Esta é uma pergunta que se calhar todos fazemos nestes dias, com perspetivas diferentes de sócio para sócio, de adepto para adepto, embora provavelmente numa coisa estarão quase todos de acordo, esta não é uma situação boa, este Leão está muito doente.
Não me interessa vir para aqui em busca de culpas, na procura de bodes expiatórios ou de teorias mais ou menos conspiratórias que quase sempre tentam encontrar dentro do clube em inimigos internos, as explicações para todos os males. Interessa-me acima de tudo falar daquilo que pode e deve ser feito para retirar este clube do buraco onde se encontra, com os seus membros divididos entre assobios e apupos, entre indiferenças e atitudes derrotistas entre desejos de quanto pior melhor e de sentimentos de não pertença, tudo isto num grande clube que sempre se orgulhou de ter uma massa associativa diferente, que mesmo sem ganhar nada, nunca deixou de apoiar o seu grande amor.
Será que esse grande amor acabou? É verdade que muitos sócios se sentem enganados e que outros sentem que houve infidelidades aos valores do clube, outros ainda acreditam que houve conspirações, que levaram ao estado a que o clube se encontra, alguns terão razão ou até todos a podem ter, mas o que é que isso interessa para o clube? Vamos continuar com esta degladiação entre Sportinguistas continuando a degradar uma instituição que apesar da sua dimensão se arrisca a transformar num clube irrelevante no futebol?
Chegou a hora de mudar o rumo, de olharmos para nós próprios e perguntarmos se vale a pena destruirmos um clube centenário, que foi fruto de gerações de associados e de gente que com melhor ou pior qualidade sempre deu tudo pelo crescimento desta enorme instituição, só para podermos defender a nossa posição ou a nossa verdade. Parafraseando o velho político da brumosa Albion, com as devidas diferenças.” Não perguntes o que é que o Sporting pode fazer por ti, mas sim o que é que tu podes fazer pelo Sporting”.
Tenho estado calado, no meu canto, tentando não contribuir para esta autentica guerra fratricida que infelizmente está a transformar o meu querido clube, numa espécie de terra queimada que apenas irá trazer vantagens aos nossos adversários, mas a angustia não me permite continuar sem dizer nada quando à minha frente vejo esta grande instituição ser derrubada e afundar-se lentamente como um enorme Titanic, não faltando sequer orquestras provindas de varias fações, a tocar, aquela melodia horrível do quanto pior melhor, enquanto o navio mete agua por todos os lados.
Que dizer daqueles sócios que deixaram de pagar quotas, quando mudou a direção? Sem questionar a sua razão ou as suas motivações, não será lógico perguntar porque motivo põem eles os dirigentes acima do clube? E se amanhã houverem eleições, como é normal num clube democrático, como vão poder mudar para aquilo que querem se não vão poder votar? Que dizer dos sócios que deixaram de ir ao estádio só porque a equipa não ganha como gostaríamos ou porque esta está mal dirigida? Somos nós os apoiantes do Sporting Clube de Portugal ou é a equipa de futebol que tem de motivar os adeptos?
Não quero pôr nesta equação, alguns, que com certeza serão muito poucos, que nalguns sítios têm humilhado e insultado o próprio clube, como se o Sporting fosse hoje uma coisa diferente, um clube dos outros, onde a maioria dos seus sócios não pensam nem sabem pensar, só porque houveram mudanças que não são do seu agrado. Uma coisa é a crítica, mais ou menos construtiva, sempre saudável num organismo coletivo onde a pluralidade de ideias pode e deve existir numa dialética constante, outra é o Niilismo destrutivo que poderá servirá alguns interesses, que não os do Sporting. Quem moverá estas pessoas? Que interesses estarão por detrás destas cartilhas? Num cada vez mais competitivo panorama futebolístico nacional e
europeu onde o dinheiro assume cada vez mais o poder, a quem interessa um Sporting dividido e fraco, cada vez mais longe do topo?
A incompetência, o amadorismo, numa grande instituição como é o Sporting e numa grande empresa como é a SAD é um cancro que tende a alastrar a toda a estrutura, que irá matar o clube se não for rapidamente tratado. Mas não é com “tratamentos” errados que o enfermo pode ser curado, não é com substituições apressadas de administradores ou presidentes que se resolvem problemas que se arrastam há anos neste clube. Quem pode garantir que após uma eventual destituição não venha a ser eleita outra administração igualmente contestada?
Só com uma mudança de comportamento dos sócios, com uma união pelo denominador comum apesar das diferenças, pode alterar este status quo. As necessidades de profissionalização da gestão, económica, financeira, de comunicação e acima de tudo a desportiva só pode ser alcançada pela discussão e pelo engajamento dos sócios e adeptos, naquilo que deve ser a motivação de todos os sportinguistas, o amor pelo clube.
É tempo de deixarmos de pensar em salvadores e em homens providenciais que apesar da sua boa vontade ou das suas boas intenções, apenas continuam a perpetuar a deprimente falta de estruturas profissionais em muitos setores do clube ou em quase todas. Cada vez estamos mais afastados dos outros clubes grandes e cada vez mais vemos aproximar outros que apesar de não terem a dimensão do Sporting, pela sua organização começam cada vez mais a ocupar espaços que estamos a perder. Esta perda que se deve acima de tudo à nossa culpa, por desperdiçarmos meios e valores em politicas erradas não são apenas desta direção, nenhuma das anteriores esteve isenta dessa culpa. Desde que fomos campeões pela última vez as sucessivas direções tomaram opções que levaram, uns à perda de património importantíssimo do clube, outros ao endividamento incontrolável, outros ainda à perda da qualidade e do domínio da formação, outros à perda de passes de jogadores e de valor da instituição.
P.S. Há dias houve um congresso, promovido por alguns sócios do Sporting, ao qual embora inscrito não me foi possível estar presente, li no entanto todas as comunicações e parece haver ali muita coisa importante para discutir e ter em conta para o futuro do clube. Era bom que a direção do clube olhasse para os lados, ouvisse mais o clube e soubesse tirar algumas
conclusões.
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Leorodri
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
19 Dezembro, 2019 at 12:08
Tenho a impressão que a citação que fazes… pertence ao Kennedy…
19 Dezembro, 2019 at 14:15
Que grande comentário ao teor desta posta!!!
SL
19 Dezembro, 2019 at 15:32
Confere, é do Kennedy
19 Dezembro, 2019 at 16:07
Mea culpa, pensei que fosse de Churchill. De toda a forma não muda o sentido.
20 Dezembro, 2019 at 7:37
O Churchill disse: Now this is not the end. It is not even the beginning of the end. But it is, perhaps, the end of the beginning.
Que se aplica perfeitamente ao Sporting actual. Acabou um capitulo e agora temos de aceitar e lancar mãos à obra para formar um novo clube. O actual não tem salvacão.
19 Dezembro, 2019 at 12:26
Era bom que a direção do clube olhasse para os lados, ouvisse mais o clube e soubesse tirar algumas
não o vão fazer, ponto.
enquanto esta direção lá tiver eu fico afastado e não tem nada haver que o clube está acima das pessoas, mas as pessoas também fazem o clube.
eu passei por joao rocha- amado de freitas – jorge conçalves – sousa cintra – roquette – santana lopes – – dias da cunha- soares franco – bettencourt -godinho lopes e nunca desisti do clube mas neste momento com esta direção que é da mais nojenta que eu concehi não consigo dar o meu contribuito.
no dia que sairem, estarei lá de novo, seja com benedito, com o manel ou com o francisco.
#varandasout
20 Dezembro, 2019 at 2:18
+1
19 Dezembro, 2019 at 12:28
“Habituei-me a um Sporting de respeito, forte, com voz, mas com respeito pelo desporto, pelo dirigismo, pelas pessoas com dignidade. Mas hoje, quanto mais depressa o Sporting perder, mais depressa terá um futuro melhor. Hoje, prefiro ser último”
Acho que esta frase explica muito bem essa famosa “guerra fatricida” de que falas…. pena que isso não encaixe na tua narrativa.
O clube deixou de ser democratico, logo vais votar? Duvido.
E se vais votar como sabes que o voto não será manipulado? Como existiram indicios de que aconteceu no passado gostava de saber como irás garantir isso.
O Sporting estava a se reerguer, estava a crescer, estava a ganhar…. as pessoas perceberam isso e disseram “presente” e existia uma grande mistica, como nunca vi.
Tudo isso foi nos roubado. Chama-lhe conspiracão à vontade, se te deixa feliz.
Os resultados estão à vista de todos. O clube que existiu desapareceu. Não foram os adeptos e sócios que abandonaram o clube, foi o clube que desapareceu. Os adeptos e sócios apenas estão a aceitar isso pouco a pouco.
A destruicão não é algo que irá acontecer no futuro, é algo que está a acontecer todos os dias…. As pessoas querem salvar o clube, mas se calhar têm de aceitar que não resta muito mais para salvar.
O numero de sócios vai continuar a cair a pique. Porque a palhacada tem limites.
E não se pode criticar alguem por não querer ser palhaco.
19 Dezembro, 2019 at 15:34
O drama… nem tanto ao mar nem tanto à terra…
8 títulos europeus e 2 no futebol. Não houve outro clube em Portugal a fazer o mesmo.
Sim, há erros no futebol. Mas o resto está competitivo.
19 Dezembro, 2019 at 15:42
Tu és como a neoblanc, limpas mais branco!!
19 Dezembro, 2019 at 21:59
Prejuízo acumulado tanto no Clube como na SAD e a crescer a um ritmo alarmante.
Receitas operacionais a reduzirem drasticamente e com tendência a ainda diminuírem muito mais (no Clube e na SAD). Custos operacionais a aumentar mesmo após anunciados “cortes de gorduras”.
Perda de competitividade CLARA no Futebol!
Perda de competitividade em cada vez mais Modalidades (Futebol Feminino, Atletismo, Ciclismo, Modalidades de Pavilhão sem um título de Campeão Nacional).
Tendência das Modalidades, muito crítica, dados a drástica redução de receitas (sócios, bilhética) e o aumento de custos relativos (mais uma Modalidade, bastante onerosa, o Basket).
E há quem não ache isso um drama.
E são estes que não vêem drama no naufrágio, os “verdadeiros” sportinguistas, os que “não deixam de pagar quotas”, os que “continuam a ir ao Estádio”, os que não pedem destituições de Presidentes.
