Antes de escrever este texto ponderei sobre vários aspetos. Primeiro, a minha “autoridade” para tratar deste tema. Segundo, o contexto em que o mesmo é escrito, e o que me levou a escrevê-lo. Terceiro, o olhar de desilusão e tristeza numa criança.
Antes de mais, acho a minha “autoridade para tratar deste é tema altamente discutível. E totalmente parcial. Sou Sportinguista totalmente, para o bem e para o mal. Detesto ver o Clube no estado em que está. Mas vejo, sempre vi, além do futebol… aliás do futebol só veio uma coisa boa, que foi o rugby… e há mais de 100 anos. De lá para cá… bem é o que temos. O ser pai de um atleta não devia entrar aqui ao barulho, mas infelizmente tem que entrar.
E já entramos no contexto. O Clube está em Guerra Civil, e não há ainda guera aberta porque tem havido ainda alguns restos de contenção. Por quanto tempo mais, não sei. O que sei é que falta um fósforo arder para arder tudo… este é o contexto em que escrevo.
Passando ao tema: no dia 15/11 comemorou-se o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa. Foi este o dia em que foi reconhecida em Assembleia da República a LGP como parte fundamental no acesso ao Ensino, à Cultura e à Informação da comunidade surda portuguesa, que conta com cerca de 100.000 indivíduos.
Quase todos os anos, eu falo com o Sporting, seja através da nossa Fundação, ou através do Gabinete Paralímpico para fazermos algo para comemorar este dia, que é tão importante para tantos sportinguistas e portugueses. Este ano foi-me dito que seria difícil fazer algo em especial, então eu e o meu mini rugbier residente fizemos um curto filme, e promovi esse filme em várias plataformas associadas ao Sporting e a Associações de Surdos, e também a nível internacional, como a World Deaf Rugby.
Mais tarde soube que o Sporting iria fazer também um pequeno video, com alguns alunos surdos, entre os quais estava o meu filho.
Quando esse vídeo surgiu nas redes sociais, foi uma vergonha. Não havia UM comentário a louvar a iniciativa, UM!
Havia ofensas gratuitas, de rabolhos para baixo, de um lado ao outro. E eu só vi o olhar do meu filho, a ler aquilo, a sentir tudo aquilo. É que o puto é atleta do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, caraças! Ele é surdo, e vê uma iniciativa do Clube a comemorar uma data tão importante para ele e para os seus amigos a ser enxovalhada dessa maneira. Com que direito?
O direito a uma liberdade de expressão que permite que esta manhã, quando chegar na escola, os amigos e colegas, uns que participaram no video, e outros não, falem sobre a vergonha que são alguns adeptos deste clube? Com que direito acham esses senhores que podem colocar em causa a imagem do Sporting Clube de Portugal com as suas atoardas e más criações? Uma tristeza imensa, desde sexta-feira.
Admirem-se então que algumas destas crianças deixem de gostar do Sporting, os seus pais e filhos, família e amigos. O Footbaal Club de Portugal cada vez melhor, e mais só.
ESTE POST É DA AUTORIA DE… O Escondidnho do Leão
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
20 Novembro, 2019 at 7:29
Nem sei o que dizer… uma tristeza.
Força ai.
20 Novembro, 2019 at 9:51
Eu sei o que dizer. Perceber que gente estúpida existe em todo o lado e que se tem que conseguir viver sabendo isso. Que não se pode fazer desaparecer gente estúpida, ou que de vez em quando é estúpida, num passe de mágica. Que a estupidez normalmente nem é permanente, que aparece a espaços devido a determinadas circunstâncias. Que o Sporting Clube de Portugal não é imune a gente estúpida, (ou a gente que de vez em quando é estúpida) principalmente quando agrega tanta e tanta gente de tanto lado.
À estupidez tentar contrapor inteligência e saúde mental. Dando, por exemplo, aquele exemplo que nenhum de nós desconhece: aquela entrega de medalha que vai mudar muitas vidas, quem sabe se não mudará a maneira estúpida de pensar de muitos.
Esse puto que não se deixe desanimar.
Pelo menos estúpido não vai ser pois já viu, percebeu e não gostou da coisa.
SL
20 Novembro, 2019 at 7:41
Pois é, falta palavras.
E tal como referes é uma tristeza constatar que cada vez mais as gerações mais novas se afastam do nosso clube, ou é o clube a afastar-se delas…
Quanto aos comentários de gente mal formada, é ignorar.
Força.
20 Novembro, 2019 at 7:47
Caro Sportinguista, não vi o post no facebook mas vou procurar imediatamente e mostrar o meu total apoio á iniciativa. Um forte abraço e viva o Sporting.
20 Novembro, 2019 at 7:54
Já está, vi o video e é lindo! Estes putos do Sporting enchem-me o coração, sugiro á malta toda que vá espreitar e comentar sffv (deixem lá o vagandas desta vez, fiz o mesmo), está muito bom.
20 Novembro, 2019 at 7:56
Um abraco solidario para ti e para o teu filho e grato pelo teu esforco por tentares “colar” o nosso Clube ‘a bandeira da Inclusao e da Responsabilidade Social que, inevitavelmente, tem a responsabilidade de fazer – isso e’ o minimo expectavel para um Clube como o nosso.
Quanto aos insultos, infelizmente sao um novo modus operandi de uma geracao que deixou de saber conversar e discutir de forma educada e que acha que quem fala mais alto ou quem repite mais vezes a mesma coisa e’ que tem razao.
Saudacoes Leoninas
20 Novembro, 2019 at 8:13
Infelizmente é-o panorama que nos é dado contemplar..,
A”grunhice “ a passar por cima da razoabilidade..,
Força Gui…!
