Foi uma noite que os Sportinguistas já mereciam. Na melhor exibição da época, jogou-se à bola, rugiu-se alto, disse-se presente na Europa, houve Max na baliza, houve Wendel de corpo e alma, houve Mathieu e tanto Acuña. Tudo isto sob a batuta dessa figura maior que enverga a braçadeira, Bruno Fernandes
Não podia haver melhor forma de dar continuidade ao show off feito com a actualização contratual de Bruno Fernandes. Entre a cláusula de cinco milhões que deixou de haver e os não sei quantos mais milhões que o jogador vai ganhar, surgiu um enorme jogo do camisola 8: dois golos e duas assistências, numa partida onde o Sporting espetou quatro a um PSV onde não faltam belíssimos jogadores.
Silas deixou-se de experiências e regressou ao 4-3-3. Max foi para a baliza (que demores a recuperar, Renan), Ilori apareceu ao lado de Mathieu no lugar de Coates, Wendel regressou ao miolo. Com isso, Bruno Fernandes voltou a poder jogar solto, numa posição que não é oito nem é dez, mas onde pode fazer miséria, como se veria ao longo dos 90 minutos. Com isto sofre Vietto, muito menos interventivo ao ser desviado para a ala, mas a vida é feita de Bolasies e todos nós temos que carregar o nosso.
E o segredo para uma noite feliz, tão feliz como há muito não se sentia naquele estádio que é nosso mas onde nem sempre nos sentimos em casa, começou a desenhar-se na atitude. O Sporting quis ganhar desde o apito inicial, encostou ou holandeses lá atrás e foi capaz de fazê-lo sem ser sôfrego na pressão que, tantas e tantas vezes, deixa os quatro desgraçados da linha defensiva a apanhar com os adversários embalados que nem zundaps quitadas.
A equipa parecia tão consciente do que deveria fazer enquanto colectivo que até Doumbia conseguia aparecer 80% das vezes no sítio certo e, com isso, sobra espaço para os artistas. Neste caso, para um artistas maior, um jogador do cacete que é uma espécie de capitão sombra que teima em fazer-nos esquecer de dias negros. Ele avisou com uma bomba, depois fez um centro malabarista para o gesto técnico perfeitíssimo de Luiz Phellype.
1-0 aos 9 minutos e os laranjas demasiado espremidos para sonharem ser mecânicos. Viriam a conseguir algumas transições boas, é verdade, ali algures entre os 20 e os 35, quando Bruma, o burro, viu Max roubar-lhe uma e o remate desenquadrado esfumar-lhe outra, mas nessa altura já o marcador tinha voltado a mexer. Corriam 15 minutos, mais coisa menos coisa, quando Bruno Fernandes viu abrir-se uma autoestrada na zona central do meio campo adversário, deu um, dois, três passos, e toma lá para dentro um remate forte e colocado onde o redes nem com uma mãozinha de coçar as costas chegaria.
Depois o Bruno veria amarelo, estaria à beira de ver o segundo (até o Acuña condenou o disparate) e para voltar a recuperar o domínio da partida o Sporting começou a desviar mais a bola para as alas. Rosier ia dando nas vistas pela capacidade de apoiar o ataque, Doumbia falhava um golo incrível depois de uma ainda mais incrível tentativa de bicicleta de Bolasie e na sequência do canto, marcado por Bruno Fernandes, Mathieu surgiu de rompante para um golaço de primeira! E, digo-vos, se puderem recuperar esse lance vão ver a forma como a equipa festejou com o trintão.
Diga-se, aliás, que se não fosse Bruno Fernandes, Mathieu seria um dos candidatos a melhor em campo. O outro? O mal amado Acuña, dono e senhor da ala esquerda, a mesma por onde arrancou à Maradona, ultrapassando menos holandeses do que foram ultrapassados ingleses até ser derrubado dentro da área. Penalti claro, toma lá o 4-0, com Bruno Fernandes a aproveitar para enxovalhar o redes com um gesto técnico que merece ser revisto.
Com tudo isto já estamos na segunda parte e o jogo, este belíssimo jogo, corria à vontade do que o Sporting fazia. Se acelerava chegava à área holandesa com perigo, se controlava os rapazes do outro lado pouco ou nada faziam, exceptuando aquela bola, logo a abrir os segundos 45 minutos, onde Max fez a defesa de uma noite que só não foi perfeita porque se preferiu dar minutos ao Dj do que lançar Pedro Mendes e dizer que o futuro é por ali.
Ficha de jogo
Sporting-PSV, 4-0
5.ª jornada do grupo D da Liga Europa
Estádio José Alvalade, em Lisboa
Árbitro: Orel Grinfeld (Israel)
Sporting: Luís Maximiano; Rosier, Ilori, Mathieu (Luís Neto, 73′), Acuña; Doumbia, Wendel (Rafael Camacho, 80′), Bruno Fernandes; Vietto, Luiz Phellype (Jesé Rodríguez, 67′) e Bolasie
Suplentes não utilizados: Diogo Sousa, Borja, Eduardo e Pedro Mendes
Treinador: Jorge Silas
PSV: Unnerstall; Dumfries, Viergever, Baumgartl, Sadilek; Ihattaren, Rosario (Gakpo, 46′), Hendrix, Bruma (Pereiro, 46′); Malen e Bergwijn (Thomas, 79′)
Suplentes não utilizados: Zoet, Schwaab, Erick Gutiérrez e Mitroglou
Treinador: Mark Van Bommel
Golos: Luiz Phellype (9′), Bruno Fernandes (16′ e 64′, g.p.) e Mathieu (43′)
Ação disciplinar: cartão amarelo a Bruno Fernandes (22′), Rosario (32′), Bolasie (34′) e Tiago Ilori (84′)
29 Novembro, 2019 at 9:01
Mais uma vez, muito obrigado!
Excelente jogo!
Essencial para o Sportinguismo dos meus filhos que foram ontem ver o jogo!
29 Novembro, 2019 at 9:07
Ontem não tive o privilégio de poder estar em Alvalade ( entre outras coisas…para aplaudir-se pé BF)
Vi a primeira parte do jogo e depois numa reunião acabei no final por saber que depois de um jogo muito bem conseguido
“Tínhamos dado” 4 a 0 aos “holandas “…
Obrigado Sporting…!
