Foi uma noite que os Sportinguistas já mereciam. Na melhor exibição da época, jogou-se à bola, rugiu-se alto, disse-se presente na Europa, houve Max na baliza, houve Wendel de corpo e alma, houve Mathieu e tanto Acuña. Tudo isto sob a batuta dessa figura maior que enverga a braçadeira, Bruno Fernandes
Não podia haver melhor forma de dar continuidade ao show off feito com a actualização contratual de Bruno Fernandes. Entre a cláusula de cinco milhões que deixou de haver e os não sei quantos mais milhões que o jogador vai ganhar, surgiu um enorme jogo do camisola 8: dois golos e duas assistências, numa partida onde o Sporting espetou quatro a um PSV onde não faltam belíssimos jogadores.
Silas deixou-se de experiências e regressou ao 4-3-3. Max foi para a baliza (que demores a recuperar, Renan), Ilori apareceu ao lado de Mathieu no lugar de Coates, Wendel regressou ao miolo. Com isso, Bruno Fernandes voltou a poder jogar solto, numa posição que não é oito nem é dez, mas onde pode fazer miséria, como se veria ao longo dos 90 minutos. Com isto sofre Vietto, muito menos interventivo ao ser desviado para a ala, mas a vida é feita de Bolasies e todos nós temos que carregar o nosso.
E o segredo para uma noite feliz, tão feliz como há muito não se sentia naquele estádio que é nosso mas onde nem sempre nos sentimos em casa, começou a desenhar-se na atitude. O Sporting quis ganhar desde o apito inicial, encostou ou holandeses lá atrás e foi capaz de fazê-lo sem ser sôfrego na pressão que, tantas e tantas vezes, deixa os quatro desgraçados da linha defensiva a apanhar com os adversários embalados que nem zundaps quitadas.
A equipa parecia tão consciente do que deveria fazer enquanto colectivo que até Doumbia conseguia aparecer 80% das vezes no sítio certo e, com isso, sobra espaço para os artistas. Neste caso, para um artistas maior, um jogador do cacete que é uma espécie de capitão sombra que teima em fazer-nos esquecer de dias negros. Ele avisou com uma bomba, depois fez um centro malabarista para o gesto técnico perfeitíssimo de Luiz Phellype.
1-0 aos 9 minutos e os laranjas demasiado espremidos para sonharem ser mecânicos. Viriam a conseguir algumas transições boas, é verdade, ali algures entre os 20 e os 35, quando Bruma, o burro, viu Max roubar-lhe uma e o remate desenquadrado esfumar-lhe outra, mas nessa altura já o marcador tinha voltado a mexer. Corriam 15 minutos, mais coisa menos coisa, quando Bruno Fernandes viu abrir-se uma autoestrada na zona central do meio campo adversário, deu um, dois, três passos, e toma lá para dentro um remate forte e colocado onde o redes nem com uma mãozinha de coçar as costas chegaria.
Depois o Bruno veria amarelo, estaria à beira de ver o segundo (até o Acuña condenou o disparate) e para voltar a recuperar o domínio da partida o Sporting começou a desviar mais a bola para as alas. Rosier ia dando nas vistas pela capacidade de apoiar o ataque, Doumbia falhava um golo incrível depois de uma ainda mais incrível tentativa de bicicleta de Bolasie e na sequência do canto, marcado por Bruno Fernandes, Mathieu surgiu de rompante para um golaço de primeira! E, digo-vos, se puderem recuperar esse lance vão ver a forma como a equipa festejou com o trintão.
Diga-se, aliás, que se não fosse Bruno Fernandes, Mathieu seria um dos candidatos a melhor em campo. O outro? O mal amado Acuña, dono e senhor da ala esquerda, a mesma por onde arrancou à Maradona, ultrapassando menos holandeses do que foram ultrapassados ingleses até ser derrubado dentro da área. Penalti claro, toma lá o 4-0, com Bruno Fernandes a aproveitar para enxovalhar o redes com um gesto técnico que merece ser revisto.
