Números “semelhantes” como quem diz. Menos jogos, metade das assistências. Um teve em 7g o outro em 12, o que a percentagem reflecte é que o WBA marca mais que o PAOK
O jogo Bordeaux – Nimes está interrompido porque há uma dúzia de adeptos que está no relvado. Segundo consegui apurar, terá que ver com a recusa da direcção em algo relacionado com os ultras, provavelmente material e coreografia.
O estádio está muito despido, mas por ali não há assobios da malta da central. Só se ouvem pedidos de demissão do presidente. Diferenças….
Ah, e em França, que tem tanto de mau país como de maravilhoso, sabem o que é terrorismo…
Mais concretamente, foi barrada a entrada de material e frases contra a direcção, uma vez que o clube pelos vistos passa problemas relacionados com a estrutura accionista, que não se entende na gestão do clube. É por os olhos nisto…e Varandas, Rua!
A propósito do julgamento de Al Cochete, o advogado do ex-presidente passou uma informação que muito me surpreende pela positiva. Espero e acredito que não esteja a ser irónico:
“A testemunha Manuel Fernandes, rasgou completamente TODA a acusação!!! Este ninguém conseguiu comprar ”
“Foi Homem, muito Homem!
Demonstrou segurança, verticalidade, hombridade… honra e carácter!
Depois das tristes figuras na sic not, surpreendeu pela positiva. Foi o nosso Capitão… Campeão “
eu hoje na bola para alem da entrevista do Inacio, estive a ler as declaraçoes sobre o julgamento e sobre as declaraçoes do chefe de segurança
– a primeira vista nao me parece que tenha entalado BDC porque ouviu uma conversa mas admite que não percebeu o contexto
– aparentemente entala 2 pessoas: o OLA e o geraldes, porque este ultimo aparentemente não lhe retribuiu um telefonema em que ele lhe avisava do que estava a acontecer.
– falou nas agressoes que ja se sabia ( em termos de jogadores) do acuna e do Battaglia, mas refere um , que nunca se falou: Misic
Riga é mesma na bola, que o advogado refere como tendo sido dos relatos mais fidedignos que está relatado que ele percebeu o contexto:
“A propósito dessa mesma reunião, Ricardo Gonçalves testemunhou que Bruno de Carvalho perguntou aos presentes se «estavam com ele e se apoiavam acontecesse o que acontecesse no dia seguinte», referindo pensar que a reunião seria para avaliar a iminente dispensa de Jorge Jesus.”
tenho a ideia que( e nao está nesse excerto) ele não estava mesmo na sala onde decorreu a reuniao, estava numa sala contigua e ouviu a conversa atraves da porta, é por isso que o advogado de BDC fala em conversa privada
alias o proprio Ricardo Gonçalves num certo ponto diz que se afastou por se sentir incomodado por estar a ouvir a conversa daquela maneira
Riga, isso da conversa privada é a conversa com o WC e jogadores, na sequência dos processos disciplinares em Abril, WC diz que o presidente mandou a claque agredir e BdC liga ao Mustafá.
“Antes da interrupção para almoço, com o regresso marcado para as 14 horas, Miguel A. Fonseca, advogado de Bruno de Carvalho, pediu a nulidade das declarações de Ricardo Gonçalves sobre a reunião ocorrida em abril entre o antigo presidente do Sporting e os elementos do staff do clube, alegando que o ex-número 1 leonino não tinha prestado declarações no início deste julgamento e que esse encontro decorreu à porta fechada e que não o tinha como destinatário. Logo, sendo uma conversa privada, não devia ser valorada como prova.”
– a tal reuniao na vespera com jogadores sempre existiu( a tal que BDc chegou a dizer que não aconteceu e onde pelos vistos ligou para o Mustafa), pelo menos todos os testemunhos até ver dizem isso
– na reuniao de staff, todos acharam que a parte do pedido de apoio tinha a ver com o despedimento do treinador
– não sei se ainda vai ser ouvido mas o tal Vasco Fernandes pelos vistos pode responder a tal pergunta da hora do treino e quem mudou a hora da mesma
Essa reunião da véspera que meteu o telefona ao Mustafa foi em Abril, na sequência dos processos disciplinares.
Há a reunião na véspera, com a equipa técnica e depois com o staff é nessa reunião que está a tal frase:
«estavam com ele e se apoiavam acontecesse o que acontecesse no dia seguinte»
E é esta frase com todos, MF e o chefe da segurança levaram no sentido que JJ iria ser despedido ao contrario da acusação que pretendia relacionar a frase com as agressões.
Mas a reunião, que além dos jogadores incluiu o staff e que meteu o telefonema ao Mustafá foi em Abril e o segurança não esteve presente e estava a falar porque o WC lhe tinha dito e o advogado pediu a nulidade dessas declarações, nada tem a ver com a reuniões na véspera das agressões em Alcochete.
Ainda não foi está arrolada deve ir numa das próximas sessões, não será a de amanha, acho ….
“Extra jogadores, todos os elementos arrolados pelo Ministério Público como testemunhas permanecem no país, podendo ou não ter ligação ao Sporting – ou mesmo mudando de funções, sendo exemplo paradigmático o então diretor clínico que é hoje presidente do clube, Frederico Varandas. João Rollin, VASCO FERNANDES (ambos secretários técnicos), Paulo Cintrão (departamento de comunicação), Gonçalo Álvaro, Ludovico Marques, Hugo Fontes (fisioterapeutas) ou Nelson Pereira (coordenador do departamento de guarda-redes) entre outros, continuam com as mesmas funções, ao passo que Raúl José e Miguel Quaresma, que eram da equipa técnica de Jorge Jesus, saíram para o Al Hilal mas regressaram à estrutura. A antiga glória verde e branca Manuel Fernandes mantém-se também no clube tal como Ricardo Gonçalves, diretor de segurança da Academia na altura do ataque a Alcochete que passou a desempenhar as funções no estádio e num âmbito mais alargado.”
“( a tal que BDc chegou a dizer que não aconteceu e onde pelos vistos ligou para o Mustafa)”
Eishh, nem tinha visto isto. Esta reunião até deu para um post no facebook a explicar tudo, alias, não li o livro, apenas vi resumos e tenho ideia que BdC até explica o processo como ligou ao Mustafá na presença do WC e do Patrício.
Mas tens aqui as declarações na fase de instruções e depois diz-me onde é que BdC diz que a reunião não aconteceu?
“Bruno de Carvalho: Deixe-me explicar-lhe o seguinte, porque foi dito no auto, que eu cheguei e perguntei ao Nuno Mendes se ia bater em alguém e que não tinha validade nenhuma, porque eu já lhe tinha avisado antes que ele estava em voz alta. Pois, vou explicar, e não dá para ver nas plantas de certeza, porque elas não devem estar actualizadas a esse ponto, porque este auditório tem no máximo dois anos, e eu não acredito que se tenham aí as plantas do estádio por exemplo. O que é que aconteceu, você tem um auditório, imagine este auditório, mais pequenino, como é obvio, com umas cadeiras uma bocadinho mais confortáveis, e depois tem uma parede, por trás dessa parede tem a porta.
Eu nunca saí, primeiro não foram cinco minutos, foram segundos, e depois eu nunca saí dali, o que eu fiz foi o William Carvalho virou-se para mim e disse a seguinte coisa linda de se dizer a um presidente: ‘julga que nós não sabemos que você nos mandou bater’. Eu vou até à porta, portanto não saio de dentro da sala, as pessoas se eu tivesse dito é pá Nuno Mendes cuidado vais… eu não combino nada com ninguém, ele atende-me o telefone, eu ponho em voz alta e disse: ‘meu caro, como é que é, eu mandei bater em alguém?’ e ele sem saber minimamente o que é estava a acontecer ele diz-me assim: ‘mas eu não estou a perceber a pergunta, não estou a perceber’. Estou a perguntar se mandei bater em alguém, essa do partir carros então, para mim é nova, nunca tinha ouvido falar em semelhante coisa. Mandei bater em alguém? ‘Não’. Eu desligo o telefone e disse ‘William, és um mentiroso, espero que agora todos os teus colegas tenham percebido que és um mentiroso de facto’. Eu acho que é grave dizer-se à entidade patronal, que se sabe que a entidade patronal lhes mandou bater, acho que é grave.
