Antes de escrever este texto ponderei sobre vários aspetos. Primeiro, a minha “autoridade” para tratar deste tema. Segundo, o contexto em que o mesmo é escrito, e o que me levou a escrevê-lo. Terceiro, o olhar de desilusão e tristeza numa criança.
Antes de mais, acho a minha “autoridade para tratar deste é tema altamente discutível. E totalmente parcial. Sou Sportinguista totalmente, para o bem e para o mal. Detesto ver o Clube no estado em que está. Mas vejo, sempre vi, além do futebol… aliás do futebol só veio uma coisa boa, que foi o rugby… e há mais de 100 anos. De lá para cá… bem é o que temos. O ser pai de um atleta não devia entrar aqui ao barulho, mas infelizmente tem que entrar.
E já entramos no contexto. O Clube está em Guerra Civil, e não há ainda guera aberta porque tem havido ainda alguns restos de contenção. Por quanto tempo mais, não sei. O que sei é que falta um fósforo arder para arder tudo… este é o contexto em que escrevo.
Passando ao tema: no dia 15/11 comemorou-se o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa. Foi este o dia em que foi reconhecida em Assembleia da República a LGP como parte fundamental no acesso ao Ensino, à Cultura e à Informação da comunidade surda portuguesa, que conta com cerca de 100.000 indivíduos.
Quase todos os anos, eu falo com o Sporting, seja através da nossa Fundação, ou através do Gabinete Paralímpico para fazermos algo para comemorar este dia, que é tão importante para tantos sportinguistas e portugueses. Este ano foi-me dito que seria difícil fazer algo em especial, então eu e o meu mini rugbier residente fizemos um curto filme, e promovi esse filme em várias plataformas associadas ao Sporting e a Associações de Surdos, e também a nível internacional, como a World Deaf Rugby.
Mais tarde soube que o Sporting iria fazer também um pequeno video, com alguns alunos surdos, entre os quais estava o meu filho.
Quando esse vídeo surgiu nas redes sociais, foi uma vergonha. Não havia UM comentário a louvar a iniciativa, UM!
Havia ofensas gratuitas, de rabolhos para baixo, de um lado ao outro. E eu só vi o olhar do meu filho, a ler aquilo, a sentir tudo aquilo. É que o puto é atleta do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, caraças! Ele é surdo, e vê uma iniciativa do Clube a comemorar uma data tão importante para ele e para os seus amigos a ser enxovalhada dessa maneira. Com que direito?
O direito a uma liberdade de expressão que permite que esta manhã, quando chegar na escola, os amigos e colegas, uns que participaram no video, e outros não, falem sobre a vergonha que são alguns adeptos deste clube? Com que direito acham esses senhores que podem colocar em causa a imagem do Sporting Clube de Portugal com as suas atoardas e más criações? Uma tristeza imensa, desde sexta-feira.
Admirem-se então que algumas destas crianças deixem de gostar do Sporting, os seus pais e filhos, família e amigos. O Footbaal Club de Portugal cada vez melhor, e mais só.
ESTE POST É DA AUTORIA DE… O Escondidnho do Leão
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
20 Novembro, 2019 at 16:17
Penso que após o que aqui foi dito neste Post, há indivíduos, que não devem mais falar aqui nesta tasca, pois só espalham ódio, para mim vou continuar a vir cá, mas se a estas pessoas não lhes for barrado o estabelecimento, desejo a todos felicidades e um até sempre.
20 Novembro, 2019 at 23:05
Concordo, quem aqui vem todos os dias para tentar fazer os outros de burros e repetir letra por letra o que Toupeiras cartilhadas como Braz e Guerra dizem á 2a feira, devia ser barrado á entrada.
21 Novembro, 2019 at 1:09
Vou-te dar uma frase que o teu treinador disse um dia :
Tu ainda hás-de nascer pars ser um sportinguista como eu.