Força Campeão…!
Estamos contigo e com todos os outros…
Deixa…”não há exemplares humanos “ melhores uns que outros…
Todos podemos “ser melhores “ em qualquer coisa que outros…
E tu ( e muitos outros) têm muita coisa óptima…
Nunca desistas de atingir os teus desejos…
Abraço do Max…
20 Novembro, 2019 at 8:24
O problema é que hoje o clube nas redes sociais só tem dois tipos de adeptos: os Varandas Out e os Bruno lovers. Já nem precisa dos raboulhos para espalhar ódio e contaminar tudo, até iniciativas tão belas como esta.
Hoje as redes sociais do clube não são mais do que antros para destilar ódio contra a direção atual e chorar pelo regresso do messias anterior.
Continuem assim, que o Sporting vai muito longe! Continuem a ir na onda de quem só quer mal ao clube, dos que a coberto de outros interesses, mesmo clubisticos, se riem enquanto espalham a desinformação e a confusão.
20 Novembro, 2019 at 9:12
Acho que a maior parte “já está formatada “ para o que quer escrever e nem se dá ao trabalho de ler…
O Sporting vai passar um longo percurso de deserto..,
Mesmo depois de ultrapassado “este inferno “….
As divisões criadas e os ódios acumulados
Vão levar anos a sarar…
SL
20 Novembro, 2019 at 15:56
Não foi o Max,
“…destilar ódio contra a direção atual e chorar pelo regresso do messias anterior”
Por aqui se vê a linha de pensamento de quem escreve. Está a catalogar quem defende a anterior via. Seria o mesmo se chamasse o actual presidente de “messias”
20 Novembro, 2019 at 9:16
Acabaste de fazer o mesmo que criticas.
20 Novembro, 2019 at 9:50
Sim…?
Como…?
20 Novembro, 2019 at 15:57
Não foi o Max,
“…destilar ódio contra a direção atual e chorar pelo regresso do messias anterior”
Por aqui se vê a linha de pensamento de quem escreve. Está a catalogar quem defende a anterior via. Seria o mesmo se chamasse o actual presidente de “messias”
20 Novembro, 2019 at 8:25
Vi o video e achei que estava muito bom. O Sporting tem sempre uma alta responsabilidade social e não podia deixar passar isto em claro. Parabéns ao teu puto, nota-se bem o orgulho que tem em vestir a Verde e Branca, no rugby e em fazer um video para a LGP.
Quanto aos insultos nas redes sociais é uma vergonha denasiado grande, seja qual for o post elas estão sempre lá. O pessoal não sabe separar as coisas. Isto sim é a lampionizacao do Sporting. Cada vez mais os nossos parecem lampiões, insultam todos, porque afinal ser educado é ser manso e não é ser um Verdadeiro Sportinguista.
Parabens ao teu puto, mais uma vez, e aos colegas. Fizeram um belo video.
20 Novembro, 2019 at 10:21
Clima de Guerra Civil e os grunhos soltam a passarinha. Ter 2 dedos de testa e bom senso é cada vez mais difícil. Ou nós ou eles, as crianças sa foda.
Ninguém quer saber de respeito, és manso porque não és dos “nossos”. Insultar o Presidente é uma coisa, conspurcar uma iniciativa que envolve crianças ainda por cima com certas dificuldades é de quem só pode ter uma vida muito triste.
Já agora um abraço para o Escondidinho e para o filho e parabéns pela iniciativa.
Sporting não é isto e será sempre mais que um bando de grunhos.
20 Novembro, 2019 at 10:25
“Insultar o Presidente é uma coisa, conspurcar uma iniciativa que envolve crianças ainda por cima com certas dificuldades é de quem só pode ter uma vida muito triste.”
Ta aqui tudo
20 Novembro, 2019 at 8:27
Obrigado Escondidinho e lamento. Envergonha-me a ligeireza com que se parte para o insulto fácil. São “os novos tempos…” dizem, para outros é o “nouvelle SCP”.
Parabéns a todos que todos os dias o praticam aqui acerrimamente. Estão no rumo certo!
20 Novembro, 2019 at 8:31
Solidário contigo e com os miúdos do vídeo. Existe malta sem limites, mas melhores dias virão.
Boa sorte para o teu puto e muitas vitórias de leão ao peito.
SL
20 Novembro, 2019 at 8:39
Não é só inaptidão e desleixo. Há um nítido desrespeito na forma como este CD olha para as modalidades e paramodalidades. O amor e a dedicação da anterior direcção foi substituída por “isto”. Não sei se por inveja se por vingança.
Já aqui comentei o meu receio quanto ao projecto Olímpico e Paraolímpico.
Na passada semana, em resposta a um comentário do Sr.Max em que utilizei o último post do S.Adrien para tentar explicar os poucos comentários que o mesmo teve, referi que chega um ponto em que já não conseguimos fingir que está tudo bem, fazer de conta.
Quem viu ontem na SportingTV o pós-jogo de Andebol em que defrontamos e derrotamos o Boavista, terá percebido, como os jogadores, no que transformaram o Sporting. Até choraria se a raiva não fosse maior que a tristeza.
Olhem com olhos de ver para o Pavilhão João Rocha (e para o Estádio de Alvalade) e vejam o que fizeram ao Sporting.
20 Novembro, 2019 at 9:06
Ao reler o post e ler os comentários percebi que o meu desabafo necessita de um reparo. Neste caso em relação em relação à direcção que se disponibilizou a fazer o vídeo. De resto é triste que a nossa sociedade não seja capaz de algo melhor que isso. Aos poucos vão-se perdendo os valores que procuramos diariamente transmitir aos nossos filhos.