Eu não disse nada disso, o único fricção que houve e devia ter havido a intervenção do Jorge Jesus, que não houve, foi quando o Rui Patrício quis falar e disse ‘você’ e eu disse não é você é presidente. E ele diz outra vez ‘tá bem tá bem, com certeza, você…’ E eu disse não é você, é presidente, tive de dizer quatro vezes. Um treinador qualquer normal tinha acabado este assunto à primeira, teria dito desculpe, mas chama presidente se faz favor.”
“Não podemos passar ao lado dos problemas que afetam o futebol português e o caso do Sporting é um problema gravíssimo no futebol português.
É algo que está a ser analisado por toda a gente com demasiada ligeireza.
Estou a referir-me ao incidente da Academia. Saíram vários jogadores que valeriam muito mais do que aquilo que acabaram por valer.
Se aquilo não tivesse acontecido, alguns jogadores importantes poderiam continuar. Tudo isto foi ultrapassado de ânimo leve, o Sporting voltou à normalidade, com um discurso de campeão.
No entanto, quem está no futebol percebe que aquilo deixou marcas profundas.
Tem-se procurado bodes expiatórios, às vezes onde eles não existem, e o Sporting vai precisar de algum tempo para ultrapassar isto e para voltar a ser o grande clube que já foi.
A situação foi excessivamente grave”.
– Vítor Oliveira
É este o gajo que aqui tanto admiram?
Será só a mim que este discurso mete profundo nojo?
Ninguém questiona o porquê deste gajo ter a mesma conversa que Ferro Rodrigues ou de Marcelo Rebelo de Sousa?
Excessivamente grave?
Grave foi a golpada dupla de Alcochete e do Cashball, no mesmo dia, Sr. Vítor Oliveira!
Grave foi um país inteiro ir na propaganda barata difundida por TODOS os OCS.
Grave foi terem destituído uma direcção legítima e ainda hoje não se conseguir saber exactamente qual a razão para o terem feito — Os estatutos, o terrorismo, o ambiente de crispação no futebol português… É aquilo que der mais jeito desde que funcione como catalisador da turba ululante que decidiu previamente que BdC tinha de sair do Sporting — custe o que custar.
Eu queria tanto matar esta merda desta questão… Porque isto agora já de nada serve.
Mas há sempre mais um verme a sair debaixo de uma pedra para tentar enganar os sportinguistas.
E ainda tem a lata de dizer que não podemos passar ao lado dos problemas do futebol português.
Ignora olimpicamente toda a corja de bandidos de norte a sul nos últimos 30 anos e ainda chuta para canto como se fosse devido ao Sporting que existem problemas no futebol português…
Sabes perfeitamente que quem acusar o carnide leva com um processo em cima…. logo todos têm de falar e ignorar que o carnide existe sequer.
Apenas se fala do carnide quando têm de explicar que sabem que vão perder o jogo logo têm de jogar com os suplentes para poupar a equipa.
Tirando isso ninguem menciona o carnide.
A jornalista Sandra Felgueiras acusou a direcção da RTP de não lhe ter proporcionado meios para que ela pudesse terminar a reportagem sobre o lítio, que iria para o ar na sexta-feira antes das eleições legislativas. Maria Flor Pedroso, conhecida simpatizante do PS, e prima de António Costa, negou qualquer interferência. Curiosamente os meios apareceram para o programa recomeçar uma semana depois.
É assim que se fazem as coisas – a censura é indirecta. Não há meios/dinheiro para certas investigações, reportagens e programas que possam incomodar o poder. Foi com esta direcção da RTP que se acabou com o “DDT”, programa que foi demolidor para a imagem de José Sócrates, o querido da Flor Pedroso. É assim que se fazem as coisas!
A falta de dinheiro não é apenas na TV.
Por exemplo, o ISCTE, é uma universidade dominada pelo PS.
É de tal forma dominada que nos poucos anos em que o PSD foi Governo eles chegavam a Dezembro e afirmavam que não tinham dinheiro para pagar salários. Mas era todos os anos, não foi um caso isolado. Havia sempre grande confusão.
Depois tens uma pessoa que supostamente fez 6 meses duma pós-graduacão em gestão (ou seja, deixou-a a meio) e o ISCTE decide-lhe dar equivalência a um MBA (uma formacão de grau superior). Nada destas coisas é por acaso. Os partidos dominam esta merda toda, mas em particular um certo partido rosa.
Há uma coisa que não me sai da cabeça.
Era fundamental alguém conseguir fazer uma linha temporal com todos os acontecimentos que levaram à destituição da anterior direcção.
Eu nunca o conseguiria fazer porque a minha memória está ocupada com mil coisas que não dizem respeito ao Sporting.
Mas se alguém souber, ou estiver disposto a fazer algo semelhante, penso que seria muito importante para perceber esta intrincada trama em que estamos metidos.
Já fiz entre 17/02 e 09/04, data que considero decisiva e que decidiu o rumo do clube, com a volta olímpica e as vaias ao presidente os jogadores ganharam uma força que nunca em momento algum deveriam ter e o bombeiro e sobrinho sentiram confortados para acções seguintes, pelas manifestações de apoio no estádio e na imprensa e a partir daqui o CD viu as dificuldades de gestão severamente agravadas.
Um pormenor que não deixa de ser algo pequeno, mas que me causa muita impressão é que em mil fotos (exagero claro) do Varandas como presidente não há um símbolo do Sporting, uma gravata verde, nada que “represente” o clube. Não é nada assim de mais, mas faz-me impressão
Já reparei nisso, por vezes aparece uma gravata verde mas é extremamente raro.
Aliás, ele nunca se veste muito com classe para um presidente, parece mais um puto que anda por lá. Quando tem de se vestir melhor parece que vai para um casamento, com jaqueta e tudo…. é um personagem ridiculo.
em querer massacrar, vou concluir a fita de tempo que comecei a fazer na passada 5ª feira, colocando os três posts em sequência (sem qq edição), lembrando que se trata apenas de acontecimentos que podem ser criticáveis ou censuráveis.
É um trabalho ingrato e certamente não vai mudar de opiniões pois quem acha que BdC fez um excelente trabalho até à AG de 17/02 e depois “fritou” por mais evidencias que se mostrem e ou por mais que se peça para fundamentarem, vão continuar a manter a narrativa.
O dias do fim de um enorme Conselho Directivo ou a Via Sacra de um grande clube.
Vou tentar, de acordo com a disponibilidade, fazer a fita do tempo dos acontecimentos mais relevantes, apôs a AG de 17/02, que muitos teimam em afirmar, ter mudado o comportamento da direcção, numa tentativa de escamotear a verdade, a única coisa que sucedeu de “grave”, foram as “criticas” ao plantel ou seja o Conselho Directivo perde a confiança dos sócios porque o seu Presidente se atreveu a criticar o plantel.
Para já a ultima quinzena de Fevereiro.
17/02/2018 – O beijo de Judas – 90%
18/02/2018 – Daniel Oliveira abre as hostilidades dizendo que BdC perdeu um apoiante para sempre.
18/02/2018 – CNID condena declarações de BdC
19/02/2018 – Em vários OCS Moita Flores entre outros mimos chama ditador a BdC
20/02/2018 – Sindicato de Jornalista pondera queixa crime no MP contra BdC,
21/02/2018 – Jose Roquette declara que BdC é mentiroso mas que não vai apresentar queixa crime.
21/02/2018 – Renião do Grupo Stromp, junta entre outros Tio, Roger, Bene, Abrantes e à saida RA afirma que é preciso saber separar o Presidente do Clube.