Vamos “lá partir “ para novos sonhos…
Sporting Sempre…!
SL
29 Novembro, 2019 at 9:15
Já não ia a Alvalade há alguns jogos mas ontem valeu a pena!
Excelente exibição!
Destaques obvio para Bruno Fernandes (que jogador fantástico) e Max! Exibição segura do miudo que espero que agarre a titularidade!
Agora ganhar em Barcelos no fim de semana e a meio da semana!
29 Novembro, 2019 at 9:18
Ontem jogámos à bola.
É verdade que os holandeses também têm problemas. É verdade que as coisas correram bem. É verdade tudo isso e mais alguma coisa. Mas jogámos bem e é sobre isso que temos de trabalhar. E não sofrer golos é sempre bom.
Pena – e estranho – que depois de se oferecer convites para tantos jogos, não se tenha feito o mesmo para este que era importantíssimo e onde ter 30.000 ficou bem abaixo do exigível.
Domingo, à noitinha, há mais um jogo complicado.
29 Novembro, 2019 at 19:32
Fez-se o mesmo para este. Foram oferecidos milhares. Os sportinguistas é que não estão para circos.
29 Novembro, 2019 at 9:19
Entreguem a titularidade ao Max…
29 Novembro, 2019 at 12:50
O Mendes não deixa.
Então ia agora desvalorizar um activo seu, vindo do Estoril e depois ia para a bancada?
E depois as comichões?
29 Novembro, 2019 at 9:24
Que a confiança trazida das ultimas semanas continue. Ontem vimos uma equipa confiante e dinâmica.
Sei que sem qualidade não ha milagres, mas estes 11 que entraram ontem (troque se Ilori por Coates, claro) tem mais do que competência para ganhar 90% dos jogos do tugao.
Uma palavra tambem para Silas que apesar de se ter apanhado num comboio que faltava a linha para andar, passageiros de 1a classe, chefes exemplares e ainda ter de levar com passageiros que só incomodam *alguns jogadores, a verdade é que é indiscutível que a equipa melhorou muito desde que chegou e não fosse o desastre (que foi vergonhoso) em Alverca e teria sido um início muito positivo. Defensivamente damos 10×0 ao Sporitng de Keizer. Ofensivamente ainda nao. Mas os artistas da frente de Keiser eram Raphinha, Bas Dost e Nani (ou depois Diaby) e agora temos Phellype, bolasie e Vietto (que a jogar na linha é mais um!).
Uma palavra para Max. Grande jogo. É manter o miudo na baliza, sabendo os riscos que corremos.
Outra palavra para Ilori que apesar de tudo, já é o 3o ou 4o jogo que joga e cumpre. É bom que assim seja.
29 Novembro, 2019 at 9:27
Ilori fez um belíssimo jogo, depois de ultrapassar a tremedeira inicial.
Não houve lançamentos à Coates…
29 Novembro, 2019 at 9:29
Tirando as 4 ou 5 bolas que passou para os avançados deles e do facto de ter de ter sempre o Mathieu, o Doumbia e o B. Fernandes por perto…
29 Novembro, 2019 at 9:31
Fez ou não fez?
29 Novembro, 2019 at 9:37
Não.
Quer dizer…se fores comparar com o descalabro que costuma ser, não foi tão mau.
Se fores comparar com um central decente…não fez…
O facto de não ter havido nenhum golo directo dos erros deles não invalida que eles não tivessem lá. E num jogo menos exposto porque esteve sempre MUITO acompanhado…
29 Novembro, 2019 at 9:42
Até arrancou aplausos da bancada!
Reconheço que tem sido demasiado medíocre para agora levar com paninhos quentes, mas acho, sinceramente, que fez um bom jogo.
29 Novembro, 2019 at 10:03
Fez um jogo tranquilo, mas tem lá dois ou três passes errados e uma entrada que com um árbitro português tinha ido para a rua.
Quanto às chouriçadas do Coates, estão a melhorar ahaha
29 Novembro, 2019 at 19:33
Ilori??? Foi uns furos acima do costume deke, mas mesmo assim foi dos piores. Fraquissimo!
29 Novembro, 2019 at 9:26
Cherba e olSilas? Não se fala do Silas? Com a equipa a sair, como manda a puta da sapatilha, caralho. Nestes dias que o campeonato parou houve ali trabalho de Mister e muito.
29 Novembro, 2019 at 9:53
Saida à Jesus com Doumbia ao meio e o Erndel e o BF a darem linhas, mais os laterais.
É preciso ter confiança para sr sair de trás a jogar e a confiança ganha-se com vitórias e com os adeptos do nosso lado.
SL
29 Novembro, 2019 at 16:05
Quais adeptos???
Só se forem os dos camarotes…
29 Novembro, 2019 at 19:35
Eram prai 10 mil nos camarotes! Só assim é possível o nr de 30 mil que foi anunciado.
29 Novembro, 2019 at 9:27
Bom dia tasca!!
Jogo de papo cheio! Esta equipa com espaço é perigosa, especialmente dando espaço ao Wendel e ao BF. E o Holandeses deram espaço como crl!
A defender a equipa foi coesa e relativamente certinha, capaz de defender num bloco compacto mas longe da balizam as continua muito desorganizada e só não foi apanhada mais vezes em contra-pé porque os Holandeses optaram sempre por tentar furar à bruta no espaço curto e onde havia mais gente. Vezes sem conta que se os holandeses levantam os olhos da bola e do espaço mais curto tinha 3×1 na ala contrária. E as poucas vezes que tentaram falharam o passe.
Foi um excelente jogo…mas sai com a sensação de que foi um excelente jogo em condições muito especificas. Um adversário que pura e simplesmente não defendia.
