consigo, outros ganhos como:
– maior voluntarismo dos associados que teriam de se deslocar à sede do Núcleo mais próximo da sua residência;
– maior exposição do trabalho dos Núcleos e da sua expansão territorial;
– melhor divulgação da imagem da Marca e dos Valores do clube;
– maior expressão da Força Leonina;
– um enorme incentivo à creditação oficial de mais Núcleos do Sporting, à criação de novos Núcleos e à potenciação de angariação de novos associados.
Um abraço e saudações leoninas
13 Novembro, 2019 at 14:24
A questão de ser presencialmente é que é impossivel de coagir e ter a certeza que o voto foi num determinado sentido. O voto é feito sozinho, em urna e depositado. Mais ninguém tem acesso.
Se for à distância num tlm…tem forma de confirmar…está a ver.
Pode ser um cenário extremo, como dizem. Infelizmente não acho assim tão extremo…e acho que a máfia em Portugal era BEM capaz de fazer isso por uns valentes milhões que estão em jogo. O Jorge Mendes com o Sobrinho faziam isso de olhos fechados, por exemplo.
Mesmo que não coagissem, comprar o voto. Uma coisa é comprar um voto e ver ele ser feito, outra coisa é comprar um voto que se tem de acreditar na pessoa que aconteceu…
13 Novembro, 2019 at 16:08
Tiago, informe-se sobre os sistemas existentes e verá que muitos oferecem enormes garantias de segurança e privacidade.
Usa-se o Facebook, o tweeter, o Instagram e escancara-se a vida toda se for preciso.
Fazem-se compras online a torto e a direito e não se questiona a segurança.
Reservam-se voos e hotéis e fornecem-se dados de cartão de crédito sem receio de segurança.
Recebem-se exames médicos por e-mail ou através dos sites de Hospitais e Centros de Saúde, sem qualquer problema de privacidade.
Fala-se em Voto Electrónico e “ai Jesus” “que não há privacidade, não há segurança e o diabo a quatro”.
Mas isto faz algum sentido? Qual a diferença entre o voto num pc numa sede, ou num pc em casa?
Quem é que vai coagir a casa de alguém?
O voto electrónico SEGURO não é nenhuma dificuldade transcendental.
Defendo que se devam usar os Núcleos, Filiais e Delegações Oficiais para o fazer, por uma questão de promoção do associativismo e da expansão do Clube. Não por qualquer receio securitário que acho hipersobreavaliados.
Um abraço e saudações leoninas
13 Novembro, 2019 at 13:14
O e-voto com tecnologia block-chain entrega ao votante um recibe que é comparável com os dos votos descarregados centralmente. Logo pode verificar. Se a votação é feita presencialmente, em Núcleo, até existirá uma dupla verificação.
O que não é garantido, é o sistema de hoje, em que recebes os boletins por correio, votas na presença de um advogado ou de um notário a quem tens de pagar e que autentica o envelope interno, preenches o envelope externo e envias, em carta registada e com aviso de recepção para os serviços SCP que o entregam à Mesa da AG.
Não sabes:
1- se o correio vai entregar o voto em tempo útil;
2- se os serviços entregam o envelope com o voto, nem se o entregam já sem o envelope exterior com a identificação ;
3- se a Mesa descarrega o voto;
4- se a Mesa, descarregando o voto não o invalida (nas últimas eleições foram invalidados quase 50% dos votos por correspondência, não se sabendo, logicamente , quais)..
A única coisa que sabe é o dia em que a missiva foi recebida nos Serviços do Clube (através do aviso de recepção). Ora o recibo de validação do block-chain funciona como uma aviso de recepção dos correios mas é imediato.
Não queiram complicar o que é bem mais simples do que parece.
As perguntas e comparações que têm de fazer, não são relativas a uma qualquer situação ideal, mas sim `comparar com situação actual: que ganhos traz se traz, que riscos adicionais comporta ou se os diminui.
Um abraço e saudações leoninas
13 Novembro, 2019 at 14:27
Compara com o quê, se o voto que “depositou” na net não tem nome nem é possivel saber de onde veio?
Não é como é agora que imprime um voto, nós confirmamos que o voto está certo e depositamos em urna e fica para uma remontagem se for preciso…
13 Novembro, 2019 at 16:13
O recibo tem um código que é descarregado no sistema com o voto e aí pode verificar se o código do seu recibo de voto consta na listagem dos códigos descarregados centralmente.
Sendo, o voto electrónico presencial, cada terminal faz parte do código do recibo, pelo que também poderá comparar com os códigos descarregados no terminal. Por sua vez o Gestor do Terminal, também pode conferir a listagem dos códigos do seu terminal com a Listagem de Códigos Central.
SL
13 Novembro, 2019 at 10:41
Bom dia, concordo com o voto electrónico presencial. Este poderia ser feito, pelo menos, nas capitais de distrito. Nas maiores cidades de cada distrito, também poderia estudar-se essa possibilidade. Por exemplo, aqui no Algarve poderia votar-se em Faro, Tavira, Albufeira e Portimão.
13 Novembro, 2019 at 14:24
Meu caro Leão Portimonense, a implementação do Voto electrónico presencial à distância tem exactamente as mesmas implicações se for feito em 22 “distritos” (algo que já não existe na nossa Divisão Administrativa, mas compreendo que se continue a usas a designação) ou nos 142 Núcleos SCP oficiais espalhados pelo mundo.
Por isso não faz sentido restringir a 22 “distritos” (dou-lhe o caso das Ilhas de Santa Maria e do Pico, que têm Núcleos e os Sócios teriam de se deslocar de avião até S. Miguel ou o Faial ou do Porto Santo que teriam de se deslocar à Ilha da Madeira).
SL
13 Novembro, 2019 at 16:50
Caro Álvaro.
Se realmente as implicações são as mesmas para os 22 distritos que para os 142 núcleos, então não vejo grande problema.
Se reparar, escrevi que também poderia fazer sentido existir mais cidades onde poderia ser possível votar, exactamente para mitigar o problema das grandes deslocações (nos arquipélagos ainda é pior).
13 Novembro, 2019 at 11:38
Eu só vejo uma solução aceitável. Voto presencial nas capitais de distrito, organizados pelos núcleos dessas cidades, em locais com capacidade a nivel de lugares e equipados com sistema que permita a transmissão a/v da Assembleia. Assim as pessoas podem (e devem) assistir à assembleia e quando chegar a hora abrir as urnas e irem votar às mesas (atraves de computador).
Nada dessas modernices de abrir o voto antes do tempo. Quem quer votar tem de entrar até determinada hora, assitir à AG/O/E/etc. e no final fazer fila para votar.
Quem quer o direito de falar deverá deslocar-se à “assembleia-mãe”, nada de videoconferências que isso vai arrastar mais a ordem de trabalhos do que o video-árbitro nos jogos…
13 Novembro, 2019 at 14:36
Sem dúvida Ghost.
De acordo com tudo … só não percebo é por que razão tem de ser só nas capitais de distrito … todos os Núcleos SCP (142 oficiais, espalhados pelo Mundo têm capacidade para o que (muito bem!) propõe (aceito que muitos dos Núcleos Internacionais terão dificuldade em acompanhar uma AG não eleitoral, devido às diferenças horárias).
a) Toda a documentação da AG (propostas, requerimentos, moções, etc) distribuída ATEMPADAMENTE aos Sócios por e-mail e aos Núcleos para consulta dos Sócios;
b) Sistema que permita a transmissão ao vivo da Assembleia;
c) votar cada proposta apenas após terminar o debate da mesma
O direito de debater os assuntos da AG até pode ser efectuado localmente, nos Núcleos que o queiram fazer, num dia anterior ao da AG, mantendo a obrigatoriedade de assistir ao vivo à AG para poder votar.