Com tudo isto já estamos na segunda parte e o jogo, este belíssimo jogo, corria à vontade do que o Sporting fazia. Se acelerava chegava à área holandesa com perigo, se controlava os rapazes do outro lado pouco ou nada faziam, exceptuando aquela bola, logo a abrir os segundos 45 minutos, onde Max fez a defesa de uma noite que só não foi perfeita porque se preferiu dar minutos ao Dj do que lançar Pedro Mendes e dizer que o futuro é por ali.
Ficha de jogo
Sporting-PSV, 4-0
5.ª jornada do grupo D da Liga Europa
Estádio José Alvalade, em Lisboa
Árbitro: Orel Grinfeld (Israel)
Sporting: Luís Maximiano; Rosier, Ilori, Mathieu (Luís Neto, 73′), Acuña; Doumbia, Wendel (Rafael Camacho, 80′), Bruno Fernandes; Vietto, Luiz Phellype (Jesé Rodríguez, 67′) e Bolasie
Suplentes não utilizados: Diogo Sousa, Borja, Eduardo e Pedro Mendes
Treinador: Jorge Silas
PSV: Unnerstall; Dumfries, Viergever, Baumgartl, Sadilek; Ihattaren, Rosario (Gakpo, 46′), Hendrix, Bruma (Pereiro, 46′); Malen e Bergwijn (Thomas, 79′)
Suplentes não utilizados: Zoet, Schwaab, Erick Gutiérrez e Mitroglou
Treinador: Mark Van Bommel
Golos: Luiz Phellype (9′), Bruno Fernandes (16′ e 64′, g.p.) e Mathieu (43′)
Ação disciplinar: cartão amarelo a Bruno Fernandes (22′), Rosario (32′), Bolasie (34′) e Tiago Ilori (84′)
29 Novembro, 2019 at 12:09
Muito giro ouvir os palhaços da sporttv, Vidigal incluído. Primeiro, em suposta total incompreensão em relação ao porquê de o Bruma ser assobiado (“sempre respeitou o clube!”, dizia atónito o imbecil do Vidigal, com uma imperial ausência de vergonha na tromba), e depois, ofendidíssimos no final do jogo com os cânticos anti-Varandas. Indignados, parecia que o Varandas é mãe deles. Com a equipa a ganhar, não se entende, ainda bem que é uma minoria, são claques e não são adeptos, estiveram a mastigar aquilo durante minutos. Uma cartilhada valente e completamente transparente.
29 Novembro, 2019 at 13:08
Essa do Vidigal, tens que lhe dar desculpa, o homem sabe lá o que diz, a culpa é de quem meteu um bronco a comentar jogos de futebol. Ele não faz por mal.
29 Novembro, 2019 at 18:21
Não, coitadinho. Faz por bem. Quem não o conhecer que o compre.
29 Novembro, 2019 at 19:59
Hipocrisia ao cubo do Vidigal. Ridículo!
29 Novembro, 2019 at 12:47
Já tinha saudades de uma goleada e de um jogo sem sofrimento. Ontem viu-se querer, viu-se garra, entreajuda, e até deu para uns toquezinhos de classe que não apenas do do meu ódio de estimação. E quando assim é, até resultados magros me deixam satisfeita.
29 Novembro, 2019 at 12:50
o melhor jogo que vi do Sporting esta época e vamos ver se é para continuar, embora houve momentos que o meio campo era uma passadeira e só não deu merda porque o ultimo passe não saia aos jogadores do psv.
também gostei da coreografia com balões brancos.
29 Novembro, 2019 at 13:11
Da mesma maneira que o PSV vem de um mau momento, o Sporting também não vive um muito melhor, usar este argumento para desvalorizar a vitória não faz muito sentido.
No jogo da Holanda ficou “tudo” encantado com o PSV, com aposta nos jovens e por ai vai, ontem depois dos 4-0 já não era bem assim.
Foi o melhor jogo que vi com Silas e nesta presente época, entre os 3 treinadores.
Os meus destaques vai para Max, dupla de centrais e o BF.
Contra o Gil será outro jogo complicado, mas é trazer os 3 pontos para levantar a equipa.
Sinceramente apostaria tudo na Liga Europa a partir da 2º fase da época, no campeonato com maior ou menor dificuldade garantimos o 3º lugar.