Eu continuo a pagar quotas porque quero manter minimamente sustentável o projecto de um Sporting Eclético e porque quero continuar a poder “decidir” e “ter palavra” na vida associativa do Clube,
Mas, quem deixou de pagar quotas deixou de ser sportinguista? Será que então somos só menos de 100.000 sportinguistas? Os outros 3.000.000 não são sportinguistas? E o ganho ou perda de associados não é uma tarefa que compete a quem dirige os destinos do Clube? E não foi SEMPRE assim? E não houve em 50 anos, 2 ciclos de claro crescimento associativo? E esses ciclos não estão associados ao trabalho directivo que conferiu a um número muito significativo de adeptos o orgulho de afirmação leonina a ponto de se tornarem sócios e garantirem maiores assistências nos Estádios e Pavilhões? E não são essas condições que, mesmo com parcos resultados (no Futebol), mantêm o fervor sportinguista e conferem alguma sustentabilidade financeira e associativa aos projectos desportivos?
Bom, não deixei de pagar quotas, mas deixei de ver os jogos de Futebol. Porque os nossos jogos de Futebol são, em 95 por cento dos casos, espectáculos verdadeiramente deprimentes e que envergonham qualquer sportinguista. E porque, até o prazer que sentia em assistir aos jogos no Núcleo SCP em comunhão com outros sportinguistas se tornou um exercício cada vez menos agradável e cada vez mais penoso, ao verificar o grau de conformismo e seguidismo de alguns dos meus companheiros de Clube e de Núcleo.
Continuo a sentir enorme prazer e fervor sportinguista a assistir aos jogos de Andebol, de Volley, de Basket, de Andebol, de Futsal, e em seguir pela net os jogos internacionais do Goalball, ou os feitos do Atletismo Feminino.
Mas compreendo perfeitamente todos os que sentem uma frustração incontrolável por assistir à derrocada de um gigante.
Porque é o que está a acontecer ao Sporting, e se irá concretizar mais cedo do que muitos pensam,se não houver capacidade de inverter rapidamente este rumo, de criar uma alternativa que devolva aos sportinguistas o ânimo generalizado, a sadia ilusão, o orgulho de vestir as nossas cores e exibir o nosso emblema e de garantir uma gestão ambiciosa mas realista, competente, voltada para os sócios e os adeptos e depositando neles a confiança para alcançar o sucesso.
O leorodri que me desculpe, mas leio no seu post um desejo naif e ilusório de um mundo sportinguista completamente unificado e pacificado. Mas lamento informá-lo que, em ambiente real de ataque permanente aos direitos dos associados, de desrespeito a adeptos, de menorização dos Valores Históricos do Clube, de delapidação agressiva do seu património físico, desportivo e financeiro, o seu idílico cenário não passa de argumento ficcional digno de Contos de Fadas.
Um abraço e saudações leoninas
19 Dezembro, 2019 at 22:07
Tudo isto, Álvaro, infelizmente e como o JHC escreveu mais abaixo o que está em causa é o presente, pois se o rumo não for invertido de imediato, duvido que exista futuro para o clube e para as suas modalidades.
19 Dezembro, 2019 at 22:16
Excelente e muito preocupante, Álvaro.
“…uma frustração incontrolável por assistir à derrocada de um gigante.”!!
Parece que há muito sócio e adepto que não vê ou não quer ver e que não se importa minimamente com isto…!
19 Dezembro, 2019 at 23:27
Excelente texto Álvaro, no qual me revejo totalmente.
SL
19 Dezembro, 2019 at 23:29
Que grande comentário do Álvaro
20 Dezembro, 2019 at 1:50
Excelente comentário, caro Álvaro! como sempre!
Quem me dera escrever assim!
SL
20 Dezembro, 2019 at 2:24
Excellent!
20 Dezembro, 2019 at 7:38
Muito bem! Merecia maior destaque!
20 Dezembro, 2019 at 13:42
Brilhante caro Álvaro!
19 Dezembro, 2019 at 23:24
O resto está competitivo…
Até quando?
19 Dezembro, 2019 at 12:30
Um texto muito bom. É realmente necessário que todos façamos uma introspecção. Perceber se o amor que sentimos pelo clube é mais forte que o ódio ou a indiferença que tem toldado o raciocínio da nação leonina. Eu acredito que podemos sair mais fortes de tudo isto mas para isso é necessário que os sportinguistas sejam capazes de se sacrificar em prol do clube e não propriamente da sua ideia de clube. Não há qualquer duvida que será impossível dar esse passo com a actual direcção, mas é preciso ter em conta que quando a próxima chegar precisará do apoio de todos, desde os que chamam de brunistas, croquetes, varandistas, sportingados e afins, todos, os que tem rotulo e os que não tem. eu nunca desistirei do Sporting ainda que por vezes me falte as forças, mas se for necessário serei um exército de um, sempre pelo Sporting mas nunca contra sportinguistas, mesmo aqueles que pensam diferente de mim. Saudações Leoninas
19 Dezembro, 2019 at 12:39
Era bom que o Sporting sad fosse gerido como uma empresa.
Mas uma empresa a sério, não aquelas coisas híbridas que dão de comer do bom aos directores e amigos, enquanto que os prejuízos são a pagar por terceiros.
19 Dezembro, 2019 at 18:25
Era bom que o Sporting fosse… gerido.
20 Dezembro, 2019 at 13:44
pah mim é facile… muitah maiz facile…
20 Dezembro, 2019 at 22:00
SE quer a Sporting SAD gerida como uma Empresa fale com os accionistas maioritários da Belenenses SAD que terão todo o gosto em deslocar o seu projecto de canibalização de Clubes de Futebol do Estádio do Jamor alugado à F.P.F. por um outro, com muito mais carninha para os alimentar e com Estádio e Complexo de Treinos próprios.
Para gerir BEM a SAD de um Clube de Futebol, antes de gestores empresariais é necessário lideres carismáticos mobilizadores, que saibam potenciar e canalizar para êxito desportivo e financeiro a paixão clubista de massas.
Sem essa paixão se manifestar não há gestão financeira que resista.
OBRIGADO CLUBE DE FUTEBOL OS BELENENSES! OBRIGADO TIRSENSE! OBRIGADO FARENSE! OBRIGADO A TODOS OS CLUBES QUE SOUBERAM SEPARAR-SE DAS SUAS SADs E SDUQs E RENASCER A PARTIR DO ZERO MAS MANTENDO INTACTOS OS VALORES DOS VOSSOS CLUBES E O ORGULHO E PAIXÃO DOS VOSSOS ASSOCIADOS!
Um abraço e saudações leoninas
19 Dezembro, 2019 at 12:49
Plenamente de acordo com tudo o que escreveu amigo Leorodi
Não é necessário “ser-se catedrático” para vermos que as coisas “estão demasiado complicadas” para o Sporting no presente…mas também no futuro…
De há muito o Sporting é um Clube diferente…onde
Se “ama ou se odeia”, esquecendo na maior parte das vezes…
Os “reais interesses” do Clube…
Não estou nada optimista quanto ao futuro (e estou muito apreensivo quanto ao presente…)
Mais tarde ou mais cedo, vão haver eleições (também pergunto…: como pensam aqueles que deixaram de pagar quotas…”ter parte activa” na vida do Sporting…)…
Mas de uma coisa tenho a certeza…:
A clivagem existente entre os sócios é de tal dimensão…
Que sejam quem forem os próximos dirigentes, não terão com toda a certeza uma maioria significativa (ainda para mais se houver muitos candidatos…), para poderem “afirmar-se como a vontade da maioria” (há necessidade urgente alteração da maneira como são efectivadas as eleições para a Presidência, para que passe a haver necessariamente uma 2ª volta, quando nenhum dos candidatos obtiver uma maioria significativa num primeiro escrutínio…)…
E lá voltaremos a ter outra vez “uns contra os outros”…esquecendo-se completamente que o que nos interessa verdadeiramente são os “altos valores Leoninos”…e não “o umbiguismo” de cada um, que há muito contribui para a destruição lenta dos Valores do Sporting…
A Esperança “é Verde”…
Mas eu estou cada vez mais desiludido com tudo (e com muitos…)…
Sporting Sempre,,,!
SL
19 Dezembro, 2019 at 12:52
Para o abismo. Este Sporting caminha para o abismo graças aos autistas, mentirosos, ressabiados revanchistas que nos lideram.
19 Dezembro, 2019 at 12:54
Não quero ser ingrato, tenho ainda que fazer um agradecimento aos 71
19 Dezembro, 2019 at 13:08
Bom texto, boas questões. Responda quem tiver força e motivação para tal. Quanto a mim estou um bocado cansado de pagar e lutar por um clube que sempre teve donos e na verdade nunca me pertenceu enquanto sócio.
19 Dezembro, 2019 at 13:12
A única coisa em que estou de acordo é que terão de ser os sócios a resolver o problema. De resto, e o caro Leorodri desculpe a sinceridade, o texto parece-me mais um exercício em que o ónus da porcaria em que o Clube está mergulhado pertence a quem acreditou e votou nesta direcção de incompetentes, a meias com quem não escolheu este caminho e já está farto de Varandas e seus comparsas. E ao mesmo tempo iliba a actual direcção de responsabilidade. Assim, discussão começa inquinada, na minha opinião.
Não é por desconhecermos a competência de quem virá a suceder a actual direcção que devemos baixar os braços, fazer de avestruzes ou andar aos círculos a discutir o Sporting e ideias para o futuro quando o presente está uma merda e quem dirige o Sporting não possui carácter e competência para representar e liderar o mesmo.
O que não falta são ideias e discussões sobre o Sporting. O problema é que enquanto andamos a discutir o que o Clube precisa, e todos estamos carecas de saber o que queremos, o Sporting caminha rapidamente para outras mãos que decidirão os seus destinos sem que os Sportinguistas consigam impedir. Os números dos ReC não são teorias, não são cabalas. Os resultados desportivos e as assistências não são fábulas.
A discussão urgente não é o futuro mas o presente imediato para evitar que o Clube seja delapidado pela SAD e que o poder seja roubado aos Sportinguistas.
https://www.rugidoverde.com/2019/12/18/sustentabilidade-e-ecletismo-em-risco-de-extincao/
Antes de começarmos a plantar novas sementes é necessário revirar a terra, mas com outro CD. Esta direcção nem para adubo serve.