Até será uma oportunidade para haver um muito maior debate de ideias no conjunto do Universo Leonino
Obrigado Ghost pelo comentário esclarecido.
Um abraço e saudações leoninas
13 Novembro, 2019 at 12:58
Tiago, de acordo com tudo menos com os 5 ou 10 locais espalhados pelo país. Acho absolutamente viável fazer nos 142 Núcleos Oficiais espalhados pelo Mundo e mais as Filiais e Delegações.
Isto nas AGs Eleitorais.
Nas outras AGs, defendo também a existência do Voto Electrónico Presencial à Distância, mas inicialmente apenas em todos os Núcleos Nacionais, e experimentando em 4 ou 5 internacionais (Estados Unidos, Brasil, Inglaterra, Angola).
Isto porque nessas AGs, tem de ser garantida a retoma da normalidade do seu funcionamento democrático, isto é, exige-se que;
1 – todos os documentos a apresentar na AG TÊM OBRIGATORIAMENTE de chegar ao conhecimento dos Associados (e-mail individual e dos Núcleos) até 7 dias úteis antes da data da AG;
2 – os trabalhos da AG são transmitidos nos Núcleos (em pay-per-view na Sporting TV ou em plataforma Streaming sólida):
3 – as votações de cada proposta ou ponto da AG só se efectuam após o término dos respectivos debates.
Ora, sendo assim, particularmente o ponto 2 pode inviabilizar ou dificultar a visualização em Núcleos no estrangeiro (eventualmente pela qualidade do streaming, em muitos casos pela diferença de fusos horários).
De qualquer maneira, chamo a atenção que serão muito poucas as restrições ou constrangimentos à aplicação generalizada a TODOS os Núcleos, Filiais e Delegações.
E que, mesmo aplicando essas restrições ou constrangimentos, SERÁ SEMPRE MUITO UMA VOTAÇÃO MUITO MAIS GENERALIZADA AO UNIVERSO LEONINO, MUITO MAIS DEMOCRÁTICA E ATÉ (pasme-se!) MUITO MAIS FIÁVEL E CREDÍVEL QUE AS VOTAÇÕES ACTUAIS.
Um abraço Tiago e saudações leoninas da Ilha de Santa Maria
13 Novembro, 2019 at 14:34
Compreendo perfeitamente e eu só refiro este nº de locais como o “kick off” da descentralização. Caminharíamos provavelmente para aí, correndo estes “testes” bem.
Seria preciso uma estrutura mais pesada, uma eleição seria mais cara (é preciso garantir auditoria em todo o lado em que se vota e por isso gente independente em todo o lado, penso eu) mas acho necessário esse caminho para “democratizar” o Sporting e não acho nada de extraordinário.
Acho muito importante mexer neste ponto por esse motivo que fala também. O que temos agora em AG é uma vergonha. E mexer neste ponto da eleição para garantir a maior democratização, segurança e transparência possivel é crucial.
Mas o caminho seria feito com calma. Por agora…faria assim.
Abraço e saudações leoninas de Sintra!
13 Novembro, 2019 at 14:56
Não caro Tiago, as votações electrónicas à distância (em qualquer lado, sem restrições geográficas) têm um custo que varia entre os 0,50€ e1€/votante.
As eleições presenciais nos Núcleos poderiam (e na minha opinião deveriam) ter os votos custeados por os próprios votantes (mesmo pagando 2€/votante, o resto ficando para o Núcleo como apoio ao seu financiamento, fica incomensuravelmente mais barato que o actual sistema de voto por correspondência, validado em notário e remetido em carta registada com aviso de recepção).
Portanto, não há custos acrescidos se for em 10 ou em 150 lugares.
Na questão de custos, deverá comparar:
– o que paga actualmente um sócio para votar (e só nas AGs eleitorais) e o que pagará com voto electrónico;
– o que pagaria o Clube com o voto electrónico à distância não presencial e o que não gasta com o voto electrónico à distância a ser efectuado nos Núcleos (só terá que gastar com a certificação mas isso tê-lo-ia sempre, fosse presencial ou não e até mesmo apenas no Estádio ou no Pavilhão).
Para podermos fazer uma análise coerente e racional de uma proposta desta natureza há que analisar bem todos os contextos, actuais e propostos, que ganhos e que perdas, que riscos ou seguranças. E, fazendo isso, que modelo melhor potenciará ganhos quer para a Vida Associativa do Clube quer para a sua Imagem exterior e potencial de expansão.
Um abraço e saudações leoninas
13 Novembro, 2019 at 21:45
Trabalho numa multinacional com 30000 trabalhadores e presente em quase 150 paises dos cinco continentes . Acabamos de referendar um assunto interno e a participacao eleitoral (planetaria, relembro) fou de 79%. O escrutinio, bem mais complicado porque o boletim continha mais de um quesito, demorou menos de 48 h. Tudo dito.
13 Novembro, 2019 at 9:32
Bom dia companheiros sofredores!
Há alguma novidade relativamente a data e local para o congresso?
SL!
13 Novembro, 2019 at 11:09
Junho, em Beja
13 Novembro, 2019 at 11:59
Se ainda fosse no final de Abril ou início de Maio, juntava-se com a Ovibeja 😀
13 Novembro, 2019 at 16:18
caro Fernando, Junho em Beja deverá ser um jantar de cerimónia dos actuais Órgãos Sociais (se ainda resistirem nessa data) para celebrar o 3º lugar no campeonato (estou a ser optimista, porque o meu leonismo assim o determina).
SL
13 Novembro, 2019 at 16:26
Eu estava a falar do congresso que interessa…
O que substituirá – informalmente e organizado por associados – aquele que a Direção achou por bem adiar.
SL
13 Novembro, 2019 at 19:39
Achou por bem adiar sine die, isto é sem data marcada, motivo para poder afirmar que o junho do Fernando pode ser o novembro do sr Tito Arantes Fontes e do CD (um mês adiável).
sendo também verdade que junhos há muitos (quase tantos como os chapéus) e o Fernando não esclareceu a que ano pertence o junho de que fala com tanta convicção.
SL
13 Novembro, 2019 at 9:47
Em relação ao assunto claques, julgo que há muito mais em jogo do que apenas aquilo que nos é apresentado!
É so um feeling!
Mas a mim o que me preocupa mais, nem é tanto a guerra contra os GOAs, ou vice versa.
O que me preocupa mais é ver que esta Direção é completamente mentirosa, e tão incompetente, que não consegue sequer “vençer” numa simples troca de galhardetes com umas claques.
É com isto que vamos “à guerra”, num mundo de vieras e pintos da costa.
É simplesmente lindo!
E continuo a dizer…Varandas até ao fim! É para rebentar com tudo, e de preferência, levar com ele toda a merda que votou nele, e que o apoia!
Pode ser que assim este clube tenha finalmente paz.
13 Novembro, 2019 at 9:47
perdoar uma divida de 500 000 euritos após alcochete é de grande varandas.
cada um tira as suas ilações.
13 Novembro, 2019 at 10:01
Bom dia.
A sorte do Napoles é não ter la um gordo coreano mais a sua guarda de elite senão… .
Mas também ajuda Nápoles ser uma cidade sem problemas sociais ao contrário de Lisboa.
13 Novembro, 2019 at 10:07
Bom dia para todos os amigos da tasca…
Desejo a todos boa saúde e uma óptima quarta-feira…!