Taça da Liga também está muito difícil.
Portanto não vejo nenhuma razão para não tentar fazer um “brilharete” na Europa, independentemente do plantel, não dar garantias comparando com outros concorrentes em prova.
29 Novembro, 2019 at 13:58
O Silas pode não ser (e não é) a ultima coca cola no deserto…. Mas a verdade é que mostra trabalho.
Mais um jogo sem sofrer golos, que era algo que antes simplesmente não acontecia.
Acima de tudo Silas tem sido muito realista.
Agora é dar continuidade.
P.s. Varandas out
29 Novembro, 2019 at 19:17
🙂
29 Novembro, 2019 at 20:00
Uma vez ao ano ainda te é ganas e escreves alguma coisa. Mas depôs de tanto asneiral mais acima e noutras mesas até passa despercebido.
29 Novembro, 2019 at 14:04
Minhas notas MAIS:
1) Silas… Parece me haver o dedo do treinador… Aguardo pelos próximos jogos … Para retirar o ” Parece me”…
2) BF: independentemente de uma ou outra consideração …. A entrega, a liderança e, sobretudo, a enorme qualidade estão inequivocamente presentes! Jogador Top !
3) ACUNA: o NOSSO segundo melhor jogador… Não pode é jogar a LE …
4) MATHIEU: o meu jogador favorito… Muita classe … Ontem foi providencial em 2 cortes do lado direito (!!!!!) da nossa defesa !
4) Haja tomates Silas…. MAX é para ser titular ! Ponto final ! Vamos ter dores de crescimento… Não se esqueçam depois de assobiar …. Mas faz parte do processo…. Acho que vai ser melhor que o Patrício …
5) Eu acredito no Doumbia … Precisa de melhorar tacticamente… O resto está lá …. Físico e Técnica qb …
6) o Wendell ontem fez um grande jogo …. Queres ver que me vai calar ?!?!?
Notas menos:
1) Ilori ontem disfarçou mas é bem pior que Domingos Duarte, Ivanildo, Demiral (porra que negócio de merda!!!) , Quaresma…..
2) VIETTO… Na ala é banal… No meio enquanto houver BF NUNCA ! E mesmo no meio falta lhe muita intensidade e poder de fogo ! Não entendo a tusa por este jogador …
3) continuamos a ter Laterais fracos …. Bem fraquinhos … No plantel da “A” …
Na equipe sub 23 há uns meninos …. Um sobretudo….
4) Bolasie ….reconheço a entrega mas porra … Para isso paguem me a mim metade que EU ainda o supero nesse capítulo …. Plata, Camacho ou Jovane ( o que se passa mesmo ???) … Qualquer um deles faz BEM mais sentido !!!!
5) LUIS P e P Mendes devem discutir entre eles quem será a opção a um “9” que deve ser TITULAR e Craque !!!
SL
29 Novembro, 2019 at 14:22
Boa tarde pessoal.
Bela vitória ontem, esperando sinceramente que já seja fruto de eventuais mais valias introduzidas pelo treinador. Uma coisa é certa, mais vontade e alegria de jogar houve notoriamente, o que é o mínimo que se pode exigir a profissionais de um clube como o Sporting. Sem raça e querer, dificilmente se conquista algo (a não ser que esteja tudo entoupeirado a nosso favor, o que nunca é o caso).
Não obstante, também partilho das reticências de alguns tasqueiros em virtude do (ora) fraco oponente que se nos apresentou. Não nos retira propriamente mérito, mas pode criar uma cortina de fumo e revelar-se enganadora em relação àqueles que parecem ser os nossos maiores handicaps: plantel e direcção fracos. Oxalá que não.
Quanto às questões colaterais ao jogo, não existe aqui simpatia nenhuma por Brumas, tais como Iloriantes, Ratandes e Varandas. Não sou simplesmente obrigado a gostar de pessoas que em certa altura da sua vida fizeram (ou fazem) mal ao Sporting ou que o diminuíram. Há quem consiga, eu não.
SL
29 Novembro, 2019 at 14:46
Estou, cautelosamente, optimista.