Continuo a não gostar de ver o Vietto enfiado numa ala, continuo a não gostar do Bolasie para nada (e como foram inócuas as nossas alas ontem, tirando o Acuna). Continuo a ver o nosso lado direito e a borrar-me todo (Rosier e Ilori), continuo a ver o Doumbia a cometer erros infantis e muitas vezes desposicionado, continuo a olhar para esta equipa e a pensar que uma equipa que pressione relativamente bem faz miséria (ontem, contra uma equipa que defende com os olhos estivemos tantas, mas tantas vezes tão perto de perder a bola no nosso ultimo terço), continuo a ver a equipa muito desequilibrada a defender, concentrando muita gente na bola e deixando muito espaço vazio….
Mas o que interessa foi que ontem garantimos a passagem e com uma vitória gorda. E claro…apesar de tudo o que disse antes. Fodasse…jogámos futebol! Coisa quase nunca vista este ano! Por isso MUITO contente com o jogo de ontem, sem andar a achar que estamos onde não estamos…
Agora eu rodava a equipa na taça da Liga e na Áustria. Não era meter a equipa B mas metia os suplentes…
29 Novembro, 2019 at 9:38
Eu gostei bastante do Doumbia ontem, para além do voluntariado habitual, mostrou muita clarividência em muitos momentos.
Foi o Sporting que tornou o jogo fácil e partiu o PSV. Estar a perder 2-0 fora em poucos minutos, deixa marcas.
Aliás, também por demérito do Sporting, o PSV encostou-nos durante 15 a 20m do jogo e na melhor fase deles, sofreram o 3-0.
Correu tudo bem, é certo, mas muito mérito para a entrada em campo!
29 Novembro, 2019 at 9:43
Eu não acho o Doumbia mau. Eu acho que o Doumbia tem de crescer com e sem bola.
Ontem foi dos seus melhores jogos, concordo contigo.
É possivel que eu esteja enganado e que tenha sido o Sporting a tirar-lhes o tapete e não eles serem uma equipa em frangalhos…veremos nos próximos jogos. Espero que sim!
29 Novembro, 2019 at 9:39
PS: Não consigo perceber como é que o Bolasie acaba o jogo e como é que não é o P. Mendes a entrar para o lugar do LP. Que crl de subida à equipa A foi esta?
29 Novembro, 2019 at 9:54
Porque vais dar minutos a quem nao pode jogar, que logica é essa?
29 Novembro, 2019 at 9:57
Então para que é que anunciaram a subida à A se era para não jogar? Que lógica é essa?
29 Novembro, 2019 at 9:58
Então para quê convocar e andar a tirá-lo dos sub23 onde ele estava tão bem? Só para o show off e dizerem que apostam na formação?
29 Novembro, 2019 at 10:39
Bingo!
29 Novembro, 2019 at 19:38
Bingo mesmo!
29 Novembro, 2019 at 13:01
Que parvoíce.
Tantos gajos na lista do Raúl, para quê meter o puto?
29 Novembro, 2019 at 14:26
Se fosse preciso um ponta de lança para a Liga Europa teria jogado; como nao foi nem é dá-se minutos a quem pode jogar os próximos jogos.
Bolas, nao é assim tao dificil de perceber e é sempre assim que se faz…
29 Novembro, 2019 at 20:14
Caso fosse preciso lançavam o puto às feras. Para rodar é ganhar ritmo… Metem um manco emprestado que não vale nada.
Está aqui uma lógica do crl…
29 Novembro, 2019 at 20:47
Percebe se quiseres, é lá contigo. Só te digo que é lógico e comum em todo o lado, principalmente quando actualmente só tens UMA opção para a frente para o Campeonato.
Agora se queres compreender ou nao isdo é outra estória..
29 Novembro, 2019 at 16:39
É o “burrinho”… dá desconto…
Z
29 Novembro, 2019 at 18:58
Mais uma perola, gostei. Gosto da teoria da matilha.
Também abanam o rabinho juntos e rebolam no chão? Que giro. Vou comprar uns biscoitinhos ou daqueles ossos de borracha para os canitos brincarem
29 Novembro, 2019 at 19:38
Já te respondi no post anterior. Não adianta insistires que o que dizes não tem pés nem cabeça.
-Daqui a 1 mês já pode ser inscrito.
-Como dizem acima, se era para não jogar, para quê o show-off de subida ao plantel A? Para dizer que apostam na formação? Bingo mesmo.
– E dizes que não precisamos de ponta de lança na Liga Europa ou até no campeonato? Temos o LP e mais nada. É o Bolasie e o Jésés os pontas de lança? Só na cabeça do imbecil do Varandas isso faz sentido.
29 Novembro, 2019 at 20:05
Nao foi preciso ontem nem será preciso no proximo porque já nos qualificámos. Quanto ao Campeonato, e como ainda nao pode jogar, nao faz sentido estar a dar minutos.
Nao sei se foi showoff ou nao – para mim faz sentido ter sido convocado – mas nao fazia sentido entrar com o jogo a 4-0 qua do nao vai poder jovar paela principal no proximo mês e picos.
Esta é a minha interpretação, cada qual tem a sua por isso dizeres se eu ou outro qualquer insiste.. eu vejo aqui insistências em coisas que …ui.
30 Novembro, 2019 at 0:38
Não faz sentido. Num plantel com um ponta de lança! UM! Numa época preparada desde Janeiro!!!
Para isso não subia aos A.
Insistires é chover no molhado.
29 Novembro, 2019 at 11:26
Não pode jogar.. Agora. Depois de amanhã começa Dezembro. Boa altura para criar entrosamento em jogo, não? A ganhar..
29 Novembro, 2019 at 11:26
*(…) Dezembro. E um mês depois pode ser inscrito.
29 Novembro, 2019 at 11:38
Como assim? Se não joga quando pode e na maioria do tempo não pode jogar…vai ganhar entrosamento onde? Nos treinos?
29 Novembro, 2019 at 13:38
Em Dezembro lá vêem mais 3 extremos para avançados centro e nunca mais calça…
29 Novembro, 2019 at 14:18
Provavelmente…
29 Novembro, 2019 at 14:27
Quase isso. Mas ainda tens uns jogos até ele poder jogar e de momento só tens 1pl, tens de dar minutos a quem joga/pode jogar na frente.
Depois de ser inscrito no Campeonato veremos como vai ser.
SL
29 Novembro, 2019 at 9:30
N vi o jogo.
Max? Do resumo gostei.
É para continuar ou perdemos já pontos no próximo jogo?