22/02/2018 – F.Mendes critica BdC e diz alvo de ameaças de arruaceiros conotados com o Presidente.
22/02/2018 – SCP confirma que as contas do clubes e do seu Presidente foram passadas a pente fino pela PJ na sequência de uma denuncia de PPC
23/02/2018 – BdC é criticado por recusar uma homenagem em conjunto com as toupeiras aos campeões Europeus de FutSal
23/02/2018 -No final do jogo com Astana BdC afirma que não há lugar para mais deslizes em nenhumas das frentes, no que foi entendido por uma critica aos jogadores.
24/02/2018 – Comunicação do SCP dá conta de ameaças a colaboradores na sequência de revelações feitas na SCPTv
25/02/2018 – Otávio Machado chama mentiroso e falhado a BdC afirmando que este só esta no futebol por necessidade do dinheiro.
26/02/2018 – RAlves à TSF e DN afirma que não aceita que as AGs sirvam para atacar e a SCPTv para julgar e que o clube necessita urgentemente de uma terapia de choque.
27/02/2018 – JJ critica adeptos por assobiarem equipa contra o Moreirense.
28/02/2018 – Dias da Cunha, à saída do tribunal onde foi testemunha em favor de GL, diz que existiu um Sporting bom antes de BdC e outro mau com a entrada de BdC e que tudo esta a ser feito para que o presidente se perpetue no cargo.
Assim, seguiam as coisas no reino do leão, quando tiver oportunidade coloco os primeiros 15 dias de Março que foram bem mais calmos.
Os dias da mudança seguem tranquilos …
Em campo, tranquilamente foi aberto o caminho para os quartos de Liga Europa, internamente, apesar do tropeção no inicio do mês nas Antas, uma conjugação de resultados permitia que o desafio no ultimo dia do mês em Braga fosse decisivo para as aspirações ao titulo.
Fora do campo, descobre-se e vive-se o apogeu do e-toupeira e internamente tudo o que pode ser criticado e censurável era devidamente amplificado.
04/03/2018 – PMRodrigues não perde oportunidade para num comunicado declarar que BdC é um activo tóxico para o clube e para o desporto em geral.
05/03/2018 – A indignação na comunicação é a proibição de uma criança fardada à lampiã entrar numa festa em Alvalade, alegadamente por ordens do presidente.
08/03/2018 – O Sporting não se fez representar na cimeira de lideres.
08/03/2018 – BdC reagiu aos acontecimentos da semana e num comunicado deixou fortes criticas aos políticos e dirigentes e volta a detalhar as medidas que considera importantes para garantir verdade, transparência às competições de forma a acabar com a violência. Deveriam reler novamente este comunicado, pouco ou nada mudou…
09/03/2018 – SCP anuncia o fim da equipa B e confirma a participação no campeonato de U23.
17/03/2018 – É noticia que Camacho & Nunes pede insolvência da SAD por uma divida de 511k euros que já data de 2011.
19/03/2018 – As revelações de Adrien incomodam, informa que não está frustrado com o Sporting mas sim com o seu presidente, BdC reage dizendo que espera que a entrevista esteja mal traduzida.
20/03/2018 – A noticia do dia é a descoberta do alegado investidor fantasma – Novo Banco, que terá injectado 18M no SCP
20/03/2018 – Record avança que BdC foi ao DIAP e saiu como arguido por queixa-crime de difamação movida por João Pedro Paiva Santos, BdC confirma e informa que é arguido neste processo e noutros do género, e que estes processos só terminarão com a colocação de processos por denuncias caluniosas.
23/03/2018 – A indignação do dia é a novidade!!! da Doyen ter apresentado uma acção no TJLx para execução de uma divida de 2M
24/03/2018 – Loja Verde na Baixa é vandalizada no dia seguinte à inauguração.
26/03/2018 – Jornais noticiam divida de 1M ao Braga e Sporting responde lembrando que também há dividas do Braga ao Sporting e que tudo será resolvido num normal encontro de contas.
27/03/2018 – Aproveitado a onda do dia anterior, hoje aparece a menção a uma divida ao Racing que ameaça recorrer à Fifa para cobrar 1,5M, Sporting esclarece que assunto está a ser tratado de acordo com a negociação entre clubes.
28/03/2018 – Nova troca de queixas e insultos entre o trolha e BdC
29/03/2018 – Liga de Clubes mostra-se preocupada com a novidade dos insultos entre presidentes.
30/03/2018 – JJ acusa Braga de montar estratégia fora das quatro linhas para tirar vantagem no campo.
31/03/2018 – Derrota em Braga – Adeus titulo
31/03/2018 – Como que antecipando os dias do fim que se seguiriam, BdC publica um post pedindo desculpa aos adeptos e com, aquilo que foi entendido, fortes criticas aos jogadores. É neste post que se encontra a celebre frase :
“Não é tempo de levantar a cabeça. É tempo de a baixar! Baixar, e olhar bem para o símbolo que trazemos no peito. E depois termos todos a capacidade de refletir se somos dignos de o usar. Isto desde dirigentes, aos atletas, aos treinadores e aos adeptos/sócios” Mais um post que merece ser lido e relido até à exaustão.
E é desta forma que os dias do fim estavam lançados ….
Os dias vertiginosos do fim anunciado…
03/04/2018 – Na AR no âmbito da conferencia Violência no Desporto, BdC teceu duras criticas aos OCS que difundem programas com lixo tóxico, foram também visados nas criticas IPDJ, MP, AR e não se esqueceu de incluir nas criticas a Liga, FPF e APAF
04/04/2018 – Miguel Sousa Tavares critica a presença de BdC na AR pois considera BdC um incendiário e arruaceiro que deveria ser irradiado do futebol. Reacção imediata de BdC que diz não saber se MST falou antes ou depois de ter bebido.
05/04/2018 – Post sobre a derrota em Madrid dando ênfase aos erros grosseiros dos jogadores
05/04/2018 – Telefonema para CMTV, tentando contextualizar o post, afirmando que não escreveu nada de muito diferente daquilo que o treinador disse na CI e do que toda a comunicação social relatava ou seja erros individuais incríveis que colocam em risco a passagem às meias da Liga Europa.
06/04/2018 – Confirma-se, a imprensa internacional destaque os erros individuais como causa da derrota. Marca: “Erros Fatais” AS: “Abraços Distraíram” L’Equipe: Golos Oferecidos” La Gazzeta: “Ofertas em Excesso” são títulos em destaque.
06/04/2018 -BdC na PGR para discutir temas “quentes” da actualidade desportiva
06/04/2018 – Comunicado oficial do SCP informando ser mentira a noticia que estava a ser difundida de que os jogadores se recusaram a treinar
06/04/2018 – Jogadores publicam post com recados para o presidente.
06/04/2018 – BdC publica post que posteriormente apaga informando a suspensão dos “meninos mimados”
06/04/2018 – Sucedem-se as mensagens de apoio aos jogadores, feitas por “notáveis” e de criticas ao presidente.
07/04/2018 – Jornais consideram a possibilidade do SCP apresentar a equipa B contra o Paços.
07/04/2018 – JJ na CI diz que teve a liberdade para convocar quem entendesse.
08/04/2018 – Paulo Abreu presidente do Grupo Stromp diz que BdC é um homem desequilibrado e sem condições para continuar na presidência.
08/04/2018 – Sai comunicado conjunto do CA da SAD e do CD do clube, que detalha toda a situação e confirma a existência de processos disciplinares em curso e que por telefonema, quer o presidente da MAG quer o presidente do CFD manifestaram total solidariedade ao CD do clube e ao CA da SAD.
08/04/2018 – Vitoria contra o Paços e da exaltação da AG de 17/02 ao Cabrão Pede a Demissão foi um pequeno passo que durou 49 dias.
08/04/2018 – JJ na CI diz que sempre esteve ao lado dos jogadores.
08/04/2018 – A noite termina com a CI de BdC lamentando e dizendo-se magoado com os insultos de que foi objecto.