Abraço e SL…
***********************
E agora um desabafo…:
Aqui na Tasca, os post onde se “possa malhar em tudo e em todos…” (umas vezes com toda a razão…muitas vezes apenas porque sim…)…
Somam comentários (que muitas vezes, em minha opinião pouco acrescentam ao que se deseja ” de bem” para o nosso Sporting…)…
Mas as pessoas são livres de dizer o que lhes aprouver (mesmo que às vezes nem “saibam” aparentemente o que estão a dizer…)…
Mas o Sporting não é apenas e só o futebol…
E nestes “tempos duríssimos” quem ainda nos vai dando algum alento…
São as Modalidades…
Sim…eu até compreendo que para muitos “só conte” o futebol…
A minha opinião “é que tudo onde brilhem” as camisolas listadas com o Rampante…
Deve ser tido em muita consideração pelos sportinguistas…para engrandecimento do Sporting…
Por isso…custa-me ver que o esforço (com uma tão grande capacidade de síntese…e de saber…) de alguns dos nossos companheiros de Tasca…
Não é reconhecido pela maior parte dos que aqui comentam…
Certamente que esses nossos companheiros, escrevem porque lhes dá gozo falar do Clube do seu coração e das Modalidades de que gostam…
São eles que dão a conhecer à maioria que não pode acompanhar as Modalidades “ao vivo”…o percurso dessas mesmas Modalidades…
O que lhes peço é que não desistam de nos dar a conhecer “o viver” das Modalidades…e de “ensinar” a muitos como eu…
“Os segredos” …para melhor as podermos viver…
Obrigado
SL
13 Novembro, 2019 at 11:13
Esqueça… para a maioria o Sporting é um clube de futebol.
O pessoal gosta deste circo dos grupinhos, intrigas, movimentos, eleições, AGs porque assim PODEM APARECER e botar opinião!
Pagar 40M de segurança social e fornecedores não dá popularidade, fazer videos no estádio a dizer que vai ser pai é que já dá!
o Varandas não percebe nada desta cultura moderna de facebook.
13 Novembro, 2019 at 11:22
É….
O problema do Varandas é mesmo esse…não perceber a cultura moderna de Facebook…
Jesus Cristo…
Quanto ao Max tem razão. O foco de irritação e de preocupação é a direcção e o futebol e por isso gera muito mais comentários…
Permita-me…é por isso que o pavilhão tem 3.000 lugares e o estádio 50.000. Apesar de qualquer dia estar mais gente no pavilhão do que no estádio…
Eu, por exemplo não percebo nem 1/4 de nenhuma modalidade como percebo de futebol. E mesmo assim percebo mais de Hóquei e de Futsal que das outras todas juntas. O que é que posso comentar num post de Voleibol ou basquetebol que para mim é completamente chinês?
Posso sempre repetir todos os dias, em todos esses posts “Obrigado pelo Post. Espero que o Sporting ganhe!”…porque não tenho mais nada a dizer…
13 Novembro, 2019 at 12:03
Amigo…
O meu comentário não foi dirigido a ninguém em especial…
Mas seria talvez bom para o Sporting…que todos ou a maioria “vissem que num Clube como o nosso…há mais vida” para além do futebol…
E que os problemas são muitos…
Mas “é necessário que tentemos ir em frente…”
E não será apenas “espalhando ódios” que o conseguiremos…
Abr e SL
13 Novembro, 2019 at 14:40
Nem todos vêem e a grande maioria só gosta de futebol.
Eu compreendo isso. Lá está…é por isso que o pavilhão não tem 50.000 lugares.
O “tentarmos ir em frente” tem um problema se à frente estiver uma ravina ou uma parece de picos….
13 Novembro, 2019 at 15:04
Calma amigos tasqueiros.
O Max está a referir-se aos ódios que esta Direcção está a “espalhar” contra a Juventude Leonina e o Directivo XXI; e aos ódios que este CD “espalha”; e aos ódios que “espalha contra a anterior Direcção em todas as C.I.s e Comunicados; e aos ódios que “espalha” contra os sócios quando numa entrevista televisiva os apelida de malucos e quando numa AG lhes “lança beijinhos”.
Há que contextualizar!
SL
13 Novembro, 2019 at 12:10
Pois pagaram 40M de segurança social e fornecedores e no final ficaram a dever 83M à segurança social e aos fornecedores, dizer isto também não dá popularidade, pois não?
13 Novembro, 2019 at 13:00
… não estragues a narrativa acéfala dos cartilheiros COM FACTOS…
13 Novembro, 2019 at 13:22
Ahahahahahahah!
Este é o Fernando.
O Fernando vem cá uma vez por mês!
O Fernando vem cá uma vez por mês SE tivermos ganho o último jogo.
O Fernando acha que o problema do Varandas são vídeos.
O Fernando fala em pagar 40 milhões e “esquece” que em vendas de jogadores da anterior direcção , contrato NOS da interior direcção e RF que não chegou a metade do que era proposto já entraram no Sporting mais de 200 milhões num ano.
O Fernando não questiona o que é feito desse dinheiro.
O Fernando ao ver que o Sporting está completamente rebentado desportivamente, socialmente e financeiramente acha que está no bom caminho porque não há Facebook.
O Fernando gosta de viver em ditadura.
O Fernando tem saudades de Salazar.
O Fernando tem um clube.
O Fernando é do Campo Grande FC.
Nao sejas como o Fernando.
Escolhe ser do Sporting Clube de Portugal.
13 Novembro, 2019 at 13:36
Mal empregado nome num “coiso” acéfalo…
13 Novembro, 2019 at 20:15
Mesmo. Também é nome do meu pai.
13 Novembro, 2019 at 20:38
Comeu e calou.
Soundbyte não dá para fazer repply.
14 Novembro, 2019 at 7:22
Será que o Fernando tem cérebro?
13 Novembro, 2019 at 14:28
Compreendo o sentimento, caro Max.
O post do S.Adrien merecia mais comentários. Li com atenção e gosto sempre de acrescentar mais do que um “excelente post” como comentário. O problema é que não encontrei algo de valor que pudesse acrescentar como comentário.
Mas há outra razão. Neste momento o ar que se respira no Clube é podre! E é transversal a todo o Universo Sportinguista. Vou confessar uma coisa: não consigo retirar o mesmo prazer que sentia em acompanhar as modalidades.
Sócios perseguidos, cartazes retirados à crianças, atletas proibidos de tirar fotografias com os fãs, 100 decibéis de desrespeito para com espectadores que nada têm a ver com as claques, não permitem que sorria com os golos do Futebol, Andebol, Futsal ou Hóquei.
Apenas ontem vi o jogo europeu do Andebol. Não vi os últimos jogos de Hóquei, Basquetebol e Futsal do Sporting. Acompanhei os resultados aqui com o leão verde.
Não me revejo em nada do que está a ser feito no Sporting e quando até a minha vida pessoal começa a ser afectada, tenho de dizer basta. E se isto continuar como está, no final do ano deixo de pagar quotas até que isto mude.
O meu feitio não me deixa viver no faz de conta!
SL
13 Novembro, 2019 at 18:38
Eu já parei.
Como o compreendo jhc.
Para os mais educados é só ler os pasquins de hoje.
Grupo reúne as assinaturas para destituição mas fundamentos não são válidos.
Ou noutras paragens benfica à porta fechada é só para brincar aos sérios e honestos.
Continuem crentes nesta merda.
Ovelhas…
14 Novembro, 2019 at 9:48
Mas o que são fundamentos “não válidos”??
Os sócios pedem uma AG e DURANTE a AG é que se decide se são válidos e destitui-se ou não são válidos e fica tudo na mesma.