29 Novembro, 2019 at 9:31
Primeiro jogo esta época que saio de Alvalade satisfeito com a exibição.
Parece ter o dedo de Silas, veremos se se confirma. Destaque para Mathieu, Wendel, Acuna, Bruno Fernandes e um jovem que foi enorme na baliza. Controlo da profundidade e a repor bolas. Muito bom. Tem de ser aposta. Renan, o teu lugar é na bancada.
29 Novembro, 2019 at 9:39
Exactamente a sensação que tive ao sair do estádio.
29 Novembro, 2019 at 9:38
Só uma nota a esta crónica belíssima.
o Jé x2, não é DJ, é “cantor”
29 Novembro, 2019 at 9:39
Finalmente a pré-época a dar frutos. Esta direção não brinca e temos de aceitar que tenha demorado meses até haver um bom jogo. É estratégia e isto não é FM.
Agora, levamos tudo à frente. A Liga Europa é nossa, o campeonato ainda é uma hipótese, a taça de liga aí à porta e com mais dois ou três recursos ainda lixamos o Alverca.
Finalmente se viu qq coisa com Silas, até Doumbia parece crescer. Agora quero ver se tem tomates para manter MAX na baliza. Exibição enorme do miúdo.
Grande jogo tb de Acuña e claro, Bruno. Vale todo o dinheirinho que se paga por ele, o problema é mesmo os “baratos” que não jogam um caralho.
Nunca mais é sábado às 17…
29 Novembro, 2019 at 9:45
Em Janeiro, podemos animar isto, com as recepções aos porcos lá de cima e cá de baixo.
29 Novembro, 2019 at 9:59
Animar? Não estamos tipo a 10 pontos do 1º?
29 Novembro, 2019 at 10:25
Ilusão óptica!
29 Novembro, 2019 at 10:33
Ainda me lembro de dizerem que os adversarios tinham de dar mais luta… e depois bola.
Enquanto houver matemática há esperança.
29 Novembro, 2019 at 10:41
Bola? Ou deram mais luta por outras vias?
29 Novembro, 2019 at 11:27
Bola
29 Novembro, 2019 at 11:48
Bola porque deram muita mais luta por outra vias.
Dizer o contrário é ser-se cego ou ter-se má-fé.
29 Novembro, 2019 at 19:42
Também começo a achar que é uma dessas. Não há mais por onde escolher.
29 Novembro, 2019 at 19:42
O Porrinho está a ficar fanático ou está se a revelar.
Desculpa lá, mas as Toupeiras, os mails, os vouchers, os jogadores do Marítimo comprados, o Mala Ciao é bola?
Até o Varandas falou nisso.
É isto o teu Sporting? Ignorar a corrupção quando dá jeito, mas amanhã estás cá a falar das expulsões e penaltis perdoados ao Rúben Dias?
Estás a descambar.
29 Novembro, 2019 at 20:11
Já te disse que eu conto titulos nos museus e até estarem lá nao os conto – essa é a minha forma de estar e de evitar frustrações ou civer em teorias. Se a justiça provar algum desses casos e algum títulos reverter para nós começo a contar.
Tambem já disse que escandaloso foi a mao do Ronny, por exemplo – esse sim foi um titulo surripiado.
Quanto ao revelar… nem sei o que queres dizer com isso; sempre pensei, penso e pensarei pela minha cabeça e nao alinho em grupos. Critico e elogio de cada vez que considerar deve ser feito e a quem for. Simples.
Ah, e insultos ou tentativas de insultos ficam para quem os faz – a Tasca está cada vem mais vazia, os comentarios ja parecem os de uma.mesa se sueca, a 4, e isso é um pessimo sinal para a pluralidade que o dono senpre fomentou.
30 Novembro, 2019 at 0:43
Mas alguém está a contar títulos?
Mas algum dia uma justiça que considera o Paulo Gonçalves independente do Carnide reverte alguma coisa?
O do Ronny foi revertido na justiça? Decide-te. Ou só contas se a justiça reverter ou não contas. Em que ficamos?
A Tasca tem os mesmos ou mais comentários que sempre teve. Vens cá hà pouco tempo, eu compreendo. Pede ao patrão os números.
29 Novembro, 2019 at 13:10
Brincalhão.
29 Novembro, 2019 at 9:46
Bom dia tasqueiros,
Esta coisa de ver a segunda parte descansado sem tremideiras é algo que a malta não está habituada 😀
Como o Cherba refere e bem sentiu-se desde o apito inicial que a equipa queria ganhar, entrou com ganas e em vários jogos este ano esse tem sido o problema, entrar a passo à espera que um golo aconteça caído do céu.
Sabemos que não temos plantel para ser campeões mas o que me deixa triste é não haver atitude para ganhar aos tondelas do campeonato e estarmos a 4 pontos do famalicão.
Ontem em crença e atitude foi o Sporting que eu quero ver sempre.
Agora já só estou a pensar no jogo de amanhã do andebol…
SL
29 Novembro, 2019 at 9:50
Destaco:
– Bruno Fernandes imperial (é, sem dúvida e comprovadamente, um grandíssimo jogador),
– Mathieu estoico (que golo tão merecido),
– Acuña (tem uma raça incrível, para o bem e para o mal) e
– Max (conseguiu fazer uma coisa, que Renan, em tantos jogos nunca fez: sair da baliza para interceptar uma bola em antecipação).