09/04/2018 – Marta Soares diz que BdC tem de se demitir caso contrario a MAG e cito “Toma as rédeas para fazer regressar a paz ao clube”.
09/04/2018 – Holdimo solicita AG da SAD urgente para se discutir a continuidade do CA.
09/04/2018 – Ricciardi é o primeiro de muitos que se seguem, membros do Conselho Leonino a demitir-se, apelando a uma mudança de presidente com a máxima urgência,
09/04/2018 – Gonçalo Branco Pardal é o 1º signatario fr um requerimento à MAG, que de acordo com o proprio já conta com mais de 1600 assinaturas apelando à demissão.
09/04/2018 – A partir daqui e durante semanas foram, dezenas centenas, milhares de depoimentos públicos, com pequenos intervalos para celebrar as gloriosas vitorias das modalidades que se sucediam, anunciando a perda de confiança e considerando ter-se esgotado o tempo de BdC, que estava doente e que a demissão era irreversível. Faço porta voz deste exercito o Senhor JUIZ Abrantes Mendes que neste dia considerou: Com ou sem assembleia Geral o mais importante é retirar BdC rapidamente da presidência.
09/04/2019 – Sai comunicado da SAD, informando que por causa da instabilidade directiva quer na SAD, quer no clube, iria propor o adiamento do pagamento do EO.
09/04/2018 – O dia termina com um novo post de BdC que como antecipando o terramoto e as ondas de choque que se aproximavam deixou isto escrito:
“Porque vamos perder a voz! A voz incômoda. A voz que se opõe com frontalidade contra tudo e contra todos. Que nunca terá o amor dos jogadores pois como disse Adrien “defendo o Sporting CP sempre”. Vamos novamente perder todo o respeito que aos poucos estávamos a ganhar em alguma comunicação social e em muitos Stackholders. Isso vai morrer. Os jogadores e treinadores hoje estão aqui e amanhã ali. Não podem nunca com a conivência de adeptos “ganharem” ao seu Presidente. Agora quando quiserem sair é fácil, fazem um Instagram e recebem uma ovação de pé.”
Esta citação, seria uma boa forma de terminar esta cronologia dos dias que mudaram o clube, mas e até porque, foi um trabalho desnecessário, desinteressante, já nada altera, mas pelo menos servirá para refrescar a memoria de tantos que continuam a afirmar que a AG de 17/02 mudou BdC, que a partir daí entrou numa loucura, fritou, etc… Espero, que revejam o filme todo e digam quais os factos que justificam a perda da confiança …… o mal foi feito e tudo o que veio depois, são ondas de choque deste terramoto.
O exercito que primou pela ausência em 03/02 e se apresentou para o beijo em 17/02, e quando mais era necessário optou precisamente por se colocar na trincheira errada.
PS: Só mais uma curiosidade, como podem ver na cronologia, em 21/02 no final de reunião do Grupo Stromp, Ricciardi, Abrantes Mendes e Paulo Abreu diziam ser importante separar o presidente do clube, o presidente do Grupo Stromp Paulo Abreu e o membro do Conselho Leonino Ricciardi e o JUIZ Abrantes foram dos primeiros a exigir a demissão, uns dias mais tarde, em 20/04 são fotografados num repasto com JJ, algo que disseram ser muito frequente.
São acontecimentos na maior parte dos casos com conotação negativa e ou críticos para o CD e que foram amplificados na CS.
Não dá para fazer grande síntese pois só assim se percebe o inferno que foram aqueles 49 dias para o CD e principalmente para o seu presidente. Depois conseguem dizer que “fritou” queria ver quem seria capaz de aguentar tantos ataques e vindos de todos os lados, mas os internos, depois dos 90%, devem ter sido bem amargos.
Claro.
E é por isso mesmo que qualquer ser humano vagamente razoável acha esse argumento do ‘fritou’ uma calúnia útil.
Aliás, Eduardo Barroso, que passei a odiar nessa altura, foi um grande difusor dessa ideia.
Um ‘alegado’ amigo de BdC que, depois de estar anos a defender a anterior direcção, passou a apoiar Varandas!! Só no Sporting.
Como se fosse perfeitamente natural uma deriva ideológica de 180º…
E siga a banda.
MALCOM Exelente trabalho!
Cronologia exelente!
Devia ser publicado em livro.
Já agora até seria interessante desenvolver todos os acontecimentos desde o famoso “churrasquinho” , passando pelos “outdoors” , pelo “Bruno no banco de suplentes”, “o despedimento de Leonardo Jardim” a “Marco Silva” etc etc.
No fundo a guerra interna que Bruno travou e a guerra externa contra a cartilha e o gabinete de crise.
Confia : Seria um “best seller”.
MALCOM Exelente trabalho!
Cronologia exelente!
Devia ser publicado em livro.
Já agora até seria interessante desenvolver todos os acontecimentos desde o famoso “churrasquinho” , passando pelos “outdoors” , pelo “Bruno no banco de suplentes”, “o despedimento de Leonardo Jardim” a “Marco Silva” etc etc.
No fundo a guerra interna que Bruno travou e a guerra externa contra a cartilha e o gabinete de crise.
Confia : Seria um “best seller”.
3 Dezembro, 2019 at 15:13
Para quem ainda tem dúvidas da vergonha de Barcelos :
https://mobile.twitter.com/3Sporting/status/1201865769233068032
3 Dezembro, 2019 at 15:35
Confesso que fiquei meio estupefacto ao descobrir que o Misic vai com números semelhantes aos do Matheus Pereira…
Misic:
jogos – 12
golos – 4
assistências – 3
% de influência em golos – 30
Matheus Pereira
jogos – 17
golos – 4
assistências – 8
% de influência em golos – 33
3 Dezembro, 2019 at 18:30
Números “semelhantes” como quem diz. Menos jogos, metade das assistências. Um teve em 7g o outro em 12, o que a percentagem reflecte é que o WBA marca mais que o PAOK
3 Dezembro, 2019 at 20:14
Até o Misic era titular de caras neste sportinguezinho á frente de Doumbias, Eduardos e afins.
O nível dos reforços 45 milhões é este!
Incrivel!
3 Dezembro, 2019 at 21:57
Já disse no outro dia. Dei por mim a ver o Misic jogar já 2 ou 3 vezes um bocado….
Dá 10-0 ao Eduardo…
4 Dezembro, 2019 at 12:11
E não custou 3 milhões. Fácil fácil.
3 Dezembro, 2019 at 18:26
O jogo Bordeaux – Nimes está interrompido porque há uma dúzia de adeptos que está no relvado. Segundo consegui apurar, terá que ver com a recusa da direcção em algo relacionado com os ultras, provavelmente material e coreografia.
O estádio está muito despido, mas por ali não há assobios da malta da central. Só se ouvem pedidos de demissão do presidente. Diferenças….
Ah, e em França, que tem tanto de mau país como de maravilhoso, sabem o que é terrorismo…
3 Dezembro, 2019 at 18:31
Mais concretamente, foi barrada a entrada de material e frases contra a direcção, uma vez que o clube pelos vistos passa problemas relacionados com a estrutura accionista, que não se entende na gestão do clube. É por os olhos nisto…e Varandas, Rua!
3 Dezembro, 2019 at 19:31
Deixo este apelo
https://mobile.twitter.com/AlexiaFerr13/status/1201916715656986624/photo/1
3 Dezembro, 2019 at 19:43
Caiu o primeiro… Operação Lex: Juiz Rui Rangel demitido da magistratura
MadreMedia / Lusa 3 dez 2019
3 Dezembro, 2019 at 20:14
Já vai tarde!
3 Dezembro, 2019 at 20:01
A propósito do julgamento de Al Cochete, o advogado do ex-presidente passou uma informação que muito me surpreende pela positiva. Espero e acredito que não esteja a ser irónico:
“A testemunha Manuel Fernandes, rasgou completamente TODA a acusação!!! Este ninguém conseguiu comprar ”
“Foi Homem, muito Homem!