Não cabe ao PMAG decidir o que é válido ou não….
13 Novembro, 2019 at 12:01
Com toda a razão, caro Max, mas esta é a realidade.
Quando vencemos o título em todas as modalidades de pavilhão e corremos com o CD, está tudo dito.
13 Novembro, 2019 at 12:41
Quaresma, em Março de 2018…
https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/quaresma-houve-conversas-para-regressar-ao-sporting
13 Novembro, 2019 at 12:53
Há muita gente do futebol a pensar como o quaresma mas que se mantém caladinha… Sobretudo os que subsistem, directa ou indirectamente do futebol, caso contrário, acaba-se a mama! Foi o ponto a que chegámos neste país. Falsamente livre, mais amordaçado do que nunca!!
13 Novembro, 2019 at 18:40
“Sempre disse que podem criticar maneira de Bruno de Carvalho falar ou a forma como entra em guerras, mas a verdade é só uma: ele mudou muito o Sporting e a mentalidade dos sportinguistas. O Sporting era o clube do deixa andar – sempre foi assim. Nunca foi como o FC Porto, cujos adeptos te batem à porta de casa se tu empatas. Os do Sporting são dedicados, mas não cobravam tanto. É diferente”
13 Novembro, 2019 at 18:40
Voltamos ao deixa andar….
13 Novembro, 2019 at 13:05
a sério , senhor Presidente ?
Esta foi mais uma semana de profunda decepçãopara os adeptos leoninos com mais uma derrota no campeonato, desta feita em Tondela e depois de mais uma exibição deplorável. Futebol lento, previsivel, sem alma e mistíca. É um desempenho deplorável de uma equipa que acumula seis derrotas em jogos oficiais , foi eliminada da Taça por uma equipa da terceira divisão e caminha para ser eliminada da Taça da Liga. O futebol do Sporting precisa de ser reconstruído de uma ponta á outra.
Estive a ler o discurso de Frederico Varandas nos Rugidos de Leão, infelizmente, ofutebol do Sporting já só ruge mesmo em festas, de resto gatinha e arrasta-se por esses relvados do país para desgosto da maioria silenciosa que não acredita no que vê e não vislumbra um rumo para sair deste descalabro.As vitórias são da estrutura, as derrotas são resultados de conjuntura. Li o seu discurso senhor Presidente e fiquei confuso. Creio ter ouvido há umas semanas que tinha conseguido segurar o melhor médio da Europa, para agora afinal concluir que V. Exª estava afinal à espera de uma transferência recorde. Suponho que tenha sidouma grande surpresa senhor Presidente, sobretudo quando o mercado em Inglaterra fecha a meio de Agosto. Maior surpresa ainda terá sido a saída de Bas Dost – mais uma saída surpresa – o que terá justificadoir buscar três jogadores emprestados no último dia do mercado.. E que belas escolhasforam, pois já facturaram dois golosde leão ao peito ! È obra, sendo que um deles é vindo desse ponta de lança de nome Jesé que, como ponta de lança que é, já acumula 25 golos na sua carreira. Felizmente que assim é. Deus guarde bemlonge de Alvalade jogadores que marquem 30 golos por época.
Li ainda que esta estrutura foi decisiva para aconquista de dois títulos de futebol da época passada. Foi de facto uma proeza que merece ser enaltecida e reconhecida, mas o senhor Presidente esqueceu-se de referir que da equipa que subiu ao Jamor apenas um atleta foi contratado por si. O mesmose diga das modalidades senhor Presidente, pois quando entrou em funçõesos plantéis estavam montados e escolhidos. Também é verdade que perdemos nas quatro modalidades os títulos de campeão, mas ao contrário de si senhor Presidente não creio que a responsabilidade seja sua. Também vejo que estranha esta onda de criticas, quando Marco Silva á 10 jornada tinha os mesmos 17 pontos. Verdade, mas esqueceu-se de referir que nessa época já tinhamos ido á LUz, defrontado o Porto e estavamos na Taça de Portugal, prova que viriamos, aliás, a vencer. E por acaso, a anterior direção – que causou tantos danos ao clube – em 6 anos em funções teve três treinadores, os mesmos que V. Exª em +pouco mais de 14 meses de mandato. Ao que li, V. Exª não se coibiu de enaltecer seus méritos na conclusão do empréstimo obrigacionista. Talvez lhe ficasse bemsenhor Presidente reconhecer publicamente o contributo de alguns sportinguistas para essa operação.
Por fim li senhor Presidenteque não vai mudar de rumo. Talvez seja isso que mais preocupa a maioria silenciosa. V. Exª fala com uma arrogancia e altivez própria de quem acumula anos de experência e um passado de conquistas. Não é o caso senhor Presidente, e sendo verdade que a tal maioria silenciosa deseja a estabilidade, é bom que a mesma seja alicerçada em competência, liderança e resultados. E seria desejável que V.Exª reconhecesse os enormes erroscometidos eemendasse a mão. Talvez esse fosse o primeiro passo para um mandato verdadeiramente á medida dos desejos da massa associativa do Sporting Clube de Portugal.
Nota final: Benfica e Porto continuam a acumular desaires nas provas europeias, num desempenho medíocre que prova bem de falta de competividade do campeonato português. Podemos continuar a assobiar para o ar e achar que a responsabilidade está nos miúdos da formação. Deixo apenas a nota que o Ajax gasta cerca de 100 milhões € na sua equipa de futebol, o que compara com os mais de 90 milhões de Benfica e Porto. Tirem daí as suas conclusões.
Samuel Almeida in O Jogo
13 Novembro, 2019 at 14:44
O Samuel Almeida já viu que isto não tem ponta por onde se lhe pegue e já está a preparar o salto para outra candidatura. Felizmente a minha memória não é curta…
13 Novembro, 2019 at 15:05
A tua memória é curta em que? Este Já esteve ligado a alguma direcção do clube? Sei que fazia parte de um programa da Sporting TV e foi despachado do mesmo pelo atual presidente, sabes mais alguma coisa?
13 Novembro, 2019 at 16:48
O programa da Sporting TV terminou para “correr” com o Rui Calafate.
13 Novembro, 2019 at 18:02
Que eu saiba, saíram os dois, do Pressão Alta, quanto ao Rui Calafate escreve no Record, como não leio, não sei como são os seus artigos, quanto a este a escrever desta maneira, se Varandas pudesse correr com ele de o jogo, não tenho dúvidas que o saneava.
13 Novembro, 2019 at 16:54
Sei do que escreveu posteriormente e foi debatido inclusivamente.
Logo a noite recupero os escritos…
13 Novembro, 2019 at 18:44
Esta malta é esperta.
Muda para o que está a dar.
Dias Ferreira, Samuel…
13 Novembro, 2019 at 19:41
Leão Rampante, não percebo essa do que está a dar, mas o amigo como entendido talvez me explique, eu disse em tempos que votava Dias Ferreira, mas ele pelos vistos não deu nada, a não ser 5%..Agora nas próximas eleições quando as houver posso-lhe dizer onde votarei, mas posso também dizer mais uma coisa. Perante esta guerra que atualmente se abriu no clube – Os meus 10 votos jamais irão para quem já pertenceu aos órgãos sociais do clube desde sempre, como Dias Ferreira já pertenceu às Direções do clube para mim está eliminado. Quando nas anteriores eleições, ele se apoiou no antigo diretor financeiro do clube, achei que seria uma boa solução, neste momento tem que ser gente nova, competente e que una a família leonina, o que nunca acontecerá com pessoas ligadas à antigas Direções. A união passa por aí.