Água na fervura para:
Metade da equipa parece ter claramente pouca qualidade, restando a Silas tentar retirar o máximo potencial dos jogadores, quer com entrega, quer com organização táctica. Incluo aqui:
– Rosier (falta ali qualquer coisa que eu pensei que pudesse trazer),
– Ilori (este nem sei como é jogador de futebol – lembro-me de uma altura em que a equipa estava a trocar bem a bola e o tipo consegue destoar fazendo um passe fácil para a lateral direita que sai para fora e de uma falta estúpida à entrada da área, ou seja, mesmo no seu melhor jogo e da equipa, consegue asneirar,
– Doumbia (é novo, é verdade, tem físico e tudo, faz umas arrancadas, mas para além de alguma falta de qualidade no passe, perde umas bolas demasiado comprometedoras por estupidez. Enfim, talvez esteja a ser demasiado impaciente com ele, não sei…),
– Bolasie (é esforçado, certo, mas aqueles pés…)
– Luiz Phellype (epá, o tipo marcou um bom golo, às vezes marca outros, mas ser este o primeiro e único avançado do Sporting, é criminoso. Se fosse um 2.º ou 3.º avançado, faria sentido, mas assim não. É um jogador com físico, dá luta aos defesas, mas pouco mais, tem falta de rasgo e pezinhos – aquele domínio de bola quando podia aparecer isolado conta a história…)
P.S. Vietto não está nem num nem noutro grupo, está ali na terra de ninguém, exatamente como se posiciona e joga, por vezes. Tem qualidade, mas é pouco regular, pouco intenso. Não sei se chega para ser um jogador de futebol a sério, muito menos no Sporting, mas realmente se pensarmos como Silas, olhamos para o plantel todo e pensamos: Epá, tenho que por este gajo a jogar, ainda assim é o melhorzinho.
29 Novembro, 2019 at 9:57
Esqueci-me de destacar a atitude que se viu, desde o inicio, o querer ganhar. E já não é pouco. Mas ainda assim, há ali um momento após o 2-0 em que o PSV nos encosta (ou nós deixámos) durante 15/20m, em que se vê alguma desorganização defensiva, alguma confusão de posicionamentos. Não pude deixar de pensar que a fragilidade da equipa é tanta, ainda, que se eles marcam um golo, a equipa tremia toda. Correu bem, felizmente, também merecemos que assim seja, para variar.
29 Novembro, 2019 at 10:04
Eu subscrevo este comentário!
Ao Vietto acrescento 1…Wendel…
Fodasse…cada vez o acho mais parecido com o Renato Sanches! Bom remate e excelente a transportar a bola com espaço. Se soubesse passar a bola era craque! Mas porra…não faz e passe certo com mais de 3 metros. Ou vai muito para a frente, ou sai para trás, ou vai para os gajos….
Eu acho que ambos são um Nim! Parece bons a espaços e são bons mas acho que a equipa vivia melhor sem eles e com jogadores a sério. O que vão trazendo de bom a espaços não suplanta o indiferente que são no restante tempo.
29 Novembro, 2019 at 10:58
Não concordo, acho que são jogadores a sério que precisam/precisavam de um treinador a sério e de uma aposta continuada. Precisam também de um modelo de jogo que os favoreça. O João Mário desde que saiu do Sporting não fez nada de especial e é um excelente jogador, a culpa será só dele ? O Slimani, é um bom jogador, não tem corrido bem, a culpa é dele ? Será que ele não se empenha ?
No caso do Wendel, apesar de todo o potencial, acredito que além de alguns problemas externos, ele tem falta de responsabilidade.
29 Novembro, 2019 at 11:36
Pode ser que o que lhes falte é um treinador. Não me parece mas pode ser que sim. Não creio que um treinador consiga ensinar o Wendel a fazer passes que claramente não é uma coisa que lhe seja natural. Isso foi o que o Bayern pensou que conseguia fazer com o RS e ninguém consegue…
29 Novembro, 2019 at 19:18
Ao João Mário falta lhe intensidade e velocidade para ser melhor jogador no futebol atual
29 Novembro, 2019 at 12:03
Concordo, Wendel está sempre lá quase, é aquele típico jogador do Danoninho…
29 Novembro, 2019 at 10:54
Um jogador não precisa de ser intenso para ser bom, um jogador precisa de ser inteligente.
E Vietto é isso, é inteligente, tem qualidade de passe, tem criatividade, tem finta, tem remate. O Doumbia é intenso e é a mediocridade que é.
Vietto não pode é jogar encostado à esquerda, ou joga onde BF está a jogar no 433 ou então tem que jogar a Falso 9 com alas que cortem para dentro
29 Novembro, 2019 at 9:50
Vi os 2 primeiros golos e depois acompanhei de “ouvidos” o restante da primeira parte.
O golo a abrir o jogo deu moral e a qualidade das individualidades herdadas fez o resto.
Bruno Fernandes fez outro jogo ao seu nível e demonstrou estatisticamente o que vale o Sporting com a sua presença. Mais 3 pontos e passagem assegurada e merecida.
Acuña, Mathieu, Wendel e Max, foram a base desta vitória. Também gostei de Doumbia.
Ilori, Luis Phelype e Rosie cumpriram. Vietto esteve muitos furos abaixo e Bolasie consegue ser mais trapalhão e menos perigoso que Diaby!
Silas tem muito mérito na forma como abordou este jogo e moveu as pedras no tabuleiro. O Sporting pressionou alto e trocou a bola com qualidade, graças a boas movimentações entre os defesas e os médios. Mas borrou a pintura toda ao colocar em campo Jesé em vez de Pedro Mendes, com o jogo perfeitamente controlado. Com a saída de um avançado, escolheu tentar salvar um flop ao invés de valorizar um jogador em ascensão. A ideia de que não faz sentido apostar no jovem porque não pode jogar no campeonato é mais uma cenoura para os apreciadores.
Também devemos assumir honestamente que esta equipa do PSV está a milhas de outras equipas que vimos. Em termos de valores individuais não têm ninguém que se destaque, e colectivamente parece uma equipa em construção. Os seus resultados mostram isso mesmo: nos últimos 8 jogos venceram apenas 1, ao Heerenveem.
Foram goleados pelo Sporting, Linz e em casa pelo AZ Alkmaar, e pelo meio perderam com o Willen II. 6 golos marcados e 20 golos sofridos são demonstrativos da fragilidade do nosso adversário de ontem.
Um último comentário para o ambiente desolador do Estádio de Alvalade e para os números martelados de espectadores: tenham vergonha!
29 Novembro, 2019 at 12:21
És o maior CROMO!!!
“Vi os 2 primeiros golos e depois acompanhei de “ouvidos” o restante da primeira parte.”
“Um último comentário para o ambiente desolador do Estádio de Alvalade e para os números martelados de espectadores: tenham vergonha!”
A tua cabeça é que está toda martelada!!!