Primeiro, porque sempre achei que esta equipa podia jogar mais. Segundo, porque me pareceu que, neste jogo, a equipa esteve mais compacta, menos nervosa e, finalmente, mais trabalhada. Espero, sinceramente que este interregno tenha contribuído para esta melhoria, no entanto, após o 2-0, a insegurança da equipa voltou, as dúvidas sobre se vinham para trás defender o resultado ou continuar a pressionar… É continuar a trabalhar, basicamente!
Agora o porquê do, cautelosamente, optimista… O PSV, tendo bons jogadores, ontem não fez um bom jogo e, parece, tem sido habitual, ultimamente. Equipa muito macia, partida a maior parte do tempo, não pressionou, deu completa liberdade ao Bf… Quantas equipas do nosso campeonato jogam assim, mesmo?
Resumindo, feliz pela continuação na Liga Europa, muito curiosa pelo jogo de Domingo, o que já é, por si só, uma melhoria para mim.
29 Novembro, 2019 at 15:34
O que mais valorizei na vitória de ontem foi a forma como os jogadores festejaram TODOS os golos. Juntos, com entusiasmo e demonstrando união de grupo… Quanto ao resto o futuro dirá se vamos ter os principais jogadores a subir de forma e a equipa a jogar bom futebol…espero que sim!!
O PSV é uma equipa medíocre que, ao contrário de nós que víamos a pobreza de futebol que praticávamos, ainda hoje não percebe como nos venceu na holanda!
A forma como ontem nos permitiram marcar o primeiro golo, através de um lançamento de linha lateral…inadmissível para uma equipa profissional que disputa uma competição europeia!!
Varandas RUA!!
29 Novembro, 2019 at 15:47
Um bom jogo do Sporting, com uma goleada numa competição europeia contra um clube holandês historico, embora para quem leia alguns comentários aqui na tasca ou na comunicação social, parece termos jogado contra qualquer caga-na-escada ds quarta divisão da Europa, contra o qual os “grandes” de Portugal se veem à rasca para empatar.
Parece ter havido um bom trabalho de Silas nestes dias de paragem de campeonato. Só não vê quem não quer ver, a melhor troca de bola, a melhoria clara de posicionamento de alguns jogadores, nomeadamente a meio campo, com um 4-3-3 que se desdobra em 3-5-3 na transição ofensiva com descida do seis e subidas dos laterais.
Como melhorámos, defensivamente com um Guarda-redes de equipa grande. Quando os centrais não têm de correr à pequena área, deixam menos espaços livres à frente da baliza, isso significa menos remates. Saber fazer um passe longo, saber ler o jogo e ainda por cima ter bons reflexos e posição na baliza, o que queremos mais?
Patéticos, os comentarios da antena 1, paga por todos nós, numa goleada, a criticatem a permissividade da defesa do Sporting, unica equipa portuguesa a não sofrer golos nesta jornada e a nomear Doumbia como o pior jogador em campo, que raio de jogo viu esta gente? Só comparável aos tasqueiros que dizem não ter visto o jogo mas que comentam e criticam alguns jogadores e a própria equipa.
Ridicula, a encenação infantil de balõesinhos brancos, pela ex-claque que foi ao estádio para protestar contra quem lhe tirou o rendimento e saiu com o rabo entre as pernas depois de terem sofrido uma monumental assobiadela do resto do estádio. Pena terem se esquecido de aplaudir os jogadores antes de sair, fica para a outra vez.
29 Novembro, 2019 at 16:00
Ridicula, a encenação infantil de balõesinhos brancos, pela ex-claque que foi ao estádio para protestar contra quem lhe tirou o rendimento e saiu com o rabo entre as pernas depois de terem sofrido uma monumental assobiadela do resto do estádio. Pena terem se esquecido de aplaudir os jogadores antes de sair, fica para a outra vez.
1 – o doutor coragem ter perdoado 500 000 € a ex claque por alguma razão téra sido.
isso de retirar rendimento tem muito que se lhe diga.
2 – aplaudir os jogadores ? que nem se viram para a sul e estão proibidos de irem festejar na curva sul, basta ver no golo de penalty do bruno fernandes que correu logo para a lateral e nem olhou para a sul.