Quando tu fizeres a tua mulher sócia, os teus 2 filhos sócios, os teus três netos sócios, o teu afilhado sócio, os teus dois compadres sócios a filha sócia, tu és um sportinguista igual a mim. Boa Noite e que Deus te dê bons sonhos.
21 Novembro, 2019 at 1:14
Espera falta um : O genro sócio, a filha é a do meu compadre,
21 Novembro, 2019 at 3:34
Não tenho treinador, estou sem clube.
Já nasci há mais de 30 e muitos anos sportinguista, com familia enraizada no clube entre pequenos cargos directivos em modalidades e secções do clube. Sócio com intervalos pelo meio por razões de força maior, mas que felizmente, nunca me impossibilitaram de voltar mais tarde.
Conheço centenas de sportinguistas que não são sócios e que estão sempre em Alvalade, vão atrás do clube pelo país fora e até pela Europa fora. Defendem o Sporting em tudo, com orgulho, galhardia e paixão.
Conheço centenas que são sócios, que tem possibilidades financeiras, disponibilidade horária e independência, mas que só metem os pés num estádio ou pavilhão 1 vez por ano quando tem convites ou quando tem lugar de destaque.
Tem vergonha de dizer que são do Sporting, deixam o clube ser achincalhado e menorizado por qualquer desdentado por quererem ser elegantes ou por cobardia.
Isso de até o periquito ser sócio diz-me tanto como o Orelhas já ter sido sócio do Sporting. Vale zero.
Não acredito em Deus. Bom dia.
21 Novembro, 2019 at 7:41
Calma lion, porque esse é um “notável”, ele é mais sporting que tu.
Deve ser por usar cuecas verdes.
Ele representa bem a escumalha que domina o clube hoje em dia, acha-se mais Sporting que os outros, porque…. apenas porque sim.
Mas pode ser que ele realmente baze e deixe a tasca mais asseada.
Vamos esperar que sim.
21 Novembro, 2019 at 8:35
Sabes, porque eu penso que sou mais sportinguista que outros? Não é por eu ser de outra casta ou por ser mais que os outros, mas sim porque eu trago pessoas para o clube e outros correm com pessoas do clube e não é por defenderem outras posições que é legítimo é por espalharem o ódio. Para ti é normal bater numa mulher como disseste já neste Post só porque tens razão, para mim isso não é normal. És um jávardo que ainda continuas aqui a botar faladura, mas é vergonhas o verdadeiro sportinguismo, seja aqui ou em qualquer lado há limites e vou-vos dar sempre luta.
21 Novembro, 2019 at 14:25
Ahahahahahahah Dar luta de quê?
Já o que comentei, disseste zero.
Mais uma vez concordo contigo, é mau correr com pessias do clube.
Só num ano, foram corridos 20 mil espectadores em média de Alvalade, as claques, dezenas de miúdos da formação, craques como Nani, Dost e Montero, alguns sportinguistas com 2 olhos na cara e pensamento próprio da Sporting TV e capitães, atletas e dirigentes das modalidades que nos deram tudo, inclusive o ano dourado do pleno.
É lidar.
20 Novembro, 2019 at 16:59
LEAO DE AÇO ,o nome diz tudo . Es cá dos meus .Saudações Leoninas .
21 Novembro, 2019 at 0:02
Obrigado.
Saudações Leoninas
20 Novembro, 2019 at 18:58
Há gente burra em todo o lado. Inqualificável que se vá para um post destes reclamar do que não tem nada a ver. Olha, diz-lhes que façam por ignorar. Diz-lhes que não é nada com eles. Diz-lhes que infelizmente há muita gente burra. Eles que deem importância ao que é de dar. Às palavras de apoio.
20 Novembro, 2019 at 21:56
Um dos post mais relevantes e revoltantes dos últimos tempos. A merecer séria reflexão.e
A crua prova que estamos a perder a capacidade de cuidar dos nossos e a deitar tudo abaixo.