19 Dezembro, 2019 at 13:13
Grande texto.
Está lá tudo!!
19 Dezembro, 2019 at 13:15
Eu percebo a relutância em apontar culpados e buscar “salvadores da pátria”.
Mas o problema não está nas ideias: ainda há pouco tempo houve o tal congresso em Coimbra cheio de ideias positivas. Mesmo nas últimas eleições os programas estavam lá cheios de boas intenções.
O problema de há décadas tem sido mesmo de más lideranças, pelo que mesmo a contra-gosto os sportinguistas estão condenados a ter de arranjar um CD competente. Não há volta a dar.
19 Dezembro, 2019 at 13:22
Mas atenção, a procura por uma nova liderança não se resumirá a encontrar um novo Presidente. É preciso toda uma equipa coesa e competente e ter noção que existem 2 grandes modelos para o Sporting: pró-venda da SAD e reforço do poder da SAD pelo clube! Portanto o futuro líder vai ter de conseguir unir a maioria dos Sportinguistas independentemente desta divisão.
Eu estou convencido que uma vasta maioria é contra a venda da SAD e que se houve tantos presidentes nos últimos anos da facção oposta (Roquetismo) é apenas porque esta facção tem sabido atrair o voto dos sócios mais velhos através de outras questões e promessas. No entanto duvido que um presidente vindo do Roquetismo consiga alguma vez trazer paz a este clube … a não ser definhando-o por completo!
19 Dezembro, 2019 at 13:35
Excelente complemento.
E acrescento que estou farto de Presidentes a assumirem a pasta do futebol.
O futebol é para ser gerido por quem percebe realmente do assunto e não por um gajo que vê muitos jogos de futebol.
19 Dezembro, 2019 at 13:39
Isto
19 Dezembro, 2019 at 13:45
E também acho que o caminho não se faz com eleições todos os anos…. Mas a incompetência tem limites….
Por isso venham eleições o mais rápido possível.
P.s. E nas eleições não terei medo em escolher entre os candidatos. Ficar no muro é para os fracos
19 Dezembro, 2019 at 14:24
A maioria dos sócios expressou igualmente esta vontade ao ter votado em Benedito. Era essa a grande diferença entre os projectos mais votados.
19 Dezembro, 2019 at 14:28
Era??
Benedito:
Director Desportivo —> André Cruz
E o responsável pela pasta do futebol era quem??
É que Dir. Desportivo não é assumir a pasta do Futebol….
19 Dezembro, 2019 at 14:51
Tenho a ideia que o Benedito sempre disse que não ia pegar na pasta do futebol.
19 Dezembro, 2019 at 14:57
Além disso, Benedito promete um modelo de governação diferente para o futebol do clube
“Para o futebol apresentamos um modelo de organização diferente do atual, coordenado pela administração da SAD assente em três áreas: sénior profissional, formação e Sporting perfomance. Temos um diretor desportivo, um ex-atleta, também campeão no clube. Temos um responsável por toda a formação, fará a ligação entre a direção técnica e as infraestruturas. Quem irá dirigir a SAD é o presidente do clube, escolhido pelos sócios. É com estas ideias que me apresento aos sócios do Sporting. Com sentido de dever, sinto que chegou a hora de retribuir tudo o que o Sporting me deu”, explicou.
20 Dezembro, 2019 at 22:25
“Para o futebol apresentamos um modelo de organização diferente do atual, coordenado pela administração da SAD assente em três áreas: sénior profissional, formação e Sporting perfomance. Temos um diretor desportivo, um ex-atleta, também campeão no clube. Temos um responsável por toda a formação, fará a ligação entre a direção técnica e as infraestruturas. Quem irá dirigir a SAD é o presidente do clube, escolhido pelos sócios. (…)” Programa de João Benedito.
Por mais que o brunovl queira dar outra interpretação (para mais isolando e descontextualizando as palavras de João Benedito), o que ele aqui diz é que o “modelo de organização” que propõe mesmo que “ssente em 3 áreas” é coordenado pelo Conselho de Administração da SAD (como NÃO PODERIA DEIXAR DE SER) ao qual ele João Benedito se propõe a Presidir.
LOGO: será o Homem forte do Futebol, acumulando funções da Presidência da sua Sociedade Desportiva com a Presidência do Clube.
Ou o brunovl acha que seria o André Cruz ou o Carlos Pereira a comandar os destinos do Futebol? Ou mesmo qualquer outro Director? Qualquer deles teria de prestar contas ao Presidente e ao C.A. da SAD. Porque são estes quem presta contas aos accionistas (nem é só ao SCP).
Só há uma forma de o Presidente do Clube não ser o manda-chuva directo do Futebol. É não acumular a função de Presidente do C.A da SAD e deixá-la a quem saiba gerir um Clube de Futebol (incorporando conhecimento nas diversas valências: política desportiva, competitividade desportiva, competitividade e sustentabilidade financeira, valorização da marca, articulação com o Clube e os seus dirigentes na definição de estratégias agressivas de conquistas de públicos, adeptos e associados).
Um abraço e saudações leoninas
Um abraço e saudações leoninas
19 Dezembro, 2019 at 14:57
Carlos Pereira e André Cruz.
O Benedito disse sempre que não ia assumir a pasta do futebol porque não era especialista.
19 Dezembro, 2019 at 14:58
E sempre foi um dos fatores que me fez votar nele.
19 Dezembro, 2019 at 15:01
Só não tenho a certeza se não contava igualmente com o Inácio que já lá estava….Tenho ideia que sim mas não garanto…
19 Dezembro, 2019 at 15:02
Eu sempre tive duvidas sobre a funcionalidade do modelo…mas votei nele porque ao menos tinha um modelo e tinha claramente pensado no que fazer a sério, em vez de ser um vipe mal parido tipo “futebol?! Fácil…”…
Foi o único que me pareceu tirar mais do que 1 semana a fazer programa, a organizar e a planear as merdas…
19 Dezembro, 2019 at 22:09
Na verdade nunca ouvi ou li o Benedito afirmar isso. Mas mesmo que o tenha feito, o seu projecto desmente-o: “(…) QUEM IRÁ DIRIGIR A SAD É O PRESIDENTE DO CLUBE, escolhido pelos sócios. É com estas ideias que me apresento aos sócios do Sporting.(…)”
Quem preside à SAD é quem dirige o Futebol!!
Logo, Benedito queria, também ele assumir a pasta do Futebol.
SL
19 Dezembro, 2019 at 23:16
“Para o futebol apresentamos um modelo de organização diferente do atual, coordenado pela administração da SAD”
Onde é que ele diz que seria o Presidente da Sad a mandar no futebol?
21 Dezembro, 2019 at 13:05
Caro brunovl, exactamente por afirmar (” … “Para o futebol apresentamos um modelo de organização diferente do atual, coordenado pela administração da SAD”) que o seu Modelo de Futebol é COORDENADO PELA SAD (até parece que descobriu a pólvora: uma SAD só pode ser coordenada pelo seu C.A e dirigida pelo seu Presidente), e por esclarecer que ” … Quem irá dirigir a SAD é o presidente do clube, escolhido pelos sócios.”, que Benedito seria o Manda -Chuva do Futebol.
Mais uma vez: se não é o Presidente da SAD quem dirige tudo o que se relaciona com o Futebol, quem então? não é o Benedito ou outro qualquer quem define isso: É A LEI! Qualquer Sociedade Comercial (e as SADs regem-se pelo mesmo Código) é gerida pelos seus accionistas e por quem eles elegem. Directores Desportivos, Directores de Scouting, Directores de Formação, Directores de Marketing, Directores Jurídicos, C.E.O.s, quem quer que seja, responde, em última instância ao C.A. da SAD e ao seu Presidente e estes repondem aos accionistas.
Se o Presidente dá mais ou menos liberdade de acção aos seus Directores é outra questão, mas o responsável máximo é o Presidente.
Um abraço e saudações leoninas
19 Dezembro, 2019 at 15:00
O Benedito será o próximo presidente do Sporting.
19 Dezembro, 2019 at 15:18
Faltou-te o não antes de será.
19 Dezembro, 2019 at 15:21
Vamos ver então.
19 Dezembro, 2019 at 15:24
Anda “demasiado” estratega….
19 Dezembro, 2019 at 15:28
Não acho. Acho que ja o queimam é demasiado sem motivos para isso
19 Dezembro, 2019 at 18:29
Se o Pavel diz isto, então é mesmo.
19 Dezembro, 2019 at 23:48
Em minha opinião é mais um flop, mas para substituir a merda que lá está agora é muito bem vindo.
19 Dezembro, 2019 at 13:46
Também eu!
Realmente não precisamos de um presidente – chefe do departamento de futebol -treinador e adepto!
Mas não basta ser bom gestor: tem de ter paixão pelo clube, totalmente identificado com os valores do clube e vir para servir o Sporting e não servir-se do clube!
Gostava tb que o próximo Presidente conseguisse modernizar o clube (voto electrónico, internacionalizaçao da marca, atractivos para os jovens leõezinhos, melhor merchandising e comunicação, etc, etc.)
19 Dezembro, 2019 at 15:51
Gostava que o próximo presidente fosse intelectualmente honesto.
19 Dezembro, 2019 at 16:13
Caro JHC,
Eu quase que me contentava que o próximo presidente tivesse intelecto…
19 Dezembro, 2019 at 17:32
O nosso grau de exigência diz muito do nosso estado de espírito, caro CdC…
19 Dezembro, 2019 at 18:02
É verdade. Infelizmente, tudo o que se passa no futebol sénior vira de pantanas tudo o que um CD possa estar a fazer de positivo (não será o caso, ou então eu não percebo nada disto).
Algúém afirmou que a nossa situação não acomodava amadores. Concordo. Não sei é se quem proferiu tal sentença (literalmente) tem, além do que lhe conhecemos (???), o tal intelecto ou o que se requer neste caso.
Algo que me intriga e me irrita sobremaneira, é o bota-abaixismo actual sem se promover uma solução. Uns marram com o anterior CD. Outros marram com o actual CD. Porque carga de água não dizem o que pretendem? Nunca escondi a minha preferência por alguém como Benedito. Esta »coisa« de »Varandas rua« sem sabermos o que vem a seguir, não me agrada nada. Até prova em contrário, continuo a acreditar em Benedito. Para ontem.