13 Novembro, 2019 at 15:07
Está na hora de começarem a sair das tocas…estão sempre nas primeiras filas…
13 Novembro, 2019 at 16:20
Mais um esqueleto a sair do armário.
São às dezenas.
É uma praga que só se vai extinguir de vez, quando não houver mais nada para comer.
Nessa altura (mais ou menos um ano), os Sportinguistas esperam que saiam ou pelo próprio pé, ou com expulsões, ou sansões de nunca mais poderem integrar cargos directivos.
Até lá…
SL
13 Novembro, 2019 at 13:14
Defendo o voto electrónico presencial em Alvalade e em todos os núcleos com órgãos sociais instalados.
Aos sócios espalhados pelo mundo, desde que devidamente registados como tal nos ficheiros do clube, deveria ser dada a possibilidade de voto electrónico puro sempre como regime excecional.
SL
13 Novembro, 2019 at 13:24
Bom dia.
Protocolos desmentem narrativa do ditadorzeco de pacotilha.
Bragança só no fim da época.
Domingos Duarte na selecção.
Mais um dia no circo da gestão danosa. Bem hajam.
13 Novembro, 2019 at 13:44
Para quem estiver a precisar de dar uma boa gargalhada
https://www.facebook.com/301297720395492/posts/675710156287578/
13 Novembro, 2019 at 13:56
Nao leves a mal amigo..
Isto nao tem piada nehuma… Eu sei q serve pra demonstrar que este palerma é uma prima-dona incompetente.
São tempos negros do Clube no Sportinguismo.
Quando sócios mandam whattsapps posts etc com piadas sobre o palerma ou o Clube e mandam gargalhadas não acho piada.
Mais uma vez , desculpa o desabafo, não é nada contra ti.
Mas estes tempos pa mim são de humilhação a ver a resignação/submissão da massa adepta do Clube
SL
13 Novembro, 2019 at 20:18
É a realidade. Somos a chacota nacional. Enquanto lá estiver o pateta útil continuaremos a ser.
13 Novembro, 2019 at 13:51
Não há um postezinho sobre a decisão de que o Benfic@ não é responsável pelo que os seus adeptos fazem?
É que isto é uma merda que vai revolucionar toda a disciplina do desporto…
13 Novembro, 2019 at 14:08
Vivemos numa sociedade onde os mais irresponsáveis são quem tem o poder de decidir. Isto é apenas uma carta branca para poderem fazer o que querem e continuarem a ser inimputáveis.
13 Novembro, 2019 at 14:14
A partir de agora é tudo à brava.
13 Novembro, 2019 at 15:08
Vai?
Creio que é apenas mais 1 caso de regras para eles vs regras para o resto…deixa os nossos adeptos fazerem o mesmo que vai ver como há punições exemplares para os bandidos das claques, com o aplauso do Sporting…
Além disso…o Sporting não parece preocupado com nada que não seja guerra aos seus próprios adeptos, é possivel que os adeptos se desliguem também um pouco da guerra aos outros tendo um problema DESTE TAMANHO dentro de casa…
13 Novembro, 2019 at 15:29
Ficámos a saber que as competições se regem por leis inconstitucionais.
Houvesse colchões, a FPF enviava o caso para a UEFA.
13 Novembro, 2019 at 22:41
Decisão de quem e onde?
Um abraço e saudações leoninas
13 Novembro, 2019 at 14:23
Sanatório Leonino
Orlando Pinto: “Quando dei os meus 9 votos a Frederico Varandas e seus pares nunca pensei que estava a ajudar a eleger a PIOR GESTÃO de sempre e uma DITADURA no Sporting. Agora há que os destituir rapidamente. A minha assinatura foi dada ontem a estes jovens cheios de garra. Força leões”
13 Novembro, 2019 at 18:23
Como possi saber quanyos votos tenho? É que nao faço a minima idéia…
14 Novembro, 2019 at 7:29
Pois, apenas os sócios do Sporting têm votos.
Não te preocupes mais com isso.
13 Novembro, 2019 at 15:00
Estristezas
https://misterdocafe.blogspot.com/2019/11/estristezas.html
13 Novembro, 2019 at 15:47
Demasiado estriste !
13 Novembro, 2019 at 19:03
Nem quero imaginar o homem a dizer a ladainha “três tristes tigres”… fundia, de certeza!
13 Novembro, 2019 at 20:21
Resumo perfeito de uma semana.
13 Novembro, 2019 at 16:19
Mais um esqueleto a sair do armário.
São às dezenas.
É uma praga que só se vai extinguir de vez, quando não houver mais nada para comer.
Nessa altura (mais ou menos um ano), os Sportinguistas esperam que saiam ou pelo próprio pé, ou com expulsões, ou sansões de nunca mais poderem integrar cargos directivos.
Até lá…
SL
13 Novembro, 2019 at 16:21
Não era aqui, mas tb pode ser.
13 Novembro, 2019 at 16:41
Boa tarde.
Vi que dois nomes foram associados ao Sporting.
Scarpa e o Michael.
O 1º é um nº10, excelente remate e batedor de livres.
Foi uma das sensações do Fluminense em 2016.
Já foi chamado á selecção do Brasil.
O 2º, um extremo rápido e forte no drible, está a ser sensação do campeonato.
Ele tem sido até mais noticia por lá, por ter uma história de vida muito difícil.
Não me parece preparado para vir para o futebol Europeu, mas vai estar num clube com mais ambição no Brasil para a próxima época, isso é certo, fala-se em Corinthians.
Finalizo, que o Sporting não tem qualquer necessidade de ir ao mercado em Janeiro, mas sim olhar para os sub-23 e rentabilizar quem entrou no Verão.
Um clube que está com dificuldades financeiras, onde ainda nem conseguiu estabilizar o treinador/reforços, estar a pensar em comprar jogadores é uma palhaçada.
Apesar de eu achar que isto é 100% jogada de empresário para ver aumenta a cotação dos seus jogadores.
Estaremos cá para ver Janeiro.
13 Novembro, 2019 at 17:23
Estão ambos lesionados? É que se não, não preenchem um dos principais requisitos de ingressão nesta valorosa instituição chamada Sporting Bananas de Varandim!
13 Novembro, 2019 at 16:56
Andebol, Sporting TV?
13 Novembro, 2019 at 17:18
Voto electrónico mas presencial? Então e os nossos sócios no Brasil, África, Austrália etc? Contam menos que os outros ?
13 Novembro, 2019 at 17:19
EHFCL 10 min Presov 1 – 4 SPORTING
13 Novembro, 2019 at 17:21
Boa tarde (só agora consegui chegar à tasca!) a todos.
Em forma de sugestão, que tal todos (ou quem estiver disposto a ser expulso do estádio/pavilhão), no próximo jogo em casa levarem uma cartolina verde a pedir a demissão destes orgãos sociais (todos ou só alguns, conforme a preferência de cada um), só para ver quantas cartolinas cada segurança consegue levar?!
E se cada um destes sócios/adeptos levar mais uma cartolina dobrada em cada bolso?!
Estou longe e é-me difícil ir aos estádio/pavilhão, mas quando puder vou experimentar…
SL
13 Novembro, 2019 at 17:21
Sanatório Leonino
Bancada de Leão: “Onde andam os adeptos que falavam tanto de uma certa ditadura, palavras deles, há uns 2/3 anos?
