Era obrigatório ganhar. Dever cumprido que sabe ainda melhor quando estas vitórias são alcançadas por meio de duas excelentes exibições!
Num Pavilhão João Rocha com 1341 espetadores, a nossa equipa levou de vencida o Rabotnik por 36:26. Após um início de jogo de parada e resposta em que os ataques se sobrepunham às defesas, o Sporting assumiu o jogo e foi conseguindo distanciar-se no marcador. Foi notória a falta de frescura física no nosso adversário, que devido às inúmeras lesões se apresentou bastante limitado. Imune a tudo isso, a nossa equipa manteve a competitividade nunca descansando sobre o resultado.
Principais destaques:
– Tiago Rocha; Apesar de ter começado a época como segunda opção para Pivô, tem vindo a (re)conquistar o seu espaço. Entende-se muitíssimo bem com Vujin e isso também se reflete nos golos, 7 neste encontro.
– Pedro Valdez; Que muralha! Durante grande parte do encontro só defendeu, dando descanso a Vujin ou Ruesga. Sempre que o deixavam, ia lá à frente e carimbava a sua marca – 5 golos!
– Mágico Ruesga; Já nos habitou a grandes golos, e neste jogo assinou aquele que foi eleito o golo da jornada. Cliquem e desfrutem!
O teste que se seguia era de maior dificuldade! Uma deslocação à Eslováquia, frente a um Presov em crescendo que tinha efetuado todos os seus pontos nas últimas três jornadas onde inclusivamente empatou no terreno do líder Bidasoa.
O segredo residiu no facto do Sporting ter desde início descomplicado algo que se podia tornar muito difícil!
A defesa voltou a estar num nível altíssimo. Ligeiramente mais subidos do que o habitual, obrigámos por diversas vezes o Presov a atacar sobre jogo passivo. No ataque, práticos e pragmáticos! Em momento algum a vitória chegou a ser posta em causa, num jogo em que na minha opinião rubricámos a melhor exibição da época! O resultado final foi de 22:37, 15 golos de diferença que espelham muito bem a qualidade de cada uma das equipas neste encontro. Seria injusto nomear quem quer que fosse para destaque do jogo, pois a equipa como um todo esteve a nível altíssimo!
Estamos em 2ºlugar do grupo, ainda que com mais um jogo em relação aos nossos adversários diretos. Relembrar aquilo que resta jogar desta fase de grupos: defrontar fora o primeiro classificado e receber o Savehof na última jornada.
Como já se devem ter apercebido, passámos com distinção nos testes e estamos prontos para ir a exame! É já neste Sábado às 15h que o Sporting vai à invicta defrontar o FC Porto. Iremos jogar frente a uma equipa que no passado fim de semana fez história ao vencer fora o Kiel no último segundo. Já no jogo de Quarta feira, acabaram por ‘provar do seu próprio veneno’ e perderam no último minuto frente ao mesmo adversário.
Magnus Andersson tem um mérito enorme na transformação do estilo de jogo e dinâmicas do Porto. Alicerçados numa defesa sólida e com um super Quintana na baliza, esta equipa vai ser um osso muito duro de roer. Com António Areia e Miguel Alves lesionados com alguma gravidade, o Porto tem-se apresentado sem um Ponta Direita de origem, devendo ser o PE Leonel Fernandes o eleito a ocupar esse lugar, um ponto a explorar pelo Sporting.
Pelo fator casa, vejo o Porto a partir com uma ligeira vantagem para este jogo. No entanto, acredito cegamente na qualidade e experiência duma equipa que de jogo para jogo tem vindo a mostrar um andebol cada vez mais convincente. Um exame que não compromete o nosso futuro, mas que nos pode catapultar para outros voos! Boa sorte Leões!
*às quintas, o Ventus109 dispara uma rabanada dos sete metros que arrasta todas as novidades sobre o nosso Andebol
14 Novembro, 2019 at 18:09
O Porto teve algum “azar” ontem. Transformaram uma bola no barrote num 7mt que deu na altura o empate.
Convenhamos que dividir 2 jogos (1 podia ser obra do acaso) com o Kiel não é para qualquer um. O Iturriza há dois anos era um tipo que só dava porrada, agora sabe jogar andebol. Deve haver algum mérito do Magnus.
(os comentários na Porto TV são…)
Para os vencer, eu diria que é preciso defender bem desde o 1º minuto, roubar bolas e fazer golos de baliza aberta, para desmotivar o 7×6.
14 Novembro, 2019 at 19:29
… são uns chorões. Estupidamente pequeninos, qd a equipa é de topo e está a fazer grande campanha.
15 Novembro, 2019 at 0:11
Assino por baixo! Mentalmente, o7x6 poderá fazer a diferença
14 Novembro, 2019 at 18:47
O Ventus resume tudo muito bem no último parágrafo.
O Porto está muito bem, joga em casa e o Quintana é impressionante, mas o jogo pode cair para qualquer lado porque temos qualidade suficiente para isso.
14 Novembro, 2019 at 18:51
Os andrades estão muito fortes e para isso muito contribuiu a entrada do patrocinador que lhes permitiu terem o maior orçamento do campeonato.
Os “cubanos” aliados aos portugueses têm evoluído muito com este treinador, até o Fábio Magalhães virou jogador de champions.
14 Novembro, 2019 at 18:53
Quanto à EHF, jé disse e repito, espero que a derrota com as galinhas ou a diferença de golos na Suécia não nos martirize.