SL
19 Dezembro, 2019 at 18:33
Eu apoiei e votei em Dias Ferreira. O apoio de Carlos Vieira ajudou nessa decisão.
Pesei por um lado a promessa de conclusão da RF da anterior direcção e o conhecimento que o mesmo tinha do Clube e da SAD em detrimento da falta de projecto visível que Benedito apresentou. Varandas nunca foi opção pois desde o início foi visível a total inabilidade e falta de carisma para liderar o Sporting.
Também o facto de Dias Ferreira ser conhecedor do mundo do futebol traziam-me alguma esperança de que a recuperação do Clube fosse mais rápida após a saída dos que rescindiram.
SL
20 Dezembro, 2019 at 22:50
Caro Croquete de Camarote permita-me duas observações a este seu último comentário:
1º – “(…) Algo que me intriga e me irrita sobremaneira, é o bota-abaixismo actual sem se promover uma solução. Uns marram com o anterior CD. Outros marram com o actual CD. Porque carga de água não dizem o que pretendem? (…)”
Mas desde quando criticar o actual CD é bota-abaixismo? Não fará isso parte do nosso DEVER de Associado de permanente escrutínio dos Órgãos Sociais do Clube?
E por que carga de água acha que essa crítica é ausência de solução? Mas acha mesmo que MUITOS dos que criticam o estado de degradação a que estes dirigentes estão a conduzir a SAD e o Clube não têm dito o que pretendem? O que acha que foi o Congresso de Coimbra? O que acha que é o Movimento Sou Sporting ou o Movimento Dar Futuro ao Sporting? O que acha que muitos têm feito em Blogs como este ou o Rugido Verde? E, pode acreditar que são as ideias alternativas a base de partida para soluções alternativas (incluindo equipas dirigentes alternativas, se dispostas a abraçar essas ideias e com credibilidade e carisma para as implementar EM CONJUNTO com os Sócios e Adeptos, mobilizando-os, empolgando-os!
2º – Mesmo tendo no momento a certeza que o mais importante não é arrolar nomes alternativos, estou também cada vez mais certo que um desses nomes não será João Benedito. Porque, quem se alheou publicamente de qualquer posicionamento face aos graves acontecimentos que se têm sucedido em catadupa no clube acelerando exponencialmente a sua derrocada, não terá NUNCA o perfil ético e carismático condicente com um líder empolgante e mobilizador.
Um abraço e saudações leoninas
p.s.: dito isto, reafirmo que até votei em Benedito nas últimas eleições por ter achado que era quem apresentava as melhores ideias e que poeria ter essa capacidade aglutinadora. ENGANEI-ME REDONDAMENTE.
20 Dezembro, 2019 at 16:01
+1
19 Dezembro, 2019 at 22:12
+1
SL
19 Dezembro, 2019 at 13:50
Óbvio.
19 Dezembro, 2019 at 18:27
Yep
20 Dezembro, 2019 at 13:47
RV sempre na mouche… chappeau!
19 Dezembro, 2019 at 13:19
E pronto, tudo no mesmo saco, as direções são todas iguais, vamos passar uma borracha em tudo o que se passou nos últimos 2 anos, dar as mãos e cantar o kumbaya.
Onde é que andavam estes agregadores quando destruíram a melhor direção dos últimos 30 anos?
Quando destruíram um gajo que deu tudo por nós, um dos nossos.
Agora pedem me que vá a luta com estes traidores? Ontem foi ele, amanhã sou eu, e depois és tu.
Tanta contestação por tudo e por nada, ora era a gala ou a cor dos calções, vão para o caralhinho e metam a união no cu.
19 Dezembro, 2019 at 14:43
concordo 100 % demoniac Realmente puta de hipocrisia agora já nos pedem união com discursos bonitos e pomposos mas carregados de demagogia !!! onde estiveram estes senhores quando a anterior direcção precisou de toda a ajuda possivel ? ah pois é andaram a tentar derrubar a mesma …… de mim já vos disse não levam mais nenhum centimo enquanto essa gentalha lá estiver . Cumprimentos de um burro maluco e da escumalha
19 Dezembro, 2019 at 15:48
Eles só pedem união porque com o estádio vazio e a malta a cortar nas quotas, o dinheirinho não entra. Eles querem lá saber dos Sportinguistas, para eles somos uns cifrões com pernas.
19 Dezembro, 2019 at 14:49
Nem mais.
Mas isto agora é o Sporting medíocre das desculpas e das justificações. A culpa é de todos e não é de ninguém e em último caso é do outro que tem as costas largas, rebéubéubéu pardais ao ninho, vagandas four more years.
19 Dezembro, 2019 at 16:08
Agora é um lavar de mãos generalizado, eles já viram a merda que fizeram, mas ninguém têm culpa, só o gordo.
Basta ver que depois do bombeiro se demitir em público, e de toda a merda que foi feita a partir daí, a malta ainda foi legitimar umas eleições daquelas
19 Dezembro, 2019 at 15:46
Sim, eles são muito afoitos agora a apelar à união, mas quando foi para criar o problema ao destituirem não estavam para ai virados.
Até assumo que pudessem não querer BdC lá, mas ao menos deixavam as coisas ser feitas com deve de ser. A RF estava a ser trabalhada e as eleicões seriam marcadas para depois, lá para Novembro, seria apenas meio ano…. mas a sede de sangue era tal que foderam o clube. Mas agora a culpa é dos outros….
19 Dezembro, 2019 at 16:22
Não gostavam de bdc, gostos não se discutem, quando fossem as eleições votavam noutro. Destituíram o gajo á força, em conluio com o nosso adversário, não olharam aos meios para atingir um fim. Agora estão todos a fugir que nem ratos porque já viram que deu merda.
O Sporting foi nosso durante 5 anos, e toda a gente viu a força que têm e só é pena num clube de leões haver tantos cavalos de Tróia.
19 Dezembro, 2019 at 18:32
Concordo contigo.
19 Dezembro, 2019 at 13:24
“Mas não é com “tratamentos” errados que o enfermo pode ser curado, não é com substituições apressadas de administradores ou presidentes que se resolvem problemas que se arrastam há anos neste clube.”
Caro Leorodri… não é deixando quem tanta incompetência e divisionismo demonstrou continuar à frente do clube só para não levantar ondas que o Sporting melhora. E, sim, tem razão: devia-se olhar para o clube e não para quem o preside. Eu fi-lo nos cinco anos que antecederam esta direção. Embirrava com o presidente, estava entusiasmada com a realidade do clube. Neste momento, nem CD nem clube se aproveitam. E como eu gosto mesmo é do Sporting e vejo que esta gente não está a fazer um bom trabalho… quero-os dali para fora antes que seja tarde demais. Eu e muitos dos que a querem de lá para fora. É assim tão difícil de entender? Não me peçam para ficar em silêncio e apoiar enquanto o meu Sporting navega em velocidade cruzeiro contra um iceberg.
19 Dezembro, 2019 at 13:31
Bom texto Leorodri
19 Dezembro, 2019 at 13:51
Um texto interessante e que merece reflexão.
Reflexão que, obviamente, os “doutoures” dos sofás inteligentes e das varinhas mágicas prescindem fazer!
19 Dezembro, 2019 at 14:14
Estás cá tu, estás cá tu!!!
19 Dezembro, 2019 at 22:16
Pois sim senhor professor Miguel!
Só o Miguel é que tem o dom de reflectir.
Eu até concordo que o Miguel é muito bom a flectir e a voltar a flectir (re-flectir).
SL
19 Dezembro, 2019 at 22:52
Touché!
19 Dezembro, 2019 at 13:53
Tanto caracter gasto… Vê lá se não podias ter poupado uns quantos minutos a muito boa gente e escrever assim:
“o importante é o clube, não o presidente. Por isso paguem cotas e bilhetes e deixem lá a contestação de lado que quem lá está há-de saber abotoar-se bem com o vosso dinheiro.”
Demagogia pura, com apelo ao sentimento e tudo.
19 Dezembro, 2019 at 14:13
“A incompetência, o amadorismo, numa grande instituição como é o Sporting e numa grande empresa como é a SAD é um cancro que tende a alastrar a toda a estrutura, que irá matar o clube se não for rapidamente tratado…”
A incompetência e o amadorismo têm sido a imagem de marca deste CA/CD mas tu achas que
” não é com substituições apressadas de administradores ou presidentes que se resolvem problemas que se arrastam há anos neste clube…”
Na tua opinião o mal que pode matar o clube não deve ser eliminado porque
“Quem pode garantir que após uma eventual destituição não venha a ser eleita outra administração igualmente contestada?”
Convinha haver alguma coerência.
O clube tem uma corja de incompetentes à frente, tu concordas que a incompetência pode matar o clube, mas não queres correr com os incompetentes, que podem matar o clube, porque não sabes o que vem a seguir.
Suponho que não terás votado nas eleições uma vez que não sabias o que vinha a seguir….
19 Dezembro, 2019 at 16:14
Onde é que leste que eu não quero outro presidente?
Agora deitar abaixo , para daqui a um mês andar tudo outra vez a pedir a demissão de quem ganhar não resolve o problema de fundo.
Ou tens duvidas de que e´ isso que irá acontecer, com esta divisão entre os sócios?
E não sou incoerente , estou é farto de ver egos maiores que o clube.
19 Dezembro, 2019 at 17:37
Mas em que é que te baseias para afirmar peremptoriamente que daqui a um mês vai andar tudo outra vez a pedir a demissão?
Que garantias tens de que a discussão entre Sportinguistas vai inverter esta onda de destruição de valor e militância actual?
Mas este seu comentário diz mais das intenções por detrás do post que todas as linhas do mesmo…
19 Dezembro, 2019 at 20:37
porque ganhasse quem tivesse ganho da ultima vez isto que está a acontecer agora iria sempre acontecer.
e enquanto certos assuntos nao estiverem encerrados, seja quem for que for para lá será sempre queimado por uma facçao
19 Dezembro, 2019 at 20:43
Mas não desta maneira.
Quem te lê parece que está tudo bem e que a contestação que se sente hoje é toda ela porque independentemente de quem ganhasse e do que fizesse as coisas iam estar como estão.