A repressão que as direções fazem ou fizeram aos adeptos do Sporting têm de ser sempre repudiadas”
13 Novembro, 2019 at 17:22
isto no nosso estadio, mas com leao em verde!
https://tabonito.com/leao-em-3d-faz-inauguracao-epica-de-estadio-e-deixa-o-mundo-do-futebol-de-boca-aberta/?fbclid=IwAR2744pNQTARXrJcpiQyWgOsMi4PUQs7HPJL0af3VZ8GbQuZuqaCPUznGro
13 Novembro, 2019 at 18:30
Antes do inicio do Jogo este festival. Entram as equipas. 49 mil a cantarem o “Todo Mundo sabe” e as claques a darem Show…depois acordei. Afinal tinha sido só um sonho.
14 Novembro, 2019 at 7:34
fonix, mas isso é épico!!!
Seria lindo podermos fazer o mesmo.
Mas em Portugal seria logo considerado piroténica ilegal, porque o leão está em fogo….
13 Novembro, 2019 at 17:40
Até ao momento…. andebol a dar baile ao presov –> 6-12 🙂
13 Novembro, 2019 at 17:41
Onde estão a ver o jogo? Sabes algum stream?
13 Novembro, 2019 at 17:42
resultado através do site da EHF… flashscore….site de apostas…
13 Novembro, 2019 at 17:43
Ah ok obrigado 😉
13 Novembro, 2019 at 17:43
10-16 no final da 1ª parte
13 Novembro, 2019 at 17:59
Grande primeira parte e grandes comentários do Prof. Fernando Gomes.
Sempre a aprender.
13 Novembro, 2019 at 18:57
Que grande vitória!
Exibição fenomenal.
13 Novembro, 2019 at 19:03
Muito bem o nosso andebol! Magnífica vitória.
13 Novembro, 2019 at 19:16
Cantinho do Sá e futsal.
Belo final de tarde / início de noite.
13 Novembro, 2019 at 19:33
Proponho tarjas de apoio à direção. O trabalho magnífico do Doutor Coragem justifica uma avassaladora onda de elogios. Se eu levar uma t-shirt vermelha com o dito “Faz falta um Sporting forte” sou expulso do estádio ou do pavilhão? Uma bancada toda vermelha de apoio ao Doutor Coragem seria inolvidável.
13 Novembro, 2019 at 19:50
Rogério “estatutos” Alves:
“”É preciso que haja um conjunto de assinaturas que totalize, no mínimo, mil votos. É o montante necessário para poder vir a produzir a convocatória de uma AG. Mas, é preciso mais”, começou por dizer o dirigente.”
É preciso mais o quê? Alguém lê nos estatutos, que transcrevo, que seja preciso mais do que os 1000 votos e deposito da quantia para cobrir os gastos?
“Artigo 51°
(Assembleia Geral comum extraordinária)
1 – Extraordinariamente, a Assembleia Geral comum reúne-se em qualquer data:
…
c) a requerimento de sócios efetivos, no pleno gozo dos seus direitos, com o mínimo de mil votos, desde que depositem na tesouraria do Clube a importância necessária para cobrir os gastos inerentes.”
Já não é apenas violar estatutos é tratar os sócios como como efectivamente merecem, ou seja uma violação com características pedófilas.
13 Novembro, 2019 at 19:57
“Mas é preciso mais.”
Traduzindo para totós:
” É preciso eu querer.”
Fim de tradução
13 Novembro, 2019 at 20:06
não é preciso ter junto com as assinaturas os fundamentos para pedir a ag?
o que eu li hoje, e posso ter percebido mal, é que um dos grupos que está a recolher assinaturas, não tem junto das mesmas, os fundamentos, basicamente assina-se algo em “branco”( e podia ser um motivo para invalidar as assinaturas). alias a propria pessoa que dá a cara pelo movimento já disso que iria acrescentar os fundamentos mais tarde.
se fosse só ter as assinaturas e o dinheiro era facil marcar ags destituitivas.
alias pelo que li, tendo fundamentos, assinaturas e o dinheiro a Mag é obrigada a marcar a Ag mesmo que não concorde com os fundamentos
13 Novembro, 2019 at 20:13
Se quiseres coloco transcrevo o artigo todo e depois diz-me onde menciona os fandamentos para os sócios marcarem uma AG. Vou mesmo colocar o artº 51 todo, pois estou curioso com o que vais responder:
Ouve tempos que era preciso ouvir e dar a palavra aos sócios, agora não parece importante.
Artigo 51°
(Assembleia Geral comum extraordinária)
1 – Extraordinariamente, a Assembleia Geral comum reúne-se em qualquer data:
a) por iniciativa do Presidente da Mesa da Assembleia Geral;
b) a pedido do Conselho Directivo ou do Conselho Fiscal e Disciplinar;
c) a requerimento de sócios efetivos, no pleno gozo dos seus direitos, com o mínimo de mil votos, desde que depositem na tesouraria do Clube a importância necessária para cobrir os gastos inerentes.
d) votar a revogação com justa causa do mandato dos titulares dos órgãos sociais, nos termos dos presentes estatutos.
2 – No caso da alínea c), a Assembleia não pode reunir sem a presença de sócios requerentes que detenham, pelo menos, setecentos e cinquenta votos.
3 – A Assembleia Geral que for convocada para deliberar sobre matérias que requeiram maioria qualificada funcionará nos termos previstos nos números 2 a 4 do artigo 47º.
13 Novembro, 2019 at 20:29
sim percebo o teu ponto de vista, e não estou a dizer que estás errado.
não sei é se percebeste o que eu quis dizer e, lendo as declarações do Rogerio Alves, para mim faz sentido(alias vai no sentido do que eu já tinha lido hoje na imprensa)
para uma Ag normal /(vamos chamar assim) ser dessa forma faz todo o sentido, mas a questão que se coloca é se sendo uma AG destituitiva se basta apresentar dinheiro e assinaturas e está feito( sendo assim era facilimo pedir Ags e podiamos quase ter eleiçoes num dia e Ag destituitiva na semana seguinte passe o exagero), ou se quem apresenta o requerimento para essa Ag para alem das assinaturas e do dinheiro, tem de apresentar um( ou mais9 fundamentos para a justa causa dessa destituiçao.
o que eu entendi do que li, é que apresentando isto, a MAG, goste ou não, concorde ou não com os fundamentos é obrigada a marcar.
Isto porque são AGs onde está em causa a continuidade ou não dos orgaos sociais.
PS: tu já varias vezes referiste isso em comentarios sobre os fundamentos da AG do ano passado, sabes se estavam no requerimento apresentado( pela Mag, socios , whatever)?
pergunto porque não sei
13 Novembro, 2019 at 21:03
A situação é complexa e não pode ou melhor não deveria ter a abordagem leviana que o RA e a comunicação social lhe estão a tentar dar.
Não sendo perito em assuntos jurídicos e sabendo que em três advogados encontras três opiniões diferentes eu faço esta leitura que o bom senso aconselha.
1º – Existindo assinaturas só tem de marcar a AG conforma alínea c) do nº 1 do artº 51.
2º – Na agenda pode recusar a colocar a votação prevista na alínea d) mas não pode recusar, por exemplo, discutir gestão lesiva e divisionista e sobretudo deliberar sobre o previsto no nº 2 do artº 40 que transcrevo:
“Artigo 40°
(Revogação do mandato)
2 – A revogação do mandato dos membros do Conselho Directivo e do Conselho Fiscal e Disciplinar depende de justa causa e é deliberada em Assembleia Geral comum.”
3º – Se os sócios deliberarem que existe justa causa para a revogação do mandato e como o previsto na alínea d) não consta da agenda, terá de marcar nova AG e aí apenas com base no previsto na alínea d) ou seja votar a destituição e agora sem os formalismos previsto na alínea c).