Uma palavra para o Escondidinho e ao seu Campeão. Depois da tempestade vem a bonança, e a esperança é verde. Força!
Já agora alguém tem o link?
20 Novembro, 2019 at 10:47
Este o que filmei com o minirugbyer
https://twitter.com/CarlosCarta1922/status/1196786217456734210
Este o filmado pelo SCP, na escola dele, com os amigos dele.
https://twitter.com/SCPModalidades/status/1195441756344659973
20 Novembro, 2019 at 11:51
Obrigado.
Um abraço e Saudações Leoninas
20 Novembro, 2019 at 12:23
Gostei dos vídeos. Parabéns Escondidinho pela iniciativa e ao Sporting também.
Os insultos e falta de noção são sintomáticos do estado não só do Clube mas de toda a sociedade. E não está restrito ao mundo virtual.
Não uso ofender ninguém e quando sou insultado nas redes sociais desvalorizo totalmente. Mas nestas alturas não deixo de me sentir culpado pelo que escrevo.
Na defesa das nossas convicções por vezes esquecemos que também temos responsabilidades pelo que fazemos e dizemos. Mesmo sem intenção, acabamos sempre por contribuir um pouco para essas clivagens. Não chamo guerra ou guerrilha o defender de um futuro diferente e melhor que o actual para o Sporting mas entendo que há percepções e percepções…
Nem sei mais o que diga a não ser pedir desculpas ao Gui.
Precisamos mudar rapidamente o estado disto tudo, pelo Sporting que queremos deixar aos nossos filhos.
20 Novembro, 2019 at 22:06
Acho que estão fantásticos…
O gravado pelo Escondidinho já tinha visto…
O que foi feito pelo Sporting…só o vi agora…!!
Ambos estão fantásticos…
Obrigado…!
Abraço e SL
20 Novembro, 2019 at 8:42
Os insultos na net não é o pão nosso de cada dia?
Quem liga a isso é que está mal. É mesmo cagar e andar.
Os trolls serão sempre trolls, que o digam os que andam por aqui na tasca todos os dias e todos sabem quem são. Infelizmente temos de levar com eles porque o Cherba é um gajo muito democrático, mas se calhar um dia ele chateia-se e volta a por ordem na casa.
No outro dia uma amiga minha estava a queixar-se numa página de poupancas (imagine-se) que o pessoal andava a deitar abaixo e a criticar os posts….. Coisas banais, nada a ver com guerras civis.
É de louvar estas iniciativas e nisso o Sporting (não o novo sporting) é perito e já tem um longo historial de inclusão.
20 Novembro, 2019 at 9:01
“Quem liga a isso é que está mal. É mesmo cagar e andar.”
Em resumo, quem está bem é que está mal.
Infelizmente, na minha opinião, neste momento as redes sociais são mais prejudiciais que benéficas, pelo que decidi há quase 2 anos acabar com tudo. E não creio andar mais mal informado, simplesmente pelo facto de a larga maioria das coisas que são veiculadas nas redes sociais não serem informação.
SL
20 Novembro, 2019 at 9:50
Não é estar bem ou mal, é não ligar a tudo o que se escreve por ai.
O anonimato da net torna pessoas normais em puros selvagens, e que passam a dizer as maiores barbaridades, que nunca teriam coragem de dizer na cara.
Se nós formos a ligar a isso é que estamos a fazer mal, porque damos importância ao que não tem. Eu não ligo a esse tipo de comentário, ou apago, ou bloqueio, o que seja, não entro na conversa e não deixo isso afectar-me.
Aqui na tasca é mais dificil desligar, porque são os mesmos que andam sempre a fazer isso, e não há meio do Cherba tomar uma atitude, miguel, rigabroche, jonaslb, todos esses apenas andam aqui a destilar ódio e a criar mau ambiente mas torna-se dificil ignorar quando eles depois vêm comentar os nossos posts e não os podemos apagar, bloquear, ou o que seja.
O lema na net é DFTT, don’t feed the troll, porque eles vivem dessa atencão. Se forem ignorados desaparecem.
20 Novembro, 2019 at 10:00
Meter a culpa toda no jonas e Migueis e afins e esquecer quem lhes responde com insultos tambem é bom. Alias escrever Rigabroche é de um nível do crlh.
20 Novembro, 2019 at 11:36
Lololol
Este tipo é épico!
20 Novembro, 2019 at 11:58
Sim, tens razão. Tu deves ser daqueles que culpa as mulheres que levam porrada dos homens…. se levam é porque algo fizeram.
20 Novembro, 2019 at 12:00
Que grande comparacao. Genial
20 Novembro, 2019 at 20:08
ontem fiz 1 comentario no off topic num comentario que me visava………..depois de durante o dia todo( sim eu leio os comentarios) ter aqui uma data de comentarios com insultos, ofensas e provocações a mim, sem eu sequer andar aqui
a piada maior é o armar-se em vitima de que os “outros ” causam mau ambiente e que eles são uns coitadinhos que só respondem a provocações
concorde-se ou não com o que o Jonas( e eu proprio já lhe respondi a achar parvo algumas coisas que ele dizia), o Miguel ou o que eu digo, a questão é que sempre que certas pessoas comentam alguma coisa, aparece logo a matilha toda a responder, com ofensas e provocações.
eu reajo? sim reajo, mas só a certas personagens que se acham o suprasumo e valem zero quer como “sportinguistas”, quer especialmente como pessoas tal o nojo que são.
20 Novembro, 2019 at 12:05
É preciso ter muita lata.