O CD fez tudo bem até agora, os sócios é que são de má fé
19 Dezembro, 2019 at 20:51
não disse isso
mas tens muita gente( e tens aqui muita gente assim) que nunca digeriu, mas principalmente aceitou o que aconteceu na AG de junho e passado ano e meio ainda continua a bater nas mesmas teclas.
se vires bem, a quanto tempo aqui se anda aqui a queimar o nome do Benedito com boatos sobre tudo e sobre nada?
Alias se formos a ver estamos a falar de pessoal que só aceitaria 1 ou 2 pessoas, todas as outras seriam sempre para bater desde o dia 1, e com o Varandas ainda ele não tinha feito nada, nem dito nada e já andavam a bater só porque sim.
sim não vale a pena falar de união , por uma simples razão: vai existir sempre um grupo que nunca quererá ser unido.
19 Dezembro, 2019 at 21:08
A culpa é dos sócios não é de quem ganhou e tem a obrigação de fazer uma gestão que retire os argumentos aos críticos. Alias até é pago para isso.
Se são criticas mais ou menos justas, pouco importa, perante o quadro geral da incompetência que demonstra diariamente e a todos os níveis. Para não ver isto só mesmo com a cabeça enfiada na areia.
20 Dezembro, 2019 at 2:40
“Varandas ainda ele não tinha feito nada, nem dito nada e já andavam a bater só porque sim”
Rescinde e anucia candidatura
20 Dezembro, 2019 at 9:02
Discordo completamente quando dizes que ganhasse quem ganhasse estávamos na mesma.
O estado a que chegou o clube deve-se à sanha persucotória deste CD. A censura de imagens de BdC, a expulsão, a fuga de informação da auditoria, a constante desculpabilização com a pesada herança, isso é que causam asco a este CD.
Acredito verdadeiramente que o Benedito não teria feito o que estes fizeram e por isso teria uma contestação incomparávelmente menor.
Eu votei contra a destituição, perdi e aceitei, mas o que me enoja neste CD é a tentativa de reescrever a história. O apostar no dividir para reinar.
Acredito piamente que praticamente todos os outros candidatos não teriam ido por este caminho que levou à balcanização do clube.
20 Dezembro, 2019 at 22:57
Realmente JHC, a pergunta do leorodri denuncia (tout court) a falácia da sua (longa) argumentação:
“(…) Onde é que leste que eu não quero outro presidente?
Agora deitar abaixo , para daqui a um mês andar tudo outra vez a pedir a demissão de quem ganhar não resolve o problema de fundo. (…)” (sic leorodri)
“Só” falta explicar como quer outro Presidente sem deitar este abaixo?
Será que não demos por alguma inovação Rogerista de Estatutos que passou a admitir uma Direcção bi-céfala, muito BE pós Louçã?
Haja pachorra!!!
SL
19 Dezembro, 2019 at 22:22
Coerência leorodri!
“Onde é que leste que eu não quero outro presidente?”
Agora parece o Leão Forever:”aonde é que eu escrevi que apoio o Varandas?”.
Mas quer ou não quer outro Presidente?
Basta responder a isso!
Porque se quer OUTRO Presidente, como faz subentender SEM AFIRMAR na pergunta que faz ao T W, como acha que isso é possível sem deitar ESTE abaixo.
Equilibrismo num arame podre dá queda garantida, meu caro.
SL
20 Dezembro, 2019 at 9:05
Deve ser uma nova modalidade de dois presidentes. Um novo à experiência para ver se é bom. Se passar no teste corre-se com o varandas.
20 Dezembro, 2019 at 14:14
Eu respondo por mim…:
A prova de que quero outro presidente…é que não votei neste…!
Mas tenho poucas dúvidas, face ao clima que se vive…que venha lá o presidente que vier…
A paz não vai regressar ao Clube…
A única coisa que poderia “mudar um pouco o clima vivido”, seria a equipa de futebol ter uma boa prestação…
Mas como esperar isso…se não temos dinheiro para formar um equipa ganhadora…?
Com o clima que se vive…
Em que qualquer presidente a ser eleito (sobretudo se houver um universo de 4 ou 5 candidatos), o será com uma percentagem de votos que nunca ultrapassará possivelmente a fasquia dos 30/40% de sócios…
Deixará uma margem de “contestatários” que, ou eu me engano muito…ou estes não deixarão um pouco de tempo e paz para se fazer qualquer coisa pelo Clube…
Não o desejo…mas é o que prevejo…
SL
19 Dezembro, 2019 at 14:17
O Sporting caminha e vai caminhar sempre, para aquilo que os sócios com mais votos/por antiguidade decidir, é LIDAR.
Infelizmente a maioria das decisões, levam para 30/40 anos, 3 campeonatos, Europa medíocre, 3 º lugares e umas taçitas aqui e ali, com a formação a servir de “salvação” para sacudir os maus “projectos”.
Modalidades vão vivendo com alguma regularidade, sobretudo o futstal e o Atletismo, verdade seja escrita que a anterior direcção trabalhou muito bem neste último segmento, modalidades.
O extra-futebol não explica tudo, ou não devia explicar tudo.
Veremos o que 2020 traz, espero que mudanças, mas não acredito em salvadores da pátria, nem milagres.
19 Dezembro, 2019 at 14:19
Era importante mudar esta situação dos votos por antiguidade, mas não me parece que isso vá acontecer tão cedo.
19 Dezembro, 2019 at 17:45
Ainda é possível reduzir a diferença dos votos. Porque o problema não é os mais velhos terem mais, é os mais velhos terem muitos mais.
19 Dezembro, 2019 at 14:27
Boas Tardes, Caros Tasqueiros.
Só para três observações, relativas a temas que já ando farto de ouvir falar:
1- “Valores do Clube”.
Não existem.
Os Sportinguistas são como os outros.
Alcochete ensinou-nos isso.
Ler a Tasca do Cherba e o Forum ensina-nos isso.
Desejar a morte de Presidente; Desejar que jogadores partam as pernas e deixem de jogar. Constantes insultos aos órgãos sociais. Ironizar com o próprio nome do SCP.
2- “Divisão”.
Há “divisão” entre os sócios e os adeptos do SCP porque não ganhamos no futebol.
Esqueçam tudo o resto.
Quer com Varandas quer com Benedito (dependendo do resultado das eleições) se o SCP fosse campeão, deixaria – como que por golpe de magia – de haver qualquer saudosismo.
O problema é esse: no futebol, somos uns perdedores.
3- “Competência”:
Para mal de Varandas, “descobriu-se-lhe a careca” neste defeso e o Presidente (auto-proclamado responsável para o Futebol) esbardalhou-se todo. E – agora temos a certeza – não percebe puto de futebol.
Não interessa muito que ele não saiba falar, que a comunicação seja péssima, que ele não acompanhe as equipes para tudo o que é jogo. E as m****s que inventam sobre ele.
O que interessa é que ele não é competente.
Como outros Caros Tasqueiros já referiram supra: tragam um bom “homem-forte” para o futebol, dêem-lhe dois anos e orçamentos razoáveis e vão ver que melhoramos.
SL
19 Dezembro, 2019 at 15:51
Caro Livramento, de um modo geral até concordo com a sua análise mas deixo-lhe uma questão,
“Os Sportinguistas são como os outros”
Quais outros? Os adeptos e sócios dos rivais!?? Olhe que esses não se resignam, aliás, não se incomodam minimamente em conseguir vitórias e títulos suportados por práticas ilícitas (não significa que eu pretenda essas práticas no meu clube mas efectivamente é assim!)
Duas notas:
A anterior direcção era competente mas isso não interessava. O que interessava era a péssima comunicação do anterior presidente e AS MENTIRAS que diziam sobre ele!
Não vale a pena trazer um “homem-forte” para ao futebol se os objectivos de quem dirige os destinos do clube for a venda da SAD através da sua desvalorização! São incompatíveis!
19 Dezembro, 2019 at 16:10
Caro PRETORIANO,
1- Sim, os adeptos e sócios dos rivais.
Somos iguais a eles.
Se o SCP ganhasse títulos através de práticas “mafiosas”, 99% (talvez mais!) dos Sportinguistas não se importariam. Obviamente, seria o dia em que eu deixaria de apoiar este Clube.
2- A questão da anterior Direcção é, para mim, passado. E de pouca relevância actual (excepto os diferendos que andam pelos Tribunais).
Mais uma vez digo: o SCP, enquanto grande potência desportiva, “vive” de títulos. A anterior Direcção não conseguiu. Como as anteriores (indo até Dias da Cunha). Isso, “no meu livro”, não é competência.
3- Ainda estou para ver isso da “anunciada” venda da SAD.
Por mais que Varandas e Zenha tenha dito que isso não iria acontecer, há quem persiste em dizê-lo (um Caro Tasqueiro – sempre o mesmo – tinha “afirmado a pés juntos” que isso iria acontecer o ano passado!).
Vamos ver. De minha parte, não tenho razão nenhuma para acreditar que isso vai acontecer.
SL
19 Dezembro, 2019 at 16:26
Caro Livramento,
A questão da anterior direcção é passado mas, para mim, de grande relevância actual e futura! O presente é o reflexo do passado recente e no futuro veremos… A verdade é que tínhamos a direcção mais competente dos últimos 30 anos e abdicámos dela, destituindo-a. Expulsámos os seus responsáveis e ainda hoje não percebi bem porquê…de todas as acusações feitas durante meses nada está provado e muita já caiu por terra (acredito que para muitos comece a ser um pouco…assustador!)
Dizer que se o SCP ganhasse títulos através de práticas “mafiosas”, 99% dos sportinguistas não se importariam, é fazer juízos de intenção. Eu não embarco nisso! Tenho a certeza de que não me iria sentir minimamente confortável com essa situação!!
Quanto à venda da SAD, as evidencias são mais que muitas mas objectivamente só o poderemos afirmar quando ela de facto acontecer. Nessa altura alguns de nós dirão:
Eu avisei os indícios estavam lá todos não quiseram acreditar e agora lastimam-se.
Outros por sua vez dirão:
Pronto, agora já está, já está!
19 Dezembro, 2019 at 14:36
Estou absolutamente disponivel e com muita vontade de ver um Sporting unido e pujante, com toda a gente a remar para o mesmo lado…
O problema actual é que o melhor que podemos fazer pelo Sporting é deitar esta direcção abaixo. Porque ela está a matar o Sporting a uma velocidade alucinante.