29 Novembro, 2019 at 13:39
Segue a tua vidinha. Passa frente…
29 Novembro, 2019 at 19:47
Faltava o capacnho escondido que rescussitou na última semana.
Alvakade dá pena, parece um cemitério e se lá estavam mais de 20 mil eu sou o Rogério Alves.
A realidade custa? Tens bom remédio Coração de Melão, enfia a cabeça na areia e faz como tens feito nos últimos meses: aparece só cá quando ganhamos de peito feito todo inchado como um pavão, não para festejar a vitória mas para mandar bocas.
Andar um mês à espera de uma vitória para cá vir como tu, a Sonsa, o NPR e bonecos afins é de quem tem uma vida muito infeliz.
29 Novembro, 2019 at 10:01
Nao foi perfeito, o PSV ainds apareceu demasiadas vezes por falta clara de cobertura do meio campo mas foi melhor que antes.
Saida de bola a 3, mais confiança na saida e Wendel a perceber melhor qual deve ser a sua posicao em xampo- e isso faz diferença. Isso e ter um jogador como BF que é claramente varios niveis acima da média da equipa.
Silas bem a ler e nas substituições, incluindo a de Jese – porquê dar minutos a PM quando este não pode jogar na equipa principal até Janeiro? Temos de gerir os que estão e vão estar disponíveis no curto-prazo.
Esperamos continuação e que algum dos extremis demonstre ser verdadeiramente um extremo, que estamos a precisar muito.
SL
29 Novembro, 2019 at 10:02
Bom dia Sportinguistas e restantes coisos…
“Bruma o burro”
E quem rescindiu é o maior.
Eheheheh banana do crl.
De resto não vi o jogo, fiquei feliz pela vitória e apuramento, espero que assim continue.
29 Novembro, 2019 at 10:21
Estás ainda com ele entalado…
Brumas e Bananas há muitos não é Bobby???
SL
29 Novembro, 2019 at 12:27
Eles rescindiram porque o cavalo do BdC ia lá continuar, a permitir que Patrício, William e outros fossem apertados semana após semana.
Queria vê-lo a trabalhar diariamente neste ambiente.
Mas sim, quem se revê neste estilo tipo claque-fanática-quando-ganhamos-somos-os maiores-e-quando-perdemos-batemos-nos-jogadores-e-nos-dirigentes, entendo a saudade.
Sim, o Bruma rescindiu mas como viu que fez merda lá arranjaram um acordo.
29 Novembro, 2019 at 19:21
Concordo na totalidade a exceção do caso Bruma
29 Novembro, 2019 at 18:27
o Bruma não só quis rescindir, como fugiu. Recusou-se a treinar. Recusou-se a jogar. Escondeu-se. Encontraram-no. Foi vendido.
Ontem, questionado sobre os assobios de foi alvo, largou uma pérola: «pelo menos eu não rescindi».
Quando precisares que te actualize, dispõe. Essa internet selvaticamente selectiva é lixada.
#DescascaMa
29 Novembro, 2019 at 19:02
Acho que disse que pelo menos nao saiu a custo zero, pelo menos foi o que li nos jornais.
E sim, lembro-me bem desse regabofe e fiquei desde essa altura com a impressao que Bruma era burrissimo e facilmente manipulável pelo catios e bebianos desta vida.
29 Novembro, 2019 at 22:26
Um gajo que quis rescindir é uma merda.
Um gajo que rescindiu é o maior.
Lógica banana-cherbiana.
30 Novembro, 2019 at 0:45
“Um gajo que quis rescindir é uma merda.
Um gajo que rescindiu é o maior.”
Lapidar. LA-PI-DAR.
29 Novembro, 2019 at 10:11
“mas a vida é feita de Bolasies e todos nós temos que carregar o nosso.”
Ahah oh que crl!
29 Novembro, 2019 at 10:11
Parabéns para o Silas, que pela primeira vez acho que deu banho táctico ao adversário. Compactos e solidários atrás, a sair quase sempre bem, porque ter Wendel é outra loiça, e com muitos atacar. Rosier e Doumbia melhores do que tem sido habitual, com o primeiro a parecer mais entrosado com o resto dos colegas.
Sinal mais para o Bruno, Mathieu, Acuna, Wendel e LP que apesar de ter pouco jogo precisou de apenas um toque para a meter lá dentro num bom movimento com a técnica precisa a desbloquear o resultado.
Sinal menos para a falta de extremos, Bolasie faz tudo no esforço, só corre com bola nos pés e metade das vezes não sabe os movimentos que há de fazer. Vietto é bom jogador, mas não é para jogar na linha e passar ao lado do jogo.
Ontem foi bom, mas há muito que melhorar e trabalhar para me deixar tranquilo
29 Novembro, 2019 at 10:16
Como o Malcolm bem destacou ontem, o nosso jogo deste fim de semana será muito mais complicado. Os números do PSV nos últimos 8 jogos são de equipa medíocre…
29 Novembro, 2019 at 10:30
Os do Sporting são fantásticos!
29 Novembro, 2019 at 12:20
Cura-te!!
pareces o idiota que estava a comentar na antena 1 que dizia entre outras pérolas:
…. que o feyenoord (10 º classificado na liga holandesa) era melhor que o psv (3º classificado) …
…. que o Silas recuperou a fórmula do keizer e jogou como o Sporting de Keizer!
29 Novembro, 2019 at 12:31
Ontem fizemos menos 2 golos que o PSV nos últimos 8 jogos!
Dos últimos 8 jogos venceram apenas 1, ao Heerenveen.
Levaram 4 do Sporting, 4 do Linz e 4 em casa do AZ Alkmaar, e pelo meio perderam com o Willen II.
6 golos marcados e 20 golos sofridos!
Quanto às convicções de cada um, não vivemos numa ditadura e cada um é livre de dizer o que quer. Não gostas passa a frente.
29 Novembro, 2019 at 19:37
O psv pode estar mal, jogar mal, sofrer muitos golos e tudo e mais alguma coisa. Não me tentem é enfiar pelos olhos dentro que o Sporting a ganhar 3-0 ao psv estava a “conseguir sobreviver” como disse o comentador da sport TV durante o jogo.