20 Novembro, 2019 at 13:07
Amigo Leo, aqui não há santos.
Vamos para com isso.
Em ambos os lados há excessos.
20 Novembro, 2019 at 8:58
Felicidades para o Escondidinho e família, a vida é para ser vivida com tudo de bom que ela nos traz. O Sporting é uma delas, a instituição é os seus directores não estão livres de critica, os erros em muitos pontos de sua gestão têm sido inquestionaveis, agora todos nós vemos à légua até pelo número de vezes que as mesmas pessoas aqui intervém, que isto não é só uma posição de indignação é de ódio e este sentimento tem que ser abolido do coração, alguns já disseram aqui que não dariam descanso na sua luta, vão-se desgastando eles próprios e a sua imagem, porque a maioria que vem aqui não escreve, mas conhece já de gingeira as posições de todos e os seus ódios de estimação. Não sei se o remédio para isto vai ser a saída desta Direcção, mas duvido, agora uma coisa é certa tem que se respeitar a legalidade democrática, senão é a anarquia.
20 Novembro, 2019 at 9:16
Falta de respeito. E de civismo.
É gente ignorante e egoísta.
20 Novembro, 2019 at 9:18
É triste? Muito
Dá para espantar? Nada
Quer dizer, vai haver quem e mostre indignado e surpreso, como se as caixas de comentários aqui na Tasca fossem uma ilha.
É triste? Muito
20 Novembro, 2019 at 11:39
Mas a Tasca também nao é barômetro, lembra-te disso; aliás já houve mais que evidências disso e muito mal estaríamos.
SL
20 Novembro, 2019 at 16:29
a Tasca não é barómetro, agora imagina se fosse
20 Novembro, 2019 at 17:55
Nem quero imaginar… e nao é, tu sabes tão bem como eu.
SL e boa sorte e boas discussoes no Forum, que se crie valor para o Clube acima de quaisquer vaidades ou vendettas.
21 Novembro, 2019 at 0:37
A Tasca é um barómetro sim. De escala reduzida,mas é. Um espelho do clube, como muitos outros sitios por essa Internet fora. Ignorar isso é estar a leste do Sporting actual.
21 Novembro, 2019 at 1:28
A Tasca está aberta à quantos anos? Essa mania de só ver o copo que se tem à frente…
Nao é nem foi barômetro, veremos se o será, que eu não faço futorologia. A Tasca é participada por subgrupos, como o são “outras tascas e restaurantes”.
Essa mania de achar que os “outros” estão sempre a leste…
21 Novembro, 2019 at 3:17
Mas que copo que se tem á frente qual quê.
Repito é um barómetro, sim. Numa escala reduzida. Assim como outros fóruns e sites leoninos são. Este é um dos com maior expressão, mas há outros.
São um espelho de um clube. Uma amostra.
São pontos de encontro de adeptos de várias idades, pensamentos e ideologias do clube. Se um “local” onde adeptos e sócios trocam ideias, discutem, debatem e falam sobre a vida do clube não é um barómetro do pensamento sportinguista é o quê então?
O congresso que se vai realizar também não é uma congregação de vários tipos de sportinguistas juntos pelo amor comum ao clube? Para debater, discutir e apresentar pontos de vista?
E estar aberta há 3, 5 ou 10 anos é igual ao litro.
Ou são os bafientos Stromp que são um barómetro?
E falo por convivência no dia a dia com muita gente que vem aqui.
Se calhar se estivesses em Portugal terias mais noção dessa realidade.
E não é exclusivo do Sporting. Nem de Portugal.
21 Novembro, 2019 at 5:33
OK, nao entendes o que significa ser barometro…
Estou fora de Portugal agora, estive 3/4 da minha vida em Portugal, estar em Portugal ou nao e’ indiferente – alias, muitos amigos por aqui Sportinguistas e a conversa e amor pelo Sporting estao bem vivos no estrangeiro, miudos que se fizeram socios estando a viver no estrangeiro.
A Tasca tem um tipo de clientela mais especifico; outros sitios teem outra.
Se a Tasca fosse barometro BdC ainda era presidente, nao tinha sido expulso, Varandas nao era Presidente (e creio que ninguem a nao ser BdC), ja teriam havido dezenas e dezenas de mortes e feridos ( so’ a conta do Peles teriam sido imensos)…
A Tasca e’ um sitio de encontro, nada mais.
SL
20 Novembro, 2019 at 9:27
É mesmo uma tristeza.
Estou farto de o dizer. Digo agora como dizia antes.
Um Sportinguista que se diga Sportinguista tem de ter a inteligência mínima. E a inteligência mínima é saber que as redes sociais do clube são a cara do clube para o mundo. E a cara que esses estúpidos (desculpem…não há outro nome…) que usam as redes sociais do clube para fazer politica mostram ao mundo é uma vergonha para qualquer Sportinguista.
Reclamem, façam iniciativas nos pavilhões, façam manifestações…deixem as páginas oficiais do clube em paz!
Este caso é apenas o expoente máximo da anormalidade que rodeia o Sporting neste momento de todos os lados.
É que o mais estúpido de tudo é que esses anormais que fazem isso só perdem toda a razão que pudessem eventualmente ter e só provocam o efeito contrário.
Ao escondidinho e ao filho eu só posso pedir desculpa por isto e que como Sportinguista estou muito orgulhoso deles e muito envergonhado do que os atrasados fizeram…
20 Novembro, 2019 at 9:38
É o mesmo que irem a Alvalade e ao João Rocha e encherem o estádio de grafites a insultar o clube e os seus dirigentes e tudo mais…
Ou mesmo com perguntas para as quais querem resposta….