14 Novembro, 2019 at 20:39
O patrocinador tem assim tanta relevância? Acredito que sim por até aparecer junto com o nome da equipa. Mas deve ser caso único numa modalidade de pavilhão em pt.
No nosso caso mesmo nas modalidades com maior orçamento o futsal e o andebol o patrocínio não chega a 15% do orçamento.
15 Novembro, 2019 at 0:13
Pavel, a título de curiosidade, fazes ideia do orçamento deles?
O Fábio evoluiu, sim. Mas é suplente de uma das maiores promessas (já certeza) do andebol português.
14 Novembro, 2019 at 19:31
Só boas noticias, 🙂
Esperar que a boa onda, mas sobretudo a competência, continue a espelhar magia e bons resultados.
14 Novembro, 2019 at 19:32
Vamos passar mal no Porto… há que defender como na Rússia.
Na Europa… os pontinhos dos Galos fazem tanta falta… mas há esperança.
14 Novembro, 2019 at 19:42
Ganhar, Ganhar e Ganhar!
14 Novembro, 2019 at 20:46
Muito bons jogos jogo após jogo parecemos mais fortes, destaque para o facto de finalmente termos um lateral canhoto.
Por outro lado outra grande notícia é o regresso do Tiago Rocha aos velhos tempos. Muito bom para o subir de rendimento da equipa.
Quanto ao jogo com o Porto, julgo que poderá ser o momento certo para os defrontar, dos 4 canhotos deles apenas um estA disponível e isso pode atenuar a maior profundidade de plantel que têm.
Espero um grande jogo e acredito na nossa equipa, um dia menos bom do super Quintana pode ser decisivo.
14 Novembro, 2019 at 21:24
O sacana do Quintana está impressionante e mesmo que Cudic esteja muito bem, não é o Skok…
14 Novembro, 2019 at 21:35
Cudic é o típico guarda redes de engate. Em dia sim, muito difícil de ultrapassar. Caso contrário, é um bom guarda redes 🙂
14 Novembro, 2019 at 22:14
Vá, se tiver de optar… que engate dia 23 e 16 safoda.
15 Novembro, 2019 at 11:43
O que é feito do Skok?
15 Novembro, 2019 at 11:45
Lesão
15 Novembro, 2019 at 14:05
Sim o Quintana é de outro patamar mas esperemos que os nossos redes estejam em dia sim.
15 Novembro, 2019 at 7:32
Os andrades estão realmente muito fortes.
Mas podemos ver o reverso da medalha, depois de dois jogos tão intensos, pode ser que eles estejam um pouco mais cansados que nós. Afinal dois jogos com o Kiel terão sido mais intensos que os nossos dois jogos.
Resta esperar que na Europa tudo corra bem para passarmos esta fase.
No campeonato é realmente um teste de fogo, mas vamos relembrar que ainda estamos na primeira fase e ainda temos muito campeonato pela frente. Será apenas mais um jogo e as contas faremos no final.
16 Novembro, 2019 at 8:32
Perderam o António Areia por longo tempo.
Uma infelicidade para o jogador e para a selecção.
Menos um a marcar golos neste jogo.
15 Novembro, 2019 at 9:45
Impressionante o trabalho defensivo contra o Presov. Há que manter o nível contra os Andrades. Teremos um duro trabalho pela frente, mas há que disputar cada bola e cada jogada. Vamos ter confiança. O Quintana está intratável, mas parece-me que parte do sucesso dele está em prever a colocação dos remates contrários, portanto variedade e picar as bolas no chão pode ser parte da solução.
SL
15 Novembro, 2019 at 12:30
A minha grande preocupação é a dupla de arbitragem o fcp domina a fpa há anos e se aparecerem la uns que se armarem em “espertos” nas faltas atacantes e nas exclusões vamos ter grandes, mas grandes dificuldades porque as duas equipas estão num nível muito parecido e qualquer “coisinha” desequilibra a coisa…
15 Novembro, 2019 at 14:18
Eu continuo de boca aberta com o golo do Ruesga. Já tinha visto mas fui ver mais umas 5 vezes. Que delícia!
15 Novembro, 2019 at 14:48
Quando era mais novo, fazia aquilo em suspensão dentro da área dos 6 metros….vai ver, para perceberes realmente quem é o CR11 no andebol mundial e o privilégio que é ele jogar com as nossas cores….
15 Novembro, 2019 at 15:22
vai depender muito da ” agressividade defensiva ” que os árbitros permitirem a uma e outra equipa , e ,ai , estamos em enorme desvantagem .
16 Novembro, 2019 at 8:29
Conquistámos em Presov o primeiro de três objetivos, vencendo categoricamente os eslovacos.
Agora segue-se a tarefa mais difícil em Bidasoa, não sem antes termos duas jornadas para o campeonato, uma delas, no Porto, de dificuldade idêntica ou possivelmente superior ao Bidasoa.
Terrível este calendário ao qual a equipa parece estar a dar uma excelente resposta física, através de uma boa gestão do plantel pelo Anti ao longo das partidas.
Hoje, no Porto, veremos se somos mesmo capazes de ombrear com os tripeiros pelo campeonato.
O campeonato, como já se viu, decide-se nos 2 jogos desta fase e nos 2 jogos da fase final entre estas duas equipas.
Sporting e Porto somam neste momento, cada um, 11 vitórias em 11 jogos!
Vamos a eles!