É à procura de posts (e comentários) com esta importancia, que ainda me arrasto até à tasca diariamente e me sujeito a ler a quantidade de alarvidades e impropérios que a malta vai proferindo quantos e quantos já repetidos ad nauseum.
Às vezes vale a pena.
Vi os videos. Gostei de ambos. Simples, justa e bonita homenagem a quem a merece.
Um abraço e as mais sinceras saudações leoninas para o escondidinho e família.
20 Novembro, 2019 at 23:08
Gente atrasada há em todo lado. São imbecis que nem deviam ter direito a ter acesso a Internet. Neste clube, a imbecilidade é potenciada pela guerra civil em curso, pelo estado lastimoso e degradante a que chegámos. quanto pior mais gente dessa põe a cabeça de fora. Quem tem responsabilidades que as assuma e veja no que transformou o clube em menos de um ano.
21 Novembro, 2019 at 8:40
Lion Up, o clube é muito importante na nossa vida, mas os valores ainda o são mais e tu até aqui disseste agora que querias cortar a Internet às pessoas, vê – se bem as ideias ditatoriais e hitlerianas que tu tens. Vai ao medico e cura-te.
21 Novembro, 2019 at 14:35
Eu disse o quê? Mas tu tens um atraso mental como o Vananas?
Disse em sentido figurativo, que quem fez essa triste figura nos comentários do vídeo, com insultos e gozo, nem DEVIA ter acesso à Internet.
Trata-te.
Já quanto à censura na Sporting TV e no estádio, o som das colunas para calar o livre direito à contestação, a edição de vídeos com retirada de imagens de BdC, proibição de usar roupa da JuveLeo não tens nada dizer sobre Hitler e ditadores?
O que tu queres sei eu
Podemos estar na maior merda e na maior guerra civil em décadas que estás-te a marimbar.
Queres é os croquetes que rebentaram com o clube nas últimas 2 décadas no poder e o Sporting que se foda!
Leva a família e o piriquito aos jogos fora por este país abaixo às 21h de domingo e aos confins da Europa.
Tá quieto, não é?
“Trago pessoas para o clube.” Tiveste direito a um ticket refeição por isso, ou é a única coisa que consegues dizer para te achares superior a algum sportinguista?
Houve um que trouxe mais 100 mil pessoas para o clube e foi destituído.
21 Novembro, 2019 at 14:50
Lion Up lá estas tu a fazer a divisão e a criar o ódio com a conversa dos Croquetes, quando o Cherba marcar um aimoco comparece, pois gostava em conhecer-te. Um abraço
21 Novembro, 2019 at 16:50
Tu deturpas o que eu escrevo e falas em Hitler e ditadores e eu é que crio divisão. Está bem periquito.
Quero que a corja dos croquetes se foda com o mesmo estrondo que rebentaram com este clube em duas décadas. E longe.
Quanto ao resto, 3 ou 4 comentários seguidos que te esquivas e nem uma palavra sobre o que escrevi.
Eu compreendo. Dá para ver bem quem quer criar ódio e divisão e quem quer realmente falar do clube.
“Eu trouxe pessoas” devia ser o novo mote dos bafientos STROMP.
21 Novembro, 2019 at 17:16
Continuas no mesmo ritmo, da ofensa, o problema é teu. O Sporting já existe há 113 anos, não tem culpa de ter tido maus presidentes, mas a sua história é impagável e muita boa gente a ajudou a escrever, agora podes-te a certeza, quem espalha ódio, não vai lá.
22 Novembro, 2019 at 8:55
Então não vais lá. A chamar hitlers e ditadores fazes a mesma figura que o palerma em quem votaste.
União? Ahahahahahahah deixa-me rir.
Continua a validar o circo e não te esqueças de comprar um cágado e fazê-lo sócio para vires para aqui de peito feito achar-te mais que alguém.
A geração 40 anos 2 campeonatos é que sabe. Excelente croquete, excelente.