Parece estúpido? Pois é…é o que estão a fazer….
20 Novembro, 2019 at 9:34
Infelizmente é o País que temos a nível cultural e de respeito pelos outros…
Apenas triste…
20 Novembro, 2019 at 9:42
Qual é a surpresa?
O clube foi vítima de um golpe de estado.
À vista de toda a gente e com um país inteiro a aplaudir.
É óbvio que não haverá paz enquanto a verdade não for reposta e os culpados punidos. Mas não tenho quaisquer esperanças que isso aconteça.
Varandas tem o poder ilegitimamente e tudo tem feito para afastar do clube as pessoas que não votaram nele.
E nem é uma questão de ter havido ou não eleições corrompidas.
O problema é mesmo que um homem como Varandas nunca poderia ser eleito presidente do Sporting.
A forma como o foi é apenas a cereja no topo do bolo.
Entendo a tua tristeza, Escondidinho.
E sei que normalmente há uma hora e um lugar para a agitação.
Mas é uma guerra e na guerra há poucas ou nenhumas regras a cumprir.
SL e coragem.
20 Novembro, 2019 at 9:50
Até que enfim um comentário que materializa o sentido do texto.
20 Novembro, 2019 at 9:56
Provocas a guerra durante cinco anos e agora, que já não dá tanto jeito, queres sair de fininho?
Fiquemos por aqui para não conspurcar este tópico.
20 Novembro, 2019 at 15:08
Não é sair de fininho. É saber onde se traça o limite do que é uma guerra a uma direcção ou ao clube.
Fazer guerras nas redes sociais do clube não é uma guerra a uma direcção. É manchar o clube em si.
20 Novembro, 2019 at 21:17
“Fiquemos por aqui para não conspurcar este tópico.”
Não perceberes que já o fizeste diz tudo.
20 Novembro, 2019 at 9:51
E pronto… infelizmente é isto….
Num post destes… já estamos outra vez no varandas…no bruno… “guerra”….
Como dizia um Benfiquista (há poucos…mas existem alguns) meu conhecido em relação ao clube dele….. “somos muitos…. mas se os grunhos deixaxem de ser do meu clube ficavamos muito melhor”…. também ultimamente penso o mesmo em relação ao Meu clube —> Sporting Clube de Portugal!
20 Novembro, 2019 at 10:53
Tal e qual… aborda se um tema que deveria merecer uma profunda reflexão e vem logo alguém conspurcar um tema delicado merecedor de atenção da nação sportinguista.
Força rapaz.
Sem palavras para definir a minha tristeza e perplexidade.
20 Novembro, 2019 at 11:42
A famosa benfiquizacao dos adeptos do Sporting…
20 Novembro, 2019 at 9:54
Nem mais.
Mas isto ainda não é Guerra. É apenas o inicio, aquela altura onde existem fraccões e que trocam uns “mimos” aqui e ali…. A Guerra virá depois, infelizmente.
Cheira-me que no final da Guerra o clube estará como Varsóvia ou Volvogrado depois da Segunda Guerra Mundial, completamente em ruinas…. mas neste caso não temos ajuda para reconstruir.
or isso digo sempre, deixem as modalidades em paz…. fodam o futebol à vontade, mas deixem o PJR e todas as modalidades intactas. Mas quanto mais o tempo passa mais de nota a sangria…
20 Novembro, 2019 at 9:58
Politica de terra queimada? Com o Sporting? Dar o Sporting como dano colateral? Como é que é possivel fazer isso?
Se é assim a guerra vai acabar com o fim do Sporting. Nessa altura já não têm nada por que lutar…
20 Novembro, 2019 at 12:01
Meu caro, mas ainda achas que o futebol tem salvacão?
Quando o BdC chegou havia talento, havia jogadores no plantel…. agora está tudo a ser vendido, despachado, emprestado. Não temos muito mais para manter o clube no futuro. Não te esquecas que a NOS era suposto dar para 10 anos e neste momento pelo menos metade já ardeu… Se juntares a isso a corrupcão do carnide, estás a ter receitas cada vez menores.
Mas as modalidades ainda é possivel salvar. Há que lutar por elas.
20 Novembro, 2019 at 14:43
Lutar por elas ou por o que quer que seja não pode querer dizer matar. Manchar o nome do Sporting, para mim nunca será uma hipótese…é onde eu traço a linha…
20 Novembro, 2019 at 10:04
https://youtu.be/Xs_OacEq2Sk
20 Novembro, 2019 at 11:33
És uma vergonha.
Um perfeito exemplo dos “estúpidos” que falam aqui…
Nojo de gentinha!
21 Novembro, 2019 at 0:39
Incrivel……
20 Novembro, 2019 at 15:05
Mais valia hipócritas como este serem lampiões!
Sempre a atacar o Clube, sempre a insultar Sportinguistas só porque o seu chico-esperto foi corrido. Se tem tanta vontade de ter um chico-esperto novamente, um que consiga dar a volta por cima a todas as frustrações que aqui vem debitar diariamente, vire-se para a politica. Parece que há um novo no parlamento que promete fazer as suas delicias, além disso tem tanta vontade de atacar o Clube como o caro psfilipe.
Sporting sempre!!!!!
20 Novembro, 2019 at 9:46
Força Escondidinho e ao teu ENORME Campeão!!
Quanto à estupidez nas redes sociais…. é o que temos!!
A Estupidez nunca deveria funcionar como “argumento”…. mas infelizmente é o que mais se vê ultimamente também no nosso Clube.
20 Novembro, 2019 at 10:21
Beijinho ao Gui.
O teu desabafo é um grande “abre-olhos”.