é até ao fim seja na vitoria ou na derrota
#varandasout
29 Novembro, 2019 at 16:16
“2 – aplaudir os jogadores ? que nem se viram para a sul e estão proibidos de irem festejar na curva sul,”
Isso é falso!!
A equipa foi aplaudia pelo estádio TODO….inclusive a Curva Sul….
Não foram oferecer camisolas à curva sul …. mas fizeram uma aproximação tal como fizeram com o estádio TODO
Ou seja….reuniram-se no meio-campo…. avançaram até metade do meio-campo e depois deram uma “volta” virando-se para TODAS as bancadas
P.S. Bruno Fernandes foi festejar para junto da bandeirola de canto do lado onde estão os suplentes….tal como é HÁBITO na 2ª parte quando o Sporting está a atacar para o topo sul.
29 Novembro, 2019 at 16:30
isso de festejar no meio campo e dar uns passinhos em frente não é a mesma coisa e tu sabes disso.
quem afirmou que a equipa não foi aplaudida pela curva sul não fui eu.
o apoio á equipa não faltou como sempre ( sem esse apoio o estadio seria um cemiterio e mesmo assim perdeu muita força devido ao doutor coragem ).
não apoiam o presidente como eu também não, ponto.
o bruno festejou para o lado onde estava a faixa da torcida que é do lado contrario dos bancos de suplentes.
29 Novembro, 2019 at 16:47
Sim… foi para o outro canto.
Mas basicamente vão sempre para um canto!
29 Novembro, 2019 at 17:03
vão muitas vezes mas estava habituado em ver os jogadores levantarem os punhos ou a baterem no simbolo ( vale o que vale ) em direção a curva sul.
29 Novembro, 2019 at 16:33
Pena esse “estádio todo” só ter acordado nessa altura e dos adeptos do PSV cantarem mais que esse “estádio todo”….
É fodido é ter um estádio inteiro anémico até chegar a altura de criticar quem cantou o jogo todo.
Se achas que o problema está neles sairem antes de aplaudir os jogadores, eu acho que termos o estádio mais manso de sempre é que é um problema…
Mas cada um com as suas guerrinhas…uns ficam contentes com assobios à claque, outros gostavam de ter em Alvalade uma casa insuportável para os adversários.
Ainda bem que estás feliz com o que tens. A mim só me mete mesmo pena…
29 Novembro, 2019 at 16:37
O Bruma ontem tinha de ter tido um dia infernal!
Não teve…de vez em quando lá se lembravam que era ele.
Tivessem 1/10 da energia para assobiar o Bruma que tiveram a uma claque que quer um presidente que só faz merda atrás de merda fora e faziam uma coisa bem mais jeitosa….
29 Novembro, 2019 at 16:39
O Nani a primeira vez que veio a Alvalade no United também foi assobiado.
Bruma já está mais “esquecido” para “nós”, entretanto já se passaram 5/6 anos.
29 Novembro, 2019 at 16:43
?!?! O Nani? Sonhaste com isso…foi quando o Ronaldo marcou em Alvalade. Não houve assobios nenhuns…
29 Novembro, 2019 at 16:46
Claro que houve, não foi o estádio inteiro, mas que houve, isso houve.
Sim foi nesse jogo.
29 Novembro, 2019 at 16:48
Não me lembro nada disso nem encontro nenhum registo disso…
29 Novembro, 2019 at 19:19
Tens a certeza do que estás a dizer?
29 Novembro, 2019 at 20:22
Não tem um rating de credibilidade que permita tomar a sua palavra como verdadeira.
Se não há links, é mentira.
Ponto.
29 Novembro, 2019 at 21:11
Amigo, provas só tenho o meu comentário, mas repito que não foi o estádio td, foi um assobio aqui e ali.
Ele tinha saido época antes, sabes que há malta para tudo.
29 Novembro, 2019 at 16:45
O Nani era assobiado ainda quando cá estava. Há sempre um sector de Sportinguistas em que os seus maiores inimigos são os querem bem ao Sporting.
29 Novembro, 2019 at 16:47
Sim, não é caso único, o trio Veloso, Nani e Djaló, era algo “marcado”.