Quanto ao resto que perguntas, a AG é marcada em 24/05 e maior parte para não dizer todos dos factos que acabaram por fundamentar justa causa, não tinham acontecido.
Podes ler aqui:
https://www.dn.pt/desporto/sporting/marta-soares-ja-tem-requerimento-de-socios-para-destituicao-de-bruno-9371882.html
13 Novembro, 2019 at 21:20
acho que é esse ponto que está a causar a confusão.
é que podes requerer uma Ag normal para discutir n assuntos do clube e essa ai basta as assinaturas e o dinheiro.
mas se for uma AG para destituiçao, ai já precisas da justa causa.
e a forma como as coisas estão a ser tratadas seja na imprensa seja nas redes sociais é que as recolhas de assinaturas são para uma AG de destituição.
e não sei como foi feita a pergunta a RA, mas se perguntaram sobre uma Ag de destituiçao o que ele respondeu faz sentido.
se me perguntares se faria sentido uma Ag para se discutir e debater( mas a sério, sem as palhaçadas das ofensas de parte a parte), digo claro que sim.
de resto se me falares numa Ag destituitiva, digo-te para mim neste momento não tinhas uma justificação forte( e as do mau planeamento, desunião, e outras do genero sinceramente para mim não pegam), ao contrario de a uns meses atras, nomeadamente aquando da história da auditoria
13 Novembro, 2019 at 21:27
Caro rigaboss,
A última Assembleia Destitutiva foi, ou não, fundamentada (concorde-se ou não!) desde o início com violações aos Estatutos?
A mim, parece-me óbvio que o pedido de realização de uma AG Destitutiva tem que ter fundamentos claros, precisos e com resguardo nas normas estatutárias.
SL
13 Novembro, 2019 at 21:30
é isso que estou a dizer, apesar de segundo o link que o Malcolm deixou os fundamentos da outra Ag destituitiva tenham sido outros
13 Novembro, 2019 at 21:45
Caro rigaboss,
Salvo erro, a fundamentação para a realização da AG destitutiva foram os que podem ser consultados neste link:
https://www.record.pt/multimedia/fotogalerias/detalhe/consulte-os-fundamentos-da-mag-do-sporting-para-a-destituicao-de-bruno-de-carvalho
Fundamentação da MAG, e não de conjunto de sócios.
SL
13 Novembro, 2019 at 21:47
As alegadas violações de estatutos aconteceram posteriormente ao Marta ter anunciado a realização de uma AG destituitiva em 23/06.
O marta entrou para uma reunião dizendo ou a direcção se demite ou tenho um requerimento com assinaturas já validadas por uma sociedade de advogados fundamentados com actos lesivos, postura divisionista, desprestigiante actuação publicas e investigação de suspeitas de corrupção desportiva e marco uma AG para destituição.
Saiu dessa reunião dizendo, a direcção não se demitiu e então vou marcar uma AG de destituição para o dia 23/06.
Não sou quem diz isto, pode ler no link anterior as declarações antes da reunião e neste as declarações no final da reunião:
https://www.noticiasaominuto.com/desporto/1017556/marta-soares-marca-assembleia-geral-de-destituicao-no-sporting
13 Novembro, 2019 at 21:49
em cima o Malcolm, colocou outro link de outra noticia.
como disse eu não sei quem requereu a AG, se foram socios se foi a propria MAG
13 Novembro, 2019 at 21:49
Caro Livramento em 13/06 a MAG fundamenta a destituição para uma AG destituitiva que já estava marcada desde o dia 24/05 .
Nem sei que diga, estamos muito bem assim.
13 Novembro, 2019 at 21:51
Pode-se partir desse principio, marca já uma AG destituitiva e entretanto quem a pede ira encontrar os motivos para a fundamentar. É um bom principio.
13 Novembro, 2019 at 21:57
Malcoln então voltamos ao inicio
supostamente anderam a recolher assinaturas para um Ag destituitiva, mas quando assinavas, supostamente( num dos grupos que o estava a fazer) não tinhas os fundamentos desse pedido( o que eu li é que o outro grupo facultava uma folha com esses fundamentos para quem fosse assinar poder le-los) e que essa é a suposta irregularidade
13 Novembro, 2019 at 22:06
Caros rigaboss e malcolm,
Ao que me lembro:
– O PMAG falava de uma AG destitutiva motivada por assinaturas de sócios em número suficiente. Correcto.
– A REAL convocatória da AG foi por iniciativa do PMAG (e não do tal conjunto de assinaturas), sendo que a fundamentação para a mesma (em termos de ALEGADA violação de normas estatutárias) foi a que linkei.
Andou-se muito tempo a falar das “assinaturas”, antes e depois da AG, e a mesma não foi convocada por causa disso.
SL
13 Novembro, 2019 at 22:22
Não Riga, não é essa a leitura que faço. Os sócios pedem uma AG nos termos estatutários. Se vai acabar por ser destituitiva ou não é outra conversa.
Como se viu na anterior os motivos que fundamentem uma votação de destituição podem ser ajustados quase até à véspera.
Em nenhuma parte dos estatutos referem quer a definição de justa causa quer a responsabilidade de quem a determina, e será sempre uma questão muito subjectiva. Na minha opinião são os sócios que a determinam e depois a mesma poderá ser contestada nos tribunais caso o destituído não concorde.
Por isso é que refiro que o pmag se quiser, argumentando que a justa causa pode ser questionável ou que até não concorda, então faz a AG apenas para os sócios deliberarem se há motivos para uma destituição por justa causa, se os SÓCIOS considerarem que sim, marca nova AG para se votar a revogação do mandato.
13 Novembro, 2019 at 22:37
Caro Livramento, em 24/05 o pmag anunciou uma AG destituitiva para 23/06 se quiser procuro o video em que ele diz isto: “Assim, o ónus fica com os sócios requerentes que “não necessitam de uma fundamentação tão exaustiva”, por comparação com a MAG, para pedir esta reunião magna.”
Por isso a AG foi CONVOCADA nesta data, se quiser seguir o formalismo, pode dizer foi ANUNCIADA. A convocatória final final saiu posteriormente e os motivos foram sendo afinados com o tempo.
O facto de estar anunciada é que motivou as alegadas violações estatutárias que acabaram por ser o fundamento da destituição.
Alias, só assim poderia cumprir o prazo dos 30 dias de antecedência previsto no nº 3 do artº 40º dos estatutos.
“3 – A Assembleia Geral comum extraordinária destinada a pronunciar-se sobre a revogação do mandato será convocada
para data não posterior a trinta dias, contados da data em que haja sido requerida, nos termos dos presentes estatutos.”
Tá a ver? Em 24/05 tinha o requerimento dos sócios pouco fundamento ou sem fundamentos se preferir, tinha de a marcar para o dia 23/06 de forma a não ultrapassar o prazo de 30 dias.
13 Novembro, 2019 at 21:24
mas repara dizes, e com provavelmente com razão, que as justificações na altura em que foram apresentadas não faziam sentido, mas é como disse antes para uma Ag destituitiva precisas de assinaturas, dinheiro e as justificações.
se as assinaturas estiverem sem nenhum problema e o dinheiro for depositado, a MAG não tem de concordar com as justificações, tem de marcar a AG
13 Novembro, 2019 at 23:26
caro rigaboss, por mais piruetas que tente dar não consegue apagar os CLAROS TIQUES DITATORIAIS de Rogério Alves: na entrevista que cita ele não se referiu apenas às AGs de destituição deu até o ABERRANTE exemplo de o PMAG ter de recusar um pedido do CD para uma AG para analisar e votar o Relatório e Contas caso o documento que apresentasse não fosse , de facto, mas apenas no nome um Relatório e Contas.