Demonstrou segurança, verticalidade, hombridade… honra e carácter!
Depois das tristes figuras na sic not, surpreendeu pela positiva. Foi o nosso Capitão… Campeão “
3 Dezembro, 2019 at 20:05
Essa é que não esperava. Já não havia lágrimas para usar?
3 Dezembro, 2019 at 20:09
eu hoje na bola para alem da entrevista do Inacio, estive a ler as declaraçoes sobre o julgamento e sobre as declaraçoes do chefe de segurança
– a primeira vista nao me parece que tenha entalado BDC porque ouviu uma conversa mas admite que não percebeu o contexto
– aparentemente entala 2 pessoas: o OLA e o geraldes, porque este ultimo aparentemente não lhe retribuiu um telefonema em que ele lhe avisava do que estava a acontecer.
– falou nas agressoes que ja se sabia ( em termos de jogadores) do acuna e do Battaglia, mas refere um , que nunca se falou: Misic
3 Dezembro, 2019 at 20:16
“admite que não percebeu o contexto”
Riga é mesma na bola, que o advogado refere como tendo sido dos relatos mais fidedignos que está relatado que ele percebeu o contexto:
“A propósito dessa mesma reunião, Ricardo Gonçalves testemunhou que Bruno de Carvalho perguntou aos presentes se «estavam com ele e se apoiavam acontecesse o que acontecesse no dia seguinte», referindo pensar que a reunião seria para avaliar a iminente dispensa de Jorge Jesus.”
Podes ler aqui:
https://www.abola.pt/Nnh/Noticias/Ver/817597
3 Dezembro, 2019 at 20:25
tenho a ideia que( e nao está nesse excerto) ele não estava mesmo na sala onde decorreu a reuniao, estava numa sala contigua e ouviu a conversa atraves da porta, é por isso que o advogado de BDC fala em conversa privada
alias o proprio Ricardo Gonçalves num certo ponto diz que se afastou por se sentir incomodado por estar a ouvir a conversa daquela maneira
3 Dezembro, 2019 at 20:53
Riga, isso da conversa privada é a conversa com o WC e jogadores, na sequência dos processos disciplinares em Abril, WC diz que o presidente mandou a claque agredir e BdC liga ao Mustafá.
“Antes da interrupção para almoço, com o regresso marcado para as 14 horas, Miguel A. Fonseca, advogado de Bruno de Carvalho, pediu a nulidade das declarações de Ricardo Gonçalves sobre a reunião ocorrida em abril entre o antigo presidente do Sporting e os elementos do staff do clube, alegando que o ex-número 1 leonino não tinha prestado declarações no início deste julgamento e que esse encontro decorreu à porta fechada e que não o tinha como destinatário. Logo, sendo uma conversa privada, não devia ser valorada como prova.”
3 Dezembro, 2019 at 20:51
estive agora a ler o relato do dia
– a tal reuniao na vespera com jogadores sempre existiu( a tal que BDc chegou a dizer que não aconteceu e onde pelos vistos ligou para o Mustafa), pelo menos todos os testemunhos até ver dizem isso
– na reuniao de staff, todos acharam que a parte do pedido de apoio tinha a ver com o despedimento do treinador
– não sei se ainda vai ser ouvido mas o tal Vasco Fernandes pelos vistos pode responder a tal pergunta da hora do treino e quem mudou a hora da mesma
3 Dezembro, 2019 at 20:56
ok pelos vistos estamos a falar de outra reuniao com os jogadores
é que aquilo na bola tras as declaraçoes todas e as vezes , como aquilo não está sequenciado, é dificil perceber a cronologia das mesmas
3 Dezembro, 2019 at 21:03
É essa a ideia.
3 Dezembro, 2019 at 20:59
Essa reunião da véspera que meteu o telefona ao Mustafa foi em Abril, na sequência dos processos disciplinares.
Há a reunião na véspera, com a equipa técnica e depois com o staff é nessa reunião que está a tal frase:
«estavam com ele e se apoiavam acontecesse o que acontecesse no dia seguinte»
E é esta frase com todos, MF e o chefe da segurança levaram no sentido que JJ iria ser despedido ao contrario da acusação que pretendia relacionar a frase com as agressões.
3 Dezembro, 2019 at 21:02
na vespera existiram 3 reunioes( tenho ideia que é o Manuel Fernandes que refere isso): staff, equipa tecnica e jogadores
3 Dezembro, 2019 at 21:08
Sim, todas separadas.
Mas a reunião, que além dos jogadores incluiu o staff e que meteu o telefonema ao Mustafá foi em Abril e o segurança não esteve presente e estava a falar porque o WC lhe tinha dito e o advogado pediu a nulidade dessas declarações, nada tem a ver com a reuniões na véspera das agressões em Alcochete.
3 Dezembro, 2019 at 21:25
bem amanha quem lá vai sao os elementos da equipa tecnica.
leste alguma coisa sobre se o tal vasco fernandes já lá foi ou ainda é para ir?
3 Dezembro, 2019 at 21:38
Ainda não foi está arrolada deve ir numa das próximas sessões, não será a de amanha, acho ….
“Extra jogadores, todos os elementos arrolados pelo Ministério Público como testemunhas permanecem no país, podendo ou não ter ligação ao Sporting – ou mesmo mudando de funções, sendo exemplo paradigmático o então diretor clínico que é hoje presidente do clube, Frederico Varandas. João Rollin, VASCO FERNANDES (ambos secretários técnicos), Paulo Cintrão (departamento de comunicação), Gonçalo Álvaro, Ludovico Marques, Hugo Fontes (fisioterapeutas) ou Nelson Pereira (coordenador do departamento de guarda-redes) entre outros, continuam com as mesmas funções, ao passo que Raúl José e Miguel Quaresma, que eram da equipa técnica de Jorge Jesus, saíram para o Al Hilal mas regressaram à estrutura. A antiga glória verde e branca Manuel Fernandes mantém-se também no clube tal como Ricardo Gonçalves, diretor de segurança da Academia na altura do ataque a Alcochete que passou a desempenhar as funções no estádio e num âmbito mais alargado.”
3 Dezembro, 2019 at 21:39
amanha é o raul jose, o quaresma e o nelson
o cintrão ja foi hoje
3 Dezembro, 2019 at 21:32
“( a tal que BDc chegou a dizer que não aconteceu e onde pelos vistos ligou para o Mustafa)”
Eishh, nem tinha visto isto. Esta reunião até deu para um post no facebook a explicar tudo, alias, não li o livro, apenas vi resumos e tenho ideia que BdC até explica o processo como ligou ao Mustafá na presença do WC e do Patrício.
Mas tens aqui as declarações na fase de instruções e depois diz-me onde é que BdC diz que a reunião não aconteceu?
“Bruno de Carvalho: Deixe-me explicar-lhe o seguinte, porque foi dito no auto, que eu cheguei e perguntei ao Nuno Mendes se ia bater em alguém e que não tinha validade nenhuma, porque eu já lhe tinha avisado antes que ele estava em voz alta. Pois, vou explicar, e não dá para ver nas plantas de certeza, porque elas não devem estar actualizadas a esse ponto, porque este auditório tem no máximo dois anos, e eu não acredito que se tenham aí as plantas do estádio por exemplo. O que é que aconteceu, você tem um auditório, imagine este auditório, mais pequenino, como é obvio, com umas cadeiras uma bocadinho mais confortáveis, e depois tem uma parede, por trás dessa parede tem a porta.