SL
20 Novembro, 2019 at 10:26
Não me fodam,eu quero o varandas o mais depressa possível longe do clube,mas existem limites para a estupidez,o vídeo era sobre linguagem gestual,era de miúdos,não há desculpa possível para aqueles comentários,isto não tem a ver com guerras,cabalas,nem o caralho,é só estupidez humana e temos muita mas muita gente parva no nosso clube.
20 Novembro, 2019 at 11:35
aplauso
20 Novembro, 2019 at 12:38
Ao dia de hoje podes começar um post a falar de um Núcleo Sportinguista dos Açores e da sua importância para a economia local e duas respostas depois está tudo a discutir Varandas e Bruno no registo mais taberneiro possível.
É, no mínimo, cansativo ler os mesmos argumentos em loop.
SL
20 Novembro, 2019 at 10:29
Lamento profundamente ter de ler isto, o nosso Sporting, não é, não deveria ser isto.. É uma tristeza profunda o que se está a passar no clube!
Não está em causa a falta de competência dos que lá estão agora, que é muita.
Está em causa a ofensa gratuita em que caem os adeptos do clube. A honra e valores que este clube sempre me deram estão abaixo de zero, e a culpa é nossa enquanto adeptos.. Não me revejo nesta direção, mas ainda me revejo menos no comportamento destes adeptos que me envergonham a mim e ao Sporting.
Nunca o ódio deveria estar acima dos interesses do clube.
Aqui a tasca é um reflexo disso… Só ódio!
Temos um palácio cheio de infiltrações e problemas de manutenção, e os donos que são os sócios, devido ao seu desgosto pela situação, aquilo que fazem é destruir ainda mais.. Arrasar tudo é a solução!
Querer mudar a equipa de manutenção não deveria justificar tudo! O ódio em que se vive nunca constrói nada de bom…
Devíamos pensar mais sobre isso..
Perdão Escondidinho e Guilherme, e força para ultrapassarmos este momento menos bom…
Saudações Leoninas!
20 Novembro, 2019 at 10:46
Pior que a infelicidade daqueles que são portadores da surdez ou mudez, são aqueles que são surdos mudos de espírito e inteligência.
A esses não podemos fazer mais do que espelhar essa sua “deficiência”, não usar da palavra para lhes responder nem ouvir o que dizem.
Iniciativa louvável mas que a “grunharia” resolveu “avacalhar”.
Para os verdadeiros portadores da menos valia um grande abraço, não liguem aos “haters” de circunstância.
Sejam Sportinguistas sempre!
20 Novembro, 2019 at 11:00
Bom dia
Quando os próprios sócios não foram capaz de defender um dos seus, (BDC) perante o mais feroz ataque que há memória a um presidente, que defendia o clube e os sócios, começaram eles próprios a rebentar com o próprio clube.
1 – Sabiam e sabem que havia(há) interesses “dentro do clube” . (Deja-vu)
2 – Sabiam e sabem que o arquirival dominava(a) o futb português por meios pouco lícitos.
3 – Sabiam e sabem que o Sporting estava a ameaçar a hegemonia do futb português que dura há décadas.
4 – Sabiam e sabem que o arquirival domina completamente os meios de comunicação Social – CARTILHA.
5 – Sabiam e sabem que o arquirival iria atacar fortemente o clube e o seu presidente (BDC), após a denúncia do caso ” Vouchers” e outros que se seguiriam.
E mesmo sabendo tudo isto permitiram que se destituisse, e pasme-se Expulsas se!! um dos melhores Presidentes da História do clube.
Se isto não é rebentar totalmente com um clube é o quê?
Se os sócios, e concretamente os verdadeiros Sportinguistas não forem a tempo de reverter tudo o que se passou com BDC, venha quem vier, o Sporting como o sempre conhecemos ACABOU!
E a realidade já está bem à vista.
Cartilheiros vermelhos em 3..2..1…podem começar a atacar…
SL
20 Novembro, 2019 at 11:35
tu
sem fazer grande esforço,
compreenderás
que há coisas mais importantes
que brunistas e/ou varandettes…
20 Novembro, 2019 at 11:38
Duvido!
Um idiota que acha que quem não pensa como ele é “cartilheiro vermelho” está apresentado…
20 Novembro, 2019 at 11:59
Tu és um deles.
E disfarças mal e porcamente.
20 Novembro, 2019 at 11:54
Isso não existe.
Esses “labelos” foram (e ainda continuam) criados pela cartilha, para ajudar a dividir.
Ou os sócios apoiam um presidente que defenda os interesses do clube, eleito de uma forma transparente e democrática, ou simplesmente, não se apoia.
Do outro lado da 2 circular o presidente é LFV, e os adeptos estão se pouco marimbando se os chamam de Vieiristas ou não.
Sabes porquê?
Porque defende os interesses do próprio clube, independentemente da forma como o faz. Ponto.
E o mesmo se aplica a qualquer clube, instituição e até órgão de soberania.
Em futebol tem um nome : Militância!
SL
20 Novembro, 2019 at 12:10
Dasse…
Tu não percebeste mesmo o que o Rf escreveu….
Vou tentar que percebas de outra forma…
“Há coisas mais importantes que a bola a rolar”
“Há momento para tudo…. e no que este post se refere…. varandas e bruno deveriam ser irrelevantes…. pois há coisas muito mais importantes”!
20 Novembro, 2019 at 12:17
Claro que há coisas mais importantes que a bola a rolar…
A sobrevivência do clube enquanto “GRANDE”, o carácter, a dignidade, o amor próprio…
É óbvio que perante uma iniciativa desta natureza, apoiar, incentivar e participar, é o MÍNIMO que se deve fazer, mas quem tem provocado todas estas divisões, todas estas roturas é quem nos dirige e o exemplo tem que vir de cima!!!