O Sporting dominou durante os 90 minutos e o objectivo da cs É desvalorizar o clube, a equipa e o desempenho.
30 Novembro, 2019 at 0:35
Não fui eu que disse que estávamos a sobreviver.
A exibição do Sporting foi categórica e fosse um PSV mais forte e provavelmente ganharíamos na mesma.
Agora factos são factos, jogamos contra uma equipa que está de rastos. Os números estão aí acima.
29 Novembro, 2019 at 10:17
“show off” onde? Aqui?
29 Novembro, 2019 at 10:35
E não vejo problema nenhum no show off.
É o ídolo de muitas crianças, é um dos melhores médios do mundo e é do Sporting.
Temos de saber capitalizar.
Não é o Ilori que vai vender camisolas.
29 Novembro, 2019 at 10:41
+1
29 Novembro, 2019 at 12:29
ora bem… isto de pensar como adulto e ver o “big picture” não é assim tão linear…
29 Novembro, 2019 at 12:34
O Ilori não vende camisolas porquê não quer. Acho que tem categoria para trabalhar na Loja Verde.
29 Novembro, 2019 at 15:05
Não sei se têm, não dá comichões.
SL
29 Novembro, 2019 at 19:48
Ahahahahahahah acho que isso.
29 Novembro, 2019 at 19:52
*que nem isso
29 Novembro, 2019 at 19:55
Uma renovação ser tratada como uma contratação de uma estrela só é normal neste Sporting. Completo show off ridículo.
29 Novembro, 2019 at 11:01
Deve referir-se à “renovação “.
Siga
29 Novembro, 2019 at 18:31
show off escrevi eu e volto a escrever. Show off de transformar uma actualização contratual e salarial numa louca notícia de renovação. Bacalhaus. Fotos. Dentro de pouco mais de 20 dias começam a tentar vendê-lo. Bacalhaus. Fotos. Show off. Circo. Acabou.
29 Novembro, 2019 at 19:48
Ponto.
29 Novembro, 2019 at 19:54
Ahahahahahahah A Maria Sonsa a comentar dois dias seguidos! Cum carai, andou meses a gemer pelos cantos à espera de um dia destes para vir soltar a franga!
Entretanto tenho aqui um questionário “anónimo” só para ti, porque valorizo MUITO a tua opinião:
Qual é a cagada do último ano em que vais demonstrar toda a tua indignação?
-Formação?
-Regime ditatorial?
-4 treinadores?
-Estádio às moscas?
-Carrada de jogadores despachados a custo zero?
-Rogério cagar nos estatutos?
-Vananas insultar sócios?
-Ignorarem Jorge Fonseca?
-Censura no estádio e pavilhão?
-Lista de esqueletos e tristes?
-40 milhões em entulho?
-Som das colunas?
-Ordenados dirigentes?
-Aumento dos ordenados dos dirigentes?
-Jornal ser o Pravda Leonino?
-Após terem entrado mais de 200 milhões graças à “herança pesada” do maluco ainda precisarem de mais dinheiro?
-Mansão de 750 mil euros?
-Humilhação com Toupeiras?
-Humilhação com Alverca?
-Humilhação com Alverca na secretaria?
-Atletas das modalidades silenciados?
-Não haver a puta da gala?
-Não haver congresso?
-Arrumados do campeonato em Setembro?
-Matheus?
-Domingos Duarte?
-Demiral?
-Percentagem de vitórias da equipa de futebol patética?
-Cofina ser o órgão oficioso?
-Programação do canal Amadora e deprimente?
-Gestão ridicula das redes sociais?
-Mais polícia que adeptos no Pavilhão?
-Jogadores impedidos de tirar as tuas famosas selfies com adeptos?
Durante anos saltava e atiravas-te ao tecto com vários destes temas, que agora estamos todos com urgência de ouvir a tua opinião. Não te a acanhes. Solta a franga.
#AfinalEraSóFaltaDeHomem
29 Novembro, 2019 at 10:26
Vitória sem espinhas.
De relevar que se percebe que neste espaço sem jogos houve trabalho do Silas e isso é muito positivo. Nunca se viu isso com o Keizer… e tempo para isso não faltou.
29 Novembro, 2019 at 14:37
Sem jogos não
foram feitos dois jogos treino um com o Estoril e outro com o vilafranquense (ou um clube parecido) durante esta paragem
Mas foi positivo ver que depois de uma derrota e de um empate nesses dois jogos corrigiram alguns erros
29 Novembro, 2019 at 10:38
4 batatas. Uma grande primeira parte. Evolução da equipa.
E um jogador do caralho que veste a 8. Foda-se que máquina. Melhor jogador do Sporting no últimos 20 anos, fácil fácil.
2 golos e 2 assistências, realmente ontem foi um show off do Bruno Fernandes.
Ontem jogaram todos bem, até o Ilori. Até o Acuna fez uma jogada digna de um bom jogador. Só para ti Koki 🙂
29 Novembro, 2019 at 10:38
O jogo foi do Bruno, mas o tiraço do Mathieu e a jogada do Acuna valeram o bilhete.
Wendel melhorou muito a fluidez do nosso meio-campo.
A questão aqui é que são sempre os mesmo a carregar a equipa ao colo, todos pré-Varandas. Continuamos à espera dos reforços, porque só assim o nível da equipa pode subir.
29 Novembro, 2019 at 10:42
Apesar da melhor exibição da época, o jogo deixou alguma tristeza. Porque na verdade já pouco há a ganhar nesta época, além da dignidade. No Campeonato só nos resta lutar pelo terceiro lugar, a Taça de Portugal já não é objetivo e a Taça da Liga vai no mesmo caminho. Na Liga Europa, mais cedo ou mais tarde aparece um adversário superior e saímos da prova.
De qualquer forma, parabéns ao SPORTING e aos que ontem no relvado nos deram a primeira alegria da época.
29 Novembro, 2019 at 12:47
Jonaslb
Sempre está melhor que o teu clube, que na Europa é uma valente merd@ e uma vergonha para o país.
Toma rennie.