Revela o “desconhecimento” de que:
1 – as AGs de Relatório e Contas não são pedidas pelo CD, antes decorrem de uma obrigação estatutária, por isso essas AGs são Ordinárias;
2º – o documento de Relatório e Contas não é analisado pelo PMAG ou mesmo a MAG, quem tem de o analisar e sobre eles emitir parecer é o Conselho Fiscal e Disciplinar.
Como o Sr Dr Rogério Alves é um distinto advogado, que não assume este cargo pela 1ª vez, e que até já foi Bastonário da Ordem da sua Corporação, não creio que seja desconhecimento.
É MESMO QUERER GOZAR COM A NOSSA CARA E DEIXAR BEM CLARO QUE QUEM MANDA É ELE E FAZ O Q UE QUISER E COMO QUISER!
SL
13 Novembro, 2019 at 23:36
eu nao cito nenhuma entrevista porque nao a vi, apenas cito a minha interpretação do que li
13 Novembro, 2019 at 23:17
Também há núcleos espalhados pelo Mundo.
Onde não haja, continuam a poder votar por correspondência nas AGs eleitorais.
Tornar o voto extensivo a mais 273 locais (número de Núcleos Oficiais SCP espalhados pelo Mundo; noutros locais referi 142, mas esse é o número de Núcleos com Web Site próprio) será uma conquista de enorme alcance no Associativismo do Clube e um novo impulso à expansão Mundial do Clube.
E isto no que diz respeito a TODAS as AGs. De aí a preferência pelo voto electrónico presencial nos Núcleos. Porque os Núcleos poderão “abrir” para a transmissão dos trabalhos das AGs e até abrir antes da AG para promover debates internos sobre os assuntos por deliberar.
O voto electrónico presencial em TODOS os Núcleos alarga imenso o actual universo de votantes e ainda potencia o seu crescimento, mas mantém vivos os princípios básicos da participação democrática no Associativismo. ASSOCIATIVISMO NÃO É ATAVISMO!
Um abraço e saudações leoninas
13 Novembro, 2019 at 19:55
Sanatório Leonino
Luis Silva: “O meu Sporting é o de João Rocha e de BdC, ambos boicotados por esta corja que tomou de assalto o clube. Com aqueles dois Grandes, o SCP evoluiu no sentido de se tornar a maior potência desportiva do país, se não da Europa e do Mundo. Nos intervalos foi sempre a andar para trás”
13 Novembro, 2019 at 20:53
Outro.
Croquettes?
30 anos a diminuir, amesquinhar e roubar um grande clube, com a cumplicidade de socios, que prezam mais um suposto estatuto de elite que o próprio clube.
Medonho.
13 Novembro, 2019 at 21:44
“prezam mais um suposto estatuto de elite que o próprio clube”
Grande verdade
14 Novembro, 2019 at 7:37
Não sei quem é o Luis Silva, mas tem todo o meu apoio!
João Rocha e BdC foram os melhores presidentes do clube.
13 Novembro, 2019 at 20:40
Sanatório Leonino
Daniel Oliveira: “Não chega derrubar um ditador”
13 Novembro, 2019 at 20:57
É preciso reforçar outro, mais de acordo do ideário…. croquette.
14 Novembro, 2019 at 0:25
Esta fica melhor completa:
“Não chega derrubar um ditador, é preciso erguer o poder democrático que o substitui”
🙂 🙂 🙂
14 Novembro, 2019 at 7:40
Concordo com ele.
Derrubar um ditador é apenas abrir o caminho a outro.
É preciso derrubar o ditador e o sistema que o mantém lá, para preparar o terreno para a democracia.
Ao longo da história os ditadores que foram apenas derrubados foram dando lugar a outros. Por isso sempre disse que uma revolucâo sem sangue não passa de uma fantochada. E sim, o 25 Abril foi uma falsa revolucão. Mudam as moscas mas a merda é a mesma.
13 Novembro, 2019 at 20:49
Os andrades perderam em casa por 1, nos últimos 5 segundos, com os alemães depois de estarem a vencer por 5! Foi a vingança
13 Novembro, 2019 at 20:50
Esta equipa de futsal joga pouquinho
13 Novembro, 2019 at 21:02
Já mudei de opinião
13 Novembro, 2019 at 23:12
Aconteceu- me o mesmo.
Mas que as coisas não saem naturalmente como em anos anteriores é verdade.
Vamos ver nos jogos a doer.
13 Novembro, 2019 at 20:51
a cofina carbura a todo o vapor na defesa do regime…
não é preciso nenhum motivo para destituir a direção, basta a realidade.
13 Novembro, 2019 at 20:58
E um pingo vergonha na cara.
13 Novembro, 2019 at 21:02
Nao sou de politicas, mas a croquettagem tem as suas semelhancas ao CDS.
Fazem longas travessias no deserto, proclamando os mais altos valores e principios morais e o apanagio das melhores praticas de gestão.
Mal se apanham no poder, vai tudo borda fora, a velocidade de um carjacking, que sabem que todo o tempo disponivel é pouco. Quem diz é que é e toca de forrar os bolsos.
13 Novembro, 2019 at 22:05
Nem mais, nem menos. Ja’ cabem so’ num riquexo’ para o raio que os parta.
13 Novembro, 2019 at 21:17
Rogério Alves vai-te foder.
13 Novembro, 2019 at 21:24
Sinto vergonha alheia de quem vai na cantiga deste tipo de gente.
Depois são lesados.
Coitados.
13 Novembro, 2019 at 21:26
Onde é que está o varandas:
1) a dormir
2) a fazer filhos
3) a mamar o dinheiro que ganha do Sporting
4) todas as anteriores
13 Novembro, 2019 at 21:44
Sanatório Leonino
Filipe Correia: “Segunda-Feira deverá ser um dia muito importante na História do Sporting…
Um encontro de adeptos à volta do Estádio de Alvalade, exigindo a demissão de Bruno de Carvalho, numa tentativa de salvar este Clube que tanto amamos.
Depois dos últimos desenvolvimentos, rescisão de jogadores à mistura, não resta tempo a perder diante da prepotência e alheamento demonstrados pelo jovem ditador.
Bruno e seus colegas de direcção preparam-se para tentar controlar a vida do Sporting, num tresloucado acto de sobrevivência, competindo assim a todos nós, adeptos e sócios, fazer ouvir a nossa voz…
Não poderemos ficar em casa, nem delegar a pacificação da vida do nosso Sporting, na consciência de alguém desprovido de tal caracteristica.
Teremos de gritar…
De unir as nossas vozes e em uníssono gritar bem alto a nossa revolta, este nosso amor que é verde e branco…
Demissão já!
Não podem restar dúvidas, não pode ficar uma réstia de interrogação nas almas bacocas daqueles que dirigem os destinos do Sporting.
Quem não puder se deslocar a Alvalade, que marque um ponto de referência na sua terra, que incite os seus amigos a sair à rua, que se agrupem como se todos fossemos um só…
Um só Leão.
Pelas 20h00 desta Segunda-Feira todos aqueles que quiserem lutar pelo futuro do Sporting, deverão comparecer junto ao Edifício Visconde de Alvalade, sem medo ou receio de dizer basta…
Basta!
Se todos o fizermos, estaremos mais perto de resgatar o nosso clube das mãos deste déspota, demonstrando ao mundo que ninguém poderá travar a vontade de mais de 3.5 Milhões de pessoas.
Viva o Sporting”
13 Novembro, 2019 at 23:36
O destino, sempre ironico.