Também aplaudimos o Ruben Micael.
🙂
29 Novembro, 2019 at 16:49
É verdade 🙂 Um clube sui generis 🙂
29 Novembro, 2019 at 20:02
Não tenho memória disso. Até acho que foi aplaudido.
29 Novembro, 2019 at 21:12
Eu tenho, agora não te consigo provar.
Mas como ja escrevi em cima, foi coisa pouca.
29 Novembro, 2019 at 19:20
Mansos os adeptos do Sporting não são qd são os formados por nós, qd são jovens.
São é burros.
É que perante gajos vindo lá de fora sem darem qq prova de Sportinguismo é só palmas e paciência…
Eu bem vi o Patrício no início, eu bem vi o Mané (17 anos de casa, foda-se).
29 Novembro, 2019 at 18:47
Relativamente às claques, por acaso, gostava de ver o próximo derby em Alvalade sem as duas claques excumungadas. Seria lindo ver toda a central mais os vips dos camarotes a puxar 90 e tal minutos pela equipa… Ou então só se ouviriam os GOA dos outros, sim, porque esses nem têm claques…
29 Novembro, 2019 at 20:10
Bom post. Concordo com tudo menos com o Rosier. Tentou apoiar o ataque mas o seu flanco foi uma auto estrada para o PSV. O perigo veio todo de lá.
Não convence, nem perto disso.
O meu comentário repescado de ontem:
“Exibição digna do Sporting. Finalmente!
Estão os dois clubes em maus momentos, mas o PSV é uma boa equipa. Entrarmos bem, estivemos mais fortes, acertivos e concretizadores. Já na Holanda o resultado foi enganador.
BF, Mathieu e Acuña os melhores de longe. Qualidade paga-se. E Janeiro está a chegar. Medo.
BF – Superlativo! Nunca será o meu capitão, mas como futebolista é um mundo aparte do resto. Excelente!
Mathieu – Classe e o meu capitão a par de Coates. Intransponível e golaço merecido.
Acuña – Intenso, ambicioso, físico, agressivo, técnico e inteligente com a bola nos pés. Quando a cabeça ajuda é sempre dos melhores.
Max, Wendell e LP em bom nível.
Max – DELÍCIA! Saídas decididas e eficazes, um sem número de bolas coladas às luvas à primeira, duas defesonas, jogo com pés tranquilo, distribuição de jogo certeira, etc. Um mundo de diferença para a miséria que temos visto.
Wendell – Tanto faz uma arrancada impressionante como depois decide mal. Tem de conseguir ser mais consistente. Mas é um jogador diferenciado do resto dos médios, só perdendo para BF. Recebe de costas, roda, arranca, transporta, queima linhas em posse. Depois falta aquele bocadinho. Parece ser maus mental que outra coisa.
LP – Esforçado e útil à equipa no desgaste que provoca às defesas e nas movimentações de verdadeiro ponta de lança que faz. E pelo meio marca golos. Não é uma estrela, mas na posição dele não tem concorrência no plantel.
Doumbia, Ilori e Rosier uns furos acima do que é normal, mas mesmo assim muito aquém do que é preciso.
Vietto foi menos um e Bolasie serve para amassar um pouco as defesas quando não se está a enrolar com a bola ou a tropeçar nela.
Jésé, Camacho e Neto pouco acrescentaram. Três jogadores que tentaria empandeirar já em Janeiro.
É preciso é arranjar um Dr Vananas noutro clube que vá na cantiga.
Só estão a tapar o lugar a mais valias da formação e não só como Pedro Mendes e Plata por exemplo).
Nota para mais uma vez o desolamento de um estádio vazio. Só se vê cadeiras arco íris (obrigado Godinho) e há momentos em que parece um funeral. Sem o sector das claques todo preenchido ainda se nota maus.
Se estiveram 20/22 mil foi um pau. Martelem à vontade, ofereçam milhares de bilhetes como têm feito nos últimos meses que não adianta de nada. O problema não é económico nem de exibições. Todos sabemos qual é o problema.
E ó Varandas o que é que fazes aqui?
Vitória. Futebol. Bom jogo. Apuramento garantido.
Valeu.”