Eu nunca saí, primeiro não foram cinco minutos, foram segundos, e depois eu nunca saí dali, o que eu fiz foi o William Carvalho virou-se para mim e disse a seguinte coisa linda de se dizer a um presidente: ‘julga que nós não sabemos que você nos mandou bater’. Eu vou até à porta, portanto não saio de dentro da sala, as pessoas se eu tivesse dito é pá Nuno Mendes cuidado vais… eu não combino nada com ninguém, ele atende-me o telefone, eu ponho em voz alta e disse: ‘meu caro, como é que é, eu mandei bater em alguém?’ e ele sem saber minimamente o que é estava a acontecer ele diz-me assim: ‘mas eu não estou a perceber a pergunta, não estou a perceber’. Estou a perguntar se mandei bater em alguém, essa do partir carros então, para mim é nova, nunca tinha ouvido falar em semelhante coisa. Mandei bater em alguém? ‘Não’. Eu desligo o telefone e disse ‘William, és um mentiroso, espero que agora todos os teus colegas tenham percebido que és um mentiroso de facto’. Eu acho que é grave dizer-se à entidade patronal, que se sabe que a entidade patronal lhes mandou bater, acho que é grave.
Eu não disse nada disso, o único fricção que houve e devia ter havido a intervenção do Jorge Jesus, que não houve, foi quando o Rui Patrício quis falar e disse ‘você’ e eu disse não é você é presidente. E ele diz outra vez ‘tá bem tá bem, com certeza, você…’ E eu disse não é você, é presidente, tive de dizer quatro vezes. Um treinador qualquer normal tinha acabado este assunto à primeira, teria dito desculpe, mas chama presidente se faz favor.”
3 Dezembro, 2019 at 20:16
Há uns dias já se falou do misic. Não me lembro quem o referiu mas se não é stou em erro disseram que este foi agredido com um cinto
3 Dezembro, 2019 at 20:17
*estou
3 Dezembro, 2019 at 22:30
Transcrição das declarações existe?
3 Dezembro, 2019 at 20:30
o juiz corrupto caiu hoje mas não vai sozinho…
o orelhas vai fugir do país… abraçado a cândida.
3 Dezembro, 2019 at 20:35
Brinca brinca… Está a fazer dinheiro com a opa, não deve certamente ser para pagas á banca…
3 Dezembro, 2019 at 20:55
Estás a falar do quê?
3 Dezembro, 2019 at 21:18
Rui Rangel.
3 Dezembro, 2019 at 22:09
O traficante de armas não volta a ser juiz, mas o “castigo” deverá ficar por aí, infelizmente.
3 Dezembro, 2019 at 21:31
“Não podemos passar ao lado dos problemas que afetam o futebol português e o caso do Sporting é um problema gravíssimo no futebol português.
É algo que está a ser analisado por toda a gente com demasiada ligeireza.
Estou a referir-me ao incidente da Academia. Saíram vários jogadores que valeriam muito mais do que aquilo que acabaram por valer.
Se aquilo não tivesse acontecido, alguns jogadores importantes poderiam continuar. Tudo isto foi ultrapassado de ânimo leve, o Sporting voltou à normalidade, com um discurso de campeão.
No entanto, quem está no futebol percebe que aquilo deixou marcas profundas.
Tem-se procurado bodes expiatórios, às vezes onde eles não existem, e o Sporting vai precisar de algum tempo para ultrapassar isto e para voltar a ser o grande clube que já foi.
A situação foi excessivamente grave”.
– Vítor Oliveira
É este o gajo que aqui tanto admiram?
Será só a mim que este discurso mete profundo nojo?
Ninguém questiona o porquê deste gajo ter a mesma conversa que Ferro Rodrigues ou de Marcelo Rebelo de Sousa?
Excessivamente grave?
Grave foi a golpada dupla de Alcochete e do Cashball, no mesmo dia, Sr. Vítor Oliveira!
Grave foi um país inteiro ir na propaganda barata difundida por TODOS os OCS.
Grave foi terem destituído uma direcção legítima e ainda hoje não se conseguir saber exactamente qual a razão para o terem feito — Os estatutos, o terrorismo, o ambiente de crispação no futebol português… É aquilo que der mais jeito desde que funcione como catalisador da turba ululante que decidiu previamente que BdC tinha de sair do Sporting — custe o que custar.
Eu queria tanto matar esta merda desta questão… Porque isto agora já de nada serve.
Mas há sempre mais um verme a sair debaixo de uma pedra para tentar enganar os sportinguistas.
3 Dezembro, 2019 at 21:34
Com este discurso ainda se arrisca a arranjar clube nas arábias…
3 Dezembro, 2019 at 21:54
E ainda tem a lata de dizer que não podemos passar ao lado dos problemas do futebol português.
Ignora olimpicamente toda a corja de bandidos de norte a sul nos últimos 30 anos e ainda chuta para canto como se fosse devido ao Sporting que existem problemas no futebol português…
É traste atrás de traste, foda-se.
4 Dezembro, 2019 at 9:30
Sabes perfeitamente que quem acusar o carnide leva com um processo em cima…. logo todos têm de falar e ignorar que o carnide existe sequer.
Apenas se fala do carnide quando têm de explicar que sabem que vão perder o jogo logo têm de jogar com os suplentes para poupar a equipa.
Tirando isso ninguem menciona o carnide.
3 Dezembro, 2019 at 22:07
A jornalista Sandra Felgueiras acusou a direcção da RTP de não lhe ter proporcionado meios para que ela pudesse terminar a reportagem sobre o lítio, que iria para o ar na sexta-feira antes das eleições legislativas. Maria Flor Pedroso, conhecida simpatizante do PS, e prima de António Costa, negou qualquer interferência. Curiosamente os meios apareceram para o programa recomeçar uma semana depois.
É assim que se fazem as coisas – a censura é indirecta. Não há meios/dinheiro para certas investigações, reportagens e programas que possam incomodar o poder. Foi com esta direcção da RTP que se acabou com o “DDT”, programa que foi demolidor para a imagem de José Sócrates, o querido da Flor Pedroso. É assim que se fazem as coisas!
4 Dezembro, 2019 at 9:34
A falta de dinheiro não é apenas na TV.
Por exemplo, o ISCTE, é uma universidade dominada pelo PS.
É de tal forma dominada que nos poucos anos em que o PSD foi Governo eles chegavam a Dezembro e afirmavam que não tinham dinheiro para pagar salários. Mas era todos os anos, não foi um caso isolado. Havia sempre grande confusão.
Depois tens uma pessoa que supostamente fez 6 meses duma pós-graduacão em gestão (ou seja, deixou-a a meio) e o ISCTE decide-lhe dar equivalência a um MBA (uma formacão de grau superior). Nada destas coisas é por acaso. Os partidos dominam esta merda toda, mas em particular um certo partido rosa.
3 Dezembro, 2019 at 22:19
Há uma coisa que não me sai da cabeça.
Era fundamental alguém conseguir fazer uma linha temporal com todos os acontecimentos que levaram à destituição da anterior direcção.
Eu nunca o conseguiria fazer porque a minha memória está ocupada com mil coisas que não dizem respeito ao Sporting.
Mas se alguém souber, ou estiver disposto a fazer algo semelhante, penso que seria muito importante para perceber esta intrincada trama em que estamos metidos.
3 Dezembro, 2019 at 22:26
Já fiz entre 17/02 e 09/04, data que considero decisiva e que decidiu o rumo do clube, com a volta olímpica e as vaias ao presidente os jogadores ganharam uma força que nunca em momento algum deveriam ter e o bombeiro e sobrinho sentiram confortados para acções seguintes, pelas manifestações de apoio no estádio e na imprensa e a partir daqui o CD viu as dificuldades de gestão severamente agravadas.
3 Dezembro, 2019 at 22:27
Não me recordo de ver isso, Malcolm.
Se não for pedir muito importas-te de publicar novamente?
SL.
3 Dezembro, 2019 at 22:35
É grande 🙂
Vou colocar de seguida.
3 Dezembro, 2019 at 22:40
Síntese.
Para quê escrever um testamento quando o que realmente interessa poderia ser condensado em cinco ou seis frases.
Em que raio é que constitui má fé ter contratado um treinador?
3 Dezembro, 2019 at 22:44
Desculpa, Malcolm.
Era uma resposta ao Miguel, obviamente.