#UNIROSPORTING
20 Novembro, 2019 at 13:07
Mas é óbvio que há coisas mais importantes que o pontapé na bola.
Mas o que estamos a falar tb, é de um clube, o Sporting.
É de louvar todas e quaisquer iniciativas de ajuda, mas tb há instituições e associações para o efeito.
Quanto menos forte desportivamente for o Sporting, menos capacidade terá de também ajudar. Isto é óbvio.
SL
20 Novembro, 2019 at 11:59
Subscrevo…
Não me parece nada correcto o que fizeram nas caixas de comentários dos ditos videos, mas também não me surpreende… Não apoio, mas compreendo que haja pessoal que já esteja cego de raiva com os fdp que tomaram o cube de assalto e que desde então têm mal tratado os sócios de todas as maneira possíveis e imaginárias, diminuindo e achincalhando o clube ao ponto de sermos alvo de gozo e de chacota em portugal e em toda a europa, mentem descaradamente, humilham e insultam os sócios em cada intervenção pública chamando-os de burros, de idiotas úteis, de escaletos, de malucos, o mata-leão em ag, o aumentar o volume das colunas nos estádio para níveis insuportáveis para os calar, é ter o fdp do fantoche a enviar beijinhos apenas para provocar e atiçar os sócios, é esta guerra aberta a 2 claques sem lógica nem sustentação…
continuo??????????????
Ao Escondidinho um enorme abraço pela acção levada a cabo… Respect
20 Novembro, 2019 at 11:32
Bela iniciativa. Grande abraço Gui.
Sporting Sempre.
20 Novembro, 2019 at 11:37
Gente parva há em todo o lado.
O Sporting não escapa a isso, como nenhuma instituição escapa.
Há que saber lidar com essa triste realidade e tentar relativizar as coisas, para o bem de iniciativas como a que falas. Por alguma razão o ditado popular diz que uma andorinha não faz a primavera. O que conta é a maioria e o que está correcto.
Gente parva é bom que fale para se saber quem são… 😉
20 Novembro, 2019 at 11:48
Uma coisa é ser parvo tipo o brunovl, se é que me faço entender. Outra coisa é ser-se um triste com uma mentalidade básica que a única coisa que os faz sentir bem consigo e com a sua posição é conspurcar a promoção de uma iniciativa para crianças com dificuldades.
O Sporting nunca será excepção a nada, temos adeptos muito bons mas também temos “gentalha” como os outros.
20 Novembro, 2019 at 12:33
Nao te fizeste entender. Ahahaha
20 Novembro, 2019 at 11:50
Só tenho uma coisa a dizer … o Guilherme e o pai do Guilherme são duas máquinas verdes ! Obrigado pela partilha, um abraço do tamanho de mundo para ambos.
20 Novembro, 2019 at 12:15
Força Escondidinho. Que tem seguido a tua actuação em nome do Rugbi e da integração dos surdos nas modalidades aqui na Tasca, sabe que, não pode haver desculpas para quem insulta ou tenta menorizar esse trabalho, seja qual for o motivo que o faça.
Em meu nome, porque não posso falar pelos outros sportinguistas, peço-te desculpa e espero que continues a seguir esse caminho, que é o unico onde me revejo como sportinguista.
20 Novembro, 2019 at 12:24
tudo isto é triste… em nisto tudo se transformou o Sporting…
20 Novembro, 2019 at 16:18
Mais triste é o teu clube.
20 Novembro, 2019 at 12:34
Isto é uma tristeza do caralho.
E é ainda mais básico do que apenas a tristeza que representa: malhar no que está mal e reconhecer o que é correcto confere legitimidade na hora da crítica. Malhar em tudo, indiscriminadamente, não apazigua nada nem leva nada a lado algum.
De um ponto de vista meramente académico, quem aproveita isto para dizer que estamos em guerra (e estamos, sem dúvida) o que é que pensa que vai acontecer quando à frente do clube estiver uma lista que se acredita estar a defender os interesses do clube? Apoio total? ‘Tá.
Facções haverá sempre. Não somos os do Porto. Os sócios e adeptos do Sporting, na sua maioria, pensamos, ou pelo menos ainda quero acreditar que sim, pela nossa própria cabeça. Portanto haverá sempre quem acredita poder fazer melhor. E isso é saudável desde que os meios para atingir o objectivo de chegar para fazer melhor sejam correctos. De igual forma, é preciso respeitar e acolher diferentes visões, não ostracizá-las porque o mais lógico, apesar de não ser desejável, é que, quando essas visões estiverem no poder, tentem bloquear quem as tentou bloquear as suas a dada altura. E assim pode ser o Carvalho, o Rocha, o Roquette, o Ricciardi, quem for. E nós e, acima de tudo, o clube continuaremos na merda, com mais ou menos gritos e manifestações.
20 Novembro, 2019 at 12:35
Não caiam no erro de pensar que estas reacções se devem ao momento do Sporting.
Também porque, mas não só.
20 Novembro, 2019 at 15:49
Estrutura ou conjuntura? Ciclos longos ou curtos?
20 Novembro, 2019 at 21:23
A estupidez e a boçalidade são como o capital. Não têm cor.
20 Novembro, 2019 at 12:37
Grande iniciativa Escondidinho, não li nenhum dos comentários que referes e nem vou perder tempo com isso. Só podem vir de gente confusa, no mínimo…
Se o clube não conseguia fazer algo especial este ano, vocês chegaram-se à frente, e muito bem para fazer algo por uma realidade que vos diz muito.