29 Novembro, 2019 at 11:07
Max
Renán (as Salin II)
Rosier
Risto
Coates
Mathieu
Neto
Borja
Acuna
Battaglia
Doumbia
Wendel
Vietto
L Phellype
Camacho
Plata
Jovane
Compor com sub23 e ex-emprestados.
Correr com o resto.
29 Novembro, 2019 at 11:20
Tirava desta lista o Neto e o Battaglia.
O pincel destes 2 é mesmo livrar-nos deles…tal como do resto do entulho tipo Eduardo e Ilori e o catano…
29 Novembro, 2019 at 13:01
Lembro-me de excelentes jogos do Battaglia. Paradoxalmente já não me lembro é de o ver jogar …
Antes de nos desfazermos dele é conveniente ver o gajo a jogar novamente. Digo eu …
29 Novembro, 2019 at 11:23
Nada a aponta ontem.
Boa exibição, resultado superlativo.
Bruno Fernandes joga que se farta, Mathieu e Acuña excelentes.
Pena é que Silas não possa contar com Bas Dost e um extremo verdadeiramente desiquelibrador.
* Domingo volta o campeonato da chunga, as traulitadas dos adversários, os padres e as missas, oxalá que haja equipa para fazer frente a isso tudo.
29 Novembro, 2019 at 11:25
Bom dia
Boa vitória, merecida e o apuramento para a próxima fase da UEFA.
Basta uma vitoriazita e lá aparecem os cartilheiros do costume.
Só para relembrar os mais distraídos que estamos ainda no mês de Novembro e :
– Eliminação da taça de Portugal
– 4° lugar no campeonato
– Ultimo lugar no grupo da taça da liga.
Isto só no futebol sénior…
Se a isto juntarmos a formação e as modalidades…
O Varandas ainda é o presidente do Sporting?
SL
29 Novembro, 2019 at 12:22
Esquece isso. Ganhamos o jogo de ontem.
29 Novembro, 2019 at 12:35
Ahahaha
Vamos pró Marquês festejar.
SL
29 Novembro, 2019 at 19:56
Eu subo à estátua!
29 Novembro, 2019 at 11:57
Bom jogo, e resultado ainda melhor.
A malta que está contente com esta merda ontem lá puderam sair da toca e bater nos brunistas.
A época está a ser uma merda, o presidente é uma merda, o planeamento é uma merda, no entanto acho que encontrámos um treinador para os próximos anos.
As vacas sagradas têm que jogar por imposição do presidente, é a única explicação. Os miúdos só vão jogar quando forem do mendes.
29 Novembro, 2019 at 19:57
Mas o Pedro é Mendes. Pedro Mendes.
…..Peço desculpa, não volta a acontecer.
29 Novembro, 2019 at 20:26
É bastardo.
29 Novembro, 2019 at 12:05
Já não era sem tempo. Pena que o único jogo decente que fizemos este ano chegue no final de Novembro. Ainda mais pena termos que exaltar o jogo de ontem porque simplesmente não há mais nada para exaltar no futebol. É isto que eu nunca vou perdoar a este CD, é muito fácil vir agora dizer que isto é um processo que precisava de tempo e que é agora que se vêm os resultados esquecendo-se de tudo o que entretanto se hipotecou por falta de estratégia e um rumo. Eu não me esqueço. E cada exibição destas só me vai lembrar o tempo que perdemos até chegarmos a este ponto sendo que “este ponto” nem sequer é nada consolidado ou garantido, é simplesmente uma vitória, uma bela exibição e continuarmos vivos na Liga Europa. Pode servir para uma grande 2ª metade da temporada ou pode haver um revés já no próximo jogo. Por isso, não vou embandeirar em arco. Mas também não vou negar que isto pode ser o início de algo minimamente consistente que precisamos como de pão para a boca.
Pegando no título do post, se é para exaltar alguma coisa, exaltemos o futebol de BF. No ano passado já achava que estava entre os 5 melhores médios criativos do Mundo, agora digo que não vejo ninguém com mais impacto do que ele. Não sei se é o melhor, top 3 ou top5, o que sei é que não vejo ninguém claramente melhor, depois é uma questão de preferências pessoais. É um privilégio poder ver um dos melhores jogadores do Mundo a espalhar classe com a camisola do Sporting. Disfrutemos do seu futebol e que haja inteligência para perceber o real valor financeiro de um jogador deste calibre. Estamos a falar de um jogador fortíssimo no último passe, fortíssimo na finalização a média/longa distância, fortíssimo a marcar bolas paradas, não se lesiona mesmo jogando 90 min sob 90 min e ainda acrescenta muita intensidade ao seu jogo sem bola. Futebolisticamente falando, é o pacote completo na categoria de médios criativos.
Por último, Max. Porque merece. Tecnicamente é melhor do que Renan, apenas não tem a experiência que só se ganha jogando e nunca teve a oportunidade de defender penaltys em finais para garantir a titularidade. Mas no resto, nem há discussão. Transmite mais segurança, joga bem com os pés, tem bom posicionamento…tudo para fazer carreira. Se eu fosse o Silas, já não o tirava mais. O futebol é feito de momentos que se aproveitam ou não. Este é o momento do Max. Espero que o Silas perceba isso e perceba que pode ganhar aqui um potencial grande GR.
29 Novembro, 2019 at 12:13
O Silas até pode perceber, mas o sem-bracinhos lá voltará para a baliza por decreto no próximo jogo.
29 Novembro, 2019 at 14:10
“É isto que eu nunca vou perdoar a este CD, é muito fácil vir agora dizer que isto é um processo que precisava de tempo e que é agora que se vêm os resultados esquecendo-se de tudo o que entretanto se hipotecou por falta de estratégia e um rumo.” Resumo de uma época preparada desde Janeiro, época essa onde o Porto e o Benfica estão e são horríveis, onde o calendário estava a nosso favor, e onde podíamos estar confortavelmente em 1º não fosse uma pré-época de meter medo e um mercado de transferências do pior que já vi. Anos como este não acontecem muitas vezes.
29 Novembro, 2019 at 15:24
tentativa e erro, a estratégia de Pavlov.
29 Novembro, 2019 at 23:02
Como é que podíamos estar confortavelmente em primeiro?
29 Novembro, 2019 at 19:57
Isto tudo. Bom comentário.