3 Dezembro, 2019 at 22:34
Um pormenor que não deixa de ser algo pequeno, mas que me causa muita impressão é que em mil fotos (exagero claro) do Varandas como presidente não há um símbolo do Sporting, uma gravata verde, nada que “represente” o clube. Não é nada assim de mais, mas faz-me impressão
4 Dezembro, 2019 at 9:36
Já reparei nisso, por vezes aparece uma gravata verde mas é extremamente raro.
Aliás, ele nunca se veste muito com classe para um presidente, parece mais um puto que anda por lá. Quando tem de se vestir melhor parece que vai para um casamento, com jaqueta e tudo…. é um personagem ridiculo.
3 Dezembro, 2019 at 22:35
em querer massacrar, vou concluir a fita de tempo que comecei a fazer na passada 5ª feira, colocando os três posts em sequência (sem qq edição), lembrando que se trata apenas de acontecimentos que podem ser criticáveis ou censuráveis.
É um trabalho ingrato e certamente não vai mudar de opiniões pois quem acha que BdC fez um excelente trabalho até à AG de 17/02 e depois “fritou” por mais evidencias que se mostrem e ou por mais que se peça para fundamentarem, vão continuar a manter a narrativa.
O dias do fim de um enorme Conselho Directivo ou a Via Sacra de um grande clube.
Vou tentar, de acordo com a disponibilidade, fazer a fita do tempo dos acontecimentos mais relevantes, apôs a AG de 17/02, que muitos teimam em afirmar, ter mudado o comportamento da direcção, numa tentativa de escamotear a verdade, a única coisa que sucedeu de “grave”, foram as “criticas” ao plantel ou seja o Conselho Directivo perde a confiança dos sócios porque o seu Presidente se atreveu a criticar o plantel.
Para já a ultima quinzena de Fevereiro.
17/02/2018 – O beijo de Judas – 90%
18/02/2018 – Daniel Oliveira abre as hostilidades dizendo que BdC perdeu um apoiante para sempre.
18/02/2018 – CNID condena declarações de BdC
19/02/2018 – Em vários OCS Moita Flores entre outros mimos chama ditador a BdC
20/02/2018 – Sindicato de Jornalista pondera queixa crime no MP contra BdC,
21/02/2018 – Jose Roquette declara que BdC é mentiroso mas que não vai apresentar queixa crime.
21/02/2018 – Renião do Grupo Stromp, junta entre outros Tio, Roger, Bene, Abrantes e à saida RA afirma que é preciso saber separar o Presidente do Clube.
22/02/2018 – F.Mendes critica BdC e diz alvo de ameaças de arruaceiros conotados com o Presidente.
22/02/2018 – SCP confirma que as contas do clubes e do seu Presidente foram passadas a pente fino pela PJ na sequência de uma denuncia de PPC
23/02/2018 – BdC é criticado por recusar uma homenagem em conjunto com as toupeiras aos campeões Europeus de FutSal
23/02/2018 -No final do jogo com Astana BdC afirma que não há lugar para mais deslizes em nenhumas das frentes, no que foi entendido por uma critica aos jogadores.
24/02/2018 – Comunicação do SCP dá conta de ameaças a colaboradores na sequência de revelações feitas na SCPTv
25/02/2018 – Otávio Machado chama mentiroso e falhado a BdC afirmando que este só esta no futebol por necessidade do dinheiro.
26/02/2018 – RAlves à TSF e DN afirma que não aceita que as AGs sirvam para atacar e a SCPTv para julgar e que o clube necessita urgentemente de uma terapia de choque.
27/02/2018 – JJ critica adeptos por assobiarem equipa contra o Moreirense.
28/02/2018 – Dias da Cunha, à saída do tribunal onde foi testemunha em favor de GL, diz que existiu um Sporting bom antes de BdC e outro mau com a entrada de BdC e que tudo esta a ser feito para que o presidente se perpetue no cargo.
Assim, seguiam as coisas no reino do leão, quando tiver oportunidade coloco os primeiros 15 dias de Março que foram bem mais calmos.
Os dias da mudança seguem tranquilos …
Em campo, tranquilamente foi aberto o caminho para os quartos de Liga Europa, internamente, apesar do tropeção no inicio do mês nas Antas, uma conjugação de resultados permitia que o desafio no ultimo dia do mês em Braga fosse decisivo para as aspirações ao titulo.
Fora do campo, descobre-se e vive-se o apogeu do e-toupeira e internamente tudo o que pode ser criticado e censurável era devidamente amplificado.
04/03/2018 – PMRodrigues não perde oportunidade para num comunicado declarar que BdC é um activo tóxico para o clube e para o desporto em geral.
05/03/2018 – A indignação na comunicação é a proibição de uma criança fardada à lampiã entrar numa festa em Alvalade, alegadamente por ordens do presidente.
08/03/2018 – O Sporting não se fez representar na cimeira de lideres.
08/03/2018 – BdC reagiu aos acontecimentos da semana e num comunicado deixou fortes criticas aos políticos e dirigentes e volta a detalhar as medidas que considera importantes para garantir verdade, transparência às competições de forma a acabar com a violência. Deveriam reler novamente este comunicado, pouco ou nada mudou…
09/03/2018 – SCP anuncia o fim da equipa B e confirma a participação no campeonato de U23.
17/03/2018 – É noticia que Camacho & Nunes pede insolvência da SAD por uma divida de 511k euros que já data de 2011.
19/03/2018 – As revelações de Adrien incomodam, informa que não está frustrado com o Sporting mas sim com o seu presidente, BdC reage dizendo que espera que a entrevista esteja mal traduzida.
20/03/2018 – A noticia do dia é a descoberta do alegado investidor fantasma – Novo Banco, que terá injectado 18M no SCP
20/03/2018 – Record avança que BdC foi ao DIAP e saiu como arguido por queixa-crime de difamação movida por João Pedro Paiva Santos, BdC confirma e informa que é arguido neste processo e noutros do género, e que estes processos só terminarão com a colocação de processos por denuncias caluniosas.
23/03/2018 – A indignação do dia é a novidade!!! da Doyen ter apresentado uma acção no TJLx para execução de uma divida de 2M
24/03/2018 – Loja Verde na Baixa é vandalizada no dia seguinte à inauguração.
26/03/2018 – Jornais noticiam divida de 1M ao Braga e Sporting responde lembrando que também há dividas do Braga ao Sporting e que tudo será resolvido num normal encontro de contas.
27/03/2018 – Aproveitado a onda do dia anterior, hoje aparece a menção a uma divida ao Racing que ameaça recorrer à Fifa para cobrar 1,5M, Sporting esclarece que assunto está a ser tratado de acordo com a negociação entre clubes.
28/03/2018 – Nova troca de queixas e insultos entre o trolha e BdC
29/03/2018 – Liga de Clubes mostra-se preocupada com a novidade dos insultos entre presidentes.
30/03/2018 – JJ acusa Braga de montar estratégia fora das quatro linhas para tirar vantagem no campo.
31/03/2018 – Derrota em Braga – Adeus titulo
31/03/2018 – Como que antecipando os dias do fim que se seguiriam, BdC publica um post pedindo desculpa aos adeptos e com, aquilo que foi entendido, fortes criticas aos jogadores. É neste post que se encontra a celebre frase :
“Não é tempo de levantar a cabeça. É tempo de a baixar! Baixar, e olhar bem para o símbolo que trazemos no peito. E depois termos todos a capacidade de refletir se somos dignos de o usar. Isto desde dirigentes, aos atletas, aos treinadores e aos adeptos/sócios” Mais um post que merece ser lido e relido até à exaustão.
E é desta forma que os dias do fim estavam lançados ….
Os dias vertiginosos do fim anunciado…
03/04/2018 – Na AR no âmbito da conferencia Violência no Desporto, BdC teceu duras criticas aos OCS que difundem programas com lixo tóxico, foram também visados nas criticas IPDJ, MP, AR e não se esqueceu de incluir nas criticas a Liga, FPF e APAF
04/04/2018 – Miguel Sousa Tavares critica a presença de BdC na AR pois considera BdC um incendiário e arruaceiro que deveria ser irradiado do futebol. Reacção imediata de BdC que diz não saber se MST falou antes ou depois de ter bebido.