O vosso esforço devia ser uma inspiração, e apesar de tudo, acredito que para muitos o seja.
Um grande abraço virtual para ti e para o teu minirugbier.
20 Novembro, 2019 at 12:58
Como não tenho facebook, isto passou-me ao lado.
Acompanho o instagram e o twitter e por ai não vi quase nenhum insulto ao vídeo.
Percebo a indignação, mas infelizmente é a sociedade que vivemos e temos que lidar, quero acreditar que isto é uma minoria, porque como já vi o Koki em cima escrever e BEM, também temos gente parva no clube…é verdade.
O clube vive um momento delicado, que veio se agravar com esta direção, mas os sinais já vinham de 2017.
Não podemos levar isto tão a sério e a peito.
Custa-me um pouco vir aqui e a malta a insultar-se por de trás de um anonimato.
Tenho a certeza que frente a frente não fariam nem metade em ambas as partes.
Enfim, esperemos que o futuro seja melhor.
Um abraço e boa sorte nessa caminhada.
20 Novembro, 2019 at 13:02
Uns anormais e não é menos que desvaloriza isto levando como sempre a conversa para o costume.
Qd vi o video mostrei a um colega da minha filha (10 anos) que joga rugby nas escolinhas do Sporting (julgo que em Monsanto).
Ele tinha acabado de convidar toda a turma para um open day. O puto não deu para a bola (é gordinho) e descobriu a modalidade perfeita com um grupo super unido. Os pais estão radiantes.
Ele desconhecia a iniciativa e nem sequer imagino se chegou a casa e resolveu ler os comentários.
Puta que pariu a quem não percebe que apesar de guerra aberta há temas em que mais vale ficar calado.
20 Novembro, 2019 at 13:28
correctissimo!
20 Novembro, 2019 at 13:53
A nossa formação joga no EUL, até aos U12 às quartas-feira pelas 18:30 e sábados às 10:30, no Campo nº 4, junto às piscinas (o campo mais perto da segunda circular…)
20 Novembro, 2019 at 13:28
Primeiro que tudo, brilhante a iniciativa do Escondidino, ao fazer os videos iniciais, e muito boa Iniciativa do Sporting a dar destaque a estes atletas que ultrapassam as suas dificuldades e se agigantam.
Estes miudos de facto não merecem qualquer comentário negativo.
Perdeu-se a noção de ser oportuno nas criticas que se faz.
Infelizmente parece que a cultura do Ódio veio para ficar. É muito triste
20 Novembro, 2019 at 14:16
“Admirem-se então que algumas destas crianças deixem de gostar do Sporting, os seus pais e filhos, família e amigos.”
Sinceramente… veja-se a Big Picture do que são as redes sociais no mundo inteiro já que são todas iguais!
Deixar de gostar do Sporting? Só se os pais das crianças não as sentarem no colo e não lhes explicarem como funciona o mundo virtual. Umberto Eco pode ensinar!
Não… os adeptos do Sporting não são piores que os outros e também não são melhores, são iguais! E sim… não há cultura mais “rafeira” do que aquela que gravita à volta do futebol, talvez a antítese da do rugby!
Percebo a indignação do Escondidinho… mas o mal do Sporting atual está muito longe de ser os seus adeptos! Tem que se distinguir muito bem os “efeitos” das “causas”!
20 Novembro, 2019 at 14:39
Ver a croquettada a vitimizar-se hipocritamente, aproveitando-se de um episódio execrável e lamentável que envolveu jovens sportinguistas surdos é do mais asqueroso que pode existir. Nem sei como o cherba consegue tolerar estas pessoas. Quando se pensa que esta gente não consegue moral e eticamente descer mais, aí estão eles a escavar um buraco mais fundo para nele enterrar o Sporting clube de Portugal.
20 Novembro, 2019 at 14:43
Quando o argumento Alcochete cair veremos se a tasca não será um espelho da opinião Sportinguista, em que o consenso dos tasqueiros é a remoção do varandas da presidência do Sporting.
20 Novembro, 2019 at 15:04
Pois olhem, eu na tentativa de levar mais sportinguista a apoiarem a páginas dos miúdos no facebook, fui a uma página tb do facebook, de varandetes, a expor o caso, e não é que eles responderam exactamente como aqueles comentários parvos???
Se não acreditam vejam pelos vossos próprios olhos, e são varandetes: https://www.facebook.com/groups/210169666443505/?epa=SEARCH_BOX
20 Novembro, 2019 at 15:30
varandetes, croquettes, bananinhas, 71%, mansos, cancros, marionetas, geladinhos na testa, acéfalos… etc., etc., etc…
… continuem. a sério! que o Varandas ri-se e manda beijinhos.
20 Novembro, 2019 at 16:10
O Sporting sempre teve uma grande ligação online aos seus adeptos. Sempre foi um motivo de orgulho da nossa parte essa militância observada nas redes, em votações online, pela sua vasta blogosfera. Era um Clube em que havia uma grande participação, uma pena ter sido destruída em todos os processos que o Clube entrou nos últimos tempos. Mas esse é o sinal dos tempos e do que significam as redes sociais, todos os “followers” ou “fãs” tornam-se nos primeiros detractores quando acaba o estado de graça. É uma pena porque significa a perda de uma riqueza do Clube.
E aqui este CD merece ser criticado, pouco ou nada fez para pacificar o que fosse, parecendo por vezes que ainda fazia pior. Aqui está uma das consequências e mais um foco de profunda divisão no Clube. Será que conseguimos sobreviver a tanta consequência e a tanto foco de divisão? Seriamente preocupado.