E depois perguntas? E vamos eleger o “homem providencial”?! Não sei. E este “não sei” diz tudo. É que um “não sei” é muito melhor do que um “sei que vamos direitinhos ao buraco”.
E isto não é uma conclusão por ódio….qualquer pessoa que analise o Sporting da forma mais fria possivel vai chegar a esta conclusão. A este ritmo, o Sporting não sobrevive ao mandato do Varandas. E estas coisas não têm um ritmo estável. A degradação tem um ritmo exponencial.
19 Dezembro, 2019 at 14:40
Eu não estou disponível a unir-me a muitos outros Sportinguistas apenas em torno da pessoa ou mesmo do programa que eu gostava de ver no Sporting.
Estou disponível para isso com qualquer direcção que seja eleita. Não pode é ser uma direcção completamente incompetente no que faz, mentirosa, que faz guerra constante aos seus adeptos, que é conivente com tudo o que nos rodeia e que tanto nos quer mal e que arrasta o Sporting para o lodo. Estava quando o Varandas foi eleito…foi a acção e as palavras dele que me colocaram onde estou hoje…
19 Dezembro, 2019 at 17:52
A união tem sempre de vir da direcção. Se a direcção não quiser unir o resultado é o que se vê. A incompetência até podia passar um bocado ao lado, não fossemos nós bombardeados todos os meses com atitudes/declarações fracturantes.
Varandas foi o único presidente que me lembro que fez da “União” campanha. Passado um ano, a única coisa que uniu foi a CS a favor dele
19 Dezembro, 2019 at 14:52
Este problema do Sporting agravou-se quando os presidentes começaram a ser remunerados e tentam ficar alapados no poder a mamar,
Esta questão de andarmos sempre a trocar de Presidente não deverá ser vista como uma alarmidade, pois se o palerma que se encontra neste CD pode mudar de treinador 3 vezes em pouco tempo, e ainda não vai ficar por aqui, nós sócios temos de trocar de Presidente até encontra-mos um competente.
19 Dezembro, 2019 at 14:56
O pai do meu avo era sportinguista, entre varios filhos e filhas, o meu avo saiu sportinguista. O meu avo teve apenas uma filha, a minha mae, a qual muito naturalmente e sportinguista. Eu sou filho unico, tenho uma filha de 3 anos um filho de quase 7 meses, e embora sejam socios desde a primeira semana, eu desisti de pagar quotas e como moramos na alemanha, espero que nao se interessem por futebol, e caso o facam que se mantenham o mais longe possivel do futebol portugues: Sporting incluido.
Sempre trabalhei arduamente para conseguir alcancar os objectivos a que me propus, quer a nivel de estudos como profissionalmente, ou ate alguns bens materiais que a grande maioria sonha ou luta. O Sporting foi sempre a unica coisa na minha vida que amei, e que de alguma forma, nao batendo certo com a minha moderada ambicao, eu sempre dediquei parte do meu tempo, vida, dinheiro, etc: mesmo sabendo que deste amor viriam muitas, mas muitas mais magoas do que alegrias, querendo eu sempre um Sporting lutador e vencedor, ou se nao fosse vencedor, que vendesse a derrota bem cara.
Escusado sera dizer que, mesmo discordando de muita coisa, o anterior presidente foi provavelmente o unico que nos meus 33 anos de vida – possivelmente 25 dos quais consciente sobre o que era o Sporting – me fez acreditar no Sporting, fez me sentir parte do Clube e fez me igualmente sentir que o Clube se aproximava mais daquilo que eu sempre quis para o Sporting. Um Clube que nao se resignava, sem medo de entrar em guerra, e sem ser a prostituta de um dos outros dois.
Mas este comentario nao e sobre Bruno de Carvalho, este comentario e sobre a descrenca e desconfianca que o CD atual me transmite, o regresso ao unico Sporting que conheci, pois novamente temos um clube mais imcompetente que competente, resignado, sempre a procura de desculpas sendo o pior, que se vai vendendo e alienando tudo de valor, as receitas vao descendo, o passivo vai aumentando, quase todas as contratacoes que temos serao um problema para nos vermos livres deles etc.
Para mim chega, eu a bem ou mal vou sofrer sempre por este Clube, mas acredito que nao vai existir uma quinta geracao de sportinguistas na familia. Pelo menos pela minha mao nao vai, e isso e possivelmente uma das maiores tristezas que um pai pode sentir no que diz respeito ao futebol, pois em norma todos queremos levar os miudos ao estadio, ter mais um amor que nos une, etc.
19 Dezembro, 2019 at 15:21
Isto sim, merecia ser elevado a post.
PS: também na minha família há uma linhagem Sportinguista que, muito possivelmente, irá terminar comigo. Digo isto com mágoa e longe dos ouvidos do meu pai, que me fez sócio há 44anos atrás, quando nasci.
19 Dezembro, 2019 at 15:45
Do lado de cá, provavelmente também será mais linhagem com o bôda….
19 Dezembro, 2019 at 16:33
A malta não quer abrir os olhos para esta realidade, nem aceitam os motivos que levaram a isto. E o Belenenses é ali ao virar da esquina.
19 Dezembro, 2019 at 22:16
Aplauso Leão de Berlim.
20 Dezembro, 2019 at 2:54
Amazing…isto explica exatamente a minha situacao e pensamento.
Tambem dexei de pagar quotas de 4 e nem falo sobre ou SCP com nenhum para nao passar este sofrimento.
SL
20 Dezembro, 2019 at 13:49
+1
19 Dezembro, 2019 at 15:26
O dilema é que quanto mais sócios insatisfeitos desistirem de ser sócios, mais este rumo se manterá
Isto porque não vão haver sócios insatisfeitos em número suficiente para votar noutra lista.
Para quem discorda deste rumo, é fundamental não deixar de ser sócio!
19 Dezembro, 2019 at 18:33
Aquilo que diz é verdade Fernando…mas é mais uma questão de “peso”. Sócios suficientes provavelmente ainda existirão, o problema é que esses não terão o “PESO” suficiente…e se porventura até tiverem, a elite recorre a outros “expedientes”. Tem a palavra o língua de prata.
19 Dezembro, 2019 at 15:37
Amigo Leorodri
Gosto muito da reflexão que fez.
Mas uma coisa lhe digo: enquanto a maioria dos 71 não vier a terreiro fazer um “mea culpa”, admitindo que escolheram o PIOR caminho ao destituir a anterior direcção, não permitir que os destituídos fossem a eleições e mais tarde expulsado o anterior Presidente – mesmo tendo e conta que o mesmo é maluco, gordo, coreano, o raio que vos parta a todos -, não vai haver paz.
E tudo piora com as atitudes que o actual CD tem tomado (além da incompetência, há ali muito do que acusavam no “maluco”).
Eu sei que vos custa. Custa ver que se enganaram, porque pensavam ser o melhor para o Sporting – eu compreendo-vos… a sério que sim, face ao pânico gerado na altura -, mas
o erro está lá e agora temos o clube num estado QUE NÃO QUEREMOS. E por VOSSA CULPA!
Estou cansado de apontar o dedo àqueles que eu considerei como “meus irmãos de clube”. Estou triste. Mais triste com isso do que com os resultados desportivos.
Quero é ver o clube no bom caminho, a lutar contra a corja que nos empurra para trás, comemorar as vitórias do nosso clube convosco. Não é preciso ser com BdC ao leme.
Apenas que se faça justiça.
Apenas que se repare o mal feito, para poder continuar o trabalho (a parte boa, claro) que estava a ser feito.
Enquanto não entenderem isso e acharem que somos contra tudo e contra todos, que queremos ver o Sporting perder só por causa desta direcção de… Nem sei o que lhes chamar… Não queremos. Queremos é ver o Sporting onde o seu fundador queria: um dos maiores da Europa.
Estou cansado… Estou triste… Também eu quero paz… Mas a paz não se consegue reescrevendo a história.
19 Dezembro, 2019 at 15:45
São castelos no ar… Quem poderia ser a figura mais consensual para futuro presidente?
19 Dezembro, 2019 at 17:12
todos menos este
19 Dezembro, 2019 at 18:37
Eu.
19 Dezembro, 2019 at 23:45
Não inventes não és consensual nem precisavas de ser porque toda a gente aqui sabe que és doido pelo Sporting..
Ès tipo, deixa-me cá ver mhhhh
Varandas hahahaha
Em vez de rádio andas sempre com o telemóvel a ver os jogos todos, até vês judo.
19 Dezembro, 2019 at 23:50
Tu tinhas tacho.
Judo… somos campeões europeus.
20 Dezembro, 2019 at 0:43
Quando janto contigo é a pensar no meu futuro
20 Dezembro, 2019 at 9:43
Dia 26?
Acertamos detalhes.
Cherba faz um muro à volta da academia para evitar invasões.
Psfilipe revisor dos comunicados com bolds e itálicos.
Nuno e vl para entreter os sócios e justificar as gb com novas experiências.
Malcolm finanças.
Sa no desporto adaptado. Tem experiência pela falta de um tomate.
Equipa do caralho.
20 Dezembro, 2019 at 23:05
A questão talvez não tenha uma resposta (até porque isso de mais consensual é definido por quem cativa mais Sócios; e, logo aí, Varandas nem “à nascença” – acto eleitoral – foi o mais consensual entre os Sócios; “apenas” foi o que reuniu mais votos)
Mas deixe-me colocar a questão de outa maneira e verá que reúne IMENSO consenso:
” São castelos no ar… Quem poderia ser a figura mais consensual para coveiro do Clube?”
SL
19 Dezembro, 2019 at 15:51
Jaime, mas a história é escrita pelos vencedores.
O fivelas conta a sua fábula e eles papam com muito gosto.
O problema é que o Sporting tem adeptos que recordam o passado e não irão deixar esquecer o que aconteceu. Por isso nunca existirá união.
Na China mataram todos aqueles que podiam contar a história do pais, e depois reescreveram tudo. Mas no Sporting nunca poderão fazer tal coisa. A História estará sempre cá.
19 Dezembro, 2019 at 21:13
“a história é escrita pelos vencedores.”
Já o dizia George Orwell. Grande verdade.
Mas não me parece que o Leorodri e outros papam as patranhas desta direcção.