05/04/2018 – Post sobre a derrota em Madrid dando ênfase aos erros grosseiros dos jogadores
05/04/2018 – Telefonema para CMTV, tentando contextualizar o post, afirmando que não escreveu nada de muito diferente daquilo que o treinador disse na CI e do que toda a comunicação social relatava ou seja erros individuais incríveis que colocam em risco a passagem às meias da Liga Europa.
06/04/2018 – Confirma-se, a imprensa internacional destaque os erros individuais como causa da derrota. Marca: “Erros Fatais” AS: “Abraços Distraíram” L’Equipe: Golos Oferecidos” La Gazzeta: “Ofertas em Excesso” são títulos em destaque.
06/04/2018 -BdC na PGR para discutir temas “quentes” da actualidade desportiva
06/04/2018 – Comunicado oficial do SCP informando ser mentira a noticia que estava a ser difundida de que os jogadores se recusaram a treinar
06/04/2018 – Jogadores publicam post com recados para o presidente.
06/04/2018 – BdC publica post que posteriormente apaga informando a suspensão dos “meninos mimados”
06/04/2018 – Sucedem-se as mensagens de apoio aos jogadores, feitas por “notáveis” e de criticas ao presidente.
07/04/2018 – Jornais consideram a possibilidade do SCP apresentar a equipa B contra o Paços.
07/04/2018 – JJ na CI diz que teve a liberdade para convocar quem entendesse.
08/04/2018 – Paulo Abreu presidente do Grupo Stromp diz que BdC é um homem desequilibrado e sem condições para continuar na presidência.
08/04/2018 – Sai comunicado conjunto do CA da SAD e do CD do clube, que detalha toda a situação e confirma a existência de processos disciplinares em curso e que por telefonema, quer o presidente da MAG quer o presidente do CFD manifestaram total solidariedade ao CD do clube e ao CA da SAD.
08/04/2018 – Vitoria contra o Paços e da exaltação da AG de 17/02 ao Cabrão Pede a Demissão foi um pequeno passo que durou 49 dias.
08/04/2018 – JJ na CI diz que sempre esteve ao lado dos jogadores.
08/04/2018 – A noite termina com a CI de BdC lamentando e dizendo-se magoado com os insultos de que foi objecto.
09/04/2018 – Marta Soares diz que BdC tem de se demitir caso contrario a MAG e cito “Toma as rédeas para fazer regressar a paz ao clube”.
09/04/2018 – Holdimo solicita AG da SAD urgente para se discutir a continuidade do CA.
09/04/2018 – Ricciardi é o primeiro de muitos que se seguem, membros do Conselho Leonino a demitir-se, apelando a uma mudança de presidente com a máxima urgência,
09/04/2018 – Gonçalo Branco Pardal é o 1º signatario fr um requerimento à MAG, que de acordo com o proprio já conta com mais de 1600 assinaturas apelando à demissão.
09/04/2018 – A partir daqui e durante semanas foram, dezenas centenas, milhares de depoimentos públicos, com pequenos intervalos para celebrar as gloriosas vitorias das modalidades que se sucediam, anunciando a perda de confiança e considerando ter-se esgotado o tempo de BdC, que estava doente e que a demissão era irreversível. Faço porta voz deste exercito o Senhor JUIZ Abrantes Mendes que neste dia considerou: Com ou sem assembleia Geral o mais importante é retirar BdC rapidamente da presidência.
09/04/2019 – Sai comunicado da SAD, informando que por causa da instabilidade directiva quer na SAD, quer no clube, iria propor o adiamento do pagamento do EO.
09/04/2018 – O dia termina com um novo post de BdC que como antecipando o terramoto e as ondas de choque que se aproximavam deixou isto escrito:
“Porque vamos perder a voz! A voz incômoda. A voz que se opõe com frontalidade contra tudo e contra todos. Que nunca terá o amor dos jogadores pois como disse Adrien “defendo o Sporting CP sempre”. Vamos novamente perder todo o respeito que aos poucos estávamos a ganhar em alguma comunicação social e em muitos Stackholders. Isso vai morrer. Os jogadores e treinadores hoje estão aqui e amanhã ali. Não podem nunca com a conivência de adeptos “ganharem” ao seu Presidente. Agora quando quiserem sair é fácil, fazem um Instagram e recebem uma ovação de pé.”
Esta citação, seria uma boa forma de terminar esta cronologia dos dias que mudaram o clube, mas e até porque, foi um trabalho desnecessário, desinteressante, já nada altera, mas pelo menos servirá para refrescar a memoria de tantos que continuam a afirmar que a AG de 17/02 mudou BdC, que a partir daí entrou numa loucura, fritou, etc… Espero, que revejam o filme todo e digam quais os factos que justificam a perda da confiança …… o mal foi feito e tudo o que veio depois, são ondas de choque deste terramoto.
O exercito que primou pela ausência em 03/02 e se apresentou para o beijo em 17/02, e quando mais era necessário optou precisamente por se colocar na trincheira errada.
PS: Só mais uma curiosidade, como podem ver na cronologia, em 21/02 no final de reunião do Grupo Stromp, Ricciardi, Abrantes Mendes e Paulo Abreu diziam ser importante separar o presidente do clube, o presidente do Grupo Stromp Paulo Abreu e o membro do Conselho Leonino Ricciardi e o JUIZ Abrantes foram dos primeiros a exigir a demissão, uns dias mais tarde, em 20/04 são fotografados num repasto com JJ, algo que disseram ser muito frequente.
3 Dezembro, 2019 at 22:40
Muito obrigado, Malcolm!
3 Dezembro, 2019 at 22:49
São acontecimentos na maior parte dos casos com conotação negativa e ou críticos para o CD e que foram amplificados na CS.
Não dá para fazer grande síntese pois só assim se percebe o inferno que foram aqueles 49 dias para o CD e principalmente para o seu presidente. Depois conseguem dizer que “fritou” queria ver quem seria capaz de aguentar tantos ataques e vindos de todos os lados, mas os internos, depois dos 90%, devem ter sido bem amargos.
3 Dezembro, 2019 at 22:58
Claro.
E é por isso mesmo que qualquer ser humano vagamente razoável acha esse argumento do ‘fritou’ uma calúnia útil.
Aliás, Eduardo Barroso, que passei a odiar nessa altura, foi um grande difusor dessa ideia.
Um ‘alegado’ amigo de BdC que, depois de estar anos a defender a anterior direcção, passou a apoiar Varandas!! Só no Sporting.
Como se fosse perfeitamente natural uma deriva ideológica de 180º…
E siga a banda.
4 Dezembro, 2019 at 9:39
Bela sintese. Bom trabalho.
4 Dezembro, 2019 at 1:06
MALCOM Exelente trabalho!
Cronologia exelente!
Devia ser publicado em livro.
Já agora até seria interessante desenvolver todos os acontecimentos desde o famoso “churrasquinho” , passando pelos “outdoors” , pelo “Bruno no banco de suplentes”, “o despedimento de Leonardo Jardim” a “Marco Silva” etc etc.
No fundo a guerra interna que Bruno travou e a guerra externa contra a cartilha e o gabinete de crise.
Confia : Seria um “best seller”.
SL
4 Dezembro, 2019 at 12:13
Serviço Leonino!
4 Dezembro, 2019 at 1:07
MALCOM Exelente trabalho!
Cronologia exelente!
Devia ser publicado em livro.
Já agora até seria interessante desenvolver todos os acontecimentos desde o famoso “churrasquinho” , passando pelos “outdoors” , pelo “Bruno no banco de suplentes”, “o despedimento de Leonardo Jardim” a “Marco Silva” etc etc.
No fundo a guerra interna que Bruno travou e a guerra externa contra a cartilha e o gabinete de crise.
Confia : Seria um “best seller”.
SL