Muitos já abriram os olhinhos.
Apenas não querem dar o braço a torcer e agarram-se ao “votei sempre nele, mas fritou a pipoca” para se auto-convencer que tomaram a decisão certa.
Agora agarram-se mais ao “estes são apenas incompetentes, não são maus nem manhosos… apenas incompetentes e desajeitados… e sem o dom da oratória”.
Quanto mais tempo passa, mais a realidade lhes vai demonstrando que não é bem assim.
19 Dezembro, 2019 at 21:14
*“votei sempre nele, mas fritou a pipoca” »» Bruno de Carvalho, entenda-se
19 Dezembro, 2019 at 15:59
Jaime, o medo deles não é o Bruno, esse já o assassinaram enquanto presidente e ser humano (cujo ódio o entronizará como mártir de Alvalade), o pavor deles é a ideologia que reinou no clube durante 5 anos e que temem que vingue!
Durante 5 anos foi-lhes negada essa exclusividade de serem donos e senhores do cube, de serem elementos chave, passando a valer o mesmo que o sócio comum que reside num T2 em Mem Martins ou num T3 em Vinhais. É essa perca de regalias que eles não perdoam a Bruno e tudo fazem para que a ideologia de um Sporting popular, de um Sporting que vale pelo seu todo na mesma proporção não reine nem regresse!
Para eles só existe um Sporting aceitável, aquele em que a aristocracia ou pessoas elevadas a tal no restrito mundo leonino, vigore e dite as leis!
19 Dezembro, 2019 at 17:40
A ideia de um Sporting que não se verga aos interesses e consegue ser grande sem esquemas, compadrios e propaganda é o que eles procuram destruir a todo custo.
19 Dezembro, 2019 at 16:35
Jaime, não.
Eu quero lá saber do Gordo, do magro ou do raio que os parta a todos.
Esse é um do nossos grandes problemas estamos sempre à espera de alguém que nos resolva os problemas , para mim importante é o Sporting, a instituição acima de todos os que por lá passam ou passaram.
O homem, o tal gordo de que falas, fez muita coisa boa mas também fez muita merda e disso o futuro se encarregará de ajuizar, eu nunca posso nem nunca o farei é pôr a vontade da maioria dos sócios, nem fazer depender o meu sportinguismo de quem é dirigente no momento.
Isso porém, não me fará parar de lutar por um Sporting melhor, onde o profissionalismo impere. Para mim é tempo de acabarmos com presidentes-diretores-desportivos, presidentes-pau-para-toda-a-obra e acima de tudo presidentes providenciais, uma grande instituição como o Sporting, clube e SAD, têm que ser governados como grandes empresas que são e não dependerem de boas vontades e de amadorismos mais ou menos encapotados.
Por isso não tenho pressa, a pressa é boa para destruir, para construir algo custa muito tempo, muito esforço e muita dedicação.
19 Dezembro, 2019 at 16:41
” eu nunca posso nem nunca o farei é pôr a vontade da maioria dos sócios atrás das minhas convicções”
19 Dezembro, 2019 at 17:56
“Por isso não tenho pressa, a pressa é boa para destruir, para construir algo custa muito tempo, muito esforço e muita dedicação,”
Naquilo que é conhecido, os recebimentos efectivos, ou seja os euros que realmente entraram nas contas bancarias, nos últimos 15 meses (01/072018 até 30/09/2019) foram:
Recebimentos de clientes …. 100.791M
Recebimentos vendas jogadores … 95.425M
Recebimentos de Financiamentos … 90.278M
Total Recebimentos ……. 286.494M
Quase 300M depois teremos de concluir que efectivamente construir custa muito tempo e também muito dinheiro, pior só mesmo enfiar a cabeça na areia, pode ser que passe.
19 Dezembro, 2019 at 18:07
Onde é que está a querer chegar com isso?
Entraram 300 M euros nesse espaço de tempo, certo, e quanto saiu?
Que despesas existiram nesse mesmo espaço de tempo?
Esses números , que não sei se são assim reais ou não, demonstram o quê?
Que o Sporting é uma grande instituição. Que o Sporting SAD é uma grande empresa, isso todos sabemos. e depois?
19 Dezembro, 2019 at 18:41
Esses números são os números que se encontram no Relatório e Contas de 2018/2019 – pagina 76 – Demonstração fluxos de Caixa e no Relatório e Contas do 1º Trimestre de 2019/2020 – pagina 14 – Demonstração de fluxos de caixa.
Esses numero, atendendo ao aumento do passivo demonstram que dizer que a gestão é incompetente já é um elogio imerecido.
19 Dezembro, 2019 at 18:45
Esses números, quanto ao aumento do passivo e das dividas a fornecedores podes ver a evolução neste link:
https://www.rugidoverde.com/2019/12/19/falta-caracter/
E se tiveres duvidas sobre a veracidade dos números posso colocar aqui as paginas dos relatórios e contas onde os podes encontrar.
19 Dezembro, 2019 at 22:12
E as saídas de dinheiro em igual período?
Cash…
19 Dezembro, 2019 at 22:50
Se quiseres coloco os valores, mais uma vez, mas a informação que interessa é esta:
Evolução do passivo no mesmo periodo:
30/06/2018: 282.549M
30/06/2019: 324.805M
30/09/2019: 317.502M
E dentro do passivo a seguinte evolução nas dividas a fornecedores:
30/06/2018: 44.029M
30/06/2019: 47.967M
30/09/2019: 47.297M
Melhor só fazendo um desenho.
20 Dezembro, 2019 at 4:02
Vai dar musica a outro.
Eu não perguntei aumento de passivo e dúvidas a fornecedores.
Perguntei SAIDAS DE DINHEIRO.
E tu sabes bem que isso é diferente.
Portanto em vez de te meteres com graçolas de desenhos podias ser INTELECTUALMENTE HONESTO
20 Dezembro, 2019 at 7:11
Ó Ricardo, queres explicar melhor para os leigos?
É que para o resto isto parece uma discussão entre especialistas. E é muito fácil brincar com números para dar a mensagem que se pretende
20 Dezembro, 2019 at 10:11
Portuguezza…
o varandas e companhia enterram-se “sozinhos”, pelo que é desnecessário um exercicio de desonestidade intelectual.
É DESONESTO comparar entradas de dinheiro com evolução do passivo!
Quer comparar DINHEIRO…então que compare entradas e saidas de dinheiro!!
E isso está nas mesmas páginas onde o Malcolm selecionou apenas as entradas de dinheiro…
página 76
https://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/PC73257.pdf
página 14
https://scpconteudos.pt/sites/default/files/relatorioecontassportingsadsetembro2019_0.pdf
P.S. Depois o uso que é dado ao dinheiro (jeje, bolasie, illori…. )
é outra conversa.
20 Dezembro, 2019 at 10:31
Portugueezza, não tem nada de conversa de especialistas, é do mais básico que pode haver, desde que não se tente desviar o foco.
A mensagem é em 15 meses a actual direcção teve à disposição quase 300M, mais do que a direcção anterior teve em 4 anos e que gastou em salários, compra de jogadores, pagamento de financiamentos, despesa corrente, não interessa, interessa é que gastou e não foi suficiente pois ainda conseguiu aumentar o passivo ou seja as dividas a terceiros.
Poderia ter feito o comentário partindo e detalhando os quase 300M já gastos e que ia dar exactamente ao mesmo ponto, não chegaram pois aumentaram as dividas.
Em todo o modo, já por diversas vezes efectuei essa avaliação, dos recebimentos e dos pagamentos, quem tiver interesse se acha importante, ou faz que é fácil ou procura.
20 Dezembro, 2019 at 10:35
Malcom…
Eu entrei no mesmo “modo”….
Está dito e re-dito o que tem acontecido ao Sporting financeiramente durante este tempo…quer em posts quer em conversas…
Querem ler, leiam…querem perceber, percebam….querem ficar na ignorância ou fazer figura de ignorantes armados aos cucos…fiquem e façam….
Se vejo alguém com duvidas legitimas e que quer ser esclarecido posso ajudar dentro do que sei…se é para andar armar aos cucos deixo só estar….
20 Dezembro, 2019 at 10:57
Depois do Desonesto nº1…apareceu o desonesto “traumatizado” por ter tido posts apagados quando mostrou o que é 🙂
20 Dezembro, 2019 at 11:30
Vai chamar desonesto ao caralho.
Mas aproveito, pois não há necessidade de ser exagerado os números falam por si, nos primeiros anos de mandato do CD anterior os recebimentos andavam na ordem dos 100M, por isso não foi em 4 anos mas sim em quase 3 anos.
2013 – 82.384M
2014 – 95.977M
2016 – 107.094M
Não incluo nas contas 2015 pois foi o ano que aconteceu a fusão com a SPM e a conversão de divida bancaria em vmocs e fica difícil extrapolar o que foram efectivamente recebimentos, mas não terão sido superiores aos 100M.
19 Dezembro, 2019 at 21:25
Totalmente de acordo, César.
Mas se queres união entre sportinguistas, que todos lutem pelo Sporting que, grosso modo, todos queremos, temos primeiro que fazer justiça.
Sem isso, terás 2 facções antagónicas (que sempre existiram) e sócios e adeptos a insultarem-se, apoiando uma ou outra, enfraquecendo o clube.
E aqui é que reside a diferença entre nós: tu achas que o mal que o Bruno fez ao clube se sobrepõe ao bem que a sua equipa fez durante 5 anos, que destruiu em 5 meses o que construiu em 5 anos (ou então já não pensas assim, mas defendes isso); eu não penso assim.
Eu também fiquei alarmado com o que se passou naquele ano. Desde Janeiro. BdC parecia que só fazia asneiras, desde as AGs, os posts, as entrevistas, etc.
Mas, analisando friamente, com a informação que nos é possível recolher, facilmente se chega à conclusão que nem tudo o que parecia era.
Isso não invalida que BdC tenha um feitio de merda e que a malta já não o queria aturar.
Mas destruir um projecto por causa de um tipo com um feitio de merda…
E foi o que vocês fizeram a 23 de Junho de 2018.
Aí já não interessava o Sporting.
Ou melhor… Pensaram que estavam a fazer bem ao Sporting. E eu acredito nisso.
Mas infelizmente não… Fizeram PIOR.
Agora, já está, já está. É lidar.
19 Dezembro, 2019 at 22:55
“(…) uma grande instituição como o Sporting, clube e SAD, têm que ser governados como grandes empresas que são e não dependerem de boas vontades e de amadorismos mais ou menos encapotados.(…)” (sic Leorodri)
Aí está mais um aforismo quase Lapalassiano!
Mas esquece que está a falar de uma Instituição que é um Clube com uma história e activos associativos e desportivos, o qual, não basta “ser governado como grandes empresas”. No caso dos Clubes desportivos a “gestão empresarial” só pode ser bem sucedida se subordinada à paixão clubista. Se esta paixão se perde, pode colocar à frente o Clube, da SAD, de todos os departamentos, os melhores tecnocratas empresarias do mundo, que tudo entra em ruptura em dois tempos.
Além disso, os números demonstram à máxima evidência uma gestão ruinosa (na SAD e no Clube) em apenas 15 meses. E, como outro Tasqueiro muito bem referiu em comentário anterior, a degradação estrutural é uma espiral que não cresce regularmente mas sim exponencialmente.
Razão mais que suficiente para perceber que substituir tão cedo quanto possível os criminosos que estão à frente do Clube é uma questão de salubridade associativa e uma necessidade premente de cura.
SL
L
19 Dezembro, 2019 at 15:43
Não há diálogo possível, não há debate construtivo que valha.
Para estes energúmenos dos corpos sociais só um pau de marmeleiro pelo lombo abaixo!
19 Dezembro, 2019 at 16:32
Uma instituição é feita de pessoas.
Não há instituição se não existirem pessoas para a vitalizar.
As instituições que já não têm pessoas desaparecem. Morrem.
São fundadas sob um ideal, um lema — muitas vezes abstracto — e depois são as pessoas que o tentam cumprir (as direcções em exercício e os seus associados) que podem, ou não, alcançar esse ideal.
E as pessoas são diferentes. São todas diferentes.
Há pessoas mais capazes e outras menos capazes.
Cabe aos sócios decidir, perante um leque de candidatos que defendem certas medidas, quais são aquelas que nos podem aproximar mais desses ideais.
Por tudo isto não é estranho que o clube esteja dividido.
Na minha opinião esteve sempre, mais ou menos, dividido.
Porque há correntes, posturas, clivagens sociais que são muito profundas e só se esbaterão com vitórias. Ou pelo menos com a esperança de as alcançar.
Tudo isto para chegar aqui:
Não é indiferente quem está à frente dos destinos do clube.
As direcções que têm passado pelo clube não foram todas iguais.
Quem está à frente dos destinos do Sporting tem de defender a nossa instituição e entender o dilema constante que é lutar contra poderes instalados ou juntar-se à ‘máquina’ que os sustém.
É aqui que todos os sócios e adeptos devem parar para pensar.
Qual foi a última vez em que sentiram que uma direcção aproximou o Sporting do seu ideal?
Estão a sentir neste momento que esse ideal está a ser respeitado?
Acreditam num futuro para o clube sob a liderança desta direcção?
Esta reflexão tem de ser feita por todos os sócios.
Sozinhos. Cada um por si.
Fora do frenesim da comunicação social, da internet e possivelmente até mesmo daqueles que estão mais próximos e nos acompanham no dia-a-dia do Sporting.
Cada um de nós tem de perceber que Sporting quer.
Eu já decidi há muito:
– Um clube de todos e para todos. Um clube tão grande como os maiores da Europa.
– Um clube que nunca perca a sua nobreza de carácter e nunca se alie aos poderes e interesses que dominam o futebol.
– Um clube que combata activamente e militantemente a corrupção que grassa no meio desportivo português.
– Um clube que seja gerido como um clube desportivo e não como uma unidade económico-social — uma empresa.
– Um clube ecléctico.
– Um clube que promova os valores universais do desporto mas que queira sempre, sempre atingir a vitória.
– Um clube sempre competitivo. Com lealdade para os seus rivais mas exigência desportiva máxima.
É este o meu Sporting.
19 Dezembro, 2019 at 17:41
E o meu! +1
19 Dezembro, 2019 at 18:44
Pois, mas isto não existe.
Com muita pena minha até pq não deve faltar muito para os meus putos tb perceberem isso.
19 Dezembro, 2019 at 20:32
O caminho foi iniciado.
Deu-se início à batalha que tinha de ser travada.
Mas depois alguns soldados desertaram.
Agora, tipo cometa, talvez daqui a 100 anos…
19 Dezembro, 2019 at 23:48
Deu-se início à batalha, mas o General tb desertou. Ou pelo menos a maioria dos soldados deixou de estar com ele.
Pode ser que não sejam 100 anos.
Pode ser que quem vier aprenda com este passado recente.
Vai demorar, não 100, mas vai demorar.
19 Dezembro, 2019 at 21:29
Boa reflexão.
19 Dezembro, 2019 at 22:57
E+1!
SL
20 Dezembro, 2019 at 23:21
“(…) Cada um de nós tem de perceber que Sporting quer.
Eu já decidi há muito:
– Um clube DE TODOS E PARA TODOS. Um clube tão grande como os maiores da Europa.
– Um clube que nunca perca a sua nobreza de carácter e nunca se alie aos poderes e interesses que dominam o futebol.
– Um clube QUE COMBATA ACTIVAMENTE E MILITANTEMENTE A CORRUPÇÃO QUE GRASSA NO DESPORTO português.
– Um clube que seja GERIDO COMO UM CLUBE DESPORTIVO E NÃO COMO UMA UNIDADE ECONÓMICO-SOCIAL — uma empresa.
– Um clube ecléctico.
– Um clube que promova os valores universais do desporto mas que queira sempre, sempre atingir a vitória.
– Um clube sempre competitivo. Com lealdade para os seus rivais mas exigência desportiva máxima.
É este o meu Sporting.”
Tudo isso caro psfilipe! Os destaques são meus. E ainda acrescento:
– um Clube cujos dirigentes RESPEITEM SEMPRE OS SEUS ASSOCIADOS E ADEPTOS E FOMENTEM A SUA CAPACIDADE DE DECIDIR SOBRE OS DESTINOS DO CLUBE.
Um abraço e saudações leoninas
19 Dezembro, 2019 at 16:41
Que comédia…
19 Dezembro, 2019 at 16:46
A sério que o problema do clube é os sportinguistas andarem à turras??
O problema é a corja que está instalada no poder!
Só há uma solução: correr com a verdadeira escumalha do clube.
Esta merda toda representada pelo fantoche: a incompetência, a mentira, o vergar aos nossos inimigos, a traição, o populismo e o pavonismo.
19 Dezembro, 2019 at 17:44
Isso vai contra os interesses do autor do post. És responsável por este Sporting, tal como eu e todos os contestatários.
Mas podemos inverter este rumo: https://twitter.com/i/status/1207093132321525761
19 Dezembro, 2019 at 16:48
Quando houver Unidade em prol do clube, num único e somente ideal SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, deixando de lado os egos, grupos, organizações e demais agendas, nunca mais nos vamos reerguer.
SL
SPORTING SEMPRE!
19 Dezembro, 2019 at 17:40
Tantas (e boas ) palavras a descrever o presente mas depois dizes o seguinte:
“Quem pode garantir que após uma eventual destituição não venha a ser eleita outra administração igualmente contestada?”
e por isso deixamos que isto continue assim ? limitamos-nos a mostrar amor e em remar para o mesmo lado o barco da incompetência ? até quando ?
Para mim não faz sentido !
Por haver quem realmente quer que o clube se erga de novo é que foram recolhidas assinaturas.
Agora compete aos sócios em AG validar ou não esta direcção actual.
19 Dezembro, 2019 at 18:03
O Sporting que nos queremos não pode existir. Um Sporting forte que lute por títulos, vai ser vilipendiado por CS e arbitragens, e depois teremos outdoors na capital e vitor espadinhas a gritar que estão a dar cabo do clube. O Sporting atual está bem e recomenda se. A culpa é de todos de ele não ganhar, de jogadores, antigos dirigentes e adeptos, menos da direcção que orquestrou esta época. Estamos no bom caminho, excelente controlo da comunicação social, não ninguem que reclame que esta está a ser nefasta ao clube. Estadio as moscas com um enfraquecimento brutal do poder da marca Sporting e resultados desportivos da equipa de futebol ridículos. Por isso a todos que aplaudem este Sporting, podem continuar a ir ao estádio. Vai demorar umas boas épocas a reerguer o clube após esta direcção. A quantidade de entulho já é gritante e a lapidação de futuros craques também (demiral, domingos Duarte, matheus Pereira, Bragança, elves balde, Diogo Bras, Miguel Luís, Bruno paz, jovane Cabral.
Para dois que puderam jogar (Thierry correia e Maximiano) com regularidade o resultado está a vista que a aquela morte ds formação foi mais uma jogada política, que não interessa ofuturo do clube mas justificar decisões como Eduardo, ilori, neto, jese, bolasie, Camacho,. Wang,. Qualquer um dos miúdos que dispensaram ficava mais barato aos cofres, arrisco a dizer com melhor resultado desportivo mas não daria tantas comissões. Mas já sei o problema são os ruiz, quando se gasta 8 milhões num rosier. O problema é o Batuque 300 mil erros quando se gastou 2 milhões na penetracao do mercado chinês. O problema é dizer mal dos jgosdors quando se derreteu Bas dost, coates e wendel ainda está época. O problema é gastar 6 milhões num treinador como o Jesus quando está época há gastamos 3 milhões com o sinisa, mais o 1.5 com o Keizer, e sabe se lá quanto com o Leonel e o Silas. O problema é gastar 9 milhões num acuna mas não haver problema de se gastar 5 milhões num Camacho. O problema era o André Pinto a custo zero, mas certamente o neto foi mais barato. E isto tudo em suposta crise financeira. Quando não estivermos, vai ser só contrações fantásticas. Por tudo isto descrito, não acredito nesta direcção que nos empurra a cada decisão para lutarmos com os Bragas e Guimarães desta vida em vez de nos aproximar a lutar e jogar na Champions em primeiro lugar e mais importante exigir verdade de sportiva. Até lá é enquanto houver clube e dinheiro, olá a todos os pequenos parasitas e outros tais desta vida que defendem esta direcção e não o Sporting clube de portugal.
19 Dezembro, 2019 at 21:34
🙂